MTV DEBATE

Participei, na última terça (23) do programa MTV Debate, mediado por Lobão, e cujo tema foi Daime: droga ou religião?. Vou usar este post pra ir atualizando com minhas impressões, informações e coisas que gostaria de ter dito, se tivesse tempo.

Tempo foi uma questão crucial, já que a produção primeiramente entrou em contato com os participantes e nos instruiu que o programa é dinâmico, com cortes (interrupções) por parte dos participantes e que, na prática, não daria pra falar por mais de 1 minuto. O lado direito – que era o grupo a favor de restrições ao uso da Ayahuasca – composto por Lázaro Freire (Psicanalista transpessoal e criador da Lista Voadores), eu e Anthony Wong (Toxicologista), procurou cumprir à risca as determinações, sendo objetivo e procurando a alternância de opiniões (especialmente o Lázaro), mas o lado esquerdo – que supostamente deveria esclarecer o que é o Daime em seu contexto -, composto por Carlos Maltz (astrólogo e ex-baterista do Engenheiros do Hawaii), Sérgio Seibel (psiquiatra) e Sandra Goulart (antropóloga da USP) parece não ter entendido o formato televisivo da MTV e monopolizou (não-intencionalmente) o debate, criticando as tentativas de interrupção. Uma pena (não por mim, mas pelo público, que poderia ter se beneficiado mais da dinâmica de opiniões).

Pra ilustrar tecnicamente como ficou desequilibrado, segue o tempo de fala de cada participante, por bloco, em minutos:

BLOCO 1

Lázaro: 2:10
Maltz: 1:56
Sandra: 2:22
Acid: 1:04
Wong: 2:48
Sergio:

BLOCO 2

Lázaro: 1:34
Maltz:
Sandra: 16 seg
Acid:
Wong: 10 seg
Sergio: 06:52

BLOCO 3

Lázaro:
Maltz: 03:02
Sandra: 2:20
Acid: 05 seg
Wong: 1:47
Sergio: 1:56

BLOCO 4

Maltz: 01:18
Lázaro: 47 seg
Sandra: 51 seg
Acid: 1:01
Wong:
Sergio:

TOTAL

Sergio: 08:48
Maltz: 06:46
Sandra: 05:49
Wong: 04:45
Lázaro: 04:31
Acid: 02:10

Particularmente eu não gostei da minha participação inicial. Em condições ideais eu poderia ter aproveitado melhor o primeiro minuto. Eu achava que a primeira pergunta seria o tema, se Daime era ou não droga, e quando passaram pra mim após a entrevista da menina eu fiquei meio perdido. Minha vontade era simplesmente detonar a menina pelo descaso com que ela foi tomar o Daime, dizer “isso que é o perigo com o Daime”, que ela só queria curtir um barato (como o Maltz sugeriu, depois) e que a “religião Daime” não tem nada a ver com o contexto supostamente “católico” dela, mas fiquei me policiando pra não ser grosso na TV falando algo que só falaria aqui, na informalidade. Daí eu me repeti nas frases “contexto religioso” (era minha cabeça tentando retomar o assunto) e depois fui interrompido. Melhor, porque senão iria ficar uma fala arrastada, sem nexo.

Lázaro e Wong se saíram muito melhor de cara, afinal o primeiro tem toda uma bagagem de cursos Brasil afora, e Wong já participou de outros programas, inclusive outros “MTV Debate”. O psiquiatra Sérgio Seibel foi uma boa surpresa: procurou ser claro, com linguagem acessível, e não se deixou contaminar pelo relativismo: falou o certo, que a bebida é sim uma droga alucinógena e que foi liberada dentro de um contexto, apoiou as restrições, enfim, ele poderia estar do “nosso lado”, mas estava sim do lado do esclarecimento. Quando ele começou a detalhar as experiências foi que ele se perdeu, e consumiu um tempo danado. A antropóloga devia ter muita coisa interessante a dizer, se lhe dessem 1 hora pra exposição (e eu adoraria ouvir sobre os “outros contextos” que ela falava), mas não era o caso. A impressão que ficou foi de que ela falou, falou e não disse nada. O Maltz… bem, o Maltz se sentiu ofendido por todos (a começar pelo Lobão) e ficou numa defensiva que o impedia de ver que o esclarecimento era BOM para as instituições sérias, como parece ser o caso da UDV. Durante o intervalo eu falei “cara, estamos do lado da sua religião” e ele respondeu (ou melhor, resmungou): “ela não precisa disso”.

No final do 3º bloco eu me desesperei no intervalo, porque vi o quanto estavam desperdiçando tempo falando de UDV, Barquinha, Xamã, coisas que não dizem nada ao público jovem, que quer saber que danado é aquela bebida e, afinal, se era ou não era droga, e falei isso pro pessoal. Ficou meio que acordado que eu falaria isso no bloco final. Olhando o vídeo, percebi que só consegui falar porque o Lázaro cedeu boa parte de sua fala a mim, inclusive apontando pro meu lado, como se lembrasse ao pessoal do que falei no intervalo. Fiquei feliz com essa minha participação final, porque, embora eu tivesse muito mais pra contribuir, eu queria deixar CLARO, sem dúvidas ou retóricas, que o negócio é droga e só foi liberado porque por trás existe uma religião estabelecida há 70 anos. Eu ia falar que os jovens estavam cada vez mais usando a Ayahuasca SEM ter no meio os rituais ou a orientação religiosa, e ia dizer pras autoridades e entidades colocarem no Orkut “Ayahuasca” e verem a comunidade “Ayahuasca sem dogmas”, com desprezo pela doutrina e acesso à bebida indiscriminadamente.

Acho que no final das contas valeu, sim, o debate. Ironicamente duas pessoas entre as três que mais falaram saíram do debate dizendo que não serviu pra nada, mas oportunidade pra esclarecimento não faltou (pra eles, pelo menos). Gostaria de agradecer a produção do MTV debate pelo profissionalismo, pelo investimento em mim e pelo espírito jovem com que guiam o programa. A performance dos convidados é que é, por natureza, imprevisível.

Referência:
O Santo Daime (Ayahuasca);
O contexto da Ayahuasca;
Ayahuasca: o “contexto xamânico”;
Ibogaína: A planta contra o vício

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
128 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
billy shears
billy shears
26 março de 2010 8:52 pm

O programa não mudou em nada a minha forma de enxergar a questão. Descordo da tese de que o chá – droga – possa ser ingerido tendo por base o principio do “contexto religioso”; tal principio, em minha modesta opinião, revela-se nada mais do que um sofisma.

Se é droga: o é, independente do contexto. Simples assim; o simples é fácil de fazer, é fácil de ver; mas nós preferimos complicar. Por que será?

Próxima polêmica, por favor.

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
27 março de 2010 1:47 am

Aí Fred,

Eu fiquei assim tb! E só tô por aqui a uns 2 meses. É mesmo um tanto “traumatizante”. :0 😮 :0
Tinha dito que ele me lembrou o Gabeira; Mas acho que agora entendo por que a mulerada tá dizendo que ele é bonito… Ele é o Gabeira misturado c/ o Brad Pitt e c/ o nariz do Rodrigo Santoro! Ah, Tá! 😀 😉 😀

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
31 março de 2010 12:23 pm

Pois é destemido Acid, Passei por isso quando “abandonei” a doutrina espírita (dá uma olhada nos coments do post do Chico Xavier). Isso tem a ver c/ o tal relativismo moral. Indo por esse raciocínio (da “experimentação) eu só poderia ser espírita si morresse primeiro! Ou teria que virar uma galinha p/ compreender o sabor da carne da penosa! Ou teria que ser picado por uma cascavel p/ saber como funciona os efeitos do veneno e fazer o antídoto!… Os exemplos são infinitos. E nêgo realmente acredita nisso!! É ou não é p/ desenterrar o Alborguethi. Queres enriquecer nesse Brasil?… Read more »

Gabriel Kimelblat (ex gherman...)
Gabriel Kimelblat (ex gherman...)
27 março de 2010 5:07 am

