A CULPA

A culpa é o que leva o espírito a saldar seus erros de forma trágica.

No dia 17 de dezembro de 1961, em Niterói (RJ), ocorreu uma tragédia num circo apinhado de crianças e adultos. Um incêndio de proporções devastadoras feriu e matou centenas de pessoas queimadas, asfixiadas pela fumaça ou pisoteadas pela multidão em desespero.

Essa dramática ocorrência, que comoveu o povo brasileiro, motivou a Espiritualidade Maior a trazer minucioso esclarecimento, conforme narrativa do Espírito Humberto de Campos, inserida no livro Cartas e Crônicas (cap. 6). Narra o cronista espiritual que, no ano de 177, em Lião, no sopé de uma encosta mais tarde conhecida como colina de Fourvière, improvisara-se grande circo, com altas paliçadas em torno de enorme arena. Era a época do imperador Marco Aurélio, que se omitia quanto às perseguições que eram infligidas aos cristãos. Por isto a matança destes era constante e terrível. Já não bastava que fossem os adeptos do Nazareno jogados às feras para serem estraçalhados. Inventavam-se novos suplícios. Mais de vinte mil pessoas haviam sido mortas.

Anunciava-se para o dia seguinte a chegada de Lúcio Galo, famoso cabo de guerra, que desfrutava atenções especiais do imperador. As comemorações para recebê-lo deveriam, portanto, exceder a tudo o que já se vira. Foi providenciada uma reunião para programação dos festejos.

Gladiadores, dançarinas, jograis, lutadores e atletas diversos estariam presentes. Foi quando uma voz lembrou: – “Cristãos às feras!

Todos aplaudiram a idéia, mas logo surgiram comentários de que isto já não era novidade. Em consideração ao visitante era preciso algo diferente. Assim, foi planejado que a arena seria molhada com resinas e cercada de farpas embebidas em óleo, sendo reunidas ali cerca de mil crianças e mulheres cristãs. Seriam ainda colocados velhos cavalos e ateado fogo.

Todos gargalhavam imaginando a cena. O plano foi posto em ação. E no dia seguinte, conforme narra Humberto de Campos, ao sol vivo da tarde, largas filas de mulheres e criancinhas, em gritos e lágrimas, encontraram a morte, queimadas ou pisoteadas pelos cavalos em correria.

Afirma o cronista espiritual que, quase dezoito séculos depois, a Justiça da Lei, através da reencarnação, reaproximou os responsáveis em dolorosa expiação na tragédia do circo, em Niterói.

Isso se explica não por obra de um Deus vingativo, ou de Jesus puto da vida com o que fizeram com os cristãos no passado, mas tão somente pela CULPA. Quem já fez alguma coisa que hoje (e só hoje) considera moralmente errada sabe a culpa que carrega. A mente encontra atenuantes, a própria vítima perdoa, mas alguma coisa permanece incomodando…

Allan Kardec nos fala, no livro O Céu e o Inferno, sobre As penas futuras segundo o Espiritismo. Esclarece que “o Espírito é sempre o árbitro da própria sorte, podendo prolongar os sofrimentos pela permanência no mal, ou suavizá-los e anulá-los pela prática do bem”.

Assim, as condições para apagar os resultados de nossas faltas resumem-se em três: arrependimento, expiação e reparação.

“O arrependimento suaviza os travos da expiação, abrindo pela esperança o caminho da reabilitação; só a reparação, contudo, pode anular o efeito destruindo-lhe a causa.

1º O sofrimento é inerente à imperfeição.

2º Toda imperfeição, assim como toda falta dela promanada, traz consigo o próprio castigo nas consequências naturais e inevitáveis: assim, a moléstia pune os excessos e da ociosidade nasce o tédio, sem que haja necessidade de uma condenação especial para cada falta ou indivíduo.

3º Podendo todo homem libertar-se das imperfeições por efeito da vontade, pode igualmente anular os males consecutivos e assegurar a felicidade futura.

A cada um segundo as suas obras, no Céu como na Terra: – tal é a lei da Justiça Divina.

Allan Kardec

Traduzindo pra linguagem pop de hoje, a Matrix está estabelecida na dor e no sofrimento. Não porque as máquinas queiram nos fazer sofrer, mas porque o ser humano só sabe viver assim (ou ao menos está condicionado a só gerar energia através do atrito, como os filamentos de lâmpada elétrica só fornecem a luz através do desgaste). Como as máquinas visam nossa evolução (ou otimização de nossa capacidade de produzir energia pra eles) e como os seres humanos se desenvolvem melhor nessas circunstâncias, quem paga o pato são os virtuosos, as pessoas de bem que estão deixando de lado seus vícios animalescos, a sobrevivência desenfreada, a política do “eu primeiro”, mas que ainda têm de conviver com os “atrasados” não por capricho, mas porque ainda têm de depurar aquela sujeirinha que está debaixo do tapete, só esperando um momento pra ser jogada no ventilador. Só após essa limpeza poderão passar para outros níveis da Matrix.

Uma pergunta foi endereçada ao guia espiritual de Chico Xavier, Emmanuel, na noite de 23/02/72, em Uberaba, Minas Gerais:

Sendo Deus a Bondade Infinita, por que permite a morte aflitiva de tantas pessoas enclausuradas e indefesas, como nos casos dos grandes incêndios?

A resposta consta no livro Chico Xavier Pede Licença, de Francisco Cândido Xavier e J. Herculano Pires:

Quando retornamos da Terra para o Mundo Espiritual, conscientizados nas responsabilidades próprias, operamos o levantamento dos nossos débitos passados e rogamos os meios precisos a fim de resgatá-los devidamente.

É assim que, muitas vezes, renascemos no Planeta em grupos compromissados para a redenção múltipla.

Invasores ilaqueados pela própria ambição, que esmagávamos coletividades na volúpia do saque, tornamos à Terra com encargos diferentes, mas em regime de encontros marcado para a desencarnação conjunta em acidentes públicos.

Exploradores da comunidade, quando lhe exauríamos as forças em proveito pessoal, pedimos a volta ao corpo denso para facearmos unidos o ápice de epidemias arrasadoras.

Promotores de guerras manejadas para assalto e crueldade pela megalomania do ouro e do poder, em nos fortalecendo para a regeneração, pleiteamos o Plano Físico a fim de sofrermos a morte de partilha, aparentemente imerecida, em acontecimentos de sangue e lágrimas.

Corsários que ateávamos fogo a embarcações e cidade na conquista de presas fáceis, em nos observando no Além com os problemas da culpa, solicitamos o retorno à Terra para a desencarnação coletiva em dolorosos incêndios, inexplicáveis sem a reencarnação.

Criamos a culpa e nós mesmos engenhamos os processos destinados a extinguir-lhe as consequências. E a Sabedoria Divina se vale dos nossos esforços e tarefas de resgate e reajuste a fim de induzir-nos a estudos e progressos sempre mais amplos no que diga respeito à nossa própria segurança. É por este motivo que, de todas as calamidades terrestres, o Homem se retira com mais experiência e mais luz no cérebro e no coração, para defender-se e valorizar a vida.

Lamentemos sem desespero, quantos se fizerem vítimas de desastres que nos confrangem a alma. A dor de todos eles é a nossa dor. Os problemas com que se defrontaram são igualmente nossos.

Não nos esqueçamos, porém, de que nunca estamos sem a presença de Misericórdia Divina junto às ocorrências da Divina Justiça, que o sofrimento é invariavelmente reduzido ao mínimo para cada um de nós, que tudo se renova para o bem de todos e que Deus nos concede sempre o melhor.

Irmão Saulo acrescenta:

A resposta de Emmanuel acentua o aspecto terreno da autopunição dos encarnados, em virtude de um fator psicológico: o das leis da consciência. Obedecendo a essas leis, as vítimas de mortes coletivas aparecem como as mais severas julgadoras de si mesmas. São almas que se punem a si próprias em virtude de haverem crescido em amor e trazerem consigo a justiça imanente. Se no passado erraram, agora surgem como heroínas do amor no sacrifício reparador.

As leis da Justiça Divina estão escritas na consciência humana. Caim matou Abel por inveja e a sua própria consciência o acusou do crime. Ele não teve a coragem heróica de pedir a reparação equivalente, mas Deus o marcou e puniu. Faltava-lhe crescer em amor para punir-se a si mesmo. O símbolo bíblico nos revela a mecânica da autopunição cumprindo-se compulsoriamente. Mas, nas almas evoluídas, a compulsão é substituída pela compaixão.

Para a boa compreensão desse problema precisamos de uma visão clara do processo evolutivo do homem. Como selvagem ele ainda se sujeita mais aos instintos do que à consciência. Por isso não é inteiramente responsável pelos seus atos. Como civilizado ele se investe do livre arbítrio que o torna responsável. Mas o amor ainda não o ilumina com a devida intensidade. As civilizações antigas (como o demonstra a própria Bíblia) são cenários de apavorantes crimes coletivos, porque o homem amava mais a si mesmo do que aos semelhantes e a Deus. Nas civilizações modernas, tocadas pela luz do Cristianismo, os processos de autopunição se intensificam.

O suicídio de Judas é o exemplo da autopunição determinada por uma consciência evoluída. O que ocorreu com Judas em vida, ocorre com as almas desencarnadas que enfrentam os erros do passado na vida espiritual. Para encontrar o alívio da consciência elas sentem a necessidade (determinada pela compaixão) de passar pelo sacrifício que impuseram aos outros. (…)

Encarando a vida sem a compreensão das leis da consciência e do processo da reencarnação não poderemos explicar a Justiça de Deus – principalmente nos casos brutais de mortes coletivas. Os que assim perecem estão sofrendo a autopunição de que suas próprias consciências sentiram necessidade na vida espiritual. A diferença entre esses casos e o de Judas é que essas vítimas não são suicidas, mas criaturas submetidas à lei de ação e reação. Judas apressou o efeito da lei ao invés de enfrentar o remorso na vida terrena. Tornou-se um suicida e aumentou assim a sua própria culpa, rebelando-se contra a Justiça Divina e tentando escapar a ela.

Assim sendo, o “pecado original” da bíblia é uma interpretação que as antigas almas fizeram dessa nossa condição de “endividados” (diante de nós mesmos) e expulsos do “paraíso” (as outras Matrixes). Mas não somos todos espíritos banidos de um lugar melhor (os tais Exilados de Capela). A maioria desses já desencanou e resolveu crescer, atormentados pela imensa saudade de “casa” (como os antigos egípcios). Sobram os espíritos nativos do planeta Terra, que vão se desenvolvendo a partir do mineral, passando pelo vegetal e depois pelo animal. Não é preciso ser muito observador pra perceber que o ser humano se comporta mais como um animal irracional do que o que se espera do racionalismo do ser humano (mesmo quando provém de uma decisão pensada e estudada, é apenas o racional funcionando a serviço do irracional… algo que os psicanalistas podem atestar).

