JUNG E O OCULTISMO NA MÍDIA

Exatos 10 anos atrás eu publiquei o vídeo da minha primeira palestra para um grande público, proferida 1 mês antes no I Simpósio Brasileiro de Hermetismo e Ciências Ocultas. Foi minha primeira viagem “de verdade” a São Paulo, onde pude conhecer a cidade, e foi meu segundo contato com “o mundo exterior”, ou seja, com diversos leitores meus.

Para esse grande momento eu preparei um conteúdo totalmente inédito. Jung era a pessoa a qual eu estava estudando na época e me pareceu um tema perfeito pra casar com cinema e cultura pop. Em termos de conteúdo me orgulhei demais desta palestra, mas algo que sempre me preocupou (já de véspera) foi a execução. Não tenho a experiência, a dicção, a técnica de palestrar e muito menos a memória pra decorar o conteúdo, além de não gostar do som da minha voz, e (pelo menos pra mim) o resultado ficou aquém do desejável. Piorado, obviamente, por meu único registro na época ser uma captação de som de uma câmera fotográfica apoiada na mão. MAS, eis que cinco anos depois eu consigo uma gravação de baixa resolução, mas feita com um tripé e com excelente qualidade de áudio. Só faltava a coragem de refazer todo o suporte audiovisual, ou seja, sobrepor os slides, os vídeos, editar, melhorar a voz, o vídeo, etc. Mais cinco anos se passaram e agora em 2019 saiu não só o blog novo como este vídeo que, graças às técnicas de edição e melhoramento de áudio que aprendi ao longo dos anos, desta vez posso me orgulhar de exibir.

A palestra versa sobre o lado luminoso e o sombrio do ocultismo, na figura do Hermetismo e Alquimia, que nos é passado (ministrado?) inconscientemente através da mídia (com seus contos, mitos e filmes) por gerações e gerações, e veremos exemplos na Jornada do Herói, nos filmes Matrix, Avatar, Star Wars, V de vingança, A Fonte da Vida, na música, na mitologia, Bruce Lee e na cultura pop em geral. E o psiquiatra Carl Jung será o guia e intérprete nisso tudo, fornecendo de forma didática as explicações que coadunam com os princípios herméticos e atuam diretamente no nosso inconsciente, nos proporcionando a sensação de “magia” do cinema, ou de um história que nos toca sem que saibamos o porque (spoiler: porque reflete nossa própria jornada espiritual).

Para aproveitar o máximo da palestra, eu sugeriria que vissem antes os seguintes filmes:

  • A fonte da Vida The Fountain (2006)
  • Star Wars (os três únicos que existem, a saber: Guerra nas Estrelas (1977), O Império Contra-Ataca (1980) e O Retorno de Jedi (1983))
  • The Matrix (os três filmes, com ênfase no último)
  • V de Vingança V for Vendetta (2005)
  • Avatar (2009)
Jung e o ocultismo na grande mídia

Referência:
Filmes recomendados pelo Saindo da Matrix;
Carl Jung Reloaded
Dicionário Crítico de Análise Junguiana: Jung e a Alquimia;
The Philosophy of The Fountain – Escaping Our Mental Prisons;
A música Stairway to Heaven sob a luz da Cabala

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
92 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Darlan
Darlan
20 dezembro de 2019 11:52 am

Parabéns e obrigado, Acid. Esse conteúdo é valiosíssimo. Encanta-me muito sua exposição, principalmente pelo fato de ser isento (tanto quanto é possível) de ego, algo raro.

Ike, do âmago do vulcão.
Ike, do âmago do vulcão.
11 dezembro de 2010 7:48 pm

E aí Geninha?! É, cê tá certa, cê tá certa… Mas não fica com ciúme da anônima. |¬) “[…]Jesus era muito safo…” Apesar de ser o filho unigênito do próprio Deus, dá pra ver que ele não era por isso um “filinhu emo de papai”. “[…]Daí o presbitéro falou algo sobre as pessoas que vão no culto apenas pra observar as falhas e não os ensinamentos de Jesus, que isso era pecado[…]” Respeito e admiro a pregação de alguns líderes protestantes (Meu retorno à fé cristã- E à Igreja Católica- passou pelas Igrejas evangélicas, apesar de não ter assistido- ainda-… Read more »

Circulus.et.Punctus
Circulus.et.Punctus
16 dezembro de 2010 11:17 am

É isso aí. Mesmo com a ação da Graça em certos aspectos, precisamos orar e vigiar até o último instante, pois qualquer mal pode desencadear um feedback positivo.
Lembro também que a confissão é um meio muito eficaz de lidar com as “sombras”, mesmo porque elimina a necessidade de um “mergulho” mais profundo na origem de certos problemas. É excelente para sanar neuroses em ato ou potência, como o próprio Jung reconhece, e proporciona um maior equilíbrio, tendo em vista a busca para se situar entre o desleixo espiritual e o excesso de escrúpulos.

