É muito bonito quando pesquisadores resolvem investigar conceitos que só existiam em religiões ou doutrinas, relegadas a meras crendices. A Água Benta (Catolicismo), a água do batismo (Católicos e Evangélicos) e a água fluidificada / magnetizada (Espiritismo) sempre foi encarada por mim como suporte e veículo para alguma coisa mental. Só que me não imaginava o quanto. O pesquisador japonês Masaru Emoto, no livro Mensagens da água, revela suas experiências, em que ele investiga o fenômeno Hado (do japonês onda ou movimento), que consiste em alterar o padrão vibratório da água, por meio de música, imagens e… oração. Sim, a prova de que a água é alterada está na observação dos seus cristais, após o congelamento. O mais interessante é que a ciência não consegue controlar o processo de formação dos cristais, mas, pelo visto, o pensamento o faz.
As gotas de água foram colocadas em lâminas e levadas ao congelador por duas horas. Depois, foram analisadas em um microscópio equipado com lentes e câmera fotográfica capaz de aumentar as imagens de 200 a 500 vezes. O resultado foi que a as gotículas de água que foram mais “bem tratadas” formaram os cristais de água mais exóticos e belos, enquanto que aquelas que foram ignoradas ou xingadas não formaram cristais. O mesmo experimento ele realiza com alimentos. O arroz que recebeu mais carinho (bons pensamentos) demorou muito mais para entrar em decomposição do que o arroz xingado ou ignorado.
No Japão, a crença que a alma habita no espírito da palavra é bastante difundida. O reverendo Kato Hoki, sacerdote do templo Jyuhouin, foi chamado para rezar por uma hora ao lado da água da Represa Fujiwara, cujos cristais estavam disformes e escuros. Após isto, a água se fez visivelmente mais bela, como podem ver:
Uma terceira foto da água após a reza revelou algo que nunca o pesquisador – mesmo tendo feito mais de 10.000 experimentos – vira antes: uma rara formação heptagonal (de sete pontas).
Mais tarde, o sacerdote disse ter invocado em suas preces a deusa das águas e dos rios Benzaiten (Equivalente a Sarasvati, na Índia. É a única Deusa entre os SETE deuses da sorte e fortuna).
Ao colocar, em diferentes copos com água, palavras – mesmo que escritas no computador – que significam a mesma idéia (foi escrito “sabedoria”, em japonês, inglês e alemão), ao congelarem, os cristais formaram uma estrutura surpreendentemente similar. Segundo o físico Cheng Luojia, isto indica que não é exatamente a palavra, o som de cada língua, que influi sobre a água, e sim o pensamento, a idéia. E completa: “A que conclusão podemos chegar? Que a palavra produz forma”. E deixa uma pergunta no ar: “Isso significaria que o espírito é matéria?”
Bem, o espiritismo já falava isso há mais de um século, e por isso faz a distinção entre espírito e alma, como os gregos faziam milênios atrás… é por isso que a magnetização / fluidificação / energização da água, que é feita em todos os centros espíritas, não é um ritual e sim um procedimento, explicado no Livro dos médiuns:
“O Espírito atuante é o do magnetizador (o “vivo”), quase sempre assistido por outro Espírito (o “morto”). Ele opera uma transmutação por meio do fluido magnético, que é a substância que mais se aproxima da matéria cósmica, ou elemento universal. Ora, desde que ele pode operar uma modificação nas propriedades da água, pode também produzir um fenômeno análogo com os fluidos do organismo, donde o efeito curativo da ação magnética, convenientemente dirigida” (Saiba mais).
Livro dos médiuns, Cap. VIII
É por isso que insisto tanto: pensamento É vibração, o mundo É vibração, e você É, em espírito, o que você pensa / produz. Não é uma vibração mecânica, grosseira, como a que produz o som, mas muito mais sutil, que não encontra barreiras.
Em outra experiência, Emoto quis verificar se a água era capaz de “ouvir” música. Para isso, colocou amostras do líquido destilado (mais livre de impurezas) entre duas caixas de som, que tocaram canções em volume ambiente. A equipe deixou a substância descansar por dois dias, em um pote com tampa, antes de congelá-la. O resultado foi a formação de diferentes estruturas conforme o tipo de música ao qual a água foi submetida.
Emoto quer com isso mostrar que existe uma Memória da água: “Eu trabalho com medicina alternativa há muitos anos e trato alguns pacientes com água, algo que não é aceito pelos cientistas. Então, decidi mostrar como isso ocorre, como a água pode memorizar informações”, conta Emoto ao Correio Brasiliense. “A consciência humana pode mudar as estruturas das moléculas de água, que são o design da substância. Se pensarmos que a água é o princípio de todas as coisas, podemos dizer que a consciência humana cria tudo.”
Água na magia
A água é um dos elementos mais importantes pra se manipular energias. Isso porque ela se imanta facilmente com padrões energéticos diversos. Oráculo falou certa vez que nunca deveríamos pensar em coisas tristes ou em problemas debaixo do chuveiro, pois assim você vai estar atraindo toda a energia na mesma frequência (energia “ruim”, no caso) que estiver por perto pra você.
