CHAKRAS E VIBRAÇÃO

Somos vibração. Tudo é vibração, e tudo é impermanente, pois tudo está o tempo todo em movimento. Nossa mente também é movimento, e movimento precisa de harmonia para criar eficiência. Harmonia é ritmo. Assim, afinamos nossa mente como afinamos um instrumento musical, até que ela funcione em harmonia e emita um “som afinado”.

Perguntem a um audiófilo como deve ser a colocação das caixas de som de um home theater. Os graves ficam melhor se estiverem rente ao chão, sem concorrência sonora, enquanto os médios e agudos são melhor percebidos se atingirem diretamente o ouvido (nem mais alto, nem mais baixo). O conjunto final é harmonioso, completo, pois o TODO (que é a sala) vai estar imerso nas mais diversas faixas sonoras, sem que uma elimine a outra (diversas frequências ocupando o mesmo lugar no espaço, que é o mesmo princípio pelo qual temos sobreposto ao nosso corpo físico o corpo Etérico e o Astral).

Assim, aquele que sabe manipular a vibração pode transformar as coisas ao seu redor, ou quem sabe até CRIAR. Toda oração é invocação ou chamado. Toda palavra/som primeiramente atua no corpo de quem o emite, e só depois alcança seu objetivo externo. É por isso que tudo que desejamos (e pela palavra cristalizamos) para o próximo, a nós mesmos estamos desejando. De toda palavra inútil teremos que prestar conta. Nossa palavra é nossa lei.

Os mantras são palavras ou sons especiais, que se criam por meio do ritmo e da nota-chave de cada pessoa. O nosso íntimo (Atman), de acordo com nossos pensamentos e aspirações puras, pode nos dar a verdadeira pronúncia das palavras sagradas. O poder magnético da palavra humana é conhecido pelos estudiosos do oculto. Por isso, dar nome a uma pessoa é definir sua vibração magnética exterior, é entregar seu destino a uma ou mais potências ocultas (dar nome a um filho, então, é um ato de extrema responsabilidade, pois é como dar um “selo energético” para toda aquela encarnação da pessoa).

Nossa mente trabalha com as mais diversas faixas vibratórias (frequências), até porque nosso corpo foi criado para captar e processar todas essas energias. Esses receptores são os chakras, que só são visíveis por sensitivos (pois ficam no corpo etérico). Eles captam as energias que nos circundam no etérico, astral e mental e, como um transformador, a “convertem” pra um padrão que o corpo possa assimilar. Informações mais “sérias” podem ser encontradas nos livros de Leadbeater e Blavatsky, então vou só falar por alto:

Chakra ( चक्र ) (que significa literalmente roda, em sânscrito) é um centro de força, que gira captando e irradiando energia como um vórtice, ou, de forma mais poética, como uma galáxia microscópica. Muita gente acha que os chakras são apenas sete, como nos diagramas, mas praticamente cada poro do corpo é correspondente a um chakra no corpo etérico (também chamado de “duplo etérico”). Esses chakras são interligados por uma vastíssima rede de canais, chamados nadis, que por sua vez estão ligados às glândulas endócrinas do corpo físico. Os nadis principais são chamados de Ida (Que vai da narina esquerda ao chakra básico. Qualidades: Frio, introspectivo, feminino, Yin) e Pingala (Que vai da narina direita ao chakra básico. É uma energia ativa, masculina, Yang), por onde descem o prana captado pela respiração (que é o meio mais normal de se abastecer de prana, mas não o único). Elas partem de um ponto entre as sobrancelhas e descem pelo corpo até o chakra básico, onde fica em estado latente a energia Kundalini.

hipnose disco
Chakra (Vórtice)
CHAKRAS E VIBRAÇÃO
Nadis (Caminhos)

Na imagem à direita a representação dos canais (nadis) Pingala, Sushumna e Ida (da esq. para a dir.), com a ascensão da energia da Kundalini do chakra básico até o coronário

