CONTATO

Por Henrique Cezar da Silva, baseado no trabalho de final de curso apresentado à prof.ª Cristina Bruzzo, no programa da pós-graduação da FE/Unicamp, e adaptado pro blog por mim (o original pode ser lido aqui). Não é recomendado ler o artigo para além da “introdução”, pra quem não viu o filme. Recomendo veementemente este filme a todos. Simplesmente uma jóia rara no mundo do cinema que vai ser mais valorizado com o passar do tempo.

CONTATO

INTRODUÇÃO

Contato, do diretor Robert Zemeckis, é um filme de ficção científica de 1997, adaptado do romance homônimo do cientista norte-americano Carl Sagan (que criou a Série Cosmos), tendo como atriz principal Jodie Foster no papel da Drª Eleanor Ann “Ellie” Arroway. O filme conta a história de uma cientista e sua incessante busca por contato com alguma civilização extraterreste. Eleanor Arroway é uma radioastrônoma que consegue, depois de muita dedicação pessoal e anos de luta, descobrir um sinal extraterrestre transmitido a partir da estrela Vega. A partir daí temos o desenrolar de como a humanidade vai lidar com essa notícia, o conflito entre ciência e religião, ética, razão e fé.

Mas o filme é, antes de tudo, uma reflexão sobre a existência.

Fazendo uso preciso e apaixonado do conhecimento científico, Carl Sagan constrói um enredo que gera expectativa a cada passo e nos aproxima de problemas que não cansam de desafiar a imaginação dos homens. As perguntas sobre a existência de Deus, por exemplo, ganham aqui uma tonalidade nova, à luz do estranhamento produzido pelo contato com um mundo muito diferente do nosso. Enquanto nos captura com sua ficção científica, Sagan também nos convida a contemplar os mistérios do Universo, a experimentar o deslumbramento que alimenta os místicos, os cientistas e os poetas.

O enredo é baseado em pesquisas científicas sobre vida extraterrestre inteligente, das quais o próprio Sagan participou, como o SETI, criado na década de 60 por Frank Drake, e que visa captar algum sinal inteligente proveniente do espaço.

Um dos pontos altos do filme, além da interpretação de Jodie Foster, são os efeitos visuais, produzidos pela mesma equipe da Industrial Light and Magic (ILM) que trabalhou com Zemeckis em Forrest Gump. Só não pense que vai ver cenas deslumbrantes em CGI, como em Jurassic Park. Assim como em Forrest Gump, os efeitos são praticamente invisíveis, estando à serviço da história.

Este é um filme que pode ser abordado de muitas formas. E nenhuma delas dará conta de tudo. Escolhemos abordar Contato pela questão do espaço e sua relação com o tempo. Neste filme a idéia de espaço não remete apenas a idéias e conceitos físicos, da astronomia, da cosmologia, da teoria da relatividade geral e restrita, mas a sentimentos, valores, afetividade, memórias. Entre outras coisas, esse filme que trata de extraterrestres, de viagens através do universo, de representações do universo segundo as teorias físicas atuais, põe em relevo aspectos éticos, morais, psicológicos e inconscientes dos personagens. Por isso optamos por falar do espaço de forma polissêmica. O espaço interior da personagem Ellie, sua viagem “psicológica”, seu passado, sua história de vida, seus sentimentos, sua memória. A Terra, espaço da única civilização e das únicas formas de vida que conhecemos até o momento. E o espaço exterior, relacionado ao universo, sua viagem pelas galáxias, onde a admiração de Ellie não consegue descrever o extraordinário, dizendo simplesmente: “Eu não fazia idéia!…É pura poesia!…“. O filme, portanto, nos permite pensar os múltiplos sentidos que a palavra e as imagens do espaço, na tela ou na nossa (in)consciência, sugerem.

AS IMAGENS DO ESPAÇO

Só a cena de abertura é uma das mais lindas cenas do cinema e da arte científica como um todo:

No início, o vazio sonoro e a escuridão na tela, se rompem com a imagem luminosa da Terra e os “sons” de TV que começam a viajar pelo espaço. Viajamos juntos pelo espaço e pelo tempo. Partindo da Terra, as ondas de rádio que transportam sons e imagens da TV se afastam na velocidade espantosa da luz, passando pelos planetas, até perderem-se no espaço, saindo da nossa galáxia. Já na abertura podemos ver a relação entre tempo e espaço. Enquanto nos afastamos da Terra, as falas em off nos remetem a fatos da história cada vez mais no passado, como a chegada do homem à Lua, a morte de Kennedy, o fim da segunda guerra mundial, a ascensão de Hitler na Alemanha. De uma distância absurdamente grande da Terra, a imagem se transforma, penetrando no olho de Ellie, como se penetrasse em sua alma, o espaço da sua memória. O olhar, “janela da alma, espelho do mundo”.

A casa de Ellie

Contato filme

O filme inicia com a casa de Ellie na sua infância. Nas cenas iniciais, estamos dentro de lar aconchegante, quente, silencioso, seguro. A figura do pai de Ellie nos ajuda a compor essa imagem. O pai a coloca na cama e a envolve com o cobertor. O pai é o ser mais velho e experiente que nos ensina. É o responsável pelos primeiros passos do nosso desenvolvimento ético e intelectual. É este pai que aparece no filme, sempre ensinando algo a Ellie. No caso da Terra-casa somos órfãos, estamos à nossa própria sorte. Em algum “lugar” (no céu) existiria um pai. O que redime de certo modo nossa culpa, minimiza nossa solidão, justifica nosso crescimento, nosso caminhar para além da infância. É ele quem irá nos ensinar.

No entanto, a casa de Ellie é uma casa incompleta, pois falta a mãe, que morrera em seu parto, e depois se tornará completamente vazia com a morte do pai aos seus nove anos. Essa incompletude, também nas cenas iniciais, está relacionada – no imaginário da personagem – a uma busca. O que é incompleto chama por complementação. Onde estará a mãe? Será possível se comunicar com ela? Estranha dimensão onde se situam os entes queridos que se foram. Na imagem da ausência da mãe de Ellie percebemos um desejo de reencontro, o desejo de busca, o desejo de vencer as limitações da distância e do tempo. Se voltasse no tempo, poderia encontrar sua mãe, se encontrasse um atalho no espaço-tempo, poderia ir ao seu encontro. É assim que podemos ver a menina Ellie diante de seu aparelho de radioamador, tentando vencer as distâncias que limitam os contatos. Esses sentimentos se amplificam com a morte do pai. A diferença é que o pai é uma experiência viva, tocada, sentida. Com sua morte, a falta, a incompletude, tornam-se incomensuráveis.

No filme, o passado, a casa, o pai sempre retornam à memória de Ellie. Fazem parte dela, como algo presente. Numa das cenas de retorno ao seu passado, à infância feliz, à casa incompleta, vemos o velório do pai. É interessante como essa seqüência trabalha o vazio da casa de Ellie enquanto criança, após a morte do pai. Embora cheia de gente para o velório, inclusive outras crianças, Ellie entra na casa imperceptível, como se não houvesse ninguém, sem falar com ninguém, sobe as escadas e aciona seu radioamador, chorando. É a falta de comunicação que torna a casa vazia, e não a presença / ausência de pessoas.

A busca, a necessidade do contato com algo além das “nossas” dimensões, do espaço e do tempo conhecidos, se transforma em profissão. Nesse momento do filme assistimos a uma elipse vertiginosa. A menina se transforma numa mulher adulta. A aprendiz de radioamador se transforma numa radioastrônoma. O brinquedo se transforma em profissão. O pequeno e limitado aparelho de radioamador se transforma na gigantesca antena do radiotelescópio de Arecibo, Porto Rico. Sua busca por contato, por comunicação, se transforma em hipótese científica: existem seres inteligentes em outros planetas do universo? A casa se transforma na Terra.

Contato (Ellie)

Vencendo os limites do tempo e do espaço

A casa é nosso primeiro universo.

Gaston Bachelard; A poética do espaço

Sendo espaço incompleto, a casa de Ellie não basta enquanto universo, pois o que falta deve estar em outro lugar, em outro espaço, em outro tempo. É assim que a Ellie criança, nas cenas iniciais, pergunta ao pai se seria possível entrar em contato com mãe. Quais os limites do espaço-tempo?

“A nossa espécie descobriu um meio de se comunicar através da escuridão, de transcender as imensas distâncias. Nenhum outro meio de comunicação é mais rápido, nem vai mais longe. É o rádio”.

Carl Sagan; Pálido ponto azul: uma visão do futuro da humanidade no espaço

A busca de contato que resume a vida de Ellie pode ser também concebida como uma luta para vencer os limites do espaço e do tempo. Nas cenas da morte do pai – outro retorno ao seu passado no filme – vemos Ellie correndo para buscar o remédio que poderia ter salvado o pai. Ela corre para cima, sobe as escadas. Agora, em câmera lenta, o corredor parece interminável, sua velocidade parece pequena, o tempo parece infinito, sua corrida parece uma luta. Mas, segundo Einstein, o tempo é relativo, e no andar de baixo o tempo corre, a morte não espera. Não conseguir vencer o corredor, chegar a tempo, não conseguir salvar o pai vai se transformar na pior lembrança da vida de Ellie, vai se transformar em culpa. Vencer as limitações do espaço e do tempo é uma questão de vida ou morte.