Ike, do âmago do vulcão,
Ike, do âmago do vulcão,
14 dezembro de 2010 9:35 pm

“Sobre torcer contra o mocinho, que papo é esse?”

Ô Geninha, tava falando (indiretamente) do nosso destemido-anfitrião-BBB-iluminado. |¬)

Eduardo Hernacki
Eduardo Hernacki
15 dezembro de 2010 8:18 am

Parabéns Acid, terminei de ver a sua palestra agora, e estou feliz com forma que vc conseguiu explicar o assunto.

Com certeza você me ajuda a “iluminar” a minha sombra.

Solius
Solius
17 dezembro de 2010 6:18 pm

Obrigado, amigo. O que houve aí, se bem recordo, foi a síntese de um DNA de uma espécie de micoplasma a partir de fragmentos e posterior inserção do material obtido em outro espécime de espécie distinta. Chamar isto de “criação de vida artificial” foi uma das apelações midiáticas do ano. Pura maionese. 🙂
Abraço

Geninha
Geninha
13 dezembro de 2010 1:13 pm

Então, no vídeo 2, acho que vi uma maça, cuja sementes eram dois embriões(vi demais?).

Achei que fosse falar alguma coisa desse símbolo. Por exemplo, sobre as maças de Hércules( O Espírito transformado/Livro Sem Palavras), ou algo parecido.

Sei lá… Vai ver que vi demais, ando pensando muito na maça(simbologia, Eva, Newton e etc)

Abraços!

Geninha
Geninha
13 dezembro de 2010 1:52 pm

Acabei de ver o vídeo novamente.

Uma maça, cujas* sementes são fetos(?).

E mais outra questão, vc acredita que Jung baseou sua teoria em algumas ideias de Robert Flud (rosacrucionismo/Alemanha)?

Acid
Acid
13 dezembro de 2010 2:13 pm

Aaaah, a maçã de Fringe! Caramba, nem lembrei disso pq pra mim não era só uma maçã, era uma referência pop a Fringe, basicamente. Podia ter sido o sapo, ou a palma da mão, q eles usam no seriado pra encerrar cada episódio.

Geninha
Geninha
13 dezembro de 2010 2:39 pm

Desculpa, rosacrucianisno*.

Estava no Google pesquisando alguma coisa sobre os dois (Jung e Robert Fludd), não encontrei nada significativo.

Enquanto assistia sua palestra, lembrei dessa imagem:comment image

Sabe quando várias coisas ficam martelando na sua cabeça e vc não consegue ligar os pontos?

Melhor ir fazer um strudel pra passar o tempo.

Abraços!

Ike, do âmago do vulcão.
Ike, do âmago do vulcão.
10 dezembro de 2010 8:17 pm

Acid, rapaz… Tu só manja de informática ou tu é técnico de áudio do CSI?
Com esse ‘trabalho de som’ tu vai escutar até conspiração de mosquito da dengue.

“É A LENDA DE BEOWULF NA ERA DO BLUETOOTH”

Geninha
Geninha
16 dezembro de 2010 2:30 pm

Não consigo ver a sombra como algo ruim(sombra do onipotente).

Fellini
Fellini
16 dezembro de 2010 3:26 pm

Concordo com o acid.

Alias, dentro do universo cristão os padres católicos são os mais bem preparados para lidar com a mente dos fieis.

Sendo a Icar a responsável pela criação e inserção de todo o universo imaginário de anjos, demônios, pecado, inferno, purgatório e afins na cachola de seus fieis, nada mais justo que a mesma trate as suas neuroses e complexos de culpa e os mantenham sobre controle. E nessa questão os católicos são bem mais tranquilos que outras denominações cristãs. Tem até padre cético, o Quevedão.

Dou o meu maior e total apoio.

Geninha
Geninha
11 dezembro de 2010 10:59 am

Oi Ike, td bem? Então falei o mesmo, uai. Falei não(?), até citei Demosténes. A anônima, só rasgou seda pra depois falar o que todos falamos, o óbvio. Puxa vida, já estou arrependida de ter comentado, agora Acid vai ver e rever os vídeos 1001 vzs antes de postar… Eu quero saber da maça. 🙂 Ike, esses dias eu estava na igreja e o presbitéro falou sobre Jesus e os fariseus. Sabe aquela palavra que Jesus cura uma pessoa no sabado e é advertido? Então. Daí o presbitéro falou algo sobre as pessoas que vão no culto apenas pra observar… Read more »

Bruno D.
Bruno D.
12 dezembro de 2010 1:13 am

Pelo q assisti até agora a sua apresentão está mutito boa…Parabéns!

