CHICO XAVIER: O FILME

O filme começa com uma desculpa sincera:

“A história de um homem não cabe num filme. O que se pode é ser fiel à essência de sua trajetória”

 
CHICO XAVIER: O FILME

O livro “As vidas de Chico Xavier“, de Marcel Souto Maior, foi uma bela síntese da vida de Chico Xavier, com causos, biografia, muito humor e investigação. Mas um filme tem de ser ainda mais conciso, e funcionar num outro ritmo, numa outra linguagem. A síntese da síntese, ou seja, a essência. E nisso o filme “Chico Xavier” – que estreou nos cinemas no dia 02 de abril de 2010, quando se comemorou o centenário do niver do Chico – cumpriu sua missão. O roteirista Marcos Bernstein, a montadora Diana Vasconcellos e o diretor Daniel Filho conseguiram deixar o filme redondo, nem muito longo, nem muito corrido. Em nenhum momento fica um filme chato, enfadonho, pois sempre intercala drama com pitadas de humor (que existiam, de fato, na vida do Chico).

Um detalhe curioso é que Daniel Filho é ateu, e ficou encantado pela PESSOA do Chico, ao ler o livro. E por isso fez o filme desta forma, não procurando ser proselitista, nem ser uma bandeira do espiritismo (do qual se fala pouco). Achei a abordagem excelente. Talvez fosse mais interessante se Daniel Filho se aprofundasse mais no tema da vaidade (a peruca, as fotos da revista Cruzeiro), mas a gente nota que não há TEMPO de se aprofundar em muitas das facetas do Chico. Fatos interessantíssimos do livro tiveram de ficar de fora (talvez com o sucesso façam uma “versão do diretor”), como a vez que ele tomou um “tiro” de um espírito que ele achava que era gente viva. Ou o seguinte trecho, que eu considero o mais interessante do livro:

Numa noite, quando já se preparava para dormir suas três horas de sono, Chico foi surpreendido pela visita de uma figura diabólica.
–  Você me chamou?
A voz era arrepiante. Chico ia dizer a verdade, quando Emmanuel o aconselhou a trocar o “não” por um “sim” estratégico.
–  Chamei, sim, senhor.
E o que você quer?
Chico arriscou uma resposta política:
–  É que a vida está tão difícil que eu queria que o senhor me abençoasse em nome de Deus ou em nome das forças em que o senhor crê.
O recém-chegado perdeu o rebolado e insultou:
–  É só a gente aparecer que você cai de joelhos.
Depois sumiu.

As provações se sucediam.

Na noite de 11 de setembro de 1948, Chico Xavier e um amigo, Isaltino Silveira, admiravam Pedro Leopoldo do alto de um morro, na beira de um riacho. Sentado numa pedra, sob a luz de um poste, Chico lançava sobre o papel um poema assinado por Cruz e Sousa. Isaltino substituía as páginas preenchidas por outras em branco. Os dois estavam às voltas com o poeta do além quando escutaram um barulho no mato. Eram passos. O amigo de Chico olhou para trás e levou um susto: um homem enorme, com olhos injetados, avançava na direção deles com um pedaço de pau na mão.
Isaltino levantou-se rápido e se preparou para enfrentar o agressor. Chico, já escaldado, continuou sentado. Sugeriu arma mais contundente: uma boa reza para emitir vibrações positivas. A poucos metros, o agressor parou e começou a balbuciar com a língua enrolada e os olhos fixos em Chico:
–  Esta luz nas suas pernas.., esta luz nas suas pernas.
Chico aconselhou:
–  Vá para casa e fique na paz de Deus, meu filho.
Isaltino, já refeito do susto, viu o homem dar meia-volta e ficou perplexo diante de um fato insólito. O mato, em um raio de cinco metros ao redor do agressor, ficou todo amassado enquanto ele caminhava. Chico Xavier tentou explicar a história toda: o homem era um médium poderoso, embora descuidado, e tinha sido arrancado da cama por espíritos obsessores, interessados em assassinar os dois e jogar seus corpos no rio. O plano daria certo se os benfeitores espirituais não tivessem envolvido a dupla com um cinturão de luz.
Isaltino ainda estava perplexo. Por que o agressor se referiu à luz nas pernas de Chico? A resposta veio rápida, como se fosse óbvia: Ele percebeu o foco que os espíritos projetavam sobre o papel durante a psicografia.
Por que o capim em torno dele se amassava?
As tais entidades eram tão ruins que se utilizaram dos fluidos do médium e conseguiram peso específico para provocar o fenômeno físico. Eram aproximadamente duzentos espíritos.

As vidas de Chico Xavier; por Marcel Souto Maior

Por isso recomendo o livro. Dá uma idéia do que Chico teve de sofrer por ser médium e ver espíritos (não só espíritos bons), e a perseguição espiritual por desenvolver um trabalho tão importante. Ainda hoje há quem difame o Chico sem NENHUM motivo ou indício de má conduta, apenas por um prazer obsceno de querer jogar os outros na lama em que essa pessoa se encontra.

No filme os atores estão fantásticos! Desde o garoto (cuja dicção com sotaque mineiro atrapalha um pouco quem não está acostumado à velocidade das palavras) até as mães do Chico, todos estão perfeitos. Eu achei que ia me impressionar com Nelson Xavier (e de fato me impressionei logo na cena de abertura, quando ele bota o óculos, chega me arrepiei), mas foi o ator Ângelo Antônio, que faz o Chico adulto, que pra mim roubou o filme. Nunca pensei que ele, com aquela cara de galã de novela, pudesse se transformar daquele jeito, emulando o Chico! Acho que o trabalho dele foi o mais difícil, já que naquela época Chico não usava os seus icônicos acessórios (a peruca e o óculos), e tudo o que temos dele são as fotos. E, baseado nelas, existe na cabeça de cada admirador do Chico o jeito dele falar, de andar e de se mover, como o “capiau” que era. E Ângelo consegue dar vida àquelas imagens, exatamente como imaginávamos que ele seria!!!! Parabéns!

Já a atuação de Nelson Xavier é contida e precisa, digna de um ator consagrado que está apenas “emprestando o corpo” a uma figura conhecida. Nelson, que tinha seu nome confundido com o de Chico mas nunca se interessou por ele, acabou mudando toda a sua visão de mundo após interpretar o médium de Uberaba:

Depoimento de Nelson Xavier

Letícia Sabatella, como a mãe do Chico, é uma tchutchuquinha linda (como diria o Marcelo Tas) e competente, e a Giulia Gam (como madrinha) poderia facilmente fazer o papel da Bellatrix no lugar da Helena Bonham Carter. Tony Ramos fica meio apagadinho durante boa parte do filme, só naquela atuação novelesca, falando alto e resmungando, e tal, mas quando chega na cena do tribunal, o cara BRILHA. Muito. Segurei o choro ali, e quando lembro ainda me emociono.

Até mesmo o personagem Emmanuel, massacrado pela crítica, me parece DEMAIS com o desenho de quem o viu materializado com aquela roupa de tribuno romano, e o jeito “chato” e altivo que ele passa pra quem lê os livros e ouve as divertidas histórias do Chico está ali, bem representado:

“Morra com educação!”

O filme se tornou a maior bilheteria nacional numa estréia, sendo visto por mais de 600 mil pessoas e arrecadando nos 3 primeiros dias R$ 5,9 milhões. É o “Avatar brasileiro”, faltando apenas uma versão em 3D.

Quem quem já leu o livro vai ao cinema com um monte de informações que só deixam a experiência mais viva, mais emocionante. Infelizmente há uma parte do filme que é central para a vida de Chico, que é a entrevista para a revista “O Cruzeiro”, mas que o filme/roteiro não consegue transmitir ao público a real dimensão do que foi aquilo. A revista era o semanal mais lido do Brasil, era a “Veja” e a “Istoé” juntas, e isso foi uma humilhação tão grande para o Chico que ele se afastou da imprensa por vários anos… mas, ao mesmo tempo, esse evento o tornou mais conhecido em todo o Brasil, e culminou com a entrevista para o programa Pinga-Fogo, que foi um divisor de águas para o espiritismo brasileiro, e cuja audiência superou até mesmo a da Copa de 70!

No filme vemos Chico psicografando respostas em economês, e até escrevendo de trás pra frente, como num espelho, e em inglês! Isso de fato aconteceu, mas não foi com os repórteres do Cruzeiro, e sim do “O Globo”, um pouco antes. Vejamos no livro:

O repórter se empolgou e decidiu, então, submeter o matuto de Pedro Leopoldo a uma série de testes. Chico aceitou o desafio. Questionários elaborados por especialistas foram entregues a ele.
As primeiras perguntas, sobre economia, vieram do gerente do Banco Agrícola de Sete Lagoas, Francisco Teixeira da Costa. Chico levou a prova para casa iria submetê-la aos espíritos – e apresentou as respostas na manhã seguinte.
A primeira questão era muito difícil:
Dado o aumento da população mundial e a escassez de ouro necessário à circulação, a socialização do sistema monetário, tendo por base certa percentagem de exportação de cada país, conseguiria, pela emissão naquela base, regular o fenômeno da troca?
A resposta veio em economês à altura, se arrastou por parágrafos e mais parágrafos, repletos de referências ao lastro regulador e às emissões fiduciárias, e terminou com a assinatura do português Joaquim Pedro d’Oliveira Martins, ex-deputado, ex-ministro da Fazenda e ex-membro da Academia de Ciências de Lisboa, morto em 1894.

O repórter de “O Globo” leu os parágrafos escritos pelo rapaz, mas não se convenceu. Queria respostas em inglês. Em vez de fazer o pedido ao entrevistado, ele resolveu experimentar uma técnica espírita: a de enviar uma “espécie de prece insistente ao rapaz”. “Inglês, inglês“, mentalizou. O texto veio em português. Quando Clementino já estava prestes a voltar ao ceticismo habitual, apareceram, sob a resposta, dezoito linhas em inglês. Do you have more questions?

As vidas de Chico Xavier; por Marcel Souto Maior

O filme termina e acontece algo inédito pra mim até então: as pessoas não se levantam, e continuam em silêncio assistindo aos créditos, enquanto Chico (o verdadeiro) dá sua entrevista ao Pinga-Fogo. Os créditos enfim terminam, e as pessoas saem em silêncio… Um lindo silêncio… E isso vem se repetindo em vários cinemas pelo Brasil.

A única falha do filme foi repetir nos créditos os trechos reais do Pinga Fogo exatamente o que já havia sido falado no filme. Havia tanto o que partilhar de novo, que não tem como não achar um desperdício de oportunidade para os ensinamentos de Chico (na verdade Emmanuel, que tava do lado) chegarem ao grande público. Mas fica a semente, e quem quiser ver o programa Pinga Fogo em sua totalidade pode ver aqui (que tem, inclusive, a segunda participação que ele fez no mesmo programa, um ano depois).

“Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, limpai os leprosos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai”

Mateus 10:8

Deixando o filme de lado e falando sobre a pessoa Chico Xavier, podemos perceber que a entrada no Espiritismo (doutrina então obscura, vinda da França) se deu mais porque foi o único grupo que o acolheu e respondeu a seus questionamentos, dando um sentido ao que estava acontecendo com ele. Claro que isso não foi ao acaso, já que, observando toda a sua vida, vemos que foi um planejamento da espiritualidade para ele ser o introdutor (de fato) e modelo do Espiritismo no Brasil. Mas fico aqui a pensar, se ele tivesse tido acolhimento na Igreja Católica talvez teria sido o primeiro santo brasileiro. Afinal, a única “prática espírita” de Chico era a psicografia. A caridade, o amor, a visita aos presos, tudo isso são práticas cristãs que ele nunca negou como tal. Todo o desenvolvimento do corpo doutrinário do espiritismo, através dos livros psicografados por Chico, não foi o Chico que escreveu, como ele mesmo dizia. Então poderíamos dizer que ele foi um modelo de cristão para toda a humanidade.

Com isso em mente, comecei a procurar na Bíblia como agiam os primeiros cristãos. Fiquei um tanto quanto desapontado, quando li em Atos dos Apóstolos o discurso de Pedro, com coisas como “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados“, ou “toda alma que não ouvir a esse profeta, será exterminada dentre o povo“, e o efeito que isso causava: “Em cada alma havia temor, e muitos prodígios e sinais eram feitos pelos apóstolos.” Fiquei meio ressabiado. Quando li a desventura do pobre e “vacilão” Ananias, meu estranhamento se transformou em repulsa:

Mas um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade, e reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e levando a outra parte, a depositou aos pés dos apóstolos.
Disse então Pedro:
Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço do terreno? Enquanto o possuías, não era teu? E vendido, não estava o preço em teu poder? Como, pois, formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.
E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E grande temor veio sobre todos os que souberam disto. Levantando-se os moços, cobriram-no e, transportando-o para fora, o sepultaram.
Depois de um intervalo de cerca de três horas, entrou também sua mulher, sabendo o que havia acontecido.
E perguntou-lhe Pedro: Dize-me, vendestes por tanto aquele terreno?
E ela respondeu: Sim, por tanto.
Então Pedro lhe disse:
Por que é que combinastes entre vós provar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e te levarão também a ti.
Imediatamente ela caiu aos pés dele e expirou. E entrando os moços, acharam-na morta e, levando-a para fora, sepultaram-na ao lado do marido. Sobreveio grande temor a toda a igreja e a todos os que ouviram estas coisas.

Atos 5:1-11

Isso não parece coisa de Cristo. Parece mais o modo de operar de certas denominações evangélicas. Ananias e sua esposa certamente não venderam sua propriedade de bom grado e com certeza no coração; me pareciam mais constrangidos a tal (provavelmente pelo tal “temor a Deus e ao Espírito Santo”). Jesus não veio implantar o comunismo compulsório, nem dízimo, nem o medo de Deus. Por que então seus apóstolos se deram esse direito?

Chico Xavier seria, então, um cristão no sentido de “apóstolo de Cristo”? Um homem que trocou o “temor” pelo “amor” (como, aliás, fez Jesus) não merece ser confundido com práticas doutrinárias distorcidas de milênios atrás. Como Jesus ensinou, “não se põe vinho novo em vasilhames velhos, do contrário se arrebentam. Perde-se o vinho, e perde-se o vasilhame. Mas põe-se vinho novo em vasilhames novos, e assim ambos se conservam”. E é por isso, então, que Chico Xavier está melhor denominado como “Espírita”. Em um sentido não tão próximo do estipulado por Kardec (mais racional e menos emotivo), mas sim do exemplo de Jesus. Infelizmente Chico acaba sofrendo do mesmo mal que assolou Jesus: a idolatria. Em vez de seguirem seu exemplo, a maioria se satisfaz em idolatrá-lo, colocá-lo num altar, fazer pedidos e achar que com essa babação estão “salvando sua alma”. Chico é um guia, como muitos que vieram à Terra pra nos mostrar o caminho através de ações. Do que precisamos mais na Terra: De “Lady Gagas” ou “Chicos”? E como estamos educando nossas crianças? Pra admirar e se espelhar em um, ou outro?

Nos sites sobre Chico encontrei um relato de Daniela Assunção, que comove pela singeleza e como uma criança foi tocada pelo amor desse médium. Nos lembra o quanto estivemos “perto” dele, do quanto ele estava presente em nossas vidas, na nossa (pelo menos a minha) geração:

Quando tinha por volta de 10-12 anos, meu nariz sangrava sem motivo algum durante a noite. Procurei médicos e fiz exames, que nada constataram de anormal. Minha mãe ficou sabendo na época que Chico Xavier prescrevia medicamentos através de cartas, que deveriam ser escritas de próprio punho pela pessoa que tivesse qualquer tipo de problema de saúde.
Assim o fiz, escrevendo apenas, com minha letrinha infantil, meu nome completo, data de nascimento e idade. NADA MAIS.
Enviei pelo Correio com outro envelope já endereçado e selado para resposta. Em menos de 15 dias, recebi uma carta, uma espécie de receita médica, com 1 medicamento (não lembro agora o nome) e 1 vitamina. Fomos à farmácia e lemos a bula. BINGO! Era exatamente o que eu precisava: algo que tinha a ver com o tal sangramento, com problema de coagulação…
Perdoem-me por não lembrar de todos os detalhes. Eu era criança e isso já faz mais de 20 anos.
Só me lembro que fiquei realmente impressionada por não ter escrito NADA sobre o problema que tinha e não ter estado na presença dele para receber esta cura.
Sou muito grata a Chico Xavier e a todos que trabalharam com ele e faziam ser possível atender a tantas pessoas, de formas diversas, por tanto tempo. Mesmo doente, fraco… ainda assim se doava aos outros cumprindo sua missão nesta vida. Qualquer outro comentário a respeito de sua personalidade é pura falta de foco pra não se olhar para a verdade.
Obrigada por esta reflexão.

Daniela Assunção

Futuras gerações dificilmente acreditarão que tenha passado sobre a Terra um homem como Chico Xavier

Huberto Rohden

Infelizmente isso é verdade. Porque é mais fácil (e bonito) venerar o brilho do diamante lapidado do que lapidar a pedra bruta em nós.

Resultado da pesquisa de opinião com os leitores do blog:

chico xavier filme pesquisa

Referência:
Palavras de Chico Xavier (parte 1);
Palavras de Chico Xavier (parte 2);
Palavras de Chico Xavier (parte 3);
Chico Xavier, charlatão?

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
463 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Solius
Solius
13 abril de 2010 7:13 pm

Acid, “E a bula papal do anônimo não conta como estudo?…Não há muita sinceridade no artigo da Montfort, como já demonstrei…” É evidente que conta, tanto que é citada no mesmo artigo. Quanto a este, o tema é geral e portanto não dá para detalhar os assuntos. Não vejo, pois, falta de sinceridade. “Pelo que vc diz, ele mesmo quis se queimar, aquele teimoso.” Ele sabia que se insistisse com suas bobagens teológicas iria ser queimado. Insistiu por que quis ou não? “o negócio se arrasta desde os anos 60…e vc vem aqui falar das providências dessa semana?” Há algumas… Read more »

Solius
Solius
13 abril de 2010 7:18 pm

O que nada sabe,

“Avalia-se a inteligência de um indivíduo pela capacidade de incertezas que ele pode suportar” “Kant”

Ué, como ele pode avaliar a inteligência de um indivíduo se não pode conhecer a “realidade fenomênica”?
É um poço de contradição…

“não aguenta, pede pra sair!”

Será que eu não aguento lidar com cacholas desnorteadas? 😉

Anônimo
Anônimo
13 abril de 2010 7:39 pm

Solius, vc é da Monfort? ou representante de alguma outra entidade católica?
Qual o seu papel ou objetivos aqui neste blog?

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
13 abril de 2010 8:05 pm

Pers, “[…]Acontece que os fatos e a filosofia convergem sempre com a estrutura que Kardec montou (e não com todos os detalhes, que vários não são precisos, veja a minha abertura)[…]” Isso aqui é dogma ou fato: (** sou eu) “Eu tenho um cão e um gato. Eles aprenderam a fazer coco e pipi no local certo. Sabe por que? Porque eu os pego NO ATO e os levo para o local adequado e ao mesmo tempo fico gritando “Não pode!” Esse método funciona porque o cão ou gato percebe o que está fazendo e associa a desaprovação com o… Read more »

Tiago Oliveira
Tiago Oliveira
13 abril de 2010 8:13 pm

anderson, “[…]sou totalmente a favor do princípio da descrença: “não acredite em nada, tenha suas experiências pessoais” e acho q essa aí é TODA a diferença EU: Isso, meu amigo, é uma INVERSÃO de raciocínio. Como que vou acumular experiências sem antes aceitá-las??? E como vou aceitá-las sem antes, à princípio, acreditar nelas???” a ideia é tentar se ater aos fatos e reavaliar sempre baseado nas experiências pessoais, e não tão-somente na elucidação mental, como fazemos aqui. é claro q a teoria é importante pois ela nos dá uma base de estudo, um ponto de referencia, mas ela deve ser… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
13 abril de 2010 8:16 pm

AH, por certo nosso caro Solius deve ter objetivos bastante obscuros, até porque nem o rosto dele eu consigo ver!
Eu sou apenas um espécime vulgar e insignificante “anderson” mesmo.

PS: Sinceramente, até hoje eu não entendi qual foi dessas “aspas”(e não consigo conter o riso)… É sensacional.KKKKKKKKKK

o que nada sabe
o que nada sabe
13 abril de 2010 8:27 pm

Solius

>>>>Ué, como ele pode avaliar a inteligência de um indivíduo se não pode conhecer a “realidade fenomênica”?<<<< Foi isso mesmo que vc quis dizer? Vou esperar voce pensar melhor sobre o que escreveu, antes de dar minha resposta. Ta vendo como dá pra avaliar!;)

Anônimo
Anônimo
13 abril de 2010 8:29 pm

“Eu sou apenas um espécime vulgar e insignificante “anderson” mesmo.”

é, isso já deu pra notar!

kkkkkkkkkkkk

billy shears
billy shears
13 abril de 2010 8:33 pm

Solius:

“Agora veja como não tenho o menor receio de defender a minha doutrina. Perceba como a coisa flui. 🙂 Por que você não consegue fazer o mesmo com a sua? ;)”

Pers, permita-me responder essa pergunta.

Parafraseando esse aforismo:
“Avalia-se a inteligência de um indivíduo pela capacidade de incertezas que ele pode suportar”
“Kant”

Temos a seguinte resposta: Avalia-se o grau de correção de uma doutrina pela necessidade (do seu defensor) de defendê-la sistematicamente.

Trocando em miúdos: Tudo aquilo que é necessário defender-se o tempo todo, carrega em seu bojo uma grande quantidade de incorreções.

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
13 abril de 2010 8:38 pm

Caro Tiago, “A diferença entre o erudito e o sábio é que o sábio pratica o conhecimento. ele vive aquilo e fala em primeira mão, sem intermediários.” ACRESCENTANDO: Justamente porque teve a pretensão de absorver esse conhecimento. E não si sai ileso dessa brincadeira. Isso trará inevitavelmente uma mudança moral e intelectual definitivas na alma do sujeito. Viver aquilo que fala (“SER SAL DA TERRA E LUZ NO MUNDO”). O sal seria o conhecimento (Nas palavras do poeta Bruno Tolentino: Quando tempero o peixe, eu não mudo o sabor dele, mais torno o peixe mais peixe, exaltando o seu sabor…… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
13 abril de 2010 8:47 pm

Tiago,

A maioria dos espíritas teima em não aplicar este método de aferição, porque no dia seguinte vai encher de bombeiro, defesa civil e um monte de repórter apontando o microfone na cara dos sobreviventes.
=:¬O

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
13 abril de 2010 9:00 pm

Não Acid… Só Kissuco de milho vermelho; E faço “altas viagens” c/ as ‘sobras de café’ que a nossa exportação permite a gente comprar nos super-mercados. HUMMMM, que delícia!

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
13 abril de 2010 6:57 pm

Tiago (só pra acrescentar):

Não é que “não devemos acreditar em nada”; Mas levar em consideração TODAS as POSSIBILIDADES que envolvem o alvo (O tema) desse conhecimento e testar essas possibilidades dentro da realidade das nossas vidas.
O problema é que o pensamento relativista (POLITICAMENTE CORRETO) vem cauterizando essa consideração investigativa.

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
13 abril de 2010 5:28 pm

Tá bom Acid (e como diz a bruxa do pica-pau: “E LÁ VAMOS NÓS”)… Mas, na boa: “Pegar coisa da Montfort como se fosse a prova definitiva é uma piada. Um site como esse sempre será tendencioso pro catolicismo, claro.” EU: E aquela referência que tu deu da RECORD como fonte fidedigna contra a pedofilia católica??? Era pra rir tb??? Ou essa aí em cima do “jovemgay.com” p/ desvencilhar qualquer relação entre homossexualismo e pedofilia??? Era pegadinha??? E claro que o texto não é “definitivo”, mas acrescenta mais evidências (E das boas), que deveriam sim ser aproveitadas pelos próprios fiéis… Read more »

Solius
Solius
13 abril de 2010 5:28 pm

Pers, o cristianismo nasceu e subsistiu no catolicismo. Pode se espernear o quanto quiser.
Se todos os não batizados vão pro inferno? Não.
Agora veja como não tenho o menor receio de defender a minha doutrina. Perceba como a coisa flui. 🙂 Por que você não consegue fazer o mesmo com a sua? 😉
________

Demonho,
Ao que você está se referindo, troll?

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
13 abril de 2010 5:37 pm

Pers,

“”Caminhando de par com o progresso, o Espiritismo jamais será ultrapassado, porque, se novas descobertas lhe demonstrassem estar em erro acerca de um ponto qualquer, ele se modificaria nesse ponto. Se uma verdade nova se revelar, ele a aceitará”[…].”

Por que então os espíritas TEIMAM em não seguir esse princípio???

E quem demonstra essas novas descobertas??? São os espíritos? A teoria progressista? O estudo das doutrinas comparadas?

?:¬/

Pers
Pers
13 abril de 2010 5:47 pm

Solius, a encíclica Fides et Ratio, basicamente, mantém o paralelismo fé e razão, afirmando o direito e o dever dos bispos para, em nome da fé, manifestar sua discordância quando os diversos pensadores da razão se distanciem dessa fé. Nada de novo. O problema é que há pensadores que distanciam da fé católica por erro, mas os há também que se distanciam da fé católica por acerto. Porém os bispos não podem dar o seu consentimento a nenhum desses. Veja, a ICAR, ao lado de grandes crimes, teve também grandíssimas obras, e grande parte dos luminares da humanidade passaram por… Read more »

Anônimo
Anônimo
13 abril de 2010 5:50 pm

Algumas sobre a dita Monfort: NOTA DO VERITATIS SPLENDOR: A carta que agora apresentamos aos nossos leitores é de nosso conhecimento já algum bom tempo. Sempre procuramos atacar erros e não pessoas ou entidades. Porém, devido ao grande mal que a Associação Cultural Montfort está trazendo às almas, tivemos que também apontar quem erra. Essa carta foi escrita por um ex-membro fundador daquela Associação que já há muito tempo deixou de ser católica para se tornar uma seita leiga. “Não sei como o senhor me conheceu, mas suas informações são exatas: fui da TFP de 1974 a 1982 e da… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
13 abril de 2010 5:53 pm

Nantilde (se estiver por aí)…

Exemplo do discurso das “CAROLAS PUDICAS DO ANTICRISTIANISMO”:

““Foi queimado porque não aceitou o estupro intelectual que sua igreja queria lhe impor…””

Tava c/ preguiça de procurar um exemplo pra me retratar, mas nosso colega Fellini já me ajudou.
Valeu, meu pacêru!

