ASTROGILDO FALA DO ALÉM

Em 2002, durante o XI Congresso Espírita da Bahia, realizado no Centro de Convenções da Bahia, com a participação de 2.344 pessoas, provindas de 117 cidades, de 14 Estados brasileiros, foi improvisada uma sessão de Transcomunicação Instrumental, com a coordenação do pesquisador Clóvis Nunes.

Improvisada, pois nada garantia que os quatro rádios, duas lâmpadas e um pequeno gravador cassete munido com fita cassete virgem, colocados num palco, pudessem garantir um ambiente propício para que os espíritos, do lado de lá, fizessem a manipulação necessária para imprimir suas vozes magneticamente nas fitas. Esse processo de comunicação se chama Transcomunicação experimental, já comentado aqui em outro post.

Um detalhe interessante é que o espírito, por não ter matéria em nossa “realidade”, carece de voz (afinal, o que faz a voz é a vibração do ar através das nossas cordas vocais e laringe), então, nas sessões de materialização eles “criam” um órgão fonador formado de ectoplasma para poderem ser ouvidos. Já os médiuns “ouvem” espíritos apenas na sua cabeça, numa interferência direta no cérebro, ou por telepatia. Na transcomunicação a idéia é dispensar o médium (intermediário), portanto o uso de ectoplasma está descartado. Mas, como imprimir a voz na fita? Uma solução seria agir diretamente na disposição dos óxidos de ferro ou de cromo, mas isso exigiria um trabalho de tentativa e erro desgraçado, então o problema foi resolvido com tecnologia de modulação de sons. Os espíritos instalam seus equipamentos (sim, do lado de lá têm cientistas, que usam equipamentos com fios, botões, etc) para captar os sons ambiente e modulá-los para formar vozes. Para isso é necessária uma gama variada de frequências sonoras, e daí a necessidade de rádios dos mais diversos operando na “faixa aberta”, com apenas ruído, e as lâmpadas, que servem para ionizar o ar (e assim facilitar a condução de eletricidade).

Ao iniciarem-se os trabalhos no Congresso baiano, o pesquisador Clóvis Nunes pediu a presença de uma série de Espíritos ligados ao movimento espírita do estado: José Petitinga, Manoel Miranda, Leopoldo Machado, entre outros. Grava-se o chiado, esperam 2 a 5 minutos, rebobinam a fita e NADA. Uma segunda tentativa é feita, mais nomes são acrescentados pela “velha guarda” do movimento espírita que está na platéia, e NADA. Alguns médiuns vêem fios e vultos por perto dos rádios, e uma nova tentativa é feita. NADA. Clóvis Nunes, já apelando, convoca QUALQUER UM dos espíritos presentes para, SE POSSÍVEL, comunicarem-se através dos aparelhos ali dispostos. Grava-se mais uma vez. E o resultado é simplesmente sensacional: aparece na fita uma mensagem de um antigo e dedicado colaborador da entidade federativa daquele estado, Sr. Astrogildo Eleutério da Silva, falecido há seis anos e do qual ninguém lembrou de incluir na lista. A mensagem é um lindo soneto de alegria, fé e amor além da vida:

Hoje vejo em luz suave
Sem sofrimento, sem dores
Assistindo a este conclave
Na presença dos mentores.

Aos meus contemporâneos
Que no corpo ainda está
Não demorem muitos anos
Venham logo para cá.

Minha Carminha querida
Dona dos afetos meus
Deste outro lado da vida
Os meus olhos fitam os teus.

Daqui vos fala Astrogildo
Com Petitinga ao lado
Etiene, Deolindo e Amarildo
Com Leopoldo Machado.

Ouça a gravação original:

Programa A ERA DA LUZ apresenta a voz do espírito Astrogildo em entrevista com Clóvis Nunes

Todos os Espíritos citados na comunicação eram os que de fato foram evocados por Clóvis Nunes no começo da gravação. A Sra. Carmem Drummond da Silva, viúva de Astrogildo, estando presente na platéia, atestou positivamente a comunicação do Espírito, relembrando que a voz do seu esposo nos últimos dias era um pouco arrastada, que ele era um grande amante da poesia, sendo inclusive médium poeta, e que havia perdido quase toda a visão no último período da vida física (daí as duas referências que ele faz no soneto).

