PRINCÍPIOS HERMÉTICOS (parte 3: Gênero)

PRINCÍPIOS HERMÉTICOS (parte 3: Gênero)

II. O Princípio do Gênero

O Gênero está em tudo; tudo tem o seu princípio masculino e o seu princípio feminino; o gênero se manifesta em todos os planos

O Caibalion

O Sétimo Grande Princípio hermético – o Princípio de Gênero – diz que há Gênero manifestado em tudo, ou seja, que os Princípios Masculino e Feminino estão sempre presentes e em ação em todos os planos da vida. Entretanto, é preciso deixar claro que o Gênero, no sentido Hermético, é derivado da raiz latina que significa gerar, procriar, produzir. Essa palavra tem um significado mais extenso e mais geral que o termo sexo, que se refere às distinções físicas entre as coisas viventes: machos e fêmeas. O sexo é simplesmente uma manifestação do Gênero em certo plano (o plano físico, da vida orgânica).

Um bom exemplo de gênero pode ser encontrado no átomo: uma nuvem de corpúsculos negativos ao redor de um positivo. E a partir do átomo (e da interação entre essas forças) surge a construção de todas as coisas. O que nos lembra a sabedoria do verso 42 do Tao Te Ching:

O Tao gera o um
O um gera o dois
O dois gera o três
O três gera as dez-mil-coisas.

Que poderia ser interpretado hermeticamente assim: Do Tao (o insondável, o TODO) surge o um (que poderíamos chamar de “a malha do universo” ou a vibração – string – que dá origem à nossa realidade física) que gera o dois (a polaridade, o Gênero) que gera o três (a junção das energias, que forma o átomo, o movimento / ritmo) que gera as dez-mil-coisas (que representam todas as coisas do Universo).

A parte do princípio Masculino parece ser a de dirigir uma certa energia inerente para o princípio Feminino e assim pôr em atividade o processo criativo. Mas o princípio Feminino é sempre o único que faz a ativa obra criadora, e isto é assim em todos os planos. E ainda, cada princípio é incapaz da energia operativa sem o outro. Em muitas formas da vida os dois princípios estão combinados em um só organismo. Por esta razão, tudo no mundo orgânico manifesta ambos os gêneros: há sempre o Masculino na forma Feminina, e o Feminino na forma Masculina.

tao te king banner
No diagrama do Taiji vemos os pólos Yin e Yang, masculino e feminino, e como eles estão inseridos um no outro

Os estudantes de psicologia estão familiarizados com a teoria da mente dual, composta de consciente e inconsciente, pesquisada em 1893 por Thompson J. Hudson e desenvolvida por Sigmund Freud no séc. XX. Em linhas gerais, no Hermetismo o Princípio Masculino da Mente corresponde à chamada Mente Objetiva, Consciente, Ativa, etc, enquanto o Princípio Feminino corresponde à chamada Mente Subjetiva, Subconsciente, Passiva, etc.

A mesma relação pode ser observada no Eu e no Ego.

No livro O Caibalion o “Eu” é considerado como sendo uma coisa mental em que os pensamentos, as idéias, as emoções, as sensações e outras condições são produzidas. Pode ser considerado como a matriz – a mãe – capaz de fazer a geração. Por isso mesmo é ele o aspecto feminino da consciência. O “Ego” é a Força de Vontade, a Ação, é quem direciona as energias criativas no sentido da REALIZAÇÃO. Esse é o aspecto masculino da consciência. Se você reparar, vai ver que o ser humano é um microcosmo das mesmas energias que criaram o Cosmo, o que valida o Princípio da Correspondência: “O que está em cima é como o que está embaixo“.

O Ego Masculino é capaz de sustentar e abrigar as operações da criação mental do Ego Feminino. A tendência do Princípio Feminino é sempre receber impressões, ao passo que a tendência do Princípio Masculino é sempre dá-las ou exprimi-las. O Princípio Feminino tem um campo de operação mais variado que o Princípio Masculino. O Feminino dirige a obra da geração de novos pensamentos, conceitos, idéias, incluindo a obra da imaginação. O Masculino contenta-se com a obra da Vontade, nas suas várias fases. O problema é que, sem o auxílio ativo da vontade do Princípio Masculino, o Feminino pode contentar-se com a geração de imagens mentais que são o resultado de impressões recebidas de fora, em vez de produzir criações mentais originais. As pessoas que prestam uma contínua atenção a um assunto empregam ativamente ambos os Princípios Mentais: o Feminino na obra da ativa geração mental e a Vontade Masculina na estimulação e fortificação da porção criativa da mente. O normal é que os Princípios Masculino e Feminino na mente de uma pessoa ajam harmoniosamente em conjunção com a de outra pessoa, mas infelizmente a maior parte delas empregam pouco o Princípio Masculino, e contentam-se em viver de acordo com os pensamentos e as idéias insinuadas no Eu pelo Ego das outras mentes (o famoso “gado”, as criaturas presas na Matrix).

Nos fenômenos de telepatia vê-se como a energia vibratória do Princípio Masculino é projetada para o Princípio Feminino de outra pessoa, e como este toma o pensamento-semente e o desenvolve até a madureza. Pela mesma forma operam a sugestão e o hipnotismo. O Princípio Masculino da pessoa dando as sugestões dirige sua energia vibratória (ou Força-Vontade) para o Princípio Feminino de outra pessoa, e esta última, aceitando-a, interpreta-a como se fosse dela e age e pensa em conformidade com ela. Quem viu o filme A origem (Inception) vai perceber essa relação e se divertir imaginando o roteiro sob o ponto de vista energético.