Finalmente sei como é a cara do Acid depois de acompanhar o blog por um loonngggooo tempo!! =DD
E SIDHARTA??? QUE MANEIRO!!!
ACID e BUDHA compartilham até o mesmo nome!!! *-*

Gabriel Kimelblat (ex gherman...)
Gabriel Kimelblat (ex gherman...)
27 março de 2010 5:12 am

Ahh, e pra quem não teve como ver o programa, o Lazaro Freire gravou e postou no YouTube:

http://www.youtube.com/watch?v=hDM4rVJGXFI

Endriel
Endriel
27 março de 2010 11:42 am

Olá pessoal Deixa eu fazer uma pergunta aos ayahuasqueiros e principalmente ao Lázaro: Qual a relacao do chá com a projecao astral? Ou seja, o chá de alguma forma facilita o desdobramento ou é apenas alucinacao? Pergunto isso, pois já tive experiencias em que meus sentidos estavam alterados e consegui sentir uma certa facilidade no desdobramento. Podemos perceber isso até durante o sono (ou nos vários estágios deste), onde nossa percepção avança em direção ao subconsciente. Enfim, um colega falou abaixo que Daime não é religião pois não houve uma revelação da Verdade pela própria divindade, e isto esta correto,… Read more »

Titanico
Titanico
27 março de 2010 11:53 am

Fala Anderson e Acid!! Eu escrevo o nick sem acento por causa do meu email… mas o correto da palavra, com seu respectivo significado, possui o acento. Mas agradeço pela parte que me toca! rsrs 1) Sobre a Umbanda e afins, no meu comentário mais acima frisei bem a questão de não confundir com o Daime. Ali pra tudo existe um significado e não é pro intermediário (médium). Além disso, em tais correntes religiosas, não se busca aquilo como meio pra alcançar qualquer tipo de “viagem astral”… Então, o contexto é bem diferente! 2) Concordo em parte que proibição não… Read more »

André Garcia
André Garcia
27 março de 2010 1:02 pm

Aiaiai, heheuheuheu MAs tem gente aqui que diz que foi procurar a ayahuasca numa barraca com um hippie e depois não sabe porque fez mal. Gente, realmente, as vezes falta um pouco de senso… Recomendo, mais uma vez, a leitura do documento do CONAD, que explica melhor o uso ritual, como e porque foi liberado para uso religioso. Mas gente, o que recomendo mesmo é que cada um siga o seu caminho, sigam os princípios espirituais onde achar que eles realmente estão, isto será certamente melhor do que ficar opinando se o outro deveria ou não tomar ayahuasca. Vá quem… Read more »

André Garcia
André Garcia
27 março de 2010 1:06 pm

E sobre o famoso CONTEXTO de utilização, vejo muitas pessoas falando que só pode ser válido dentro das florestas, feito pelos indios. O FATO, é que, esse não ´´e mais o contexto atual, querendo ou não, achando bom ou não, existe outro contexto, muito maior, que é o da utilização por grupos da modernidade, urbanos, de certa forma. Isso não é necessariamente ruim, mas concordo com muitos criticos dos trabalhos com ayahuasca, que tem gente despreparada e mal intencionada, fazendo uso? O que fazer então? Regular, impor regras sérias, buscar um aprofundamento no estud, nos diálogos, porque a ayahuasca, esperneiem… Read more »

James
James
27 março de 2010 1:38 pm

peraí deixa eu ver se entendi o conceito, quer dizer se eu fundar uma religião e pregar q o uso da cocaína e do ecstasy é a chave da libertação espiritual, aí talvez a minha opnião tenha alguma validade, é isso??? para os rastafaris a maconha é “uma erva medicinal milenar, não para diversão ou prazer, mas sim para limpeza e purificação em rituais controlados”, lindo não? mas nem por isso a maconha deixa de ser uma droga … e veja bem, eu não estou criticando a sua religião, alias eu mesmo fui por bastante tempo usuario de drogas, e… Read more »

Lázaro Freire
Lázaro Freire
27 março de 2010 2:17 pm

Como diz o caboclo cheirador Lobão, o governo precisa liberar o culto da Santa Farinha. Cocaína também tem propriedades medicinais históricas, e toda uma ligação com as atividades culturais, artísticas e alternativas. Lula, lembre da “poesia” de seu ministro que liberou o Daime: “realce” esse “talco” que quanto mais “purpurina” melhor. Santa Farinha, Gil!!!!! Acho que muitos de minha geração já ouviram, nos palcs dos anos 80, o Gil CA cantando a letra original para “purpurina” e teor de “beleza”. Ontem atendi mais um caso – Mae e filho dessa vez – em que após o daime começou pânico, e,… Read more »

gabi
gabi
27 março de 2010 2:43 pm

acid, só te digo uma coisa… perdeu a oportunidade de organizar um encontro com seus leitores de são paulo! E se deu mal, pq vc nem imagina a quantidade de Fanta Uva que eu levaria…
=P

o que nada sabe
o que nada sabe
27 março de 2010 3:37 pm

Porque ninguém pergunta qual era a religião da Suzane Richthonfen, ou dos Nardoni. Todos os casos polêmicos (suicídio, assassinato, etc.) envolvendo a ayahuasca são comuns (infelizmente) em nossa sociedade, independente da religião. Mas é normal a sociedade querer achar um culpado (principalmente quando o problema esta em suas estruturas). O próprio pai do assassino do Glauco, prefere culpar o daime à reconhecer a doença do filho, ou algum erro seu em educa-lo. Só acho ironico ver a postura preconceituosa e debochada (santa farinha, santo chopp) de um espiritualista que voa tão alto, e a posição extremamente conservadora do fundador do… Read more »

Fred
Fred
27 março de 2010 5:11 pm

Se eu soubesse que o Acid tinha vindo pra Sampa, teria organizado um encontre dele com vários leitores do blog. Iria ser uma troca de idéias incrivel. Se vier pra cá de novo avisa, Acid.

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
27 março de 2010 1:31 am

Ai, Ai… E lá vamos nós (‘não mexe c/ quem tá quieto’, vovó já dizia; Tu não aprende nunca moleque martirizado?! Tô merecendo umas boas “chineladas”)… Caro Titânico (não consigo pronunciar Titanico, pois pra mim vc não é insignificante… Me lembra “nanico”; Desculpe): VC: “Se quisessem realmente proibir, que não autorizassem a comercialização…” EU: Aí já entramos no campo do Totalitarismo. E de fato, proibindo (OU INIBINDO, OU CRIMINALIZANDO) o consumo, vc há de convir que o comércio fica em sérios apuros, não?!(já pensou botar todos os apreciadores de chocolate na cadeia? A Nestlé estaria ferrada!) O problema é que… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
27 março de 2010 12:05 am

Caro ‘Perdido’,

Se for o Terence ‘W’… Já tá na lista.
E, a tua afirmação sobre as “sequelas” do daime, tavez sem querer, mostraram realmente que a “bebida-sacra” é sim, droga (deixa uma ferida que cicatriza mas não sara). Tenho conhecidos que tiveram a experiência c/ o daime, e, até onde sei, o negócio é “punk”, não é brincadeira de criança.

TÉ-MA-IS! E valeu pela tua emoção; É por aí…
As nossas palavras tem que ter a consistência das nossas dores e alegrias… Falar sem amor, sem paixão e verdade, não dá!