Legion_conscient
Legion_conscient
21 dezembro de 2010 2:51 pm

Oi Acid e Pessoal, assistindo todo o vídeo lembrei do documentário hermético Kymatica, muito bom. Explora muitos dos conceitos e símbolos abordado pelo Acid em sua palestra, de forma tão didática quando, entre outros assuntos. Para baixa-lo: http://filmescomlegenda.net/fcl/filmes/kymatica-kymatica-2009/

Circulus.et.Punctus
Circulus.et.Punctus
15 dezembro de 2010 10:54 pm

“…essas sombras não compreendidas serão sim “acessadas”, mas como demônios…” Veja, amigo, que isto é negar a ação da Graça Divina e afirmar que o ser humano caminha necessariamente sozinho. A hagiografia, no entanto, mostra claramente que não é assim. Também, o confronto com as “sombras”, per se, não é suficiente para levar alguém à plenitude. É necessário, por exemplo, ainda da parte do homem, o bom uso do arbítrio. Mente quem diz que por uma via tortuosa também se chega à realização. Por fim, algumas explicações psicanalíticas podem soar mui atraentes, mas não se deve jamais deixar de atentar… Read more »

Ike, do âmago do vulcão.
Ike, do âmago do vulcão.
10 dezembro de 2010 8:07 pm

O último coment da anônima, tenho que admitir, matou à pau. E é engraçado que- pelo menos aqui no Brasil- se o sujeito não detém em suas mãos algum canudo acadêmico oficializado (na área de Humanas, Filosofia, até Espiritualidade), ele já é, no mínimo, considerado um “café com leite” na área em que se propôs articular. O autodidatismo (O autoconhecimento sem as amarras do coletivo “senso comum”)nesse País imenso e manso, parece que se tornou um ato petulante e excêntrico (E até “impossível”). Ainda bem que os membros do Simpósio não concordaram com isso. ;¬) Será que a inteligência (A… Read more »

Geninha
Geninha
13 dezembro de 2010 2:26 pm

Hummm… Propícia. Podia ter sido o “sapo”, ou a “palma da mão”, mas foi a “maça”.

Robert Fludd*/rasacrucianismo*.

Abraços!

Pers
Pers
17 dezembro de 2010 10:13 am

Solius, a referênci sobre criação de “vida” artificial está aqui. Como eu disse, apenas o substrato biológico da vida, e mesmo assim, somente copiado e alterado.

http://blog.brasilacademico.com/2010/05/cientista-cria-vida-em-laboratorio-pela.html

Daniel W.
Daniel W.
3 janeiro de 2011 7:10 pm

Oi, Acid! Gostei da palestra! Gosto *muito* dos temas e dos filmes citados. Achei muito boa sua interpretação para o final de “A fonte da Vida”. Sou um leitor amador de Jung também e gostaria muito de saber sua opinião sobre minha interpretação do 2o. episódio de Matrix (Não cito diretamente Jung, mas tem bastante dele nas entrelinhas):

http://sites.google.com/site/danielwt/matrixreloaded

Obrigado por compartilhar algo de sua jornada! (Acesso o site há muuuito tempo, mas nunca tinha visto como comentar aqui =p)

Lucas
Lucas
12 janeiro de 2011 9:12 am

Acid vc ja ouviu Therion ?

Acid
Acid
12 janeiro de 2011 11:33 am

Daum

Anônimo
Anônimo
17 janeiro de 2011 7:55 pm

MUITO BOA SUAS PALESTRAS!!!

Martyn Stubbs
Martyn Stubbs
4 fevereiro de 2011 10:31 pm

Valew !!!

Pers
Pers
22 fevereiro de 2011 4:57 am

A propósito, copio abaixo comentário do Lázaro Freire, da lista Voadores, sobre Self/Ego: > Perguntaram em http://formspring.me/LazaroFreire > > Como evitar que a busca pela realização do self se torne uma > desculpa para o exercício do mero egoísmo? > Se você diz “self”, fala de conceitos junguianos ou winnicottianos. Isso implica em um inconsciente de ação COLETIVA, com um profundo senso de “ecossistema” humano, uma ética de ETHOS grego original, ou seja, a sensação de pólis, de bem comum, de expressão do indivíduo consciente enquanto célula de um ser maior. Egoismo? Como o próprio nome já diz, Ego não… Read more »

felipe da SIlva
felipe da SIlva
9 abril de 2011 1:52 am

Ola Dohko de Libra e Acid add ae para um pate papo a respeito de religiosidade ou melhor nao fe! abraço
msn: fei-li-chan@hotmail.com

Lana
Lana
1 março de 2012 3:48 pm

A última parte do vídeo não está no ar… “bloqueado com base nos direitos autorais…” 🙁

Fiquei sem ver a conclusão.