A manifestação do Gênero Mental pode ser observada ao redor de nós todos os dias da vida. As pessoas magnéticas são as que podem empregar o Princípio Masculino a fim de imprimir as suas idéias nos outros. O ator – que faz o povo chorar ou rir como quer – o faz empregando este princípio. E assim se dá com o orador, o político, o pregador, o escritor ou qualquer pessoa que tenha a atenção do público.

Nunca fui capaz de responder à grande pergunta: o que uma mulher quer?

Sigmund Freud

Com tudo o que vimos acima, podemos ir além das aparências do mundo físico e examinar a questão “polêmica” da união homoafetiva (casamento homossexual) sem preconceitos. O que veremos é que, se a motivação da união não for baseada puramente na atração sexual ou interesses financeiros, haverá aí amor, harmonia, ou seja, uma troca de energias saudável, pois um dos elementos simbolizará o pólo feminino e o outro o masculino, como em qualquer união hétero que não esteja baseada puramente na atração sexual ou interesses financeiros. Então, pra que outras pessoas se prestam a tentar impedir essa união? É ir contra o funcionamento do Universo! Apenas porque não sairá em algum momento um pedaço de carne vivo de dentro de um deles não quer dizer que aquela relação não produza VIDA.

Já construímos os mais altos arranha-céus, já fomos à Lua, mas não há nada mais desafiador que a dinâmica homem / mulher. São criaturas de planetas diferentes, com energias opostas, justamente para que ocorra uma dinâmica, uma troca. E essa troca geralmente vem acompanhada de atritos, tensão, faísca. E é essa tensão que gera crescimento interno. Seu equipamento eletrônico necessita de uma corrente elétrica em determinada tensão, ou seja, uma determinada “Força” em que os elétrons estejam se movimentando (110 ou 220v). Se essa tensão for muito alta, vai queimar seu aparelho. Se for muito baixa, não haverá energia pra funcionar. Na relação macho / fêmea essa tensão ocorre naturalmente por conta de todas essas diferenças, mas nada impede que ela ocorra (até mesmo em intensidade maior) em relacionamentos homossexuais. O fundamental é que haja a polaridade pra que ela ocorra. Carl Jung esboça um comentário sobre o assunto que mostra como isso pode não ocorrer em situações “perfeitas”:

Tive uma vez um “casal de aspecto ideal” que veio consultar-me. Alguma coisa andava errada. Quando os olhei, perguntei a mim mesmo o que poderia tê-los trazido até mim. Pareciam perfeitamente ajustados um ao outro em todos os aspectos e, como não tardei em descobrir, eram bafejados com todas as coisas materiais que a vida podia oferecer. Mas, finalmente, apurei que o verdadeiro problema era que eles se ajustavam bem demais um ao outro. Isso impedia a existência de qualquer tensão em suas relações íntimas. Coincidiam tanto em tudo que nada acontecia – uma situação tão embaraçosa quanto o extremo oposto da total incompatibilidade.

Considere isso em termos de vida cotidiana. Existe alguma probabilidade de uma conversa ser interessante quando você sabe de antemão que seu parceiro concordará com tudo o que você disser? Qual a vantagem de discutir uma convicção já aceita e compartilhada por ambos como coisa banal? O incentivo para discutir morre se não existe potencial.

A diferença de opinião pode ser fecunda; as altercações também. São obstáculos no caminho da harmonização, da concordância, e tem que se fazer um esforço para superá-los. Mentalmente, moralmente, fisicamente – de todas estas maneiras a natureza criou uma diferença extrema entre homem e mulher, de modo que ele encontre seu oposto nela e ela nele. Isso gera tensão.

Se homem e mulher fossem a mesma coisa, estaríamos num beco-sem-saída. A terra seria estéril. Onde a terra é plana a água não corre; estagna. Para produzir energia tem que haver opostos: um acima e um abaixo. Tem que haver uma diferença de nível e quanto maior ela for mais veloz e mais impetuosamente a água flui.

HERMETISMO

5 3 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
65 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Geninha
Geninha
9 maio de 2021 2:00 am
Reply to  Acid

Acho que a parte mais triste pra mim, foi ser atacada pelo aborto. Estava grávida de quase três meses. Tomei Cytotec e abortei. Vi o feto e pelas imagens na internet corresponde a 2 meses. Mas sei que beira o 3° mês. Me senti uma assassina e só resgatei a alegria com o nascimento da 1° filha. Por conta da ascite, minha mãe parecia grávida. Ela tinha fortes dores de estômago. Um dia sugeri que ela tomasse o Cytotec e abortasse o bebê (ascite). Ela disse: Deus que me livre! Entendeu?! Não havia bebê e é uma medicação para estômago.… Read more »

Pandumiel
Pandumiel
20 setembro de 2011 4:03 am

O que me deixou pensativo foi: Do Tao surge “a malha do universo”, que gera os gêneros, gerando a união destes e, a partir disso, gerando tudo que existe. Ainda estou estudando Caibalion e o Tao, mas eu acredito que sempre existem 2 elementos desde o início. No caso do Caibalion, o Todo e o Caos (nada), opostos e complementares. Então podemos pensar nas leis herméticas como sendo estágios da criação, processos da união destes dois que continuaram a ecoar pois tudo é duplo e vemos isso também nas leis. Estou usando o Hermetismo como base, pois ao meu ver… Read more »

Felipe
Felipe
19 setembro de 2011 9:21 pm

Sao os 2 artigos da referencia no final do texto, duuuuuhhh p mim

Felipe
Felipe
19 setembro de 2011 9:18 pm

Massa o texto. Faz algumas semanas eu tava procurando sobre hermetismo no teu site e achei 2 artigos bem antigos, fiquei pensando “pq sera que ele nao continuou???”.. sincronicidade..

