UMBANDA

Na batalha que se processa no mundo invisível, eles são os “soldados do front”. São eles que estão mais perto vibracionalmente de nós, e os que podem ser vistos mais facilmente. São eles que dão um reforço energético em nossa aura, nos limpam de “mau-olhado” e botam obsessor pra correr. Prestam auxílio da forma que podem, às vezes do único jeito que sabem (ou devem) fazer (usando cigarro, bebida, símbolos ou fogo) mas com muito mais desprendimento e boa vontade do que muitos terapeutas por aí. Mesmo os espíritos mais elevados precisam dos humildes servidores da Umbanda pra trabalhar com as energias mais densas, pois, devido a alta frequência em que os seres mais elevados estão, não podem atuar diretamente na matéria mais densa (que pra nós ainda é invisível, como as energias liberadas por trabalhos de macumba, miasmas mentais, etc). Em retribuição, os espíritos de luz ensinam e orientam os irmãos mais endurecidos para que ascendam e assumam postos de trabalho em planos mais elevados, SE o quiserem (dando oportunidade a outro mais necessitado de trabalhar nas faixas inferiores).

Aprendi que a Umbanda é dividida em 7 vertentes, e que só uma delas (a Quimbanda, ou Kiumbanda) usa sangue. E que o Exu é, entre outras coisas, a “tropa de choque” do terreiro, que cuida da segurança dos participantes. Muitos ainda são espíritos recém-saídos do mundo animal, tanto é que muitos não falam, e por isso eles têm uma forte energia anímica que a maioria dos médiuns mal conseguem controlar. Por não ter ainda discernimento, podem acabar sendo grosseiros e até fazendo o mal, se forem induzidos a isso, mas em essência não são ruins. Os Exus que trabalham na Quimbanda são chamados exu de Quimbas (ou Kimbas), que são os tais que dizem ser diabo e fazer o mal.

Mas, pra que serve a Umbanda na espiritualidade? De forma simplista, vou tentar responder, mesmo sem conhecer muito da Umbanda: Sempre irão existir espíritos de pessoas que não querem ascender de imediato (e talvez nem possam). Ficam rondando pelos bares, pelas ruas, vampirizando, assediando, tomando uma pinga… Aí então o espírito acaba descobrindo um terreiro de umbanda. É interessante pro nível evolutivo dele, pois pode ganhar garrafas de bebida (não vai precisar mendigar em bares) em despachos de encruzilhada, galinha (eles tiram a essência, como se comessem) e vela (não sei porque, mas muitos espíritos ADORAM vela acesa… alguém sabe?). Mas ele não pode ir chegando e incorporando (afinal, tem toda uma diretoria do “lado de lá”, com seguranças na porta – os Exus – e hierarquia) então ele pede pros donos do terreiro pra trabalhar ali, geralmente começa como “office boy”, fazendo serviços simples, e depois vai pegando experiência com os espíritos que ali trabalham há mais tempo. Dependendo do tipo de entidade que preside os trabalhos dos terreiros daquela Umbanda, pode aprender tanto trabalhos bons quanto ruins. Mesmo que seja ruim, isso já é uma evolução pro espírito, que já não vai estar vagabundeando pela rua. E não pára por aí. Com a continuidade do aprendizado e das experiências pelas quais ele passa nesse trabalho, o espírito irá desenvolvendo o altruísmo, que é o fato de ajudar pelo ajudar, sem recompensas. Ele passa a AMAR o que faz, e tudo o que se faz com amor mexe com a pessoa. Um belo dia se critica se o que ele faz é certo. Ele vai percebendo que não precisa de despachos e/ou oferendas pra ser útil, e nisso seu corpo espiritual vai evoluindo juntamente com sua mente, a ponto de não precisar mais de matéria densificada pra satisfazer seus desejos (aprende a se alimentar de luz, das plantas, da energia que é doada espontaneamente pelas pessoas agradecidas…). Acaba se aproximando dos espíritos de hierarquia superior, que dirigem os trabalhos da Umbanda, e é relocado para outras funções. Vai pra uma escola onde aprende outras formas de magia, desta vez usando luz, elementos da natureza renováveis – como água e plantas – e acaba se tornando um espírito de luz, podendo até, caso queira, dirigir outros terreiros de Umbanda e dar a outros espíritos que estiverem perdidos na erraticidade da “vida após a vida” a mesma oportunidade que ele um dia teve.

O que me fez falar sobre isso foi a leitura do texto do misterioso Sheik Al Kaparra (nick legal!) que trata justamente da desmistificação da AUM+BANDA (é assim que ele chama), mostrando que a magia com que essas entidades trabalham tem raízes no Tibet e na Índia. Deixo o aviso de que, pra quem está numa linha de Umbanda, textos acima, ou o do Al Kaparra trarão distorções, diferenças e até mesmo contradições. Mas a idéia aqui é apresentar uma visão mais ampla, prática e despojada, e que vocês aperfeiçoem seus estudos, procurando se informar melhor à respeito desta doutrina (como tudo, aliás, nesse blog). Fiquem com o texto abaixo:

LIBELO EM DEFESA DA AUM+BANDA

Por Sheik Al-Kaparra

UMBANDA

Não raro, em rodas de bate-papo ou mesmo em alguns livros que circulam no mercado editorial, deparamos com críticas ferrenhas a este credo, cujas raízes mais ocultas são totalmente ignoradas até mesmo pelos que a professam, o que se explica pelo misérrimo número de obras sérias a seu respeito. Pior do que isso é constatar, não sem alguma tristeza, que ao lado dos livros que condenam a AUM+BANDA existe uma infinidade de outros que praticam a deletéria arte da desinformação, dando aos leitores toda uma coorte de subsídios falsos e, até, indignos de serem publicados por um editor sério.

Com as obras A umbanda no Brasil e O Espiritismo no Brasil o famigerado Frei Boaventura Kloppenburg, com autorização papal e com o régio subsidio da Santa Sé, sentou o pau tanto num como noutro credo, procurando demolir tanto o Umbandismo como o Kardecismo, a ninguém poupando nessa acalorada sanha combativa, nem mesmo a Chico Xavier, sobre o qual assacou as mais pérfidas calúnias. Ambos os livros são grossos, com mais de 400 páginas cada um, aliadas a uma farta messe de fotos e citações eruditas. Como se isso não bastasse o trêfego sacerdote também investiu, através de obras menores, contra os Rosacruzes, os Maçons, o Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento, a LBV, a Associação Cristã de Moços (ACM). A Teosofia, a Quiromancia e a Astrologia, através de uma série de opúsculos chamada Vozes em Defesa da Fé, em cujo contexto ainda inseriu uma defesa safadíssima dos nobres motivos que levaram aos julgamentos da “Santa” Inquisição. Mais tarde, hoje sucedendo a Frei Boaventura, provavelmente já falecido ou em retiro remunerado, temos a ridícula presença, tanto na mídia como no mercado editorial, do famigerado Padre Quevedo, cujo passatempo predileto, à falta de melhor coisa, é o ataque a tudo que seja paranormal, mas não pertença ao elenco dos santos católicos. Seu livro clássico, ainda hoje consultado pelos ateus e os desconfiados, é A face oculta da mente ,onde ele em 414 páginas “prova” por A + B que todos os fenômenos paranormais são fruto da hiperestesia do inconsciente, um termo que ele pariu para retirar o caráter sobrenatural de todas as manifestações oriundas de pessoas que não professassem a fé católica. A tal ponto foi o seu desvario místico que os argumentos “científicos” por ele usados em sua obra colocaram em cheque a própria figura do Cristo, razão pela qual foi chamado em particular pelas autoridades eclesiásticas a que estava subordinado, a fim de abrandar um pouco o tom da sua argumentação, já que suas explicações estariam prejudicando até os milagres, prodígios e fatos insólitos que faziam parte da história dos santos católicos. Na mesma época (década de 60) o famoso Cardeal Alexis Lépicier publicava um livro chamado O mundo invisível (não confundir com o livro homônimo de C. W. Leadbeater), com imprimatur papal onde discorria sobre o hipnotismo e a telepatia como “obras do Demônio”.

Diante destes e de outros fatos paralelos é que decidimos escrever sobre a AUM+BANDA, até porque ela carece de obras sérias a respeito dos seus mistérios, exceção feita ao nobre Professor Matta e Silva (Mestre Arapiraca), cuja obra Umbanda de todos nós levanta com elegante dignidade uma pequena ponta do véu que encobre essa religião tal como a conhecemos. Por dever de justiça, é digna também de aplausos a obra A magia no Brasil de Waldemar Bento, infelizmente hoje esgotada pelo fato de sua tiragem ter sido muito reduzida exatamente para que os poucos exemplares publicados chegassem apenas às mãos certas de alguns leitores seletos e preparados para as revelações ali veiculadas.

Infelizmente, grande parcela da culpa que responde pelas críticas à AUM+BANDA repousa no mau uso que dela fazem os próprios profitentes, em sua maioria pessoas simples, de pouca cultura, hábitos nem sempre exemplares e escassa educação. Essas pessoas são a pior propaganda da AUM+BANDA, porque, com o maior despudor e com a maior cara de pau, afirmam, por exemplo, que são briguentas porque são filhas de Ogum, que são poligâmicas porque são filhas de Xangô ou que não param com homem algum porque são filhas de Iansã. As mais assanhadas explicam sua própria prostituição pela presença constante, segundo elas, de uma Bombogira / Pombagira ao seu lado, que as impele a repetidos coitos. Essas pessoas mentalmente destrambelhadas transformam seus orixás em bodes expiatórios muito convenientes para os seus delitos e certamente nem coram de vergonha porque sofrem de “anemia moral”. Graças ao comportamento de tais pessoas e às lendas que passam umas às outras como autênticas dentro do panteão africano o que sobra para a AUM+BANDA no final de tudo isso é uma verdadeira cornucópia de vexames abominados por qualquer pessoa de bem.

Outro costume bastante grave é a utilização direta dos Exus sem a mediação de uma entidade de luz, seja essa entidade um Caboclo ou um Preto-velho. Em tais circunstâncias o Exu, que ainda é um espirito atrasado, fica inteiramente solto e sem ninguém a quem prestar contas pelo que fez ou se propôs a fazer. Ele, então, pede em troca do favor pedido o que bem entende ou é ditado pela sua “gula”. Isoladamente e sem estarem inseridos numa Gira (sessão) comandada por uma entidade de luz eles reincidem nos mesmos erros e atrasam a sua jornada em direção à Luz. Agora perguntamos: quem é, em tais casos, o verdadeiro culpado? Será o Exu agindo ao arrepio da luz e dentro da sua inferioridade passageira ou o(a) consulente que lhe vai pedir absurdos ou maldades?

As pessoas que só gostam de falar com Exus isolados e fora de uma gira própria e controlada criam obstáculos para a evolução do Exu e, na verdade, procurando benefícios, estão trazendo prejuízos para ele. Infelizmente, por defeito nosso e de mais ninguém, as giras de Exu são as mais procuradas pelas pessoas que nunca souberam direito o que é a AUM+BANDA, o que acaba refletindo para o público leigo uma imagem errônea ou altamente equivocada sobre essa magnífica religião.

Garimpando Mistérios

Para que o(a) leitor(a) possa Ter, pelo menos, um leve vislumbre do que vem a ser a AUM+BANDA, é preciso garimpar mistérios e recuar muito na História. Precisa também estar equipado de alguns conhecimentos básicos de Esoterismo e Magia, a fim de extrair dos sinais grafados pelas entidades da AUM+BANDA o seu precioso e secreto sentido hermético.

Preferimos escrever AUM+BANDA ao invés de Umbanda porque a sua etimologia mais oculta recomenda que revelemos, de antemão, a sua origem sonora baseada na sílaba mística AUM, sílaba essa que o ouvido atento pode encontrar levemente velada em muitos dos pontos cantados nos terreiros. Esses “pontos cantados” ocultam essa sílaba na ordenação das letras que, em si mesmas, chegam a ser simplórias e, até, tolas. No entanto, ao serem entoadas como cânticos, elas levam embutida essa sílaba sagrada, que, ao vibrar, faz estremecer o plexo solar, situado em cima do estômago, mas por baixo do qual se encontra o poderoso Chakra Svadisthana com suas pétalas vermelhas e verdes. Este chakra é o chakra da mediunidade, razão pela qual muitos médiuns, sejam eles da Umbanda ou não, encontram nele seu ponto de maior excitação psíquica, o que, por vezes, se reflete no físico sob a forma de dor ou enjoo. É sobre ele que incide a vibração tanto de guias de luz como de obsessores. É também o ponto de convergência de nossas simpatias e antipatias. Nos processos epilépticos ele é o ponto de convergência da vibração da entidade trevosa responsável pelo ataque, sendo todo o resto mero efeito nervoso manifestado pelas contorções e mãos crispadas do atacado. Caso os leitores não saibam, em paralelo com todos os ataques epilépticos há sempre o concurso secreto de uma entidade do Astral Inferior, entidade essa que pode ser detectada ao lado do corpo contorcido por um(a) vidente autêntico.

Passando pela sílaba sagrada AUM que lhe é fundamental, sílaba essa que deriva do PODER CRIADOR ou do SOM PRIMORDIAL, a AUM+BANDA prossegue a sua trilha mágica através do traçado com pemba branca ou de outras cores daquilo que passou a ser conhecido como ponto riscado, o qual, na verdade, é um conjunto harmônico e bem equilibrado de símbolos esotéricos de relevante importância que ali se acham combinados para funcionar como centro de atração das forças cósmicas correspondentes ao trabalho de magia que vai ser realizado pela entidade comunicante. Para iluminar esse ponto duas diferentes luzes vibram, ao mesmo tempo, no físico e no astral: a luz de uma vela (ou lamparina de azeite de oliveira) e a brasa do cigarro, charuto ou cachimbo que, conforme a entidade comunicante, estejam sendo utilizados na hora da manifestação.

Visto desse modo, o ponto riscado representa não apenas o conjunto de forças mágicas convidadas a participar do trabalho de caridade, mas também funciona como a “carteira de identidade” do espírito ali presente. Riscado o ponto, é como se o obreiro da AUM+BANDA dissesse: “Eu sou quem sou e vou trabalhar com este conjunto de forças mágicas”.

