HUMANO x DIVINO

Humano x Divino

Nas últimas semanas o caso da menina estuprada – cujos médicos fizeram um aborto, dentro da lei – ganhou as manchetes, por conta da excomunhão sensacionalista feita pelo bispo de Recife e Olinda (que não era nenhum Dom Hélder). Mais do que o aspecto laico do país x religiosidade da maioria católica, o que se tem discutido (e escandalizado as pessoas) é a falta de noção na aplicação das leis canônicas, a distância cada vez maior da Igreja para com a sociedade. Não que ela precise acompanhar modismos (como fazer shows e ter representantes “entrosados”), mas também não precisa estar distante da sensibilidade humana (com a idéia de “maiores são os desígnios de Deus” como se fosse um machado caindo sobre o pescoço).

Por isso, em vez de descascar a Igreja Católica (como está fazendo a imprensa) resolvi abordar a questão de forma um pouco mais distanciada, tratando de RELIGIÕES como um todo. Todas as religiões são, de certa forma, reveladas por um ser superior, ou pelo próprio Deus “em pessoa”. Assim, a tradição fica sendo Divina, intocável. Apenas uma casta (a casta sacerdotal) pode se arvorar o direito de interpretá-las, em caso de dúvida ou de lacunas. São os “procuradores” de Deus, os advogados. Eles absolvem, eles condenam.

Abaixo temos um trecho do livro Três portais para a meditação, onde o autor recebe a notícia da morte de sua mãe:

Logo após receber a má notícia de meu irmão, liguei para um rabino a fim de perguntar sobre as leis e os procedimentos no que diz respeito à morte dos pais. Cometi o erro de dizer a ele que minha mãe pediu pra ser cremada, apesar de eu saber que isso era inaceitável para o judaísmo. Após alguns momentos de um embaraçoso silêncio do outro lado da linha telefônica, o rabino me disse: “Você não tem permissão para tomar parte nesse funeral”.

Fiquei estarrecido. A questão para mim não era que minha mãe tivesse confrontado a lei judaica – eu teria preferido que ela não tivesse decidido pela cremação -, mas era a decisão dela e não deveria afetar de maneira alguma minha capacidade de honrar sua memória e prestar-lhe uma homenagem. Nem por um momento sequer considerei a possibilidade de deixar de ir ao funeral, mas, por curiosidade, liguei para outro rabino para uma segunda opinião. Ele ligou para alguns outros rabinos e, por muitas horas, a questão foi apaixonadamente debatida pela hierarquia religiosa de Jerusalém. Finalmente, um alto rabino deu sua permissão, tomando por base que minha mãe não tinha conhecimento das conseqüências de seu pedido e, neste caso, a ignorância mitigava a lei religiosa. Apesar de tudo, eu deveria observar nos dias seguintes algumas restrições sugeridas quanto ao ritual.

Se eu não estivesse triste e traumatizado pelas notícias que havia acabado de receber sobre minha mãe, provavelmente teria achado graça desses debates talmúdicos. Mas não havia graça alguma nisso; na verdade, eu estava arrasado e consternado pela limitações auto-impostas de interpretações puramente legalistas. Isto era sintomático de boa parte da razão pela qual eu tinha problemas com o mundo ortodoxo.

David A. Cooper
humano divino

O distanciamento do sentimento humano para com o rigor da “Lei Divina” não é privilégio do Catolicismo, Judaísmo ou Islamismo. Na verdade, nem é privilégio das religiões. É sim um conflito que pode ser visto na filosofia, pois é algo da alma humana, essa disparidade entre seu lado divino e seu lado humano (mundano). Todos nós carregamos esse conflito, que se manifesta de muitas formas. Quando projetamos nosso lado divino num papel que alguém escreveu há milhares de anos atrás, quando há uma reciprocidade de idéias, nós tendemos a focar somente no exterior, ou seja, passar a procuração do seu lado divino (interno) pra algo externo que, de alguma forma, “mexeu” com você. Mas quem garante que o externo “mexeu” exatamente com o seu divino, já que não somos totalmente divinos nem totalmente humanos? A luz mais clara cega, então é preciso um pouco de trevas para dar o contraste que nos permite reconhecer os contornos… e os contornos são uma ilusão… uma idéia captada e expressa por uma mente humana.

É aí que reside o perigo das religiões, que tentam nos incutir culpa e submissão, para que nós apaguemos de nossa existência a relação com nosso próprio lado Divino e nos submetamos sem questionar ao “lado divino dos outros”, afinal somos uns meros pecadores, uns vermes, um nada ante a imensidão do ensinamento que tenho pra você… ipsis literis.

Há uma história sobre Buda, onde uma manhã um homem perguntou a ele: “Existe um Deus?”

Buda olhou para o homem, olhou dentro e seus olhos e disse:
“Sim, existe um Deus.”

Neste mesmo dia, à tarde, outro homem perguntou: “O que você acha de Deus? Existe um Deus?”
Novamente ele olhou para o homem e para dentro de seus olhos disse: “Não, não existe nenhum Deus.”

Ananda, que estava com ele nas duas ocasiões, ficou muito confuso, mas ele sempre era muito cuidadoso para não interferir em nada. Ele tinha o seu tempo quando todo mundo partia à noite e Buda estava indo dormir; se ele tinha que perguntar alguma coisa, ele poderia perguntar neste momento. Mas, à noite, enquanto o sol estava se pondo, um terceiro homem veio com quase a mesma questão, formulada diferentemente. Ele disse: “Você pode dizer algo sobre Deus?”

Ananda estava agora escutando muito concentradamente o que Buda diria. Ele deu duas respostas absolutamente contraditórias no mesmo dia e agora uma terceira oportunidade surgiu – e não existe uma terceira resposta. Mas Buda deu uma terceira resposta. Ele não falou, ele fechou os seus olhos. Era uma linda noite. Os pássaros tinham se acomodado em suas árvores – Buda estava em baixo de uma mangueira – o sol se pôs, uma brisa fresca estava começando a soprar. O homem, vendo Buda sentando com os olhos fechados, pensou que talvez esta é a resposta, assim ele também se sentou com os olhos fechados.

Uma hora se passou, o homem abriu os olhos, tocou os pés de Buda e disse: “Obrigado pela resposta.” E foi embora.

Ananda não podia acreditar, porque Buda não falou uma simples palavra. E quando o homem foi embora, perfeitamente satisfeito e contente, Ananda perguntou a Buda: “Isto é demais! Você poderia pensar em mim – você me deixa louco. Eu estou à beira de um colapso nervoso. Para um homem você diz que existe Deus, para outro homem você diz que não existe Deus e para um terceiro você não responde. E este estranho seguidor diz que ele recebeu a resposta e, grato, ainda toca os seus pés! O que está acontecendo?”

Buda disse: “Ananda, a primeira coisa que você tem que se lembrar é que estas perguntas não eram as suas, e aquelas respostas não foram dadas para você. Por que você deveria se preocupar com elas? Elas não são da sua conta, mas algo entre mim e aquelas três pessoas”.

Ananda disse: “Isto é verdade, estas não eram minhas perguntas e as respostas não foram dadas para mim. Mas o que eu posso fazer? Eu tenho ouvidos e escuto e eu escutei e vi e agora todo o meu ser está confuso – o que é certo?”

Buda disse: “Você pensa na vida em termos absolutos, é esse o seu problema. A vida é relativa. Para o primeiro homem a resposta foi sim e era relativa a ele, estava relacionada com as implicações de sua questão, de seu ser, de sua vida. O homem a quem eu disse sim era um ateu; ele não acredita em Deus e não quero dar suporte a seu ateísmo estúpido; ele fica a proclamar que Deus não existe. Mesmo se um pequeno espaço for deixado inexplorado… talvez Deus exista naquele espaço. Só quando você investigou toda a existência pode dizer com absoluta certeza que Deus não existe. Isso é possível somente no final, e aquele homem estava simplesmente acreditando que Deus não existe, mas não tinha experiência existencial de que Deus não existe. Precisei estilhaçá-lo, precisei trazê-lo de volta à terra, precisei bater duro em sua cabeça. Meu sim foi relativo àquela pessoa, a toda a sua personalidade. Sua pergunta não era apenas palavras. A mesma palavra vinda de outra pessoa poderia ter recebido uma outra resposta.

E foi isso que aconteceu quando respondi “não” ao outro homem. Ele era um idiota tal qual o primeiro, mas no pólo oposto. Ele queria o meu apoio – ele já acreditava em Deus. Ele veio com a resposta pronta, apenas para solicitar o meu apoio de modo que ele pudesse ir e dizer: “Eu estou certo, o próprio Buda pensa assim“. Eu tinha que dizer não para ele, apenas para perturbar a sua crença, porque crença não é sabedoria.

E o terceiro homem veio sem crenças. Ele não me perguntou se Deus existe. Não, ele veio com o coração aberto, sem a mente, sem crenças, sem ideologias. Ele era realmente uma pessoa sã e inteligente. Ele me pediu: “Você pode dizer algo sobre Deus?

Pude perceber que aquele homem não tinha crença dessa ou daquela natureza; ele é inocente. Com uma pessoa tão inocente, a linguagem não tem sentido. Não posso dizer sim nem não; apenas o silêncio é a resposta. Então fechei os olhos e permaneci em silêncio.

E minha impressão sobre o homem provou ser correta. Ele fechou os olhos também. Ele entendeu minha resposta: fique em silêncio, vá para dentro. Ele então recebeu a resposta de que Deus não é uma teoria, uma crença que você deve estar contra ou a favor. Foi por isso que ele agradeceu pela resposta.

Deus não é uma coisa muito distante de você; ou você é uma mente ou você é um deus. Em silêncio e consciência a mente desaparece e revela a sua divindade para você. Apesar de eu não ter falado nada para ele, ele recebeu a resposta e recebeu-a da maneira correta.”

bandeira da espanha Ler em espanhol (por Teresa)

Referência:
CONHECE A TI MESMO: A essência dos grandes ensinamentos

5 2 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
141 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
...
...
22 novembro de 2020 8:55 pm

Padre tem crise de riso, durante a missa, após a corda do violão arrebentar.. ( ele mesmo divulgou o video ) :D…

https://www.youtube.com/watch?v=Wrd5EyQm-68

Geninha
Geninha
30 novembro de 2020 4:16 pm
Reply to  ...

