NOSSO LAR (O Filme)

NOSSO LAR (O Filme)

Dia 3 de setembro estréia o primeiro blockbuster espírita brasileiro: Nosso Lar. Baseado no livro mais famoso psicografado por Chico Xavier, traz a história de André Luiz, médico que desencarnou por suicídio involuntário (muita bebida) e foi parar no umbral (um espaço intermediário entre o que chamamos de céu e inferno). Ele primeiramente chegou no que poderíamos chamar de “vale dos suicidas”, um inferninho sem direito a música ou diversão. Depois foi para a cidade espiritual de Nosso Lar (ainda localizada no umbral, geograficamente “em cima” do Rio de Janeiro), onde tudo é novo e, ao mesmo tempo, não muito diferente de nossa vida aqui na Terra. O livro traz uma história fascinante, e acabou se tornando leitura obrigatória e introdutória pra quem está querendo saber mais sobre a doutrina espírita.

Inspirados pelo sucesso dos filmes Bezerra de Menezes (produção artesanal, que impressionou nas bilheterias) e Chico Xavier (produção global, que virou recorde de público), resolveu-se fazer uma produção ambiciosa para os padrões do cinema brasileiro, tanto que o filme foi terminado (efeitos visuais e pós-produção) no Canadá, além de contar com a direção de fotografia de Ueli Steiger (O dia depois de amanhã, 10.000 A.C.) e a trilha sonora de Philip Glass (O Show de Truman, Kundun). Isso porque, se der certo no Brasil, a Fox vai espalhar esse filme pro mundo todo, em busca de um filão romântico/espiritualista (que foi explorado primeiramente com Amor Além da Vida e que provavelmente não deu o dinheiro que eles esperavam). Nosso Lar é a grande aposta da Fox, e o público espírita ou simpatizante deve corresponder a esta expectativa se quiser ver os outros livros de Chico Xavier serem transpostos para as telonas (e eu adoraria ver o livro Libertação virar filme). Para a Fox, que distribui o filme, o que interessa é a BILHETERIA DA PRIMEIRA SEMANA. É assim que eles negociam com os cinemas quanto tempo um filme vai ficar em cartaz, em quantas salas, etc. Então se você é espírita e entusiasta da causa, lote os cinemas nesse final de semana, leve sua avó, seu cachorro… Não deixe pra ver o piratão pois senão não vai ter mais filme espírita pelos próximos 10 anos. Agora, se o filme for ruim, aí não tem o que fazer, né? Mas o trailer parece ser legal:

Muita gente vai achar semelhanças visuais e narrativas com as novela A viagem e Escrito nas estrelas, mas a inspiração pra essas novelas foi que veio do livro. Nosso Lar foi pioneiro em nos apresentar uma cidade espiritual, algo que não fazíamos idéia de que existia (e Chico Xavier foi muito criticado por isso pelos próprios espíritas, que o consideraram na época obsediado ou embusteiro), com um sistema de organização praticamente igual ao da Terra, com governantes, ministérios, “bairros” e ruas.

É interessante notar que o formato da cidade, tanto no livro como no filme, é o de uma estrela de seis pontas (Escudo de David), que é um símbolo de proteção contra o mal. Interessante porque a cidade fica localizada no umbral, em “terreno inimigo”, e por isso mesmo sofre ataques dos espíritos trevosos (daí as muralhas e outras proteções magnéticas).

Nosso Lar
A cidade de Nosso Lar é protegida por um canhão de fótons Protoss (ao centro)

O livro trouxe também luz sobre como os espíritos se alimentam, os vários planos de existência, e um conceito radicalmente novo: a projeção astral de um espírito pra um plano superior, após ele dormir no seu plano de origem. Com o tempo, o próprio personagem principal, André Luiz, foi nos trazendo nos livros subsequentes, também psicografados por Chico Xavier, mais informações sobre a “fisiologia espiritual” – por assim dizer – e sua relação com o corpo terrestre.

No filme eles retratam o hospital de Nosso Lar como uma sala onde as pessoas trazidas do lado ruim do umbral são tratadas com LUZ verde. É interessante constatar que na cromoterapia a cor verde é usada como desinfetante e cicatrizante, justo o que eles necessitam. Esse cenário foi palco de uma história de bastidores interessante, que é contada nas notas de produção do Facebook oficial do filme:

CENÁRIO OU REALIDADE?

Um caso interessante que envolveu a produção do filme diz respeito ao cenário do Hospital do Ministério da Regeneração. Escolhido para ser produzido no foyer de um prédio que, entre outras coisas, permitia livre movimentação de pessoas, penetração de luz natural necessária, além de apresentar o aspecto fluídico em sua arquitetura (em sintonia com a parte exterior), o cenário foi um dos primeiros a ser montado e usado. Terminadas as cenas, desmontadas as macas, os painéis e todos os adereços, descobrimos que, por problemas técnicos, precisaríamos refilmar todas as cenas. “Sem problemas”, disse prontamente a diretora de arte Lia Renha. Rapidamente, ela e o cenógrafo Marcus Ranzani produziram o mesmo cenário nos estúdios aonde o filme estava sendo rodado – zona oeste do Rio de Janeiro.

nossolar hospital1

Logo, pilastras, paredes e macas estavam prontas. Porém, com o ritmo das filmagens indo bem, a produção não conseguia voltar àquela locação. Os dias foram passando, as semanas. Para a direção, aquele já estava virando um “assunto de ordem imediata”, porque a cena ia sendo postergada a cada semana de filmagens cumpridas.

Até que finalmente rolou. Dois dias inteiros e as cenas protagonizadas por Renato Prieto, Clemente Viscaíno, Fernando Alves Pinto e a participação de Aramis Trindade ficaram prontas. Logo, o diretor Wagner de Assis comemorou. “Finalmente terminamos essa locação!”

Mas foi o único. Ao ver a reação fria da equipe, descobriu-se o mistério que estranhamente mantinha aquele cenário pronto ao longo de tantos dias.

Segundo os integrantes da produção, ali estava um “local para todo mundo se revigorar”. Explicaram que durante todas as semanas em que o cenário ficou pronto (e não utilizado) os profissionais que estavam buscando algum tipo de “descanso”, de “renovação de energias”, começaram a deitar nas macas cenográficas buscando algum alívio. E, eis o mistério, começaram a perceber sinais positivos e melhorar!

nossolar hospital2

Logo, um que passava mal deitou lá e melhorou. Outro que estava com dores nas costas também fugiu para o “hospital” e… melhorou. Teve quem estivesse com problemas “em casa” e foi deitar lá para “espairecer”. Dores de cabeça sumiram. Preguiça. Cisco no olho. Siesta. Descobriu-se, então, que o cenário estava servindo à produção muito além de suas funções artísticas, mas sim como um verdadeiro “repositório de forças” para todos os que lá estiveram. Para muitos, fato normal em função do tema do filme. Mas há quem diga que tudo não passava “de imaginação das pessoas”.

bandeira da espanha Ler em espanhol (por Teresa)

Referência:
Página oficial do filme;
Nosso Lar na Wikipedia

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
366 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Lucas
Lucas
26 abril de 2023 1:39 am

‘Nosso Lar 2’ chega ao cinema 13 anos após filme espírita hit; veja teaser

https://www.uol.com.br/splash/noticias/2023/04/24/nosso-lar-2-veja-primeiro-teaser.htm

...
...
1 setembro de 2022 1:31 pm

História de Dr. Fritz com curas espirituais chega aos cinemas hoje

https://www.campograndenews.com.br/lado-b/diversao/historia-de-dr-fritz-com-curas-espirituais-chega-aos-cinemas-hoje

PREDESTINADO – ARIGÓ E O ESPÍRITO DE DR. FRITZ

https://www.adorocinema.com/filmes/filme-262669/

Lucas
Lucas
19 maio de 2022 3:37 pm

“Nosso Lar 2”: após 12 anos, sequência baseada em livro de Chico Xavier está finalizando filmagens

https://olhardigital.com.br/2022/05/19/cinema-e-streaming/nosso-lar-2-apos-12-anos-sequencia-baseada-em-livro-de-chico-xavier-esta-finalizando-filmagens/

Luz
Luz
19 novembro de 2019 5:50 pm

Importante salientar que, de forma alguma, o filme quer obrigar alguém a seguir a doutrina espírita. Porém é necessário que cada pessoa faça a sua própria interiorização, seja da religião ou crença que for. Em momento algum foi dito que fora do espiritismo não há salvação. Sou espírita e respeito a fé de cada um, apenas para que fique claro, o espiritismo fala de Jesus, amor e caridade, tendo Jesus como o exemplo a ser seguido, tal o grau de evolução que ele têm. Faço um questionamento aos mais exaltados, expliquem o porquê da igreja católica ter omitido a vida… Read more »

E mais outro neutrinozinho
E mais outro neutrinozinho
28 setembro de 2010 6:08 pm

Anônimo 1,

O protestantismo também tem as suas versões, como o anglicanismo, como o catarismo as tinha, os arianos, etc. Mas só uma corrente reconhece a primazia de Pedro e mantém a sucessão apostólica, construiu a civilização, etc., mantendo assim a Tradição.

Ike, do âmago do vulcão.
Ike, do âmago do vulcão.
29 setembro de 2010 10:47 pm

Como é gratificante ler esses últimos comentários depois da baixaria pseudo política do outro post. Quando eu digo- e quase ninguém aqui do mundo “real” acredita- que ecziste vida inteligente na internet… Valeu pela “falta de conforto” que esses coments vêm causando em mim. ;¬) E, sem querer puxar o saco de ninguém por aqui: “Não há como dialogar com o Neutrino.” É claro que não; Não digo nem ‘dialogar'(O q/ é perfeitamente possível), mas ‘debater’ é um tanto complicado mesmo. |¬) Eu só consigo baixar as orelhas e ouví-lo. E, quem sabe com essa minha atitude, eu consiga aprender… Read more »

Ike, do âmago do vulcão.
Ike, do âmago do vulcão.
29 setembro de 2010 11:56 pm

Sobre o que o Fernando disse: “[…]Tudo não passa de homens confiando apenas em homens, espíritos de humanos desencarnados confiando em outros desencarnados; e assim vão, de reencarnação em reencarnação…” Tenho que concordar com isso. “MALDITO O HOMEM QUE CONFIA NO HOMEM” E a Bíblia me parece muito clara com relação a INVOCAR espíritos para aconselhar os vivos. Quais as chances para haver enganos desastrosos nesses “chamamentos”?! Por dedução, muitas (Já que a “embratel etéria” só liga de lá pra cá). Eu mesmo já passei por situações nada agradáveis – E EMBARAÇOSAS- por tentar fazer uns “gatos na fiação” (A… Read more »

ainda alguns neutrinos
ainda alguns neutrinos
30 setembro de 2010 2:00 am

Caríssimo Ike, É recíproco. Aprendemos um com o outro e ambos com inspiração no impressionante Chesterton. Este, sem dúvida, o maior intelectual de sua época. 🙂 ___________________ Coringa, “Defina ‘dogma’ – no teu entendimento, crença, enfim, a definição que sustenta tua argumentação.” http://ec.aciprensa.com/d/dogma.htm “É plenamente conhecido que a ideia de reencarnação faz parte da cultura dos povos orientais…Budismo e a Hinduísmo”. Isto está errado. Em ambas as doutrinas a essência é transpessoal e, portanto, reencarnação ali não faz o menor sentido, exceto no que concerne às partes psíquicas perecíveis do ser. “… Orígenes…São Clemente de Alexandria (posteriormente caçado pela Igreja…a… Read more »

Coringa
Coringa
30 setembro de 2010 3:09 am

Bem, Neutrino, creio aquilo que o que vc classifica, bombasticamente, como “erradas”, “completamente falso” e “farsas”, baseiam-se na tua particular interpretação da questão, haja visto que afrontam o entendimento de autores como James Fadiman, Phd e Robert Frager, Phd, ou mesmo o professor Dr. Ian Stevenson, considerado a maior autoridade mundial no estudo da reencarnação com método científico. Quanto ao resto, e considerando tua indicação sobre o que (para vc) define um dogma, fica claro que trata-se uma questão de FÉ/CRENÇA, o que tornam as diferentes opiniões/versões, respaldadas por este mesmo motivo. Enfim, cada qual com seu dogma, sua crença,… Read more »

Coringa
Coringa
30 setembro de 2010 3:23 am

Complemento

Uma importante referência é o livro ‘O Bhagavad-Gita Como Ele É’ (Edição Completa). Por A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada

Saliente-se que este livro inclui o texto original em Sânscrito, sua transliteração latina, os equivalentes em português, sinônimos palavra por palavra, tradução e significados elaborados por A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada e dicionário anexo. Publicado pela ‘The Bhaktivedanta Book Trust’.

(O ‘Prólogo’ da Edição em Inglês: Professor Edward C. Dimock, Jr. do Departamento de Línguas e Civilização da Ásia do Sul- Universidade de Chicago)

O termo em sânscrito que traduz a palavra ‘reencarnação’, mencionado no comentário anterior, tb encontra-se neste livro.

ainda alguns neutrinos
ainda alguns neutrinos
30 setembro de 2010 12:16 pm

Coringa, “creio aquilo que o que vc classifica, bombasticamente” Não tem nada de bombástico e não é nada que eu já não tenha dito por aqui antes. “baseiam-se na tua particular interpretação da questão” Como um estudo feito em um site de um autor que não conheço e nunca vi pode estar baseado na minha particular interpretação da questão, Coringa? “haja visto que afrontam o entendimento de autores como James Fadiman, Phd e Robert Frager, Phd, ou mesmo o professor Dr. Ian Stevenson” Eu não me curvo perante a titularidade acadêmica como você. Naquele ambiente há inúmeros interesses e discrepâncias.… Read more »

Anônimo
Anônimo
30 setembro de 2010 12:21 pm

Só um acréscimo no que escrevi acima: partículas atômicas também interagem com outros corpos sem a necessidade da morte do indivíduo.

gabi*
gabi*
30 setembro de 2010 4:28 pm

esse é o post mais comentado ever do SDM??

e o acid ainda nem foi ver o filme??!
¬¬

Nana
Nana
29 setembro de 2010 10:13 am

No fim de semana dos dias 23, 24 e 25 de setembro o filme Nosso Lar atingiu a marca de 3.045.713 espectadores desde o dia da estreia, 3 de setembro.

O Globo, 29 de setembro de 2010

Pers
Pers
29 setembro de 2010 9:04 am

Caros Solius e Fernando, cuidado para não perder o próprio bonde.

http://www.espiritismogi.com.br/colunistas/pregava.htm

Anônimo
Anônimo
29 setembro de 2010 3:15 am

“Ah, anônimo, não esqueça de incluir também a religião espírita, que também diz ser “A RELIGIÃO”

É claro que sim! Sempre há os transtornados, em todas as religiões, que pensam desta mesma forma!

E mais outro neutrinozinho
E mais outro neutrinozinho
28 setembro de 2010 6:24 pm

Anônimo 2, Hoje em dia há um assombroso número de PhDs mal formados e/ou mal intencionados. Não duvido que esse aí não tenha capacidade para entender um opúsculo de São Tomás. Basta isto: “os dogmas são criados essencialmente para simplificarem as coisas e conferirem-nos algum conforto mental.” Cada tema, antes de se tornar dogma, pode chegar a ser debatido por séculos, exaustivamente, até que se esgotem as alternativas. Será que mistérios, por exemplo, como o da Santíssima Trindade, causam algum conforto mental a algum estudioso? É certo que não. Dogmas servem para simplificar as coisas só na cachola academicista herética… Read more »

E mais outro neutrinozinho
E mais outro neutrinozinho
28 setembro de 2010 6:29 pm

E quanto a isto:

“Por isso o sofisma é tão comum no raciocínio, alegações ou discurso que ele apresenta.”

Eu lhe desafio a mostrar apenas um para que você prove que sabe do que está falando.

Fernando
Fernando
29 setembro de 2010 12:46 am

Primeiramente: Os Nossos espíritas não comentaram UMA PALAVRA SEQUER sobre as passagens que eu coloquei PROVANDO, pela bíblia, que Jesus É DEUS. Mas isso já era de se esperar porque aquelas que eu coloquei eles não acreditam, porém aquelas que eles colocaram, acreditam piamente. Isso só vem confirmar o que eu disse: “São seletivos ao extremo e só acreditam no que querem acreditar em relação à Bíblia. Eis a GRANDE INCOERÊNCIA : No órgão oficial da Federação Espírita Brasileira, REFORMADOR, janeiro de de 1953, p.23, encontramos a posição bem definida dos nossos espíritas perante a Bíblia: “DO VELHO TESTAMENTO JÁ… Read more »

Fernando
Fernando
29 setembro de 2010 1:04 am

Ah, anônimo, não esqueça de incluir também a religião espírita, que também diz ser “A RELIGIÃO”, “A terceira revelação”, “A religião de Deus”, “A religião que abrange todas as outras”, Que “é todo intolerável ou contraproducente querer competir com ela”, e por aí vai. Por favor, não me faça escrever todas essas declarações espíritas com suas devidas fontes novamente poir aqui.
Se bem que eu não tenho preguiça…

Coringa
Coringa
29 setembro de 2010 1:29 am

Neutrinos/Solius,

Defina ‘dogma’ – no teu entendimento, crença, enfim, a definição que sustenta tua argumentação.

Coringa
Coringa
29 setembro de 2010 2:01 am

Fernando, É plenamente conhecido que a ideia de reencarnação faz parte da cultura dos povos orientais, particularmente aos que adotam religiões e filosofias profundas como o Budismo e a Hinduísmo, geralmente vistas como ‘exóticas’. Menos reconhecido, porém é o fato de que esta ideia também está presente na herança intelectual do ocidente. Os gregos, por exemplo, a reconheciam como uma hipótese válida, e os órficos, que representavam a casta do sistema religioso mais avançado dos gregos (Reale & Antiseri, volume 1, 1993; Reale, volume I, 1994), expunham sua concepção paligenésica (da reencarnação) numa roupagem filosoficamente avançada, que influenciou sobremaneira Sócrates… Read more »

Coringa
Coringa
29 setembro de 2010 2:37 am

Das divergências entre as igrejas cristãs Ortodoxa e Católica: As divergências entre a igreja Ortodoxa e Católica foi algo que aconteceu gradativamente, como resultado de um processo longo e complicado, que começou muito antes do século XI e que só terminou um pouco depois daquela época. Influências diversas contribuíram para tal. O cisma(!) condicionou-se a fatores culturais, políticos, e econômicos. No entanto sua causa fundamental não foi secular, mas sim teológica. Em última analise, foi por causa de assuntos doutrinais que o oriente e o ocidente se desentenderam – dois deles em particular: a primazia do Papa e o ‘filioqüe’.… Read more »

Anônimo
Anônimo
28 setembro de 2010 4:03 pm

Não há como dialogar com o Neutrino. A postura e argumentos que ele apresenta são sempre cerceadas pelos muros do DOGMA e elaboradas (intencionalmente) para adequar-se à estes limites. Por isso o sofisma é tão comum no raciocínio, alegações ou discurso que ele apresenta. E como já disse Russel Norman Champlin, Ph.D., (bacharelado em Literatura Bíblica no Imannuel College; nos graus de M.A. e Ph.D. em línguas Clássicas na Universidade de Utah; com estudos de especialização do Novo Testamento na Universidade de Chicago), sobre dogmas: “[…] os dogmas são criados essencialmente para simplificarem as coisas e conferirem-nos algum conforto mental.… Read more »

Coringa
Coringa
29 setembro de 2010 3:08 am

Fernando, Antes de falar uma leviandade dessas a que vc se referiu, tentando associar o espiritismo com transtornos mentais, procure informar-se mais a respeito. Consulte matérias especializada sobre a questão como, p.ex : – ‘Revista de Psiquiatria Clínica’ v.34 supl.1 São Paulo 2007 (Faculdade de Medicina da Universidade de SP) – ‘Revista de Antropologia vol.40 n.2 São Paulo 1997 (Departamento de Antropologia FFLCH/USP) – ‘Estudos sobre religião e saúde mental realizados no Brasil (por Paulo Dalgalarrondo do Dpto de Psicologia Médica e Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas) – ‘O olhar dos psiquiatras brasileiros sobre… Read more »

Fernando
Fernando
30 setembro de 2010 6:39 pm

Caro Coringão, Com relação aos manicômios e o espiritismo, eu recomendo (de novo) que você vá ver, na prática, se estes médicos que você citou estão certos ou não. Eu já fiz isso e te garanto que é muito triste, é desolador ver o estrago que a prática espírita intensa faz com a mente das pessoas. Não fique só na teoria e crie coragem para IR LÁ VER !! E, Pers, você está me saindo um grande SOFISMÁTICO, quem diria… Nós católicos cremos, sim, que existe vida depois da morte, cremos que existe um mundo espiritual. O espiritismo passa uma… Read more »

Fernando
Fernando
30 setembro de 2010 8:44 pm

Neutrino, Ike, Solius, A Paz esteja com todos vocês !! Talvez estejamos distantes fisicamente, mas o Espírito Santo nos une num só corpo, que é a Igreja.

JESUS, SENHOR DA VIDA, DAI-NOS CORAGEM E FORÇA EM NOSSA CAMINHADA QUE NÃO É NADA FÁCIL !