Abraços

Solius
Solius
26 dezembro de 2010 11:31 pm

Acid, “O que vc precisa controlar é como a FORÇA atua sobre você, que podemos chamar de inconsciente coletivo, Deus, Tao ou Nada-mãe”. Amigo, Deus não pode ser o “inconsciente coletivo” e muito menos o “nada-mãe” maluco do nosso amigo. 🙂 Cuidado com o panteísmo. Medite nisto: o que é puro ato e Perfeição pertence a uma ordem de existência distinta daquilo cuja perfeição procede e se compõe de ato e potência. São espécies distintas, como o pintor e seu quadro. Mas no primeiro caso, infinitamente distintas. Sendo assim, “controlar” não seria o melhor termo, pois isto implica apenas no… Read more »

Geninha
Geninha
16 dezembro de 2010 5:15 pm

“…vc acredita que Jung baseou sua teoria em algumas ideias de Robert Fludd (rosacrucianismo/Alemanha)? ” Ah…sim, Paracelso. 🙂 Tem uma parte do filme Avatar, onde o mocinho(esqueci o nome) e a mocinha(esqueci o nome) voam… E o mocinho fala consigo mesmo sobre ser um “caçador sombrio” algo assim: “Sou caçador sombrio, mas descobri que não estou sozinho”. então aparece um grande passaro, depois de fugir dele, a mocinha explica que aquele ássaro ” E a grande”, ou a “última sombra”, ele diz que entendeu: “é a ultima coisa que vc vai ver”. No final, o passaro o ajuda na batalha… Read more »

Solius
Solius
16 dezembro de 2010 9:55 pm

Acid, Por isto a necessidade de fazer sempre o exame de consciência e tentar achar um bom confessor, que conheça bem a doutrina. Se isto não for possível, é bom oscilar entre alguns que se mantenham ao menos fiéis à fórmula. Felizes os que puderam ter alguém como o Padre Pio, que por carisma trazia “sombras”, pecados à tona mesmo quando a pessoa deles não se recordava ou não “queria se recordar”. 🙂 Mas reitero, fora da religião não dá para ir muito longe e a queda é praticamente certa. Como dito, o processo requer a atuação da Graça, que… Read more »

billbr
billbr
15 dezembro de 2010 6:27 pm

parabens man pela gnose.

Pers
Pers
16 dezembro de 2010 8:19 pm

Produzir vida em laboratório, de fato, é impossível. É que a vida é a consciência + veículo. Podem-se produzir os veículos da vida, mas não a entidade espiritual que ali vai ter experiências.

O que houve foi a criação de um veículo genético não natural, que possibilitou uma vida (uma encarnaçãozinha de uma bactéria). Grande feito, é verdade, mas não podemos falar em “criação de vida em laboratório”, pra não confundir.

Quem sabe no futuro possamos criar andróides capazes de possibilitar uma encarnação humana ?

Aliny
Aliny
25 dezembro de 2010 4:58 pm

Acid, o que vc fala no final da parte 1 da palestra, sobre a questão de que não devemos matar o ego, mas dominar o eu superior…. é isso mesmo??

Aliny
Aliny
25 dezembro de 2010 5:54 pm

Ou, sendo o ego a sombra, quando o trazemos para a luz, ele deixa de existir (parte 4).

Aliny
Aliny
25 dezembro de 2010 6:31 pm

Ê, até que enfim consegui assistir a palestra!!! Adorei, muitas informações riquíssimas, muitas deixas para pesquisas, fiz uma relação de temas para o google -rs-, parabéns Acid (eu sempre pensei que fosse com “A” americanizado, tipo “Ei”, mas o menino no final te chamou de Ácid…).

Aliny
Aliny
25 dezembro de 2010 6:05 pm

Muito legal sua colocação sobre um exemplo de Anima, ser Beatriz… estou lendo A Divina Comédia, na verdade a caminhada pelos mundos infernais e pelo purgatório é guiado por Virgílio, Beatriz surge para o Paraíso (que ainda vou começar a leitura). Mas é exatamente isso, apresenta o caminho tortuoso do iniciado para sua auto-realização… e é magnífico, leitura altamente recomendável.

