JUNG E DEUS

O Estado Islâmico executou 19 mulheres que se recusaram a participar do seu “jihad sexual”, ou seja, manter relações sexuais com seus gloriosos guerreiros. Obviamente eles devem ter alguma Lei pra isso, baseada literal ou vagamente em alguma escritura sagrada ou passagem do tempo de Maomé. Mas antes de citar o Islamismo como a causa para tantas barbaridades, como decapitações, assassinatos de homossexuais ou aplicação da Lei de Talião, talvez devamos lembrar que muita coisa ruim está legitimada também no Velho Testamento e em outros escritos sagrados de antigas civilizações. Seria talvez mais simples culpar o Islã por suas leis antiquadas e fanatismo religioso que teimam em continuar mesmo nos tempos de hoje, mas estaríamos esquecendo o principal elemento aqui: o elemento HUMANO. Estamos em pleno século 21, com acesso à tecnologia e comunicação, avanços nos campos sociais, científicos, políticos, e ainda há pessoas e países inteiros dispostos a viver social e moralmente como um beduíno do séc VIII, mas sem abrir mão do celular, da internet, da energia elétrica. Como explicar que a mente humana se abra a algumas idéias e outras não?

Como explicar que, mesmo no Brasil, tenhamos pessoas que escolhem quais passagens do Velho Testamento elas vão usar pra guiar suas vidas, enquanto ignora solenemente outras como se nunca tivessem existido?
Como explicar o fascínio que certas passagens de poder e dominação do Velho Testamento exercem entre os Evangélicos (Leão de Judá, abrir o Mar Vermelho, Templo de Salomão, Mil cairão ao teu lado, etc) enquanto o cristianismo (afinal, eles são cristãos, né?) é baseado na figura de um Cordeiro, na humildade e na resignação?

Apenas os fatos não explicam como uma garota bem de vida na Inglaterra abandona casa, família, conforto e amigos pra servir de esposa (parideira ou escrava sexual) para combatentes na Síria. É preciso um chamado interno, mais forte que qualquer ideologia, que estruture os anseios mais inexplicáveis e dê a isso uma face, um nome, um propósito. E tudo isso carrega o nome de “Deus” ou “Diabo”. Através dessa Força o Ser Humano é capaz de realizar as coisas mais maravilhosas, e também as maiores atrocidades.

A melhor resposta a essa contradição e – por que não dizer – “loucura” está nos estudos do psiquiatra suíço Carl Gustav Jung: O que consideramos (ou imaginamos) Deus é na verdade o Inconsciente ou, no mínimo, está manifestado no Inconsciente. O que faz muito sentido, porque tudo o que sabemos de Deus nos foi apresentado por SERES HUMANOS que tiveram contato com o Divino, muitas vezes em estados alterados de consciência (seja através de jejum, meditação, plantas, o que for). E toda essa “realidade” nos é passada através de símbolos e analogias que pertencem ao conteúdo do Inconsciente, do subjetivo. Os textos abaixo são parágrafos e frases dos livros de Carl Jung The Visions Seminars, Resposta a Jó e Cartas de Jung Vol. 2. Não é uma leitura para iniciantes, e ao mesmo tempo não é para os que têm o copo já cheio:

Até hoje Deus é o nome pelo qual eu designo todas as coisas que cruzam meu caminho intencional de forma violenta e imprudente, todas as coisas que perturbam meus pontos de vista subjetivos, planos e intenções e mudam o curso da minha vida para melhor ou pior.

JUNG E DEUS

“Para o Inconsciente Coletivo nós poderíamos usar a palavra Deus. Mas eu prefiro não usar palavras grandes, estou bastante satisfeito com a linguagem científica humilde, porque ela tem a grande vantagem de trazer toda essa grande experiência mais pra próximo de nossa vizinhança.

Todos vocês sabem o que o Inconsciente Coletivo é, vocês têm certos sonhos que carregam a marca do Inconsciente Coletivo; em vez de sonhar com a tia fulana ou tio fulano, você sonha com um leão, e então o analista irá dizer-lhe que este é um tema mitológico, e você vai entender que é o inconsciente coletivo.

Este Deus não está mais a milhas e milhas de espaço abstrato longe de você, em uma esfera extra-mundana. Esta divindade não é um conceito em um livro teológico, ou na Bíblia; é uma coisa imediata, ela acontece em seus sonhos à noite, ele faz com que você tenha dores no estômago, diarreia, constipação, toda uma série de neuroses.

Se você tentar formular e parar pra pensar no que o inconsciente é afinal de contas, você acaba por concluir que é aquilo com que os profetas estavam preocupados; soa exatamente como algumas coisas no Velho Testamento. Lá Deus envia pragas sobre o povo, queima seus ossos no meio da noite, fere os seus rins, causa todos os tipos de problemas. Então você vem naturalmente para o dilema: Este é realmente Deus? Deus é uma neurose?

É um dilema chocante, eu admito, mas quando você pensa de forma consistente e lógica, você chega à conclusão de que Deus é um problema dos mais chocantes. E essa é a verdade, Deus tirou as pessoas do seu juízo. Vejam o que Ele fez ao velho Oséias: Ele era um homem respeitável e teve de se casar com uma prostituta. Provavelmente sofria de uma estranha espécie de complexo materno.”

“A ausência de moralidade humana em Javé é um obstáculo que não pode ser esquecido, tão pouco quanto o fato de que a natureza, ou seja, a criação de Deus, não nos dá razão suficiente para acreditar que ela seja intencional ou razoável para o entendimento humano. Faltam aqui a razão e os valores morais, isto é, duas características principais de uma mente humana madura. Por isso, é óbvio que a “imagem Yahveística” ou a concepção de uma Deidade é menor do que a de determinados espécimes humanos: a imagem de uma força brutal personificada e de uma mente antiética e não-espiritual, mas inconsistente o suficiente para exibir traços de bondade e generosidade apesar do seu poder destruidor. É a imagem de uma espécie de demônio da natureza (Djinn) e ao mesmo tempo um chefe primitivo engrandecido até um tamanho colossal, exatamente o tipo de concepção que se poderia esperar de uma sociedade mais ou menos bárbara (cum grano salis).

Esta imagem deve sua existência certamente não a uma invenção ou formulação intelectual, mas sim uma manifestação espontânea, ou seja, à experiência religiosa de homens como Samuel e Jó e, portanto, mantém a sua validade até hoje. As pessoas continuam a se perguntar: Será possível que Deus permita tais coisas? Mesmo o Deus cristão pode ser questionado: Por que você deixou o seu único filho sofrer pela imperfeição da sua criação?

Este defeito mais chocante da imagem-Deus deve ser explicado ou compreendido. A analogia mais próxima é a nossa experiência do inconsciente: é uma psique cuja natureza só pode ser descrita por paradoxos: ela é pessoal, bem como impessoal, moral e amoral, justa e injusta, ética e antiética, de astuta inteligência e ao mesmo tempo cega, imensamente forte e extremamente fraca, etc. Este é o fundamento psíquico que produz a matéria-prima para as nossas estruturas conceituais. A peça inconsciente da Natureza nossa mente não pode compreender. Ela só pode esboçar modelos de um possível entendimento parcial.”

“É somente através da psique que podemos estabelecer que Deus age sobre nós, mas somos incapazes de distinguir se essas ações emanam de Deus ou do inconsciente. Não podemos dizer se Deus e o inconsciente são duas entidades diferentes. Ambos são conceitos-limites para conteúdos transcendentes. Mas empiricamente podemos estabelecer, com um grau de probabilidade suficiente, que reside no inconsciente um arquétipo da totalidade. Estritamente falando, a imagem-Deus não coincide com o inconsciente como tal, mas com o conteúdo especial dele, chamado de arquétipo do Self.”

