JUNG: SUPERIORIDADE MORAL

jung sentado color

Voltei a ler o livro Psicologia e religião oriental, de Carl Jung, onde ele comenta o Livro Tibetano dos Mortos, entre outros escritos orientais. Mais uma vez seu pensamento se coaduna com o meu, como na questão abordada no post Conhecer e trilhar o caminho.

Nos comentários, Jung mostra a impressionante semelhança dos conceitos tibetanos com os conceitos analíticos (desenvolvidos pelo mesmo, sem conhecimento prévio do texto oriental). O que os tibetanos chamam de “espírito” é a psique, “espírito pessoal” é o inconsciente pessoal, enquanto que o “espírito único” é o inconsciente. Isto posto, fica mais fácil apreciar a sabedoria dos antigos, quando diz “Como o espírito único provém do vazio e não tem fundamentos, o espírito pessoal é vazio como o céu. (…) Todas as manifestações são, na realidade, nossas próprias representações, surgidas espontaneamente no espírito”. Um belo conselho psicológico ao buscador.

Jung observa que, no Livro Tibetano dos Mortos, o Dharma (a Lei, a Verdade, a direção) não pode existir “senão no espírito”. Atribui-se, assim, ao inconsciente todas aquelas virtudes que o Ocidente atribui a Deus. E mostra que o fenômeno da compensação espontânea, que escapa do controle humano, está plenamente de acordo com a expressão “graça” ou “vontade de Deus”. Jung chega à conclusão de que isso nos mostra que a introspecção é a única fonte de informação e de direção espirituais.

Outra seção analisada é a que define o espírito como livre da mácula e do mal, e “não associado ao bem”. Jung lembra das palavras de Nietzsche: “seiscentos pés para além do bem e do mal“. E desenvolve:

“Mas as consequências de uma afirmação como esta em geral são ignoradas pelos adeptos da sabedoria oriental. Podemos admirar esta sublime indiferença moral, enquanto estamos instalados em nossas casas, certos dos favores dos deuses. Mas acaso podemos conciliar uma tal atitude com o nosso temperamento e a nossa história, que aqui não entram em linha de conta? Acredito que não. Todos quanto se dedicam à ioga deverão dar provas de sua indiferença moral, não só na posição de quem pratica o mal, mas até mesmo, e em muito maior proporção, na posição de quem o sofre. Como bem sabem os psicólogos, o conflito moral não pode ser resolvido simplesmente com uma declaração de superioridade que toca as raias da desumanidade. Presenciamos, em nossos dias, os exemplos apavorantes do que seja a superioridade do “Super-homem” em relação aos princípios morais. Mas duvido que a libertação oriental, tanto do vício como da virtude, esteja ligada a uma substituição, sob todos os aspectos, de forma que o iogue seja conduzido, para além deste mundo, a um estado de inofensividade tanto ativo, como passivo. Mas suspeito de que qualquer tentativa de desligamento por parte do europeu signifique unicamente a libertação das considerações morais. Por isto, quem quer que se inicie na ioga, deverá estar consciente das amplas e profundas consequências de sua atitude, senão sua aventura espiritual resultará em mero passatempo sem sentido”.

bandeira da espanha Ler em espanhol (por Teresa)

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
57 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Coringa
Coringa
4 junho de 2009 1:06 am

Crenças X Hipóteses & Símbolos (parte 2) Nem a ciência nem as religiões contém a resposta definitiva para a questão sobre as origens da humanidade ou totalidade do(s?) universo(s?), ambas ainda sustentam-se ou por HIPÓTESES e TEORIAS de um lado ou CRENÇAS de outro. Tentar impor/escolher uma OU outra como resposta definitiva para explicar nossas origens ou a própria ‘realidade’, é parar no tempo. O resultado disto seria a morte de ambas, ciência e religiões! AMBAS devem estar À SERVIÇO DA HUMANIDADE e não o oposto, como querem alguns. O passado ainda não foi desvendado por completo e o futuro,… Read more »