Essa luta de Ellie passa pela sua pesquisa de doutorado, que foi o aperfeiçoamento da sensibilidade dos radiotelescópios, permitindo a captação de ondas de rádio provenientes de maiores distâncias. Mas há uma barreira física para vencer grandes distâncias: o limite máximo da velocidade da luz, um dos postulados básicos da Teoria da Relatividade de Einstein. Mas a ficção científica tem encontrado alguns caminhos que hoje vêm sendo discutidos pelos físicos. As complexas equações da Teoria da Relatividade Geral geram soluções interessantes. Uma delas é “velocidade de dobra” da nave USS Enterprise, do filme Star Trek (Jornada nas Estrelas), em que o espaço-tempo é deformado, encurtando-se na frente da nave e alongando-se atrás. Outra possibilidade está nos chamados wormholes (buracos de verme), previstos pela teoria de Einstein e que, dentro das nossas limitações imaginativas e sem o auxílio da matemática, podem ser concebidos como túneis no espaço-tempo plástico. Isso possibilita à imaginação conceber viagens a enormes distâncias interestelares em poucos segundos. E é assim que Ellie viaja ao encontro do ET em Contato. Para quem está na Terra, ela não saiu daqui e se passaram apenas alguns segundos. Para quem fez a viagem, terá percorrido distâncias astronômicas, intergalácticas, e terão passado horas. Sua viagem na Máquina é uma viagem simultânea no tempo e no espaço. A Teoria da Relatividade nos dá alguma esperança de contatos distantes, de vencer o universo, de viajar por ele. E, vencido, Ellie reencontra seu pai (ou pelo menos a imagem deste).

A TERRA COMO A NOSSA CASA

Terra

Outras casas: o universo habitado

Segundo Bachelard, as imagens da casa seguem dois sentidos: estão em nós assim como nós estamos nelas. A casa está associada aos valores da intimidade protegida, é o nosso canto do mundo, onde nos enraizamos, é nosso primeiro universo.

Todo espaço verdadeiramente habitado traz a essência da noção de casa.

Gaston Bachelard; A poética do espaço

O modelo coperniano, colocando a Terra em movimento ao redor do Sol, exigiu da imaginação dos homens um universo maior, o que implicou numa mudança de escala. Já Giordano Bruno, a partir do modelo de Copérnico, considerou-o infinito e infinitamente habitado. O homem perde seu privilégio como ser especial perante Deus. Se a Terra não é especial, porque haveria de ser o único planeta habitado?

A ciência, que experimentou um avanço sem precedentes entre o final do século XX e início do século XXI, trouxe a Lua e os planetas para o nosso quintal. Creio que a concepção, hoje bastante veiculada, da Terra como a nossa casa seja bastante recente. E a ciência busca incessantemente outras casas e outras formas de vida nesse universo, ainda que as enormes distâncias limitem nossas possibilidades de comunicação e contato.

Mas se Ellie, em sua infância, vencia esses limites, o Homem, ultrapassando sua “infância tecnológica”, não poderá vencê-los? Há uma esperança teórica na Relatividade Geral de Einstein. Nesse sentido, a elipse de Contato, que já comentamos, se aproxima da famosa elipse de 2001: Uma odisséia no espaço, de Stankey Kubrick, quando o hominídeo descobre o osso como uma arma / instrumento e o atira para cima. A imagem do osso subindo, lutando contra a gravidade, se transforma numa nave viajando leve pelo espaço sideral. Um salto tecnológico, o progresso de uma ferramenta, de um desejo, uma vitória contra o espaço e a gravidade.

Mas em Contato o desenvolvimento científico-tecnológico é, simultaneamente, condição para vencer esses limites e obstáculo, na medida em que esse desenvolvimento, sem uma orientação ética-moral, pode levar à “destruição da Terra”, à destruição desse planeta não enquanto planeta, mas enquanto casa, morada, lugar do homem e da Vida.

Nas entrevistas para escolha do tripulante da máquina, quando indagam o que Ellie diria ao extraterrestre se tivesse que fazer uma só pergunta, esta responde que perguntaria como eles conseguiram sobreviver à infância tecnológica sem se autodestruírem.

A casa em meio ao universo

A casa é sempre a habitação, é sempre a morada de alguém. A imagem da casa atrai a imagem de seus habitantes. Preenchemos as outras casas com nós mesmos, porque toda casa é uma casa como a nossa, ainda que na realidade sejam bem diferentes. Mas a casa é também espaço de nossas solidões. Entre duas casas há sempre uma certa distância, assim como há sempre uma possibilidade de comunicação, e uma secreta, e às vezes indiscreta, curiosidade. É assim que a imagem da Terra/casa atrai a imagem da solidão. O universo construído pela física atual nos torna imensamente solitários.

A associação entre Terra, casa e Vida, sendo este, até bem pouco tempo, o único planeta que conhecíamos, se estende em nossa imaginação para outros lugares no universo que desconhecemos. A associação é tão forte que, após a bomba de Hiroshima, falamos em destruição da Terra, quando na verdade não seria o planeta propriamente que seria destruído, mas a sua qualidade de planeta habitável. Assim que a Terra perdeu seu lugar privilegiado e central no universo, estas extensões imaginativas puseram vida em tudo quanto é lugar no universo. No século XVI, Kepler já imaginava habitantes na Lua. Depois foram os marcianos e os venusianos. E hoje, é a imagem que temos do sistema solar, com nove planetas e apenas um habitado, que leva os cientistas a selecionarem possíveis mundos para procura de vida. Se o céu agora pode ser também o lugar da vida, antes limitado a Terra, qual será o lugar dos deuses e dos mortos?

Mas o melhor argumento para a existência de vida extraterrestre inteligente é a própria dimensão do universo. Numas das cenas iniciais, o pai de Ellie lhe responde: “Se só nós existíssemos seria um tremendo desperdício de espaço”. Frase que depois é repetida por Palmer Joss (teólogo e ex-seminarista que terá um romance com Ellie).

Mas de que espécie de incompletude sofre nossa casa-Terra? De uma deficiência ética-moral. Nossa casa-Terra é um lugar inseguro, está sempre no limite da autodestruição, no limite do inabitável. Como cuidamos, como conduzimos, como vivemos a nossa casa? Essas questões fazem parte do enredo de Contato.

Um mundo desorientado

Para Carl Sagan, o mundo atual está moral e eticamente desorientado, em grande parte pela falta da aplicação de um aspecto que ele considera fundamental no método científico: o ceticismo. No filme há dois personagens arquétipos: um representa os indivíduos bons, o outro, os indivíduos maus. A ciência não está imune a esses indivíduos e, como toda a sociedade de Carl Sagan, parece ser o resultado exclusivo de nossas escolhas individuais. É desta forma que a cientista boa, representada pela personagem Eleonor Arroway (ou Ellie) se contrapõe durante quase todo o filme ao cientista mau, representado pelo personagem David Drumlim (Tom Skerritt). É ele quem corta o financiamento do projeto SETI, e que está por trás do quase cancelamento do contrato do uso do VLA pela equipe de Ellie. Opositor da pesquisa de busca de vida extraterrestre inteligente, ele, oportunista, assume a liderança da pesquisa quando é feita a descoberta por Ellie. Bom e mau não se referem aqui aos critérios da carreira acadêmica. David Drumlim é reconhecido como excelente cientista, foi orientador da tese de Ellie e é assessor de ciência da Casa Branca, chefe da National Science Foundation. É no aspecto ético e moral que o filme os diferencia radicalmente.

A construção da imagem da cientista boa ganha muito com a própria imagem construída pela mídia sobre a atriz Jodie Foster. Segundo o diretor e a viúva de Sagan, Jodie Foster foi a primeira e única escolha para o papel, pois ela representaria melhor do que ninguém uma figura honesta, inteligente e humilde, de um comportamento ético e moral inquestionável.

Contato filme

Muitos cientistas têm se preocupado nas últimas décadas com a questão moral e ética da ciência. Principalmente depois que os físicos “conheceram o pecado”, nas palavras de Oppenheimer, chefe do Projeto Manhattan (que criou a primeira bomba atômica).

“Nenhum período da história foi mais penetrado pelas ciências naturais nem mais dependente delas do que o século XX. Contudo, nenhum período, desde a retratação de Galileu, se sentiu menos à vontade com elas.”

Eric Hobsbawn

A associação da ciência, ou da racionalidade científica, com a integridade ética e moral dos indivíduos é forjada há mais de um século, principalmente pelo positivismo do século XIX e início do século XX. A crença era de que a ciência não só melhoraria enormemente nossas vidas, como nos tornaria melhores enquanto pessoas. O positivismo – mais do que uma concepção de conhecimento – é muitas vezes pensado como um atributo do homem. Essa imagem da ciência parece não se sustentar mais nos dias atuais, assim como a imagem do cientista quase como um ser de outro mundo, indiferente, impassível, incorruptível e imune às contraditórias características dos demais seres humanos. Ellie não deixa de ser uma excelente cientista porque possui subjetividade ou é inconsciente com relação ao alcance moral de suas pesquisas.

No filme, tanto a ciência quanto a religião fazem parte desse mundo ética e moralmente desorientado.

Contact poster

Outro personagem eticamente (quase) perfeito no filme, que representa o lado religioso do enredo, é o reverendo Palmer Joss (Matthew Maconaughey). Mais do que representar uma religião, Joss representa uma espécie de espiritualidade. E o encontro entre a ciência e a espiritualidade no filme se dá através de uma relação amorosa entre Ellie e Joss. Essa relação pode significar também o casamento entre o ceticismo e a admiração. E é nos encontros (e desencontros) entre esses dois personagens que transita o símbolo da orientação, a bússola moral e ética da verdade. Uma bússola é trocada entre os dois personagens nas várias cenas em que a verdade e a sinceridade entre eles parecem ameaçadas. A primeira cena em que aparece a bússola é quando Palmer Joss conhece Ellie num bar em Arecibo, Porto Rico. Na conversa ela se esquiva das perguntas de Joss sobre suas pesquisas no observatório. É quando Joss lhe dá a bússola de presente num tom irônico. Essa cena remete a dois dos temas mais abordados por Sagan em seus trabalhos: a questão da divulgação da ciência e do desconhecimento da população em geral sobre as atividades dos cientistas e aspectos referentes à produção do conhecimento científico-tecnológico atual (no caso, a militarização). Palmer Joss comenta como a população local se refere ao observatório de radioastronomia, chamando-o de El Radar e associando-o com trabalhos militares de espionagem. Essa associação revela a dualidade do desenvolvimento científico-tecnológico atual, presente, por exemplo, na questão da energia nuclear. A militarização das pesquisas científicas é uma das questões abordadas no filme e encarnada na personagem Michael Kitz (James Woods). A militarização representaria um desvio dos objetivos da ciência.