Jean Rivière, autor francês famoso por suas pesquisas religiosas em terras tibetanas, mostra-nos em um de seus livros vários mandalas traçados no “Teto do Mundo” onde reconhecemos, sem grandes dificuldades, os mesmos símbolos grafados na AUM+BANDA. Ali estão, além de letras sagradas e de nomes de poder, os mesmos pentáculos tão comuns na Magia, inclusive a suástica em sua versão autêntica e os famosos “garfos de Exu” (tridentes) que, analisados mais profundamente, correspondem a determinada letra grega (Psi), cuja ordem sequencial a coloca curiosamente entre o Alfa e o Ômega daquele alfabeto, isso sem falar nos vários sinais mágicos que podemos encontrar, apenas a título de exemplo, na obra Tratado completo de alta magia, cujo autor tem o pseudônimo oculto de Vasariah, cujo conteúdo contempla uma coleção de grandes pentáculos e talismãs com os quais a AUM+BANDA aparentemente nenhuma ligação parece ter. Mas ela, de fato, tem! Nos grandes templos e “stupas” do Himalaia o símbolo correspondente ao garfo Exu ali se encontra, do lado de fora, como a dizer aos que passam que ali se encontram guardiães invisíveis. Nada mais justo, pois, na AUM+BANDA o Exu é um guardião dos trabalhos executados.

A África não é nem nunca foi a origem nem da AUM+BANDA nem do Candomblé. Ela apenas serviu de ponte para trazer ao Brasil, à América do Norte e aos países caribenhos o seu panteão e aquilo que, por tradição da boca ao ouvido, haviam aprendido dos remanescentes da Raça Negra, raça essa que um dia dominou a Terra. Não foi por “coincidência” nem por acaso que, ao tempo do nascimento de Cristo, este foi visitado não por 3 Reis Magos, mas por 4, cujo quarto representante era Jetro, um árabe retinto. Como os escravos explorados pelo tráfico escravagista vieram de diversificadas regiões do Continente Negro constituiu fenômeno mais do que natural a diferença de rituais entre eles. O panteão africano sofreu modificações e adaptações diversas conforme o país para onde esses escravos foram levados. A mistura da religião dos negros com a religião dos índios criou um credo de características híbridas, o que foi ainda mais agravado pelo falso sincretismo do panteão original com a fé católica, esperteza dos negros para praticarem a sua religião original sob a alegação de uma falsa correspondência com santos consagrados pela Santa Sé.

Essa mistura de crenças foi mais longe. No Haiti o Vodu surgiu como religião dominante e especializou-se na invocação de forças muito ligadas ao cemitério, às quais eles ainda dão o nome de “lois” (leia-se luás) e que são, entre outras entidades, dominadas pelo perigosíssimo Baron Samedi, que aparece à vidência como um homem muito alto e magro com rosto de caveira, todo vestido de negro, com a cabeça coberta por uma cartola. Tanto ele quanto as demais entidades do Vodu falam o “créole“, uma mistura de Espanhol com Francês. Seus pontos riscados são feitos com farinha de trigo, ao invés de com uma pemba, o que, novamente, não os distancia muito dos mandalas tibetanos que são plasmados à base de pós coloridos. A predominância da Deusa Serpente Dhambala no Vodu, entidade essa que é feminina (-), tem arrastado a maior parte dos voduístas a práticas de Magia Negra, cuja repercussão tem sido muito explorada pelos filmes de terror de Hollywood. O “miolo”, no entanto, é verdadeiro e ali há, realmente, a predominância a Magia Simpática (bonecos de pano crivados de alfinetes), bem como a horrenda vivificação de cadáveres a quem damos o nome de zumbis. A força do cemitério predomina no culto vodu.

Voltando ao Brasil, pois é aqui que vivemos, observamos, com muita tristeza, que a verdadeira AUM+BANDA é, além de pouco conhecida, pouco praticada. Ela não teve a sorte, como aconteceu com o Espiritismo, de contar com a colaboração de um Kardec para a sua codificação ou com o trabalho coadjuvante de um Léon Dennis, de um Flammarion ou de um Carlos Imbassahy para citar apenas 3 exemplos de escritores bem conhecidos que trabalharam para consolidar ainda mais a sua doutrina espiritual. Infelizmente, a AUM+BANDA foi deixada ao léu e permitiu-se que interpretação pessoal de cada chefe de terreiro ou babalorixá preponderasse sobre o seu verdadeiro estofo. Essas interpretações diversificadas sobre a doutrina secreta da AUM+BANDA têm criado muitos problemas para os médiuns que engrossam suas fileiras, principalmente quando em fase de desenvolvimento espiritual. A contraparte negra da AUM+BANDA gerou a Quimbanda, que só trabalha preponderantemente para o Mal, arrastando para o seu jugo todos aqueles que abrigam sentimentos inferiores em seus corações. Mais ou menos como o que aconteceu com o Protestantismo, desde a aprovação da Teoria do Livre Exame da Bíblia, os adeptos do assim chamado Africanismo (termo com o qual não concordamos) ficaram entregues a suas próprias interpretações de seu credo, disso resultando um verdadeiro vulcão de contradições, crendices e distorções das mais repulsivas.

Sendo, por um lado, um misto de manifestações mediúnicas e, por outro, de magia pura não é de estranhar que as entidades da AUM+BANDA lidem com grafias herméticas que exigem o concurso paralelo de rituais de invocação, fixação e proteção.

Os Rituais Mágicos da Aum+Banda

As reuniões da AUM+BANDA começam com a incorporação do espírito que vai trabalhar não apenas com passes, mas com magias, e, em seguida, o ritual exige que o espirito comunicante trace o seu ponto riscado para fins de sua própria identificação e para o desnudamento velado das forças mágicas que precisa invocar para o bom êxito do seu trabalho. Tais espíritos, na AUM+BANDA, nunca vêm sozinhos e sua presença, por isso, se faz sempre acompanhar de uma numerosa falange de outros trabalhadores menores afinados com a tarefa a ser cumprida. Entre os membros dessa extensa falange acham-se alguns Exus, que funcionam como sentinelas ou seguranças, concorrendo assim para o bom êxito da empreitada. A presença e o apoio dos Exus nesses trabalhos de caridade confere-lhes, pouco a pouco, a LUZ de que precisam para, algum dia, se transformarem em Caboclos. Os Exus, a quem preferimos chamar de “nossos irmãos menores”, não são capetas nem servos do Diabo como tantas vezes ouvimos os ignorantes dizerem. São, na verdade, espíritos atrasados, sim, mas a quem as entidades luminosas da AUM+BANDA dão a mão para lhes oferecer uma oportunidade de redenção e iluminação pelo serviço amoroso ao próximo.

Na mesma categoria desses trabalhadores menores acham-se incluídas as falanges de almas (Eguns), arrebanhadas principalmente pelos pretos e pretas-velhas na Calunga Grande (o mar) e na Calunga Pequena (o cemitério) para também ajudarem em seus trabalhos. Assim trabalhando, essas almas se iluminam, tomam consciência do seu destino final e se libertam do seu karma de serviço fora do corpo físico. Bem-aventurados sejam, portanto, esses pretos e pretas-velhas que funcionam, no invisível, como verdadeiros pastores de almas…

Nas mãos do homem comum o cigarro, o charuto e o cachimbo podem ser até olhados como vício, mas não quando empunhados e usados pelas entidades da AUM+BANDA. Ali a fumaça gerada tem outros aplicativos e persegue outros objetivos que escapam à observação objetiva. Funcionam, na verdade, como potentes defumadores, sendo muito comum vermos, num terreiro, uma entidade luminosa descarregando um(a) consulente através de passes magnéticos e de sopros de fumaça. Prestando bem atenção ao movimento executado pelos braços e pelas mãos do “cavalo” influenciado pela entidade incorporada qualquer pessoa estudiosa e melhor informada perceberá a criteriosa execução de “Mudras” mágicos que muitas vezes podemos observar nas estatuetas orientais, onde a posição dos dedos e dos braços têm um sentido oculto só entendido pelos que se aprofundaram em seu estudo.

A zona incandescente do cigarro, do charuto ou do cachimbo surge também como um ponto luminoso no Astral, indicando o ponto exato em que a entidade está trabalhando. Essa brasa é também um ponto de atração para as falanges auxiliares e um sinal de que aquele território não pode ser invadido por espíritos zombeteiros ou por outros desocupados do espaço.

As bebidas alcoólicas, que tantas críticas têm merecido por parte dos leigos no assunto, funcionam como tônicos e remédios tanto para o médium como para os consulentes. O efeito alcoólico da bebida é totalmente retirado do médium que, ao cabo da sessão, está firme em suas pernas e sem qualquer cheiro de botequim.

Vale ressaltar, no entanto e por oportuno, que as entidades mais evoluídas da AUM+BANDA não bebem mais bebida alguma porque já atingiram um patamar luminoso que lhes permite obter os mesmos resultados sem esse recurso. Elas, no entanto, permitem que outras entidades de patamar inferior o façam porque reconhecem que um dia foram como elas e sabem que um dia elas subirão de oitava sem o auxílio de qualquer crítica.

Na mesma categoria está o sacrifício de aves e animais. As entidades da AUM+BANDA de hierarquia vibratória superior não pedem nenhum desses sacrifícios, utilizando para suas curas e desobsessões outras forças da Natureza. Elas respeitam a Vida em qualquer das suas manifestações e, por isso, não adotam rituais sangrentos. Quando, por força da gravidade de uma situação, um animal se faz necessário as entidades luminosas da AUM+BANDA realizam sobre ele o ritual mágico necessário e o mandam soltar vivo!

No entanto, desconhecendo esses detalhes, o leigo senta a ripa na AUM+BANDA e se olha como um ser superior a todas essas barbaridades porque encontrou uma religião que não tem nada disso. Assim pensando e assim procedendo é como se essa pessoa estivesse cuspindo para o alto, porque a vida dá muitas voltas e um dia essa pessoa poderá vir a precisar do socorro daquilo que mais abominava. Nessas horas, lá na beira do rio, o preto-velho sorri enigmaticamente e fica pitando, pitando, pitando com os olhos pregados no céu azul que aparece aqui e ali nos retalhos do arvoredo.

Pretos velhos, caboclos e crianças do espaço são parte da magia da mata, da qual guardam todos os segredos. Como verdadeiros magos eles comandam os elementais e dizem aos Exus: “Você tem duas cabeças. Uma é Satanás nos infernos e a outra é de Jesus Nazaré”. E é assim que, entre cantos de pássaros, pios de coruja e farfalhar de folhas ou asas que eles sabem onde moram todas as “mirongas” da floresta e todos os remédios do mundo. Sabem que estão cumprindo suas respectivas missões e que, apesar de não compreendidos por tantos, é preciso continuar porque o cativeiro ainda não acabou.

CONCLUSÃO

A AUM+BANDA é a mais humilde das religiões, embora dentro dessa humildade se oculte quase que a síntese de toda a Magia Natural. Aprendam a respeitá-la e não a queiram ver trabalhando sob o chicote saneador de uma “Casa Grande” majestática que com ela nunca se coadunou nem jamais irá coadunar. Se possível, quando leigos, abstenham-se de comentários desairosos porque aquilo que o olho humano enxerga não daria para preencher nem o olho de um paquiderme. Quem vê um ritual, um ponto riscado ou qualquer cerimônia mais séria nem de leve suspeita o que ocorre verdadeiramente no Plano Invisível do trabalho que está sendo realizado. E quando a gente não sabe é bem melhor ficar calado para não dizer besteira…

A Sagrada AUM+BANDA encontra repercussão até mesmo junto às Forças Brancas do Himalaia, participando assim, dentro da sua humildade, mas sempre disfarçada, de tudo que gira em torno do Governo Oculto do Mundo que ela, por mera esperteza, nem menciona ou finge ignorar.

E ela assim prefere porque tem como regência máxima a Luz de Oxalá, que se traduz no triângulo perfeito da existência: Paz, Amor e Fraternidade. Paz para que os homens de boa vontade deponham as armas para reconstruir o Jardim do Éden, Amor para que ponhamos fim ao próprio cativeiro que nos impusemos ao longo de vidas erradas e, finalmente, Fraternidade para que nos ajudemos uns aos outros nesta curta jornada dentro do mesmo barco. E para onde vai esse barco? Ele vai para a fosforescência das últimas estrelas, varando galáxias e seguindo cometas na busca incessante daquela gloriosa escadaria cósmica que nos levará para além do Tempo e para além da Vida.

bandeira da espanha Ler em espanhol (por Teresa)

Links:
Diferença entre Candomblé e Umbanda;
Umbanda sem medo;
Templo de Umbanda Vozes de Aruanda;
Blog Orun Ananda

5 1 vote
Avaliação
Subscribe
Notify of
188 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Lucas Oliveira
Lucas Oliveira
15 novembro de 2020 1:02 pm

Hoje se comemora 112 anos da fundação da Umbanda… uma religião brasileira que representa a diversidade do nosso país.

“A Umbanda é paz e amor
É um mundo cheio de Luz
É força que nos dá vida
E a grandeza nos conduz”

Salve a Umbanda, os Orixás e todas as suas linhas de força.