“Deus é a própria realidade.”

“Deus é um fato psíquico de experiência imediata, caso contrário nunca teria havido qualquer conversa sobre Deus. O fato é válido em si mesmo, sem necessidade de prova não-psicológica e inacessível a qualquer forma de crítica não-psicológica. Ela pode ser a mais imediata e, portanto, a mais real das experiências, que não pode ser nem ridicularizada nem refutada.”

“Todos os povos modernos se sentem sozinhos no mundo da psique porque eles assumem que não há nada lá que eles não tenham criado. Esta é a melhor demonstração da nossa “Deusisse”, que vem simplesmente do fato de que pensamos ter inventado tudo o que é físico – que nada seria feito se não o fizermos; essa é a nossa idéia básica e é de uma presunção extraordinária. Então esta pessoa está sozinha em sua psique, exatamente como o Criador antes da criação. Mas através de uma certo treino, de repente algo acontece que não foi criado por ele, algo objetivo, e assim esta pessoa não está mais sozinha. Este é o objetivo de certas iniciações: treinar as pessoas a experimentar algo que não é sua intenção, algo estranho, algo objetivo que eles não podem identificar.

Esta experiência do fato objetivo é muito importante, porque denota a presença de algo que não é Eu, mas ainda é física. Tal experiência pode chegar a um clímax onde se torna uma experiência de Deus.”

Fonte: These things inside – Carl Jung says God is reality itself

5 3 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
109 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Geninha
Geninha
6 junho de 2020 3:23 pm

Cheguei no SDM através do Google. Muito Provavelmente pesquisando sobre física quântica. Estava encantada com o filme “Quem Somos Nós”. Cheguei a fazer a pergunta. O Olim estava um pouco “desgovernado”. rs Fiquei observando a atuação dele e cheguei a responder em alguns momentos. Alguém falou algo à “amiga do Google”… E compreendi: “a informação não faz o menor sentido para um animal acuado”. Coragem passou a ser minha busca. Foi edificante trabalhar a masculinidade (animus?) , fui ficando mais corajosa, forte e agressiva. Deixei a Duda (persona?) de lado e fui revelando aos poucos a Geninha (o que entendo… Read more »

Geninha
Geninha
6 junho de 2020 6:28 pm
Reply to  Acid

Busca. (Cheguei)
Observação. (Cheguei)
Interação. (Cheguei)

Gostava de observar minhas repetições. 🙂

Legal falar da virtude, estava lendo Sêneca e alguns títulos do estoicismo.

Éramos todos buscadores da verdade concebendo o verdadeiro em si.

Geninha
Geninha
7 junho de 2020 12:18 am
Reply to  Geninha

Gostava de identificar* minhas repetições.
Tentava trazer luz a minha obscuridade. A atitude não era confortável, me causava ansiedade. Não permitia que o medo me paralisasse, era preciso vencer. Ganhava confiança por me sentir, apesar do medo, acolhida. Quando um perdia a medida, o outro a encontrava.

Hoje não considero ter mesma atitude que não seja dirigida e observada por um sábio. Não há espaço público tão especial quanto o SDM.

Das milhares de pessoas que existem no mundo, éramos nós que caminhávamos juntos. Deus teve um propósito em nós juntar. Sou grata!

Anônimo
Anônimo
30 outubro de 2015 1:32 pm

Segundo Jung, Cristo é uma alegoria do pÓrrio SELF… C.G. Jung “Uso a palavra ´individuação` para designar um processo através do qual um ser torna-se um ´individuum` psicológico, isto é, uma unidade autônoma e indivisível, uma totalidade.” “A individuação significa tender a tornar-se um ser realmente individual; na medida em que entendemos por individualidade a forma de nossa unicidade, a mais íntima, nossa unicidade última e irrevogável; trata-se da realização do si mesmo, no que tem de mais pessoal e de mais rebelde a toda comparação. Poder-se-ia, pois, traduzir a palavra “individuação” por “realização de si mesmo” , “realização do… Read more »

mais neutrinos
mais neutrinos
1 setembro de 2015 12:00 pm

Anônimo, Exatamente. Iluminação de um suposto ente com alma transpessoal. Mas aniquilação somente do ego, ou da essência formal e respectivo ser? Não há escola budista que responda a isto satisfatoriamente. —————— Aga!n “Como compreender/contemplar a justiça de Deus fora de em quadro da reencarnação evolutiva?” É ainda mais fácil do que contemplar a Justiça divina sob a óptica da reencarnação progressista, que encontra problemas como este: que “carma” teria tido a primeira vítima? “Porque alguns nascem com todas as chances e outros sem chance nenhuma?” Todos ganham inúmeras chances de ir para o Céu, e estas incluem as dificuldades… Read more »

Aga!n
Aga!n
1 setembro de 2015 12:43 pm

Não me parece que uma criança nascida no meio da guerra e da fome tenha as mesmas oportunidades de chegar ao céu que uma nascida nas mesmas condições em que, por exemplo, se desenvolveram as nossas pessoas. Deteto no seu argumento uma convicção na existência da providência de Deus que a todos dá uma chance, mesmo nesta condições tão dispares – coisa no mínimo difícil de comprovar na prática. Se definirmos bondade como o comportamento inteligente tendo em vista um dado resultado que acreditamos ser conducente a um ótimo e maldade o seu antagonista (ignorante), então o 1º carma decorre… Read more »

Aga!n
Aga!n
1 setembro de 2015 12:56 pm

oops,
Saudações

mais neutrinos
mais neutrinos
1 setembro de 2015 2:32 pm

anônimo, Duas sugestões para pesquisa: – Buda falava em Pali? – É a escola Theravada atual a original? Divirta-se. 😉 ——————- Aga!n “Não me parece que uma criança nascida no meio da guerra e da fome tenha as mesmas oportunidades de chegar ao céu…” Evidentemente não tem. Não tem as mesmas oportunidades, mas oportunidades condizentes com o conjunto de características que lhe é peculiar. Admito que estou sendo simplista, mas isto que digo já é por si só suficientemente esclarecedor. “Deteto no seu argumento uma convicção na existência da providência de Deus que a todos dá uma chance, mesmo nesta… Read more »

Anônimo
Anônimo
17 agosto de 2015 11:04 am

O problema fundamental nestes tipos de debate é simples(rs): o conceito que cada um dá a palavra Deus. Uma pessoa pode dar a Deus o famoso conceito do velhinho de barba branca e afirmando não existir estará certo, como outra pessoa poderá ter o conceito de Deus sendo O Todo, o Deus monista, o Emanador e a Emanação, e afirmando só existir Deus, esta pessoa também poderá estar correta. “Conhece-te a tí mesmo”. Os grandes iluminados da história da humanidade sempre se referiam ao Divino(não o da loja da Tigre) na primeira pessoa. Jesus, Hermes, Zoroastro, Pitágoras dentre outros, sempre… Read more »

Nielsen
Nielsen
1 setembro de 2015 4:29 pm

“…Todos ganham inúmeras chances de ir para o Céu, e estas incluem as dificuldades maiores que alguns enfrentam em vida sob determinados aspectos, tendo-se em vista o fato de que não há um ser humano que seja igual a outro.” Neutrino, só uma questão, se me permite: Imagine uma criança nascida sob a autoridade de um pai jihadista do estado islamico. Ela aprende tudo com seus pais e inclusive a ser inimiga mortal dos cristãos. Então como é que fica a situação dela? Ou ela nasce na ìndia filha de um Brâmane conservador e aprende a odiar seu povo mais… Read more »

mais neutrinos
mais neutrinos
1 setembro de 2015 9:08 pm

Nielsen, “Imagine uma criança… um pai jihadista… aprende… a ser inimiga mortal dos cristãos. Então como é que fica a situação dela?” Depende. Cada caso é único. Mas ela terá as oportunidades necessárias para aproximar-se de Deus… “Ou ela nasce na ìndia filha de um Brâmane conservador e aprende a odiar seu povo mais humilde.” …nem que seja somente no âmbito das leis naturais, ocasião em que será salva em Cristo por ignorância invencível. “E aí? Situação bem complicada não acha?” Como creio que tenha então notado, a complicação reside apenas em identificar-se o que se passa no coração de… Read more »

Anônimo
Anônimo
2 setembro de 2015 6:08 pm

hahaha! esse neutrinos é muito engraçado!