Só que esse mecanismo de autopunição é uma grande BOBAGEM. Bobagem nossa, não do mecanismo. As pessoas realmente alcançam sua “redenção” através da dor, do sofrimento, mas esse não é o objetivo da vida, isso não está na cartilha que Jesus nos deixou. Parem um pouco pra analisar as palavras de Jesus: O cara sofreu pra caramba, mas nos exortou a sofrer também? A sentir culpa por ele, como alguns crentes adoram gritar “ELE SOFREU POR VOCÊ“? NÃO! Ele pediu pra AMAR UNS AOS OUTROS, COMO ELE NOS AMOU! Só isso! Basicamente o Evangelhos são uma retórica em torno do “Amai a TODOS” (incluindo aí seus inimigos). Mas a coisa é tão difícil de aceitar que precisamos de mais e mais retóricas, exemplos, interpretações da bíblia e best-sellers com textos bonitinhos, pra podermos assimilar aos poucos. Não é fácil, mesmo…

“Qual é o primeiro de todos os mandamentos?
Respondeu Jesus:
O primeiro é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças.
E o segundo é este: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que esses.
Ao que lhe disse o escriba: Muito bem, Mestre; com verdade disseste que ele é um, e fora dele não há outro; e que amá-lo de todo o coração, de todo o entendimento e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios.
E Jesus, vendo que havia respondido sabiamente, disse-lhe: Não estás longe do reino de Deus.
E ninguém ousava mais interrogá-lo.”

Marcos 12:28-34

O que Jesus nos exortou foi pra TRABALHAR NISSO. E nos trabalharmos, no processo.

E dizia-lhes: Na verdade, a seara é grande, mas os trabalhadores são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.

Lucas 10:2

Então, em vez de ficar com autopunição, dando uma de coitadinho por coisas que você fez no passado e se envergonha hoje, que tal compensar com SERVIÇO, AMOR, DEDICAÇÃO ao semelhante, sem retorno aparente?

Ainda que mês após mês, até mil, uma pessoa fizesse oferendas durante cem anos, e uma outra pessoa honrasse sinceramente apenas a memória de um iluminado, mesmo que fosse só por um minuto, esta reverência de um minuto pode ser considerada melhor do que o sacrifício de cem anos (e fazer o bem é muito melhor ainda).

Buda; Dhammapada Cap. VIII-106

Amar ao próximo não é ficar sentado no computador escrevendo blogs como este, ou ficar apenas meditando pela paz mundial, ou pra “ancorar energeticamente portais da 9ª dimensão”; É trabalhar e SE trabalhar em prol do semelhante, de preferência o que está ao seu lado, na sua casa, no sinal de trânsito, na sua vizinhança, nas áreas pouco assistidas. Quando falo “de preferência ao seu lado” é quase literal mesmo, pois os maiores impedimentos à nossa evolução não estão “lá fora” no mundo, mas muitas vezes dentro de casa ou na nossa família.

“Eu, porém, vos digo que todo aquele que se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo;
e quem disser a seu irmão: Raca, será réu diante do sinédrio;
e quem lhe disser: Tolo, será réu do fogo do inferno.
Portanto, se estiveres apresentando a tua oferta no altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai conciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem apresentar a tua oferta.
Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele; para que não aconteça que o adversário te entregue ao guarda, e sejas lançado na prisão.
Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil.”

Mateus 5:22-26

bandeira da espanha Ler em espanhol (por Teresa)

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
143 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Eduardo
Eduardo
22 agosto de 2007 12:02 pm

Perguntas não vão lhe mostrar…

Percebam que alguns que abriram suas portas necessitaram de ficar em um tipo de meditação, JC no deserto, o Buda , e Maomé.
3 que são feras, tiveram que ficar bem caladinhos para achar a chave e assim abrir a porta, enquanto procuramos fora não vai se achar nada pois não há o que ser achado.
Tudo que vc precisa está em vc.
Seja meditando, orando o que importa é um verdadeiro silêncio e observação constante.
acho que é isso, ACHO.

Flávio BH
Flávio BH
23 agosto de 2007 10:22 am

Bruno H,
permita-me discordar, mas sim, a careca é um tipo de penteado!
hehehehe…
abrçs

Radical Chic
Radical Chic
23 agosto de 2007 6:51 pm

Ah! Mas a idéia de Deus que muitas religiões passam, pra mim também não fazem nenhum sentido…rs

Se vc perguntar para um ateu quem criou o mundo, ele pode responder “uma energia muito forte”, ou “a natureza”, ou outra coisa qualquer. Ou seja, Deus pra ele será isso.

Já fui atéia, até perceber que eu era mais religiosa do que muitas pessoas com religião! 😉

Mcnaught
Mcnaught
23 agosto de 2007 10:37 am

“Ninguém aqui tem a capacidade de afirmar o que algo é, deva ser ou será, ninguém mesmo” Então Olim. Utilizando um pouco da idéia do Nietzsche. O novo deveria surgir. O super-homem. Ele (Niestzsche) alega que as coisas estão ao contrário. Que as virtudes estão ao contrário. Chega de tanta ladainha. De tanta coisa velha. Vamos partir do agora. Todos tem capacidade de salvar a si mesmo. De iluminar-se. De atravessar a porta estreita ou larga. Que seja. Muitos mostram o caminho. Você que deve atravessá-la. Você é o seu templo. Existe sim muita discussão em cima de idéias repetidas.… Read more »

Bruno H
Bruno H
23 agosto de 2007 6:46 pm

Ah Ed…

…agora que você percebeu que ‘deus’ não faz sentido nenhum? : )

Anônimo
Anônimo
23 agosto de 2007 4:10 pm

A argumentação e dúvidas apresentadas pelo Bergman são TOTALMENTE VÁLIDAS. Ele está simplesmente colocando a questão do carma x livre arbítrio como ponto para discussão, sob o prisma da racionalidade. Se não há uma forma racional para explicar a questão (mesmo se tratando de tema vinculado à espiritualidade), então td bem, deve-se reconhecer que não há resposta racional para tal paradoxo e pronto! O q deve ser compreendido, é que respostas à este tipo de questão com linguagem religiosa/dogmática, é absolutamente inócuo(!) mesmo porque, não é esta a proposta implícita na referida argumentação. A argumentação racional, NÃO É um ‘ataque’… Read more »

Radical Chic
Radical Chic
23 agosto de 2007 4:46 pm

Engraçado que vários posts acima li comentários sobre o livre arbítrio. Será que temos mesmo um livre arbítrio? Eu acredito que temos tanto livre arbítrio qto um bebê de 9 meses dentro de um cercado. Ele tem o livre arbítrio para fazer o que quiser, dentro daquele espaço. Conosco é o mesmo, temos o direito de fazer o que queremos, “nesta dimensão”. Mas há muito mais além disso, de que não temos a mínima noção. Então eu continuo no mesmo dilema. Tá, sou São Tome mesmo…rs Quem sabe o dia em que desencarnar, eu entenda como funciona! Pq pra mim,… Read more »

Caesar
Caesar
23 agosto de 2007 5:15 pm

Oi! Radical
Vc. tocou no ponto de minhas reflexões.
Temos informações de q. a dita ¨limpeza¨iniciou-se no extra-físico. E para onde vai o ¨lixo¨?
Vem para o plano físico.
Penso q. quem está desencarnando agora (não todos, mas a maioria), é por mérito positivo.
Sinceramente, não fico triste qdo. alguém desencarna; fico com inveja, pois vendo em que pé está o mundo, só pode significar que o lixo está ficando aqui; e eu ainda estou aqui, então…que sou eu?

Eduardo
Eduardo
23 agosto de 2007 5:41 pm

Eu encaro a vinda dele como uma “participação especial”,
frase do Acid, viu isso é um filme.
=p
Quem sabe o dia em que desencarnar, eu entenda como funciona
frase do(a) Radical Chic

assim ,mesmo quando a gente morrer algumas impressões irão ficar, sabe num muda mt coisa nada, até fome vc vai sentir, mas achei legal vc ter dito
“quem sabe”

“eu acho isso tudo uma grande piada um tanto quanto perigosa…”
e acid, malz então num coloco mais mt bobera nas minhas escrituras
see ya

Olim
Olim
23 agosto de 2007 7:03 pm

Interessante essa idéia de Deus sem sentido, como se Deus tivesse algum sentido ou, quem saiba, nossa mente dê algum sentido que nos satisfaça momentaneamente.

dyogo
dyogo
23 agosto de 2007 10:19 pm

quem escreve no saindo da matrix? você é de recife?

Resp: Sou.

Bergman
Bergman
24 agosto de 2007 12:11 am

Tais escreveu:
“… Respeito muito seu ponto de vista, bem como o de todos, mas, paremos por aqui pois nao chegaremos a lugar algum… Ah! uma última coisinha, Deus nao tem religiao…”

Olá, Tais. Ok, deixemos para lá a questão do paradoxo então. Agora, a sua ultima frase me intrigou e não posso deixar de perguntar:

Se deus não tem religião, por que deus (ou deuses) se revelam através da religião? Esses deuses revelados pelas religiões são falsos?

Bergman
Bergman
24 agosto de 2007 12:15 am

Ainda sobre a questão da largura da porta (uma trena, por favor!): Mateus 7/13-14 Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz à vida, e poucos são os que a encontram. quem disse disse isso foi um dos avatares da humanidade, Jesus Cristo Super Star. Não foi Paulo de Tarso, nem nenhum outro personagem secundário. Esta passagem foi tirada de um capitulo profundamente emblemático para o cristianismo. Gosto de fundamentar bem… Read more »

Caesar
Caesar
24 agosto de 2007 12:29 am

¨Esses deuses revelados pelas religiões são falsos?¨

Belo exemplo de uma pergunta que já contém a resposta.