Ana
Ana
26 março de 2010 3:21 pm

Peço desculpa como só dei uma vista de olhos nos comentários nem tinha reparado no link com o debate! e sim Acid é bonito, são todos bonitos by the way 😉

Perdido no espaço/tempo?
Perdido no espaço/tempo?
26 março de 2010 8:52 pm

Passei 1ano e 1/2 como fardado do Daime no Recife. Lá aprendi que o daime era prá todos, mas nem todos eram pro daime. Lá me achei e estou perdido até hj. Prefiro continuar perdido hahahaha

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
26 março de 2010 9:02 pm

Caráio Acid, Agora entendi (C/ OS MEUS PRÓPRIOS OLHOS!)o lance de permanecer Underground… Cara, esse negócio de ‘exposição televisiva’ é realmente uma maluquice total (Minha irmã chegou a fazer um estágio no Programa do Rodolfo Bottino “GEMA BRASIL”, da TVE). É uma época muito doida essa que vivemos onde TUDO virou objeto de consumo imediato (o próprio ‘conhecimento’ sobre algo é imediatamente “devorado” pelas ‘bacantes hedonistas’). Ninguém quer mais “saber”, “entender” de fato… só “devorar” (o arroto desse “consumo”, o objetivo final). Acho que isso tem a ver tb c/ a “dinâmica da velocidade” desses tempos… Sei lá… Pra mim,… Read more »

Perdido no espaço/tempo?
Perdido no espaço/tempo?
26 março de 2010 9:05 pm

Daime é religião. Religião é veneno. Pegaram o cipó da amazonia e trouxeram praqui. Experimentem plantar o cipó junto a um cajueiro. O cajueiro se lasca todo. O daime(ayahuasca) é da floresta, dos incas, que por sua vez foram massacrados pelo cristianismo. O cipó veio pro meio urbano se vingar do passado. Meus irmãos tenham respeito, muito respeito.

billy shears
billy shears
26 março de 2010 9:17 pm

Onde se lê:”Descordo”;

leia-se:”Discordo”.

Cof…cof…que derrapada feia, titio Orélho deve de tá se debatendo no túmalo…

Quanto à polêmica xamânico-religiosa-psicodélica, lembro estes versos beatletônicos:

“Life is very short
A vida é muito curta

and there’s no time
e não há tempo

for fussing and fighting,my friend
para implicância, meu amigo”

http://www.youtube.com/watch?v=mSu6SMBBBpk

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
26 março de 2010 9:27 pm

Peraí, Titanico, Peraí… Cigarro “entorpece os sentidos”????? Em que sentido??? Sobre “elevar o pensamento”, não conheci (nem conheço) ninguém que atrofiou sua mente pelas tragadas cometidas ao longo de anos de consumo de tabaco; Pelo contrário, o cigarro só “ajudou” intelectualmente seus adeptos. Já maconha, cocaína (e tutti quantti)… Putz! Mas essa: “…mas apenas faço uma analogia com o entorpecimento das faculdades normais.” …Não sei não, mas isso aí em cima pode ajudar bastante nosso “destemido” José Simpson Serra na sua cruzada antitabagista. Escondam seus maços, que os ‘cana’ tão vindo!! ;] ;] ;] PS: NÃO SOU FUMANTE… Mas só… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
26 março de 2010 9:42 pm

Pô meu caro ‘Perdidos…’

Que papo é esse Willis:

“…dos incas, que por sua vez foram massacrados pelo cristianismo”

… Tu tá “perdido no espaço/tempo”, mas o controle de navegação da nave tá c/ a mira à laser tinindo apontadando na direção da minha crença, né meu caro??!!
Perdido tava o Lobão…
Vira esse “cano de revólver” prá lá, rapá!… Ou quer tentar a sorte “massacrando” a fé alheia???

billy shears
billy shears
26 março de 2010 9:46 pm

Não foi a 1ª vez que o inspetor Lobão, com toda a sua perspicácia, investigou se o Daime é droga ou religião; eis aqui um fragmento do outro interrogatório que antecedeu o último debate – este aqui mais divertido e com os participantes tendo mais chance para falar:

http://www.youtube.com/watch?v=Ek44tW0Dqig&feature=related

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
26 março de 2010 9:47 pm

CORRIGINDO: “apontadando” tá no novo dicionário aurélio…
Que eu acabei de inventar, claro! ;]
O certo é “apontar”.

“Loucura, loucura! Vc não continua no soletrando!”

Anônimo
Anônimo
26 março de 2010 10:22 pm

olha cara posso t falar como um cara q ja usou, q é droga sim e muita gente usa apenas por ouvir falar q é alucinogeno, eu não senti porra nenhuma, só um pouco de enjoo…o meu amigo sim, ficou ate meio perturbado por um tempo, lembro q a gente foi usar na barraca de um hippie na praia…o cara tava mais ligado “espiritualmente” com o negocio, a gente queria saber qual era o “barato”…a gente se desentendeu com o hippie, e resolveu sair da barraca e trouxemos o moleque com a gente, só q ele tava meio em transe… Read more »

Perdido no espaço/tempo?
Perdido no espaço/tempo?
26 março de 2010 10:25 pm

Sabem de uma coisa!Leiam Terence vcs sabem quem.De repente entrei nessa onda mas minha praia é outra. O daime, meu caro Anderson faz uma ferida na gente. Ela cicatriza, mas deixa uma marca, por isso falei com emoção. O tiro, eu dei foi no meu próprio pé.bye bye.
Acid, tentei entrar no mtv mas não consegui, queria mesmo é ver tua cara pois deves ser um cabra muito muito doidokkk.

Titanico
Titanico
26 março de 2010 10:44 pm

Anderson Silva: 1) Vamos com calma!!! Eu não fumo mas sou totalmente contra proibir como o Serra fez! Se quisessem realmente proibir, que não autorizassem a comercialização… No mesmo sentido a questão do desarmamento… nunca tive arma, mas fui contra a proibição: eu não quero, mas não vou tirar o direito de quem quisesse ter pra SUA DEFESA! Ora, a criminalidade vai usar arma podendo ou não… já o cidadão… Claro que existem outras questões, como crianças pegarem a arma em casa e etc… a discussão é longa… 2) Cigarro não entorpece o organismo de alguma forma?! E a “necessidade”… Read more »

R.
R.
26 março de 2010 11:03 pm

Quando o ser humano se deprime o que ele faz? Usa drogas. Quando é adolescente e inocente o que muitos fazem? Experimentam drogas. Agora quando quer buscar religiosidade também usa drogas??? Não espero que ninguém concorde comigo, mas é tudo uma boa desculpa para se ficar doidão. É por isso que admiro o Budismo e principalmente a meditação. Para se crescer deve-se mergulhar na realidade pura, sem as distorções da mente e não perder todo o controle que possui sobre ela ingerindo drogas. É lamentável ver quantos usuários de drogas existem no mundo e incluo nisso alcool, cigarro etc. O… Read more »

Fred
Fred
26 março de 2010 11:43 pm

Eu iria comentar sobre o assunto, mas ainda estou chocado de ver o Acid na tv. Eu acompanho ele há mais de 5 anos e fazia uma imagem misteriosa dele em minha mente, quase mística. A MTV destruiu o mistério.

Antes que eu me esqueça, parabéns Acid. Belos comentários, pena que têm uns falastrões que atrapalharam o fluir das idéias.

Bulbo - A coruja
Bulbo - A coruja
27 março de 2010 6:02 pm

A discussão que vocês propuseram no debate e que nem foi pra frente, como a facilidade de se conseguir e tomar a ayahuasca ou a questão da mudança de contexto do seu uso são temas q já vêem sendo discutidos (mesmo que internamente) entre os seguidores sérios e de igrejas sérias da ayahuasca. Na cidade onde moro, por exemplo, houve uma partição entre os seguidores da igreja do Santo Daime por não concordarem sobre a forma do uso da bebida em contexto urbano. Alguns adeptos (entre eles pessoas da cidade e nativos do Céu do Mapiá) continuam freqüentando a igreja… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
29 março de 2010 9:35 pm

É o ‘Acid Fitness Club’… Apesar que acho que tu só precisa mesmo é fazer uma dieta pro nariz. ;D

Mas espero que vc continue é ‘malhando o cérebro’.
Hipertrofia de conhecimento nunca fez mal pra ninguém. 😉

Abraço pra ti.