Ike, do âmago do vulcão,
Ike, do âmago do vulcão,
19 dezembro de 2010 7:52 pm

“o devir da integração com o mal é o suicídio da alma, e há seres neste mundo que quase o personificam por completo.” “Lembro também que a confissão é um meio muito eficaz de lidar com as “sombras” Não sei porque, mas lembrei do ‘Silêncio dos Inocentes’ lendo isso. É grande Solius… Se a agente Clarice escolhesse outro confessor, talvez não corresse o risco que correu tentando pegar o serial killer, e o Anthony Hopkins não estaria ainda zanzando por aí e fazendo o maior sucesso. |¬) Tô peregrinando por aí, tentando achar no meio desse tiroteio de confusões e… Read more »

Anônimo
Anônimo
8 dezembro de 2010 11:28 am

Alan o cara pode melhorar infinitamente, nisso vc tem razão,na verdade ele ate se saiu bem, mas a oratoria é sim um dom natural q nem todos possuem… sabe aquele tipo de cara q pode ser semi analfabeto, mas quando abre a boca pra falar sobre qualquer coisa prende a sua atenção na hora, consegue contar uma historia longa sem entediar as pessoas, é desse tipo de coisa q eu falo, nem sei se isso se aplica como oratoria, mas acho deu pra vc entender… conheço gente assim, o cara pode ta contando a mentira mais deslavada, mas vc se… Read more »

Aliny
Aliny
26 dezembro de 2010 5:33 pm

“(…) Então essa pessoa passa a ser uma perseguidora, uma inquisidora, se achando uma defensora do “certo”, da Verdade. É uma fachada (a tal sombra de Jung) pra um problema que está dentro dela mesma.”

Legal Acid, encontrei a resposta! :O)

Dohko de Libra
Dohko de Libra
5 dezembro de 2010 3:19 pm

E quanto ao que você disse, que a “massa” da religiosidade, que se não tem a forma de religiosidade tem a forma do “vazio”, eu trabalho buscando conhecimento (lembrei do Bilú), expressando minhas opiniões (na internet, somente. Ateus no mundo real são discriminados), e, claro, fazendo o que faço de melhor: pensar sobre as coisas da vida.

Aliny
Aliny
5 dezembro de 2010 3:34 pm

Dohko, que complexo! Mas por que vc acha que precisa haver religiosidade para haver vida? A ciência deve ser colocada lado a lado com a religião, em um mesmo nível dentro da busca da verdade, elas não devem competir, mas trabalhar em conjunto. A ciência dá explicação humana e possibilita tornar prático algo que já existe, que vemos, que sentimos… apenas torna real à nossa mente (e esta, não somos “nós” na completude, mas é uma parte nossa). A religião nos dá os passos para utilizar essa prática no caminho da verdade. Ainda temos outras duas vertentes nesse meio que… Read more »

Coringa
Coringa
5 dezembro de 2010 7:30 pm

Os víiideooos!!! Arre! rsrs

Tenho que assistí-los mais tarde 🙁
Tô saindo de novo.

======================================
(of topic)
Tem algo estranho rolando hoje…não consegui passar cartões de débito no comércio, a tv a cabo aki deu uma pifada durante horas e agora a net, que caiu logo após inserir meu penúltimo comentário..e voltou só agora…esquisito isso! :/

e não é falta de pagamento, não…rsrs

AlanRizerio
AlanRizerio
5 dezembro de 2010 8:59 pm

Nossa, muito estranho ver vc falando acid! A imagem que eu tinha de vc na em minha mente era completamente diferente. E eu, por ser paulistano, filho de baianos, porem paulistano, to acostumado a ouvir esse seu sotaque aí de cima do Brasil, lindo de se ouvir (sem ironias)com um ar de brincadeira, despojado (não é culpa minha, é culpa dessa tal de mídia). Sobre o video, achei bem interessante a palestra, mas queria falar sobre outra coisa. Se me permite algumas críticas, acho que vc tem muito potencial ainda para melhorar a sua forma de apresentação e a sua… Read more »

Coringa
Coringa
6 dezembro de 2010 1:41 am

Creio que entendi o comentário do Alan. Diz respeito a forma/didática de como uma ideia/informação/conhecimento é apresentado/divulgado à um público diversificado (por mais que houvesse, na ocasião, uma plateia com perfil comum ou especializado). Assim, neste sentido, não é o ‘informalismo pessoal’ que garante o entendimento/compreensão da mensagem/conhecimento transmitido; há que se “preocupar”, tb, com a “distância” ou desconhecimento do assunto que se pretende apresentar por parte dos ouvintes que, não necessariamente, entendem ou tem o mesmo grau/profundidade de conhecimento do palestrante. Claro que esta minha análise é só um palpite…não tem nada a ver com experiência própria sobre a… Read more »

Geninha
Geninha
6 dezembro de 2010 10:30 am

O som tá baixo. É bacana observar como vc começa a falar de forma tímida e logo vai adquirindo confiança… deixando tudo mais tranquilo. O riso salva! É possível observar suas caracteristicas básicas na palestra, lembrou mais uma vez da disciplina, mas no momento falado, eu senti falta mesmo da objetividade. Vamos ver os vídeos que seguem com a confiança adquirida. Ao falar do gênio me lembrei da busca pelo conhecimento… O conto é uma boa introdução para se falar sobre alquimia da alma. Eu que sou mais intuição, sofri mais do que deveria pela falta de conhecimento… E talvez… Read more »

Bono
Bono
6 dezembro de 2010 11:12 am

Muito bom. Parabéns.

