O CONTEXTO DA AYAHUASCA

ayahuasca geraldinho

No último dia 12 o Brasil perdeu tragicamente um de seus maiores cartunistas, Glauco, assassinado juntamente com seu filho, Raoni, por um usuário de drogas ilícitas, “entusiasta” da Ayahuasca e, consequentemente, da Igreja que Glauco havia fundado, ligada ao Santo Daime e que ficava em sua casa.

Não poderia estar mais abalado com a notícia e, mesmo após alguns dias, ainda não me recuperei. Cresci lendo esse cara em revistas, tirinhas e charges de jornais. Ele, Angeli, Laerte e Aragonés são minha referência de humor inteligente nos quadrinhos. É pra evitar coisas assim que gostaria de partilhar meus pensamentos, no sentido de esclarecer (não combater, nem condenar, ou procurar culpados) pessoas no uso de certas substâncias para o auto-conhecimento.

Carlos Castañeda é bastante conhecido do público “alternativo”. Ele usou por bastante tempo o alucinógeno Peiote, guiado por seu Shaman, Don Juan. As pessoas descompromissadas com a espiritualidade lêem o que interessa e descartam o que não interessa, e assim justificam suas experiências “místicas” com drogas (lícitas ou não) como uma busca espiritual. E param na busca. Eterna busca, porque em algum ponto esquecem o que estão buscando (se é que algum dia souberam) e ficam apenas nas drogas. Mas, vejamos o que Castañeda (e Don Juan) pensam disso, nessa entrevista:

Sam Keen: Em seu livro mais recente, Viagem a Ixtlan, você revê a impressão dada nos primeiros livros de que o uso de plantas psicotrópicas era o método principal usado por Don Juan no intuito de ensiná-lo sobre a feitiçaria. Como você vê agora o lugar dos psicotrópicos em seus ensinamentos?

Carlos Castaneda: Don Juan usou plantas psicotrópicas no período intermediário do meu aprendizado porque eu era muito estúpido, sofisticado e arrogante. Eu me agarrava à minha descrição do mundo como se ela fosse a única verdade. Os psicotrópicos criaram um vácuo no meu sistema de interpretações. Eles destruíram minha certeza dogmática. Mas eu paguei um enorme preço. Quando a cola que segurava meu mundo unido foi dissolvida, meu corpo estava fraco e eu demorei meses para me recuperar. Eu fiquei ansioso e funcionava a um nível muito baixo.

SK: Don Juan usa drogas psicotrópicas regularmente para parar o mundo?

CC: Não. Ele pode agora mesmo pará-lo com a sua vontade. Ele me disse que para mim a tentativa de ver sem a ajuda das plantas seria inútil.
Mas se eu me comportasse como um guerreiro e assumisse a responsabilidade não precisaria delas; elas apenas enfraqueceriam meu corpo.

E completa, mais à frente:

CC: É este elemento de compromisso com o mundo que me mantém seguindo o caminho que Don Juan me mostrou. Não há necessidade de transcender o mundo. Tudo o que você precisa saber está aqui defronte nós, se prestarmos atenção. Se você entrar num estado de realidade extraordinária, como faz quando usa plantas psicotrópicas, está apenas usando a força que precisa para ver o caráter milagroso da realidade ordinária. Para mim o modo se viver o caminho com coração não é introspectivo ou de transcendência mística, mas a presença no mundo. Este mundo é o campo de caçada do guerreiro.

Sem mais, meritíssimo.

Tenho certeza de que qualquer droga, se ingerida num contexto SÉRIO espiritual, pode ser direcionada para o bem, para a evolução. Por exemplo, o café. Digamos que eu faça um ritual do café, com todo um suporte físico (cânticos, incensos, templos) e psicológico, e só o ingira neste dado contexto psíquico e social. Pronto: a cafeína irá atuar de forma a potencializar meu lado espiritual. Acontece que nós tomamos café no escritório, no trabalho, pra “relaxar” (muito embora seja um estimulante, eu tomo pra relaxar) ou pra ficar acordado pro estudar a noite toda. Temos uma cultura do café JÁ estabelecida. A diferença aqui é o CONTEXTO.

Qual o contexto do Daime, hoje?

O CONTEXTO DA AYAHUASCA

Além das pessoas que se devotam à causa, e que são sérias, honradas, compromissadas com os rituais e com a doutrina (e que existem nas mais diversas religiões), temos os aventureiros de fim-de-semana, que são jovens, sem compromisso com NADA, sem bagagem espiritual e, muitas vezes, com larga experiência em drogas ilícitas.

Uma ida ao perfil da rede social Orkut do estudante assassino de Glauco nos mostra as comunidades que ele visitava. Vi várias comunidades de Daime e Ayahuasca, no meio de outras como “Joselitos do meu Brasil”, “Surtados”, “Laricas”, “Bob Marley”, “Fuck the police” e… “Mahatma Gandhi” (?). Uma das comunidades de Daime listadas chamava abertamente, logo em sua descrição, todos os irmãos pra uma “celebração”, como se fosse uma Rave (ah, o assassino também participava da comunidade “Raves”). Estariam o Gandhi, Bob Marley e as Raves condenadas por fazerem parte do mundo de um assassino surtado? Não. Muito menos o Daime. Mas a listagem de comunidades nos dá um vislumbre de por onde sua mente transita, seu consciente. Dar o diagnóstico de “bipolar” a esse indivíduo só por olhar as comunidades seria leviano, mas ao analisar os relatos de que ele pretendia levar Glauco (sob tortura) para a sua mãe – para que ele dissesse a ela que ele (o assassino) era Jesus Cristo (!), e logo depois disso atirar em Glauco e seu filho – começamos a ter um vislumbre maior do quadro, não acham?

Vamos pegar o perfil desse jovem. Qual a boa pra quem já “curtiu” todo tipo de coisa, e está a fim de experimentar algo diferente? Tem gente que procura até dolorosos ritos de iniciação indígenas, onde se injeta veneno de sapo no braço, só pra dar “uma limpada” (totalmente fora do contexto, como nas matas virgens de Copacabana). Por que não experimentar a Ayahuasca?

E isso não é culpa do Daime, nem da Ayahuasca, nem das tradições, que eram MUITO mais fechadas no seu início, não só pelo aspecto geográfico (nasceu nas florestas do Acre, próximo de onde eu morei por 2 anos, aliás), como pelo contexto. Você não saía do Shopping pra ir tomar Ayahuasca, e depois de 4 horas pegava o carro pra voltar pra dormir em casa, não. Ou enfrentava um dia de viagem de carro por dentro de estradas de barro e lama, ou ia de barco (na verdade uma frágil canoa com motor), no meio de rios cheios de jacaré (e não estou sendo dramático, eles simplesmente existem por lá até hoje). Acredito que só isso já separava o verdadeiro buscador dos aventureiros de fim-de-semana. O problema é o CONTEXTO. A Ayahuasca virou uma bebida urbana, tomada dentro de um contexto pseudo-xamânico! Como lidar com o inconsciente das pessoas quando o hino, totalmente deslocado da realidade social, não funciona com os “turistas”? Como assumir essa responsabilidade? Vamos dizer que a bebida seja DEUS, como diz a tradição. Será que YaVeH é pra TODOS? Allah é pra TODOS? O Deus cristão toca o budista da mesma forma que Buda? Então por que a Ayahuasca deve ser pra TODOS, indiscriminadamente?

Tem gente que morre se tomar Aspirina. Pra maioria, funciona. Cafeína pode causar dor-de-cabeça em muitos. Em outros, tira. Certas drogas (farmacêuticas ou não) são indicadas pra uns casos, e pra outros não. Durante a miração, os compostos presentes na Ayahuasca, como o DMT (que as pessoas se recusam – não sei porque – a chamar de droga) abrem as portas do inconsciente, e daí advêm a importância dos hinos, que são guias para manter a pessoa numa certa vibração, num certo pensamento, pra que ela não se perca (e se afogue) neste oceano que é o inconsciente. Infelizmente muita gente não consegue “nadar” adequadamente, e acaba sofrendo sequelas. O Psicanalista Transpessoal Lázaro Freire – que, como pesquisador, conhece os efeitos do Daime e de outros psicoativos – recebe vários casos de pacientes que sofreram de surto de pânico e bipolaridade após o uso da Ayahuasca. Por mais que digam que é “seguro”, e tenha sido recentemente liberado pelo governo, não há NADA que seja 100% seguro pra TODOS. Nem avião, nem açúcar, caramba!

Fica então o alerta de Lázaro, que já falava dos perigos de se administrar antidepressivos, inibidores da MAO e serotoninérgicos (tudo o que tem na Ayahuasca) a pacientes bipolares (transtorno que acomete cerca de 1,6% da população, hoje em dia) há muito, muito tempo:

Quem pode tomar, não precisa. Quem precisa tomar, não pode.

Lázaro Freire

E continua:

De hoje em diante, lembrem-se: está demonstrado que na inocente roda de “chá-manismo” pode haver algum psicótico com potencial assassino e passagem na polícia por drogas, que está se enchendo de alucinógenos na sua frente, e que pode a qualquer momento se declarar Jesus e começar a atirar… Se por um lado muita gente boa procura essa bebida na esperança de um “atalho” consciencial, ao mesmo tempo praticamente TODOS os atuais ou ex “doidões” e drogados do país também cultuam – por motivos óbvios – essa nova forma de religião “baseada” em cogumelos ou chás. Além de muitos psicóticos e borderlines que, claro, se sentem mais à vontade em um ambiente de fantasias e “mirações” – muitos suspendem medicamentos “trocando-os” pela “cura” do daime. Reparem o vocabulário dos tipos que frequentam algumas casas: no meio de gente inocente e com boa intenção, essa turma barra-pesada e/ou psicodélica provavelmente também estará lá, trocando seu alucinógeno por outro mais barato, legal, potente e pretensamente espiritual. Qual o “doidão” que nunca experimentou Daime nem ao menos uma vez? Tem certeza de que conhece o passado, histórico policial, psiquiátrico e de drogas de todos da roda em que você foi passar 8 horas alucinado e indefeso?

E o meu recado aos daimistas é: se preservem enquanto religião. Valorizem a doutrina, a transformação interna. Deixem o chá para pessoas um nível mais avançado de entendimento e COMPROMETIMENTO. A ICAR não dá seu néctar espiritual de mão beijada pra qualquer visitante de missa. O judaísmo também não. O islamismo, menos ainda. Me parece uma fórmula testada e aprovada ao longo de milênios, pra evitar a deturpação e banalização, e filtrar melhor seus integrantes. Fica a dicA.

Referência:
O que é o Santo Daime (Ayahuasca);
Ayahuasca: o “contexto xamânico”;
MTV Debate sobre Ayahuasca
Ibogaína: A planta contra o vício

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
228 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
jim tones
jim tones
22 março de 2010 11:30 pm

o negócio é o seguinte, esse assassino de glaucos é mentiroso. ponto. jesus é o henri cristo. no máximo ele é um cosme e/ou damião, já q distribui bala por ai. e quanto ao mix de mimosa, quer beber vá pra selva, não tire fora do contexto. ponto. quer culturar jesus? vá pra igreja, não tire do contexto e vá orar pra jesus na bolsa de valores. ponto. é bem simples. na urbe, droga deve ser só para diversão ou auto-medicação ou suicidio lento. Qualquer outro uso vira tragédia a médio e longo prazo. E o daime só está começando… Read more »

Marcelo Freitas
Marcelo Freitas
21 março de 2010 5:10 pm

Acid, apesar de vc ter tentado ser imparcial, só engrossou o coro preconceituoso das revistas veja, istoé e etc. Dê uma lida no caderno Mais de hoje da Folha de São Paulo, que fez uma abordagem séria.

Renata Trocoli
Renata Trocoli
21 março de 2010 5:06 pm

Pois é Pers, “O reino de Deus está dentro, não está fora”.
O Daime de ajuda a enxergar o que tem dentro, não fora. Abre as cortinas. Tenha coragem, e tome. Muito difícil se ver sem máscaras..

Marcelo Freitas
Marcelo Freitas
21 março de 2010 4:03 pm

Não gostei muito do artigo. Pareceu um “bate e assopra”. E o texto anterior no qual consultou o “oráculo”, que provavelmente deve ser um espírito que incorpora em algum medium, não dá nem pra comentar, mas ficou claro que o tal oráculo não deve ser um espírito esclarecido, pelo tamnho preconceito demonstrado.

