MUDRAS

Numa das seqüências mais fascinantes do filme Minority Report vemos o policial John Anderton usando estranhas luvas que cobrem apenas os três primeiros dedos da parte de dentro de suas mãos. E das pontas dos dedos saem luz. Ele usa essas luvas pra manipular as imagens do futuro.

“Coincidência” ou não, esses três dedos possuem os chakras mais ativos das mãos, e são muito usados para canalizar e projetar energia (Inclusive a Igreja católica utiliza esses dedos na bênção do padre, num gesto idêntico ao Kapitthaka Mudra). Os hindus pesquisaram e desenvolveram diversas técnicas de posicionamento dos dedos das mãos, que chamaram de Mudras (pronuncia-se Mudrás). Essa palavra significa “selo“, “signo” ou “símbolo“. A expressão possui várias conotações e definições nas filosofias yóguica e tântrica.

O Mudra que Tom Cruise faz na foto é o Chandrakala mudra (Tempo/Fase da Lua), que é usado na Yoga e também em danças belíssimas, como a Kuchipudi e a Bharatanatyam. Nesse caso, os Mudras servem para ajudar a contar uma história.

Tom Cruise Mudras
Tom Cruise mudrá (Minority Report)
Chandrakala mudra
Chandrakala mudrá (Fase da Lua)

Veja abaixo um vídeo com a dança Bharatanatyam:

Alguns Mudras são usados por nós sem que o conheçamos. O gesto que simboliza “Heavy Metal” é na verdade o Tarjani Mudra (que, ironicamente, é um gesto de proteção contra o mal):

Tarjani Mudra
Tarjani Mudra / Heavy Metal

Os surfistas fazem o “Hang Loose” sem saber que este é o Aprakasha mudra (Que serve para o controle da respiração):

Aprakasha mudra
Aprakasha mudrá (serve pro controle da respiração)

Aqui no Brasil o gesto de juntar as pontas do indicador e o polegar pode ser uma coisa feia, mas no resto do mundo significa “OK, perfeito, entendido”. É o Gyan mudra, cujo uso visa ao desenvolvimento da memória e à absorção do conhecimento:

Gyan mudra
Gyan mudrá (Elemento Ar)

Até mesmo aquele gesto que os italianos adoram fazer pra discutir é um mudra: o Mukula mudra, que representa a flor de Lótus e serve pra direcionar a energia das mãos para um ponto exato (usado em cura):

Mukula mudra
Mukula mudrá

MUDRAS NO BUDISMO

O Budismo traz em sua iconografia alguns mudrás que são feitos pelo Buda. Vejamos o significado (clique para ampliar):

Mudras

MUDRAS NO NINJUTSU

Agora vamos ver o lado da aplicação dos mudras por parte dos Ninjas, que aprenderam a técnica nos templos Budistas e a usaram para torná-los máquinas mais eficientes de matar.

Mudra Rin Ninjutsu
Ninja em seu árduo treinamento nas geladas montanhas Wudan

Os Mudras usados no Ninjutsu são originários da Índia, e foram trazidos da China para o Japão pelo monge Kobo Daishi (Kukai) e aperfeiçoados pelos Ninjas, segundo a visão da doutrina Shugendo, que era, ao lado da Shinto, a religião dos Samurais antes de 1600 d.C. No Japão os Mudras são chamados de Kei In e Ketsu In, e fazem parte do Budismo Mikkyo.

Cada Mudra possui um significado bastante particular, manipulando uma qualidade específica de energia. O uso indiscriminado e irracional poderá trazer um efeito negativo no seu campo energético (Ki).