Koop
Koop
8 dezembro de 2010 7:03 pm

Só por curiosidade, não me lembro de ter visto algo a respeito… Acid, não seria legal criar um chat no MSN para galere da SDM? 🙂

Dohko de Libra
Dohko de Libra
5 dezembro de 2010 3:07 pm

Acid, para responder à sua pergunta, permita-me dar ctrl C+ ctrl V num comentário que fiz em um outro post. “Eu juro que tenho saudade do tempo em que eu ficava fascinado por coisas “sobrenaturais”. Eu era muito fã desse blog no início, mas depois não sei o que aconteceu. Não foi culpa do Acid, na verdade o blog melhorou. Foi comigo mesmo. Eu deixei de acreditar em tudo. Eu não acredito em nada, nada mesmo. Às vezes eu forço a barra, tentando veruns filmes de terror (gostei de Atividade Paranormal 2, bons sustos). Mas depois volta tudo a ser… Read more »

Koop
Koop
4 dezembro de 2010 9:06 pm

Acid, só por curiosidade. Na hora que você mostra a “Roda do Dharma”, você diz as “8 nobres verdades”? Não seriam os “8 caminhos”? Obrigado.

Legion_conscient
Legion_conscient
23 dezembro de 2010 10:05 pm

Oi Acid e Pessoal, tive acesso ao documentário “Sexo: O Portão Secreto para o Éden” produzido pela http://www.gnosticteachings.org. Cara, fiquei em êxtase…o material he fantástico, revelador.

Muito dos assuntos abordados sobre “anima” e “animus”, Kundalina, as duas serpentes, etc são abordados de forma magnificamente didática e reveladora com referência nas diversas religiões e cultos. Segue o link para quem se interessar: http://filmescomlegenda.net/fcl/filmes/sexo-o-portao-secreto-para-o-eden-sexthe-secret-gate-to-eden-2006-dvd-rip/

Aliny
Aliny
26 dezembro de 2010 10:54 am

A questão do carro de boi desgovernado seria como uma abertura da consciência para o que há de oculto no inconsciente, porém sem uma estrutura firme para receber isso… o que explicaria fanatismo religioso, por exemplo, e suas consequências? A sombra, sendo um arquétipo do inconsciente, “a quê” daria forma, no estado de consciência?

Koop
Koop
5 dezembro de 2010 7:53 am

Que isso, Acid. A palestra foi excelente. Queria estar presente no dia. Graças a ela, comecei a dar uma pesquisadinha básica sobre Jung. Meus parabéns. 😀

Caren C. Carillo
Caren C. Carillo
5 dezembro de 2010 9:42 am

Excelente! Muito obrigada.

Cadu
Cadu
5 dezembro de 2010 2:14 pm

Muito bom, Acid! Parabéns!

Apesar de ter conhecimento muito (com m maiúsculo) limitado sobre os assuntos, me interessei demais. Uma questão que já me tirou bastante o sono é justamente o fato de o “assassinato do ego” ser algo necessário para o crescimento “espiritual” ou completo do ser, e a sua fala começou a abrir o meu raciocínio para outro lado. Não seria um assassinato, mas um controle. Ou entendi errado?

Estou ansioso para ver o resto!

Solius
Solius
20 dezembro de 2010 2:15 pm

É isso aí, meu caro Ike. 🙂

“tentando achar…algum lugar para me confessar.”

Você já tentou na Permanência ou na Igreja do Carmo nas manhãs de domingo?

Abraço

PKD
PKD
27 dezembro de 2010 12:12 am

acid – “O que vc precisa controlar é como a FORÇA atua sobre você, que podemos chamar de inconsciente coletivo, Deus, Tao ou Nada-mãe 🙂

experimenta trocar “controlar” por se harmonizar. assim a formula funciona melhor.

Dohko de Libra
Dohko de Libra
4 dezembro de 2010 8:01 pm

Acid, acabei de ver sua palestra. Vou fazer algo impossível agora, que é comentar o que vc falou sobre o ponto de vista ateu. Todos os humanos(ou quase todos) manifestam algum tipo de religiosidade, que é evolutiva, afinal nossa inteligência se desenvolveu para solucionar problemas e explicar as coisas. Mas quando víamos um raio no céu, um arco-íris ou chuva, a máquina dava pau(no bom sentido). Mas aprendemos a conviver bem com esse bug (prá não dar duplo sentido). Portanto é válido a manifestação religiosa, desde que se saiba lidar com isso (como você disse), sem exageiros, como criação de… Read more »

Rhapsodo
Rhapsodo
6 dezembro de 2010 1:29 pm

Muito bom Acid, especialmente as brincadeirinhas pra descontrair a galera.

