SINESTESIA: OUVIR EM CORES

Li uma entrevista com Geoff Emerick (o engenheiro de som dos Beatles) onde ele fala que “ouve em cores”:

– Ouvi dizer que você “ouve em cores”?
– Oh, sim, eu ouço. O modo como uso isso é usar o que o estúdio me oferece como uma paleta de pintura. É muito difícil explicar, mas eu ouço visualmente. Eu ouço certos sons em cores diferentes.

E eu que morria de medo de contar isso pra alguém… pelo menos agora tenho um louco famoso pra me fazer companhia (hehehe). Mais do que cores, vejo o som em formas, lampejos de luz, também. Mas isso obviamente não ocorre toda hora, exige um certo envolvimento emocional com a música. O nome disso é sinestesia: uma condição neurológica que faz com que um estímulo em um sentido provoque reações em outro, numa espécie de mistura entre visão, audição, olfato, paladar e tato. No meu caso a música acaba formando uma espécie de “pintura” na minha tela mental (sobreposta à visão).

SINESTESIA: OUVIR EM CORES
Um exemplo de minha visualização da música Lightforce 2000

Não é algo que fique na frente dos meus olhos o tempo todo. Precisa “entrar / sintonizar” na música primeiro, estar “in the zone“, como dizem os norte-americanos. Mas se estiver muito barulho ou a música estiver muito alta isso pode realmente atrapalhar e eu não conseguir evitar de “misturar as estações”.

Não é raro me identificar com o sentimento da música, mesmo sem entender a letra. Algumas músicas dor-de-cotovelo de Elvis me deixam com os olhos marejados, outras, como o Shanti Mantra, de Ravi Shankar, me levam a estados vibracionais que só conseguiria após muita meditação, enquanto algumas músicas “pesadas” atacam direto no peito, sem dó…

Como eu consigo associar algumas músicas a cores ou padrões que aparecem em minha mente, então tenho meus compositores favoritos dependendo da beleza que eles conseguem criar visual / musicalmente em meu cérebro, o que em certas músicas pode causar sinestesia tal que chega a ser sentida como um mini-orgasmo. As “pinturas” mais bonitas são as das músicas de Jean Michel Jarre e Yuzo Koshiro. Então, apreciar a música tem algo a ver com apreciar a arte, e por isso mesmo posso traçar um perfil de como soam os mais famosos compositores de games japoneses:

SINESTESIA: OUVIR EM CORES

Koji Kondo é o criador da trilhas de Mario e Zelda. Seu estilo de música é cativante, com uma estrutura melódica bem definida, pode-se reconhecê-lo só de ouvir. Pela vivacidade, assemelha-se a um desenho de video-game, mesmo, com cores fortes e vivas.

Yasunori Mitsuda fez a trilha de Chrono Trigger e Xenogears. Seu estilo é impressionista, usa os sons etéreos, não calcados na realidade, mas que passam a idéia de forma muito efetiva (a imagem “explosiva” não condiz muito com seu estilo de música, mas está aí por conta da forma de pintar).

Nobuo Uematsu é o compositor de todos os jogos de Final Fantasy. Talvez por ele ter uma banda, seu estilo sonoro é mais calcado na realidade, ou seja, com detalhes e instrumentos que reconhecemos como “reais”, do tipo que ouvimos nas músicas do dia-a-dia.

Yuzo Koshiro, pra mim, é a elegância musical/visual em pessoa. Suas melodias têm a vitalidade de um Koji Kondo, com a “realidade” de Uematsu e com uma pitada de impressionismo de Mitsuda, tudo num “desenho” extremamente bem concebido e equilibrado, com um colorido fascinante que se entrelaça numa melodia que pode ser ouvida tanto como um todo, como em sons separados.

Atualização (11/10/2022):

Vi no Youtube um trechinho do documentário musical Moonage daydream, sobre David Bowie (que não vi ainda mas quero ver). Ele mostra explosões de cores durante a música Sound & Vision que parece muito com a forma como eu percebo o som:

Bowie: Sound & Vision demo from moonage daydream /Review
0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Olim
Olim
27 abril de 2012 1:08 pm

Ih!!! Isso acontece comigo.
Nunca tinha lido este post…
Valeu, Acid!!

Anônimo
Anônimo
27 abril de 2012 4:11 pm

Porque vale a pena sentir o gosto de palavras e ouvir cores: http://bit.ly/I8FjrB

“Ouvir cores e ver sons”: http://bit.ly/I8Fnrc

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.