Mensagem dos Patrocinadores
Mensagem dos Patrocinadores
24 agosto de 2007 12:37 am

Se seus líderes vos dizem: Vejam, o Reino está no céu, então saibam que os pássaros do céu os precederão, pois já vivem no céu. Se lhes disserem: Está no mar, então o peixe os precederá pelo mesmo motivo. Antes, descubram que o Reino está dentro de vocês, e também fora de vocês. Apenas quando vocês se conhecerem, poderão ser conhecidos, e então compreenderão que todos vocês são filhos do Pai vivo. Mas se vocês não conhecerem a si mesmos, então vocês vivem na pobreza e são a pobreza
(Jesus; Evangelho de Judas Tomé)

Bergman
Bergman
24 agosto de 2007 12:40 am

Poxa, não era para vc dar essa dica. A pergunta era para a Tais.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
23 agosto de 2007 9:53 am

É isso aí, Bruno H. É que a pergunta inicial falava dos cristãos queimados dentro de um contexto de “ter que pagar por alguma coisa ruim feita anteriormente”, o tal “karma ghost”. Jesus, Sócrates, Gandhi, Luther King, todos esses caras se colocaram sem armas e violência contra uma força destrutiva e foram atropelados por ela… ironicamente, foram imortalizados POR CONTA DISSO (tudo o que as forças destrutivas não queriam). Bergman, o cristianismo (ou seja, a lição do Cristo, Jesus) só nos ensina a amar e perdoar. Foi Paulo de Tarso(e João, o Batista) que colocou na cabeça que ele era… Read more »

Olim
Olim
23 agosto de 2007 9:38 am

Bergman: A opinião que citei sobre a “porta não ser estreita, mas larguíssima” é minha mesmo. Talvez não tenha validade e interesse para vc, já que se sente mais seguro, confiante, crente e estimulado acerca das verdades que os outros dizem e afirmam. Não quero inculcar a ninguém aqui que as coisas são como foram escritas ou assim as disseram num passado… Tento -sempre que possível- aprofundar, ir mais além da simples repetição de escrituras, palavras e escritos de gurus, mestres espirituais e etc. sem a compreensão, sem a vivência ou experiência própria. Ninguém aqui tem a capacidade de afirmar… Read more »

Bruno H
Bruno H
23 agosto de 2007 9:34 am

Off Topic

http://br.noticias.yahoo.com/s/23082007/40/saude-visores-realidade-virtual-induzem-experiencia-fora-corpo.html

Uns neurocientitas que descobriram como fabricar em laboratório a ilusão chamada “projeção astral”.

jorge
jorge
22 agosto de 2007 2:11 pm

DAI ACID MUITO BOM SÓ TO AVISANDO QUE TO SEMPRE VISITANDO O BLOG ;E A QUESTÃO DE QUE DEUS JA VIU TODOS OS ACONTECIMENTOS DO TEMPO ATE O FIM DOS DIAS OU SEJA ELE JA SABE O QUE VAI ACONTECER , ELE JA VIU O FILME COMO JESUS JA SABIA O QUE IRIA ACONTECER; ALGUEM ESCREVEU ANTES ISSO NÃO É DESTINO. TÉ MAIS…

Maruska
Maruska
22 agosto de 2007 5:35 pm

Olá pessoas!
Adorei o post! Só acho q quando se trata de desencarnes como o acidente da TAM mês passado, deve-se avaliar se o ocorrido está mais pra “sabedoria divina” ou pra “incompetência/ignorância humana”… Se a segurança no sistema aéreo fosse tratada de maneira mais séria e competente a ANOS atrás, não sei se estaríamos discutindo esse assunto. Mas como disse, não temos sabedoria divina pra avaliar isso…
PS Ótimo assunto do próximo post! 😉

Bono
Bono
22 agosto de 2007 1:06 pm

Krishna diz para nunca nos apegarmos aos frutos da ação sejam eles bons ou ruins, pois eles não nos conduzem ao planeta eterno em que Ele habita, onde quem chega nunca mais volta ao ciclo de nascimentos e mortes. Ações más nos levam aos planetas infernais, ações boas nos elevam aos planetas celestiais, mas em todos esses planetas existe nascimento e morte. E é incrível como nos identificamos com os frutos negativos de nossas ações, a culpa seria um tipo de identificação com os frutos que nós mesmos julgamos serem negativos e o orgulho identificação com os frutos que julgamos… Read more »

Ed
Ed
23 agosto de 2007 6:20 pm

OFF-TOPIC

Pessoal, eu estava dando uma olhada na livraria Saraiva quando achei isso:
http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=1978716&ID=C8A5A7C67D708171135120150&PAC_ID=20940

A Sinopse do livro faz parecer um completo Imbecil qualquer um que acredite em Deus…

Como eu ja li aqui uma vez:
“diziam que Deus e a religião criaram matanças e Guerras. Abandonaram Deus, mas a guerra continuou…” (isso ou algo parecido com isso)

Rod-POA
Rod-POA
22 agosto de 2007 10:05 pm

Ok, ok.
E quanto o pessoal queimado lá no ano de 177, eles estavam pagando por algo também? Se é assim, a coisa toda entra em looping. Só queria entender.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
22 agosto de 2007 11:05 pm

Eduardo, acho que nem preciso explicar quando deleto comentários que são só zoeiras, bobagens, etc. Cada comentário desse ocupa um espaço no banco de dados, e vai deixando o sistema cada vez mais lento (é por isso que o comentário demora a aparecer… antigamente não era assim). Além de desvirtuar o rumo da conversa e fazer os leitores deslocarem mais e mais a tela pra ler tudo. Então, pra que possamos manter um alto nivel nos comentários, é preferivel que não se faça comentários sem sentido, apenas por diversão. Obrigado.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
22 agosto de 2007 11:08 pm

Nem sempre, Rod. Jesus mesmo apanhou e foi crucificado por pura maldade. Ele não tava pagando por karma nenhum. Como eu disse, m… acontece.

Bergman
Bergman
22 agosto de 2007 11:56 pm

Olim escreveu:
“A porta é larguíssima, enorme, infinita, eterna, caridosa, linda, amorosa, para todos…”

Não Olim, a porta é estreita e essa afirmação não é minha…

Bergman
Bergman
22 agosto de 2007 11:57 pm

Onde está a porta?Escreveu:
“Devemos crer que você seria um dos “predestinados”?

Não tenho a menor pudor em afirmar que sou um predestinado. Predestinado a virar adubo…”

Onde está a porta?Escreveu:
“Seriam estes os ateus, os materialistas, em detrimento dos trouxas espiritualistas que nunca irão achar a tal porta?”

Quem sabe? não esta escrito que os últimos serão os primeiros?
Agora “trouxa espiritualista” fica por sua conta. Não considero ninguém trouxa aqui, muito pelo contrario. Não insinue algo que eu não disse.

Bergman
Bergman
22 agosto de 2007 11:58 pm

Taís escreveu: “Oi, Bergman…. Da mesma forma que pareceu-me antes que sua visao sobre Deus é de um ser limitado, parece-me também agora que a sua visao sobre a vida é de que ela é restrita somente a esses poucos anos que passamos por aqui……” Olá, Tais. Penso que você esta desviando o tema que seria Predestinação X Livre Arbítrio e como duas coisas tão paradoxais podem coexistir. Ademais, não lembro de ter declarado minha visão PESSOAL sobre Deus. Alias, Qual deus? De qual religião? Pelo que entendi você não tem religião mas tem uma certa simpatia pelo espiritismo e… Read more »

Bergman
Bergman
23 agosto de 2007 12:18 am

Saindo da Matrix escreveu:
“Jesus mesmo apanhou e foi crucificado por pura maldade. Ele não tava pagando por karma nenhum.”

Discordo. Jesus estava pagando pelo karma da humanidade. Pelo menos é isso que ensina o cristianismo.

Taís
Taís
23 agosto de 2007 8:14 am

Bergman, definitivamente, estamos falando em línguas opostas… E qualquer argumentacao de ambas as partes parece ser somente uma pirraca, quase que infantil… Respeito muito seu ponto de vista, bem como o de todos, mas, paremos por aqui pois nao chegaremos a lugar algum… Ah! uma última coisinha, Deus nao tem religiao…

Onde está a porta?
Onde está a porta?
23 agosto de 2007 8:17 am

Bergman: Peço desculpas se interpretei mal seu comentário. É que existem duas coisas que me colocam urtigas no estômago: crentes xiítas querendo catequizar e trazer a todos para a sua religião, por ser ela “A Única Que Salva”, e ateus/gnósticos/céticos agindo com desdém e condescendência para com quem percebe-se como um ser espiritual e pauta sua vida por esta premissa. Não acho que ateus/materialistas serão os “últimos”, pois não os acho inferiores em nada, são apenas pessoas com um ponto de vista diferente sobre a vida. Se você acha que é apenas matéria perecível, e seu fim será o trato… Read more »

Taís
Taís
23 agosto de 2007 8:34 am

Acid, será mesmo que Jesus, nao teve que passar pela mesma trajetória terrena como todos nós? Fico me perguntando isso as vezes, lembrando das palavras da Bíblia que dizem que ele “venceu o mundo e se tornou perfeito…“.

Bruno H
Bruno H
23 agosto de 2007 9:21 am

“Jesus mesmo apanhou e foi crucificado por pura maldade. Ele não tava pagando por karma nenhum.”

Compreendendo-se karma, como algo ‘ruim’, não mesmo.
Mas, tendo karma como reação, dai tava pagando karma sim.
Ação: ‘brigar’ com o doutores da lei.
Reação: ser assassinado por eles.

Eduardo
Eduardo
24 agosto de 2007 1:02 am

o fogo queima, nem tudo que queima é fogo “quem disse disse isso foi um dos avatares da humanidade, Jesus Cristo Super Star. ” aeuheauea que disse isso , disse nada, eu num escutei , nem vc, nem niguém isso tá escrito , num pode se afirma se ele disse cara essa biblioteca, olha o que tá no wikipedia Conceitos sobre a Bíblia A Bíblia Sagrada A Bíblia é um livro muito antigo. Ela é o resultado de longa experiência religiosa do povo de Israel. É o registro de várias pessoas, em diversos lugares, em contextos diversos. Foi escrita ao… Read more »

Bergman
Bergman
24 agosto de 2007 1:16 am

Váderetro, Satanás!
Eu repreendo o demônio do ceticismo que se apodera da mente do Eduardo!
Sai! Sai! Saaaaaaiiii!

Esta melhor agora, Eduardo?
Ohh, glorias.!