Esse caibalion eh incrivel, so 56 paginas, mas muita coisa p pensar…

Diego
Diego
19 setembro de 2011 2:13 pm

Deveria ser simples assim: O corpo é meu, assim como o espírito, a consciência, os desejos e a liberdade. Portanto faço o que bem entender (desde que não prejudique ninguém). Alguém querer “permitir” a união homossexual já é um soco na barriga. Ninguém deveria precisar de permissão de ninguém para se juntar com quem quisesse. Se a Igreja não quer casar um casal homo, pq o casal homo vai querer a benção da Igreja? Se o Estado não permite a união civil, vão morar junto e pronto. Este tipo de preconceito e tititi deve acabar já. Deveríamos nos juntar e… Read more »

Lionheart
Lionheart
19 setembro de 2011 11:18 am

Perguntinha chata que não quer calar:e quanto ao sexo grupal? As energias fluem de que maneira? De onde para onde?

Test Pilot Yui
Test Pilot Yui
19 setembro de 2011 10:30 am

Quote by Ike: “Um, digamos, hermafroditismo? Acho que se for por aí as minhocas estão anos-luz a nossa frente.” No caso da alma desencarnada a perspectiva muda porque sexo é antes de tudo uma visão do futuro. Do ponto de vista do universo gerar o futuro é uma atividade que tem prioridade e precede tudo em relação a gerar corpos com mesmo Dna. Se formos pela hierarquia abaixo do conceito de futuro existe o sexo/reprodução física e abaixo do conceito de sexo/reprodução física existe o hermafroditismo (que é uma das variações da função sexual). E por isso muitos dizem que… Read more »

Jota
Jota
19 setembro de 2011 12:20 am

Ei Acid, comenta ai pô…

Jota
Jota
19 setembro de 2011 12:18 am

Solius, quantas mulheres você conheceu que apitou alguma coisa na história? 1 pra cada cem mil homens?
“os conventos cristãos ofereciam às mulheres outra perspectiva além do casamento” com certeza, troca de carrasco era uma boa, ajudava a sair da rotina…

Lotus Eater
Lotus Eater
18 setembro de 2011 4:52 pm

Se você insisite em trazer a corda, se enforque sozinho.

Ike e os caçadores do assoalho perdido, do âmago da poeira cósmica
Ike e os caçadores do assoalho perdido, do âmago da poeira cósmica
18 setembro de 2011 4:24 pm

Lótus, EU:”Não ia me meter (ops!) nisso mas, vá lá:” TU: Se não quer se meter, não abra essa sarjeta na sua cara. Simples. O “não ia” significa que mudei de ideia. Posso mudar de ideia, ou isso tb vai contra a liberdade gay? Tá vendo como o “vai ti catar” não está sendo usado em vão?! ;¬) “Muito agradável discorrer sobre sua retórica adornada de “vai te catar”. Desculpas aceitas.[…]” Não sei se reparastes, mas a ‘polidez’ não é o meu forte. O que não significa que o meu conteúdo não seja, no mínimo, sincero (se tá errado, equivocado,… Read more »

Ike e os caçadores do assoalho perdido, do âmago da poeira cósmica
Ike e os caçadores do assoalho perdido, do âmago da poeira cósmica
18 setembro de 2011 3:15 pm

Test, interessante isso. Tem a ver com jogar pérolas aos porcos, acho eu. But: “Benítez no OCT (Cavalo de Tróia) menciona o conceito interessante de que o ser humano possui direito a ser sexualmente completo[…]” Um, digamos, hermafroditismo? Acho que se for por aí as minhocas estão anos-luz a nossa frente. Esse negócio de “direito” sem a contrapartida da obrigação é complicado. “Aos poucos as provas que faltam vão se encaixando no interior de cada pessoa e diferente do que se acredita existe uma classe de provas no universo que só podem ser mostradas uma única vez servindo apenas para… Read more »

Test Pilot Yui
Test Pilot Yui
18 setembro de 2011 3:01 am

Benítez no OCT (Cavalo de Tróia) menciona o conceito interessante de que o ser humano possui direito a ser sexualmente completo mas que no nosso mundo as pessoas só possuem condições de serem apenas parcialmente completas do ponto de vista sexual/físico, estando adormecido o lado que falta nelas (feminino nos homens e masculino nas mulheres). No futuro da alma, na vida após a vida (no além) haveria a devolução da completude perdida durante a vida no corpo. De modo que na vida futura espiritual o potencial criativo é mais poderoso por ter todos os recursos. A estabilidade da nova natureza… Read more »

Lotus Eater
Lotus Eater
18 setembro de 2011 2:24 am

“Não ia me meter (ops!) nisso mas, vá lá:” Se não quer se meter, não abra essa sarjeta na sua cara. Simples. Muito agradável discorrer sobre sua retórica adornada de “vai te catar”. Desculpas aceitas. “Não adianta me acusar daquilo que o movimento gay já está fazendo, seguindo à risca a agenda político-ideológica definida em resumo na PL122.” Quantas vezes foram agora? 5, 6? É, talvez essa seja a 7º vez que tenho que fazer a caridade de distinguir pra você “Movimento Gay” e “pessoas gays”. O Movimento Gay é um conceito apoiado por pessoas de ambos os sexos e… Read more »

Ike e os caçadores do assoalho perdido, do âmago da poeira cósmica
Ike e os caçadores do assoalho perdido, do âmago da poeira cósmica
18 setembro de 2011 12:14 am

