COR LARANJA

O meio caminho entre o amarelo e o vermelho, o laranja é a mais angustiante das cores. Entre o ouro celeste e o vermelho, a cor laranja simboliza, antes de tudo, o ponto de equilíbrio entre o espírito e a libido. Agrega a luminosidade e alegria do amarelo com a excitação e vibração do vermelho. Relaciona-se com o ardor e o entusiasmo. A energia dessa cor pode estimular o sangue e os processos circulatórios, influenciando as funções mentais e os sistemas respiratório e nervoso.

monges elefante tibet

Ela é a cor das túnicas dos monges budistas.

Segundo a tradição hindu, o laranja está ligado ao segundo Chakra (um dos centros energéticos espalhados pelo corpo). Localizado entre o púbis e o umbigo, esse chacra – chamado Sacro – rege os órgãos reprodutivos e a libido, e influencia em todos os processos criativos. Na cromoterapia – técnica que usa luzes coloridas na cura do corpo – a gama dos alaranjados também é usada no tratamento de doenças do abdômen e dos órgãos reprodutores; “Ela ajuda a soltar as amarras que impedem a livre expressão da criatividade”, diz o terapeuta Carlos Florêncio, de São Paulo, que sugere um exercício para estimular a capacidade criadora: “No local de trabalho, imagine-se envolto em uma luz laranja e procure se sentir estimulado por essa energia”, ensina o especialista.

Na Idade Média acreditava-se que a cor laranja simbolizava a crueldade, o orgulho e a ambição. Mas muito antes disso, na Índia, o Buda cortou os cabelos e trocou as suas suntuosas vestimentas reais pela roupa alaranjada de mendigo. É por essa razão que os monges budistas usam até hoje túnicas laranja, simbolizando a renúncia às coisas materiais.

Referência:
Teoria do Design – O laranja;
Bons fluidos – O laranja é pura vibração;
Saindo da Matrix – Cromopuntura

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
21 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Geninha
Geninha
8 janeiro de 2008 3:41 pm

A cor laranja é ótima para usar na sala de refeições. Estimula o apetite. 🙂

Mcnaught
Mcnaught
9 janeiro de 2008 9:53 am

Carlos… O filme utiliza o nome laranja baseado na fruta. E, não na cor. 🙂 Nessa sociedade, as leis parecem não mais funcionar e o governo busca novas formas de reintegrar o homem mau à sociedade, tornando-o bom. Para tanto, utiliza-se de mecanismos técnicos e psicológicos na indução do comportamento. O “novo” indivíduo resultante desse condicionamento é como uma laranja mecânica: “something wich was capable of taste, colour, richness and sweetness like an orange (a person) could be turned into a robot or an automaton that obeyed purely mechanical or reflex driven laws.” Também me lembro disso: Ops, de ouvir… Read more »

Anônimo
Anônimo
9 janeiro de 2008 2:32 pm

Por dentro a laranja é amarela….. portanto nada a ver

vivendo camaronês
vivendo camaronês
9 janeiro de 2008 10:32 pm

na psicodinâmica das cores laranja estimula a fome, por isso as cores no logotipo do macdonalds.

the Rain
the Rain
12 janeiro de 2008 10:34 am

Na próxima vez que você pegar uma gripe, uma diarréia, uma dor de garganta, machucar o dedão do pé, ficar com dor de cabeça, etc, experimete olhar por uma hora (tem que ser uma hora, NO MÍNIMO) diretamente para qualquer objeto de cor laranja (mas laranja PURO).

Se você possuir a graça de praticar esse santo ritual pelo tempo mínimo necessário, não há dúvida: você se sentirá curado…

tony wildcock
tony wildcock
13 janeiro de 2008 4:35 pm

Tiza, como meu próprio nick diz, that’s what I am, a skeptic. É o modo como eu aprendi a lidar com o mundo. Mas você tem suas razões. —————– skeptic, dessa vez concordando com a guerreira oposta a mim, a grande tiza, ;), gaste um tico de tempo e pesquise melhor no google academics, no scielo, etc, etc, e vc descobrirá que as CORES afetam o metabolismo de CÉLULAS. 😉 por sinal em total acordo com o princípio das cores no taoísmo -pra defender meus dois peixes de sempre. 😀 …e até onde sei, acho q céticos tb têm células… Read more »

tiza
tiza
14 janeiro de 2008 9:08 am

Cético , Posta uma dicas do que vc deve saber a respeito das cores e que não devem ser poucas. Se alguém quiser toma-las como dogmas pessoais , tome . Quem for só curioso ;leia . Quem quiser só entender;entenda. Quem quiser aprender ; aprenda. Quem achar que é zoeira ; que se misture na poeirae divirta-se ! O que não não vale é sonegar informação que a todos cabe trazer com liberdade e consciência pessoal. Aproveitando o espaço tão bem frequentado do Acid e o nada a ver de uma coisa com outra….(posso pegar 1 chepa , né ?… Read more »