😂 “teoria das cordas”.

Geninha
Geninha
7 junho de 2020 2:23 am

Quando puder, dê uma olha aqui: https://www.instagram.com/p/CBHrhV-A-B7/?utm_source=ig_web_copy_link Sei que salvei esse texto de um comentário, em algum lugar do SDM, mas não lembro de onde: “Um dia um buscador de Deus estava andando em um lugar bem calmo e tranquilo, um lugar onde nunca havia passado antes, e olha que ele foi em muitos locais em busca de Deus, mas esse ainda não tinha ido, foi quando viu uma placa e nela estava escrito: “Casa de Deus logo acima”, afoito ele imaginou que logo encontraria Deus, porém ao ir subindo as escadas, que eram muitas, um pensamento lhe ocorreu: “Eu… Read more »

TAO
TAO
23 março de 2009 8:12 pm

Belíssima trilha sonora de Hans Zimmer:

– Chevaliers De Sangreal –
(O Código da Vinci)

Homenagem ao Segredo do Sagrado Feminino

Solius
Solius
29 março de 2009 11:07 am

“Se vc tivesse que tomar uma decisão importante a respeito de sua saúde você se basearia nas conjecturas de UM medico ou na opinião consensual de uma junta médica?” O Green tem 30 anos de experiência no assunto e chefia o projeto pela universidade de Harvard. Não é possível que você não esteja percebendo o absurdo em insinuar que teria mais autoridade no assunto uma junta de médicos até aqui desconhecidos que lançam uma acusação sem a devida fundamentação em um periódico. “Falta de respeito por que??? As freiras estariam ajudando o próximo o que é uma atitude cristã.” E… Read more »

Herege; o que tranca trinca
Herege; o que tranca trinca
29 março de 2009 7:09 am

Goringovisky,

Muito pertinente o texto do Sponville.
Parabens pelo o achado.

Herege; o que tranca trinca
Herege; o que tranca trinca
29 março de 2009 7:07 am

Solius: Ah, e porque ele desconhece algumas das razões, o fenômeno está invalidado? Resp: Não, não está invalidado. Mas se ele desconhece todas as razões para o fenômeno então a explicação ainda está em aberto. ================================= Solius: Se o Green desconhece todas as razões, nada mais correto e honesto do que afirmar a verdade e, com base em sua experiência de 30 anos, conjecturar. Resp: Se vc tivesse que tomar uma decisão importante a respeito de sua saúde você se basearia nas conjecturas de UM medico ou na opinião consensual de uma junta médica? ================================= Solius: Agora, seguindo o seu… Read more »

Coringa
Coringa
29 março de 2009 3:24 am

Para refletir… Sobre a PRUDÊNCIA: “…o que vale o caráter absoluto dos princípios, se é em detrimento da simples humanidade, do bom senso, da doçura, da compaixão? Aprendemos a desconfiar também da moral, tanto mais quanto ela se crê mais absoluta. À ética da convicção, preferiremos o que Max Weber chama de ética da responsabilidade, a qual, sem renunciar aos princípios (como poderia?) também se preocupa com as consequências previsíveis da ação. Uma boa intenção pode levar a catástrofes, e a pureza dos móbeis, ainda que confirmada, nunca bastou para impedir o pior; portanto seria condenável contentar-se com ela. A… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
29 março de 2009 12:20 am

Sabe aquela frase “Deus escreve certo por linhas tortas”? O Papa obviamente é “assim” com Deus e o ajuda em seu plano. Os jovens são naturalmente avessos à autoridade, e quando o Papa vai à público falar que camisinha pode aumentar o problema, os jovens vão passar a usá-la mais, ou pelo menos elas ficam mais populares no imaginário, nas conversas de bar, etc. Pelo menos na França deve estar vendendo bem a camisinha com a imagem do Papa.

Solius
Solius
28 março de 2009 11:29 pm

Ah, e porque ele desconhece algumas das razões, o fenômeno está invalidado? Ao contrário do que você tenta fazer parecer, é claro que não. E sim, conjecturas. Você sabe muito bem como se faz ciência. Se o Green desconhece todas as razões, nada mais correto e honesto do que afirmar a verdade e, com base em sua experiência de 30 anos, conjecturar. “Falta de educação em relação ao correto uso do preservativo em detrimento de uma política moralista absolutista.” Agora, seguindo o seu raciocínio, o Papa é culpado pela falta de instruções no uso dos preservativos… Você se desfaz do… Read more »

Anônimo
Anônimo
29 março de 2009 2:45 pm

Também cinco especilistas médicos franceses publicaram uma carta aberta ao papa no Jornal Le Monde, pedindo que o papa reconsidere suas declarações “para o bem dos homens e das mulheres da África e do mundo inteiro”. A carta é assinada por Bertrand Audoin, diretor-executivo da Sidaction, ONG francesa de combate à Aids e afirma que a declaração de Bento 16 contradiz 25 anos de pesquisas, além de mostrar “um cinismo irresponsável”. http://www.sidneyrezende.com/noticia/34462+medicos+pedem+que+bento+16+reconsidere+sua+declaracao+sobre+preservativos Ao participar de audiência pública na Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira, o diretor-executivo do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UnAids), Michel Sidibé, defendeu o uso de… Read more »

josué machado é
josué machado é
29 março de 2009 10:30 pm

http://www.youtube.com/watch?v=22L8_PJKtIU

“maybe god is signature is in the junk dna”

Herege; o que tranca trinca
Herege; o que tranca trinca
30 março de 2009 12:13 am

Solius: Não é possível que você não esteja percebendo o absurdo em insinuar que teria mais autoridade no assunto uma junta de médicos até aqui desconhecidos que lançam uma acusação sem a devida fundamentação em um periódico. Resp: Que junta de médicos? Só utilizei este termo em minha analogia. Acorda. Sem fundamentos? Voce ao menos pesquisou sobre o assunto? Consulte pelo menos o deus Google antes de falar besteira. A eficácia do preservativo é CONSENSO na comunidade medica/cientifica internacional: http://www.cdc.gov/condomeffectiveness/latex.htm Alguns trechos que traduzi: “A revisão critica de todos os estudos, com resultados positivos e negativos apontam para as limitações… Read more »

Solius
Solius
30 março de 2009 7:42 pm

Caro Churrasco, “Que junta de médicos? Só utilizei este termo em minha analogia. Acorda.” Ora, não é o grupo de médicos responsáveis pela publicação do artigo que está em questão? “Sem fundamentos? Voce ao menos pesquisou sobre o assunto?” Sim. Li o artigo e não encontrei fundamentação alguma. “A eficácia do preservativo é CONSENSO na comunidade medica/cientifica internacional:” Ninguém disse que não funciona. Veja, apesar do meu curtíssimo tempo a partir de hoje, creio que seja melhor tentarmos reconstruir este debate. Vou resumir o que já coloquei até aqui, e você apresenta, em seguida, suas objeções. Vamos lá: Segundo a… Read more »

Herege; o que tranca trinca
Herege; o que tranca trinca
31 março de 2009 7:13 am

Solius: “Ora, não é o grupo de médicos responsáveis pela publicação do artigo que está em questão?” “Sim. Li o artigo e não encontrei fundamentação alguma.” Resp: O artigo da “The Lancet” é um EDITORIAL que expressa a opinião do corpo de redatores dessa publicação médica em relação às declarações do Papa, portanto não é um artigo cientifico e não caberia em um editorial elencar toda a literatura medica em relação a eficácia do preservativo que é inquestionável. ================================= Solius: Ninguém disse que não funciona. Resp: A partir do momento que seu líder declara que o problema pode se agravar… Read more »

Maíra
Maíra
31 março de 2009 11:30 am

Herege; o que tranca trinca Infelizmente, o ideal é paralelo ao real, só se encontram no infinito. O ideal seria se as pessoas fossem responsáveis em relação ao sexo, Soubessem agir com equilíbrio emocional e espiritual, sem dependências físicas. Sabe, “ser sábio em relação à sexualidade, abstendo-se de ações que possam prejudicar os outros ou causar turbulência e distúrbio em si próprio”. Uma reportagem, acho que apresentada na GNT, mostrou que o número de infectados por AIDS aumenta drasticamente nos dias atuais, independente da conscientização das conseqüências e formas de transmissão do vírus. A violência, a pobreza, a corrupção, a… Read more »

Anônimo
Anônimo
31 março de 2009 8:25 pm

Estereótipo do MACHO propaga Aids entre os jovens, alerta diretora da ONU O desafio para enfrentar a epidemia global da Aids está na prevenção da contaminação e na barreira imposta por um conceito muito mais antigo que a própria doença, os ESTEREÓTIPOS da masculinidade ligados à promiscuidade e à rejeição aos preservativos, segundo o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA, na sigla em inglês). “Os jovens acreditam que para ser macho é preciso não usar camisinha, ter muitas parceiras, fazer sexo casual. Tudo isso é permitido porque faz parte da imagem de macho, mas, na verdade, os colocam sob… Read more »

Coringa
Coringa
31 março de 2009 8:36 pm

E esta questão ‘cultural’ relacionada a Aids e o comportamento/psiquismo masculino e feminino, remete-nos tb ao que já foi abordado anteriormente neste mesmo tópico, ou seja, a questão da MULHER através da história. O desequilíbrio, resultante da ignorância/imaturidade, ainda é um importantíssimo aspecto a ser trabalhado nas sociedades.