Solius, “…E confrade Ike, se aceita uma sugestão” Amigo, da sua parte, nunca é demais. ;¬D Grato pelas dicas. E puxe minha orelha quando quiser por aqui. |¬D Do Guénon eu ainda nem cheguei perto (e do Mário, Leibnz, Agostinho… Meu Deus! Acho que me meti numa ‘Terra de Gigantes’ (Gulliver às avessas KKK). Podia ter ficado lá no meu quentinho, mas não, fui querer ver o que tem do outro lado do muro esquerdista… Agora aguenta). Mas tem valido muito à pena. Fraterno abraço pra ti tb, Grande. PS: Eu ia ti responder, Jota. Mas lembrei que não consigo… Read more »

Fellini
Fellini
21 setembro de 2011 2:12 am

“O Tao gera o um O um gera o dois O dois gera o três O três gera as dez-mil-coisas.” E o quatro gera o que? Gera os “Fab Four” que me ajudarão a ilustrar esse comentário, ora bolas. Telepatia? Hipnose? Sincronicidades? Magnetismo? MIND GAMES! We’re playing those mind games together Pushing the barriers, planting seeds Playing the mind guerrilla Projecting our images in space and in time Millions of mind guerrillas Putting their soul power to the karmic wheel Keep on playing those mind games forever http://www.youtube.com/watch?v=IhhJqJV_u6M [John é cool. Lennon é style. Quero um chapéu desses pra mim.]… Read more »

Fellini
Fellini
21 setembro de 2011 2:25 am

Pandimel:
O que vocês pensam sobre isso?

Resp:
Olá, Pandimel.
Bom, eu penso que eu estou pensando muito e deveria pensar menos sobre isso. Mas está dificil largar esse vicio.E… Caramba! Só agora notei que esse quadrado branco abre puxando pra direita o pequeno triangulo feito de bolinhas.

Isso já estava aí ou foi colocado agora?

Eu não acredito que estou a tantos anos escrevendo aqui e não havia notado isso antes.

Abraço

Lucas Oliveira
Lucas Oliveira
19 maio de 2016 2:30 am

Top Krishna Bhajan By Art of living Bhajans – Achutam Keshavam – Jai Jai Radha Ramana ( Full Song )

youtube.com/watch?v=LJCXrFKGKF8

Lord Martin
Lord Martin
2 novembro de 2011 11:40 pm

E os bissexuais? onde entram nessa historia?

outra coisa. essa historia de um ser o homem da relacao e o outro a mulher da relacao, só funciona para os heteros. para a maioria dos homossexuais, os dois funcionam com dois homens na relacao, ou duas mulheres. há dois elementos femininos e dois masculinos.

na natureza existem mais formas de reprodução do que a machoxfemea, sao as assexuadas. elas vivem muito bem, obrigado e não tem essa divisão. são simples e funcionais também…

Ike, e os caçadores de zumbis brincalhões, do âmago do parquinho revolucionário
Ike, e os caçadores de zumbis brincalhões, do âmago do parquinho revolucionário
10 outubro de 2011 10:42 pm

É uma “pata” ideia, billy. Mas confesso que a farra carnavalesca já não me comove tanto.

E ‘bate-bola’, pra quem viveu boa parte da infância no subúrbio carioca, é praticamente um uniforme pra época do balacobaco-telecoteco-ziriguidum. Mas o calor que faz essa fantasia apavorante ninguém merece.

abs ‘chorando no cavaco’.

billy shears
billy shears
9 outubro de 2011 12:16 am

Ike: “quase todo ano eu saía no bloco das piranhas aqui de Araruama”

Araruama? Passei parte de minha infância aí e muitos carnavais também, mas a minha fantasia era de bate-bola – nada contra se vestir de mulher 😀
Fica aí a sugestão pro próximo carnaval de Araruama: Freira Ninja (Hábito de freira, faixa preta e nunchaku) hehehe

Ike, e os caçadores de zumbis brincalhões, do âmago do parquinho revolucionário
Ike, e os caçadores de zumbis brincalhões, do âmago do parquinho revolucionário
8 outubro de 2011 9:43 pm

Concentração… Mentalizando… Tentando me comunicar com o nada felliniano: “Incriticável, só na sua cachola.” Na minha?? Se só eu que ponho o dedo (ops!) na ferida?! O assunto para o movimento gay, Mídia, classe artística, classe acadêmica, Universidades, até a turma da psicanálise (juntamente com algumas denominações ditas religiosas), parece que tá bem resolvido: “homofobia” é crime (gravíssimo), precisa de punição (severa), e ai de quem levantar uma voz discordante à respeito da impecável e incriticável conduta. == “Experimente sair de tanguinha de crochê, tire fotos e coloque aqui para ver o que te acontece.” KKK… Isso aí eu já… Read more »

Renato Pernambucano
Renato Pernambucano
28 setembro de 2011 1:28 pm

Seguir o curso natural das coisas e preservar a virtude, pois, ela é matéria e a coisa mais preciosa que podemos obter imersos na ilusão.

Tratar com leveza a fama e os benefícios materiais…

Acho bem mais sábio do que lutar contra algo que não se pode lutar e que sempre será inevitável, o famigerado Destino.