Aga!n
Aga!n
2 setembro de 2015 7:09 pm

Neutrino, “Fosse assim deveríamos reformular a tese de Kardec: Deus criou almas simples, ignorantes, e que por serem involuntariamente ignorantes merecem ser xingadas, apanhar, etc., enfim, sofrer, até que percebam o erro que não foi cometido por elas, já que não criaram a si mesmas. ” Essa é uma visão paternalista da questão. Deus não é humano e muito menos uma projeção mental do pai provedor pela via do “amigo imaginário”. Deus pode muito bem ser o princípio inteligente transcendente cujas regras perfeitas sustentam o sistema. Uma dessas regras pode muito bem ser o mérito. Os animais vivem segundo a… Read more »

mais neutrinos
mais neutrinos
3 setembro de 2015 9:44 am

Caro Aga!n, “Essa é uma visão paternalista da questão.” Porque Deus é Pai. “Deus não é… uma projeção mental do pai provedor pela via do ‘amigo imaginário’.” Não é uma projeção mental, mas é um Pai que provê, a começar pela própria existência de todo ente, por participação do ser por meio do princípio formal. “Deus pode muito bem ser o princípio inteligente transcendente cujas regras perfeitas sustentam o sistema.” Eis a hipótese deísta, refutada cabalmente deste modo: inteligência implica vontade, e inteligência e vontade implicam pessoalidade. Princípio criador de todo ente implica puro ato. Puro ato implica onipotência, onisciência… Read more »

Nielsen
Nielsen
1 setembro de 2015 11:46 am

Porque alguns nascem com todas as chances e outros sem chance nenhuma? Onde está a bondade de Deus?

Excelente questão.

Aga!n
Aga!n
1 setembro de 2015 11:28 am

Uma vida?
Como compreender/contemplar a justiça de Deus fora de em quadro da reencarnação evolutiva?

Porque alguns nascem com todas as chances e outros sem chance nenhuma? Onde está a bondade de Deus?

Tratando-se de uma questão crássica certamente existem muito packs retóricos disponíveis…

mais neutrinos
mais neutrinos
1 setembro de 2015 10:18 am

“da mesma forma não recomendo nem mesmo um pouquinho de existência”

Quem não conhece o Budismo e vê um recorte destes, acha que é uma doutrina niilista.

mais neutrinos
mais neutrinos
17 agosto de 2015 7:35 pm

Inúmeros problemas já resolvidos pelo realismo moderado (alguns de modo definitivo há mais de dois milênios) continuarão ad aeternum a confundir a cachola dos adeptos do idealismo (que veem mistério onde não existe mais). Jung rejeitou aquele sem compreendê-lo e apegou-se a este. Para o realista moderado, o estudo das em parte equivocadamente chamadas “experiências religiosas” possuem três fontes possíveis: natural, preternatural e sobrenatural. O estudo que daí se desenvolve é excelente. Já o idealista joga tudo no mesmo balaio, a mente, e envereda-se por um beco sem saída. Seu lema é “tudo é válido, mas nada me convence (e… Read more »

Anônimo
Anônimo
17 agosto de 2015 8:08 pm

A intuição é um novo sentido em sua fase germinal. É o primeiro sentido “Saindo da Matrix”.

A tendencia é, em evolução, desenvolvermos novos sentidos a medida que os atuais, grosseiros, não mais comportarão as nossas novas necessidades?

Subsumer
Subsumer
17 agosto de 2015 8:58 pm

O comentário do anônimo parece um dos meus !
O movimento do Todo é sua auto-explicitação.

Anônimo
Anônimo
20 agosto de 2015 8:53 pm

“Não localidade em mecânica quântica, se refere a propriedade de estados quânticos entrelaçados no qual dois estados entrelaçados “colapsam” simultaneamente no ato de medição de um dos componentes emaranhados, independente da separação espacial entre os dois estados.” Tipo, como uma medição em uma parte pode ter efeito simultâneo instantâneo em uma medição realizada em outra parte localizada, por exemplo, em outra Galáxia, sendo que uma informação não poderia ser transmitida mais rapidamente que a velocidade da luz?(paradoxo EPR) No fim(ou no início), tudo está conectado a Uma única realidade…tudo é Um. “A ciência sem a religião é manca, a religião… Read more »

Anônimo
Anônimo
30 agosto de 2015 11:57 am

Nada mais do que o seguinte primeiro comentador : Caso o homem entre no céu através de Deus, ele pode ser expulso por achar essa habilidade especial. É o ego. Assim ele fica em uma roda que entra no céu e sai do céu se não cometer outros pecados.

mais neutrinos
mais neutrinos
31 agosto de 2015 8:04 am

Isso não faz sentido nenhum. Quem entra no Céu já está purificado, seja pela contrição perfeita ou por ter percorrido as vias ascéticas em vida, seja pelo fogo purgatorial. Não é mais escravo do próprio ego. E não há problema nenhum em pensar que a capacidade divina de levar as almas para o Céu é especial. É, uma vez que só há um Deus. Por fim, quem entra no Céu não sai mais, uma vez que no Evo não mais se escolhe entre o bem e o mal. Lá há de repousar em êxtase per omnia secula seculorum.

mais neutrinos
mais neutrinos
31 agosto de 2015 7:27 pm

Acid, “a concepção de céu para os católicos… é o equivalente ao Nirvana?” Tem alguns aspectos semelhantes aos destoutra doutrina, mas não é a mesma coisa, e é superior. Um exemplo: a Metafísica oriental não responde definitivamente se ocorre ou não a completa dissolução da individualidade. A Metafísica ocidental e a Teologia demonstram que não ocorre. “É preciso renunciar ao ego, ter domado perfeitamente os instintos e transcendido a carne, como Jesus?” Da mesma forma. É preciso purificar a alma, mas a escolha final é o fator determinante. A purificação pode dar-se em vida parcialmente, apenas para facilitar o bom… Read more »

mais neutrinos
mais neutrinos
31 agosto de 2015 10:21 pm

“- EU – não afirmo nenhum modo de ser/existir” ;D

mais neutrinos
mais neutrinos
31 agosto de 2015 10:40 pm

“Omnes quotquot venerunt fures sunt et latrones sed non audierunt eos oves. Ego sum ostium. Per me si quis introjerit salvabitur et ingredietur et egredietur et pascua inveniet. Fur non venit nisi ut furetur et mactet et perdat. Ego veni ut vitam habeant et abundantius habeant.”
(Evangelium secundum Ioannem X, 8-10)