Muito se fala sobre os perigos da ativação da Kundalini, e não sem razão. É preciso haver uma “maturidade energética” para que o corpo etérico desenvolva o canal Sushumna, que se sobrepõe à coluna vertebral e é por onde vai ascender a Kundalini. Se esse canal não estiver pronto a energia descontrolada irá subir pelos nadis Ida e Pingala, que não foram feitos para aguentar uma energia tão forte (equivalente a ter energia de alta tensão correndo por fios caseiros) e poderá trazer sequelas, como desarmonia, doenças e até mesmo a loucura. Além do “corpo” é preciso equilibrar a mente, pois a ascensão da Kundalini simboliza o encontro do Céu com a Terra, a energia Criadora, sutil, Divina, que vem do chakra Coronário (topo da cabeça), com a energia Criadora e poderosíssima da Mãe Terra: pensamento e ação em perfeita harmonia. Claro que qualquer desequilíbrio provocará um mal. O excesso de energia sutil poderá atrapalhar o funcionamento do corpo em certas funções, o que é ruim, mas resolvível, enquanto o excesso da Kundalini irá afetar logo a mente, o que é bem mais difícil de solucionar, podendo trazer consequências danosas. É por isso que os verdadeiros Mestres não incentivam o desenvolvimento da Kundalini de forma artificial, e sim pela vivência e aprendizado, pois este é um processo natural (evoluir é o nosso destino, mas cada um a seu tempo).

Na física o espectro visível da luz é decomposto em sete cores primárias, e o que define essas cores é a sua frequência de ondas (vibratória). A frequência mais alta (Violeta) “vibra” com mais intensidade, ou seja, tem movimentos de onda muito mais rápidos (pois o comprimento de onda é mais curto, fazendo com que mais ondas aconteçam num menor espaço de tempo). O inverso é verdadeiro para a frequência mais baixa (Vermelho). Sabemos que, quanto mais rápida é a velocidade das moléculas, mais sutil e sem forma (amorfa) se torna a matéria. Tomemos o gelo, por exemplo, que tem uma velocidade de moléculas mais baixa do que a água líquida, e esta, por sua vez, possui uma velocidade mais baixa do que a das moléculas do vapor. Na metafísica também é assim, muito embora não possamos definir em termos científicos a faixa de frequência onde opera cada chakra simplesmente porque o mundo espiritual não é (ainda) algo que seja mensurável, seja com experimentos diretos ou indiretos.

chakras2

Os chakras “decodificam” cada um uma certa frequência de energia (e cada uma delas é necessária ao bom funcionamento do corpo), e o que os clarividentes vêem são cores, numa escala análoga a das notas musicais. Então, por exemplo, o chakra que trabalha com as energias mais densas (Muladhara) fica na parte inferior do corpo, e vibra na cor que podemos perceber como vermelho. Vejamos todos os chakras principais, da frequência mais alta até a mais baixa:

COR – POSIÇÃO – NOME SÂNSCRITO – TRADUÇÃO – BIJA MANTRA

chakra sahashara

VIOLETA – CORONÁRIO – SAHASHARA – LÓTUS DE MIL PÉTALAS – SEM MANTRA
Ligado à glândula pineal (epífise), é o chakra mais importante, responsável pela irrigação energética do cérebro. Bem desenvolvido ele facilita a lembrança e a conscientização das projeções da consciência. É muito importante na telepatia e na mediunidade. É o chakra por onde penetra a energia cósmica em seu estado mais puro.

chakra ajna

ÍNDIGO – FRONTAL – AJÑA OU AGNYA – COMANDO – OM
Ligado à glândula pituitária (hipófise), é o responsável pela irrigação energética dos olhos, ouvidos, nariz e sistema nervoso. Bem desenvolvido ele facilita a clarividência e a intuição. Por vezes a sua atividade cria uma palpitação na testa ou sensação de calor (parece um coração batendo na testa).

chakra vishuda

AZUL CELESTE – LARÍNGEO – VISHUDA – PURIFICADOR – HAM
Ligado à glândula tireóide e paratireóide, é o responsável pela irrigação da boca, esôfago, garganta e órgãos respiratórios. Bem desenvolvido ele facilita a psicofonia e a clariaudiência. É considerado também como um filtro energético que bloqueia as energias emocionais, para que elas não cheguem até aos chakras da cabeça.