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
21 março de 2010 1:44 pm

Televisivo Lázaro,

Bicho, incrível essa história! E que satisfação saber dessa sua formação nada ortodoxa (pelo menos p/ os padrões Acadêmicos do Brasil, eu acho). Vc teria alguma referência de tratamento logoterápico no Rio de Janeiro? E de livros introdutórios p/ quem é leigo no assunto LOGOTERAPIA e TRANSPSICANÁLISE (como esse que vos fala)? Tirando, claro, os próprios Victor, André e Grof?!

Abraço pra ti, e boa sorte lá na MTV.

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
21 março de 2010 1:26 pm

Acid,
Obrigado por “condensar” o texto p/ mim (não sei ainda como faz).

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
21 março de 2010 1:21 pm

Caro André Garcia,

Não tenho problema em concordar c/ alguns pontos que vc escreveu por aqui (algumas coisas que tu colocou são relevantes p/ o assunto em questão). Se o texto que eu coloquei distorce as coisas de uma maneira risível, então nem mereceria uma réplica. Mas, de qualquer forma, espero c/ ‘água na boca’ a sua resposta.
Grato pela atenção.

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
21 março de 2010 1:07 pm

Nantilde, Fico feliz em saber que vc compreendeu o que foi dito pelo autor (encontrar pessoas que consigam juntar três neurônios e concluir que 2+2=4, tá difícil pra caramba). Parte de uma outra perspectiva. É praticamente um “soco no fígado” em cima do discurso politicamente-correto que domina já quase todo o campo da “realidade” em que vivemos. E só acrescentando: Claro, Nantilde, que não se poderia levar ao pé da letra o texto, já que se trata de um texto mordaz. E pelo próprio texto já se deduz que devamos ser mais sábios em nossas condutas e não aceitar argumentos… Read more »

Nantilde
Nantilde
21 março de 2010 1:40 am

Mártir Macfly, o artigo é de uma mordacidade incrível, mas muito divertido e verdadeiro. Eu mesma acredito, que se não levarmos ao pé da letra o que ele prescreve, mas utilizarmos o não com sabedoria levaremos uma vida bem melhor.

báh
báh
20 março de 2010 9:24 pm

Ótimo texto. Explica muita coisa que não vemos em meio ao sensacionalismo televisivo.

IGOR
IGOR
20 março de 2010 5:53 pm

foi mal apertei sem querer o enter
CONTINUANDO

é até mesmo comparado com o poder do sim, mas segundo a neurociencia o não não tem importancia nenhuma só o sim.

IGOR
IGOR
20 março de 2010 5:52 pm

anderson silva, o Mártir McFly

Bom vou reponder só o início, e não vou nem colar parte de livros, segundo a neurolinguistica mente não reconhece a palavra não, então novamente temos argumentações contrárias, segundo o seu teorico o não é o x da questão.

IGOR
IGOR
20 março de 2010 5:45 pm

kiabo azul Me desculpe, nem quero entrar muito na discução, mas vou ter que responder essa, acho que a sua pergunta “Se a ayahuasca torna as pessoas melhores, pq jesus(por exemplo) ao invés de dizer: “amem os seus inimigos” que é tão dificil, ele não disse: “tomem ayahuasca e qdo já estiverem mais elevados, amem seus inimigos”, que é mto mais facil? Aliás pq nenhum grande mestre usou ou recomendou o uso de alguma dessas substancias p/ ninguem?” é meio complicada, vejamos, o que é mestre, será que mestre é so jesus, buda, krishn, mitra, tem outros mestres, pessoas até… Read more »

Marcelo Freitas
Marcelo Freitas
21 março de 2010 5:11 pm

Esse “fica a dica” foi ridículo, ninguém do daime lhe pediu consultoria Acid.

Renata Trocoli
Renata Trocoli
21 março de 2010 5:18 pm

#ficadica Acid.. venha tirar suas máscaras no Daime vc também.

Igor
Igor
22 março de 2010 10:14 pm

KKKKKKKKKKKKKKK

EU SEI QUE NÃO É CASO DE RISO, MAS A COISA TA RENDENDO MUITO E PARECE QUE VAI LONGE.

EU VOU ME DAR POR VENCIDO E DIGO QUE FOI BOA ESSA DISCUSÃO, ME DESCULPEM TODOS QUE OFENDI E É BRINCADEIRA NINGUÉM TEM QUE TOMAR DAIME NÃO, TOMA SE QUISER, E O IMPORTANTE É TODO MUNDO SER FELIZ E SE UNIR.

ABRAÇOS PARA TODOS, MAS NEM SÓ DE POSTS VIVE O HOMEM.

André Garcia
André Garcia
22 março de 2010 9:02 pm

Senhora abigail, Lobsang rampa pode ter dito coisas muito bonitas, mas o próprio dalai lama disse em entrevista que não tem conmhecimento da familia rampa no tibet. Se a senhora sabe as implicações disto, verá que isto torna muito da história dele duvidosa. Também a respeito de grandes iniciados nos mitérios ocultos, a senhora precisará estudar mais, pois o soma foi utilizado pelos brâmanes hindus, assim como grandes xamãs indígenas, que podem hje não estar nos livros que vemos nas prateleiras, mas que souberam como usar tal poder em seu benefício. Para nós, que temos ligação com o conhecimento trazido… Read more »

André Garcia
André Garcia
22 março de 2010 8:18 pm

Pois é, senhor lázaro… Então, quando alguem aparece pra contra-argumentar, a isto se chama agora “invasão dos “MEUS” espaços. Eu não estou entrando em seu consultório pra falar com as pessoas sobre o que acho da psicanálise, assim como o senhor não está entrando nas igrejas todas dando escândalo, como disse. Mas, o senhor está se comunicando com as pessoas num espaço aberto, a internet, publicando suas opiniões, e assim, outras pessoas que pensam diferente do senhor tb podem ter o mesmo direito. Aqui mesmo, se existe um espaço para comentários, então quer dizer que só pode comentar quem é… Read more »

LUIZ
LUIZ
22 março de 2010 1:53 pm

ACID,recentemente eu li um livro sobre castaneda muito interessante, chama-se aprendiz de feiticeiro de Amy Wallace, recomendo como fonte de esclarecimento e estudo sobre os pseudos gurus.

Igor
Igor
22 março de 2010 12:47 am

anderson silva, o Mártir McFly

não vou nem reponder essa

melhor deixar você lendo os psicanalistas transpessoais

Igor
Igor
22 março de 2010 12:46 am

Lázaro Freire

Não gosto, tome daime outra vez

Abigail
Abigail
22 março de 2010 12:34 am

Qualquer meio artificial de se alcançar um nível diferente de consciência, especialmente aqueles que promovem a separação abrupta entre o corpo físico e o corpo astral, causa danos crescentes a ambos os corpos. Por mais divina que seja a justificativa os grandes iniciados não aconselham e nunca aconselharam essa prática.Os conhecimentos ocultos vêm pela meditação, pelo afastamento do convívio comum e dos excessos, e, principalmente pela paciência. Os conhecimentos ocultos VÊM, não precisam ser buscados. “Quando o aluno está pronto, o mestre aparece” Lobsang Rampa, quando trouxe ao grande público alguns conhecimentos que iniciaram a muitas pessoas e que culminaram… Read more »

Lázaro Freire
Lázaro Freire
21 março de 2010 10:03 pm

Psicanálise é uma técnica e certificação. Xamanismo é uma religião ancestral. Para ser psicanalista ou xamã, é preciso um pouco mais do que comprar um chocalhinho, colocar um cocar da 25 na cabeça e se encher de alucinógenos. Um xamã JAMAIS utiliza plantas de poder para qualquer um e fora de um contexto iniciático. Já conheci xamãs e xamanismo autêntico muito antes de alguns daqui nascerem, o que dirá antes dessa moda daime. E não tenho o menor interessem em demonstrar. Como disse, não entro em espaços favoráveis ao daime para sair pregando coisas contrárias para pessoas de lá. Não… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
21 março de 2010 9:27 pm

É meu caro Lázaro, Nêgo confunde opnião c/ constatação! Minhas opniões podem mudar c/ o tempo (eu posso estar enganado, ou sendo ludibriado… Siquer passa essa possibilidade nas “cabeças” esclarecidas!!); Agora, um fato, um “ato feito” não tem volta (2+2=4, ou então desfaça-se as Leis matemáticas). Esse raciocínio pueril tem haver c/ a disseminação do tal RELATIVISMO CULTURAL. E (me repetindo) se todo o conhecimento adquirido ao longo dos séculos tivesse que passar pelo crivo da “experiência física”, pelo “VIVENCIAR A EXPERIÊNCIA”, ainda estaríamos lascando pedra e correndo de mamute. Possuimos capacidade imaginativa e dedutiva, de “filtrar informações”, justamente p/… Read more »

Igor
Igor
21 março de 2010 8:34 pm

finalizando o que eu acho de tudo isso de uma vez por todas, e vou fazer isso usando um hino daimista pra colocar mais pulga na orelha.

EU SOU UM NADA
NESTE ESPAÇO SEM FIM
EU NADA SEI
E ME CONFESSO ASSIM

SERÁ QUE EU EXISTO
OU SOU UM SONHO DE DEUS
TUDO ESTA FLUINDO
A ÁGUA SEGUINDO O CAMINHO SEU

QUEM É O HOMEM
QUEM É ESTE SER
QUE ACHA QUE PODE COMPREENDER

Igor
Igor
21 março de 2010 8:11 pm

Lázaro Freire, quer dizer então que só a sua opinião contrária pode ser argumentada, e as contratrias sobre esses pretextos que mais uma vez são somente da sua opinião particular, devem ser observados com esse seu rigor e digo mais, acho que eu realmente não entendo nada, os blogs tem a função dos comentários exatamente para que as pessoas comentem sobre o artigo ou tema, se fosse para ser selecionado só as opiniões de um so ponto de vista, com certeza o administrador do blog ia colocar a opção de filtrar os comentários iguais a muitos outros por ai. Eu… Read more »

Lázaro Freire
Lázaro Freire
21 março de 2010 5:37 pm

Vi algumas respostas curiosas, aqui. Não tenho a MENOR intenção de converter daimistas. Não estou discutindo o caráter interior do objetos de fé. Seria mais fácil discutir com membros da Universal, que não tomam alucinógenos e em geral são mais razoáveis. E não tomam alucinógenos. Se escrevo, é sobre as características FÍSICAS, QUÍMICAS e PSICOLÓGICAS desta droga em particular. Independente de depois do efeito, a pessoa se sentir com Deus. Morte também leva a Deus, estados de coma geram experiências espirituais, febre alta gera alucinações, não questiono isso. Falo para quem não toma. Ou toma eventualmente, e não se “converteu”… Read more »

André Garcia
André Garcia
21 março de 2010 11:54 am

E respondendo ao Kiabo Azul: Jesus tb não disse “Façam viagem astral”, ou “Sigam os Deuses hindus”. E por isso não deveríamos estudar a viagem astral ou o povo da índia seguir o hinduísmo? Essas tentativas de associar o que jesus disse ou não é, me desculpe a franqueza, ingênua. MAs uma coisa importa: Por trás do que Jesus disse, (e não do que ele não disse) existe uma coisa chamada princípios espirituais, de amor, de verdade. Seguindo estes princípios, em qualquer lugar, mesmo fora de todas as religiões, se chega a um lugar comum,o da evolução. Seguindo os princípios… Read more »

André Garcia
André Garcia
21 março de 2010 10:45 am

Oi Igor, Agradeço as suas palavras na resposta que escreveu. Gostaria muito que toda esta questão fosse tratada de outra forma, mas as vezes é preciso um dispêndio enorme de força pra mostrar que na verdade a coisa toda é bem mais simples (risos). A distorção é que causa muitos danos. Aqui mesmo, nos comentários acima, vi gente dizendo que os ayahuasqueiros depois de uma sessão são perigosos nas estradas, e a pessoa defendia seu “copo de vinho”. Então são coisas grosseiramente equivocadas, que ofendem, e não dizem nada. Quantos ayahuasqueiros têm matado pessoas no trânsito, pelo amor de deus?!… Read more »

fabio antonio stoppa
fabio antonio stoppa
21 março de 2010 10:33 am

bom dia acid,seu texto dessa vez esta mais coerente ,mas gostaria apenas de salientar a vç que ninguem deve usar substancias alucinogenas sem conhecimento previo ,tanto remedios como chas alucinogenos,do ponto de vista psiquiatrico,com certeza esse rapaz tem algum disturbio mental que não sei qual,mas me parece esquizofrenia ,mas não esqueça ele escancarou portas para obsessão daí a se achar JESUS CRISTO ,com certeza um obsessor das trevas o dominou de tal forma que o rapaz entrou no quadro de fascinação!!abraços

Lázaro Freire
Lázaro Freire
18 março de 2010 8:11 pm

Estarei na MTV com Lobão na próxima terça, 22:30, ao vivo, discutindo o assunto Religiao x Drogas x Daime. Sem entrar no caso Glauco, em respeito às famílias.

