CARL JUNG

Carl Jung

Antes de alguém fazer alguma coisa, Jung fez tudo!
(Paródia de uma frase de John Lennon sobre Elvis)

O olhar de Carl Gustav Jung para o estranho recolheu e iluminou fenômenos inusuais um atrás do outro: misticismo tibetano muito antes dos vagabundos do dharma; Zen muito antes de Alan Watts; a sabedoria trickster dos índios americanos antes de Castañeda e Rothenberg; alquimia, parapsicologia e astrologia antes destas serem absorvidas pelos viajantes da Nova Era; a psique da física teórica muito antes de Capra; I Ching antes dos biscoitinhos da sorte; a ressurreição do feminino antes das feministas; a natureza da consciência africana antes de van der Post; o colapso do Cristianismo coletivo antes das filosofias do Deus-está-morto e da teologia do pós holocausto. Ele inspirou os Alcoólatras Anônimos; foi um dos primeiros a dar testemunho do poder do mito como uma realidade viva em funcionamento em ilusões coletivas, tais como o Nacional Socialismo e os discos voadores. E, muito antes que Thimothy Leary e Ram Dass tomassem suas formas humanas ele já havia escrito sobre o fator tóxico nas condições psíquicas bizarras, ou estados alterados, da psicose. Não é de espantar que Jung tenha virado um Santo da Nova Era aparecendo, já no começo dos anos sessenta, entre os ícones na capa de um disco dos Beatles.

A herança Daimonica de Jung

Não concordo com tudo no texto (principalmente a parte dos discos voadores), mas dá uma idéia do que foi Jung dentro do contexto da sua época. O cara era um místico disfarçado de cientista cético. O que, aliás, é louvável, pois trouxe a metafísica mais pra perto dos que só acham que é real aquilo que se pode tocar, ver, cheirar… Sabe-se que ele meditava bastante, e alcançava estados alterados da mente (só não sei por quais vias… mas, enfim) e relata inclusive um Samadhi, onde experimenta-se uma fusão com o TODO, ou pelo menos parte do TODO:

Recuamos diante da palavra eterno; no entanto, não posso descrever o que vivi, senão como a beatitude de um estado intemporal, no qual passado, presente e futuro se fundem num só. Tudo o que se produz no tempo estava concentrado, aí, numa totalidade objetiva. Nada mais estava separado no tempo e nem podia ser medido por conceitos temporais. Poderíamos, de preferência, evocar esta vivência como um estado, um estado afetivo que, no entanto, não se pode imaginar. Como posso me representar se, simultaneamente, vivo antes de ontem, hoje e depois de amanhã?
Haveria o que ainda não começou, o que seria o presente mais claro e que já teria terminado e, no entanto, tudo isso seria um só. O sentido não poderia apreender senão uma soma, uma brilhante totalidade, na qual está contida a espera do que vai começar, assim como a surpresa do que acaba de se produzir e a satisfação ou decepção quanto ao resultado do que se passou. Um todo indescritível, no qual se está fundido e que, no entanto, se percebe como uma total objetividade.
Diante de uma tal totalidade, fica-se mudo porque é algo apenas concebível. A objetividade, vivida neste sonho e nestas visões, diz respeito a individuação completa.

Jung, citado por Pierre Weil, em A Consciência Cósmica

Artigos sobre Jung no blog:
CARL JUNG RELOADED;
JUNG: SOBRE A VIDA DEPOIS DA MORTE;
A ESPIRITUALIDADE EM JUNG;
O TAO DO JUNG;
A GNOSE DE JUNG;
JUNG: SUPERIORIDADE MORAL;
JUNG: INTROVERSÃO E EXTROVERSÃO;
JUNG: PEGANDO BUDA PRA CRISTO;
JUNG: SINCRONICIDADE;
NÍVEIS DE SINCRONICIDADE

Vídeos:
Jung e o Ocultismo na grande mídia (Arquétipos, Anima, Animus, Casamento alquímico, etc);
DOCUMENTÁRIO SOBRE JUNG E A PSICANÁLISE (parte 1) / (parte 2);
FACE A FACE COM JUNG (Entrevista em vídeo imperdível);
JORNADA DA ALMA (Soul Keeper) Filme que retrata a historia de Jung e sua paciente/amante Sabrina Spielrein;
ENTREVISTA COM CARL JUNG (Agosto de 1957);

carl jung color

Não somos de ontem, nem de hoje. Somos de uma era imensa.

Carl Jung
5 1 vote
Avaliação
Subscribe
Notify of
7 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Paulo Estevão Pauli
Paulo Estevão Pauli
9 julho de 2020 9:19 pm

Recentemente, durante um projeto matemático, observava a tela do meu computador com os trabalhos de 10 anos de estudos. Tenho asma brônquica e fui tratado por mais que 20 anos com Aminofilina, entre outras reações esse medicamento aumenta consideravelmente a oxigenação do cérebro. As minhas tosses, quando em crise alérgica, são tão violentas e constantes que perco a consciência. Cheguei a ter a síndrome da glote e ser quase hospitalizado pelo perigo que representa. Em uma dessas perdas de consciência, quando estava diante do computador tentando obter resultados mais precisos do meu projeto, entrei em um estado alterado de consciência.… Read more »

El Garnizé
El Garnizé
27 janeiro de 2010 10:14 pm

Acid, eu acredito que ele deva estar se referindo ao livro do Jack Kerouac que tem esse nome e que inclui o zen budismo na história.

Coringa
Coringa
22 agosto de 2010 3:32 am

ótimas indicações, Acid!

Valeu…abs

🙂

Lucas
Lucas
22 agosto de 2010 7:18 pm

Associação Junguiana do Brasil-AJB
http://www.ajb.org.br/

Instituto Junguiano da Bahia
http://www.ijba.com.br/

Martyn
Martyn
21 junho de 2011 4:36 pm

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.