Anônimo
Anônimo
31 agosto de 2015 10:46 pm

“Tal como um pouco de fezes tem um cheiro ruim, da mesma forma não recomendo nem mesmo um pouquinho de existência, nem mesmo pelo pouco tempo que leva para estalar os dedos.”
(AN I.18)

Nielsen
Nielsen
3 setembro de 2015 1:54 pm

Neutrino, Como alguém que cresce aprendendo a odiar pode ter algum futuro espiritual? Crianças criadas no ódio, crescem violentas, embrutecidas. neutrino, pelo que já nos disse anteriormente, esses humanos ‘azarados’ que não nasceram cristãos,seguem uma fé guerreira/violenta então estão na roubada total depois da morte. não me parece justo as crianças serem formadas como soldados, nascerem para morrer por uma fé qualquer.Não terem chance alguma de ver o mundo real, fora da enganação dos seus líderes bandidos. Uma vida miseravel. E eu aqui de boa……… Deus não deu chances iguais a todos, e isso me preocupa um bocado, pois justiça… Read more »

Anônimo
Anônimo
30 outubro de 2015 1:37 pm

“Escuridão é ausência da luz, e ausência que possibilita a presença de tudo que ‘aparece ser’. Não-ser, cujo símbolo é escuridão, é a fonte de Ser, e entre estes dois terminais existe uma ‘solução de continuidade’ representada pelo Abismo que separa o nomenal mundo de Kether, com seus terminais gêmeos (Chokman-sujeito e Binah-objeto), do mundo fenomenal de Malkuth. O ponto preciso de descontinuidade é marcado pelo pilão de Daath no meio do Abismo. Daath é o conhecimento do mundo fonomenal refletido para baixo através dos túneis de Set na parte de trás da Árvore. Este conhecimento, ou Daath, é a… Read more »

Anônimo
Anônimo
22 agosto de 2015 10:20 am

É só sofrimento que surge,
o sofrimento que permanece e cessa.
Nada além do sofrimento surge,
nada além do sofrimento cessa.”

Vajira Sutta

Anônimo
Anônimo
22 agosto de 2015 10:33 pm

Falácia modernoide socialista. As riquezas nas igrejas estão às vistas tantos dos párocos quanto da comunidade local. São para Deus, e ninguém as vende ou as usa. A Deus deve-se oferecer o melhor. E muito da riqueza recebida é doada. Não é por acaso que não há instituição no mundo que tenha praticado mais a caridade que a Igreja. E ademais, não há nenhuma condenação à riqueza em si nas Escrituras (vide José de Arimateia, Nicodemos, etc.), mas ao mau uso que dela pode-se fazer. Não me referi a condenação a riqueza, mas sim a chancela do Cristo (filho, como… Read more »

mais neutrinos
mais neutrinos
24 agosto de 2015 10:25 am

WilsonB, “No caso da sua religião (cristã) o personagem principal é a junção abstrata composta de várias histórias e estórias” A figura central é Deus, único Ser necessário, cuja existência é demonstrada cabalmente pela ciência que abarca os princípios das demais ciências que não a Teologia. “com personagens provadamente existentes e outros não.” Mas cuja existência pode vir a ser cientificamente demonstrada. “São manifestações do pensamento, apenas.” A existência de milhões e milhões de pessoas já falecidas não pode ser cientificamente demonstrada. Isto não quer dizer que elas se reduzam a “manifestações do pensamento” ou a menos ainda. Ou seja,… Read more »

mais neutrinos
mais neutrinos
24 agosto de 2015 10:26 am

Anônimo, “Não me referi a condenação a riqueza, mas sim a chancela do Cristo… ao apego a símbolos que nada acrescenta na nossa busca em seguir seus passos.” Como dito, já desmistifiquei isto acima, mas repito: não há nenhuma “adoração” a “pedaço de pano”, porém, à pessoa cuja figura ali está. É tal como em uma fotografia: não se ama a fotografia, mas os parentes cujas imagens ali estão. Pela fotografia há o devido respeito e apreço (ninguém gosta de ver qualquer espécie de violação a fotos de entes queridos), e do ponto de vista sobrenatural, tem-se um meio para… Read more »

WilsonB
WilsonB
24 agosto de 2015 5:58 pm

nielsen

Quanto ao seu pensamento carregado de precnceito:

“Todo comunista é mal educado, salta aos olhos sua educação cubana.
Tá se achando não é wilson?
Já conhecemos o tipo.”

E deveria saber: Cuba é o único país Latino Americano a atingir as metas de educação no período 2000-2015.

O assunto aqui é religião e não sistema politico ou economia.

Aprenda com o ‘mais neutrinos’. Leia, busque e argumente…

WilsonB
WilsonB
24 agosto de 2015 6:11 pm

mais neutrinos,

“A figura central é Deus, único Ser necessário, cuja existência é demonstrada cabalmente pela ciência que abarca os princípios das demais ciências que não a Teologia.”

A discussão aqui é o ‘personagem principal’ JC da religião Cristã e não Deus. O personagem é fictício. Deus não depende de qualquer religião criada por humanos. Não reduza Deus a um personagem.

nielsen
nielsen
24 agosto de 2015 7:07 pm

Wilson B

Qualquer um pode aprender muito com o neutrino,o cara tem muito conhecimento. e porque não acontece o mesmo contigo?
porque vc é chato cara se mete a falar besteira.
sai pra lá e volta pra cuba.

mais neutrinos
mais neutrinos
25 agosto de 2015 2:21 pm

WilsonB, “A discussão aqui é o ‘personagem principal’ JC da religião Cristã e não Deus.” Deus é o personagem principal, e isto pode ser constatado pelo fato de Ele estar a Se revelar, como pelo fato de ser Ele o único Ser necessário, e uma vez que Cristo, que é Ele (uma processão Sua), faz a mediação entre nós humanos e a Primeira Pessoa da Santíssima Trindade. Todo o corpo das Escrituras, desde o Livro do Genesis ao do Apocalipse, é parte da doutrina católica. “O personagem é fictício.” Como já dito anteriormente e foi muito bem demonstrado mais acima… Read more »

Anônimo
Anônimo
27 agosto de 2015 10:39 pm

“Não o conheço, mas por tuas palavras afirmo que és modernista e liberal, “rótulos” dos quais não tens como escapar.” Somente tolos afirmam sem conhecer O hábito de rotular pessoas de “bruxas” não é católico; foi protestante. E categorizar não é algo péssimo, pelo contrário: ajuda muito a entender o mundo. Tá de brincadeira? quando surgiu o protestantismo? e o termo “bruxa”, vem de quando? tá maluco pra rasgar livros de história… confesso que és um lunático bem informado, que com sua verborragia tenta convencer, mas que o fanatismo cega e continua pensando como a mil anos atrás… Só lamento… Read more »

Serise
Serise
28 agosto de 2015 11:14 am
mais neutrinos
mais neutrinos
28 agosto de 2015 3:51 pm

anônimo, “Somente tolos afirmam sem conhecer” Não o conheço, mas conheço o teu discurso, e reafirmo que és modernista e liberal. Revela-te o suficiente, e demonstro. “Tá de brincadeira? quando surgiu o protestantismo? e o termo ‘bruxa’, vem de quando?” Uma coisa é a origem de certo termo, outra é o hábito de utilizá-lo para “rotular” determinado grupo a fim de tomar certa medida em relação a este. Primeiramente referiste a esta, e agora te referes, falaciosamente, àquela. “tá maluco pra rasgar livros de história…” Refutá-los. É bem mais prazeroso. “confesso que és um lunático bem informado, que com sua… Read more »

nielsen
nielsen
22 agosto de 2015 9:32 am

Todo comunista é mal educado, salta aos olhos sua educação cubana.
Tá se achando não é wilson?
Já conhecemos o tipo.