chakra anahata

VERDE – CARDÍACO – ANAHATA – INVIOLÁVEL – YAM
Ligado à glândula timo, é o chakra responsável pelo coração e sistema circulatório. É considerado o canal de movimentação dos sentimentos, sendo o chakra mais afetado pelo desequilíbrio emocional. Bem desenvolvido ele torna-se um canal de amor para o trabalho de assistência espiritual. Quando existe um bloqueio nesse chakra a pessoa sente depressão, angústia, irritação ou pontadas no peito.

chakra manipura

AMARELO – PLEXO SOLAR – MANIPURA OU NABHI – CIDADE DA JÓIA – RAM
Ligado ao pâncreas, é o responsável pela irrigação do sistema digestivo e nervoso. Quando está bloqueado, causa enjôo, medo ou irritação. Bem desenvolvido ele facilita a percepção das energias ambientais.

chakra swadsthana

LARANJA – UMBILICAL – SWADSTHANA – MORADA DO PRAZER – VAM
Na verdade, sua localização fica dois dedos abaixo do umbigo. Ligado às gônadas (homem: testículos, mulher: ovários), é o chakra responsável pela irrigação dos órgãos sexuais. Parte da energia Kundalini é veiculada do básico para dentro do chakra sacro, por isso alguns autores tibetanos consideram esses dois chakras como um único centro. Devido à sua intensa atuação energética na área genital, o chacra sacro normalmente é suprimido por várias doutrinas espiritualistas ocidentais, muito presas à condicionamentos antigos sobre sexualidade. Muitas delas colocam o chacra esplênico (que fica próximo ao baço) em seu lugar. O motivo disso é simplesmente o tabu em relação à questão sexual. Os orientais consideraram o chacra do baço apenas como um centro de força secundário.

chakra muladhara

VERMELHO – BASE DA COLUNA – MULADHARA – RAIZ/SUPORTE – LAM
Ligado às glândulas supra-renais, coluna vertebral e rins. É o responsável pela absorção da Kundalini e pelo estímulo direto da energia no corpo e na circulação do sangue.

O prof. Wagner Borges explica:

“No corpo físico há órgãos especializados para cada sentido: os olhos, para ver; os ouvidos, para ouvir; e assim por diante. No campo astral, entretanto, não é esse o caso. As partículas do corpo astral estão fluindo e girando constantemente, como as da água fervente: em conseqüência, não há partículas especiais que permaneçam continuamente em qualquer dos Chakras. Pelo contrário, todas as partículas do corpo astral passam através de cada um dos Chakras. Cada Chakra tem a função de despertar um certo poder de resposta nas partículas que fluem nele; um dos Chakras faz isso com o poder da visão, outro com a audição, e assim por diante. Consequentemente, nenhum dos sentidos astrais está, estritamente falando, localizado ou confinado a qualquer parte do corpo astral. É, antes, o conjunto das partículas do corpo astral que possui o poder de resposta. Um homem que desenvolveu visão astral usa portanto qualquer parte da matéria de seu corpo astral para ver, e assim pode ver igualmente os objetos que estão à frente, atrás, acima, abaixo e de ambos lados. O mesmo se dá com todos os outros sentidos. Em outras palavras: os sentidos astrais estão ativos em todas as partes do corpo.

Não é fácil descrever o substituto da linguagem por meio do qual as idéias são astralmente comunicadas. O som, no sentido comum da palavra, não é possível no mundo astral – não é possível, aliás, mesmo na parte mais alta do mundo físico. Não seria correto dizer que a linguagem do mundo astral é a transferência de pensamento: o máximo que se poderia dizer é que se trata da transferência de pensamento formulada de maneira particular. No mundo mental um pensamento é instantaneamente transmitido à mente de outro sem qualquer forma de palavras; portanto, nesse mundo, a linguagem não é o que importa, absolutamente. Mas a comunicação astral fica, por assim dizer, a meio caminho entre a transferência de pensamento do mundo mental e a fala concreta do mundo físico, ainda é necessário formular em palavras o pensamento. Para esse intercâmbio é necessário, portanto, que as duas partes tenham uma linguagem em comum.”