P.S. ( Repreendo tambem o demonio devorador de virgulas)

Mensagem dos Patrocinadores
Mensagem dos Patrocinadores
24 agosto de 2007 1:31 am

Eduardo A Biblia foi organizada pelo Concílio de Nicéia, que teve início no ano de 216; antes disto éra uma montanha de escritos sagrados. Neste Concílio é que decidiram (com que interesses?) o que éra sagrado e o que éra apócrifo. Depois veio a Santa Inquisição para eliminar todos esses escritos(¨não sagrados¨)que não constavam da Bíblia, que chamou-se ¨Vulgata Latina¨, e que originou todas as versões utilizadas pelas diversas religiões cristãs, inclua-se aí o Evangelho Segundo o Espiritismo, que foi o grande equívoco do espiritismo, pois não devia ter misturado as coisas, pois nasceu como ciência e não como religião.… Read more »

Kan
Kan
24 agosto de 2007 11:09 pm

¨Esses deuses revelados pelas religiões são falsos?¨ Entendo as religiões como linguagens. Cada um descreve um objeto com as palavras e conceitos que conhece. Podem ser explicações bem diferentes, mas falam da mesma coisa. Gostei muito do comentario da(o) Bindi: “Neste ponto, eu admiro os ateus, que mesmo sem crer em nada a não ser o aqui/agora encontram motivos para ser pessoas que se pautam pela ética (não todos, claro,hehehe!)”. É bem verdade que a idéia de que o jogo não acaba quando perdemos uma vida faz muita gente (eu) andar mais na linha… 😉 Sobre pré-destinação: Acho que até… Read more »

Bergman
Bergman
25 agosto de 2007 12:01 am

Kan escreveu:
“Entendo as religiões como linguagens.
Cada um descreve um objeto com as palavras e conceitos que conhece.
Podem ser explicações bem diferentes, mas falam da mesma coisa.”

Sim as religiões também são uma linguagem e fazem parte da manifestação da cultura de um povo. Mas elas podem ser bem diferentes, no budismo por exemplo, não existe um deus, é uma religião essencialmente atéia. Alias, Buda nunca entrou em questões metafísicas.

P.S. Opa, tem texto novo no ESCAPE FROM MATRIX! Vamos lá pois pedra que rola não cria limo!

Max W. Ourique
Max W. Ourique
25 agosto de 2007 12:28 pm

Afinal, de quem é a autoria destes artigos?
Quem mantém este site?
Não há identificação?
Quem poderá dar credibilidade à todo esse misticismo temperado com cultura e opinião?

Bergman
Bergman
25 agosto de 2007 5:06 pm

Max W. Ourique escreveu:
Afinal, de quem é a autoria destes artigos?
Quem mantém este site?
Não há identificação?
Quem poderá dar credibilidade à todo esse misticismo temperado com cultura e opinião?

Vou tentar responder suas indagações:

1-Não sei o nome real do autor porem, seu apelido é “Acid”.
2-Penso que seja uma produção independente.
3-O autor deve ser tímido (mas quer dominar o mundo).
4-Eu curto. É um jogo filosófico/metafísico. Ganha o jogo quem descobrir primeiro como sair da Matrix. É muito lúdico. Quer brincar?

Kan
Kan
25 agosto de 2007 10:31 pm

Bergman, Novamente declaro minha ignorância, mas creio que o Budismo não “personifica” Deus, mas trata sim de uma “energia cósmica” que dá sentido e “vida” ao mundo material. (Os mantras são uma forma de se armonizar nesta energia, que no meu ver é bastante “metafisica”) Novamente temos descrições diferentes para algo que pode ser o mesmo. Max. – Este site não precisa de uma personalidade que “dê credibilidade”. É uma questão de gostar ou não. O Acid é um cara que pesquisa muito e tem uma visão muito interessante sobre o mundo. Os demais se juntam em torno do site… Read more »

Bergman
Bergman
26 agosto de 2007 1:39 am

Kan, assim como o cristianismo o budismo tambem se fragmentou completamente em muitas derivaçoes após a partida de seu mestre. Na sua essência o budismo é apenas uma prática de controle da mente. O “gato ritual” aconteceu tanto no cristianismo como no budismo. Deixo a sinopse do livro que já citei anteriormente: “O encontro com o Budismo pode ser devastador para alguns ocidentais, no sentido de desconstruir tudo o que uma pessoa aprendeu até o momento e descortinar uma nova realidade. O impacto não deixa pedra sobre pedra das concepções antigas. Basta ver que na lógica do Budismo todos os… Read more »

Bergman
Bergman
26 agosto de 2007 2:09 am

Kan, continuando…. Me ocorreu uma analogia para explicar:

Imagine um mecânico lhe explicando o funcionamento de um motor. O sistema de alimentação, propulsão etc…
Esse mecânico não vê necessidade em entrar na biografia do engenheiro que bolou o motor, seus ideais, suas motivações etc…Ele quer apenas ensinar como funciona o motor.

O mecânico é Buda.

Penso que seja isso…não sei se ficou bom…

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
26 agosto de 2007 11:18 pm

“Ainda que mês após mês, até mil, uma pessoa fizesse oferendas durante cem anos, e uma outra pessoa honrasse sinceramente apenas a memória de um iluminado, mesmo que fosse só por um minuto, esta reverência de um minuto pode ser considerada melhor do que o sacrifício de cem anos (e fazer o bem é muito melhor ainda)”
(Buda; Dhammapada Cap. VIII-106)

Keymaker
Keymaker
27 agosto de 2007 8:28 am

Ed ou Eduardo “A Sinopse do livro faz parecer um completo Imbecil qualquer um que acredite em Deus… Dá uma analisada nessa frase que você colocou? Qual é a idéia que ela passa? Acho que entendi agora o que você quis dizer, com esse último post. Seria uma crítica ao livro, mas do jeito que você escreveu, o que parece claro (pode ver que não fui só eu que pensei assim, é só ver o post logo depois do seu) é que você chegou a essa conclusão depois de ler a sinopse, que foi o que eu critiquei. Mas eu… Read more »

Célia
Célia
27 agosto de 2007 10:33 pm

Ola Acid, tudo bem ?
Li que depois que Judas se enforcou, passou muitos anos no umbral, muitos tentaram tira-lo de lá mas foi impossível, pois ele estava cheio de culpa, foi aí que entrou Mãe Maria, e disse, que Jesus o amava muito e que muito já estava perdoado, mas mesmo assim Judas sofreu muito e para reparar seus erros veio como Joana D’arc, assim cumpriu sua missão, hoje lendo seu texto deu para mim tirar minhas dúvidas sobre a TAM.
Parabens pela materia, está otima.
Célia

Lessa
Lessa
19 outubro de 2007 9:13 am

Olá a todos! Pessoal, sou novo aqui no SDM (por isso só estou escrevendo algo agora), já li vários posts do Acid, sobre os mais variados temas e me identifiquei bastante com o conteúdo aqui exposto. Por isso, espero que meu comentário contribua para enriquecer o assunto, que é bem interessante e que pode influenciar bastante nossas vidas. Como foi dito várias coisas ao longo dos comentários, vou separar em temas, falando sobre as coisas que achei mais relevantes. Mas, antes de mais nada, cabe ressaltar que são opiniões minhas, pessoais. Opiniões estas vindo de um ser humano bem imperfeito… Read more »

Patricia Cantuária
Patricia Cantuária
18 janeiro de 2009 9:23 pm

Adorei o seu blog. Gostaria de saber mais informações sobre queme screve e manter contato.
Abraços

Anônimo
Anônimo
19 janeiro de 2009 12:58 pm

Quando o luxo é o lixo… Sentada sobre o luxo, Paris se envergonha (The New York Times) “A França é o berço do luxo, e aqui, a recessão que atinge o mundo traz a sensação de uma lição moral.” “Só na França a recessão é glorificada por estabelecer uma crise de valores.” “. “Precisamos de um retorno à razão, decência, discrição, beleza e criatividade – em outras palavras, aos valores verdadeiros”, disse Nemarq.” “Desde os gregos antigos, os bens de luxo sempre estiveram estampados com o selo da imoralidade”, diz Gilles Lipovetsky, sociólogo que escreveu vários livros sobre o consumismo.… Read more »

Bono
Bono
17 janeiro de 2010 8:16 pm

Tem uma questão que me atormenta. O sofrimento pode vir em nossa vida como forma de se saldar os débitos pretéritos, entretanto o sofrimento crônico muitas vezes pode acabar aviltando o indivíduo, e o aviltamento acaba fazendo ele criar mais débitos. Como escapar desse ciclo, sabendo que o aviltamento é apenas uma reação natural como fechar os olhos contra uma tempestade de areia?

Taís
Taís
24 agosto de 2007 10:51 pm

Gostei da história do gato. Com certeza, muitas das práticas (pra nao dizer todas…) utilizadas hoje pelas mais diversas religioes, tiveram origens semelhantes…

Bergman
Bergman
24 agosto de 2007 10:15 pm

Não, não foi para você, Tais.
A falha foi minha por ter juntado dois posts.
Sorry.

Só retificando:
O nome correto do autor do livro é Heródoto Barbeiro.
O livro foi publicado em 2005 e chama-se “Buda, o mito e a realidade.”

Taís
Taís
24 agosto de 2007 8:31 pm

A provocacao citada no seu último comentário, por acaso, era dirigida a mim, Bergman? Se foi, nao cheguei a ver… Mas gostaria de saber do que se tratava.

nj
nj
24 agosto de 2007 10:06 am

Por que discutimos ? Acho eu que é porque ‘as verdades’ dos outros ainda nos incomodam. Se analisarmos as coisas com mais comapaixão nem tanta racionalidade, seremos menos infelizes e daremos espaço para aprender com os outros tbm. Sábio aprende consigo mesmo, gênios aprendem com o outro tbm. Para mim, a chave está dentro de nós, a religião verdadeira não está nos templos, mas dentro do homem. Mas cada que me sinto culpada por ferir o direito alheio de opinião própria, eu tento perdoar e me perdoar. Cada um tem seu tempo pra crescer. Níveis de energia diferentes, diria melhor,… Read more »

Bergman
Bergman
24 agosto de 2007 1:55 am

Piada ou não,
O que é mais estranho é Jesus, em contato mediúnico, não alertar sobre o fato de sua mensagem ter sido adulterada….

Se eu estiver errado, algum espírita me corrija.

Keymaker
Keymaker
24 agosto de 2007 8:55 am

Depois desta fui obrigado a postar.

“A Sinopse do livro faz parecer um completo Imbecil qualquer um que acredite em Deus…”

Se você chega a essa conclusão tão rapidamente, e apenas lendo a sinopse de “um livro” talvez você seja um.