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
29 março de 2010 10:21 pm

Acid, preciso fazer uma retificação: No coment que fiz ao Titânico (27/3/10-1:31am), eu disse nos parênteses c/ *: “…o máximo que se vai fazer é engordar, nada que exercícios não curem!(*EXATAMENTE O QUE O CIGARRO VAI FAZER C/ QUEM PARAR DE FUMAR… ENGORDAR!!! PRA TURMA DA “SAÚDE” E “CHEIA DE VIDA” [**como se o nosso corpo não estivesse “morrendo” desde o nascimento…] ISSO NÃO É UM BOM NEGÓCIO).” O certo era ter dito: (*EXATAMENTE O QUE O CIGARRO ‘NÃO’ VAI FAZER, ENGORDAR!!! A NÃO SER QUE VC PARE DE FUMAR. PRA “TURMA DA SAÚDE” E “CHEIA DE VIDA”[…], ISSO NÃO… Read more »

UI!
UI!
29 março de 2010 11:32 pm

PÔ, véi.. cês ficam sacanenado o acid… cês levam chifre e vem aqui frescar com o cara, mermão! AÊ, acid.. vira mestre de tao of jeet kune do..! POde crer! Bruce lee na véia! è véia mesmo!

UI!
UI!
29 março de 2010 11:39 pm

E o lázaros… por qeu não pratica tao do jet kune do também? POde até restaurar os folículos pilosos! QUem sabe? O pir é que que eu também estou ficando piroca!

UI!
UI!
29 março de 2010 11:45 pm

Aprendam aí, acid e lázaro: http://www.youtube.com/watch?v=ubAsKjLiYLw

Lázaro Freire
Lázaro Freire
30 março de 2010 9:41 am

Daime, você já usou Acid?

Nana
Nana
30 março de 2010 11:14 am

Não gostei do programa, mas adorei finalmente conhecer você, Acid. Você é um gatinho (ok, ok, tenho idade para ser sua mãe mas tenho bom gosto…). Abraços

Duncan
Duncan
30 março de 2010 8:21 pm

Repito a pergunta: o acid já usou esse chá?

UI!
UI!
1 abril de 2010 1:54 am

HEi… eu sou pobre…como vou paga pelo psiquiátra… os psiquiátras também tem que ser voluntários! Ta bom..depois que ue me formar em alguma coisa relacionad a medicina eu comento.. mas primeiro tenho que fazer filosofia! Talvez uma matematicazinha no meio do caminho! uma fisicazinha e tal. só pra relaxar;;;

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
1 abril de 2010 2:40 am

Hei UI!

Não se avexe, fio! Vai ter ‘vaga’ pra todas as classes (elite, ralé e miserê). A elite banca, a ralé faz o crediário e o miserê acorda às 4 da matina p/ entrar na fila de grátis! Molezinha. ;} ;] ;D
E Filosofia no Brasil só serve pra vc ter “Opnião c/ diploma do MEC”. Eu, que até hoje conto no dedo, já tô pensando em fazer Engenharia… Pelo menos tá sobrando vaga no mercado. Vai que cola?!
😉 😉

Carpev
Carpev
1 abril de 2010 6:05 pm

Rapaz, vi o programa na MTV e achei muito fraco. Não entendi qual foi a proposta!! Aliás, fiquei foi decepcionado com a postura do Acid. Muito fraca… apagadinho, mesmo! E eu que estava botando a maior fé! Acho melhor você ficar escrevendo aqui no blog, mesmo! Mas, sobre coisas que você entende. E o Maltz??? Devia voltar a tocar bateria no Engenheiros… sem comentários. O Lázaro me passou uma impressão muito ruim. Aquele comentário “Santa Farinha!” foi ridículo para um profissional do seu quilate. Muito arrogante e sem capacidade. Esperava mais… Gostei mesmo do japa psiquiatra. Falou o que tinha… Read more »

UI!
UI!
6 abril de 2010 1:02 am

POde crer anderson…mas a filó é sempre a filó! Fila e ônibus lotado é rotina!

paulo
paulo
18 julho de 2010 10:14 pm

olha, gosto do lobao pra caramba, ele é engraçado e talz e blá.

Mas ele como mediador…….huuuuuuuuuum

horrível!

Lázaro Freire
Lázaro Freire
29 março de 2010 2:09 pm

Eu e Acid sendo vingados pelo Marcelo Adnet: http://www.youtube.com/watch?v=Ij7l_kB3WNI
Viu comé bão, Lobão? 😀

Duncan
Duncan
29 março de 2010 1:00 pm

Acid, vc já usou Daime?

Lázaro Freire
Lázaro Freire
27 março de 2010 6:23 pm

Caro ignorante anônimo, O post acima da Santa Farinha é resposta a algo anterior. Se vale qualquer droga como religião, vale sim. E ao falar mal do chopp, vc acabou de ofender minha religião. Convido-o para um debate e conversão no Templo Sagrado do Pinguim ou Bar do Leo. Respeitamos a todos no debate – inclusive o tempo e ao telespectador – e fomos com uma proposta de consenso. Quem a tripudiou foram os daimistas (Malt no intervalo tremia de ódio e deixava claro ser contra debates, argumentos racionais e dizia que sua igreja não precisava de consenso ou defesa… Read more »

Lázaro Freire
Lázaro Freire
27 março de 2010 6:34 pm

Bulbo, Ken Wilber deixa CLARO que os acessos via substancia e drogas – daime e LSD inclusive – são PRÉ-PESSOAIS, e não transpessoais. Aliás, foi por esse motivo que ele se separou do movimento dos doidões estilo Stanilav Grof, Timothy Leary, Robert Anthony Wilson e outros da turma do LSD divino. Os mesmos que propuseram o termo “enteógeno”. A turma que confunde pré-pessoal (loucura, delírio, transe, primitivo, totêmico) com o verdadeiro TRANSpessoal (númeno, êxtase, samadhi, o que não esfacela o ego e discurso, o que não nega a mente, mas, ao contrário, a inclui numa perspectiva do Self). Obrigado por… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
27 março de 2010 8:13 pm

Esse papo de Daime tá rendendo… Mas, fugindo um pouco do assunto… Não entendi esse lance de: “…e a posição extremamente conservadora do fundador do “saindo da matrix”.(parece piada).” Caro “o que nada sabe”, Como é que vc sabe disso?! É impressão minha ou dentro desse “contexto”(ê palavrinha danada!) REVOLUCIONÁRIO que estamos enfiados nesse Brasil de “Lula/Gil”, a palavra CONSERVADOR (e derivados) virou praticamente um PALAVRÃO?! Tem significado AUTOMÁTICO de “coisa ruim”, antiquada, errada, feia… Sempre com um viés NEGATIVO?! Qual seria o problema de ser “CONSERVADOR”??? As próprias religiões não são conservadoras?! Não PRESERVAM aquilo que foi bom ao… Read more »

UI!
UI!
27 março de 2010 8:24 pm

UI! Muito maneiro o certame…. Assisti a reprise.. mas foi bão… Bem, é por isso que dou preferência a Canabis cianosativa, ou marijuana azul! Valeu Lázaro, cê manja de boca a boca maneiro, véio! AÊ acidzão… Não passou pela minha cabeça que você pudesse ter 2 metros e fosse bombado, mas pensei que fosse mais parecido com o Renato Russo! Cê parece um físico amigo meu! Sabe o que é maniero pra treinar retórica …Simulações das nações unidas! Poe cre! é só estar numa universidade ou nível médio.. por aí perto em natal eu sei que tem uma boa: http://pt.wikipedia.org/wiki/SOI… Read more »

o que nada sabe
o que nada sabe
27 março de 2010 8:59 pm

Olá anderson.

Como um bom (ou mau) anarquista ontológico, pra mim, conservadorismo sempre será antonimo de libertação, de transcedencia. Não importa o que se conserva. As tradiçoes devem ser “reescritas” a cada dia. Para “sair da matrix” é preciso ousar e assinar em baixo.

Agora, política é uma doença que surgiu quando o sujeito se separou do objeto, e não sou romantico o suficiente para discutir “como salvar o brasil”.

Prefiro me preocupar em como superar a sístase.