Conheça mais sobre os Chakras:

Abaixo o vídeo “Os Chakras Iluminados” (The Illuminated Chakras – A Visionary Voyage Into Your Inner Worlds – 2004), de Anodea Judith:

bandeira da espanha Ler em espanhol (por Teresa)

Referência:
O corpo astral, de Arthur Powell;
Caminhos de luz (chakras);
Música, meditação e iluminação, de Samael Aun Weor;
História da música Indiana;
A música das esferas

5 2 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
39 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
...
...
13 março de 2022 8:45 pm

Esta é a publicação da patente dos Estados Unidos para um sistema de treinamento que permite que um ser humano adquira energia hiperespacial suficiente para puxar o corpo fora de dimensão para que a pessoa possa atravessar objetos sólidos, como portas de madeira

https://www.reddit.com/r/interestingasfuck/comments/td66li/this_is_the_united_states_patent_publication_for/

comment image

Lucas
Lucas
17 agosto de 2019 1:08 pm

HOMEOPATIA NA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Bate-papo com a professora Dra Edazima Bulhões, especialista em homeopatia, sobre a criação da disciplina obrigatória Homeopatia e Práticas Integrativas da Faculdade de Medicina da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

https://www.youtube.com/watch?v=Qj9IpJckyXQ

Lucas
Lucas
14 agosto de 2019 11:16 pm

Gastos com práticas integrativas no SUS correspondem a 0,008% das despesas ambulatoriais e hospitalares

http://observapics.fiocruz.br/pics-consomem-0008-dos-gastos-do-sus-com-procedimentos/

Andre Luiz
Andre Luiz
17 janeiro de 2007 11:52 am

Ótimo post!!! Dá pra exercitar os chakras e sentir o bem estar de estar em perfeito funcionamento do fluxo energético! Thanks, Acid!!!!!
Que Ele te abençoe!
 

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
24 fevereiro de 2006 9:11 pm

sim, sim, Kika…

Cristian
Cristian
28 fevereiro de 2006 10:03 pm

Texto bom d+, gostei muito do diagrama dos canais de energia e das figuras representativas dos chakras, obrigado pela postagem.

[]’s

Mi.
Mi.
1 março de 2006 2:30 am

Nao entendi muito bem o “criar”.
Necessariamente preciso emitir sons para ‘criar’? Não poderia ser uma oraçao em pensamento?
Tenho muitos familiares evangélicos que insistem que tenho que ‘orar’ em voz alta, mas tenho muita dificuldade pois adoro o silêncio…

 Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
1 março de 2006 12:17 pm

Depende de onde vc quer atuar, Mi. Se no astral, o pensamento já é suficiente. Já para atuar no fisico, ou no etérico, muito próximo ao físico, o som se faz necessário.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
22 outubro de 2008 11:22 pm

Coloquei um vídeo no fim do post sobre os chakras. Muito bonito.

Marcel
Marcel
1 julho de 2008 6:21 pm

Um video legal sobre chakras, especialmente para você Coringa!! (risos) Aí você não precisa pegar mais a música do Kubrick!! Ou não, né? 🙂

http://somostodosum.ig.com.br/blog/blog.asp?id=9577

Abraços pessoal!! 🙂

Coringa
Coringa
1 julho de 2008 10:24 pm

Valeu, Marcel! Ótima indicação :))

Abraço

Renato
Renato
26 outubro de 2008 12:51 pm

Um pequeno aviso. Encontrei por acaso, uma copia desse seu post em outro site.

(http://www.viagemastral.com/gva/viewtopic.php?f=5&t=1064)

Pelas datas, acredito que te copiaram!

Anônimo
Anônimo
21 novembro de 2010 10:46 pm

O prof. Wagner Borges explica:

http://www.youtube.com/watch?v=OlBoVMdar9Q

Lucas
Lucas
7 julho de 2010 11:53 am

David Icke – Falando Sobre os Chakras – Legendado
>>>
http://www.youtube.com/watch?v=zeNvs92IOnY
>>
AMAZING !!!
>
😀 😀 :D.