Solius
Solius
2 outubro de 2010 3:40 pm

Uma pequena correção: “tratou do assunto” ____________ Caro Fernando, “Deum quaerens, gaudium quaerit” “Dominus, fortitudo plebis suae” 🙂 Pax! ______________ Coringa, “Pois então Solius, por esta mesma razão fiz/faço alusão a titularidade acadêmica…” Se leu o texto no site que indiquei, viu que o próprio Orígenes rejeitava a idéia da reencarnação, como no trecho que se segue: “Neste ponto [a identificação de João Batista com Elias], não me parece que se falava da alma de Elias, com receio eu de cair na doutrina da transmigração, que é estranha à Igreja de Deus, não sendo ensinada pelos apóstolos, nem encontrada nas… Read more »

Coringa
Coringa
3 outubro de 2010 2:57 am

REENCARNAÇÃO, DISCERNIMENTO E SEU CAMINHO (parte 1/5) Introdução: A mais antiga abordagem sobre a reencarnação encontra-se nos Vedas, antigas Escrituras Sagradas, reverenciadas em toda a Índia. O tema é exaustivamente explicado no Ramayana, Mahabharata, nos dezoito Puranas, nos Upanishads (coletânea de 108 livros sagrados) e muitos outros textos védicos. Na maioria das tradições filosóficas da Índia, incluindo o Hinduísmo, o Budismo e o Jainismo, o ciclo de morte e renascimento é encarado como um fato natural. Esses sistemas diferem, entretanto, na terminologia com que descrevem o processo e na forma como o interpretam. A maioria das tradições observa o ‘Samsara’… Read more »

Coringa
Coringa
3 outubro de 2010 2:59 am

REENCARNAÇÃO, DISCERNIMENTO E SEU CAMINHO (parte 2/5) A JÓIA SUPREMA DO DISCERNIMENTO – SHANKARA Shankara (686-718 d.c) representa uma fonte proeminente da sabedoria oriental. Magníficas e fantásticas nuvens de lenda cercam a figura austera, fascinante e pueril de Shakara – o santo, filósofo e poeta. Shankara nasceu em ou por volta de 686 a.D., de pais brâmanes, em Kaládi, vilarejo do Malabar Ocidental, no sul da Índia. Aos dez anos já era um prodígio acadêmico. Não só tinha lido e decorado todas as escrituras como escrevera comentários sobre muitas delas e travara discussões com renomados eruditos que de todas as… Read more »

Coringa
Coringa
3 outubro de 2010 3:00 am

REENCARNAÇÃO, DISCERNIMENTO E SEU CAMINHO (parte 3/5) O EVANGELIO DE SRI RAMAKRISHNA Sri Ramakirishna (1836 – 1886), o homem-Deus da Índia moderna, nasceu em Bengali, foi um dos mais importantes líderes religiosos da Índia. Foi profundamente reverenciado por milhões de Hindus e não-Hindus como um mensageiro de Deus. Sobre ele, Mahatma Gandhi escreveu: “Sua vida nos permite ver Deus face a face … Ramakrishna era a encarnação viva da divindade.” O The Gospel of Sri Ramakrishna é a tradução para o inglês do Sri Sri Ramakrishna Kathamrita, as conversas de Sri Ramakrishna com seus discípulos, devotos e visitantes, registradas por… Read more »

Coringa
Coringa
3 outubro de 2010 3:03 am

REENCARNAÇÃO, DISCERNIMENTO E SEU CAMINHO (parte 4/5) MORTE E RENASCIMENTO SEGUNDO RAMANA MAHARSHI Bhagavan Sri Râmana Mahârshi (1878 — 1950), mestre de Advaita Vedanta e homem santo do sul da Índia. Considerado um dos maiores sábios de todos os tempos, tornou-se conhecido no Ocidente especialmente através do livro “A Índia Secreta”. Foi o grande representante da sabedoria milenar da Índia no século XX. Em nenhum outro ponto o Bhagavan mostrou mais claramente que a teoria deve ser adaptada ao nível da compreensão do buscador, do que quando ele respondia perguntas sobre a morte e renascimento. Para aqueles que eram capazes… Read more »

Coringa
Coringa
3 outubro de 2010 3:04 am

REENCARNAÇÃO, DISCERNIMENTO E SEU CAMINHO (parte 5/5) DO BHAGAVAD GITA: “Quando tua mente está confusa pela controvérsia de tantas escrituras contraditórias, deverás concentrá-la na contemplação Divina: Assim alcançarás a Meta Suprema” Também no Gita disse Krishna: “Aquele que de verdade deseja conhecer a Yoga, vá para além das palavras e dos livros” (Bhagavad Gita, 6-44) “Para um sábio dotado de Visão Espiritual, os Vedas tem tanta utilidade como um poço que foi coberto por uma inundação”. (Bhagavad Gita, 246) “Benditos sejam os sábios que lendo isto discriminem; e os ignorantes que, ouvindo estes versos, despertem.” [n.p:E assim, todos os Mestres… Read more »

Coringa
Coringa
3 outubro de 2010 3:29 am

Pois é, Ike, é tudo tão óbvio quanto as montanhas da Holanda! 🙂

Abs inusitados pra ti!

Anônimo
Anônimo
3 outubro de 2010 7:56 am

coringa adorei seus comentarios, mas receio que vc esteja dando perolas aos porcos

ps: não to chamando nimguem aqui de porco

Fernando
Fernando
3 outubro de 2010 1:46 pm

Amigo anônimo, a quê viestes?

Pode ser também o contrário, ou seja, que eu, o Solius, o Ike, o Netrino estejamos jogando pérolas aos porcos, afinal estamos falando do Evangelho de Jesus Cristo e não de supostas mensagens de “espíritos desencarnados…”

Já repararam que o espírita, volta e meia, cita passagens da bíblia para justificar seu pensamento (será que já acreditam nela ??)

ps: Também não estou chamando ninguém de porco, viu?

Ike, do âmago do vulcão.
Ike, do âmago do vulcão.
2 outubro de 2010 1:52 pm

E, dentro do tema do post, para aqueles (Eu incluso) que acreditavam na indicação ao Oscar do filme latino-hollywoodiano ‘Nosso Lar’, deve ter sido uma tremenda decepção saber que o ‘Nosso Cinema’ já está devidamente tomado pela politização ideológica mais rasteira e cínica do ‘Nosso MinC’ (E do ‘Nosso’ tão prestigiado beautiful people artístico… Ninguém do meio chiou?!).

VIVA LA HEGEMONIA CULTURAL PETISTA!!!

Ike, do âmago do vulcão.
Ike, do âmago do vulcão.
2 outubro de 2010 1:43 pm

Coringa,

“[…](cara, isso nem passou por minha cabeça, rs).”

Deu pra perceber. Isso passou, na verdade, pela minha. Rsss

“[…]Tvz não seja assim como vc supõe.”

Claro que não, já que se tratou apenas de uma suposição; que- se houver interesse- pode servir de base para uma sincera investigação do CSI. Rsss

Abs ‘óbvios’ pra ti.

Coringa
Coringa
30 setembro de 2010 10:56 pm

Neutrinos, “Como um estudo feito em um site de um autor que não conheço e nunca vi pode estar baseado na minha particular interpretação da questão, Coringa? ” Sim, mas vc fez uma interpretação pessoal daquilo que o desconhecido autor escreveu, não fez?rs “Eu não me curvo perante a titularidade acadêmica como você. Naquele ambiente há inúmeros interesses e discrepâncias. Não tire conclusões apressadas, Solius; eu nunca disse que me “curvo perante a titularidade acadêmica”; e tb não me curvo a tradicionalismos ou tradicionalistas com ou sem ‘titularidade’ de qualquer tipo. “Um dogma não pode ser reduzido à mera opinião,… Read more »

Coringa
Coringa
30 setembro de 2010 11:01 pm

Fernandão,

Nem vou te falar sobre as estatísticas de cristãos em manicômios. Não creio que vc esteja preparado para isso.

obs: Não encare isto como um argumento ‘anti-cristão’, pq eu tb sou cristão!

Ike, do âmago do vulcão.
Ike, do âmago do vulcão.
1 outubro de 2010 1:15 am

Caro Fernando, que estejamos sempre submissos à vontade do Deus vivo. Sei que aquele sangue derramado naquela cruz não foi em vão… “[…]Eu já fiz isso e te garanto que é muito triste, é desolador ver o estrago que a prática espírita intensa faz com a mente das pessoas[…]” Eu não fiz. Não precisei. Vivo dentro dessa experiência desde a tenra idade com vários dos meus familiares e alguns conhecidos. Eu mesmo fui submetido aos enganos do espiritismo (“Você é médium, tem que desenvolver”… E lá fui eu “desenvolver”). E ainda venho expurgando as consequências disso, com a ajuda de… Read more »

Ike, do âmago do vulcão.
Ike, do âmago do vulcão.
1 outubro de 2010 1:29 am

Poxa Coringa, tava apreciando seus argumentos, sério; pra no final vc terminar com isso:

“[…]Enfim, cada qual com seu dogma, sua crença, sua fé.”

E onde fica então a ‘investigação científica’, se o que importa é isso aí que foi dito?!

Abs

Ike, do âmago do vulcão.
Ike, do âmago do vulcão.
1 outubro de 2010 1:38 am

E caro Coringa,

O fato de haverem cristãos lotando os manicômios, desconsideraria a possibilidade de muitos destes estarem sendo obsediados por espíritos desencarnados (No português claro, espíritos de porco ou demônios)?!
Eu acho que não.

Ou que muitos dos pacientes que se dizem cristãos não poderiam estar frequentando outros âmbitos que não compactuam com a fé deles?!
Eu acho que sim.

Abs

Coringa
Coringa
1 outubro de 2010 2:25 am

Orra Ike, pega leve! rs. Desse jeito, quem vai ficar decepcionado sou eu! 1) o que eu disse sobre “cada qual com sua crença, fé” não implica em desprezo ou desconsideração(DE FORMA ALGUMA E MUITO PELO CONTRÁRIO), com ‘investigação científica! 2) Eu não disse que há “cristãos lotando manicômios”, e nem fiz referência a estarem “sendo obsediados por espíritos desencarnados (cara, isso nem passou por minha cabeça, rs). 3) Bem, teu último argumento é uma suposição que carece de uma análise (com base científica) mais apurada; desconheço estatísticas ou análises a respeito, até o momento. Tvz não seja assim como… Read more »

Solius
Solius
1 outubro de 2010 3:16 am

Coringa, “Sim, mas vc fez uma interpretação pessoal daquilo que o desconhecido autor escreveu, não fez?rs” Não. Apenas indiquei onde encontrar um texto que desmascarava a mentira sobre Orígenes. Ou você está querendo afirmar que a proposta do site depende de interpretação pessoal? É isto? “Não tire conclusões apressadas, Solius; eu nunca disse que me “curvo perante a titularidade acadêmica”;” E nem precisa dizer. Eu inclusive aproveito para lhe pedir que nos esclareça porque fez questão de ressaltar as titularidades acadêmica de ambos (PhDs), as quais vi serem referentes ao campo da Psicologia, em um momento em que estamos a… Read more »

Coringa
Coringa
1 outubro de 2010 8:34 pm

Solius: “Entre a visão distorcida ocidentalizada e a do Coomaraswamy, com certeza fico com este, que esteve lá, conhecia a metafísica hindu e tratau do assunto com gente que conhecia.” Concordo! Coomaraswamy foi um notável filósofo e historiador INDIANO e esta referência o revela muito bem: “grande mediador da cultura oriental tradicional para o Ocidente, sobretudo a indiana e a budista. Estudou línguas como o Sânscrito e o Páli, e tinha profundo conhecimento das escrituras e literatura religiosa das tradições orientais e ocidentais. Coomaraswamy citava de cor textos sagrados ou filosóficos das mais diferentes tradições, os quais lia no original.… Read more »

Coringa
Coringa
1 outubro de 2010 9:29 pm

Correção ref. comentário anterior:
Coomaraswamy nasceu no Ceilão/Sri Lanka – país insular asiático, localizado ao largo da extremidade sul do subcontinente indiano.

Fernando
Fernando
3 outubro de 2010 4:07 pm

Fernando

claro um evangelho adulterado que supostamente veio de cristo ou vc estava lá quando foi escrito ?

Ike, do âmago do vulcão.
Ike, do âmago do vulcão.
18 setembro de 2010 1:18 pm

RÁ-TÁTÁTÁTÁTÁTÁTÁT… E as rajadas de neutrinos (reforçados) continuam impiedosamente. |¬) Perto desse debate aqui os filmes kardecistas parecem sessão da tarde requentada (Quer dizer, reencarnada). Eu realmente espero que os simpatizantes da doutrina esclarecida, insípida e pedante não se ofendam com as “marcas de batom na cueca” encontradas dentro da lógica espírita-cristã. Na boa, acho q/ já tá na hora de começar a levantar aquela bandeirinha branca de “eu me rendo!”. — Sobre o ímpeto maligno dos satanistas, uma singela frase do pai do materialismo anti-cristão, Karl Marx: “…VOU ME VINGAR DAQUELE QUE REINA LÁ EM CIMA” (Final da “oração”… Read more »

Anônimo
Anônimo
18 setembro de 2010 8:19 pm

tem gente que não sabe quando parar ¬¬

CGomez
CGomez
18 setembro de 2010 9:47 pm

Amor Além da Vida também é um bom filme e a direção de arte é sensacional. Legal os filmes espíritas ganharem cada vez mais força.

Coringa
Coringa
18 setembro de 2010 10:15 pm

Anônimo setembro 18, 2010:

Bela passagem esta…um belo exemplo de sabedoria e tolerância! 🙂

abs

neutrinos
neutrinos
18 setembro de 2010 11:09 pm

É, meu caro Ike, mais uma vez vamos ficando por aqui. E num momento que veio a calhar, pois os próximos dias serão puxados… 🙂 Um grande abraço pra você e Pax. ____________________ Alfa, “o neutrinos nunca responde as minhas perguntas é sempre “é por que é” então…” Qualquer um que leia com sinceridade o que está escrito acima deverá discordar de você. Todas as suas perguntas estão respondidas e nenhuma com um “é por que é” ou algo do gênero. Mas bem, de qualquer modo agradeço pelo debate. Fique com Deus. ________________________ Pers, “A mim parece claro.. que a… Read more »

Pers
Pers
19 setembro de 2010 10:01 am

Post post scriptum : é possível pesquisar comentários pelo nome do comentarista ? Usando google direcionado ao site, só acho alguns poucos.

Camilo Martin
Camilo Martin
19 setembro de 2010 1:07 pm

@Pers se o Acid estiver disposto acho que não seria difícil demais de implementar mas se estiver afim mesmo:

– baixe o Wget para Windows (google nele)
– coloque-o numa das pastas do %PATH%
(exemplo: windows\system32\
– abra um prompt de comando
– vá para uma pasta temporária
– use o código:

—–8<----CORTE AQUI----8<---- @cls&echo off&echo baixando os comentarios...&echo.&echo.&for /L %x in (4,1,1515) do (wget -nv http://www.saindodamatrix.com.br/mt/mt-comments.cgi?entry_id=%x -O%x.html)
—–8<-------------------8<----- (tudo numa só linha) - Dá tempo de fazer um lanchinho - Pronto! todos os comentários até este numa só pasta, agora pode usar a ferramenta que quiser pra pesquizá-los, até a pesquisa do Windows serve.

Camilo Martin
Camilo Martin
19 setembro de 2010 5:04 pm

@Acid bom tem uns tutoriais básicos que se adaptam fácilmente como este, só lembre de não colocar a variável do termo de pesquisa direto na SQL query porque senão acontece isto. Previna-se.

Quanto aos pop-ups, eu não gosto deles, mas quem sabe seria bom fazer uma enquete. Usar software velho não é bom.

Ana Carol
Ana Carol
19 setembro de 2010 5:11 pm

Você quer que Jesus apareça na sua frente e lhe implore para que você o ame? Quer que Deus lhe dê um sinal bem visivel e mostre sua grandeza, a sua existência? E então, só assim você acreditaria nele? Vocês querem que as coisas lhes sejam esfregadas na cara, para então acreditar? Querem que as coisas tenham perfeita lógica com a forma de pensar dos seres humanos, totalmente limitada e distorcida por seu orgulho? Deus tem a sua maneira de pensar e agir sobre o mundo e queremos que ele se adapte a nós, que ele nos dê tudo mastigadinho?… Read more »

Ike, do âmago do vulcão.
Ike, do âmago do vulcão.
18 setembro de 2010 8:12 pm

Só um adendo sobre o coment do anônimo “setembro 18”:

Leonardo Boff não é clérigo católico, nem cristão; mas é ‘claro’ que ele é só um traidor da Igreja que diz seguir. Já foi devidamente excomungado pelo Vaticano, já que tá comunado com as ideias mais mortíferas da mentalidade revolucionária.
Ele só usa sua malícia confessa pra enganar criançinha e mestres budistas distraídos.

Ike, do âmago do vulcão.
Ike, do âmago do vulcão.
18 setembro de 2010 8:01 pm

Pois é, né… Logo agora que tava “esquentando” e ficando realmente interessante a discussão (Isso, si não tô louco, é que foi um debate de verdade! Isso, essa DISSECAÇÃO dos fundamentos os espíritas- E ESPÍRITOS!- NÃO tem coragem de fazer!). Não entendo. As respostas do ‘neutrinos’ às perguntas do Pers e Alfa foram devidamente respondidas, e de forma bem razoável e simples (Só não entendeu quem não quis… Aí é outra história)). E terminamos mais uma semana com o saudoso Jack Pallace e seu indefectível “ACREDITE, SE QUISER”. … Ou (No contexto relativista, mais atual) “NO QUE QUISER”. Só lamento.… Read more »

Ike, do âmago do vulcão.
Ike, do âmago do vulcão.
18 setembro de 2010 1:49 pm

Mas Acid, acho q/ esse formato de coments acaba facilitando um papo mais dinâmico e profundo.
E, onde há interesse, não vai existir chatice (Claro que o talento com as palavras vai pesar sempre, né?!).

Ike, do âmago do vulcão.
Ike, do âmago do vulcão.
18 setembro de 2010 2:17 pm

Um insignificante pitaco: “Alfa: e quem não quiser que queime pra sempre. livre arbitrio? pra min isso parece chantagem” Neutrino: Veja, ou você escolhe o bem ou o mal, não há mais alternativas.” Poderia-se afirmar que a fuga dessa escolha (escotoma) seria uma terceira via?! Ilusória talvez… Não querer pensar sobre essa escolha não seria um meio (enganoso) de exercer o livre-arbítrio. E até onde o RELATIVISMO MORAL nos afastaria dessa escolha definitiva- E nuclear!- pra todos nós (Já que no fim das contas é com o fato indissolúvel da MORTE que estamos lidando). E caro ‘neutrinos’: “…(eu recomendo veementemente… Read more »

neutrinos
neutrinos
18 setembro de 2010 2:59 pm

Bom, o amigo Acid conhece melhor do que ninguém o espaço. Então sugiro tentarmos o seguinte: enumeremos cada parágrafo, pois assim fica mais fácil para consultar a mensagem anterior caso isto se faça necessário. Aproveito também para recomendar a seguinte leitura, essencial para quem quer entender melhor sobre o que estamos tratando aqui: http://www.jonei.com.br/maria/downloads/A%20Carta%20do%20Inferno.doc ________________________ Alfa, 1- “as consequencias são eternas? cade a justiça ai…” A escolha é a máxima expressão de cada ser e é tomada por livre vontade. Se a pessoa decide manter uma vida que irá levá-la ao inferno, então é para lá que ela vai. Não… Read more »

neutrinos
neutrinos
18 setembro de 2010 3:20 pm

Caríssimo Ike, 1- “…seria uma terceira via?! Ilusória talvez…” Ilusória. 🙂 A fuga consiste em se voltar para algo que não é divino. Consequentemente… 2- “E até onde o RELATIVISMO MORAL nos afastaria…” É, amigo, o relativismo abre espaço para qualquer coisa que se pretenda. E qual a nossa inclinação? O relativismo moral é uma das portas que mais fácil acesso dão para os reinos inferiores. E caro ‘neutrinos’: 3- “Por que?” a) Não sabemos quando chegará a hora (pode vir “como um ladrão”). b) Quanto maior a intimidade (no caso, com o mal), mas difícil o desapego. Se não… Read more »

Anônimo
Anônimo
18 setembro de 2010 4:21 pm

É isso aí, Acid! Resumiu bem a coisa. E é um saco, mesmo!!

Pers
Pers
18 setembro de 2010 6:01 pm

Bem, estamos chateando muita gente. Continuando pelo foco. A mim parece claro que a definitividade da escolha pelo bem ou pelo mal não existe. A morte, fenômeno de sobrevinda em tempo tão variável e ás vezes inesperada, não pode ser um marco de definitividade. Um suejtio que morra jovem, com erros graves, estaria francamente em desvantagem em relação a outro que, na velhice, tenha tempo de refletir e mudar. Enfim, a dignidade do livre-arbítrio me parece claramente mais atendida numa visão de múltplas vidas e de acolhimento a qualquer tempo. O que também é coerente com o amor paterno de… Read more »

Alfa
Alfa
18 setembro de 2010 7:18 pm

concordo com o Pers! essa discução já ta enchendo. sem falar que o neutrinos nunca responde as minhas perguntas é sempre “é por que é” então cada um acredite no que quiser

Anônimo
Anônimo
18 setembro de 2010 7:54 pm

Eis aqui uma conversa que ouve entre Frei Boff, um clérigo católico e Dalai Lama, lider espiritual dos budistas tibetanos “Já que nos referimos várias vezes ao Dalai-Lama, permito-me confidenciar um pedaço da conversa que tive com ele, há alguns anos, e que nos ajudará a entender a questão que irei abordar. No intervalo de uma mesa redonda sobre religião e paz entre os povos da qual ambos participávamos, eu, maliciosamente, mas também com interesse teológico, lhe perguntei em meu inglês capenga: – Santidade, qual é a melhor religião? Esperava que ele dissesse: “É o Budismo tibetano”, ou “São as… Read more »

Pers
Pers
19 setembro de 2010 7:11 pm

Vi o filme hoje ! Gostei muito, está excelente ! A maioria dos atores está muito bem (exceção a alguns poucos, principalmente figurantes de expressão corporal exagerada). Os efeitos visuais estão muito bem, não perfeitos, mas muito bem, com muitos excelentes momentos. O enredo, pra mim, está excelente. Captou bem o livro e foi feliz nos ajustes necessários à mídia do cinema. Os toques de humor estão ótimos. A direção, no geral, está muito boa. Eu mudaria algo no umbral, e na travessia para a Terra. Mas não compromete. Enfim, merece o Oscar de filme estrangeiro 😉 Agora tem vir… Read more »

Nana
Nana
19 setembro de 2010 9:07 pm

Pers, Ike, Neutrinos, Alfa, e outros… O debate decorrente do post de Nosso Lar foi muito bom, no final das contas. Parabéns a todos os que trocaram idéias, crenças e conhecimentos, pois acima de tudo prevaleceu o respeito. E isso, pelo menos pra mim, é tudo. Ressalto que adoro este site, o Acid é muito sério, quando ele publica um post, sabe do que está falando, porque pesquisa, é aberto a tudo, a todos os assuntos, religiões e filosofias, é imparcial, é ótimo. E a gente concorda ou não, debate, discute, esperneia… mas acho que no fim, católicos, espíritas, budistas,… Read more »

Karla
Karla
19 setembro de 2010 10:17 pm

Assistimos (meu marido e eu) ao filme ontem.

Conversamos a respeito e concordamos que não é um filme de arte e nem um filme comercial.

É um filme de divulgação do espiritismo.

Atende bem a sua proposta e é bacana dentro disso.

Meu marido é ateu e curtiu o filme.

Achei muito bacana mesmo como divulgação e conseguiu me deixar com vontade de ler mais sobre o assunto.

Um abração, Acid!

