Segundo os estudos espíritas, a sede da memória no corpo encarnado é no perispírito, invólucro (capa) de matéria mais sutil que interpenetra nosso corpo e que, quando morremos, acaba sendo a nossa nova “pele” no mundo sutil. Faz algum sentido, já que, se a memória ficasse tão somente no cérebro físico, teríamos, com a morte do mesmo, a perda total das lembranças da encarnação anterior. Poderão dizer: mas estudos comprovam que, retirando parte da massa encefálica, some parte da memória. É verdade, mas em nenhum momento excluímos a capacidade do cérebro de ser uma interface da memória. Sem o hardware (matéria), não acessamos o software (espírito).
Alma e Perispírito não fazem mais que um todo indissolúvel, e se nós os distinguirmos, é porque só a alma é inteligente, quer e sente. O invólucro é a sua parte material, o que vale dizer passiva: é a sede dos estados conscienciais pretéritos, o armazém das lembranças, a retorta em que se processa a memória de fixação, e é nele que o espírito se abastece, quando necessita de recursos intelectuais para raciocinar, imaginar, comparar, deduzir, etc. Também receptáculo de imagens mentais, é nele que reside, finalmente, a MEMÓRIA ORGÂNICA e inconsciente.
Dellane; A Evolução Anímica
“É ainda, pois, ao corpo espiritual que se deve a maravilha da memória, misteriosa chapa fotográfica, onde tudo se grava.”
Emmanuel; Roteiro
Ele (o perispírito) arquiva em seus refolhos (…) todos os acontecimentos, todos os fatos, atos, sensações e até os pensamentos.
Yvone A. Pereira; Recordações da Mediunidade
O perispírito é preexistente e sobrevive ao corpo material. É nele que se registram e se acumulam todas as aquisições intelectuais e lembranças.
Léon Denis; O Porquê da Vida
Perispírito – arquivo das experiências multifárias das reencarnações.
Joanna de Angelis; Estudos Espíritas
Já desconfiava, mas agora tenho quase certeza de que os tais “chips” alienígenas sejam feitos da mesma vibração do perispírito… daí a interferência com a memória. Mas ainda assim gostaria de tirar uma radiografia ;P
Seu texto é antigo, mas vou comentar assim mesmo. As referências usadas estão todas erradas. O Perispírito não é a sede da memória. Isso se dá no Espírito.
Recomendo-lhe consultar sempre Kardec quando desses assuntos. Muitos dos que vieram depois fizeram uma lambança que só, infelizmente.
Leia mais no artigo a seguir:
http://www.aeradoespirito.net/ArtigosEM/O_PERISPIRITO.html
Saudações.
🙂
—
Jackson Gomes