Recentemente estava andando pelo centro do Recife (mais especificamente Rua da Concórdia) quando fui acometido de uma fraqueza que, de primeiro, associei à fome (mesmo tenho comido há menos de 2 horas). Comi um cachorro quente e continue minha caminhada, já saindo dali. 10 minutos depois a mesma tontura e fraqueza, como se eu não tivesse comido nada. “Eita lugar pesadinho“, pensei. Apressei o passo pra sair dali, e fui andando pela Rua Nova, sem melhorar. Aí passei defronte a Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares (construída em 1723), onde estava sendo celebrada uma missa. Geralmente eu gosto de olhar igrejas vazias pra apreciar sua decoração, mas a música tipo Marcelo Rossi (altíssima) me espantou. Fiquei parado no meio da rua, encantado com o altar, mas sem coragem de entrar. Mas aí pensei: “caramba, estou aqui passando mal, talvez nem consiga sair do bairro sem ter que parar em algum lugar, e aqui não há nenhum outro lugar melhor do que esse pra se limpar de encosto”.
Então entrei. E não me arrependi. O altar é um dos mais lindos que já vi (incluindo aí o altar da Igreja de São Bento), pois, além de ser concebido no estilo rococó, ele usa um efeito de profundidade – tipo o primeiro estágio de Sonic 1 – com várias camadas uma atrás da outra que dão um efeito 3D lindo de se ver em movimento.
Quem gosta de rococó extreme vai amar o telhado, que eu particularmente achei muito “over” (pra mim a virtude está no equilíbrio). Mas o que me chocou foi ver a pintura de teto logo na entrada, que de bíblica só tem o tema: matança com suposta proteção divina.


A pintura gigante no forro em talha de madeira representa a Batalha dos Guararapes, onde os (então) exploradores de Portugal expulsaram os Holandeses (os únicos que trataram o Brasil com alguma decência) com a ajuda de negros e índios (PQP, que burros! Dá zero pra eles, professor!). Essa “insurreição pernambucana” é também chamada de “Guerra da Luz Divina“, e o fato de uma força 50% inferior vencer os holandeses foi considerado um milagre, onde Maria, mãe de Jesus, estava a proteger os militares portugueses. Isso justifica a pintura, colocada na Igreja pelo Governador de Pernambuco, em miloitocentosealgumacoisa. A batalha retratada é de um horror que só vi em O Resgate do Soldado Ryan. Sério. Sangue e tripas espalhadas pelo chão (que mal se vê, pelo número de corpos amontoados). Uma certa cena me deixou mais perturbado, que foi a de um soldado português com a espada, pronto pra desferir o golpe fatal num outro soldado holandês que estava no chão rendido, entre os cadáveres e com a mão espalmada (em súplica) e boca aberta. Estivesse esse quadro num museu eu não ligaria muito (afinal toda guerra é feia e cruel), mas… na entrada de uma Igreja? Ao lado do calvário de Jesus?
Passei boa parte do tempo pensando em como o pároco foi constrangido a botar aquela pintura ali; talvez até tentado com uma boa quantia pra reforma da Igreja… e fiquei matutando no quanto o sagrado está imiscuído (macomunado?) com o profano. Nesse meio tempo as músicas terminaram e o Padre começou uma pequena oração, que dizia algo como “Senhor, nos lembra sempre do quanto somos insignificantes e dependentes de sua misericórdia”, o que fez meu sangue ferver, pois um dia antes eu havia escrito aqui nos comentários do blog sobre o uso de Jesus como eterna muleta pra manter o povo servil, e assim preparar terreno pra justificar uma suposta hierarquia espiritual (padre, bispo, papa) que convenientemente emula a hierarquia social (prefeito, governador, presidente)… e logo Jesus, que criticava (veladamente ou não) o uso do sagrado como controle social… que irônico. Ainda bem que ele ressuscitou, ou suas cinzas estariam rolando pelo sepulcro e logo virariam atração turística.