Pers
Pers
13 abril de 2010 5:57 pm

Solius, “Agora veja como não tenho o menor receio de defender a minha doutrina. Perceba como a coisa flui. 🙂 Por que você não consegue fazer o mesmo com a sua? ;)” E o que estou fazendo aqui esse tempo todo ? Estou defendendo o espiritismo ! Não dogmaticamente, enfatizo, pois posso mudar de idéia. Acontece que os fatos e a filosofia convergem sempre com a estrutura que Kardec montou (e não com todos os detalhes, que vários não são precisos, veja a minha abertura). Simplesmente tenho convicção (convicção, não é artigo de fé) que a reencarnação, a evolução das… Read more »

Clarissa
Clarissa
13 abril de 2010 6:27 pm

Lindo post. Obrigada.

o que nada sabe
o que nada sabe
13 abril de 2010 6:32 pm

>>>>Tentar ensinar um pouco para quem nada sabe.<<<< Solius, você é uma alma iluminada!

o que nada sabe
o que nada sabe
13 abril de 2010 6:41 pm

Continuando

>>>mentalidade relativista, um mal que vem assolando o ocidente<<< "Avalia-se a inteligência de um indivíduo pela capacidade de incertezas que ele pode suportar" Kant não aguenta, pede pra sair! 😉

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
13 abril de 2010 6:46 pm

Tiago, “[…] o espiritismo foi IDEALIZADO com intuito investigativo, mas, infelizmente, se perdeu para a doutrina[…]” Tava pensando (ai que dor!)… Se o espiritismo ficasse na praia da investigação científica (sem querer entrar no mérito dogmático), talvez sua contribuição p/ provar a transcendência da vida, através dos fenômenos sobrenaturais, tivesse sido esclarecedora (até p/ confirmar certos dogmas já existentes em outras religiões). “[…]sou totalmente a favor do princípio da descrença: “não acredite em nada, tenha suas experiências pessoais” e acho q essa aí é TODA a diferença” EU: Isso, meu amigo, é uma INVERSÃO de raciocínio. Como que vou acumular… Read more »

Tiago Oliveira
Tiago Oliveira
13 abril de 2010 9:06 pm

Anderson again 🙂 sobre reencarnação agora: 1 – PUNIÇÃO: Há um erro aí. não existe um sistema de PUNIÇÃO mas sim um sistema de AFINIDADE. (Isso foi muito bem elucidado no Livro de Mirdad, que li a partir da indicação deste site :D) A tal da “Lei do Retorno” ou Karma, se trata de afinidade e não de punição. É o tal, “colher o q planta.” Nem todas as leis estão aí para serem didáticas né? A gravidade por exemplo só nos ensina que pular da janela nem sempre é boa idéia… então porque diabos a lei do retorno deveria… Read more »

Solius
Solius
13 abril de 2010 9:14 pm

Tiago Oliveira, “…mas eu já ME provei ALGUMAS dessas coisas e e VEJO LÓGICA em outras…” Também já me vi neste quadro, meu caro. 🙂 ________________________________ O que nada sabe, “Foi isso mesmo que vc quis dizer? Vou esperar voce pensar melhor sobre o que escreveu…” Não precisa esperar e responda sem enrolação se for capaz. “Ta vendo como dá pra avaliar!;)” Dá? Então você admite que se capte com fidelidade o que não é “fenomênico”? 😉 __________________________________ Billy, “…Tudo aquilo que é necessário defender-se o tempo todo, carrega em seu bojo uma grande quantidade de incorreções.” Digamos que eu… Read more »

Bulbo
Bulbo
14 abril de 2010 4:19 am

Olá Solius/Neutrinos 🙂 Se aceita um conselho, dê uma pesquisada em um termo recentemente cunhado: “paralaxe cognitiva”>Não necessariamente. O ideal é buscar a verdade, esteja ela onde estiver. E como vem se espalhando, meu caro Anderson…> As doutrinas tradicionais estão em consenso sobre a existência de um Deus único. E as que se desenvolvem no campo da metafísica têm atributos similares. >Não sei… Mas esse último coment da Bulbo tem toda aquela retórica da “negação do transcendente”, da “incapacidade de se abrir p/ o infinito”, Uma “fuga da compreensão de Deus”, gerando a tal “rebelião contra o Divino”, restando ao… Read more »

Hallison Liberato
Hallison Liberato
14 abril de 2010 9:25 am

Meu caro, por que a insistência em comprar Chico com Cristo? Não faz sentido. Notoriamente o espiritismo não é cristão. Soa forçado tentar colocar Chico Xavier inserido no cristianismo. E por que se assustar com a morte de Ananias e Safira? Pelo que consta – utilizarei do seu argumento para comparar – Chico Xavier sofreu bem mais do que os dois juntos, e não li sequer uma crítica sua ao espiritismo por isso. Gostei do filme e do livro. Você está em dúvida sobre o cristianismo, quer acreditar mas se nega a aceitá-lo como ele é. O cristianismo é excludente.… Read more »

Pers
Pers
14 abril de 2010 9:27 am

Mcfly, Vc e Solius se dizem ex-espiritas, mas fazem críticas comezinhas. O Acid em alguns posts aqui é muito mais incisivo. A reencarnação é a única forma de se ter justiça com a diversidade de situações no mundo. Cada um vive aquela situação que merece, ou que lhe seja apropriada para aprimorar-se. O político corrupto de hoje renasce no deserto africano. Por aí. É também muito mais coerente como plano de Deus, na medida em que TODOS alcançarão a bem-aventurança, na medida em que evoluam no decorrer das reencarnações. Imagina se Deus iria criar almas que já saberia de antemão… Read more »

timóteo Pinto -o xian erisiano
timóteo Pinto -o xian erisiano
14 abril de 2010 10:33 am

OBRIGADO CHICO XAVIER PELO LEGADO DE SUA VIDA! texto exuberante e ignorante e 101% anti-copyright por timóteo pinto -apenas mais um, entre todos, papa pateta erisiano; mais um pois somos todos, sim, vc tb, somos todos timótio pinto. Hey-Ho, Let’s go! Meu querido e amado, desde minha infância, Chico Xavier ensinou muito com seu exemplo de superação e super-ação. Médiuns são pessoas que mais precisam de cura, pessoas que atraem muitos fantasmas famintos (po no daoismo) para atormentá-los, dai acabam por ser por excelência o melhor veículo para fantasmas viajantes (hum no daoísmo), seres de luz, agirem e assim completarem… Read more »

Pers
Pers
14 abril de 2010 11:13 am

Caso 2: Luciano dos Anjos (acho que ainda vivo), sob transe hipnótico, relatou extensas histórias de quando era Camille Desmoulins (quase) famoso jornalista que participou na revolução francesa. Centenas de informações detalhadas, depois confirmadas em enciclopédias empoeiradas. Essa depende de confiar no cara, ou no autor do livro (Hermínio Miranda, “Eu Sou Camille Desmolins”, esqueci a editora). Pro Hermínio Miranda eu ponho a mão no fogo. Quem não conhece, conheça.

o que nada sabe
o que nada sabe
14 abril de 2010 11:21 am

Solius, Eu entendo porque escolásticos tem tanto medo do pensamento kantiano, afinal de contas é muito difícil defender este “sólido” castelinho de cartas que foi tão laboriosamente construído, mas que só vale pelo que ele é, um castelinho de cartas. Mudanças de paradigmas causam este tipo de tenção, os mais limitados, que não conseguem se adaptar ao novo, que morrem de medo do desconhecido, se apegam com unhas e dentes ao fantasma do natal passado e fazem das tripas sua retórica para defender o obsoleto. Mas para criticar, é preciso conhecer (ou não!) (senão fica parecendo neoateísta) e longe de… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
14 abril de 2010 12:02 pm

Cara Bulbo,

Sobre isso:

“[…]Se as religiões tradicionais são tão plenas em todos os sentidos como dizem alguns (com suas regras, dogmas, padrões pré-estabelecidos, leis e uma infinidade de outras coisas), pq cresce cada vez mais o número de pessoas à procura de novos horizontes de explicação? ”

Uma explicação nada ‘sentimental’, mas bem concreta, vc encontrará digitando no YouTube: yuri bezmenov ou thomas schuman.

‘A VERDADE NÃO DEVE NADA A NINGUÉM’

Abraço, e fique c/ Deus.

Superfast Jellyfish
Superfast Jellyfish
14 abril de 2010 12:46 pm

“as pessoas temem o que não compreendem, e aquilo que elas temem elas procurão destruir”

isso explica o por que dos catolicos e evangelicos atacarem tanto o espiritismo

Anônimo
Anônimo
14 abril de 2010 3:31 pm

I could be wrong, i could be right
I could be black, i could be white
I could be right, i could be wrong
I could be white, i could be black

Hey Oh! Let’s GO!

http://www.youtube.com/watch?v=xuOnePNlOgY

dionísio
dionísio
14 abril de 2010 4:59 pm

Alguns reencarnacionistas (nem todos) gostam de falar que fulano ou ciclano é reencarnação de algum personagem histórico. Pena que eles naõ notaram, ou se notaram se calaram, mas Torquemada reencarnou e adora comentar no SDM.

Aos que duvidam da referida reencarnação, eis a prova:

“Em tempo, Bruno foi queimado porque quis. Depois de ser interrogado por anos por decidir não abrir mão de propagar suas idéias teológicas doentias…”

Esse tal de Solius é um caricatura do caricato Orlando Fedeli… uma piada!

Solius
Solius
14 abril de 2010 5:04 pm

Olá Bulbo, “Existência negada, onde? Por quem? Alguma vez em meus dizeres neguei a existência do que vc diz ser negada?” Então você não a nega e discorda do o que nada sabe? 🙂 “Acho que vc me entendeu erroneamente.” Sim, minha interpretação foi equivocada. Aceite minhas escusas. “Quanto à questão do deslocamento entre os eixos acima citados, não vejo aplicação nenhuma dentro do que eu escrevi.” Retomamos isto adiante “A bíblia antigamente não era escrita e rezada em latim para que seus fiéis não entendessem nada do que estava escrito…?” Não. O que estava escrito era devidamente explicado, isto… Read more »

Solius
Solius
14 abril de 2010 2:01 am

Tiago,

“mas aumentando a experiência né?”

Não necessariamente. O ideal é buscar a verdade, esteja ela onde estiver. 🙂

____________

E como vem se espalhando, meu caro Anderson…

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
14 abril de 2010 1:24 am

Caro Solius,

Não sei… Mas esse último coment da Bulbo tem toda aquela retórica da “negação do transcendente”, da “incapacidade de se abrir p/ o infinito”, Uma “fuga da compreensão de Deus”, gerando a tal “rebelião contra o Divino”, restando ao sujeito voltar p/ dentro de si mesmo. E percebo que isso vem se espalhando que nem vacina de Governo.

“-O QUE É O CÉU? GRITOU O VIAJANTE PARA O SAPO QUE ESTAVA NO FUNDO DO POÇO.
-É UM BURAQUINHO NO TETO! RESPONDEU.”

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
13 abril de 2010 9:16 pm

Pelo que li por aqui, a trajetória de Giordano Bruno, com todos os seus méritos e escorregos, tem pelo menos uma unanimidade: FOI O VERDADEIRO ‘MÁRTIR ÀS AVESSAS’.

Isso, essa “cambalhota corajosa”, eu admito que não consigo fazer.
;¬)

billy shears
billy shears
13 abril de 2010 9:30 pm

“Billy, “…Tudo aquilo que é necessário defender-se o tempo todo, carrega em seu bojo uma grande quantidade de incorreções.” Digamos que eu começe a difamar alguns de seus entes queridos com mentiras. Se você se põe a defendê-los está em verdade confirmando a “veracidade” de minhas mentiras?” Se são mentiras, não há necessidade de explicações repetitivas, nem negativas apaixonadas. Há uma máxima que gosto: viva conforme sua consciência, não se preocupe com o caluniador. Pois, se aquilo que é atacado é virtuoso, os judiciosos saberão admiti-lo e não acreditarão na calúnia; por outro lado, só os insensatos, tomarão como verdade… Read more »

Pedro Noventa
Pedro Noventa
13 abril de 2010 10:01 pm

Ah, tenham santa paciência! O espiritismo foi uma modinha francesa do final do século XIX. Coisa de madame ociosa, só isso. Ninguém mais, a não ser aqui no Brasil, leva esta coisa a sério! Como sempre, nós importamos o que os outros países têm de pior, bando de jecas que somos…
E tenho dito.

o que nada sabe
o que nada sabe
13 abril de 2010 10:06 pm

Solius

>>>Ué, como ele pode avaliar a inteligência de um indivíduo se não pode conhecer a “realidade fenomênica”?<<< >>>Então você admite que se capte com fidelidade o que não é “fenomênico”? ;)<<< Mais uma chance: leia com atenção suas duas perguntas e aponte onde está a coerência do seu raciocínio. Só uma dica: a capacidade intelectual de um indivíduo não esta além da realiadade consensual. Aguardo sua resposta.

o que nada sabe
o que nada sabe
13 abril de 2010 10:27 pm

Solius

>>>Não precisa esperar e responda sem enrolação se for capaz.<<< Você parece não saber a diferença entre Fenomeno e Numeno e o "tempo" é pra você corrigir as besteiras que falou.

Pers
Pers
13 abril de 2010 10:45 pm

Mcfly, se você tivesse sido espírita mesmo já teria respostas fáceis às essas suas perguntas. Solius, não li nenhum comentário, há uma versão oficial em português no site do vaticano. E você, leu ? Porque vc não contestou o que eu disse. “Se mudar de idéia quanto aos três dogmas que indiquei, deixa de ser espírita.” Vc ainda não entendeu o que é ser espírita. “Não, vem criticando a Igreja, me chamando de “retórico”, e no máximo pôs-se a defender certas críticas e depois, sem resposta, voltou a falar sobre a Igreja e me classificar.” Onde critiquei a igreja ?… Read more »

Bulbo
Bulbo
13 abril de 2010 10:47 pm

Quanto maior a necessidade de se sustentar uma verdade absoluta e se apegar à tradição, maior ainda é a imensidão e a intensidade de dúvidas presentes no coração daquele que crê. Aquele que precisa de um chão palpável para suas certezas, de respaldos, dogmas e regras, desconhece o não-limite da vontade e da capacidade humana de conhecer o Totalmente Outro. Buscar o Numinoso só depende da vontade do ser e simplesmente ser, o que independe de algo externo. Ser “tocado” pelo divino é escolha interna, pois alguém só é tocado por escolha própria e se abre as portas da percepção,… Read more »

Solius
Solius
13 abril de 2010 11:59 pm

Billy “Se são mentiras, não há necessidade de explicações repetitivas, nem negativas apaixonadas.” Se não há explicações repetitivas seus entes ficarão difamados. Geralmente isto implica em não conseguir mais emprego, portas na cara e por aí vai. Você os deixaria nestas condições? “Há uma máxima que gosto: viva conforme sua consciência, não se preocupe com o caluniador.” Pois é, mas me ensinam a amar o caluniador e repudiar a calúnia. “Pois, se aquilo que é atacado é virtuoso, os judiciosos saberão admiti-lo…” Nem todo judicioso tem acesso à verdadeira informação. “Ou seja, considerando o exemplo dado por você, parece-me insensatez… Read more »

Solius
Solius
14 abril de 2010 12:14 am

Bulbo,

“Quanto maior a necessidade de se sustentar…”

Eis novamente o intuito de se demonstrar algo dentro daquilo cuja própria existência é negada.

“Concluindo: Não existe fórmula, mas apenas sabedoria.”

Curioso você utilizar uma fórmula para dizer que não existe fórmula.

Se aceita um conselho, dê uma pesquisada em um termo recentemente cunhado: “paralaxe cognitiva”

Tiago Oliveira
Tiago Oliveira
14 abril de 2010 12:36 am

Bulbo, vc escreveu em outras palavras o que eu vinha tentando dizer. Concordo muito com quase tudo.

Solius,

a idéia é tentar minimizar a paralaxe cognitiva ao máximo, mas aumentando a experiência né? de nada nos adiantaria minimizar a paralaxe cognitiva deixando de analisar…

e se buscar a sabedoria for uma fórmula.. bem.. eta formulazinha mais genérica e complexa essa heim:
“ahh é fácil: basta vc conhecer de tudo, experimentar de tudo, e aí compreender as coisas. simples né?” rsrs

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
14 abril de 2010 12:52 am

Ô Pers, assim não dá, meu querido… “Mcfly, se você tivesse sido espírita mesmo já teria respostas fáceis às essas suas perguntas” EU: E quais seriam essas respostas caso eu fosse realmente espírita??? Leia os argumentos, duvide, averigue, conclua, exponha… É difícil??? Claro que é! Sei que é preciso algum tempo pra digerir esse mini-bombardeio meu e do Solius. Mas o negócio é começar. ;¬) ============ “A evolução dos espíritos é decorrência natural da reencarnação. Você não procura se melhorar durante sua vida ? Pois é, durante milhares de vidas melhoramos muito.” EU: Vc leu os argumentos aqui colocados por… Read more »

Solius
Solius
14 abril de 2010 5:15 pm

Pers, “Vc e Solius se dizem ex-espiritas, mas fazem críticas comezinhas.” Eu ainda nem consegui começar a brincar. “A reencarnação é a única forma de se ter justiça com a diversidade de situações no mundo.” Errado. Se você fosse contar com a verdadeira justiça seria instantaneamente aniquilado. Só que sobre isto não vou desenvolver, mas deixar apenas plantado. “Caso 1 : O bíblico. João Batista é reencarnação de Elias.” Contorcionismo puro e simples. Segundo as próprias Escrituras Elias não morreu, foi arrebatado. Como poderiam os judeus acreditarem em sua “reencarnação”? Se João Batista era “o Elias que há de vir”,… Read more »

Pers
Pers
13 abril de 2010 4:54 pm

Solius,

“Eu lhe desafio a refutar um único dogma cristão”

Não confunda cristianismo com catolicismo. São muito diferentes. Dogmas são seus, católicos, não cristãos.

Pra começar : batismo. Lembra que vc se enrolou quando discutimos isso ? Vai repetir a dose ? Todos os não batizados na ICAR vão para o inferno eterno, Solius ?

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
12 abril de 2010 7:58 pm

Outro erro de cálculo que os defensores (e simpatizantes) do espiritismo cometem, é o de achar que por alguém não compartilhar da lógica da doutrina espírita, o sujeito deixe de acreditar em espíritos (ou no sobrenatural). Esse raciocínio (equivocado) só faria sentido contra alguém que é ateu (ou à toa), contra um materialista fundamentalista, etc… Eu como cristão não tenho por que negar “o outro lado”, os fenômenos sobrenaturais e as ações desses “espíritos” no mundo físico. Aceitar a existência disso é uma atitude até bastante cristã, eu diria. O problema aqui (e Solius, não sei si concordas) se parece… Read more »

Anônimo
Anônimo
12 abril de 2010 10:09 pm

Um dos primeiros papas a apoiar a escravidão foi Nicolau V (1397-1455). A Bula “Romanus Pontifex” de 08 de Janeiro de 1455, concedeu exclusividade aos portugueses nos negócios da África, inclusive monopólio do tráfico negreiro (Chiavenato, 1999) A bula papal Romanus Pontifex assinada pelo Papa Nicolau V enumera que entre os benefícios e títulos de glória de Portugal na África está o envio de negros apresados para os reinos, e estabelece o seguinte: “Muitos desses negros trazidos a Portugal, trocados por outro gênero de compra haviam recebido o batismo, sendo, portanto, de esperar, da continuação do tráfico à conversão de… Read more »

Lex, nem Zen que não tem!!!
Lex, nem Zen que não tem!!!
12 abril de 2010 11:42 pm

Solius e Acid:

“””Mas só pode haver uma Verdade, ou não seria ela a Verdade.”””

Se você só pensa a VERDADE como algo que pode ser escrito, well, pode ser que só haja uma mesmo.

Mas a “VERDADE” não é expressável por palavras.

A “VERDADE” é um processo operando.

A “VERDADE” é uma experiência sendo exercida.

A “VERDADE” não é “o” Cristo, mas seu exemplo.

A “VERDADE” é o Tao (caminho).

A “VERDADE” é o Butsudo (caminho iluminado).

O Zen diz: “Estude, estude, pratique e pratique… depois esqueça tudo e SEJA O CAMINHO”…

O resto é tentativa de conforto.

Solius
Solius
13 abril de 2010 12:23 am

“Diga isso pra Giordano Bruno…” O teimoso que insistiu em propagar argumentos já refutados como verdades teológicas? “que resolveram medir o espiritismo pela régua criada pela sua Igreja.” O espiritismo nasce em uma civilização, esta mesma nossa, construída em cima dos princípios da Igreja, pela mesma, e tem, como um de seus livros básicos uma reinterpretação dos Evangelhos gerados, mantidos e interpretados no seio da mesma Igreja durante dois mil anos. Depois vem Chico Xavier e tenta incorporar ainda mais uma doutrina na outra. Então você há de convir que não há muito como fugir, certo? Mas por outro lado,… Read more »

Anônimo
Anônimo
13 abril de 2010 1:13 am

e já que surgiram “dúvidas” a respeito da Bula, eis aqui um trecho: Bula Romanus Pontifex, de 8 de janeiro de 1454, do papa Nicolau V: “Não sem grande alegria chegou ao nosso conhecimento que nosso dileto filho infante d. Henrique, incendido no ardor da fé e zelo da salvação das almas, se esforça por fazer conhecer e venerar em todo o orbe o nome gloriosíssimo de Deus, reduzindo à sua fé não só os sarracenos, inimigos dela, como também quaisquer outros infiéis. GUINÉUS E NEGROS TOMADOS PELA FORÇA, OUTROS LEGITIMAMENTE ADQUIRIDOS FORAM TRAZIDOS AO REINO, O QUE ESPERAMOS PROGRIDA… Read more »

Lex  ... ... ... ... ... ... Zen  Zaida  de  emerZência!!!
Lex ... ... ... ... ... ... Zen Zaida de emerZência!!!
13 abril de 2010 1:14 am

Here’s the laundry?

Anônimo
Anônimo
13 abril de 2010 1:20 am

E a título de curiosidade histórica, visto que estamos tratando da “fonte da moral e cultura ocidental”, conforme por aqui foi proclamado, complemento com esta outra Bula papal: Uma bula para a Espanha: No passado, a igreja também escreveu uma bula para a Espanha, para legitimar a Conquista das Américas que viabilizou a acumulação primitiva do capitalismo que possibilitou um salto de qualidade deste que desembocou na Revolução Industrial com o dinheiro do tráfico de escravos, do trabalho escravo indígena e dos povos africanos, da pirataria, da matança dos povos originários das Américas, do comércio monopolizado pelas metrópoles e do… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
13 abril de 2010 1:47 am

Destemido Acid, Concordo totalmente c/ as “reações desmedidas”. Tô c/ aquela sensação (de novo) de estar batendo em criança. E isso realmente não é a minha, já que eu adoro criança. (e o que vem acontecendo c/ elas ultimamente, dentro, e ‘PRINCIPALMENTE’ fora da Igreja, me deixa ‘singelamente furioso’). Não gosto nem de falar (pensar) em pedofilia, pois já dá vontade de esganar alguém. E falando em esganar (e matar)… Vistes o desfecho do caso dos garotos desaparecidos em Luisiana (GO)?? E soube qual foi o motivo dos assassinatos divulgados pela polícia?? Desejo pedófilo, não foi isso?! Agora, vem cá…… Read more »

Tiago Oliveira
Tiago Oliveira
13 abril de 2010 1:49 am

Parabéns novamente pelo habitualmente ótimo artigo. Mas para mim a melhor parte é qdo vc indaga se devemos seguir o exemplo do cara ou o idolatrar… é importante relembrar que o chico tinha seus (muitos) defeitos, mas isso não impede de ser uma das pessoas que mais admiro. O cara é gente fina 🙂 Mas também não vamos exagerar ao assumir que a doutrina espírita evolui tanto quanto a ciência e muito menos que coloca todos os pingos nos ís. só de se ter o designo “doutrina” já se subentende dógmas… tem muuuita coisa no espiritismo que é tabu ou… Read more »

ABIGAIL
ABIGAIL
13 abril de 2010 1:57 am

UMA RELIGIÃO QUE SE PREZE NÃO PRECISA DE DEFESA. ELA SIMPLESMENTE NÃO TERÁ MOTIVOS PARA SER ATACADA.
AQUELE QUE PERDE TEMPO TENTANDO JUSTIFICAR O INJUSTIFICÁVEL É O MESMO
ÍMPIO QUE PRATICARÁ O INJUSTO EM NOME DE SUA FÉ.

Solius
Solius
12 abril de 2010 9:50 pm

Fellini, Qualquer historiador que incite a ciência contra a religião pede para não ser levado a sério. Os tribunais eram específicos para temas teológicos, tanto que não batizados não entravam. Sobre Bruno, reitero, foi queimado porque quis: “Quando a sentença de morte foi lida para ele, ele dirigiu-se aos juizes dizendo: “Talvez vocês, meus juizes, pronunciem esta sentença contra mim com maior medo que o meu em recebe-la.” Foram-lhe dados mais oito dias para ver se ele se arrependia.” http://www.cobra.pages.nom.br/fmp-bruno.html “Alguém merece morrer porque queria pensar e filosofar sem as amarras dos dogmas?” E sair distorcendo a doutrina alheia, chamando… Read more »

Solius
Solius
12 abril de 2010 8:08 pm

Acid, “Que tal a dedicatória de Emmanuel nos livros dos jornalistas charlatões do Cruzeiro…?” É algo neste sentido, mas este caso é outro interessante que não passa pela malha fina. 🙂 O Nasser e o Manzon eram jornalistas com certa fama e se disseram americanos falando em francês. Chico facilmente, culto como era, poderia ter percebido a fraude e tê-los reconhecido. Também os relatos da descoberta das dedicatórias não batem: http://obraspsicografadas.haaan.com/2009/a-esperteza-de-chico-xavier-david-nasser-e-jean-manzon/ (Nada de relevante nos comentários) 🙂 “Quando o “diabo” o provocou, ele se saiu com várias evasivas, culminando com um “Não tentarás o Senhor…”.” Este um episódio peculiar onde… Read more »

Solius
Solius
12 abril de 2010 8:10 pm

Acid,

“mas abraçou a bíblia com todas as suas aberrações e contradições.”

E uma Tradição para “colocar os pingos nos is”, amigo, coisa que o Espiritismo não tem. 🙂

Anônimo
Anônimo
12 abril de 2010 8:54 pm

Para refletir:

“Se o cristianismo pretendesse ser uma resposta pré-fabricada e fixa, de uma vez para sempre, dos problemas de todos os homens de todos os tempos, seria a mais gigantesca tirania espiritual da história. Em troca, se nos proporciona experiências básicas, a partir das quais, vivendo nossa responsabilidade histórica e social, podemos construir o homem que deve ser então, em cada lugar, em cada época, a cada instante, teremos de recomeçar o trabalho de captar a imagem cristã do homem que nos propõe a história”

(Este Cristianismo Inquieto – Por Afonso Murad)

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
12 abril de 2010 8:56 pm

Já tava começando a brotar no meu âmago uma singela compaixão de pecador em mim (a imagem de Chico ainda me causa isso); Mas quer saber, eu vou “larrrgarrr o aço”! Segura o rojão: (** sou eu) […]Passemos agora ao exame deste artigo de Allan Kardec, utilizado pelo autor espírita que nos criticou, na tentativa de provar que Kardec não era racista. Na leitura do texto, ficará evidente que é o contrário. O texto trata da questão das aptidões inatas das pessoas. Kardec não admite que Deus possa dar mais a uns do que a outros, pois é absolutamente igualitário… Read more »

Solius
Solius
12 abril de 2010 9:00 pm

Veja, se bem entendi o que você quis dizer, estas “aberrações” e “contradições” na Bíblia só são aparentes. Desde o início se sabia disto pela fé, pela própria natureza da Revelação, o que a Tradição só veio confirmar.
Na Codificação Espírita, ou seja na própria “revelação dos espíritos” não só há muitos erros irreparáveis, como a falibilidade e o caráter dependente da própria doutrina são expressos, o que torna inviável a possibilidade de que se estruture ali uma tradição.

Solius
Solius
12 abril de 2010 9:02 pm

A mensagem acima foi em resposta à última do Acid. 🙂

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
12 abril de 2010 9:05 pm

Pô Acid,

Agora tu é que virou o “Mártir”?!
Ah, não… Eu quero o meu apelido de volta!
!¬(

Dohko de Libra
Dohko de Libra
12 abril de 2010 9:05 pm

Tudo bem, nisso eu tenho que concordar com o Anderson. Acho que um espírito evoluído não diria coisas racistas.

Fellini
Fellini
12 abril de 2010 9:10 pm

Solius (ou neutrinos em estados quânticos imprevisíveis): De fato, infelizmente esta parte permanece obscura. Mas ao menos sabemos de algumas de suas declarações, de certas características pessoais, além dos ditames que regiam o processo inquisitorial, que não deixam dúvidas acerca de sua escolha. Resp: O processo de Bruno sumiu, não? E mesmo sem os detalhes da condução de tal processo vc afirma que Bruno quis ser queimado. Já há o problema de se analisar um fato histórico com mais de 400 anos e seu contexto histórico/político e vc tem a capacidade de ler a mente de um morto para saber… Read more »

Fellini
Fellini
12 abril de 2010 9:13 pm

Solius: Quanto ao caso do menino, existe a possibilidade de você ter se impressionado com a aparência dele por causa das circunstâncias e de o mesmo ter saído e pulado o muro de alguma das casas mais próximas no curto período em que você tirou dele a vista? Resp: Não. E ele saiu do meu campo de visão apenas por 4 ou 5 segundos e de qualquer forma eu verifiquei os arredores e nada. ==================================== Solius: Poderia ser esta a explicação? http://noticias.terra.com.br/educacao/vocesabia/interna/0,,OI2952887-EI8408,00.html Resp: Eletricidade estática? Só se eu fosse uma espécie de x-man, um dínamo humano para fazer o médium… Read more »

Tiago Oliveira
Tiago Oliveira
13 abril de 2010 2:01 am

ahhh Solius, a crítica q vc se refere é a da ajuda Pedro Alcântara Rodrigues, que na verdade não existia e foi respondida pelo Chico? Bem, se for isso mesmo (pq sinceramente nao li todos os comentários rsrsrs) vejo 2 hipóteses simples (fora a do charlatanismo): 1 – A reposta de ajuda poderia ter sido dada para o REPÓRTER em vez se para seu personagem, afinal as energias do reporter que estavam presentes no pedido e lhe eram afins. 2 – e a mais provável a meu ver: Eram muitos pedidos de ajuda diários. ora, o cara (chico) simplesmente mandou… Read more »

Anônimo
Anônimo
13 abril de 2010 2:19 am

Anderson não força a barra. Pedofilia é o desvio sexual “caracterizado pela atração por crianças (de AMBOS OS SEXOS), com os quais os portadores dão vazão ao erotismo pela prática de obscenidades ou de atos libidinosos” (Croce, 1995).

Enfim, um(a) pedófilo(a) tb pode ser um(a) heterossexual

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
13 abril de 2010 2:37 am

E destemido, meu bom (a saideira): “Ah, e a provocação/comparação começou com o PadawAnderson. Basta olhar os comentários em sequência…” EU: E dá pra falar de espiritismo sem tocar na fé cristã??? Não é “espiritismo-cristão”?! Nos 400 livros do Chico não tem nada ali de cristão que se possa comparar c/ o “outro cristianismo”??? As provocações sempre foram no intuito de ‘fazer pensar’; E si consegui fazer o “caldo do pirão mexer”, pra mim tá bom. Não si avexe… “[…]aí depois ele chamou vc pra continuar o incêndio…” :¬0 :¬O :¬. AFÚÚÚÚ EU: Mas vc agora não é o Mártir?!… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
13 abril de 2010 1:05 pm

É meu caro Solius (mais uma vez), fui mexer na colméia… Bem feito pra mim. Mas, sei lá, eu senti um campo eletromagnético em volta da conduta HOMOSSEXUAL fluindo por aqui… Deve ser só impressão minha; Ou são os “espíritos protetores”(superiores??)… Vai saber?! Pers e Tiago, cês têm toda razão… Só vou começar a falar disso por aqui se o nosso BBB se dispuser p/ um Post específico. Mas já aviso: o bom humor vai cessar… Haverá “dor e ranger de dentes” (esse não é assunto pra criança discutir). E tem tempo que eu não como mel e abelha frita… Read more »

Solius
Solius
13 abril de 2010 1:47 pm

Pers, “O Solius é um retórico. Depois de mais de duzentos comentários ele diz que há uma pergunta sem resposta perdida por aí e não a repete.” Ah, é? Vejamos quem é o “retórico”: Em abril 11, 2010 3:33 PM eu lhe perguntei: “e se você não tiver sucesso (na sua defesa da doutrina), vai aceitar?” Pedi novamente que respondesse em abril 12, 2010 2:31 PM; em abril 12, 2010 4:29 PM e em abril 12, 2010 8:08 PM Vá você ou quem quiser conferir. E está demonstrado quem é o sofista. Mas eu te entendo. O processo de desconstrução… Read more »

Solius
Solius
13 abril de 2010 1:49 pm

Por que eu não resisto…

Pers,

“O espiritismo é inerentemente anti-dogmático.”

