Numa das seqüências mais fascinantes do filme Minority Report vemos o policial John Anderton usando estranhas luvas que cobrem apenas os três primeiros dedos da parte de dentro de suas mãos. E das pontas dos dedos saem luz. Ele usa essas luvas pra manipular as imagens do futuro.
“Coincidência” ou não, esses três dedos possuem os chakras mais ativos das mãos, e são muito usados para canalizar e projetar energia (Inclusive a Igreja católica utiliza esses dedos na bênção do padre, num gesto idêntico ao Kapitthaka Mudra). Os hindus pesquisaram e desenvolveram diversas técnicas de posicionamento dos dedos das mãos, que chamaram de Mudras (pronuncia-se Mudrás). Essa palavra significa “selo“, “signo” ou “símbolo“. A expressão possui várias conotações e definições nas filosofias yóguica e tântrica.
O Mudra que Tom Cruise faz na foto é o Chandrakala mudra (Tempo/Fase da Lua), que é usado na Yoga e também em danças belíssimas, como a Kuchipudi e a Bharatanatyam. Nesse caso, os Mudras servem para ajudar a contar uma história.
Veja abaixo um vídeo com a dança Bharatanatyam:
Alguns Mudras são usados por nós sem que o conheçamos. O gesto que simboliza “Heavy Metal” é na verdade o Tarjani Mudra (que, ironicamente, é um gesto de proteção contra o mal):
Os surfistas fazem o “Hang Loose” sem saber que este é o Aprakasha mudra (Que serve para o controle da respiração):
Aqui no Brasil o gesto de juntar as pontas do indicador e o polegar pode ser uma coisa feia, mas no resto do mundo significa “OK, perfeito, entendido”. É o Gyan mudra, cujo uso visa ao desenvolvimento da memória e à absorção do conhecimento:
Até mesmo aquele gesto que os italianos adoram fazer pra discutir é um mudra: o Mukula mudra, que representa a flor de Lótus e serve pra direcionar a energia das mãos para um ponto exato (usado em cura):
MUDRAS NO BUDISMO
O Budismo traz em sua iconografia alguns mudrás que são feitos pelo Buda. Vejamos o significado (clique para ampliar):
MUDRAS NO NINJUTSU
Agora vamos ver o lado da aplicação dos mudras por parte dos Ninjas, que aprenderam a técnica nos templos Budistas e a usaram para torná-los máquinas mais eficientes de matar.
Os Mudras usados no Ninjutsu são originários da Índia, e foram trazidos da China para o Japão pelo monge Kobo Daishi (Kukai) e aperfeiçoados pelos Ninjas, segundo a visão da doutrina Shugendo, que era, ao lado da Shinto, a religião dos Samurais antes de 1600 d.C. No Japão os Mudras são chamados de Kei In e Ketsu In, e fazem parte do Budismo Mikkyo.
Cada Mudra possui um significado bastante particular, manipulando uma qualidade específica de energia. O uso indiscriminado e irracional poderá trazer um efeito negativo no seu campo energético (Ki).
O Taizokai Mandala corresponde ao mundo terrestre. Seu oposto, o Kongokai Mandala, trata do mundo espiritual. Agradeço a meu pai por ceder o material da Escola Sol Alado com os desenhos e os respectivos mantras (tons vocálicos de poder) usados no Ninjitsu. Aqui estão definidos os 9 Mudras do Taizokai Mandala:



OBS: Os nomes dos Mudras estão com algumas letras duplicadas para corresponder à pronúncia.
OBS2: O “ninja” da foto acima é meu pai, as “montanhas Wudan” são na verdade um aconchegante bairro residencial da Alemanha, e o “árduo treinamento” durou exatamente o tempo de tirar a foto. 😛
MUDRAS NA YOGA
Hamsasya mudrá II Aprakasha mudrá (controle da respiração) Gyan mudrá (Elemento Ar) Mukula mudrá Ardhapataka mudrá (Meia-bandeira) Kapitthaka mudrá Vayú mudra. Vayú significa “vento”, este gesto é feito com movimento Chakra Mudrá II. Simboliza o Sol, e os centros energéticos do nosso corpo. Trimurti mudrá Átman. A Trindade hindu, Brahma, Vishnu e Shiva Chakra Mudrá II Kurma Mudrá II (Kúrma = Tartaruga = Abstração dos sentidos externos) Katakamukha Mudrá (o elo numa corrente) Vaikhara mudrá (força, proteção e coragem) Shakata mudrá II Padma mudrá (flor de lótus) Trimurti mudrá Prithivi. Representa a Trindade hindu, Brahma, Vishnu e Shiva Chandrakala mudrá (Mudra da Fase da Lua) Swástika Mudrá. Significa Auspicioso, mudança de caminhos.
Tabela com imagens e nomes de 108 Mudras (fonte: “Tratado de Yôga“, do Mestre DeRose):
Referência:
Mudras principais (em português);
Magia oriental – Mudras (em português);
Mudra in martial arts (Excelente artigo para o aprofundamento no uso dos Mudras)