Mas nem tudo é indignação. A bem da verdade até gostei do sermão do padre. Ele começou lendo o trecho da Bíblia:
“Logo depois disso, andava Jesus de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; e iam com ele os doze, bem como algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios. Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, Susana, e muitas outras que os serviam com os seus bens.”
Lucas 8:1-3
Nunca havia reparado nisso. Afora a mênção aos 12 apóstolos, o evangelista só cita MULHERES acompanhando Jesus. O padre lembrou como elas eram muito discriminadas naquela época, e ainda assim Jesus andava cercado delas, tratando-as como iguais. E foi justificar no Gênesis, onde está escrito:
“Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre o homem, e este adormeceu; tomou-lhe, então, uma das costelas, e fechou a carne em seu lugar; e da costela que o senhor Deus lhe tomara, formou a mulher e a trouxe ao homem.”
Gênesis 2:21-22
O padre falou que aquilo era obviamente uma metáfora, uma figura de linguagem (graças a Deus!), que simbolizava que a mulher foi criada de uma parte ao LADO do homem. Nem da cabeça nem dos pés dele, e sim do meio. Falou dos preconceitos que ainda existem contra a mulher, e citou que, em nossa sociedade, a consagração do sucesso de uma mulher na mídia é ela posar nua numa revista; não precisa nem ser bonita: se ela faz sucesso, logo é convidada pra posar como um objeto de desejo (o que minimiza – às vezes apaga – todo o esforço que ela fez como ser humano pra chegar ao reconhecimento nacional). O padre falou ainda que muitas vezes o preconceito é alimentado pelas próprias mulheres, ao criarem seus filhos de maneira machista e perpetuando o preconceito dos avós, ou ao aceitarem passivamente os desmandos do marido.
Achei muito bonito esse sermão, numa Igreja consagrada a Nossa Senhora, e com o padre cercado de mulheres – senhoras, suas assistentes, que estavam inclusive com ele no altar, e a platéia, composta de 90% de mulheres. Enfim, uma Igreja de contrastes, onde o Divino convive com o vulgar, e onde o padre prega a igualdade feminina dentro de uma doutrina famosa pelo machismo e preconceito histórico para com a mulher. Saí de lá revigorado, sem a fraqueza de outrora. Obrigado, Nossa Senhora (e perdoe a brincadeira acima). 😛
Monsenhor Jonas Abib, fundador da Canção Nova, morre aos 85 anos
https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2022/12/13/jonas-abib-fundador-da-cancao-nova-morre-aos-85-anos.ghtml
https://youtu.be/FBRWat_lvjM
Imagem de Nossa Senhora Aparecida e terço ficam intactos após casa pegar fogo no Paraná, diz Corpo de Bombeiros
Caso foi registrado em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. Causa do incêndio não foi revelada.
https://g1.globo.com/pr/campos-gerais-sul/noticia/2022/08/29/imagem-de-nossa-senhora-aparecida-e-terco-ficam-intactos-apos-casa-pegar-fogo-no-parana-diz-corpo-de-bombeiros.ghtml
Terço que resistiu a incêndio no Paraná era de plástico com cordão inflamável: ‘Bastante incomum’, diz capitã dos bombeiros
Segundo capitã, imagem de Nossa Senhora Aparecida também tinha pintura que poderia ter incendiado. Caso foi registrado em Ponta Grossa, nos Campos Gerais.
https://g1.globo.com/pr/campos-gerais-sul/noticia/2022/08/30/terco-que-resistiu-a-incendio-no-parana-era-de-plastico-com-cordao-inflamavel-bastante-incomum-diz-capita-dos-bombeiros.ghtml
Roberto Carlos – Nossa Senhora
https://www.youtube.com/watch?v=9HCNy4HSdUE
pq neutrinos?
http://n3w5.com.br/537-pedro-siqueira-conta-experiencia-mistica-com-sao-miguel-arcanjo-na-gruta-gargano-na-italia.html
Anônimo,
O caso desse rapaz, ao que tudo indica, é de influência demoníaca.