A teoria de Padre Quevedo para a transcomunicação é que a mente humana encarnada, através de uma energia própria das pessoas vivas (de um grupo, ou de um indivíduo) atua inconscientemente no rádio para gravar uma comunicação que é, antes de tudo, INDIVIDUALIZADA, contextualizada, ordenada de forma inteligente, e cujos elementos são desconhecidos para a maioria – se não todas – as pessoas presentes. É uma teoria tão forçada, mas tão carente de evidências e sustentação lógica, que me é mais fácil acreditar na Cientologia e seus ETs do mal do que nisso. Tanto é que Quevedo é o único representante vivo do ramo da parapsicologia européia, que desenvolveu essas idéias hoje totalmente obsoletas.

Vocês podem conferir isso na versão não-editada pela Globo do Debate de Clóvis Nunes com Padre Quevedo sobre transcomunicação, no programa Fantástico, onde Quevedo fica sem argumentos e termina irritado diante do deboche de Clóvis, que via nitidamente que Quevedo não sabia NADA sobre transcomunicação e tentava desesperadamente encaixar os velhos argumentos dele sobre a energia humana a uma máquina!!! Vejam o vídeo abaixo, que apresenta primeiro a versão editada, como passou no Fantástico. Logo em seguida (aos 8:47) vem a versão completa:

Versão não-editada pela Globo do Debate de Clóvis Nunes com Padre Quevedo sobre Transcomunicação

Referência:
Ata completa do Congresso baiano, com detalhes da experiência;
Saindo da Matrix – Transcomunicação Instrumental (artigos)

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
35 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Daniel
Daniel
17 junho de 2006 12:40 am

Àlguém saberia me dizer se é possível baixar este arquivo do debate do Fantástico para o meu computador??? É que eu só consigo visualizá-lo pela internet…
Obrigado

Shaolin Monk
Shaolin Monk
17 junho de 2006 2:03 pm

“Se eu entender que sou o reflexo de DEUS, vou entender que também sou “incriado”, o que não é verdade. Só Ele o É.” Disseste bem, Titânico, agora só falta compreender esta afirmação, já que você crê nela. Por não poderes, tu mesmo, andar sobre a água e ressucitar os mortos, não tens o direito de pôr em dúvida o grande poder da Imagem Verdadeira. O Homem da Imagem Verdadeira por ser reflexo de Deus, não está sujeito a nascimento, a crescimento, a maturidade e decadência. O que digo ser o homem fenomênico e que você diz ser imperfeito e… Read more »

Bere de Campos
Bere de Campos
15 junho de 2006 9:03 am

Será que quando o padre Quevedo chegar à outra dimensão, vai olhar prá direita, prá esquerda, prá cima, prá baixo e declarar: Isto não eqziste!!!? 😕

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
15 junho de 2006 12:06 pm

O interessante é que a transcomunicação surgiu na Europa, e não tem relação NENHUMA com o Espiritismo, a ponto dos pesquisadores de lá sequer saberem o que é Espiritismo. Eles estão pavimentando a estrada que vai possibilitar uma comunicação bilateral entre esses planos de existência.

Lígia
Lígia
15 junho de 2006 12:57 pm

Acid, como moro em Santa Rosa, interior do Rio Grande do Sul, tenho bastante dificuldade em conseguir material de estudo, mas encomendei pela internet e consegui assistir ao DVD “Quem somos nós?” Adorei, além de tudo, bem divertido. 😉

Angelita
Angelita
17 junho de 2006 12:20 pm

Oi Acid, aprecio muito o que vc escreve, como faz pouco tempo que venho estudando o espiritismo, procuro sempre verificar se as informações são as mesmas, pois a pessoa que nos passa a informações é um cientista fisico nuclear, então você imagina o “nó” na cabeça de quem não é do ramo, e caiu de curiosa no assunto. Várias vezes os seus textos solucionaram muitas dúvidas. Você escreve de forma clara e racional, fiquei feliz em encontrar este site, através do STUM. Um abraço e continuarei te acompanhando.