O Taizokai Mandala corresponde ao mundo terrestre. Seu oposto, o Kongokai Mandala, trata do mundo espiritual. Agradeço a meu pai por ceder o material da Escola Sol Alado com os desenhos e os respectivos mantras (tons vocálicos de poder) usados no Ninjitsu. Aqui estão definidos os 9 Mudras do Taizokai Mandala:

Mudra Rin
O mudra RIN é utilizado antes de toda ação que exige um grande desprendimento de energia (Firmeza de mente e corpo). Era esse mudra que o Jiraya fazia! 😛
Mudra Kai
KAII dá a possibilidade de desenvolver a intuição (pressentir o perigo). Estique os braços para frente,na altura do plexo solar.
Mudra To
TOO serve para ampliar a força do ki em todas as direções (harmonia com o universo).
Mudra Jin
JIIN permite ouvir ruídos imperceptíveis aos ouvidos humanos, e o conhecimento das intenções das pessoas. Junte as pontas dos dedos para dentro,formando anéis com os polegares e indicadores.
Mudra Sha
SHAA é particularmente usado para se curar ou para suportar a dor causada por uma ferida gave (Cura a si próprio e aos outros).
Mudra Zai
ZAI é empregado em todas as formas de controle dos cinco elementos da matéria (controle dos elementos da natureza). Faça o Mudra na altura do peito,com as palmas voltadas pra fora.
Mudra Letsu
LETSU (Retsu) é sobretudo utilizado nos exercícios de controle à distância (domínio do tempo e do espaço). Segure o indicador esquerdo como uma espada (katana) acima da testa.
Mudra Pio
PIOO permite regenerar-se rapidamente (Direcionamento de energia).
Mudra Zen
ZEN: esclarecimento e iluminação.

OBS: Os nomes dos Mudras estão com algumas letras duplicadas para corresponder à pronúncia.
OBS2: O “ninja” da foto acima é meu pai, as “montanhas Wudan” são na verdade um aconchegante bairro residencial da Alemanha, e o “árduo treinamento” durou exatamente o tempo de tirar a foto. 😛

MUDRAS NA YOGA

Tabela com imagens e nomes de 108 Mudras (fonte: “Tratado de Yôga“, do Mestre DeRose):

Referência:
Mudras principais (em português);
Magia oriental – Mudras (em português);
Mudra in martial arts (Excelente artigo para o aprofundamento no uso dos Mudras)

4.9 14 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
23 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Moises
Moises
21 março de 2022 8:31 pm

So queria saber se tem algum mestre no RJ q ensine Kuji In

Chris Vanelli
Chris Vanelli
11 maio de 2021 2:24 pm

muitos desses Mudras estão na serie “The OA”, eles utilizam uma sequencia de Mudras para acessar outras realidades, voce tem que ver caso nao tenha visto ainda Acid.

Shihan Ricardo
Shihan Ricardo
31 dezembro de 2020 9:44 pm

Recomendável apenas mudra nas práticas de Hatha Yoga, sendo que age de forma terapêutica ao praticante. Porem mudra utilizado no budismo esotérico, bem como no Taoismo, é perigoso utilizar sem a presença de um Sacerdote (budista). Faz necessario ser budista e ter uma iniciação com um mestre / sacerdote, agir de forma leiga poderá trazer prejuízos para saúde física e sutil.

Last edited 3 anos atrás by Shihan Ricardo
Moises
Moises
21 março de 2022 8:27 pm
Reply to  Shihan Ricardo

Bullshit, pessoal do budismo vajrayana adora falar essas firulas pra dar medo e pagar para receber iniciação,taoismo idem,religião oriental adora pegar dinheiro dos ocidentais. Livros do Chogyam Trungpa ensina mudras e livro de Qi Gong do mestre Shou Yu Liang ensina técnica original do Kuji In

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
23 julho de 2007 10:04 am

Olá Juliana. Quando falei isso estava pensando mais no uso por Magos trevosos do que na pessoa bem-intencionada. Como uma faca, que pode ser usada pra passar manteiga no pão, ou matar alguém.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
6 setembro de 2006 5:13 pm

Acrescentei no post o link para mais de 100 imagens de mudras, com os nomes.

Nomade serpente
Nomade serpente
16 maio de 2007 10:21 am

Muito interessante. A maioria dos mudras apresentados aqui eu ja tinha confirmaçao nas artes do ninjitsu. Mas agora gostaria de pedir a ajuda ao criador deste site: Perdi meu mestre em ninjitsu a pouco tempo e ele me autorizou a procurar outro. O problema he que muito dificil achar um mestre que realmente conheça a manipulaçao correta da energia maki. Meu mestre me ensinou a manipular o fogo, o veu, o metal e a madeira. Mas nao consigo desenvolver sozinho as outras formas de energia. E sinto que preciso aprender a manipular a gelo para equilibrar meu corpo espitital, que… Read more »

Lauro Valente
Lauro Valente
8 março de 2011 9:58 pm

Olá, só é importante mencionar que a mistureba de diversos mudrás pode ser mais do que nocivo.