Coringa
Coringa
4 junho de 2009 1:04 am

Felini: Algo para pensar sobre Crenças X Hipóteses & Símbolos (parte 1) Abraço 🙂 ————————————————————————————– Um SÍMBOLO, diz Jung, “pressupõe sempre que a expressão escolhida constitui a melhor designação ou a melhor fórmula possível para um estado de coisas relativamente desconhecido, mas que se reconhece como existente ou como tal é reclamado”(!). É o próprio Jung quem se encarrega de aplicar essa definição de SÍMBOLO às teorias científicas: “Na medida em que toda TEORIA científica comporta uma HIPÓTESE, quer dizer, a caracterização antecipada de uma ordem de coisas cuja essência ainda se desconhece, pode ser considerada como SÍMBOLO.” Essa maneira… Read more »

kiabo azul
kiabo azul
3 junho de 2009 12:54 pm

ja que nunca mais botaram a trilha, ai vai:
http://www.youtube.com/watch?v=Jwsy6jr8sIA&feature=related

Olim
Olim
2 junho de 2009 7:37 pm

Engraçado e sério é este post. Engraçado é porque sabemos ou intuimos nossa trilha agora, neste momento. E triste porque não o trilhamos com toda a atenção, perspicácia, sintonia, profundidade e etc. que nela está. Quantas e mais outras quantas vezes iniciamos projetos de vida e, logo depois, desistimos ou trocamso por outro, por acharmos que aquele caminho já não é mais o caminho. Até hoje sou assim… Uma coisa é trocar de casa, de emprego, de profissão, de modo de vida…. Outra coisa é trilhar em qualquer decisão o caminho que seja o mais adequado para se conhecer melhor.… Read more »

kiabo azul
kiabo azul
2 junho de 2009 7:37 pm

Talvez a busca seja pela felicidade(todos queremos ser feliz, até um suicida)e só seremos feliz qdo descobrirmos a verdade q está dentro de nós, donde esta nos liberta de todo sofrimento, nos tornando eternamente felizes e em paz c/ o todo, além de nos tornarmos impenetraveis qdo nos ofendem. Agora esse: “não há o buscador” pode ser interpretado de varias formas(como foi feito ai em cima pelo pessoal). Ele pode tá se referindo ao ego por exemplo; pois se estamos todos interligados, qual a diferença entre existir um buscador e não existir? Se todo mal q faço aos outros recairá… Read more »

Bono
Bono
2 junho de 2009 6:38 pm

Essa frase ajuda:
Eu penso noventa e nove vezes e não chego à conclusão alguma, mas, quando paro de pensar, surge a verdade.
(Albert Einstein)

-
-
2 junho de 2009 6:10 pm

ok, acho que entendi mais ou menos.. mas o que seria essa Busca? a única verdade??? e pq não há o buscador? hehe acho q não entendi ainda…

gudbay
gudbay
2 junho de 2009 5:42 pm

Agora estão todos buscando respostas para o acidente 447 da Air France.

kiabo azul
kiabo azul
2 junho de 2009 10:40 am

springles diz: quem sou eu?
Resp: Vc é um salgadinho. srrssr




Qto à intenção eu naõ me lembro msm…

springles
springles
2 junho de 2009 9:31 am

Caro Kiabo,

Seria a intenção a de pacificar a ansiedade da “busca”?
Remeter a consciência, em alta velocidade, em direção ao si mesmo?
Um Koan?

E vc , Ácido, o que diz?

Quem sou Eu?

kiabo azul
kiabo azul
2 junho de 2009 8:02 am

springles
creio q essa ai quer dizer q o q buscamos está dentro de nós. Agora a outra la de cima, me lembrou o filme matrix qdo a menina diz q não é a colher q entorta, mas sim a mente. Tem uma intenção nisso, segundo osho. Não me lembro qual.

springles
springles
2 junho de 2009 7:41 am

E essa: “O BUSCADOR É O BUSCADO”!

springles
springles
4 junho de 2009 8:06 am

Eba!!!