Anônimo
Anônimo
28 março de 2009 11:16 pm

Outra campanha…mas desta vez, voltada para a conscientização do papa: “…Revoltados com as declarações do Papa, um grupo de italianos lançou um apelo no Facebook que, rapidamente, se alastrou ao Mundo – cada pessoa deve enviar um preservativo. A estimativa inicial de 60 mil preservativos pode chegar aos milhões depois de outras redes semelhantes ao Facebook terem também manifestado vontade em participar. Os preservativos devem ser enviados para a Prefeitura da Casa Pontifícia, na Cidade do Vaticano. Já há aderentes em França, Reino Unido, Alemanha, Áustria e Bulgária. Os organizadores pretendem que o gesto seja “uma provocação pacífica dos mais… Read more »

Herege; o que tranca trinca
Herege; o que tranca trinca
28 março de 2009 10:30 pm

Solius: Que gracinha essa sua tentativa de manipular o debate. E ainda se põe a chamar os outros de “pateta”… Resp: Gracinha é o Dr. Green: ”O que nós vemos, de fato, é uma associação entre o crescimento do uso da camisinha e um aumento dos índices de infecção. Não sabemos todas as razões para isto. Em parte, isso pode acontecer por causa do que chamamos ‘risco compensação’”. Ohh, então ele não sabe todas as razões…. Não sabe e fica tirando conclusões com base em que então? Especulações ? Crença? Sua postura moral? Muito cientifico…talvez ele esteja na folha de… Read more »

Solius
Solius
28 março de 2009 8:00 pm

Churrasco, “Então demonstre como o vírus da AIDS pode atravessar o látex do preservativo.” Que gracinha essa sua tentativa de manipular o debate. E ainda se põe a chamar os outros de “pateta”… Vamos novamente à questão: segundo o “The Lancet”, o Papa disse que o uso do preservativo pode atrapalhar, em vez de ajudar, o que não estaria de acordo com a verdade. Porém, o mínimo requerido para publicação em um jornal científico sério é a fundamentação, o que até aqui não vimos. De acordo com o Steven Mosher (diretor do Instituto de Pesquisa de População, nos EUA. no… Read more »

Anônimo
Anônimo
24 março de 2009 1:53 am

“Duas idéias parecem reunir a diversidade de soluções apontadas nas discussões sobre o tema. De um lado há indicações de que é preciso restaurar o feminino no sagrado. De outro, de forma mais crítica, há vozes que pleiteiam um outro sagrado, um “sagrado feminino”. Do ponto de vista cristão, não há outro sagrado, mas o mesmo anunciado, pregado e vivido, ainda que com a restrição absurda de uma dimensão divina inegável: o feminino. Importa, então, recuperar esta dimensão. Obviamente este processo é conflitivo. Lutamos por não admitir que houve esta parcialidade histórica na mensagem cristã, lutamos por preservar privilégios masculinos,… Read more »

Anônimo
Anônimo
27 março de 2009 5:55 pm

Um breve histórico do estudo da sexualidade humana (trechos) “…Para bem compreendermos a motivação social para a enorme REPRESSÃO às manifestações prazerosas da SEXUALIDADE feita pela cultura judaica, é importante que nos reportemos às suas origens. Na época em que essas tradições foram estabelecidas, Israel era uma pequena tribo, igual a dezenas de outras, que ora vagavam pelo Oriente Médio, ora se estabeleciam em determinados locais.Os judeus tinham, necessariamente, que incentivar a diferenciação entre seu povo e os outros, para poder estabelecer a consciência de uma”nacionalidade”. Os outros povos da época e da região (cananeus, filisteus etc.) eram todos politeístas,… Read more »

Herege; o que tranca trinca
Herege; o que tranca trinca
27 março de 2009 7:54 pm

Anônimo: “Uma das publicações MÉDICAS com maior prestígio internacional, a The Lancet, acusou o papa Bento 16 de “distorcer a ciência” em seus comentários sobre a eficiência do uso de preservativo no combate à Aids….” Resp: Pois é, e lá vem a ciência para retirar os véus de Maya que algumas religiões insistem em lançar sobre as cabeças dos homens. E ela só quer uma retratação…mas se comportasse como algumas religiões, o Papa Bento Séc. XVI já estaria no caminho certo para a fogueira ou a forca. Eu pessoalmente penso que um asilo seria a melhor solução para cuidar de… Read more »

Solius
Solius
27 março de 2009 8:27 pm

Olha aí a ciência tirando “o’ véu’ de Maya”:

http://www.ilsussidiario.net/articolo.aspx?articolo=14614

“Um líder senil pode ser muito perigoso para seguidores que não pensam tipo os das fontes do Mestre Solius, ou seja, Olavão, ex astrólogo e projeto de filosofo paranóico, e aquele Julio Severo”

Que feio tentar invalidar as palavras de seus colegas desqualificando de modo infundado suas fontes. É este um exemplo da “ética laica”?

Herege; o que tranca trinca
Herege; o que tranca trinca
27 março de 2009 8:59 pm

Solius: Que feio tentar invalidar as palavras de seus colegas desqualificando de modo infundado suas fontes. É este um exemplo da “ética laica”? Resp: Feio é você utilizar em seus comentários fontes com compromisso claramente ideológicos/religiosos para tratar de um assunto que envolve basicamente ciência.Você não esta buscando uma verdade cientifica e sim se aproveitando para pregar e por tabela justificar a senilidade do seu líder. Agora que a coisa apertou com a manifestação da “The Lancet” você vai atrás de opiniões dissidentes, que sim, em ciência existe, pois ao contrario de sua igreja não são tapadas como no caso… Read more »

Anônimo
Anônimo
27 março de 2009 9:48 pm

O Solidus é um robo sem opinião.

Na verdade é um software que pega as palavras chaves dos comentarios e gera respostas automaticas baseada em uma base de dados de todos os sites da igreja catolica.

Anônimo
Anônimo
27 março de 2009 9:57 pm

Parece que existe uma transcrição mais SENSATA das palavras do Papa apresentada no site do Vaticano: http://www.vatican.va/holy_father/benedict_xvi/speeches/2009/march/documents/hf_ben-xvi_spe_20090317_africa-interview_en.html De acordo com a transcrição liberada pelo Vaticano, Bento XVI respondeu que “este problema da AIDS não pode ser superado SIMPLESMENTE com dinheiro, embora este seja necessário. SE não existir a dimensão humana, SE os africanos NÃO AJUDAREM (por um comportamento RESPONSÁVEL), o problema não será superado por distribuição de preservativos. Pelo contrário, eles aumentarão”. ********************************* Bem, se esta tradução/transcrição estiver correta, a ‘entonação’ e ‘sentido’ do que foi dito pelo Papa em traduções/transcrições anteriores, adquire um novo e diferente aspecto, pois ‘retira’… Read more »

Herege; o que tranca trinca
Herege; o que tranca trinca
28 março de 2009 5:08 am

Anônimo: Parece que existe uma transcrição mais SENSATA das palavras do Papa apresentada no site do Vaticano:…..” If there is no human dimension, if Africans do not help [by responsible behaviour], the problem cannot be overcome by the distribution of prophylactics: on the contrary, they increase it.” Resp: Como algo que serve para profilaxia poderia aumentar o problema? profilaxia Acepções ■ substantivo feminino 1 Rubrica: medicina. parte da medicina que estabelece medidas preventivas para a preservação da saúde da população 2 Rubrica: medicina. utilização de procedimentos e recursos para prevenir e evitar doenças, como, p.ex., medidas de higiene, atividades físicas,… Read more »

Solius
Solius
28 março de 2009 11:05 am

Churrasco, “Feio é você utilizar em seus comentários fontes com compromisso claramente ideológicos/religiosos para tratar de um assunto que envolve basicamente ciência.Você não esta buscando uma verdade cientifica e sim se aproveitando para pregar e por tabela justificar a senilidade do seu líder.” Ideológicos/religiosos? 🙂 Você continua insistindo em desqualificar as fontes de modo infundado. O que você sabe sobre a filosofia do Olavo, por exemplo, pra chamá-lo de “projeto de filósofo”? Faça melhor, já que achou o Júlio Severo “um mimo de rapaz”, conteste os números apresentados por ele. E que história é essa de assunto que envolve basicamente… Read more »

Anônimo
Anônimo
28 março de 2009 12:04 pm

O Solius é muito arrogante e julga todos. Ele sempre diz: seu comentário não tem fundamento. Você não sabe disso ou daquilo e assim vai. Quem suporta?

Herege; o que tranca trinca
Herege; o que tranca trinca
28 março de 2009 1:11 pm

Solius: Desde quando ética e moral é cientificamente experimentável? Resp: A questão aqui não é de ética e moral e sim o fato de seu líder ter colocado em duvida o método de profilaxia contra a doença. Quer ajudar seu líder? Então demonstre como o vírus da AIDS pode atravessar o látex do preservativo. ================================ Solius: Mas onde estão as provas da acusação? Resp: Você, seu “grande líder” religioso e o “expert” Dr. Edward Green é quem tem que provar o exposto acima. P.S.: Peça para o Olavão e o Julio Severo lhe ajudarem nessa empreitada. Se obtiverem êxito, serão… Read more »

Herege; o que tranca trinca
Herege; o que tranca trinca
28 março de 2009 1:22 pm

Anônimo:
O Solius é muito arrogante e julga todos. Ele sempre diz: seu comentário não tem fundamento. Você não sabe disso ou daquilo e assim vai. Quem suporta?

Resp:
Eu.
Deve ser karma por provavelmente ter sido inquisidor em outra encarnação.