——
Shalashaska,
Parece, em princípio, ser efeito da má qualidade do vídeo – mas há também a alegação dos fiéis. Ainda que com certa dose de ceticismo, suspendo, por hora, o juízo. 🙂
——–
Saudações
Caro anônimo,
Há algumas evidências, mas a mais clara é a ausência de qualquer menção à crise atual e à importância de se apegar à Tradição. Ao contrário, o sujeito está envolvido com o gnosticismo e as heresias que hoje infectam os meios paroquiais.
Recomendo que leias, por amor a Verdade, as seguintes obras (nesta ordem): “O Derradeiro Combate do Demônio”, “Carta Aberta aos Católicos Perplexos”, “Golpe de Mestre de Satanás”, “Do Liberalismo à Apostasia”, “A Conjuração Anticristã” e “O Reno se Lança no Tibre”.
Sds em Cristo e Maria
Evitar todo o mal,
cultivar o bem,
purificar a própria mente:
esse é o ensinamento do Buda.
Dhp 183
oi neutrinos,
pesquisei um pouco sobre cada obra q vc falou.
Valew!
Disponha, caro.
https://www.youtube.com/watch?v=cy37L_cQtEg
se vc for, conta aqui depois
Xuxa conta a história de Pedro Siqueira
http://www.youtube.com/watch?v=iIaj6STwYt0
Acid!
Pedro Siqueira convida para o terço a ser realizado em Recife, no dia 24 de fevereiro de 2018, sábado, no Santuário de Fátima, no Centro.
https://www.youtube.com/watch?v=OdiKnxk1iMI
Minha família tem ascendência portuguesa, indígena, mulata e meu avô era um caboclo com um estranho olho verde que pode ser holandês. Certamente se a história fosse outra, o brasileiro teria outra índole, e tenho conhecimento de que o gosto portugês pela mistura favoreceu muito essa miscigenação que deixou as mulheres tão, mas tão gost… lindas. Agradeço por isso. Mas bem que viria a calhar ter tido uma índole menos tolerante a corrupção (sei que em portugal vcs têm os mesmos problemas com políticos que nós temos) e mais apta a se indignar e protestar contra os erros (eita povo… Read more »
Olá Acid, Posso saber se vc tem ascendência europeia e, se for o caso, qual é ela? Vc tem experiência concreta da índole de alguns dos povos europeus? Vc sabe como são encarados por todos os outros os franceses, os ingleses, os alemães, os espanhóis?… Eu te garanto que o Brasil tem a índole especial, querida, apreciada, até invejada (positivamente) pq é uma índole substancialmente derivada da alma portuguesa… faça a experiência de ir a Portugal e com certeza vai ser tratado com um apreço que nunca obterá em outro país, e nessa oportunidade vai perceber de onde vem a… Read more »
A MISSÃO DE VYASA O sábio Angari disse a Sry Vyasa: “Vá à Terra e limpe o pó da mágoa da alma dos homens. Leve a mensagem cósmica de Krishna. Ensine as verdades da alma e eduque-os na “luz-amor-sabedoria” de Brahman. Viaje com eles no trabalho espiritual e toque suas mentes com a varinha do discernimento. Incinere seus egos e mostre-lhes a amplitude de um sorriso. Descongestione os seus chacras e aponte as virtudes do prana, circulando livremente por suas auras e seus corpos. Mergulhe com eles nas ondas da Espiritualidade e ensine-lhes a ver Brahman em todos os seres… Read more »
Falando em vibrações, há quem diga que as salsichas não são tão ‘purificadas’ assim…
De qualquer forma, os animais submetidos a tal tratamento não tiveram uma “vibração” nada boa. Não será do dia pra noite, porém, que dissolveremos o conceito pré-histórico que temos para com eles. A grande maioria das religiões vê os animais como nossos servos e escravos, enquanto “céticos” dizem calcar-se na evolução.