WilsonB
WilsonB
21 agosto de 2015 1:50 pm

mais neutrinos em:
mais neutrinos – agosto 20, 2015 8:15 PM

Qualquer arte (ciência, religião, literatura, filosofia, música, etc) são feitas por seres humanos. No caso da sua religião (cristã) o personagem principal é a junção abstrata composta de várias histórias e estórias, com personagens provadamente existentes e outros não. São manifestações do pensamento, apenas. Religião é aspiração. Ciência é transpiração. Uma é o primeiro passo, o sonho, a outra é a manifestação.

Cuide-se…

saudações.

mais neutrinos
mais neutrinos
3 setembro de 2015 10:09 pm

Nielsen, “Como alguém que cresce aprendendo a odiar pode ter algum futuro espiritual?” Por mais que se seja criado nesses ambientes, há a noção inata das leis naturais (sindérese), que inclusive viabiliza a boa escolha diante dos chamados divinos. “Deus não deu chances iguais a todos, e isso me preocupa um bocado, pois justiça divina…parece lenda.” Essa é uma visão igualitarista e materialista. Tente mudar o enfoque e perceber a coisa pelo seguinte ângulo: – Importa infinitamente mais a existência na eternidade do que em um século de existência na terra (diz Jesus em Marcos 8, 35 e Mateus 10,… Read more »

Nielsen
Nielsen
5 setembro de 2015 10:44 am

…”Se morreram em nome da Fé, sem dúvida.”

Não mais neutrinos, eles não morreram em nome da fé, foram trucidados por questões banais.
para esses sobrou um ‘Talvez’?

mais neutrinos
mais neutrinos
5 setembro de 2015 5:24 pm

“eles não morreram em nome da fé, foram trucidados por questões banais. para esses sobrou um ‘Talvez’?”

Muitas das vítimas de alguns destes que citastes foram perseguidas e mortas simplesmente por serem cristãs. Quanto às demais, sim, sobra um “talvez”, porque nenhum de nós tem o poder de saber o que se passava no coração de cada um delas.

mais neutrinos
mais neutrinos
5 setembro de 2015 5:26 pm

(*de cada uma delas)

O “talvez”, porém, pode e deve vir acompanhado da confiança na infinita misericórdia de Deus.

Alexandre
Alexandre
13 outubro de 2015 1:14 pm

Acredito que no Gênesis Moisés, através de uma alegoria, tentou demonstrar que o homem criado na perfeição do divino, sentiu a mesma solidão e insatisfação da “perfeição” que o divino sentia quando resolveu tudo criar. Não queria viver de luz sem ter conhecido as trevas. Não queria viver de luz sem a ter antes merecido. Não queria ser tal como o filho riquinho ante os demais. Pediu então ao divino para lutar, buscar sua “ascensão”. Há uma frase de Eliphas Levy muito conhecida no ocultismo: O Mago não pode herdar a coroa, ele deve conquistá-la. Desde então o homem, esquecido,… Read more »

Anônimo
Anônimo
30 outubro de 2015 1:38 pm

“Cristo em cada ser humano é chamada de Ben Yoseff (בן יוסף) – O Filho De José. É uma alusão ao Sefirot Yesod na Árvore Das Vidas também chamado de “Heichal ha’Sodot (היכל הסודות)- O Palácio Dos Mistérios” de onde os Profetas recebem a revelação e sustento. O Sefirot de Yesod é um grande deposito que recebe as Águas Superiores Masculinas (Chessed, Guevurah, Tiferet, Netzach e Hod) para depois despejá-las no Cântaro Divino (דלי) que é o Sefirot Malchut, a décima esfera da Árvore das Vidas. Malchut é chamado pelo nome código “Ben David (בן דוד) – Filho De David”… Read more »

Diego
Diego
19 agosto de 2015 1:53 pm

O “Conhece-te a ti mesmo” NADA tem a ver com psicologia ou o conceito de autoconhecimento de hoje.

Para os gregos, este imperativo, esta regra de ouro, queria dizer o seguinte: saiba o seu lugar no mundo; você é um homem, não um Deus; não seja descomedido.

WilsonB
WilsonB
19 agosto de 2015 7:46 pm

serise

Onde escrevi 300 séculos leia-se 13 séculos…

“não é por um sudário que eu sei que ele existiu.é pela civilização que se formou escorada na religião que ele criou: A nossa.
não misture as coisas por favor.”

Uma civilização que está ruindo e próxima da extinção.
A sua religião, bem como todas as outras são criadas a partir de Mitos. A Ciência é criada pelo mundo real.

*
*
20 agosto de 2015 3:50 pm

Então vá para um blog de ciencia.E fique por lá.

mais neutrinos
mais neutrinos
20 agosto de 2015 8:15 pm

WilsonB “A sua religião, bem como todas as outras são criadas a partir de Mitos. A Ciência é criada pelo mundo real.” Vejamos o que diz a ciência “criada pelo mundo real”: “In ‘Archaeology Confirms 50 Real People in the Bible’ in the March/April 2014 issue of Biblical Archaeology Review, Purdue University scholar Lawrence Mykytiuk lists 50 figures from the Hebrew Bible who have been confirmed archaeologically…” http://tinyurl.com/mj5uta9 Agora vejamos o que diz a ciência “criada pelo mundo real sobre seus próprios princípios: ” ” Ops! Nada. Nadinha. Precisa ela de outra ciência, uma tal que se desenvolve em outro… Read more »

WilsonB
WilsonB
21 agosto de 2015 1:32 pm

Sr. Coringa (*)

“Então vá para um blog de ciencia.E fique por lá.”

Vou por onde quero e posso…ponha-se no seu lugar.

Nielsen
Nielsen
3 setembro de 2015 2:01 pm

continuando:

“…nada criado diretamente por Ele pode sê-lo em erro.”

E no caso de Maomé? Criado por Deus para pisar nos cristãos?
mas tem também Hitler,Stalin, Pol Pot e outros mais.

Deus criou esses caras. Ele não errou? Quem morreu sob a tirania de algum desses aí tem um ‘bonus’ no céu?

dificil entender.

Nielsen
Nielsen
15 agosto de 2015 9:48 am

É só mais um militante comunista dando pitaco errado movido a $$ que possivelmente foi desviada de alguma estatal.

WilsonB
WilsonB
13 agosto de 2015 1:13 pm

Crianças discutindo a veracidade de um objeto de um ser que nunca existiu. Ainda presas da Matrix.
Parece que o único lúcido aqui é o Anônimo (- agosto 11, 2015 10:06 AM) que começa a enxergar.
Tempo de crescer…aproveitem ou o Deus Chronos continuará a devorá-los.

Serise.
Serise.
13 agosto de 2015 2:45 pm

Wilson B

E você já se libertou da Matrix?
conta pra nóis.

abrcs.

WilsonB
WilsonB
13 agosto de 2015 7:00 pm

Serise,

Quem está perto está distante, quem está distante está perto.

saudações.

Serise
Serise
11 agosto de 2015 9:06 pm

neutrino,

Nem vamos polemizar,[ já havia ouvido falar no Dr. Bollone] eu só me apoiei nas pesquisas e anuncios oficiais do museu Britanico, e isso foi a muitos anos[ largamente difundido na época] e já causou debates acalorados.