Anônimo
Anônimo
28 março de 2009 3:51 pm

Sim Herege, entendo perfeitamente tua preocupação. Entendo mesmo! Mas veja, o texto diz: “o problema não será superado por DISTRIBUIÇÃO de preservativos…” Assim sendo, pode-se entender daí que a ênfase dada à questão da RESPONSABILIDADE, envolve tb a ‘instrução/ensino/conscientização’ no USO adequado/correto de preservativos. Pq é fato, que o não uso ou uso incorreto de preservativos, é um problema (pois as camisinhas rompem, escorregam, p.ex). Daí porque o termo DISTRIBUIÇÃO e não o termo USO! Só a mera DISTRIBUIÇÃO não garante nem mesmo a UTILIZAÇÃO, e tb a UTILIZAÇÃO ADEQUADA, se não houver uma séria ‘campanha/instrução/conscientização’ para o USO, e… Read more »

tonico penico nanico
tonico penico nanico
28 março de 2009 5:08 pm
Herege; o que tranca trinca
Herege; o que tranca trinca
28 março de 2009 7:56 pm

Anonimo: Não pode ser por aí o entendimento da ‘bendita’ frase? 😉 Resp: Para considerar a sua interpretação de uma declaração ambígua, teria que desconsiderar que a frase saiu da boca de um líder de uma instituição que condena o uso de métodos anticoncepcionais algo que a camisinha também é. Mas para não parecer injusto e/ou radical, façamos o seguinte: Se o colega comentarista Solius concordar com a sua interpretação, eu também fecho com ela, pois o referido comentarista conhece bem a instituição católica, portanto deve conhecer o pensamento, as intenções e a política do seu líder. Aguardemos então, sua… Read more »

Herege; o que tranca trinca
Herege; o que tranca trinca
2 abril de 2009 4:32 am

Solius: Esta é a sua justificativa para a ausência de uma fundamentação no artigo, algo que é acompanhamento básico de qualquer crítica? Resp: É. Artigos muito técnicos são chatos de ler (e dependendo do assunto incompreensíveis para o publico leigo) e penso que o editorial destina-se mais ao publico leigo e jornalistas. Algo simples, como um manifesto, mostrando a indignação da classe médica ligada a publicação frente às declarações de seu líder. ================================== Solius: Dizer que o problema pode se agravar com a distribuição, não significa anular os efeitos em todas as modalidades possíveis. Isto é pura construção mental sua.… Read more »

Solius
Solius
31 março de 2009 10:59 pm

Creio que alguns irão apreciar este excelente texto sobre a mulher na Idade Média, que desmistifica algumas das insinuações modernas acerca de sua relação com a Igreja:

http://www.permanencia.org.br/revista/historia/pernoud.htm

Herege; o que tranca trinca
Herege; o que tranca trinca
3 abril de 2009 6:40 am

Olá, Solius Vamos la: Solius: Claro que li. Não me recordo, porém, de haver algo dizendo que, no tocante à transmissão sexual, “humanizar a sexualidade com novos modos de comportamento” “seria uma parte da solução” e não a mesma. Também não me lembro de ter lido que a miséria é que seria exatamente a grande responsável pela situação da AIDS. Resp: Fiz a seguinte colocação: “Isso seria uma parte da solução e não ‘a solução’. A grande responsável pela situação da AIDS na África foi e é a MISÉRIA e não a conduta sexual dos africanos.” Retirei a fundamentação para… Read more »

Herege; o que tranca trinca
Herege; o que tranca trinca
3 abril de 2009 7:09 am

Coringa: Herege, já leu esse livro que aborda uma questão fundamental sobre textos antigos? Mais uma questão entre o humano x divino. Abs Resp: Não, não li, apesar de ter ciência desse problema de tradução não imaginava que fosse tão profundo e complexo. Uma coisa que nunca entendi é por que Jesus nunca fez referencia a seu pai pelo nome que consta no velho testamento e que é tão sagrado e relevante para os judeus. Para ser sincero, penso que o novo e o velho testamento nunca deveriam ter sido unidos em um mesmo livro. Abs P.S:E até agora ninguem… Read more »

Solius
Solius
3 abril de 2009 2:50 pm

Churrasco, Solius: Claro que li. Não me recordo, porém, de haver algo dizendo que, no tocante à transmissão sexual, “humanizar a sexualidade com novos modos de comportamento” “seria uma parte da solução” e não a mesma. Também não me lembro de ter lido que a miséria é que seria exatamente a grande responsável pela situação da AIDS. “Resp: Fiz a seguinte colocação: Isso seria uma parte da solução e não ‘a solução’. A grande responsável pela situação da AIDS na África foi e é a MISÉRIA e não a conduta sexual dos africanos.” Foram duas colocações. Nos trechos não é… Read more »

Herege; o que tranca trinca
Herege; o que tranca trinca
3 abril de 2009 8:06 pm

Solius: Foram duas colocações. Nos trechos não é dito que a miséria é a grande responsável pela situação, mas por fatores a ela associados, Resp: O único fator associado a miséria que me vem a mente agora é a ignorância que decorre do baixo nível de ensino. Solius: e aí reside uma diferença que explica a razão pela qual não ocorre o mesmo, por exemplo, na Índia. Resp: Você está insinuado que os costumes e tradições indianos são uma vantagem para o combate a AIDS em relação à África? Se for isso você só pode estar delirando: “Sob pressão, o… Read more »

Herege; o que tranca trinca
Herege; o que tranca trinca
4 abril de 2009 7:09 am

Solius: Ridículo é achar que uma investigação cujo resultado pode vir a mudar a sua visão com novas informações é perda de tempo. Resp: Não sou detetive para investigar. Eu tenho uma opinião baseadas na minha leitura do problema e se você quiser mudá-la, mostre-me as evidencias. Simples assim. ================================== Solius: Esta atitude é a de restrição, neste sentido, à simples manutenção de opiniões. É assim que você constrói seu conhecimento? Resp: A minha mudança de opiniões está vinculada diretamente a que vc apresente algo que faça sentido. A sua posição nesse debate é tentar demonstrar que a abstinência e… Read more »

Solius
Solius
6 abril de 2009 9:08 pm

Churrasco, “Você está insinuado que os costumes e tradições indianos são uma vantagem para o combate a AIDS em relação à África? Se for isso você só pode estar delirando:” Não. É mais uma construção da sua mente inventiva. Eu só apresentei a falha de seu comentário, residente na generalização apresentada, e nada mais. “Dá pra levar isso a sério? Bom, nem os próprios católicos levam…” Sim, dá pra levar bastante a sério, e muita gente o faz (não apenas católicos). Se esforce para tentar perceber que há no mundo valores bem distintos daqueles que possui e cultiva, e não… Read more »

Anônimo
Anônimo
7 abril de 2009 5:06 pm

(05/03/09)
Padres pedófilos: tribunal americano autoriza processo contra Vaticano
http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5iBg4wK_9XfiikQE0Tv7PN2RRqd0Q

(13/03/09)
Pedofilia: Queixas contra abusos do clero aumentaram em 2008 nos Estados Unidos
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Interior.aspx?content_id=1169310

Herege - O que tranca, trinca
Herege - O que tranca, trinca
7 abril de 2009 11:11 am

Solius penso que se entrarmos em questões paralelas, entre elas a qualidade da filosofia do Olavão ou do Bispo fanfarrão, vamos nos estender até as portas do inferno se fecharem. Portanto vou procurar dar uma “enxugada” para irmos diretamente ao cerne. Primeiramente, mais um cientista de renome se manifesta contrario as declarações do papa: http://noticias.uol.com.br/ultnot/multi/assistir.jhtm?media=pai-da-pilula-proibicao-do-preservativo-na-africa-e-morte-0402326AC8B99326 ================================= Solius: A campanha incluiu o uso dos preservativos, e por isto não se pode negar sua efetividade, especificamente, no referido caso Resp: OK. Agora gostaria que vc explicasse a lógica de como algo que é efetivo, ser capaz de aumentar o problema. Ë a… Read more »

Solius
Solius
9 abril de 2009 5:00 pm

Churrasco, Vamos lá: “Solius penso que se entrarmos em questões paralelas, entre elas a qualidade da filosofia do Olavão ou do Bispo fanfarrão, vamos nos estender até as portas do inferno se fecharem. Portanto vou procurar dar uma “enxugada” para irmos diretamente ao cerne.” Não enrole. Na questão do arcebispo, eu só demonstrei como a imprensa não merece a menor confiança: ele não excomungou ninguém, ao contrário do que consta no referido texto, apenas isto. E quanto à filosofia do Olavo, você o chamou de “projeto de filósofo” sem conhecer o mínimo de sua filosofia. Assuma a escorregada. “Primeiramente, mais… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
9 abril de 2009 7:46 pm
Olim
Olim
22 abril de 2009 11:54 am
Cris
Cris
24 maio de 2009 8:03 pm

Hoje fui almoçar na casa de uma senhora minha amiga. na minha csa tem imagens de Nossa Senhora, anjinhos, livros budistas, espíritas. Tenho um lugar especial na estante para guardar essas coisas, que ganho de amigos e clientes. Essa amiga é testemunha de Jeová. Outro dia ela questionou o lance das imagens e eu, na boa, expliquei a ela que ganhava esses presentes e tal. Que acendia minha velinha para meu anjo da Guarda e Nossa Senhora, e disse a ela, muito educadamente, que não adoro a imagem, mas que ela simplesmemte simboliza minha fé. Eu nem devia ter dito… Read more »

Pedrão
Pedrão
24 maio de 2009 11:18 pm

Nossa Cris, que tarde infernal!!

Comigo é diferente…eu já dou um chute na bunda de quem vem com esse tipo de papo (proselitismo) pro meu lado…afinal, proselitismo nada mais é que falta de RESPEITO! Não suporto esse tipo de coisa!

Cris
Cris
25 maio de 2009 12:14 am

Pois é, pois é, pois é…é que eu quis ser educada, era convidada e tal. Até contei para um amigo que entende muito de religiões, história e teologia (ele é católico, cabeça aberta e absolutamente genial); ele acabou de mandar um e-mail dizendo que vai me dar munição para rebater os argumentos do meu “catequizador”. Aqui deixei um resumo, eu contei pro meu amigo mais umas pérolas que o mala falou. É que foi tanta, mas tanta coisa, que vou lembrando aos poucos. Foi mesmo uma tarde infernal Lembrei agora que o meu projeto de salvador perguntou – com um… Read more »

Anônimo
Anônimo
11 abril de 2010 5:32 pm

Menos mal:

11/04/2010 – 11h05
Igreja evita veto a novo caso de aborto legal

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia/2010/04/11/igreja-evita-veto-a-novo-caso-de-aborto-legal.jhtm

Coringa
Coringa
3 abril de 2009 2:29 am

PS: Tem o ‘curriculum vitae’ do referido autor – Bart D. Ehrman, PhD – mais detalhado, neste link:

http://www.bartdehrman.com/curriculum.htm

Anônimo
Anônimo
3 abril de 2009 1:14 am

É, esta questão é séria!