Acid
Acid
27 setembro de 2010 4:14 pm

Ora, ao sair para se pôr a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele e lhe perguntou: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna? Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? ninguém é bom, senão um que é Deus. (Mar 10:17-18) Diágnóstico: esquizofrenia? Ou será que há muito mais níveis e estudo que merece a Bíblia e as palavras de jesus, sem ficar pegando tudo o que está escrito como sagrado, imutável e infalível? De onde vc tira que SÓ JESUS é Deus? Tornou-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei:… Read more »

Só um neutrinozinho
Só um neutrinozinho
27 setembro de 2010 10:14 pm

É, isso aí, caro Fernando. 🙂 _______ Amigo Acid, “Diágnóstico: esquizofrenia?” Não, 🙂 é isto uma distinção entre duas Pessoas da Santíssima Trindade restrita àquela circunstância. A afirmação foi feita enquanto uma dElas se encontrava provisoriamente constituída por um corpo corruptível e cercada por criaturas dotadas de livre-arbítrio em um mundo mutável. “Ou será que há muito mais níveis e estudo que merece a Bíblia” Perfeitamente. A explicação acima fornece apenas uma direção para um entendimento satisfatório da questão. “e as palavras de jesus, sem ficar pegando tudo o que está escrito como sagrado, imutável e infalível?” Mas tudo o… Read more »

Só um neutrinozinho
Só um neutrinozinho
27 setembro de 2010 10:28 pm

Complementando: Em Jo 10, 34-36 é estabelecida uma comparação e Cristo mesmo se destaca dos que Deus criou à sua imagem e semelhança: “àquele a quem o Pai santificou, e enviou ao mundo”. Em Jo 17, 20-23: “para que todos sejam um; assim como tu, ó Pai, és em mim, e eu em ti, que também eles sejam um em nós”, o esclarecimento consta na tradução da Vulgata: “pela união do amor e da fé”. Os outros dois trechos se referem à fé em Cristo e consequentemente no Pai (“ninguém vai ao Pai senão por mim”, etc.). Na vida dos… Read more »

Anônimo
Anônimo
27 setembro de 2010 10:37 pm

E pelo fato de haverem vários níveis de entendimento diante de uma “profundidade ainda não totalmente compreendida”, é que temos, hoje, tantas “tradições” divergentes entre si; cada qual autoproclamando-se como “única e verdadeira”!

Só outro neutrinozinho
Só outro neutrinozinho
28 setembro de 2010 12:37 am

Só há uma verdadeira Tradição cristã continuamente mantida e desenvolvida, onde tenha sido o caso, desde os primórdios, caracterizada pela sucessão apostólica. Não há sentido em falar em tradição dissidente, exceto se caracterizada por uma nova revelação, o que não há e nem pode mais haver na doutrina em questão.

Anônimo
Anônimo
28 setembro de 2010 1:11 am

Sim, mas vc se refere a tradição cristã ortodoxa, obviamente!?

Só outro neutrinozinho
Só outro neutrinozinho
28 setembro de 2010 9:40 am

Não. Romana. Algumas correntes não mantém a Tradição em sua integralidade (minha afirmação se faz neste sentido), mas como estão muito próximas, podem retornar ao seio de Roma a qualquer momento (e veja que sempre se fala em “retornar à Roma” e não o contrário), como ocorreu recentemente com grupos anglicanos. É preciso, porém, antes de mais nada, que a alta cúpula da própria Igreja se realinhe à sua postura tradicional e ali decidam obedecer devidamente as ordens recebidas em Fátima no início do último século.

Pers
Pers
28 setembro de 2010 1:45 pm

neutrinozinho,

A tradição não se sustenta apenas por afirmar-se. Lembre-se da lição do mestre: conhecereis a árvore pelos frutos. Isto é, conhecereis os bons pelas boas ações que fazem. Quem será “salvo” ? Não aquele que diz “Senhor, senhor”, mas aquele que faz a vontade do Pai, aquele que praticou a caridade e que “sentará à direita”, aquele que amar como Jesus amou. Essa lição está muito longe de “somente se salvarão os que forem católicos”.

E mais outro neutrinozinho
E mais outro neutrinozinho
28 setembro de 2010 2:39 pm

Caro Pers, “A tradição não se sustenta apenas por afirmar-se.” A Tradição é sustentada pelo próprio Cristo, conforme Sua promessa. “conhecereis a árvore pelos frutos.” Frutos da Tradição que deixaram este mundo no último século: Santa Francisca Xavier Cabrini, São Frei Galvão, Santa Paulina, Santa Gemma Galgani, Santa Teresa dos Andes, Santa Edith Stein, Santo Padre Pio, São Pio X, São Maximilian Kolbe, etc., etc. e etc. “Essa lição está muito longe de “somente se salvarão os que forem católicos”.” Os que forem católicos e se esforçarem por uma vida reta, seguindo os mandamentos, rituais, orações, etc., presentes na religião… Read more »

Fernando
Fernando
27 setembro de 2010 2:30 pm

Alguém aí em cima disse que Jesus nunca disse que era Deus. Acabo de comprovar que os espíritas fazem mesmo uma interpretação altamente seletiva da Bíblia, viu Sólius? Só acreditam naquilo que lhes é conveniente. Vou ser obrigado a fugir do tema só para mostrar as partes da bíblia que eles descartam por completo : “… Um dos doze, Tomé, chamado Dídimo, não estava com eles, quando veio Jesus. Os outros discípulos, então,lhe disseram: ‘Vimos o Senhor!’ Mas ele lhes disse: ‘Se eu não vir em suas mãos o lugar dos cravos e se não puser meu dedo no lugar… Read more »

Anônimo
Anônimo
23 setembro de 2010 2:16 pm

Brasil escolhe ‘Lula’ para competir por indicação no Oscar
Longa disputará com 95 países uma das cinco vagas na categoria estrangeira.
Segundo enquete popular no site do MinC, vencedor seria ‘Nosso lar’.

http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2010/09/brasil-escolhe-lula-para-competir-por-indicacao-no-oscar.html

Camilo Martin
Camilo Martin
20 setembro de 2010 9:57 am

@Acid espera um pouco que logo passa na sessão da tarde.

“Nesta terça vai ter um agito de outra dimensão na sessão da tarde! Essa turminha da pesada vai arrumar as maiores confusões num umbral tamanho família! Você vai se amarrar no humor e altas emoções dessa molecada em Nosso Lar!”

Anônimo
Anônimo
20 setembro de 2010 11:21 pm

‘Nosso lar’ já é uma das dez maiores bilheterias do ano

Pela terceira semana consecutiva, o filme “Nosso lar”, de Wagner de Assis, atraiu o maior número de espectadores no último fim de semana no Brasil. Com 410.099 espectadores, a produção brasileira teve mais gente na plateia que o principal lançamento americano da semana, “Residente evil _ Recomeço”, com 387.232 espectadores. Mas, em renda, o americano levou a melhor: pouco mais de R$ 5 milhões contra R$ 4,3 milhões do nacional.

http://oglobo.globo.com/cultura/xexeo/posts/2010/09/20/nosso-lar-ja-uma-das-dez-maiores-bilheterias-do-ano-326114.asp

200

kiabo azul
kiabo azul
21 setembro de 2010 9:31 am

haahahaahahahah

Acid
Acid
21 setembro de 2010 1:42 pm

SUCESSO!
Produtores já trabalham em continuação do filme “Nosso Lar” (Os Mensageiros)
http://migre.me/1mIrH

Fabio Baptista
Fabio Baptista
21 setembro de 2010 4:49 pm

Sou ateu (Graças a Deus :D) e assisti ao filme desprovido de qualquer preconceito. Gostei bastante, cheguei a me emocionar em alguns momentos (ouvi choro na plateia em vários pontos inclusive).

Acredito que tenha retratado bem os conceitos do espiritismo, mas sem tentar doutrinar – acredito que esse tenha sido o ponto forte da obra.

Ike, do âmago do vulcão.
Ike, do âmago do vulcão.
21 setembro de 2010 9:34 pm

“É um filme de divulgação do espiritismo.”

Quer dizer que é só propaganda?!

Depender de filme (E de novelas e minisséries globais… E ainda dizem que a emissora ‘plim plim’ é muito cristã) pra propagar uma doutrina religiosa, não acho que seja uma boa estratégia para alavancar seguidores (consumidores talvez).

Tenho percebido que as pessoas- de um modo geral- lotam, não as salas de cinema, mas os próprios templos das Igrejas em busca de alento e esperança pras suas almas esgotadas.

É só uma constatação.

Renato
Renato
22 setembro de 2010 12:31 am

Acid. Parabens pelo seu repertorio musical. To aprende a gostar desse estilo de musica (New Age ??) que voce quase sempre poe nos seus posts. Conhecendo varios artistas.

Obrigado!

Acid
Acid
22 setembro de 2010 12:15 pm

É New Age 🙂
Bonzinho pra ler pq não distrai tanto.

Anônimo
Anônimo
28 setembro de 2010 3:39 pm

Mas a tradição ortodoxa tem outra versão e não concorda com tua versão, Neutrino.

Viram só? Foi o que eu disse anteriormente: cada qual autoproclamando-se como “única e verdadeira”! rs

Anônimo
Anônimo
3 outubro de 2010 4:09 pm

foi mal. fui copiar o nome pra botar no
comentario e acabei botando no nick

Fernando
Fernando
8 outubro de 2010 9:02 pm

O anônimo lá em cima ou não entendeu nada ou fingiu que não entendeu o que o Solius colocou. Eles continuam desenvolvendo na mente deles (controlada por inúmeros espíritos desencarnados) uma idéia totalmente TORTA do que seja o católico ou o catolicismo, a Bíblia e o cristianismo, enfim a Igreja. Mas estou começando a perceber que é de propósito mesmo, ou seja, não é por ignorância, não, é por livre e espontânea vontade e também por vontade desses espíritos que os acompanham em sua caminhada. Anônimo: ” Viram só mulheres ? A construção de um modelo de submissão – a… Read more »

Pers
Pers
13 dezembro de 2010 7:47 pm

Método Quevedo de explicação: usar o termo grego e atribuir tudo à mente. Explicadíssimo.

Solius
Solius
19 dezembro de 2010 11:09 am

Pers, “Mas é só uma especulação rápida, e não me preocupo com isso, pois há tantas variantes que não há como gerar um argumento forte. Por isso eu disse que era pueril.” Estas variantes, ao que me parece, e como a presente, podem ser refutadas à luz da própria doutrina, caro. Por isto reitero, o argumento não é pueril e, analisado a partir dos dados que aqui levanto, a compromete seriamente. Ora, foi dito há apenas um século e meio atrás que a existência na Terra seria “das mais materiais e mais distantes da perfeição” (questão 172 do L.E.). Sendo… Read more »

Anônimo
Anônimo
13 dezembro de 2010 9:14 am

Isto non ecziste!
O que todo mundo sabe é que Quevedo é um falastrão, isso sim.

Anônimo
Anônimo
13 dezembro de 2010 8:31 am

O João de Abadiânia é pura farsa, todo mundo sabe. Ele diz que incorpora o espírito do jesuíta Santo Inácio de Loyola. Ora, Santo Inácio de Loyola era basco e João de Abadiânia, quando se diz incorporado pelo santo, não fala uma palavra em espanhol! Santo Inácio estudou na universidade de Paris e João de Abadiânia não sabe francês, nem fala nessa língua quando se diz incorporado. Santo Inácio viveu muitos anos em Roma e João não fala em italiano. Santo Inácio, como todos os padres da época, sabia latim: João de Abadiânia não entende e nem fala uma só… Read more »

Anônimo
Anônimo
13 dezembro de 2010 4:39 pm

É… falar é fácil, o difícil é provar !! Continua você zombando de um homem que você mal conhece, que você nem lê o que ele escreve, nem procura saber sabre seus estudos e sua vida. No entanto, aceita de bom grado o que esse João fala e escreve. Você é um grande preconceituoso e tendencioso, seleciona o que condiz com seu ego e seus pensamentos !!! Esse é o espiritismo !! É por isso que a psiquiatra Silva Mello explica que: ” Dentro do espiritismo e da psicografia há muita vaidade, muito amor próprio desfarçado, a necessidade de ser… Read more »

Areopagita
Areopagita
21 dezembro de 2010 2:02 pm

“Aeropagita, apego sente você por essa “doutrina” absurda e irracional.”

Bem que me avisaram para não alimentar os trolls..;)

Anônimo
Anônimo
20 dezembro de 2010 9:51 pm

Pers: “Acrescento que o meu amor por Jesus não diminuiu…”

Mas é claro que diminuiu ! A partir do momento em que você passou a considerar Jesus como um simples homem, igual a qualquer um de nós, você passou a diminuir Jesus. E se Jesus é apenas um homem… sinceramente? Eu não tenho esperança em mais nada; não há religião nem espiritismo que me console. Esses espíritos enganadores querem que pensemos assim; sim, é o que eles desejam !!

Anônimo
Anônimo
20 dezembro de 2010 8:59 pm

Umas perguntinhas para o Pers:

Por que nenhum outro animal na face da terra, de uma simples bactéria até uma baleia ou um elefante, evoluiu como o homem ?

Por que nenhum primata evoluiu como o homem?

Por que ainda existem macacos ? Não deveriam evoluir como o homem?

Um neutrino
Um neutrino
15 dezembro de 2010 10:26 am

“Se são católicos, são logo pressionados a atribuir tudo á imaginação, ou pior, a delírio.”

Pressionados por quem, caro Pers? Do que estás a falar?
Do ponto de vista católico, caso se constate que o objeto da visão seja de procedência extrínseca, poderá tratar-se mais comumente de uma alma do purgatório a pedir orações ou mesmo de um ente demoníaco.

Ike, do âmago do vulcão.
Ike, do âmago do vulcão.
8 outubro de 2010 9:42 pm

Vou começar a juntar por aí alguns pensamentos dessa Nova Era (‘Era uma vez uma humanidade’) e expô-los no Museu de Arte Moderna. Tenho que fazer a minha parte para preservar o planeta, recolhendo o lixo mental que se acumula nas ruas e comitês partidários (Isso tem que servir pra alguma coisa, não é possível). |¬) Eis o título da “exposição”: ‘ENIGMAS ATUAIS PARA UMA NOVA ERA’ Vai aqui um de tira-gosto: Sobre a Igreja Católica e a fé cristã: Se o cavalo tá morto (e já não vale lá essas coisas), por que então açoitá-lo com tanta força?! Abs… Read more »

Ike, do âmago do vulcão.
Ike, do âmago do vulcão.
8 outubro de 2010 10:13 pm

Acrescentando caro Fernando: PAZ, FORÇA, DISCIPLINA, RESIGNAÇÃO E CORAGEM. A paz que os homens naturais buscam num mundo tenebroso, é a paz que eu já possuo- e de forma sobrenatural- em Cristo Jesus (e no alento de Nossa Senhora). Se as pessoas nesse País pudessem testemunhar isso e entender o propósito daquele sacrifício naquela cruz… Qual criatura que já existiu na superfície dessa terra inóspita e mesquinha, morreu pelo mundo inteiro?! E, sem querer desmerecer ninguém, O Cristianismo elevou a escala da religião e o QI da inteligência humana (*Que bela provocação às carolas pudicas céticas-ateístas-anticristães dessa Nova Orde… Ops!,… Read more »

Coringa
Coringa
5 dezembro de 2010 4:26 pm

NÃO DEIXEM DE ASSISTIR ESTE PROGRAMA!!

Oprah Winfrey entrevista não só pessoas que foram tratadas pelo brasileiro/médium João de Deus, que realiza ‘curas/cirurgias espirituais’, mas também, presente no programa, um médico e psiquiatra (cético) americano que investigou ‘in loco’ as ‘operações’ realizadas.

Insisto: Vale a pena ver!

Programa:
01/12/2010
Você Acredita em Milagres? – Ep. 1457
Oprah investiga os milagres feitos pelo médium conhecido como João de Deus, no interior do Brasil.

http://gnt.globo.com/theoprahwinfreyshow/Episodios/_666311.shtml

Anônimo
Anônimo
14 dezembro de 2010 2:28 pm

“Caricatura de si mesmo…” “usar termo grego e atribuir tudo à mente”… “repetindo bordão” … é, isso demonstra que eu estou certo em minhas afirmações; não conhecem um livro ou uma obra sequer do padre Quevedo, só se limitam a ver o “Superpop” e programas do tipo. É uma lástima, uma pena mesmo, pois do contrário iriam constatar que o espiritismo, hoje em dia, é quase que completamente explicável pela ciência. Só não concordo com o padre Quevedo em uma coisa: não atribuo tudo no espiritismo como sendo produto da mente, não, absolutamente; creio também que é uma verdadeira festa,… Read more »

Acid
Acid
14 dezembro de 2010 2:40 pm

Lástima o Padre Quevedo usar esse título se ele está em desacordo com a própria Igreja.
http://www.montfort.org.br/index.php?secao=cartas&subsecao=polemicas&artigo=20040825132220&lang=bra

Aliás, vc fala em Anjos caídos, mas pro Padre Quemedo… ISSO NON ECXISTE!
http://www.montfort.org.br/index.php?secao=cartas&subsecao=polemicas&artigo=20040904140237&lang=bra

Anônimo
Anônimo
14 dezembro de 2010 4:55 pm

Apenas um exemplo pra não perder mais tempo: Os escritos de Quevedo, à primeira vista, impressionam por sua volumosa documentação e por oferecerem a seus leitores uma série de argumentos e observações que parecem esclarecer muito da confusão que impera nos fenômenos paranormais. Disse “à primeira vista” porque, ainda sem negar que em suas obras se recompila uma abundante quantidade de trabalhos clássicos, se lhe fazemos uma revisão crítica e detida em seus argumentos e documentação, nos defrontaremos com algo que nos causa estranheza. O que pareciam ser citações fidedignas de documentos, em ocasiões não infreqüentes, são distorções dos originais;… Read more »

Anônimo
Anônimo
11 dezembro de 2010 10:14 am

Não há milagre algum aí. Milagre é a restituição de um membro (um braço, uma perna ), uma mulher enxergar sem pupila, etc., e isso tudo sem precisar de instrumentos cirúrgicos ! Já foi comprovado que a grande maioria dessas pessoas “curadas” voltam a ficar enfermas algum tempo depois; ficam até piores do que antes; Aliás, esse João de Deus fugiu várias vezes do padre Quevedo quando este foi encontrá-lo para um debate e uma investigação séria. É um grande charlatão !!
O Brasil é o país mais supersticioso do mundo; fatos corriqueiros, banais, são logo apontados como milagres.

Anônimo
Anônimo
11 dezembro de 2010 1:58 pm

Não se fala em milagres no programa.
E a opinião do especialista que investigou a questão é bem diferente!

“Fugir” do padre Quevedo é um ato inteligente, diga-se de passagem rsrs

Solius - outro neutrino
Solius - outro neutrino
16 dezembro de 2010 10:35 pm

Caro Pers, se algum padre afirmar isto, estará simplesmente indo de encontro à própria doutrina. Não há sinal de convergência aí, fique certo. E bem, já que falou em estatística, eis o trecho curioso de um velho post aqui do SDM: “se cada um dos 68.365.000.000 espíritos ainda ligados a esse planeta tivesse tido o mesmo número de encarnações que os demais, então cada espírito teria reencarnado 1,4 vezes…Prosseguindo nos cálculos, chegamos à conclusão de que, para que pelo menos 10% dos espíritos ainda ligados a este planeta (encarnados ou não) tenham tido 5 encarnações, os outros 90% teriam que… Read more »

Anônimo
Anônimo
16 dezembro de 2010 10:40 pm

Pers: “Os evangélicos repelem o espiritismo por causa da vedação mosaica, que proibiu o contato com os mortos.” Nós católicos IDEM. Pers: ” Vivem conversando com o Espírito Santo…” Nós católicos IDEM. Pers: “Muitos espíritos santos não tem nada de santo…” Pers, meu camarada, O Espírito Santo de que fala a Bíblia não tem nada a ver com “espíritos desencarnados” de homens… nada,nada,nada… puxa! Você precisa, urgente, conhecer a Bíblia, a doutrina católica e cristã de um modo geral. O Espírito Santo é, simplesmente, O Nosso Deus criador de todas as coisas, puríssimo Espírito, Santo dos santos !! Deus Pai,… Read more »

Pers
Pers
17 dezembro de 2010 9:10 pm

Solius, dentre diversas soluções matemáticas possíveis, especulo uma: cerca de 4 bilhões de almas hoje encarnadas na Terra o são pela primeira vez, são novatas aqui, como forma de produzir experiências novas aos terráqueos históricos. Isso pode inclusive justificar as brutalidades que vemos em certos rincões.

Mas é só uma especulação rápida, e não me preocupo com isso, pois há tantas variantes que não há como gerar um argumento forte. Por isso eu disse que era pueril.

Fernando
Fernando
17 dezembro de 2010 9:21 pm

O prometido Espírito da Verdade não viria apenas 18 séculos depois, com o advento do espiritismo, para manifestar-se através do sr. Hippolyte Léon Denizard Rivail (“Allan Kardec”). O próprio Jesus, depois de sua gloriosa ressurreição, deu aos apóstolos esta instrução: “Eis que vos enviarei o que meu Pai prometeu. Por isso, permanecei nesta cidade até serdes revestidos da força do alto” (Lc 24,49). E pouco antes de sua ascenção tornou a insistir: “O Espírito Santo descerá sobre vós e dele recebereis força. Sereis então minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”… Read more »

Areopagita
Areopagita
21 dezembro de 2010 7:42 am

Anônimo

“Acrescento que o meu amor por Jesus não diminuiu…”
“Mas é claro que diminuiu ! A partir do momento em que você passou a considerar Jesus como um simples homem, igual a qualquer um de nós, você passou a diminuir Jesus.”

Infeliz seu comentário.

Quando vc reconhece uma limitação de seu pai (ou mãe), por exemplo, seu amor por eles diminui? Se sim, o que vc sente não é amor é apego.

Anônimo
Anônimo
21 dezembro de 2010 12:25 pm

Estamos vivendo um tempo de muita confusão espiritual, a Bíblia fala desse nosso tempo infeliz.

Pers: “Os que hoje são animais serão humanos algum dia…”

“…Virá um tempo em que alguns não suportarão mais a sã doutrina, como que sentindo comichão nos ouvidos, se rodearão de mestres e darão ouvidos às fábulas.” ( São Paulo Apóstolo )

A Bíblia é impressionante…

Anônimo
Anônimo
21 dezembro de 2010 12:32 pm

Aeropagita, apego sente você por essa “doutrina” absurda e irracional.

Solius
Solius
21 dezembro de 2010 1:08 pm

Caro Pers, “a evolução dos animais…até humanos…É uma interpretação sistemática da doutrina…não foram expressos claramente na obra de Kardec…” Eis os trechos cuja referência forneci: “Há entre a alma dos animais e a do homem tanta distância quanto há entre a alma do homem e Deus…nos mundos superiores, onde os homens são mais avançados, os animais também o são…mas são sempre inferiores e submissos ao homem, são para ele servidores inteligentes.” Está, pois, expresso claramente que são evoluções paralelas, que jamais se cruzam (ou há de se admitir o absurdo de que o homem um dia chega a ser como… Read more »

Pers
Pers
21 dezembro de 2010 2:14 am

Meu caro sem nome, os que hoje são animais serão humanos (ou parecidos) algum dia ainda. Apenas não chegou a hora deles.

E Jesus não ser Deus não é problema, afinal Deus continua sendo Deus. E Jesus não é um “simples homem”. É um amantíssimo mestre, que morreu por nós, trabalha por nós, e nos ama infinitamente. Se não é “Pai”, é “irmão mais velho”. Suas palavras continuam sendo as mesmas. Sua vida continua sendoa mesma. Apenas mais admirável ainda.