H K Merton
H K Merton
17 junho de 2006 12:59 pm

Muito legal, isso! Espero que desenvolvas mais este assunto, é um dos meus temas preferidos. 😉

Abraço…

Luiz Gustavo  Senise
Luiz Gustavo Senise
12 julho de 2006 8:06 pm

Sinto que tentei acessar a area de mais informações sobre tecnicas e maneiras de transcomunicação e deu pagina inexistente. Alguns anos atras fiz algumas experiencias com relativo sucesso!!!E gostaria de retoma-las, e para isso preciso de dados e informações.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
12 julho de 2006 8:19 pm

Puxa, foi mesmo! Valeu por alertar, agora está no ar.

H K Merton
H K Merton
31 agosto de 2006 9:53 pm

Acid, se puder, responda minha pergunta: Acabo de tomar conhecimento de um caso, a meu ver, inédito dentro do espiritismo e dos estudos da transcomunicação, que me deixou bastante animado, que é o chamado “Caso Edna”. Uma menina falecida se comunicou com a mãe por meio da transcomunicação, e a autenticidade desse contato foi confirmada por laboratórios internacionais. Ficou provado através das técnicas laboratoriais mais avançadas, que a voz da experiência é a mesma da menina, através da comparação com uma mensagem deixada na secretária eletrônica da mãe. A pergunta é: Finalmente uma “prova” irrefutável da continuidade da consciência após… Read more »

H K Merton
H K Merton
31 agosto de 2006 9:58 pm

Aqui está o link da matéria, na íntegra, publicada na revista Istoé. http://www.terra.com.br/istoe/1918/comportamento/1918_falando_alem.htm Provavelmente você já sabe dessa notícia faz tempo, mas eu não sabia, e fiquei bastante tocado. Eu estava visitando um site linha cética, quando li um comentário de um outro visitante, e foi assim que tomei conhecimento deste fato. Estou colando o comentário, abaixo, achei que te interessaria, e a todos por aqui: “A reportagem dessa semana da “Isto é” deve ter abalado a convicção de muito cético que escreve por aqui. A matéria relata o primeiro caso autenticado por um laboratório internacional de uma voz de… Read more »

H K Merton
H K Merton
31 agosto de 2006 10:22 pm

Desculpe a sequência, este é só pra citar o autor do cometário que eu colei, o nome dele é Eduardo, as palavras dele vão de “A reportagem…” até “…trabalhos dos nossos médiuns”. – o html para itálico só pegou na primeira parte, não sei porquê(??)…

Renan
Renan
24 novembro de 2006 2:54 pm
Michel
Michel
30 novembro de 2006 12:06 pm

O padre Quevedo parou no tempo. Sempre se utiliza dos mesmos argumento para aquilo que pode explicar.
“o pior cego é aquele que não quer ver”

Ronney
Ronney
21 maio de 2008 11:28 pm

ACID, O SONETO ESTÁ ERRADO, POIS NO ORIGINAL, PARA MANTER A RIMA, E ISSO É PERFEITAMENTE ADMISSÍVEL, O ESPÍRITO REGISTROU:

Aos meus contemporâneos
Que no corpo ainda ESTÁ
Não demorem muitos anos
Venham logo para cá.

TENHO INCLUSIVE A GRAVAÇÃO QUE FOI FEITA À ÉPOCA.
SE DESEJAR POSSO LHE ENVIAR, PRA VC CONFERIR.

ABRAÇO

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
22 maio de 2008 12:18 am

Valeu, Ronney. Se puder fazer o upload pro Rapidshare, apreciaremos. 🙂

Titanico
Titanico
19 junho de 2006 5:35 pm

Fala Shaolin…
Ainda não respondi sobre seus comentários, porque estava fora esses dias…
Estou colocando a leitura em dia e, assim que possível, responderei…
Grande abraço…

Titanico
Titanico
16 junho de 2006 4:07 pm

Boa tarde a todos… Não assisti todos os dias aquela série do fantástico sobre os “truques” dos falsos videntes, mas algumas partes foram bem interessantes. Algumas delas: técnica espelho, acho que arco-íris e outras coisas mais. Pô, quem dera que em todo trabalho espiritual tivéssemos a oportunidade de fazer um super-ultra-mega-maxi intensivo com um parapsicólogo-psicólogo, juntamente com um mágico-ilusionista!!! Rsrsrs Tudo bem que eu fui treinado por alguns desses profissionais durante anos a fio, numa batalha diária para entender a psique humana e sair desbravando os meandros da mente… mas, levando-se em consideração que vários Templos e/ou Casas Espiritualistas são… Read more »