Então eu vou falar de outra forma:

O santo sudário não é uma unanimidade entre os cientistas, embora em algum momento novas pesquisas possam esclarecer a origem da reliquia.

pronto! assim fica melhor.

Serise
Serise
11 agosto de 2015 9:36 pm

Walter C. MacCrone.
Esse cara vai frontalmente contra o Dr.Bollone.

https://www.shroud.com/bar.htm#sidebar

https://www.shroud.com/bar.htm

alguns neutrinos
alguns neutrinos
11 agosto de 2015 11:21 pm

Caro, aquele teste de 88 já está descartado, inclusive pelo próprio autor do teste, e qualquer cientista honesto que se atenha ao conjunto de evidências não tem outra saída a não ser confirmar a autenticidade. Aliás, dê uma lida aqui: http://noticias.terra.com.br/ciencia/pesquisa/estudo-mostra-que-santo-sudario-pode-ter-pertencido-a-epoca-de-jesus,34a8a8e06a8bd310VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html E há marcas de instrumentos da época por todo o corpo, plantas, polens dos locais por onde a tradição diz que ele passou, a imagem se desdobra em 3D, há análises das moedas, do sangue, do líquido peritonial, do linho, da poeira, há a compatibilidade com o de Oviedo, segue o mistério sobre o material que compõe a imagem… Read more »

Serise
Serise
11 agosto de 2015 11:28 pm

Questão de fé.

Serise
Serise
11 agosto de 2015 11:30 pm

Neutrino, só uma questão:

como é que uma igreja que guarda tamanha reliquia pega fogo?

mais neutrinos
mais neutrinos
12 agosto de 2015 10:15 am

Não, caro. Os textos mesmo nos links que me passou também mostram que as conclusões do MacCrone já estão todas refutadas. Não é questão de fé, mas de desejo de pesquisar e, conseguintemente, de bom senso. O apelo à fé, no sentido de simples crença, fica por conta apenas de quem escolhe não ver o que já está óbvio, ou de quem prefere esperar uma virada improvável.

“como é que uma igreja que guarda tamanha reliquia pega fogo?”

De modo acidental ou criminoso.

Abraço

mais alguns neutrinos aqui
mais alguns neutrinos aqui
11 agosto de 2015 8:41 pm

Caro Serise, o exame com o carbono-14 já foi refutado, não só pela alteração nos resultados provocado por um incêndio, como pelo acréscimo de tecido nas laterais. Quanto ao modo como o rosto ficou marcado no tecido, eis o fruto do milagre. Há uma miríade de outros exames que não deixam mais dúvida: é Cristo.
Recomendo a série de artigos sobre o tema publicados aqui:
http://cienciaconfirmaigreja.blogspot.com.br/

mais alguns neutrinos aqui
mais alguns neutrinos aqui
11 agosto de 2015 3:33 pm

Sobre o post, algumas: “avanços nos campos sociais, científicos, políticos” Nos campos científicos e tecnológicos, sim, apesar do fato de ser inferior ao que poderia ter sido; no campos sociais, alguns, e muitos retrocessos; na área política, pouquíssimos, e muita corrupção. “pessoas que escolhem quais passagens do Velho Testamento elas vão usar pra guiar suas vidas, enquanto ignora solenemente outras como se nunca tivessem existido?” É uma das principais características do comportamento sectário, de um membro de uma linha qualquer dissidente da religião. “Mas antes de citar o Islamismo como a causa para tantas barbaridades” Até porque não há apenas… Read more »

Serise
Serise
12 agosto de 2015 8:07 pm

O Sudário apareceu pela primeira vez na história nas mãos de um cavaleiro francês, em 1360.

https://portaestreita.wordpress.com/2009/10/08/cai-um-mito-santo-sudario-e-uma-fraude/

Jesus não deixou objetos de adoração!
E fim de papo!

Maat.
Maat.
15 agosto de 2015 9:57 am

“Tudo o que aprendi levou-me, passo a passo, a uma inabalável convicção sobre a existência de Deus. Eu só acredito naquilo que sei. E isso elimina a crença. Portanto, não baseio a Sua existência na crença … eu sei (grifo original) que Ele existe”; C.G.Jung, “Entrevistas e Encontros”; ed. Cultrix.

http://ahau.org/carl-gustav-jung/

serise
serise
14 agosto de 2015 6:01 pm

wilson B

mágica para iniciantes…um pano com uma figura desproporcional pintada ‘achado’ 300 séculos depois de sua ‘ressurreição’ é prova.

não é por um sudário que eu sei que ele existiu.é pela civilização que se formou escorada na religião que ele criou: A nossa.
não misture as coisas por favor.

———–

WilsonB
WilsonB
14 agosto de 2015 4:43 pm

Serise ‘jesus como figura histórica existiu sim,e deixou um legado difícil de ser ignorado.’ mágica para iniciantes…um pano com uma figura desproporcional pintada ‘achado’ 300 séculos depois de sua ‘ressurreição’ é prova. Todos os documentos ‘históricos’ foram escritos por outros (com divergências), pois o próprio era tão superior que não sabia escrever ou até não tinha tempo, pois trabalhava muito. Me diga qual museu possui móveis feitos pelo carpinteiro? Mickey Mouse também existe. Muitos escrevem e falam sobre ele. Dizer em público que ele não existiu prova que estás naufragado na matrix até as orelhas. Não sou o único, existem… Read more »

shalashaska
shalashaska
14 agosto de 2015 7:57 pm

*post acima para o WilsonB.

shalashaska
shalashaska
14 agosto de 2015 7:55 pm

Tacitus, reportando a decisão de Nero de culpar os cristãos pelo fogo que consumiu Roma em 64 D.C.: “Nero fastened the guilt … on a class hated for their abominations, called Christians by the populace. Christus, from whom the name had its origin, suffered the extreme penalty during the reign of Tiberius at the hands of … Pontius Pilatus, and a most mischievous superstition, thus checked for the moment, again broke out not only in Judaea, the first source of the evil, but even in Rome…” Pliny the Younger em carta ao imperador Trajan, por volta de 110 D.c.: “They… Read more »

Serise.
Serise.
13 agosto de 2015 8:52 pm

Wilson B,

jesus como figura histórica existiu sim,e deixou um legado difícil de ser ignorado.
Dizer em público que ele não existiu prova que estás naufragado na matrix até as orelhas.
Podem haver para alguns dúvidas sobre a sua divindade etc…
mas é inegável que ele existiu e criou uma religião da qual saiu a base moral da civilização ocidental.

Se não acredita, é questão de CRENÇA sua.

mais neutrinos
mais neutrinos
13 agosto de 2015 8:27 pm

Ops… *Xeque. 😉

Serise.
Serise.
13 agosto de 2015 8:30 pm

Não acredite no que você ouviu; não acredite em tradições porque elas existem há muitas gerações;
não acredite em algo porque é dito por muitos; não acredite meramente em afirmações escritas de sábios antigos;
não acredite em conjecturas; não acredite em algo como verdade por força do hábito;
não acredite meramente na autoridade de seus mestres e anciãos.
Somente após a observação e análise, quando for de acordo com a razão e condutivo para o bem e benefício de todos, somente então aceite e viva para isso
(Buda)

mais neutrinos
mais neutrinos
13 agosto de 2015 8:27 pm

WilsonB,

Não podes negar racionalmente a existência de Cristo porque os fatos conduzem a razão em sentido oposto.
Negas, assim, a existência de Cristo por mera crendice, e tentas te pôr com isto em posição superior (inclusive julgando quem está mais próximo ou distante de teu parâmetro de realidade).