Você admite um espiritismo sem a possibilidade de comunicação com os espíritos, sem a evolução dos espíritos e sem a reencarnação?

kiabo azul
kiabo azul
13 abril de 2010 1:51 pm

eu sou o ultimo anonimo ai em ciam

Tiago Oliveira
Tiago Oliveira
13 abril de 2010 2:19 pm

Solius e Pers, vou mais longe no assunto dos dogmas: O espiritismo tem como base Deus, que JC é o filho Dele e Kardec até lançou o “evangelho segundo e espiritismo”. Assim pega-se de quebra boa parte dos dogmas cristãos. Vamos agora para alguns contrastes, que evidenciam as atitudes dogmáticas: Veia religiosa X Veia Científica Mediunismo X Animismo Autonomia parapisíquica X dependência de espíritos/médiuns Investigação por si próprio através da Projeção Consciente (desdobramento) X Conhecimento passado por intermédio de médiuns e espíritos Auto desenvolvimento parapsíquico X Dependência do médium para se equilibrar energeticamente (passe) Principio da descrença X Doutrinação e… Read more »

Pers
Pers
13 abril de 2010 3:31 pm

Solius, você não conhece o conceito de dogma ! Vai ver é por isso que continua dogmático ! Caro, dogma é uma certeza da fé. Certeza da fé. Inafastável. Quem rejeitar um dogma católico, a rigor, não poderá se considerar católico. O seu compromisso é com o dogma, não com a verdade. Para você, a verdade já foi dada: é o dogma. Para mim, não. A verdade é descoberta, com o esforço de cada um. Eu tenho convicções, que podem um dia se transformar, há nuances que podem mudar. Eu sou aberto. Allan Kardec (o codificador do espiritismo) firmou seu… Read more »

Fellini
Fellini
13 abril de 2010 3:32 pm

Solius: Sobre Bruno, reitero, foi queimado porque quis Resp: Não. Foi queimado porque não aceitou o estupro intelectual que sua igreja queria lhe impor. O nolano teve culhão, não abriu as pernas e arriscou a própria vida pela sua obra filosófica. Não conseguindo dobrá-lo sua igreja o queimou. E aonde ele chegou via pensamento, dedução, “insigth” ou seja lá o nome que se queira dar não foi pouco: *Do link que vc forneceu: Não obstante certa falta de clareza, Bruno antecipa-se de modo óbvio a Descartes, Espinosa e Leibniz e, em certa medida, a vários outros filósofos da Época Moderna.… Read more »

o que nada sabe
o que nada sabe
13 abril de 2010 3:48 pm

Acid

>>>Vcs acham que vão pro céu por isso?<<< No mínimo. Qual outro motivo para o aprendiz do Dom Quixote Fedeli e o Sancho Pança da Baixada se empenharem numa Cruzada Digital? Apenas armados com Laça Lógica Aristotélica e o Escudo Tradição de Papel?

Solius
Solius
13 abril de 2010 4:28 pm

Acid, “Pegar coisa da Montfort como se fosse a prova definitiva é uma piada.” É, mas eu fiz isto? Não. Relembrando o que foi dito: “Para quem tenha sincero interesse em — começar a estudar o assunto—-” “…Também esquecem de mencionar que os maus-tratos e a escravidão continuaram…” É só um artigo, meu caro. “O que me lembra, numa só tacada, a justificativa pra queimar o Giordano Bruno e a vista grossa aos casos de pedofilia. E qual foi a justificativa para queimar Bruno? Você descobriu o processo? E que vista grossa aos casos de pedofilia? A que o Papa… Read more »

Fellini
Fellini
13 abril de 2010 4:31 pm

E mais uma vez a ICAR se mete em enrrascadas porque seus representantes não tem juízo e um pingo de bom senso:

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2010/04/13/cardeal-bertone-e-pressionado-para-provar-vinculos-entre-homossexualidade-e-pedofilia.jhtm

Anônimo
Anônimo
13 abril de 2010 4:36 pm

“Mas vem cá… Quantos casos de pedofilia FEMININA vc conhece, ou já viu na TV, por exemplo???”

Até freirinha pedófila tem:
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL284438-5602,00.html

Demonho coisa ruim
Demonho coisa ruim
13 abril de 2010 12:05 pm

E mudou mesmo. Para Jesus somente a intenção de matar era errado! Pense nisso…

Anônimo
Anônimo
13 abril de 2010 11:44 am

Lex, nem Zen que não tem
me explica uma coisa: O budismo explica que nada é permanente(tudo é mutavel); então a verdade tb é mutavel, mas se ela é mutavel, pq o comportamento dos seres de luz são tão parecidos? Se p/ krishna matar era incorreto, p/ jesus(+ de 2500 anos depois) essa verdade já teria mudado. Tai uma coisa que não entendo…

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
13 abril de 2010 2:57 am

Voltando em estado sonambulístico… Cara Abigail, “UMA RELIGIÃO QUE SE PREZE NÃO PRECISA DE DEFESA. ELA SIMPLESMENTE NÃO TERÁ MOTIVOS PARA SER ATACADA.” É aí que vc se engana… Então se é atacada, é porque não deve valer muita coisa, já que precisa da minha ajuda. É isso?! Só que aí tem um problema… Quem é que ataca essa religião??? E se a religião não se preza, por que ainda assim é atacada??? …Se fosse assim, o Satanismo então não teria motivos pra ser atacado, já que se preza?! ;¬] “UMA COISA MORTA PODE SEGUIR A CORRENTEZA, MAS SÓ UMA… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
13 abril de 2010 3:20 am

CARO ANÔNIMO DO DIA 13 DE ABRIL, “Anderson não força a barra. Pedofilia é o desvio sexual caracterizado pela atração por crianças (de AMBOS OS SEXOS)[…]” EU: Quer dizer que pro pedófilo, tanto faz se é menino ou menina?! Ah, TÁ! Por que será então que o assassino lá de Goiás escolheu 6 RA-PA-ZES e GA-RO-TOS??? Por acaso o desejo dele era hetero??? “[…]com os quais os portadores dão vazão ao erotismo pela prática de obscenidades ou de atos libidinosos” (Croce, 1995).” EU: Por que PEDOFILIA é considerada DOENÇA, DISTÚRBIO OU DESVIO, e o DESEJO GAY não é? “Enfim, um(a)… Read more »

Anônimo
Anônimo
13 abril de 2010 3:56 am

Antes que seja proclamada uma nova inquisição por aqui, seguem-se algumas declarações feitas por profissionais reconhecidos no campo da pesquisa e investigação sobre a pedofilia: “o Instituto de Sexologia e Medicina Sexual do Hospital Charité de Berlim vem procurando – desde o fim de junho de 2009 –conquistar homens pedófilos para seu programa terapêutico. Ele e seus colaboradores trabalham com homens pedófilos no Instituto de Medicina Sexual desde 2005, pesquisando causas e formas de manifestação da pedofilia. Segundo os sexólogos de Berlim, entre os que cometem agressões sexuais diretas contra crianças – as estatísticas policiais registram 20 mil casos por… Read more »

Pers
Pers
13 abril de 2010 9:15 am

Caros, a cada vez que acesso o blog, há uns duzentos comentários a mais, e a minha linha de raciocínio fica atropelada por outras trinta que se seguem. Não dá pra acompanhar. Se não reduzirmos a discussão a um ponto por vez, fica impossível. O Solius é um retórico. Depois de mais de duzentos comentários ele diz que há uma pergunta sem resposta perdida por aí e não a repete. Mcfly, o Acid já bem respondeu suas críticas numeradas ao espiritismo. As demais críticas ao espiritismo que você fez via de regra recorrem à autoridade da Bíblia. Mas todos os… Read more »

Demonho coisa ruim
Demonho coisa ruim
13 abril de 2010 9:26 am

Anderson vc disse,

Mas vem cá… Quantos casos de pedofilia FEMININA vc conhece, ou já viu na TV, por exemplo???”

Esqueceu daquele monstro alemão que traçava as proprias filhas. Aqui mesmo no Brasil vira e mexe aparece, geralmente no interior um cabra que é pai e avô da própria neta/filha. Eu conheço mulheres que foram abusadas quando criança por parentes (pedofilia tb).

Acho que o preconceito contra gays masculinos falou mais alto agora…

Tiago Oliveira
Tiago Oliveira
13 abril de 2010 10:15 am

Pessoal, o cometário do Pers é muito pertinente: se começarmos a discutir aqui todos os assuntos paralelos que surgirem vamos criar um debate interminável e desorganizado, que dificulta a compreenção póstuma.
Proponho falar de homosexualidade, pedofilia, cristianismo, e outros em posts próprios e mentermo-nos aqui no espiritismo e na figura de chico xavier.
eu critiquei o espiritismo falando q ele é dogmático e já ultrapassado, achando q seria alvo de 983983 ataques e ninguém nem deu bola 🙁
bora galera, to esperando vcs argumentarem que estou errado 🙂

Pers
Pers
13 abril de 2010 10:28 am

Mcfly e Solius, Uma tal equipe que buscasse, diariamente, informações de várias pessoas já mortas, inclusive assinaturas, é muito remota. Multiplique a essa improbabilidade extrema a improbabilidade de Chico ser de má-fé. Multiplique esse resultado à improbabilidade de que também os outros fenômenos (todos) sejam fraudes. O resultado, matematicamente, é uma improbabilidade remotíssima, desprezível. Entendam, se você multplica 0,1 por 0,1, dá 0,01. Ainda multiplicado por 0,1, dá 0,001. Quer dizer, se você multiplicar uma improbabilidade por outras, vai dar uma improbabilidade muito maior. É assim com o Chico. É assim co m todos os fenômenos que o espiritismo explica… Read more »

Lex  ... ... ... ... ... ... Zen  Zaida  de  emerZência!!!
Lex ... ... ... ... ... ... Zen Zaida de emerZência!!!
13 abril de 2010 10:29 am

Anderson, eu não queria seguir por esta seara, mas não deu para evitar. Se a maioria dos estúpros (100%) ocorridos DENTRO das cadeias são homossexuais é por pura falta de “variedade de gênero” para estimular a violência sexual hétera. Se a maioria dos casos de violência sexual contra crianças DIVULGADAS é contra meninos não é por falta de meninas violentadas ou de mulheres violentadoras de meninos. Eu trabalho junto do programa CRAI – Centro de Referência ao Atendimento Infanto-Juvenil Hospital Materno Infantil Presidente Vargas de Porto AlegreRS. Posso garantir que 90% DOS CASOS SÃO DE MENINAS ABUSADAS. 90%. O que… Read more »

Pers
Pers
13 abril de 2010 11:15 am

Tiago, o Acid acabou de comentar que o espiritismo tem como base a evolução de suas próprias idéias. O espiritismo é inerentemente anti-dogmático.

Você tem que mostrar muito mais argumentos para sustentar o que disse.

Lex  ... ... ... ... ... ... Zen  Zaida  de  emerZência!!!
Lex ... ... ... ... ... ... Zen Zaida de emerZência!!!
13 abril de 2010 11:18 am

Assim como a maioria dos ABUSADORES SÃO HETEROSSEXUAIS.

Demonho coisa ruim
Demonho coisa ruim
13 abril de 2010 4:48 pm

O Solius aprendeu com o presidente cachaceiro Lula.
Quem atacou a reencarnação ??? eu???
Eu não vi ninguem fazendo isso! Eu não sei de nada, não vi nada!
kkkk

kiabo azul
kiabo azul
16 abril de 2010 11:19 am

o animal do poder que os xamãs falam equivale ao mentor espiritual (anjo da guarda) e eu tb só vejo animais de poder belos e poderosos… tb vejo que em praticamente todas as cartas de regressão à vidas passadas que ja li, o mentor aparecia c/ uma roupa branca longa, barbudo; interessante que lao-tzu, osho, jesus entre outros tb! Daí eu infiro que eles(mentores) ou seres mto evoluidos aparecem em uma forma que seja respeitosa de acordo c/ a cultura do individuo que ele vai se mostrar. Se for na natureza(xamanismo) vai aparecer como um animal poderoso(aguia, leopardo, coruja) se… Read more »

Pers
Pers
18 abril de 2010 7:17 am

Solius, acho que ficou clara a diferença de enfoque. Melhor pararmos por aqui, senão fica sem fim.

Quanto ao livro, não tenho em versão digital, tenho o de papel. Não sei se seria recomendável vc colocar seu endereço aqui. Se não se importar, pode mandar para mgvmarcelo@uol.com.br. Ou então encontrar nos sebos virtuais http://www.estantevirtual.com.br. Dei uma olhada e há alguns exemplares a R$ 10,00.

Solius
Solius
18 abril de 2010 11:48 am

Você quem sabe, meu caro. Escrever-lhe-ei. 🙂

billy shears
billy shears
18 abril de 2010 2:45 pm

Solius:

Este é apenas um espaço para debates de idéias e até certo ponto uma distração, de modo que tenho certeza de que não mudarei sua opinião. E pensando bem, você tem todo o direito de tê-la e defendê-la.

Agora deixa eu ir, que tem um saboroso churrasco me esperando e logo mais começa a final do campeonato carioca e quero ver se meu fogão pára de ser vice do flamengo…rs

Abraços

Solius
Solius
18 abril de 2010 8:05 pm

Caro Billy,

“tenho certeza de que não mudarei sua opinião.”

Pelo que me recordo, você disse algo, eu concordei mas disse que aquilo era apenas uma dentre outras possibilidades. Você retomou a mesma possibilidade e agora fala em mudança de opinião… Enfim… 🙂
Bom, seu alvi-negro é campeão. Parabéns e boa comemoração. 🙂

Abraço

Bulbo
Bulbo
18 abril de 2010 9:22 pm

Meu caro Solius, Bulbo diz: “pq a postura de vcs consegue sempre desviar o assunto do post e levar o debate para católicos x os demais.” Solius rebate: Prove. Q vc tenta desviar o assunto do post para católicos x os demais já está claro, provado e evidente visto os diversos coments de várias pessoas diferentes com relação à sua postura. Não vou perder meu tempo em ficar repetindo ou pegando trechos das conversas. >>Do que discordo, já que nada foi refutado.>Aliás, “caricato” poderíamos dizer de seu silêncio diante da pergunta que fiz logo no início de meu comentário anterior… Read more »

Solius
Solius
19 abril de 2010 3:01 pm

Cara Bulbo, “Q vc tenta desviar o assunto do post…já está…provado…visto os diversos coments de várias pessoas diferentes…” Não provou e apelou para o manjado “todo mundo sabe”. Qualquer um que queira se certificar do que você diz, teria que fazer muito mais antes de perceber o quanto está equivocada. 😉 “Só se for na sua cabecinha. O fato de vc não concordar com as refutações, não quer dizer q elas não tenham sido feitas” Não foram feitas mais do que tentativas vãs. “aliás, por vários aqui e muito bem feitas” Só se for na sua cabecinha. 🙂 “Para alguém… Read more »

Novo Aeon, pelo profeta Raulzito
Novo Aeon, pelo profeta Raulzito
19 abril de 2010 6:46 pm

“O sol da noite agora está nascendo Alguma coisa está acontecendo Não dá no rádio nem está Nas bancas de jornais Em cada dia ou qualquer lugar Um larga a fábrica, outro sai do lar E até as mulheres, ditas escravas, Já não querem servir mais Ao som da flauta Da mãe serpente No para-inferno De Adão na gente Dança o bebê Uma dança bem diferente O vento voa e varre as velhas ruas Capim silvestre racha as pedras nuas Encobre asfaltos que guardavam Hitórias terríveis Já não há mais culpado nem inocente Cada pessoa ou coisa é diferente Já… Read more »

--
--
19 abril de 2010 7:02 pm

Acid,

olhando os posts de referência:
onde chico diz:

“…Morre muito mais gente de tanto comer e de tanto beber, do que por falta de comida… ”

Se o lula tivesse atentado pra isso antes, teria criado o Gordura Zero.

Olim
Olim
25 abril de 2010 9:59 pm

Oi, pessoal..

Hoje, dia 25 abril 10, às 22h, no GNT, no programa da Marília Gabriela, ela irá entrevistar alguns atores do filme “Chico Xavier”…

Abcs… 🙂

Victor Hugo
Victor Hugo
28 abril de 2010 11:35 pm

Vi o filme hoje, e o tal silencio relatado no posto do Acid aconteceu no final de minha sessao tambem.! =)

Anônimo
Anônimo
6 maio de 2010 9:09 pm

06/05/2010 – 15h29
“Chico Xavier” ultrapassa 3 milhões de espectadores desde a estreia

http://cinema.uol.com.br/ultnot/2010/05/06/chico-xavier-ultrapassa-3-milhoes-de-espectadores-desde-a-estreia.jhtm

Solius
Solius
18 abril de 2010 2:37 am

Pers, “…se João Batista era contemporâneo de Jesus, Jesus estava se referindo…usando o nome de João Batista.” Veja, caro, ele não pode estar se referindo a Elias, já que outros vieram antes dele e ficariam assim excluídos. Temos um pouco antes, no versículo 11: “Na verdade vos digo que entre os nascidos das mulheres, não veio ao mundo outro maior que João Batista (o que anunciou diretamente a chegada do Messias); mas o que é menor no reino dos céus, é maior do que ele”. Então fica claro que “os dias de João Batista” simbolizam em verdade os dias anteriores… Read more »

Bulbo
Bulbo
17 abril de 2010 1:17 pm

Ike O intuito é justamente esse: se deparar com vc mesmo e sem nada nas mãos. O ego é o nosso maior inimigo. Vc já ouviu falar em Eu Superior (que é o divino, Deus, o Transcendente, o Inefável, o Totalmente Outro em mim) e Eu Inferior (ego)? Quer desafio maior do que olharmos para nós mesmos e nos depararmos com nossos defeitos e demônios internos? >> Mas acho que nessa verdadeira busca sempre vai existir a “tensão” entre o conhecimento externo e o autoconhecimento; Um não sobreviveria sem o outro. Citando o Spinoza: “SENTIMOS E EXPERIMENTAMOS O TEMPO TODO… Read more »

kiabo azul
kiabo azul
16 abril de 2010 11:22 am

correção, esses caras que falei(jesus, osho, lao-tzu) aparecem barbudos, c/ roupas longas e de um jeito repeitoso

kiabo azul
kiabo azul
16 abril de 2010 11:25 am

tanto é que qdo alguem que é muitissimo apegado ao pai por exemplo, qdo desencarna o mentor mtas vezes aparece c/ a msm aparecia do pai p/ adquirir mais respeito pelo apegado. Esses somos nós :/

o que nada sabe
o que nada sabe
16 abril de 2010 11:37 am

Olá kiabo,

É isso ai, uma crença religiosa é apenas um conjunto de símbolos que remetem ao transcendente, é apenas um mapa.
O problema é conseguir ultrapassar o entendimento literal e entender o conteúdo simbólico.
Aquela velha história: o sábio vem e aponta para lua e o parvo se encanta com dedo.

Abraços

Pers
Pers
16 abril de 2010 12:08 pm

Solius,

Estou em viagem, respondo o último comentário no fim de semana. Agora sim, foram boas críticas.

"Ike, do âmago do vulcão"
"Ike, do âmago do vulcão"
16 abril de 2010 12:30 pm

Kiabo,

“[…]Ou alguem acha uma cobra é fofinha e que da vontade de abraçar?”

E o “Richard”(do ‘selvagem ao extermo’), não conta?! 😉

Bulbo
Bulbo
16 abril de 2010 9:12 pm

Ike Parece q vc tem medo de experimentar e abalar sua crença. Tenho uma bela metáfora para isso: O nosso consciente seria representado por uma ilha, ou seja, aquilo de que temos conhecimento e que nos dá a idéia de uma noção das coisas. O mar simularia o inconsciente, isto é, o desconhecido, o que não temos acesso de modo imediato, algo que está para ser descoberto. Em volta da ilha haveria uma barreira, sendo necessário transpô-la para além do conhecido. Buscar a espiritualidade de forma autêntica é despertar a consciência e ultrapassar esta barreira que a sociedade moderna e… Read more »

"Ike, do âmago do vulcão"
"Ike, do âmago do vulcão"
17 abril de 2010 1:23 am

Nada Bulbo… Já experimentei muita coisa por aí c/ aparência de “espiritual”, que só me levaram praquele labirinto, onde no final eu me deparava (que susto!) comigo mesmo e sem nada nas mãos. E já dei de cara c/ coisas realmente desagradáveis e assustadoras em termos “espirituais”… Tô bem “escaldado” nisso (“TAMBÉM SOMOS AQUILO QUE PERDEMOS”). Não pense que o “retorno” à fé cristã foi molezinha pra mim, que não foi (apesar das muitas “Igrejas Light” que tem por aí e que só querem saber de afagar meu ego e servem pra dar motivos p/ os muitos coments aqui que… Read more »

billy shears
billy shears
17 abril de 2010 12:47 am

“Bom, você já reconheceu que mesmo alguém com tal virtude pode estar equivocado. Em conformidade com o que foi dito, a verdade de um determinado fato pode ser tornada inacessível, ao menos provisoriamente, como a gente bem sabe.” Creio já ter sido suficientemente claro, mas se você ainda encontra dúvidas naquilo que lhe digo, reforço agora pela última vez: A partir do momento que a verdade se torna acessível, ela é em si reconhecida pelo indivíduo sensato, logo não há necessidade de se repeti-la ou defendê-la ad aeternum, pois do contrário ela não seria uma verdade. Exemplo: Se a Igreja… Read more »

Pers
Pers
17 abril de 2010 2:30 am

Solius, “A questão, porém, é totalmente esclarecida aqui: “Pois, então, quem és?, perguntaram-lhe eles. És tu Elias? Disse ele: Não o sou.” É, mas quem sabe mais, João Batista ou Jesus ? Vejamos a passagem toda, MT 11, 12-15: “Desde os dias de Iohanan, o Imersor, até agora, o reino dos céus se toma pela força e os fortes dele se apropriam. Pois todos os inspirados e a Tora até Iohanan foram inspirados. E se vós quereis saber: eis, é ele, Elyahou que chega. Quem tem ouvidos ouça.” Desde os tempos de João Batista, veja, se João Batista era contemporâneo… Read more »

Pers
Pers
17 abril de 2010 2:40 am

Caso 5 : Corliss Chotkin Junior, do Alasca, anunciou, antes de morrer em 1946, que voltaria como filho da sobrinha, e seria reconhecido por duas cicatrizes que já tinha por duas cirurgias. 18 meses após sua morte nasce o filho da sobrinha, com marcas idênticas às de Corliss. Esse e outros casos semelhantes em “A Morte Não Existe”, de Ian Currie, Ed. Mandarim.

Pers
Pers
17 abril de 2010 2:56 am

Caso 6 : Ada Elliot, Texas, vivia com dores lombares terríveis, até que, numa palestra do Dr. Ross Lamberoux, lembrou-se de uma vida passada quando surrou o namorado nas costas com um bastão. Após reviver as emoções envolvidas e reprocessá-las, livrou-se das dores. Esse e outros casos semelhantes em “Estranho Mas Verdade”, Corrine Kenner, no Brasil pela Ed. Novo Século.

Pers
Pers
17 abril de 2010 3:10 am

Solius, Fugindo um pouco do ponto em discussão, tendo remexido minha pequena biblioteca, dou referência de um livro que lhe pode ser útil, “O Além Existe”, Edições Loyola, escrito e publicado por católicos italianos, com 2 prefácios por padres estudiosos da paranormalidade. Nesse livro se relata um caso de psicografia, dentro de uma família hiper-católica, com muitos elementos comprobatórios (há uma foto da mulher escrevendo com a mão aberta, e o lápis só encostado na mão !). Como se trata de um livro totalmente católico (até rejeitam com veemência o espiritismo), veja lá como os padres já estão encarando fatos… Read more »

Bruno Guerreiro de Moraes
Bruno Guerreiro de Moraes
8 maio de 2010 2:27 am

Ótimo artigo, vi o filme e esse artigo foi como que “uma continuação” do filme.

Complementou bem.

Parabéns.

Bruno Guerreiro de Moraes
Bruno Guerreiro de Moraes
8 maio de 2010 2:58 am

Ah, e sobre a Lady Gaga, os clips dela são toscos, mas a musica é boa (Risos).

Você tem de admitir.

Esses clips toscos dela se trata de estratégia de Market.

Lá nos nos States estão usando muito de PNL [Programação Neurolinguística]

Para quantas pessoas você já apresentou os clips toscos dela para dizer são ridículos?

E quantos desses acharam as musicas excelentes?

Eu fui um deles…

Dohko de Libra
Dohko de Libra
11 junho de 2010 9:03 pm

Obrigado Acid. Pena que é como se fosse um código. As imagens são o que você sente por algo, não é só o que parece com o sentido visual. Todos os sentidos estão misturados (pelo menos nos meus sonhos).

Ana Carol Sousa
Ana Carol Sousa
28 junho de 2010 2:18 pm

Dionisio, E vai falar pra você que nem sequer acredita nas coisas que ela diz? As mensagens dizem respeito à todos nós, mas só onde há muita fé e amor e não porque ela quer que seja assim, mas porque a falta de fé não tem força para sustentar sua presença. Infelizmente é para poucos , pois são poucos os que creem e são dignos. A nossa sorte é que tem pessoas que divulgam-nas e estão facilmente acessives na internet. Se você tiver interesse em aprender e até mesmo encontrar as respostas para muitas das suas duvidas, Nossa Senhora tem… Read more »

Lucas
Lucas
28 junho de 2010 3:23 pm

28/06/2010 13h58 – Atualizado em 28/06/2010 14h37
Papa repreende cardeal austríaco por acusações públicas a outro cardeal
Vaticano divulgou informação após encontro de Bento XVI com religioso.
Austríaco criticou colega italiano por barrar investigação sobre pedofilia.
>>>
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/06/papa-repreende-cardeal-austriaco-por-acusacoes.html

Cris
Cris
7 agosto de 2010 3:40 pm

Oi Acid, tudo bem?
Parabéns pelos 8 anos de blog, eu leio vc desde 2004.
O filme é lindo, e o livro é ótimo.
Chico é amor e exemplo.
Bjos

Fernando
Fernando
27 setembro de 2010 6:27 pm

Dizem que o sr. Francisco De Paula Cândido, mais conhecido como Francisco Cândido Xavier, ou simplesmente Chico Xavier não fez mais do que o curso primário. No prefácio de sua primeira obra psicografada, “PARNASO DE ALÉM TÚMULO”, o próprio Chico se apresenta como um moço com “o mais pronunciado pendor para a literatura”, “com a melhor boa vontade para o estudo”, que em casa “estudou o que pôde”. O Jornal da Moças de 1931 publicava sonetos seus. Um amigo de Belo Horizonte, que o conheceu naqueles anos, deu estas informações a frei Boaventura: -” Conheci o Francisco Xavier em 1933.… Read more »

Anônimo
Anônimo
27 setembro de 2010 8:54 pm

Será que Cristo ou os apóstolos tinham curso primário? :/

Acid
Acid
26 janeiro de 2011 11:30 am

Sim, simpatizo bastante, mas não é um dogma.

eduardo
eduardo
25 janeiro de 2011 11:14 pm

ACID voce simpatiza com o espiritismo ou com as obras de CHICO XAVIER?

Coringa
Coringa
24 janeiro de 2012 2:47 pm

Um pertinente complemento ao comentário: abril 7, 2010 4:51 AM “Se não entrarmos numa guerra de extermínio nos próximos 50 anos, então nós podemos esperar realizações extraordinárias da ciência humana partindo da Lua” (Chico Xavier) 24/01/12 Agência espacial russa anuncia planos de desenvolver base lunar. Ainda em fase de negociações, o projeto prevê a participação da ESA e da NASA. A Roscosmos, agência espacial da Rússia, está em negociação com as agências espaciais europeia e norte-americana para planejar o desenvolvimento de uma base lunar de pesquisa. A ideia é que os astronautas possam viver nesta base. De acordo com o… Read more »

Coringa
Coringa
24 janeiro de 2012 3:02 pm

ps:
muito estranho estarmos na iminência de ambos os contextos prenunciados por Chico, não? O quê iremos escolher?

Coringa
Coringa
26 julho de 2012 8:51 pm

“…Se não entrarmos numa guerra de extermínio nos próximos 50 anos, então nós podemos esperar realizações extraordinárias da ciência humana partindo da Lua…” (Chico Xavier) A lua poderá ser fonte de energia para Terra pelos próximos 5000 anos!: Hélio-3, cujas reservas encontram-se na Lua, pode tornar-se a principal fonte de energia, acredita o Doutor em Ciências Físicas e Matemáticas, chefe do departamento de estudos da Lua do Instituto de Astronomia da Universidade Estatal de Moscou, Vladislav Chevtchenko. Uma tonelada da substância irá custar cerca de um bilhão de dólares, mas 25 toneladas de hélio-3 serão suficientes para abastecer habitantes da… Read more »

Ana Carol Sousa
Ana Carol Sousa
27 junho de 2010 10:26 pm

Billy Shears…

Nossa Senhora vem alertando sobre muitas coisas, mas não querem ver nem ouvir com seus racionalismos e teologias, “religiões pessoais” e todos os tipos de seitas..

Dohko de Libra
Dohko de Libra
7 junho de 2010 4:49 am

[OFF] Acid, gostaria muito de um conselho seu. Eu acabei de sonhar com a minha avó, falecida há muitos anos. Eu gostava dela, mas como morávamos em cidades diferentes e nos víamos só de vez em quando, eu não tinha muito envolvimento emocional com ela. Este noite sonhei com ela. Foi mais ou menos assim: “Em sua antiga casa, era hora do almoço. A comida foi servida pra mim, eu comi, e então chegaram algumas crianças na mesa. Uma dessas, um pouco mais velha, perguntou se eu queria almoçar, e eu respondi que não, que eu já tinha almoçado. Então… Read more »

Dohko de Libra
Dohko de Libra
9 junho de 2010 8:34 pm

Alguma outra pessoa gostaria de comentar meu post anterior?

Fellini
Fellini
27 junho de 2010 6:22 pm

Ana Carol:

(e Francisco Xavier?)
« … a face bonita, a face do cordeiro para conseguir muitos adeptos! Muitos filhos abandonaram a Igreja por causa dele

Resp:

O Chico? Bonito?

Rsss…

Ana, o Chico era de uma feiura impar.