Fellini
Fellini
27 setembro de 2011 4:40 pm

De novo a bundinha depilada, Ike? Se eu imaginasse que essa imagem iria ficar gravada dessa forma imagética em sua imaginação dentro do seu mind game, não teria lhe convidado para as filmagens. Um ator tem que saber desincorporar o personagem (e pelo visto esse não é o seu caso), pois do contrário fica esquizofrênico ou na pior das hipóteses pode sair de tanguinha de crochê desfilando de bundinha depilada por Copacabana. =============================== Ike: conduta impecável e incriticável de ser gay, Resp: Incriticável, só na sua cachola. Experimente sair de tanguinha de crochê, tire fotos e coloque aqui para ver… Read more »

Ike e os caçadores das artes céticas perdidas, do âmago da estéticagay
Ike e os caçadores das artes céticas perdidas, do âmago da estéticagay
26 setembro de 2011 10:42 pm

Já em atraso: “[…]partirei para a parte gay do post que na verdade não domino,[…]” Entusiasmo e humildade… Belas virtudes prum principiante. |¬) …Que não é o teu caso, já que só um expert no assunto poderia definir apenas num único coment se a bunda do sujeito deve ou não ser depilada para fins cinematográficos da mais alta dramaticidade, né Fellini!? Isso que eu chamo de um ‘senso estético firme e nada apelativo’ (quer dizer, depilativo). |¬) PS1: Essa eu não esperava. Até um ‘cético-místico-hedonista-conservador’ entrou no exército de blancaleone pra defender o inédito direito concedido pelo “Estado benfeitor” de… Read more »

Renato Pernambucano
Renato Pernambucano
24 setembro de 2011 10:05 am

A teoria da escola Tao é que o corpo humano é um pequeno universo, portanto, inatamente, ele tem Yin e Yang e pode equilibrar os dois através do cultivo. Os conceitos de acunputura divulgados hoje também são muito limitados, apesar de que, toda a polaridade citada existe, como homem esquerda, mulher direita; parte de cima do corpo Yang e parte de baixo Yin e etc… Mas isso é só mais um exemplo de que temos, mutua e inatamente, o qi Yin e Yang. Nas coisas presentes em nossa dimensão, o conceito da mútua geração e mútua inibição manifesta-se de forma… Read more »

Renato Pernambucano
Renato Pernambucano
23 setembro de 2011 10:16 am

O nome certo é taiji… Esses princípios são coisas de muito baixo nível e estão totalmente limitados ao conhecimento da ciência moderna, que no final, ainda é muito precária e atrasada. No Tantrismo, quando cultiva-se para níveis elevados há o cultivo dual de homem e mulher, contudo, a escola Tao define bem que o corpo humano é um pequeno universo e que existe inatamente tanto o Yin quanto o Yang em todos nós; portanto, não há necessidade de de buscar essa troca para entrar no equilíbrio, mesmo porque, o Taiji é uma manifestação de baixo nível do universo, principalmente nas… Read more »

Pandumiel
Pandumiel
22 setembro de 2011 2:23 am

Muito interessante, não conhecia essa lenda, obrigado por compartilhar! `^^´

Anônimo
Anônimo
21 setembro de 2011 3:51 pm

Esse post me lembrou uma lenda de Odùdúwà (orixá da criação; criador da Terra; masculino ou feminino dependendo da região em que é cultuado) e Obàtálá (também orixá da criação; literalmente o Rei do Pano Branco; criador do homem; no Brasil quase sempre considerado masculino, em Cuba considerado feminino). Diz a lenda que no princípio, não havia separação entre o Céu e a Terra, Obàtálá e Odùdúwà viviam juntos dentro de uma cabaça. Obàtálá em cima e Odùdúwà embaixo. Eles tinham sete anéis que pertenciam aos dois. À noite eles colocavam seus anéis. Aquele que dormia por cima sempre colocava… Read more »

Fellini
Fellini
21 setembro de 2011 4:29 am

E encerrando meu comentário nesse post e que me garantirá minha cesta básica como comentarista, que alias está atrasada talvez devido à greve nos correios, partirei para a parte gay do post que na verdade não domino, sendo um assunto que o comentarista Ike, pelo numero de comentários sobre as artes homossexuais, com certeza é um entendido. Então, como diretor de cinema, resta-me deixar a dica de um bom filme com essa temática. Deixo dois trechos desse filme que assisti recentemente e recomendo: http://www.youtube.com/watch?v=7i4skKRMvJQ http://www.youtube.com/watch?v=K6sID6BNK84&NR=1 [católicos, não cliquem] C.R.A.Z.Y. é a inicial dos cinco filhos da família Beaulieu: Christian, Raymond,… Read more »

Ike e os caçadores do assoalho perdido, do âmago da poeira cósmica
Ike e os caçadores do assoalho perdido, do âmago da poeira cósmica
17 setembro de 2011 11:50 pm

Não ia me meter (ops!) nisso mas, vá lá: “Ah Ike, tô dizendo que tu tem uma agenda =P” Lótus, desculpa mas, vai ti catar. Não adianta me acusar daquilo que o movimento gay já está fazendo, seguindo à risca a agenda político-ideológica definida em resumo na PL122. Mas pra vc é só uma questão de “bipolaridade opinativa”, de duas faces da mesma moeda, né?! Fazê o que?! Tu passa boa parte dos teus coments fingindo que não sabe daquilo que sabe e que sabe daquilo que desconhece, relativizando seu discurso e tornando-o insípido e confuso (às vezes de forma… Read more »

Garotão Charmoso Indigo
Garotão Charmoso Indigo
17 setembro de 2011 3:32 am

Homem heterossexual com predominância de energia feminina vai atrair e ser atraído por mulher heterossexual com predominância de energia masculina.