Solius
Solius
21 abril de 2009 7:11 pm

Guto, “primeiro, sr “não-me-recordo-de-ter-lido-sobre-isto”. 🙂 Devo assumir q vc leu tudo q foi escrito sempre de ontém a amanhã e lembra de tudinho tb?” Quando reli a mensagem percebi a grande possibilidade de alguém interpretar assim, mas já era tarde para reformular. Vale então a explicação: o que quis dizer é que já conhecia algo sobre o tema e sobre o sertanista, mas não me recordava de ter lido sobre o que foi mencionado. 🙂 “foi numa palestra, eu estava acompanhado por uma amiga jornalista, hoje esta na FDP (folha de são paulo), se quiser te passo email dela prela… Read more »

Forte&Feio
Forte&Feio
21 abril de 2009 5:40 pm

A fé é uma necessidade fisiológica

Anônimo
Anônimo
21 abril de 2009 5:15 pm

Também não precisamos de “autoridades” e “hierarquias” para apreender isto…Basta SER HUMANO para compreender!:

http://www.youtube.com/watch?v=wmSvm89uX54&eurl=http%3A%2F%2Fthiagomendanha.blogspot.com%2F2008%2F09%2Fdeus-no-relaciona-se-pela-autoridade-e.html&feature=player_embedded

(até porque, hierarquia ou autoridade NÃO É sinônimo de bom caráter, honestidade e responsabilidade, podendo até estar ‘a serviço’ do exatamente oposto…como bem o sabemos através da história e como bem vemos todos os dias nos jornais, p.ex)

Caesar
Caesar
21 abril de 2009 4:39 pm

Autoridades da cidade alemã de Bohmte chegaram a uma ousada conclusão sobre a melhor maneira de controlar o trânsito e aumentar a segurança nas ruas: todas as formas de controle de tráfego desaparecerão do centro da cidade. Semáforos e placas vão virar peça de museu.

http://g1.globo.com/Noticias/PlanetaBizarro/0,,MUL103295-6091,00.html

Anônimo
Anônimo
21 abril de 2009 4:33 pm

“…O problema mais grave da religião é que muitos se travestem de religiosos, trazendo tudo, menos a religião dentro de si, e muitos daqueles que trazem a religião dentro de si, acreditam em muitas coisas, menos o que verdadeiramente significa Deus e Religião, pela forma e pela natureza de sua religião, pelos estereótipos religiosos, pela falsidade e pelos formalismos religiosos. Para muitos, a maior dificuldade em aceitar a idéia de Deus vem de associá-lo a um ser hierarquicamente superior. Isso, contudo, pode ser superado pela idéia mencionada acima, de uma mãe ou um pai que ama e cuida de sua… Read more »

toalhinha kósmica
toalhinha kósmica
21 abril de 2009 4:10 pm

Guako, obrigado pelo presente, muito grato. Não conhecia ele, gostei da Polly Scattergood também.
———
o nick é foda. ele aparece no asas do desejo tb.

a polly, se eu não vivesse no agora! 😀 :D, me faz sonhar o passado e querer não ter sido nerd esquisito na adolescencia com meu appleIIc debaixo do braço! 😀 :D: D

toalhinha kósmica
toalhinha kósmica
21 abril de 2009 4:08 pm

“Com o tempo, a absoluta liberdade dos seguidores do taoísmo pareceu ameaçadora à autoridade de alguns governantes, que incentivaram o crescimento de seitas mais comprometidas com as tradições confucionistas.” Parece que o taoismo também foi de alguma forma estuprado pela OITAVA ou estou enganado? Será que a dogmatização e a mistificação de um ensinamento moral/filosófico deve-se apenas a notas musicais? Apóstata —————- perfeito. o taoísmo era uma “ciencia metafísica empírica”. Não uma religião. Era um padrão simples, com mínimas regras, aberto a experimentação. não é que devem a notas músicais. veja só apóstata, toda mudança radical que tivemos acompanhou mudanças… Read more »

Apóstata
Apóstata
21 abril de 2009 2:25 pm

O taoísmo enfatiza a espontaneidade ou liberdade da manipulação sócio-cultural pelas instituições, linguagem e práticas culturais. Manifesta o anarquismo – defendendo essencialmente a idéia de que não precisamos de nenhuma orientação centralizada. Espécies naturais seguem caminhos apropriados a elas, e os seres humanos são uma espécie natural. Seguimos todos por processos de aquisição de diferentes normas e orientações da sociedade, e no entanto podemos viver em paz se não procuramos unificar todas estas formas naturais de ser. Como o conceito confucionista de governo consiste em fazer todos seguirem o mesmo moral tao, o taoísmo representa de muitas maneiras a antítese… Read more »

toalhinha kósmica
toalhinha kósmica
21 abril de 2009 1:22 pm

solius: Interessante. Não me recordo de ter lido sobre isto. Mas notemos de início, que o comportamento se desenvolveu a partir de regras pré-estabelecidas (uma partida sem as mesmas, conforme o sugerido, logo de início se descaracterizaria). Provavelmente teve como base a estrutura social dos indígenas (o que inclui suas regras de convivência). Você sabe se foi com membros de uma mesma aldeia, ou de aldeia diferentes? ———————– primeiro, sr “não-me-recordo-de-ter-lido-sobre-isto”. 🙂 Devo assumir q vc leu tudo q foi escrito sempre de ontém a amanhã e lembra de tudinho tb? 😀 😀 foi numa palestra, eu estava acompanhado por… Read more »

Pris
Pris
21 abril de 2009 1:10 pm

Sobre Umbanda, tem dois romances do Robson Pinheiro que expõe bem alguns de seus conceitos e mal entendidos: Tambores de Angola e Aruanda. Gostei bastante dos dois, nunca tinha lido nada sobre o assunto antes.

Bono
Bono
21 abril de 2009 6:43 pm

Eu vivo no antesagoradepois.

toalhinha kósmica
toalhinha kósmica
21 abril de 2009 6:53 pm

eu vivo no agora, que já foi antes e será depois. Mas contemplo os outros dois 😛

MultiLingualN95
MultiLingualN95
22 abril de 2009 2:31 pm

Great stuff here today!! Thank U all 4 sharing!! Gotta go! CYA guto!

friend
friend
22 abril de 2009 2:01 pm

http://inconscientecoletivo.net/
For those who it matter. It’s not publicity, it is just share.

toalhinha kósmica
toalhinha kósmica
22 abril de 2009 2:00 pm

isso se chama fa jin’g. há o fa jing mecanico, difícil, mas ainda pra qualquer praticante avançado. e há o fa jing energético”, q depende do nível de meditação e quantidade de chi acumulado no dan tien inferior (caldeirão/umbigo). na versão budista, depende de quanta porrada tu toma no processo externamente pra ensinar a mente a se fixar no local de impacto de modo automático, simples assim, onde a mente vai o chi segue como dizem os do tao. o treinamento gentil não inclui se socar e se chocar com coisas. eis o mecanico: http://www.youtube.com/watch?v=PHt0JYfgVGY&feature=related eis o energético: http://www.youtube.com/watch?v=-y_EbFgwiBs http://www.youtube.com/watch?v=D4u5zN69nBQ&feature=related… Read more »

Alexandre Silverfox
Alexandre Silverfox
22 abril de 2009 1:08 pm

Ontem assiti à um documentário do National Geografic (via Terra TV) chamado “Dragões do Kung Fu”; A localidade onde se dá o treinamento é também um templo muito conhecido como destíno de Taoístas de toda a China; Em dado momento, um dos mestres é mostrado “acumulando” energia na ponta dos dedos, para logo depois jogar um dos seus discípulos à.. sei lá… 7 metros de distância apenas dando um pequeno empurrão e então apontando o dedo indicador… uau… e isso me lembrou dos cometários aqui, principalmente do guto… aqui da empresa, não consigo acessar o link para postar à vocês,… Read more »

Solius
Solius
22 abril de 2009 10:22 am

Guto, “se eu soubesse q uma tentativa de piada se tornaria uma justificativa tão grande eu me aposentaria!” Como dito, não foi só a sua tentativa de piada que motivou a justificativa, que também não foi tão grande assim.. É cedo para a aposentadoria. 🙂 ———————- “na real a tríada hindu é a tríade pai-filho-mãe, das culturas primeiras, que por sua vez era a nota macho (quinta perfeita), o sopro imaterial (filho) e a mãe (quarta perfeita), em toda cultura anterior a hindu-européia, essa tríade e sua consequencia direta, na música, a pentatônica (menos na escala temperada)… não necessariamente hindu.”… Read more »

Apóstata
Apóstata
22 abril de 2009 6:13 am

Toalhinha kósmica: …então da música à ciencia (criar particulas e forças invisíveis para FORÇAR SIMETRIA) à religião (só pode haver UM, há um demonio a ser excluído (o comma de pitagoras)), etc, etc, todo mundo pensa qual o pensamento que está dentro da criaçÃo de nossa escala musical. saca?.. Resp: Sim, tô sacando… e já saquei tambem que nós das grandes cidades estamos em uma caixa de fazer doidos e neuróticos 🙂 Em relação a essa questão do som lembrei-me de uma matéria que aborda a influencia de sons de baixa freqüência (no caso 19Hz) em uma ocorrência ligada a… Read more »

toalhinha kósmica
toalhinha kósmica
22 abril de 2009 12:08 am

Não se tem conhecimento de violência ou morte entre membros da mesma espécie. http://www.curiosidadesdomundoanimal.com.br/macacobonono.html ———– as fêmeas organizavam o sistema. os homens brincavam de sexo. que imbecil não quer isso entre humanos. 🙂 sério. o segredo é sublimar a energia sexual. no taoísmo é circulando o chi pelos meridianos, fazendo um pulsar diário q só aumenta com o tempo, sério, vc tá por ai e tá pulsando por dentro todo, é muuuuuito esquisito, mas gostoso. 😀 😀 vc pega a energia sexual, jing, q fica no pipi a na bolceta e puxa pro cérebro. mas pega a do cérebro, shen,… Read more »

Coringa
Coringa
21 abril de 2009 8:35 pm

Sociedade “Chimpanzé” ou sociedade “Bonobo”….escolham! kkkk Na sociedade dos CHIMPANZÉS, há uma rígida hierarquia comandada por macho alfa (líder), ditador e extremamente agressivo. O líder comanda tudo com muita violência. Os chimpanzés estão sempre prontos a mostrar seu lado sanguinário e assassino, diante de seus inimigos. O líder está sempre vigiando seu harém e aí daquele que tentar se aproximar de uma de suas fêmeas. O macho alfa costuma espancar as fêmeas para mostrar a sua dominância. E para conquistar uma fêmea, o macho pode usar de requintes pouco descentes aos olhos dos seres humanos, tais como comprá-la com presentes.… Read more »

toalhinha kósmica
toalhinha kósmica
21 abril de 2009 8:34 pm

solius: Quando reli a mensagem percebi a grande possibilidade de alguém interpretar assim, mas já era tarde para reformular. Vale então a explicação: o que quis dizer é que já conhecia algo sobre o tema e sobre o sertanista, mas não me recordava de ter lido sobre o que foi mencionado. 🙂 nóis: se eu soubesse q uma tentativa de piada se tornaria uma justificativa tão grande eu me aposentaria! 😀 😀 😀 solius: Pelo relato presumo que deveriam ser, então, da mesma tribo. Um comportamento interessantíssimo. nóis: sim. mesma tribo. ———————- solius: Vi o vídeo. Esta tendência é inegável,… Read more »

Solius
Solius
21 abril de 2009 11:21 am

Retornando, Guto, “Ensinaram todas as regras, do mesmo modo que ensinamos a nós mesmos. Só que em vez de competir, os “primitivos” jogavam de um modo diferente, se o time A fazia gol, o time B facilitava para tomar um gol também, ninguém queria ganhar, saca? ninguém queria ser o melhor.” Interessante. Não me recordo de ter lido sobre isto. Mas notemos de início, que o comportamento se desenvolveu a partir de regras pré-estabelecidas (uma partida sem as mesmas, conforme o sugerido, logo de início se descaracterizaria). Provavelmente teve como base a estrutura social dos indígenas (o que inclui suas… Read more »

Solius
Solius
20 abril de 2009 11:08 pm

É bom sentir novamente a brisa por aqui. 🙂 Dom Guakito justificou a razão de sua atitude inicial, e podemos então passar para o ritual que marca uma nova etapa em nossos bate-papos:
comment image

Melhor ainda ouvindo: http://www.youtube.com/watch?v=rioYOoFqyAo

Como estou sendo requisitado, amanhã comento sobre a partida de futebol.

Uma ótima noite a todos e fiquem com Deus.

Anônimo
Anônimo
20 abril de 2009 11:02 pm

E é melhor começarmos a imitar/unirmo-nos a natureza MESMO, porque o fato é que todos os ‘modelitos’ (designs) do passado (inclusive religiosos), acabaram resultando nesta duríssima realidade…o FRACASSO!

DenteAzul
DenteAzul
20 abril de 2009 7:10 pm

Um gajo se preocupando e eles se repeitam… é yin/yang alex allright, Tudo ok. Esta mania de separar briga… pô!! :))

toalhinha kósmica
toalhinha kósmica
20 abril de 2009 6:36 pm

“sobre quase personagens, fale por voce, amigo do deus cristão.” Ou isto, ou fake na íntegra. Infelizmente não há terceira via. Eu ainda insisto naquela mais branda. 😉 ———- &tio sólius essa é pra ti! http://www.youtube.com/watch?v=8MajmI5j7Bs&feature=related se a bandeira num levantar, é pq a fé é grande! 😉 😛 na boa, filho da ordem (q existe pq exitem preguiçosos que comem comida processada ainda), te respeito qual soldado ai de sua fé, por não se importar por ir contra a “maioria”, etc, etc, por ter suas certezas práticas e mesmo as bobas (claro q pra mim, a maioria delas, mas… Read more »

Alexandre SilverFox
Alexandre SilverFox
20 abril de 2009 5:53 pm

guto/solius

yin/yang?

norte/sul?

realmente, neste mundo sempre haverão as contra-partes, por mais insólitas que sejam as “personages”

😉

😀

obs.: putz, e elas foram se encontrar logo por aqui?

😀 😀

[]s

DenteAzul
DenteAzul
20 abril de 2009 4:31 pm

Guto, Cada um sabe de si e sabe o que quer! Quem saberá o que precisa? (eu ainda num sei, vc sabe?) Agora, para mim num precisa por tempero nos seus textos. Pode ser mesmo raw – naked lunch ou o ke for – desde o 11 Março em Madrid, na estação de Atocha, num me impressiono cum mais nada – acho até que abre novas janelinhas de observação para os fundos dos porões… Num devia dar sugestão sem ser requisitado. Vc tem razão aí!sempre aprendendo… Sintese 1: Bunda Quadrada :)) Sintese 2: Robot et al. Era a estas “sínteses”… Read more »

guto
guto
20 abril de 2009 3:23 pm

Não sei quem é mais doido, o guako ou quem argumenta com ele.
Bono
=

perfeito! 🙂
:D:D:D:D:D:D

um nick de presente! 😀 😀 😀
http://www.youtube.com/watch?v=SjZQYWGrT8E&feature=channel

Bono
Bono
20 abril de 2009 3:16 pm

Não sei quem é mais doido, o guako ou quem argumenta com ele.

Solius
Solius
20 abril de 2009 3:00 pm

“sobre quase personagens, fale por voce, amigo do deus cristão.”