Anjo da PAZ
Anjo da PAZ
24 agosto de 2007 9:10 am

Caros Irmãos. Que a PAZ do SENHOR esteja sempre com todos. As discussões sobre temas de cunho espiritual são sempre importantes, quando debatidos de forma a elevar o pensamento ao SENHOR. Os temas polêmicos devem ser analisados na mais profunda calma e ponderado com o AMOR de nossos corações. Quando qualquer discussão tomar rumos que nos levam ao desvario, calar o verbo, como indicativo de caridade ao nosso irmão. Deixar que a máxima de DEUS de amar ao próximo supere qualquer idéia de vitória em argumentos, que se tornam mundano nessas horas. JESUS, nosso mestre amado, indicou nos o caminho… Read more »

Keymaker
Keymaker
24 agosto de 2007 1:31 pm

Será que você entendeu ou preciso explicar mais?

nj
nj
24 agosto de 2007 2:04 pm

Quem dera se fôssemos todos gênios Eduardo… Aprendemos a vida inteira e ainda assim cometemos ‘os mesmos’ infelizes erros. O da linguagem é um deles. Vivo me encrencando por causa disso. Talvez fôssemos mais felizes se falássemos menos. Constatar algo é muito diferente de praticar.A gente sabe disso. Mas acho que vou ser forçada a me calar por muito tempo. Como um mártir. Sinceramente, ser mártir não é nada confortável. Mas se é por imposição da vida, o que há de se fazer? Cada um colhe o que planta. E a minha colheita está sendo bem de acordo com o… Read more »

Eduardo
Eduardo
24 agosto de 2007 12:21 pm

Se você chega a essa conclusão tão rapidamente, e apenas lendo a sinopse de “um livro” talvez você seja um.

eauheaueae
, cara se acha que eu vi isso hj??
ueaheauheae
a eu tô maluko
me questiono desde os 4 anos e isso já faz tempo viu, sem noção.
já fui crente, de achar que só as escrituras tão certa,mas não são somente elas.

e nj, se os sábios aprendem por si só . vc posto pra gente virar um gênio?

Keymaker
Keymaker
24 agosto de 2007 1:29 pm

Não entrei no mérito de você pensa nisso há muito ou não, acho que você não entendeu.

“A Sinopse do livro faz parecer um completo Imbecil qualquer um que acredite em Deus…”

Você disse que a SINOPSE do livro faz parecer um COMPLETO IMBECIL QUALQUER UM que acredite em Deus…

Ai mora o perigo capiche?

Taís
Taís
24 agosto de 2007 2:25 pm

Oi, Bergman. O que eu penso sobre Deus e principalmente sobre “as religioes“, voce pode saber lendo os meus comentários anteriores. Sobre Deus se revelar atravez das religioes é uma opiniao somente sua. Se eu acreditasse nessa SUA teoria, teria escolhido uma religiao dessas bem “tradicionais“ pra mim e nao estaria aqui, cheia de questionamentos… bem igual a voce, aliás, que apesar de se esforcar muito para passar essa idéia de que é um cético de carteirinha, está aqui lendo e questionando textos espiritualistas. Mas, respondendo a sua pergunta, na MINHA OPINIAO, (pois tudo que coloco aqui é somente isso,… Read more »

Universo Trincado
Universo Trincado
24 agosto de 2007 3:06 pm

É isso ae Taís. Os homens sempre tentaram explicar tudo. Ainda tentam né. Dar suas próprias interpretações. E o mistério sempre continua. O de onde viemos e para onde iremos.

“Um grupo de astrônomos da Universidade de Minnesota anunciou a descoberta de um enorme buraco no universo, onde não há nem a matéria normal, que forma estrelas e galáxias, nem a misteriosa “matéria escura”.

“Ninguém encontrou antes um buraco tão grande. Não esperávamos essa descoberta”, afirmou Lawrence Rudnick, da Universidade de Minnesota, num comunicado no site do NRAO (National Radio Astronomy Observatory).”

Anônimo
Anônimo
24 agosto de 2007 3:55 pm

E se eu lhes dissesse que a CULPA cristã é algo puramente cultural, totalmente desnecessário, que serve somente para mantê-los num ‘cabresto’, condicionando suas psiquês para torná-las dependentes de ‘terceiros’, manipuláveis e convenientemente ‘fracas’?

Ed
Ed
24 agosto de 2007 4:10 pm

Keymaker, vc leu o q eu coloquei ou leu a sinopse?, sinopse, sinopse e sinopse, não falei do livro ou de qualquer outra coisa a principio. E eu coloquei exatamente a impressão q eu tive da SINOPSE, e apenas usei isso como gancho para falar e discutir(cordialmente claro)com os caros colegas aqui sobre o ceticismo agrecivo, que alem de não acreditrar em Deus, não se contenta e desce a lenha em quem acredita. Não sou contra o ceticismo ou a pessoa não acreditar em Deus, mas querer impor isso aos outros, na marra, isso eu acho errado, e foi essa… Read more »

Janú
Janú
24 agosto de 2007 5:23 pm

estamos tendo complicaçõaes a toa aeuhaeuhaeuea
Ed é um cara Eduardo é outro , vou começar a escrever como Janú que num gera mais confusões
hehe
sei que o que o Keymaker escreveu num foi pra mim, mas serviu pra mim
=p
comentários a mil aki uhull
abraços

Bergaman
Bergaman
24 agosto de 2007 6:23 pm

Obrigado por ter deletado meu último comentário. Era mais uma provocação do que um desejo de bom-dia. Me arrependi após tê-lo postado. ————————————————- ————————————————- Tais (ahh, as mulheres…intuição aguçada, enxergando alem das aparências…), gostei de sua resposta. Penso que neste caso temos três coisas distintas, pelo menos no caso de duas grandes religiões, o budismo e o cristianismo: 1-O iluminado e sua mensagem/ensinamento, onde revela-se ou não um Deus. 2-A religião criada pelos seguidores/discípulos para manter vivo os ensinamentos. 3-A mistificação e os interesses pessoais. Como agora estou no trabalho, vou deixar apenas um trecho que li em um livro… Read more »

dyogo
dyogo
24 agosto de 2007 8:22 pm

pow que massa velho! moro em boa viagem leio sempre por aqui!
voce mora por onde?

eduardo buchs
eduardo buchs
19 janeiro de 2011 10:41 pm

quanto maior a consciencia,menor o sofrimento

Bindi
Bindi
22 agosto de 2007 11:05 am

Olim
Seria muita ironia, não? Eu procuro “a” porta a vida inteira…bato…dou socos e pontapés…e eis que alguém vem abri-la – eu!
Abraços.

Back to the Matrix
Back to the Matrix
19 agosto de 2007 3:46 pm

Post de agosto está dez!

Alan
Alan
20 agosto de 2007 11:23 am

Acid diz:”Amar ao próximo não é ficar sentado no computador escrevendo blogs como esse” Engano seu Acid, um cara q trabalha tanto para escrever o q vc escreve e sem ganhar 1 vintem por isso é amar muito ao próximo, vc é um missionário aqui nesse planetinha e está fazendo muito bem as práticas Cristãs. Não se culpe tanto em ficar sentado escrevendo blogs, na era digital, isso é ser como Paulo e Pedro na época da Cristificação de Roma!!! Te garanto q vc já ajudou muita gente!! Como o próprio post diz, não se culpe, vc é uma luz… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
20 agosto de 2007 12:04 pm

Missionário? Daqui a pouco o site vira uma Igreja! Garanto a vcs que minha verborragia não garante dividendos espirituais nenhum. Fosse assim Paulo Coelho seria considerado um Avatar. “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, sou como um bronze que soa, ou como um címbalo que tine. E ainda que eu tivesse o dom da profecia e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e tivesse toda a fé, até ao ponto de transportar montanhas, se não tivesse amor, não seria nada. E, ainda que distribuísse todos os meus bens para… Read more »

Filipe
Filipe
20 agosto de 2007 12:05 pm

Só para lembrar os céticos: Não que a Doutrina Espírita esteja correta – não quero entrar neste mérito – mas dentro daquilo que o Espiritismo ensina, o ser que reencarna está consciente disto, inclusive no momento da gestação. Bergman, o Espiritismo tem 5 obras BÁSICAS: Livro dos Espíritos, Livro dos Médiuns, Gênese, Céu e Inferno e Evangelho. Você poderia estudá-las antes de dizer que a doutrina não resiste a uma análise criteriosa. Repito, não quero dizer que o Espiritismo está certo, mas que, dentro daquilo que a doutrina prega, este ponto que você identificou como “sem lógica” está muito bem… Read more »

Flávio BH
Flávio BH
20 agosto de 2007 12:41 pm

apesar de discordar inteiramente do Bergman, achei muito boa a colocação dele.E acho que é aquela coisa…(será q já comentei isso aqui em outro post..hehehehe)
…o agonosticismo e o ateísmo e o tudo o mais, são só opções de um mesmo “cardápio das crenças”. É isso aí, peça pelo número e seja feliz!
🙂

Flávio BH
Flávio BH
20 agosto de 2007 12:44 pm

ahhh, é agnosticismo… e retiro o “inteiramente”.

Josué
Josué
20 agosto de 2007 2:22 pm

A justiça deve significar uma coordenação entre ações e os resultados obtidos das mesmas…. Isso não existe e não pode existir se vivemos sob a lei do acidente. Somos apenas máquinas, reagindo ao mundo exterior, neste estado de desenvolvimento não somos responsáveis, sendo assim, agimos do modo com as condições e as circunstâncias determinam o que podemos esperar? Não comparamos as coisas e não vemos que é a ordem natural das coisas. Não podemos falar de injustiça, enquanto pensamos nela com exceção. Quando a vemos com regra, podemos pensar em como fugir dela. Não pode haver nenhuma justiça em nosso… Read more »

Jpires
Jpires
20 agosto de 2007 3:08 pm

Excelentes colocações… É muito bonito meditar, alcançar estágios impensáveis de viagens astral, etc… mas, se não colocarmos as mãos à obra, de que adianta todo esse conhecimento, que é apenas teórico. No lar está o nosso grande campo de “batalha”, lugar de nos mostrarmos e travarmos o bom combate, não é em caminhadas por caminhos “espirituais”, escalando paredões, vencendo o frio, a fome e a sede, realizando rituais complicados com palavras para candidato a ator decorar, buscando anjos e se graduando como mestre preto, branco, azul, verde…é em casa, é no trânsito, é na escola, enfim, é nos atritos do… Read more »

Anjo da PAZ
Anjo da PAZ
20 agosto de 2007 3:22 pm

Caros Irmãos. Que a PAZ do SENHOR esteja sempre com todos. Vamos sempre lembrar de algo que é incontestável: DEUS NÃO ERRA. Os vitimados no acidente do Voo 3054 são martires da luta da sociedade por governantes mais responsáveis e com interesses voltados ao bem estar de todos os seus cidadãos. São martires da luta de todos por empresas que valorizem menos o lucro e mais o Ser Humano. É importante olhar para as vítimas do descaso e da violência como martires de uma luta por uma sociedade melhor e por uma Humanidade fraterna. Tomar a dor da perda e… Read more »

ROBSON
ROBSON
20 agosto de 2007 4:03 pm

Cara, tu tava irado quando escreveu este post!!!!!!
Parabens !!!!!!!!!
As vezes eu me pergundo se VC é mesmo um ser humano ou um ORACULO?