Sugeri convidarem também o Acid0, autor deste blog aqui. Me pediram o contato dele (só tenho o email). Acho que pode rolar. Seria uma boa contribuição.

Marcel
Marcel
18 março de 2010 11:21 pm

Para quem tiver mais interesse:

Sobre o trabalho dele:

http://espiritualidadeeciencia.blogspot.com/2008/10/estados-no-usuais-de-conscincia.html

http://espiritualidadeeciencia.blogspot.com/2008/10/conscincia-sem-limites.html

Sobre a Respiração Holotrópica:

http://espiritualidadeeciencia.blogspot.com/2009/01/respirao-holotrpica.html

Sobre um conceito dele chamado de “Emergência Espiritual” – que é uma espécie de crise completa de transformação e cura psíquica, que pode ser erroneamente interpretado como uma psicose.

http://espiritualidadeeciencia.blogspot.com/2009/01/emergncia-espiritual.html

Sei que os assuntos se repetem, mas é que eu fiquei bem contente com os escritos dele!! rsrsrs

Nantilde
Nantilde
18 março de 2010 6:31 pm

Agradeço ao Marcel e ao Igor pela indicação dos livros
Abraços

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
18 março de 2010 5:21 pm

Sei… Me parece então que a Igreja do santo daime compartilha de um ‘processo sincretista’, não?!(pelo menos na linha do Sr. Sebastião M. Melo). E Igor, Quando tu diz: “Essa é a minha resposta (sonho) pessoal, e a outra a sua. E chegamos no mesmo ponto de partida. Continuamos no sonho.” … Qual sonho??? O seu ou o meu??? Não defendo nem criminalizo o daime (realmente não tenho uma opnião formada à respeito dessa seita), Até porque não dá pra comparar as consequências dessa bebida c/ o estrago diário que o álcool (por exemplo) faz por toda a sociedade (*E… Read more »

M.D.2
M.D.2
18 março de 2010 3:17 pm

Eu canto assim porque fumo AMÔNIA.

Cadulessa
Cadulessa
18 março de 2010 3:14 pm

Acid,

Parabéns pelo seu texto. De uma lucidez ímpar, tocando no cerne desta (complexa) questão, que, acredito, nos depararemos cada vez mais daqui pra frente.

Abraços e boa tarde,
@cadulessa

Igor
Igor
18 março de 2010 3:07 pm

anderson silva, o Mártir McFly

se você não inventou quem foi que inventou então?

antes que cole um monte de textos de teoricos e supostos entendidos do assunto, já lhe pouparei o trabalho, mesmo que o inventor realmente acredite e tenha certeza do que ele teorizou continua sendo relativo, porque eu tenho certeza que se não eu, mas alguém aqui do blog vai usar o mesmo processo de colar tantos outros entendidos para contradizer, é fogo cruzado no mundo da verdade kkkk

Igor
Igor
18 março de 2010 3:00 pm

anderson silva, o Mártir McFly

E respondendo o seu post, exatamente o que eu escrevi, tudo é ralativo ou relativisado, volto a repetir a causa da confusão é porque aquele que vê a confusão está confuso, e para comprovar o que eu falei, a duras penas eu sei que da para fazer sozinho, qual das duas opiniões a sua ou a minha é o fato real.

Essa é a minha resposta (sonho) pessoal, e a outra a sua. E chegamos no mesmo ponto de partida. Continuamos no sonho.

Igor
Igor
18 março de 2010 2:52 pm

anderson silva, o Mártir McFly Enquanto doutrina formulado pelo Irineu Serra não. Mas a linha de Sebastião Mota de Melo, até onde eu sei sim, tem até trabalhos de mesa branca e incorporações mediúnicas. A saber, instuido pelo Mestre Irineu, o daime teria teria somente 4 trabalhos: * Concentração, que é realizada em silêncio, sem hino, como concentração da yoga. (duração de 3 horas em média) * Anos depois foi acrecentado o bailado, com hinos e só 5 hinários seriam cantado no ano, que são a base doutrinária. Depois por Sebastião foram incluidos cantico de hinários em todas as datas… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
18 março de 2010 2:29 pm

Ah! Li em algum lugar (não lembro), que a seita do santo daime tem fundamentos no espiritismo. Alguém aí pode confirmar isso?!

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
18 março de 2010 2:21 pm

Caro Igor, o teu discurso me parece um tanto relativista (esse relativismo moral é sim uma das causas da confusão e disritimia do mundo atual, isso é fato, não fui eu que inventei isso. Observe sobre esse “fenômeno” da Modernidade).
E Igor, já aprendi- à duras penas- que sozinho, não dá.
De resto o que tu diz faz algum sentido (apesar desse relativismo).

Abraço pra ti.

Eduardo Marques
Eduardo Marques
18 março de 2010 2:14 pm

Muito lúcido e bem colocado. Compartilho da mesma visão e não conseguiria explanar melhor. Parabéns pelo post!

Igor
Igor
18 março de 2010 9:05 pm

anderson silva, o Mártir McFly Eu sei, não estou criticando e nem contradizendo, estou mostrando que o processo de conclusão da verdade é muito difícil de definir, talvez até mesmo impossível, o sonho é a metáfora da verdade relativa. Só para explicar para você entender, toda verdade é relativa, é porque todas as opiniões são relativas sobre um determinado fato, mesmo que nós acreditemos ser a verdade absoluta, porque é até simples, se a verdade for absoluta, ela teria que explicar tudo sem haver a possibilidade de contra argumentação, portanto sem irmos muito longe nesse blog mesmo, se você acompanhar… Read more »

Daniel Telles
Daniel Telles
19 março de 2010 1:30 pm

Uma vez vc escreveu um texto falando mal pra caramba do Daime e do chá. Neste você se mostrou mais imparcial. Gostei do texto Um abraço.
Daniel Telles

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
20 março de 2010 4:18 pm

Acid,

Vai aqui um texto p/ esses tempos tão extremados, e que, de uma certa forma, tem haver c/ o que vem sendo dito por aqui…
Pra refletir.

“O poder do pensamento negativo”
http://www.midiasemmascara.org/artigos/conservadorismo/10538-o-poder-do-pensamento-negativo.html

kiabo azul
kiabo azul
20 março de 2010 3:21 pm

andre Se a ayahuasca torna as pessoas melhores, pq jesus(por exemplo) ao invés de dizer: “amem os seus inimigos” que é tão dificil, ele não disse: “tomem ayahuasca e qdo já estiverem mais elevados, amem seus inimigos”, que é mto mais facil? Aliás pq nenhum grande mestre usou ou recomendou o uso de alguma dessas substancias p/ ninguem? – – – outra coisa: Michael harner viajou p/ uma tribo meio isolada na floresta amazonica e fez a iniciação do xamanismo tomando a ayahuasca. No livro “o caminho do xamã” ele relata que ficou amarrado num bambu p/ não fazer nenhuma… Read more »

André Garcia
André Garcia
20 março de 2010 11:38 am

PS: Na sua edição o senhor só esqueceu uma coisinha: Comentar o mérito do assunto da mensagem. Mas visto o que escreveu em seu artigo,imagino que ficaria mesmo difícil dizer alguma coisa.

André Garcia
André Garcia
20 março de 2010 11:24 am

E, sim, as palavras do próprio são minhas mesmo, aquelas que o senhor cortou e editou, pra simbolizar a SUA opinião. Eu não editei o seu artigo, ele está lá completo e eu o comento. E eu tenho nome, não sou um ACID.

André Garcia
André Garcia
20 março de 2010 11:21 am

Senhor “Acid”, venho escrevendo textos sobre o uso da ayahuasca, e me deparei com seu artigo. O que me impressiona é a capacidade que certas pessoas tem de falar sobre o que de fato não conhecem, e ainda arrastarem “seguidores”. O senhor e o senhor lázaro freire deviam pensar um pouco mais no que e em como dizem as coisas, porque não estão falando de fantasmas, e sim de pessoas. Respondí longamente este seu artigo, e quem quiser, veja-o nesta página: http://ayahuascaverdadeira.blogspot.com/
Sem mais para o momento, peço reflexão profunda a todos. Abraço!

kiabo azul
kiabo azul
20 março de 2010 9:17 am

ok valew

Lázaro Freire
Lázaro Freire
19 março de 2010 11:06 pm

Psicanálise é uma formação complementar – livre ou acadêmica – com estrutura de mestrado, isto é, em todas você precisa ter um curso superior antes (no meu caso engenharia e agora filosofia) e fazer um curso de 3 a 4 anos, mais sua própria analise didática por 2 ou mais anos com um analista-didata, e mais um estagio supervisionado. Algumas faculdades oferecem a parte teórica formação como curso de pós, aí vc cumpre o restante em orgaos como o http://www.Sinpesp.org.br e suas escolas credenciadas. Ou faz direto em uma associação psicanalítica registrada, o que é mais tradicional. Em SP sugiro… Read more »

Leudo Lima
Leudo Lima
19 março de 2010 4:08 pm

Prezado Acid,

A réplica a este artigo, que eu mencionava, está publicada no blog: http://ayahuascaverdadeira.blogspot.com/

Agradeceria se você, Sr. Lázaro Freire e outros visitantes deste blog dessem uma olhada.

Leudo Lima
Leudo Lima
19 março de 2010 3:58 pm

Prezado Webmaster.
Gostaria de enviar um comentário mais completo sobre este artigo, porém não encontro seu contato em nenhum ponto do blog…Gostaria que me enviasse seu e-mail para isso. Pode ser?
Grato.

kiabo azul
kiabo azul
19 março de 2010 11:32 am

lazaro
esses cursos de psicanalise e psicologia transpessoal não existe em faculdade não, né?

Lázaro Freire
Lázaro Freire
19 março de 2010 8:41 am

Mc Fly, Sobre Viktor Frankl e Logoterapia, não só conheço e leio sempre (ontem, por ex, estava em minha bolsa o EM BUSCA DE SENTIDO – Um Psicólogo no Campo de Concentração), como fiz minha formação em psicanálise transpessoal com o austríaco Andre Kepe, que nasceu praticamente na casa do Frankl, e mais tarde participou com ele do movimento e congressos logoterápicos internacionais. O pai do Andre é o psicanista integral brasileiro Norberto Kepe, da Trilogia Analítica, introdutor da psicossomática no brasil, que nos pós guerra morou e estudou diretamente com Frankl na Europa, onde chegou a se envolver e… Read more »

Igor
Igor
18 março de 2010 1:45 pm

anderson silva, o Mártir McFly Cada um vivendo o seu sonho individual, mas alguns acham que o seu sonho particular é a verdade e pior ainda, que o sonho pessoal deve se extender a todos, simplificando tudo com academicismos e por ter contato somente com uma parcela da realidade, deixando de lado todas as outras. Como ser vivente neste mar de sonhos, posso dizer sem medo de errar, que estamos meus amigos em um total fogo cruzado, vejamos somente um caso como exemplo, um é formado em psicologia e psiquiatria, doutorado, com teses e clinicando várias pessoas por dia, tem… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
27 março de 2010 8:41 pm

Sr. André, Não tenho nada contra a sua pessoa (e nem teria por que, já que não lhe conheço). Desculpo-me de imediato se ofendi sua integridade física e moral (ou sua crença), de modo que somente pretendi “alertar” o dono do BÇOG p/ um fenômeno que tenho percebido e tenho estudado c/ alguma atenção, e que vem afetando a todos nós. Desculpe por ter feito o seu comentário de “amostra” p/ o que pretendia expor. Acho realmente que exagerei. Sem mais. PS: E a refutação do texto “risível”? Tenho genuino interesse de saber qual seu ponto de vista à respeito… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
25 março de 2010 11:41 am