Pelo que entendi, Eu Sou um “salgadinho” e Eu Sou uma centelha divina e Eu Sou Aquilo e…!!!

Por falar nisso…

That in whom reside all beings and who
resides in all beings, who is the giver of
grace to all, the Supreme Soul of the
universe, the limitless being — I am that.
Amritbindu Upanishad

Budinha
Budinha
4 junho de 2009 8:01 pm

Legal você falar sobre Jung. Estou lendo “O Segredo da Flor de Ouro – Um Livro de Vida Chinês” de R. Wilhelm com prefácio de Jung. É sobre Taoísmo…

Rosani Seitenfus
Rosani Seitenfus
21 janeiro de 2010 10:03 pm

Considero que nosso espírito é o mar eterno onde tudo está e é calmo, porém para chegar lá é preciso decifrar, desafiar e dominar o monstro mental que se interpõe. Talvez possamos “dopar” nossa mente por um tempinho praticando ioga, mas de qualquer forma o dragão acorda e então… tipo… ai daquele que não o tiver amansado. Certamente ele fará “o diabo” para que você não alcance o mar do espírito, enquanto não tiver quitado toda a dívida. Neste ponto é legal saber que a moeda espiritual se chama perdão.

Ex Pringles
Ex Pringles
10 junho de 2009 6:03 am

“O DESEJO E O MEDO SÃO ESTADOS AUTOCENTRADOS” S.N.M.

kiabo azul
kiabo azul
9 junho de 2009 9:37 pm

nao to querendo ser ranzinza não pois sei q o pessoas ai de cima falaram brincando, mas eu não sei se o acid no seu intimo acredita q TODA brincadeira tem um fundo de verdade. Pra mim nem toda, mas pra ele eu não sei. E nos ultimos textos tem vindo comentarios, tanto serios qto brincando, criticando ele.

kiabo azul
kiabo azul
9 junho de 2009 8:40 pm

não faça nada pressionado, acid. Respeite sua vontade. Aliás se vc leu o seu mapa astral, talvez vc tenha percebido q as vezes a existencia nos exige mais ação e as vezes nos exige inação. Uma pessoa proxima de mim, por exemplo, há uns meses atrás tava mto ansiosa e estressada, daí veio uma gripe lascada e ele ficou de cama e foi até pro hospital. Imagino q isso foi como um freio pra ele se aquetar, pois ele ficou mais manso depois disso. Respeite sua vontade, como acredito q vc sempre respeitou.

.
.
9 junho de 2009 6:20 pm

Movimento Queremos o Antigo SDM!

Springles
Springles
8 junho de 2009 10:12 pm

Leandro Stein, vá arranjar outro blog/site pra tua pesquisa, esse aqui tá naufragando…ácido tá fumando bagulho velho….a situação tá crítica!!! hehehe

-
-
8 junho de 2009 2:53 pm

Leandro Stein, blogs do wordpress se transformam em sites quando a pessoa compra um domínio por 14 dólares(ou euros, não me lembro)

Leandro Stein
Leandro Stein
7 junho de 2009 2:20 pm

Olá, tudo bem?
Sou estudante de jornalismo da ECA-USP e estou fazendo um trabalho sobre o gerenciamento de empresas jornalísticas.
A intenção é falar sobre blogs que se transformaram em sites. Foi isso que aconteceu com o Saindo da Matrix, não?
Gostaria de entrevistá-los sobre o assunto e saber um pouco mais sobre como foi a mudança.
Poderia enviar perguntas por e-mail para iniciarmos um diálogo sobre o processo de transformação do blog em site?
Aguardo resposta.