Martyn Stubbs
Martyn Stubbs
21 janeiro de 2011 8:35 pm
Anônimo
Anônimo
17 dezembro de 2010 8:24 pm

Pers, eu não vou querer te provar que o diabo existe porque você não crê na Bíblia, aliás, minto: você acredita sim, mas só naquilo que lhe convém, como todo bom espírita. deixemos isso de lado. Bom… sobre referências católicas eu ia responder, mas o Solius já o fez por mim. Obrigado Solius. Quanto ao filme sobre Nossa Senhora Aparecida: EU TINHA ABSOLUTA CERTEZA QUE A IMPRENSA E O ESPIRITISMO EM GERAL IAM DIZER QUE SERIA UM CONTRA- ATAQUE DA IGREJA. ISTO É UMA MANEIRA MUITO BAIXA DE PENSAR, POIS O FILME ESTAVA SENDO PREPARADO HÁ TRÊS ANOS. Eles pensam… Read more »

Pers
Pers
17 dezembro de 2010 10:20 am

“Sem nome”, outro link aqui. Veja que no final tem os comentários sobre as “reencarnações raras”.

http://drpaulomaciel.com.br/as-religioes/a-comunicacao-dos-mortos-na-igreja/

Anônimo
Anônimo
14 dezembro de 2010 10:43 pm

É, realmente, neste ponto vocês têm razão: O padre quevedo anda meio perdido e não é de hoje; talvez seja porque ele dá importância demais, se apega demais à parapsicologia e faz dela um fim em si mesma; e não deve ser assim. A parapsicologia é uma ciência importante, principalmente no que se refere ao inconsciente humano. O padre está mesmo em desacordo com a Igreja e já foi advertido várias vezes. Quem se aprofunda demais somente nas coisas humanas acaba saindo dos trilhos e se desviando do principal que é o espiritual. Mas o que eu pincei do padre… Read more »

Solius - e mais outro neutrino
Solius - e mais outro neutrino
17 dezembro de 2010 6:08 pm

Caro Pers, “um link com referências católicas pra vc começar a abrir sua mente” Referências anti-católica, você quer dizer. E falsas, “pra variar”… De novo: Orígenes é um dos Padres da Igreja, portanto afirmar que a Igreja rejeita todo o seu pensamento é vigarice estampada. E ele jamais foi reencarnacionista, pelo contrário, como já cansei de demonstrar por aqui. Essa estória de Teodora também é pura invencionice. Ela foi, inclusive, uma grande mulher. Provas de tudo o que afirmo, com referências históricas: http://falhasespiritismo.6te.net/contendas_deserto.html Mas bem, vamos lá: “esses contra-argumentos de quantidade de almas são pueris. Há uma infinidade de mundos… Read more »

Pers
Pers
15 dezembro de 2010 4:59 am

Meu caro “sem nome”, embora sua indignação se volte ao espiritismo, os fenômenos não tem dono. Existem desde que o mundo é mundo e em todos os lugares. Os espíritas simplesmente conseguiram reconhecê-los, mas não estão sozinhos, pois há muitíssimos outras correntes que o reconhecem, em cada cultura. E mais, cada família tem uma história de contato com os “do outro lado”, que não seriam renegados se não fossem martelados com os esquemas mentais herdados da tradição. Eu me deparo com eles a todo momento. Um garoto que diz que seu “ouvido está falando”, um parente que viu o pai… Read more »

Acid
Acid
17 dezembro de 2010 1:03 pm

Pronto, Ike, vc não precisa mais ficar com inveja dos filmes espíritas 😛

http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/846858-apos-hits-espiritas-aparecida-e-resposta-catolica.shtml

Anônimo
Anônimo
15 dezembro de 2010 5:44 pm

Pers, minha indignação não se volta contra o espiritismo, mas contra mentiras que tomam dimensões desproporcionais dentro do espiritismo. “os fenômenos não têm dono?!?” “Os espíritas simplesmente conseguiram reconhecê-lo?!?” Ora, meu amigo, o espiritismo simplesmente se apossou disso como se ele fosse a religião que descobriu que existe vida depois da morte; é só ler as obras de Allan Kardec para constatar. Acontece que nós católicos também cremos no mundo espiritual, mas não como os espíritas querem nos fazer acreditar, ou seja, um mundo onde todos seremos “deuses”, um mundo sem Deus criador, um mundo onde é permitido aos nossos… Read more »

Pers
Pers
16 dezembro de 2010 7:52 pm

“Sem nome”, os evangélicos repelem o espiritismo por causa da vedação mosaica, que proibiu o contato com os mortos. Mas vivem conversando com o “espírito santo”. Muitos “espíritos santos” não têm nada de santo, outros são bons mentores mesmo. Experienciam a consciência fora do corpo, durante o sono, e lembram que “um anjo os levou do quarto”. Aplicam passes, com o nome de “imposição de mãos”, e por aí vai. Os fatos bem parecidos, os nomes e explicações é que são diferentes. Vc diz que as aparições podem acontecer, apenas são raríssimas. Discordamos apenas estatisticamente, então 🙂 Alguns padres já… Read more »

Pers
Pers
19 dezembro de 2010 7:05 pm

Solius, você está forçando uma conclusão não necessária, um simples non sequitur. Um dos mais distantes não é o mais distante. Entre os animais e nós, por exemplo, há muitas gradações. E os que porventura tenham vindo não precisam ter vindo do plano espiritual, mas de outros orbes.

Você não sabe jogar esse xadrez.

Pers
Pers
17 dezembro de 2010 9:49 am

Solius, esses contra-argumentos de quantidade de almas são pueris. Há uma infinidade de mundos e planos espirituais. Uns vem, outros vão, outros permanecem… “Sem nome”, o que quero dizer é justamente isso: o que eles chamam de espírito santo (3ª pessoa da trindade) na verdade são espíritos que com eles se comunicam. Mas eles, e você, acham que é Deus. Fácil perceber que, no mínimo os que vi, não são Deus. Diabo então é que não são mesmo, pq diabo non ecziste. Bom, se vc começar a argumentar que o diabo existe, eu não vou replicar (é fácil achar na… Read more »

Pers
Pers
17 dezembro de 2010 10:08 am

“Sem nome”, um link com referências católicas pra vc começar a abrir sua mente.

http://www.espiritismogi.com.br/colunistas/pregava.htm

Anônimo
Anônimo
3 outubro de 2010 4:23 pm

a sim Fernado. mais uma coisa: quanto as “supostas mensagens dos espiritos” basta pesquisar a veracidade das psicografias

Solius
Solius
8 outubro de 2010 10:21 am

“Orrrra Solius, vc me dá um trabalho, viu?rs”

Damos trabalho um ao outro, caro. :)) Mas isto é bom, se o objetivo é a busca pela verdade.

“seria esta a ideia central…que temos debatido ultimamente, não?”

Sobre a questão da Tradição cristã, podemos dizer que sim.

“me causou a “exigência” do Padre para verdadeira compreensão”

“Padres” é uma referência aos Pais da Igreja, como Santo Ireneu, São Policarpo, São Clemente, São Pápias, etc.

Abraço

Fernando
Fernando
3 outubro de 2010 4:15 pm

Coringa: “E DISSE O MESTRE: As escrituras são letras mortas. Por que não vens à mim que sou a fonte da vida?” Quem é esse mestre ? Jesus Cristo? Acho que não, por que Jesus sempre dizia: “… Está escrito”. E tudo o que estava escrito no antigo testamento a respeito Dele foi cumprido. Mas tudo bem, talvez ele quisesse dizer que o importante é a prática e não a letra pela letra; tudo bem… com isso concordo. -O “Evangelho de Sri Ramakrishna (1836-1886) homem-deus da Índia moderna …”, “O Evangelho segundo o espiritismo…”, Bhagavad Gita… SEGUNDA CARTA DE SÃO… Read more »

Trogdor
Trogdor
3 outubro de 2010 9:37 pm

Fernado

você pode encontar as respostas para todas estas perguntas nos livros espiritas ou ate mesmo olhando os comentarios nos posts sobre assuntos espiritas aqui do blog. vc não e o primeiro a faser tais indagações

pesquisar um pouco não mata

Fernando
Fernando
3 outubro de 2010 9:42 pm

Ana Carol, minha irmã, você tocou num ponto em que eu estava pensando se entrava ou não, pois estava com receio de CHOCAR os que acreditam sinceramente nesses espíritos e no espiritismo. Errei feio, me omiti…
Mas é muito por aí mesmo. Continue que depois vou pegar um gancho.

Abraços

Ana Carol
Ana Carol
3 outubro de 2010 10:19 pm

Trogodor, Fiquei interessada…conte-me mais sobre este contato com este suposto espirito..O que mais ele disse em seguida? Em alguma das transmissões falam da Virgem Maria, sequer chegam a dizer seu nome..creio que não. Se quiserem saber se este espírito vem de Deus peça a ele que pronuncie o nome da Virgem. Seu nome é santo e Sagrado e alivia as almas. Você pode pensar “se eles não revelam nada a respeito é porque ela não existe”. Então…apenas peça que pronuncie seu nome Sagrado e ele não será capaz, simplesmente não sairá da sua boca, mas só quem perceberá isto é… Read more »

Trogdor
Trogdor
4 outubro de 2010 7:02 am

Ana Carol

crucifixos, nomes de santos KKKKKK

crucifixos são apenas objetos e nomes são apenas nomes. os espiritos não tem nada a ver com os “demônios cristãos”.

Solius
Solius
4 outubro de 2010 1:28 pm

Coringa, Bom, você diz que concorda com o fato de a obra do Coomaraswamy ter mais crédito que as distorções ocidentais, mas logo em seguida retoma as traduções e interpretações oriundas destas. É a sua crença e não me parece que você esteja minimamente disposto a modificá-la. Se é isto, talvez seja melhor ficarmos por aqui. _____________________________ Para quem tem interesse em prosseguir investigando a questão, vamos às partes relevantes levantadas pelo colega acima: Parte 1- Esta pode facilmente ser desdita pelo seguinte texto do Ricardo Sasaki: http://www.nalanda.org.br/sala/reenvibu.php do qual destaco: “Quando um povo entra pela primeira vez em contato… Read more »

Solius
Solius
4 outubro de 2010 1:34 pm

Parte 2- Coomaraswamy era profundo conhecedor da obra de Shankara e dos principais comentaristas, com destaque evidentemente para Ramanuja. Vamos aos trechos aqui mais importantes, e comento entre parênteses: “Essa é a única causa do ciclo de nascimentos e mortes” (ou seja, em perfeita sincronia com o texto do Coomaraswamy: temos por um lado a transmissão dos agregados e por outro o fato de que o “supremo” reside sem a necessidade de um suposto ego essencial contínuo). “…O erro de identificar Atman com não-Ataman é a causa da roda do nascimento, morte e renascimento do homem. Essa falsa identificação é… Read more »

Solius
Solius
4 outubro de 2010 1:36 pm

3b- Sobre Ramakrishna, os tradicionalistas também o consideram como tal, ao contrário do que percebem de alguns de seus mais conhecidos discípulos. Pegamos a tradução para o inglês no site oficial do Kathamrita (O Evangelho de Ramakrishna) e nos deparamos com a palavra “rebirth”, exatamente em conformidade com a afirmação do Sasaki exposta no comentário à parte 1: “A Brahmo bhakta asks, Sir, do you believe in rebirth? Sri Ramakrishna — “Yes, they say there is Rebirth.” http://www.kathamrita.org/kathamrita/k1sec03.htm 4b- Ramana, como muitos outros, exploravam idéias ilusórias (a presente, da reencarnação, já se encontrava suficientemente difundida pelos ocidentais, não sendo nada… Read more »

Ike, do âmago do vulcão.
Ike, do âmago do vulcão.
4 outubro de 2010 2:08 pm

Ana Carol, Esse lance das ‘pernas cruzadas’ na sessão é verdade. Faz parte. Virou “senso comum” nos centros (Pelo menos os que eu frequentei tinham essa “preocupação”). A explicação era de que a “energia” não fluiria bem, ou mais ou menos isso… Não lembro bem. Se houver algum espírita presente que poderia explicar melhor isso, serei grato. Abs — E Fernando, “Se existe reencarnação, então por que a população mundial não para de crescer ?” Até porque, dentro da lógica espiritista, essa população tenderia inevitavelmente à redução, já que sempre iremos evoluir de maneira reta, crescente e constante (E inevitável),… Read more »

Ike, do âmago do vulcão.
Ike, do âmago do vulcão.
4 outubro de 2010 2:31 pm

“claro um evangelho adulterado que supostamente veio de cristo ou vc estava lá quando foi escrito ?” Claro q/ ninguém poderia estar lá, meu querido; Daí a importância da Tradição oral e escrita (Que os meus irmãos evangélicos insistem em negar). Não existem outros meios (Humanos) de se conservar algo importante para qualquer grupo ou indivíduo ao longo dos tempos (si existir, me avise). Fora o fato- por exemplo- que grandes estudiosos (Dentro da fé protestante, inclusive) já dissecaram a Bíblia de todas as formas imagináveis e descobriram que não existe “fio solto” de Genesis a Apocalipse. E isso, meu… Read more »

Fernando
Fernando
3 outubro de 2010 9:26 pm

REENCARNAÇÃO E DISCERNIMENTO Jesus jamais falou em reencarnação, a bíblia não fala de reencarnação. Tanto que até Allan Kardec se contradiz e se confunde quando quer passar a idéia de que as escrituras falam dela. Diz ele : “Jesus não falou muito claro a respeito da reencarnação, pois não pôde desenvolver o seu ensino de maneira completa, porque faltavam aos homens (daquele tempo) conhecimentos que eles só podiam adquirir com o tempo, sem os quais não o compreenderiam” (A Gênese, ed.de 1949, p.26) e por esse motivo Jesus não insistiu muito na pluralidade das existências: ‘A grande e importante lei… Read more »

Trogdor
Trogdor
3 outubro de 2010 9:25 pm

a palavra demônio ou daemon e usada simplismente para se referir a espirtos que seriam intermediarios entre os homens e os deuses logo ate mesmo os anjos cristãos são uma especie de demônio

Fernando
Fernando
5 outubro de 2010 1:12 am

“… E como é fato que OS HOMENS DEVEM MORRER UMA SÓ VEZ, DEPOIS DO QUE VEM UM JULGAMENTO, do mesmo modo, Cristo foi oferecido uma vez por todas para tirar os pecados da multidão. Ele aparecerá a segunda vez, com exclusão do pecado, àqueles que o esperam para lhes dar a salvação (carta de São Paulo aos hebreus, capítulo 9, versículos 27 e 28).” ” E é pelo sangue de Jesus que temos a redenção, a remissão dos pecados, segundo a riqueza de sua GRAÇA, que ele derramou profusamente sobre nós… (carta de São Paulo aos efésios, capítulo 1,… Read more »

Anônimo
Anônimo
3 outubro de 2010 4:48 pm

Evangelho é a tradução portuguesa da palavra grega Euangelion que foi notavelmente enriquecida de significados. Para os gregos mais antigos ela indicava a “gorjeta” que era dada a quem trazia uma boa notícia. Mais tarde passou a significar uma “boa-nova”, segundo a exata etimologia do termo. Falava-se de “evangelho”, nas cidades gregas, quando ecoava a notícia de uma vitória militar, quando os arautos noticiavam o nascimento de um rei ou de um imperador. Ao termo estava unida a idéia de festa com cânticos, luzes e cerimônias festivas. Era, em suma, o anúncio da alegria, porque continha uma certeza de bem-estar,… Read more »

Fernando
Fernando
3 outubro de 2010 6:23 pm

Amiguinho anônimo, para poder falar de “Evangelho adulterado” é preciso conhecer os estudos sérios dos evangelhos que se fazem hoje em dia, inclusive no que diz respeito a arqueologia e outras ciências. Por favor não fale do que você não conhece, e por favor não fique repetindo o que você ouviu de outros.

E, por acaso, você está querendo me dizer que TODAS essas “mensagens” do além são verdades de fé e incontestáveis? Nenhum espírito enganador ou zombeteiro adulterou essas mensagens?

Anônimo
Anônimo
3 outubro de 2010 6:34 pm

Fernado

eu sei perfeitamente do que estou falando e você ?

“E, por acaso, você está querendo me dizer que TODAS essas “mensagens” do além são verdades de fé e incontestáveis? Nenhum espírito enganador ou zombeteiro adulterou essas mensagens?”

como eu disse pesquise sobre a veracidade das psicografias.

Fernando
Fernando
3 outubro de 2010 7:10 pm

Quanto a veracidade das psicografias eu já demonstrei por aqui que muitas não passam de mentiras, como por exemplo, quando o “espírito de Galileu” disse a Allan Kardec que o planeta Marte não tem satélite nenhum e que Júpiter tinha apenas quatro luas (decobertas por Galileu!) – A Gênese ( 1868). Ou em um livro espírita intitulado “Revelação dos Papas” e que teria sido ditado pelos espíritos dos papas, e que contém os maiores dilates históricos, reflexo evidente da ignorância e da mentalidade anti-católica do médium. Eis algumas amostras: O papa Alexandre I fala nas invasões dos bárbaros e do… Read more »

Anônimo
Anônimo
3 outubro de 2010 7:44 pm

Fernando, eu nuca afirmei que não a farsa dentro do espiritismo. Farsa existe em qualquer lugar até mesmo dentro da igreja. mas o fato de haver alguns farsantes não quer dizer que tudo seja uma farsa no espiritismo ou em qualquer outra doutrina. muitas das psicografias feitas por chico xavier por exemplo foram comprovadas autenticas tanto por parentes dos “falecidos” quanto por especialistas que analisaram muitas de suas psicografias provenientes de espiritos de artistas, escritores e etc. ele psicografava em outras linguas, de tras pra frente. quanto a provas cientificas e historicas existem muitos estudos que comprovam o que diz… Read more »

Ana Carol
Ana Carol
3 outubro de 2010 8:43 pm

OS ESPIRITOS DO ESPIRITISMO Não consigo acompanhar as discussões..são muito longas e densas..Mas gostaria de me ater a questão do espiritismo e as aparições dos mortos… Para mim faz muito sentido a explicação de Ellen G. White, embora ELA não tenha sido catolica e é considerada no Testemunho de Jeová. No entanto,o que ela escreve sobre os espiritos do espiritismo parece ser bem verdade, em seu livro” O Grande Conflito”.Coloco aqui para reflexão e discussão. “Como poderiam os que creem no estado consciente dos mortos rejeitar o que lhes vem como “luz divina” transmitida por espiritos glorificados? Eis aí um… Read more »

Ana Carol
Ana Carol
3 outubro de 2010 9:09 pm

OS ESPIRITOS DO ESPIRITISMO (Continuaçao) Para quem não entende que o espiritismo seja questionado por negar Deus e de colocar o homem em seu lugar, Ellen G. White explica que: “Satanás seduz hoje os homens assim como seduziu Eva no Éden, tornando-os ambiciosos de exaltaçao propria. “Como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal” Genesis (3:15) O espiritismo ensina que “o homem é criatura suscetivel de progresso…em direçao à Divindade”. E ainda: “O juizo sera correto, porque é o juizo de si mesmo… O tribunal está dentro de vós “. Outro declara: “Todo ser justo e perfeito é Cristo”.… Read more »

Trogdor
Trogdor
3 outubro de 2010 9:14 pm

aaaaaaaah então quer dizer que os espiritos na verdade são demônios

mas perai quando Kardec perguntou aos Espíritos sobre qual o modelo e guia que os espíritas deveriam seguir, responderam eles sinteticamente: “Vide Jesus”. os demônios dizem para as pessoas seguirem jesus ? sera que eles estam querendo faser as pazes

ps:eu sou o anônimo

Ike, do âmago do vulcão.
Ike, do âmago do vulcão.
4 outubro de 2010 2:43 pm

Pra mim, o que compromete a integridade da fé espírita não são nem os estímulos à caridade ou a busca da paz mundial (Louváveis para qualquer sociedade que deseja ser civilizável), ou a trajetória insípida de evolução, ou o conforto da mensagem do parente amado… Mas a própria PERCEPÇÃO de JUSTIÇA. Mais uma vez (Não consigo sair dessa): Como posso pagar (Ser punido) por uma coisa que não me lembro que fiz? E, como posso me arrepender então de algo que fiz, se não me lembro do ato criminoso cometido?! E, se não há arrependimento, onde fica o sentido de… Read more »

Trogdor
Trogdor
4 outubro de 2010 7:14 pm

Ike

“já dissecaram a Bíblia de todas as formas imagináveis e descobriram que não existe “fio solto” de Genesis a Apocalipse.”

essa foi boa. conta outra

“Como posso pagar (Ser punido) por uma coisa que não me lembro que fiz?

E, como posso me arrepender então de algo que fiz, se não me lembro do ato criminoso cometido?!

E, se não há arrependimento, onde fica o sentido de justiça?”

vc já fez estas perguntas antes e elas já foram respondidas. releia os comentarios do primeiro post sobre o filme de chico xavier

muda esse disco ¬¬

Ana Carol
Ana Carol
5 outubro de 2010 6:31 pm

Trogdor,

O que seria uma boa resposta para você? Na doutrina espirita você encontra resposta para suas perguntas?

Solius
Solius
6 outubro de 2010 10:42 pm

Coringa, “…primeiramente, eu não disse que a obra do Coomaraswamy “tem mais crédito que as distorções ocidentais”.” Disse sim, caro, a menos que não tenha se expressado bem: Solius: “Entre a visão distorcida ocidentalizada e a do Coomaraswamy, com certeza fico com este, que…conhecia a metafísica hindu…” Coringa: “Concordo! Coomaraswamy foi um notável filósofo e historiador…” Em seguida você alegou ter sido falha de minha parte, por suposta má interpretação de texto, o que demonstrei não ter ocorrido. “Seu brilhantismo é inquestionável (tal como sua fé católica).” Ananda Coomaraswamy, até onde sei, jamais foi católico. Seu filho, sim (e há… Read more »

Coringa
Coringa
7 outubro de 2010 3:29 am

Solius, só vou abordar dois pontos que me parecem relevantes. Quanto ao resto, até para não entrarmos num infinito labirinto de opiniões divergentes (que acaba chateando outros participantes), mantenho da forma que expus anteriomente. Realmente, Solius, A.C. não era católico. Esta questão reflete-se aqui, neste interessante trecho: Em qualquer caso, o culto dos avatares e bodhisattvas é considerado pelos sábios orientais como uma concessão à mitologia popular. No Oriente, mitologia e filosofia coexistem em dois níveis diferentes. Para o cristão, pelo contrário, “o mito tornou-se fato, em Cristo, o muro de separação veio para baixo”, como CS Lewis escreveu (…)… Read more »

Nana
Nana
7 outubro de 2010 4:30 pm

“Aos que crêem, nenhuma palavra é preciso; aos que não crêem, nenhuma palavra é possível”. Santo Ignácio de Loyola

Fernando
Fernando
7 outubro de 2010 6:29 pm

Coringa, ouça com atenção os conselhos deste guru na rádio CBN:

http://www.divinews.com/brasil/54-geral/8858-max-gehringer-jorn

Solius
Solius
7 outubro de 2010 8:38 pm

Coringa, “…para não entrarmos num infinito labirinto de opiniões divergentes… acaba chateando…mantenho” Veja, caro, não estou opinando, mas fornecendo evidências. Também não creio que colegas que tenham interesse em buscar a verdade irão se chatear. E bem, quanto a manter opinião, se quer acreditar que ortodoxia é algo tão elástico assim e que “nascer de novo” se parece mais com “retornar à carne” do que “nascer de novo”, isto é, claro, um direito seu. “…é a reivindicação católica de posse exclusiva da verdade…a dependência sobre a historicidade de Cristo’…” Um bom texto para demonstrar novamente que autoridade em determinado tema… Read more »

Fernando
Fernando
7 outubro de 2010 9:49 pm

Nos últimos dois séculos, a história antiga foi iluminada num grau acentuado pelas escavações arqueológicas. Os túmulos dos farós do Egito, os magníficos palácios dos reis da Assíria, de Babilônia e da Pérsia, bem como as ruínas de centenas de cidades e vilas, forneceram literalmente toneladas de material. O que isso tudo revelou com respeito à história bíblica? Verificou-se vez após vez, que os locais geográficos mencionados na Bíblia são exatos. Talvez fosse por esta razão que o dr. Ze’ev Shremer, chefe de uma expedição geológica na Península de Sinai, disse: “Temos, naturalmente, os nossos próprios mapas e plantas de… Read more »

Anônimo
Anônimo
7 outubro de 2010 10:31 pm

Viram só, mulheres? A construção de um modelo de submissão – A Maria Madalena Puta – não tem a “menor relevância doutrinária”

Solius
Solius
7 outubro de 2010 10:41 pm

Modelo de submissão a quem, aparvalhado?