Ou isto, ou fake na íntegra. Infelizmente não há terceira via. Eu ainda insisto naquela mais branda. 😉

Nana,

“Obrigada pela sua resposta. Vou tentar reler as msgs “além das adjetivações”…”

Ao seu dispor. 🙂

guto
guto
20 abril de 2009 2:57 pm

Caro guto, Aqui da minha janela de observação, parece-me que vc generalizou excessivamente o seu discurso sobre: (tudo o resto ok! é a sua vivência/estudo e compreendo) =================== do meu túnel de realidade, que é mais amplo que uma janela, entendo… mas se vc acha que eu devia seguir suas sugestões gentis e, creio, muito bem intencionadas e mudar meu comportamento para lhe soar melhor, só posso pedir que ignore-me então, não há problema, não precisamos gostar pessoalmente uns dos outros, já não nos matando e ajudando quando em momentos imediatos está bom de mais! 😀 e sou utópico. 😀… Read more »

kiabo azul
kiabo azul
20 abril de 2009 2:46 pm

é… não precisa ninguem sair daqui nao. É só não ofender. Por exemplo: eu não leio o comentario de determinada pessoa, pois sei q essa pessoa fala mtas coisas q eu discordo e q acho até absurdo. E tb sei q essa pessoa não tá no seu tempo de mudança(cada um tem o seu). O q de melhor posso fazer por essa pessoa? Creio q o silencio, pois isso produz uma reflexão forçada além de não criar um embate de egos q só vai fazer o outro cristalizar suas verdades.

italo
italo
20 abril de 2009 7:23 pm

Como eu disse cada um no seu ritmo.Devo ser excomungado pela panelinha esoterica por ser cristão e gostar de hostia???de se ajoelhar perante ao altar no domingo???Mas tudo não eh rito ,inclusive o batuque da umbanda,a meditação ,as oraç~eos malucas dos crentes????E dai se eu chego no meu apice no meu (D)deus asiim..????
P.S:Desabafando contra uma prima minha que agora deu pra BANHAR a minha casa de perfume indiano ,ervas e incenso.Tou me sentindo no inferno com tanta fumaça e cheiro esquisito.Cheiro de erva ate eh bom …mas tem limite….

toalhinha kósmica
toalhinha kósmica
20 abril de 2009 7:39 pm

Cheiro de erva ate eh bom
———
realmente.

toalhinha kósmica
toalhinha kósmica
20 abril de 2009 7:59 pm

Num devia dar sugestão sem ser requisitado. Vc tem razão aí!sempre aprendendo…

———-
hey, dente azul, num tem problema nenhum dar sugestão sem ser requisitado! as vezes elas mudam rumos, sério. Mas nem sempre as pessoas ouvem nossas sugestões. Dai é só olhar o gajo e pensar, “IMBECIL! MEU AMIGO É UM IMBECIL!” e continuar, ou não, gostando dele! 😀

saca?

é como diz don juan ao castaneda, AFETO NÃO É INVESTIMENTO! 🙂

.g

Anônimo
Anônimo
20 abril de 2009 10:36 pm

Este livro ensina muito:

Liberdade Sem Medo:
http://papuinlondon.blogspot.com/2006/06/liberdade-sem-medo.html

toalhinha kósmica
toalhinha kósmica
20 abril de 2009 10:02 pm

no vídeo do strogatz, viram a ponte… pendulos…c:g::g:c, disarmornia inerente ao pensamento formal, etc, etc… essas coisas…

ministry of silly walks pros q num sacaram q é hora de começar a, qual taoístas, a IMITAR a natureza, não RE-EDUCA-LA. um novo tipo de cibernética, assimétrica! 😀 😀 😀 😀

um novo design cai bem tb as vezes!
http://www.ted.com/index.php/talks/william_mcdonough_on_cradle_to_cradle_design.html

Anônimo
Anônimo
20 abril de 2009 9:52 pm

>Faça um teste, chame alguns amigos e tente jogar uma partida de futebol sem regras. Veja quanto tempo ela dura e o que vai gerar

Eu já fiz “teste” semelhante em um turma de faculdade. Houve eleição para líder de classe…fui eleito…”aceitei” e disse: “A regra é a seguinte – nesta turma não haverá líderes…o grupo terá de aprender a autorregular-se sozinho. Os resultados foram EXTRAORDINÁRIOS em todos os sentidos, inclusive no aproveitamento (notas) do grupo…elogiado inclusive pela direção da própria faculdade. aah…e ainda tiramos um professor babaca da jogada (foi substituído por outro); ele até veio desculpar-se depois…rs

Wolf
Wolf
20 abril de 2009 9:51 pm

Parabéns!Na verdade não possuo conhecimento específico sobre o que ocorre na Umbanda, contudo entendo que este texto colabora para um maior respeito à crenças alheias e contra o sectarismo.

“A Luz do conhecimento para iluminar as trevas da ignorância”

Abçs

toalhinha kósmica
toalhinha kósmica
20 abril de 2009 9:38 pm

Faça um teste, chame alguns amigos e tente jogar uma partida de futebol sem regras. Veja quanto tempo ela dura e o que vai gerar. Quem sabe depois dessa você não se liberte deste seu anarquismo “esquizotérico” horizontal. ————– solius, não é esquizoteria. é crer no próximo. o orlando vilas-boas contou uma vez de quando foram ensinar futebola para os indígenas. Ensinaram todas as regras, do mesmo modo que ensinamos a nós mesmos. Só que em vez de competir, os “primitivos” jogavam de um modo diferente, se o time A fazia gol, o time B facilitava para tomar um gol… Read more »

Anônimo
Anônimo
20 abril de 2009 9:38 pm

principalmente o “gene” da subserviência implantado pela “educação” e/ou cultura.

Anônimo
Anônimo
20 abril de 2009 9:21 pm

…ou tvz pq nem todos tenham o ‘gene’ da SUBSERVIÊNCIA 😉

Cabeça no ar
Cabeça no ar
20 abril de 2009 8:41 pm

Porque parece que tem que haver sempre Ritual? Num será isso sinal de que a ligação ente nós e o supremo não é assim tão directa? Seria muito mais facil não ter que haver ritual. Mas TEM. Agora, para haver ritual precisamos aprender o ritual e para isso precisamos de professores e depois existem sempre uns que estão mais adiantados/vocacionados/motivados que outros e PUM! Surge uma “igreja” com a sua hierarquia triplice. O papa/guru o disciplulo adiantado/bispo e o discipulo/padre e depois o peso da corporação pode subverter a ideia original e colocar os rituais ao serviço da corporação e… Read more »

Bono
Bono
20 abril de 2009 8:01 pm

Guako, obrigado pelo presente, muito grato. Não conhecia ele, gostei da Polly Scattergood também.

Nana
Nana
20 abril de 2009 2:10 pm

Solius,

Obrigada pela sua resposta. Vou tentar reler as msgs “além das adjetivações”. E o melhor, você não foi prolixo nem agressivo para colocar o seu ponto de vista. Valeu.
Abraços.

toalhinha kósmica
toalhinha kósmica
22 abril de 2009 3:00 pm

SOLIUS: “na real a tríada hindu é a tríade pai-filho-mãe, das culturas primeiras, que por sua vez era a nota macho (quinta perfeita), o sopro imaterial (filho) e a mãe (quarta perfeita), em toda cultura anterior a hindu-européia, essa tríade e sua consequencia direta, na música, a pentatônica (menos na escala temperada)… não necessariamente hindu.” Permita-me discordar: não vejo como o ternário mencionado, de natureza polarizada e causal (sucessivamente), poderia se relacionar de modo análogo com o dos três aspectos de Brahman, além do caráter quantitativo, evidentemente. Mas posso ter perdido algo, por isto peço que desenvolva. ———- num tem… Read more »

maverick
maverick
22 abril de 2009 5:23 pm
Aragão
Aragão
5 novembro de 2009 11:31 pm

Texto com muitos equíérica, uma das religiões mais antigas do mundovocos, mas bem intencionado… Ler Tambores de Angola, Aruanda e Legião, do médium Robson Pinheiro. Pode ser também outros títulos de Rubens Saraceni, Paulo Newton; ou até a Umbanda e sua essência, W. W. Matta e Silva e Rivas Netto, a chamada Umbanda Esotérica; umas das religiões mais antigas do mundo!

Sayuri
Sayuri
7 setembro de 2009 12:11 am

Olá Sinto que muitas discuções são travadas enquanto ao significado, e ás linhas de atuação da Umbanda. Realmente, o que consegue-se ver, é que as religiões de uma forma geral, pretendem traser algo de bom, e aproximar mais o ser humano do divino, que cada vez se torna mais “claro” para nós, seres humanos disprovidos da visão pura, sem nenhum filtro terreno. Devido a isso, podemos dizer que a religião, possui um intuito nobre, este o qual é distorcido pelo ser humano desde tempos imemoriais. Podemos dar exemplo das cruzadas, ou dos pastores estorquindo o próximo. Isso não eproblema da… Read more »

Solius
Solius
12 junho de 2009 7:12 pm

“esse Solius é um Xiita…”

Xiita é a maacaca do Taarzan.

“Banam esse fétido!”

É fisicamente impossível qualquer odor de minha procedência chegar até a sua residência. É melhor você passar a tomar banho.

“Esse Solius está é precisando ser amarrado e passar por uma sessão de dominação a três…Isso iria mudar a vida dele!”

Não iria. Mas certamente uma sessão de exorcismo iria mudar a sua. 😛

Girdleman
Girdleman
12 junho de 2009 5:01 pm

Esse Solius está é precisando ser amarrado e passar por uma sessão de dominação a três (femdom)!

Isso iria mudar a vida dele!

hehehehehehehehehehehehehehehe

ZéBedeu
ZéBedeu
12 junho de 2009 4:53 pm

Gente, esse Solius é um Xiita. X9 do Bentão! Banam esse fétido!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Pexe
Pexe
19 maio de 2009 8:23 pm

Com relação ao uso de velas. Sou umbandista há uns 20 anos e, o que sei por experiência no terreiro é que elas abrem realmente um canal energético muito poderoso (dependendo de quem as manipula, claro) quando associadas com magia (diferente de mágica). Por exemplo, quando se está retirando um obsessor de alguém utilizando-se de um ‘médium de transporte’ é comum observar-se que a ‘moeda de troca’ para convencê-lo a deixar a pessoa (seja para voltar para o lugar de onde saiu ou mesmo para juntar-se às falanges do Centro em uma nova caminhada espiritual) é ENERGIA. Quando o ‘cidadão’… Read more »

*______*
*______*
13 maio de 2009 12:17 pm

parabéns texto ótimo

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
4 maio de 2009 12:44 pm

Guilherme, eu já tinha lido outra pessoa dizer a mesma coisa. Mas isso é uma idealização de vocês, no sentido de preservar o nome “Umbanda” de acordo com sua origem. Na prática há, sim, e algumas (muitas?) usam sangue e se denominam Umbanda. Não há como vocês controlarem isso. Então é muito mais informativo dizer que há sim, vertentes, pra que a pessoa já saiba que vai encontrar diferenças entre uma e outra. Até mesmo em lugares altamente padronizados, como o McDonalds, há diferenças de sabor e serviço (que o diga Tarantino).

Guilherme S.
Guilherme S.
4 maio de 2009 11:20 am

Não li todo o post. Parei na parte onde justamente eu queria comentar. Quimbanda… a Umbanda não é e nunca foi dividida em vertentes. Existe um Umbanda só e dentro dela diversidades de ritual por não existir uma doutrina oficial. A Quimbanda pode ser considerada uma religião diferente da Umbanda, mas que apresenta alguns pontos parecidos. Tudo isso por causa da “mistura” que ocorreu com cultos de Nação/Candomblé e Umbanda. Essencialmente a Umbanda é uma só e não utiliza sangue.

Aragão
Aragão
5 novembro de 2009 11:34 pm

Quis dizer, na primeira frase que escrevi, “Texto com muitos equívocos, mas bem intencionado..”

Anônimo
Anônimo
2 junho de 2018 9:45 pm
Anônimo
Anônimo
18 junho de 2019 8:19 pm

Olá! Você pode fazer a gentileza de renomear a sessão Espiritismo para Espiritualismo?
João de Deus é médium, mas não espírita.
Umbanda crê na comunicabilidade com espíritos, mas não é Espiritismo.
Melhor manter os assuntos em congruência com os conceitos

Vai sabe
Vai sabe
17 janeiro de 2012 3:24 pm
Martyn
Martyn
8 dezembro de 2011 6:29 am

Canto para Xangô

Por detrás daquela serra,
Tem uma linda cachoeira!
É de meu pai Xangô!
Que arrebentou sete pedreiras!
Foi água nascendo na fonte e espinho na flor!
Do seu medo escondido nasceu a coragem de ser vencedor.
Punhal na mão, no peito um escudo mais fiel,
de quem na terra concebeu o céu!
São sete pedreiras que ele aprendeu a quebrar,
na faísca da furia, no raio da chuva à luz do luar!
Lavou o corpo com o vinho amargo do suor,
e fez do proprio bem, de todos os males, talvez o menor!

http://youtu.be/g2UnUgeQVJA

eduardo b
eduardo b
31 outubro de 2011 3:57 pm
Martyn
Martyn
31 outubro de 2011 2:15 pm

Saravá, Exu! Senhor dos Inícios!

PONTO DE EXÚ PARA UMBANDISTAS – GIRA DE EXÚ COM 12 PONTOS

http://youtu.be/V8rt-a-k6Zs

E salve também a grande Energia de Ogum!