T+

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
27 março de 2010 9:02 pm

Deve ser porque ele é alemão…

Lázaro Freire
Lázaro Freire
27 março de 2010 9:25 pm

Wolfnquer dizer Lobo. Lobão é de família alemã. Von Wolf era só uma maneira irônica e indireta de dizer Lobão na piada. E o daimista “ofendido” acima já achou que era com ele. Alias, como há “ofendidos” no daime, não? E isso de achar que tudo é com a gente ou diz respeito a nós ou nos manda sinais, em psiquiatria, tem nome: DELÍRIO, no caso o do tipo “auto-referente”. É um dos sintomas de risco de psicose. Aquilo que TODOS mais sérios andamos dizendo que daime pode – em alguns casos – causar.

Rosana Guarese
Rosana Guarese
28 março de 2010 10:50 pm

Eu também vi o programa, e senti o problemas da condução, e exatamente o que vc comenta sobre algumas pessoas terem monopolizado as falas. Em alguns momentos me sentia frustada por não conseguir ouvir as finalizações dos participantes devido à interrupções. Ou achar que um dos convidados poderia contribuir, pelo seu conhecimento, e os outros não permitiam.Uma pena, mas mesmo assim valeu a informação.

UI
UI
28 março de 2010 11:23 pm

UI.. eu já fui delirante.. mas nunca tomei chá de fita magnética… só a azul! VOnwilf.. lobaõ.. manieiro!
Relamente.. as tradições esempre mudam..e está em nossas mãos tornar esta mudaça provetosa ou não… a igreja católica parou dequeimar a negada (menos alguns padres e outros de mais alto (baixo) es(calão) ) !!UI! E talvez os radicais slâmicos parem de apedrejar as ulheres e de escavisá-las…e os bonobos talvez desenvolvam um camasutra para símios! Acontece!

Dani Munhoz
Dani Munhoz
29 março de 2010 1:03 am

AAAAAAAAAAAAAAAAA Acid!!

Ibirapuera???? rsrsrsrsrsrsrsr
Mas venha mais vezes à terra da garôa sim!!
Será sempre respeitado e cuidado por nós!!
Grande abraço =)

Lex, nem Zen que não tem!!!
Lex, nem Zen que não tem!!!
29 março de 2010 2:54 am

Tchê, Acid, Tu é MAGRO DEMAIS…

Põem uma carne neste corpo…

Vai fazer uma ginástica cara…

Tô preocupado… não tem um Aikidô aí na tua terra???

Gasshô!

Lex, nem Zen que não tem!!!
Lex, nem Zen que não tem!!!
29 março de 2010 3:01 am

O Lázaro é que ganhou mais espaço no programa… Reflexivo e amplo… eu diria…

Podia ser Zen.

Ja é caréca…

Bricadeira a parte, não dá para resumir o que poderia ser… ou filosofar pelo alcance do que foi…

Fico grato pelo que tem sido.

Gasshô pela participação dos dois e pelas ponderações…

Geninha
Geninha
29 março de 2010 12:57 pm

Que bacana vc ter participado de um debate. Fico muito feliz por vc. Não esquenta por não ter dito o que gostaria, o nervosismo atrapalha mesmo.

Acredito que todos sabem que o Daime atua no cérebro da mesma maneira que o ecstasy. Pena o Daime ser legalizado.

Saulo
Saulo
21 abril de 2012 12:51 am

Olá Acid, gostei do seu post explicativo e, de fato, o debate ficou prejudicado por conta do daimista e da moça divagando… Abs.

Olim
Olim
25 março de 2010 10:55 pm

Uma pergunta, vcs(Lázaro, Acid…) fizeram um treino para este debate ou foi tudo de improvisação(fundamentado somente da bagagem de conhecimentos que possuem)?

Acho que encarar um debate deste tipo, com tempo definido, pautas muito abertas e etc. exige-se, antes, um treino bem aprofundado, uma tática, algumas idéias-chaves…
Antecipar-se às eventuais perguntas e situações escabrosas que possam surgir. Pensar e treinar todas as possibilidades contrárias. Treinar com uma câmera, com algumas pessoas defendendo idéias contrárias…

Maíra, obrigado, abração também.

Tiki
Tiki
25 março de 2010 8:50 pm

Gostei de ouvir o jacky chan. O acid tem ideias sólidas e de bom sendo que são mais do que necessárias dado o perigo da coisa… Quando cada um se descarta e acha tudo numa boa (dizendo, cada um faz como quer) quem paga o pato são sempre os mais fracos… os doentes.

Olim
Olim
25 março de 2010 9:34 pm

Oi, Acid… Gostei desta sua participação, embora que seu brilho pessoal tão natural e autêntico, quando escreve aqui no SDM, tenha se ofuscado e ficado meio silente ao longo do debate. Num sei como você se preparou para o debate, mas senti que vc não se “soltou”… Mas, pode crer, sua participação foi muito boa e creio que isso seja um “primeiro treino” para aventuras futuras cada vez mais profundas e esclarecedoras. Levantando idéias e argumentos que atingam o coração e sentimentos das pessoas e não se ater a dados. Tem de tocar, com seu brilho intelectual e espiritual, os… Read more »

Lázaro Freire
Lázaro Freire
25 março de 2010 10:01 pm

Pra mim a melhor parte da noite foi deixar o Acid em um hotel do Parque Trianon, cheio de garotos de programa na porta… Bem, eu o salvei de voltar na van da MTV com o cara na força ou noiado… Já dos garotões de aluguel da madrugada na Paulista, Jack não escapou. Saí correndo dali, e vi o Acid entrando tímido no hotel… Acho que os rapazes entraram (ops) atrás (ooooops). 😀

Rico
Rico
25 março de 2010 10:25 pm

Infelizmente 1 hora não é nada pra esclarecer um tema complexo, ainda mais quando envolve pessoas que não estavam nem um pouco a fim de discernir, só de impor uma idéia. Talvez valha pra, pelo menos, fazer quem viu o debate saber que há dois lados nessa moeda, e quem estiver a fim de se aprofundar, vai atrás de mais informações, e acabe caindo aqui, ou na Voadores, dois lugares com bastante informação discernida. Não sinta que sua participação foi incompleta, pq ela foi um caminho pra trazer as pessoas aqui pra aprender mais, aprender da forma que vc acha… Read more »

Maíra
Maíra
25 março de 2010 10:30 pm

Parabéns Acid! Foi ótima a sua participação, mas o que importa é que você é realmente bonito! Adorei te conhecer. Com todo o seu conhecimento e potencial, você deveria participar de mais debates.

Olim, bom te encontrar por aqui. Saudades dos seus comentários….
Abraços

Lázaro Freire
Lázaro Freire
25 março de 2010 10:42 pm

Sacanagem isso de todo mundo achar o Acid bonito. Eu fui prejudicado, porque ao olhar minha imagem de perfil na TV, descobri que a MTV me deixou um pouco careca e barrigudo… Que estranho! Quando me olho
de frente no espelho e sorrindo em fotos é tão diferente! Vou processa-los!!! 🙂

Kamala
Kamala
25 março de 2010 11:17 pm

Lázaro, dizem que a TV sempre deixa as pessoas mais carecas e barrigudas do que são, rs. Sabemos que vc tem muito cabelo.

Quando vc volta ao Rio para um curso ou uma palestra, quem sabe?
Estou aguardando desde a ACM de 2005, se não me falha a memória, já muito usada.

Lázaro Freire
Lázaro Freire
25 março de 2010 11:29 pm

Olim, estudo filosofia no seminário paulopolitano com ênfase em Phi da Religião, então enfrento coisa pior todas as manhãs. Maioria cristãos, dois pastores, alguns ateus, dois budistas, e só 3 no time panteísta / deísta meu e da metade dos professores… Imagine a ÁGORA que isso dá… Aprendemos retórica, passar a palavra e fazer consenso (sem deixar de ter opiniões fortes e embasadas) todos os dias, como forma de SOBREVIVÊNCIA intelectual ali. Recomendo. Me preparei lendo muito Jacques Derrida no fim de semana (desconstrucionismo religioso), reeditando a linguagem e atualizando conceitos de todos meus artigos sobre o tema daime em… Read more »

Olim
Olim
25 março de 2010 11:39 pm

Legal, então…

Parabéns, mais uma vez.
Abcs.