Fernando
Fernando
5 outubro de 2010 9:09 pm

Trogdor : “então Ele não deveria ter dado livre-arbítrio ao homem”. Existir é bom. A vida é um dom de Deus. Apesar de saber que o homem, em sua plena liberdade, transgrediria Suas leis, Deus o criou, mas ao mesmo tempo já preparava a salvação em Cristo Jesus. O que podemos dizer com certeza é que Deus é confiável. E talvez aí esteja a questão central. Mesmo que não entandamos tudo, Ele nos deu evidências suficientes para que possamos confiar nele, na sua pessoa e no seu caráter. Livre arbítrio é a liberdade que Deus nos deu para que possamos… Read more »

Ana Carol
Ana Carol
5 outubro de 2010 6:48 pm

“Encontrei a Verdade nas revelações aos santos e nos testemunhos dos profetas.”

isso e a mesma coisa que disser:
“a verdade e que banana e mais gostosa que morango pq eu gosto mais de banana”

Não é uma questão de gosto pessoal é um questão de interesse e boa vontade. Pra procurar e encontrar…..

Você acredita que em 1917, 70.000 pessoas testemunharam o Milagre do Sol dançar sobre o céu e que havia sido predito três meses antes por mensagens transmitidas por Nossa Senhora para testemunharem que estava realmente sendo vista por três crianças?Isso é uma questão de gosto pessoal?

Coringa
Coringa
5 outubro de 2010 3:40 am

Então, prosseguindo a investigação da questão,Solius, primeiramente, eu não disse que a obra do Coomaraswamy “tem mais crédito que as distorções ocidentais”. Eu disse e reafirmo, que Coomaraswamy produziu um trabalho notável. Seu brilhantismo é inquestionável (tal como sua fé católica). De fato, sua obra criou uma ‘ponte’ entre a cultura do ocidente e oriente. A questão das distorções/interpretações por ele “denunciadas” mais revelam a ocorrência de um fato histórico perceptível, e até comum, em vários momentos da história humana, até hoje. Pensa você que qualquer dos chamados ‘livros sagrados’ das grandes religiões não sofreram o mesmo? A própria Bíblia… Read more »

Coringa
Coringa
5 outubro de 2010 3:44 am

continuando as investigações: Sobre o texto do Ricardo Sasaki, penso que pode ser desdito por Ernest Valea (a BD in theology -London University – and is currently engaged in PhD research on Buddhist-Christian dialogue with the University of Wales): http://goo.gl/eoGB Sobre a questão que envolve a definição das palavras ‘patisandhi’ e ‘punabbhava’, estas não representam o melhor termo que define o conceito de ‘reencarnação’. A palavra correta é PUNARJANAMAN (que tb consta no Baghavad Gita). E a história da interpretação deste termo, não está correta da forma como foi apresentada pelo colega Solius. O que ocorreu é que, no passado,… Read more »

Coringa
Coringa
5 outubro de 2010 3:48 am

Além do exposto anteriormente, encontramos a clara definição do termo PUNARJANMA, em sânscrito traduzido para o inglês: Fonte: Sanskrit Dictionary for Spoken Sanskrit: punarjanma – n. reincarnation punarjanma denaa-verb. reincarnate Fonte: The Sanskrit Heritage Dictionary (em francês) punarjanman [janman] n. phil. renaissance, nouvelle naissance, réincarnation.(!) mam upetya tu punarjanma na vidyate [BhG.] Lorsque l’on m’a rejoint il n’y a plus de renaissance. Fonte: Punarjanma: Hindu – Hinduism Dictionary -Himalayan Academy punarjanma: (Sanskrit) Reincarnation(!) From punah, “again and again,” and janma, “taking birth.” Fonte: Punarjanma Dictionary: Hindu – Hinduism Dictionary on Reincarnation reincarnation: “Re-entering the flesh.” Punarjanma(!); metempsychosis. The process wherein… Read more »

Trogdor
Trogdor
5 outubro de 2010 7:18 am

Fernado

“Deus não pode conviver com o erro, com o pecado.”

então ele não deveria ter dado livre arbitrio ao homem

“Mas mesmo assim, movido por um amor que nunca poderemos sequer imaginar, Ele se fez carne E HABITOU ENTRE NÓS para nos dar novamente a vida e nos resgata”

Deus se sacrficou pra ele mesmo ?

e por que seria necessario um sacrificio pra isso ? ele poederia simplismente perdoar os “pecados do homem”

Ana Carol
Ana Carol
5 outubro de 2010 12:17 pm

Para Fernando e Trogdor, Os questionamentos de Trogdor são provocações e não interesse. O Fernando pode ter respostas para todas elas que façam sentido ou não para o Trogdor, mas se ele e qualquer pessoa não se compromete em descobrir a Verdade. Será um questionamento vazio que nunca termina. Falo isso Trogdor porque eu era como você. As perguntas eram tantas e infintas mais quanto maior era a minha falta de fé e interesse em investigar a Verdade. Eu tinha preocupação em descobrir se a fé cristã era inspirada no homem ou em Deus, tinha sérias argumentações contra a forma… Read more »

Ana Carol
Ana Carol
5 outubro de 2010 12:20 pm

Corrigindo…O Port. Para Fernando e Trogdor, Os questionamentos de Trogdor são provocações e não interesse. O Fernando pode ter respostas para todas elas que façam sentido ou não para o Trogdor, mas se ele e qualquer pessoa não se compromete em descobrir a Verdade, será um questionamento vazio que nunca termina. Falo isso Trogdor porque eu era como você. As perguntas eram tantas e infintas mais quanto maior era a minha falta de fé e desinteresse em investigar a Verdade. Eu tinha preocupação em descobrir se a fé cristã era inspirada no homem ou em Deus, tinha sérias argumentações contra… Read more »

Trogdor
Trogdor
5 outubro de 2010 1:19 pm

Ana Carol

se eu pergunto e pq até hoje ninguem da igreja me deu uma boa resposta as minhas perguntas

Trogdor
Trogdor
5 outubro de 2010 1:25 pm

Ana Carol

“Encontrei a Verdade nas revelações aos santos e nos testemunhos dos profetas.”

isso e a mesma coisa que diser:
“a verdade e que banana e mais gostosa que morango pq eu gosto mais de banana”

Trogdor
Trogdor
5 outubro de 2010 1:33 pm

Ana Carol

“Você se identifica com a doutrina espírita”

sim um pouco

Coringa
Coringa
8 outubro de 2010 3:15 am

Orrrra Solius, vc me dá um trabalho, viu?rs Eu to cansado e vou dormir. Mas deixo a seguinte quesão: “Nós não pensamos que o Evangelho consiste nas palavras das Escrituras mas sim em seu significado; não na superfície mas no seu cerne, não nas folhas de sermões mas na raiz do entendimento. Nesse caso as Escrituras são realmente úteis para os ouvintes quando elas não são faladas sem Cristo, nem são apresentadas sem os Padres(*?), e aqueles que estão pregando não as introduzem sem o Espírito…É um grande perigo falar na Igreja, porque por uma perversa interpretação do Evangelho de… Read more »

Alfa
Alfa
18 setembro de 2010 6:46 am

concordo com o acid que esse negocio de copiar o trecho alheio e muito chato. mas para organizar a conversa eu vou copiar somente pequenos trechos que considerar importantes neutrinos as consequencias são eternas? cade a justiça ai? Deus não tem toda a eternidade pela frente ou sera que eles e tão mesquinho e rancoroso assim mas de acordo com a igreja Deus quer nos salvar do diabo. então pra que apocalipse. não seria mais facil ele simplismente proibir o diabo de nos fazer mal ou sera que Deus gosta de ver o circo pegar fogo “quando vai para o… Read more »

Nana
Nana
3 setembro de 2010 4:19 pm

Estarei no cinema amanhã para assisti-lo. Estou ansiosa. O crítico do Jornal O Globo detonou o filme (o bonequinho dorme solenemente), e isto eu já esperava, não sei porque. Mas tenho certeza também que este filme vai ser um grande sucesso.

Ike, do âmago do vulcão.
Ike, do âmago do vulcão.
5 setembro de 2010 9:00 am

“[…]todas as salas de cinema do shopping foram reservadas pelos grupos espíritas da cidade, que se organizaram num evento muito legal.” Muito “democrático” e “plural”, mas nada legal. Quero ver se fosse com grupos evangélicos fazendo a mesma coisa com um filme de tema bíblico. Talvez até virasse notícia na página criminal. Não sei… “Não tem ator negro no elenco desse filme?” Cota racial neles!!! E ator mulato, tem?! |¬) Se o filme fosse feito com atores noruegueses (Ou cambojanos), mas fosse bom, crível, bem acabado tecnicamente, que emanasse ‘vitalidade cinematográfica’, enfim… Já teria cumprido o seu papel; e, ao… Read more »

Acaso'
Acaso'
5 setembro de 2010 9:34 am

Às vezes eu passo aqui só para ouvir músicas!

Overlord
Overlord
5 setembro de 2010 3:15 pm

ainda não vi esse filme, mas pelo trailer eu já sei que pelo menos os efeitos especiais estão bem feitos

Xupetildo
Xupetildo
6 setembro de 2010 1:04 am

ET com espiritismo não é cientologia?

zacaria
zacaria
6 setembro de 2010 10:46 am

espiritismo foi a primeira ~religiao(vulgarmente falando pois e` doutrina e nao religiao
a concordar com vida extraterrena, e no livro seres , qe me parecem do comando ashtar aparecem rapidamente causando ate medo em andre luiz,leiam livro dos espiritos e livro dos mediuns de kardec

Jussara
Jussara
6 setembro de 2010 8:46 pm

Sobre a cor verde, até pouco tempo atrás, ela era utilizada pelos arquitetos e construtores em todos os hospitais por ser considerada desinfetante, e também nas roupas utilizadas em salas cirúrgicas.

emilia couto della-porther
emilia couto della-porther
6 setembro de 2010 9:18 pm

Foi esse post que me levou a sair correndo para ver o filme no dia da estréia. Uma opinião acerca do Filme “Nosso Lar” – estreiou no Brasil 3.9.2010: “Um história antiga, um tema intrigante, uma concepção* (Espírita) polêmica, e efeitos-especiais bastante especiais não bastaram. Uma direção descuidada e um elenco inábil foram capazes de, literalmente, transformar esse filme em algo impensável: um filme fraco…. A pressa, aqui neste caso, foi amiga da imperfeição. (que me perdoe o diretor Wagner de Assis”) Emília Couto *conhecimento/idéia Dostrês filmes até agora o meçlhor sem dúvida alguma é Chico Xavier. Direção e elenco… Read more »

Ana F.
Ana F.
6 setembro de 2010 10:06 pm

Tá. Nada contra o filme (nem vi ainda), mas eu gostei mesmo da maca-cenário que curava preguiça e cisco no olho.

nina
nina
6 setembro de 2010 10:22 pm

Achei que o roteiro ficou meio fraco, mas algumas cenas foram bem bonitas, embora mal exploradas.
O lindo “vai com deus”! da xica xavier, foi inesquecivel.
Teve otimas piadas, ri com d. amelia, e a emocao do lisias chorando pela mae… me fez chorar junto.
Curti mesmo foi a heloisa… deu algum peso dramatico pra historia.
Mas o jeitao de maquete e as referencias a Brasilia e ao Templo da Boa Vontade, bem como o clima de star trek me tiravam do filme toda hora. uma pena.
Acho que a tentativa foi importante, dou nota 8 pro filme.

Nana
Nana
4 setembro de 2010 8:55 pm

Ah, Mohamed, é claro que tem ator negro no filme. Entre outros, a grande Chica Xavier, que faz uma das cenas que eu mais gostei, quando André Luiz volta à Terra para visitar seus familiars.

Nana
Nana
4 setembro de 2010 8:53 pm

Vi o filme hoje e achei emocionante, embora concorde com a Carminha, sobre o roteiro ser um pouco confuso. Acho que os flashbacks entraram em excesso no meio da história. Talvez se a narrativa fosse cronológica (vida do André, morte, umbral, etc) ficaria melhor. Mas, enfim…o filme realmente é muito bom, produção caprichada, ótimos atores, bons efeitos especiais. As cenas no umbral são angustiantes. E o visual da cidade é lindo!

billy shears
billy shears
3 setembro de 2010 5:11 pm

Obrigado, anônimo, por postar o link da reportagem do Jornal da Globo.

É, Nana, também li a crítica do Globo. Alguém tem que levar esse bonequinho para receber passes num centro, pois ele tá muito desenergizado…rs

E, Acid, tem jeito de saber quantos comentários cada “sócio” do blog já fez? Pois quando fizer meu comentário de número 1.000, quero dedicá-lo, tal qual Pelé, às criancinhas do Brasil…rsrs

<< ainda tá em 549, Billy :) >>

Ike, do âmago do vulcão.
Ike, do âmago do vulcão.
3 setembro de 2010 9:08 pm

Caro João, Vc tocou num ponto nevrálgico dessa nossa época (de “senhoritos satisfeitos”). É um dos pontos que me intrigam profundamente (Até porque- confesso- tenho feito parte dessa legião de “imaturos acovardados”… E graças à minha volta ao Cristianismo- E à Verdaddeira Filosofia-, isso tem mudado de forma crescente e definitiva na minha precária e limitada vida terrena). Isso realmente não tem nada de “evolução”. É “INVOLUÇÃO SATISFEITA”. Isso tem mais a ver é com REVOLUÇÃO mesmo. PS: Num de meus últimos coments (no post do ‘Felipe Neto’), acredito que usei de ofensas gratuitas contra vc. Peço desculpas desde já… Read more »

Priscilla
Priscilla
3 setembro de 2010 9:10 pm

Oi, Acid.
Meu comentário (que está mais pra sugestão), não é sobre o post, mas sobre o blog.
Acho que seria interessante se dentre os links do blog, os que ficam no cantinho superior esquerdo, tivesse um pra “Antroposofia”…

billy shears
billy shears
3 setembro de 2010 9:53 pm

Só 549? Caramba, assim, vou ter que contratar a mesma equipe de acessores do Romário, que fez aquela estatística que garantiu que ele chegou ao gol 1.000.

😀

To mais pro Tulio Maravilha, que jogou no meu Botafogo, e continua atuando em Brasília, aos 41 anos, em busca do milésimo gol; ele garante que só para de jogar quando conseguir. Entre um gol e outro, ele dá expediente na câmara de vereadores de uma cidade vizinha…

😀

Erik
Erik
4 setembro de 2010 12:39 am

O filme não tem nada haver com o Livro infelizmente. O Roteiro do senhor “Wagner de Assis”, mais vai atrapalhar para os que não tem conhecimento da doutrina espirita. Distorceu fortemente as noções de espiritualidade superior, leiam o livro que é fantástico, mesmo que não acredite em nada disso.

Carminha
Carminha
4 setembro de 2010 11:09 am

Poxa,eu li o livro há pouco tempo, por isso me animei a ver o filme. Aproveitei minhas férias e fui assistir logo na estreia. Plena sexta-feira, uma fila enorme esperando a bilheteria abrir às 12:30 e pelos comentários o povo todo ia ver Nosso Lar…Gostei do filme, apesar de achar o roteiro meio confuso, mas no geral valeu muito a pena ter ido. Ah, adorei a música que abre o filme…

Neide
Neide
4 setembro de 2010 1:22 pm

Fui assistir o “NOSSO LAR” ontem, na estréia. ADOREI. Há muito o que falar do filme, porém, vim aqui, rapidamente, destacar um fato interessante: todas as salas de cinema do shopping foram reservadas pelos grupos espíritas da cidade, que se organizaram num evento muito legal. Notei algo diferente do usual: apesar de tanta gente junta em diversas filas (uma para cada sala), O SILÊNCIO E ORGANIZAÇÃO era impecável. Gente educada, cortês, simpática. Hoje comentando sobre isso com uma amiga ela contou que uma parente sua que trabalha num cinema da capital de SP disse que, ao contrário do público dos… Read more »

Mohamed
Mohamed
4 setembro de 2010 7:15 pm

Não tem ator negro no elenco desse filme?

Hannah
Hannah
4 setembro de 2010 8:49 pm

Fui assistir ao filme e não gostei do resultado. Tenho alguns conhecimentos da Doutrina Espírita e já li todos os livros da Serie Nosso Lar (da qual o citado livro é o mais básico,, na minha opinião, não que seja ruim, mas é o mais básico, claro, por ser o 1º). Achei superimportante e empolgante a oportunidade de assistir um filme inspirado na obra de André Luiz, com qualidade técnica, etc e tal… mas…. na verdade…. achei o filme fraco. Não queria ter que dizer isso, mas, o trailler passa a idéia de q seria mais interessante do que realmente… Read more »

Camilo Martin
Camilo Martin
7 setembro de 2010 12:28 am

Eu só vim aqui dizer que eu sou espírita, estava com muita espectativa de que esse fosse um filme bom, e o resultado foi um completo, absoluto e terrível fracasso. Os atores foram mal dirigidos, a estória foi mal contada, o Wagner de Assis não fez NADA direito, e até os efeitos especiais, SIM, até os efeitos especiais estiveram uma MERDA. O som em muitas partes descuidava o exagero de agudos (ou quem sabe eu sou jovem e escuto esses agudos melhor), os efeitos 3D não pareciam se mesclar com o cenário, foi feito uso muito abusivo (mesmo) de HDR… Read more »

Anônimo
Anônimo
7 setembro de 2010 1:23 am

Filme ‘Nosso lar’ registra a melhor bilheteria na estreia desde os anos 90
>>>
http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2010/09/filme-nosso-lar-registra-melhor-bilheteria-na-estreia-desde-os-anos-90.html

Gabriel (Hiro Nakamura)
Gabriel (Hiro Nakamura)
7 setembro de 2010 2:14 am

Eu não posso dizer que o filme foi muito menos que o esperado, porque eu não esperava demais. Num filme espiritualista de qualquer natureza a estória tem MUITO mais peso do que a qualidade visual. Eu não me lembro tão bem do livro, mas fiquei com a sensação de que ficou faltando coisa importante por aparecer. Os aspectos da cidade por exemplo me pareceram pouco explorados. Não sei se é a idade que está me deixando mais endurecido, mas senti a parte dramática extremamente fraca em comparação com o livro. A personagem que menos aparece, foi a que melhor transmitiu… Read more »

Verônica Tila
Verônica Tila
8 setembro de 2010 10:49 pm

Não exijas dos outros qualidades que ainda não possuem.
Chico Xavier

Verônica Tila
Verônica Tila
8 setembro de 2010 11:05 pm

Ike,

Abs

A utopia é como o horizonte: se deres um passo em direcão a ele, um passo ele se afastará. Se deres dois passos, dois passos ele estará mais longe. E assim por diante… Então, pra que serve a Utopia, se nunca poderemos alcançá-la? Exatamente para isso: para fazer com que nós caminhemos sempre!
Rune Ashileyne

Verônica Tila
Verônica Tila
8 setembro de 2010 11:15 pm

Cumpramos os nossos deveres, compreendendo que nossa responsabilidade tem o tamanho do nosso conhecimento. Chico Xavier

Dani Munhoz
Dani Munhoz
9 setembro de 2010 1:28 am

Putz…
Não consegui ver o filme ainda tb…
As filas estavam homéricas, e não tinha mais horário (deveria ter comprado online o ingresso…mas td bem!!).
Mas vou ainda essa semana, depois volto para ler o resto das polêmicas e dar tb minha riscada de faca!! rsrsrsrsrsrsr
Beijocas =)

Camilo Martin
Camilo Martin
9 setembro de 2010 3:30 am

Caro Ikê, se o Cristianismo fez alguma coisa com muito sucesso foi dividir as pessoas. Eu não tenho nada contra o Cristianismo, mas vejo tantos caras de pau no Cristianismo que prefiro manter distância e fazer uma pergunta: “Muito bonito isso da doutrina de Cristo e tudo mais, quando que vai ser posto em prática?” Não que eu queira ofender, só acho que espírita, budista ou aborigem australiano o que importa são os atos. Esse filme poderia ter mostrado muitas coisas que não mostrou, no final um ateu pergunta “Então em nosso lar todo mundo come sopa porque não é… Read more »

Overlord
Overlord
9 setembro de 2010 7:28 am

Ike

“Mas, provocação por provocação, a doutrina “mais cristã” não fica atrás, quando o assunto é protestar contra a lógica da Bíblia e inventar novas interpretações ao evangelho de Jesus Cristo. Nesse ponto o espiritismo até se assemelha aos nossos irmãos evangélicos.”

protestar contra a lógica da bíblia?
a interpretação mais lógica da bíblia que eu vi ate hoje foi a espírita

tem que rir pra não chorar 🙂

Alfa
Alfa
9 setembro de 2010 8:18 am

Ike “Essa “auto-evolução” sem a Graça de Deus é que me incomodou bastante no espiritismo. Existe um Deus (passível, pessoal) mas sem salvação, sem resgate…” curioso. foi exatamente isso que me atraiu na doutrina espírita (embora eu não seja espírita) o espiritismo diz: Deus te ama. por isso ele te deu liberdade pra trilhar seu próprio caminho e melhorar por seu próprio esforço estão falando sobre utopia. eu não vejo nenhum problema nas pessoas tentarem fazer um mundo melhor. isso e claro sem passar dos limites como por exemplo: arrumar bodes expiatórios (como e o caso dos Neo ateus que… Read more »

Nana
Nana
9 setembro de 2010 10:19 am

Ai, ai… tudo é uma questão de interpretação, ou ressonância, ou ainda afinidade, sei lá. Crenças são sagradas e devem ser respeitadas. Apenas um comentário, se me permitem: sinceramente não consegui ver protestos sobre a lógica da Bíblia em nenhum momento no Espiritismo. O Espiritismo não veio para destruir as Escrituras, o que foi feito foi uma re-leitura à luz dos nossos dias. E também não há nada contra a Graça de Deus, muito pelo contrário. Apenas diz que a salvação depende de nós, pois não somos marionetes. É isso que amo no Espiritismo, a LIBERDADE. Ação e Reação (uma… Read more »

Samuel
Samuel
8 setembro de 2010 6:50 pm

Mais um produto surgido graças às fraudes de “São” Chico Xavier. Spiritual bu$ine$$.

adheus
adheus
8 setembro de 2010 5:25 pm

Só pra comentar, tem um filme que tem um história com um vale dos suicídas também, não é espíritismo explícito, é mais pop mas ainda é muito bom. Se chama? Wristlecutters: A love story.