SÃO JORGE OGUM – NA LUA NOVA ZAMBI ELE É OGUM

http://youtu.be/QFOIpAeOwq4

eduardo b
eduardo b
5 março de 2011 9:22 pm
Anônimo
Anônimo
2 fevereiro de 2011 11:59 am

Existem algumas versões diferentes para a palavra Umbanda. Acredito que o termo teria vindo do kimbundo e seria: mbanda. Segundo o Fernando Sepe da lista Voadores: “Em kimbundo, nós temos o MBANDA e a palavra KIMBANDA. Kimbanda designa o feiticeiro, o xamã, pajé,curandeiro, sei lá qual nome dar. E MBANDA a sua prática mágica, sua feitiçaria, sua “arte de cura e comunicação com algo transcendente”… Daí viria o termo Umbanda-MBANDA. O termo Kimbanda tb existe até hoje, mas passou a denominar um culto separado da Umbanda, onde apenas cultua-se Exu. Mas isso tambem já está longe da tradição africana, onde… Read more »

Anônimo
Anônimo
2 fevereiro de 2011 12:36 pm

Texto legal do Lázaro Freire: Racismo espiritual e preconceito – Discernindo a ‘aumbhanda sânscrita’ (sic): http://www.voadores.com.br/site/geral.php?txt_funcao=colunas&view=4&id=242

Martyn Stubbs
Martyn Stubbs
2 fevereiro de 2011 9:54 am

Yemanjá 2011

Lazaro Freire no carnaval de Yemanjá !!!
http://www.youtube.com/watch?v=2m2yQ4HTZ_U

Wagner Borges tava aqui semana passada 😀
http://www.viagemastral.com/gva/viewtopic.php?f=9&t=6863

eduardo buchs
eduardo buchs
15 janeiro de 2011 12:41 am
Solkit
Solkit
2 maio de 2009 7:15 am

Há muitos anos leio seus blogs e faço links, desde o primeiro no Blogger. As referências são excelentes aos tempos atuais, que bom que salvou todas as etapas.
Acid, parabéns pelo teu trabalho.
Digno de um lightworker! Continuo visitando e tb em somostodosum. Astralfree/Solkit. Paz profunda.

Gabriela
Gabriela
29 abril de 2009 5:30 pm

Sempre respeitei sua opnião e muitas vezes concordo com o que você escreve, nunca tinha comentado aqui mas hoje me deparei com esse texto e fiquei um pouco decepcionada. Tudo bem, acontece… É por causa de pessoas que falam o que não conhecem sem nem sequer pesquisar, que existe preconceito sobre determinados assuntos. Não, não sou da umbanda, mas conheço o assunto e por isso te indico um livro fenomenal que explica as diferenças entre umbanda, candomble e etc. Se você estiver disposto, é provável que não se arrependa. A leitura é muito explicativa, interessante mesmo que você não acredite.… Read more »

toalhinha kósmica
toalhinha kósmica
23 abril de 2009 10:04 am

SÃO SOLIDÁRIOS, fazem sexo também por PRAZER, são capazes de raciocínio LÓGICO e INTELIGÊNCIA, conseguem TRANSMITIR CONHECIMENTOS – a base da cultura – e, portanto, TÊM UMA CULTURA.

———-

e num é q genética em tudo num bom tb! 😀

https://www.traca.com.br/seboslivrosusados.cgi?mod=LV354365&origem=resultadodetalhada

procure entrevistas desse cientista, se lhe interessar, coringa! 😀 😀 o bagulho é o vagus q de tão vago regula tudo! 😀 😀 😀

inté e divirta-se pensando à natureza anterior a nós! 😀 😀

.g

Coringa
Coringa
23 abril de 2009 1:08 am

Acid, desculpe se estou saindo do tema, mas depois que “descobri” este livro agora a pouco (e mencionado anteriormente), encontrei tb outras matérias sobre ele e o autor, bem como análises mais que intrigantes. Para dar uma ideia do ‘potencial’ do assunto… Vejam que interessante: A novidade que estudiosos da área apresentam é que o comportamento “moral” observado em animais na natureza pode ser produto da CULTURA e não puro instinto e herança genética como se acreditava até recentemente.(!) Sabe-se, hoje, que animais não humanos SÃO SOLIDÁRIOS, fazem sexo também por PRAZER, são capazes de raciocínio LÓGICO e INTELIGÊNCIA, conseguem… Read more »

Mari
Mari
23 abril de 2009 1:07 am

Acid, como sempre adorei o post sobre a Umbanda, mas eu como praticante da Umbanda tenho que discordar de vc em alguns pontos, para ser um espirito ativo na Umbanda não é assim tão fácil como vc citou, e ao contrários dos q muitos pensam os espiritos que trabalham nas 7 linhas de Umbanda são espiritos muito evoluídos, espíritos que baixam muito sua vibração para desempenhar humildemente seus trabalhos nas casas Umbandistas, quando se estuda a Teologia Umbandista um mundo novo se abre diante de seus olhos, qnd se conhece os mitérios que cada entidade que cada orixá carrega não… Read more »

Cris
Cris
23 abril de 2009 12:33 am

Oi, Acid.
Muito interessante. Nunca li nada sobre a Umbanda que tratasse dessa maneira o tema. Sem preconceitos. Então quer dizer que os espíritos são apenas aqueleas que estão no início da evolução? pelo que entendi, são aqueles que ainda tem bastante ligação com a matéria e ainda estão muito ligados ao mundo físico. E pelo jeito não diferem muito da gente, não são ruins por natureza, mas podem ser induzidos ao mal, exatamente como nós.

Gostei da maneira aberta e sem preconceitos…incluisve, me tirou alguns preconceitos.

bjo

Coringa
Coringa
23 abril de 2009 12:30 am

Caramba…eu juro que não sabia, mas já tem até livro sobre o tema…rs:

“Eu, primata – Por que somos como somos”

Livro explora origem de emoção humana nos grupos de grandes macacos…

Pesquisador holandês Frans de Waal diz que homem tem traços de ‘primata bipolar’…defende que origens da moralidade emergiram da vida social.

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL182740-5603,00.html

Coringa
Coringa
22 abril de 2009 9:44 pm

Olha aí a dica do Acid, Bono!

Já pode abrir um negócio próprio…um barzinho legal chamado: BonoBar!

kkkk

(Com desconto pro pessoal do SDM…tô nessa!)

😉

Abs

O sem Nome
O sem Nome
22 abril de 2009 8:51 pm

Procurei as explicações, mas achei elas estranhas(quem sabe apenas não entendi muito bem as explicações?)

O sem Nome
O sem Nome
22 abril de 2009 8:41 pm

Acid, conseguiu achar a explicação para o uso de velas?

Bono
Bono
22 abril de 2009 8:10 pm

Esses bonobos também criam laços afetivos exclusivos mais duradouros, ou é um por todos, todos por um todo dia? Se for não me agrada. =P

toalhinha kósmica
toalhinha kósmica
23 abril de 2009 10:45 am

é aquilo q buda fala do caminho da morte. o caminho da morte é controlar, delimitar, classificar além do necessário, isto é, além do necessário à vida diária, além do prático. E o sexto nível de consciência é “perigoso” por isso, cria um bando de bunda quadrada, não, não vc leitor que me lê, ele, o outro, um bando de calça quadrada cheia de auto-importancia, se fazendo de humilde, de grupal, mas se ofendendo qual um chimpanzé que mal se aceita no terceiro, nem quarto, circuito ainda. Pessoas humildes se ofendem assim por idéias que peidam pela boca? 😀 😀… Read more »

Gustavo
Gustavo
23 abril de 2009 12:56 pm

Quando vejo muitas linhas, tudo o que leio é BLÁ, BLÁ, BLÁ, BLÁ, BLÁ…

Porque o pessoal com piriri mental aí não abre um blog também? Esse espaço aqui é pra comentários, não pra explanações gigantescas.

Falei. Rs!

Solius
Solius
23 abril de 2009 2:18 pm

Vamos lá, caro toalhinha kósmica 🙂 “A lei dos três versão império hindú lhe dá tesão conceitual, que bom, vá fundo, mas lembre-se, o sexto nível de consciência, o conceitual é o mais traiçoeiro, pois ele é INFINITO em seus ECOS. 😉 😀 fora isso, o principio de treis coisa, ligados a tres sons, é, junto com a pentatônica, uma liga que tá em tudo q é cultura não hindu-européia…os religiosos do hinduísmo…concerte as datas erradas ai, por favor. :)” Ao menos até onde eu saiba, as escrituras não vão além do segundo milênio a.C. 🙂 A questão conceitual é… Read more »

Eduardo Tomazett
Eduardo Tomazett
27 abril de 2009 4:38 pm
Alexandre SilverFox
Alexandre SilverFox
24 abril de 2009 9:10 pm

Apóstata, eu assisti ontem até o vídeo 17; Não gostei muito da parte viajada dos ets e talz, mas o que realmente me impressionou foi a parte da contração do vácuo… causa e efeito para a expansão e geometria “esférica” das coisas que vemos; Pois é Guako-san, Amit pra mim ainda é o cara, mas ele está em outra esfera, com a questão da consciência e colapso das “ondas de probabilidades” etc porém, em termos de física, como você bem colocou, Haramein foi adiante, e além 😉 obrigado pela dica do Pascal, apóstata, pesquisarei… por enquanto fica aí o que… Read more »

DenteAzul de bóina basca
DenteAzul de bóina basca
24 abril de 2009 6:37 pm

É irónico Solius pois foi o único post que ignorei (o deste cara, mais papista que o papa). Gostei da sua resposta!

Solius
Solius
24 abril de 2009 5:56 pm

Don guakito,

Então nos despedimos. Agradeço pelo debate e principalmente pela mudança de tom. 😉
Minha excomunhão pelo sufi doidão parece ser irreversível. 🙂

Abraço

Duncan,

“De toda a perda de tempo lendo certas asneiras só me salva o que disse o Kiabo azul”

Asneira é isto, um desrespeito público e gratuito aos seus colegas. Só tenho a lamentar pelas suas limitações.

don guakito
don guakito
24 abril de 2009 3:42 pm

(Penso que o Guto/Guako não irá gostar muito caso assista…rssss….) ————– :D:D sim! conheço, e acho genial, o trabalho do nassim haramein. e muuuuito legal colocar ele aqui com legendas! nem sabia q tinha ele com letrinhas em portuga! 😀 😀 muuuuito mais “certo” que o surfista físico que andou fazendo fama de “teoria unificatória” (mas faltando 20 equaçOes se num me engano)… masssss… todo mundo é herói nesses temas, do nassim ao drew ao povo do americanantigravity etc, etc, pois tá todo mundo intuindo certo e dando murro com as ferramentas incompletas, tipo, enquanto a matemática não aprender a,… Read more »

Apóstata
Apóstata
24 abril de 2009 1:03 pm

Alexandre SilverFox: Por favor pessoal, se alguem assistir, por favor comente… Resp: Assisti até a parte 12 e o cara tenta se livrar da assimetria a todo custo. (Penso que o Guto/Guako não irá gostar muito caso assista…rssss….) A noite assistirei as partes faltantes mas adianto que se ele tivesse lido Pascal teria economizado algum tempo pensando. rsss…: “O homem se encontra flutuando, sem apoio, entre dois infinitos opostos – o infinitamente pequeno e o infinitamente grande.” Blaise Pascal (1623-1662) P.S: Estou curioso para ver o fim da palestra para ver o desfecho de tudo que ele está costurando na… Read more »

Duncan
Duncan
24 abril de 2009 11:12 am

A verdade é que o espaço de comentários do SDM que era tão produtivo se tornou chato pra burro em uns 90% nesse último post. De toda a perda de tempo lendo certas asneiras só me salva o que disse o Kiabo azul: “eu não leio o comentario de determinada pessoa, pois sei q essa pessoa fala mtas coisas q eu discordo e q acho até absurdo. E tb sei q essa pessoa não tá no seu tempo de mudança(cada um tem o seu). O q de melhor posso fazer por essa pessoa? Creio q o silencio, pois isso produz… Read more »

Alexandre SilverFox
Alexandre SilverFox
23 abril de 2009 10:00 pm

pessoal,

segue link de uma palestra de um físico, e bom, eu não saberia descrever o quão revolucionaria e simple é a visão dele… acreditem, Amit Goswami fica no chinelo;

Esse é o link para o começo da palestra,

http://www.youtube.com/watch?v=d2Q_YaMPdko&feature=related

mas só vai ficar realmente interessante a partir da terceira parte no you tube;

Recomendo VEEMENTEMENTE aos transeuntes do SDM, e fica aí a dica para um post futuro, viu Acid?

Por favor pessoal, se alguem assistir, por favor comente…

[]s

Solius
Solius
23 abril de 2009 8:06 pm

Quanto ao texto do “sufi doidão” :), alguns comentários: “Um Dos Sinais da Aproximação do Fim…consiste em um fascínio por todos os detritos mais negativos e odiosos da época…sentido pelos próprios pensadores que se consideravam os mais perspicazes sobre o assim chamado apocalipse sobre o qual nos alertam. Estou falando de pessoas que conheço muito bem – aquelas da “direita espiritual” (como os neoguenonianos, com sua obsessão por sinas de decadência) – e aquelas da esquerda pós-filosófica, os neutros ensaístas da morte, profundos conhecedores das artes da mutilação.” Restringindo-me aos primeiros (e posso falar porque não visto a camisa), ele… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
22 abril de 2009 6:34 pm

BONOBOBOOO!!!! Eu quero é Bonobobar!! 😀

Irmão Francisco
Irmão Francisco
18 abril de 2009 1:57 pm

Música chinesa, flauta de bambu:

Rê
17 abril de 2009 12:38 pm

se vc permitir, Acid 17/04/2009 ***PRECISAMOS DE AJUDA*** o GRASSA – Grupo de Assistência Amar e Viver aos Portadores do Vírus HIV (e extensivo aos familiares tb) – está num perrengue danado. nome no SPC, SERASA, dívidas c/ a Prefeitura de Sorocaba, SAAE (abastecimento de água), luz, telefone, gráfica, escritório de contabilidade… (R$ 5000 no total). foram despejados da casa q um político se prontificou a pagar o aluguel, mas só o fez por 2 meses. hj as responsáveis pela entidade me ligaram – Rosângela e Cecília – (de um orelhão pois uma das 2 linhas telefônicas do grupo foi… Read more »

guto
guto
17 abril de 2009 10:46 am

Umbanda pode ser vista como uma religião xamânica???
————–

lex, tenho um textículo lindo do renato ortiz sobre essa diferença, depois posto aqui quando chegar ao meu vale encantado do paraíba. mas umbanda é religião, é organizada e complexa. já xamanismo é magia prática, qual candomblé iorubá hardcore original! 😀 😀

inté.
.g

guto
guto
17 abril de 2009 10:35 am

mostrando que a magia com que essas entidades trabalham tem raízes no Tibet e na Índia. ———— acid,até onde sei, e estudei, e documentei, minhac conclusão de curso de jornalismo foi um pusta ensaio fotográfico sobre xango, e todo pai de santo de tradição no candomblé que conheci me falava a mesma coisa, que as energias (aquilo que os espiritualistas chamam de entidades, pois adoramos antropomorfizar as coisas) trabalhadas no candonblé influenciaram o egito, pois o povo originário do candombla, era o povo do baixo nilo q lavava as frieiras do faraó. e esse povo do baixo nilo é próximo… Read more »

Argentino
Argentino
17 abril de 2009 12:10 am

Estava refletindo sobre este texto e meus preconceitos e julgamentos levianos quando vi este video: http://mais.uol.com.br/view/o8stvy18i8vx/candidata-a-cantora-susan-boyle-vira-hit-na-web-04023662D0910346?types=A&
Bela sincronicidade…

Yo
Yo
16 abril de 2009 9:20 pm

Olá, quando descobri este site, nunca mais deixei de ler. Bacana mesmo!
Ao Lex, posso dizer, com modesto conhecimento, baseada numa leitura que fiz, que o xamã é aquele que faz a passagem e o contato entre o mundo dos vivos e dos mortos, ao entrar em êxtase. Ele tem o “controle” da situação e não incorpora espíritos, comunica-se com eles.
Já nas práticas onde há incorporação, a pessoa que recebe os espíritos não mantém propriamente esse “controle”.
O livro é História Noturna, de
Carlo Ginzburg… Muito bom.

adalberto.network
adalberto.network
16 abril de 2009 8:45 pm

POST SOBRE NOSTRADAMUS E O TERREMOTO NA ITALIA – ATUALIZADO – FAVOR VER E DAR UMA OLHADA.