“…é escondida pelos teólogos (…), é que existe uma IMENSA variação de manuscrito para manuscrito bíblico. Existe mais discordância entre os manuscritos que palavras em todo o Novo Testamento. Ninguém até hoje foi capaz de enumerar a quantidade de discordâncias; alguns dizem cerca de 300.000, outros até mais de 500.000. A grande maioria dessas discordâncias se dá por erros de copistas. Encontramos muitas vezes certas palavras que, por terem sido mal ditadas, foram mal copiadas.

http://cristianismopuro.blogspot.com/2008/10/em-um-debate.html

Solius
Solius
1 abril de 2009 9:34 am

Olá Fausto,

Se você tivesse lido o texto com atenção e investigado o currículo da historiadora, não teria dito esta bobagem.

Fausto
Fausto
1 abril de 2009 10:45 am

Eu li o texto e não o considero uma bobagem, assim como não considero bobagem o que voce escreve.

Um texto de uma historiadora, que conta um pequeno fragmento de uma longa historia não mudará toda a história contada por tantos outros historiadores.

Mas isto não importa. O que interessa é que tudo mudou e logo poderemos celebrar uma Papisa no Vaticano.

Anônimo
Anônimo
1 abril de 2009 11:18 am

Habemus Mamam!

Solius
Solius
1 abril de 2009 2:26 pm

Caro Fausto, obrigado. Mas caso eu venha a falar alguma bobagem (ou assim já tiver feito), peço que faça a devida consideração. Honestidade acima de tudo e sem precisar ser indelicado (se assim pareci me expressar, peço as devidas desculpas, já que as palavras não refletem devidamente nosso estado de espírito – e admito não ter tomado a devida cautela pela pressa com que escrevi). 🙂 Então veja, a parte da história contada é referente ao auge da influência da Igreja no ocidente. Não há um historiador medievalista que discorde do que há ali. Se por um lado havia a… Read more »

Herege; o que tranca trinca
Herege; o que tranca trinca
1 abril de 2009 7:16 pm

Eu tambem quero contribuir com um texto que fala sobre Idade Media, mulheres e sexo.

http://www.revistamirabilia.com/Numeros/Num5/misoginiaeliane.htm

Anônimo
Anônimo
1 abril de 2009 8:13 pm

Eu também quero: Fotos de instrumentos de tortura DO MUSEU DA INQUISIÇÃO – TOLEDO – ESPANHA CADEIRA DAS BRUXAS http://silphos.vilabol.uol.com.br/inquisicao/cadbruxas.htm O condenado era preso com os pés para cima e a cabeça para baixo em uma grande cadeira. Tal posição causava dores atrozes nas costas, desorientava e aterrorizava os condenados. Além disso, possibilitava a fácil imposição de uma quantidade enorme de tormentos. A essa tortura eram submetidas principalmente as mulheres acusadas de bruxaria. Foi usada entre 1500 e 1800 em quase todos os países da Europa. Depois da confissão, as bruxas eram queimadas em autos-de-fé público, e suas cinzas, atiradas… Read more »

Anônimo
Anônimo
1 abril de 2009 8:16 pm

Eu tb: Narração da Inquisição de Goa, vertida em port., e accrescentada com notas http://books.google.com.br/books?id=4J0HAAAAQAAJ&printsec=frontcover&dq=inquisi%C3%A7%C3%A3o&client=firefox-a#PPR3,M1 (pequeno trecho) “Leamos as Memorias dos desembargadores Magalhães (a pag. 8 e 9; Nova Goa.1859), e Lousada (no vol. 2º dos Annaes Maritimos e Coloniais a pag. 59), em que ambos aquelles escriptores quasi ‘ipsis verbis’ dizem acerca da inquisição de Goa o seguinte: > Por fim a inquisição, esse tribunal de foto, arrojado na superficie do globo para flagelo da humanidade, instituição horrível, que eternamente cobrirá de opprobio os seos auctores, fixou seo brutal domicilio nos ferteis plainos do Indostão. Ao aspecto do monstro… Read more »

Anônimo
Anônimo
1 abril de 2009 8:24 pm

Fotos de instrumentos de tortura DO MUSEU DA INQUISIÇÃO – TOLEDO – ESPANHA ESMAGA-SEIOS http://silphos.vilabol.uol.com.br/inquisicao/esmagaseios.htm No século XV, as bruxas e a magia estavam em evidência. As crenças populares nesse campo eram tão enraizadas que foi muito ativo o comércio do “óleo santo”, cinzas, hóstias consagradas, banha de cadáveres, sangue de morcego e similares. Então as bruxas e os bruxos passaram a ser considerados “hereges”. Assim, o combate à heresia foi levado para o terreno da magia negra. Era comum, também, atribuir-se a uma pessoa bem-sucedida em negócios ou com o dom de sucesso repentino a acusação de magia. E,… Read more »

Anônimo
Anônimo
1 abril de 2009 8:38 pm

Um manual sobre as “carícias” a serem utilizadas contra as mulheres: O Martelo das Bruxas ou O Martelo das Feiticeiras (título original em latim: MALLEUS MALEFICARUM) é uma espécie de manual de diagnóstico para bruxas, publicado em 1487, dividindo-se em três partes: a primeira ensinava os juízes a reconhecerem as bruxas em seus múltiplos disfarces e atitudes; a segunda expunha todos os tipos de malefícios, classificando-os e explicando-os; e a terceira regrava as formalidades para agir “legalmente” contra as bruxas, demonstrando como inquiri-las e condená-las (não necessariamente nesta ordem). http://pt.wikipedia.org/wiki/Malleus_Maleficarum Outros livros: -O Martelo das Feiticeiras (Malleus Maleficarum), Heinrich Kramer… Read more »

Solius
Solius
1 abril de 2009 11:21 pm

Churrasco, O texto que você indicou é bastante interessante. A autora, porém, força um pouco para adequá-lo a uma de suas propostas (precisamente a que motiva seu intento de trazê-lo a nós), e é justamente aí que escorrega. Com mais algum aprofundamento na questão da mulher na Idade Média, iria se deparar com os temas abordados pela Pernoud no texto que indiquei, além de outros que seriam por demais esclarecedores. Como o tempo anda curto, me restringirei a apenas um exemplo: “A Igreja instituiu então o sacramento do matrimônio para saciar e controlar as pulsões femininas. No casamento a mulher… Read more »

Solius
Solius
1 abril de 2009 11:46 pm

Caro Churrasco, “O artigo da “The Lancet” é um EDITORIAL que expressa a opinião do corpo de redatores dessa publicação médica em relação às declarações do Papa, portanto não é um artigo cientifico e não caberia em um editorial elencar toda a literatura medica em relação a eficácia do preservativo que é inquestionável.” Esta é a sua justificativa para a ausência de uma fundamentação no artigo, algo que é acompanhamento básico de qualquer crítica? ================================= “A partir do momento que seu líder declara que o problema pode se agravar com a distribuição de preservativos ele induz a pensar que os… Read more »

Herege; o que tranca trinca
Herege; o que tranca trinca
2 abril de 2009 4:56 am

Solius: O texto que você indicou é bastante interessante. A autora, porém, força um pouco para adequá-lo a uma de suas propostas (precisamente a que motiva seu intento de trazê-lo a nós) Resp: Não coloquei o texto para polemizar e nem penso que ele destaque a misoginia na idade média. (Na verdade este comentário era para ter saído como “anônimo”, mas esqueci de apagar o nick antes de enviá-lo.) Mas já que saiu então vamos polemizar. Baixando o exu herege….:) O texto é interessante não pela questão da misoginia mas por mostrar essa delimitação que existia (e ainda existe) para… Read more »

Herege; o que tranca trinca
Herege; o que tranca trinca
2 abril de 2009 5:19 am

Solius:
Maleus Malleficarum foi também condenado pela Igreja…

Resp:
A igreja proibiu mas o estrago já estava feito.Este maldito livro escrito por dois padres católicos foi responsavel por contaminar o imaginario popular e provocar a histeria coletiva na população da europa.

Solius
Solius
2 abril de 2009 11:42 pm

Churrasco, “O link do Julio Severo que vc mesmo postou. Ué? Vc não leu? Está tudo lá.” Claro que li. Não me recordo, porém, de haver algo dizendo que, no tocante à transmissão sexual, “humanizar a sexualidade com novos modos de comportamento” “seria uma parte da solução” e não a mesma. Também não me lembro de ter lido que a miséria é que seria exatamente a grande responsável pela situação da AIDS. ================================= “Ahh, bonitão! Enquanto vc dorme eu procuro as fontes. OK. Pode ficar esperando.” Ué, só lhe interessa procurar o que está em conformidade com o seu ponto… Read more »

Coringa
Coringa
3 abril de 2009 12:46 am

Herege, já leu esse livro que aborda uma questão fundamental sobre textos antigos? Mais uma questão entre o humano x divino. abs (aviso: texto não recomendado para carolas) “…o maior sucesso editorial de todos os tempos, a Bíblia. Um livro com milhares de anos de história, sobre cuja realização a grande maioria dos crentes nada sabe. Bastava acreditar no dogma religioso, judeu ou cristão, de suas palavras são inspiradas por Deus ou por Deus e o Espírito Santo. Eu tinha consciência sobre os vários PROBLEMAS DE TRADUÇÃO DE TEXTOS mais antigos. Até pouco tempo atrás, nada sabia sobre a questão… Read more »

Fausto
Fausto
31 março de 2009 11:59 pm

Solius,

A relação machista e patriarcal da igreja não é um mito que precisa ser desmitificado. É verdade e seus reflexos se mantiveram até a pouco tempo.

Ainda bem que mudaram e é o que importa o presente.

Bola pra frente, vamos trabalhar no futuro e deixar o que passou para tras.