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
20 agosto de 2007 4:30 pm

Eu sou a reencarnação de Chico Xavier

Bindi
Bindi
20 agosto de 2007 4:45 pm

S.D.M.:Chico Xavier? Eu pensei que você fosse Ashtar Sheran encarnado para finalmente liderar a revolução. Huahuahuahua… 😀 😀

Samuel Soares
Samuel Soares
20 agosto de 2007 5:01 pm

Pergunta: Acreditais na reencarnação? É ela um fato? Podeis fornecer-nos provas oriundas de vossa experiência pessoal? Krishnamurti: A idéia da reencarnação é tão velha como as montanhas; a idéia de que o homem, por meio de múltiplos renascimentos, passando por inúmeras experiências, chegará finalmente à perfeição, à verdade, a Deus. Ora, o que é isso que renasce, o que é isso que continua? Para mim, essa coisa que supostamente continua nada mais é que uma serie de camadas de memórias, de certas qualidades, certas ações incompletas que foram condicionadas, obstruídas pelo medo nascido da auto-proteção. Agora, essa consciência incompleta é… Read more »

Bono
Bono
20 agosto de 2007 5:04 pm

Acid, agente só quer que voce continue escrevendo o/
Seus textos são legais, e demonstram um pouco de amor desinteressado ao próximo sim. Devem lhe dar alguns reais ou dollars espíritas sim, pois ler oque voce escreveu já me ajudou bastante e continua sendo matéria para reflexão. Se os créditos dessa ajuda que eu recebi desinteressadamente e sem voce nem mesmo me conhecer, não lhe forem depositados em sua conta espírita só se ocorrer alguma pane no computador do banco ou se ele usar windows 98.

Radical Chic
Radical Chic
20 agosto de 2007 5:15 pm

Esse mesmo trecho do livro “Chico Xavier pede licença” foi discutido no centro espírita que freqüento, dias após o acidente da TAM. Mas eu ainda não consegui digerir isso, estou tentando pela segunda vez…rs Penso como o Túlio Villaça escreveu, acho meio conformista a idéia de que todos que estavam lá foram reunidos pq “precisavam”. E eu também não consigo acreditar qdo dizem que “Deus não erra”, pq eu nem mesmo acredito nessa forma humanizada de Deus. Pra mim Deus é TUDO, é o Todo que está em Tudo, a energia de que é constituído todo o Universo… e não… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
20 agosto de 2007 5:43 pm

Eu também não gosto da idéia perfeitinha de “todo mundo morreu assim por causa de coisas no passado”. Acho que existe uma percentagem disso, sim, que poderiamos chamar de destino (ou afinidade), outra percentagem de estar no lugar errado na hora errada, outra de distração, e outra de m…, porque m… acontece. Tem um trecho legal aqui: “E a Sabedoria Divina se vale dos nossos esforços e tarefas de resgate e reajuste a fim de induzir-nos a estudos e progressos sempre mais amplos no que diga respeito à nossa própria segurança. É por este motivo que, de todas as calamidades… Read more »

Nymphaea
Nymphaea
20 agosto de 2007 11:03 am

Temos a tendência de “entendermos” Deus racionalizando com a nossa limitada inteligência humana.A evolução espiritual não é linear. Não é um sistema bancário de débito/crédito. Compreendo que a culpa ainda é o principal “sistema” utilizado por muitos. Imagino que, seu eu fosse um homicida e tivesse queimado milhões de criancinhas, mesmo me arrependendo profundamente, algo ficaria AINDA me incomodando. Partiria de mim escolher: passar pela mesma situação ou escolher espalhar o amor através da renúncia de si mesmo. Os dois caminhos são penosos. Mas para a alma que anseia a plenitude e já compreende o amor, confia e se entrega,… Read more »

Mainframe
Mainframe
20 agosto de 2007 10:10 am

“Se quereis a certeza das diferenças entre o prazer e a dor, comparem a impressão do animal que devora outro, com a impressão do devorado.” “Quem deseja, sofre; quem vive, deseja; a vida é dor. Quanto mais elevado é o espírito do homem, mais sofre.” “Se é certo que um Deus fez êste mundo, não queria eu ser êsse Deus: as dores do mundo dilacerariam meu coração.” Se imaginássemos um demônio criador, ter-se-ia o direito de lhe censurar, mostrando-lhe a sua obra: “Como te atreves a perturbar o sagrado repouso do nada, para criares este mundo de angústia e de… Read more »

Eduardo
Eduardo
19 agosto de 2007 4:10 pm

aaaaaaaa
num li , mas to indo pra casa, e vou ler
Alguns seguem JC, eu sigo ACID
huehaueheau
zuera cara
mas me divirto mt com isso aki
valeu
fui

Derkian
Derkian
19 agosto de 2007 4:18 pm

Excelente o texto,
foi uma das melhores analizes que já vi em torno de reparação, a grande maioria é bitolada no que diz sobre sofrer.

Salve Acid!
rsrs

abraços

Mio-MCMLXXVIII
Mio-MCMLXXVIII
19 agosto de 2007 5:29 pm

Otimo texto!

Acho q ta explicado q viemos fazer aqui.

Abraxx

Elizete Lee
Elizete Lee
19 agosto de 2007 5:58 pm

Boa tarde!
Estava esperando desde o dia 12 o seu próximo post, e sinceramente valeu muito a pena.
Obrigada por sua dedicação de pesquisa. 😉
Acho que me esclareceu bastante situações que antes pareciam uma tremenda crueldade do “Justiceiro Deus”.
Abraços @}‑;‑‑‑

Elizete Lee
Elizete Lee
19 agosto de 2007 6:05 pm

Boa tarde!
Estava esperando desde o dia 12 o seu próximo post, e sinceramente valeu muito a pena.
Obrigada por sua dedicação de pesquisa. 😉
Acho que me esclareceu bastante situações que antes pareciam uma tremenda crueldade do “Justiceiro Deus”.
Abraços @}‑;‑‑‑

Bergman
Bergman
19 agosto de 2007 6:44 pm

No avião da TAM, que caiu aqui em São Paulo, havia uma criança ainda no ventre de sua mãe. Seguindo o raciocínio do texto, essa criança, que por mecanismos misteriosos foi-lhe negado o direito do nascimento, já possuía culpa e o que é mais inverossímil, consciência de sua culpa. Assim como as crianças no circo romano. A doutrina espírita, apesar do verniz de lógica e razão, infelizmente não resiste ao atrito de uma analise mais criteriosa. Também depende de fé. É possível que o mundo funcione como a doutrina espírita propõem? Sim é possível porem não é provável alem de… Read more »

Eduardo
Eduardo
19 agosto de 2007 9:02 pm

sobre o que tá acima
assim, já fui “meio” crente
e acho que em Sodoma e Gomorra, se não em engano, num sei quem fala com DEUS lá, mas DEUS diz, que se houvesse 10 pessoas justa naquela cidade ela não seria destruida.
nada é por acaso , isso eu sei

RUBENS
RUBENS
19 agosto de 2007 9:27 pm

Muito legal
boa pesquiza e bem escrito
A questão básica continua esfolando a mente : A semeadura é opcional mas a colheita é obrigatória , ou o AMOR cobre a multidão dos pecados , e com o amor e projeto de vida no bem , a culpa e a necessidade de sofrer fatos semelhantes se vai….
BOM DEBATE !!!!
AMO ESTE SITE
VALEU..
RUBENS

Túlio Villaça
Túlio Villaça
19 agosto de 2007 10:26 pm

Viva o Chico. Só uma adendo: tomemos cuidado para não cair no mecanicismo de achar que quem sofre é porque merece, pois deve ter aprontado antes. Como o ditado “Deus, quando aleija, é pra manter debaixo da vista!” O esquecimento da reencarnação serve justamente para mostrar que o que importa não é a causa, e sim as conseqüências do sofrimento. Abraços.

meleca
meleca
19 agosto de 2007 10:53 pm

só para lembrar. dessa tragédia do circo de niterói, surgiu o “profeta gentileza”. figura conhecidíssima do cotidiano carioca. que abandonou a vida de empresário para perambular pelas ruas do centro do rio a pregar “gentileza” após ser testemunha ocu lar dessa tragédia. seus escritos no viaduto da perimetral no rio, são preservados até hoje. já foi enrêdo de escola de samba. já desencarnou. quanto ao “deus” do bergmam. só tenho a dizer: “deus faz cair a chuva sobre justos e injustos” que deus é esse que permite que um avião caia só porque não tem “justos” nele ? o “justo”… Read more »

Raphael
Raphael
20 agosto de 2007 12:04 am

Seria a mudança de consciência e atitude capaz de “aliviar” a dívida cármica? (A Teosofia diz que não). E se “Deus” não fosse realmente vingativo, não seria o caso de ter o seguinte “esquema”: arrependimento, reparação… Tirando-se a expiação, porque, realmente, se houve já o arrependimento, não tem mais para que a expiação… Pois, ao arrepender-se, o sujeito já passou por um sofrimento (nem que seja psicológico) para tal. E a expiação seria uma expressa manifestação de vingança! Como querem muitos de nossa sociedade, influenciados pela mídia, : “Matou tem que morrer!”. Em vez de pensarem no que levou a… Read more »

Lourdes
Lourdes
20 agosto de 2007 12:31 am

Concordo com o Bergman: “Achar justificativas ou explicações para a morte trágica coletiva ou não, me parece algo temerário, especulativo e completamente injusto.” Admiro Chico Xavier! E quem sou “EU” para discordar de Francisco Cândido Xavier? Porém, não posso omitir que discordo de uma forma linear de reparar os erros! Acredito na lei de causa e efeito, mas não de forma linear. Nem tudo podemos explicar, mas acho que a consciência individual e a coletiva são as responsáveis pelo sofrimento individual e coletivo dos seres humanos. “Existe muito mais coisas entre o Céu e a Terra do que supõe a… Read more »

Lourdes
Lourdes
20 agosto de 2007 12:59 am

Desculpe o erro de digitação: Porque “há mais coisas entre o céu e a terra do que supõe a sua vã filosofia”. “O sofrimento pessoal e as calamidades mundiais são resultados da nossa contribuição, das nossas escolhas, consciente ou inconscientemente. Não fazem parte do desejo Divino.” A culpa e a autopunição não ajudam em nada, apenas atrasam a evolução do ser. Enquanto a pessoa ficar na culpa, no desgosto, se julgando errada, vai atrair o mal. É melhor buscar uma forma diferente da autopunição para reparar os erros. E eu acredito que a pessoa tem ajuda e amparo espiritual no… Read more »

Evanda
Evanda
20 agosto de 2007 1:09 am

‘Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele…’

essa foi em cheio!!

lindo post, @}‑;‑‑‑

Bruno H
Bruno H
20 agosto de 2007 9:52 am

Legal o apelo do Acid para que todos movimentem seus traseiros para fazer alguma coisa. Com certeza, nos faz pensar sobre algumas atitudes…

Mas, esse papo do cirquinho e talz… queimaram antes, e agora resolveram se queimar por causa da culpa, todos juntos ainda… é dose.