É meu caro… Já falei por aqui que um dos grandes TABUS do mundo atual (perceptível por todos, o óbvio ululante!) é o tal do SINCRETISMO RELIGIOSO. Comemora-se, festeja-se a “PLURALIDADE DAS OPNIÕES”, A “DIVERSIDADE RELIGIOSA”, ao mesmo tempo que se propaga pelo ambiente (no ar???) determinadas ‘AVERSÕES’ e ‘GOSTOS’ HOMOGENEIZADOS dentro dessa mesma sociedade “SEM PRECONCEITOS” e “ESCLARECIDA” (nunca pensei que as aspas me seriam tão úteis…), que vão “NEUTRALIZANDO”, a curto e médio prazo, qualquer APROFUNDAMENTO sincero e genuíno nessa ‘via efetiva de ascese espiritual’. Exemplo? Postei esse comentário que ainda tá “fresco” (foi no post “A (não)… Read more »

Marcelo Freitas
Marcelo Freitas
25 março de 2010 11:21 am

Lázaro, Eu entendo um pouco a ansiedade dos daimistas no programa, uma vez que eles já vem sendo bombardeados a quase 1 mês pela mídia, faltou equilíbrio. Se o debate foi ruim, foi também pq convidaram as pessoas erradas, dos dois lados. Quem são vocês para falar do assunto? esqueceram de levar um antropólogo neutro, um piscólogo neutro, talvez um sociólogo etc, mas não, chamaram o Acid, com todo respeito. Né Lázaro? Os mais sensato eram o Lázaro, o toxicologista e outro lá de terno e gravata, mas que era prolixo. Se Lobao achou ruim é pq nao soube convidas… Read more »

Paula
Paula
25 março de 2010 12:47 pm

Sobre a discussão do Daime na MTV: Para mim o debate teve nitidamente problemas que alguns estão sendo apontados aqui, no twitter , na voadores.. Mas não por ter pessoas erradas, de jeito maneira! Faltaram pontos importantes para serem discutidos. Algumas pessoas pareciam estar na sala de aula ou palestrando. Mudavam o assunto DEMAIS, se prolongavam DEMAIS. E isso requer mediação do Lobão também. As falas mais coerentes e objetivas para mim, de fato, foram a de Acid e Lázaro. E que fizeram um diferencial. Não desmerecendo as contribuições das outras áreas.. Admito que os dois têm muito mais o… Read more »

neutrinos telespectadores
neutrinos telespectadores
25 março de 2010 2:43 am

Os três membros da esquerda se prolongavam demais em coisas de pouco ou nenhum interesse, lamentavelmente. Aliás, falou-se tanto em religião entre eles, mas ninguém demonstrou saber sequer do que isto realmente se trata, ainda que superficialmente. Há um imenso abismo entre seita (o que se propaga por aí feito água e só serve para bagunçar a psique alheia) e religião propriamente dita (via efetiva de ascese espiritual), e eles claramente misturaram tudo em um balaio só, deixando seus discursos ainda menos interessantes.

Lázaro Freire
Lázaro Freire
25 março de 2010 1:44 am

Pessoal
O Lobão ficou MUITO PUTO com os daimistas e em especial com o Carlos Maltz.
Se quiserem saber dos bastidores, e do que ele, Lobão, andou falando (um monte) hoje no Twitter no debate, leiam:

http://br.groups.yahoo.com/group/voadores/message/96821

E entenderão PORQUE raios foi difícil nos colocar.

Kamala
Kamala
24 março de 2010 9:27 pm

Nunca pensei que depois de quase 10 anos fosse ver o Acid na TV.

Marcelo Freitas
Marcelo Freitas
24 março de 2010 9:23 pm

Não foi bebendo daime, mas foi através do daime que você teve que se revelar para todo o Brasil Acid, kkkkk. Nem precisou beber para o daime agir. Quem imaginava que o pernambucano iria parar na mtv devido ao debate sobre o daime? nem vc né? parabenizo pela coragem, apesar de muitas vezes discordar de muitos posicionamentos seus.

Solius
Solius
24 março de 2010 4:03 pm

Algumas considerações sobre o programa de ontem e um clareamento naquilo que começou a ser exposto nos comentários anteriores: O programa tem duração muito curta e em minha opinião não é bem estruturado, possuindo uma dinâmica que não possibilita qualquer aprofundamento, a qual ainda, como disse o Lázaro, não foi respeitada pelo lado esquerdo da mesa, tornando-o ainda menos produtivo. As colocações do lado direito da mesa, por parte deste nosso colega e do pesquisador de ascendência oriental (alguma coisa “sei”) 🙂 me pareceram ter sido mais coerentes com seus campos de estudo (apesar da falha já exposta aqui por… Read more »

Fiat Lux
Fiat Lux
24 março de 2010 1:22 pm

Acid, não pude ver o debate ontem>

Vc sabe me dizer se ele será reprisado? Entrei no site da MTV, mas não tinha nenhuma informação a respeito!

Marcelo Freitas
Marcelo Freitas
24 março de 2010 1:08 pm

Relato da experiência física de quem
fez uso ritualístico- religioso da ayahuasca:

Lembro de tudo nitidamente. Eu via
seres de luz carregando lixo da floresta para dentro de uma caminhonete. Muitos seres e muito lixo. Então perguntei para um deles:

– O
que é isso?

Um dos seres me respondeu:

– São as suas
máscaras, você não pode ver ainda.

(retirado do texto do dep. Moisés Diniz)

Socram
Socram
25 março de 2010 1:39 pm
Solius
Solius
25 março de 2010 4:01 pm

Pois é, caro Anderson. As contradições e inconsistências da modernidade vem enchendo livros e mais livros que infelizmente quase ninguém lê.

André Garcia
André Garcia
27 março de 2010 1:27 pm

E senhor fellini, tenho artigos sobre a questão que o senhor desejou saber. Se quiser, pode entrar em contato comigo por orix75@hotmail.com

André Garcia
André Garcia
27 março de 2010 1:24 pm

Senhor acid, agradeço seu comentário, visto que tb foi muito polido, e muito mais calmo… (risos). Como tenho visto uma onda muit grande de ataques, o que pretendo é mesmo o que o senhor disse, dar uma contribuição. E senhor mcfly, se numa hora eu falo uma coisa que o senhor acha agressiva, o senhor me coloca na posição dissonante, e se sou polido, temos que tomar cuidado com a vigarisse… Bem, só posso dizer que não estou escrevendo para lhe agradar pessoalmente, nem poderia. Não é, de fato, a polidez ou a agressividade que importa,e sim o conteúdo. Se… Read more »

Fellini
Fellini
27 março de 2010 4:33 am

Em busca de informações sobre o Daime, para pelo menos fazer um comentário com um mínimo de dignidade e embasamento, pois nunca participei do ritual e tampouco consumi o chá, encontrei este texto interessante em um Site Daimista que compartilho: Há uma bela história quéchua que sintetiza o trabalho do Mestre. Yuyari, discípulo do Mestre Pacaric, lhe perguntou um dia: – Em que consiste a sabedoria? – Em amar aos homens, respondeu-lhe o Mestre. Em outra ocasião, Pirgue, outro discípulo de Pacaric, lhe perguntou: -Em que consiste a sabedoria? -Em conhecer os homens, respondeu-lhe o Mestre. Então, Mizque, outro discípulo,… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
27 março de 2010 2:01 am

É Acid,

O discurso do Sr. Andre é polido, bonito… Por isso que considero urgente “captar” as “intensões ocultas” desses mesmos discursos.

“A POLIDEZ É A ARMA DA VIGARICE INTELECTUAL”… O tal “sepulcro caiado”. E tá cheio disso por aí, comprometendo a integridade de qualquer debate ou discussão sincera.

Abraços “polidos” pra ti.

Fiat Lux
Fiat Lux
26 março de 2010 3:41 pm

Lázaro e Acid, Analisando o fato de que, mesmo após todas essas ocorrencias trágicas que envolvem o consumo do daime, é muito improvável que sejam tomadas algumas providencias ou precauções por parte de algum orgão fiscalizador do governo. Então eu pergunto: Na opinião de vcs, que atitudes e cuidados os dirigentes de igrejas sérias poderiam tomar a partir de agora, para diminuir os riscos de acolherem individuos portadores de disturbios psicologicos?(a ficha de anamnese já sabemos ser ineficaz) Pq pergunto? 1. Pq meu marido é um dirigente de uma pequena igreja no interior de SP e quer fazer a coisa… Read more »

o que nada sabe
o que nada sabe
26 março de 2010 4:45 pm

Todo esse debate inútil sobre a ayahuasca me fez lembrar de um trecho do “O Voo da Serpente Emplumada”: “Jamais pergunte a outro homem: O que é que devo fazer?; porque é a mais nefasta de todas as perguntas. Se a fazes a um néscio, a um adormecido, está-lo-ás convidando a arrastar-te ao sonho. Com o qual haverás caído em dupla ignorância e te será duplamente difícil voltar a despertar. E se fazes tua pergunta a um sábio, a um desperto, perceberás quão inútil é perguntar, porque um desperto sempre responderá: Faz o que melhor te pareça; se nisto colocares… Read more »

André Garcia
André Garcia
26 março de 2010 6:44 pm

Senhor acid, Em nenhum momento o confundi com o senhor lázaro, comentei sobre vcs dois, pois em seu artigo o senhor o cita, e eu já havia escrito sobre ele. Sobre a dissonancia cognitiva (dou risadas), só posso dizer que em relação ao pensamento de vcs, sou sim, uma nota dissonante. E tenho o mesmo direito de vcs de pensar e refletir o assunto. Eu escrevi réplicas e não ameaças, e de fato sobre elas nada foi dito além das insistêntes e desinformadas apelações… Aquilo que a vc parece ameaça e outra coisa, é o fato de eu dizer que… Read more »

Lázaro Freire
Lázaro Freire
26 março de 2010 2:29 am

Oi, Marcelo. Quem sou eu para falar no assunto, e porquê, explico ao longo de http://migre.me/qmIq E fui também o primeiro convidado deles, que pegaram mensagens minhas como pauta para polêmica e questionamento- aquilo do que vive o tal programa. Me parece que eu tenho autoridade sim para ser UM DOS interlocutores desse debate, até em um nível maior. Não “o”. Vi daimistas reclamando que nós não podiamos estar ali. Aliás, o próprio Maltz deixou isso claro no intervalo, ele não queria o Lobão, nem ninguém da mesa esquerda, ele disse que debate é ego, deu a entender que quem… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
25 março de 2010 8:49 pm

Desculpe por me meter… Mas Diego, O teu coment só confirma o que o Acid escreveu no post. Tente primeiro entender o que vc mesmo escreveu. E a questão aqui em jogo me parece que passa longe de “liberação ou não” da bebida-sacra (quem disse que governo tem que se meter em assunto religioso?… O tal ESTADO LAICO surgiu daí… Arbitrar ‘entre’ as Religiões que estavam se pegando na Idade Média. Só que hoje o “ENTRE” virou “SOBRE”). Tu diz: “Se a ayahuasca fosse lesiva à saúde ou levasse ao vício, pode ter certeza que não seria liberada (* E… Read more »

Diego Maia
Diego Maia
25 março de 2010 8:08 pm

Olá Acid. Acompanhei o programa da MTV. Fiquei feliz em ver que você hoje adota uma postura mais madura do que há 2 anos atrás, quando conheci seu site. Gostaria apenas de tecer algumas colocações sobre ela. Essa tecla em que você tanto bate, de que a ayahuasca é droga, inclusive classificada cientificamente como tal, a meu ver não acrescenta muito, visto que, pela classificação farmacológica de drogas, uma infinidade de substâncias é também assim considerada, como o café e a aspirina. O que ocorre no entanto é que a palavra droga utilizada no sentido mais comum do termo não… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
24 março de 2010 11:02 am

“VERGONHA ALHEIA” Eu não sou um “Lázaro” (*sou só um mero “anderson”), mas esse termo, a todo instante, “ressuscita” na minha alma já um tanto combalida. Acho que tá na hora dos Conselhos de Psicanálise e Psicologia reconhecerem essa “nova patologia” que vem atingindo um monte de gente, inclusive até alguns profissionais da área. ;] *pra “entender a piada” acesse o post “O resto é irrelevante”. E, caro ‘Neutrinos’, Não sei… a Televisão aqui não pega direito, tava choviscando muito. ;D ;D ;D Não sei si era problema na TV, mas… é impressão minha ou o nosso destemido Acid lembra… Read more »

AndrehTorres
AndrehTorres
24 março de 2010 10:56 am

Nossa, mas o negocio tah indo longe hein? 😛

Tiki
Tiki
24 março de 2010 8:50 am

Eu lhe auto-riso. Pode ficar descan”ç”ado que não vou apagar da minha memória. Sim pois cada um de nós vive na memoria dos outros n’est pas?