Com a contraposição entre Ellie e Drumlim, dois cientistas, o filme não coloca a ciência como símbolo ou lugar da integridade ética e moral humanas. A verdade, no filme, mais do que uma questão epistemológica, é uma questão ética e moral. A própria ciência, nesse sentido, precisa de uma bússola. Ao falar sobre E. Teller, Sagan diz:

“Hoje as nossas setas envenenadas podem destruir a civilização global e, muito provavelmente, aniquilar a nossa espécie. O preço da ambiguidade moral é agora demasiado elevado. Por essa razão – e não por causa de sua abordagem do conhecimento -, a responsabilidade ética dos cientistas também deve ser elevada, extraordinariamente elevada, ineditamente elevada”.

Carl Sagan; O mundo assombrado pelos demônios

E é na atitude de Ellie em relação ao seu contato com o extraterrestre que o filme passa sua receita de orientação. Embora não seja a ciência o símbolo da moral e da ética, esses conceitos aparecem nos trabalhos de Carl Sagan relacionados ao equilíbrio entre duas características que, segundo ele, são partes fundamentais do pensamento científico: o ceticismo e a admiração.

Contato filme

Quanto à Verdade, o filme a apresenta sob duas formas: a objetiva, relacionada à ciência, e a subjetiva, relacionada à experiência religiosa. Embora a admiração nos leve em direção cega à segunda, apenas o ceticismo poderia nos manter no bom caminho do meio. É assim que vemos passar, em meio às multidões desorientadas, o carro da ciência, do ceticismo, da verdade… Verdade enquanto postura ética-moral, representada pela personagem Ellie.

Nesse mundo desorientado, ao assistirmos ao filme quase ficamos atordoados pelas imagens da mídia, apresentadas como um verdadeiro caos, mediando a distância enorme que separa os indivíduos dos fatos, sejam eles científicos ou não. O diretor usa e abusa de imagens da mídia. Às vezes colocadas no plano principal, no lugar da imagem do filme; às vezes, como um mosaico, ou peças de um quebra-cabeça, a tela se enche de pequenas telas, que alternam seus canais; às vezes como parte de uma cena em que os personagens assistem à TV. As imagens são sempre construções. Idéia que parece óbvia quando atribuída ao cinema, mas que não possui a mesma obviedade quando pensamos na televisão, nos telejornais. A mídia que aparece no filme é a mídia real americana, incluindo uma imagem pública do presidente Clinton. Aqui o diretor volta a utilizar um recurso técnico que aparece bastante no seu filme anterior Forrest Gump. Vemos então figuras famosas da mídia jornalística americana como “personagens” do filme. O extraordinário é que a fala do presidente Clinton foi, na realidade, exatamente aquela que aparece no filme. No entanto, quando ele pronunciou aquelas palavras (1996) estava dando uma entrevista coletiva sobre a descoberta de um meteorito marciano e com supostos sinais de bactérias fossilizadas.

A abóbada celeste

Universo

E o teto é em abóbada. Que grande princípio de sonho da intimidade é um teto em abóbada! Reflete sempre a intimidade em seu centro.

Gaston Bachelard; A poética do espaço

De fato, a representação mais íntima e aconchegante e – provavelmente – a mais antiga que fizemos do céu é a de uma abóbada. Algumas horas numa noite bem escura e estrelada e poderemos ver essa abóbada rodar sobre nossas cabeças. Nesta posição, o em cima e o embaixo são perfeitamente distinguíveis e nos sentimos como o centro do universo. Tudo que é terreno e pesado se move para baixo. O céu nos cerca, nos aninha e nos orienta no tempo e no espaço. Mas há séculos que deixamos de ser o centro. Que o Inferno e o Céu se misturaram. Nosso universo hoje nem sequer tem um centro. E estamos todos num ponto, um “pálido ponto azul“, como o fotografado pela Voyager 2 quando já estava para além da órbita de Netuno.

Pálido Ponto azul

“A Terra é um palco muito pequeno em uma imensa arena cósmica.
Pensem nos rios de sangue derramados por todos os generais e imperadores para que, na glória do triunfo, pudessem ser os senhores momentâneos de uma fração desse ponto.
Pensem nas crueldades cometidas pelos habitantes de um canto desse pixel contra os habitantes mal distinguíveis de algum outro canto, em seus freqüentes conflitos, em sua ânsia de recíproca destruição, em seus ódios ardentes.
Nossas atitudes, nossa pretensa importância, a ilusão de que temos uma posição privilegiada no Universo, tudo é posto em dúvida por esse ponto de luz pálida.
Para nós, no entanto, ela é diferente. Olhem de novo para o ponto.
É ali. É a nossa casa. Somos nós. Nesse ponto, todos aqueles que amamos, que conhecemos, de quem já ouvimos falar, todos os seres humanos que já existiram, vivem ou viveram as suas vidas.
(…) Todos num grão de poeira suspenso num raio de sol.”

Carl Sagan; Pálido ponto azul: uma visão do futuro da humanidade no espaço

A abóbada celeste está bastante presente em Contato, algumas vezes como ligação entre as cenas do presente de Ellie e as cenas de seu passado, de sua infância. Num dos primeiros encontros com Palmer Joss eles estão sob as estrelas, com a imagem do enorme radiotelescópio ao fundo. Ellie fala do céu, das estrelas, de Vênus, e Joss utiliza uma frase do pai de Ellie, o que a reporta ao passado, à sua casa. Numa outra cena, Ellie sai de seu chalé, também em Arecibo, olha para o céu estrelado que se transforma no céu de sua infância no dia da morte do pai, enquanto esperavam com seus telescópios pela chuva de meteoros. O céu como o lugar do passado está associado a outras imagens e cenas do filme, além da abóbada celeste, como na abertura do filme, que já comentamos.

Arrecibo Contato

O céu é assim, o lugar do presente, do futuro e do passado. De fato, nós e nossas máquinas apenas molhamos os pés no oceano cósmico que se estende para além da Terra. Mas nossa imaginação, nossos valores, emoções, concepções, modelos e teorias, já nos levaram para outras terras, ilhas, continentes, e civilizações para além da Terra.

Não importa o nosso aspecto, aquilo de que somos feitos ou de onde viemos. Desde que vivamos neste universo e tenhamos um talento modesto para a matemática, mais cedo ou mais tarde descobri-lo-emos.
Já aqui se encontra. Está dentro de tudo.
Não precisamos deixar o nosso planeta para o encontrarmos.
No tecido do espaço e na natureza da matéria, como numa grande obra de arte, encontra-se, em letras pequenas, a assinatura do artista.
Erguendo-se acima de humanos, deuses e demônios, subsumindo zeladores e construtores de túneis, existe uma inteligência que antecede o Universo.

Carl Sagan; Contato

Referência:
Ceticismo Aberto – O Contato de Sagan; por Kentaro Mori

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
115 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
...
...
6 julho de 2022 1:17 pm

Milionário compra sistema de radar da era da Guerra Fria de 25 pés de altura para ‘caçar OVNIs’

https://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-10985157/Hunt-UFOs-Millionaire-asks-public-newly-purchased-Cold-War-era-radar-system.html

Marcos Joaquim Evangelista
Marcos Joaquim Evangelista
4 julho de 2022 8:43 am

Bom dia, pesquisando sobre o filme ‘Contato’, de Robert Zemeckis, encontrei este belíssimo artigo. Na introdução é citado que o mesmo foi baseado no TCC de Cristina Bruzzo, mas o link postado para ter acesso ao texto original não dá acesso. Alguém poderia me ajudar? Ficaria muito agradecido.

Bono
Bono
5 janeiro de 2008 4:08 pm

“Sim, porque é da natureza humana gostar de ser observado e controlado. Não há nada mais desolador do que nos darmos conta de que somos absolutamente livres e que nada, mas nada mesmo, influi nas nossas ações, que competem somente a nós. Isso nos dá uma sensação de isolamento terrível. “Se ninguém olha por nós, então não temos importância nenhuma, somos nada” é o pensamento dominante da humanidade. O Echelon (ou seja lá que nome tiver) é, na verdade, um grande consolo.” –Lionheart E você ainda tem coragem de usar esse nick? O apelido mais adequado seria SHEEPHEART. Grandes consolos… Read more »

Verônica Tila
Verônica Tila
8 janeiro de 2008 10:09 am

Lionheart

Não subestime as pessoas.
Vai acabar se decepcionando.