Agora… vc é bem gata…

Ana Carol Sousa
Ana Carol Sousa
29 junho de 2010 7:50 pm

Dionísio,

Eu vou insitir na discussão…

Acho que você não deveria julgar esses profetas como interesseiros, pois eles são escolhidos por uma vontade que não é a deles, mas de Deus, com um propósito.

Diferentemente dos falsos profetas, não ficam tentando interpretar as mensagens e depois passam para frente. Repito, as mensagens em questão são passadas através de muita oração com o Rosário que é considerada uma oração muito poderosa, evitando interferências negativas e são ditadas e não por pensamento.

billy shears
billy shears
27 junho de 2010 6:04 pm

Você tem certeza de que esta “mensagem despretensiosa” partiu de Nossa Senhora?
Será que não entrou “boi na linha”, como dizia os antigos?

Puxa, por que então esta entidade que se auto-denominou Nossa Senhora, não denunciou os abusos cometidos pelos clérigos europeus ao longo dos anos, tudo em nome de Deus?

Sei não….muito mal explicado isso…

Abraços fraternos

Ana Carol Sousa
Ana Carol Sousa
27 junho de 2010 5:38 pm

Infelizmente Chico Xavier fez uma escolha…pois sabia o que estava fazendo e que Deus não aprovava. Em vida teve várias chances de negar tudo, mas já estava cego pelo chamado da criatura……..

Aqui tem maiores explicações de fontes confiáveis, que de alguma maneira estão envolvidos com o Movimento de Nossa Senhora: Movimento Salvai ALMAS

-http://www.recadosaarao.com.br/index.asp

http://www.paideamor.com.br/artigos/art_192.htm

Lucas
Lucas
27 junho de 2010 5:47 pm

O Papa João Paulo II disse na Basílica de São Pedro, para uma audiência de mais de vinte mil pessoas, em 2 de novembro de 1983:
“O diálogo com os mortos não deve ser interrompido, pois na verdade, a vida não está limitada pelos horizontes do mundo”.
>>>
http://www.guia.heu.nom.br/segundo_o_catolicismo.htm

Ana Carol Sousa
Ana Carol Sousa
27 junho de 2010 5:12 pm

Ele foi um dos que se pode chamar pela biblia de “falso profeta”, por mais absurdo que soe e ecoe, ele foi um falso cordeiro. Não enganou a poucos com uma história fora do comum!E nao sou eu quem diz isto…. Em uma mensagem despretensiosa para tocar no assunto “espiritismo”, Nossa Senhora revela a verdade sobre Francisco Xavier… (e Francisco Xavier?) « … a face bonita, a face do cordeiro para conseguir muitos adeptos! Muitos filhos abandonaram a Igreja por causa dele que não oferecia a salvação, mas a cura e os bens terrenos… Retirou-as do manancial dos Sacramentos, que… Read more »

Dionísio
Dionísio
28 junho de 2010 10:25 am

“Nossa Senhora vem alertando sobre muitas coisas, mas não querem ver nem ouvir com seus racionalismos e teologias, “religiões pessoais” e todos os tipos de seitas..”

Então porque Nossa Senhora não fala diretamente com cada um de seus filhos, fica usando porta vozes para divulgar essas “verdades”.

É muito conveniente para essas elites religiosas falarem que só eles professam a verdade. É a estratégia mais usada no mercado religioso para acabar com a concorrência.

Dionísio Areopagita
Dionísio Areopagita
28 junho de 2010 5:34 pm

Ana Carol “E vai falar pra você que nem sequer acredita nas coisas que ela diz?” Se ela falasse pessoalmente comigo, quem sabe. Mas através de religiosos que tem interesses e querem se manter na confortável posição de donos da verdade, ai fica difícil. “Infelizmente é para poucos , pois são poucos os que creem e são dignos.” Infelizmente esse é o problema. Esses mesmos “poucos”, utilizando-se de revelações convenientes, conseguem manter “muitos” na situação em que se encontram e continuam se privilegiado dessa situação. “Se você tiver interesse em aprender e até mesmo encontrar as respostas para muitas das… Read more »

Fellini
Fellini
29 junho de 2010 8:20 am

Acid:
Se uma leitora me elogia, lá vem a patrulha chamando Paulinha.

Resp:
Vc é um ser espiritualizado e seus leitores não querem ver vc cair em tentação.

🙂

=========================

Acid:
Agora Fellini pode sair por aí chamando-as de gatas e ficar impune…

Resp:
Por que deveria ser punido por um elogio sem segundas intenções ?

o que nada sabe
o que nada sabe
14 abril de 2010 6:51 pm

Solius-Luz-dos-Ignorantes

O areopagita ta coberto de razão, você é uma piada, me lembra os escolásticos do Monty Pyton e o Cálice Sagrado. A Monfort ta perdendo um excelente profissional.

Continue escrevendo, nos divertindo e dando exemplo de como não deve ser um religioso.
A ICAR agradece o (des)serviço prestado.

Abraços

Solius
Solius
14 abril de 2010 6:15 pm

“Era só pra ter o trabalho de explicar. Convenientemente.”

Minha explicação ficou meio vaga, realmente. Quis dizer que normalmente se conhecia a língua.

“Verdadeiros” cristãos… rejeitados… faz parecer um processo democracático…”

Sim, discípulos dos discípulos ou discípulos destes.

“Tradição é o novo preto. Destruindo a concorrência desde 42 d.C.”

Para que Chico Xavier pudesse ter acesso às Escrituras do modo mais fiel possível. 😉

Solius
Solius
15 abril de 2010 2:32 pm

PKD,

“Não por que ele ta certo, mas aguenta a retórica contorcionista que ele faz, enche o saco.”

Demonstre a “retórica”, falastrão.

PKD
PKD
15 abril de 2010 2:48 pm

(off topic)

Timoteo Pinto: quebra um galho e me passa o link do chikung do chuniy lin. Valeu

Areopagita
Areopagita
15 abril de 2010 2:57 pm

Solius

“Apresente seu “nick” anterior”

dionísio

Se vc quer aparece quem sou eu pra contrariar.

timóteo Pinto -o xian erisiano
timóteo Pinto -o xian erisiano
15 abril de 2010 2:59 pm

PKD, o nivel 1 tem aqui:
http://avaxhome.ws/ebooks/audiobook/ch-ln-sprn-for-qgn.html

se puder e já conseguir, experimente o small universe/orbita do microcosmo (q lao lao fazia) em meia ou lotus inteira… se não conseguir, uns meses depois de praticar o esquema provavelmente vai conseguir sentar em lotus.

três meses de prática diária e pá, vai poder mover pessoas na fila d supermercado, e até dá tilt em máquina registradora… a vida fica mais divertida! 😀 😀 😀 😀 😀

divirta-se se resolver experimentar!! 🙂

PKD
PKD
15 abril de 2010 3:03 pm

Demonstre a “retórica”, falastrão.
__________________________________

La vem o papai papudo e a patota do papa pateta.

PKD
PKD
15 abril de 2010 3:08 pm

Valeu Timothy Dick

Pers
Pers
15 abril de 2010 3:48 pm

Solius, “Errado, meu caro. Elias não morreu, segundo as próprias escrituras. Como poderia alguém que acreditava nisto achar que ele iria reencarnar? Não é evidente? E outra, no episódio da transfiguração ele aparece como Elias, e não como João Batista, sua suposta última encarnação. Como você explicaria isto?” João Batista era primo de Jesus, bem conhecido.Nasceu de mulher. E não só os apóstolos, mas muitos contemporâneis especulavam se era Elias. Se voltou, reencarnou, tendo subido ao céu ou não. “O sujeito estava sob hipnose, lembre-se disto. E ele assim expunha do mesmo modo que Bridey Murphy, caso já estudado e… Read more »

Pers
Pers
15 abril de 2010 4:35 pm

Solius,

“E outra, no episódio da transfiguração ele aparece como Elias, e não como João Batista, sua suposta última encarnação. Como você explicaria isto?”

Mais uma prova de que vc nunca foi espírita. É trivial que um espírito superior assume a aparência que quiser.

"Ike, do âmago do vulcão"
"Ike, do âmago do vulcão"
15 abril de 2010 4:44 pm

E tôme paralaxe cognitiva…
Assim não há espiritualidade que aguente.
😉

Gabriel (HiroNakamura)
Gabriel (HiroNakamura)
15 abril de 2010 4:52 pm

A aparência que quiser eu não diria com absoluta certeza, mas de uma vida passada de destaque como supostamente teria sido a de Elias, com certeza.

timóteo Pinto -o xian erisiano
timóteo Pinto -o xian erisiano
15 abril de 2010 5:37 pm

E tôme paralaxe cognitiva… Assim não há espiritualidade que aguente. 😉 “Ike, do âmago do vulcão” ——– véio!!!!! pior quando o sancho do solius veio dizendo q daime era droga e foi defender que cigarro não era. sério! 😀 😀 😀 😀 😀 ike, se vc tiver a chance, dê uma lida no anderson smith, outro suposto “ex-espirita” q acha q homossexualismo entre adultos tem o mesmo peso q pedofilia de padres! 😀 😀 tem uma moça q ouviu a voz de jesus dizendo q yoga é algo q jesus é contra. mas o sancho do solius ganha. defende o… Read more »

Solius
Solius
15 abril de 2010 2:29 pm

Pers, “Não. Os discípulos perguntaram a Jesus se João Batista era Elias que deveria voltar…Jesus respondeu que sim, era. Isso é simples.” Errado, meu caro. Elias não morreu, segundo as próprias escrituras. Como poderia alguém que acreditava nisto achar que ele iria reencarnar? Não é evidente? E outra, no episódio da transfiguração ele aparece como Elias, e não como João Batista, sua suposta última encarnação. Como você explicaria isto? Caso 2 : “E por que cargas d´água a criptomnésia, metempsicose, telepatia vão convencer o sujeito de que era ele mesmo vivendo lá naquela época?” O sujeito estava sob hipnose, lembre-se… Read more »

PKD
PKD
15 abril de 2010 2:24 pm

E ai Pers

Perde seu tempo não cara. Debate com esse pitboy erudito é inutil. Já to de olho nos texto do cara não é de hj. O rolando lero te embroma, qq coisa apela pra tradição (pra ele se o patota do papa gaio falo te falado), e fica sempre com a ultima palavra. Não por que ele ta certo, mas aguenta a retórica contorcionista que ele faz, enche o saco.

só uma dica: pra deixa um palhaço sem graça e só para de rir das piadas.

Abração

Solius
Solius
14 abril de 2010 7:13 pm

O que nada sabe,

E você sabe como deve ser um religioso? Se sabe, é na realidade “numenica” ou na “fenomenica”?

Você é que é pura diversão. 😉

Solius
Solius
14 abril de 2010 8:12 pm

Fellini, “A ICAR na época da Alemanha Nazista chegou a ter até escravos…” Aqueles desobedientes que já mencionei. O Papa, ao contrário, estava lá abrigando judeus. ============================== “A estratégia de jogar dos dois lados é mais velha que cagar sentado.” Você crê que ele jogava dos dois lados? Crê na já desmistificada invencionice do Cornwell? 🙂 =================================== “Olha, se houvesse um placar preciso do número de mortos…acho que seria empate. Mas isso é puro palpite.” Por mero desconhecimento. “A única forma possivel de convivência é: Um Estado Laico (com liberdade de crença) E Democrático (com alternância de poder)” Eis o… Read more »

Fellini
Fellini
14 abril de 2010 9:58 pm

Solius: Você crê que ele jogava dos dois lados? Resp: É óbvio. A ICAR ficaria do lado de quem ganhasse a guerra por uma simples questão de sobrevivência. Alias, na Itália ela já estava alinhada com o fascismo e meu bisavô fugiu de lá por esse motivo. ================================= Solius: Por mero desconhecimento. Resp: Claro, e o desconhecimentos é seu também. Ou vc sabe me dizer com precisão quantas pessoas morreram em nome do deus Zéôvá e de Gezuiz? Não se sabe ao certo nem quantas pessoas o comunismo matou. O que sabemos é que em ambos os caso, não foi… Read more »

billy shears
billy shears
14 abril de 2010 10:30 pm

Caramba, isso aqui tá movimentado…bom…muito bom… Solius: “Se não há explicações repetitivas seus entes ficarão difamados. Geralmente isto implica em não conseguir mais emprego, portas na cara e por aí vai. Você os deixaria nestas condições?” Uma só explicação que justifique a inverdade é suficiente; mais do que isso, é porque ela talvez não seja uma inverdade. “Pois é, mas me ensinam a amar o caluniador e repudiar a calúnia.” Hum…na minha afirmação, onde está dito que se deva odiar o caluniador? “Nem todo judicioso tem acesso à verdadeira informação.” Ora, se são judiciosos é porque buscam se informar adequadamente… Read more »

italo
italo
14 abril de 2010 10:50 pm

Quando o cachorro ta morto ou agonizante todo mundo quer chutar….. Então a igreja tradicional ta mal das pernas?????.Viva o Daime e suas “miraçoes“ instataneas. Realmente da muito trabalho (e muita dor emocional..minha culpa, minha maxima culpa….) ter um extase religioso made in Igreja catolica.Então vai “Dai me“ mesmo.Basta beber um chazinho amargo e cantar uns hinos pra começãr um montão de coisas.E o bom eh que eh de acordo com o gosto do fregues^^ E que tal um xamanismo expresso???CÊ faz duas horinhas de meditação (com direito a tamborzinho tocando no seu ouvido, mas não faz a minima ideia… Read more »

timóteo Pinto -o xian erisiano
timóteo Pinto -o xian erisiano
14 abril de 2010 11:22 pm

Realmente da muito trabalho (e muita dor emocional..minha culpa, minha maxima culpa….) ter um extase religioso made in Igreja catolica.Então vai “Dai me“ mesmo.Basta beber um chazinho amargo e cantar uns hinos pra começãr um montão de coisas.E o bom eh que eh de acordo com o gosto do fregues^^ ———- italo, sentir culpa é prender as coisas, se sentir importante. agora apontar o dedo de modo caricato ao sistema dos outros é fazer o mesmo q os manés católicos rigidos como concreto fazem, não? ——— E que tal um xamanismo expresso???CÊ faz duas horinhas de meditação (com direito a… Read more »

Solius
Solius
15 abril de 2010 1:50 am

Billy, “Uma só explicação que justifique a inverdade é suficiente; mais do que isso, é porque ela talvez não seja uma inverdade.” E você acha que as pessoas saem espalhando verdades assim tão facilmente? E pensa que elas não esquecem? Que não há quem se esforce por perpetuá-las? Não é tão simples, meu caro, infelizmente. “Hum…na minha afirmação, onde está dito que se deva odiar o caluniador?” Em lugar algum, e não foi em cima disto que comentei. “Ora, se são judiciosos é porque buscam se informar adequadamente e refletir de modo crítico sobre as informações acessadas.” Que nem sempre… Read more »

Solius
Solius
15 abril de 2010 1:52 am

“Eles ficarão no inferno, ou terão agora a redenção?”

Ficarão onde estão. Não sabemos onde (e no caso do purgatório, por quanto tempo), mas sabemos que não irão reencarnar. 😉

Areopagita
Areopagita
15 abril de 2010 9:24 am

Billy “Tudo aquilo que é necessário defender-se o tempo todo, carrega em seu bojo uma grande quantidade de incorreções.” Nessa frase você matou a pau. O que é verdadeiro não precisa ser defendido. Quando sua crença é verdadeira você não se preocupa com a dos outros, mas quando ela é frágil é preciso entrar constantemente em discussões, atacando a crença alheia e expondo a sua, como forma de validação, tipo “oh gente eu to aqui! Escutem o que eu falo!” Outra característica dessa fragilidade é a postura de portador da verdade e apelo à tradição. Os judiciosos, como você fala,… Read more »

Pers
Pers
15 abril de 2010 9:38 am

Solius, Caso 1 : “Como poderiam os judeus acreditarem em sua “reencarnação”? Se João Batista era “o Elias que há de vir”, é por que se esperava que Elias anunciasse a vinda do messias. Segundo a Tradição, com base nas próprias Escrituras, isto ainda há de ocorrer, e João Batista fez o prenúncio da primeira vinda. Simples, não? :)” Não. Os discípulos perguntaram a Jesus se João Batista era Elias que deveria voltar e havia de preparar os caminhos do Messias. Jesus respondeu que sim, era. Isso é simples. Caso 2 : “Três explicações alternativas: a) criptomnésia (a mais provável,… Read more »

PKD
PKD
15 abril de 2010 2:07 pm

Fala Areopagita!

Sabe o q q é isso: AUTO AFIRMAÇÃO
A postura do SOLIUS é igual de um pitboy marombado que vai pra balada so pra procura confusão. A auto estima do cara tá lá no chão e so assim ele consegue atenção.
Da pena:))))

Vlw

"Ike, do âmago do vulcão"
"Ike, do âmago do vulcão"
15 abril de 2010 5:38 pm

Areopagita, “…De uns tempos pra cá o seu espaço, que era para se discutir espiritualidade de forma imparcial, virou espaço para pregação e evangelização, nos moldes da inquisição. Não tem um post agora onde os comentários não viram disputa entre os “donos da verdade” e os desavisados, que acabam caindo nas artimanhas e dando mais atenção que o palhaço merece.” Como (por Deus!!) “discutir espiritualidade de forma imparcial”, sem antes me colocar acima de todas as crenças, inclusive a que vc está submetido??? Isso coloca TODA discussão espiritual numa situação “FARSESCA” (deixa de ter um fundo de seriedade). Discutir religião… Read more »

Pers
Pers
15 abril de 2010 5:51 pm

Caso x

Em quase todas as culturas, em muitas famílias, avatares, guias espirituais, pesquisadores incontáveis, mas o mais importante, A LÓGICA espiritual leva a concluir pela reencarnação. Não adianta esfregar na cara do Solius. Ele terá o momento dele, quando for conveniente. E chega porque a semana de curso terminou e semana que vem estarei trabalhando.

Gabriel (HiroNakamura)
Gabriel (HiroNakamura)
15 abril de 2010 6:00 pm
"Ike, do âmago do vulcão"
"Ike, do âmago do vulcão"
15 abril de 2010 10:34 pm

Billy, Bulbo… “[…]As palavras, da mesma forma que transmitem, nos prendem em conhecimentos que não são nossos, que não experimentamos[…].” Ataques gratuitos à fé alheia c/ intuito de “ganhar” do argumento inconveniente realmente é algo infantil; Refutar c/ argumentos lógicos (e por vezes irônicos), deixando de lado o instinto puramente emocional da “criança”, é o próprio exemplo de maturidade. E a maturidade não seria um dos objetivos da busca espiritual?! Pra mim seria. Uso o termo “ANTICRISTÃO” de forma genérica, sim… Mas tento deixar claro (e isso pra mim é a parte relevante) que, se realmente existe um movimento político/ideológico… Read more »

timóteo Pinto -o xian erisiano
timóteo Pinto -o xian erisiano
15 abril de 2010 10:50 pm

italo: Ei Timoteo…Cê sabe realmente o que eh culpa??? Não eh aquela sensação de “pisei na jaca“ quando ce faz algo errado.Pelo o que sei isso não eh so da religião catolica, não.Isso faz parte da programação basica da mente humana,seja ela espirita, budista ou qualquer outro “ista“ da vida. Isso impede que você faça burradas homericas.A parte da missa que diz “minha culpa,minha maxima culpa “eh pra você refletir sobre o que cê anda fazendo da vida.E sabemos que um tempinho pra reflexão anda sendo escasso na maioria das vezes… ———– nóis: hj foi o dia das indagações diretas… Read more »

timóteo Pinto -o xian erisiano
timóteo Pinto -o xian erisiano
15 abril de 2010 11:01 pm

Ataques gratuitos à fé alheia c/ intuito de “ganhar” do argumento inconveniente realmente é algo infantil; Refutar c/ argumentos lógicos (e por vezes irônicos), deixando de lado o instinto puramente emocional da “criança”, é o próprio exemplo de maturidade. E a maturidade não seria um dos objetivos da busca espiritual?! Pra mim seria. ——— anderson, com tanta paralaxe no seu discurso, tu tá é precisando duma boa e nova camera SLR. tem umas novas da canon, 5D e 7D q são o bicho! até o ultimo episódio da temporada do house foi filmado com elas! tem lojinha ai no centro… Read more »

Gabriel (HiroNakamura)
Gabriel (HiroNakamura)
15 abril de 2010 11:15 pm

Jesus também morreu por que quis, Solius, mas não deu direito à seus algozes de fazê-lo.

Gabriel (HiroNakamura)
Gabriel (HiroNakamura)
15 abril de 2010 11:40 pm

Acid, Ali a briba tonbém fala: Mozés, Moshe, Moshe Erés Codó Deus ali almou o mundo de tão maneira, e deu seu filho ali gêmeo para todos aquele que crê que a vida é eterna. Ali Deus tobém falô para… falô para Davi: “Cego meu, seja banani comigo.”ass: Deus. Fia de Sião, era de uma lindeza, para ali quem ver aquela boniteza A Briba fala que Eva, Eva era uma mulher muito bonita Parece com carapelli (irmã gêmea da cicarelli) Cego meu, seja banani comigo Eva saiu da costela de um… de Adão. É uma… uma coisa boa. Saiu do… Read more »

Aquariano em Aries
Aquariano em Aries
15 abril de 2010 11:53 pm

“aliás esse sendo um dos termos preferidos da “turba aquariana” da Nova Ordem Mundial”

Qual é desse ataque sem provocação aos aquarianos? Você tá dizendo que tem um complô dos aquarianos para dominar o mundo e eu não fiquei sabendo. Tem coisa errada ai. Será que é por causa do meu ascendente, será que só entra os aquarianos em aquário?

"Ike, do âmago do vulcão"
"Ike, do âmago do vulcão"
16 abril de 2010 1:25 am

Desculpe Acid, mas acho que vc não entendeu. =============== “deus-xian”, contigo só na “palmada anti-nanny” mesmo… (O pior é que eu realmente tento encontrar algum fundamento pra tua ladainha homérica; E tem coisa que até faz algum sentido, menos pra vc mesmo, claro). “[…]um é retórico e vazio e o outro odeia os anais das coisas! 😀 😀 😀 😀 :D” As coisas que vc odeia (e que ficam evidentes no teu discurso cheio de ECO) só facilitam a minha retórica. Agradeço a ajuda. ;¬] Agora, sobre os seus desejos anais, eu não tenho nada c/ isso. Apesar que no… Read more »

"Ike, do âmago do vulcão"
"Ike, do âmago do vulcão"
16 abril de 2010 1:42 am

“[…]Tem coisa errada ai. Será que é por causa do meu ascendente, será que só entra os aquarianos em aquário?”

AAAAAHHHH… entendi! KKK pra vc tb.

Cara! Me amarro no Tom Waits (As lavas do vulcão aqui até subiram mais um pouco); sei que sou um mísero cristão pecador… Mas o meu bom gosto musical continua o mesmo. Será que vou queimar no inferno por isso?! Acho que não… Manda ver Mr.Waits!

Solius
Solius
16 abril de 2010 1:47 am

Billy, “Sim…se o indivíduo é judicioso, ele o é em virtude de possuir o discernimento necessário…” Bom, você já reconheceu que mesmo alguém com tal virtude pode estar equivocado. Em conformidade com o que foi dito, a verdade de um determinado fato pode ser tornada inacessível, ao menos provisoriamente, como a gente bem sabe. “ao contrário do que vem sendo veiculado aqui, a fé cristã não está restrita ao credo católico e nem tampouco um não católico pode ser chamado de anti-cristão.” Vem sendo veiculado por quem? Por mim é que não é, e não vi o amigo Anderson fazendo… Read more »

PKD
PKD
16 abril de 2010 8:58 am

“bom, você já reconheceu que mesmo alguém com tal virtude pode estar equivocado…inacessível, ao menos provisoriamente, como a gente bem sabe.”

um dos mandamentos da biblia desse cara é:
“NÃO LARGARÁS O OSSO”

E tome RETÓRICA-DO-ETERNO-RETORNO

PKD
PKD
15 abril de 2010 10:06 pm

o que (diz que) nada sabe foi na veia!

mas ainda podia completa:

“Por isso Buda falou: PRATIQUE.”
E JC arrematou: “Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me.”

billy shears
billy shears
15 abril de 2010 9:16 pm

Olá bulbo/o que nada sabe,

Eu percebi o que você quis dizer, mas achei interessante fazer aquela ressalva, dadas as circunstâncias “debatetórias” – como diria o inesquecível Odorico Paraguaçu, não sei se é do seu tempo….rs

Circunstâncias estas que me fizeram lembrar desta música e indicá-la, como diria o nosso amigo Coringa, para trilha da hora:

http://www.youtube.com/watch?v=ap26bnVLhBQ&feature=PlayList&p=76676336A72A633F&playnext_from=PL&playnext=1&index=2

There’s no other way…there’s no other way…
all that you can do
is watch them play

Abraços

"Ike, do âmago do vulcão"
"Ike, do âmago do vulcão"
15 abril de 2010 6:13 pm

AVISO:
Argumentos ‘KKK’ (ou em sua versão 3D 😀 😀 :D), são IRREFUTÁVEIS, repetindo, IRREFUTÁVEIS! Não tentem chegar perto! São de fato CONTAGIOSOS! E dão uma diarréia danada pra quem lê. 😀 |D 😀 |D 😀 |D

Se toda unanimidade é burra, então alguns (2,3…) por aqui estão se empenhando bastante p/ provar que o seu Nelson estava errado.
😉

Burro sou eu que despertei (novamente) a ira do “deus-ÓSENHÓÓR-xian”. Mas eu não saio do ‘quentinho desse vulcão’ de jeito nenhum, meu querido.
Mas aceito algumas ‘oferendas erisianas’, pra digerir daqui.
😉

o que nada sabe
o que nada sabe
15 abril de 2010 6:19 pm

Mais uma do Olavão: Como paralaxe cognitiva é a expressão da moda: “Assim denomino o deslocamento, às vezes radical, entre o eixo da construção teórica de um pensador e o eixo da sua experiência humana real…” “Um exemplo claro é a teoria de Kant sobre a incognoscibilidade da “coisa em si”. Se não conhecemos a substância das coisas materiais, mas somente a sua aparência fenomênica, que esperança podemos ter de atingir um dia, a partir de indícios materiais, isto é, letras impressas numa folha de papel, a substância da filosofia de Immanuel Kant? Certamente o filósofo de Koenigsberg não se… Read more »

o que nada sabe
o que nada sabe
15 abril de 2010 6:31 pm

Anderson

Repare que muito comentário sai do tema e descamba para uma briguinha infantil de Cristão e Anti-Cristão, tipo, “o meu carrinho é mais bonito que o seu”, onde na verdade eles são apenas diferentes, a beleza ta no olho de quem vê.
Essa postura que vc defende, só divide e não acrescenta em nada.

Solius
Solius
15 abril de 2010 6:33 pm

Pers, “João Batista era primo de Jesus, bem conhecido.Nasceu de mulher..muitos…especulavam se era Elias.” Muitos? Eu só me recordo de uma passagem na qual perguntam ao próprio se ele é Elias ou o Cristo, conforme veremos. Vou tentar desenvolver mais para nos adiantarmos. A ciência deste trecho é fundamental: “Vou mandar-vos o profeta Elias, antes que venha o grande e temível dia do Senhor” (Ml 3,23). Agora veja isto sobre Cristo: “Uns dizem que é João Batista; outros, Elias; outros, Jeremias ou um dos profetas” (MT 16,14). Percebe o contexto das especulações? 🙂 Um indício mais intrigante em prol do… Read more »

o que nada sabe
o que nada sabe
15 abril de 2010 6:45 pm

Na verdade é Ike e não Anderson.
Falha minha.

billy shears
billy shears
15 abril de 2010 6:52 pm

o que nada sabe:

Permita-me fazer uma observação sobre esta passagem endereçada ao Anderson: “briguinha infantil de Cristão e Anti-Cristão”; creio que o mais aplicável seria entre católicos e não católicos.

Pois, ao contrário do que vem sendo veiculado aqui, a fé cristã não está restrita ao credo católico e nem tampouco um não católico pode ser chamado de anti-cristão.

Apesar do fato de que isso seja óbvio, achei por bem ressaltar, uma vez que nossos companheiros católicos parecem não se tocarem sobre isso.

Solius
Solius
15 abril de 2010 6:55 pm

Acid, “Mas ele usa o conceito de nascer de novo não uma, mas DUAS vezes” Não interpretamos ao nosso bel prazer, mas após anos e mesmo séculos de estudo. No versículo 5 está mais clara a razão pela qual ele usa o termo ou expressão, não duas, mas três vezes: “quem não renascer da água e do Espírito não poderá entrar no Reino de Deus”, ou seja, se trata do batismo. Curioso é que ele sai dali e vai justamente… batizar! (versículo 25). Seu período de pregação teve como marco justamente o seu batismo, ou seja, o seu “renascimento”. A… Read more »

o que nada sabe
o que nada sabe
15 abril de 2010 7:01 pm

Continuando…
Mas o Olavão sem querer manda bem:

“Se não conhecemos a substância das coisas materiais, mas somente a sua aparência fenomênica, que esperança podemos ter de atingir um dia, a partir de indícios materiais, isto é, letras impressas numa folha de papel, a substância da filosofia de Immanuel Kant?”

Segundo o Olavão: NENHUMA.
E nisso Buda concorda com ele.
Porque apenas através das palavras (aparência fenomênica) ninguém experimenta “Deus” (ou a coisa em si).

Por isso Buda falou: PRATIQUE.

italo
italo
15 abril de 2010 7:29 pm

Ei Timoteo…Cê sabe realmente o que eh culpa??? Não eh aquela sensação de “pisei na jaca“ quando ce faz algo errado.Pelo o que sei isso não eh so da religião catolica, não.Isso faz parte da programação basica da mente humana,seja ela espirita, budista ou qualquer outro “ista“ da vida. Isso impede que você faça burradas homericas.A parte da missa que diz “minha culpa,minha maxima culpa “eh pra você refletir sobre o que cê anda fazendo da vida.E sabemos que um tempinho pra reflexão anda sendo escasso na maioria das vezes… Nada contra a barata ser um totem xamanico…mas porque ninguem… Read more »

billy shears
billy shears
15 abril de 2010 7:44 pm

Eu – Ora, se são judiciosos é porque buscam se informar adequadamente e refletir de modo crítico sobre as informações acessadas.