Mas ora, se a tua suposta posição superior não se fundamenta na razão, mas em mera crendice particular, isto só prova que tu comentas aqui simplesmente para fomentar teu ego.

Mas segundo a tua crendice mesmo, essa é a porta de entrada, e não a de saída da Matrix.

Cheque. 😉

mais neutrinos
mais neutrinos
13 agosto de 2015 8:13 pm

Caro Serise, “neutrino, tudo isso só confirma a imensa polemica a respeito do assunto.Não há consenso.” Em uma sociedade liberal antirreligiosa como a nossa, jamais haverá. No entanto, a subjetividade não altera a objetividade e a prova desta. “Crentes creem, é a sua fé, tudo bem.” Assim, objetivamente o Santo Sudário é o sudário de Cristo, o que já está mais do que provado pelos testes científicos aplicados, aceitem ou não os crentes antirreligiosos com seu subjetivismo. “mas… eu não vejo o que os crentes veem por não ser crente. Eu vejo mais uma farsa terrível que diminui muito os… Read more »

Serise
Serise
12 agosto de 2015 7:52 pm

um acidente com o sudário sagrado de um deus? E a proteção divina? nada? muito estranho. mais estranho ainda é entender o porque de jesus deixar um objeto de culto com a sua imagem, já a biblia proíbe a adoração de ícones e reliquias. E onde no sudário está a prova que pertenceu a cristo? Só por causa de uma imagem que alguém disse que é dele? Pode ser de um outro judeu qualquer, ou uma falsificação.nada ali diz que é de cristo. se eu estou errado me corrija mas…..isso veio das cruzadas! uma chuva de reliquias inundou a europa… Read more »

Serise
Serise
11 agosto de 2015 7:21 pm

neutrino, a ciencia não aprova o santo sudário como autentico,a data dele remonta a idade média nas analises, há uma detalhe nele que chama atenção….imagino que sabe bem o que é porque entende profundamente do assunto.
Um tecido que cobre um rosto não fica marcado como esse sudário ficou.Ele parece ter sido ‘píntado’ intencionalmente.
pela analise dos cientistas, o sudário veio de israel sim, mas as fibras do tecido são da idade média.

Não querendo diminuir a importancia da reliquia, mas…..a ciencia o reprovou depois de muitas analises.

serise
serise
11 agosto de 2015 12:12 pm

Bom coment anônimo.

serise
serise
11 agosto de 2015 12:20 pm

Jung escreve que nós nascemos com uma herança psicológica, que se soma à herança biológica. Ambas são determinantes essenciais do comportamento e da experiência. “Exatamente como o corpo humano representa um verdadeiro museu de órgãos, cada qual com sua longa evolução histórica, da mesma forma deveríamos esperar encontrar também, na mente, uma organização análoga. Nossa mente jamais poderia ser um produto sem história, em situação oposta ao corpo, no qual a história existe” (Jung, 1964, p. 67). Nossa mente inconsciente, assim como nosso corpo, é um depositário de relíquias do passado. http://www.psicosmica.com/2014/12/introducao-arquetipos-e-inconsciente.html “Relíquias do passado”, influenciam de forma determinante a… Read more »

Anônimo
Anônimo
15 agosto de 2015 11:44 pm

Deuses são invenções de tribais que não não sabiam fazer ciência, não tinham competência para responderem as suas questões existenciais. Lembremos que na evolução da espécie primeiro apareceu a consciência, então as perguntas e só há 500 anos apareceu a capacidade de responder essas perguntas, desvelando conhecimento real sobre a vida, o universo, a matéria e as nossas reais origens. Deuses e o sobrenatural foram a resposta fácil (mas ignorante) de homens das cavernas para as próprias questões existenciais. Obviamente havia esquizofrênicos e pessoas que tinham alucinações nos tempos passados, e não tinham psiquiatras para dizerem que eram cérebros disfuncionais.… Read more »

Anônimo
Anônimo
16 agosto de 2015 12:29 am

Cérebros que ficam sem energia (jejum), sob efeitos de drogas, alucinados, se estão sofrendo esquizofrenia auditiva, alterados por meditação, mantras, etc.. não são cérebros que estão “acessando a realidade última”, são só cérebros que estão operando disfuncionalmente. Se existisse uma máquina do tempo operacional para que pudéssemos trazer do passado qualquer pessoa que esteja inculada a relatos de “acesso à transcendência” e a colocássemos na frente de uma banca de médicos e dentro de uma máquina de ressonância, constatar-se-ia, sem nenhuma surpresa, que seria um cérebro disfuncional.

Nando Silva
Nando Silva
6 setembro de 2016 2:19 pm

Texto brilhante Acid, em algumas de minhas viagens a quarta dimensão e que encontrei seres mais evoluídos tive curiosidade em perguntar qual a necessidade dos seres humanos em criar deuses. Eles tentaram me explicar da forma que eu pudesse entender que seres humanos são como criancas, que precisam de segurança em algo externo para se sentir parte de um todo. Não podem aceitar a sabedoria da natureza e da vida então precisam criar Deuses para sentirem superiores, para ter auxílio para seus medos, para justificarem suas vontades. Realmente são serem incompletos que estão nesses mundo para interagir e se completarem… Read more »

mais neutrinos
mais neutrinos
16 agosto de 2015 1:58 pm

“Adoração a um pedaço de pano” Mera invencionice, já desmistificada acima. “ou ao que ele representa é bem típico de uma instituição que mergulhou o mundo na “idade da treva”, torturou, matou, mutilou…” Blá blá blá modernoide gnóstico-cabalista que tenta caluniosamente culpar a Igreja por todas as atrocidades que seus representantes revolucionários cometeram e continuam a cometer, em número que já somam centenas e centenas de milhões de vítimas de assassinato, de estupro, tortura, inclusive por mero sadismo, etc. “acumulou… riquezas. Me mostre um versículo sequer do novo testamento que Cristo chama o ser humano a esse tipo de atitude… Read more »

Nielsen
Nielsen
16 agosto de 2015 2:20 pm

Como eu disse antes, militante esquerdi$ta dando pitaco$ errado$.
nem sabe defender suas idéias com clareza, é só um papagaio.

Nielsen
Nielsen
16 agosto de 2015 2:46 pm

Se existisse uma máquina do tempo operacional….

olha o tipo de conversa do sujeito.kkkkkkkk

Serise
Serise
16 agosto de 2015 3:29 pm

voltando ao assunto Post, se eu entendi direito, Experiencias religiosas acontecem na mente quando o ego é desligado. [seja lá por que método for] imediatamente outra parte do cérebro entra em atividade. E é essa parte de nossa massa cinzenta que está apta a nos fornecer as emoções que nossa mente classifica como transcendentes. Pode nunca acontecer comigo, mas eu tenho em meu cérebro essa capacidade. Bom, na natureza nada é criado sem um bom motivo. Para que um cérebro possua capacidades, uma história longa de evolução biológica aconteceu antes.longa mesmo. Expl.: A visão a cores. A questão é: Porque… Read more »

Ocultista Revolucionário
Ocultista Revolucionário
16 agosto de 2015 8:11 pm

Falarei do cristianismo e da situação política do Brasil utilizando um comentário de Carl Jung em “O homem e seus símbolos”: “O mundo comunista, é fácil notar, tem um grande mito (a que chamamos ilusão, na vã esperança de que a nossa superioridade de julgamento vá fazê-lo desaparecer). Este mito é um sonho arquetípico, santificado através dos tempos, de uma Idade de Ouro (ou Paraíso) quando haverá abundância para todos e um grande chefe, justo e sábio, reinará dentro de um jardim de infância humano. Este poderoso arquétipo, na sua forma pueril, apoderou-se do mundo comunista e não é porque… Read more »