Martyn Stubbs
Martyn Stubbs
4 janeiro de 2011 1:43 pm

Mãos de Luz – Um guia para a Cura através do Campo de Energia Humana Barbara Ann Brennan “Barbara Ann Brennan licenciou-se em Física, tendo posteriormente tirado um mestrado em Física Atmosférica, o que lhe possibilitou um trabalho de investigação na NASA, mais concretamente no Goddard Space Flight Center. Mais tarde, participou em inúmeros projectos ligados ao estudo do Campo de Energia Humana, projectos esses que tinham como base pressupostos científicos e materiais. Contudo, e talvez devido às suas próprias experiências enquanto criança (ela via os campos de energia à volta das árvores e dos animais, segundo é descrito no… Read more »

Martyn Stubbs
Martyn Stubbs
13 fevereiro de 2011 5:16 pm

A FONTE DA JUVENTUDE – Peter Kelder – Livro 1 e 2 Este livro revela os segredos dos lamas tibetanos para deter a ação do tempo e minimizar os efeitos negativos do envelhecimento. Baseado num ritual mágico praticado há milênios nos mosteiros do Tibete, o sistema consiste em um conjunto de exercícios físicos muito simples que praticados diariamente produzem efeitos milagrosos, garantindo a vitalidade, a saúde e a juventude perenes. Esta nova edição, com ilustrações e dicas de alimentação, traz um capítulo extra – O Capítulo Perdido – encontrado recentemente entre as anotações de Peter Kelder. O autor conta a… Read more »

Martyn
Martyn
23 setembro de 2011 8:27 am

Fonte da Juventude !!!

5 Ritos Tibetanos, Peter Kelder

http://youtu.be/eOoRtx-GNeI

Mariana Ferrão (Bem Estar) ensina 5 ritos Ritual Tibetano – Jô 25 05 2011

http://youtu.be/btuPxWCf89Y

Anônimo
Anônimo
15 julho de 2018 7:45 pm

528 Hz ❯ MIRACLE TONE ❯ Love Frequency ❯ The Pure Tone Frequency Meditation Music

https://www.youtube.com/watch?v=q7znj7pAAFA

Lucas Oliveira
Lucas Oliveira
6 maio de 2016 12:24 pm

Korean Researchers Claim Scientific Evidence for Meridians

buddhistdoor.net/news/korean-researchers-claim-scientific-evidence-of-meridians

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
27 fevereiro de 2006 9:59 pm

Foi publicado no blog anterior, de forma incompleta. Era essencial que fosse publicado aqui para o entendimento dos próximos posts.

Anônimo
Anônimo
27 fevereiro de 2006 7:46 pm

Esse post já apareceu aqui. Por que está se repetindo? Tem um objetivo?

Bruno H.
Bruno H.
24 fevereiro de 2006 9:20 pm

Muito bom Acid!
A animação do “homem chafariz” também!

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
24 fevereiro de 2006 9:26 pm

Dica: pra exercitar determinado chakra, visualizem a imagem dele, enquanto entoam o mantra, fazendo o corpo vibrar e sua visão ser estimulada pela cor certa

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
24 fevereiro de 2006 11:57 pm

cola no browser o end. http://www.saindodamatrix.com.br/archives/ e acrescenta no final:

chakra-sahashara.gif
chakra-ajna.gif
chakra-vishuda.gif
chakra-anahata.gif
chakra-manipura.gif
chakra-swadsthana.gif
chakra-muladhara.gif

Íris
Íris
25 fevereiro de 2006 2:17 pm

Já pratiquei a elevação da Kundaline, no Yoga. Nas aulas conseguia muita tranquilidade, em casa também… mas em casa senti q a energia não passava do chacra coronário… uma sensação muito desconfortável…

Íris
Íris
25 fevereiro de 2006 2:24 pm

Coronário? rsrsrs…
Quis dizer cardíaco…

0ne
0ne
25 fevereiro de 2006 6:52 am

Vivemos, na maioria dos casos, em função de nossos instintos e comportamentos animalizados e de acordo com essa atual “consciência social”, e o que isso tem haver com os Chakras?
A concluão é de que estamos, a nível energético, estagnados nos 3 chakras básicos e portanto ligados a sexualidade, sobrevivência, poder, medo, dominação, vitimismo e etc…
O interessante é que o Timo, a grândula do coração ligada ao Chakra superior Anahata, vai se atrofiando, justamente quando começamos a enfrentar a “batalha” pela vida ou entramos na tal “consciência social”:
http://www.fraternidaderosacruz.com.br/livrosonline/glandulas/mge_4.htm
http://www.bioturmas.hpg.ig.com.br/timo.html