Obrigado,
Leandro Stein

Bono
Bono
7 junho de 2009 9:52 am

Sou louco assumido, desisti de ser são quando descobri que a sanidade me deixava louco.

Anônimo
Anônimo
5 junho de 2009 1:39 pm

Coringa

Você disse bem. A ciência e a religião só refletem o conhecimento humano adquirido até agora. Muito ainda está para ser percebido e criado. E virá a tomar forma com o tempo, com a vivência. A religião e a ciência evoluem quando o homem evolui.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
5 junho de 2009 10:38 am
TININHA
TININHA
5 junho de 2009 7:53 am

Acid o que você acha dessa matéria?

http://www.jucelinodaluz.com.br/acidente_airfrance.htm

Pers
Pers
1 junho de 2009 10:32 pm

Anônimo escreveu “Alguém me explica essa frase…” Anônimo, vou dar o meu pitaco. Essa frase, me parece, quer dizer que a personalidade e o ego (o buscador) são ilusões, mas isto não significa que nada importa, pois de fato há coisas importantes (a busca). Há várias gradações aí, personalidade, ego, self, Eu superior, mônada, e outros intermediários, e dependendo da corrente espiritualista, vai te dizer que tais e quais são ilusões. Parece-me que algumas correntes do budismo são as mais radicais, propõem que TUDO é ilusão, para que o vazio restante seja preenchido somente com a VERDADE. E dizer que… Read more »

-
-
1 junho de 2009 6:56 pm

Alguém me explica essa frase :O completo entendimento
É que a Busca existe
Mas não há o buscador
(Ramesh Balsekar)

Anônimo
Anônimo
1 junho de 2009 6:21 pm

grego Todo e qualquer tipo de verdade, seja de que fonte seja (de religiões ou não) deve ser acessível às pessoas. A idéia de a humanidade se unir de tempos em tempos em “pequenos grupos” parece um equívoco pessoal limitante de “seu ponto vista” mas não é para quem está passando por determinado nível de compreensão. Todas as etapas de crescimento são importantes. Você por acaso pertence ao grupo dos que não suportam “grupos religiosos”. Isso não deixa de ser uma espécie de limitação. Pois é, vamos por partes… Assim caminha a humanidade, naturalmente, pois somos limitados mesmo… Deve ter… Read more »

Anônimo
Anônimo
30 maio de 2009 4:44 pm

Fellini No filme ele foi considerado nova era e apesar de apreciar muito a divulgação condenou ser considerado como tal. A questão é: Ele foi recebendo instruções para limpar as consciências de pecado e aos poucos foi entendendo quem ele era. Ele dá redenção total aos adeptos q se sentem livres de toda culpa e má consciência. Todos argumentos sobre sua atuação: está escrito. O único evangelho são as 14 cartas de Paulo. Quanto aos métodos manipuladores e contraditórios: não conhecemos ninguém segundo a carne. O que começõu como um grupo de pessoas que se sentiam bem e livres de… Read more »

Waking Onion
Waking Onion
30 maio de 2009 12:33 pm

Voe mais alto. Sim, voe mais alto como o super-homem. O super-homem de Nietsche. Como se Jung não sofresse dos próprios arroubos de super-homem. Sendo o próprio exemplo da vida de superioridade, mas nos deixando uma obra, européia, que resulta em crescimento para todos. O iniciar não é passatempo pois, mesmo sem obrar coorporativamente, beneficia a todos,pois o fermento do crescimento espiritual por algum lugar vai sair. E seja como exemplo, ou como tutor, ajudará ao próximo. Não, de maneira nenhuma, é fundamental que não se seja espírita para não errar, mas o oposto também vale. Por outro lado, a… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
30 maio de 2009 12:15 pm