Dohko de Libra
Dohko de Libra
6 dezembro de 2010 4:32 pm

[OFF] Acid, agora sei como se sente em relação ao seu blog. Eu tinha um, mas hoje tive que acabar com ele. Estava tomando todo o meu tempo e ainda por cima me fazendo mal. Deixou de ser uma diversão. Por mais que a gente diga que não se importa com os trools e pessoas que só querem te ironizar e ir contra você, no fundo a gente se importa sim. Pois quando a gente dá F5 a gente não quer ser ridicularizado, e se espera uma coisa boa de algo que para você é um entretenimento. Dá o maior… Read more »

Geninha
Geninha
9 dezembro de 2010 3:16 pm

Acid, Tá ótimo vc postar aos poucos, cria um suspense… Aquela vontade, de “quero mais”, sabe? Não ficou com voz de travesti não, tira isso da tua cabeça… Vc implica muito com teu sotaque, e sabemos que essa insegurança é o que limita o teu potencial. Senti falta da objetividade mesmo… Muitas vzs vc fala como se estivesse lendo, o papo não flui. Não é uma conversa continua é uma conversa separada por tópicos, bem ao estilo do site. A sua insegurança faz com que vc fale muito rápido atropelando o raciocíonio. Vc deve lembrar que quem está participando do… Read more »

Anônimo
Anônimo
7 dezembro de 2010 2:16 pm

é engraçado ver esses caras q vc só conheçe pelos textos escritos em seus blogs ou sites em video rsrsr… eu ja havia olhado o Matrix falando no debate MTV, vi tambem o cara do ceticismo aberto o Kentari Mori no programa do Jô e no proprio debate MTV… e a verdade é q vc ser um bom escritor, não implica q vc tem q ser necessariamente um bom orador, q acho ser o caso dos 2, no caso do Mori ficou mais evidente ja q ele gagueja pra caramba hahaha… não se preocupe Acido, acho q isso é mais… Read more »

Anônimo
Anônimo
9 dezembro de 2010 10:10 pm

Engraçado que eu venho aqui ver o vídeo (muito bom por sinal!) e quando chego nos comentários, quase ninguém, parabeniza o Acid pela dedicação que ele teve em mostrar um vídeo em tão pouco tempo e ter o trabalho que teve em editar e passar aqui antes do simpósio. Uma pessoa que falou com propriedade sobre Psicologia Junguiana, que não é nada fácil, sem fazer nenhuma faculdade ou curso. Uma pessoa que articulou ocultismo sem menos “ser” ocultista e ainda utilizou de exemplos visuais como filmes, música, contos, imagens, biografias!!! Entro aqui e vejo pessoas falando de insegurança, oratória… que… Read more »

AlanRizerio
AlanRizerio
7 dezembro de 2010 5:04 pm

ACho que o Acid pode melhorar bastante a oratória a ponto de ser um bom orador sim. Creio que é uma questão de simplesmente ter a confiança absoluta no que se está fazendo ale´m de saber criar um roteiro. Eu já dei aulas de física num cursinho popular em que eu fiquei com vergonha de mim mesmo, apesar de ter estudado razoavelmente bem, o assunto não fluía, era complicado, diferentemente da maioria dos professores bons que já tem uma larga experiencia, dão a mesma aula a vários anos e dominam completamente o assunto. Mas, uma vez, eu apresentei um trabalho… Read more »

UI
UI
8 dezembro de 2010 1:26 am

Cara… cê tem que escrever sobre jlian assange e o o wikileaks!

Geninha
Geninha
13 dezembro de 2010 11:19 am

Uai, cadê a maça? 🙂

Então, Ike, também não vejo eles pregarem muito Sobre Maria, José e acrescento Judas. O assunto é riquíssimo, né?

Sobre não falarem de Maria, em parte, é culpa de Jesus: “Quem é minha mãe?”. Se fosse meu filho ia levar umas boas palmadas. 🙂 Mãe e mãe!

Sobre torcer contra o mocinho, que papo é esse? Eu não torço nem contra o vilão.

Amo Jesus e sempre defendi Judas.

Abraços!

Acid
Acid
13 dezembro de 2010 11:28 am

Não imagino qual seja essa maçã de que vc tanto fala 😛

Geninha
Geninha
10 dezembro de 2010 10:24 am

Existe diferença entre crítica e feedback. Acid, quando falou sobre sua voz… Fiquei sem entender do que estava falando, se era do seu 2º vídeo postado ou os que vc ainda está editando… Depois deixei pra lá, fosse o que fosse, não importava. Não é a tua voz, não é o teu sotaque, muito menos as tuas animações no vídeo que prendem minha atenção, é a palestra como “O Todo”. A forma como vc tenta vencer a sua insegurança, o humor que provoca o riso e a fala que vem ansiosa sobrepondo….. Sem pausa pro momento… As idéias soltas no… Read more »

Luiza
Luiza
8 dezembro de 2010 8:33 am

Pois eu que estava lá (mamãe, estou no filme do Acid!)pude (re)conhecer seu carisma e sua vibração energética – desculpas pelo pleonasmo inevitável!