Vide: Way of Superior Man by David Deida

Anônimo
Anônimo
14 setembro de 2011 5:10 pm

Levando-se em conta que assuntos relativos a sexualidade, por muito tempo, eram até proibidos ou mantidos nas sombras, e a ignorância sobre a questão (que por si conduz ao preconceito) tornou-se uma “crença” tratada como “verdade”, penso ser útil, para o tema, algumas informações mais atuais e desmistificadoras sob a ótica científica. A natureza é mais complexa e inteligente que nossas vaidades ou interesses particulares. Não são poucos os casos comprovados de relações homossexuais entre os animais. A ciência já registrou casos de relacionamentos gays entre macacos, cisnes, albatrozes, golfinhos (entre outros peixes), bovinos comuns, cães, bisões americanos, e até… Read more »

Dilmão
Dilmão
14 setembro de 2011 3:39 pm

“”Apenas porque não sairá em algum momento um pedaço de carne vivo de dentro de um deles não quer dizer que aquela relação não produza VIDA””..não esperava ler um reducionismo desse tipo nesse site. Outra coisa, Chico Xavier era reconhecidamente homossexual. E mais, qual é a garantia da qualidade de passes mediúnicos ou psicografias, enfim. Quem é exatamente que está se manifestando (e o porquê) nesse momento. Achar que tudo que disse o médium A ou B, é puro messianismo.

o.que.nada.sabe
o.que.nada.sabe
14 setembro de 2011 3:26 pm

Acid, não entendi muito bem essa diferenciação entre Eu e Ego, pelo que sei, que é através da interpretação junguiana do termo, são apenas duas formas diferentes de escrever mesma coisa (ego é “eu” em latin), e o que caracteriza o contraste entre esses pólos em nossa psique são outros dois arquétipos: anima e animus.
__________________________________

Oi Lotus

>>> Aplicar gêneros a conceitos abstratos como Ego e Eu já não seria uma projeção do gênero físico?<<< Mais ou menos é isso ai sim, porém, até o gêneros físico, em um nível mais profundo também são projeções, afinal é dessa forma que construímos nossa percepção da realidade. Pelo viés junguiano, os arquétipos são a base sobre qual nossa percepção é construída. Porém o arquétipo em si (ou arquétipo psicóide) não pode ser conceitualizado dentro quaisquer categorias por ser anterior a elas, por estar além da divisão entre psique e matéria. Assim eles se manifestam através das estruturas arquetípicas, que são resultado da interação entre a consciência e o arquétipo em si, e estas estruturas, até onde se sabe, se manifestam inicialmente sob o ponto vista material na forma de esquemas corporais. Esses esquemas corporais, incluindo ai o gênero físico, estão na base da nossa cognição: inicialmente ligados à experiência corporal concreta, eles são depois transferidos para domínios cada vez mais abstratos, por meio de um deslocamento metafórico, e acabam se transformando em conceitos, que usamos para estruturar todas as nossas experiências e percepções. __________________________________ Abraços

Diego
Diego
14 setembro de 2011 1:13 pm

Acid, adorei o post. O Caibalion é fantástico! Ótima perspectiva sua sobre a união homossexual.

Seria interessante ver uma análise espiritual sobre o filme “A Árvore da Vida”. O que acha?

Abraço fraterno,

Pers
Pers
14 setembro de 2011 12:48 pm

Há uma história assim, de que devemos exercer os dois pólos para sermos completos. De modo que o mais machão dos homens haverá de ser uma mulherzinha feminina um dia, e o problema é como ele vai lidar com isso. Ou, de outro lado, a mocinha mais delicada haverá de exercitar a força e a virilidade, algum dia.

Talvez seja tudo uma questão de flexibilidade. Mas como o Chico disse também, o nosso aprendizado acerca de tudo o que envolve a sexualidade é longo, e permanece mesmo em estágios mais avançados de existência.

Martyn
Martyn
14 setembro de 2011 12:29 pm

— Já falei que ser um homem natural ou uma mulher natural
é questão do posicionamento do ponto de aglutinação — disse Dom
Juan. — Por natural quero dizer alguém que nasceu homem ou
mulher. Para quem vê, a parte mais brilhante do ponto de
aglutinação, no caso das mulheres, é virada para fora, e para dentro
no caso dos homens. O ponto de aglutinação do inquilino era
originalmente virado para dentro, mas ele mudou-o, girando-o e
fazendo sua energia em forma de ovo parecer uma concha que se
enrolou.

http://pistasdocaminho.blogspot.com/2009/04/sobre-o-intento.html

ainda to lendo…

Lotus Eater
Lotus Eater
14 setembro de 2011 12:12 pm

Aplicar gêneros a conceitos abstratos como Ego e Eu já não seria uma projeção do gênero físico? É muito comum em várias filosofias determinar certos aspectos abstratos sob os dois extremos da polaridade sexual física, com o pólo masculino sendo no geral uma energia ativa e consciente e o pólo feminino uma energia passiva e inconsciente (sol e lua, dia e noite, ação e pensamento, extroversão e introversão…). Imagino se isso não seria mais uma casualidade de nossos conceitos acerca do que constitui o masculino e feminino do que uma causalidade em si. Noções de gênero são tão ou mais… Read more »

Mcnaught
Mcnaught
14 setembro de 2011 10:00 am

Sr. SDM a natureza não colocou uma trava para tal controle de vida e nem teria como, pois ela necessita de vida. Pra ela quanto mais melhor. Quanto mais procriação, mais vidas e mais mortes. É um cliclo extremamente necessário para o planeta. Observe isso na cadeia alimentar e em todas as formas de vida que a natureza criou. Todas essas formas de vidas precisam se alimentar, viver, procriar e morrer. Só assim o planeta sobrevive. Sendo assim, quanto mais humanos, mais alimento para determinados grupos que existem em nosso habitat. Num é que a natureza não se importe, esse… Read more »

Martius
Martius
14 setembro de 2011 9:41 am

Olá Acid, há muito acompanho os posts publicados no SDM, mas somente hoje resolvi me manifestar. Hádron, eu concordo com você em tudo. Quanto ao explanado pelo Jota, acrescento que o Chico falava de outras formas adotadas pelo amor para se manifestar, como o amor philia (amor amizade) e o mais sublime, o amor Ágape (o incondicional e a tudo abrangente) que é a essência de Deus, conforme São João. Chico falava que, em nossa trajetória, devemos nos esforçar para atingir essas outras formas de amor mais sublimadas. O amor eros refere-se àquele vivenciado por casais. E aí entram meus… Read more »