Nome, quero separar este trecho do texto:
Hameed Ali resumiu a situação de um modo brutal, porém preciso: “Jung chegou muito próximo à essência [do arquétipo superior] e suas várias manifestações, mas ficou no nível da imaginação. Assim, ele ficou aquém das expectativas na compreensão e na vivência da essência [arquetípica] e sua psicologia permaneceu como uma construção mental não diretamente ligada à presença da essência.”
——

Acho que Jung diria: “Ah, então vocês localizaram os arquétipos, os isolaram e podem estudá-lo objetivamente? Que bom”

Graças a Deus existiram pesquisadores com mais dúvidas do que certezas.

xaxeila
xaxeila
30 maio de 2009 8:51 am

Acid, muito boa essa resenha. eu já tinha lido o livro mas não lembrava mais quase de nada. O que Jung diz neste livro cala bem fundo na nossa alma, isto porque é a pura Verdade. O que mais me afasta do espiritismo é essa busca pela perfeição e superioridade moral impossíveis de atingirmos. Estar pairando acima parece ser um pouquinho menos impossível e acho que Jung conseguiu isso, bem como Jesus Cristo que olhava a todos com amor, sem julgamentos.

Springles
Springles
30 maio de 2009 7:03 am

A questão da equanimidade com relação a questão moral, o bem e o mal, é ponto delicado e de sutil compreensão pra mente ocidental, já que o iniciado no Yoga, o Sadhaka, oriental normalmente segue a tradição de aceitar o ensinamento (o Dharma) e prosseguir sem grandes questionamentos. Me parece, que o ponto facilitador seria a entrega e aceitação da “Ordem Natural do Universo”, que de certa maneira substituiria a razão individual, baseada na lógica pensada, por um sistema intuitivo, onde o não julgamento seria a essência (nesse ponto eu vejo uma extrema proximidade ao ensinamento de Jesus, que recomenda… Read more »

Fellini
Fellini
30 maio de 2009 4:01 am

Sousou escreveu: Jose Luis de Jesus Miranda, Jesus Cristo Homem. Ele é o messias que “canaliza” o próprio deus depois que deus mesmo, senhor dos senhores se fundiu na pessoa dele. Resp: Esse sujeito foi entrevistado pelo Bill Maher no filme “Religolous”.Diferentemente do nosso Inri Cristo que é um lunático inofensivo, o Jesus Miranda é um dos maiores picaretas, mistificadores e sacripantas em matéria de religião na atualidade. E o cara-de-pau já conta com 100.000 adeptos em sua igreja. Rsss…. O comentarista Guako já havia indicado o filme, e eu reendosso a recomendação. Alias, o filme “Religolous” seria um ótimo… Read more »

Sousou
Sousou
30 maio de 2009 1:23 am

Seria interessante uma pesquisa sua sobre este grupo que bem poderia ser considerado “nova era” não fosse o “governo de deus na terra” e o presidente, a segunda vinda de cristo, Jose Luis de Jesus Miranda, Jesus Cristo Homem. Ele é o messias que “canaliza” o próprio deus depois que deus mesmo, senhor dos senhores se fundiu na pessoa dele. Começou apenas provando pelas cartas de Paulo q o pecado era pros judeus e que gentios nunca pecaram e q Cristo destruiu definitivamente o diabo por meio da cruz. Esta libertando os enganados dos abusadores de crianças (padres católicos). É… Read more »

Coringa
Coringa
29 maio de 2009 10:05 pm

Off

Bela música, Acid!
🙂

Abs

Shaka Kama-Hari/ Rafael Vilaça
Shaka Kama-Hari/ Rafael Vilaça
29 maio de 2009 9:57 pm

Algo interessante é o fato de que a mente muitas vezes é confundida com o espírito porque muitos dos ensinamentos se perdem no espaço quando citam a união dele com o espírito, afinal, o que é o espírito? Não sou muito fã dos adventistas, mas estou cada vez mais aceitando o conceito da mente como sendo o espírito, e não a clássica imagem do espírito que temos em nossa cultura. O espírito nada mais seria do que a nossa mente ou manifestação dela, assim como o Espírito Santo que seria a mente de Deus, assim quando somos inspirados pela mente… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
29 maio de 2009 8:02 pm
ughi
ughi
29 maio de 2009 6:55 pm

valeu pelo post 😀

sabe onde posso estudar sobre o Dharma??