Lex
Lex
16 abril de 2009 7:55 pm

Como vocês vêem a relação:

Umbanda/xamanismo

Umbanda pode ser vista como uma religião xamânica???

Ana
Ana
16 abril de 2009 5:40 pm

Esta é uma das orações da Umbanda: PAI NOSSO DA UMBANDA “PAI NOSSO QUE ESTAIS NOS CÉUS, NAS MATAS, NOS MARES E EM TODOS OS MUNDOS HABITADOS. SANTIFICADO SEJA O TEU NOME, PELOS TEUS FILHOS, PELA NATUREZA, PELAS ÁGUAS, PELA LUZ E PELO AR QUE RESPIRAMOS. QUE O TEU REINO, REINO DO BEM, DO AMOR E DA FRATERNIDADE, NOS UNA À TODOS E A TUDO QUE CRIASTES, EM TORNO DA SAGRADA CRUZ, AOS PÉS DO DIVINO SALVADOR E REDENTOR. QUE A TUA VONTADE NOS CONDUZA SEMPRE PARA O CULTO DO AMOR E DA CARIDADE. DAI-NOS HOJE E SEMPRE A VONTADE… Read more »

Near
Near
16 abril de 2009 3:55 pm

Acid Sempre Direto ao assunto, Eu Tenho um grande Nº. de Experiências espirituais e digo que “nada por Lá e tão diferente de Cá” Principalmente no aspecto da UMBANDA, é Engraçado vivenciar tudo que ocorre por lá pois se trata de uma sociedade que vive lutando para colocar seu “Lugar ao Sol”. Eu fico aqui pensando o fato de você ter colocado o seguinte : ºFULANA : Faço e Desfaço qualquer tipo de Trabalho… Esse ponto precisou ser tocado, pois se precisamos falar de UMBANDA, temos que primeiramente falar do que ELA REALMENTE È… E como um dia desses da… Read more »

JAMZEIRA
JAMZEIRA
17 abril de 2009 2:05 pm

Ja foi muito preconceituoso com relação as entidades de terreiro, pela cultura dos rituais e pela atitudes das pessoas que frequentavam os terreiro,que em sua maioria era preservar o desejo materialista.

Mas afinal, eles tambem tem EGO… e estão na mesma rota de evolução natural das energia.

Estamos todos unidos pra ajudarmos mutualmente , humanos e espiritos. um aprendendo com o outro.

Ou você acha que qaundo morrer seu espirito não terá personalidade?

Estamos ainda viciados na materia e longe de compreender a imensidão….

DenteAzul
DenteAzul
17 abril de 2009 5:26 pm

Jazmaira,

“Mas afinal, eles tambem tem EGO… e estão na mesma rota de evolução natural das energia.

Estamos todos unidos pra ajudarmos mutualmente , humanos e espiritos. um aprendendo com o outro.

Ou você acha que qaundo morrer seu espirito não terá personalidade?”

———————–

É isso aí! 100% com oçe!

Esssa cantiga de que o ego morre com a mosrte física da gente parece-me uma ideia demasiado infantil tipo: Quando morrer vou pro céu!
Isto porque conviver cum egão cumo meu é um inferninho! eheheheh!!

O Ciber_Ativista
O Ciber_Ativista
17 abril de 2009 5:56 pm

realmente muito bom o artigo, nessas minhas andanças para conhecer outras tradições, sempre quis conhecer a umbanda…já conversei com alguns praticantes, mas nada de mais profundo, agora a explicação que a lu deu lá pra cima foi muito elucidativa tb…

Valeu pelo artigo sr dono deste site…rs

Irmão Francisco
Irmão Francisco
18 abril de 2009 1:47 pm

Pace e Bene, Guto, >>Tudo que for diferente e não puder ser simetrizado, a mente de vcs cria mentiras que justifiquea violncia e a exclusão, dai surge o bem (simetria) e o mal (assimetria). Sabe qual o “problema” da alquimia interna chinesa e toda tradição contemplativa taoísta, artes marciais internas,Chi Kung etc? Segundo me consta é que vc com um pouco de disciplina vai fazer o corpo vibrar diferente. Vc tem mais experiência que eu nesses assuntos de China (embora a genética me ajude) então me corrija se eu estiver falando besteira. Mas fazendo o corpo vibrar numa afinação diferente,… Read more »

Vinicius
Vinicius
18 abril de 2009 12:21 pm

Gosto muito dos textos daqui mas, sei lá, não senti muita firmeza neste não. Achei que saiu do padrão.

Alexandre SilverFox
Alexandre SilverFox
18 abril de 2009 11:02 am

“Além do que ele faz o maior medo em torno dos trevosos mas não nos dá ferramenta suficiente para conhecer seu modus operandi e inibir suas ações” isso me fez lembrar de um vizinho que eu tinha na infância, cuja familia era Umbandista, e uma vez me meteu o maior medo me “falando” sobre o Exu e tudo q ele podia fazer, etc… de fato, sendo algo potencialmente perigoso e para mim desconhecido, decrito em tantos detalhes, não me deixou muita duvida na época de q realmente deveria temê-lo; essa questão do medo vale para “Exus umbandistas”, “espíritos obsessores do… Read more »

DenteAzul
DenteAzul
18 abril de 2009 10:04 am

Herege,

Tb tive situação que ia sendo iguau. Meu “sentido aranha” disparou quando a minha voz interior me disse, em silêncio:
– Acorda cara! Qualquer dia tu tem que pedi licença aos “guias” pá dá um peido pô!!

eheheheh!!

coisas da vida reau

Fiat Lux
Fiat Lux
18 abril de 2009 8:47 am

Acho meio complicado essa crença da umbanda pois ela mexe muito com o psicológico da pessoa. Existindo entidades trevosas ou não, só o fato da pessoa se deixar impressionar por essas crenças, já atrai o medo, que a meu ver é a maior brecha em nossa defesa espiritual. O medo é uma insegurança e falta de fé, sendo assim, uma pessoa muito fervorosa, com um pensamento confiante e ligado totalmente em Deus e em Seu poder, não ficará vulnerável ao ataque desses seres inferiores. O bom senso é muito importante nesses momentos, para não ser manipulado por pais de santos… Read more »

Herege - O que tranca, trinca
Herege - O que tranca, trinca
18 abril de 2009 4:40 am

Certa vez tive um entrevero com um umbandista que estava criando problemas com pessoas do meu relacionamento que passaram a não tomar qualquer tipo de decisões sem que consultassem os “guias”. O cara foi se aproximando, envolvendo-os com os seus “poderes” e num belo dia estava dentro da minha casa, mostrando como os “guias” sopravam fofocas em sua orelha. Eu ficava só “fotografando” o cara, pois na época o ceticismo já começa a se apoderar do meu ser. Rsss…. Coincidência ou não, depois que ele começou a freqüentar a minha casa o relacionamento entre meus familiares começou a degringolar. Comecei… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
18 abril de 2009 1:35 am

Eu tô lendo… tô na metade, mas, ao contário da maioria, não achei muito bom não… acho que é a velhice que me deixa mais crítico e carrancudo, mas não tem REALMENTE nenhuma novidade que eu já não tenha lido nos livros de André Luiz e Luis Sérgio. Além do que ele faz o maior medo em torno dos trevosos mas não nos dá ferramenta suficiente para conhecer seu modus operandi e inibir suas ações. Se é só pra meter medo tenho mais medo do Freddy Krueger, do PinHead, do Satan Goss…

Nantilde
Nantilde
17 abril de 2009 10:32 pm

Uma vez entrei num site espírita que tinha vários livros em pdf e li um deles , chamava-se Legiões e falava bastante sobre a atuação dos exus nos cemitérios. Infelizmente meu computador deu um break foi para a autorizada e quando veio não havia mais a lista de sites favoritos e eu acabei predendo o endereço do site e o livro. Mas, esta obra é bastante interessante. Será que alguém já leu epode fazer um comentário?

O Ciber_Ativista
O Ciber_Ativista
17 abril de 2009 5:57 pm

nossa, dessa vez o envio do comentario foi rápido..úia

Nana
Nana
16 abril de 2009 3:49 pm

Saravá Acid! Grande post. Abaixo transcrevo o Hino da Umbanda, que na sua simplicidade sintetiza o propósito desta religião que tem a cara do Brasil: Refletiu a Luz Divina, com todo seu esplendor; Vem do Reino de Oxalá, Onde há paz e amor; Luz que refletiu na Terra, Luz que refletiu no Mar; Luz que veio de Aruanda, Para tudo iluminar; A Umbanda é paz e amor; É um mundo cheio de Luz; É força que nos da vida; E a grandeza nos conduz; Avante Filhos de fé, Com a nossa Lei não há; *Levando ao mundo inteiro, A Bandeira… Read more »

Ana
Ana
16 abril de 2009 1:27 pm

Parabéns, Acid… Quem sabe o “preconceito” de muitos se dissipam com esta matéria.

Anônimo
Anônimo
16 abril de 2009 1:51 pm

A Umbanda que surgiu no Brasil em 1908, através do Zélio Fernandino e a sua raiz, a religião ancestral chamada Aumbandhan são muito bem esclarecidas em excelentes livros que existem por aí. Os do Robson Pinheiro (Tambores de Angola e Aruanda – este último muito bom!), do Roger Feraudy (Umbanda, essa desconhecida; Baraztil; Terra das Araras Vermelhas; Serão de Preto-Velho) e os do Norberto Peixoto, via Ramatis (Samadhi, Luz Crística, Umabanda Pé no Chão) são EXCELENTES ferramentas para desmistificar a Umbanda, esclarecendo sobre o real objetivo dessa MAGNÍFICA expressão religiosa. Simples, humilde, fala pra todos, aceita todos, sem descriminação, além… Read more »

kiabo azul
kiabo azul
15 abril de 2009 9:18 pm

esse negocio da vela; pode ser por q as velas são associadas à coisas negativas dai mtas pessoas passam uma energia negativa qdo olham pras velas. Dai por afinidade…

DenteAzul
DenteAzul
15 abril de 2009 9:11 pm

eeheheh!! oops! então é melhor eu voltar para os good charlotte, dandy wharols e ghostbuster, ahahaha!

http://www.mtv.com/videos/good-charlotte/39334/i-just-wanna-live.jhtml#artist=1111181

http://www.youtube.com/watch?v=BG-FmGtj7wM

-bom para dissipar corrente…
(puxa!! já estava sentindo corrente demais!)

valeu o warning!:))

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
15 abril de 2009 8:40 pm

Hahahahha Dente! Ontem, quando eu tava escolhendo a música pra o post (sim, antes do pedido da leitora, que pelo visto estava bem sintonizada!), eu baixei essa e achei a mais adequada, de fato… mas não botei porque são “pontos” de umbanda de verdade, ou seja, o que se usa MESMO no terreiro pra evocar os espíritos… não queria correr o risco de fazer alguns médiuns leitores mais “receptivos” incorporarem sem querer (já pensou? o médium com corrente de esquerda se manifestando ao ler o post no trabalho?) hahahhah Aí eu pensei em botar a música “A la Molina no… Read more »

Lex
Lex
15 abril de 2009 8:40 pm

O Budismo tibetano é MUITO influênciado pela religião Bön. Bön é a religião original do Tibet. Trata-se de uma doutrina tipicamente xamânica, provavelmente influenciada por um antigo domínio oriental persa, depois absorvido pelos primitivos povos nômades tibetanos. O vajrayana, também denominado de lamaísmo, contém alguns elementos do Bön (“invocação” , em tibetano), embora atualmente boa parte de suas práticas seja budista. http://www.dharmanet.com.br/vajrayana/bon.htm Ao se deparar com o termo “bönpo” ou mesmo “bon-pa”, o mesmo refere-se ao praticante do bön. O xamanismo, tendo em seu cerne o animismo, entende que todo o universo pulsa com vida, havendo espíritos bons e ruins… Read more »

Carteiro
Carteiro
15 abril de 2009 8:31 pm

O que até hoje mais me impressionou na minha estada no Rio, foi um desses que chorava perdidamente por que devido a baixeza dos pedidos que lhe eram feitos nunca mais alcançaria outra alma que amava.

João Gonçalves

DenteAzul
DenteAzul
15 abril de 2009 8:29 pm

Acho que catei música mais adequada ao tema! Ouçam, é lindo.

http://www.youtube.com/watch?v=5RRtOcvelO8

Anônimo
Anônimo
15 abril de 2009 8:27 pm

Saravácido!

Lex
Lex
15 abril de 2009 8:18 pm

Raizes sincreticas sim… muitas vezes li textos Budistas Tibetanos falando da religião antecessora a esta como uma religião de incorporações e sacrifícios a espiritos (inclusive com o uso deo termo cavalo para o médium…).

Vou catar e trago para referenciar aqui…

Gasshô ou Saravá…

DenteAzul
DenteAzul
15 abril de 2009 7:40 pm

Obrigado pelo post 🙂 e obrigado a quem sugeriu. Estou lendo isto e ouvindo a banda sonora de ghostbusters, á falta de goear eheheheh!!!