😛

Um abraço

tiza
tiza
8 janeiro de 2008 5:16 pm

OFF-TOPIC A NEUROSE DO PARAÍSO PERDIDO – Uma proposta para uma nova visão da existência PIERRE WHEIL “O perfume do botão exclamou :-‘O dia desvaneceu-se, ah , dias felizes da primavera , e eu sou prisioneiro das pétalas !’ Não percas a coragem coisinha humilde!… ….A aurora perfeita está próxima , em que tu unirás tua vida à Vida eterna e em que tu conhecerás enfim o porquê de tua existência.” Rabindranath Tagore ( Lyirique cevei de corbeille fruits .Paris , Gallimard, 1971, pg. 70. A separatividade é uma fantasia , como um sonho e que provém de três fantasias… Read more »

Coringa
Coringa
8 janeiro de 2008 6:59 pm

Observatório de ETs:
“Parabólicas gigantes vasculham o cosmo em busca de extraterrestres, no projeto patrocinado por um dos fundadores da Microsoft”

http://www.terra.com.br/istoe/edicoes/1987/artigo67176-1.htm

observador
observador
9 janeiro de 2008 8:16 pm

Coringa Os Watchers a que te referiste são de uma época bastante conturbada e antes do aparecimento das grandes civilizações, pelo menos as dos livros de história. São os chamados Filhos de Deus do Gênese e se confrontaram com seres de outras procedências (Annunaki), gerando conflitos que são narrados no Ramayana e no Mahabharata, e que a “ciência” atordoada ocidental prefere tratar como mito. Nem todos os watchers se perverteram, apenas uma minoria, que foi regredida a dimensões inferiores às que evoluíam, ou seja, “caíram”. A maior parte dos que caíram encarnaram em corpos humanos na época ou se astralizaram,… Read more »

Coringa
Coringa
9 janeiro de 2008 8:44 pm

Prezado Observador,
Oportuna tua colocação…obrigado!

Particularmente, não analiso o assunto como ‘mito’ e muito menos como ‘realidade’…prefiro classificá-lo como ‘MÍSTICO’ (i.é., relativo a crenças em coisas sobrenaturais, sem base racional). Por outro lado, tais temas/textos podem servir de ‘referências’ para análises e/ou estudos históricos,antropológicos, arqueológicos, etc. e desta forma, esclarecer, de forma mais racional, fatos do passado.

DFW
DFW
27 janeiro de 2008 11:34 pm

Cara faz pouco que eu descobri teu blog… interessante…. é realmente um bom trabalho.
Sugiro um filme pra ti.
Adams Aebler (As maças de Adam). É um filme dinamarques, eu achei muito bom. Não tem nada a ver com contato, mas segue a linha desse blog.

Abraço

Anônimo
Anônimo
6 fevereiro de 2008 10:54 am

Aqui tem o filme Contato pra download, já esta legendado em portugues, som original em inglês.

Basta baixar todas as partes numa mesma página e descompactar.

http://www.4shared.com/dir/5584427/aa117fc/Contato_Voadores.html

Filipe
Filipe
8 fevereiro de 2008 12:26 am

Quero aproveitar esse post que fala de cinema, para cobrar um outro post sobre o documentario Zeitgeist.
Esse documentario ta rolando em alta ai na internet, e tem tudo a ver com o site, quero ver a opinião da gelera que frequenta o site. Eu achei simplesmente sensacional, somente vendo para comentar.

ai o endereço do documentario:

http://video.google.com/videoplay?docid=-1437724226641382024

Estou no aguardo do Post. Valeuuu

observador
observador
11 fevereiro de 2008 9:28 am

Filipe Em setembro de 2007, foi postado o texto Jesus:um mito neste espaço. Creio que poderás ter uma idéia do que as pessoas que aqui frequentam pensam sobre o assunto. Minha opinião sobre o video: muito bom e esclarecedor, principalmente no que tange a questões relacionadas ao poder bélico e econômico/financeiro que mantém todo este sistema caótico terrestre. Em relação a Jesus e a mais alguns personagens citados no começo e tidos como mitos construídos pelos poderes da época, creio que a abordagem não se sustenta porque se aproveita da descrença dos seres “pensantes” nos sistemas religiosos e governamentais para… Read more »

Coringa
Coringa
27 março de 2008 11:28 pm

Uma fantástica visão de nosso imenso universo (com legenda): http://www.youtube.com/watch?v=NYZNTsFTZ5w&feature=related Agora cinge os teus lombos, como homem; porque te perguntarei, e tu me responderás. Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Faze-mo saber, se tens entendimento. Quem lhe fixou as medidas, se é que o sabes? ou quem a mediu com o cordel? Sobre que foram firmadas as suas bases, ou quem lhe assentou a pedra de esquina, quando juntas cantavam as estrelas da manhã, e todos os filhos de Deus bradavam de júbilo? Ou quem encerrou com portas o mar, quando este rompeu e saiu da… Read more »

Lionheart
Lionheart
7 janeiro de 2008 3:28 pm

Verônica, não é que as pessoas “gostem” de ser controladas, elas “precisam” disso. Talvez seja um sintoma de imaturidade evolutiva, sei lá. Mas que isso é um comportamento dominante, eu não tenho a menor dúvida. Você, eu e talvez outros aqui somos exceções. 😥

F
F
8 janeiro de 2008 2:04 am
Célia
Célia
5 janeiro de 2008 8:16 pm

Ola Acid, como vai ?
Vi este filme a uns 20 dias, to revendo todos aqueles classicos, para não esquecer de qunado são bons.
Pena que não acho mais na locadora Blade Runner é um filme de ficção científica realizado por Ridley Scott em 1982, ilustrando uma visão negra e futurística de Los Angeles em Novembro de 2019.
Ma para mim a vida é sempre estar nascendo novamente, nunca para,
Abraços
Célia

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
6 janeiro de 2008 1:40 am

Blade Runner é um clássico da ficção cientifica, e merece ser revisto. Célia, saiu agora em dezembro em DVD a versão definitiva do diretor, o “Blade Runner Final cut”. No dvd ainda vem a versão original e a director’s cut, e um making off de 3 horas EXCELENTE. Procure-o na sua cidade. Se não achar… bem, tem na internet.

Lionheart
Lionheart
6 janeiro de 2008 2:54 pm

Bono, eu não disse que EU gosto de ser observado e controlado, me referi à maioria da humanidade. Isso é fato. Os fanatismos (religiosos ou ideológicos) estão aí pra comprovar o que eu disse.

Bono
Bono
6 janeiro de 2008 4:13 pm

Me descuple o mal entendido.

😐

Iza
Iza
7 janeiro de 2008 1:46 am

Oi oi caro acid!

desculpe usar o espaço pra fugir um pouco do assunto… mas gostaria muito de ler o que tem a dizer a respeito de drogas, especialmente entre jovens e pessoas com instrução acadêmica e espiritual.
forte abraço

tiza
tiza
7 janeiro de 2008 4:12 am

Acid, Já vi este filme há algum tempo ; mas envolvida com o post anterior, só hoje ví como seu post CONTATO ficou especialmente belo. A ciência por sua própria essência e objetivo precisa de muita aparelhagem construida e testada pelo homem para fazer contatos . Contudo trazemos conosco uma capacidade de percepção extra-sensorial ,uma mente livre de contestações quando engajada no Todo , e quando se comunga verdadeiramente com o Universo( e isto sem sonho ou poesia );dá-se conta que eles já estão aqui já faz tempo ; ou sempre estiveram ,e podem assumir formas quase humanas; não fosse… Read more »

fredrocknroll
fredrocknroll
7 janeiro de 2008 7:32 am

Realmente é engraçado esse post justo agora… iria comentar antes mas só pude agora… na semana anterior a q vc postou eu havia comprado esse filme excelente … é mt bom msm… não costumo postar, apesar de estar regularmente visitando esta pagina(e outras do genero), mas dessa vez abri uma excessão devido a um fato inusitado q me ocorreu no 1° dia do ano (q presente)… Voltando para ksa com minha esposa (q não acreditaVA em OVNIs ou coisas do genero) avistamos no céu um objeto se movendo de forma espantosa (para a distância aparente)… infelizmente pra mim, minha visão… Read more »

Verônica Tila
Verônica Tila
7 janeiro de 2008 7:36 am

Lionheart

“Se ninguém olha por nós, então não temos importância nenhuma, somos nada”

No “olhar” em questão, seria por quem gosta de mim, pra isso tenho familia (aqui e lá), amigos (aqui e lá) e Deus (por todos). Eu acredito.

No “olhar” do Echelon, é espionagem.

Não acho que seja um consolo saber que tem alguém observando o que faço por pura curiosidade.

Muito menos que seja o pensamento dominante da humanidade, gostar de ser observado e controlado.

Pense nisso.

Um abraço.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
7 janeiro de 2008 1:18 pm

Busca por ETs anuncia que precisa de mais voluntários

Aumento na sensibilidade do radiotelescópio de Arecibo leva o SETI@home a procurar mais voluntários. Desde que foi lançado, há oito anos, o projeto já reuniu mais de 5 milhões de participantes, que doam tempo livre de seus computadores para o processamento de ondas de rádio vindas do espaço.

http://www.estadao.com.br/vidae/not_vid104388,0.htm

Coringa
Coringa
7 janeiro de 2008 1:22 pm

E por falar em ANJOS e CONTATOS… A Queda dos Anjos é um episódio dos mais curiosos pelo que revela da natureza dos anjos e e seu papel fundamental na transformação da vida humana na face da Terra. De acordo com a lenda, estes anjos, chamados Watchers ou Vigilantes, ou ainda, Observadores, perverteram-se, em princípio, sexualmente, pois “deitaram-se com as filhas dos homens”. A seguir, todavia, eles se tornam ‘perversores’ de toda a Humanidade, já que foram os mestres de todas as artes que retiram o homem de uma condição de vida, aparentemente ingênua e modesta, limitada aos recursos que… Read more »

tiza
tiza
7 janeiro de 2008 3:24 pm

Coringa , Sei que vc disse “lenda “, sei que é improvável ; mas sei que não existem coincidências; e que o improvável é alimento do tempo; que os cosome ou comprova. No auge dos “contatos” e com TOTAL pânico ainda , levaram-me para internar-me.LÓGICO. Vesti uma camiseta de meu filho ,pega aleatóreamente(não conseguia beber nem comer nem dormir há muito tempo);escrita:”Space Invadors”(?) O engraçado é que só depois de muitos anos atentei para este fato.Não sou ligada em UFOS , acreditava serem mesmo anjos bons e maus …eu levava choques vindos do nada em minha cama ,recebia recados pela… Read more »

Lourdes
Lourdes
28 março de 2008 3:32 pm

“… Até aqui virás, porém não mais adiante;”.. “O tamanho e a idade do Universo sugerem que muitas civilizações extraterrestres, menos e mais avançadas, possam existir. A ausência de sinais positivos da presença de formas de vida pode ser explicada pelas enormes distâncias entre os corpos celestes, aliada a um desenvolvimento relativamente pequeno e recente dos métodos de análise da presença de formas extraterrestres de vida e ao enorme número de locais (estrelas e planetas) que devem ser rastreados nessa busca”. “O próprio Francis Crick propôs que o código genético pôde ter sido trazido a Terra por formas de vida… Read more »

Coringa
Coringa
28 março de 2008 11:50 pm

E por aí Lourdes, tvz possamos começar a entender nossa própria HISTÓRIA, substituindo as ‘crenças’ por CONHECIMENTO.