Live long and prosper

Nayre
Nayre
31 maio de 2009 3:20 pm

Segundo J. van Rijckenborgh, Alma e Espírito não são a mesma coisa.

Enquanto uma é a manifestação de um domínio de poder feminino, a outra é a manisfestação de um domínio de poder masculino. Vejam:

http://esoterologia.blogspot.com/

indioskap
indioskap
31 maio de 2009 6:14 pm

prefiro um iogue inconsequente do que um nerds inconsciente!

Test Pilot Yui
Test Pilot Yui
1 junho de 2009 5:48 pm

Certa vez tive uma palestra sobre os ciclos da consciência. Basicamente, logo antes do sono ou antes da morte o sistema de feedback entre mente e corpo começa a se reduzir e a mente inicia um processo de isolamento dos sentidos do corpo. Num caso menos profundo (no sono) permanecerão as relações de manutenção de vida com a mente. Ao sofrer um isolamento para a mente se volta para os seus próprios sistemas e se vê como em um espelho. A partir desse espelho ela traça uma continuidade. Em um caso definitivo e muito profundo como na morte os mecanismos… Read more »

grego
grego
1 junho de 2009 4:50 pm

O interessante é que em todas as épocas os seres “humanos” tem a grande tendência em se agrupar em pequenas ou grandes agremiações com o intuito de se tornarem importantes e inseridas em um contexto de exclusividade e importância, como por exemplo: religiões(só a minha que é verdadeira e que salva), seitas esquisotéricas, grupos de colecionadores, torcidas organizadas e instituições diversas. O que queremos é nos sentir parte de um grupo, não sermos mais sozinhos, nos sentirmos especiais, parte de um “projeto divino”, quando na verdade somos e estamos literalmente sozinhos. Tenho uma visão de Deus (seja qual o nome… Read more »

Paula
Paula
1 junho de 2009 3:29 pm

Jung é o cara!

vinicius
vinicius
1 junho de 2009 3:16 pm

muito bom!!
parabéns!

Fellini
Fellini
1 junho de 2009 5:44 am

Sousou escreveu: E do ano passado pra cá, ele diz que é um anticristo, e carrega o número da besta que é um número de prosperidade com muito orgulho e virou tipo um soldado q irá destruir o sitema católico e evangélico, enfim todo sistema religioso está na mira deles. Resp: Poxa, o que dizer a não ser lamentar por alguém estar em tal situação. Claro está que seu amigo passou por um processo de lavagem cerebral. Se esta pessoa lhe é cara você poderia tentar reverter o processo, o que é difícil e demanda tempo, e provavelmente no começo… Read more »

Anônimo
Anônimo
31 maio de 2009 10:37 pm

Sousou,
posso entender essa “plasticidade do ego” ou “eu psíquico”. Ele esperneia muito quando percebe que vai ter que “morrer” para ceder lugar (digamos assim) a um Ser Superior.
Obs: quando falei em aprender com “Mestres” eu quis me referir
ao mestre interior mesmo.

Valeu.

