OS ÚLTIMOS ENSINAMENTOS DE LAO-TSÉ

Por Hua-Ching Ni

“Gentil príncipe, a tolerância é uma virtude necessária na vida de todos, mas, para um ser íntegro, nada há que necessite ser tolerado ou denominado tolerância. Esta existe apenas na esfera relativa.

Por que é assim? Se alguém nos faz algo de que não gostamos, precisamos ter força para suportar; trata-se de uma situação difícil e incômoda; contudo, depois que te elevaste acima dos conceitos relativos da mente não há nenhum eu nem outros, nem longevidade, nem brevidade, nem vida, nem morte na tua mente; logo, não sentes ódio nem tristeza. Qual é, pois, a necessidade da tolerância?

Gentil príncipe, uma pessoa que evoluiu muito deixa atrás de si todas as idéias sobre a individualidade e amplia o amor impessoal a fim de incluir toda a existência. Eliminar a individualidade possibilita à pessoa livrar-se das discriminações da forma, da língua, da percepção dos sentidos, dos sentimentos e de todas as outras condições relativas que acabam por nos enredar. Isso faz com que o verdadeiro ser da pessoa se desenvolva livremente sem os obstáculos do apego. Quando a mente se liga a alguma coisa, ela faz pouco mais do que prender-se na dor criada por si mesma. A pessoa que evoluiu muito, portanto, não está apegada a coisa nenhuma e não depende de nenhum conceito particular e de nenhuma forma nas suas relações com as pessoas ou nos serviços que presta a elas. O seu próprio ser beneficia toda a vida.

Para um ser íntegro, toda forma se assemelha ao que é informe. Toda a vida é igual a toda não-vida. Gentil príncipe, é esta a realidade do universo; esta é a verdade sutil e íntegra, não uma invenção religiosa. Não há necessidade nenhuma para se fazer mais comentários, pois a orientação da realidade transcendental e fundamental está além do domínio da veracidade e da falsidade na lógica comum. Só a pessoa que já evoluiu até um estágio elevado pode receber essa preciosa instrução”.

Retirado do site Espiritualismo Ecumênico Universal

5 1 vote
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.