Espero que “eles” ouçam atravez de mim. No problemo…

DenteAzul
DenteAzul
15 abril de 2009 9:32 pm

Também gostaria de saber mais sobre a utilidade ocultista das velas. 🙂

Me disseram que pela intensidade e comportamento da chama “sabemos” se são forças teluricas ou celestiais que predominam em nosso ambiente…

luramos
luramos
15 abril de 2009 9:47 pm

A Umbanda é um sistema iniciático. É nascida no Brasil,descrito aqui: http://www.deldebbio.com.br/index.php/2009/02/12/a-historia-da-umbanda/ Tem por pilares o auto-conhecimento, a mediunidade, a reencarnação e para alguns, a caridade. Entende que Olorum (Deus) está manifesto em toda Criação. Os deuses ou Orixás são elementos da Natureza, como Oxalá é o sol, Yemanjá é o mar e Xango são as pedras e montanhas por exemplo. São fragmentações da Divindade maior, que não pode ser acessada em sua Plenitude. Por isso Deus- Olorum, não é cultuado na Umbanda, ele é sabidamente inacessível. Há também uma antropomorfização das divindades, como em outras mitologias: Ogun é o… Read more »

Adalberto Junior
Adalberto Junior
15 abril de 2009 9:55 pm

Adoro este site,, e pelo amor de Deus de uma olhada no meu blog tem um post sobre NOSTRADAMUS especial sobre o terremoto na Italia.

Obrigado

Pizza Man
Pizza Man
16 abril de 2009 1:19 pm

O auto-conhecimento é a chave para a nossa realização e evolução pessoal.O universo inteiro está contido em nós e contemporaneamente estamos contidos nele.Ser útil pra alguém só tem valor se for uma consequência da nossa paz interior.Não me preocupo em ser obrigatoriamente útil ou ajudar alguém,por que devo me preocupar em ajudar os espíritos?

x-builder
x-builder
16 abril de 2009 11:42 am

Excelente texto. Me esclareceu um monte de dúvidas que eu tinha.

luramos
luramos
16 abril de 2009 10:52 am

muitas entidades da Umbanda usam fumaça e bebida: caboclos, exus, pretos-velhos. São espíritos que tem um nível de consciência superior aos nossos, geralmente dentro de uma determinada vibração energética. Eles vivem em outra dimensão. O espírito se utiliza da energia densa da pinga, vinho, café para se fixar a terra, para facilitar a sua presença no mundo denso. Por outro lado, usa a fumaça para manter a conexão do mundo denso que está, com o astral- a outra dimensão, de onde veio. Tudo é energia, tudo é vibração molecular. A maioria das entidades pode se apresentar sem isso, mas são… Read more »

Cristoph
Cristoph
16 abril de 2009 9:51 am

Eu parei de ler quando vc falou que os espiritos iluminados precisavam de cigarro, bebidas, entre outras coisas para se comunicar conosco, ateh faz sentido se for para abaixar o nivel vibracional, entretanto quem utiliza dessas drogas são as pessoas e não os espiritos, ou seja quem esta baixando o nivel vibracional aki são as proprias pessoas, se elas estão baixando seu prorpio nivel vibracional como iram ficar mais proximos desses seres de luz, q na teoria tem um nivel vibracional bem mais elevado? De um foma logica esses rituais são para se comunicar com seres de um baixo nivel… Read more »

edujanu
edujanu
16 abril de 2009 1:25 am

Tambores de angola, um livro bastante interessante que trata a respeito de umbanda
eu indico

O sem Nome
O sem Nome
15 abril de 2009 11:07 pm

“(não sei porque, mas muitos espíritos ADORAM vela acesa… alguém sabe?)” Acid, pelo que soube de um preto-velho(que de velho e preto não tem nada kkk), a vela serve para ajudar eles a identificarem alguma pessoa(por exemplo se acendo a vela para fulano, eu penso em fulano, é como se ele entrasse em sintonia mais facilmente, sei lá). Ele me disse de uma maneira que obviamente, sou leigo e não entendi muito bem. Mas as velas servem para identificar alguém ou algo. Uma vez um deles me disse: ” Eu não preciso disso mais, quem precisa disso aqui na Terra… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
15 abril de 2009 11:05 pm

Obrigado, Lu, pela visão de quem está de dentro 🙂

luramos
luramos
15 abril de 2009 10:30 pm

e por último, (desculpa tanto espaço Acid), Exu é um Orixá, é aquele que permeia o vazio da Criação. É o grande Mensageiro entre o divino e o humano. É Hermes, é Thoth. Exu entidade é espírito que tem poder de manipular energia mais densa. Caboclo é espírito que manipula energia mais sutil. Exu não é atrasado, não é pouco evoluído. Mas é mais próximo da energia terrena e por isso tão popular. A manifestação feminina da energia de exu são as pomba-giras ou bombogiras. São quem tem poder sobre a energia da Vontade, que num nível de entendimento superior… Read more »

luramos
luramos
15 abril de 2009 10:11 pm

Nos terreiros de Umbanda que eu conheço (não são muitos)e inclusive no meu, não há sacrifício dos animais. Porém nos locais onde é realizado é porque está se utilizando da energia vital, do sangue do animal.
No estágio atual geral de consciência, não há mais espaço para esta prática. A Umbanda tem muito respeito aos constituintes da Natureza. Ervas, pedras, águas, animais, tudo é sagrado, tudo tem vida e toda vida vale.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
15 abril de 2009 7:12 pm

Post ublicado originalmente em 30 setembro de 2003, no Acidblogger, que aliás foi deletado esse ano. Isto serviu pra me apressar a trazer os posts do blog antigo (já salvos no meu PC) pra esse.

DenteAzul
DenteAzul
20 abril de 2009 1:59 pm

Caro guto, Aqui da minha janela de observação, parece-me que vc generalizou excessivamente o seu discurso sobre: (tudo o resto ok! é a sua vivência/estudo e compreendo) a)opiniões sobre os outros. Tipo: Bunda quadrada, Burguês, Robot, Fanático etc e tal -> É opinião arriscada pois vc não dispoe da info real, nem sabe das origens, da justiça/injustiça do condicionamento (prisão) de um burguês ou de um Robot. b) opiniões que os outros têm sobre o seu avatar. Eu aprecio o seu tom bombástico! Acho pedagógico até. Todavia há que ter cuidado com a sensibilidade dos restantes… E vc sabe que… Read more »

kiabo azul
kiabo azul
19 abril de 2009 7:37 pm

ok obrigado;)

Bono
Bono
19 abril de 2009 7:29 pm

Não fale assim das nossas bundas.

guto
guto
19 abril de 2009 3:51 pm

http://www.youtube.com/watch?v=ilBpk4voIws

seguinte, o AGORA realmente tem coisas malucas.

vou desaparecer, voltar pra meu mundo, pois gente como alguns religiosos, se acham santos, ou “defensores” de santos, e assim esquecem o quão pervertidos são.

mas é isso compartilhei coisas, aprendi outras, etc, etc.

vasleu, divirtam-se nesse auto-bla-bla-bla com suas bundas quadradas, etc e tao.

há vida pra quem quer. pra quem não quer há internet pra reclamar. 😀 😀 😀

valeu a paciencia com o psicopata social! 😀

DenteAzul
DenteAzul
19 abril de 2009 3:26 pm

Isto põe meu dente branco. 🙂

http://www.youtube.com/watch?v=UFpULFu7bwU

Peace4All!

guto
guto
19 abril de 2009 3:05 pm

m dia eu tava andando no mercado e vi um lugar vendendo cacau, comprei dois frutos, deixei fermentando num pote por umas duas semanas (porque esqueci delas), depois coloquei pra secar, algumas não ficaram pretinhas e eu descartei, mas as outras ficaram iguais às das fotos que achei na internet. É amargo mesmo. ———— num fermenta não, abre o cacau, aproveia a carne, coloca a semente pra secar no SOL mesmo. dai depois de um ou dois dias, depende de como estavam quando colocou é só pegar e descascar e ir comer, elas ficam um preto meio pra roxo. lindo!… Read more »

guto
guto
19 abril de 2009 3:03 pm

Ja ouvi falar q a melhor tradução é de Huberto rohden. Vc conhece? Vc conece o taoismo há qto tempo?
valewwww
———
esse rohden sentava-se em lotus 2 horas direto por dia?
ele era chines e tinha no ingles sua segunda lingua?
se era tudo isso, beleza, se não compra o Porta para todas as maravilhas de mantak chia e tao huang e crie seu caminho, ou não.

🙂

Bono
Bono
19 abril de 2009 2:58 pm

Eu fico intrigado com esse guto e suas dietas de comidas cruas e sementes de girassol… Um dia eu tava andando no mercado e vi um lugar vendendo cacau, comprei dois frutos, deixei fermentando num pote por umas duas semanas (porque esqueci delas), depois coloquei pra secar, algumas não ficaram pretinhas e eu descartei, mas as outras ficaram iguais às das fotos que achei na internet. É amargo mesmo. lol
Já coloquei semente de girassol pra germinar também, mas eu gostei mais do efeito do cacau misturado com nozes.

kiabo azul
kiabo azul
19 abril de 2009 2:52 pm

guto
vc falou:”fico com lao-lao:
TAO TE KING (vindo da traduçÃo feita pelo TAOÏSTA DO PORTAO DO dRAGÃO, Tao Huang, da versão mais antiga e simples e direta que há, a de mawangdui)
capitulo 20″





Ja ouvi falar q a melhor tradução é de Huberto rohden. Vc conhece? Vc conece o taoismo há qto tempo?
valewwww

guto
guto
19 abril de 2009 1:35 pm

http://www.youtube.com/watch?v=nF-r-LLzWKo

sério mesmo, chocolate, quando lá nos 90%. tem uma marca q vende em resende, no graal, melt, (meltchocolates@gmail.com), que é da associação de cacão fino, sem aditivos (tipo sem LEITE tb, pois vaca num é brinquedo! 😀 :D), só cacau e um pouco de açucar (ainda).

mas semente de cacau q vc mesmo colhe e depois seca no sol e depois descasca e coloca em saquinho e anda por ai, o coizinha amarga meio com gosto de alcool q dá barato bom no coração… cacau é sagrado pois “brinca” com o vagus! 😀 😀 😀

Solius
Solius
19 abril de 2009 11:58 pm

Guto Guakito, o rei da mixórdia esqui, Você tenta adivinhar alguma coisa sobre o Solius e não dá uma dentro. Ainda ignora que ele já pensou como você, e você nunca pensou como ele. Vamos nos divertir mais um pouco. “claro, é pecado trepar com camisinha para você, mas infelizmente há doenças transmissiveis via sexo e infelizmente há um caso rídiculo de superpopulação no momento, mas o papa é contra quem promove uso de preservativo.” A Igreja recomenda aos católicos que não usem, assim como recomenda monogamia, fidelidade, etc. Você, como muitos, mistura as coisas. “Mesmo com o esquema taoísta… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
20 abril de 2009 1:25 am

Vcs podiam trocar emails e deixar as agressões pessoais entre vcs e manter aqui só o que possa vir a interessar ao público. oK, o público gosta mesmo é de baixaria, mas eu estava pensando no público futuro, do tipo que chega aqui porque está pesquisando sobre religiões e crenças, e gostaria de ouvir os dois lados da questão. Esse provavelmente não vai querer perder tempo em querer saber quem é mais ou menos feio.

italo
italo
20 abril de 2009 1:51 am

Para,para que ja ta me dando dor de cabeça!!!Guto,seu porra louca,para de falar dez mil conceitos numa frase so!!!Ate parece que cê copiou um monte de paragrafos de livros e soltou na net….Uma coisa de cada vez ,chapa.Ne assim que caminha a humanidade não.Não haveria tantas religiões diferentes sem essa nessesidade de diferença.Religião eh re-ligar-se…talvez minha voltagem não seja igual á sua

guto
guto
20 abril de 2009 1:12 pm

só um ultimo! 😀 😀 😀 😀 😀 ——- re: Guaco, se vc me mandar foto de cachorro morto ñ te mando o convite pra festa de lançamento… e se quiser se divertir nesse fds tem feira de adoção) ———— SEGUINTE, A RÊ PEDIU DOAÇÃO PRA PESSOAS LEGAIS QUE CUIDAM DE PORTADORES DE HIV, PESSOAS LEGAIS COM BUNDA QUADRADAS PODIAM IR LÁ DOAR, SER CHATOS, (burgues se sente tão bem quando brinca de ativista uma vez por ano! 😀 😀 :D)… q é assunto sério, tem muito gente legal por ai tentanto com as PRÓPRIAS mãos com alucinação de deus… Read more »

guto
guto
20 abril de 2009 12:38 pm

YEAH! (e os limites foram observados! & ninguém morreu ou adoeceu ou se matou ou assassinou, por enquanto! :O) :D:D:D:D:D:D sobre quase personagens, fale por voce, amigo do deus cristão. eu aqui sou realzito da silva (em breve no vimeo, meu ritual de queima de conhecimento, meu ritual de magia do caos nazi-anti-fascista. Afinal, se fbi pode queimar a obra e matar o reich, eu posso queimar meus livros e dançar pra eles! 😀 😀 :D, ou esse chiqueiro num é democrático? :O) fora isso o negócio é o segredo do diabolo na música, aquele que a igreja esconde. por… Read more »

Rê
20 abril de 2009 12:34 pm

me perdi… será q eu já tava c/ dor de cabeça qdo entrei?

tópicos, tópicos… tomara q alguma boa alma tenha resumido.

Acid, por favor, aperta a tecla sap.