Hang loose, \m/

Mcnaught
Mcnaught
23 março de 2010 11:43 pm

Nossa… rs. Esse debate da MTV nunca foi bom. O Lobão tem de ser o substituto do Faustão na globo. Corta as pessoas, assuntos, etc… rs. Realmente só fazendo ofensa na frente da t.v. rs. Shup up Lobão rs. Controlar as substancias, pessoas, etc…

Putz. É tem post que não dá pra participar pq acabamos por ser repetitivos. Whatever.

[]´s

neutrinos telespectadores
neutrinos telespectadores
23 março de 2010 11:39 pm

Começou o programa. :))

Solius
Solius
23 março de 2010 10:04 pm

Lázaro, Não, caríssimo. Nos conhecemos, mas de outras paragens. 🙂 _____ Prosseguindo, já que ninguém contesta, evidencia-se que a doutrina do S.D. não tem raízes nas tradições indígenas, exceto pelo que foi exposto. Ao se pesquisar a doutrina original, fundada por Raimundo Irineu Serra, vê-se que o mesmo tentou fazer uma aliança entre o ritual da beberagem e seus hinos com o cristianismo católico e protestante. E é a partir daqui que entram minhas observações. Este choque doutrinário parece apresentar uma série de problemas sem solução, e deste modo, não há como considerar esta doutrina como um caminho espiritual válido.… Read more »

Lázaro Freire
Lázaro Freire
23 março de 2010 8:17 pm

Pois é, Anderson, Aprendi a não ler certas coisas após uma ou duas linhas. A vida é muito curta para que a gente perca tempo com coisas que não nos dizem muito. Passo por cima. Só na Voa são 7000, eu realmente não me sinto estimulado a ficar lendo e replicando eternamente a cada um de meus leitores – imagine então os que não acrescentam. Engraçado como esse pessoal NÃO ENTENDE o que é relação 1 para n³. Eles realmente acham que se você escreve aqui, está falando diretamente com eles e deles – e, pior, lendo cada réplica. Aí… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
23 março de 2010 6:52 pm

Tá vendo aqui destemido Acid, o que venho tentando dizer pra ti?! O Sr. André Garcia se ofereceu (sem perceber) como exemplo da tal DISSONÂNCIA COGNITIVA (A contradição entre pensamento e discurso). Ele “condena” a forma agressiva do colega virtual Lázaro, ao mesmo tempo que, a três linhas acima, afirma que “estou rindo, porque vc é uma piada. de mau gosto”. Parece que o Sr.André não se preocupou, ou se interessou, NÃO pelo que o terapeuta disse, mas pelo que ELE mesmo disse!… Isso realmente não é muito justo. Ou é?! É por isso, Acid, que c/ determinados comentários não… Read more »

André Garcia
André Garcia
23 março de 2010 6:38 pm

Ah, mais uma coisa! Essa pessoa que o senhor citou, gideon, é dentro do próprio meio ayahuasqueiro sério, considerado um grande desvirtamento, vendendo chá, dando cursos de vidência e xamanismo… E é a esse que o senhor agradece (risos). E quanto a meus posts, sei que o senhor anda lendo sim, por isso mesmo não tem o que dizer, porque quando lê, vê que não sou fundamentalista, e em meus artigos admito vários problemas com os trabalhos, com esse novo contrexto em que a ayahuasca vem sendo utilizada. Os fundamentalistas não admitem isso. Mas curiosamente, vejo traços fundamentlistas em ses… Read more »

André Garcia
André Garcia
23 março de 2010 6:20 pm

Então, lázaro (risos), como sempre, vc dá um jeitinho de escapulir. Chama os outros de repetitivos e parece que não se lê (mais risos). Cara, vc realmente é uma peça única! No fim das contas, como não sabe o que dizer, volta aos argumentos das pessoas que n~~ao sabem se colocar, e diz que certos posts não vai responder porque não tem quebra de parágrafos (mais, e mais rsos). Estou rindo, porque vc é uma piada. De mau gosto. Então, para sua informação, só reafirmo, não acho que o senhor deva tomar nem gostar, mas respeitar, pois a sua forma… Read more »

Lázaro Freire
Lázaro Freire
23 março de 2010 11:31 am

Ops, http://myspace.com/naviterra
A ironia é que – não expalhem por aí, rs – há agradecimentos a daimistas em nosso último disco, uma vez que o Banana, baterista, é adepto. E cada um fez seus agradecimentos, democraticamente. Tem até o nome do Gideon, hehehe. Pluralidade é tudo. Desde que não sobrepuje a consciência.
E esse Solius daimista… É o André Solius? 🙂

Lázaro Freire
Lázaro Freire
23 março de 2010 11:22 am

Opa!!! Solius autor na nossa música Água (http://myspace.com/naviterra), meu ex-colega de banda e de São Tomé? 🙂 É você, sumido, na área?

Solius
Solius
23 março de 2010 2:16 am

Eu tenho algumas questões acerca da doutrina do Santo Daime, e gostaria de começar pelo seguinte: o chá e o uso de alguns instrumentos, ao que me parece, são os únicos elos de ligação entre esta e aquelas doutrinas praticada pelos nativos amazônicos, que possuem crenças e modo de vida distintos (inclusive entre si) e bem peculiares. O próprio uso da beberagem se dá em contextos e situações bem específicas (ritos iniciáticos, trabalhos de cura e espirituais sempre sob supervisão direta de um pajé, quando não realizados exclusivamente por este, etc.), sendo componente indispensável da estrutura social daqueles povos, à… Read more »

Lázaro Freire
Lázaro Freire
23 março de 2010 1:29 am

Lázaro Freire Não gosto, tome daime outra vez Então, é sempre essa a idéia. Se já tomei, não foi no lugar certo. Se ainda assim não sou 100% a favor, então devo ser 100% contra. E aí preciso tomar de novo. Se ainda não me converti, o argumento é “tome de novo, e de novo”. Não pare de tomar até gostar! E se não gostar, é porque não bebeu o suficiente. Bem, assim é fácil, nem que eu tenha que derreter meu cérebro, rs. Alguns posts daqui lerei no dia em que aprenderem a usar parágrafos. Não dá. Verborrágicos, repetitivos… Read more »

neutrinos telespectadores
neutrinos telespectadores
23 março de 2010 11:47 pm

O japonês escorregou. O DMT tem sim alguma ação sem a substância ativadora.

neutrinos telespectadores
neutrinos telespectadores
23 março de 2010 11:52 pm

E olha que nesse até que ele está um pouco melhor… ou menos pior… 🙂

Lázaro Freire
Lázaro Freire
24 março de 2010 8:28 am

Oi, Tiki. Desculpe por me defender. Eu pensei que meu nome houvesse sido BEM citado no tópico original que vocês entraram para comentar, e que eu fosse parte do ASSUNTO aqui *desta* vez. Sorry! O que podemos ou não escrever aqui, e quem/quanto você autoriza? :o) Se quiser, pode apagar meus posts indevidos. Você é moderadora, né?

Tiki
Tiki
24 março de 2010 8:13 am

Olha a lei da atração…. comentário máu atrai comentario máu e vice versa (saudade do passado)

Que é que interessa aos leitores deste espaço saber se o sr. Lázaro anda acupado ou o sr. André gosta ou deixa de gostar do sr. A ou do sr. B? Que interessa saber se o sr. C tem máus dias no escritório e vem praqui descarregar em letras maiusculas?

De certeza que se tivesse que pagar por cada caracter que se coloca (e se calhar até paga de formas misteriosas…) não esbanjava dinheiro com frase inutil.

André Garcia
André Garcia
24 março de 2010 3:28 am

Senhor mcfly diz: Sr. André, Se não tens nenhum interesse de fato pela figura das suas críticas, então por que o Sr. gasta tanto fosfato e palavras c/ ele??? E eu respondo, copiando o qu já havia escrito: E ao senhor, senhor lázaro, saiba que não replico ao senhor pelo senhor mesmo, figura da qual não tenho o menor interesse de fato. Mas o senhor realmente construiu uma visibilidade, e quando agride de forma velada (ou não) tentando apresentar-se como bastião da verdade sobre este assunto, muitos acreditam. Eu o replico, por conta das outras pessoas, e não pelo senhor.… Read more »

Lázaro Freire
Lázaro Freire
24 março de 2010 3:07 am

Então. A produção nos pede para cortar a fala do outro, interromper, fazer falas curtas bem twitter, sermos objetivos, falar junto. Todos estavam orientados assim, mas a antropóloga achava que estava numa assembléia de greve geral da USP, rs, pedindo a “vez da fala” etc, e o Maltz queria converter todo mundo no intervalo… Nos breaks, o Lobão precisava ficar explicando falácias para o Maltz, acalmando o cara, explicando pra ele que a crítica a tempos líquidos ou à substância era algo genérico e não algo a ele, e explicando que ninguém estava falando mal da UDV dele, ao contrário…… Read more »

neutrinos telespectadores
neutrinos telespectadores
24 março de 2010 2:19 am

Não vingou mesmo, caro Anderson! E achei que se deu espaço demais para um lado e espaço de menos para o outro… será que foi só impressão?

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
24 março de 2010 2:08 am

Sr. André,

Se não tens nenhum interesse de fato pela figura das suas críticas, então por que o Sr. gasta tanto fosfato e palavras c/ ele???

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
24 março de 2010 1:57 am

Foi impressão minha ou o “debate” não vingou (o carro ‘morreu’ na primeira subida, não deu nem pra engatar uma segunda…). Tirando o Lázaro e o Acid (ficou famoso, hein?! Mas, Sidartha??? ;]), os outros pareciam querer desconversar, fugir da “discussão”… Uma falta de interesse eu diria. Mas discutir assunto sério na TV já é a própria autocontradição, né não?! Valeu a tentativa.

André Garcia
André Garcia
24 março de 2010 1:33 am

Então senhor mcfly, eu disse que acho o senhor lazaro uma piada, de mau gosto, justamente pelo que está escrito em seus artigos. Se o senhor os ler, verá a forma violenta com que ele ofende as pessoas, inclusive uma amiga aqi que recebeu um email extremamente mal criado dele. Eu chamá-lo de piada é uma coisa muito, mas muito leve perto das barbáries que já o vimos escrever sobre assuntos que desconhece. Se isso lhe parece uma dissonância, leia os artigos dele sobre isto, e talvez vc veja o que estou dizendo. Se o senhor diz que eu não… Read more »

gabi
gabi
24 março de 2010 1:10 am

Uau vimos o sr acido ao vivo e a cores! rsrs brincadeiras a parte, gostei bastante da participação do Lazaro, mas achei o Acid bem timido; se bem que quando falou, falou bem… De qualquer forma acho que esse assunto já está ficando cansado. Na minha visão o daime é uma droga sim, e assim como mtas delas tem efeitos que vão além do fisico, como um “atalho” para o espiritual… O mesmo pode-se dizer da maconha e do lsd. O problema está em quem usa… Tenho quase certeza que o tal Cadu não usava para atingir a iluminação ou… Read more »

neutrinos telespectadores
neutrinos telespectadores
24 março de 2010 12:26 am

Puts, foi impressão minha ou o cara da U.V. pediu pro japonês moderar a fala por não saber do que ele está falando? Ora, vá estudar! Debate no Brasil…

neutrinos telespectadores
neutrinos telespectadores
23 março de 2010 11:54 pm

Balanço do primeiro tempo: a fala do Acid foi a mais coerente. É a opinião da qual compartilho, ou seja, as substâncias podem ser utilizadas, mas dentro de um contexto específico, tradicional.

Abigail
Abigail
22 março de 2010 11:52 pm

Apenas reafirmo o que disse e corroboro parte da opinião do Jim Jones
“na urbe, droga deve ser só para diversão ou auto-medicação ou suicidio lento. Qualquer outro uso vira tragédia a médio e longo prazo. E o daime só está começando a entrar no estágio de degradação.”
E completo- Fatos falam mais que palavras.