Que evolução?
http://www.youtube.com/watch?v=01itrj-HQz0
http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,com-tecnicas-medievais–cientistas-criam-replica-do-sudario,446266,0.htm
Pedro Siqueira relata como são seus encontros com Nossa Senhora
http://www.youtube.com/watch?v=_wRSUABJOBM
Valew Neutrinos!!!
Australiano filma, o que ele alega ser, uma pintura de Nossa Senhora movendo os lábios durante a missa numa igreja de Sidney.
http://www.dailymail.co.uk/news/article-3170287/The-amazing-footage-Sydney-parishioners-say-shows-Virgin-Mary-s-lips-moving-painting-pray-local-church.html
(Esqueci de colar o link no comentário anterior.)
TERÇO DE SÃO JOSÉ DO RIO PARDO
com Pedro Siqueira
youtube.com/watch?v=DXEo5SBZZcc
Exercício espiritual para se conectar com seu anjo da guarda.
facebook.com/pedrosiqueira.1971/videos/vb.129067230519494/1243421105750762/?type=2
Schubert – Ave Maria
youtube.com/watch?v=2bosouX_d8Y
“Como eu entendo o Dhamma ensinado pelo Abençoado, não é fácil viver em família e praticar a vida santa completamente perfeita, totalmente pura, como uma concha polida. E se eu raspasse o meu cabelo e barba, vestisse os mantos de cor ocre e seguisse a vida santa?” (Ratthapala Sutta)…
ROSE SILVEIRA ENTREVISTA O ADVOGADO PEDRO SIQUEIRA
http://youtu.be/Mx3BJw0-jcQ
http://youtu.be/2QkXBlqRCB8
Frases de Santa Teresa de Ávila
https://formacao.cancaonova.com/igreja/santos/frases-de-santa-teresa-de-avila/
Religião católica por Chico Xavier
https://www.youtube.com/watch?v=EmhmOreTkws
“É a lei que quando um Bodisatva descende no ventre da sua mãe, quatro jovens devas [4] vêm protegê-lo nos quatro quadrantes de modo que nenhum humano ou não humano, ou qualquer um, possam causar dano ao Bodisatva ou à mãe dele. Essa é a lei. 1.18. “É a lei que quando um Bodisatva descende no ventre da sua mãe, ela se torna virtuosa de forma intrínseca, abstendo-se de matar seres vivos, de tomar aquilo que não é dado, da conduta imprópria com relação aos prazeres sensuais, da linguagem mentirosa e do vinho, álcool e outros embriagantes que causam a… Read more »
http://aveluz.ning.com/profiles/blogs/entrevista-com-pedro-siqueira-pelo-alexandre-ferreira-na-radio-gl
29/05/2012
PROGRAMA 05 – CÁ ENTRE NÓS – ROSE SILVEIRA ENTREVISTA PEDRO SIQUEIRA
http://youtu.be/0furm00YSa4
05/03/2013
PROG. CÁ ENTRE NÓS ROSE SILVEIRA ENTREVISTA PEDRO SIQUEIRA
http://youtu.be/wUJiiwENysU
parte 2 da entrevista de Pedro Siqueira
http://www.youtube.com/watch?v=k3cqUPbqFtw
Marcia Peltier Entrevista: Pedro Siqueira (2012-12-25)
http://www.youtube.com/watch?v=U2RVl3NsH7I
Xuxa conta a história de Pedro Siqueira
http://www.youtube.com/watch?v=iIaj6STwYt0
.
De Frente Com Gabi Pedro Siqueira completo
http://youtu.be/HngZ-On3XAg
Pedro Siqueira – NOSSA SENHORA – Canção Nova
http://www.youtube.com/watch?v=EwzeDvYdhtA
Acid, “Só deu pena de ler a triste interpretação do fotógrafo pra essa imagem…” É só uma questão de perspectiva. 🙂 O materialista vê a morte como o castigo pior e derradeiro; já para o cristão, como a morte não passa de uma transição, o mais grave é a perda da alma, o que não invalida o fato de que aquela seja condenada pelas leis naturais. No caso das guerras, a coisa é um pouco mais complexa. Mas vale dizer aqui que a legítima defesa não é pecado grave. Um povo pode e deve defender o seu território, sua integridade,… Read more »
Uma força do livro “o código Da Vinci” o sagrado feminino.