Taís
Taís
20 agosto de 2007 6:18 pm

Adorei o post. Muito esclarecedor. Lendo os comentários, no entanto, confirmei a minha idéia de que muitas vezes, o que nos impede de compreender as coisas é a visao distorcida e limitada que que temos de Deus. Quando lemos ou ouvimos que Deus é onipresente, onipotente e onisciente, nossa limitadíssima visao humana, tende a nos fazer imaginar um ser que está todo tempo a nos vigiar e manipular, ou punir, mas, com toda certeza, as coisas nao sao assim. Quando procurei entender melhor as palvras de Jesus, quando disse “eu estou no pai e o pai está em mim“, passei… Read more »

Bruno H
Bruno H
20 agosto de 2007 7:46 pm

“…o agonosticismo e o ateísmo e o tudo o mais, são só opções de um mesmo “cardápio das crenças”.

Flávio BH, a careca não é um tipo penteado.

emanuelly pontes
emanuelly pontes
20 agosto de 2007 10:40 pm

So um desabafo:E quando a gente se purificar,“pagar pelos pecados“,pra onde a gente vai??sera que vale apena passar por tudo isso???Tenho a impressão que a gente não anda,não evolui.Tamos pagando pela centessima vez nosssos pecados,se endividando de novo e não saimos do lugar.Eu não vejo esperança nenhuma…

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
21 agosto de 2007 7:57 pm

Existe uma boa explicação pra isso, Kan. Não na doutrina espírita, mas algumas teorias psicológicas que foram debatidas na Voadores e vou botar no próximo post só sobre reencarnação.

O problema com a doutrina espírita é que ela foi feita pra ser contínua, acompanhando as ciências e descobertas de sua época. O próprio Kardec dizia isso. Mas é natural do ser humano engessar pelo dogmatismo tudo o que é metafísico ou “Divino”. Até mesmo uma doutrina que foi criada pra não ser dogmática (o unico dogma dela é a crença na vida após a morte).

R.
R.
21 agosto de 2007 8:31 pm

Creio que nessas searas deveríamos reletir e indagar mais, do que fazer afirmações. Afinal, o que podemos de fato comprovar? Sabe, acho que deveríamos refletir…e se esta explicação de causa e efeito não for apenas uma tentativa humana de não se sentir desprotegido, em meio a um enorme universo? Eu explico melhor. Acho que gostamos de acreditar que se algo ruim nos acontecer, não foi, por exemplo, um mero azar, mas algo por nós mesmo criado. E ainda, gostamos de pensar que, na mesma linha de raciocínio, podemos evitar males futuros, através, precipuamente, de boas atitudes no presente. São temas… Read more »

Caesar
Caesar
21 agosto de 2007 11:27 pm

¨A fé, mesmo quando é profunda, nunca é completa¨
Jean-Paul Sartre

Josué
Josué
22 agosto de 2007 12:58 am

“A medida com que medimos, nosso próprio ser, não é uma grandeza imutável, temos disposições e oscilações, e no entanto teríamos de conhecer a nós mesmos como uma medida fixa, a fim de avaliar com justiça a relação de qualquer coisa conosco. A conseqüência disso tudo seria, talvez, que de modo algum deveríamos julgar; mas se ao menos pudéssemos viver sem avaliar, sem ter aversão ou inclinação!”
FWN

Derkian
Derkian
22 agosto de 2007 1:00 am

só li alguns coments antes, portanto se comentei algo q alguém já disse perdoi-me. É meio dificil imaginar um mentor levar(encaminhar) alguém para um certo desastre, para morrer lá; morte comum ainda tudo bem, mas sofrimento gerando sofrimento excessivo é um pouco dificil de digerir. Concordo com o q o Bergman disse no início; “É possível que o mundo funcione como a doutrina espírita propõem? Sim é possível porem não é provável alem de ser uma filosofia perigosa quando entendida de forma generalista.” até porque a doutrina não esta completa, dizer que podemos achar todas as respostas da vida na… Read more »

Derkian
Derkian
22 agosto de 2007 1:06 am

acredito no que o Chico escreveu; só acho q não conseguiriamos entender ao certo a vontade divina e seus mecanismos. Por isso generalizar é um tanto complicado.

Bergman
Bergman
22 agosto de 2007 1:37 am

Taís escreveu: “Oi Bergman, sobre seu questionamento sobre livre arbítrio X predestinacao, formei uma opiniao pessoal,….” Olá, Tais. O modelo por vc proposto não resolve a questão pois apenas repassa para nós atores a escolha do papel que representaremos em vida. Após escolhido este papel, não poderíamos sair do roteiro (predestinação). Ex: escolho o papel de ser pobre. Após reencarnar e como não me lembro de ter escolhido esse papel, por mais que tentasse nunca conseguiria ser rico pois a predestinação faria manobras para impedir. É o que acontece na Índia, onde as pessoas que nascem nas castas inferiores conformam-se… Read more »

Bergman
Bergman
22 agosto de 2007 1:38 am

Bindi escreveu:

“A título de curiosidade, parece que não é todo mundo que esquece o que aconteceu em vidas passadas. O Dr. Ian Stevenson…..”

Bindi, não quero possivelmente me antecipar ao futuro texto do Acid, mais tais fenômenos podem estar ligados a ESP (Percepção Extra Sensorial), neurociências e outros modelos quânticos da mente. A PUC de São Paulo tem um grupo de pesquisa sobre o assunto (PESQUISAPSI) e alias, espero imensamente que a comunidade cientifica mundial explore e estude de maneira séria e honesta toda esta questão.

Bergman
Bergman
22 agosto de 2007 2:00 am

Ahh, só para complementar, lembrei da reportagem que saiu na revista superinteressante sobre espíritos e reencarnação.

Um dos casos abordados era de um ATEU que via e conversava com a tia morta.
Chorei de rir com tal situação bizarra…o cara não queria, não aceitava, mas não tinha jeito, a velhinha teimava em ficar aparecendo. Rsss…..

Anônimo
Anônimo
22 agosto de 2007 2:16 am

TO BE OR NOT TO BE Será então que aqueles cristãos da estória, que morreram queimados e pisoteados, não estariam também ‘pagando’ por ‘pecados anteriores’? Ou, aqueles que morreram no incêndio em Niterói, não poderiam ter sido simplesmente VÍTIMAS de algum(ns) irresponsável(eis) deste mesmo ‘momento reencarnatório’? Se partirmos do pressuposto que ABSOLUTAMENTE TUDO tem uma CAUSA (cármica) anterior, como fica então a questão do LIVRE ARBÍTRIO? Não posso eu, HOJE, por DECISÃO própria, atear fogo em uma casa ou distribuir alimento aos famintos? E, assim fazendo, como explicar meu ato e suas conseqüências, sob a ótica do ‘histórico cármico’? Como… Read more »

Onde está a porta?
Onde está a porta?
22 agosto de 2007 7:57 am

Bergman:
“Muitos querem sair da matrix. Mas só os predestinados sairão. O restante, no Maximo, conseguirá perder a sanidade mental.

A porta é estreita. Rss……”
Hmmmm…Devemos crer que você seria um dos “predestinados”? Seriam estes os ateus, os materialistas, em detrimento dos trouxas espiritualistas que nunca irão achar a tal porta? Será que existe uma só porta? Será que é preciso alguma porta? Ops,agora estou confuso…

🙄

Olim
Olim
22 agosto de 2007 9:11 am

A porta é larguíssima, enorme, infinita, eterna, caridosa, linda, amorosa, para todos…

A mente é que a torna limitada, impossível, seletiva, comparativa, dispendiosa -em termos de desgaste, busca…-, destinada a poucos pelas pessoas que tentam passá-la pelo conhecimento e experiências do que outros disseram, escreveram, deixaram de legado, memória, passado…

Se quisermos adentrar temos de dar os passos por nós mesmos, experiência própria, sermos nós mesmos.

A porta não é estreita, mas sim nossa mente.

Olim
Olim
22 agosto de 2007 9:42 am

Acid: Fiquei matutando um pouco sobre o dilema que inseriu neste post, sobre Amar ao Próximo e suas implicações, o que acha o que é amar ao próximo e o que não acha. Acho que todos nós temos o que posso chamar de esfera de atuação. Alguns, conscientemente ou não, possuem sua abrangência neste mundo, seja no material, mental, espiritual e todos os outros que ainda possam ser existir, quer queiramos ou não. Acho que esta esfera do ser é o ponto de partida/meio para interagirmso com os respectivos mundos. Acho que um Lama que vive atualmente meditando ativamente para… Read more »

Bindi
Bindi
22 agosto de 2007 9:42 am

Concordo ccom você Olim.Acho que tanto espiritualistas quanto materialistas têm as mesmas chances de encontrar – ou não – a porta para fora da matrix. A questão é que muitos de nós cai sempre naquela estória: tento ser bom e me aprimorar espiritualmente para merecer o paraíso, ou reencarnar numa vida melhor, etc. Claro que é melhor tentar sair do poço da maneira que tivermos ao nosso alcance (religião,filosofia,crença,descrença) e por motivos aparentemente egocêntricos do que se acomodar à escuridão. Neste ponto, eu admiro os ateus, que mesmo sem crer em nada a não ser o aqui/agora encontram motivos para… Read more »

Olim
Olim
22 agosto de 2007 9:59 am

Oi, Bindi:

E se a “porta” formos nós mesmos, cada um?

Quando imaginamos a porta temos, a princípio, a idéia de algo externo; que devamos agir, aprender técnicas, nos esforçamos absurdamente e etc. para que possamos ter a condição-que nós mesmos criamos- para abri-la ou ultrapassá-la.