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
16 março de 2010 3:34 pm

Andreh, Esse negócio de “saber é uma coisa e vivenciar é outra” é um tando complicado; Porque há situações na vida que vc não poderá experimentar, mas poderá saber como é (nosso cérebro é dotado de um mecanismo que nos faz diminuir nossas experiências, justamente p/ sabermos mais, acumular mais dados… Si não estaríamos ainda lascando pedra e fugindo de mamute. LEMBREMOS QUE A DESCOBERTA DO FOGO SÓ FOI POSSIVEL GRAÇAS A DEDUÇÃO, QUE NÃO TEM NADA A VER COM EXPERIMENTAR!), sem ter que experimentar… Ex: Teria que experimentar ser uma galinha p/ poder saborear um ovo frito? Ou p/… Read more »

Marcel
Marcel
16 março de 2010 10:26 am

Sabe, não considero que a Ayahuasca seja uma evolução que “venha de fora”. Dizer isso é semelhante a falar que o yogue que respira oxigênio (ou prana) está se utilizando e se apegando a coisas exteriores para manter um estado de consciência x! A Ayahuasca é um meio – não um fim. Ela expande sua consciência e a deixa bem mais sensível para que você veja e sinta o seu próprio inconsciente pessoal, coletivo e espiritual. Agora, o processo de individuação é seu, só seu. Isso me lembra de um homem que, creio, perguntou para Sri Ramakrishna se o santo… Read more »

MARINA
MARINA
16 março de 2010 10:13 am

Kiabo azul, é isso aí!!
Não precisamos ingerir nenhuma substância química para encontrar um estado psíquico específico, nosso organismo produz tudo, conforme a necessidade: se queremos uma agitação, temos a adrenalina das supra-renais; precisamos nos acalmar, é só chorar, a substãncia calmante está nas lágrimas; queremos “viajar”, nada de alucinógenos: é só meditar (parar de pensar)…mas a qualidade das visualizações vai depender, claro, do nível de vibração que cultivamos…um pôr do sol, estrelas, enfim, a Mãe Natureza ajuda a elevar nosso padrão!

Pers
Pers
16 março de 2010 9:58 am

Pode ser que em alguns casos, o daime sirva para quebrar alguma barreira, assim como os remédios “tarja preta”. Mas isso é o máximo que pode fazer, porque a evolução pessoal necessariamente vem de dentro, não vem de fora. Não se evolui tomando remédio. E mesmo quando necessário para consertar alguma coisa, se o remédio não for receitado por um bom médico, pode avacalhar tudo.
“O reino de Deus está dentro, não está fora”.

Simão
Simão
16 março de 2010 12:43 am

A grande (porque simples) constatação é de que o uso de uma droga de qualquer tipo que afete o “modus operandi” dos neurônios é potencialmente perigosa para quem já tem problemas nos “circuitos”. Seria como usar uma cola para juntar os fios e tornar o “curto circuito” mais poderoso. E isso uma simples primeira tragada de marijuana, vulgo maconha, também faz. Não existe droga mais amena ou mais pesada, tudo depende de quem a experimenta. Alguns têm sorte. Rita Lee diz em entrevistas que usou LSD e CONSEGUIU sair sã. Muita, muita sorte. Mas não é exemplo a seguir. A… Read more »

MARINA
MARINA
16 março de 2010 12:33 am

Tb ainda não me recuperei da tristeza pela morte do Glauco (e seu filho), tão brusca, brutal… Na adolescência meu pai trazia todas as manhãs o jornal junto com os pães p/ o café, adorava ler as tirinhas, e cultivava uma mania de recortar e colecionar as mais engraçadas. A maioria selecionada era deste cartunista, um dos melhores! Tenho acompanhado tantas matérias e comentários sobre o ocorrido… e só aqui encontrei a melhor abordagem. Penso da mesma forma: quem ataca o daime para justificar a violência não conhece sobre o assunto. Sua visão é clara, lúcida; tb percebi que os… Read more »

@erick0747
@erick0747
15 março de 2010 10:37 pm

mto interessante seu ponto de vista, mas o meu segue outro caminho em 2 pontos: 1. senti um certo pré-conceito ao colocar bob marley no meio de outras referências, o que me pareceu uma visão um pouco destorcida do mesmo. Pode ser que esteja errado, apenas senti isso e escrevi. 2. concordo com seu ponto de vista de que a maioria das religiões não entrega seu “nectar” de mão beijada. Mas como disse, a maioria. O daime surgiu na amazonia, do povo p/ o povo, não tem como ser diferente. Concordo que existe e sempre vai existir, dentro do daime,… Read more »

Lex, o Zen de luto...
Lex, o Zen de luto...
15 março de 2010 10:17 pm

“Não se salva ninguém à atacado”… Tchê, taí uma coisa que eu concordo. Mas técnicas e práticas coletivas são ainda melhor que a prática solitária de internet… Eu cresci lendo Glauco, Angeli, Laerte e Aragonés… Não por que era descolado. Mas porquê minha vida era retratada em parte dos quadrinhos urbanos, sujos, regados a Punkrock e “oregano”… Como muitos dos jovens dos anos oitenta, cada um por seus motivos, passamos a deixar o dionísico caminho do “Sexo, drogas e rock ‘n roll” para buscar entender porque “isto” não bastava para ser feliz… Caminhos diferentes eu vim parar no Zen Budismo.… Read more »

Marcel
Marcel
15 março de 2010 9:51 pm

Olá meus caros!! De fato, eis um tema bastante polêmico e que dá muito pano pra manga! Descrevendo de onde parte minha fala, digo que já tomei Ayahuasca por seis vezes – todas no ano passado -, e para o meu desenvolvimento espiritual foi muito bom – inclusive no que diz respeito ao meu dia-a-dia. Entretanto, concordo muito com muitos dos tópicos aqui levantados. De fato, mesmo, não se trata de algo para qualquer um. Já ouvi histórias de lugares que basta chegar e tomar, sem nenhuma conversa ou qualquer enquadre do porquê de se estar tomando, seja ritualístico, seja… Read more »

Ricardo
Ricardo
15 março de 2010 6:49 pm

Correção, Andreh: o anderson insinuou, sim, que ele poderia estar sob o efeito do chá no momento do crime. O que eu quis dizer é que, mesmo que ele não estivesse sob tal efeito NO MOMENTO EXATO do crime, o uso prévio do chá pode ter causado (ou desencadeado) algum distúrbio no sujeito, que o levou a agir daquela maneira. É claro que também não podemos descartar o uso de outras drogas. Ainda mais pelo perfil dele no orkut: frequentador de raves, fã de Bob Marley… Está se tornando muito comum entre alguns jovens o abuso de várias substâncias sob… Read more »

André
André
15 março de 2010 6:45 pm

Vocês precisam tomar o daime para saber oque realmente acontece, não podemos esquecer que o daime é uma religião espirita praticante. Não são pessoas alucinadas e indefesas, São pessoas em contato com seu eu interior e em contato com espiritos que podem dar soluções para os problemas de cada um ali na roda. Você corre o risco de ser metralhado andando na rua estando ou não “alucinado”. Eu fui no Santo Daime 3 vezes (e pretendo ir mais), a primeira vez por curiosidade mesmo, sem muito conhecimento espirituai, depois de ir comecei a acreditar em muitas coisas que antes pareciam… Read more »

Ricardo
Ricardo
15 março de 2010 6:32 pm

AndrehTorres

Ninguém disse que ele estava sob o efeito do chá na hora do crime. Apenas foi dito que uma hipótese bastante provável é que ele seja um sujeito extremamente desequilibrado, usuário de várias drogas, e que o fato de ter frequentado a igreja do daime (mesmo que há mais de seis meses atrás) só piorou seu estado mental.

AndrehTorres
AndrehTorres
15 março de 2010 5:28 pm

O assassino estava a 6 meses sem frequentar a igreja…..

Outra, foi comprovado que ele estava sob efeito do chá?

Sinceramente, existe mais por detraz de toda essa polemica que vem surgindo com relação ao santo daime/udv…

Stay tunned

Elielson
Elielson
16 março de 2010 11:06 am

Engraçado…
Já vi gente matar e morrer sem usar drogas.

Torpeido
Torpeido
16 março de 2010 11:21 am

o CHÁ é coisa séria… não é pra qualquer um, definitivamente!
é preciso um preparo mental… aquela máxima do autoconhecimento através dos enteógenos é uma falácia, o autoconhecimento é prérequisito necessário e fundamental para uma viagem dita transcedental… é preciso estar muito centrado e estável; os resultados da “viagem” são essencialmente particulares e não há um NORTE mais verdadeiro e significante que a própria mente do usuário… por isso é uma faca de dois gumes!

Marcel
Marcel
16 março de 2010 3:29 pm

Não, pessoal… Vocês estão analisando como quem vê de fora! Pelo que vocês falam, parece até que se trata de um grupo de pessoas alucinadas, que se perdem em viagens “alto-astral”, e que se enterrram mais e mais em alucinações mentais!! Que visão distorcida das coisas! Beber Ayahuasca é como fazer uma meditação prolongada! Mas com uma técnica diversa!! E tomar consciência de tudo o que existe dentro de nós! E é tomando consciência do que existe em nós, que podemos transcender tais coisas e padrões! E quando abrimos os olhos, nada indica que a pessoa não vai mais achar… Read more »

kiabo azul
kiabo azul
16 março de 2010 3:04 pm

essa sua última fala eu concordo, mas ai já entra outra questão: “toda verdade é paradoxal.” Para encontrarmos felicidade fora da gente, precisamos nos livrar dessa ilusão que projetamos pra fora(nosso mundo material), e como fazer isso sem nos livrarmos da mente? Limpa-se o que está dentro para se limpar o que está fora e consequentemente nos sentirmos alegre só de ver uma folha seca. Drogas só nos faz mergulhar mais ainda na mente. Esse véi aqui fala sobre a questão.
http://www.oshobrasil.com.br/principal.htm

Marcel
Marcel
16 março de 2010 3:02 pm

Bem, acho que quem diz que Ayahuasca não altera a mente é doido, porque qualquer coisa que se faça altera a mente!! 🙂 E, amigos, sinceramente, não é porque algo é bom para uns, que é bom para todos! Por que Deus então não fez todos cristãos ou budistas ou hinduístas? por que Deus espalhou tanta diversidade? E não são apenas escrituras indígenas que tratam de enteógenos (ou drogas, como queiram). Ninguém sabe se Krishna ou Buda tomou – talvez não mesmo – mas muita gente que veio antes, e que fizeram a “escada simbólica” – que esses Avatares usaram… Read more »

kiabo azul
kiabo azul
16 março de 2010 1:55 pm

eu acredito em um Deus infinitamente bom e justo e acredito que o universo sempre conspira a nosso favor. Se as drogas tivessem importancia no crescimento das pessoas, eu acredito que Deus daria um jeito de fazer c/ que TODOS os seres humanos tivessem acesso e pudessem usar essas drogas. Um tetraplegico cego surdo e mudo não pode usar ou pedir drogas… mas pode mergulhar dentro de si. Veja como é justo Ele guardar dentro da gente tudo o que precisamos.

AndrehTorres
AndrehTorres
16 março de 2010 1:02 pm

Mas iae kiabo, eles jah existiram assim, na luz?

Plin, tah ae jesus! Plim!!! Jiddu, Buda…

Meu ponto, meu irmão, eh o de que nao sabemos de nada com relação a eles, apenas o legado que eles deixaram.

E assim, exite um larga distancia entre as drogas como vc citou, para fugir e as “drogas” para se achar e se confrontar… As pessoas costumam chamar de enteogenos, que não eh como akele baseadinho que as pessoas fumam por ae… 😉

kiabo azul
kiabo azul
16 março de 2010 12:50 pm

não é questão de ser arrogante. É por bom senso msm. Qdo vc vibra na frequencia de um jesus da vida, pra que vai usar drogas? Pra se sentir melhor? Pra entrar num mundo paralelo? Pessoas como ele já se sentem infinitamente melhor do que qualquer experiencia c/ psicoativos e tem acesso a qualquer lugar/dimensão do universo(se sentem um com o todo). Ja ouvi dizer e pra mim faz sentido que pra esse nivel de pessoa, a emoção de um orgasmo é tão fraca qto sentir o gosto de um pano sujo, agora imagine outras emoções que não sejam um… Read more »

AndrehTorres
AndrehTorres
16 março de 2010 12:33 pm

E ricardo, vai ler umas letras do bob marley pra vc entender melhor o que ele pensava e viveu… Seu comentario me fez lembrar akela musica do gabriel o pensador “o retrato de um playboy”: “Adoro reagge mas não sei o que bob marley diz”… rs No seu caso, foi o contrario! 😛

AndrehTorres
AndrehTorres
16 março de 2010 12:31 pm

Poxa ricardo, sinceramente não concordo com nada do que vc falou… Me pareceu muito pretensioso e principalmente preconceituoso…

Ele, o assassino, sempre foi akilo que ele é: Com ou sem daime. O daime, como os que conhecem sabem, não faz nada mais alem de expor tudo akilo que vc esconde com unhas e dentes por de traz do seu eu idealizado, sua mascara, seu eu inferior…

Com ou sem daime, cedo ou tarde ele faria algo do tipo.