Anonymous Gourmet
Anonymous Gourmet
17 março de 2009 8:42 am

Já li esta mesma fábula/historia, e ela não terminava asssim… alias, a conversa entre Ananda e buda não se desenrolva assim, nem ninguem era considerado estúpido.

Estou confuso.

freman
freman
19 março de 2009 7:35 am

Yô, Buda com sentido de Humor!
ehehehe!!! Ananda como Watson, eheheh!!

Parece que os Deuses nos criaram para a sua diversão, tipo: Olha Deusinho, filho meu, não faças como aquele humano aê!

“Don’t ask!”

É Hilário!!! e por isso é elevado.

Fiquem bem,

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
17 março de 2009 1:21 pm

Eu achei esquisito porque esse post foi um presente que eu dei à Igreja Católica, onde, quando todo mundo (blogs, jornais, revistas, cartas) tão metendo o pau justamente na “bola da vez” (no caso, a ICAR) eu tiro o foco, abro o espectro e mostro que isso está entranhado nas religiões como um todo (se perceber, nesse post eu faço uma crítica indireta até ao espiritismo – que muitos insistem em dizer que sou espírita). Então fiquei realmente sem entender. Mas, pode ter sido só uma curiosidade, facilmente sanada com os links. Se procurar mais, vai me ver criticando o… Read more »

Anônimo
Anônimo
17 março de 2009 2:38 pm

Talvez isto a que vc se refere Mcnaught, tb se deva (até naturalmente) em função da maior influência, “proximidade” e presença da igreja católica em nossa sociedade (no passado e presente). É como se falássemos de um “partido político”, p.ex; há aqueles mais “representativos” e aqueles que, apesar de presentes, não tem grande influência ou representatividade em nosso contexto social e psicosocial. É interessante notar tb que isto ocorreu em relação ao Islamismo, aqui no sdm, quando o assunto estava em maior evidencia, em função da mídia, etc. ou então os EUA, da mesma forma.

kiabo azul
kiabo azul
17 março de 2009 2:42 pm

qdo buda diz a um q deus existe e a outro q deus n existe, eu vejo como um exemplo daquela ideia de q toda qualidade em excesso é um defeito, q nesse caso é a sinceridade. E tem gente q fala c/ maior orgulho: eu sou super-sincero, dai abre aquele sorrisão. Abestado. – – – E outra: eu até hj não acredito nessa historia de q jesus ficou furiosos c/ esses comerciantes. Se ele é um ser impenetravel, como ele ficou furioso? Eu sempre notei q jesus é o mais citado em termos de maior evolução espiritual q já… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
17 março de 2009 2:58 pm

Não foi exatamente à doutrina espírita, e sim a um “Chiquismo” que, em vez de pegar os grandes exemplos de caridade pra mimetizar, ficam tentando imitar apenas a personalidade dele, de forma caricata e muitas vezes falsa. Sobre excomunhão: Tem um texto do Lázaro excelente na Voadores, onde ele trata do assunto e desmistifica algumas coisas. Por exemplo: “auto-excomunhão” seria apenas um pleonasmo. Lá vai: “Estudo filosofia em uma sala em que metade são seminaristas, vários alunos já são formados em Teologia e uma aluna é advogada em Direito Canônico, com doutorado. Evidentemente, discutimos MUITO essa questão do aborto e… Read more »

Elielson
Elielson
17 março de 2009 3:48 pm

kiabo:

Jesus fez o que era preciso, apenas isso.
Não era um proceder, era um exemplo a ser ecoado.

Podemos agora, através da passagem sobre os vendilhões, saber que em qualquer lugar em que estiverem vendendo souvenirs de Deus, seja na entrada da Iurd ou na praça principal da Icar, não se trata de um templo, mas sim de um covil de ladrões…

Obs: eu tbm demorei pra entender kiabo…

lilás (ma non tropo)
lilás (ma non tropo)
17 março de 2009 5:45 pm

Tudo bem com a mensagem de Buda!

Agora, prefiro mil vezes ser Humano que “Divino”… Aquele cara não tem nada de divino! Só se for o nome.
Da proxima bota uma garota divina p.f. e então estamos de acordo.

Anônimo
Anônimo
17 março de 2009 6:03 pm

Lilás (ma non tropo)

É que o Divino é julgado por comparação então, ele não é absoluto, logo, depende do gosto de cada um, sacomé? 😉

rs

Pers
Pers
17 março de 2009 9:43 pm

Mas, se há uma “fonte” divina no budismo, isso não é o mesmo que “Deus” ?
Evidentemente, não o deus de religiões históricas, mas parece haver deus como conceito no budismo. Não há uma fonte ? Uma fonte divina ?

Coringa
Coringa
17 março de 2009 11:22 pm

Tvz a questão possa ser percebida ou melhor compreendidas em função das diferentes percepções – “ocidental” x “oriental” – sobre a vida e a existência…

Tal como a percepção “masculina” x “feminina”…

a ‘presença’ x ‘ausência’…o ‘cheio’ x ‘vazio’…o ‘NUME’ x ‘TAO’

😉

(nume = potência divina)

Coringa
Coringa
17 março de 2009 11:34 pm

PS: Tvz um olhar “Freudiano” sobre o que foi dito anteriormente, possa dar uma ‘mãozinha’ para desvendar o ‘mistério’ 😉

abs

eh
eh
18 março de 2009 12:17 am

Clodovil!
Te desafio a falar do clodovil!!!
rsrsrs

Coringa
Coringa
18 março de 2009 12:31 am

…por isso o eterno conflito no oriente médio! rs

Solius
Solius
18 março de 2009 10:12 am

Foi dito: “Entretanto, os médicos agiram em defesa da vida, e não em desrespeito à política da igreja. Não se excomungaram. O bispo apenas fez uma leitura radical, e intepretou que se fizeram aborto, se (auto) excomungaram. Não era o caso, como as declarações deles mesmos deixaram claro, e como a própria CNBB e o Vaticano reconheceram. Não era caso de excomunhão; e, se fosse, seria mais uma atividade consciente do (ex) fiel do que uma espécie de “praga” ou “sentença” episcopal…” Mas quem vem realmente acompanhando o caso sabe que: Os médicos agiram contra a vida das duas crianças;… Read more »

Solius
Solius
18 março de 2009 10:16 am

Ah! E uma novidade: parece que o padrasto não tinha nenhum problema mental. Se isto for constatado, vai se saber que ele está excomungado desde o primeiro ato criminoso.

E começamos a mergulhar em mais um ocaso…

ex - comum - gado
ex - comum - gado
19 março de 2009 2:09 am

Guia completo da Excomunhão: como ser excomungado e o que fazer

http://danielbecher.com/guia-completo-da-excomunhao-como-ser-excomungado-e-o-que-fazer/

Free Again
Free Again
19 março de 2009 12:23 am

Vigi…então 99% das pessoas que conheço tá excomungada, pq no mínimo são hereges e cismáticos…kkkkkk.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
18 março de 2009 11:23 pm

Direito Canônico: O cânon 751 apresenta-nos, assim, uma definição objetiva da heresia. Este diz-nos que ela é «a negação pertinaz, depois de recebido o baptismo, de alguma verdade que se deve crer com a fé divina e católica». O seu elemento básico é assim a negação das verdades da fé divina e católica. Mas o cânone não fica por aqui e faz ainda menção à «dúvida pertinaz» como sendo um elemento determinante para a heresia (…) Diz-nos ainda o cânone que a apostasia é «o repúdio total da fé cristã». Entendemos aqui por repúdio o abandono total da fé cristã.… Read more »

Gustavo
Gustavo
17 março de 2009 9:34 am

“Crença não é sabedoria”

Esta frase parece sintetizar bem o texto. O bonito da sabedoria é que ela pode se manifestar em qualquer lugar.

A vida é muito engraçada:
Muitos religiosos acabam por ficar fechados, secos e prepotentes, enquanto alguns mais “mundanos” dão um show de humanidade, respeito e coerência.

As contradições criam o equilíbrio.

springles
springles
17 março de 2009 9:35 am

A “palavra” de Deus é o silêncio, tudo o mais é tradução imperfeita…
Mas se, mesmo assim, vc. quer uma explicação…Escolha no grande “menu” de Maya, todas as opções são corretas!

Namastê!

Anônimo
Anônimo
17 março de 2009 9:56 am

“Cometi o erro de dizer a ele que minha mãe pediu pra ser cremada, APEARS de eu saber…”

A palavra destacada acima esta escrita incorreta no seu texto.

Só como observação, e não como crítica.

Mcnaught
Mcnaught
17 março de 2009 10:21 am

Sr. SDM o senhor é da Record rs? Tu sabes que sou seu leitor, e com respeito pergunto: – Por que nunca um post ou comentários a respeito do Bispo Macedo, e/ou sobre evangélicos trambiqueiros que arrancam dizimo do povo sofrido e na miséria??? Pergunto na boa e na paz. E pra deixar claro nasci no catolicismo. Mas, não pertenço a ele. Gosto (me sinto bem) quando vou a igrejas católicas. Mas lá o negócio é entre eu e Deus. Mas então… Record descendo a lenha na igreja católica. Bispo Macedo certa vez quis comprar 3 jatinhos de uma vez… Read more »

Maíra
Maíra
17 março de 2009 10:38 am

Em Guaratinga (BA), menina de 13 anos grávida do pai decide ter o filho
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u535753.shtml

Eu sei que ninguém mata ninguém, que a morte é apenas uma ilusão.
Agora, com certeza eu mataria um estuprador, mesmo sabendo que seria apenas para a satisfação momentânea do ego!