Olim
Olim
21 janeiro de 2008 3:09 pm

Oi, gente… É bom rever a todos e, também, ler as matérias postas pelo Acid durante este período de férias. Existe um trabalho (“Compêndio Científico da Cromoterapia”), além de outros, do Prof. René Nunes que trata sobre a Cromoterapia de forma científica e com uma certa dose de espiritualidade, ao inserir sutilmente algo de espiritismo. Creio que a Cromoterapia será num futuro próximo uma excelente e reconhecida ferramenta na manutenção e no restabelecimento da saúde. Antes a Acupuntura era tida por boa parte da população como coisa de pessoas débeis, tolas… E hoje o próprio Sistema de Saúde de vários… Read more »

o aprendiz
o aprendiz
23 janeiro de 2008 6:15 pm

creio que nao basta nomes, livros, artigos, etc de pessoas renomadas para que alguem passe a aceitar uma realidade adversa a sua, pois cremos naquilo que mais nos convem de certa forma, por tal, em contrapartida basta o cético (não dirigindo-me a ninguem..rs) experimente por si próprio aquilo a que duvida, não para provar para o mundo a funcionalidade de algo, mesmo pq tudo funciona de modo subjetivo, mas para provar para si mesmo que a realidade é muito mais do que supõe (e é limitada) por nossa racionalidade… resumindo…só experimentando…pois o pior cego é aquele que nao quer ver… Read more »

Bono
Bono
9 janeiro de 2008 8:44 am

Acho que o fato de Buda ter escolhido roupas alaranjadas seja apenas coincidência.

Fabio Cunha
Fabio Cunha
9 janeiro de 2008 10:33 am

Não exitem coinicidencias e nada é por acaso na natureza.

tiza
tiza
9 janeiro de 2008 8:06 am

Não sei bem se te ofendi com meu jeito de escrever ,e peço-lhe desculpas.
Céticos para mim não existem ,meu pai gostava de se auto-definir assim e foi com ele que aprendi tudo que sou ; existem somente pessoas muito machucadas ; decepcionadas e por isso mesmo desencantadas…. Mas se é para levar meu troco, aí vai um de meus emails ; será um prazer, mas não creio que possa acrescentar algo à sua vida como à vida de muitos aqui; já que sou uma pessoa de Fé.

thizavasques@gmail.com

Bjos , tiza

Giovani Zambelli
Giovani Zambelli
8 janeiro de 2008 4:33 pm

Geninha..vai falar isso prum gordo pra tu ver..

Carlos
Carlos
8 janeiro de 2008 8:04 pm

Eu leio esse blog ha muito tempo mas nunca fiz algum comentário.Bem,esse artigo me fez lembrar do filme “Laranja Mecânica”,onde o personagem depois de passar pela lavagem cerebral não podia sequer pensar em violencia ou sexualidade.Será que o simblizado da cor laranja influenciou o título do filme(livro)?!

Skeptic
Skeptic
8 janeiro de 2008 8:08 pm

Picaretagem maior do que “cromoterapia” eu nunca vi…

Paulinha
Paulinha
8 janeiro de 2008 8:29 pm

Bem observado, acidulado.
A cor laranja é muito usada no hinduísmo…de onde saiu o desenrolar do post.
Qual será o brilhante efeito da cor laranja na cromopuntura? 😀

tiza
tiza
8 janeiro de 2008 8:33 pm

skeptic,
No campo da nutrição as cores dos alimentos refletem suas propriedades ; porque negá-las para a nutrição do espírito?
O Feng Shui ;também vê a importância da funcionalidade nas cores para harmonizar um ambiente.
Até os políticos; e homens negócios acreditam que o laranja no Brasil é um grande aliado da prosperidade material…..
Bjos tiza

Skeptic
Skeptic
8 janeiro de 2008 10:35 pm

Tiza, como meu próprio nick diz, that’s what I am, a skeptic. É o modo como eu aprendi a lidar com o mundo. Mas você tem suas razões. Sinto (jeito estranho de um cético se expressar, hein?) que poderíamos discutir mais sobre nossas razões. Você concordaria em trocar opiniões comigo por e-mail? É a forma mais educada que consigo imaginar de te perguntar. Um “não” vai ser absolutamente compreensível.
Anyway, abraços.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
8 janeiro de 2008 11:08 pm

Não sei com vc, Skeptic, mas comigo a cromoterapia funcionou que é uma beleza!
http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2006/06/cromopuntura.html

Fiat Lux
Fiat Lux
9 janeiro de 2008 6:47 am

Trabalho com cores e tenho confirmado os seus efeitos salutares, principalmente em hospitais, aonde os enfermos reagiram rapidamente ao mudar o cinza depressivo das paredes, por um verdinho suave.

Anonimous Gourmet
Anonimous Gourmet
26 junho de 2008 10:03 pm

O aprendiz: vide Thomaz Randys… (não sei se é assim que se escreve)

mas voltando a uma pergunta superficial: por que eu tenho pavor a cor laranja?

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.