AndrehTorres
AndrehTorres
16 março de 2010 12:15 pm

Mas Kiabo Azul, como vc pode ter tanta certeza em afirmar que jesus, krishna, buda dentre outros avatares nunca fizeram uso de enteogenos?

No caso de jesus cristo mesmo, soh existem registros a respeito de sua vida somente apos os 30 anos de idade…

Vamos deixar de ser arrogantes.. porque o “sabe que sabe” na verdade nao sabe eh de nada…

Vanda
Vanda
16 março de 2010 11:54 am

Rafa,
comentei sobre a opiniao do post anonimo do dia 14,2010 4:45.

kiabo azul
kiabo azul
16 março de 2010 11:46 am

Eu não tenho preconceito com quem usa, até pq eu tb já usei, mas que pelo menos não fiquem se utilizando de sofismas pra justificar a doidera. Pelo que eu saiba jesus, krishna, buda, osho e nenhum ser iluminado que passou aqui usava alguma dessas substancias. ~E outra: eu sou só um iniciante na meditação e já cheguei(e já vi outros chegarem) a estados de conciencia parecidos com uma mistura de maconha com cocaina. Eu ficava bem relaxado e ao mesmo tempo ligadão e com uma sensação mto boa msm. Isso ratifica a ideia de que essas drogas na verdade… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
15 março de 2010 1:33 pm

É Acid,
Mais um texto inteligente (que vou ter que reler c/ o maior carinho). Valeu.
Só queria dar um ‘pitaco’ de leve no assunto: DROGA E LIBIDO VIRARAM ARMA POLÍTICA! Desde quando Governo tem autoridade p/ “liberar” uma substância que é particular de uma seita??? (olha a LEGALIZAÇÃO aí minha gente!). Manter um povo drogatizado e pensando só em sacanagem é- à décadas- uma das formas mais eficazes de ESTUPIDIFICAR a população e, com isso, de permanecer no poder sem ter que dar satisfação pra ninguém.

PS: Esse lance da ‘experimentação alquímica’ é um caminho realmente pra poucos.

Ricardo
Ricardo
15 março de 2010 1:12 pm

Toda esta conversa me lembrou de um amigo, que começou a tomar o chá há algum tempo, pra tentar se livrar do vício em crack (e parece que conseguiu, não sei ao certo, mas espero que sim, pelo bem dele). Um dia ele me enviou um e-mail com um link de uma reportagem onde se dizia que alguns médicos (não me lembro onde) estavam usando pequenas quantidades do chá em pacientes com depressão “braba”, daquelas em que a pessoa nem levanta da cama. E os resultados, ao que parece, estavam sendo muito positivos. Então, eu respondi o e-mail dele, dizendo… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
15 março de 2010 1:01 pm

Pôxa vida, si até o “Demonho coisa ruim” tá concordando c/ o cristão revoltado aqui, é porque a coisa realmente tá feia! É o Apocalypse. ;°D 🙁 ;°D. Tb moro no Rio, Rio de nervoso. 🙁 🙂 🙁 🙂 Abraço pra ti “coisa ruim”, e “vá de retro”! Mudando o foco: Tenho uma dúvida à respeito do ‘fator determinante’ DROGA. Até que ponto a droga tem o poder de corromper o senso moral de um indivíduo, a ponto de fazer um cidadão honesto, íntegro, se tornar um criminoso frio e calculista??? Ainda acho que a influência desse “chá” foi determinante… Read more »

Solius
Solius
14 março de 2010 6:47 pm

Anônimo 1, “Parece que retornamos à santa inquisição…” Você está correto em defender o direito das pessoas se defenderem, mas aqui comete o mesmo erro que aponta. Recomendo que comece por pesquisar o próprio significado da palavra “inquirir” no dicionário. Anônimo 2, “Mas vale lembrar que qualquer EXCESSO é nocivo à si e aos outros. A história está repleta de exemplos.” A história está repleta de exemplos de santos que só o foram por praticarem ininterruptamente. Nisto nunca há excessos. Mas talvez você tenha se referido ao fideísmo, isto sim um verdadeiro mal. ___________________ Sobre a questão do uso ritual… Read more »

Rafa
Rafa
14 março de 2010 6:31 pm

Ah, não dá pra negar a grande fé no ser humano que os ‘daimistas’ têm.
Esse ritual foi feito numa cidade pequena, onde os membros tiveram que viajar, vindos de uma cidade maior.Tudo em prol de uma cerimônia para ‘curar’ um dependente de cocaína (que eu tbm conheço e garanto que não é lá uma pessoa ‘confiável’).
Todos eles muito receptivos e educados.Talvez não vêem que boa parcela os procuram por causa do tal copo americano.

Rafa
Rafa
14 março de 2010 6:12 pm

Olha, vc tem razão.Não existe “catecismo” ou qualquer explicação prévia da doutrina do santo daime. Aqui no interior de SP, meu amigo de longa data foi convidado a participar de uma cerimônia. O “veterano” da religião, que trabalhava no mesmo prédio, não explicou absolutamente nada sobre a religião,o que se busca, nada.Apenas disse,convidando:vai ter daime e vc pode tomar também. Não deu outra, meu amigo chegou lá com sua esposa e logo ganhou um pandeiro e um copo americano cheio da bebida, que ficava armazenada num garrafão de água mineral. O chá é o atrativo e o ponto final. Ele… Read more »

Anônimo
Anônimo
14 março de 2010 6:03 pm

…”Religião não é droga, pratique.”

Mas vale lembrar que qualquer EXCESSO é nocivo à si e aos outros. A história está repleta de exemplos.
Portanto, pratiquem com moderação e equilíbrio para não transformar a religião numa “droga” maléfica.
😉

Lázaro Freire
Lázaro Freire
14 março de 2010 4:54 pm

É importante separarmos a religião da substância química. Muitos confundem e fazem uma defesa fundamentalista do chá em si como se falassem da própria religião ou Deus. Para a Igreja Católica, a hóstia e o vinho são os próprios corpo e sangue de Jesus. Isso é questão de fé, merece respeito e se dá no campo do invisível. Mas no campo material, o mesmo sacramento é álcool, e não pode ser ministrado indiscriminadamente a diabéticos e alcóolatras. Até por isso, na maioria das vezes dão só a hóstia. Nenhum católico sairá dizendo que o vinho do padre é luz e… Read more »

Clau
Clau
14 março de 2010 4:47 pm

banaliza-se o uso. Lidar com o lado bom e o mal das pessoas, pode ser perigoso. “Jesus Cristo” se sentiu poderoso com uma arma na mão…

Anônimo
Anônimo
14 março de 2010 4:45 pm

Eu acho engraçado todos tratarem o sujeito como assassino sem ainda ter ouvido a versão dele sobre o que aconteceu. Não me entendam mal, não estou o defendo, apenas estou defendo o direito das pessoas se defenderem, o que não está sendo respeitado e é uma violação sem igual de direitos humanos. Parece que retornamos à santa inquisição…

BrancaINPura
BrancaINPura
14 março de 2010 4:16 pm

Muito lúcido, Acid.
SomosTodosUm, mas às vezes a soma das partes altera o produto.

kiabo azul
kiabo azul
14 março de 2010 4:05 pm

como diz osho: “O extraordinario existe, e se esconde atrás do ordinario. Basta viver o presente que vc verá.”

AndrehTorres
AndrehTorres
16 março de 2010 2:38 pm

Acid, não concordo contigo irmão. Sinto muito mas pra mim existe um preconceito dentro de ti com relação a enteogenos, drogas, alucinogenos… chame como quiser. Eu parto do ponto de que, se existe eh por alguma razão e se foi descoberto um uso para tais substancias, eh porque foi acordado em ambitos maiores… Nosso cerebro eh em potencial um grande criador de drogas, certo? Todo santo dia antes de mimir, a pineal jorra dmt em nosso cerebro… Iae? Negar as ferramentas? E outra, vejo vcs falando e falando e falando… vcs já tomaram? Porque vcs sabem bem, saber eh uma… Read more »

Mcnaught
Mcnaught
14 março de 2010 2:57 pm

Alguns cartunistas fizeram o desenho do Geraldão chorando… nossa, me emocionou. Tb fiquei chocado.

Aqui tem uma homenagem:

http://www.youtube.com/watch?v=SrQibfPT9yk&feature=related

AndrehTorres
AndrehTorres
16 março de 2010 2:40 pm

Kiabo, eu acredito e muito nisso: Esta tudo conosco, sempre esteve. Porem vc achar que ele deixou tudo o que precisamos dentro da gente, talvez faça vc esquecer o que está ao seu redor.

A individualidade é algo ilusorio… Fazemos parte de um Todo, coletivo e totalmente conectado.

O que está dentro de vc, está fora tambem.

Anônimo
Anônimo
14 março de 2010 6:55 pm

A história está repleta de exemplos…de FANÁTICOS e desequilibrados. Este era o recado!

singer
singer
17 março de 2010 9:27 am

Saber destas estórias tristes só reforça a minha certeza de que as drogas devem ser evitadas sempre que possivel. O maior laboratório é o nosso cérebro. Ele fabrica as drogas adequadas e convenientes – além do mais esse é o mecanismo fundamental que a nossa natureza nos dá para orientar a nossa vida – quando sentimos alegria ou tristeza de quem é essa responsabilidade? É do laboratorio. Na realidade alegria traduz-se numa descarga “MERECIDA” de endorfinas. Bem estar não MERECIDO criado por agentes artificiais no medio/longo prazo vão gerar DOR. As evidências estão aí para todos refletirem. Exceptuando-se casos patológicos… Read more »

Lancerny
Lancerny
15 março de 2010 1:00 pm

Não se pode pegar um pequeno texto de alguém para dar um ponto final sobre um assunto. O próprio Castanneda deixou claro que assumiu uma posição “anti-plantas psicotrópicas” devido a sofrer ameaças de prisão e extradição do departamento anti-drogas do Governo Norte Americano. Foi a postura correta, afinal muitos hippies usavam drogas como desculpa para viagens místicas, mas no final eram só drogados. Logo sua postura não deve ser levada ao pé da letra, assim como os possíveis danos que “podem” causar ao corpo. Pesquisas em vilarejos que usam a erva do diabo como tônico e a existência da Native… Read more »

Lázaro Freire
Lázaro Freire
15 março de 2010 11:51 am

Muito bom o artigo enviado pelo Edunaju, um dos raros textos mais sérios e embasados dentre os que usam para tentar justificar ou defender o daime. Ainda assim, o valor do texto se dá na documentação dos estados transpessoais que poderiam ser obtidos nessas experiências místicas. O texto tem aquela estrutura da turma do Grof, conhecido utilizador (assumido) de LSD em suas pesquisas, e a partir daí se DESVIA da questão que queria responder, a do componente FÍSICO que causou o estado de alucinação. Afinal, convenhamos, a MORTE também deve levar as pessoas às dimensões espirituais, e não vamos “suicidar”… Read more »

Demonho coisa ruim
Demonho coisa ruim
15 março de 2010 11:28 am

Eu concordo em genero numero e grau com o colega Anderson Mc Fly. O problema das armas não é tê-las, mas sim saber usá-las quando preciso. Acho que deveriamos ter o direito de nos defender, ja que quem tem essa prerrogativa não o faz (moro no RJ)

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
14 março de 2010 11:09 pm

Perdoem os erros de português (não coferi pois está pra faltar luz aqui… Maior pé d’agua!) Alguns PSs sobre o que acabei de escrever(c/ asteriscos): PS:”*pessoas boazinhas e pacíficas”: Engraçado que quanto mais nos vemos assim (bons e pacíficos), mais os índices de assassinatos aumentam e os crimes de toda espécie só crescem por toda a parte??? PS2:”*somam-se a esse número insuportável tb as mortes violentas no trânsito”: Se fizermos as contas (por baixo) incluindo aqueles que obviamente terão suas vidas destruídas (psicológica e emocionalmente) pela morte violenta de um ente querido, aí o número já não é mais insuportável,… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
14 março de 2010 10:52 pm