Coringa
Coringa
24 março de 2012 5:37 pm

Oi Maíra,

a resposta está lá: http://bit.ly/hLwmL0

abs

Anônimo
Anônimo
12 setembro de 2013 9:02 pm

Primeiro artefato humano deixa o Sistema Solar: Agora é oficial. A sonda americana Voyager-1 se tornou o primeiro artefato humano a deixar o Sistema Solar. E já faz um ano. A demora para o anúncio foi ocasionada pela dificuldade em interpretar os dados da nave, que está viajando há 36 anos rumo ao espaço interestelar. (…) “Agora que temos esses novos dados, acreditamos que esse é o salto histórico da humanidade no espaço interestelar”, diz Ed Stone, cientista-chefe das sondas Voyager. (…) A Voyager transporta um disco de ouro e uma placa com informações sobre o Sistema Solar, a Terra… Read more »

Anônimo
Anônimo
18 março de 2014 1:53 am

18/03/2014 Cientistas do Vaticano promovem busca por vida alienígena. Estamos sós no Universo? Esta questão está sendo focada em uma conferência científica liderada pelo Observatório do Vaticano e a Universidade do Arizona esta semana. Aproximadamente 200 cientistas estão participando da conferência chamada de “The Search for Life Beyond the Solar System: Exoplanets, Biosignature & Instruments” (A Procura por Vida Além do Sistema Solar: Exoplanetas, Bioassinaturas e Instrumentos), que iniciou em 16 de março e irá durar até o dia 21, na cidade de Tucson, estado do Arizona, EUA. (…) A conferência não é aberta ao público, mas o Instituto de… Read more »

Anônimo
Anônimo
23 abril de 2014 12:54 am

Dados captados pelo SETI podem estar mostrando que há vida inteligente em Kepler-186f. “Hontas Farmer , uma professora adjunta em ciências físicas de Chicago, com um MS da Universidade de DePaul, e que foca seu trabalho em astrofísica, escreveu um artigo surpreendente para o site science20.com” “Os dados ao vivo do SETI sobre o sistema solar Kepler-186 podem estar revelando evidências de vida extraterrestre. O SETI já pode ter visto sinais de satélite alienígenas.” (…) “Permita-me ser bombástica, baseada nos dados acima e eu direi que há uma probabilidade melhor do que 50% de Kepler-186f ter vida tecnológica.” (…) “…é… Read more »

Coringa
Coringa
29 maio de 2014 9:19 pm

‘Arqueologia, Antropologia e a Comunicação Interestelar’ é o novo livro lançado pela NASA! Este livro aborda questões relacionadas a antropologia extraterrestre, comunicação interestelar, exobiologia, arqueoastronomia, possibilidade de vida em outros planetas; além de matérias levantadas por astrônomos, físicos, engenheiros e cientistas da computação. Um dos capítulos trata da possibilidade de ter havido comunicação extraterrestre no passado. “Esses estudiosos estão lutando contra alguns dos maiores desafios que a humanidade terá de enfrentar se detectar um sinal rico em informações proveniente de outro mundo. Ao elaborar questões no núcleo da arqueologia contemporânea e da antropologia, podemos nos preparar muito melhor para o… Read more »

Anônimo
Anônimo
20 janeiro de 2015 6:05 pm

“Durando apenas milésimos de um segundo, astrônomos detectaram uma grande explosão de ondas de rádio, que teriam sido originadas de algum lugar além da Via Láctea. Os chamados ‘estouros rápidos de rádio’ são descritos na  Monthly Notices of the Royal Astronomical Society como pulsos fortes de energia que duram por apenas frações de segundos…”

Matéria: http://glo.bo/1CMvsDI

Lucas Oliveira
Lucas Oliveira
26 outubro de 2016 8:12 pm

Astrônomos afirmam que alienígenas estão emitindo raios laser na direção da Terra

radiomundial.com.br/banner-home/astronomos-afirmam-que-alienigenas-estao-emitindo-raios-laser-na-direcao-da-terra/

universetoday.com/131557/either-stars-strange-234-aliens-trying-contact-us/

techcrunch.com/2016/10/25/scientists-say-signals-from-certain-stars-are-probably-aliens/

independent.co.uk/news/science/aliens-proof-evidence-facts-stars-scientists-extraterrestrial-life-et-intelligence-a7377716.html

Lucas Oliveira
Lucas Oliveira
27 outubro de 2016 12:12 am

2001 National Press Club Event
youtube.com/watch?v=lkswXVmG4xM

The Secret NASA Transmissions The Smoking Gun2004
youtube.com/watch?v=6G8P8tH2F48

LunaCognita
youtube.com/watch?v=WlLN_Jcg1pc
youtube.com/watch?v=X-RPWhigpQg
youtube.com/watch?v=XyYto9H85Gw

Moon Rising
youtube.com/watch?v=fLgSm9zWWl0

Jodie Foster’s mystical flight Contact
youtube.com/watch?v=7pfOFCUjmEU

Patience’s the austerity supreme.

dhammawheel.com/viewtopic.php?f=54&t=28119

Lucas Oliveira
Lucas Oliveira
2 novembro de 2016 11:32 am

SETI Project Seeks Extraterrestrial Explanation for the Mystery of Tabby’s Star KIC 8462852, a star in the constellation Cygnus, perhaps better known by its nickname “Tabby’s Star,” captured headlines and the imagination of the world this year after its unexplained changes in luminosity drew a wide range of theories and explanations—from gigantic meteor fields to the work of alien technology. The mysterious heavenly body has now become the subject of renewed astronomical exploration as the US$100 million Breakthrough Listen project, which searching the cosmos for evidence of extraterrestrial life, is determined to get to the bottom of KIC 8462852’s secret… Read more »

Anônimo
Anônimo
17 fevereiro de 2016 9:33 pm

Megatelescópio na China para procurar aliens.

“…O megatelescópio permitirá aos investigadores detectar sinais de rádio de tão longe como dezenas de bilhões de anos-luz de distância. A esperança é que se possa detectar sinais de vida além da Terra, confirmando que não estamos sozinhos no universo…”

“…O telescópio terá um “disco” do tamanho de 30 campos de futebol. Sua precisão sem precedentes permitirá aos astrônomos examinar a Via Láctea e outras galáxias e detectar pulsares fracos…”

Matéria: http://bit.ly/1ROUnRs

Anônimo
Anônimo
6 março de 2016 11:43 am

Será? “…cientistas captaram outro grupo de sinais de rádio vindos do espaço, mas desta vez os sinais estão de fato se repetindo…” “Os sinais de rádio gravados são originários do que os cientistas chamam de ‘objeto muito poderoso’, localizado fora de nossa galáxia; um objeto que poderia provar, de uma vez por todas, que não estamos sós no Universo…” (…)”Estamos mostrando que, seja lá qual for a bateria que impulsiona estas FRBs (sigla em inglês para Rajadas Rápidas de Rádio), ela recarrega em minutos”, disse James Cardes, um professor astrônomo da Universidade Cornell. “A energia do evento é muito problemática.… Read more »

Maíra
Maíra
24 março de 2012 5:12 pm

Coringa, por favor, o que você acha sobre o projeto Blue Beam? Invasão alienígena seria apenas imagens produzidas artificialmente para enganar o povo. Será possível?

Coringa
Coringa
24 março de 2012 4:57 pm

Todos a bordo: Expresso Buraco de Minhoca vai partir. A novidade é que parece que não é tão difícil quanto se imaginava construir esses túneis que unem localidades diferentes do espaço-tempo – ou abrir portas para outros universos. “Você não vai precisar nem mesmo de matéria normal, com energia positiva,” garante Burkhard Kleihaus, da Universidade de Oldemburgo, na Alemanha. “Buracos de minhoca podem ser mantidos aberto sem precisar de nada.” Matéria: http://bit.ly/GX0IGf ====================================== Notícia “exótica” em vários sentidos: “O presidente Barack Obama brincou nesta quarta-feira, durante uma visita a Roswell, dizendo que não podia revelar se extraterrestres realmente visitaram esta… Read more »

Coringa
Coringa
18 janeiro de 2012 2:00 am

Talvez, mais importante do que nos comunicarmos com extraterrestres, seja este exercício de compormos mensagens – uma oportunidade para refletirmos sobre nós mesmos, sobre com o que nos importamos e como expressamos o que é importante para nós mesmos. “…Os seres humanos não conhecem nada de modo imediato; tudo o que conhecem deriva de uma complexa atividade de interpretação de sinais. Para se ter uma noção de que não há exceções neste processo, é possível afirmar que os seres humanos não têm experiências imediatas nem de si próprios. Quando alguém se sente a si próprio não está a ter uma… Read more »

Anônimo
Anônimo
16 fevereiro de 2011 9:15 pm

O telescópio espacial Kepler anunciou a existência de uma grande quantidade de planetas distantes, reafirmando a possibilidade de existência de vida fora da Terra. Mas, se algum dia a humanidade confirmar essa hipótese, estaremos prontos para nos comunicar com estes seres? Pensando nisso, especialistas dos Estados Unidos tentam desenvolver tipos de comunicação com golfinhos que poderiam ajudar nesse contato. As informações são do site Wired Science [http://bit.ly/fjFaz8].