Hádron
Hádron
14 setembro de 2011 4:37 am

Na verdade acho que ocorre um contradição no texto: quando se estabelece uma validade hermética à união homoafetiva contraria-se ao comentário de Carl Jung. “Mentalmente, moralmente, fisicamente – de todas estas maneiras a natureza criou uma diferença extrema…” Essa diferença extrema e necessária para criar a tensão fecunda, acabam não ocorrendo integralmente numa relação homosexual, sendo incapazes do ponto de vista de geração de vida. Em minha opinião não invalida a união homoafetiva, mas permite ver sua limitação. Como foi dito, não impede de produzir vida, no que tange a formação de um cidadão, de uma mente produtiva, de um… Read more »

Jota
Jota
13 setembro de 2011 11:39 pm

Muito bom, principalmente o final e como visualizar as relações homossexuais… mais ou menos isso já havia sido dito por Chico Xavier em 1971 na TV Tupi…
Quando nossos egos e nosso orgulho estiverem mais controlados, adotaremos mais crianças orfãs e daremos mais valor ao amor que surge das relações humanitárias, não só aqueles vinculados a um grau de parentesco sanguíneo, quem sabe teremos menos crianças abandonadas à própria sorte.

Martyn
Martyn
13 setembro de 2011 10:37 pm

[..]]O homem e a mulher representam a energia positiva e negativa. Em um nível mental eles representam tempo e espaço. Ordinariamente, estas duas forças permanecem em pólos opostos.[..]

http://pistasdocaminho.blogspot.com/2011/08/livro-kundalini-tantra.html

to lendo…

Gustavo
Gustavo
14 setembro de 2011 11:18 pm

Olá Acid, eu gostaria de acrescentar o seguinte, sobre a união homossexual: Pelo que tenho visto, em alguns casos a polaridade feminino/masculino de fato se manifesta claramente entre os elementos A e B da relação. Mas em muitos casos, a coisa é um pouco mais complexa: tanto A quanto B tem qualidades masculinas e femininas, que interagem o tempo todo. Uma dinâmica mais facetada e menos simples de se compreender. E isso se dá também, ao meu ver, nas relações hétero. Além disso, creio que nem sempre o gênero físico corresponda à energia predominante. Uma mulher objetiva, dinâmica e até… Read more »

Fiat Lux
Fiat Lux
15 setembro de 2011 9:32 am

Seria possível, psicologicamente falando, um homem gay passivo formar casal com uma lésbica ativa e terem filhos naturais?

Solius
Solius
16 setembro de 2011 10:39 pm

…E confrade Ike, se aceita uma sugestão, esqueça o Caibalion. Foi escrito por uns pseudo-esotéricos confusos (leia ‘O Teosofismo’ do Guénon) há algo em torno de um século. O que há de aproveitável do Hermetismo se encontra no ‘Corpus Hermeticum’ (e uma pequena parte do que está ali deve ser filtrada pela análise de Santo Agostinho em ‘A Cidade de Deus’). 🙂

Fraterno abraço!

=======================

Jota,

“tentações que corrompiam os homens ou mais e porque não, ignoradas na história (não se costumava contar as criaturas do sexo feminino”

Leia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mulheres_na_Idade_M%C3%A9dia

Jota
Jota
16 setembro de 2011 3:34 pm

“Ouso dizer que todo esse caos social, onde a violência gratuita contra a vida da mulher (e das crianças) impera, vem disso, dessa confusão nos papéis sociais”. Também tenho muitas saudades do tempo em que vilas eram tomadas e as mulheres estupradas e mortas, as crianças vendidas como escravas, algumas delas quando tentavam abrir a boca foram queimadas vivas ou demonisadas pela santa igreja como criaturas portadoras das tentações que corrompiam os homens ou mais e porque não, ignoradas na história (não se costumava contar as criaturas do sexo feminino quando se mencianava quantos irmãos uma determinada pessoa tinha) vamos… Read more »

Dr. Hoffman
Dr. Hoffman
16 setembro de 2011 2:09 pm

Aguardei por muito tempo esta terceira parte e vou aguardar as proximas, muito bom ouvir opnioes diversas sobre esses principios, otimo post, valeu acid.

Mcnaught
Mcnaught
16 setembro de 2011 10:03 am

Oi Fiat Lux. O amigo Google diz o seguinte rs: A Cássia Eller antes de se descobrir homossexual teve um filho com seu namorado o baixista Tavinho Fialho. O pai do menino morreu num acidente automobilistico. A guarda do garoto que esta agora com 16 anos foi inédita em nosso país, pois ele esta com a ex companheira da Cássia. O avô do Chicão que é militar deus uns chiliques na época, mas aceitou depois. Quanto ao Renato Russo é bem capaz que ele etaria vivendo aquela fase de vida: Sexo, drogas e rock and roll. Não sei ao certo.… Read more »

Fiat Lux
Fiat Lux
16 setembro de 2011 7:54 am

Mcnaught,

Mas o pai do filho da Cassia Eller era gay?

