MUDRAS

Numa das seqüências mais fascinantes do filme Minority Report vemos o policial John Anderton usando estranhas luvas que cobrem apenas os três primeiros dedos da parte de dentro de suas mãos. E das pontas dos dedos saem luz. Ele usa essas luvas pra manipular as imagens do futuro.

“Coincidência” ou não, esses três dedos possuem os chakras mais ativos das mãos, e são muito usados para canalizar e projetar energia (Inclusive a Igreja católica utiliza esses dedos na bênção do padre, num gesto idêntico ao Kapitthaka Mudra). Os hindus pesquisaram e desenvolveram diversas técnicas de posicionamento dos dedos das mãos, que chamaram de Mudras (pronuncia-se Mudrás). Essa palavra significa “selo“, “signo” ou “símbolo“. A expressão possui várias conotações e definições nas filosofias yóguica e tântrica.

O Mudra que Tom Cruise faz na foto é o Chandrakala mudra (Tempo/Fase da Lua), que é usado na Yoga e também em danças belíssimas, como a Kuchipudi e a Bharatanatyam. Nesse caso, os Mudras servem para ajudar a contar uma história.

Tom Cruise mudrá (Minority Report)
Chandrakala mudrá (Fase da Lua)

Veja abaixo um vídeo com a dança Bharatanatyam:

Alguns Mudras são usados por nós sem que o conheçamos. O gesto que simboliza “Heavy Metal” é na verdade o Tarjani Mudra (que, ironicamente, é um gesto de proteção contra o mal):

Tarjani Mudra / Heavy Metal

Os surfistas fazem o “Hang Loose” sem saber que este é o Aprakasha mudra (Que serve para o controle da respiração):

Aprakasha mudrá (serve pro controle da respiração)

Aqui no Brasil o gesto de juntar as pontas do indicador e o polegar pode ser uma coisa feia, mas no resto do mundo significa “OK, perfeito, entendido”. É o Gyan mudra, cujo uso visa ao desenvolvimento da memória e à absorção do conhecimento:

Gyan mudrá (Elemento Ar)

Até mesmo aquele gesto que os italianos adoram fazer pra discutir é um mudra: o Mukula mudra, que representa a flor de Lótus e serve pra direcionar a energia das mãos para um ponto exato (usado em cura):

Mukula mudrá

MUDRAS NO BUDISMO

O Budismo traz em sua iconografia alguns mudrás que são feitos pelo Buda. Vejamos o significado (clique para ampliar):

MUDRAS NO NINJUTSU

Agora vamos ver o lado da aplicação dos mudras por parte dos Ninjas, que aprenderam a técnica nos templos Budistas e a usaram para torná-los máquinas mais eficientes de matar.

Ninja em seu árduo treinamento nas geladas montanhas Wudan

Os Mudras usados no Ninjutsu são originários da Índia, e foram trazidos da China para o Japão pelo monge Kobo Daishi (Kukai) e aperfeiçoados pelos Ninjas, segundo a visão da doutrina Shugendo, que era, ao lado da Shinto, a religião dos Samurais antes de 1600 d.C. No Japão os Mudras são chamados de Kei In e Ketsu In, e fazem parte do Budismo Mikkyo.

Cada Mudra possui um significado bastante particular, manipulando uma qualidade específica de energia. O uso indiscriminado e irracional poderá trazer um efeito negativo no seu campo energético (Ki).

O Taizokai Mandala corresponde ao mundo terrestre. Seu oposto, o Kongokai Mandala, trata do mundo espiritual. Agradeço a meu pai por ceder o material da Escola Sol Alado com os desenhos e os respectivos mantras (tons vocálicos de poder) usados no Ninjitsu. Aqui estão definidos os 9 Mudras do Taizokai Mandala:

O mudra RIN é utilizado antes de toda ação que exige um grande desprendimento de energia (Firmeza de mente e corpo). Era esse mudra que o Jiraya fazia! 😛
KAII dá a possibilidade de desenvolver a intuição (pressentir o perigo). Estique os braços para frente,na altura do plexo solar.
TOO serve para ampliar a força do ki em todas as direções (harmonia com o universo).
JIIN permite ouvir ruídos imperceptíveis aos ouvidos humanos, e o conhecimento das intenções das pessoas. Junte as pontas dos dedos para dentro,formando anéis com os polegares e indicadores.
SHAA é particularmente usado para se curar ou para suportar a dor causada por uma ferida gave (Cura a si próprio e aos outros).
ZAI é empregado em todas as formas de controle dos cinco elementos da matéria (controle dos elementos da natureza). Faça o Mudra na altura do peito,com as palmas voltadas pra fora.
LETSU (Retsu) é sobretudo utilizado nos exercícios de controle à distância (domínio do tempo e do espaço). Segure o indicador esquerdo como uma espada (katana) acima da testa.
PIOO permite regenerar-se rapidamente (Direcionamento de energia).
ZEN: esclarecimento e iluminação.

OBS: Os nomes dos Mudras estão com algumas letras duplicadas para corresponder à pronúncia.
OBS2: O “ninja” da foto acima é meu pai, as “montanhas Wudan” são na verdade um aconchegante bairro residencial da Alemanha, e o “árduo treinamento” durou exatamente o tempo de tirar a foto. 😛

MUDRAS NA YOGA

Tabela com imagens e nomes de 108 Mudras (fonte: “Tratado de Yôga“, do Mestre DeRose):

Referência:
Mudras principais (em português);
Magia oriental – Mudras (em português);
Mudra in martial arts (Excelente artigo para o aprofundamento no uso dos Mudras)

4.8 4 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
20 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.