Lázaro Freire
Lázaro Freire
26 março de 2010 12:08 am

Oi, Kamala. Já dei vários cursos no Rio depois daqueles de “Sonhos & Sincronicidades” e de “Projeção Astral” na ACM da Lapa!!! E tenho um projeto com a Casa do Padre Pio, aí, mas que ainda não fechamos. Mais ultimamente, não tenho dado cursos fora do país não. Até gosto, mas sábado na clínica é o dia mais movimentado, até 10 pacientes, e como preciso comer, o curso precisaria bancar pelo menos isso – mais despesas, materiais e riscos – para compensar… Como antes era tudo muito na boa vontade, minha e dos organizadores, era mais viável. Se eu chego… Read more »

Joãozinho
Joãozinho
26 março de 2010 1:01 am

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Velho não consigo parar de rir nem um minuto desse programa, e mais ainda do texto do blog.. Vamos dar ovomaltine pras crianças, chama a mamãe por que não querem me deixar falar. Seja homem rapaz, levanta a cabeça muleque e responde com voz de macho, e para de ficar chorando cabra da peste. Nas palestras da Sociedade Teosofica, eu sempre vejo os palestrantes falando da ignorancia humana, não é que é verdade, a desinformação é imensa. Como se pode argumentar o contexto de uma substancia, em um programa auê da juventude fumadora de back, não vamos ser hipócritas… Read more »

Abigail
Abigail
25 março de 2010 8:41 pm

E,
ACID
VOCÊ É BONITO!

Abigail
Abigail
25 março de 2010 8:39 pm

O debate foi bom, equilibrado, com pessoas bem informadas e de bom nível. O menos preparado alí foi o Carlos Maltz, que em dado momento perturbou o equilíbrio da mesa. O que é compreensível pois o assunto para ele tem caráter pessoal. Acid demonstrou em dois momentos que tem severas restrições ao discurso feminino ( o que não é surpresa )mas, de um modo geral saiu-se muito bem. O debate fez tanto sentido , que do lado de cá nem se imaginaria os bastidores por você descrito. Quanto `a jovem depoente da faculdade, seria interessante que a reportagem fosse revista… Read more »

Fernando Drummond
Fernando Drummond
25 março de 2010 2:39 pm

E ae Acid!
Eu vi o programa, e infelizmente achei q foi uma perda de tempo.
Gostaria q vc tivesse falado mais, pois respeito muito suas opiniões.
Independente do tempo usado por cada pessoa, acho q o objetivo real da discussão não foi atingido, pois foi mais um causador de confusão de idéias do q qualquer coisa. O quadro mais concreto na minha opinião (não digo melhor, mas com começo – meio, fim [mais ou menos tb]) foi a entrevista gravada. Uma pena.

FEO521
FEO521
25 março de 2010 3:13 pm

Naum, gostei. Prefiro a sua opinião deixada no site, Sobre a morte do Glauco onde vc deixa claro uma importancia de barrar iniciantes de seitas na parte de comungar seus maximos; Por exemplo: O Daime, a Ostia e talz.

 Nid
Nid
25 março de 2010 3:16 pm

Vixi Mary!!! Caspita!!! Acid você é corajoso por demais, se eu tivesse no seu lugar já tinha brigado com o lobão alí mesmo…
Eins um rei entre os Homens, nunca ví tanta interatividade em tí!!!

Mcnaught
Mcnaught
25 março de 2010 4:22 pm

O ano passado quando deixei aqui (no blog) o dia e o horário do Programa MTV Debate sobre Ufologia, eu quis contribuir com algo, tipo, dando uma dica. Maass, o programa “pra variar´´ foi ruim, terminou com o Lobão demonstrando que não gostou do debate rs. A entrevista que iria rolar ao vivo via internet falhou, etc… E ainda lembrei do Caetano gritando no microfone: – MTV bota essa porra pra funcionar direito. rs. O interessante é que na separação de lados, um demonstra ser totalmente contra o outro. Faz uma questão danada. Quando assisti na terça a noite, eu… Read more »

ALEX
ALEX
25 março de 2010 4:33 pm

nao sei ate q ponto o formato é valido.. o lobão tb nao leva jeito pra coisa, o assunto era muito amplo e complexo p/ o programa. gostei da abordagem olistica do maltz, acho q é bem por ai.. parabens pelo blog, ta add.
alex

Cláudia Kamel
Cláudia Kamel
25 março de 2010 4:46 pm

Prezado Sidarta Foi realmente lamentável o programa, fico realmente me perguntando sobre o espaço que essas pessoas utilizam para dizer nada pra ninguém. O mesmo vale para o programa de futilidades capiteneado pela Fernanda Young “Irritando Fernanda Young”…meu Deus!!! O que é aquilo??? O Lobão como músico já não era essas coisas, como mediador de um programa de opinião, nem se fala; é desarticulado, repetitivo, desinformado e simplesmente não se informou nadinha sobre o assunto…Uma pena mesmo, onde a oportunidade de discussão poderia realmente acontecer, virou um programeco desqualificado e ruim, um desperdício total do tempo dos convidados, principalmente o… Read more »

 Nid
Nid
25 março de 2010 4:50 pm

“Mtv Debate” ou seria melhor:

° Mtv Retórica

???

Fabiano
Fabiano
25 março de 2010 6:12 pm

Francamente, tenho vários tópicos a relatar. 1º – Gosto muito do Lobão, mas acho que ele não serve pra programa de debate. 2º – O debate foi terrível, a começar pelas pessoas convidadas. A meu ver ninguém disse coisa com coisa, salvo em determinados momentos o Wong e o Sérgio conseguiram falar alguma coisa que desse para entender. Mas mesmo assim foi muito fraco. 3º – “Sidarta”, Se você foi para o debate preparado para responder a uma pergunta específica, já foi mau! E se depois conseguiu se atrapalhar com um comentário, como você mesmo descreveu (a pós a entrevista… Read more »

Aletaka
Aletaka
25 março de 2010 6:36 pm

Minha opinião sobre o programa, se interessa a alguem… Não gostei do programa, a questão da religiosidade não pode ser debatida como que por um passa-tempo, deve ser algo consistente e que traga algo ou melhor dizendo algo que aflore nas pessoas o intuito da religiosidade. é impossivel passar esse tipo de coisa em um programa que onde vc tem 7 pessoas debatendo um assunto que abranje DIVERSOS tipos de temas e que tem que ficar contando no reloginho: “olha só, passou 10segundos é minha vez agora.” acredito que apenas 4 convidados daria algo mais consistente… Tratar apenas UMA das… Read more »

João
João
25 março de 2010 6:45 pm

a MTV Brasil só era um bom canal quando não tinha permitia propagandas e é a legitima prova de que “atitude, contra-cultura e reação” (cada um não propriamente seguido ao pé da letra) também são objetos de venda e consumo e enconram grande interesse a apoio dos jovens e adolescentes que ainda estão naquela faze revoltada quando axamos que podemos mudar mundo e as pessoas ao nosso redor, pena que tudo isso é apenas uma desculpa para vender um conteúdo barato e vazio, axo que a emissóra pode ser analisada metafóricamente pela trajetória do apresentador Marcos Mignon, que de início… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
25 março de 2010 6:58 pm

“Iluminado” Acid, Não sei se me intrometo por demais, mas, por que vc quer que o SDM permaneça underground?? Teria alguma coisa a ver c/ a qualidade e a espontaneidade desse espaço? PS: Gente, até o ‘Sem Censura’ (de “debates” e “opnião”) perdeu meia hora de programa! Não existe por parte daqueles que detém o controle da Mídia, o interesse por discutir e debater (de forma franca, honesta) sobre assuntos urgentes e relevantes p/ a própria população! É como diz o filósofo Olavo de Carvalho: “Todos no Brasil aceitam a autoridade da mídia… Só que o interesse da Mídia está… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
25 março de 2010 7:34 pm