Um homem gay não se relaciona com mulheres, mas e se for uma mulher masculinizada, daquelas que querem ser homens, entende?
Neste caso, não deixa de ser um casal hetero, mas com as energias invertidas, embora ainda assim opostas!!! Meio doido mesmo…

Abçs

Lotus Eater
Lotus Eater
15 setembro de 2011 10:12 pm

Oi o.que.nada.sabe =) “Mais ou menos é isso ai sim, porém, até o gêneros físico, em um nível mais profundo também são projeções, afinal é dessa forma que construímos nossa percepção da realidade.” Bom, o gênero físico em si não, afinal, as coisas lá embaixo são como são haha. Mas o conceito do gênero, realmente. E é exatamente pela natureza de construto sociocultural dos conceitos de gênero que não sou muito chegada nessas ligações dos tais com conceitos que não são, ou não precisam ser, ligados a gênero, como o Ego. Por que a introversão é dita ser uma energia… Read more »

Lotus Eater
Lotus Eater
15 setembro de 2011 9:55 pm

Ah Ike, tô dizendo que tu tem uma agenda =P “Que outras pessoas? Que eu saiba não existe esse “impedimento” em nossa sociedade” A Convenção Nacional dos Bispos do Brasil não curtiu o julgamento do STF acerca do casamento gay, e não foram os únicos pedindo que a população pressionasse seus deputados a irem contra a resolução. O impedimento não existe mais RECENTEMENTE. Agora que tá na lei é bonitinho dizer que não se importa com quem casa com quem =P E nem vou tocar no assunto do quão patética é a situação de um Estado dito secular onde a… Read more »

Ike e os caçadores do assoalho perdido, do âmago da poeira cósmica
Ike e os caçadores do assoalho perdido, do âmago da poeira cósmica
15 setembro de 2011 9:10 pm

Pois é billy, Mas desconfio que essa revista trocou o todo pela parte que lhe interessava (já que o ator-diretor americano é conhecido por suas opiniões conservadoras e [ARGH!] reacionárias no meio ‘oba-oba’ da classe artística [hegemonicamente democrata, isto é, de esquerda]). Tem um comentário dele tb sobre o Michel Moore bem contundente, e que imagino, serve tb pra qualquer pessoa ou grupo social que tiver a pretensão de coagir sua liberdade de falar o que bem quiser. |¬) Mas tô com o seu Clint tb e não abro. (PS NERD: ele seria o Bruce Wayne perfeito numa adaptação do… Read more »

billy shears
billy shears
15 setembro de 2011 8:13 pm

O cara sabe das coisas; assino embaixo: O Globo Clint Eastwood: ‘Não estou nem aí para quem quer se casar com quem’ RIO – Não é de esperar que ele participe de uma Parada Gay, mas Clint Eastwood saiu em defesa do casamento entre pessoas do mesmo sexo durante uma entrevista na edição de outubro da revista GQ. O assunto surgiu quando o ator e diretor falava sobre seu novo filme, “J. Edgar”, uma cinebiografia de J. Edgar Hoover, diretor do FBI por 48 anos. Hoover é considerado o responsável por transformar o FBI numa força policial eficiente e desde… Read more »

Ike e os caçadores do assoalho perdido, do âmago da poeira cósmica
Ike e os caçadores do assoalho perdido, do âmago da poeira cósmica
15 setembro de 2011 7:23 pm

Tô começando a ler com mais calma sobre os princípios herméticos. Interessante, Acid. Mas, só pra não esfriar a relação: “[…]Então, pra que outras pessoas se prestam a tentar impedir essa união?[…]” Que outras pessoas? Que eu saiba não existe esse “impedimento” em nossa sociedade. E a ‘carapuça homofóbica’ só tem se prestado a calar a boca de quem não está perseguindo ninguém (ou- na melhor das hipóteses- de justificar uma criminalização geral pra punir meia dúzia de skinheads e de alguns amantes gays que não sabem lidar com suas emoções materializadas na forma de um chifre). Ou então criticar… Read more »

Gustavo
Gustavo
15 setembro de 2011 4:43 pm

Kiabo Azul, é tipo isso, só que me servi do eufemismo, kkkk!

Mcnaught
Mcnaught
15 setembro de 2011 1:17 pm

Fiat Lux

Temos os seguintes exemplos: Renato Russo teve um filho. Cássia Eller também teve um filho. Faltou o Cazuza né. Será que derepente não rolou algo parecido com a sua dúvida?

E como será que andam essas crianças/adolescentes hoje em dia? O que será que passa na cabeça deles?

Fora isso sua dúvida ae é para dar um nó mesmo hehe. Eu vou fugir de tentar uma resposta porque é complicado isso ae.

[]´s

kiabo azul
kiabo azul
15 setembro de 2011 10:44 am

Ao invés de “Uma mulher objetiva, dinâmica e até dominadora casada com um homem sensível, introspectivo e flexível: algo que acontece com frequência.” eu acho mais correto, uma mulher mandona e um cara bunda mole(que deixa os outros montarem em cima) rsrs isso sim eu vejo toda hora.

Luiza
Luiza
15 setembro de 2011 9:44 am

O Principio de Genero Eros e Psique Conta a lenda que dormia Uma Princesa encantada A quem só despertaria Um Infante, que viria De além do muro da estrada. Ele tinha que, tentado, Vencer o mal e o bem, Antes que, já libertado, Deixasse o caminho errado Por o que à Princesa vem. A Princesa Adormecida, Se espera, dormindo espera, Sonha em morte a sua vida, E orna-lhe a fronte esquecida, Verde, uma grinalda de hera. Longe o Infante, esforçado, Sem saber que intuito tem, Rompe o caminho fadado, Ele dela é ignorado, Ela para ele é ninguém. Mas cada… Read more »

Boat
Boat
5 fevereiro de 2012 12:47 am

Gostaria de saber quantos de vocês são homos para estarem discutindo esse assunto que transcende o limite entre biologia X princípios.
Gostaria também de parabenizar todos que usam a palavra homossexualismo, sendo que esta foi descontinuada pela OMS na década de 70.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.