Fonte/Terra: http://bit.ly/hL3hA0

Carla
Carla
7 agosto de 2009 11:41 pm

Assisti o filme PRESSAG1O agora. Muito bom. Dos que falam de premonição foi o que melhor resume fatos para compor o roteiro, sem deixar de lado a ficção, é claro.
Recomendo!

Anônimo
Anônimo
4 julho de 2016 12:57 am

É o maior do mundo – e é chinês

A China concluiu hoje a construção do maior radiotelescópio do mundo numa zona rural da província de Guizhou, com a colocação do último dos 4.450 painéis que compõem o instrumento, noticiou hoje a imprensa estatal.

O radiotelescópio, que permite observar as ondas de rádio espaciais, vai ser inaugurado em setembro e tem cerca de 500 metros de diâmetro, ultrapassando os 305 metros do até agora maior equipamento do género, localizado em Porto Rico.

Compreender o universo e certificar a existência de extraterrestres são alguns dos objetivos do novo radiotelescópio….http://goo.gl/naJFMv

Lucas Oliveira
Lucas Oliveira
16 julho de 2016 12:49 am

Novo mapa 3D do universo conta com mais de 1,2 milhão de galáxias

gizmodo.uol.com.br/novo-mapa-3d-do-universo-conta-com-mais-de-12-milhao-de-galaxias/

um comentário no site giz me chamou a atenção… vou adaptar aqui.

“Onde estão os comentaristas do Saindo da matrix nesse mapa???”

Anônimo
Anônimo
16 julho de 2016 2:44 pm

Mais um planeta é encontrado em nosso sistema solar:

“…Este corpo celeste possui uma órbita altamente elíptica que o leva a até 120 vezes a distância do Sol do que o nosso planeta.

Os pesquisadores ainda não sabem exatamente o tamanho deste planeta anão, pois as propriedades de sua superfície requerem mensurações significativas.

Ou ele é pequeno e muito brilhante, ou é grande e apagado, disseram os pesquisadores.”

http://goo.gl/Wb3omC

Anônimo
Anônimo
7 fevereiro de 2011 7:38 pm

Será??

07 de fevereiro de 2011 | 15h 06
Sinal anômalo captado por radiotelescópio intriga cientistas.

ESTADÃO – Ninguém sabe exatamente o que causou esse sinal, mas segundo cientistas, há uma pequena possibilidade que ele tenha sido mandado por alguma forma de vida extraterrestres. As cores brilhantes contra o fundo azul indicam que o sinal anômalo foi captado aqui na Terra pelo radiotelescópio envolvido na pesquisa por inteligência extraterrestre (SETI, em sua sigla em inglês).

http://bit.ly/eeBzsq

Coringa
Coringa
1 fevereiro de 2011 1:43 pm

Radiotelescópio com 13.000 antenas vai buscar outras Terras Seu nome é insosso e diz pouco: Long Wavelength Array, algo como estrutura de comprimentos de onda longos, em tradução livre. Então é melhor chamá-lo pela sigla, LWA, e lembrar que esse radiotelescópio inusitado vai captar ondas de rádio provenientes de planetas fora do nosso Sistema Solar – os chamados exoplanetas, ou planetas extrassolares. O LWA será uma nova ferramenta em busca de outras Terras, planetas eventualmente com possibilidades de abrigar vida. E que ferramenta… quando pronto, o LWA terá 13.000 antenas, agrupadas em 53 estações, colocadas estrategicamente ao longo de uma… Read more »

Coringa
Coringa
14 maio de 2011 3:15 am

Cientistas tentam encontrar sinais de vida em 86 planetas. Telescópio vai coletar dados de planetas capazes de abrigar vida extraterrestre, com condições atmosféricas parecidas às da Terra. Um radiotelescópio localizado na zona rural da Virgínia Ocidental começou a pesquisar sinais de vida alienígena em 86 planetas com condições atmosféricas semelhantes às da Terra, disseram astrônomos americanos nesta sexta-feira (13). O telescópio gigante começou a apontar para cada um dos 86 planetas, a partir de uma lista de 1.235 possíveis planetas previamente identificados pelo telescópio Kepler, da Nasa, e irá coletar informações de cada um deles 24 horas por dia. (…)… Read more »

Coringa
Coringa
6 janeiro de 2012 10:28 pm

06/01/2012

SETI declara ser “altamente provável terem captado sinais de natureza extraterrestre”.

http://bit.ly/Az4FRw

Anônimo
Anônimo
12 janeiro de 2012 3:42 pm

11.01.12 Possível transmissão alienígena de radiofrequência detectada pelo SETI: Não há certeza alguma, mas sinais padronizados vindos do sistema Kepler podem ajudar pesquisadores a descobrir sinais inteligentes. Cientistas da Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, estão entusiasmados com as recentes descobertas feitas pelo telescópio espacial Kepler. A sonda tem detectado vários sinais eletromagnéticos diferentes, e muitos deles produzem padrões que poderiam ser caracterizados como emissões vindas de planetas habitados por vida inteligente. Agora, os pesquisadores precisam trabalhar com os mais de 50 terabytes de dados recebidos para determinar se o sinal realmente poderia se encaixar como uma emissão alienígena, e… Read more »

Coringa
Coringa
18 janeiro de 2012 1:16 am

Da BBC News – 17/01/2012 Cientistas falam sobre o que fazer quando os ETs chegarem: Há décadas mandamos sinais, deliberados ou acidentais ao espaço, além de procurar por emissões de sinais por alienígenas. Mas qual seria o plano caso um dia ouvíssemos alguma coisa?(…) O que aconteceria caso fosse detectada uma comprovada comunicação alienígena?(…) “A ideia de que os governantes iriam manter isso em segredo para evitar pânico não faz sentido. A História mostra que não é assim” (…) A primeira coisa a ser feita caso os computadores detectem algo seria confirmar a autenticidade com outros telescópios, o que levaria… Read more »

Coringa
Coringa
18 abril de 2008 3:09 am

No texto principal, há uma referência sobre o filme 2001- Uma odisséia no espaço, de Stankey Kubrick. O link abaixo direciona à uma página específica sobre o filme onde, através de uma montagem em flash player (montagem relativamente simples), desenvolve-se uma interpretação sobre a obra, bastante interessante. O ‘MONOLITO’ que vemos no filme é um dos aspectos mais intrigantes do filme. Pessoalmente, considero-o ‘apenas’ como SÍMBOLO de uma INTERFERÊNCIA extra-terrestre qualquer(quer direta ou indireta)que alterou dramaticamente o destino/evolução dos seres que aqui habitavam…aliás, uma idéia genial! Não haveria necessidade de maiores explicações/especulações sobre o que ou como seria esta ‘interferência’,… Read more »

Anônimo
Anônimo
28 março de 2015 8:08 pm

Maior binóculo do mundo vai procurar alienígenas:

Ele se parece com os olhos de um robô gigante, mas é na verdade o maior binóculo já construído… http://bit.ly/1GBNm09

Cris
Cris
28 dezembro de 2007 12:34 am

Em primeiro lugar q bom q aparentemente está tudo tranquilo nessa fase do ano para ti. E em segundo lugar: é incrível como quando sempre estou procurando alguma coisa, encontro algo aqui! Assisti a “uma verdade inconveniente” e há alguns dias venho pensando em pintar uma tela semelhante à imagem “blue dot”, ou então outra com uma imagem da terra, porque para mim sempre ajuda a lembrar o q é importante no dia dia ou o q não é quando eu tenho algumas imagens visíveis. E, para variar, como já aconteceram outras vezes, abro o sdmatrix e encontro algo no… Read more »

Sofia
Sofia
28 dezembro de 2007 3:20 pm

Eu li o livro pouco antes de o filme ser lançado, e posteriormente o reli várias vezes. É um romance extraordinário. Pena que o filme, apesar de excelente, não conseguiu reunir todos os particulares do livro. A forma como Carl Sagan descreve o interesse de Ellie pela ciência acaba contagiando e percebemos o quanto de divino existe em ciências como a matemática, por exemplo.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
28 dezembro de 2007 3:23 pm

Já faz 25 anos que o planeta foi tomado pela ET-mania. O feioso e terno extraterrestre do cinema alimentou a quimera de conhecer seres vindos de fora do planeta. Nos últimos anos, porém, as pessoas falam menos em extraterrestres. No entanto, os cientistas afirmam que jamais abandonaram sua busca por vida em outros mundos. E não renunciaram à esperança de encontrá-la. Até que ponto a visão sobre a vida extraterrestre mudou, nos últimos 25 anos? “O que mudou é que houve um momento no qual a busca de vida, inteligente ou não, terminou confundida com as histórias de discos voadores,… Read more »

billy shears
billy shears
28 dezembro de 2007 4:16 pm

“O que mudou é que houve um momento no qual a busca de vida, inteligente ou não, terminou confundida com as histórias de discos voadores, que engordaram os lucros dos estúdios.” – Pois é… no filme Contato tem uma passagem, logo no início, qdo a Eleanor fica sabendo do corte de verbas para o projeto diz que Hollywood, após lucrar tanto com a temática sobre a existência de vida em outros planetas, deveria financiar o projeto. “Agora conhecemos melhor os padrões da vida terrestre e por isso estamos mais capacitados a buscar indicações de vida em outros mundos”. – Sim,… Read more »

Ciro
Ciro
28 dezembro de 2007 5:42 pm

Acid, eu procurei no SDM, mas não achei nada então vou perguntar: você tem algum post ou review do filme The Fountain (acho que é a fonte da vida aqui), com o Hugh Jackman e a Rachel Weisz? fala de três histórias paralelas, ligadas aos maias e a árvore da vida. quando eu terminei de ver o filme foi quase instinto: liguei o note e fui ver se tinha algo aqui! gostaria que você comentasse sobre ele.
valeu, feliz ano novo!