Acho que é esse painel:
Reparem na santa do lado esquerdo “abençoando”…
Pô, eu procurei foto em todo canto e não achei. Eu não tenho coragem de levar minha câmera pro centro do Recife… não mesmo.
Agora fiquei curioso, tira uma foto de lá Acid!
Mas esse é verdadeiramente um fato né… por que de só as mulheres rezarem tanto? Por que as mulheres são mais devotas que os homens?
Nem sempre a Arte anda de mãos dadas com a coerência, ainda mais quando ela serve a algum patrão, produzindo encomendas absolutamente direcionadas. Da Vinci e Michelangelo que o digam! A ARte deveria servir apenas à Arte. Eu não sou católica, mas ocasionalmente eu entre numa ou noutra igreja, em busca de silêncio e clima propício à reflexão. Nem sempre encontro, diga-se de pasagem… mas aqui em Tabaté(dio) tem um lugarzinho (que nem pode ser chamado de Igreja, talvez capela) das irmãs Sacramentinas, que tem uma ambiente fanstástitico: leve, claro, energeticamente luminoso. Não tem muita ornamentação, mas tem sempre umas… Read more »
Well
Eu sempre gostei de entrar em igrejas. Agora, mudar, estou sempre mudando pra algumas coisas, outras não…
Solius
Gostaria sim de ouvir sua versão do tratamento feminino na ICAR. Note que eu peguei uma crítica de dentro e outra de fora da Igreja. Tenho sérias dúvidas se uma Hipátia floresceria em meio católico, mesmo nos dias de hoje.
Deuteronômio 32
41
Se eu afiar a minha espada reluzente, e se a minha mão travar o juízo, retribuirei a vingança sobre os meus adversários, e recompensarei aos que me odeiam.
42
Embriagarei as minhas setas de sangue, e a minha espada comerá carne; do sangue dos mortos e dos prisioneiros, desde a cabeça, haverá vingança do inimigo.
Este post é do Acid? Acid, é impressão minha ou voc~e mudou e passou a peregrinar nos locais que antes se interessava?
Por sinal, Recife seria assim se os holandeses tivessem continuado aqui:
Tipo, eu já estava enchendo o saco de ir pra missa e só ouvir sermão de Jesus é o Senhor, a Igreja Católica é a Igreja de Jesus, a Lei da Igreja ensina… Enfim, não aguentava mais, até porque quando pequeno eu só gostava de ir à igreja pra me impressionar com o interior da construção e a beleza dos rituais (a boa e velha aura mística que nos faz sair do nosso mundo real, a Matrix). Mas ultimamente estou indo à missa só para escutar o evangelho e os sermões, o que pra mim é o único que importa… Read more »
E não é que o Blog ainda respira???
Já disse que não saio! Nem adianta expulsar! Sou um otimista irremediável!
Sempre gostei dessa igreja (mesmo não sendo católico, mas judeu, como estudava em colégio militar, tínhamos que comemorar a Páscoa Militar – que se comemora em outubro, não me perguntem por que)por conta do belíssimo altar. A pintura do teto, eu já tinha visto e também achei horrendo. Quanto ao sermão do padre, concordo inteiramente com o que ele diz: há muitas mulheres machistas. Exemplo disso é a minha mãe (melhorou, Graças!) que segurava minha irmã mais velha em casa e me incentivava a pegar as “cabritas”, já que eu era um “bode”… Enfim… Apenas um adendo, a Igreja do… Read more »
É mesmo uma lástima termos chegado ao ponto de entrar em um local sagrado e nos depararmos com este tipo de cena retratado. A respeito da questão de sermos “insignificantes” e “dependentes da misericórdia divina”, não tem a ver com manutenção de hierarquia. É algo de fundamental importância na doutrina como um todo, e o sentido do adjetivo não é este que se supõe à primeira vista. Caso queira, podemos desenvolver. 🙂 Sobre as mulheres, o autor do primeiro texto ignora alguns pontos de extrema importância que inverteriam sua visão, e o do segundo faz recortes tendenciosos e induz o… Read more »
Acid
Costumava assistir as missas dessa Igreja justamente por causa dos padres que são colocados nela. Sempre eles tem uma opnião um pouco diferente da Igreja. E não sou catolica.
