PALAVRAS DE CHICO XAVIER (parte 3)

Chico Xavier banner

“O Cristo não pediu muita coisa, não exigiu que as pessoas escalassem o Everest ou fizessem grandes sacrifícios. Ele só pediu que nos amássemos uns aos outros.”

“Os Espíritos Amigos sempre mostram disposição de nos auxiliar, mas é preciso que, pelo menos, lhes ofereçamos uma base… Muitos ficam na expectativa do socorro do Alto, mas não querem nada com o esforço de renovação; querem que os espíritos se intrometam na sua vida e resolvam seus problemas… Ora, nem Jesus Cristo, quando veio à Terra, se propôs resolver o problema particular de alguém… Ele se limitou a nos ensinar o caminho, que necessitamos palmilhar por nós mesmos.”

“Nunca quis mudar a religião de ninguém, porque, positivamente, não acredito que a religião A seja melhor que a religião B… Nas origens de toda religião cristã está o Pensamento de Nosso Senhor Jesus Cristo. Quem seguir o Evangelho… Se Allan Kardec tivesse escrito que “fora do Espiritismo não há salvação”, eu teria ido por outro caminho. Graças a Deus ele escreveu “Fora da Caridade”, ou seja, fora do Amor não há salvação…”

“Devemos orar pelos políticos, pelos administradores da vida pública. A tentação do poder é muito grande. Eu não gostaria de estar no lugar de nenhum deles. A omissão de quem pode e não auxilia o povo, é comparável a um crime que se pratica contra a comunidade inteira. Tenho visto muitos espíritos dos que foram homens públicos na Terra em lastimável situação na Vida Espiritual…”

“Agora, o problema no Brasil, pessoalmente, opinião minha, o que deveria ser faceado pela comunidade brasileira como um dos problemas mais sérios é o problema do trabalho. O amor ao trabalho e a fidelidade ao cumprimento do dever. Se nós todos trabalharmos, se carpirmos a terra, se construirmos, se lidarmos com a pedra, com o barro, com a sementeira, com os fios; se tecermos; se todos nós nos unirmos para criar valores em nosso benefício, a pobreza deixará de existir.”

“Eu penso com aquela assertiva do nosso André Luiz, que é um mentor que nós respeitamos, se cada um de nós consertar de dentro o que está desajustado, tudo por fora estará certo.”

“Emmanuel costuma afirmar-nos que, sem religião, seríamos na Terra, viajores sem bússola, incapazes de orientar-nos no rumo da elevação real.”

“Sem Deus no coração, as futuras gerações colocarão em risco a Vida no planeta. Por maior seja o avanço tecnológico da Humanidade, impossível que o homem viva em paz sem que a idéia de Deus o inspire em suas decisões.”

“Gente há que desencarna imaginando que as portas do Mundo Espiritual irão se lhes escancarar… Ledo engano! Ninguém quer saber o que fomos, o que possuíamos, que cargo ocupávamos no mundo; o que conta é a luz que cada um já tenha conseguido fazer brilhar em si mesmo…”

“Sem a idéia da reencarnação, sinceramente, com todo respeito às demais religiões, eu não vejo uma explicação sensata, inclusive, para a existência de Deus.”

“Existem pessoas que se sentem ofendidas, magoadas por qualquer coisa: à mais leve contrariedade, se sentem humilhadas… Ora, nós não viemos a este mundo para nos banhar em águas de rosas… Somos espíritos altamente endividados – dentro de nós o passado ainda fala mais alto… …Não podemos ser tão suscetíveis assim…”

“Agradeço todas as dificuldades que enfrentei; não fosse por elas, eu não teria saído do lugar… As facilidades nos impedem de caminhar. Mesmo as críticas nos auxiliam muito.”