Solius – Que nem sempre são aquelas condizentes com a verdade, concorda?

Eu de novo II – A Missão: o eterno retorno do mesmo debate, ad nauseam – Sim, mas me parece implícito que, de acordo com minha afirmação, se o indivíduo é judicioso, ele o é em virtude de possuir o discernimento necessário para avaliar se uma informação é verdadeira ou não.

Abraço

Bulbo
Bulbo
15 abril de 2010 8:28 pm

Olá Billy,

>>>”briguinha infantil de Cristão e Anti-Cristão”;<<< Realmente ficou mal explicado. Eu falei Cristão e Anti-Cristão, por que na visão de quem levanta essas discussões (os católicos engessados aqui presentes), é assim que se divide o mundo, e para eles quem não é católico não é cristão. Abraços

o que nada sabe
o que nada sabe
15 abril de 2010 8:29 pm

O comentario acima foi postado pelo “o que nada sabe” e não “bulbo”

o que nada sabe
o que nada sabe
16 abril de 2010 10:14 am

Ike “Vai lá então rapaz… Experimenta! Entra nessa piscina! Não tenha medo, na borda é rasinho… Só não vai muito lá pro fundo, que titio Kant não deixa.” É por que o titio Kant, como outros eruditos, não sabia nadar. Mas o titio Buda tá me ensinando. Na primeira aula ele me falou: Pratique com atenção e com o coração. Não tenha medo, essa história de que é perigoso é só pra manter as criancinhas que ainda não sabem nadar quietinhas na margem. E isso me lembra um conto sufi: “Certa vez, Nasrudin e um gramático viajavam juntos em uma… Read more »

Anônimo
Anônimo
12 abril de 2010 7:33 pm

“O diálogo com os mortos não deve ser interrompido porque, na realidade, a vida não está limitada pelos horizontes do mundo”
(Papa João Paulo II)

MUSEU DAS ALMAS DO PURGATÓRIO

http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2006/06/museu_das_almas.html

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
8 abril de 2010 12:15 am

Oi Ana!
Me desculpe, pois acabei de dizer que vc tinha vazado por causa do “capirôto dus inférnu”.

E o meu ‘Rio de Nervoso’ vai se recuperando da “tragédia anunciada”.
Que sufoco! Só lamento agora pela “enchente” de lágrimas que se instaurou em boa parte do Estado.
Peço a Deus que dê forças as famílias dessas vítimas. Convivi durante muito tempo c/ o povo do Borel (fui vizinho do morro) e ainda não sei o que se passou de fato (tô pra ir lá)

TÉ! E fique c/ Deus.

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
8 abril de 2010 1:52 am

Bom, Agora é a saideira (mas isso aqui tá ficando bom!)… Agora vai… Prometo (c/ ‘dedinho’ e tudo) pra mim mesmo, claro! ;¬) Destemido Acid: Primeiramente, obrigado pela parte que me toca. Receber elogio de um ‘Iluminado’ não é todo dia que acontece (e só espero- tento- mesmo é fazer a **vontade de Deus. Só isso). “Segundamente”: 1- Seção “espiritismo” do site, por favor. R: Prometo que vou fazer o dever de casa. ;¬) 2- Deve ser muito chato, mesmo. Mas persevere. Pega tua cruz (os livros espíritas) e lê!!! Não és um martir à toa! R: Pôxa meu caro,… Read more »

Solius
Solius
8 abril de 2010 2:34 am

Caríssimo Anderson, Tomara que alguns estejam com a percepção mais acurada. Se vamos analisar as doutrinas da ayahuasca, logo aparece um dizendo que a Igreja não presta. Se apresentamos dados que comprometem seriamente a doutrina espírita e seus expoentes, ninguém refuta nada, se é que os lêem, e voltam a dizer que o catolicismo não presta, e assim por diante. O pior de tudo é quase ninguém se aperceber de que haja algo de muito errado nisto. O “barato” é mesmo curtir a “liberdade” e criticar o “expoente da repressão”. E eis a “crise do mundo moderno”. 😉 Vamos então… Read more »

tilt
tilt
8 abril de 2010 4:26 am

Em todo lugar que eu passo eu vejo uma referência discordiana escondida! Parece que temos muito discordianos entre nós e eles parecem estar tomando conta de tudo, para em breve tomar o poder. Será que eu fui o único a perceber a conspiração? Se era secreto, não duvido que este post suma em algum tempo, porque a Dreamhost também deve ter discordianos!

cruuzes…fui!

Dionísio
Dionísio
8 abril de 2010 9:29 am

Solius – O “barato” é mesmo curtir a “liberdade” e criticar o “expoente da repressão”. E eis a “crise do mundo moderno”. 😉 – O mundo ocidental entrou em crise com declínio da civilização grega, e essa crise se agravou com o surgimento da “Raposa Romana”, que jogou a cultura ocidental nas trevas durante muito tempo. A ciência hoje é traumatizada espiritualmente por culpa deste cancer que se espalhou pelo ocidente e cuja origem esta no Vaticano. A crise espiritual que vivemos, é culpa desses dois mil anos sob o chicote moral desse inquisidores que se dizem cristãos, mas na… Read more »

Lex, nem Zen que não tem!!!
Lex, nem Zen que não tem!!!
8 abril de 2010 10:24 am

Não sou Cristão nem católico (DãããHH!!)

Mas não confundo “cristão” com católico.

Nem o velho testamento (aquela coletânea de LIVROS QUE CONTA A MITOLOGIA POR TRAZ DA “CRIAÇÃO” DA NAÇÃO JUDIA – nunca uma verdade textual) com o novo testamento (aquela outra coletânea que conta como um judeu mudou a cultura da fé no oriene médio).

Pers
Pers
8 abril de 2010 10:41 am

Os fatos espíritas existem (aos milhares/dia) e quem tiver esforço e abertura de mente suficiente, descobrirá por si, há extensíssima literatura (e não só) sobre todos os aspectos. Mas tem que ter esforço, pesquisa extensa e abertura de mente. A filosofia espírita, em relação às teologias ocidentais tradicionais (católica/protestante), é comparável física quântica em relação à física aristotélica, estude e veja. Embora seja um pouco pedante dizer assim, é preciso testemunhar o fato. Em relação a esse aspecto, cabe a lição sábia, “Ouça quem tenha ouvidos de ouvir, e veja quem tenha olhos de ver”. Uma pequena observação: Deus não… Read more »

Lex, nem Zen que não tem!!!
Lex, nem Zen que não tem!!!
8 abril de 2010 11:09 am

As diversas culturas no mundo corroboram as experiências com seres não encarnados…

O Zen não é diferente. O Budismo fala de seis caminhos ou reinos que são modos de “viver” uma existência, tal como uma “encarnação”.

Os pretas ou os fantasmas famintos são como explicam a fora de ver estas manifestações mais “negativas”.

Os semi-deuses são espiritos de luz superior em bondade… mas estão presos na roda de encarnações também…

Mesmo eles tem de superer seus estados de existência para fora da roda.

A verdadeira iluminação é mais “possível” ´para humanos encarnados.

Lex, nem Zen que não tem!!!
Lex, nem Zen que não tem!!!
8 abril de 2010 11:11 am

Onde se lê: explicam a “fora” de ver estas, lê-se “forma”…

_/\_

Mr Crawley
Mr Crawley
8 abril de 2010 11:21 am

Deus existe, você provavelmente não vai queimar no fogo do inferno muita gente anda inferindo coisas erradas sobre o chefão lá em cima: 1– Eu matei tua família? Matei tua mãe? Matei tu? Citando o sábio Jeremias José ai no título, deus provavelmente não vai se incomodar do que você anda aprontando se você não está fazendo mal a ninguém. Seguir a regra de ouro geralmente funciona bem (não faça aos outros o que você não gostaria que fizessem com você). Assim, não importa se você acredita em Karma, Lei do Retorno, n´O Segredo ou é corintiano. De fato, se… Read more »

Mr Crawley
Mr Crawley
8 abril de 2010 12:02 pm

Esse texo ai em cima não foi escrito por min. eu o encontrei na inernet e decidi postar aqui já que eu vi muita gente discutindo a respeito da justiça divina

Pers
Pers
8 abril de 2010 12:52 pm

As verdades, a sabedoria espiritual, tem que ser descoberta/conquistada por mérito, e não podem ser impostas (em provas midiáticas), porque se não desenvolvermos suficientemente o discernimento, poderá chegar o dia em que não teremos bíblia, nem espiritismo, nem SaindodaMatrix, e talvez (reencarnados ou não) tenhamos apenas o Corão e um professor fundamentalista, ou num gulag soviético. Nessa circunstância, teríamos discernimento/crescimento interno suficientes para resistir e não virar homem bomba ? Para tirar as lições boas do Corão (ou outro códice qualquer) ? As lições sublimes estarão internalizadas em nós ou poderão ser esquecidas ? É por isso que a sabedoria… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
8 abril de 2010 12:02 am

Outra coisa que não tinha me apercebido por aqui: A turma anticristã vem sempre c/ esses “argumentos” tipo: “deus da biblia fica puto, mata pessoas fulminadas!” ou “eu sou um cidadão de bem mas não sou cristão então eu vou pro inferno. É por isso que não sou cristão!”… Ou qualquer coisa evidenciando “A VIOLÊNCIA” (e por consequência, sua “CONTRADIÇÃO”) de Deus (INTERPRETANDO DE FORMA LITERAL QUANDO ERA PRA SER SIMBÓLICA, OU DE FORMA RACIONAL E SEM CONTEXTO BASEANDO-SE APENAS NOS GOSTOS E AVERSÕES PESSOAIS… O TAL ‘PRECONCEITO’ [Êta palavrinha desgastada!]). E é INCRÍVEL tb o fato aqui evidente em… Read more »

Demonho, aquele que voce ceonhece
Demonho, aquele que voce ceonhece
7 abril de 2010 10:54 pm

Mc Fly vc cansa a minha beleza diabolica. 1- Vacilos do espiritismo – Estou com preguiça (pecado capital) de procurar. Divirta-se com a sua lição de casa, ja que vc até le livros espiritas para refutá-los. 2 Eu li sim a biblia 3 vezes de capa a capa e gostei. A biblia tem muuuito sangue e violência,e a leitura se torna bem mais emocionante que kardec. 3- A ciencia nao pode ditar regras morais – Tá legal, então eu sigo as leis morais budistas … E estas não exigem a vontade nem de deus nem de um outro buda( o… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
7 abril de 2010 7:33 pm

“demonho coisa du demú… ai mamãe”, Como diria um dos seus servos, Freddy Krugger (porque o Jason é mudo), vamos por partes: VC/*EU: “…O espiritismo tem muitos vacilos também que ja foram apresentados em posts anteriores aqui mesmo no site…” * Pode nos dizer alguns desses “vacilos”, já que o PERSONAGEM PRINCIPAL DO POST se encontra presente entre nós, e acredito(pela sua “santidade”), não irá si ofender??!! ============ VC/*EU: “(nunca tive muita paciencia pra ler os livros espiritas, mesmo os do chico ou kardec).” *Mas teve pra ler a Bíblia 3 vezes, né, demoínhu?! E a falta de paciência pra… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
7 abril de 2010 8:09 pm

E meu caro “demonho”, Bom… Si o inferno tem um lado bom, só indo lá pra ver (tópas?!). ……………….. Sério, uma vez escutei de um exorcista (se esconde!) que o demônio (vc não!) cooptado pelo padre a dizer como era o Inferno, resumiu-o em uma só palavra: ANGÚSTIA E ÓDIO QUE NÃO CESSAM NUNCA DENTRO DE MIM. E outra: Um dos problemas do Inferno é que vc saberá por que está lá. O nosso discernimento não é destruído, e ainda saberei o que é o ‘Céu’. “EYE, BUT NO TOUCH” Deus é malvado? Pra mim, que não presto, é bom… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
7 abril de 2010 8:13 pm

CORRIGINDO: “em uma só palavra”, lê-se “EM UMA FRASE”

Foi o “demonho” que me azucrinou! ;¬D

Nantilde
Nantilde
7 abril de 2010 8:34 pm

Bem a propósito está passando no canal HBO o documentário intitulado Deliver US from Evil. O tema é a questão dos abusos cometidos por um padre contra crianças. O bispo sabia e a única atitude tomada foi ficar transferindo o “demônio” de uma paróquia para outra. O documentário é pedagógico. Mostra de forma clara o que é uma igreja institucionalizada. Externamente : belos ritos, sermões emocionantes, lindas palavras tiradas da Bíblia e dos Evangelhos, mas internamente –corrupção e taras as mais diversas. O que causa mais revolta é ver o interrogatório do bispo . Ele se exime de tudo,afirma que… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
7 abril de 2010 8:37 pm

Cara Leila, Me perdoe, mas: (* sou Eu) “ainda que recheadas de culpa, pecado e temor estão de acordo com o nível evolutivo da humanidade naquele tempo.(*SERÁ QUE HOJE ESTAMOS MAIS EVOLUÍDOS DO QUE NA ÉPOCA DELES?? JÁ REPAROU NOS ESTRAGOS CIVILIZACIONAIS DO SÉCULO XX QUE AINDA IREMOS COLHER POR UM BOM TEMPO??? SERÁ QUE A VIDA FLUI DE FORMA RETA, CRESCENTE E CONSTANTE MESMO??!! OU É UM CAMINHO DE ALTOS E BAIXOS, DESLIZES, SUBIDAS, RETORNOS E QUEDAS, COMO É A PRÓPRIA VIDA DE TODOS NÓS??!!) Éramos ainda muito primitivos e duros, só poderíamos ser sensibilizados por ensinamentos no mesmo… Read more »

billy shears
billy shears
7 abril de 2010 9:11 pm

Sim, em White River, a capital da floresta digital…rs

Em outro post, li que você também já morou por estas bandas; o Brasil é grande, mas o mundo é pequeno, né? rsrs

billy shears
billy shears
7 abril de 2010 9:32 pm

Nantilde, você acreditou neste documentário? Essa questão já foi exaustivamente debatida neste blog. Creio que já tenha sido pacificado o entendimento no sentido de que tudo não passa de uma pérfida conspiração contra a Igreja Católica; esses padres pedófilos não passam de elementos infiltrados dentro da Igreja, com a missão de cometer essas atrocidades e depois manchar o nome do catolicismo. Inclusive, o líder do grupo é um velhinho barbudo, de aparência nórdica, que atende pela alcunha de Papai Noel. O meliante, com a ajuda do coelhinho da Páscoa, tem infiltrado inúmeros pedófilos na Igreja Católica. Enfim, tudo isso é… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
7 abril de 2010 10:07 pm

Ô billy, E não é?! Qual o argumento que vc apresenta p/ provar que não há infiltração e traição dentro da Igreja??? Botar a carapuça no ‘papai noel’ e no ‘coelhinho da páscoa’, NÃO é argumento!! E acho que vc sabe disso… E: “essa questão foi exaustivamente debatida neste BLOG” uma pinóia!! Os meus coments e os do Solius até agora não encontraram nenhum “debate”… Só desfalques e devaneios politicamente corretos (e o “irrefutável” e “indestrutível” ‘RÁ,RÁ,RÁ, ATÉ PARECE…’, que já entra no âmbito da patologia psicológica). Reencarna Alborgueth!!! |¬[ ] E olha que até comprei uma caixa de BISCROC… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
7 abril de 2010 10:19 pm

Mudando um pouco (nem tanto) o foco: Alguém aí (ECO ECO ECO) teria o interesse genuíno em saber o que significa o termo “NOVA ORDEM MUNDIAL”? E o que isso tem a ver c/ o que vem acontecendo à décadas dentro da Igreja Católica (e de carona, das Protestantes)? Sem o mínimo conhecimento sobre isso, as pessoas boazinhas e decentes que se encontram nesse espaço virtual só estarão alimentando o MAL em nome do BEM. “ACHAR QUE FAÇO UM BEM, NO MESMO INSTANTE QUE PRATICO UM MAL” Lamentável… Porém compreensível. Fiquemos c/ os espíritos… Esses, pelo menos, posso “discernir” quem… Read more »

Henrique
Henrique
7 abril de 2010 10:19 pm

É possível um filme de Daniel Filho ser bom?????

Ana
Ana
7 abril de 2010 10:42 pm

Anderson, escuta este ECO :)!
Sim eu tenho interesse em saber sobre isso da “nova ordem mundial”…afinal que é andam por aí a tramar para continuar a cegar a humanidade?

Nantilde
Nantilde
8 abril de 2010 1:12 pm

Solius,por favor, pelos seus comentários sei que vc é uma pessoa instruída e sabe muito bem que a corrosão das bases da Igreja sempre foram propiciadas pelo mau comportamento do clero ( tecnicamente : nicolaísmo, simonia e atualmente pedofilia). A crise do século XIII tão bem analisada por Brenda Bolton no meio da qual emergiu o catarismo , originou-se na busca por parte de grupos urbaanos de viverem um cristianismo mais de acordo com as Escrituras, coisa que não acontecia dentro da Igreja, cujo comportamento dos bispos e demais clérigos escandalizava as pessoas verdadeiramente cristãs. Além disso, o papado ocupava-se… Read more »

Anônimo
Anônimo
8 abril de 2010 6:46 pm

Poxa raph acho que já vi algum comentário seu lá no blog do del debbio.

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
9 abril de 2010 2:32 am

Italo,

Compartilho do teu raciocínio e senso de humor. É por aí mesmo. Eu aqui no BLOG, por exemplo, só vejo “pirraça” e “birra” contra as “PALMADAS ANTI-NANNY” desse deus malvadão e covarde.

E os MASSACRES ANTI-RELIGIOSOS DO SÉCULO XX??!! O maior banho de sangue da História da Humanidade parece que continua não interessando a essa mesma humanidade tão evoluída, amorosa e pacífica.
O que importa é a Inquisição Medieval e as calças (e batinas) arriadas de alguns padres e pastores.

TÉ!

Dani Munhoz
Dani Munhoz
9 abril de 2010 4:48 am

Demonho…já to lá no twitter praga!! Pessoal, amei o filme, bem redondo mesmo.. No final está acontecendo isso mesmo em todas as salas de cinema, o pessoal fica até o final dos créditos e saem em silêncio…é uma energia simplesmente deliciosa!!! Eu sou manteiga derretida com sal…então, começou o teaser do “Nosso Lar” eu já me debulhei em lágrimas…agora é aguentar e esperar chegar setembro!!! Me emocionei algumas vezes durante o filme, q é tb divertidíssimo!! E pessoal, tem gente q ainda precisa sim de suas crenças e cristos e deuses…cutucar sim, arrancar sangue já é demais né… Mas se… Read more »

Dani Munhoz
Dani Munhoz
9 abril de 2010 4:50 am

AAAA, melhor cena: prá mim duas: do avião (Morre com educação) e do evangelho (filho, se for preciso, pode aplicar o evangelho com força!!) huahuahuahuahauhauhauhauahauhauhua

Juro….ainda estou rindo….
Bjks =)

Mr Crawley
Mr Crawley
9 abril de 2010 8:45 am

anderson,a tabuada e a linguagen não são expressões de uma opnião ou natureza de um determinado individuo logo não e necessario que se conheçam os seus autores. 2+2=4 mesmo que você não saiba quem escreveu a tabuada. agora de acordo com você a biblia e a palavra de Deus, logo ela expressa a natureza e as opniões de Deus a respeito de certas coisas. mas a um problema ai: como eu vou ter certeza de que o que esta escrito na biblia e a palavra de Deus e não coisas que os homens escreverão e usaram Deus para validar ?

Mr Crawley
Mr Crawley
9 abril de 2010 9:17 am

enquanto a questão das pessoas falarem mais a respeito dos “assassinatos” cometidos por Deus do que dos massacres anti religiosos (nazismo e comunismo). Bom o nazismo e o comunismo (movimentos ateus)e as cruzadas e a inquisição (movimentos religiosos), todos foram obras de homens (quero deixar claro que não estou tentando amenizar as atrocidades cometidas por estes movimentos)homens estes que são limitados e sujeitos a erros. Agora de acordo com o velho testamento Deus promove mortes por motivos bestas ou então sem consideração pelos inocentes:as crianças que foram mortas por ursos por chamarem um homen de calvo, o homen que foi… Read more »

Mr Crawley
Mr Crawley
9 abril de 2010 9:23 am

mas uma vez quero deixar claro que para min os massacres promovidos por homens são tão graves quanto os massacres “divinos”

Ana
Ana
9 abril de 2010 9:24 am

João 11 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2 Ele estava no princípio com Deus. 3 Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. 4 Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. 5 E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam ————————————- Mateus 15 10 E, chamando a si a multidão, disse-lhes: Ouvi, e entendei: 11 O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai… Read more »

Pers
Pers
9 abril de 2010 9:31 am

Se você estiver errado em alguma crença, mil argumentos podem apoiá-la, mas um milhão de fatos e argumentos não apoiarão. Você pode ostentar seus mil argumentos contra seus interlocutores, mas perante a Verdade, a Consciência, nunca há desculpas. Ela simplesmente vai te responder: “Tudo bem. Volte e tente de novo.”

Ana
Ana
9 abril de 2010 9:50 am

Amigos, eu percebo o excertos das escrituras que postei desta forma, se compreendermos a palavra de Deus, o Verbo, seremos capazes de compreender a luz e por isso o amor Verdadeiro de Deus resplandecerá no nosso coração, logo só poderemos amar-nos uns aos outros. A pessoa que mata ou odeia o seu irmão ainda está nas trevas…e por isso na mentira, as pessoas podem dizer com a boca que acreditam em Jesus e no coração ainda não estarem Nele, por isso são mentirosas, por isso na mentira se fez mtas atrocidades usando o Seu nome.

Anderson SS
Anderson SS
9 abril de 2010 10:11 am

“…Por isso recomendo o livro. Dá uma idéia do que Chico teve de sofrer por ser médium e ver espíritos (não só espíritos bons), e a perseguição espiritual por desenvolver um trabalho tão importante. Ainda hoje há quem difame o Chico….”

Interessante o acontecido a Chico narrado pelo Acid. Tenho um amigo que é médium e que passa exatamente por problemas parecidos de perseguição.

Quando não são os espíritos que o atormentam e provocam de várias formas, são os vivos duvidando e questionando a sua conduta !!!

O mundo cruel !!!! kkkkk

Lex, nem Zen que não tem!!!
Lex, nem Zen que não tem!!!
9 abril de 2010 10:23 am

Ana, “Significar” é fazer traduções. Interpretar. Cada um faz a sua tradução. Você crê que no que te foi “passado” por Matheus, João… etc, e considera que eles testemunharam coisas que lhe dão crédito. Que João teria vivenciado uma longa experiência de (oquê, 3 anos?) com um personágem magnífico e pode passar sua experiência por escrito. Sabemos que dificilmente foi assim. Como eu disse: Boa parte do que esta no velho testamento foi “copiado” e modificado de outras culturas (o caso do dilúvio foi só um exemplo mais conhecido). Não é um “privilégio Hebreu”, pois tem textos que ja não… Read more »

Ana
Ana
9 abril de 2010 10:44 am

Não podemos traduzir uma palavra segundo a nossa interpretação, se fosse assim ninguem se entendia..

Não significa NÂO, sim significa SIM!

Palavra LUZ por exemplo; vejamos o q significa, onde é empregue, onde quer apontar…realmente agora percebo a força que a palavra de Jesus teve para conseguir penetrar na mente obscura dos homens…eu fico facilmente cansada de tentar…mas eu não sou Deus, e a pequenina luz do meu entendimento que tento transmitir devo-o somente a Deus. …procura e encontrareis, pedi e recebereis, batei e abrir-se-á..

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
9 abril de 2010 2:16 am

Lex, Isso aqui: (**Eu) “Não se apresse em acreditar em nada, mesmo se estiver escrito nas escrituras sagradas.(**… do Laicismo Militante e do Relativismo Sufocante) Não se apresse em acreditar em nada só porque um professor famoso (**…da Faculdade de Humanas ou da TV)que disse. Não acredite em nada apenas porque a maioria concordou que é a verdade.(**… como no caso da ICAR. Hegemonia pouca é bobagem) Não acredite em mim.(**…ou como diria o Groucho Marx, mas nos seus próprios olhos) Você deveria testar qualquer coisa que as pessoas dizem através de sua própria experiência antes de aceitar ou rejeitar… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
9 abril de 2010 1:49 am

Ah! Pra não fugir do Post: Alguém aí viu os espíritos “ordenando e orientando” Alan Kardec a decodificar a doutrina deles?? E os espíritos escrevendo através de Chico? Quem viu? Pelo raciocínio do Mr.Crawley, esses espíritos tb não existem. PS: O raciocínio do meu último coment não está completo. Não percebi que ao dizer: “Mas se a Bíblia é considerada o próprio “VERBO DIVINO”, como (Ó raios!!) alguém poderá “ver” esse “VERBO” ordenar que “Ele” mesmo seja escrito??!!” Acabei não expondo o fato da INSPIRAÇÃO DIVINA, que alguns homens e mulheres ao longo da História tiveram. E que não poderia… Read more »

Solius
Solius
8 abril de 2010 8:53 pm

Como previsto, está aí mais uma crítica que permanece intocável. O máximo que se teve foi um “não achei grandes coisas” relativo ao texto anterior, mas objeção que é bom, nada. Agora vejam, se alguém quiser conversar sobre a Igreja, passemos para outro post. Mas devo dizer que por hora não estou com o menor pique para voltar a discutir o básico por aqui. Dionísio, “…me fale quais os benefícios que esta instituição trouxe e traz para nós…” Assista a estas seis aulinhas, cada uma em três partes. Tem bastante coisa lá. Depois, caso ainda não se sinta satisfeito, volte,… Read more »

Solius
Solius
8 abril de 2010 9:12 pm

Até agora está intocável. Ninguém se pronunciou. 🙂

Ah, ok! Entendi equivocadamente ter sido discutido por aqui. Obrigado. 🙂

Leila
Leila
8 abril de 2010 10:25 pm

Olá Anderson Silva o Mártir McFly,

Nada a perdoar,

Respeito seu ponto de vista, mas ainda assim penso(o que penso não é uma verdade é só o meu ponto de vista), que estamos começaaando…… a compreender a mensagem do Cristo.
Daí a fazer(AMAR)vai uma distância, (por baixo por baixo, mais uns dois mil anos), quem sabe?
Justificável assim, o panorama atual, totalmente heterogêneo.
É aquela questão: “lenta e sem vontade”, mais com misericódia. Rssss

Abraços a ti tb.

Mr Crawley
Mr Crawley
8 abril de 2010 11:11 pm

Eu tenho um tio que e pastor.um dia eu e ele começamos a falar a respeito do espiritismo, e ele disse:”o espiritismo e obra do maligno, pois vai contra a biblia que e a palavra de Deus”. dai eu perguntei a ele: o senhor viu a biblia ser escrita, em alguma pasagem da biblia o senhor ve Deus ordenar que a propria seja escrita ?

Não. então como o senhor pode dizer com tanta certeza que a biblia e a palavra de Deus e não um livro que os homens escreverão e usaram Deus como certificado de autenticidade

Lex, nem Zen que não tem!!!
Lex, nem Zen que não tem!!!
8 abril de 2010 11:45 pm

Nunca? Nabucodonosor nunca existiu? Nem os filisteus? Buenas, Gilgamesh (ou Gilgamexe) foi um dos reis sumérios que governaram após o “PRIMEIRO” dilúvio. Segundo o mito, era 2/3 deus e 1/3 humano, e foi autor de grandes feitos sobre-humanos, sendo que se livrou de algumas armadilhas colocadas por eventos fantásticos e divinos. Segundo as narrativas que foram achadas ele também existiu… daí das suas aventuras terem ocorrido COMO FOI ESCRITO… Este “rei sumério” da cidade-estado de Uruk que teria vivido no século XXVIII a.C. Seu registro mais completo provém de uma tábua de argila escrita em língua Acádia do século VIII… Read more »

Lex, nem Zen que não tem!!!
Lex, nem Zen que não tem!!!
9 abril de 2010 12:35 am

Solius, querido, Você não concorda que “parte” da coisa é possível de ser verdade apenas como “”alegoria”” ou, na melhor das hipoteses, ser “”simbólica””… Que Gilgamesh, talvez, o primeiro personagem histórico, viveu em torno do ano 2700 a.C., reinou em Uruk (a Erech bíblica) e construiu suas muralhas. Na lendária relação dos reis sumérios, ele é o sexto rei após o PRIMEIRO Dilúvio (enfase para lembrar que este dilúvio foi “MANDADO” NÃO PELO DEUS HEBREU, MAS POR UM “CONSELHO DE DEUSES” e é históricamente anterior ao relato hebreu). Utnapishtim, o PRIMEIRO Noé, revela para Gilgamesh na 11 tableta como ocorreu… Read more »

Lex, nem Zen que não tem!!!
Lex, nem Zen que não tem!!!
9 abril de 2010 1:06 am

Quanta dor provocada por levar a sério demais um livro…

http://www.youtube.com/watch?v=nHS04aG_G70

“Não se apresse em acreditar em nada, mesmo se estiver escrito nas escrituras sagradas.

Não se apresse em acreditar em nada só porque um professor famoso que disse.

Não acredite em nada apenas porque a maioria concordou que é a verdade.

Não acredite em mim.

Você deveria testar qualquer coisa que as pessoas dizem através de sua própria experiência antes de aceitar ou rejeitar algo.”

Siddartha Gautama, o Buddha, Kalama Sutra 17:49.