Ela é conhecida também como Rosário dos Negros, porque era onde eles podiam acompanhar uma missa.
Ótimo post
Um abraço
“…e o fato de uma força 50% inferior vencer os holandeses foi considerado um milagre…” Bem, pode ter sido considerado milagre para alguns, para outros, Portugal livrou-se dos holandeses somente quando os portugueses pagaram 63 toneladas de ouro pelo Nordeste em 1649. O pagamento dessa soma, altíssima para a época, arrastou-se por quatro décadas, apesar de a Batalha dos Guararapes (ocorridas entre abril de 1648 e fevereiro de 1649) quase ter atrapalhado a primeira negociata que teve como moeda de troca o Brasil. 😉 Por trás de tudo isto está a interessantíssima história das Companhia das Índias – tvz a… Read more »
Acid, ja passou no anoitan esta semana???
http://anoitan.wordpress.com/2009/09/29/o-poder-agregador-do-mito-joseph-campbell/
Nada… esse aí é versão pra criança. A pintura na madeira é horizontal e grandona, com números indicando quem foram os generais que participaram da Batalha
Pra quem mora no Recife, além da Igreja da Conceição dos Militares, há várias reproduções da Batalha… Uma está na Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, nos Montes Guararapes, a outra está na sede do Instituto Histórico, Geográfico e Arqueológico de Pernambuco, à Rua do Hospício (pouco antes do Teatro do Parque). Como as pinturas foram feitas por clérigos da mesma ordem (senão me engano, os carmelitas) tinham a função de representar a mesma cena em vários lugares. Com o detalhe de que a que está na Conceição dos Militares é uma segunda versão. A original é a que está… Read more »
Tb tô curioso pra ver essas imagens. Tb revirei a internet e não achei nada. Mas quem sabe com base nessas informação do Alisson, q li agora, seja possível encontrar alguma coisa.
Desculpa o comentario, que não tem a ver com o post.. mas acho que pode interessar a quase todos que frequentam aqui.
http://www.iknowwhatisawthemovie.com/trailer.html
um filme q fala sobre a abertura dos documentos do governo( que eu nao entendi quem vai abrir esses documentos até agora, mas td bem ) e que envolve pessoas que trabalham/trabalharam para o governo/nasa/pessoas comuns/etc…
Lol. Isso cabe uns 4 crimes segundo o CP e uns 40 pela Lei de Moisés… ¬¬’
Mais um exemplo de mistura de religião e posição social. Versão extreme cara-de-pau
http://www.youtube.com/watch?v=PvW738BT0nQ
Shaka: De fato, Recife foi muito avançada para sua época. Tanto que inspirou o traçado urbano de São Petersburgo, na URSS (soube disso com uma pessoa do curso de arquitetura da UFPE). Pena que a paixão de Nassau pelo Recife não foi compartilhada pela Companhia das Índias, que queria mais resultados (diga-se dinheiro) e o chamaram de volta à Holanda. O modo como vejo o Brasil dando certo era os holandeses terem vencido com Nassau AINDA aqui. Aí sim, ele seria inspiração para os outros governantes, e teríamos drogas liberadas e partidos pedófilos em vez de políticos pedófilos e partidos… Read more »
E curiosamente essas imagens de guerra e de fanatismo religioso nos vem no dia de São Francisco. Que irônico… Realmente é para refletirmos como podemos ser instrumentos da paz pregada tanto por Jesus e por Francisco…
Valeu, Solius!! É essa mesmo… Botei no post. Só deu pena de ler a triste interpretação do fotógrafo pra essa imagem… Aí lembro das cruzadas, da 2a guerra mundial (“Deus conosco”, só que do lado errado), da guerra no Iraque… todas com uma desculpinha religiosa, mesmo quando o motivo principal (e evidente) passa longe disso!
