NÍVEIS DE SINCRONICIDADE

Sincronicidade, um termo cunhado pelo psiquiatra suíço Carl Jung no século XVIII. Psicólogo, astrólogo, taoísta, etc. Jung tinha uma teoria de que tudo no universo estava interligado por um tipo de vibração, e que duas dimensões (física e não-física) estavam em algum tipo de sincronia, que faziam certos eventos isolados se repetirem em perspectivas diferentes…

Em pesquisas pela internet, achei um cientista que também observava estes fenômenos. Ele criou um sistema de níveis para classificar as coincidências, por exemplo:
Coincidências de nível 1 eram aquelas com menos situações particulares interligadas (duas pessoas com camisas pretas listradas se cruzam).
Agora, coincidências de nível 3 eram aquelas com mais situações (duas pessoas com camisas pretas listradas, chapéus pretos, guarda-chuvas marrons, calças bege e sapatos brancos, ainda por cima se chamam João e estão na fila comprando as mesmas coisas).

Retirei o texto acima de um estudo do comentarista KlaSH, que “coleciona” sincronicidades. Essas “coincidências” de nível 1 acontecem com certa frequência. Quem já não começou a cantarolar uma música e logo depois ela toca na rádio, ou no CD que estava no modo aleatório? Mas há 2 meses aconteceu uma (que considero de nível 3) que vou relatar agora:

Fui dar carona a um amigo. Assim que entramos no carro, ele fez uma piadinha com o fato de eu gostar de música de videogame, dizendo: “coloca aí a música do estágio 3 de Streets of Rage”. Só que fazia quase 1 ano que eu não escutava músicas de Yuzo Koshiro (o compositor de Streets of Rage) no carro, e justamente nessa semana eu havia gravado algumas pra matar a saudade (1 pasta com umas 40 músicas dele, de vários jogos, no meio de um CD com outras pastas, somando umas 200 músicas em MP3). Eu sorri e liguei o som, pois já ia dizer pra ele que isso era uma coincidência – pois eu estava ouvindo justamente músicas desse compositor – quando o tocador escolhe aleatoriamente uma música da pasta e é justamente o estágio 3 de Streets of Rage!

Referência:
Carl Jung Reloaded;
Sincronicidade e sonhos;
Sincronicidade: A construção do conceito

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
7 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.