Túlio Villaça
Túlio Villaça
29 dezembro de 2007 12:07 am

Acredito em vida extraterrestre. Não acredito em discos voadores, acho que eles têm mais o que fazer.
Mas acho que a foto do grão de poeira num raio de sol deveria fazer parte obrigatória da educação de todo ser humano. Deveria fazer parte do currículo de toda escola, em um momento, mostrar o quanto a nossa grandeza pode ser insignificante. Obrigado pela reflexão. Abraços.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
29 dezembro de 2007 12:07 am

Vi esse filme semana passada, Ciro. Muito bom, mas não sei se consigo fazer um post com ele. Mas gostei dessa resenha aqui:
http://br.cinema.yahoo.com/filme/13400/review/3/fontedavida

Coringa
Coringa
29 dezembro de 2007 1:36 pm

Grupo de agência espacial européia quer entender repercussões sociais e teológicas de contato.

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL144157-5603,00.html

Rosani Seitenfus
Rosani Seitenfus
29 dezembro de 2007 1:55 pm

:)…

Fábio K.
Fábio K.
29 dezembro de 2007 8:39 pm

Ilustre Acid, teu site reflete a passagem que fizeste da visão religiosa para a cética-científica, ou estou enganado? vejo também, que adotasse a mesma perspectiva que a minha perspectiva: admirar não só a nossa casa(TERRA) mas o que a fora e dentro dela, como algo indescritível e cuja valor é inestimável. Sempre o admirei pelo site, porém , depois que o deixei para lá os assuntos religiosos e comecei a me preocupar mais com as a sociedade e como esta vivia e se sustentava por meio da religião, me afastei destes assuntos e me foquei na filosofia acadêmica de David… Read more »

Lionheart
Lionheart
29 dezembro de 2007 8:52 pm

Filme bonito… e triste. Sim, pois o ET parece estar tão perdido quanto nós.

lex
lex
29 dezembro de 2007 10:36 pm

Lionheart – porquê deveria ser diferente???

Me parece que é assim mesmo…

Verônica Tila
Verônica Tila
27 dezembro de 2007 2:54 pm

Que coincidência, apresentei esse filme a meus sobrinhos neste feriadão. Claro que eles adoraram. E no final do filme falaram: Nossa! E agora?
🙄

Anônimo
Anônimo
27 dezembro de 2007 2:08 pm

Tudo certo,só não subestime sua casinha Terra,você depende d’Ela:”Você é filho da Terra dadivadada por seu Deus” e eu vou chorar…

Anônimo
Anônimo
2 abril de 2015 8:02 pm

Serão ETs? Detectados sinais misteriosos do espaço: “…os astrônomos e astrofísicos estão igualmente às voltas com uma série de sinais de rádio para os quais até agora não há nenhuma explicação. Os radiotelescópios têm captado as chamadas RRRs – “rajadas rápidas de rádio” (ou FRB: fast radio bursts) – desde 2001. Já são 10 até agora, mas as coisas ficaram mais emocionantes em 2014, quando o Telescópio Parkes, na Austrália, captou a primeira RRR “ao vivo” – todas as demais foram identificadas quando os dados gravados eram analisados. E a “coisa” é espantosamente forte: embora dure apenas alguns milissegundos, cada… Read more »

Rafa
Rafa
26 dezembro de 2007 10:31 pm

Este filme está na lista dos meus dez mais, ao lado das trilogias “De Volta Para O Futuro” e “Matrix” e de outras obras já clássicas como “Os Doze Macacos” e “Waking Life”.
Realmente é uma produção muito interessante e que pode iniciar muitos debates sobre o que é ciência, qual o seu papel, como fica a questão da religião em uma sociedade cada vez mais influenciada pela ciência e pela tecnologia, etc.

Muito oportuno o post, Acid!

billy shears
billy shears
27 dezembro de 2007 12:15 am

Foi após ler um exemplar do livro “Cosmos” de Carl Sagan, pego numa biblioteca, que passei a considerar seriamente a existência de vida extra-terrestre inteligente. Até então, no meu imaginário juvenil tudo não passava de ficção científica. Se não me falha a memória, ele não advoga a causa da existência de ETs, nem tampouco de que eles tiveram contato conosco. Mas aborda a 1ª questão com bastante isenção, utilizando de seu método crítico, ao admitir que a existência deles é uma situação bastante razoável. Há neste livro até uma equação sobre a possibilidade de surgimento de vida inteligente em outros… Read more »

Mcnaught
Mcnaught
27 dezembro de 2007 9:57 am

De certa forma nem é off topic rs. As fotos mais bonitas do ano. Vote e escolha: Entre as fotos… “Imagem de satélite lunar divulgada pela agência espacial do Japão mostra alinhamento da Terra com a Lua.´´ http://noticias.uol.com.br/ultnot/album/melhoresfotos_album.jhtm “Jovem se refresca no mar em Phuket (Tailândia), em dia de celebração do “Songkran”, Ano Novo budista.´´ Acho que ja indiquei esse filme aqui: “A Invasão.´´ Após localizar transmissões vindas do espaço, um astrônomo perde seu emprego. Sem saber que corre risco de vida, ele então se une a uma cientista, com quem realiza desconcertantes descobertas. Dirigido por David N. Twohy, e… Read more »

Marco Antonio Sarmeiro Maia
Marco Antonio Sarmeiro Maia
27 dezembro de 2007 9:58 am

Magnífica descrição do momento atual da humanidade, tendo de ponto de fundo este filme, que vi há um bom tempo atrás.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
27 dezembro de 2007 12:09 pm


O dia 21 de dezembro de 2007 marcou o início oficial da nova empreitada da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU), visando à definitiva liberação de arquivos ufológicos mantidos secretos pelo Governo Brasileiro…

http://www.ufo.com.br/index.php?arquivo=notComp.php&id=3468

Coringa
Coringa
27 dezembro de 2007 1:11 pm

A espaçonave Voyager levou consigo uma mensagem gravada em ouro, fixada em sua parte exterior. A mensagem diz o seguinte: “Nós lançamos esta mensagem no cosmos… de 200 milhões de estrelas, na galáxia Via Láctea, algumas – talvez muitas – devem ter planetas habitados e civilizações espaciais. Caso alguma dessas civilizações intercepte a Voyager, aqui está a nossa mensagem. Este é um presente de um pequeno e distante mundo, um pouco dos nossos sons, nossa ciência, nossas imagens, nossa música, nossos pensamentos e nossos sentimentos. Nós estamos tentando sobreviver ao nosso tempo, para que nós possamos viver numa comunidade de… Read more »

Anônimo
Anônimo
27 dezembro de 2007 1:43 pm

o filme é excelente, e o post fantástico!

Novamente, parabéns Henrique Cezar da Silva pelo trabalho e ao Acid pela adaptação.

Todos deveriam assistir este filme.

Jairon
Jairon
27 dezembro de 2007 1:44 pm

ah deus, sempre que o assunto é relacionado a extraterrestres, nosso amigo matrix sempre tem q citar alguma coisa da revista ufo. estou começando a achar q há uma grande conspiração entre gevard e vc, para q devamos acreditar q há outra grande conspiração mundial de acobertamento da verdade…ou então vc tá recebendo algum, só pode ser.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
27 dezembro de 2007 1:51 pm

Jairon, se vc tmb tiver fazendo alguma coisa concreta em prol da ufologia, pode publicar aqui na boa.

Jairon
Jairon
27 dezembro de 2007 1:57 pm

desculpe, mas a revista ufo tambem não faz nada de concreto em prol da ufologia, a não ser ridiculariza-lá .

Jairon
Jairon
27 dezembro de 2007 2:07 pm

e outra ao inves do gevard ficar pedindo “liberdade de informação já”, porq ele mesmo não sai distribuindo as informações q tem em mãos, como DVDs com provas irrefutaveis, inquestionaveis, livros, fotos, revistas e todo esse blá blá blá…se ele vende DVDs livros, revistas, chaveirinhos com cara de grays, porq o governo deve dar de mão beijada as informações q tem ? deveria era cobrar dele, afinal depois de tanto tempo vivendo e ganhando dinhiero com a “ufologia” isso não deve ser problema pra ele.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
29 dezembro de 2007 10:58 pm

Não sei, Fábio… não vejo como uma passagem, mas um contínuo caminhar sem ter um destino. Não pretendo me abrigar no ceticismo científico assim como não pretendia me abrigar na religiosidade/espiritualidade no passado. Minha meta é transcender tudo isso.

Marguerite
Marguerite
30 dezembro de 2007 12:16 pm

Essa questão de meta é o que guia toda minhas indagaçoes acerca da existência, nossa e de tudo mais. Independente do veículo, o que estaríamos transcendendo? Nossa descentralização universal nos leva a questionar não só nossas próprias metas, mas a razão de ser de tudo mais que nos cerca. Adicionamos ao básico de nossa busca, “quem somos, de onde viemos e para onde vamos”, as questões de “por que somos, por que viemos e por que vamos” e ainda extendemos o “nós” à quem mais estiver dividindo esse universo conosco. Imagino que os limites de comunicação entre seja o que… Read more »

Rosani Seitenfus
Rosani Seitenfus
30 dezembro de 2007 2:28 pm

To desconfiando q nem meta tem…

Jairon
Jairon
3 janeiro de 2008 12:54 pm

“Luiz, tem o fato de que eles estão procurando o sinal de MUITO longe, e ignoram (ou não) que eles já estão aqui…” onde? estão convidados a tomar uma cervejinha comigo se quiserem.