Anônimo
Anônimo
30 outubro de 2015 1:36 pm

Ouroboros (ou oroboro ou ainda uróboro) é um símbolo representado por uma serpente, ou um dragão, que morde a própria cauda. O nome vem do grego antigo: οὐρά (oura) significa “cauda” e βόρος (boros), que significa “devora”. Assim, a palavra designa “aquele que devora a própria cauda”. Sua representação simboliza a eternidade. Está relacionado com a alquimia, que é por vezes representado como dois animais míticos, mordendo o rabo um do outro. É possível que o símbolo matemático de infinito (∞) tenha tido sua origem a partir da imagem de dois ouroboros, lado a lado. Segundo o Dictionnaire des symboles… Read more »

Anônimo
Anônimo
11 novembro de 2015 9:15 pm

Jung, Freud, Reich e todos os demais “cumpanheiros” dessa patota hoje são considerados fraudes, pseudocientistas. O conteúdo gerado por elas não vale absolutamente nada.

Anônimo
Anônimo
15 agosto de 2015 10:40 pm

Adoração a um pedaço de pano ou ao que ele representa é bem típico de uma instituição que mergulhou o mundo na “idade da treva”, torturou, matou, mutilou, discriminou mulheres, converteu muitos a base da chibata, acumulou (acumula – vão a Salvador conhecer a igreja de São Francisco), riquezas.
Me mostre um versículo sequer do novo testamento que Cristo chama o ser humano a esse tipo de atitude inútil que amanhã mesmo me batizo!!!

Serise
Serise
15 agosto de 2015 9:12 pm

Neuroteologia, tem a ver com o post.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Neuroteologia

*
*
11 agosto de 2015 2:55 pm

Um resumo bem humorado da evolução humana.

https://www.youtube.com/watch?v=WfGMYdalClU&feature=youtu.be

serise
serise
11 agosto de 2015 9:18 am

Acid,

Excelente assunto, talvez seja o que mais me interessa atualmente, parabéns pela escolha.

———————

nayoung

” ..e continuou seu caminho buscando Deus, em todos os lugares, menos naquele lugar onde ele sabia que Deus podia estar”.

Tipicamente humano, excelente coment.

abrcs.

Anônimo
Anônimo
11 agosto de 2015 10:06 am

Os leitores de hoje de escrituras sagradas devem ter em mente que os textos eram destinados à povos de milhares de anos atrás em evolução, e não para nós(em sua forma literária). Isto não é muito óbvio? Eram crianças soltas que necessitavam de leis rígidas de comportamento para se estabelecerem com uma estrutura social básica…como as imposições que fazemos aos nossos filhos nos primeiros anos de vida devido a sua ainda incapacidade de conceber ideias mais abstratas/sutis. Precisavam receber as primeiras noções da realidade através de contos compatíveis com suas capacidades de absorção, como quando contamos a historia dos 3… Read more »

alguns neutrinos aqui
alguns neutrinos aqui
11 agosto de 2015 7:23 am

“os homens na busca por Deus, através de definições ou por uma experiencia viva, parecem se acharem especiais por tal habilidade” Pesquise sobre a vida de sacerdotes que seguiram essa linha, como Santo Tomás, Santo Anselmo, Pe. Garrigou-Lagrange, Suárez, João de Santo Tomás etc., e constatarás exatamente o contrário. “logo depois disso desceu as escadas e continuou seu caminho buscando Deus” Eis um exemplo da má escolha, que leva ao inferno. Cristo é Deus, que se fez homem, sofreu e morreu para que pudéssemos chegar a Ele [e deixou um sem número de dicas e evidências (as Escrituras, o Santo… Read more »

Subsumer
Subsumer
10 agosto de 2015 9:52 pm

Parece que Jung estava querendo dizer que, sendo o inconsciente coletivo o horizonte possível de qualquer experiência psíquica, Deus estaria limitado a ele (inconsciente coletivo). E por isso o “novo” estaria na direção de Deus, na medida em que é o resultado do movimento interno de rompimento desses limites. Essa seta/movimento aponta “para o alto e avante”, como diria o outro.

A intuição humana desde sempre sentiu a atração desse alvo inconcebível mas certamente “três vezes grande”.

nayoung
nayoung
10 agosto de 2015 8:27 pm

Bom texto acid… Uma coisa que tenho reparado ultimamente desde que começei a ter aulas de filosofias é de que os homens na busca por Deus, através de definições ou por uma experiencia viva, parecem se acharem especiais por tal habilidade, ou tal reconhecimento de que exista este ser separado, mas na realidade isso é mais uma fraqueza do homem em si, isso só mostra que o humano é na realidade um ser incompleto, que sempre tem a necessidade de se completar, buscar algo que o unifique, que o torne completo. E essa forma de busca não precisa nem mesmo… Read more »

Serise.
Serise.
13 agosto de 2015 12:01 pm

retirado do link que postou.

“a imagem do Sudário não se formou por contacto. Há partes do tecido que tem imagem e nunca estiveram em contato com o corpo”.

Isso resume o assunto:
Solius diz: Milagre!
Eu digo : Pintura!

Serise.
Serise.
13 agosto de 2015 11:55 am

neutrino, tudo isso só confirma a imensa polemica a respeito do assunto.Não há consenso. Crentes creem, é a sua fé, tudo bem. mas… eu não vejo o que os crentes veem por não ser crente. Eu vejo mais uma farsa terrível que diminui muito os catolicos. Cristo não precisa de nada disso,catolicos não precisam disso, basta amar ao próximo como a a si mesmo, e já estará andando nos caminhos dele. Reliquias suspeitas não acrescentam nada, nada mesmo. Não passa de idolatria mesquinha de fanaticos medievais.Idolatria! Os cientistas ainda não chegaram a um acordo, e o fato do cientista que… Read more »

mais neutrinos
mais neutrinos
13 agosto de 2015 7:49 am

Mais sobre a réplica, da série de artigos que recomendei:

Jackson também observou que segundo a prática científica séria os resultados de Garlaschelli deveriam ter sido compulsados por outros cientistas antes da publicação.

É o que se chama “peer-review” ou “revisão do trabalho por pares”.

Porém, Garlaschelli parece ter temido a crítica e fugiu dela. O autor recebeu 2.500 euros da União de Ateus Agnósticos Racionalistas para semelhante serviço.

http://cienciaconfirmaigreja.blogspot.com.br/2009/11/cientistas-desmontam-artificio-para.html

mais neutrinos
mais neutrinos
13 agosto de 2015 7:14 am

Caro Serise, “um acidente com o sudário sagrado de um deus? E a proteção divina? nada? muito estranho.” Acontece, por exemplo, por desleixo, e algumas relíquias podem se perder assim, provavelmente depois de cumprir o seu papel. E como assim não houve proteção divina? O sudário resistiu a, pelo menos, dois incêndios. “a biblia proíbe a adoração de ícones e reliquias.” Este argumento é protestante, e bobo; refutado pelo episódio da serpente de bronze. Não são as imagens e relíquias que se adora ou venera, mas quem elas representam. Da mesma forma, não é a foto de um parente seu… Read more »

Serise & As vitimas da Mudança Climatica
Serise & As vitimas da Mudança Climatica
12 novembro de 2015 4:49 pm

Esse cara precisa de um psicólogo urgente.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.