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
9 abril de 2010 1:07 am

Caro Mr.Crawley, Mas se a Bíblia é considerada o próprio “VERBO DIVINO”, como (Ó raios!!) alguém poderá “ver” esse “VERBO” ordenar que “Ele” mesmo seja escrito??!! O PRÓPRIO CONTEÚDO já é a “ordenância” (e a consciência) desse Deus, desse “Verbo”! Claro que não vou poder “ver” isso, pois estou “mergulhado” nisso. Não dá pra escapar dessa. Já por esse raciocínio de “o senhor viu a biblia ser escrita? Se eu não vi então não pode existir, e pirirí-pororó…” , não poderia existir nem a História, nem a Ciência, nem Filosofia, nem um monte de coisas que aprendemos e que não… Read more »

Lex, nem Zen que não tem!!!
Lex, nem Zen que não tem!!!
9 abril de 2010 1:09 am

italo
italo
9 abril de 2010 1:16 am

tem neguinho reclamando do Deus do antigo Testamento???Eh por que nunca viu o quanto os israelitas antigos eram carne de pescoço…. Deus tirou eles da escravidão cruel,da lama do Egito,fez deles homens livres…e os mane ficam reclamando“ queria voltar pro Egito…tinha cebola,peixe e carne la“`.Deus da o maná, o “pão“ dos ceus no meio do deserto.Alimenta toda a comunidade com“sei la o que“ vindo de “seila onde“…e os mane ficam fazendo beicinho:Quero carne,quero carninha.Ai Deus manda uma revoada de cordonizes e os desinfelizes morrem de tanto comer!!! Sinceramente….. ele tinha que ser durão,mais duro que o etendimento daquele povo pra… Read more »

Lex, nem Zen que não tem!!!
Lex, nem Zen que não tem!!!
9 abril de 2010 10:51 am

PS (e me dou por satisfeito): Se “Cristão” é todo o indivíduo que adere ao Cristianismo, como uma religião monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, que este teria sido profetizado na Bíblia Hebraica/Antigo Testamento e que nos dogmas exortados por Jesus, a quem eles acreditam ser o Filho de Deus, como o batismo, a Eucaristia e o estudo da Bíblia.[Wikipédia] Ironicamente Catolicismo (do grego καθολικος, translit.: katholikos; com o significado de “geral” ou “universal”) deveria significar UNIVERSALISMO… não é. Me parece que as pessoas que se dizem “cristãs” antes de católicas são mais huniversalistas que… Read more »

Demonho coisa ruim
Demonho coisa ruim
7 abril de 2010 6:31 pm

Puxa Pers agora eu magoei. Estava só fazendo umas piadinhas… Eu frequento o blog assiduamente desde 2003, epoca em que eu ainda era catolico por preguiça, mas ja passei da adolescencia faz tempo. E que antigamente eu pegava no pé do Eduardo o discípulo de Jesus que eu achava bem engraçado. Mas acho que ele tambem se cansou.
Agora chega de imaturidade e voltemos com a nossa programação normal.
(mas dizer que o Chico Xavier era um X-men foi divertidissimo. Adorei Acid!)

Ana
Ana
6 abril de 2010 9:11 am

De facto Deus não é apresentado na biblia sempre como um Deus amoroso mas mtas vezes como um Deus que se zanga contra o pecado e contra o pecador! se em toda a biblia vemos essa caracteristica em Deus talvez devessemos refletir melhor porque assim é! Se camninharmos em justa e relação com o nosso Deus ficamos em graça aos seus olhos, e não precisaremos de mediuns ou seja o que for para nos ajudar porque o proprio Criador nos levará ao colo, isto está bem explicito em toda a biblia! agora se quisermos continuar a contruir o deus que… Read more »

Demonho coisa ruim
Demonho coisa ruim
6 abril de 2010 8:35 pm

Engraçado como são as coisas. o deus da biblia fica puto, mata pessoas fuminadas por nao entregarem uma grana que era DELAS, despeja a ira no próprio filho por causa desses crentes fedorentos e eu é que sou o malvado da história?!? Acho que deu merda na doutrina do barbudão assim que ele voltou pra casa.

Demonho coisa ruim
Demonho coisa ruim
6 abril de 2010 8:36 pm

“Mata pessoas fuminadas” foi mal!

Paula
Paula
6 abril de 2010 9:14 pm

Assisti o filme. As salas estavam lotadas, muito expectativa. Só tinha entrada para a última sessão do dia do sábado. E na fila tinha pessoas de todas as idades.
Não vi como divulgação da doutrina e sim da história de vida de Chico Xavier. Tanto que mal se fala de fundamentos, Allan Kardec.. acho que não é a proposta mesmo do filme.

No final REALMENTE teve um silênio bonito!!
Gostei.

Paula
Paula
6 abril de 2010 9:17 pm

Acidulado, alguma notícia de como foi nos bastidores?
Depoimento dos atores que representaram Chico Xavier?
Esse tipo de coisa..

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
6 abril de 2010 10:06 pm

É meu caro Acid, Não custa nada tentar… Mas acho que vai ser difícil. O Vaticano ultimamente (e a um bom tempo) só tá à fim é de ‘fazer média c/ o mundo que o acusa daquilo que esse mesmo mundo faz’ (ME ACUSAM DE LADRÃO NO MESMO INSTANTE QUE ARROMBAM O COFRE, PÔ!), se desculpando de crimes praticados contra a própria Instituição?! E, cá pra nós, esse é o verdadeiro escândalo (que pro “mundo” passa batido, não interessa, né?!) Ah! Mas vc não acredita na possibilidade do crime de infiltração e da consequente traição dentro da Igreja… Esses negócios… Read more »

billy shears
billy shears
7 abril de 2010 12:05 am

Ainda não estreou por aqui, infelizmente. Mas, pelo que já li a respeito, trata-se de um grande filme; contribuindo ainda mais para divulgar a doutrina espírita, ao retratar o exemplo de vida que nos deixou o iluminado espírito de Chico Xavier. Gostei de saber, através de um link que vi num comentário, que estreará em setembro o filme “Nosso Lar”. Pelo pouco que vi, parece ser uma produção caprichada. Tomara que seja uma tendência: a transformação da literatura espírita em filmografia espírita; assunto e enredos é o que não faltam. Só lamento que o filme sobre o Dr. Bezerra de… Read more »

Nantilde
Nantilde
7 abril de 2010 12:31 am

Acredito que devemos respeitar a religião de nossos semelhantes. Mas, sinceramente frases do tipo ” as bases da Igreja vêm sendo abaladas a 2000anos” beira a alienação. Afinal, não foram os opositores da Igreja que molestaram centenas de crianças. Aqui mesmo no Brasil, há menos de um mês atrás a televisão mostrou o comportamento de dois sacerdotes de uma cidade do interior do nordeste, aos quais pais católicos confiavam seus filhos. Pois eles molestavam os pobres garotos, prática que durou muitos anos. Agora, eles foram afastados de suas funções. Com toda a certeza logo que o assunto cair no esquecimento… Read more »

Coringa
Coringa
7 abril de 2010 4:51 am

AMADO CHICO XAVIER – ESPERANÇA PARA O PRESENTE E VISÃO PARA O FUTURO Pergunta ao Chico Xavier ( 28/julho/1971) : Acreditam os mestres espirituais de Chico Xavier que ainda em nossa atual civilização o homem poderá entrar em contato com civilizações de outros planetas? Chico Xavier: Se não entrarmos numa guerra de extermínio nos próximos 50 anos, então nós podemos esperar realizações extraordinárias da ciência humana partindo da Lua. Então diz o nosso Emmanuel, que está presente, que quando Cristóvão Colombo perambulava pelas cortes europeias, pedindo socorro para descobrir um caminho mais fácil para as Índias, muita gente considerou o… Read more »

Nana
Nana
7 abril de 2010 8:38 am

Ainda não vi o filme, mas estou ansiosa, pois falaram que é emocionante. Chico foi uma figura ímpar, merece toda essa comemoração em torno de seu centenário. Agora, quanto ao Rio de Janeiro, a situação está crítica. Hoje também não pude ir trabalhar, como ontem. Eu estou em um lugar seguro, mas muitos estão sofrendo com as consequências de tanta água. Os deslizamentos e alagamentos continuam. Vamos rezar para as coisas melhorarem. Já são mais de 100 mortos.

Daniel
Daniel
6 abril de 2010 7:19 pm

Depois de ver as suas aparições no pinga-fogo fiquei mais interessado ainda de saber mais um pouco sobre essa personalidade.
ah! dica vc tem que ver o filme The Fourth Kind que fala sobre de casos reais de abduções em uma cidade no alaska, fortíssimo como nenhum outro que tratou do assunto, seria ótimo um post seu sobre esse filme!

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
6 abril de 2010 7:03 pm

Shaka,
A tua impressão sobre a qualidade do filme ‘Nosso Lar’ é pura evidência, visto que teve a produção da Internacional Fox. Os gringos protestantes soltaram uma bela grana (uma quantia ‘sobrenatural’ p/ os padrões brasileiros). Assim fica fácil “divulgar” a doutrina… Assim eu também quero.
/¬(

Anônimo
Anônimo
6 abril de 2010 12:13 pm

Não sei se você viu Acid, mas vai lançar em setembro o filme “Nosso Lar” baseado no livro de Chico. Embora eu não acredite no espiritismo, é interessante não só a abordagem do livro com a questão do umbral, mas principalmente uma descrição de como seria o “céu” e a estada dos homens nele.

E pelo trailer que vi, não só a história mas principalmente a qualidade do filme parecer ser muito boa.

http://www.youtube.com/watch?v=nq46USt_uDg

Anônimo
Anônimo
6 abril de 2010 12:15 pm

Ah propósito, o comentário acima foi de Shaka (tô em outro PC) XD

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
6 abril de 2010 10:38 pm

Demonho, Realmente é muita injustiça contigo, pô! Tu só tentou dar uma engambelada no Dono. Tentou tomar o lugar dele e ainda arrastou 1/3 das suas crias, deixando o universo todo zoneado pro próprio Dono arrumar. Eu, que sou mais bonzinho e esclarecido do que esse Dono não iria agir dessa mesma forma que ele. Compreendo que vc não fez isso por mal, mas por um trauma de infância devido à uma reencarnação equivocada no período jurássico, por causa de uma levadice sua; As chineladas celestiais que vc recebeu na sua infância, culminando c/ a sua expulsão de casa e… Read more »

Delete your Self
Delete your Self
6 abril de 2010 11:17 pm

Acid,

o filme fourth kind pode ser uma fralde, mas é bem divertido!!! Vale a pena….

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
6 abril de 2010 2:13 pm

Destemido Acid, Esse post pelo menos me convenceu a ver o filme (Qualidade em filme brasileiro parece “pepita de ouro na serra pelada” hoje, não pode deixar passar). E tb porque me amarro numa trama de SCI-FI sobrenatural. ;¬) E eu creio, como cristão (e essa é uma das questões de fé mais discutidas entre os próprios), que muitos se salvarão do inferno (Ó O HORROOOR!), justamente por seguirem numa vida reta e santa (apesar dos pecados e da falta de compartilhar a fé cristã… Que acaba sendo tb um pecado); Vida esta que tem o peso do legado cristão,… Read more »

Ana
Ana
6 abril de 2010 2:20 pm

Meus queridos amigos no Rio de Janeiro, estou a saber agora pelas noticias que está a haver umas chuvas mto intensas por aí! Acid espero que esteja tudo bem ctg! Vou rezar por voces!

claudinha
claudinha
6 abril de 2010 2:41 pm

Obrigada, como sempre.

Sofia Gamat
Sofia Gamat
6 abril de 2010 2:47 pm

Também achei a interpretação do Angelo a mais marcante.

Fiquei supresa com o comentário do silêncio; meu namorado (que chorou durante o filme todo mesmo sendo ateu) disse parecer que as pessoas estavam saindo de uma igreja.

Enfim, acho que ainda há esperança para a nossa humanidade.

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
6 abril de 2010 3:25 pm

Ana,

Ore mesmo, pois a coisa tá bem feia por aqui. O problema não é que a cidade esteja TODA alagada (alarde da “mídia catastrofista”), mas é que exatamente nos pontos nevrálgicos de acesso é que se encontram os maiores alagamentos e estragos; E o fato da geografia dos morros e favelas só agravarem o problema tb.
O que acontece aqui e por todo Brasil é, o que todo mundo tá careca de saber, a ‘TRAGÉDIA ANUNCIADA’… Consequências da IMENSIDÃO e MANSIDÃO de um povo.

Agradeço tua preocupação. Fique c/ Deus.

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
6 abril de 2010 3:58 pm

Caríssimo Solius, Sobre as indicações do teu último coment lá do outro post sobre Chico, só tenho a dizer: Obrigado mais uma vez. Os textos são fulminantes e creio, vão “arrepiar a espinha” de muitos simpatizantes de Chico e do espiritismo. Já juntei ao meu “laudo da perícia”. Para aqueles que são espíritas e tiverem um pouco de coragem e desprendimento p/ a busca da verdade, Recomendaria a quem for ler esses textos, “morphina pra alma” e um pacote de engov. :¬o “O REMÉDIO É RUIM, MAS A CURA É ALGO BOM… E O ENFERMO AGRADECE” PS: Espelho, espelho meu…… Read more »

Ana
Ana
7 abril de 2010 9:12 am

Queridos irmãos,leiam TODA a biblia e tenham a visão geral do que o Espirito Santo quer mostrar com essas palavras! Não julguem antes de saberem do que estão realmente a falar! Jesus é a salvação e um dia toda a Criação o louvará! toda a criação aguarda ansiosa por esse dia! Não sejam apanhados de surpresa, queiram fazer parte da grande Celebração! não percam tempo com ilusões; a verdade é clara e não se move nem para a esquerda nem para direita; não se percam em vãs procuras que não levam a lugar nenhum! O vaticano não é Deus o… Read more »

Demonho coisa ruim
Demonho coisa ruim
7 abril de 2010 10:50 am

O Ana, dá cá uma dica de que parte da bíblia eu devo começar a ler. Da parte onde seu deus extermina crianças de colo (primogenitos de todas as idades) pra livrar o povo escolhido (que não somos nos diga-se de passagem), ou quando ele manda seus bravos guerreiros matar crianças e mulheres gravidas e até animais em Jericó??? Ou quem sabe aquela parte do ap. Paulo Atrás mandando entregar o corpo do pecador pro capeta(oba) pra alma ser salva? Ajuda ae vai…

Ana
Ana
7 abril de 2010 11:00 am

Demonho, voce leu a biblia toda?

Ana
Ana
7 abril de 2010 1:23 pm

Demonho, abre os olhos ou o coração… porque está brincar com coisas sérias??!Acha que o mal que existe no mundo dá vontade de rir?! por acaso sabe a razão que levou aquele homem a ser traficante de droga?? por acaso sabe se quando ele nasceu a pequenina chama de Deus foi sendo destruida no seu coração pelo inimigo levando-o á maldade?!! dá-me mta tristeza ver que alguem que leu a biblia toda, ficou só procurando situações para apontar o dedo(como voce gosta), e fechou o intendimento á mensagem que Deus quer transmitir! Não entendeu, ou nao quer entender, o que… Read more »

Ana
Ana
7 abril de 2010 2:24 pm

Não é por não aceitar Jesus, mas porque sozinhos não vão conseguir poder suportar ficar face a face com a santidade de Deus! por favor entendam que esta mensagem não é facil, mas como Jesus disse, facil é o caminho q leva á perdição! Só se estivermos santificados em Jesus Cristo que é Deus que se humilhou para poder elevar o homem até ao ponto da perfeição de Deus e assim poder suporta-la! Deus nao manda ninguem para o inferno, Deus ama todos; mas nem todos vão conseguir estar perante Ele! sozinhos nós nao temos a capacidade de nós salvarmos,… Read more »

Pers
Pers
7 abril de 2010 2:37 pm

Ana,

A fé que temos em Jesus é Adesão, que é o sentido original da palavra em aramaico. Não significa “crer sem provas”, significa “aderir ao seu ensinamento”, que é amar. É com a sabedoria e com o amor que seremos “salvos”. Como o próprio disse, não basta dizer “Senhor, Senhor”, é preciso “amar como ele amou”. Se fazemos isso, em qualquer religião, ok.

Ana
Ana
7 abril de 2010 2:50 pm

Não vou discutir mais este assunto, o que tinha dizer já disse, quem tiver ouvidos ouça, neste caso olhos, leia!
que o Espirito Santo vos ilumine!

P.S. o ensinamento de Jesus não era só amar, a palavra amar é mtas vezes usada sem verdade! o ensinamento de Jesus era AMAR EM VERDADE, que é onde se encontra o amor verdadeiro!

Felipe Celline
Felipe Celline
7 abril de 2010 2:56 pm

Acid, que belo artigo!
Ver os seus escritos aqui, tão bem refinados, até me faz querer deixar a preguiça de escrever de lado.

Se vocês se emocionaram com a atmosfera do filme, imaginem como é emocionante ir até lá, onde o Chico realizava todas essas coisas! Minha mãe foi até Uberaba e diz que a energia ali é emocionante.

Esse livro que cita eu não conheço, mas há um escrito recentemente pelo Carlos Bacelli, amigo íntimo do Chico que continua sua obra hoje em dia. Procurem!

Abraços

kiabo azul
kiabo azul
7 abril de 2010 3:09 pm

o anderson argumentou algumas coisas interessantes mais pra cima… sobre a questão da justiça. Aliás essa é uma das coisas que não concordo c/ o espiritismo: essa idéia de que existe um Deus superior e inalcançável à nós e que não nos pune pelo nossos erros. Das duas uma: ou Deus é omisso, ou não é onipotente, já que ele não pode tudo. Eu acredito que A.K transcreveu algumas coisas só p/ não perder a simpatia da maioria, pois talvez essa idéia de que não existe um Deus superior à nós iria afastar mta gente do espiritismo. As vezes a… Read more »

Felipe Celline
Felipe Celline
7 abril de 2010 3:11 pm

E sobre a discussão Ana X Demonho:
Por que existe isso de pensar que só se pode aceitar e respeitar Jesus? Ele mesmo não disse “Podeis fazer o que faço e muito mais”?
(Quase) Todo cristão e todos os crentes vem com esses papos, de que só se pode chegar à Deus por Jesus! E o pessoal do Oriente (e aqueles lados lá) que não teve a OPORTUNIDADE de provar as Cruzadas? Esses queimam todos no inferno!

Leila
Leila
7 abril de 2010 3:45 pm

Olá Acid, Muito bom o seu texto, emocionante!!! Penso que as colocações bíblicas citadas por vc, de Paulo e Pedro, ainda que recheadas de culpa, pecado e temor estão de acordo com o nível evolutivo da humanidade naquele tempo. Éramos ainda muito primitivos e duros, só poderíamos ser sensibilizados por ensinamentos no mesmo tom. Apesar da “boa nova” de Jesus Cristo ser uma mensagem de Amor, ainda não a compreediamos(com raras exeções). Acho,que Pedro e Paulo a compreenderam com suas possibilidades,cheias ainda, de culpas,de medos etc,e nos ofertaram o que tinham de melhor na época, o que já caracteriza nuances… Read more »

Demonho coisa ruim
Demonho coisa ruim
7 abril de 2010 4:43 pm

Boa colocação (ui) Felipe! E os índios, milhares de anos antes da catequese ? E os chineses, os aborígenes?? Não deu tempo dos testemunhas do Jeová transmitirem as boas novas pra eles…Viraram churrasquinho no inferno. Mas veja o lado bom, o inferno tem churrasco, mulher pelada, biritas, rock roll (nem venham dizer que o rock é de Gesuis pq o DIABO é o pai do rock -toca Raul!!!:-)e várias dorgas! Eu ja garanti meu ticket só de ida, e quem quiser me siga no twitter @demonho_kapeta. Louvemos aquele que lutou por nós, foi morto e ressucitou pra nos salvar –… Read more »

Pers
Pers
7 abril de 2010 4:57 pm

Acid, parece que o blog entrou numa fase de atrair adolescentes. Talvez seja o caso de fazer posts com o basicão.

Nantilde
Nantilde
7 abril de 2010 5:03 pm

O que mais me admira é que em pleno século XXI a explicação para todas as coisas daqueles que se autodenominam cristãos seja a atuação do famoso “inimigo”, ou seja o demônio. Assim, fica fácil eu mato, roubo, molesto crianças, mas a responsabilidade não é minha, mas do Demo. È muita ingenuidade ou acomodação. O fato é que muitos se recusam a refletir sobre qualquer doutrina que responsabilize cada um pelos seus atos.É mais fácil creditar tudo ao tinhoso. É interessante, que no espiritismo fala-se em espíritos malévolos , os chamados obcessores, mas a doutrina também explica que mesmo se… Read more »

Demonho coisa ruim
Demonho coisa ruim
7 abril de 2010 1:05 pm

Mc Fly eu sou é anti radicais religiosos. Não se sinta melindrado. Inclusive tenho MUITOS amigos crentes (e até pastores e padres se é que vc me entende). Concordo com voce que não se deve chutar cachorro morto, nem ficar zuando os vacilos da biblia porque isso ja nem conta pontos no ENEM. Mas olha, foi a Ana quem começou… Ah,não me amarra não que eu gamo ok?;* O espiritismo tem muitos vacilos também que ja foram apresentados em posts anteriores aqui mesmo no site (nunca tive muita paciencia pra ler os livros espiritas, mesmo os do chico ou kardec).… Read more »

Ana
Ana
7 abril de 2010 12:57 pm

Mto bem argumentado andersonsilva. paz de Cristo te acompanhe e te reforce sempre!

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
7 abril de 2010 11:06 am

Cara Nantilde,

Si pra vc qualquer coisa é válida como Religião, então eu lamento por vc; O engano será fatalmente o seu amigo próximo. Não tem porque permanecer na beira desse precipício de alienação.
Estude mais e reflita.

Abraço. E paz em Cristo.

Glauco Carvalho
Glauco Carvalho
7 abril de 2010 11:06 am

Confirmo o que disse o Acid sobre o final do filme:
Assisti no domingo, o cinema estava cheio de pessoas das mais variadas idades (aliás, não pude deixar de observar a “boa educação” das pessoas presentes, versus o público de outros filmes) e, também, o fato das pessoas deixarem o cinema em silêncio só após o fim dos créditos.

fã do demonho coisa ruim
fã do demonho coisa ruim
7 abril de 2010 11:09 am

“Demonho coisa ruim” você pode começar por aquela parte em que Eliseu subiu a Betel; e, pelo caminho uns meninos zombaram dele, chamando-o de “calvo”. Eliseu, virando-se ele para trás, os viu, e os amaldiçoou em nome do Senhor. Então duas URSAS saíram do bosque, e despedaçaram 42 daqueles meninos.(II Reis 2:23-24).

fã do demonho coisa ruim
fã do demonho coisa ruim
7 abril de 2010 11:10 am

“Demonho coisa ruim” você pode começar por aquela parte em que Eliseu subiu a Betel; e, pelo caminho uns meninos zombaram dele, chamando-o de “calvo”. Eliseu, virando-se ele para trás, os viu, e os amaldiçoou em nome do Senhor. Então duas URSAS saíram do bosque, e despedaçaram 42 daqueles meninos.(II Reis 2:23-24).

Ana
Ana
7 abril de 2010 11:13 am

Demonho (bem que podia escolher outro nome hehe), voce está falando do mesmo apostolo Paulo que escreveu isto: 1 Coríntios 13 “1 Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. 2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. 3 E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres,… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
7 abril de 2010 11:20 am

Ana,

Não esquenta c/ esse “demonho” aí não. Ele só induz e depois acusa, né verdade?! É só isso que ele tem na manga.
Mas esse aí até que é bonzinho(quer dizer, ruinzinho)… Se preocupa c/ a morte dos outros, c/ as criancinhas… ;¬)

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
7 abril de 2010 11:38 am

fã do demonho… Moral da história: “A REBELIÃO (E ZOMBARIA) CONTRA DEUS NÃO É UMA OPÇÃO MUITO SAUDÁVEL, MAS DEVE SER MUITO SABOROSA… AS URSAS QUE O DIGAM” Eu tô c/ as ursas e não abro. Vai que eu fico careca… ====================== E cara Ana, Deixando a brincadeira de lado (tento não brincar c/ aquilo que é sagrado… Vide Glauco), venho percebendo que a zombaria contra a fé cristã nunca foi tão fácil, tão acessível e tão alta no volume de som. Mas em compensação, a sua defesa, apesar das poucas vozes disponíveis, faz um belo estrago na massa de… Read more »

Demonho coisa ruim
Demonho coisa ruim
7 abril de 2010 11:38 am

Aninha, eu escolhi o lado negro da força (hehehe). Eu já li a bíblia toda umas 3 vezes de capa a capa. E foi depois de tanto ler e estudar a biblia que eu vi que muitas historias nela não fazem o MENOR sentido, beirando o ridiculo. Nem tendo uma fé tão inocente e sincera quanto a sua da pra ver sentido nessas coisas. Mas nao se preocupe esse mal não afeta só o cristianismo não. Vide o buda que deixou-se devorar pelo tigre faminto ou as inumeras peripécias do Corão. Nada contra quem quiser acreditar nessas coisas,mas acho que… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
7 abril de 2010 11:47 am

Aos irmãos espíritas do “PAZ E AMOR”:

E a JUSTIÇA???

Sem esse ‘tripé’ a coisa fica um tanto difícil. Nem a paz, nem o amor e nem a justiça se sustentam. Esse lance de “flutuar” é para os espíritos.
;¬)

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
7 abril de 2010 12:02 pm

Ô “demonho”, Por que vc não enfia tb esse dedão (ops!) nas feridas (de morte!) do espiritismo??? Pra vc isso tb seria legal??? Mesmo que isso sirva pra reforçar a fé deles??? Não sei quanto a você “demonhú du capirôtu”, mas eu, que não tenho vocação pra ser vc (só pra Mártir), tenho “provocado” a ira e o desdenho de muita gente, só pelo fato de eu ser cristão. Eu prefiro “enfiar esse dedão nas feridas do mundo e provocar os ANTICRISTÃOS a pensar”. E isso ti inclui tb “coisa ruim”. Abraços “infernais” pra ti. E vá de rétro! Tá… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
7 abril de 2010 12:25 pm

Mas se “…Não é “Deus” que pune os homens, e sim suas próprias consciências, ou consciências afins, que, pelo ERRO, acabam funcionando como agentes do karma…”, Qual então a necessidade de um “Deus”??? E para punir um ERRO teria que haver um CRITÉRIO que antecedesse e definisse esse ERRO (punir baseado no erro. Mas qual é a definição de “erro”?). Tirando Deus do centro das nossas ações, fomos nós humanos, que inventamos esses “critérios”??? Como??? Baseado em que??? Na experiência empírica de tentativa e erro??? Então os animais teriam as mesmas chances de evolução moral que a nossa! E meu… Read more »

raph
raph
7 abril de 2010 5:05 pm

Parabéns pelo artigo, é uma análise bastante pertinente do filme e da pessoa de Chico… Afinal, porque será que ele (ainda) incomoda tanto?

Abs
raph

Ana
Ana
9 abril de 2010 11:18 am

🙂 eu quero ser da LUZ e DA VERDADE que está em DEUS meu CRIADOR!
E FOI ANUNCIADA(luz = verdade = amor) POR ELE(DEUS), ATRAVÈS DO ESPIRITO SANTO(DEUS), E PROVADA COM O SEU IMENSO AMOR ATRAVÈS DE JESUS CRISTO(DEUS)!

agora chamem a este meu querer o que quiserem…

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
11 abril de 2010 4:13 am

Sobre isso aqui (que eu não sei quem escreveu): “Se é para validar a argumentação em função do tempo de existência da religião, então fiquemos com o Hinduísmo cujas origens têm raízes na pré-história e os primeiros textos sagrados, os Vedas, foram escritos há mais de 3.500 anos.” EU: Só si eu estivesse querendo comparar as duas religiões, o que não é o caso. Leia de novo (vou até botar aspas p/ facilitar): E no “caso específico” do Cristianismo, esquecemos (os Protestantes esquecem) que a doutrina vem se fazendo nos últimos 2000 anos! E que provavelmente (DEDUZ-SE) essas “LEITURAS LITERAIS”… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
11 abril de 2010 2:28 pm

Barão,

“gente, e eu achando que a censura no Brasil ja havia acabado!”

Ainda não, tá quase…
O Lula e a sua “patota comunista” já tão providenciando isso.
|¬)

“Libertê, igualitê, fraternitê, um sorvete colorê, o escolhido foi vo-cê”

Ana
Ana
11 abril de 2010 2:48 pm

Anderson mto obrigada pela sua mensagem, dá gosto ler os seus comentários, inteligencia e humor, combinação luminosa! Graças a Deus 😉

Verônica Tila
Verônica Tila
11 abril de 2010 3:20 pm

“Infelizmente Chico acaba sofrendo do mesmo mal que assolou Jesus: a idolatria. Em vez de seguirem seu exemplo, a maioria se satisfaz em idolatrá-lo, colocá-lo num altar, fazer pedidos e achar que com essa babação estão “salvando sua alma”. Chico é um guia, como muitos que vieram à Terra pra nos mostrar o caminho através de ações. Do que precisamos mais na Terra: De “Lady Gagas” ou “Chicos”? E como estamos educando nossas crianças? Pra admirar e se espelhar em um, ou outro?”

Parabéns pelo post.

Solius
Solius
11 abril de 2010 3:33 pm

Nantilde, “…talvez tenham morrido muitos jovens…na carreira do crime…Não tiveram tempo de arrependererm-se…Estão assim destinados ao fogo do inferno?Isto não te parece injusto?” Em primeiro lugar, devo dizer novamente que a resposta ao seu penúltimo comentário se encontra no post “A doutrina católica”, pois acho que a mensagem anterior passou batida por estar no corpo de outro comentário. Pois bem, esta sua pergunta é muito interessante, pois muita gente se escora nela para justificar a reencarnação. Veja, porém, esta frase de Cristo ao Padre Pio: “Eu sou fiel, nenhuma criatura se perderá sem saber”. Há outra de algum perenialista (posso… Read more »

Abigail
Abigail
11 abril de 2010 4:21 pm

Muito pertinente a citação do Anderson a respeito de “escotoma”- e pode ser aplicado a ambos, pois que Anderson criticar a Ana é como o roto falar do remendado.
Todo deus é a extensão da personalidade de seu seguidor.
Igreja ou coca-cola vão se perpetuar no tempo e no espaço porque dão lucro e viciam.
Os meios para manter essa fidelidade não tem importância se o fim é alcançado.