Abraços.

Kan
Kan
21 agosto de 2007 7:38 pm

Estas pessoas que morreram tão dramaticamente no circo em Niterói estavam “pagando” um pecado… Os cristãos que morreram no show também deviam estar pagando algum outro… Talvez por terem matado mais outras pessoas em outra vida… E estas outras? Vai ver que morreram para pagar outro pecado ainda!… Não me faz sentido esta cadeia de causas e efeitos tão explicadinha. Acho que estamos aqui sim para evoluir, interagir, experimentar, mas acho que individualmente talvez não sejamos tão importantes para termos um projeto para cada um de nós. M. acontecem e pronto. Faz parte da experimentação e aprendizado. Torço apenas para… Read more »

Bono
Bono
21 agosto de 2007 1:58 pm

Raul estava errado. Na verdade “Eu estou nele, mas ele não está em mim”.

Eduardo
Eduardo
21 agosto de 2007 1:37 pm

Bono, Raul dizia “Eu estou em vc , mas vc não está em mim” Lana, sobre não haver vítimas e nem inocentes, sei lá viu , eu acho que somos todos errados reparandos os erros, se vc olha assim , sempre que apareçe algum certim, a gente dá um jeito ou de pegrar ele numa cruz, sabe mandamos ele embora rapidin falando que é um louco, ou depois de alguns anos, falamos que é apenas mais um mito. Mcnaught sobre essas almas, até hj eu num tenho uma formação de opinião perfeita, sou essa metamorfose ainda, mas no Waking Life… Read more »

Eduardo
Eduardo
20 agosto de 2007 11:12 pm

emanuelly pontes
creio eu na minha ignorância, que a vida é = um jogo de video-game, só que assim, cada fase mais foda, mas vc tb tá fera né, então vc pode enfrentar coisas fodas, e no final , vai ser um final feliz, mas saca, sem fim .Só feliz

uaeheuha
um pouco viajante , mas creio ser assim, pelos menos por enquanto eu acho que é.

Alan
Alan
21 agosto de 2007 4:41 pm

Cada um faz aquilo q foi chamado a fazer, Acid. Tirando os grandes mestres (Jesus, Buda, Krishna), todos somos imperfeitos, vc sabe disso, mas mesmo na nossa imperfeição temos grandes obras rumo à perfeição para realizar. Vc é um deles, querendo ou não, ajudando a abrir a cabeça de muita gente. Como o próprio Paulo, vc é imperfeito, mas tem sua missão à cumprir, assim como eu tenho a minha apesar de minha imperfeição Guardada as devidas proporções, vc é um apóstolo sim, o q é esse site senão fazer conhecer as obras de Deus na sua forma mais pura,… Read more »

Bergman
Bergman
21 agosto de 2007 3:10 am

Este não é o local mais adequado (pelo formato) para debates mais aprofundados, mas não posso deixar de comentar algumas opiniões de outros participantes: Eduardo escreveu: “nada é por acaso , isso eu sei” Se nada é por acaso então tudo já está predeterminado. O livre arbítrio vai pras cucuias. Sempre a velha questão espinhosa ( predestinação X livre arbítrio) que assola os fóruns de religião e que nunca vi ninguém dar uma solução elegante e satisfatória… Mas se vc esta certo, então deus é um diretor de cinema, nos somos seus atores seguindo seu roteiro cósmico a risca sem… Read more »

Bergman
Bergman
21 agosto de 2007 3:12 am

Túlio Villaça escreveu: “O esquecimento da reencarnação serve justamente para mostrar que o que importa não é a causa, e sim as conseqüências do sofrimento”. Permita-me discordar. Penso que sem memória não há aprendizado. A raça humana sobreviveu e evoluiu porque encontrou meios de acumular e repassar o conhecimento adquirido. Se um ser superior quer que aprendamos “lições espirituais”, não faz sentido a cada ano letivo termos que começar nosso aprendizado individual da estaca zero. Me parece um método ineficaz e cruel de aprendizado, pois se não retenho esse aprendizado, ficaria repetindo a mesma série pela eternidade. Penso que no… Read more »

Bergman
Bergman
21 agosto de 2007 3:15 am

Filipe escreveu: “Bergman, o Espiritismo tem 5 obras BÁSICAS: Livro dos Espíritos, Livro dos Médiuns, Gênese, Céu e Inferno e Evangelho. Você poderia estudá-las antes de dizer que a doutrina não resiste a uma análise criteriosa.” Já as estudei e sei que estão repletas de erros. Ficaria confuso iniciar um debate sobre isso nesse espaço por isso indico-lhe o site abaixo (o autor é espírita) que na minha opinião, é um dos mais honestos e corajosos que tratam do assunto: http://paginas.terra.com.br/educacao/criticandokardec/ Leia tudo o que puder, vale a pena, e se sobrar tempo: http://paginas.terra.com.br/educacao/criticandokardec/criticandooceticismo.htm (do mesmo autor) E para terminar,… Read more »

Eduardo
Eduardo
21 agosto de 2007 10:05 am

Bergman, te falo que isso é um jogo , ele joga the Sims com a gente uai
🙂

cara, aqui no site o ACID já falo isso , assistindo Waking Life e Matrix, vc começa a compreender. tá certo que isso tudo é conheçimento emprestado saca, adianta um pouco.

Bindi
Bindi
21 agosto de 2007 10:29 am

A título de curiosidade, parece que não é todo mundo que esquece o que aconteceu em vidas passadas. O Dr. Ian Stevenson e o Prof.Hemendra Banerjee pesquisaram durante décadas casos de milhares de crianças que lembravam espontaneamente de outras vidas:
http://paginas.terra.com.br/educacao/espirito/Reencarnacao/re.html

Bindi
Bindi
21 agosto de 2007 10:42 am

Pelo que tenho lido a respeito da reencarnação, o espírito não leva para outra vida (a não ser em casos esporádicos, como das crianças do post acima), a recordação dos ocorridos em vida anterior – fui um arquiteto, prejudiquei fulano, ajudei sicrano – mas sim os e o progresso ético desenvolvido, que não são perdidos, pois de outra forma a reencarnação seria uma perfeita inutilidade. Que me corrijam os espíritas por favor, se estiver enganada…

Bono
Bono
21 agosto de 2007 10:43 am

Nós nunca estamos separados de Deus, pois se Deus é tudo então ele também sou eu, e se Ele sou eu então eu também sou Ele. Só que em nossa mentalidade acabamos acreditando que estamos separados, nos identificamos com o corpo, ou com a mente. Baseamos o conceito que temos de nós mesmos em objetos que estão separados de nós (em mentiras), por exemplo “sou brasileiro”, “sou rico”, “sou tímido”, “sou corintiano”, etc. Assim a morte se torna algo terrível, pois significa o fim da nossa crença de que somos separados do todo. Porém nós nunca nos separamos da existência… Read more »

Bindi
Bindi
21 agosto de 2007 10:44 am

Pelo que tenho lido a respeito da reencarnação, o espírito não leva para outra vida (a não ser em casos esporádicos, como das crianças do post acima), a recordação dos fatos ocorridos em vida anterior – fui um arquiteto, prejudiquei fulano, ajudei sicrano – mas sim os sentimentos e o progresso ético desenvolvido, que não são perdidos, pois de outra forma a reencarnação seria uma perfeita inutilidade. Que me corrijam os espíritas por favor, se estiver enganada…

lana
lana
21 agosto de 2007 10:55 am

AQUI NA TERRA, PORTANTO, NÃO HÁ VÍTIMAS E NEM INOCENTES. E NÃO EXISTE TAMBÉM ESSA COISA DE CASTIGO DE DEUS OU PERDÃO DE DEUS.POIS, COMO ESTÁ NO TEXTO,É O PRÓPRIO HOMEM QUE PROLONGA SEU SOFRIMENTO E QUE TAMBÉM PODE SUAVIZÁ-LO OU ATÉ ANULÁ-LO COM A PRÁTICA DO BEM.NÃO BASTA SIMPLESMENTE O ARREPENDIMENTO, DEVE ACONTECER TAMBÉM A REPARAÇÃO DO ERRO.

Taís
Taís
21 agosto de 2007 11:07 am

Oi Bergman, sobre seu questionamento sobre livre arbítrio X predestinacao, formei uma opiniao pessoal, tentando montar esse mesmo quebra- cabeca, ha algum tempo. Acredito na evolucao dos seres atravez da reencarnacao, mesmo nao sendo espírita (nao tenho nehuma religiao, pois como já comentei aqui mesmo, acho que qualquer visao unilateral de qualquer coisa, somente serve para aprisionar e emburrecer), pois foi a única forma que encontrei de perceber e sentir a justica divina. O livre-arbítrio, na minha opiniao, é exercido por cada um de nós, sim, no momento de “programar“ o que queremos ou nao aprender numa determinada encarnacao, antes… Read more »

Mcnaught
Mcnaught
21 agosto de 2007 11:08 am

Realmente, se no decorrer dos anos aumentou o número de pessoas no planeta. Onde estavam todas essas almas esperando reencarnar? Isso me lembra que… Acharam uma pegada que pode ter cerca de 2 milhões de anos. Eita homem das cavernas. Sem Deus. Sem trânsito. Sem pagar aluguel pelo um pedacinho de terra para morar. Ou pagar muito por outras questões quaisquer. Sem discussões sobre espíritos, religiões e política. Precisava saciar tão somente a fome. E não o ego. E se tudo num passa de invenções de uma mente ainda querendo achar explicações para o “trovão” – Achar explicações para tudo?… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
21 agosto de 2007 12:07 pm

Esse negócio de reencarnação vai ser tratado, se Krishna quiser, no próximo post.

Bruno H
Bruno H
21 agosto de 2007 5:39 pm

Viu Acid, é assim que começa.. espera só daqui a 500 anos já estaremos matando muçulmanos em seu nome : )

Taís
Taís
22 agosto de 2007 10:52 am

Oi, Bergman. Nossa diferenca está novamente na visao que temos em relacao a “dimensao“ das coisas. Deixo claro que nao falo aqui em quem esteja certo ou errado, somente em diferentes pontos de vista sobre uma mesma questao. Da mesma forma que pareceu-me antes que sua visao sobre Deus é de um ser limitado, parece-me também agora que a sua visao sobre a vida é de que ela é restrita somente a esses poucos anos que passamos por aqui. Quando voce afirma que nao podemos exercer o direito de livre-arbítrio “em vida“, eu te respondo que, na minha visao, a… Read more »

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.