Fazer um mudrá de linhas não compatíveis pode acarretar em estouro de chakras.

Além disso, é válida a observação de que misturança em geral pode ser nociva, não só de mudrás.

Neste post vemos mudrás de diversas correntes filosóficas. Então é bom tomar cuidado.

Nid
Nid
18 junho de 2010 3:13 pm

Se vocês assistirem o OVA do Devil may cry, no episodio em que o Dante reencontra um amigo da infância para investigar aparições demoniacas na antiga cidade onde morou, verão uma pessoa usando vários destes Mudras com Desenhos no Chão (OuO, em Naruto Kakashi desenha símbolos e pentagramas para selar o poder de Orochimaru no Sasuke e ainda vemos os personagens usando SANGUE para fazer o “jutsu”). O amigo do Dante resolve invocar um capeta aí da vida e mata-lo com sua espingarda, porém sua atitude estúpida é anulada com a chegada de Dante que resolve tudo sozinho. Bom como… Read more »

UNAMED
UNAMED
23 agosto de 2009 9:53 pm

IGUAL OS DO ANIME NARUTO… OU SÓ IMPRESSÃO MINHA…

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
3 maio de 2009 4:50 pm

Não precisa morder, Alessandra (pelo menos, não com força 😉

Como pode ver, peguei isso de uma Xerox, sem nome. Agora que vc contribuiu, está referenciado (e talvez aumente as vendas do livro).

Alessandra
Alessandra
3 maio de 2009 4:28 pm

Interessante a foto com os 108 mudrás. mais interessante ainda é fazer referência que foram extraídas do livro Tratado de Yôga, do Mestre DeRose, Mestre em SwáSthya Yôga. É muito feio utilizar material de outros autores sem citar a fonte. Na legislação brasileira, é crime.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
1 outubro de 2008 9:58 pm

Foi o RIN. Não precisa meditar. Basta flexionar levemente os joelhos em pé mesmo, como se estivesse sentado num cavalo, só pra jogar o centro de gravidade do corpo pra o abdomen, e respirar e inspirar profundamente, enquanto faz o mudra. Isso vai gerar um calor no abdome que vai se irradiando pra todo o corpo, aquecendo-o, não importa o frio. É emergencial, claro, mas quebra o galho.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
16 maio de 2007 12:11 pm

Bem, lamento não poder ajudá-lo. Talvez alguém aqui possa fazê-lo.

Boa sorte!

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
1 outubro de 2008 4:53 pm


http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2003/04/tecnicas.html

Também usei com sucesso esse mesmo mudra da foto numa lagoa muito muito fria lá na chapada diamantina, onde o frio já estava me dando falta de ar.

Roman
Roman
1 outubro de 2008 4:48 pm

Você já utilizou algum desses mudras com sucesso???

Anônimo
Anônimo
20 março de 2008 12:44 pm

Livro “Mudras: Yoga in Your Hands”, de Gertrud Hirschi
223 páginas | PDF | 1,9 Mb

http://rapidshare.com/files/100423365/mudras.rar

Eduardo
Eduardo
9 agosto de 2007 1:25 pm

fera d+ isso
cara, que issoo
=p

Juliana Michi
Juliana Michi
24 julho de 2007 12:45 am

Ahh tah! Bom, então posso praticar sem medo? hehe Tinha até parado. =p Obrigada.

Juliana Michi
Juliana Michi
22 julho de 2007 3:52 pm

Você disse assim: “O uso indiscriminado e irracional poderá trazer um efeito negativo no seu campo energético (Ki).”
Então qual é a maneira certa de usá-lo? Como devo praticar?
Obrigada

Roman
Roman
1 outubro de 2008 9:08 pm

Legal, mas não ficou bem claro qual mudra vc usou…foi o RIN?
Tem que fazer mais alguma coisa, meditar, ajoelhar ficar como na foto do seu pai?
Não encontrei muita informação sobre mudras do ninjutsu na web, vc pode me ajudar, Acid?

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.