Ed
Ed
11 abril de 2010 4:38 pm

A polêmica sobre a reencarnação no Cristianismo, instala-se por conta do termo grego ANÓTHEM, que, segundo os exegetas, tanto pode ser entendido como “de novo” quanto “do alto”. Esse vocábulo significa realmente ‘de novo’, porém a maioria dos exegetas emprega o termo ‘do alto’ para justificar a sua descrença na Reencarnação. Este malabarismo envolve também a questão gramatical na tradução do texto. Dica de livro: “Reencarnação – o Elo perdido do Cristianismo” Este livro é um trabalho inovador, na medida em que vem provar que Jesus pregou a reencarnação, tentando ensinar aos homens que o nosso destino final é a… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
11 abril de 2010 9:10 pm

É meu caro Solius… O certame é difícil, mas o combate é bom… Sobre o ‘Terceiro segredo’, tenho lido e escutado alguma coisa pela internet, e principalmente me atentado às obras do escritor Paul Kramer e do Pr Paulo Ricardo (que alma corajosa, meu Deus!). Confesso que o termo “padres fatimistas” me foi, até agora, estranho (devo ter lido, mas não lembro. Com toda essa quantidade de material existente…) Como “cristão renegado”, venho “procurando” uma Igreja p/ congregar, mas por aqui onde moro, só denominações evangélicas que ultrapassam o nº de padarias e farmácias juntas (uma delas minha mãe tem… Read more »

lex... Pasmo
lex... Pasmo
11 abril de 2010 5:45 pm

sólius, não vamos INVERTER as coisas.

A arqueologia é que PERCEBEU que fazia mais sentido os contos de Gilgamesh serem anteriores aos relatos hebreus…

Não é uma INVENÇÃO arbitrária. É uma conclusão baseada em ciência… Não desafeto.

Assim como a “gênese” tem correlatos chinêses e o “êxodo” foi uma adaptação de adventos narrados na grécia… (não a fuga de judeus, mas os adventos ecológicos que são narrados chamados de pragas).

Em fim.

Fellini
Fellini
11 abril de 2010 9:28 pm

O DESABAFO DO PADRE ATEU X A SÚPLICA DO PADRE QUEIMADO VIVO Em 1729, morreu em Étrépigny, França, o abade Jean Meslier, com a idade de 65 anos. Ao morrer, após mais de quarenta anos à frente de sua paróquia, resolveu dizer o que pensava do cristianismo: “De onde tiramos que um Deus que seria essencialmente imutável e imóvel por sua natureza poderia no entanto mover algum corpo? De onde tiramos que um ser que não teria nenhuma extensão nem parte alguma seria no entanto imenso, e mesmo infinitamente esparso por toda a parte? De onde tiramos que um ser… Read more »

Voltaire
Voltaire
11 abril de 2010 9:55 pm

Eu não acredito que Deus existe! Eu tenho certeza de que Deus existe!

A existencia de Deus pode ser conhecida atraves da logica e da observação do universo.

Agora sua natureza não. por que Deus fez as coisas do jeito que fez, de onde ele saiu, so ele sabe.

As religiões nada mas são do diferentres concepções que os homens criaram a respeito desta entidade que nos denominamos Deus. e a partir dessas concepções, que nos mesmos inventamos, nos tentamos entender ou criticar Deus

perguntas sobre Deus, so Deus pode responder

Lex, nem Zen que não tem!!!
Lex, nem Zen que não tem!!!
11 abril de 2010 10:04 pm

Fellini você (Giordano Bruno) me fez lembrar de Mestre Dogen explicando Shunyata…

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
11 abril de 2010 10:21 pm

“QUERES FAZER DEUS RIR? CONTE-LHE SEUS PLANOS.”

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
11 abril de 2010 2:17 pm

Caro “sei lá quem”, Vc disse: “Não seja energúmeno! O que foi dito, foi uma comparação, apenas.” EU DIGO: Comparação IN-VER-TI-DA. Vc não percebe a inversão do tempo histórico??? Mas não foi o espiritismo que veio depois??? E a “consulta aos mortos” foi o espiritismo que inventou??? Ou já existe até antes do nascimento da Igreja Católica??? Que papo é esse Willis?! Mas supondo que fosse legítima essa comparação, o sofisma esbarra num problema: A DEFINIÇÃO DAS PALAVRAS. Veja que vc usa elementos conflitantes p/ fazê-los parecer iguais: EVOCAR – Chamar, fazer aparecer por meio de…, trazer à lembrança; A… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
11 abril de 2010 1:10 pm

Cara Ana, Deve ter percebido que o problema aqui nos coments não é de “crença”(alguns coments são bem fundamentalistas até), mas de uma “negação do saber” (Um ESCOTOMA MORAL E INTELECTUAL). Eu (não sei si reparou) quase não uso a Bíblia p/ refutar e mostrar alguma contradição ou crítica (a maioria deboche) à fé cristã. Nada contra o que vc vem fazendo… Mas o discurso bíblico que vc c/ tanta veemência e amor aplica por aqui, só alimenta a alienação e o descaso daqueles que já definiram suas aversões de antemão. Admito que por anos a fio eu tb me… Read more »

Anônimo
Anônimo
11 abril de 2010 4:25 am

“A reencarnação simplesmente NÃO funciona dentro da filosofia cristã”

Pode não funcionar dentro da filosofia católica! Pois o Cristianismo Esotérico existe, sendo uma vertente do Cristianismo composta pelas escolas de mistérios, constituindo o que se conhece como a parte mística do Cristianismo. Trata-se de um segmento que não se dirige às massas nem faz proselitismo, e não é estruturado em igrejas, apesar de a maioria das escolas terem rituais específicos. A este ramo do Cristianismo pertencem, por exemplo, o Gnosticismo. Os Essênios são considerados os precursores do Cristianismo Esotérico.

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
11 abril de 2010 4:28 am

E lá vamos nós… Sobre mais isso (será de algum espírito brincalhão?!): “E a partir do momento que os sacerdotes católicos ensinam os seus seguidores a intercederem à Maria, João, José, Pedro (ou seres sobrenaturais como anjos) ou a qualquer outro que está morto, estão ensinando praticas espíritas que é consultar ou evocar os mortos!” EU: Alguém aí sabe o que significa METONÍMIA?… É isso aí em cima. Vc (seja lá quem for) vestiu as calças pela cabeça e a blusa pelas pernas, não reparou?! Como que os sacerdotes católicos aprenderam as práticas espíritas, sem antes o espiritismo beber das… Read more »

Dohko de Libra
Dohko de Libra
11 abril de 2010 4:35 am

Anderson, por favor, leia de novo o que escrevi. Eu quis dizer exatamente o que disse. Preste bastante atenção….zen…..

Anônimo
Anônimo
11 abril de 2010 4:37 am

Não seja energúmeno! O que foi dito, foi uma comparação, apenas.

Anônimo
Anônimo
11 abril de 2010 4:38 am

o comentário das 4:37 era direcionado ao participante Anderson ref. comentário
das 4:28

Pers
Pers
11 abril de 2010 9:38 am

Eu gostaria que o Solius colocasse suas críticas ao espiritismo aqui. Ele está citando alguma crítica não sei onde, e diz que ninguém contesta.

Eu vou contestar cada uma aqui. Sei que ele não vai aceitar (normal), mas os outros vão ver com os olhos que tenham de ver.

Andreia
Andreia
11 abril de 2010 10:25 am

Acid acompanho seus posts gosto muito do seu jeito ,muito realista,não sou dona do blog mas passe neste aqui http://bloglaurabotelho.blogspot.com ,não estamos sós!Somos muitos saindo da matrix!

Demonho coisa ruim
Demonho coisa ruim
11 abril de 2010 10:56 am

Cara, rachei de rir aqui. Existe alguém que leva a sério o que Silas Malafaia prega! kkk
Se ainda fosse o Silas da Igreja Internacional dava pra entender.
É por isso que ele acha que refuta as afirmações de outras religiões com o que a biblia diz. Flyzinho MC argumentos biblicos só servem pra quem acredita na biblia, sabia?

Barão Samedi
Barão Samedi
11 abril de 2010 11:09 am

anderson silva, o Mártir McFly

“EU: Baseado em que?? Quais foram os critérios que vc usou p/ “pensar por si mesmo”?? U-ni-dú-ni-tê?? Salamê-mingüê?? Você mesmo foi o critério??
Bom, pensar por si mesmo vc já pensa… Só falta agora escrever por si mesmo. Ou vc tb já faz isso?!”

gente, e eu achando que a censura no Brasil ja havia acabado!

mas tudo bem anderson, eu entendo o seu modo de pensar, afinal de contas e mas facil engolir o que o pastor/padre regurjita pra você do que raciocinar por você mesmo. ai ai,
esses zumbis da igreja.

Ana
Ana
11 abril de 2010 11:10 am

Não percam tempo, conheçam o nosso Rei: só Ele salva, só a ele devemos rezar e a mais ninguem porque Ele é o nosso Deus a quem devemos: TUDO!!

http://www.youtube.com/watch?v=yzqTFNfeDnE

http://www.youtube.com/watch?v=JIH8yCZ_Bt0

Barão Samedi
Barão Samedi
11 abril de 2010 11:11 am

Anderson você pode chamar o meu modo de pensar do que você quiser:pirraça,birra, revolta e o que mais você imaginar. afinal de contas e so nisso que se baseiam seus argumentos

Barão Samedi
Barão Samedi
11 abril de 2010 11:16 am

so pra esclarecer. aqui e o paladino e que eu resolvi mudar de Nick

italo
italo
11 abril de 2010 11:47 pm

Sabem o que eh inferno??eh a consciencia pesada.Eh saber o que eh o certo e fazer o que eh errado efatalmente se arrepender depois.Ate posso imaginar que o inferno seja um lugar onde a conciência humana seja iluminada com a sabedoria perfeita..sem poder se esconder atraves das frageis mentirinhas que contamos pra nos mesmos.Ai iriamos ver o choro e o ranger de dentes.
Qual eh o fogo que nunca se apaga?? Nossa conciência,juiz que nunca dorme e ate em sonhos nos vigia…

Solius
Solius
12 abril de 2010 1:32 am

Anderson, “Sabes me dizer se existe alguma relação entre o espiritismo e movimento revolucionário?” Só tem, meu amigo! Comece procurando as relações de seu fundador com Charles Fourier, Pierre Leroux e Jean Reynaud. A coisa já cheira mal antes mesmo de existir. 😛 Depois tente descobrir quem era o “senhor M.” que segundo “o espírito da verdade”, tinha “boas idéias”. E saiba que isto é só a ponta do iceberg… 😉 ________________________ Lex, “não vamos INVERTER as coisas.” Se você se refere ao exemplo dos Xavier, não faz qualquer diferença, pois não foi ao sentido cronológico que me referi, mas… Read more »

Fellini
Fellini
12 abril de 2010 1:44 am

Anderson:
QUERES FAZER DEUS RIR?

Resp:

Pelo que me consta o deus judaico cristão nunca foi pego rindo.

O Zéôvá nunca demonstrou uma verve cômica ou uma tendência ao bom humor, mas se analisarmos sua criação podemos através dos risíveis argumentos dos crentes chegar a conclusão que se tal deus existe seu humor pela Excentricidade, Nonsense uso de ironia de forma que muitas piadas passam despercebidas e não-predominância da linguagem verbal, esse deus só pode ser adepto do humor britânico ou seja: “Deus é um Lord”.<--- (TrocadilhoFelliniano). Deus é um Lord e os crentes são a forma que tal deus encontrou para se divertir e divertir os não-crentes. Mas como britânico que é, seu riso deve ser discreto. Deve rir por dentro.Ou chorar já que muitas piadas não tiveram a menor graça como a inquisição por exemplo. E para dar continuidade infinita ao seu humor britânico deus, que é um Lord, constitui uma equipe de redatores sempre dispostos a elaborar novas piadas mais conhecidos popularmente como teólogos. Mas Haverá um riso religioso? Vou prestigiar um texto feminino justamente de uma teóloga (!) que me parece é adepta do bom humor e que vais levar até uma trilha sonora de qualidade: http://www.youtube.com/watch?v=DpGHFbPOCn8

“O riso foi um pouco desenvolvido na espiritualidade cristã. As lágrimas e os lamentos foram sempre mais abundantes. Era preciso chorar sobre nossos pecados e alegrar-nos apenas com o futuro celeste. Era preciso entristecer-nos por nossas inúmeras culpas e esperar contritos a magnanimidade divina. O ser humano que chora chama mais atenção do que o que ri. Para o cristianismo as lágrimas são no próprio homem! Deus sempre foi sério. Deus não brinca e, portanto, não se pode brincar com Deus. Deus dá medo ou ao menos provoca temor. Religião é coisa séria muito embora algumas poucas vezes possa provocar alegrias. Mas são alegrias ditas espirituais!

Desde o tempo dos Padres da Igreja, o gozo da vida e a sexualidade foram considerados ofensivos à herança cristã. A vida sexual se converte pouco a pouco em tristeza e contaminação pecaminosa. Esta marca se estendeu até os dias de hoje, embora o mundo tenha vivido múltiplas revoluções sexuais. As oposições dualistas continuam habitando nossos corpos e nossas mentes. Continuamos mais ou menos convencidos, sobretudo os teólogos, de que o riso e o prazer apesar de serem próprios do humano podem ser uma armadilha que o levaria à perdição.

No catolicismo, raros foram os santos apresentados sorrindo, raros foram os santos que tiveram uma vida prazerosa considerada positivamente. Ao contrário, a maior parte das hagiografias, assim como na arte sacra é cheia de dores, sofrimentos e sacrifícios. A arte religiosa é trágica. As expressões dos mártires são pintadas ou esculpidas por meio de formas sérias e sofridas ou quanto muito absortas em universos interiores que nos faziam pensar nas realidades para além da terra.

Só no além o alívio para este “vale de lágrimas” é possível. Só no além as lágrimas serão absorvidas num estado de beatitude que só os ícones foram capazes de retratar. Os olhares fixos num além desconhecido, feições estáveis que não denunciam nem dor nem prazer. O Cristo crucificado, o Senhor das dores, o Senhor ensangüentado e morto, o Senhor quase sucumbindo ao peso da cruz são as imagens que povoam o mundo de nossas memórias religiosas e, até mesmo da memória protestante popular.

A Maria, mãe de Jesus chorando ao pé da cruz, a Maria do coração traspassado por sete espadas, a Maria, Pietá acolhendo o filho morto nos braços. Esta se assemelha às tantas Marias sofridas pelo mundo afora. A religião está crivada de dor e de sofrimento. Estampando a tragicidade do sofrimento humano, parece, como diria Feuerbach, lembrar a necessidade de consolo, de alívio num mundo sem coração. Rir de prazer não era sinal de santidade.

Os amantes da vida, os que buscavam vivê-la com alegria eram suspeitos de terem parte com o demônio. O demônio sim, este era festeiro, este gostava de dança, este gostava de vinho e de sexo. Assimilamos o sofrimento a Deus e às coisas de Deus. O sofredor apega-se a Deus. Mas, o “gozador” apega-se a seu próprio gozo ou como diz a tradição popular ao próprio demônio. O demônio parece gostar de rir, de festa, de prazer, de cachaça, de dança. É menos sério do que Deus e por isso está sempre metido nas confusões humanas.

O demônio é mais parecido conosco do que Deus. Por isso fomos capazes de desenhar uma imagem feia do diabo, uma mistura de homem e animal. O diabo é nossa imagem. Entretanto, não fomos capazes de imaginar Deus ou quando o fizemos o assimilamos a um velho de barbas e cabelos brancos acima de todos os seres, um velho sem Eros, sem paixão presidindo o mundo em meio a nuvens brancas que às vezes se confundem com suas barbas. E o cristianismo não disse que somos “imagem e semelhança de Deus”? De que Deus?

Precisamos ao longo dos séculos negar nossos prazeres e nosso riso para nos aproximarmos dessa imagem divina! Embora se diga que rir é próprio do humano, somos animais tristes. Fomos expulsas do paraíso. E mais do que expulsas, amaldiçoadas. E mais do que amaldiçoadas, condenadas a viver sob o peso de nossas necessidades. Fomos de certa forma cortadas de nossa harmonia primeira e da harmonia conosco mesmas. Por isso, vivemos errantes e dominadas pela vontade de prazer e pela necessidade de sobreviver. Vivemos na corda bamba, um passo em falso e caímos. Fora do paraíso a fragilidade é nossa condição! Por isso podemos rir, mas um riso breve, sóbrio, limitado.

Nosso “próprio” riso foi controlado pela ideologia da seriedade e do antiprazer! O Deus Ordenador é sério. Sua lei deve ser cumprida e nela não parece haver lugar para o gozo. Deus não ri. Deus cria. Deus ordena. Deus julga. Deus salva, apesar de descansar no sétimo dia! E seus ministros conhecem sua vontade e sabem como impô-la a seus fiéis. Seus ministros sabem como controlar o riso e o prazer, sabem dosar a medida certa para que as “ovelhas” não saiam do rebanho. Expulsos do paraíso pela tentação consentida, pela fraqueza feminina, pela cumplicidade masculina. Esta é nossa condição!

Não se pode mais voltar ao paraíso nesta vida, nesta história. A história não é paraíso, embora o tenhamos na lembrança, embora o tenhamos com sonho impossível a nutrir nossas mínimas possibilidades de felicidade. Somos o que fizeram de nós. E do que nos foi entregue podemos mudar apenas formas, tonalidades, mas a matéria saudosa de paraíso continua a mesma. E a saudade do paraíso pode levar à vida e à morte, pode levar ao individualismo egoísta e ao sentimento do outro como meu eu e meu próximo.

A saudade do paraíso pode levar ao ódio disfarçado de amor ou ao amor disfarçado de ódio. Posso ser Hitler ou Bush e posso ser Gandhi ou uma avó da Praça de Maio. Paraíso perdido, amor perdido, objeto perdido de um sem fim! Riso, misturado à mistura da vida! Rir é próprio do humano. Há que rir ou tentar rir, ao menos em pensamento, rir do humano que somos sem saber porque somos o que somos. Jogo de palavras? Jogo da vida num tabuleiro de xadrez?

Buscamos no riso formas de salvar nossa dignidade, formas para redefinir nossa identidade humana. É como se diante da violência que nos rodeia, que nos habita e tece, quiséssemos voltar à memória de quem somos: somos amantes, ridentes, sedentas de justiça e igualdade. Mas, somos também assassinas, injustas e mentirosas. E nesse somos tão misturado, tão frágil e passageiro queremos pelo riso resgatar o melhor que existe em nós mesmas

Ao pensar no riso embora não estejamos rindo queremos simplesmente vislumbrar a possibilidade de encontrar de novo nossa alma de encontrar de novo uma razão de ser que nos devolva um “coração de carne”. Reaprender a rir com as coisas belas da vida, reaprender o humor presente no cotidiano no dará talvez forças para seguir viagem. Não resolve o problema da violência no trânsito, da falta de emprego, da jovem estuprada, braço ferido pela porta do ônibus, do filho chorando de fome, das decepções políticas, mas alivia, ajuda a respirar e a respirar melhor. Precisamos nos ajudar a aprender a rir para ver se algo novo pode nascer de nosso riso. Rir porque a mesa está farta, rir porque em breve a criança esperada vai nascer, rir porque amanhã é dia de colheita, rir porque Deus ri com a nossa risada.”

João
João
12 abril de 2010 12:33 pm

na minha opinião o espiritísmo está carente de um líder que represente seu grande número de adpetos no Brasil hoje!

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
12 abril de 2010 2:05 pm

Cara Nantilde, Quero desde já me desculpar contigo. Não foi minha intenção causar algum embaraço ou ofensa a ti. Não preciso usar a “análise do discurso” pra perceber que vc tem um bom coração e se empenha na busca pela verdade. Espero que nosso diálogo não “seque na fonte” por um problema de interpretação. Mais uma vez reitero: Si peguei pesado no discurso, me perdoe, o alvo não foi você. Grande abraço pra ti, e fique c/ Deus. PS: Ontem à noite tava escrevendo um comentário visando você (sobre o que o Solius comentou em 11/4/2010-3:33, à respeito da justiça… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
12 abril de 2010 2:25 pm

E Ana,

Obrigado pelo seu último coment.
Elogio nenhum pode-se jogar fora, né?! E restaura o ânimo nos momentos difíceis.
Continue c/ seu discurso veemente e cheio de amor a Deus, mesmo se a escrita não tem-‘ainda’- o peso da experiência. ;¬]
Deus não espera de nós só belas palavras… Mas verdade, sinceridade e coragem que saia de dentro delas. Essas são as 3 “armas temíveis”, que a infâmia do mundo desistente de Deus, tenta sufocar em vão.

Abraço e fé em Deus, sempre.

Ana
Ana
12 abril de 2010 2:27 pm

Este debate está interessantissimo e longo 🙂 Jota não sei tudo, ha coisas que o meu intelecto ainda não entende! só posso falar daquilo que sinto e daquilo que entendo, sei que Deus é amor e que morreu para redimir os meus pecados para que pudesse ficar cara a cara um dia com Ele, não consigo explicar isto pela logica mas sei que é verdade pela minha experiencia pessoal, talvez seja mais pecadora do que a maioria aqui, mas sei que se não fosse através do Corpo Santo de Jesus Cristo não suportaria encarar a SANTIDADE E PERFEIÇÃO DO MEU… Read more »

Solius
Solius
12 abril de 2010 2:31 pm

Pers, Hum… você não respondeu à pergunta que lhe fiz. Continuo aguardando. Vamos lá, veja se você percebe a contradição: 1-“Ah, o repórter queria que Chico apontasse a pegadinha ?… os administradores espirituais não impõem a existência dos fatos espíritas. Por isso não há uma prova fácil…?” 2-“E quanto aos inúmeros casos de informações certas, em que o participante afirma não ter conversado com ninguém, você não menciona, né?” Meu caro, ou a patota do além não entrega tão facilmente o jogo ou há “inúmeros casos de informações certas”. Escolha e prosseguiremos. Aliás, para estes últimos há explicações interessantes, as… Read more »

Solius
Solius
12 abril de 2010 2:38 pm

Jota,

“Se uma pessoa só tem salvação se aceitar Jesus, o que será feito daqueles que não O conhecem?”

Sei que a pergunta não me foi direcionada, mas permita-me respondê-la: se esta pessoa se esforçar para levar uma vida com retidão, buscando Deus com empenho e honestidade, será salva em Cristo.

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
12 abril de 2010 2:38 pm

Jota,

Sinceramente (citando o Luiz Fernando Guimarães no ‘Fantástico’):

Quantas pessoas vc conhece (ou que vc já ouviu falar), que NUNCA ouviram falar de Jesus? Será que na Mongólia já ouviram? Na China? Na Índia? No Paquistão?… Sinceramente, não sei.
O que sei é que até o calendário do mundo mudou [AC/DC, Rock’Roll, Baby!] (E sabia que lá na ONU tão querendo revogar esse calendário?! E que isso tem deixado a turma do Taleban e da Al Quaeda muito felizes?!)
;¬)

Ana
Ana
12 abril de 2010 2:43 pm

Reparem no que o ator que fez de Jesus Cristo no filme a paixão de Cristo diz, e notem que ele afirma no final que é judeu, no entanto fica evidente a sua conversão e a sua rendição ao amor de Jesus. Uma pessoa que fez de Jesus é impossivel não ter sido tocado por Ele…reparem:

http://www.youtube.com/watch?v=05HgftUd9qU

(é pena nao haver esta entrevista legendada… eu percebo bem ingles, mas para quem não percebe era mto bom haver um bom samaritano que pudesse por as legendas em portugues, porque na minha opiniao é mto interessante perceber o que este ator diz…)

Pers
Pers
12 abril de 2010 3:04 pm

Ora Solius, as informações certas existem aos montes, e apenas uma bastaria como prova. Mas um repórter pregando uma pegadinha não merece a prova. Ele tem que fazer muito mais para que merecesse tal distinção. Isso não só no espiritismo, mas também em qualquer religião. Quando os judeus pressionaram Jesus para que lhes provasse que era o filho de Deus, Jesus não lhes fez um milagre na hora. Mandou que percebessem os milagres que já havia feito, analisassem a situação e tirassem suas conclusões. Porque Jesus queria que eles cressem não pelas obras, mas pelas palavras, pela filosofia. Por acaso… Read more »

Solius
Solius
12 abril de 2010 4:29 pm

Pers, Posso saber o motivo da recusa em responder a uma simples pergunta? “as informações certas existem aos montes, e apenas uma bastaria como prova.” Continuo aguardando outra mensagem curta de mesma procedência. “um repórter pregando uma pegadinha não merece a prova.” E por que então merece uma mensagem de apoio com aplicabilidade de caráter generalista que, vale dizer, constitui uma das técnicas mais empregadas por charlatões que atuam em áreas similares? E a comparação com o episódio envolvendo Cristo é falha, pois este foi bem direto, verdadeiro e esclarecedor em sua recusa. “Mande mais uma contestação, please.” Claro que… Read more »

Pers
Pers
12 abril de 2010 5:57 pm

Solius, Pra ficar num caso famoso, houve o de Nair Belo, que recebeu uma carta do filho citando nomes de parentes que nem ela nem o marido lembravam. Foram buscar as informações entre os membros mais antigos da família de descobriram a veracidade dos nomes. Você vai pensar “os auxiliares do Chico foram lá na cidade e descobriram”. Um caso já seria difícil. Mas iguais a esse são centenas. Há muitos outros na literatura. Na internet. No youtube. Pare com essa retórica de jogar todo o trabalho no interlocutor. Seja menos retórico e mais racional. Onde estão as tão faladas… Read more »

Barão Samedi
Barão Samedi
12 abril de 2010 11:53 am

“Eles vieram com uma Bíblia e sua religião – roubaram nossa terra, esmagaram nosso espírito… e agora nos dizem que devemos ser agradecidos ao “Senhor” por sermos salvos”
Chefe Pontiac

“Quando os missionários chegaram pela primeira vez na nossa terra, eles tinham as Bíblias e nós tínhamos a terra. Cinqüenta anos depois, nós tínhamos as Bíblias e eles tinham a terra.”
Jomo Kenyatta, primeiro Presidente do Quênia após a independência

Pers
Pers
12 abril de 2010 9:32 am

Solius,

E quanto aos inúmeros casos de informações certas, em que o participante afirma não ter conversado com ninguém, você não menciona, né ?

Não vá fazer como padre Quevedo, que dá um nome grego ao fenômeno e se dá por muito satisfeito com a “explicação” mental.

Nantilde
Nantilde
12 abril de 2010 1:57 am

Anderson, existe uma técnica chamada Análise do discurso, que é muito útil para entendermos o real significado do que as pessoas escrevem, ou seja, o que realmente subjaz no seu discurso. Analisemos assim,um pequeno trecho do que vc escreveu: …E as donzelas pudicas do coro Anticristão esperneiam de indignação diante de alguns casos–INJUSTIFICÁVEIS e REPUGNANTES–de alguns sacerdotes pedófilos. Veja bem, a única pessoa que falou sobre a questão da pedofilia fui eu. Sendo assim, “as donzelas pudicas” que você escreveu está se referindo a mim. Acontece que num comentário eu escrevi que sou uma pessoa de idade e tenho filhos… Read more »

Fellini
Fellini
12 abril de 2010 2:12 am

Fellini, Não sossega nem em um post sobre espiritismo, que tanto gosta de criticar? Parece mulher de malandro! 🙂 Resp: Oras, fiquei uma semana sem escrever minhas bobagens como vc diz e agora estou tirando o atraso. Gostou dos 2 últimos comentários? Ficaram grandões né? E aparentemente fora de contexto com o tópico. Mas o dono do blog tem a completa liberdade de apagá-los. Quanto ao espiritismo, critique e refute você. Eu não tenho convicção para fazê-lo, pois já vi e conversei com um “espírito”ou seja lá o que fosse aquilo em duas situações diferentes ao vivo, a cores e… Read more »

Lex, nem Zen que não tem!!!
Lex, nem Zen que não tem!!!
12 abril de 2010 2:14 am

“” verdades expressas por meio de mitos? Em certos casos, é muito provável que o povo hebreu tenha se utilizado de mitos anteriores, o que em nada invalida o sentido contido nos seus e as possíveis verdades literais que encerram. “” XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX Então você pode não estar consciênte, mas entendeu onde quero chegar. Este é o fato. Não conseidero que os “livros” ou mitos ou lendas sejam desprovidos de verdades. Ao contrário afirmo que as verdades que neles constam transcendem o entendimento que se esta aplicando a bíblia. Um conhecimento que esta no SIMBÓLICO não no LITERAL. Note que não… Read more »

Solius
Solius
12 abril de 2010 2:28 am

Nantilde, o Anderson se referiu a outros comentários bem anteriores ao seu, em outro post. Sua reação foi indevida, embora compreensível.
_______

Pois é, Fellini, os santos sabem onde encontrar a verdadeira felicidade, e com certeza não é no hedonismo enganador vicioso laicista.

Em tempo, Bruno foi queimado porque quis. Depois de ser interrogado por anos por decidir não abrir mão de propagar suas idéias teológicas doentias, mesmo sendo derrotado nos debates, foi por fim entregue ao poder secular. Infelizmente, pois não há como negar que ele tenha sido genial em algumas questões de caráter científico.

Lex, nem Zen que não tem!!!
Lex, nem Zen que não tem!!!
12 abril de 2010 2:33 am

Quanto ao Espiritismo, respeito tanto quanto o catolicismo e quanto todas as outras culturas religiosas… Ao contrário do que se diz, não tenho NENHUMA CULTURA ANT-CATÓLICA. Só sou contrário a defeza de uma verdade divina arbitrária. Afinal se você tivesse escolhido seguir o Islam estaria dizendo que Cristo sobrevivera a cruxificação e morreu de velho na caximira. Exatamente como esta no Corão. E com a mesma capacidade argumentativa e paixão. Entende. Se apenas UM livro sagrado esta correto porque não é o Corão? Ou os Shruti Upanixades? O Maabárata? Ou o Sehaypóri? As doutrinas estão cheias de furos e é… Read more »

Marta
Marta
12 abril de 2010 2:34 am

“…o Anderson se referiu a outros comentários…”

E a quais comentários o Anderson se referiu??