Vandall
Vandall
25 fevereiro de 2006 6:04 pm

Todo mundo fala desses chakras ,inclusive no reiki que faz uso do reequilibrio dos mesmos … Eu vejo pessoas dizendo que obtem muita paz com o reiki ,que funciona 100% , mas eu mesmo não sinto nada …..e olha que tenho até o nivel 2 … As pessoas tendem a inventar , a aumentar os fatos do dia a dia , sou homem , e hipersensivel , então tiro por mim , que isso é pura invenção de pessoas sensacionalistas …. O reiki sequer me da mais paz ou harmonia e etc …. Eu acho que ao invez de equilibrar… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
25 fevereiro de 2006 6:18 pm

O Reiki é um paliativo. O equilíbrio interno é a cura. Não se pode criticar o Engov só porque as pessoas enchem a cara de cerveja. Precisa-se, sim, criticar as causas da certos comportamentos…

Felipe F
Felipe F
25 fevereiro de 2006 8:25 pm

Acid, otimo texto. Tem um artigo da SCA que trata do uso do som nos ritos antigos e sua relação com as forças ocultas:
http://www.sca.org.br/opusculo/MusicadasEsferas.pdf
axo que vc deve gostar
abraço

Biltís
Biltís
25 fevereiro de 2006 8:33 pm

Eu acho que a evolução da medicina é a auto-cura.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
25 fevereiro de 2006 10:47 pm

Putz, que coisa maravilhosa, Felipe! Valeu!

Íris
Íris
26 fevereiro de 2006 11:05 am

É interessante observar que a respeito da música, os místicos orientais não usavam as notas fa e si (por ser um intervalo de meio tom, provoca uma “quebra da harmonia”). Estas duas notas eram consideradas profanas. Nos mantras elas não são tocadas, provocando sempre um som harmonioso. (Se vocês tiverem um instrumento musical, façam o teste).

Biltís
Biltís
26 fevereiro de 2006 11:58 am

Íris

Os acordes menores geralmente têm a carecterística de passar melancolia quando são tocados.
Assim são construídas as músicas mais tristes e introspectivas.
As notas inteiras e os acordes maiores produzem melodias mais alegres.
No oriente a afinação e o sistema musical são totalmente diferenes.
Lá eles têm as “comas” que serias 1/3 de uma nota por exemplo.
Os mantrans sagrados precisam ter uma tonalidade sempre energética.
Por isso não entram o Fa e o Si, que são intervalos menores.

Shaolin Monk
Shaolin Monk
26 fevereiro de 2006 2:06 pm

Muito bom o texto. Sobre a palavra ser a força criadora do universo, penso que a passagem Bíblica que diz: “Tudo o que o homem der nome, assim será chamado” (Não sei onde está) quer dizer por exemplo que se uma pessoa se auto-denomina fraca assim ela será. Muitos dizem que não setem nada quando praticam modalidades como o Yoga, Tai Chi e o Chi Kung, mas isto não é verdade, pois mesmo que ela não veja aura e não sinta “nada” de imediato, ao longo da prática ela desenvolverá um sistema imunológico muito mais reforçado. Muitos alunos meus que… Read more »

Kika
Kika
24 fevereiro de 2006 8:00 pm

Acid: Na janelinha que aparece quando passamos o mouse em cima (não sei o nome disso), diz que o chakra muladhara está ligado às glândulas supra-renais.

É isso mesmo?

Íris
Íris
26 fevereiro de 2006 2:48 pm

É verdade, Shaolin. E é muito válido continuar, mesmo que não tenhamos visto os resultados. Pratiquei o Budismo durante quatro anos e até concordava com muitos conceitos. Só agora, no entanto, é que sinto uma vontade maior de ir além. Ás vezes, tudo parece perdido, mas é necessário destruir antes de construirmos algo, não é? Acredito que os ensinamentos antigos possam servir de base – principalmente porque nosso sistema de educação não estimula a criatividade, mas sim a mera cópia. Com o tempo seremos capazes de criar – e não é isso que temos feito? – mas, sem dúvida, é… Read more »

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.