Shaolin Monk
Shaolin Monk
16 junho de 2006 5:11 pm

Titânico, você parte do pressuposto que o homem é imperfeito e vai se tornando perfeito através de um meliorismo, esta é uma crença humana (mortal) e não Divina. Você aceita que Deus criou o homem e que este sabe-se lá porque tornou-se imperfeito e agora está tentando voltar o que era dantes. Eu parto da Ciência de que do Bem, só pode originar o bem, do Perfeito só surge o perfeito. Por mais que se de polimento em um tijolo, jamais ele se tornará um diamante. Podemos fazer a seguinte analogia: A manifestação de Deus através dos mortais é como… Read more »

Anônimo
Anônimo
16 junho de 2006 2:26 pm

Onde escrevi “reencarnação” no post anterior, leia-se “vida após a morte”.

Crs

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
16 junho de 2006 2:35 pm

Sim, Cris. O Padre Quevedo não é burro. É sim maquiavélico. Possui um ódio ao espiritismo que já o colocou inclusive contra a própria Igreja católica. Sim, ele pega exemplos bem definidos para explicitar suas teorias, só que uma teoria DE VERDADE precisa explicar TODOS ou pelo menos a MAIORIA dos fenômenos, e não apenas um ou dois. Não duvido da comunicação telepática, da imagem mental de vivos interagindo com vivos, mas sinceramente isso nem de perto explica os fenômenos de vida após a morte.

Shaolin Monk
Shaolin Monk
16 junho de 2006 12:43 pm

Eu acredito que se possa haver comunicação com os chamados “mortos” ou seja que foram para outra dimensão da vida, entretanto acho que grande maioria destas comunicações são “peças” pregadas pelo subconsciente. O corpo carnal não é um invlolucro do Espírito, seria o mesmo que tentar colocar um carro dentro de uma garrafa, o finito não pode conter o infinito, tal pensamento é um dualismo errôneo. O Homem não pode ter uma inteligência separada do Seu Criador. O Homem Real é o reflexo de Deus e não pode estar separado dEle nem por um instante. Tudo que for dessemelhante ao… Read more »

Anônimo
Anônimo
16 junho de 2006 2:23 pm

Oie, tudo blza? Antes de mais nada, olhe só… Logo que comecei a ler seu artigo, na hora pensei em falar sobre essas teorias do Padre Quevedo, pois faz umas duas semanas que li um livro dele (não me recordo do título agora, mas é antigo,peguei num sebo). Li o mencionado livro com muita atenção… e tentei me desvencilhar das minhas crenças espíritas para ver se aproveitava algo das explicações dele sobre alguns assuntos. Achei algumas coisas muito complicadas de entender, se for feita uma análise puramente científica. Entretanto, uma explicação achei plausível, que diz respeito às visões e percepções… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
16 junho de 2006 12:54 pm

Tem sim, Íris. Basta colocar “Caibalion” (ou qualquer outra coisa que vc queira achar) na caixa de busca.

Íris
Íris
16 junho de 2006 11:35 am

No vídeo, um dos pontos discutidos pelo padre Quevedo foi a “impossibilidade” de existirem roupas, objetos pessoais, a própria visualização do corpo carnal pelo espírito. O que deve ser ressaltado é que na evolução espiritual, os espíritos que vão se desenvolvendo, aos poucos, se conscientizam de sua origem e perdem essa “ligação” com o mundo físico. Mas tudo depende do nível de conscientização – o mesmo ocorre neste plano.

p.s.: Acid, existe algum texto, aqui no SDM, que fale sobre o Caibalion? Como estou pensando em relê-lo seria muito útil se encontrasse alguma informação…

Abraços a todos
@}‑;‑‑‑

Jose Mariano
Jose Mariano
16 junho de 2006 6:03 am

Dado eu não conseguir saber qual o seu email directo, quero dar-lhe aqui os parabéns por este excelente blog/site e respectivos artigos que eu leio há meses. Você é pessoa de mente aberta e estuda e escreve o que, e sobre o que, eu gostaria de escrever, ou seja eu penso exactamente o mesmo. Aqui em Portugal tenho divulgado o seu trabalho/blog/site e vou divulgar ainda mais. Abraços.