Sousou
Sousou
31 maio de 2009 7:34 pm

Anônimo de 9:46 Quanto ao Ego e o Eu Superior, O Eckhart Tolle em seu livro, “O Despertar de Uma Nova Consciência”, fala de forma bem clara e muito interessante sobre as sutilezas e como entender o Ego e o Eu Superior conceituados pelos esotéricos e seguidores do “Segredo”. Ele diz que o Ego usa o Eu Superior como uma máscara. Na verdade sem a quietude do Ser, que é observar os pensamentos, o Ego domina convertendo O Eu Superior em um desdobramento do Ego. A explicação dele é bem direta e dá uma noção bem nítida do quanto o… Read more »

Sentinela
Sentinela
31 maio de 2009 10:46 am

O que é o espírito? Quais são a bases de sua idéia? A palavra espírito tem sua raiz etimológica do Latim “spiritus”, significando “respiração” ou “sopro”, mas também pode estar se referindo a “alma”, “coragem”, “vigor” e finalmente, fazer referência a sua raiz no idioma PIE *(s) peis- (“soprar”). Na Vulgata, a palavra em Latim é traduzida a partir do grego “pneuma” (πνευμα), (em Hebreu (רוח) ruah), e está em oposição ao termo anima, traduzido por “psykhē”. A distinção entre a alma e o espírito somente ocorreu com a atual terminologia judaico-cristã (ex. Grego. “psykhe” vs. “pneuma”, Latim “anima” vs.… Read more »

Anônimo
Anônimo
31 maio de 2009 9:46 am

Nossa! Muitas vezes a linguagem só causa mais confusão. Estou refletindo agora a respeito da “Torre de Babel”. Pessoas vindas de várias regiões, com línguas e culturas diferentes, quando postas lado a lado, frente a frente, entram em conflito simplesmente porque não se esforçam (e nem conseguem muitas vezes, mesmo que tentem) para se entenderem, pois as bagagens de vida que possuem parecem antagônicas… Quando isso acontece comigo e com as pessoas com as quais quero me relacionar, tento ao menos entender a essência do que elas quiseram dizer, mesmo que usem expressões diferentes. Pelo que entendo, o ego é… Read more »

Fellini
Fellini
31 maio de 2009 5:01 am

Ola anônimo, Uma pergunta: O Jose Luis ou mesmo o seu amigo pode provar que Jesus Cristo existiu? http://www.ataliba.eti.br/node/91 Pois se não pode não há com que se preocupar, pois se conclui que o Jose Luis também não existe. Rsssss Dia da tatuagem – Fotos dos adeptos do jesuscristohomem tatuando o “666” no braço: http://www.creciendoengracia.com/reportes/2008/Diadeltatuaje_StaCruzBolivia.html Rssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss Sempre que chego à conclusão que já vi tudo em matéria de religião, vem alguém e me surpreende. http://www.ataliba.eti.br/node/1506 P.S.: Você não está levando esse cara a serio, está? Pois se estiver eu AFIRMO que sou João Batista e meu espírito não testifica com… Read more »

Renato Pinheiro
Renato Pinheiro
30 maio de 2009 8:19 pm

O legal é que ele viu em boa percepção, de onde vem tanto código, processado na mente humana!.. Mapeamentos como nas mandalas tibetanas que Jung descreve em seus livros sobre símbolos!

http://www.dharmanet.com.br/mandala/animado.htm

Namaaaa nama nê.. abraços pra vocês!

Oniromante
Oniromante
30 maio de 2009 5:48 pm

Acid, gosto muito dos posts sobre Jung… acho q vc deveria postar algumas análises realizadas por Jung e relatadas em seus livros… ficaria mais facil de entender para a gente que não conhece muito sobre ele…

Sousou
Sousou
31 maio de 2009 7:12 pm

Oi Fellini Rs.. esqueci de colocar o nome, respondi seu post e ficou anônimo. Acredito em Jesus Cristo sim. Para mim é o Ser depois da ressurreição e crer, como bem disse Paulo, é a certeza daquilo que não se vê. Provar, realmente não acredito ser possível. Provar a ressurreição de Jesus de Nazaré. Dei este exemplo do JCH(Jesus Cristo Homem), pq vi um colega passar de uma pessoa digamos iluminada, feliz, livre de culpas, desfrutando a vida de maneira bem positiva a indiferente e prepotente, conservando um tom amável e certa de que está vivendo e defendendo a verdade.… Read more »

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.