Camilo Martin
Camilo Martin
7 setembro de 2010 12:45 pm

Pra quem acha que esse filme foi levado a sério pelo próprio diretor, vale a pena ler esta entrevista pensar quanta seriedade ele realmente teve em levar esse livro:

http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2010/08/664381-filme+nosso+lar+traz+para+a+telona+best+seller+de+chico+xavier.html

Eu realmente estou muito decepcionado porque pessoas não-espiritas acharão que o espiritismo é isso.
Além do mais, o filme mal ilustra o fato de que “Nosso Lar” está muito longe de ser uma das mais evoluidas cidades espirituais.

Anônimo
Anônimo
7 setembro de 2010 3:48 pm

E como você acha que o público vai reagir diante do tema? Wagner de Assis: Espero que a reação seja a melhor possível! Na verdade quero que as pessoas se emocionem, porque é uma história com apelo dramático. >>>>> É importante que as pessoas entendam que esse não é um filme rotulado, ele é um drama que fala sobre a história que se passa num mundo espiritual. Nós não estamos tratando ele como um filme espírita, até porque não existe um gênero espírita. O filme, por natureza, foi pensado e desenvolvido para que qualquer pessoa possa ver, qualquer pessoa que… Read more »

Verônica Tila
Verônica Tila
7 setembro de 2010 6:04 pm

Quando uma centésima parte do Cristianismo de nossos lábios conseguir expressar-se em nossos atos de cada dia, a Terra será plenamente liberta de todo mal.
Chico Xavier

nina
nina
7 setembro de 2010 10:49 pm

Mohamed,
acabei de lembrar, o Tobias e negro, assim como a empregada, naturalmente.

Rê
8 setembro de 2010 11:37 am

assisti ontem e infelizmente saí do cinema mto decepcionada.
eu não sou crítica e nem tenho capacidade p/ tal mas achei o resultado mto pobre. atuações pouco convincentes, roteiro raso e ineficiente, fotografia (ou direção de arte, sei lá) esquisita e figurino péssimo. só D. Xica e a chegada dos Judeus me emocionaram, e olha q eu sou mole… e uma dúvida q ficou: onde gastaram tanto dinheiro? bem, q fique a mensagem.

ainda bem q o filme sobre Chico foi belíssimo!

*

Ike, do âmago do vulcão.
Ike, do âmago do vulcão.
8 setembro de 2010 11:53 am

“Quando uma centésima parte do Cristianismo de nossos lábios conseguir expressar-se em nossos atos de cada dia, a Terra será plenamente liberta de todo mal.” Chico Xavier Pois é Tila, Só que eu fico pensando (Ai q/ dor!), essa “centésima parte” que sai se nossos lábios só vem servindo pra expressar ataques, ofensas, deboches, subversão, ironias e descrença contra a própria fé cristã. Assim fica difícil. E a própria vida cristã (A conduta cristã) não pode por si só desmantelar esse mundo que jaz no maligno e trazer à terra o paraízo eterno (*Isso é da ‘ossada’ Divina, e qualquer… Read more »

Ike, do âmago do vulcão.
Ike, do âmago do vulcão.
8 setembro de 2010 11:59 am

Bom, posso estar enganado, mas o sucesso do filme ‘Chico Xavier’ e a decepção de muita gente com a adaptação filmada de um de seus livros, ‘Nosso Lar’, não seria devido ao primeiro ter focado no ser humano Chico e o outro filme ter tentado se aproximar da doutrina em si e da sua lógica extraterrestre?!

Acid
Acid
8 setembro de 2010 1:06 pm

Ike, pra quem não queria provocar, até que vc foi muito eficiente 😛

Talvez seja um Dom. Talvez recalque. Mas certamente vc não fica confortável quando um filme espírita faz sucesso.

Ike, do âmago do vulcão.
Ike, do âmago do vulcão.
8 setembro de 2010 1:40 pm

Que nada Acid, eu num já falei que me amarro numa SCI-FI espiritualista?! |¬) Mas tenho reparado que o filme do Chico teve mais credibilidade (E mais ‘V’ida). Não sei… Acho q/ é cedo pra fazer comparações entre os dois filmes. E não é bem um “desconforto”, mas fico um tanto triste de ver que tooooda essa energia (Não só de $$$) não é tb dispensada para se produzir filmes de cunho cristão. As histórias bíblicas são tão bacanas (E cinematográficas)… Engraçado que de uns tempos pra cá não si vê mais tantos filmes desse gênero por aí sendo produzidos… Read more »

Ike, do âmago do vulcão.
Ike, do âmago do vulcão.
9 setembro de 2010 3:14 pm

Mas não é impressionante… Bom, eu tentei deixar quieto, mas parece que ao menor sinal de “ameaça” a doutrina espírita, os ‘téc técs’ das tamancas começam a ressoar com mais força por aqui. Por que não tentam entender a doutrina cristã à luz do Cristianismo (De sua tradição e história)!, antes de se embrenhar por neo-interpretações que só levam na direção do ‘espinheiro de enganos’?! O espiritismo pra mim é um tipo de espinheiro, lamento (E não é meu intuito agredir a crença de ninguém, mas não posso fingir que tá tudo bem quando o assunto é esse). Admito q/… Read more »

Anônimo
Anônimo
3 setembro de 2010 2:04 pm

Nosso Lar: as cenas antes e depois dos efeitos especiais

http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,GF83544-17578,00-NOSSO+LAR+AS+CENAS+ANTES+E+DEPOIS+DOS+EFEITOS+ESPECIAIS.html#fotogaleria=1

Solius
Solius
20 dezembro de 2010 2:11 pm

Pers, “Um dos mais distantes não é o mais distante. Entre os animais e nós, por exemplo, há muitas gradações.” Caro, segundo as questões 597 e 601 do L.E. o devir dos animais não é a condição humana. Eis outro exemplo seu que não faz sentido à luz da D.E. Ainda assim vale acrescentar que um dos mais distantes é um dos mais distantes. A quase totalidade dos seres humanos está imersa há milênios no que vocês chamam de “terceira ordem”. “E os que porventura tenham vindo não precisam ter vindo do plano espiritual, mas de outros orbes.” Com base… Read more »

Ike, do âmago do vulcão.
Ike, do âmago do vulcão.
8 setembro de 2010 11:17 am

Caro Camilo Martin, “[…]foi que o filme é espírita e isso teóricamente é bom. Mas o quase bom é o inimigo do bom. Então fica muito difícil pra mim como espírita recomendar o desastre que isso foi.” Por que só pelo fato de o filme ter uma temática espírita, ele já é (por antecipação) bom?! Eu não sou mais espírita, mas acredito que, independente da “crença”, o filme desse tipo deve se prestar a buscar sempre a REDENÇÃO (E o engrandecimento) de nossa condição humana aqui nessa terra inóspita e fascinante. Nos oferecer, no mínimo, esperança. Acho q/ um filme… Read more »

Ana Carol
Ana Carol
19 setembro de 2010 4:37 pm

Nós cristão aprendemos que Deus basta se a si mesmo, não precisa de nós. Mas criou-nos a sua imagem e semelhança. Se ele perde um único filho, é como se perdesse uma parte de si mesmo. Quando Deus quer que o amemos é porque ele nos ama infinitamente mais e gostaria de ser correspondido. Algo de errado em um pai querer ser amado pelo filho? Se ele quisesse, obrigaria a todos a ajoelharem-se diante de si, pois ele tem poder sobre tudo, mas Deus é um Deus bom e amoroso, é inconcebível que ele aja assim. Por isso, quem amá-lo,… Read more »

Eduardo Rodrigues
Eduardo Rodrigues
31 agosto de 2010 6:08 am

muito bom esse conto-de-fadas global. a massa popular brasileira aprovará com certeza!

Anônimo
Anônimo
31 agosto de 2010 6:32 am

Vi o filme. Cinema lotado na pré estréia!!!!!! Não teve uma viva alma que não se emocionou!!! Todos choraram. Com certeza vai ser um sucesso de bilheteria.

Tininha
Tininha
31 agosto de 2010 6:33 am

Vi o filme. Cinema lotado na pré estréia!!!!!! Não teve uma viva alma que não se emocionou!!! (desencarnados, também). Todos choraram. Com certeza vai ser um sucesso de bilheteria.

João
João
31 agosto de 2010 10:54 am

Sei que não tem bem a ver com o tópico mas acabo de ler uma notícia no NY Times bastante interessante, é uma pesquisa sobre como os jovens adultos dos Estados Unidos estão “demorando” para crescer, para amadurecer, em comparação com os jovens do passado(e passado próximo, a apenas 20 anos atraz as pessoas já tinham objetivos traçado e bem diferentes dos de hoje.) eles não tem nenhuma preoculpação em sair de casa, mudar alguns hábitos juvenis, casar e ter filhos, e até mesmo sucesso profissional, como membro da faixa etária estudada, os “vinte e poucos” anos como foi descrito… Read more »

Nid
Nid
31 agosto de 2010 11:36 am

O tema é espiritual. Mas está na hora de fazerem um Filme que explique abertamente a questão da ONIPRESENÇA, essa paradinha de mundo fantástico ou mundo de paz já foi constatada como mentira há décadas. È com lembrar da árvore da mitologia nórdica, principalmente a que está no site do Del Debbio, pois ela trás uma noção dos universos dimensionais de acordo com a sua evolução/vibração/energia e com o ecossistema que você se adapta.

Anônimo
Anônimo
31 agosto de 2010 12:58 pm

O Acid é um ótimo marketeiro do bem, dia 25/08, recebi um e-mail sobre o por que da importância de assistir esse filme, conforme abaixo: ” Em reunião mediúnica ocorrida na Casa de Padre Pio dia 06 de agosto, onde trabalha o produtor executivo do filme , a Espiritualidade presente revelou que falanges se preparam para descer à Terra e atuar durante cada sessão em que o filme passar : cidades espirituais serão esvaziadas, tratamentos espirituais serão realizados, desligamentos de processos obsessivos ocorrerão…tudo isso marcando uma Nova Era que se inicia nesse planeta abençoado… E AGORA PRECISAMOS DE VOCÊS! Pois… Read more »

Anônimo
Anônimo
31 agosto de 2010 12:59 pm

João isso é Evolução…

Mohamed
Mohamed
8 setembro de 2010 10:53 am

nina.
Valeu pela informação, nina.
Até então só tinha visto o trailer.

Felipe P.
Felipe P.
8 setembro de 2010 7:04 am

Que estranho ninguém ter falado de utopia, ou utopismo.

Solius
Solius
22 dezembro de 2010 1:09 pm

Pers, 1 – “A migração entre orbes resolve todas as questões estísticas que vc colocou…mas vc insiste que não” Lembre-se, caro, que há outros sessenta bilhões supostamente ligados ao planeta, com vínculos estabelecidos entre si e os que aqui se encontram, aguardando uma reencarnação. A solução do problema não é tão simples. 2 – “Mas pode-se até dizer que eles não sabiam, é possível, porque…eles são falíveis.” Então não se trata de uma questão tão bem resolvida assim. Ademais, se a Codificação foi revelada por supostos espíritos que poderiam não saber do que estavam falando, não tem credibilidade como revelação.… Read more »

Pers
Pers
22 dezembro de 2010 8:12 am

Ah, esqueci de Santo Antão. 5 – Então quer dizer pode-se ser salvo fora da Icar ? Que ótimo. Aliás, quase todo grande santo tinha uma rusga com a hierarquia católica, hein ?

Anônimo
Anônimo
15 fevereiro de 2019 11:46 am
Pers
Pers
22 dezembro de 2010 8:07 am

Solius, vou numerar as questões pra não ficarmos numa bagunça mental. 1 – A migração entre orbes resolve todas as questões estísticas que vc colocou. 4 ou 5 bilhões de seres, com suas histórias e carmas, vem pra Terra pelas condições melhores (ou piores. Pronto. Qualquer um vê isso, mas vc insiste que não, não, não. 2 – Como eu já disse, os espíritos que iniciaram o movimento espírita não quiseram estabelcer a evolução dos animais, por motivos já esclarecidos. Mas pode-se até dizer que eles não sabiam, é possível, porque, ao contrário do papa, eles são falíveis. Não há… Read more »

O Caçador de Relativismos
O Caçador de Relativismos
22 novembro de 2010 6:18 pm

Muitos São consolados com a afirmação de que seus queridos estão desfrutando do céu. Sem suspeitar do perigo, dão ouvidos a “espíritos enganadores e a doutrinas de demônios” ( 1 Timóteo 4,1 ). Pretensos visitantes do mundo dos espíritos por vezes proferem avisos de advertências que se demonstram corretos. Então, estando ganha a confiança, apresentam doutrinas que solapam as escrituras. O fato de declararem algumas verdades, e poderem por vezes predizerem acontecimentos futuros, dão às suas declarações aparência de crédito, de modo que seus falsos ensinos são aceitos. A lei de Deus é posta de lado, O Espírito da graça… Read more »

Solius
Solius
21 dezembro de 2010 11:38 pm

Caro Pers, “então quanto à questão estatística parece que vc concordou comigo.” A questão estatística ainda se encontra imersa no problema que levanto. Resolvido este, resolve-se aquela. “Sobre relações familiares cármicas, há muitas vezes, muitas vezes não há.” Em um mundo “pouco graduado” como o nosso, tendo em vista os fundamentos da doutrina, há de se aceitar que as relações familiares cármicas devem ocorrer na quase totalidade dos casos. Isto justifica, inclusive, o uso do termo “não pode ser de outra forma” encontrado no L.E. e já exposto anteriormente. “Acerca de muitas dessas coisas não temos números confiáveis, então é… Read more »

Pers
Pers
21 dezembro de 2010 9:48 pm

A Teosofia tem raízes no oriente, onde é fácil aceitar a humanidade de Jesus. Diferente do “público” do espiritismo. E ademais, essa é uma questão menor. Há pouca importância, para o nível médio dos viventes terrenos, se Jesus é Deus ou um Grande Mestre, desde que se lhe acatem os ensinamentos. No entanto, para fazer avançar a metafísica religiosa, questões como a reencarnação e a comunicação com os falecidos eram indeclináveis. A mais importante de todas, a postulação da ética (caridade) como fundamento da “salvação”, sem necessidade filiação instituicional formal. Questões importantíssimas, pois, que tiveram e têm imenso papel pedagógico… Read more »

Pers
Pers
21 dezembro de 2010 9:38 pm

Solius, então quanto à questão estatística parece que vc concordou comigo. Sobre relações familiares cármicas, há muitas vezes, muitas vezes não há. Acerca de muitas dessas coisas não temos números confiáveis, então é por isso que tais tipos de contestações não geram argumentos fortes.

Quanto à interpretação da doutrina espírita sobre animais, vc disse que está expresso que são evoluções paralelas. Não, não está expresso, vc que interpretou, como muitos interpretaram. Não mais, hoje em dia. Mas isso não importa mais para o argumento das reencarnações, certo ?

Tente pensar na diferença entre convicção e dogma.

Pers
Pers
20 dezembro de 2010 3:23 pm

Solius, a evolução dos animais não se limita à categoria deles, continua até humanos, anjos e adiante (e não só animais, mas plantas e até minerais). É uma interpretação sistemática da doutrina e ponto pacífico hoje entre os espíritas, e se coaduna com outras correntes espiritualistas. Essa tese, e também a da humanidade de Jesus, são conhecimentos que hoje são correntes na doutrina, mas que não foram expressos claramente na obra de Kardec, porque a seu tempo poderia chocar muito e prejudicar a aceitação da doutrina. Ao tempo de Kardec não seria prudente para a doutrina expressar claramente que os… Read more »

Martyn Stubbs
Martyn Stubbs
31 agosto de 2010 1:06 pm

Obra Mediúnica – Orientada pelo Espírito André Luiz
>>>
Título: O ABISMO
Autor: R. A. Ranieri
Gênero: Espírita
Editora: Ed. da Fraternidade
Link de Download: http://viciadosemlivros.blogspot.com/2008/02/lanamento-digital-source-r-ranieri-o.html
>>
>>
R. A. RANIERI
O SEXO ALÉM DA MORTE
Download: http://www.4shared.com/file/161817986/c10931b6/R_A_RANIERE_-_ANDR_LUIZ_-_O_SE.html
>>>
>>>
quem leu Nosso Lar sabe q é André Luiz 😀

Martyn Stubbs
Martyn Stubbs
31 agosto de 2010 1:07 pm
raph
raph
31 agosto de 2010 3:55 pm

“e um conceito radicalmente novo: a projeção astral de um espírito pra um plano superior, após ele dormir no seu plano de origem.”

Conceito esse que infelizmente foi muito pouco explorado desde então… Porque você não escreve um outro artigo sobre o assunto? (quando puder, claro)

Abs!
raph

Márcia
Márcia
1 setembro de 2010 3:27 pm

Tem um filme chamado “Um visto para o céu” com a Meryl Streep q tb mostra o mundo espiritual: http://cocafilmes.blogspot.com/2008/02/um-visto-para-o-cu.html

Trecho: http://www.youtube.com/watch?v=GEsrQkS81QY

Márcia
Márcia
1 setembro de 2010 4:25 pm

Eu ouvi a Zibia Gasparetto falar q vão fazer o filme do livro “Ninguém é de ninguém”: http://www.submarino.com.br/produto/1/146830/ninguem+e+de+ninguem

Martyn Stubbs
Martyn Stubbs
1 setembro de 2010 6:00 pm
armizimm
armizimm
1 setembro de 2010 7:16 pm

ahiuhuiahiuahia
Senti um frio na espinha assistindo, e olha que não sou de me emocionar, apenas senti as costas geladas… como se tirasse um casaco em um dia frio.
Que mer$#@# de sensação foi essa?

armizimm
armizimm
1 setembro de 2010 7:18 pm

Detalhe assistindo o trailer.
Não me animo a assistir filmes deste gênero, mas esta sensação me intrigou.
Talvez eu o assista essa semana.
abraços

Rafael
Rafael
2 setembro de 2010 1:46 pm

Prefiro a versão de Dragon Ball Z do mundo dos espiritos

Eduardo
Eduardo
2 setembro de 2010 3:24 pm

armizimm

Esse frio na espinha com certeza não foi nada sobrenatural. O mesmo sentimento quando você escutava histórias de assombração na infância. Que tal ser um pouco mais racional, evitando de cair em qualquer teoria fantasiosa. Se não usar o ceticismo saudável, você vira presa facilmente…

Kamala
Kamala
2 setembro de 2010 9:31 pm

Adorei o trailer. Estarei lá, com certeza.

O “lá” fica com a interpretação de cada um, rsrs.

Anônimo
Anônimo
3 setembro de 2010 12:41 am

Olá Acid!
Adorei o post….bom com força!
Tô esperando seus comentários(nos comentários)Cadê???? rsrs

Leila

surfista prateado
surfista prateado
1 setembro de 2010 2:21 pm
Anônimo
Anônimo
1 setembro de 2010 12:52 pm

RAUL SEIXAS – Canto para minha morte (1984)
>
http://www.youtube.com/watch?v=u8RSb2B8mlE
>
Canto Para A Minha Morte
Raul Seixas
Composição: Raul Seixas / Paulo Coelho
http://letras.terra.com.br/raul-seixas/48303/

Gustavo
Gustavo
31 agosto de 2010 3:59 pm

Com trilha sonora de Philip Glass não tem erro, hehe! Na época de ‘As Horas’ eu enlouqueci em busca das partituras da trilha…

Sobre o filme, tenho um pequeno medo de que os efeitos fiquem meio cenário de previsão do tempo, sabe Acid? Mas parece que será interessante, vou ver no cinema sim.

Abraços!

billy shears
billy shears
31 agosto de 2010 6:51 pm

Caramba! Contando os dias para a estreia…pelo trailer, dá pra notar que é uma produção bem caprichada, o que só valoriza a história. Torço muito para que dê certo e faça sucesso em nível mundial, não só pela causa espírita, mas também pelo cinema nacional, pois temos interessantes estórias para contar e com os devidos aportes de investimentos, aliados a um esquema eficiente de distribuição, podemos difundir nossa cultura pelo mundo afora, além de trazer divisas e gerar empregos. ====================== E, João, sobre a demora que os jovens de hoje demonstram em relação ao seu amadurecimento, pode ser uma apenas… Read more »

billy shears
billy shears
31 agosto de 2010 6:56 pm

A SUDERJ INFORMA (quem ia ao Maraca nos anos 80/90 se lembra disso….rsrs), onde se lê: “instataneidade”, leia-se instantaneidade.

Neide
Neide
31 agosto de 2010 9:07 pm

Num bairro vizinho dois lares espirituais estão fretando dois ônibus para ver o filme na próxima sexta-feira, em outra cidade da região. Não sou espírita, mas alguns amigos são e me convidaram. Já reservei meu lugar; li o livro faz um tempo e gostaria de ver o resultado na tela, sei que vou gostar porque me interesso pelo tema. Prestigiar cinema brasileiro que não aborda bandido e favela é um bom motivo tb!Nunca perderia meu tempo vendo filme com violência urbana. Quanto aos jovens que não amadurecem, tem aumentado em número junto com a falta de cobrança (dos pais e… Read more »

Anônimo
Anônimo
31 agosto de 2010 9:19 pm

Oscar !!!
>
http://oscar.go.com/
>
vamos obsediar a caixa de email desse site

Maurício
Maurício
31 agosto de 2010 10:01 pm

Alguém percebeu que o formato da cidade é a mesma do Pantáculo das ordens Martinistas?
Coincedência, é claro….

Allan Kardec era Ellus Cohen

Leandro
Leandro
31 agosto de 2010 10:24 pm

Conto de fadas, literalmente. É muito fácil construir uma estória que pega em um dos pontos mais frágeis do ser humano (a morte, a perda de parentes).