buesam
buesam
16 junho de 2006 9:08 am

Ontem estava a pesquisar TCI…p/poder ter um contato com minha mãe…(Carmem)…

Grata surpresa

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
17 junho de 2006 12:19 pm

Olá, HK. Sobre a transcomunicação do Astrogildo, a ata está espalhada na net em várias páginas. Eu pensei a mesma coisa que vc, que essa devia ser a melhor prova de transcomunicação do mundo, mas quando Clóvis Nunes foi apresentá-la num congresso Europeu, ficou “apenas” entre as 10 melhores do mundo. Lá eles já conseguem captar imagens em movimento!!

H K Merton
H K Merton
17 junho de 2006 10:47 am

O padre Quevedo é um homem inteligentíssimo e acho que o seu trabalho tem uma utilidade muito grande no sentido de “exorcizar” de nossas cabecinhas (nós, brasileiros) essa predisposição que temos, que não sei bem de onde vem, de acreditar em tudo que é arfirmado. Tive a oportunidade de vê-lo desmascarando N “pais de santo” e um sem nº de charlatões e afins ao redor do país. Por isso acho que o trabalho dele é válido e até que ele tem uma missão importante a ser cumprida aqui neste plano. O grande problema é que o cara é de uma… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
18 junho de 2006 11:06 am

Pra fazer TCI tem de ter muita, muita paciência… a comunicação é difícil, precisa de aparelhos do “lado de lá”, da ajuda de outros espíritos que façam transcomunicação do “lado de lá”, enfim, é uma minoria tentando falar com uma outra minoria… seria legal se os centros espíritas disponibilizassem um espaço só pra TCI, porque lá é muito mais fácil manter uma aparelhagem extrafísica (não vai ter gente pra lá e pra cá) e é um ponto de encontro dos mais diversos espíritos, ou seja, é mais fácil que alguém da TCI do “lado de lá” descubra sua localização.

Bárbara
Bárbara
18 junho de 2006 10:56 am

Olá! Vocês já tentaram fazer TCI por conta própria? Eu já tentei muuuitas vezes…Teve uma época que eu fazia bastante mas, no meu caso foi bem cansativo por que fazia muitas tentativas para não dar em nada ou apareciam sons muito difíceis de definir e baixos. O máximo que apareceu nas gravações foi um barulho de algo tipo de metal caindo, foi um estrondo mesmo! Eu estava grudada na caixa de som e quase fiquei surda! Tenho certeza absoluta que esse barulho não aconteceu enquanto estava gravando…Mas gostaria mesmo era de ouvir vozes… Beijos à todos!

Jose Mariano
Jose Mariano
18 junho de 2006 7:14 am

1) Daniel: aqui na página tem um link (depois de “Vocês podem conferir isso na…” para ir directamente aos arquivos do vídeo do Google. Para baixar o filme, dentro do site dos vídeos Google, do lado direito escolha “iPod” (= MPEG 4) e depois “download”. O download é demorado porque o ficheiro tem 150 MB. Precisa do Nero ou outro programa que leia MPEG 4.

2) Acid: reparei que o meu email no meu post anterior aparece. Gostaria que não aparecesse para evitar que alguém se aproprie do mesmo… Obrigado

nadia lima
nadia lima
15 junho de 2006 9:08 pm

Acid,você foi perfeito neste post.
Parabéns…..

Philipe
Philipe
16 junho de 2006 4:33 pm

Sobre a pergunta que você fez no meu blog: Sou eu mesmo.
Abração
Gostei do teu blog. O post da comida no lixão me deu umas idéias aqui…

Bono
Bono
22 maio de 2008 10:37 am

Quase todas verdades humanas são baseadas na crença, só porque muita gente acredita numa coisa há muito tempo as pessoas dizem que aquilo é verdade. Como a verdade é apenas acreditada precisa-se defender ela, ou melhor defender a crença, pois querer conhecer a verdade é uma coisa fundamental para o ser humano, as religiões e ideologias usam esse anseio humano dando ao povo verdades fabricadas, e creditadas pelo tempo e por autoridades acreditadas. E desse modo somos controlados completamente. As verdades de fato são realidades independentes da crença, quando uma pessoa fica brava quando sua verdade é desacreditada ou apela… Read more »

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.