Oráculo já dizia que a melhor maneira de se limpar é na hora do banho. Debaixo do chuveiro, imagine que a água que cai está iluminada na cor dourado (uma “cascata de luz”, como ela gosta de falar) e que essa luz está limpando você, dando forças a você. Nunca, em hipótese alguma, pense em preocupações na hora do banho, ou a água ficará “imantada”, e em vez de benefício vai estar desequilibrando energeticamente seus corpos sutis. Outra coisa que ela gosta de recomendar (e que já mencionei aqui) é captar a energia dos primeiros raios do sol da manhã, colocando um copo d’água pra receber os raios e tomando-o após uns 15 minutos.
Você pode usar essa capacidade da água de armazenar energia pra evitar que uma visita indesejada (um vampiro energético, ou aquela pessoa que vive contando desgraças) “contamine” sua casa com as formas-pensamentos e energia deletéria proveniente da mente dela. Basta colocar um copo de água atrás da porta de entrada (não sei porque, mas Oráculo ensinou assim) e, quando essa pessoas sair, jogar a água em alguma plantinha verde.
A água fluidificada, muito usada no espiritismo, nada mais é do que a água impregnada com certa vibração (intenção) não só por meio dos espíritos que vão prestar assistência, mas também das próprias pessoas que foram lá e acreditam firmemente que aquela água servirá aos seus propósitos terapêuticos. Quanto mais claro o vidro, mais energia vai absorver, pois a energia dos planos espirituais também é luz, só que em um padrão que não podemos ver nem mensurar.
Referência:
A memória da água;
Veja as fotos dos cristais;
Artigo em inglês;
Entrevista com o Dr. Cheng (espanhol)
Então, não tomei conhecimento do estudo do Dr. Masaru Emoto, porém é possível realizar experimentos através das frequências, assim como nas “chladni figures”, o qual é possível “materializar o som”, ou seja, as palavras são ondas, assim como o pensamento que nos retorna coisas boas ao sermos positivos em nossos pensamentos. Procurem sobre cimática também…
Eu vou a centros espíritas e bebo a água fluidificada pelos médiuns e até o seu gosto é diferente!Eu já faço isso há anos e sempre acreditei nisso.Nós somos energia pura e podemos passar energias positivas ou negativas para as pessoas,para a água,para qualquer coisa.Só depende de nosso propósito!Espero que cada vez mais pessoas acreditem nisso e possam refletir melhor sobre suas ações e pensamentos.Que Deus abençoe a todos.
Pessoas, não deixem de ler isto. È maravilhoso!! Essa é a única palavra capaz de descrever, maravilhoso!
Tudo que tem sido dito há milênios por santos e sábios, parece que começa, lentamente, a ser revelado… Eu já conhecia essas experiências com os cristais de gelo (tb divulgadas no filme “What The Bleep do we Know!?”), mas ampliar os conhecimentos acerca de algo assim tão importante, nunca é demais. Inclusive a homeopatia tecentemente têm utilizado estes experimentos para ratificar a eficácia de seus tratamentos.
Muito obrigado.
Devo alertar, porém, que há um “senão” na experiência do Masaru Emoto: a procura dos cristais de água é feita sabendo-se qual era a palavra ou música usada na vibração. O “mágico chato” James Randi disse que, se ele fizer o teste SEM conhecimento prévio ele está apto a receber o prêmio de 1 milhão que ele dá a quem “provar” algo sobrenatural. E até agora o experimento não foi reproduzido em outros locais, NÃO SEI PORQUE! Afinal, o que os cientistas estão esperando pra desmascarar ou atestar de vez os experimentos de Emoto?!! Melhor seria se Randi pegasse esse… Read more »
Querido acid,
Nesse artigo vc diz que o pensamento é uma energia muito mais sutil que o som, que é uma forma mecânica e grosseira de onda ou energia. Olha só, o som na 3º dimensão é de fato energia densa como de resto tudo por aqui. Mas, a contraparte sutil que está implícita nele – os sons harmônicos – possuem vibrações muito elevadas, fazendo uma espécie de ponte entre os sons que vivenciamos cotidianamente e os sons insaudíveis dos níveis de existencia mais sutis. Como referência leia OS SONS QUE CURAM – jONATHAN GOLDMAN. vc vai gostar.
bj, virginia
Neste final de semana encontrei, por um lindo acaso, o DVD(em Português) contando toda a experiência do Masaru Emoto, no qual ele mesmo mostra ao vivo as experiências realizadas e tudo mais…
É fantástico… Se possível, tentem assisti-lo…
Senhores,
Infelizmente as pesquisas e conclusões do Sr. Masaru não tem qualquer credibilidade. Favor dar uma olhada no link :
http://www.conhecimentohoje.com.br/Masaru_Emoto.htm
Cyro