Dani Munhoz
Dani Munhoz
1 setembro de 2010 5:36 am

Olha!! Eu acho q a FOX ia ficar mais feliz ainda se a espiritualidade em peso pagasse ingresso, sem a meia de estudante é claro!! rsrsrsrs. Mas piadas à parte, eu ví o trailler qdo fui ver um filme nda a ver um tempo atrás. Como sou uma manteiga derretida com sal, óbvio, aquilo me tocou mais fundo do que eu imaginava. Fiquei hiper ansiosa para a estréia e: YEEEEEEEEESSSSSSSSSS, filmão nos aguarda!! Depois de Inception tenho certeza q esse será o terceiro melhor do ano(Amei Chico) prá mim. E como diz um amigo meu: Paz e Luz a todos!!… Read more »

JCastle
JCastle
1 setembro de 2010 6:34 am

Prefiro a versão Bleach do mundo dos espiritos!!!

Anônimo
Anônimo
3 setembro de 2010 1:59 pm

Filme “Nosso Lar” estréia nesta sexta-feira

http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2010/09/filme-nosso-lar-estreia-nesta-sexta-feira.html

Vejam os Livros q aparecem na reportagem !!!

Nana
Nana
14 setembro de 2010 9:59 am

Ike, “contrapondo-nos às “maravilhas coloridas e açucaradas” que se apresentam diante de nós como “espiritualidade”. Coloridas e açucaradas?? Nem sempre. Aliás, o caminho da espiritualidade é espinhoso, cheio de armadilhas, buracos nos quais você pode cair e demorar a se levantar (ou aproveitar para se esconder), além dos inimigos externos e internos a enfrentar (estes são os piores). Há que se praticar sempre o bom senso, o discernimento, o enfrentamento de si mesmo com coragem e sinceridade, e, claro, buscar corrigir-se. Agradecer ao Senhor sempre pela oportunidade a nós concedida e buscar seguir sempre em frente, a caminho da luz.… Read more »

Solius
Solius
15 setembro de 2010 4:07 pm

Com base nesta última mensagem, eu proponho a você e aos demais colegas reencarnacionistas deístas (que negam a revelação) que reflitam um tempo sobre o raciocínio a seguir: Pra vocês há duas possibilidades: 1. Reencarnação 2. Céu e inferno Cada um pode então praticar a espiritualidade: I. Com mais intensidade, seguindo os princípios da Tradição, já que a escolha entre o bem e o mal na segunda opção cessa com a morte. II. Bem mais comodamente, já que a primeira opção não requer assim tanta urgência (o próprio Kardec diz que o processo evolutivo é quase que ad infinitum). –… Read more »

Anônimo
Anônimo
15 setembro de 2010 5:30 pm

Querer transformar a vida espiritual num cassino de apostas é o que há de patético. Parece até que a opção 2 esta sendo oferecida para os covardes e medrosos.

neutrinos
neutrinos
15 setembro de 2010 6:30 pm

Patético é esta sua tentativa de desqualificar o argumento através do uso de expressão depreciativa. Sofisma barato.
A opção 2 é por um lado considerada verdadeira por quem conhece bem a realidade das revelações mencionadas, e por outro uma possibilidade que não tem como ser descartada por quem não as conhece suficientemente. Simples assim.

Ike, do âmago do vulcão.
Ike, do âmago do vulcão.
15 setembro de 2010 9:36 pm

[…] Solius: “2- Segundo a doutrina reencarnacionista e progressista todos teremos que optar pelo bem definitivo em algum momento, uns mais cedo, outros mais tarde. Se evoluir é uma obrigação, onde fica a expressão máxima do livre-arbítrio, que seria uma escolha definitiva entre o bem e o mal?” Pers:“A partir dessa igualdade original, e da individualidade daí decorrente, nos definimos por nossas escolhas.” Solius: “E dentro desta visão, como você explicaria o surgimento do primeiro “carma”?” Esses dois neutrinos aí em cima vão é acabar fazendo os contorcionistas q/ sustentam a doutrina reencarnacionista como sendo bem lógica, coerente e racional,… Read more »

Ike, do âmago do vulcão.
Ike, do âmago do vulcão.
15 setembro de 2010 10:29 pm

“Parece até que a opção 2 esta sendo oferecida para os covardes e medrosos.” E o pior é que é mesmo. Nos coloca num “cheque-mate”. E diante de tal situação, só restaria as minhas escolhas (Uma delas é aceitar a derrota, outra é sair de fininho e fingir que não houve nada, ou quem sabe zunir o tabuleiro no chão e clamar trapaça para conseguir um novo jogo… sei lá). O fato é que toda nossa LIBERDADE DE ESCOLHA tá atrelada a esses “cheques-mates”. NÃO SABER (OU EVITAR SABER) AINDA É SABER. Liberdade (Ou livre-arbítrio), pra mim, hoje, é buscar… Read more »

Camilo Martin
Camilo Martin
16 setembro de 2010 6:44 am

Acid quando olhar o filme comenta que eu quero saber o que você achou! Por outro lado se estiver esperando cair no piratebay não está perdendo nada…

Exceto o fato do thepiratebay.org estar fora do ar!!! 🙁

Pers
Pers
16 setembro de 2010 9:12 am

Solius: “E dentro desta visão, como você explicaria o surgimento do primeiro “carma”?” A partir da primeira escolha errada. A partir da capacidade de fazer escolhas (de existir como consciência), então você já é senhor de seus atos, você faz sua história. Errando e acertando. Solius: “a) Se optar por I e 1 for a realidade, você dará um grande passo na sua caminhada evolutiva.” E é por isso que as religiões tipo 2 (céu e inferno) foram as mais comuns nessa infância da humanidade. Era necessário para espíritos ainda infantes o freio do medo. A partir de certa maturidade,… Read more »

Pers
Pers
16 setembro de 2010 9:17 am

Aos que agirem daquela forma (decidir pelo mal pela possibilidade de se arrepender no futuro), creio ser pedagógico a esse espírito renascer no seio do islamismo, por exemplo, que é uma bonita religião para os que bem a praticam, mas que não lhes permite protelar a decisão pelo bem.

A cada um segundo seu entendimento.

Alfa
Alfa
16 setembro de 2010 9:33 am

Neutrinos “Pra vocês há duas possibilidades: 1. Reencarnação 2. Céu e inferno Cada um pode então praticar a espiritualidade: I. Com mais intensidade, seguindo os princípios da Tradição, já que a escolha entre o bem e o mal na segunda opção cessa com a morte. II. Bem mais comodamente, já que a primeira opção não requer assim tanta urgência (o próprio Kardec diz que o processo evolutivo é quase que ad infinitum). – Prós e contras: a) Se optar por I e 1 for a realidade, você dará um grande passo na sua caminhada evolutiva. b) Se optar por I… Read more »

neutrinos
neutrinos
15 setembro de 2010 4:01 pm

Pers, “Solius, do jeito que você pintou o cenário, depois da morte não haveria nenhum livre-arbítrio.” De modo algum. Não teremos mais porque escolher entre o bem e o mal, mas poderemos escolher em cada um destes âmbitos. “O que pode ser um ente espiritual sem livre-arbítrio ? Sem escolhas ?” Não é um ser espiritual. “O que seria um céu católico, com entes impedidos de escolher, tais quais robozinhos, programinhas de computador?” Não seria um “céu católico”. “Saiba Solius, que o que nos separa mais radicalmente das máquinas é o livre-arbítrio…a não ser essa mágica capacidade de sermos livres,… Read more »

Nana
Nana
15 setembro de 2010 3:40 pm

Uau, Pers!

gabi*
gabi*
14 setembro de 2010 10:38 am

Acid, traidor do movimento.
Daqui a pouco vc vai dizer que comprou o piratão!

Acid
Acid
14 setembro de 2010 1:17 pm

Calma q ainda tá em tempo!! Vou ver no cinema!

Enquanto isso, ‘Nosso lar’ ficou pela segunda semana seguida em primeiro lugar nas bilheterias brasileiras. A Fox diz que essa é a maior bilheteria de segunda semana de um filme nacional desde a Retomada.
http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2010/09/nosso-lar-lidera-bilheterias-no-brasil-pela-segunda-semana-seguida.html

Pers
Pers
14 setembro de 2010 1:46 pm

Mas Solius, de qualquer forma restaria incólume seu direito de optar pelo bem, em algum momento.

Veja, o que estou tentando mostrar é que não existe caráter definitivo na opção pelo mal, e portanto, não existiria o mau (com ‘u’) eterno, de onde se conclui a impropriedade das teologias que o advogam. O próprio Santo Agostinho já definiu o mal (agora com ‘l’) como ausência de bem.

neutrinos
neutrinos
14 setembro de 2010 9:28 pm

Caro Pers, “Mas Solius, de qualquer forma restaria incólume seu direito de optar pelo bem, em algum momento.” Até o fim da vida podemos exercer esta opção. Mas não temos nem mesmo isto por direito. Em nossos atos e pensamentos nos opomos à nossa perfeição (em potência) quase que constantemente. O que obtemos de bom é exclusivamente por graça, incluindo a própria existência. “Veja, o que estou tentando mostrar é que não existe caráter definitivo na opção pelo mal…de onde se conclui a impropriedade das teologias que o advogam.” Pelo contrário. Sabemos por revelação que na eviternidade não há mudança… Read more »

Coringa
Coringa
15 setembro de 2010 2:20 am

Neutrinos > “Até o fim da vida podemos exercer esta opção. Mas não temos nem mesmo isto por direito” Isto, a princípio, parece uma contradição. Poderia explicar mais claramente este conceito, especialmente no que se refere ao ‘DIREITO’ e sua definição? Neutrinos> “Em nossos atos e pensamentos nos opomos à nossa perfeição (em potência) quase que constantemente. O que obtemos de bom é exclusivamente por graça, incluindo a própria existência.” Nos opomos à nossa perfeição? Como assim? Nós quem?? Da forma apresentada, parece uma “regra genérica ou sem exceção” que contrapõe-se a existência/realidade do livre-arbítrio de TODOS os seres humanos.… Read more »

Coringa
Coringa
15 setembro de 2010 3:55 am

Um desafio interessante às nossas crenças…e/ou descrenças… Entre o bem e o mal, o dualismo só aparece quando o absoluto se manifesta no universo da relatividade. Ou melhor, quando a consciência enxerga o absoluto de forma fracionada, submetida que está às referências do tempo e espaço. A polaridade é o princípio básico de toda e qualquer manifestação. A polaridade ocorre na referência presença e ausência. Consideramos positivo ou negativo tal ou qual condição. A presença de algo indica a ausência do seu oposto ou vice-versa. Esta oposição bem x mal é resultante da consciência (presença) ou de sua falta (ausência).… Read more »

neutrinos
neutrinos
15 setembro de 2010 12:00 pm

Coringa, Sobre o texto, a mera crença na inexistência de demônios (que se opõe às experiências relatadas no livro que recomendei acima) exposta de modo assoberbado, as infelizes e equívocas referências históricas sem eco nos estudos de fontes primárias e principalmente o desconhecimento demonstrado acerca do sentido de perfeição sob a ótica metafísica ao tratar do tema das polaridades, demonstram a tamanha fragilidade das palavras do autor. Por estas e outras eu recomendo não dar ouvidos ao teosofismo e a suas dissidências. A leitura de “O Teosofismo” de Guénon é suficiente para se conhecer as razões. Mas como não estamos… Read more »

neutrinos
neutrinos
15 setembro de 2010 12:07 pm

Só uma correção: vejo agora que são dois textos em um, então distribua-se devidamente as críticas a cada um de seus autores. Quem quiser saber mais sobre o quão é capenga a visão dos ateus acerca do problema do mal: http://www.youtube.com/watch?v=6iVq_KtAT3w

Pers
Pers
15 setembro de 2010 2:13 pm

Solius, do jeito que você pintou o cenário, depois da morte não haveria nenhum livre-arbítrio. O que pode ser um ente espiritual sem livre-arbítrio ? Sem escolhas ? O que seria um céu católico, com entes impedidos de escolher, tais quais robozinhos, programinhas de computador ? Saiba Solius, que o que nos separa mais radicalmente das máquinas é o livre-arbítrio, o livre-arbítrio é mesmo aquilo que melhor nos define, porque é a origem das nossas escolhas, e por consequência da nossa história. Nossas escolhas nos definem, TOTALMENTE. Nada há de próprio em cada ente que não seja decorrência de suas… Read more »

Alfa
Alfa
16 setembro de 2010 9:48 am

Neutrinos

“Segundo a doutrina reencarnacionista e progressista todos teremos que optar pelo bem definitivo em algum momento, uns mais cedo, outros mais tarde. Se evoluir é uma obrigação, onde fica a expressão máxima do livre-arbítrio, que seria uma escolha definitiva entre o bem e o mal?”

nenhum de nos e obrigado a optar pelo bem ou pelo mal definitivo.quando nos reencarnamos e para colher aquilo que plantamos na outra vida. o Karma não e um castigo,e uma consequencia.

com certeza Deus quer que optemos por fazer o bem, mas ele preferiu deixar que essa opção coubesse a nos

neutrinos
neutrinos
16 setembro de 2010 11:30 am

Caro Pers, Solius: “E dentro desta visão, como você explicaria o surgimento do primeiro “carma”?” Pers: “A partir da primeira escolha errada. A partir da capacidade de fazer escolhas…faz sua história. Errando e acertando.” Você só explorou um lado da questão, o que me leva a levantar dois pontos: 1.1- Se o tal era simples e ignorante, que culpa teria de suas escolhas equivocadas, ainda que “senhor de seus atos”? Ou Deus teria criado a suposta “lei do carma” para atuar de modo implacável? 1.2- Como explicar a questão da justiça sob a ótica espírita com relação aos simples e… Read more »

Alfa
Alfa
16 setembro de 2010 11:56 am

neutrinos “Mas o problema que levanto é justamente o fato de o reencarnacionismo progressista não permitir a expressão máxima deste atributo.” e a doutrina do ceu e inferno não e praticamente a mesma coisa? as pessoas escolhem “adorar a Deus” por medo de ir pro inferno (e claro que não são todas mas com certeza tem muitos que so vão a igreja por este motivo) e o que aconteceria se uma pessoa que esta no inferno se arrepender ? ela seria levada ´para o ceu ou a misericordia divina tem praso de validade. e claro que permite. a pessoa decide… Read more »

Pers
Pers
17 setembro de 2010 9:04 am

Caro Solius, “Portanto isto não sana a dúvida e continua dando margem para que se justifique a omissão de socorro sob a ótica espírita. ” De maneira alguma. De novo: você, ajudando, se eleva, independemente da aceitação daquele que sofre. Veja, até Jesus deixou de curar alguns por falta de fé (fé=”fidelidade”, e não “crença cega”), de modo que aquele que não tem condições de ser ajudado precisa ainda do sofrimento para quebrar as crostas de ignorância. Você, que não é Jesus, deve ajudar sempre que puder. Se a sua ajuda atrapalhar o ajudado, é porque o ajudado não tinha… Read more »

Anônimo
Anônimo
17 setembro de 2010 5:45 pm

‘Nosso lar’ bate recorde ao atingir a marca de dois milhões de espectadores
Plantão | Publicada em 17/09/2010 às 17h38m
O Globo

Nana
Nana
17 setembro de 2010 5:46 pm

‘Nosso lar’ bate recorde ao atingir a marca de dois milhões de espectadores Plantão | Publicada em 17/09/2010 às 17h38m O Globo R1 R2 R3 R4 R5 Dê seu voto R1 R2 R3 R4 R5 Média: 0,0Comente Comentários RIO – Em apenas 14 dias, mais de dois milhões de espectadores compareceram aos cinemas para conferir o filme brasileiro “Nosso lar”, de Wagner de Assis. A produção inspirada na obra literária de Chico Xavier já arrecadou R$ 19.102.330,00, conquistando a primeira posição no ranking dos filmes mais vistos desde que entrou em cartaz. “Nosso lar” conta a história de um médico… Read more »

neutrinos
neutrinos
17 setembro de 2010 7:16 pm

Caro Alfa, “ou seja depois que vc morre vc perdeu o valor pra Deus” De modo algum. Se isto ocorresse, o ser seria imediatamente aniquilado, o que não ocorre. “então Deus e inseguro e precisa ser bajulado ou temido pra se sentir especial?” Não. Só quer ter aqueles a quem criou à Sua imagem e semelhança junto de Si por livre-escolha. “não ocorrera pq? depois que vc morre vira um robo programado? no paraiso sera a mesma coisa todo mundo programado pra ser bonzinho?” Como já dito, o livre-arbítrio não cessa, porém estará submetido à escolha realizada entre o bem… Read more »

neutrinos
neutrinos
17 setembro de 2010 7:17 pm

Caro Pers, “Você, que não é Jesus, deve ajudar sempre que puder. Se a sua ajuda atrapalhar o ajudado, é porque o ajudado não tinha condições de ser ajudado, e a culpa não é sua, é dele. A sua boa intenção sempre será levada em conta.” Mas veja o conflito: cada vez que vou ajudar, não sei se estou ajudando de fato ou atrapalhando, retardando a evolução do outro. Se vejo um doente, torna-se inevitável pensar com base nestes seus dizeres acima: “vou oferecer-lhe meu auxílio, se não por ele, por mim, ainda que o prejudique”. Prestar o auxílio então… Read more »

Alfa
Alfa
17 setembro de 2010 7:43 pm

neutrinos “Não. Só quer ter aqueles a quem criou à Sua imagem e semelhança junto de Si por livre-escolha.” e quem não quiser que queime pra sempre. livre arbitrio? pra min isso parece chantagem “Se Deus autoriza ou desautoriza o demônio a agir (não necessariamente manipular) sobre as pessoas, sendo Ele o Sumo Bem, o que pode isto significar? Que um mal foi permitido muito provavelmente por um bem maior.” então o diabo não e inimigo e sim aliado de Deus “O capeta não muda o coração de ninguém, ou não haveria livre-arbítrio.” então pq sempre que a vida de… Read more »

Alfa
Alfa
17 setembro de 2010 8:05 pm

continuação

me responda. vc acha justo alguem sofrer eternamente por erros cometidos em uma unica vida? eu não acho

por isso eu prefiro o karma e a reencarnação pois eles são muito mais condizentes com a bondade e justiça de Deus do que essa doutrina de ceu e inferno eternos

neutrinos
neutrinos
17 setembro de 2010 11:47 pm

Caro Alfa, “e quem não quiser que queime pra sempre. livre arbitrio? pra min isso parece chantagem” Veja, ou você escolhe o bem ou o mal, não há mais alternativas. Deus faz o possível, sem ferir a liberdade de escolha, para que cada um opte pelo bem. Mas ora, quem não quer conhece as conseqüências. Portanto não é chantagem alguma. Mais uma vez: “as portas do inferno são fechadas por dentro”. “então o diabo não e inimigo e sim aliado de Deus” O capeta escolheu ficar distante de Deus e neste sentido se considera inimigo dEle. Mas é criatura e,… Read more »

Alfa
Alfa
17 setembro de 2010 8:29 am

sobre a divindade de jesus da uma olhada neste texto

http://colunadaverdade.blogspot.com/2009/06/jesus-nao-e-deus.html

Alfa
Alfa
17 setembro de 2010 7:48 am

neutrinos “Pelo contrário, a grande escolha pode ser feita até o último instante da vida, enquanto as circunstâncias a permitirem.” ou seja depois que vc morre vc perdeu o valor pra Deus “Isto é mais um exemplo da misericórdia divina. Ainda que a pessoa não chegue ao ponto de expressar seu amor por Deus, só pelo temor ela pode ser salva, ainda que mui provavelmente tenha que se purificar no purgatório. Mas mesmo assim há quem escolha o outro caminho.” então Deus e inseguro e precisa ser bajulado ou temido pra se sentir especial ? “Isto não ocorre, já que… Read more »

Alfa
Alfa
16 setembro de 2010 12:01 pm

obs: como eu disse não sou espirita. eu não concordo com todas as “teorias” espiritas sobre a reencarnação

Pers
Pers
16 setembro de 2010 1:54 pm

Solius, “Se evoluir é uma obrigação, onde fica a expressão máxima do livre-arbítrio, que seria uma escolha definitiva entre o bem e o mal?” A expressão máxima do livre-arbítrio é exercê-lo indefinidamente, e permanecer no bem por escolha própria indefinidamente, e não apenas um momento antes da morte. “Vocês negam a Tradição fundada pelo próprio Cristo, fazem uma leitura bastante seletiva e conveniente dos Evangelhos, negam sua divindade, seus milagres, sua imaculada concepção, etc., e ainda o chamam de mestre. Não é algo similar ao beijo de Judas?” Não negamos nada de Jesus. Negamos a interpretação católica de Jesus. E… Read more »

Alfa
Alfa
16 setembro de 2010 1:54 pm

agora sobre diabo e inferno 1 se o diabo existe então Deus não e todo poderoso pois ele teria um adversario na luta pelas almas dos homens 2 se o inferno existe então Deus não e bom e nem justo:afinal de contas que tipo de pai bondoso mandaria seus filhos para o sofrimento eterno ? e nem adianta vir com aquela conversa de:”Deus não manda ninguem pro inferno as pessoas que escolhem ir pra lá” eu não conheço ninguem que em sã conciencia queira sofrer pra sempre. sem falar que não e nada justo condenar alguem eternemante por erros temporarios… Read more »

Nana
Nana
16 setembro de 2010 3:21 pm

Uau de novo. Que nível de debates! Dá gosto de acompanhar.