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
17 março de 2009 10:42 am

Mcnaught, se for mesmo só um caso de curiosidade, taí: http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2006/11/olha_o_dizimo_p.html http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2004/11/deus_reprova.html Espero que se sinta melhor. Só acho estranho que, ao ver sua religião ser criticada, vc peça pra que eu critique outra. Normalmente não falo mais de escândalos evangélicos pq seria chutar cachorro morto. Não há nem discussão filosófica num caso como o dos bispos da Renascer. É caso de polícia, mesmo. Gourmet, eu peguei as duas versões daqui, ambas de Osho. http://curadorsupremo.blogspot.com/2008/06/velhos-padres-osho-eu-tenho-que.html http://books.google.com.br/books?id=mM9F9CKqypQC&pg=PA53&lpg=PA53 Não importa se elas são “verdadeiras” ou tradicionais do budismo (no próprio budismo isso é irrelevante), mas que estejam de acordo com os ensinamentos… Read more »

...
...
17 março de 2009 11:34 am

Olha, se esses bispos e padres católicos gostam de ter o cetro na mão e julgar (ainda que absurdamente) as pessoas, por que não começam julgando a eles mesmos…
Se pedofilia fosse crime no Brasil, haveria menos padres rezando missa do que na cadeia.Hipócritas!
Excomungar uma menina de NOVE anos vítima de um monstro e inocentar o monstro! Típico de quem faz vista grossa pra pedofilia.

Maíra
Maíra
17 março de 2009 11:37 am

“Possivelmente, não exista nenhum filme, livro ou outra explicação humana do Divino que seja literalmente verdadeira. Nem mesmo a Bíblia. Todos passam por um filtro pessoal. Alguns passam por um filtro com orifícios mais finos e se aproximam mais da verdade.” Diversas pessoas acreditam que alguém sempre sabe mais e que elas precisam de intermediários para falar com Deus, porque não se sentem dignas ou capazes de uma comunicação direta com Deus. “Religião escraviza, formata a pessoa num certo dogma. A espiritualidade ou religiosidade liberta, porque não pode ser confinada a uma religião ou dogma.” “As religiões são criações do… Read more »

ACM
ACM
17 março de 2009 12:03 pm

Vós sois deuses, e filhos do Altíssimo, todos vós. …
Salmos 82 – 6

Esquecemos quem somos, por isso estamos aqui…

As diversas escolas religiosas nos convidam a refletir quem somos…

Cada qual em seu grau de evolução…

Hoje penso assim.

fremen
fremen
17 março de 2009 12:16 pm

Excelente!

Entendo este texto como um elogio ao “Agnosticismo Aberto”!

De facto, a postura intelectual “compartilhavel”, i.e, passivel de ser discutida com a linguagem comum (que todos entendam), mais correcta.

Já passei por essa fase. Actualmente creio na existência do Todo, por motivos que não consigo explicar. Quem consegue?

Saudações,

fremen
fremen
17 março de 2009 12:19 pm

Gourmet,

Essa devia ser a versão “Soft core” da história. 🙂

Mcnaught
Mcnaught
17 março de 2009 12:22 pm

Thanks por responder. Se eu fosse prolongar a minha curiosidade eu diria que faltou 2008. É a cada 2 anos que outra religião é citada e a católica todo ano e várias vezes rs (?). Caso queira, o Sr. pode dar outra lida, verificada, e reparar que não fiz nenhum pedido. Não sou católico como eu disse, e num contexto, vendo a humanidade como Osho, Nietzsche, etc…é de se concordar que a religião, pode acabar, na maioria das vezes sendo (funcionando como) um veneno. Eu citei: – O sujo (igreja católica) falando do mal lavado ( evangélicos e seus dízimos).… Read more »

Anônimo
Anônimo
18 março de 2009 5:48 pm

(da indicação do Olim, este belo trecho de J. Krishnamurti) “…Como disse, tenho somente um propósito: o de tornar o homem livre, impeli-lo para a liberdade, ajudá-lo a romper com todas as limitações, pois somente isto lhe dará felicidade real, lhe dará a realização incondicionada do eu. Porque sou livre, não-condicionado, integral – não uma parte, não relativo, mas sim a Verdade inteira que é eterna – desejo que aqueles que buscam entender-me sejam livres; que não me sigam, que não façam de mim uma gaiola sob a forma de uma religião ou uma seita. Ao contrário, ser livres de… Read more »

Coringa
Coringa
18 março de 2009 6:02 pm

[Por isso eu GRITO…] Nego submeter-me ao medo, Que tira a alegria de minha liberdade, Que não me deixa arriscar nada, Que me torna pequeno e mesquinho, Que me amarra, Que não me deixa ser direto e franco, Que me persegue, Que ocupa negativamente a minha imaginação, Que sempre pinta visões sombrias. No entanto, não quero levantar barricadas por medo do medo. Eu quero viver, não quero encerrar-me. Não quero ser amigável por medo de ser sincero. Quero ser firme porque estou seguro, E não porque encobri meu medo. E quando me calo, quero fazê-lo por amor, E não por… Read more »

Renato Pinheiro
Renato Pinheiro
18 março de 2009 7:48 pm

UHhauhahuahu!

Sacanagem com Ananda.. hahaha..
o Osho não exagerou não, até apontou essa “situação” encontrada pelo menos nos sutras “canônicos” do budismo.

No Surangama Sutra, que é justamente o “registro” em assembléia da finalização do aprendizado de Ananda (e para que ele escolhesse assumir o dharma daquele Buda vigente ou não) e o Ananda no próprio texto no sutra é tão tapadão heheheh!.. tipo:

“Pô Buda?! Agora encafifei por completo.. tu me disse que era assim .. cozinhado ou assado?.. óóó venerável Um.. me dá sua luz aê?” 😛

Abraços!

kiabo azul
kiabo azul
18 março de 2009 12:24 pm

Alguem pode por favor me explicar pq eu acabei de pensar numa musica e aparece no meu msn a letra da msm musica q minha amiga acabou de colocar. Mes passado qdo eu liguei pra meu amigo, ele disse q ia ligar naquele msm momento e mais tarde qdo ele me ligou eu já ia ligar pra ele no msm momento. O que isso pode ser? valew

Maria
Maria
18 março de 2009 2:58 pm

Religiões e afins, servem bem para criar padrões de comportamento humano, para dar um pouco de ordem ao caos social do cada um por si… ainda mais com tantos animais à solta por aí. Buscam também, é verdade, dar um significado a vidinha nossa de cada dia… um upgrade cósmico em vida material, visto que o “maná” derramado sobre o “buscador” vai modificando percepções, e mentalizações e visualizações de “novos campos de energia” são conectados. O ritmo (alcance) do passo dado é de cada um (o que não vai invalidar o resultado final – mudanças por mínimas que sejam já… Read more »

Raposa
Raposa
20 março de 2009 1:22 am

Gotcha 😛
Adorei a historia do Buda, apesar que nao foi por isso que vim aki 😛
[ ]’s

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
20 março de 2009 1:45 am

Raposinha? O_0′

lilás (ma non tropo)
lilás (ma non tropo)
20 março de 2009 6:11 am

check this out,

http://www.youtube.com/watch?v=ttz5oPpF1Js

Isto é divino!

Olim
Olim
20 março de 2009 9:27 am

Putz, Coringa, sinto até um frio na espinha quando penso sobre as pessoas que tinham dons “anormais” e que pagaram com suas próprias vidas por sentirem, intuírem e por terem compreendido de forma mais profunda a realidade humana, suas potencialidades, suas manifestações, suas dimensões e as implicaçlões libertadoras e amorosas decorrentes. Em nossa mísera e vergonhosa história cultural humana, os “mais perceptíveis”, os “mais inteligentes”, “os mais além do mero presente”, “os mais fortes”, “os escolhidos”, “os enviados”, etc., etc., foram “apagados” da sociedade, foram desprezados, incompreendidos, motivos de risadas, de pedras, açoites, torturas, assassinados em vias públicas, foram emboscados,… Read more »

...
...
20 março de 2009 10:02 am

Coringa, muito abrigada pelo texto esclarecedor para muitos dos que aqui frequentam e ainda carregam resquícios machistas em seus corações. Tantra é a linha espiritual que mais admiro.

kiabo azul
kiabo azul
20 março de 2009 2:06 pm

Machista eu nao sou, mas acho q essas revistas femininas ai como capricho, ellas, tititi, cúcúcú… essas porcaria ai q fica ensinando coisas inuteis como: “aprenda a sair c/ suas amigas escondido do marido” ou: “como atingir orgasmos multiplos”, ao invés disso deveriam ensinar coisas mais importantes como: aprenda a ligar o fogão e o microondas ao mesmo tempo, ou: aprenda a fazer a cama do seu marido c/ ele em cima da cama. hehehehehhe TÔ BRINCADO VIU GAROTAS. – – – Mas falando serio essa musica la em cima é bem legal e esse video do base-jump me fez… Read more »

Anônimo
Anônimo
20 março de 2009 4:22 pm

Upload Imagens

Coringa
Coringa
20 março de 2009 10:03 pm

Um abraço à vc Olim, e à Anonima acima!

:))

Pedro Gabriel
Pedro Gabriel
21 março de 2009 11:29 pm

Acid, li alguns dos teus posts no STUM e esta é minha primeira visita ao SAINDO DA MATRIX. Estamos na mesma sintonia, já escrevi artigos muito similares aos teus e cheguei a achar engraçado o nome do blog pois, sempre que alguém vem conversar com meu irmão ou comigo, sempre chega uma hora ou assunto em que acabamos falando para quem pergunta: Acorde da Matrix! – e sempre comparamos as pessoas que nos “atrapalham” com o Smith, aquele agente FDP que sempre chega pra zoar o barraco… o pior de todos é o nosso Smith Interior. hheheheeh. Bem, só queria… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
22 março de 2009 1:24 am

É isso Pedro. Vamos seguindo em frente e fazendo a guerrilha contra os agentes da Matrix que tentam manter as pessoas ignorantes. Vamos disseminar a informação de que somos livres, se quisermos.

lilás (ma non tropo)
lilás (ma non tropo)
22 março de 2009 4:47 am

kiabo,

aqui a sensação ainda é mais rádical, mas, que se saiba, ainda não matou ninguém…

http://www.youtube.com/watch?v=mcBV-cXVWFw

lilás (ma non tropo)
lilás (ma non tropo)
22 março de 2009 4:57 am

Um relógio parado está absolutamente certo 2 X ao dia.