“Emmanuel sempre me ensinou assim: – Chico, se as críticas dirigidas a você são verdadeiras, não reclame; se não são, não ligue para elas…”

“Graças a Deus, não me lembro de ter revidado a menor ofensa das inúmeras que sofri, certamente objetivando, todas elas, o meu aprendizado, e não me recordo de que tenha, conscientemente, magoado a quem quer que fosse…”

“Emmanuel sempre me disse: – Chico, quando você não tiver uma palavra que auxilie, procure não abrir a boca…”

“Sabemos que precisamos de certos recursos, mas o Senhor não nos ensinou a pedir o pão, mais dois carros, mais um avião… Não precisamos de tanta coisa para colocar tanta carga em cima de nós. Podemos ser chamados hoje à Vida Espiritual…”

“Tudo que criamos para nós, de que não temos necessidade, se transforma em angústia, em depressão…”

“A doença é uma espécie de escoadouro de nossas imperfeições; inconscientemente, o espírito quer jogar para fora o que lhe seja estranho ao próprio psiquismo…”

“Abençoemos aqueles que se preocupam conosco, que nos amam, que nos atendem as necessidades… Valorizemos o amigo que nos socorre, que se interessa por nós, que nos escreve, que nos telefona para saber como estamos indo… A amizade é uma dádiva de Deus… Mais tarde, haveremos de sentir falta daqueles que não nos deixam experimentar solidão!”

“A caridade é um exercício espiritual… Quem pratica o bem, coloca em movimento as forças da alma. Quando os espíritos nos recomendam, com insistência a prática da caridade, eles estão nos orientando no sentido de nossa própria evolução; não se trata apenas de uma indicação ética, mas de profundo significado filosófico…”

“Uma das mais belas lições que tenho aprendido com o sofrimento: Não julgar, definitivamente não julgar a quem quer que seja.”

“O exemplo é uma força que repercute, de maneira imediata, longe ou perto de nós… Não podemos nos responsabilizar pelo que os outros fazem de suas vidas; cada qual é livre para fazer o que quer de si mesmo, mas não podemos negar que nossas atitudes inspiram atitudes, seja no bem quanto no mal.”

“Sempre recebi os elogios como incentivos dos amigos para que eu venha a ser o que tenho consciência de que ainda não sou…”

“Fico triste quando alguém me ofende, mas, com certeza, eu ficaria mais triste se fosse eu o ofensor… Magoar alguém é terrível!”

“A gente deve lutar contra o comodismo e a ociosidade; caso contrário, vamos retornar ao Mundo Espiritual com enorme sensação de vazio… Dizem que eu tenho feito muito, mas, para mim, não fiz um décimo do que deveria ter feito…”

“A questão mais aflitiva para o espírito no Além é a consciência do tempo perdido.”

“Confesso a vocês que não vi o tempo correr… Por mais longa nos pareça, a existência na Terra é uma experiência muito curta. A única coisa que espero depois da minha desencarnação é a possibilidade de poder continuar trabalhando.”

“Tudo tem seu apogeu e seu declínio… É natural que seja assim; todavia, quando tudo parece convergir para o que supomos o nada, eis que a vida ressurge, triunfante e bela!… Novas folhas, novas flores, na indefinida bênção do recomeço!…”

“Tenho aprendido com os Benfeitores Espirituais que a paz é doação que podemos oferecer aos outros sem tê-la para nós mesmos. Isto é, será sempre importante renunciar, de boa vontade, as vantagens que nos favoreceriam, em favor daqueles que nos cercam. Em razão disso, seríamos todos nós, artífices da paz, começando a garanti-la por dentro de nossas próprias casas e dos grupos sociais a que pertençamos.”

“Com todo o nosso respeito aos entrevistadores, devemos dizer que solicitar de nós uma explicação sobre Deus é o mesmo que pedir a um verme para que se pronuncie quanto à glória e a natureza do Sol, embora o verme, se pudesse falar, diria, com toda a certeza, da veneração e do amor que consagra ao Sol que lhe garante a vida.”

Fonte:
“O Evangelho de Chico Xavier” de Carlos A. Baccelli;
“Palavras de Luz”, de Hércio Marcos Cintra Arantes

Veja também:
Palavras de Chico Xavier (parte 1);
Palavras de Chico Xavier (parte 2)

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
16 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Radical Chic
Radical Chic
14 junho de 2005 5:22 pm

Adorei o texto! É o que TENTO aplicar no dia-a-dia… As ainda me falta aprender muito, principalmente no que se refere à este trecho: “Devemos orar pelos políticos, pelos administradores da vida pública. A tentação do poder é muito grande. Eu não gostaria de estar no lugar de nenhum deles. A omissão de quem pode e não auxilia o povo, é comparável a um crime que se pratica contra a comunidade inteira. Tenho visto muitos espíritos dos que foram homens públicos na Terra em lastimável situação na Vida Espiritual…” Não sei vcs, mas eu estou é destilando ódio com tantos… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
18 julho de 2005 4:33 pm