Paula
Paula
16 setembro de 2010 5:48 pm

Reforço com Nana. Está realmente fluindo as trocas por aqui e dá gosto de ler. 🙂

neutrinos
neutrinos
16 setembro de 2010 7:22 pm

Caro Alfa, “e a doutrina do ceu e inferno não e praticamente a mesma coisa?” Pelo contrário, a grande escolha pode ser feita até o último instante da vida, enquanto as circunstâncias a permitirem. “as pessoas escolhem “adorar a Deus” por medo de ir pro inferno (e claro que não são todas…)” Isto é mais um exemplo da misericórdia divina. Ainda que a pessoa não chegue ao ponto de expressar seu amor por Deus, só pelo temor ela pode ser salva, ainda que mui provavelmente tenha que se purificar no purgatório. Mas mesmo assim há quem escolha o outro caminho.… Read more »

neutrinos
neutrinos
16 setembro de 2010 7:26 pm

Caro Pers, “A expressão máxima do livre-arbítrio é exercê-lo indefinidamente, e permanecer no bem por escolha própria indefinidamente, e não apenas um momento antes da morte.” Aí temos um conjunto de expressões do livre-arbítrio que levam a uma escolha final comum obrigatória e não uma expressão máxima propriamente dita. E estou enganado ou você também não está falando mais no âmbito espírita, onde se diz que não há involução? Ou você admite que seres de consistência mais “fluida” e mesmo aqueles que estão prestes a se tornar “espírito puro” ainda praticam o mal? “E mestre, grandíssimo mestre” Segundo a ótica… Read more »

Pers
Pers
16 setembro de 2010 9:17 pm

Caro Solius, “Veja a seguinte situação: de repente me deparo com uma criança agonizando na rua. Então é perfeitamente lícito que eu me abstenha de auxiliá-la para que seus erros sejam logo expiados e ela evolua mais rápido.” Deve ajudar, porque: 1 – você não é juiz do carma de outrem (somente espíritos muito muito elevados tem o poder desse cálculo, com muito amor); 2 – você será instrumento de Deus para aliviar o carma daquela criança. Nesse caso, é uma soma não-zero, isto é, ambas as partes ganham. O amor apaga os erros, ou, em outras palavras, o amor… Read more »

neutrinos
neutrinos
17 setembro de 2010 12:05 am

Caro Pers, “1 – você não é juiz do carma de outrem” Isto é o que gera a dúvida. “2 – você será instrumento de Deus para aliviar o carma…Pode ser que quem receba amor já se eleve o bastante para deixar de merecer aquele sofrimento.” Como pode ser que a pessoa rejeite o amor, já que tem livre-arbítrio, e precise do sofrimento para sua suposta evolução. Neste caso, estarei atrapalhando sua expiação. E veja, ainda assim, se realmente houver amor por aquela criança, pois o normal é que apenas se sinta pena de quem sofre, dos mais fracos, e… Read more »

Caesar
Caesar
18 setembro de 2010 1:43 am

Pô! Acid, assim não vale!
Eu já tinha desenvolvido uma ¨técnica¨ para superar isto.
É só não ler os comentários de um deles(adivinhe de quem)

Alfa
Alfa
14 setembro de 2010 7:27 am

Ike

“O fato de eu me identificar com algo pode me influenciar sobre esse algo?”

não. poi se você se identifica com aquela ideia e por qur você já a possuia

Ike, do âmago do vulcão.
Ike, do âmago do vulcão.
9 setembro de 2010 3:42 pm

Oi Nana, ” Espiritismo não veio para destruir as Escrituras, o que foi feito foi uma re-leitura à luz dos nossos dias.” Destruir não (Já que a Igreja não é feita só pela mão humana), afastar, deslocar a visão, confundir, dividir… Releitura essa que não leva em consideração metade da Bíblia (A.T.)e muito menos o que a própria tradição da Igreja vem construindo e relendo (Refletindo) ao longo de todos esses séculos. Pô, releitura por releitura, o peso da idade (Do tempo e da experiência), falam bem mais alto nessa hora. “[…]E também não há nada contra a Graça de… Read more »

Ike, do âmago do vulcão.
Ike, do âmago do vulcão.
10 setembro de 2010 8:13 pm

Valeu Nana, é por aí sim, mas: “[…]Não devemos ficar parados aguardando uma salvação milagrosa, sem fazermos absolutamente nada em prol da humanidade e de nosso aprimoramento moral[…]” Isso (CLARO!) sempre fez parte do ensinamento da Igreja. A salvação em Cristo não me exime das responsabilidades mundanas (“Sê sal da terra e luz no mundo”, lembra?!). Essa ideia de “ficar parado” só existe nas mentes que interpretam ao seu bel prazer a doutrina cristã. “[…]não estava brigando com a fé católica[…]” Isso é perceptível nas suas palavras. E veja que “BRIGAR COM A FÉ”, isso todos nós fazemos durante a… Read more »

Ike, do âmago do vulcão.
Ike, do âmago do vulcão.
10 setembro de 2010 9:02 pm

Caro Over, “engraçado. o cristianismo tradicional ensina a mesma coisa: o ser humano e pecador e mal por natureza. quem não tem jesus não presta e vai pro inferno, o mundo jaz no maligno e etc, etc” É verdade. Só que tem um problema aí no seu argumento: A Igreja não tem a pretensão (Nem a intenção) de REFAZER esse mundo que não presta e jaz no maligno e transformá-lo num “paraízo terrestre” custe o que custar. Já essa turma do “MUNDO MELHOR”, ao longo de 200 anos, já produziu + de 200 milhões de corpos (E contando!) e miséria… Read more »

Overlord
Overlord
11 setembro de 2010 8:33 am

Ike

“Estuda um pouco, não faz mal não.”

eu sei. e por isso que eu estudo bastante e cheguei as todas as minhas conclusões

“Vai ler a Bíblia rapaz”

já li e reli e toda vez eu so confirmo mais o meu pensamento.

“Nêgo realmente acha que Jesus foi um Trôxa”

quem acha que jesus foi troxa são os cristãos tradicionais que adoram fazelo de burro de carga pros seus erros. o gentinha preguiçosa ¬¬

um pouco de questionamenteo faz bem. vc deveria experimentar 🙂

Camilo Martin
Camilo Martin
11 setembro de 2010 8:48 am

Só quero esclarecer algo sobre o que disse: Sou espirita? Acredito na doutrina espírita mas não sou “ativista” espírita (a mesma relação que tenho com outras doutrinas como a Cabala). Sou cristão? Depende, acredito sim que Cristo existiu, mas acho que ele foi um dentre muitos que disseram e fizeram a mesma coisa. Teve várias pessoas parecidas com Cristo (até em coisas como ressucitar 3 dias após a morte, 12 discípulos, nascer de uma virgem, etc). Agora o que eu acho é que Cristo é muito sobrevaluado. Tá, ele até pode ter sido um dos maiores profetas da antiguidade, mas… Read more »

Overlord
Overlord
11 setembro de 2010 12:56 pm

Ike

“Para os padrões mentais overlordianos sim, ô si foi.”

por acaso vc sabe o que significa a palavra revolução ou vc so assimila o que o senhor Olavo diz ?

Alfa
Alfa
11 setembro de 2010 1:46 pm

eu não sei por que o espiritismo se preocupa tanto com respaldo bíblico. eu pessoalmente acho que a unica coisa que a bíblia tem de bom são os ensinamentos de jesus

Camilo Martin
Camilo Martin
11 setembro de 2010 6:25 pm

@Alfa existem teorias sobre a Bíblia ter uma série de analogias que dizem alguma coisa além do óbvio, mas na sua leitura regular, concordo plenamente.

neutrinos
neutrinos
12 setembro de 2010 1:24 am

Overlord, “quem acha que jesus foi troxa são os cristãos tradicionais que adoram fazelo de burro de carga pros seus erros. o gentinha preguiçosa” Vou tentar ignorar esta sua grave falta de respeito e tentar um diálogo: “já li e reli e toda vez eu so confirmo mais o meu pensamento” Então certamente você já se deparou com o seguinte trecho: “Bebei dele todos. Porque isto é o meu SANGUE…o qual SERÁ DERRAMADO por muitos PARA REMISSÃO DOS PECADOS.” (Mt 26, 27-28). Pois bem, já que se apresenta como estudioso, devo então esperar que você não apele para a falácia… Read more »

Alfa
Alfa
12 setembro de 2010 6:49 am

neutrinos

“A D.E. jamais lhe fornecerá subsídios para uma leitura adequada das Sagradas Escrituras. O objetivo de Kardec, segundo declaração dele mesmo, era a conversão gradual dos cristãos ao espiritismo.’

so uma pergunta? onde vc viu isso

billy shears
billy shears
10 setembro de 2010 5:45 pm

O filme vale pela mensagem de amor e de esperança para aqueles que optam em perseverar no bem, apesar de todas as influências maléficas(ódio, inveja, intriga…) que obsediam a humanidade.

Tecnicamente foi muito bem feito, para os padrões nacionais, porém, do ponto de vista dramatúrgico, creio que poderia ter sido melhor realizado.

Talvez o roteiro não tenha favorecido um maior desenvolvimento para os personagens. Mas, mesmo assim, se formos comparar com outros filmes brasileiros, representa um avanço.

Bom, espero que daqui a muitos e muitos anos…rsrs…eu consiga uma vaguinha de faxineiro no hospital de “Nosso Lar”….

Overlord
Overlord
10 setembro de 2010 11:14 am

que isso Nina! eu não sou o primeiro a falar dele aqui não

Ike, do âmago do vulcão.
Ike, do âmago do vulcão.
9 setembro de 2010 4:22 pm

Alfa, “eu não vejo nenhum problema nas pessoas tentarem fazer um mundo melhor.” Eu vejo. O problema é que dentro desse SLOGAN(“Por um mundo melhor”) vem incutida a ideia de que o “mundo não presta”, “a vida que existe não presta”, “o ser humano existente não presta”. E isso é um pensamento muito PERIGOSO. A IDEIA FIXA DE MUDAR O MUNDO (JÁ Q/ ESSE NÃO PRESTA E TEM QUE “MELHORAR”) JÁ ENTRA NO CAMPO DA PSICOPATOLOGIA CHAMADA MEGALOMANIA E essa tentativa (SEMPRE FRUSTRADA) de se fazer um “mundo melhor” sempre parte de uma mentalidade revolucionária (rebelada da existência E com… Read more »

Nana
Nana
9 setembro de 2010 4:40 pm

Ike, Abraços para você também. Veja: você era espírita e tornou-se católico, eu era católica e tornei-me espírita. Abracei, como você, aquela fé que me trouxe respostas, conforto, paz. É o que falei no começo do meu comentário: pode ser afinidade, ressonância, é o que fala ao seu coração. Não acho que Jesus foi ingênuo e em nenhum momento renego o seu sacrifício em prol da humaninade. E quando digo que a salvação depende de nós, lembro do que Ele mesmo falou: “ajuda-te e o céu te ajudará”. Não devemos ficar parados aguardando uma salvação milagrosa, sem fazermos absolutamente nada… Read more »

Samuel Pelegrini
Samuel Pelegrini
9 setembro de 2010 6:43 pm

Pra quem não sabe, Waldo Vieira deixou o movimento espírita e hoje em dia denuncia as fraudes de Chico e afins: http://www.youtube.com/watch?v=Kvp1JPZp0a0 Não tenho interesse algum em mexer com a crença de ninguém, mas o ‘Saindo…’ é um dos poucos sites na área que eu curto, justamente porque vejo que o Acid e o povo sempre ligado leva no interesse sincero mesmo, e não como um peixe sendo vendido, por isso acho que não tem nada de mais compartilhar essas informações, que devem ser de interesse de todos. Afinal, se é nas coisas como realmente são que estamos interessados, não… Read more »

Samuel Pelegrini
Samuel Pelegrini
9 setembro de 2010 6:58 pm

PS: Mas só deixando claro que, embora Waldo exponha tudo agora, também não concordo com todo o restante do que ele diz. Ao mesmo tempo que ele denuncia o passado da coisa, ele continua sendo um charlata nela atualmente, está denunciando pra tirar proveito.

Anônimo
Anônimo
9 setembro de 2010 7:09 pm
Overlord
Overlord
9 setembro de 2010 7:34 pm

Ike “O problema é que dentro desse SLOGAN(“Por um mundo melhor”) vem incutida a ideia de que o “mundo não presta”, “a vida que existe não presta”, “o ser humano existente não presta”. E isso é um pensamento muito PERIGOSO.” engraçado. o cristianismo tradicional ensina a mesma coisa: o ser humano e pecador e mal por natureza. quem não tem jesus não presta e vai pro inferno, o mundo jaz no maligno e etc, etc “Mas que salvação?! Como posso me auto-salvar?! Da mesma forma que eu me nasci?!’ se nascer não da, mas se alto salvar dá. na verdade… Read more »

Overlord
Overlord
9 setembro de 2010 7:49 pm

Samuel

Waldo Vieira pra min so ta tentando chamar atenção. cade as provas de que chico era uma fraude? ele disse que chico recebia cartas marcadas para que pudesse psicografar todos os detalhes do falecido mais curiosamente depois ele disse que queimou as tais cartas

Nina
Nina
9 setembro de 2010 11:34 pm

Caramba, Overlord!
Nunca imaginei que ouviria falar do Olavo aqui…
Deixa o cara ser feliz lá nos EUA.

neutrinos
neutrinos
12 setembro de 2010 12:39 pm

Caro Alfa,

“Cumpre que nos façamos compreensíveis, se alguém tem uma convicção bem firmada sobre alguma doutrina, ainda que falsa, necessário é que lhe tiremos essa convicção, mas pouco a pouco. Por isso é que muitas vezes nos servimos de seus termos e aparentamos abundar nas suas idéias: é para que não fique de súbito ofuscado e não deixe de se instruir conosco.” (Allan Kardec – O livro dos Médiuns, 54ª edição, cap. 27 pg. 392)

Ike, do âmago do vulcão.
Ike, do âmago do vulcão.
12 setembro de 2010 10:58 pm

Deve ser bem doloroso p/ muitos simpatizantes do espiritismo ter que lidar com esse conselho aí em cima, tão edificante (E evoluído), do codificador “burro de carga” dos espíritos. Pra mim foi. Overlord, “[…]um pouco de questionamenteo faz bem. vc deveria experimentar :)” Uma das coisas q/ venho aprendendo ultimamente é parar com essa atitude petulante de “questionar por questionar” (Sem fundamentos razoáveis) qualquer coisa que- de imediato- me desagrade. Agi dessa forma por muito tempo. Teve uma época- recentemente- que me questionei bastante se não estava ficando “viciado” nas palavras e pensamento olavianos. Durante a caminhada é sempre bom… Read more »

Anônimo
Anônimo
12 setembro de 2010 11:20 pm

“…Reflita. Pese os argumentos. Sem pressa. Sem paixão. Use o critério da equanimidade, p/ pesar esses argumentos. Use a lembrança da experiência vivida. A dedução lógica-racional. O peso do que o tempo tem a dizer sobre isso…”

Ótimo conselho! E que se faça isto em relação a TODAS as doutrinas!

hmmm…”pelas mões da história”…Profundo isto, não?rs

Nana
Nana
13 setembro de 2010 11:41 am

Acho que não é a toa que filmes e novelas com temática espírita estejam em evidência atualmente. É bom para quem acredita e para quem acha que é tudo fantasia. Sacode o marasmo e faz pensar na vida e na morte, salvação, perdição, redenção, divindade, luz, trevas, anjos e demônios, penas eternas ou remissíveis… a lista é extensa. A humanidade precisa de espiritualização urgente. Temos uma alma e precisamos alimentá-la, seja com a Bíblia, o Alcorão, o Evangelho Segundo o Espiritismo, com os preceitos do Budismo, Hermetismo, Tao… Não importa o caminho, o importante é caminhar para a iluminação, o… Read more »

neutrinos
neutrinos
13 setembro de 2010 12:10 pm

Saudações, amigo Ike!
__________________________

Caro Alfa,

Mas o colega há de concordar que a continuidade do texto e a pergunta à qual responde em nada alteram o que aqui se pretende. Sobre a autoria ser dos supostos espíritos, a afirmação foi aprovada e publicada pelo próprio Kardec. Mas claro, sua informação tornou o contexto mais preciso, e por isto agradeço.

__________________________

Quanto à existência do capiroto e seus asseclas, seres desta natureza são descritos nas demais tradições. Também sua existência é reiterada na metafísica pela descrição da gradação entitativa dos seres. Mas para começar, recomendo a leitura de: http://www.4shared.com/document/5k709jmA/Habla_Un_Exorcista_Gabriel_Amo.htm

Abraços

Acid
Acid
13 setembro de 2010 2:43 pm

Ainda não vi, Gabi 🙁

Pers
Pers
13 setembro de 2010 8:39 pm

Solius, já pensou se o seu “capiroto” resolve se arrepender e começa a fazer o bem ? hehe, há essa hipótese, ou é impossível ?

Anônimo
Anônimo
13 setembro de 2010 6:19 pm

Oscar 2011

Qual filme brasileiro você gostaria de ver concorrendo ao Oscar 2011?
Esta é uma enquete do minsiterio da cultura onde 70% dos votos (até agora), foram para o filme Nosso Lar que esta em primeiro e o segundo lugar, adivinhem: Chico Xavier.
Quem quiser ajudar a divulgar este filme pro exterior só votar neste site(se quiser indicar outro filme tambem a vontade,importante é valorizar os trabalhos do cinema brasileiro):

>>>
http://www.cultura.gov.br/site/2010/09/08/enquete-oscar/
>>>

http://www.viagemastral.com/gva/viewtopic.php?f=9&t=5442

Ike, do âmago do vulcão.
Ike, do âmago do vulcão.
13 setembro de 2010 9:22 pm

Nana, “Acho que não é a toa que filmes e novelas com temática espírita estejam em evidência atualmente[…]” Não é à toa mesmo. E isso não vem de hoje. Faz parte de uma HEGEMONIA reta, crescente e constante de “evolução” (Ou será “revolução”?!). O marasmo espiritual (E filosófico) que isso gerou no meu País imenso e manso não chega a sacolejar em 0,5° a escala Richter. ;¬) “[…]A humanidade precisa de espiritualização urgente[…]” Mais do que isso, acredito que necessitamos urgentemente é de recuperar nosso discernimento e nosso extinto de sobrevivência (Nossa inteligência), contrapondo-nos às “maravilhas coloridas e açucaradas” que… Read more »

Ike, do âmago do vulcão.
Ike, do âmago do vulcão.
13 setembro de 2010 9:34 pm

“[…]se quiser indicar outro filme tambem a vontade[…]”

Pô, se tivesse algum…

Pode indicar meio filme?!

“[…]importante é valorizar os trabalhos do cinema brasileiro”

Pois é…

Só falta o cinema brasileiro valorizar a inteligência e o bom gosto do povo brasileiro.

Isso vai levar quantas reencarnações?!

PS: Acho que vai dar ‘Nosso Lar’ no Oscár; os gringos de Hollywood investiram uma grana e merecem a contra-partida social.

Ike, do âmago do vulcão.
Ike, do âmago do vulcão.
13 setembro de 2010 9:55 pm

Sobre as palavras do colega Alfa, tava pensando nessas duas palavras: IDENTIFICAÇÃO & INFLUÊNCIA.

O fato de eu me identificar com algo pode me influenciar sobre esse algo?! Acho que sim… Ou, pelo contrário, pela influência desse ‘algo’ é que acabo criando uma identificação não autônoma, mas até subserviente?!

Enfim, como se “identificar” sem se deixar “influenciar”?!

neutrinos
neutrinos
13 setembro de 2010 10:10 pm

Olá caro Pers,

Já pensei sim, e por um bom tempo. Hoje sei que o sentimentalismo gerado por certas doutrinas me impedia de ver isto como de fato o é, ou seja, um equívoco teológico.
E acrescento que do ponto de vista metafísico não há qualquer contradição entre o Sumo Bem e o caráter perpétuo da escolha definitiva entre o bem e o mal por parte das criaturas. Como disse um perenialista: “as portas do inferno são fechadas por dentro”.

Abraço

gabi*
gabi*
13 setembro de 2010 10:28 am

só para deixar claro, ainda assim eu fico feliz que o filme tenha ido bem, e acho importante que filmes deste continuem sendo lançados.
Nem precisa dizer que só pela mensagem já é infinitamente melhor do que a maioria dos filmes que sairam esse ano.

gabi*
gabi*
13 setembro de 2010 10:24 am

Eu sinceramente achei o filme fraco…Não chega a ser uma bomba como muita gente me falou, mas eles tinham “A” historia nas mãos, e fizeram um filme sessão da tarde com ela.
E vc Acid, já viu? o que achou?

Ike, do âmago do vulcão.
Ike, do âmago do vulcão.
12 setembro de 2010 11:27 pm

Caro Alfa, “eu não sei por que o espiritismo se preocupa tanto com respaldo bíblico. eu pessoalmente acho que a unica coisa que a bíblia tem de bom são os ensinamentos de jesus” Eu tb não. Uma das explicações tá aí no último NEUTRINO. E acrescento: “[…](b) “O Espiritismo demonstra que esses demônios mais não são do que as almas dos homens perversos, que ainda se não despojaram dos instintos materiais…” (E.S.E., cap. XII, item 6). Enquanto no Cristianismo o diabo e seus demônios são anjos decaídos, os maiores inimigos de Deus e dos homens, no Kardecismo são considerados espíritos… Read more »

Anônimo
Anônimo
12 setembro de 2010 11:35 pm
Ed
Ed
13 setembro de 2010 12:06 am

Tb gostei dessas matérias aki:

Reencarnação:
http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2007/08/reencarnacao.html

Museu das Almas do Purgatório:
http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2006/06/museu_das_almas.html

E desta no youtube. Bem interessante…

Regressões a Vidas Passadas-Análises Científicas:
ww.youtube.com/watch?v=rEnNkco61KU&feature=channel_page

abs

Ike, do âmago do vulcão.
Ike, do âmago do vulcão.
13 setembro de 2010 12:09 am

Tá bom, Correção: O peso do que o tempo tem a dizer sobre isso (O ‘estado da questão’ trazido até aqui para vc pelas ‘MÃOS’ da História) “Ótimo conselho! E que se faça isto em relação a TODAS as doutrinas!” … A TODAS as doutrinas que se prezem e que ajam de forma coerente com o que se fundamenta nas suas palavras. NEM TUDO QUE TÁ RELUZINDO POR AÍ É OURO DE FATO “hmmm…”pelas mões da história”…Profundo isto, não?rs” Deus meu… Até a dona História vira uma sujeita pervertida na “mão” de certas autoridades anônimas virtuais. Fazê o que… ____… Read more »

Ike, do âmago do vulcão.
Ike, do âmago do vulcão.
13 setembro de 2010 12:14 am

“… A TODAS as doutrinas que se prezem e que ajam de forma coerente com o que se fundamenta nas suas palavras.”

Isso que eu disse serve tb para a minha Religião e p/ muitos dos seus líderes atuais.

Se os pastores são negligentes e omissos, o rebanho fica em risco.

Anônimo
Anônimo
13 setembro de 2010 12:40 am

” Isso que eu disse serve tb para a minha Religião e p/ muitos dos seus líderes atuais. Se os pastores são negligentes e omissos, o rebanho fica em risco. ”

É, assim ficou melhor. 🙂

NEM TUDO QUE TÁ RELUZINDO POR AÍ É OURO DE FATO

Alfa
Alfa
13 setembro de 2010 8:04 am

Ike

como eu disse, não sou espirita
(embora me identifique com alguns ensinamentos da doutrina).

quanto ao diabo,inferno e anjos caidos não acredito nestas coisas.
e eu tanbem não vejo jesus como “encarnação de Deus” apenas como um grande mestre.devemos lembrar tanbem que jesus sempre falava na forma de parabolas e no sentido figurado. portanto mesmo que ele estivesse falando sobre reencarnção ele não falaria tão diretamente. isso sem falar no monte de alterações que a biblia sofreu (procure a respeito dos evangelhos apocrifos)

Alfa
Alfa
13 setembro de 2010 8:14 am

neutrinos

apenas uma pequena correção:esse trecho do livro dos espiritos que vc postou esta incompleto e esta declaração não e de Kardec e sim uma resposta dos espiritos a esta pergunta feita por Kardec: “Com que fim Espíritos sérios, junto de certas pessoas, parecem aceitar idéias e preconceitos que combatem junto de outras?”

Alfa
Alfa
13 setembro de 2010 8:43 am

livro dos mediuns. foi mal

neutrinos
neutrinos
13 setembro de 2010 10:18 pm

Aliás, estes vídeos conspiracionistas costumam ter muitos exageros, mas este levanta algumas questões bem interessantes:

http://www.youtube.com/watch?v=TiUdGSamnKM

Está em 4 partes, mas me parece que incompleto.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.