Caro João, Teu comentário é bem lúcido (Só não concordo que a mudança tem causa finan$$$eira). Parece que Vc (e tantos outros) já percebeu (c/ os seus próprios olhos, como diria o humorista Groucho Marx) que a MTV já virou mais uma SUCURSAL DO ‘POLITICAMENTE CORRETO’. Lembro duma entrevista a uns anos atrás do próprio Lobão p/ um jornal do Rio, defenestrando (a palavrinha do momento) a turma da “esquerda” e toda essa ideologia coletivista (que hoje engole tudo pelo caminho). Até o João Gordo “afinou” (Até já desfilou c/ o símbolo comunista da ‘foice e do martelo’ na cabeça… Read more »

Lázaro Freire
Lázaro Freire
25 março de 2010 8:32 pm

BASTIDORES: Compilei os comentários públicos do Lobão sobre o Maltz e fundamentalismo do daime. Em uma palavra, Lobão ficou PUTO. Considerou o debate atrapalhado pelo Maltz, e só não cortou por princípios. Há muita opinião aqui que não imagina o o que aconteceu no intervalo e depois. Leiam antes de “imaginar” certas coisas irreais sobre nossas participações: http://br.groups.yahoo.com/group/voadores/message/96821 E pra quem interessar, o que íamos trabalhar no debate – combinado com a produção e base para perguntas do Lobão – era o texto em http://migre.me/qmIq escrito a pedidos da produção e especialmente para o CONSENSO pretendido pelo programa. O Maltz… Read more »

Lázaro Freire
Lázaro Freire
26 março de 2010 1:31 am

Alguns equívocos: 1. Lobão é um apresentador, uma vitrine. O programa não é ele, nem “dele” assim. Há toda uma equipe por trás, que trabalha 3 turnos, debatendo o tema, pesquisando, fazendo contato com entrevistados, escrevendo pauta. Lobão entra no fim, com pautas preparadas. É parecido em todo programa similar. Ou vocês acham que é o Jô quem fica pesquisando, escolhendo e redigindo pauta? 2. Eu e o Carlos fomos os apoios do programa, primeiros contatados para a polêmica, e que começamos a sugerir os outros perfis. A produção acata ou não. O lado a favor não era minha especialidade,… Read more »

edujanu
edujanu
26 março de 2010 12:27 pm
Titanico
Titanico
26 março de 2010 8:28 pm

neutrinos inibidores da monoamina oxidase: 1) Vc não poderia ter escolhido um nome menor?! rsrs 2) Particularmente, não conheço a Doutrina Daime (e suas divisões). E, por ser uma questão puramente religiosa, a qual depende da crença de cada um, prefiro não entrar muito em detalhes sobre isso. Mas entendo seu posicionamento. Mas sempre entendi que, quaisquer substâncias que entorpecem os sentidos de alguma forma (como cigarro e álcool), são absolutamente incompatíveis com a elevação do pensamento. *Não tô comparando o daime com substâncias que fazem mal ao organismo, mas apenas faço uma analogia com o entorpecimento das faculdades normais.… Read more »

Anônimo
Anônimo
26 março de 2010 12:27 pm

Lazaro quero saber sobre Wolf (a palavra), pois me interresa. Adorei ver vc e o Dr. no mtv debate!!! Mudando bruscamente de assuntos me explique a palavra Wolf

Demonho coisa ruim
Demonho coisa ruim
26 março de 2010 12:03 pm

Eu declaro que não tenho nada a ver com esse troll. Dessa vez eu sou inocente!!!

Joãozinho
Joãozinho
26 março de 2010 12:03 pm

Ai Vom Wolf, você que é foda pra caralho, me diz ai. Porque a MTV (music television) ainda tem esse nome?, quase não passa música mais naquela merda, só programa com uns apresentadores engraçadinhos, podia consulta as entidade do ASTRAL pra nois, porque isso é um mistério que não tem explicação lógica, só no astral pra entender.

André Garcia
André Garcia
26 março de 2010 7:09 pm

Para não repetir tudo o que disse nos posts do outro artigo do senhor acid, recomendo:
http://www.ayahuascaverdadeira.blogspot.com
e
http://www.obid.senad.gov.br/portais/CONAD/conteudo/index.php?id_conteudo=11633&rastro=Ayahuasca+

sendo esta última a pesquisa governamental feita pelo CONAD, em sua página oficial, a respeito de como e porque a ayahuasca foi liberada, e que providencias grupos e governo andam tomando para regulamentar seu uso correto.
Abraços!

edujanu
edujanu
26 março de 2010 12:24 pm

Acid, programa fico fraco mesmo dos 2 lados, ninguém falo o que podia mesmo ter falado, o Maltz é conselheiro da UDV, pelo que ele falo lá e que eu conheço da udv, creio que ele pode até receber alguma punição, a questão era falar do chá e não da religião, um dos preceitos e que tá na lei da UDV é não fazer propaganda, pelo que eu vi ele foi lá fazer isso , tem uma parada de poder ser acusados por todos e não acusar a ninguém, ele não fez isso se ele for até afastado um tempo… Read more »

Marcos
Marcos
26 março de 2010 12:04 pm

Eu acho incrível um debate sobre o Daime sem nenhum daimista… muito proveitoso por sinal: parcialidade, preconceito, achismos,.. Em geral gosto dos textos que vc coloca aqui no seu blog, mas quando vc fala de Daime sem nunca nem sequer ter tomado e baseado somente em suas leituras, acho que a coisa fica meio pantanosa.. É quase a mesma coisa quando vc fala de política. Aqui nos comentários não é um espaço para conversas.. nem sei se vc vai lêr essas palavras. Em todo caso gostaria de tecer minhas considerações na opinião de Brasileiro, designer gráfico, estudioso do tema e… Read more »

neutrinos inibidores da monoamina oxidase
neutrinos inibidores da monoamina oxidase
26 março de 2010 6:39 pm

Ops, eram ativadores no papo já felizmente deletado com o Joãozinho, agora voltam a ser inibidores. :))

Errata: “…meios aos quais a maioria não costuma…

neutrinos ativadores da monoamina oxidase
neutrinos ativadores da monoamina oxidase
26 março de 2010 6:32 pm

Como o colega Tro… digo, Joãozinho afirmou, já houve mesmo muita discussão. Mas o aspecto que levanto ainda não foi abordado, visto ter sido desenvolvido apenas em meios aos quais maioria não costuma ter acesso. Fica aí, pois, a sugestão, ou prosseguirei ruminando-o cá com meus botões curiosos sem mais expô-los. 🙂

neutrinos inibidores da monoamina oxidase
neutrinos inibidores da monoamina oxidase
26 março de 2010 1:04 pm

Bons os comentários do amigo Titânico. Bastante lúcidos. Tomando os mesmos por base desenvolverei um pouco mais o que coloquei no post anterior, tornando mais clara a minha visão sobre a uma sugerida ineficácia espiritual da doutrina do Santo Daime e dissidências, no intuito de tentar dar início a um debate realmente produtivo. O que caracteriza uma religião? De modo bem sintético, é uma doutrina gerada a partir de uma revelação de caráter divino. Esta é composta principalmente por um conjunto de princípios relacionados à moralidade, por práticas espirituais e por mitos que podem de fato ter ocorrido ou não,… Read more »

Joãozinho
Joãozinho
26 março de 2010 1:36 pm

neutrinos inibidores da monoamina oxidase Discussão séria? Pra que? A MTVille já discutiu, a revista Veja, e IstoÉ, e todos os blogs, já ta resolvido a questão, o que temos que fazer é pisar no pedal do freio, só que parece que não tá dando muito certo, pra variar um pouco, e a divulgação maciça só está contribuino para os entusiastas doidões irem procurar o daime mais ainda. Pra quem não sabe vai uma novidade do Joãozinho, tem muito doidão por ai, quem nem sabe que o daime tem relação com a ayahuasca, podem duvidar, mas tem, e muitos doidões… Read more »

Lázaro Freire
Lázaro Freire
26 março de 2010 2:14 pm

Troll http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Troll_(internet) Troll é A subclasse racionalmente logo abaixo dos fundamentalistas e das bactérias dos cocôs dos planctons… Um pouco abaixo dos foodies, dos novo-ricos deslumbrados e dos ex-BBBs, demonstram o ponto de carência a que um ser humano pode chegar. E falo do autor que PRECISA se expressar assim para ter atenção dos “pais” longínquos que tanto admira e/ou odeia. Todo personagem tem um autor, que saber qual o nome ou email “real” (não faz diferença para quem é inexpressivo). Os comentários que fazemos são sempre para o autor, não para os personagens. E o autor sabe sempre quem… Read more »

Joãozinho
Joãozinho
26 março de 2010 11:20 am

Alguém conhece a doutrina chamada DISCORDIANISMO.