Oi Shely. Vc é parente do Marcelouca?

shely
shely
18 julho de 2005 11:20 am

Não acredito que a cegueira chegou a tal ponto de mascarar a verdade. É triste ver a que ponto o inimigo de nossas almas tem influenciado as pessoas lhes colocando na mais completa enganação, amados acordem!!! Somente por intermédio de Jesus Cristo alcançaremos a salvação!!! Leiam a Bíblia e vejam a verdade revelada por Deus, chega de ser aprissionado por Satanás e toda a sua corja de principados e potestades. A Bíblia nos fala que a nossa luta é contra as hostes espirituais, principados e potestades e não contra sangue e carne. Lembrem-se do sacrifício de Jesus na cruz, ele… Read more »

Cláudio Ribeiro
Cláudio Ribeiro
8 julho de 2005 7:07 pm

Sabe de uma Coisa, Radical Chic : Quando a gente destila ódio, estamos fazendo mal a nós mesmos. Quem fica com o estômago ardendo é a gente mesmo. Temos que entender as pessoas que praticam o mal como ignorantes. Ignorantes na lei do amor e da caridade. Mas a Lei Divina da Ação e Reação é implacável : Você recebe aquilo que dá. Imagine então você o tamanho da dívida que alguns estão adquirindo ! Devemos não ignorar o que os maus políticos estão fazendo. Devemos parar é de votar neles. Agora, perdoar sim, devemos. Para que a gente possa… Read more »

Lourdes
Lourdes
22 junho de 2005 1:01 pm

Oi X Builder, quando você disse: “Fico imaginando eu, que nao chego aos pes daquela humildade toda que era o chico , o que eu devo ser”. Eu disse que você é um ser maravilhoso, tanto como todos os seres humanos, porque todos são filhos de DEUS, criados à sua imagem e semelhança. Somos seres Divinos em forma de humanos. Só que alguns esquecem que tem uma alma e que têm a mesma essência de DEUS e, então, demoram mais tempo para evoluir e viver segundo as leis do amor, que são as leis Divinas. Não se subestime. Não se… Read more »

tiza
tiza
16 junho de 2005 7:24 pm

Builderzinho a Lourdes estava te consolando….dizendo que vc não é tão nadinha como se julgou ser ,
depois que o Chico se afirmou sub-verme…vc tem valores humanos ainda buiderzinho…pode vir a ser mesmo uma bela duma larvinha de pé de amoras, mesmo que ame mesmo é uma polêmica ; arranca rabo…uma
detonada em tudo que não se mostre ou explique nos mínimos detalhes; ou coerentemente …e mesmo que com essa memória de frango nem se lembre mais dos amigos,como antes ,e nem como se lê direito sua anta!!!!
…brincadeirinha ,larvinha amada. @}‑;‑‑‑

x-builder
x-builder
16 junho de 2005 6:03 pm

Lourdes, não entendi a relacao do meu comentario com o texto. Faltou QI. Poderia me explicar, please?

Lourdes
Lourdes
15 junho de 2005 9:18 pm

Oi X Builder, veja o comentário, referente à sua colocação: “Fico imaginando eu, que nao chego aos pes daquela humildade toda que era o chico , o que eu devo ser.” “O pensamento mais elevado é sempre aquele que é alegre. A palavra mais clara é sempre aquela que é verdadeira. O sentimento mais nobre é sempre aquele a que chamam de amor.. ALEGRIA, VERDADE, AMOR, são intercambiáveis.” “Vocês projetaram o papel de pai(pai ou mãe terrestre) em DEUS, e por esse motivo, imaginam um DEUS que julga, recompensa ou pune, conforme o caso.. O pensamento sobre DEUS é baseado… Read more »

Tacitus
Tacitus
15 junho de 2005 10:48 am

“Graças a Deus, não me lembro de Ter revidado a menor ofensa das inúmeras que sofri, certamente objetivando, todas elas o meu aprendizado, e não me recordo de que tenha, conscientemente, magoado a quem quer que fosse…” Quem de nós pode proferir tal afirmativa de forma honesta? Sem dúvida estamos diante de pessoa incomum. Tive a oportunidade de ler alguns dos livros por ele psicografados e, em cada um, há riqueza e beleza de espírito. De fato! Riqueza e beleza de Espíritos! Como não reconhecer o rigor de estilo de um André Luís, como não apreciar a força e a… Read more »