Os cristãos, de qualquer denominação, deveriam ser mais cristãos… Triste, triste…
Sobre as imagens, menos temerosas que o texto: “Gosto de imaginar a Virgem militante, general dos soldados de Cristo, avançando como a aurora, temível como um exército em ordem de batalha”
E conclua-se com minhas palavras: Ordenando os homens cortarem as cabeças uns dos outros enquanto o ódio floresce no coração uns dos outros, enquanto Deus se exalta na sua divina “Justiça” para com os seus “inimigos”… Enfim, a velha e boa paz aos homens de boa vontade que invocamos todos os domingos nas missas com a proteção de “Nossa Senhora da Paz” ¬¬’
“Recife não seria daquele jeito, temos que levar em consideração que o Suriname foi colonização holandesa e veja só Georgetown, a capital…” A questão não é a colonização mas o fator Nassau, pois o mesmo tinha o propósito de desenvolver Recife, não era um mero interesse de exploração. As condições de Recife eram perfeitas para desenvolver um novo polo econômico e porque não político. Pernambuco se tivesse tido êxito tanto com Nassau e com as benditas revoluções praeira e Pernambucana seria se brincar um país independente e desenvolvido. As ideias Iluministas da Revolução de 1817 iriam transformar Pernambuco numa capital… Read more »
Creio ter encontrado algumas fotos da pintura da batalha:
http://www.deuslovult.org/2009/05/01/nossa-senhora-da-conceicao-dos-militares/
Acid, “Gostaria sim de ouvir sua versão do tratamento feminino na ICAR. Note que eu peguei uma crítica de dentro e outra de fora da Igreja.” Quanto a isto, é relativamente simples: homens e mulheres possuem naturezas distintas. Não é uma questão de inferioridade e superioridade, como tantos tentam sugerir. Quem freqüenta ou já freqüentou alguma comunidade sabe que as mulheres assumem ali os mais diversos papéis, inclusive coordenando atividades. Os links que forneci dão boas informações, o primeiro com ênfase na questão da ordenação, e o segundo em exemplos de grandes mulheres que surgiram na Idade Média. “Tenho sérias… Read more »
para: Shaka Kama-Hari/ Rafael Vilaça
Recife não seria daquele jeito, temos que levar em consideração que o Suriname foi colonização holandesa e veja só Georgetown, a capital…
Hahaha ^^ Muito bom. O Acid foi alfabetizado em inglês.
E a igreja católica não é mais a mesma. Teve que dar uma modernizada pra atrair a nova juventude radical de cristo que os evangelicos estão atraíndo cada vez mais.
Mas acho que a igreja católica é como qualquer outro religião.
Tem os filhos de fé… e tem os filhos da p%&*#!
Abraço
A coisa mais próxima de bioenergia são os posts
http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2002/11/prana.html
http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2003/06/reiki.html
http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2006/02/chakras_e_vibra.html
Pois é, como as consciências vão evoluindo… se pintarem uma igreja hoje, não vai ter elogio da violência.
Acid, please, tem pronto aí links no saindodamatrix com o tema de bioenergias ?
Jorge
osho falou e como sempre achei correto, que as mulheres andam mais em igrejas, templos e coisas ligadas à espiritualidade, pq a questão da confinça é uma caracteristica feminina e a duvida uma caracteristica masculina. É por isso q os maiores cientistas e racionalistas são tudo macho. Nós duvidamos, elas confiam. Essa é a tendencia.
Feliz Dias das Mães!!!