(Guaco, se vc me mandar foto de cachorro morto ñ te mando o convite pra festa de lançamento… e se quiser se divertir nesse fds tem feira de adoção)

Solius
Solius
20 abril de 2009 12:16 pm

Apóstata, “Apostasia no Catolicismo Romano: Segundo o Código de Direito Canônico de 1983 e atualizado em 1998, apostasia é o repúdio total à fé cristã, ou a recusa em submeter-se à autoridade do Papa ou à comunhão com os membros da Igreja a ele sujeitos (cânon 751)” O que não implica na obrigação de seguir uma suposta ordem papal que esteja em desacordo com a doutrina. Acid, “Vcs podiam trocar emails e deixar as agressões pessoais entre vcs e manter aqui só o que possa vir a interessar ao público. oK, o público…do tipo que chega aqui porque está pesquisando… Read more »

guto
guto
20 abril de 2009 10:50 am

Infelizmente não é o que está acontecendo entre Guto e Solius. Não é um debate e sim um embate, uma guerra de egos, uma briga pela posse da razão. ———— nana ninanão! 😀 😀 cada um vai ver só o que tem dentro de si até o dia em que acertar a flecha da vontade no coração, nana. quem tem ego tem medo de ser atingido no ego. quem tem ego frágil inventou a lei de que “só discute-se idéias”. A vida é fato, não idéia, eu sou fato, eu sou o que eu faço, eu sou o que visto,… Read more »

Nana
Nana
20 abril de 2009 10:34 am

Debates são bons, quando podemos extrair alguma coisa, repensar algum conceito, reformular idéias e concordar ou não com um lado debatedor. Infelizmente não é o que está acontecendo entre Guto e Solius. Não é um debate e sim um embate, uma guerra de egos, uma briga pela posse da razão. Calma, gente. Podemos e devemos ter nossa opinião e crenças, mas vamos respeitar acima de tudo a individualidade e a liberdade de cada um ser e acreditar no que quiser.

Apóstata - (agora com acento)
Apóstata - (agora com acento)
20 abril de 2009 7:12 am

Apostasia no Catolicismo Romano

“Segundo o Código de Direito Canônico de 1983 e atualizado em 1998, apostasia é o repúdio total à fé cristã, ou a recusa em submeter-se à autoridade do Papa ou à comunhão com os membros da Igreja a ele sujeitos (cânon 751)”

Ex-herege - (Na verdade sou apostata)
Ex-herege - (Na verdade sou apostata)
20 abril de 2009 7:00 am

É só uma pororoca. Acontece.

Para quem acessa de outras bandas e não sabe o que é uma pororoca:

http://www.geocities.com/Athens/Crete/3033/pororoca.htm

Resta saber quem é o mar e quem é o rio…ta dificil de saber pelo tamanho do comentários.

Mogli
Mogli
20 abril de 2009 5:58 am

Num é legau ataque e contrataque pessoal. Tira nome dessa cena! nome nem siqué existe… é virtual. Vcs fiquem no abstrato, no piso de cima. sai da selva! Selva já temos todo o dia pô!

Sês os dois tem caso de amor/odio… get together! Have fun!

guto
guto
19 abril de 2009 1:27 pm

coringa, tipo, caminhos PRÁTICOS, tem aos montes, do mateus 6:6 dos cristãos preguiçosos! 😀 😀 porra, meia hora de mateus 6:6 quando acorda, e quando vai dormir é pedir muito prum filho do filho do deus absoluto, mas confuso? 😀 tem kria yoga pros q amam molduras bonitas, tem chikungs como springforest, tem as danças, pra alunos de nível avançado do gurdjieff, tem as paradas de escrita com respiração certa na caligrafia sufi, etc, etc, tem zazen, etc, etc, caminho é o q não falta, mas pra começar é só começar a ouvir o bater, śerio mesmo, ouvir o bagulho… Read more »

guto
guto
19 abril de 2009 1:20 pm

Eu não estou muito certo Guto, se é só questão de coragem…por vezes, assim me parece, o poder dos condicionamentos (culturais, etc) excedem a força interior (não de todos, é claro), e torna o processo difícil e, por vezes, penoso. Mas sim, tb creio q o caminho seja esse mesmo! —————— coringa, tio leary ensina coisas erradas, como a idéia de q só é possível chegar lá com drogas, MENTIRA, drogas é o caminho mais difícil, mais perigoso, logo mais divertido pra chegar lá! Certo vovo ganesha baba! 😉 amo aquele velho, como sou psicopata social ando com desenho q… Read more »

guto
guto
19 abril de 2009 1:16 pm

Temos que matar essa teoria do agora!
————-
a idéia de transformar o mundo em um complexo de asilo arkhan é do grant morrison. eu só sou o soldado mensageiro, meio exu, meio hermes, meio vagabundo tropical. Não mate o mensageiro! 😀 😀 mate o tio grant. 😀 😀 😀

.g

guto
guto
18 abril de 2009 7:20 pm

Já percebi que para se divertir, não precisa encher a cara, aliás só atrapalha o discernimento ———— isso só depende do quanto de vc mesmo vc esconde de vc mesmo. só isso. tenho amigo que vai beber e ficar chato e puxando todos pra baixo, como há os que fazem o contrário e ficam eufóricos e chatos acima do limite e os que ficam alegres qual os sufis bebuns de vinho e os crazy zen. Taxar as coisas a partir de nossos limites é sempre mais fácil. viva a civilização e a sujeira que todos jogam embaixo de seus tapetes!… Read more »

guto
guto
18 abril de 2009 7:16 pm

se eles são espíritos e têm consciência disso, pq razão não se dão conta de que devem apenas praticar boa ações no além…seria sinal de inteligência… ——————- billy, já pensou na possibilidade de que os espíritos sejam como água mesmo, qual os taoístas sempre ensinam? que os espíritos sejam “restos” de “personalidades” sem vida até serem “ativados”. E o filtro que o médium tem para com a realidade total se refletir muito no tipo de “restos de personalidades” com que se relaciona? no taoísmo quando tu chega na cor púrpura, na qual estou! 🙂 sim, eu me amo. 😀 😀… Read more »

billy shears
billy shears
18 abril de 2009 7:15 pm

Depois de ler este post, me deu vontade de ouvir The end do Doors…parece que o Jim tinha um PRE: pára-raio de exus, que atendiam quando ele ecoava o refrão de Touch me……..

Oliver Stone sacou essa…o indio xamã que acompanha o personagem Jim de Stone no filme que o diga…

Por querer esses exus nada esclarecidos longe de mim é que diminuo o meu teor etílico e até mesmo elimino, em alguns casos. Já percebi que para se divertir, não precisa encher a cara, aliás só atrapalha o discernimento…

Ouvindo Doors aqui…

billy shears
billy shears
18 abril de 2009 6:43 pm

Fazer o bem ou mal é uma questão tanto de evolução , quanto de escolha. À medida que se vai evoluindo, melhoram-se os resultados das escolhas. Mas o que mais me intriga é o fato de que os espíritos ao desencarnarem não terem a ficha devidamente caída no sentido de que são seres que tiveram sua chance de evoluir ao encarnarem em bonecos de carne e osso; e uma vez que retornam à espiritualidade continuam a se influenciar por valores que deveriam estar restritos ao mundo da ignorancia material, um mundo onde impera a dúvida do porvir no post mortem….tipo… Read more »

guto
guto
18 abril de 2009 6:32 pm

irmão francisco (com genes china): Mas isso interessa? Interessa liberar o corpo do jogo de culpa, punição e recompensa?? Interessa liberar o corpo da prisão do orgasmo exclusivamente genital, padronizado, ritualizado? —————– é véio, interessar ao ser que quer ser livre, interessa, mas no final os recalcados, os ressentidos, estes fd p vão lá e matam todo mundo q sai desse circulo de opressão que é a religião e a ciência simetrizante! tipo assim, tu pode ser alguém que foge de si e nutre medo e pra justificar essa fuga de si que nutriu o medo inventa que os outros… Read more »

Nantilde
Nantilde
18 abril de 2009 5:41 pm

Acid, que coincidência vc estar lendo esta obra. Como te disse li há muito tempo, mas sinceramente não fiquei com medo. Achei interessante a parte em que fala do´trabalho dos exus nos cemitérios. Já na parte final (onde eu parei de ler por causa do computador) parece que um medium visitava uma “esfera” astral bem elevada, onde o autor referia-se até a músicas entoadas por espíritos de luz.Esta questão dos obsessores para mim é bem clara. Só se encostam nos que lhe são afins. Quando estou triste e deprimida fico com medo, não porque pense que a tristeza e a… Read more »

guto
guto
18 abril de 2009 3:48 pm

mas serviu pra que pessoas que trabalham com isso contribuíssem mais, através dos comentários. E assim aprendemos, todos. 🙂
————-

a perfeita função de um blog participativo, quase um (p5/oitava/p4) sufi! 😀 😀 😀

guto
guto
18 abril de 2009 3:46 pm

é como eu sempre digo, toda história sempre tem mais de dois lados, e só quem filtra-se via ideologias/pré-conceitos num sabe disso! ——————– Umbanda pode ser vista como uma religião xamânica??? ————– lex, tenho um textículo lindo do renato ortiz sobre essa diferença, depois posto aqui quando chegar ao meu vale encantado do paraíba. mas umbanda é religião, é organizada e complexa. já xamanismo é magia prática, qual candomblé iorubá hardcore original! 😀 😀 inté. .g guto ————————— A QUIMBANDA NÃO É A PRÁTICA DO MAL por Renato Ortiz (um dos maiores especialistas no brasil sobre tradições afro-brasileiras, GRIFOS MEUS!… Read more »

Anônimo
Anônimo
18 abril de 2009 3:23 pm

Caramba, Herege! Que história!

Vc é meu amigo, tá? hehehe 😉

Abs

guto
guto
18 abril de 2009 7:34 pm

Dai todo mestre federal oriental indicar ficar com visualizações mínimas,
———-

tipo, “mate o buda!”, quando uma imagem dele se formar. afinal o budismo na sua origem sentia sons. 😉

apostar em hipnagogia é a maior furada de místico ocidental! 😀 😀 😀

guto
guto
18 abril de 2009 7:38 pm

que os espíritos sejam “restos” de “personalidades” sem vida até serem “ativados”. E o filtro que o médium tem para com a realidade total se refletir muito no tipo de “restos de personalidades” com que se relaciona?
————–

saca, um tipo de “espiritimos da mecânica quântica”, ou algo assim! 😀 😀 sério. minha experiencia indica por ai! 😀

.g

guto
guto
18 abril de 2009 7:43 pm

que os espíritos sejam “restos” de “personalidades” sem vida até serem “ativados”. E o filtro que o médium tem para com a realidade total se refletir muito no tipo de “restos de personalidades” com que se relaciona? ————– tipo, dai quando tu conquista seu coração, não tem mais dessa de “temer” exus não-esclarecidos, pois eles só existem pq vc ainda é não-esclarecido com vc mesmo. O mundo espiritual é um reflexo de seu microcosmo. conheça a si mesmo, e conhecera seu universo interior e com isso poderá se relacionar em parceria, mas nao igualdade, com o universo exterior, e a… Read more »

Bono
Bono
19 abril de 2009 7:43 am

Temos que matar essa teoria do agora!

guto
guto
19 abril de 2009 5:20 am

resumindo solius, estar presente no agora, não lamentar o passado, não sonhar o futuro como fala o sifu luis melo, ele é budista, eu sou anarquista, como vc bem colocou.

youtube.com/watch?v=oboazlO3iPM

da minha parte fico em silencio daqui pra frente, ou corto uma ou duas células de meu prepúcio, acid zero. se o sólius quiser curtir mais com minha cara, sinta-se a vontade. 😉

.g

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
19 abril de 2009 5:00 am

Here we go again…

guto
guto
19 abril de 2009 4:26 am

AUTOMATO CELULAR CATÓLICO: Guto, Reitero: você é extremamente confuso. Como não disponho de muito tempo, me aterei a determinados pontos: “O papa, tanto o atual, quanto os defuntos, vão e dizem o contrário, q só encontrará jesus depois de defunto aquele que o obedecer cegamente, pois ele sabe, como ninguém, interpretar aquela loucura cifrada que é a bribia.” É? Será que se eu lhe pedir qualquer referência sobre este monte de bobagem, você consegue trazer sem enrolação? “Papa 10+6 deixa claro que a santa ditadura vinda de sua santa boca é mais importante que a santa dica do tio jesus.”… Read more »

Solius
Solius
19 abril de 2009 12:36 am

Guto, Reitero: você é extremamente confuso. Como não disponho de muito tempo, me aterei a determinados pontos: “O papa, tanto o atual, quanto os defuntos, vão e dizem o contrário, q só encontrará jesus depois de defunto aquele que o obedecer cegamente, pois ele sabe, como ninguém, interpretar aquela loucura cifrada que é a bribia.” É? Será que se eu lhe pedir qualquer referência sobre este monte de bobagem, você consegue trazer sem enrolação? “Papa 10+6 deixa claro que a santa ditadura vinda de sua santa boca é mais importante que a santa dica do tio jesus.” Deixa? Onde? Em… Read more »

Coringa
Coringa
18 abril de 2009 11:21 pm

Não sei os outros, mas eu gostei pacas do(s) recado(s) do Guto! Mas que é difícil o maldeto ‘descondicionamento’ + desapego, isso é! >”a questão é ter coragem de desapegar-se do que realmente precisa de desapego, a idéia de eu, a mania de diálogos interiores. Mas isso é coisa de maluco! 😀 😀 ou sufi. :D” Eu não estou muito certo Guto, se é só questão de coragem…por vezes, assim me parece, o poder dos condicionamentos (culturais, etc) excedem a força interior (não de todos, é claro), e torna o processo difícil e, por vezes, penoso. Mas sim, tb creio… Read more »

Gisele
Gisele
18 abril de 2009 10:41 pm

Quanta desinformação… Espiritos não deviam permanecer quedados na atmosfera da terra nem um segundo após a desencarnação. Se isso aconteceu é porque ele se descuidou de algum modo quando estava encarnado. E se ele praticar o mal nesse plano, a lei do retorno será tão implacavel quanto é para quem esta encarnado. Como alguêm que se se pressupoe esclarecido por dizer que é melhor ele praticar o mal que perambular por ai atoa? Lamentável meu caro… Nem uma coisa e nem (E MUITO MENOS) outra… Os espiritos superiores se utilizam dos espiritos opacos, que não ficam por ai perambulando pela… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
18 abril de 2009 9:50 pm

Tô lendo a versão impressa, Nantilde. Não consigo ter paciencia de ler pelo computador (se algum dia eu tiver um Iphone vou poder desfrutar da minha livraria digital). Mas tem ele no 4shared.com pra baixar.

Horus
Horus
19 abril de 2009 3:05 am

Tive que procurar “Miasma” no dicionário.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
18 abril de 2009 2:43 pm

Nem poderia, Vinicius. Não é um assunto que eu domine. Apenas contibuí com o pouco que aprendi, mas serviu pra que pessoas que trabalham com isso contribuíssem mais, através dos comentários. E assim aprendemos, todos. 🙂

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.