Anônimo
Anônimo
14 junho de 2005 10:43 pm

Chico Xavier é sem dúvida, um grande Mestre e Ser de Luz e seus exemplos de humildade e amor ao próximo, nos dão dimensão de nossa pequenez. Certa vez uma pessoa me disse que durante uma visita a este médiun, pode constatar a enormidade de sua aurea. Costumo ser até liberal, nos meus posicionamentos neste blog, mas, gostaria, já que o assunto se refere a tão grande alma, que vcs. ponderassem as palavras e as energias envolvidas para se manifestar neste momento. Não sei se repararam, mas o texto tem uma vibração espiritual muito elevada e por motivos que não… Read more »

x-builder
x-builder
14 junho de 2005 10:27 pm

Radical, neste ultimos anos eu ando com a filosofia de que tudo em nossa vida é passageira (menos o motorista e o cobrador) . Afinal o que vai valer a vida para estas vantagens indevidas daqui a 200 anos? E a prestacao de contas no mundo espiritual? Não acho que devemos ser comodos , mas tb nao devemos nos angustiarmos por coisas passageiras, que aos nossos olhos imperfeitos parecem ser eternas. Como dizia o homem aranha: “Grandes poderes grandes responsabilidades”. Cada um sabe sua responsabilidade aki no mundo atual. Meu amor nunca foi incondicional, exatamente pq sou imperfeito mesmo, e… Read more »

x-builder
x-builder
14 junho de 2005 10:21 pm

Primeiramente achei estas frases muito bonitas mesmo, sempre me fazem refletir.
Mas pq o chico , formado até a 4 serie do primeiro grau, matuto de tudo, conseguiu elaborar frases com um vocábulo acima da média ? Isto me soou estranho.

tiza
tiza
14 junho de 2005 8:02 pm

Amor incondicional é aquele ,como o próprio nome diz não se abate com as condições adversas ,não impõe CONDIÇÕES ,mas isto não quer dizer permissividade,nem coluio, nem vista grossa , nem liberalidade inconsciente .O amor mais próximo dele que temos por aqui é o amor materno. Não é contudo amante incondicional aquela mãe que transforma os defeitos de seu filho em qualidades porque são características dele, nem tão pouco a que tudo aceita como certo por ser “o jeito” dele, e não o repreende e nada ensina. Amor é mais do que amasso ,mais do que ser gentil pra ficar… Read more »

Ale
Ale
14 junho de 2005 5:59 pm

Os políticos não conseguem fazer nada além de roubos e desvios e merdas em geral, porque o sistema não permite e a ciência que estuda a sociedade é uma merda… Amo ladrões e assassinos da mesma maneira que amo grandes empresários e policiais, porém considero mais ladrões e assassinos a esses outros… A vida vem e vai, não há vida sem morte… A harmonia é o principal, e o egoísmo é ruim… e já era… ehhehe… Não sou ladrão, mas entendo a mente e em certas condições seria… Não sou assassino, mas entendo a mentalidade, e não repudio a todos,… Read more »

Marcio
Marcio
14 junho de 2005 5:37 pm

Essa coleção de ensinamentos do Chico muito bem escolhida pelo Acid é mesmo muito sábia. Vou imprimir em uma folha.
Radical, o poder é um jogo onde nunca vai dar para conciliar todos os interesses. E cuidado, o ódio é um veneno.

Particularmente me incomodam mais todas as privatizações feitas a preço de banana nos anos 90 do que o pagamento do mensalão e o loteamento de cargos de que tanto acusam o PT, mas que sempre fizeram parte das regras do jogo.

Lucas Oliveira
Lucas Oliveira
22 abril de 2016 10:23 pm

“Lembremo-nos de que o homem interior se renova sempre. A luta enriquece-o de experiência, a dor aprimora-lhe as emoções e o sacrifício tempera-lhe o caráter. O Espírito encarnado sofre constantes transformações por fora, a fim de acrisolar-se e engrandecer-se por dentro.”

Chico Xavier

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.