Solius
Solius
12 abril de 2010 3:26 am

Lex, “Um conhecimento que esta no SIMBÓLICO não no LITERAL.” Já ouviu falar em Davi, Salomão, Acaz, Neemias, Josias, nas inúmeras guerras e invasões narradas, como a dos Caldeus, dos registros das linhagens que já citei? Sinceramente, Lex, estude antes de sair dando palpite com ar de quem tem plena ciência do que está falando. xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx “Olha a distorção. Da a entender que se “inspiraram” diminui… não existe “uma” história sustentável de um deus escolhendo um povo.” Não tem distorção alguma, mas apenas desconhecimento de sua parte, como venho demonstrado. Existe a história sustentável de um Deus escolhendo um povo… Read more »

Solius
Solius
12 abril de 2010 3:47 am

Lex, “Só sou contrário a defeza de uma verdade divina arbitrária.” Mas só pode haver uma Verdade, ou não seria ela a Verdade. “Afinal se você tivesse escolhido seguir o Islam estaria dizendo que Cristo sobrevivera a cruxificação…” Há quem confirme ali a divindade de Cristo. O mito envolvendo a vida de Cristo diverge e se distancia da verdade, mas existe um sentido não literal para isto. A coisa não é nada simples, não dá para desenvolver aqui. “Se apenas UM livro sagrado esta correto porque não é o Corão? Ou os Shruti Upanixades? O Maabárata?” Todos estes encerram verdades,… Read more »

Jota
Jota
12 abril de 2010 3:57 am

Ana/Anderson;

Se uma pessoa só tem salvação se aceitar Jesus, o que será feito daqueles que não O conhecem?

Fellini
Fellini
12 abril de 2010 7:36 am

Solius: Interessante. O que o levou a crer que seria um “espírito”? Já relatei isso por aqui (acho que foi na época do “Kubrick” ) e não me lembro em que post está e não afirmo que seja um espírito.Mas claro, pode ser um espírito para um espírita. Mas relebrando de forma breve: Na época tinha uns 20 e poucos anos e certa noite chegando da faculdade encontrei em casa uma amiga da minha irmã que era espírita. Papo vai papo vem ,surgiu a idéia de realizar a brincadeira do copo. Ela não queria alegando que já estávamos próximo a… Read more »

Elielson
Elielson
12 abril de 2010 8:41 am

Deus rindo do que criou…
A criação sendo queimada por vontade própria…

Esse joselitismo é a causa dessa dominação histórica circular de ex-escravos sendo os piores feitores.

Pers
Pers
12 abril de 2010 9:27 am

Solius “Pode começar por lá já que está propositadamente fácil, só para esquentarmos. :)” Solius, Ah, o repórter queria que Chico apontasse a pegadinha ? Aí você dá razão àqueles que dizem “se Deus existisse, por que não aparece logo pra todo mundo e liquida a questão ?” A resposta dos espíritos aliás foi muito adequada para o tal fariseu. Bom, isso eu já respondi em dois comentários. Se você não tiver entendido, por favor manifeste-se. Para poupá-lo do trabalho de procurar os comments, vou copiá-los abaixo. Os fatos espíritas existem (aos milhares/dia) e quem tiver esforço e abertura de… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
12 abril de 2010 7:13 pm

Pers (lá vou eu mexer c/ quem tá quieto…), sei que a parada aqui não é comigo, mas: “Onde estão as tão faladas críticas ao espiritismo ?” Eu já pinguei por aqui uns três artigos bem constrangedores (E os meus ‘pitacos’ só encontram o som do ECO). Tenho dezenas de críticas (críticas é ‘força de expressão’… É “batom na cueca”, é “DNA do suspeito na cena do crime”) bem contundentes às bases da “doutrina mais-cristã” aqui comigo, que, é claro, não interessa p/ ninguém num espaço pluralista e esclarecedor como este. Bom mesmo é “criticar” padre c/ as batinas na… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
11 abril de 2010 4:00 am

Dohko (a insônia me gera paciência), “[…]sobre o 10o erro, só prá mostrar a contradição. Se a comunicação com os mortos é proibida, logo é possível, certo? Qual o sentido de se proibir algo impossível? P.S: reitero, não sou espírita.” Desculpa, mas onde está a contradição??? Se é “possível”, como vc, logo abaixo, diz “impossível”??? E o sentido tá no final do próprio texto que vc mencionou(???). Acho que vc não leu o que vc mesmo escreveu (de novo?!), nem leu todo o 10ºerro (de novo?!). PS: Eu acho melhor vc ser qualquer coisa, até espírita serve. Simpatizo c/ os… Read more »

Lex, nem Zen que não tem!!!
Lex, nem Zen que não tem!!!
9 abril de 2010 11:56 am

Pois é… Isto é sua interpretação.

Viu como é frustante que os outros não vejam assim…

Isto é uma demonstração que a “palavra” não é imutável nem definitiva pois depende do leitor.

Seja a transformação que quer para o mundo Ana… o resto se arranja no andar da carroça.

Maíra
Maíra
9 abril de 2010 6:44 pm

PARABÉNS Acid! Belo post e ótimo trabalho de divulgação do filme.

Edson
Edson
9 abril de 2010 6:59 pm

Que reflexão!!! Obrigado matrix, meu fim noite será diferente por causa de você. De arrepiar esse texto, um dos melhores que já vi no blog. Parabéns!!!

Mr Crawley
Mr Crawley
9 abril de 2010 7:17 pm

anderson, se Deus um dia manda-se matar um ente querido seu por que fez algo que não agradou a ele, sera que você continuaria bancando o advogado dele ? duvido muito, afinal, pimenta nos olhos dos outros e refresco né 😉

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
9 abril de 2010 7:47 pm

Cara Nantilde, Sobre seu último coment: “[…]Na minha modestíssima opinião, o que os católicos devem fazer é lutar para que este verdadeiro câncer que corrói as bases de sua Igreja, seja exposto com coragem ,com determinação e sinceridade se faça uma verdadeira limpeza nas hostes clericais. O famoso , doa a quem doer.Isto seria sim, uma atitude de acordo com a justiça e a caridade pregada por Cristo.” Nesse ponto estamos de pleno acordo, eu não poderia ter dito melhor. E isso é de extrema urgência p/ aqueles que ainda acreditam na Verdade trazida pela doutrina Cristã. Si existe os… Read more »

lex... Pasmo
lex... Pasmo
9 abril de 2010 8:08 pm

Diálogo complicado com tanta certeza em volta de um tema tão incerto…

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
9 abril de 2010 8:38 pm

Demonho, meu capirotinho… E quem é livre nesse baixo ventre de mundo? A minha “condição” não é de crente ou de budista, de ateu ou de à toa, mas de condição humana. É como eu já aprendi: Negar a transcendência eu (pelo meu livre-arbítrio) posso até fazer; Só não posso escapar dela (E vejo que boa parte das “VIAGENS PRA DENTRO SE SI C/ OBJETIVO DE AUTO-CONHECIMENTO, não passam de “FUGAS” p/ “NÃO ATINAR PARA O CÉU QUE ME DEVORA”… Esse “Infinito” por vezes dá medo mesmo, mas como disse São Paulo Apóstolo: ‘NELE VIVEMOS, NOS MOVEMOS E SOMOS’. ===========… Read more »

polemizador geral
polemizador geral
9 abril de 2010 8:53 pm

se um homem te disser: Deus e bom! não acredite se um homem te disser: Deus e mal! não acredite se um homem te disser: Deus e justo! não acredite se um homem te disser: Deus e injusto! não acredite se um homem te disser: Deus e onipotente! não acredite se um homem te disser: Deus não e onipotente! não acredite se um homem te disser: Deus e oniciente! não acredite se um homem te disser: Deus não e oniciente! não acredite Se você tem duvidas sobre Deus, espere ate estar cara a cara com ele, pois ele e o… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
9 abril de 2010 9:03 pm

Lex, me perdoe… Mas:

“Ironicamente Catolicismo (do grego καθολικος, translit.: katholikos; com o significado de “geral” ou “universal”) deveria significar UNIVERSALISMO… não é.”

Deveria NÃÃÃOO, É! Vc mesma disse isso! Cuidado c/ o Pleonasmo!

UNIVERSAL não seria a mesma coisa que UNIVERSALISMO???

As pessoas ficam naquela ânsia de refutar qualquer coisa que pareça cristã, e se esquecem de ‘entender o que estão escrevendo’… Vamos ter cuidado, minha gente!

Desculpe Lex.
;¬/

gabi
gabi
9 abril de 2010 11:24 pm

Acabo de assistir a esse filme, que é realmente extraordinario.
E mais uma vez, o lindo silencio se repetiu… Conversei com outra pessoa e ela me disse que aconteceu a mesma coisa na sessão dela: todo mundo viu os creditos até o final, depois sairam naquele lindo silencio…

Dead Man
Dead Man
9 abril de 2010 11:48 pm

Deus com certeza não esta nem ai se você e ateu ou crente. afinal de contas ele vai continuar sendo Deus você acreditando nele ou não Deus com certeza não esta nem ai se você o adora ou não. Ele e Deus, não precisa de bajuladores pra se sentir especial Deus com certeza não esta nem ai pro que você pensa a respeito dele,por que se ele liga-se todos os ateus e pessoas que o acham injusto, egoista ou qualquer outra coisa ruim já teriam levado um raio na cabeça (ta ai o Demonho coisa ruim que não me deixa… Read more »

Lucas
Lucas
10 abril de 2010 12:04 am

Já que foi citada no texto, só uma curiosidade sobre a Lady Gaga:
Ela era viciada em cocaína, e por isso ficava por horas trancada em seu quarto consumindo a droga, e segunda a mesma, ela foi salva pelo espírito de uma tia, que a inspirou a acabar com o vício.

Uma fonte:
http://blogs.abril.com.br/umbandaastrologica/2010/02/ex-viciada-em-cocaina-lady-gaga-diz-que-foi-salva-por-espirito-tia.html

Solius
Solius
10 abril de 2010 12:07 am

Acid, “Ninguém se pronunciou LÁ, naquele site.” Aquele blog não é muito badalado. 🙂 Muito provavelmente pra não repetir tudo o que escreveram no site “obras psicografadas”.” Bom, há certas coisas que não foram devidamente respondidas neste site, como o trecho que copiei aqui. 😉 ______________________ Lex, “Este “rei sumério” da cidade-estado de Uruk que teria vivido no século” e etc. O Velho Testamento é composto por 46 livros com conteúdos de caráter diverso, seja sapiencial, histórico, mítico, legislativo, etc., inclusive em combinação, a maioria falando sobre personagens bem peculiares, (como os tantos reis e profetas), e apresentando suas devidas… Read more »

o que nada sabe
o que nada sabe
9 abril de 2010 6:12 pm

Como dizia o bigodudo alemão: o unico cristão morreu na cruz.

Ana
Ana
9 abril de 2010 6:01 pm

e assim encerro o meu caso ;), tenham vida abundante de Jesus Cristo, DEUS VOS ABENÇOE!

http://www.youtube.com/watch?v=XzXwkToBNZY

Ana
Ana
9 abril de 2010 12:51 pm

Cada um transmite o que tem, eu tenho Jesus Cristo e na minha incapacidade tento transmiti-Lo, no entanto sei que tem que ser recebido por cada um, para O perceberem! Mas isto não é novidade mtos não o recebem, mas foi por aqueles que o recebem que ele foi morto na cruz, a sua vitória é a nossa vitória! Podendo ser o maior(e é, podia mto bem não se ter submetido á cruz) mas não cedeu á tentação (que mtas vezes lhe dizia para se revelar como de facto era o DEUS), mas morreu para provar que a morte nao… Read more »

Ana
Ana
9 abril de 2010 1:18 pm

Eu quero parar de falar de Dele mas há uma força em mim que não deixa 😀

o que nada sabe
o que nada sabe
9 abril de 2010 1:26 pm

Às vezes as pessoas controlam as idéias, às vezes as idéias controlam as pessoas.

Normalmente, a segunda alternativa é mais comum.

Ana
Ana
9 abril de 2010 1:34 pm

Mas não é uma ideia!

não é compreensivel com o intelecto mas sim com o CORAÇÃO, quem disse que o amor é racional, se assim fosse o que era mais logico era Jesus ter seguido os conselhos dos seus disciplos e ter fugido da morte, ou entao calado a boca com todas as blasfémias que o acusavam, CERTO??? abram o coração!!

Demonho coisa ruim
Demonho coisa ruim
9 abril de 2010 2:26 pm

Então tá! JC morreu para redimir os pecadores porque ele mesmo (?!?) que é deus tambem e estabeleceu que o pecado só poderia ser redimido com sangue (o dele era melhor pq o dos bodes dava mt trabalho, alem de que fazia muita sujeira). Pergunto – Mas PORQUE diabos ele teve essa idéia infeliz? Não era mais fácil redimir os pecados com uma multa, ou um castigo? E mais, se foi idéia dele de passar por esse perrengue todo pra consertar a cagada que a Eva fez, porque ele não aproveitou e deu uma ajeitada na lei? Po tá na… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
9 abril de 2010 2:34 pm

Caro Mr.Crawley, sobre suas colocações: 1- “[…]a tabuada e a linguagen não são expressões de uma opnião ou natureza de um determinado individuo logo não e necessario que se conheçam os seus autores[…]” EU: Da mesma forma que as Religiões tb não são “expressões de…”. Ou não?! O que eu precariamente quis dizer foi (*Vou usar as palavras do filósofo Olavo de Carvalho) que eu ou vc NÃO podemos “INTERPRETAR” a Bíblia, porque (partindo do princípio) si Ela é o ‘VERBO DIVINO’, então (por óbvio!) é Ela que nos interpreta; Si o conjunto dos modelos de VIDAS POSSÍVEIS está na… Read more »

Ana
Ana
9 abril de 2010 2:55 pm

Como Jesus era perfeito na sua paciencia! como é cansativo ufa, explicar certas coisas para certas mentes (e nao corações, porque ha pessoas que so usam a mente, “o que eu acho logico, o que eu vejo, eu que apalpo, o que eu cheiro, o que como”…, enfim vivem pelo corpo e nao pelo espirito vivo) Seja como for O SANGUE È ONDE ESTA A VIDA no corpo: o coração bate o sangue corre e nós vivemos! se morrermos o coração pára, a vida pára, morte! finish! mas Jesus sendo Deus REVIVEU! e nós que cremos(“a tua fé te salvou”,)… Read more »

o que nada sabe
o que nada sabe
9 abril de 2010 3:15 pm

>>>…ha pessoas que so usam a mente, “o que eu acho logico, o que eu vejo, eu que apalpo, o que eu cheiro, o que como”…, enfim vivem pelo corpo e nao pelo espirito…

CLAP CLAP CLAP. Nem tudo esta perdido.

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
9 abril de 2010 3:29 pm

Continuando Mr.Crawley, Sobre as ações reliliosas e anti-religiosas pelo mundo, concordo que ERRAR é humano… Mas GENOCÍDIO já escapa da definição de “erro”; Entramos no campo das “AÇÕES DIABÓLICAS”, perpetradas pela mente humana (c/ o aval das TREVAS, claro). Quando começei a me embrenhar pelos estudos da MENTALIDADE REVOLUCIONÁRIA, descobri (c/ muita desolação na alma) que o ‘Mal’ REALMENTE existe. Agora… Essa sua “ONIPOTÊNCIA” sobre as ações de Deus em cima da humanidade, lamento, é só “PIRRAÇA ESPIRITUAL”. Isso que vc diz: “Agora de acordo com o velho testamento Deus promove mortes por motivos bestas ou então sem consideração pelos… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
9 abril de 2010 3:37 pm

demonho demoínhu…

Descauteriza essa sua imaginação, “coisa feia dus inférnu”!
;¬)

Demonho coisa ruim
Demonho coisa ruim
9 abril de 2010 5:38 pm

Mc flyzinho, vc disse: Eu me compadecer c/ a morte dos inocentes (as crianças) que são trucidados diariamente pelo mundo, NÃO me dá o direito de me rebelar (E É LEGITIMAMENTE HUMANO QUE ÀS VEZES NOS REVOLTEMOS CONTRA A CRIAÇÃO) c/ Deus, mas me obriga a ter o dever de tentar compreender por que é assim que as coisas são. Bom, se tua condição de crente te OBRIGA a aceitar a vontade de seu deus, tu NÂO és livre. Eu não sou obrigado a aceitar coisa alguma porque não estou preso ao determinismo cristão ou de qq outra religião. Eu… Read more »

Ana
Ana
9 abril de 2010 5:46 pm
Paladino
Paladino
10 abril de 2010 12:24 am

sinceramente, eu não entendo por que de todas as religiões as cristãs são as que mas se degladiam! Os evangelicos atacam os catolicos por causa dos santos, ficam chamando os catolicos de idolatras (eu ate me lembro de um programa do pastor cilas no qual ele aparecia chutando uma estatua de maria). ja os catolicos e evangelicos por sua vez adoram atacar os espiritas ( eu pessoalmente nunca vi um espirita falar mal de um evangelico ou catolico). Na minha opnião os espiritas são os que chegam mais perto dos ensinamentos de jesus, ja que eles se concetram mais na… Read more »

Paladino
Paladino
10 abril de 2010 12:26 am

Eu tanbem concordo plenamente com a visão espirita da biblia

Nantilde
Nantilde
10 abril de 2010 1:17 am

Anderson, sinceramente agradecida pelas sugestões. Se vc puder sugerir uma bibliografia básica seria muito proveitoso para mim. Veja bem, de um tempo para cá comecei a ver que o mundo é bem mais complexo do que eu acreditava e que tudo é possível. Assim, quando alguém sugeriu ( nâo sei se foi vc)que um grande número de jovens foram infiltrados no sacerdócio com o objetivo de desmoralizar a Igreja , eu te digo que acho isto possível. Mas, também penso que se isto ocorreu estes homens começaram na carreira eclesiástica pelo escalão mais baixo e se chegaram aos mais altos… Read more »

Paladino
Paladino
10 abril de 2010 4:06 pm

anderson

“Deduzo que essa “libertação” não foi feita baseado em nenhuma crença ou filosofia”

pode ter certeza disso.

Cada um tem sua propria maneira de formar seus pensamentos. uns fazem isso por si proprios, outros procuram inspiração nas ideias de filosofos e/ou mestres espirituais.

sempre lembrando que seguir uma ideia não e se tornar escravo dela, se uma ideia qu antes você adimirava começa a não fazer mas sentido você e livre para troca-la por outra ou formular uma você mesmo

“Se Deus não quissese que pensasemos por nos mesmos, não teria nos dado a capacidade de raciocinar”

Barão Samedi
Barão Samedi
10 abril de 2010 5:37 pm

“DEUS NÃO TEM RELIGIÃO”
Gandhi

“CREIO NO DEUS QUE CRIOU OS HOMENS E NÃO NO DEUS QUE OS HOMENS CRIARAM” Voltaire

“as pessoas que me dizem que eu vou para o inferno e que elas vão para o céu de certa forma me deixam feliz por não estarmos indo para o mesmo lugar”
Mark Twain

Barão Samedi
Barão Samedi
10 abril de 2010 6:42 pm

queria que o pessoal desse uma olhada nesse video

http://www.youtube.com/watch?v=zzcShTPv3x4

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
10 abril de 2010 7:37 pm

É… O caso aqui é grave… Mas Paladino (já me arrependendo): “E so você aprender a pensar por si mesmo” EU: Baseado em que?? Quais foram os critérios que vc usou p/ “pensar por si mesmo”?? U-ni-dú-ni-tê?? Salamê-mingüê?? Você mesmo foi o critério?? Bom, pensar por si mesmo vc já pensa… Só falta agora escrever por si mesmo. Ou vc tb já faz isso?! Lamento (mesmo) por vc ter “cauterizado” o seu cérebro antes mesmo de ter entrado na adolescência. E continue no seu “super-mercado” de ideias. Encha seu carrinho de compras c/ os “danoninhos” do seu gosto. Qualquer “indigestão… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
10 abril de 2010 8:27 pm

Voltando ao assunto do Post: (os ** sou eu) 10 Erros Básicos da Doutrina Espírita Claramente Definidos 1o. Erro : Usar a Bíblia só segundo pareça conveniente, incoerentemente segmentando seu texto, usando e abusando de textos, sentenças e mesmo palavras isoladas, sem levar em conta O TEOR GLOBAL de seu ensino, mesmo desqualificando- a como um livro indigno de confiança, quando não pareça conveniente, encontrando “contradições gritantes” em seu texto, o que torna o seu emprego pelos próprios espíritas injustificável, já que é um livro que não serve para defender doutrinas (a não ser as espíritas, em segmentos seletos). 2o.… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
10 abril de 2010 8:39 pm

Sobre:

“Sempre perdoe seus inimigos, nada os incomoda mais”
(desconhecido)

É como já aprendi:

“A verdade gera o ódio…
E o perdão, a impiedade.”

Dohko de Libra
Dohko de Libra
10 abril de 2010 11:38 pm

Anderson Silva, não sou espírita, mas como vc pode apontar os “erros” do espiritismo, com tantas adulterações da bíblia e erros durante a sua escrita e re-re-re-reedição? Só mais uma pergunta: por quê Noé foi colocar aquele maldito casal de pernilongos na arca?
Ah… só mais uma (eu não resisto): como Moisés conseguiu colocar o casal de ursos polares e pinguins na arca sem que morram de calor, sem que comam uma ao outro e ainda por cima devolvê-los ao seu locar de origem (Pólos Norte e Sul)?

Dohko de Libra
Dohko de Libra
10 abril de 2010 11:39 pm

Aí, agora foi erro meu mesmo, era Noé, e não Moisés… foi mal.

Dohko de Libra
Dohko de Libra
11 abril de 2010 1:35 am

Anderson, e sobre o 10o erro, só prá mostrar a contradição. Se a comunicação com os mortos é proibida, logo é possível, certo? Qual o sentido de se proibir algo impossível?
P.S: reitero, não sou espírita.

Anônimo
Anônimo
11 abril de 2010 2:33 am

E a partir do momento que os sacerdotes católicos ensinam os seus seguidores a intercederem à Maria, João, José, Pedro (ou seres sobrenaturais como anjos) ou a qualquer outro que está morto, estão ensinando praticas espíritas que é consultar ou evocar os mortos!

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
11 abril de 2010 3:39 am

Dohko, No afã de pisar na fé cristã, vez em quando ocorre isso de trocar nome, data, contexto… Esquenta não. Já isso: “[…]mas como vc pode apontar os “erros” do espiritismo, com tantas adulterações da bíblia e erros durante a sua escrita e re-re-re-reedição?” EU: Vc leu o que tá escrito no 1ºerro??! E vc percebe o que vc mesmo escreveu??! Leia de novo o que vc escreveu e volte ao item 1 de novo. Eu espero. Se a Bíblia tem tanta adulteração assim, por que ainda assim Ela é referência (e base!) p/ a doutrina ectoplasmática??!! Isso simplesmente não… Read more »

Paladino
Paladino
10 abril de 2010 3:16 pm

Poxa anderson, eu queria guardar segredo, mas ja que você pediu com tanta educação eu vou dizer:
E so você aprender a pensar por si mesmo

” Nunca confie em um homem que coloca suas palavras na boca de Deus e diz que aquilo é a verdade absoluta”

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
10 abril de 2010 3:08 pm

Mas meu caro Paladino,

Por que vc não mostra tb o caminho das pedras, de como se “libertar sozinho” das amarras das “Instituições Humanas”??? Vc tá sendo muito individualista, não acha?! Isso não é nada humano. Que feio! Deduzo que essa “libertação” não foi feita baseado em nenhuma crença ou filosofia. Diz pra nós, comé qui foi? ?:¬º

Abigail
Abigail
10 abril de 2010 1:28 am

Demonho, coisa ruim,

Todo o encarcerado é agente de sua própria dominação e ainda cuida para outros não fujam.

Aquele que nasce em cativeiro então, nem percebe que está preso.

A liberdade é para poucos, por isso,
uma conquista.

Ainda assim, “o preço da liberdade é a eterna vigilância”

Abraços

Demonho coisa ruim
Demonho coisa ruim
10 abril de 2010 9:05 am

Muito bonito isso Abgail! Como diria Einstein – Uma mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original.

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
10 abril de 2010 11:45 am

É meu caro Solius… E percebo também (atrasado) que: As refutações (que mais parecem pequenas “bombas nucleares”) ao Espiritismo (e derivados), por mais contundentes e definitivas, aparentemente não afetam as crenças arraigadas na alma do cidadão e alimentadas por anos a fio… Em compensação (reparou?!), a quantidade de cristãos (católicos principalmente) que a gente encontra dentro dos centros espíritas é enorme. Ouso dizer que si não fosse a audiência católica, o espiritismo seria uma inofensiva seita esotérica c/ 1/2 dúzia de gatos-pingados. Hoje (pelo meu retorno à fé cristã) percebo o quanto é fácil CONVENCER os que se dizem católicos… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
10 abril de 2010 1:00 pm

Nantilde, Só pra vc ter uma ideia do ABISMO que estamos mergulhados nesse país imenso e manso, ontem tava escutando o programa de rádio na internet TRUEOUTSPEAK (5/4/2010), do filósofo Olavo de Carvalho, e em determinado ponto ele lembrou que o déficit de LIVROS à respeito de assuntos que são simplesmente IGNORADOS pelo “BEAUTIFUL PEOPLE” MIDIÁTICO E ACADÊMICO ultrapassa os 2000 títulos!! É… 2000 livros que não estão nas prateleiras das livrarias, bibliotecas e centros de ensino, a pelo menos 25 anos!! E isso (não se assuste) é o “BÁSICO”. Creio que vc já deve ter ouvido a palavra HEGEMONIA,… Read more »

Paladino
Paladino
10 abril de 2010 1:11 pm

“A ASTUCIA DA IGREJA FOI INVENTAR O DEMÔNIO, PARA MANTER AS PESSOAS PRESAS POR MEDO”

Anônimo
Anônimo
10 abril de 2010 1:36 pm

UMA VEZ INVENTADO, PASSA A EXISTIR.

italo
italo
10 abril de 2010 2:02 pm

e não existe demonio????Poxa tinha uma agora mesmo nos coments^^….Sempre vai existir a figura do mal.Seja no nosso sub conciente ou em espiritos endurecidos na pratica de coisas perversas,sempre vai existir “o demonio“,Se ele é anjo decaido eh outros 500.A igreja so congregou todos os atributos indesejaveis de uma população em um figura.Se sua imagem eh verdadeira ,se são os antigos deuses romanos transformados em seres do mal, tanto faz .Serviu como um alerta:Não se transforme nisso,não siga isso.E se você notar o demonio classico eh um homem com caracteristicas animais: Chifres,asas, casco e rabo.Um homem que esta perdendo sua… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
10 abril de 2010 2:12 pm

Caro Paladino, desculpe, mas… “sinceramente, eu não entendo por que de todas as religiões as cristãs são as que mas se degladiam!” EU: Sinceramente, é o que vc vê por aqui?! E desavenças vamos encontrar até dentro de casa… Às vezes me “degladio” c/ o que tenho escrito por aqui… Isso NÃO é mérito de religião nenhuma. Que papo é esse Willis??!! ================== “Os evangelicos atacam os catolicos por causa dos santos,[…]” EU: Isso não é nem que eu concorde, é fato! “[…]ficam chamando os catolicos de idolatras (eu ate me lembro de um programa do pastor cilas no qual… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
10 abril de 2010 2:34 pm

Paladino, meu bom… “A ASTUCIA DA IGREJA FOI INVENTAR O DEMÔNIO, PARA MANTER AS PESSOAS PRESAS POR MEDO” Acredito que vc já deve estar liberto desses dogmas ultrapassados, não é mesmo?! Então, por que vc não entra nas Igrejas agora e solta os cativos que estão submetidos aos ditames dessa Instituição tããããooo malvada e cruel??!! A tua percepção de que vc é alguem bom melhoraria bastante… E ia contar pontos p/ os seus achismos. Sai dessa apatia espiritual. É um pouco doloroso, admito, porém gratificante como o sol que se abre depois da tempestade. ;¬) PS: Sabendo do seu interesse… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
10 abril de 2010 2:40 pm

E valeu Italo, pelos seus comentários. É por aí.
É como já foi dito por exemplo, sobre a lei de TALIÃO, que muita gente não sabe do porquê dessa lei existir (Alguém aí ia gostar de ser morto por uma “vingança hereditária”??? Isso seria admissível hoje???)

Paladino
Paladino
10 abril de 2010 2:42 pm

anderson silva, o Mártir McFly

“O Pastor Silas é uma das vozes mais coerentes dentro da fé Protestante e merece meu respeito, já que me ajudou bastante p/ o meu retorno à fé católica”

isso explica muita coisa

“Ou então eu e o Solius somos a própria Opus Dei”

agora que você disse, não e que parece mesmo

anderson. relaxa, se ate agora Deus não me “matou” e por que eu não disse nenhuma mentira 😉

Paladino
Paladino
10 abril de 2010 2:51 pm

anderson silva, o Mártir McFly

“Acredito que vc já deve estar liberto desses dogmas ultrapassados, não é mesmo?! Então, por que vc não entra nas Igrejas agora e solta os cativos que estão submetidos aos ditames dessa Instituição tããããooo malvada e cruel??!!”

eles não precisam da minha ajuda. Se eu me libertei sozinho eles tanbem podem. 😉

Anônimo
Anônimo
11 abril de 2010 3:51 am

“que a doutrina vem se fazendo nos últimos 2000 anos!”

Se é para validar a argumentação em função do tempo de existência da religião, então fiquemos com o Hinduísmo cujas origens têm raízes na pré-história e os primeiros textos sagrados, os Vedas, foram escritos há mais de 3.500 anos.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.