Estevam
Estevam
3 janeiro de 2008 10:32 pm

Feliz e Próspero ano de 2008, cheio de Saúde, paz e realizações, para o senhor e família.
EStevam

Bruno H
Bruno H
4 janeiro de 2008 5:15 am

Ótimo filme, ainda que, eu prefira o livro que possui uma liberdade artística maior…

Ótimo post Acid!

Verônica Tila
Verônica Tila
4 janeiro de 2008 7:48 am

Alguns relatos de avistamento de OVNIs coletados em Pernambuco. * Um dos casos mais famosos da ufologia nacional teria sido desencadeado a partir de Pernambuco. Na madrugada do dia 8 de fevereiro de 1982, um Boeing da Vasp que ia de Fortaleza a São Paulo começou a ser perseguido, na altura de Petrolina, por um OVNI em forma de disco que emitia luzes brancas, azuis e vermelhas. O fenômeno foi avistado por vários passageiros e pelo comandante. Este último chegou a entrar em contato Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) que informou não haver outro… Read more »

Coringa
Coringa
3 janeiro de 2008 11:57 pm

😮

“O ministro japonês da Defesa disse que a existência dos OVNIs é provável e as tropas do país devem reagir se aparecerem discos voadores, dois dias depois de um comentário similar do número dois do Governo…”

Fontes:
http://www.ufo.com.br/index.php?arquivo=notComp.php&id=3474
http://www.bloomberg.com/apps/news?pid=20601101&sid=apLM6Rsq0jXY&refer=japan
http://news.yahoo.com/s/nm/20071221/od_nm/ufo_dc

Olim
Olim
4 janeiro de 2008 8:01 am

Sempre estou revendo este filme e a cada imersão aparece algo novo para refletir e se maravilhar, é demais-além da simplesmente deslumbrante Jodie Foster-!

Abraços a todos…

:mrgreen:

Verônica Tila
Verônica Tila
4 janeiro de 2008 8:52 am

Echelon ou Big Brother? Quando teremos sossego?

O Echelon é um sistema de interceptação global de comunicações, sejam elas ligações telefônicas (Fixos e celulares), faxes, e-mails em suma de todo e qualquer tipo de comunicação conhecida e segundo dizem até desconhecidas para nós.

http://www.burn.org.br/modules.php?name=News&file=article&sid=123

Geninha
Geninha
4 janeiro de 2008 12:13 pm

Não assisti esse filme. Gostei muito do post, mas sinceramente…
Não acredito em OVNIs. Apesar de ter quase certeza de que Elias era um starman..:)

Todas às vzs que leio sobre esse assusto lembro desse hino:

http://br.youtube.com/watch?v=7jUN2O_QEvQ

Gustavo Mello
Gustavo Mello
4 janeiro de 2008 2:06 pm

Muito boa a analise do filme, mas mudando um pouco o foco, gostaria de sugerir que vc assista ao filme “K-PAX”. Tenho certeza que vc acharia muito interessante.

Rafa
Rafa
4 janeiro de 2008 5:30 pm

“K-Pax” também é muito interessante! Se eu não me engano o Acid já comentou alguma coisa no SdM.
A informação procede, Acid?

Lionheart
Lionheart
4 janeiro de 2008 6:18 pm

Verônica Tila, as pessoas falam nesse tal de Echelon como se fosse algo demoníaco, um absurdo a ser combatido e coisa e tal. Pura tolice. Eu acho muito natural que exista algo como o Echelon. Durante séculos a onisciência ficou sempre nas mãos de alguma divindade, seja ela qual for. Com a ascensão dos ideais iluministas e consequentemente aumento do ateísmo entre a população mundial (mais no Ocidente, sejamos realistas) quem toma o lugar dessa(s) divindade(s)? Sim, porque é da natureza humana gostar de ser observado e controlado. Não há nada mais desolador do que nos darmos conta de que… Read more »

maverick
maverick
5 janeiro de 2008 11:06 am

Li essa noticia no slashdot e na hora lembrei deste blog 😉

Hipotese do Universo ser uma simulacao virtual gigante:
http://www.newscientist.com/blog/technology/2008/01/vr-hypothesis.html

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
3 janeiro de 2008 12:31 pm

Não aparecem? Como assim. Eu já testei em vários cantos e aparecem. Deve ser um problema aí, Natalia.

Natália
Natália
3 janeiro de 2008 12:25 pm

nunca nenhum amigo teu te falou que nunca aparecem as fotos no seu blog????

billy shears
billy shears
30 dezembro de 2007 10:29 pm

Of topic, mas não pude deixar de reletir a respeito sobre essa msg dos patrocinadores: Frodo – É uma pena que Bilbo não tenha apunhalado aquela criatura vil (Gollum), quando teve chance Gandalf – Pena? Foi justamente pena que ele teve. Pena e misericórdia: não atacar sem necessidade. E foi bem recompensado, Frodo. Tenha certeza de que ele foi tão pouco molestado pelo mal, e no final escapou, porque começou a possuir o Anel desse modo: Com pena (J. R. R. Tolkien; Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel) Qdo li o livro – os 3 em um só volume,… Read more »

Lionheart
Lionheart
31 dezembro de 2007 8:51 am

Billy Shears: Senhor dos Anéis é uma obra de F-I-C-Ç-Ã-O. Um bom entretenimento, sim, mas nada além disso. Fique com Maquiavel que você ganha mais.

Lionheart
Lionheart
31 dezembro de 2007 8:51 am

Billy Shears: Senhor dos Anéis é uma obra de F-I-C-Ç-Ã-O. Um bom entretenimento, sim, mas nada além disso. Fique com Maquiavel que você ganha mais.

Anônimo
Anônimo
31 dezembro de 2007 8:52 am

Billy Shears: Senhor dos Anéis é uma obra de F-I-C-Ç-Ã-O. Um bom entretenimento, sim, mas nada além disso. Fique com Maquiavel que você ganha mais.

Taís
Taís
31 dezembro de 2007 9:52 am

Oi Acid… Oi pessoal… A quanto tempo não passo por aqui… Só estou passando hoje pra desejar um ano iluminado a todos, com muita paz e saúde, e agradecer a você, Acid, mais uma vez por tudo que “aprendi” por aqui durante esse ano, assim como nos anteriores, com tantas reflexões a que nos chama a fazer com seus textos, suas argumentações, e até com suas “dúvidas”… e também a todos os que comentam, trazendo sempre uma luz de um outro ângulo para reflexão. Que possam continuar sendo tão úteis a mais e mais seres, em busca de algum conhecimento,… Read more »

billy shears
billy shears
31 dezembro de 2007 5:56 pm

Lionheart: Entendo seu ponto de vista, mas assim como a arte imita a vida, a vida também imita a arte. As duas dialogam intimamente, por isso algumas ficções se tornam clássicos, pois tratam de valores universais e atemporais.

Anônimo
Anônimo
2 janeiro de 2008 1:28 am

Fugindo do assunto,acabei de ver um documentário no Discovery Science,onde disseram que até as tsunames,a próxima erupção do Vesúvio(prevista),etc,são por conta das queimadas na nossa Amazônia.Não creio nisso,mas como este é um site de um “cabra” pensante,com internautas pensantes, gostaria de saber oque acham,caso queiram responder. Nimguém dando opinião tudo certo,mas acho que a gente corre perigo.

LUIZ
LUIZ
2 janeiro de 2008 6:59 am

Impressionante como o projeto SETI nunca deu nenhum resultado, se deu eu espero um dia saber, mais como é possivel alguem fotografar um OVNI e o projeto SETI não dar nenhum resultado ?

tony wildcock
tony wildcock
2 janeiro de 2008 9:19 am

deu nenhum resultado, se deu eu espero um dia saber, mais como é possivel alguem fotografar um OVNI e o projeto SETI não dar nenhum resultado ? ———————– luis, isso é possível pois o projeto SETI é feito por gente que ignora o efeito físico da transdução sonora que há no C:G e G:C da pentatônica chinesa e de pitágoras. os físicos que trabalham com essas frequências conversam com alienígenas há anos e do fundo da garagem de suas casas, não só conversam com alienígenas (recebem sinais e enviam sinais) como tb com espiritos zé pilintras como o lendário FARADAY… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
2 janeiro de 2008 12:43 pm

Luiz, tem o fato de que eles estão procurando o sinal de MUITO longe, e ignoram (ou não) que eles já estão aqui…

observador
observador
2 janeiro de 2008 7:22 pm

E eu acrescento que em alguns casos é como uma ligação telefônica para um número que tem identificador de chamadas (só se atende a quem se quer). Em outros, é exatamente como disse Acid, se busca onde não se encontra. Talvez seja para não encontrar mesmo, pois já se sabe onde está…

Diego Gatto
Diego Gatto
2 janeiro de 2008 8:46 pm

Olá,
Se você está recebendo este e-mail é porque eu localizei você, seu blog, ou site e identifiquei você com o meu novo projeto. Deixo aqui meu convite a conhecer um jornaleco (zine) que briga pelo social. Você escreve? Quer colaborar com teus artigos? Apreciariamos muito!

bom…

Até mais!
Espero respostas!

Diego Gatto

Coringa
Coringa
5 janeiro de 2008 12:41 pm

O Echelon é uma realidade COMPROVADA. Existe inclusive, um relatório elaborado pelo Parlamento Europeu (em 2001) , órgão legislativo da União Européia, denunciando a existência deste aparato de espionagem internacional (Report – on the existence of a global system for the interception of private and commercial communications – ECHELON interception system). Foi desenvolvido a partir do fim da II Guerra Mundial para monitorar a antiga URSS e seus aliados. Com o fim da guerra fria, o sistema foi adaptado para interceptar as “comunicações civis do século XXI”. Com tal manobra, o núcleo de poder conseguiu preservar o orçamento de bilhões… Read more »

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.