Acho que vou fazer parte dessa doutrina ou religião, já nem sei mais qual é a diferença, o negócio dos caras é o caos meu irmão, equilibrar as forças, kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Lázaro Freire
Lázaro Freire
26 março de 2010 11:02 am

Me recuso a explicar piada. 😉 Quem quiser que procure o significado de Wolf em inglês e alemão. 😛 Deve ser muito difícil para quem já dissolveu o cé.. ops, o “ego” com aluci… ops, enteógenos. 😀 Aliás, a maior piada da noite pra mim foi imaginar o Epicuro, filosofo do hedonismo helenistico original, tomando daime e falando “enteógeno”. Mas já é tanta coisa fora de contexto que tudo bem. Seria o mesmo que dizer que a televisão (tele videre) foi inventada em Roma por Nero, já que esquenta e o termo vem de radicais em latim… 😀 Por acaso… Read more »

Joãozinho
Joãozinho
26 março de 2010 1:42 am

continuando…. Não sou daimista, mas não sou burro e preguiçoso, quem procurar saber a fundo do contexto do SANTO DAIME, vai descobrir uma coisa interessante, primeiro todo mundo acusa o santo daime de ser pseudoxamanico, o santo daime jamais poderia ser chamado assim, porque não foi elaborado por seu fundador RAIMUNDO IRINEU SERRA, com este intuito, como pode ser uma coisa pseudo-xamanica, se não foi nem criada com a intenção de ser xamanica, o que realmente aconteceu foi que SEBASTIÃO MOTA DE MELO, discípulo e feitor do chá nos tempos de Irineu, após a sua morte, fundou uma discidência, bem… Read more »

neutrinos inibidores da monoamina oxidase
neutrinos inibidores da monoamina oxidase
26 março de 2010 2:05 am

Alguns dos comentários só vêm reforçando as alegações que fiz no post anterior: Santo Daime e dissidentes não podem ser consideradas como religião no sentido estrito da palavra. A ingestão da beberagem não é instrumento de ascese espiritual, exceto em culturas tradicionais, dentro de contextos sócio-religiosos específicos.

Joãozinho
Joãozinho
26 março de 2010 2:06 am

AONDE TA ESCRITO QUE EU FALEI QUE O LOBÃO (BOBÃO) ESCOLHEU ALGUMA COISA, SE ELE É A VITRINE, AGORA AGUENTA E SEGURA A PETECA, PORQUE QUEM É VITRINE APARECE NA DIANTEIRA, ENTÃO PRA DEIXAR DE SER BOBÃO E NÃO FICAR DANDO MOLE PRA DIREÇÃO INCOPETENTE DO PROGRAMA, VAI TOMAR A BORDOADA PRIMEIRO E SOZINHO.

Joãozinho
Joãozinho
26 março de 2010 2:10 am

neutrinos inibidores da monoamina oxidase

Jesus apaga a luz….

cada um pior que os outros…

mas deixa pra lá, cada um quer dizer em qual ou como é o contexto que devem se inserir os outros não é não

Joãozinho
Joãozinho
26 março de 2010 2:13 am

MAS NINGUÉM QUER FAZER AUTO-CRÍTICA E PENSAR NO CONTEXTO EM QUE ESTÁ INSERIDO TODA HORA E TODO DIA, E QUE CONTEXTO É QUE QUER INSERIR COM SUAS PALAVRAS.

ISSO É FATO NA HUMANIDADE, NINGUÉM GOSTA DE FAZER

Lázaro Freire
Lázaro Freire
26 março de 2010 2:49 am

Ô, Joãozinho… Parece que você quer ser chamado… Então fica a dica, os repórteres de TV avaliaram alguns contatos para compor a mesa, e por textos melhores que esse eles já descartavam, viu? Fui chamado por meus textos, e não por comentários em blogs de outros, portanto, faça um site bem bacana, escreva direitinho, “comunique-se” e você terá chance tambem… Fica a dica. Acho que tentando pegar a sobra em algum repórter que esteja lendo DEPOIS o blog de um dos participantes, rs, não é lá a melhor estratégia. Mas em todo caso, vou tentar também: Jô, você tá aí?… Read more »

Dani Munhoz
Dani Munhoz
26 março de 2010 4:30 am

G ZUIS DU SKAI!!!

Juro q não quero tomar o q esse tal de Joãozinho está tomando não….
SOCORROOOOO…rsrsrsrs

Mas vamos lá.
Achei o programa meio sonso, mas valeu.
Já ví o Lobão menos mau como mediador..
Acid, não vou falar q vc é gato ,a mulherada lá em cima já disse!! rsrsrsrsrsrsrsrsrsrrrs

E parabéns denovo pelo post, e pelo blog!
Beijo na alma!
P.S.: Acid, vc gostou do Trianon?? huahuahauhauhauhauahuahuahauhauhauahuahua

Gustavo
Gustavo
26 março de 2010 9:16 am

O difícil dos debates é que sempre ganham tempo os verborrágicos sem educação, que atropelam a fala dos outros.

Pessoas educadas têm menos espaço nesse tipo de dinâmica. Eu não sou a favor de ganhar a palavra com a força não.

Lázaro Freire
Lázaro Freire
26 março de 2010 9:44 am

Joaozinho, o caboclo cheirador mandou dizer psicograficamente que seu médium Von Wolf está muito triste e ferido com as “bordoadas” que você está dando “nele” aqui; e que quado sair da depressão, procurará saber de sua existéncia. Enquanto isso, ele sugere que você escreva diretamente no twitter do patrono da vossa Santa Farinha. Amem?

Hrafael
Hrafael
26 março de 2010 9:50 am

parabéns então pelos seus…hummm… 4:20 minutos de fama !!!
Abraços !!!

Paula
Paula
26 março de 2010 10:03 am

Ainda bem que eu não *sou ciumenta.. 😛

Titanico
Titanico
26 março de 2010 10:31 am

Fala pessoas… Tô achando alguns comentários trágicos e outros engraçados. De um lado os que descem o pau na visão sobre responsabilidade e espiritualidade sobre o tema; do outro, alguns dizendo que tal ou tal foi muito bem. 1) Sobre a primeira questão, acredito ser a mais importante. Já dizia Waldo Emerson, filósofo americano (se é que isso existe!): “Não posso ouvir aquilo que dizes porque aquilo que és troveja muito alto”. Devemos parar de gritar e tentar analisar sobre a responsabilidade de se usar algo sem qualquer preparação ou conhecimento (uma questão mais física mesmo). Depois, a questão espiritual… Read more »

Joãozinho
Joãozinho
26 março de 2010 10:33 am

Atenção, Atenção os meninos estão bravinhos, e depois todo mundo que é fundamentalista e chato. Lázaro, estarei esperando por ele, nome bonito esse VON WOLF, gostei, acho que vou usar como nick name. Não estou com depressão nenhuma meu caro amiguinho, muito pelo contrário estou achando é muita graça de tudo, e alegre e satisfeito, você que me parece um pouco incomodado e insatisfeito. Ácido, não ensinaram não. Se você não entendeu a questão não me interessa, não estou muito preocupado com isso, nem tudo que você fala é compreensível também. E HOJE AMIGUINHOS, NESTE NOVO CAPÍTULO DO JORNALZINHO PITACO,… Read more »

Ana
Ana
26 março de 2010 3:12 pm

Afinal onde é que eu posso ver esse debate?!! já que sou de Portugal… (já agora quero ver se o Acid é mesmo bonito ehehe)

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.