Foi brilhante e não há curso de oratória que lhe ensine a falar com a propriedade que você falou sobre Deus. Tudo muuuito Bonito!

Obrigada publicamente pela sua doação de energia, por sempre compartilhar Conhecimento e pela experiência terrena de tê-lo conhecido pessoalmente.

Aliny
Aliny
7 dezembro de 2010 12:52 pm

Pontos de vista diferentes são ótimos para o crescimento. Apenas devemos entender que embora os infinitos conceitos que criamos para nos expressar (que expressamos a nossa impressão – sei que ficou meio confuso, mas é isso) para entender aquele fato que estamos discutindo, a cena observada, a verdade daquilo, é sempre a mesma. Só é. Nem certo, nem errado, nem negativo, nem positivo… apenas está ali e existe. Aí os conceitos em torno do mesmo fato, seus desdobramentos, as ações e acontecimentos que surgem a redor disso são outros 500…

Acid
Acid
15 dezembro de 2010 1:53 pm

O problema, meu caro, é que essas sombras não compreendidas serão sim “acessadas”, mas como demônios, tormentos, mais fortes do que elas deveriam ser.

Índigo
Índigo
6 dezembro de 2010 10:56 pm

Amigo Acid, leio seu Blog a uns 3 anos e sou seu fan de carteirinha! Está de parabéns! Ele já me ajudou muito em vários momentos da minha caminhada, junto com o STUM. Continue assim nos ajudando com boas idéias e informações. Um forte abraço de energia e carinho!
Paz e Luz!

Geninha
Geninha
9 dezembro de 2010 12:18 pm

Ainda senti falta da objetividade. Quem tem um leve saber do assunto, compreende… Mas, pra quem não tem esse pequeno saber, vai ficar difícil amarrar os tópicos. Você deveria trabalhar mais teu lado cómico, te ajuda a interagir. É algo que lhe é muito natural… O riso é a parte mais gostosa da sua palestra. Além de que o riso, de certa forma, lhe da a certeza que estão todos ligados, é uma forma de adquirir confiança. A boa orátoria é uma questão de hábito.(Lembrei de Demóstenes e as pedras:) Acredito que vc mandou muito bem, por ser seu início.… Read more »

Ike, do âmago do vulcão.
Ike, do âmago do vulcão.
7 dezembro de 2010 12:52 am

Esse nosso BBB paparica muito a gente. Olha parte dos vídeos já prontos aí! Que beleza. Dohko, vou discordar de vc; e não vejo problema nisso. Não se avexe. Admiro sua sinceridade nas palavras; o que não quer dizer que essa sinceridade esteja certa. “O ENGANO SÓ SE REVELA PELA INTENÇÃO HONESTA DO CORAÇÃO”. “É algo que os humanos não entendem, mas é possivel ter certo controle.” Como posso ter controle de algo sem que eu entenda primeiro sobre esse algo? “Mas quando víamos um raio no céu, um arco-íris ou chuva, a máquina dava pau(no bom sentido).” Não sei… Read more »

Acid
Acid
15 dezembro de 2010 12:22 pm

Valeu, Eduardo 🙂

Circulus.et.Punctus
Circulus.et.Punctus
15 dezembro de 2010 1:06 pm

Parabéns ao meu bom amigo tanto pela palestra quanto pelo trabalho de edição! Pois bem, sobre algumas afirmações feitas aqui nos comentários: “já conseguimos produzir vida em laboratório” Vida de vida, como no ciclo natural; jamais, porém, vida a partir do que é inanimado, do que carece de princípio vital. “…essa questão da religiosidade… acredito que, se ela não se manifesta em forma de religião…vai assumir outra forma pra ser trabalhada…” Não há para nós outra forma efetiva a não ser pela religião mesmo, tendo em vista, inclusive, o fato de o processo requerer também a ação transcendente. Veja que… Read more »

Ike, do âmago do vulcão.
Ike, do âmago do vulcão.
7 dezembro de 2010 11:20 am

*CORREÇÃO: O termo ‘bicos proficionais’ foi escrito de forma amadora. Com ‘ss’ fica bem mais profic(Ops!)ssional.
Foi mau.

Lex,   Zen uma barbaridade...
Lex, Zen uma barbaridade...
15 dezembro de 2010 9:47 pm

Gotcha :O problema, meu caro, é que essas sombras não compreendidas serão sim “acessadas”, mas como demônios, tormentos, mais fortes do que elas deveriam ser.

Fato.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.