Alguém está sugerindo que avarie o meu, e fique em silêncio?
“Get a grip dude!”

lilás (ma non tropo)
lilás (ma non tropo)
22 março de 2009 6:04 am

Mais… Se calhar já não é Hype mas é divino tb.

http://www.youtube.com/watch?v=zVNTdWbVBgc

“Don’t belive don’t belive the Hype…”

Anônimo
Anônimo
23 março de 2009 1:55 pm

Hellooo. EXCOMUNGAMOS… Pe. Alfredo J. Gonçalves, CS Excomungamos todos aqueles que multiplicam sua renda através da especulação financeira, principais responsáveis pela crise atual, com todos os males que ela provoca, tornando mais miseráveis os pobres e mais poderosos os ricos… Excomungamos todos os ?paraísos fiscais?, onde o trabalho da imensa multidão anônima se converte em ouro, em dólares e em capital para uso de poucos… Excomungamos o sistema capitalista de produção e sua filosofia liberal que, ao longo da história, se nutre da exploração dos recursos naturais, do trabalho humano e do patrimônio cultural dos povos… Excomungamos todos aqueles que… Read more »

Maíra
Maíra
23 março de 2009 2:07 pm

EXCOMUNGAMOS…
Concordo 100%. Parabéns e nota 10!

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
20 março de 2009 12:50 am

Olha, pode ser ainda pedaços do cometa. Em Brasilia diversas pessoas viram algo assim no sábado 7
http://www.correiobraziliense.com.br/html/sessao_13/2009/03/11/noticia_interna,id_sessao=13&id_noticia=87996/noticia_interna.shtml

Miguel
Miguel
19 março de 2009 11:56 pm

OFF-TOPIC

Acid, por acaso você estava olhando o céu hoje à noite (quinta)?

Alguma coisa… grande… verde… brilhante “caiu”. Como uma “estrela cadente”. Só que muito maior em tamanho e brilho. E verde!

Como você mora perto do aeroporto… deixa ver… se eu estivesse no aeroporto, naquela área onde o público pode observar os aviões decolando e pousando… o negócio teria “caído” por trás do morro. Oeste.

Anônimo
Anônimo
19 março de 2009 10:42 pm

Trilha da hora: Enigma – Mea Culpa

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
18 março de 2009 12:52 pm
Olim
Olim
18 março de 2009 2:09 pm

Por isso tenho uma predileção especial da música instrumental. Aquela sem letras, sem idéias, conduções, persuasões… Na música instrumental (no improviso do Jazz), as idéias, mensagens, sentimentos, intuições, visões, sentidos e tudo mais estão relacionados com uma individualidade mais profunda e abrangente. Assim podemos perceber, compreender e aprofundar algo que nos dá liberdade de frasear, sentir, perceber dentro de nós mesmos em cada nota, pausa, harmonia… E se a música for de “boa qualidade”, creio que neste exato ponto esteja o entendimento e encontro perfeito da obra, autor e ouvinte, todos juntos, eternamente juntos… O engraçado é que existem também… Read more »

Olim
Olim
18 março de 2009 2:17 pm

Além de outros erros no meu comentário, gostaria de corrigir esta:
“Não um amor de Eros, mas sim de VERITAS( e não veris)…”

Sorry…:)

Cristiano
Cristiano
18 março de 2009 2:27 pm

Cara, sobre seu post sobre Richard Dawkins, acho q vc devia, no mínimo, se dar ao previlégio de ler Deus, um delirio antes de comentá-lo. Talvez assim, falasse e fizesse menos asneiras. Como a maior delas, que é comentar um livro que nunca leu.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
18 março de 2009 2:30 pm

Por que estaria com raiva? Meu jeito de escrever é que é um pouco ríspido, mas é por pura falta de paciência de adoçá-lo e um total desprezo pelos cacoetes sociais (até hoje não entendo porque as pessoas se cumprimentam uma dizendo o nome da outra). Gosto de ir direto ao ponto pra não perder a linha de raciocínio. É assim com os posts, é assim com os comentários. Perdoe se pareci estar com raiva. Gosto do ponto de vista de todos os comentadores, embora nem sempre concorde, mas acho que é o que dá vida e dinâmica ao blog.… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
18 março de 2009 2:41 pm

Cristiano, se alguem se dispor a pagar o livro pra mim, eu leio. Já o folheei na livraria e tive ataques de riso, além de pena pelo autor. Por várias vezes me perguntei “por que raios devo ler algo tão ruim? Só pra dizer que li?”. Mas, se esse é o único argumento que lhes resta, eu leio. Só não vou comprar, nem ler pelo computador (seria uma tortura dupla). Ah, e eu leio os comentários no próprio post, por mais velho que seja.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
18 março de 2009 2:57 pm

Mais uma do Dom José, o excomungador-mor da Igreja. Soube hoje que ele já expulsou três padres, sem provas e sem direito a defesa, baseado tão-somente em depoimentos anônimos ou de pessoas sem idoniedade. Um caso foi o de padre Francisco, que pegou em flagrante uma das suas colaboradoras roubando o dinheiro do dízimo e a afastou dos trabalhos. Ela, como desforra, foi a Dom José falar que ele era viado, que molestava as crianças da creche, etc etc. Tudo isso sem nunca ter havido o menor indício de algo do tipo. Resultado? O padre foi expulso e não pôde… Read more »

Anônimo
Anônimo
18 março de 2009 4:01 pm

Mas que curriculum do dom zé, hein? rs

Olim
Olim
18 março de 2009 4:05 pm

Existiu(?) um homem, ainda nestes nossos tempos modernos, que desde criança foi colocado num molde institucional, filosófico, dogmático, “religioso”…. Todo molde, a princípio, deve ter um fim para quem o criou e, geralmente, caso não ocorra uma falha no processo de moldagem, ele será encarado sempre como uma cópia fidedigna do original. Cópia fidedigna necessariamente implica que não é a coisa original, mas sim uma réplica, cópia… E será que tal tipo de processo pode ocorrer com seres humanos? Uma pessoa pode ser um molde de algo, de alguém, de alguma idéia, de algum comportamento, de alguma crença, de alguma… Read more »

Solius
Solius
19 março de 2009 5:31 pm
fremen
fremen
19 março de 2009 7:27 pm

Na minha paróquia o padre tem mulher e todos se estão nas tintas! A igreja tem sempre muita gente. Como o padre é dos “de categoria” e Não pisou muitos calos ainda, a igreja fecha os olhos… Claro que a) nem ele é pervertido pois vive sem reprimir a sua sexualidade. b) nem ela e/ou ele ganham dinheiro com a pedofilia. Isto prova que este povo e o seu Padre são mais inteligente que a hierarquia, pois têm flexibilidade mental para desprezar essa regra. eheheh! Essa regra RETROGRADA do celibato só atrai e forma, em média, “pervertidos” nos seminários. É… Read more »

Felipe
Felipe
19 março de 2009 8:12 pm

Site belissimo , me ajudou muito na descoberta do budismo, taoismo, sufismo.mas acho muito conservador(sim,pode ficar chocado)mas acho, poderia explorar mais a diversidade de religioes.xamanismo,xintoismo,religioes nordicas,rituais da america do sul, africa. enfim é isso

Coringa
Coringa
19 março de 2009 9:27 pm

SEXO, HERESIAS & ROCK AND ROLL (parte 1/2) Aproveitando o tema, muito pertinente – ‘HUMANO X DIVINO’ – e considerando também o andamento dos comentários, exponho na sequência a questão que pode ser classificada como PONTO NEVRÁLGICO e está, de fato, na ORIGEM (mesmo inconsciente) de muito o que tem sido discutido aqui há muito tempo…reflexo e consequência de um processo histórico e cultural, especialmente ocidental. Melhor ainda, seria ter em mente o ótimo questionamento/dúvida apresentado pelo participante Pears, bem como meu comentário posterior, que aduziu à questão do ‘masculino x feminino’ / ‘ocidental x oriental’, etc.; questão estranha ou… Read more »

Coringa
Coringa
19 março de 2009 9:31 pm

SEXO, HERESIAS E ROCK AND ROLL – parte 2/2 Para os iniciados nos mistérios, o FEMININO era um conceito ao mesmo tempo carnal, místico e religioso(!). Sua energia e poder vinham da sua sexualidade e sabedoria, às vezes conhecida como a ‘sabedoria da prostituta’, obtida com o conhecimento da ‘rosa’, eros. Como diz o ditado, ‘Conhecimento é poder’, e segredos dessa natureza propiciavam um poder sem igual e, portanto, representavam uma AMEAÇA(!) única para a Igreja de Roma (na imatura visão ‘masculina’ ocidental) e até mesmo para todos os matizes de opinião cristã. O sexo só era, e em muitos… Read more »

Coringa
Coringa
19 março de 2009 9:58 pm

Observação complementar:
O conhecimento e visão/versão histórica acima apresentada, tem por base inúmeros autores ou mesmo tradições místicas/esotéricas. A referência escolhida para representar, muito resumidamente, tais estudos/conhecimentos, teve por base os autores Lynn Picknett & Clive Prince em seu livro “A Grande Heresia” como referência. Livro polêmico, de acordo com os próprios autores, mas que certamente abre ‘portas’ para novas percepções, não só históricas como tb da própria cultura e psiquismo ocidental.

Maíra
Maíra
23 março de 2009 2:11 pm

Pontos para reflexão: Você deve agir em função dos seus pensamentos e não com base naquilo que os outros pensam, pensavam ou acreditavam. No entanto, a nossa vida é influenciada pelas crenças e mitos, que afetam a nossa percepção e interpretação dos fatos e, conseqüentemente, o nosso modo de pensar e de agir. Por conseguinte, influencia o nosso destino. Aquilo em que você acredita, sua maneira de ver o mundo, suas ilusões, suas crenças, suas atitudes, formam o ciclo de experiências que você vai atrair no dia-a dia. Quando você muda as suas crenças, muda o seu modo de pensar,… Read more »

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.