É como disse e vou repetir: NÃO SE BRINCA COM AQUILO QUE É SAGRADO. E parece que com o cartunista Glauco o feitiço virou contra o feiticeiro, infelizmente. Não se sabe ao certo o que aconteceu dentro da casa, mas tudo indica que simplesmente NÃO houve reação por parte de ninguém que testemunhou a tragédia; Parece que só tentaram “orar” e “convencer” e o perturbado a não fazer uma besteira (afinal de contas- talvez pra eles- ele era um bom rapaz). Aonde quero chegar c/ isso? Talvez, si houvesse alguém ali armado (É, AR-MA-DO!) TB c/ uma pistola e soubesse… Read more »

billy shears
billy shears
14 março de 2010 9:39 pm

Acid: “…florestas do Acre, próximo de onde eu morei por 2 anos, aliás…”. Também conheço razoavelmente bem essa região, mas nunca tive curiosidade de tomar este chá. Em contrapartida, quando estava para viajar para o Acre, fiquei sabendo de uma jovem que abandonou a família em Minas para viver numa comunidade daimista no meio da floresta; uma tia dela, em conversa comigo, queria saber como era o acesso a esse local, pois a moça engravidara e se recusava a sair de lá, rechaçando por cartas qualquer intervenção de parentes. Endosso as palavras do post sobre o uso do chá por… Read more »

Rafa
Rafa
14 março de 2010 9:32 pm

Como assim, Vanda?
Ele é assassino pois a filha e a esposa do Glauco testemunharam o crime.
Além do cúmplice, que já se entregou à polícia.

kiabo azul
kiabo azul
16 março de 2010 9:41 am

eu acredito que todas as substancias que alteram nossa conciencia fazem mal; a diferença é que tem pessoas que tem mais resistencia do que outras(pelo uso de drogas em outras vidas). O guitarrista do rolling stones por exemplo… tem sessenta e poucos anos, bebe todo dia e fuma 4 maços de cigarros diarios, parou de cheirar pó há poucos anos, usou heroina, acido e outras drogas por mais de 20 anos! E tá inteiro. Eu acho que ele ta inteiro pq em outras vidas ele já usava droga, então ele já tá ali na vibração normal dele; agora eu tenho… Read more »

Edujanu
Edujanu
15 março de 2010 2:59 am

http://avisospsicodelicos.blogspot.com/2010/03/resposta-isto-e-miracao-nao-e.html

olha
essa parada ai é o mesmo que colocar a culpa em rpgs da vida
tem pessoas que já tem predisposição a agir com atitudes como a do meliante
é foda
falar que o daime mato a pessoa, isso é tirar a culpa da pessoa

Lázaro Freire
Lázaro Freire
14 março de 2010 9:21 pm

Pois é… Toda vez que morre alguém devido a ritos de daime, sempre tem alguém pra dar um “abafa”. E vem com essa conversa de que “daime é luz, e luz nunca faz mal”. No outro caso de morte de rapaz no daime, a família também omitiu informações, para proteger sua própria irresponsabilidade. O rapaz era dependente de drogas e cardíaco, sem acompanhamento, foi assassinado pelo daime. Mais recentemente, um outro morreu no Norte do país, após surtar sob efeito do daime e se jogar na água – evidentemente, sem saber nadar. Um paciente que me procurou recentemente passou mal… Read more »

Vanda
Vanda
14 março de 2010 7:48 pm

….Eu acho engraçado todos tratarem o sujeito como assassino sem ainda ter ouvido a versão dele sobre o que aconteceu……Parece que retornamos à santa inquisição…

E vamos chamar como quando alguem tira a vida, neste caso de duas pessoas? è por que não foi com alguem da sua familia. É devido a pensamentos assim que vivemos com este abuso.

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
16 março de 2010 2:57 pm

Caráio, Acid! Não tinha pensado nisso: ” Se fosse algo importante, certamente constaria na Bíblia, nos escritos budistas, no Corão…” Me deu um ‘insight’ a tua constatação óbvia. Sempre se usou todo tipo de substância p/ se chegar a diversas sensações, e isso (pelo que consta, não tenho certeza) não causou maiores transtornos à humanidade; Só de uns tempos pra cá é que as “drogas” se tornaram uma desgraça p/ TODA humanidade. Isso me parece um fenômeno recente (e não foi à toa). TÉ-MA-IS “NÃO TENTE ENTORTAR A COLHER, POIS É IMPOSSÍVEL. EM VEZ DISSO, APENAS TENTE VER A VERDADE:… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
18 março de 2010 12:50 pm

Valeu Marcel, vou procurar saber mais à respeito disso que tu escreveu (o buraco pelo visto é um pouco mais embaixo). Esse tema é muito interessante e merece um BLOG só disso. Abraço. ================================== E caro Lázaro, Depois dessa contribuição fulminante, acho que o caso “daime” tá encerrado. Eu não tenho mais nada a dizer sobre o assunto. Sofro na pele as consequências dos problemas psico-emocionais (tenho parentes c/ esquizofrenia, bipolaridade, TOC… Eu mesmo tenho recaídas de depressão ainda; Digo sempre que minha família é um “prêmio” da mega sena pra vcs da área). Sei das complicações da existência e… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
17 março de 2010 9:18 pm

É por aí mesmo Igor, tô contigo e não abro. As pessoas não fazem siquer o “feijão c/ arroz” do DISCERNIMENTO. O Mal existe como citei acima… Mas a gente facilita que é uma beleza! Vem ki tô facinhú… Aí até merece si dar mal mesmo, pô!

“O QUE SERIA DO DIABO SEM A VAIDADE, A SOBERBA E A INGENUIDADE HUMANAS?”

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
17 março de 2010 9:05 pm

Marcel, Esse caso que vc acabou de descrever da paciente demoníaca(sem aspas) do cientista Grof provavelmente não é uma “vivência de arquétipos energizados e vitalizados em si pelo seu incosciente”, mas uma legítima manifestação real do próprio demônio. (*Sei que dizendo isso me arrisco a ser alvo de chacotas “elegantes” e “esclarecidas”, e terei que aguentar o argumento fulminante do “RÁ,RÁ,RÁ… ATÉ PARECE”). Tenho lido dezenas (e existem milhares!) de casos semelhantes (não conhecia esse cientista), e posso ti garantir, a coisa é mais simples do que conjecturas científicas e psicológicas podem admitir (Eu mesmo sou testemunha ocular disso). E… Read more »

IGOR
IGOR
17 março de 2010 8:47 pm

Eu que sou daimista fico as vezes imaginando, na incredulidade e no desesperos de alguns,o que não deve ter de nego maluco, fazendo chá de lírio por exemplo e dando pra neguinho ai e falando que é daime, misturando um monte de coisas só pelo prazer de ver o cara passar mal, porque lunático tem em todo lugar, gente sacana tem em todo lugar, igualmente o enfermeiro e o médico que vai matando o paciente aos poucos injetando remédios com essa finalidade, deve ter nego inescrupuloso matando aos poucos, surtando e drogando um monte por ai, volto a repetir, gente… Read more »

IGOR
IGOR
17 março de 2010 8:31 pm

Marcel http://enteogenos.org/ Pode lhe interessar e outros que quiserem também, a despeito normalmente do que os budistas dizem, e condenam tem neste site a opinião de um budista sobre a utilização do cacto peiote como forma de transcendencia. billy shears Isso depende de interpretação, se você vê deus como algo externo ou interno a você, se você ver deus como algo externo provavelmente não vai dar em nada, porque vai ficar vagando a procura de um ponto definido do espaço para encontrá-lo o que até hoje ninguém conseguiu mostrar, se você achar que esta dentro de você e que você… Read more »

Marcel
Marcel
17 março de 2010 7:56 pm

Olá pessoal!! Vou contar um caso que lembro dos livros do Grof que li. Ele é tão impressonante que desejo compartilhá-lo com vocês! Antes de começar, digo que Stanislav Grof é um cientista que saiu da Europa Oriental e comunista para os Estados Unidos. Por diversos anos se considerou um cético e freudiano. No entanto, quando participou de um teste científico com um tipo de LSD na faculdade (pois parece que há vários tipos), pôde experienciar claramente o quanto a realidade é muito mais complexa e profunda do que aparenta. O caso é de uma mulher, que era altamente psicótica,… Read more »

Cris
Cris
17 março de 2010 7:48 pm

Ai, Cristo, “concederei”… sem comentários….
Acho q eu estava desesperada mesmo.

Cris
Cris
17 março de 2010 7:47 pm

Acid, muito obrigada por responder. Se você não sabe quem é, então melhor eu deixar prá lá mesmo, e estudar apometria e reiki.
Sem falar q tem coisa muito idiota no site dele mesmo.
Mas dá uma olhadinha:

http://osaltociencia.blogspot.com/2008/12/seminrios-o-salto-muito-alm-da-zona.html

ele cita teu nome como colaborador: – segue o que consta lá:

“Esse texto acima não é meu, é do Acid um dos colaboradores do site:

http://www.saindodamatrix.com.br/archives/ciencia/

Mas eu o concederei tão bom e inspirativo que resolvi exibi-lo aqui, e vou também fazê-lo nos meus livros.”

Abraços,

billy shears
billy shears
17 março de 2010 7:27 pm

Só para refletir… Se vamos à Igreja/Templo/Centro para buscar uma aproximação com Deus, no sentido de evoluirmos como seres espirituais, para que a necessidade de utilizar algo que nos faz sair de nossas consciências – no caso do Ayahuasca ou até mesmo outra substância qualquer? Tipo: para fazermos um exame de consciência, não é preciso estar desperto? Se o chá é tomado como algo que dá prazer, a exemplo da bebida, cigarro, maconha, etc, é uma discussão, agora trazer isso para o contexto da religião, parece-me equivocado. Será que Deus iluminaria alguém com o seu toque, através do uso de… Read more »

Marcel
Marcel
17 março de 2010 3:08 pm

Olá minha querida Fiat Lux!! Também estava com saudades!! 🙂 Comigo está tudo bem!! Espero que consigo também!! Pois é, este tema vai dar muito o que falar ainda! Dá até para escrever um livro com os tantos pontos de vista levantados aqui! Sabe, amigo Igor, só espero mesmo, com toda a sinceridade, que não ocorram erros muito graves por parte dos praticantes, a fim de não botar em risco até o uso completo do chá! Sei que em diversos países (França, EUA, Japão, etc.) há pessoas que lutam para a legalização da Ayahauasca – e para que sua compra… Read more »

Igor
Igor
17 março de 2010 2:45 pm

Fiat Lux Complementando o final do seu post, talvez por ser o mestre Irineu um homem de sabedoria, deixou a instrução para que os dirigentes e a sua esposa de não sair o alto santo. Mas seria injusto também com os que se beneficiaram com a atitude de quem levou para outros pontos do país. O daime vai passar por todas as dificuldades que todas as outras passarram, até as pessoas se acertarem, é uma doutrinha muito nova, não tem nem 100 anos de história, então tem muito para aprender ainda, mais cedo ou tarde vai se acertar, eu acredito… Read more »

Fiat Lux
Fiat Lux
17 março de 2010 2:28 pm

Oi Marcel, tudo blz? Tava c/ saudades suas! Sobre a questão de uma regulamentação ou união entre as igrejas q fazem uso do Daime, isso é mais complicado do q as pessoas imaginam. Hj, se vc quiser montar sua igreja, é só ter um local, comprar o Daime e chamar as pessoas pra tomar! É um absurdo e não há como evitar essa irresponsabilidade! Pois não há uma fiscalização, embora a lei exija que para ter o Daime, vc precisa ter um igreja regularizada no papel. Realmente existem igrejas dissidentes q deturparam a essencia da doutrina original, alterando o contexto… Read more »

billy shears
billy shears
17 março de 2010 9:21 pm

Refletindo sobre o tema, lembrei-me desta música: Egotrip – Viagem ao Fundo do Ego [1987] Há um lugar místico em mim Algo assim, bem escondido Um planeta inexplorado Um horizonte perdido Me embrenhei na mata virgem Como um nativo zumbi Mergulhei fundo no oceano Como um Jacques Cousteau parti Explorador sem experiência Marinheiro de primeira viagem Embarquei de peito aberto Levando só a coragem Coragem pra enfrentar Frente a frente eu comigo Como se enfrenta um irmão No exército inimigo Coragem pra encarar Frente a frente eu no espelho Como se encontra um irmão Que lhe nega um conselho Quase… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
17 março de 2010 9:28 pm

Ah!
Tava pensando (ai que dor!) aqui…
Pô, até oxigênio pode virar droga! É aquela história: a diferença entre o medicamento que cura e o veneno mortífero está na dose e não na substância.

Ter bom senso seria a saída; Mas, como ter bom senso se o próprio senso moral tá relativizado??? E o que importa é “ficar de bem consigo mesmo”, custe o que custar???

Beto
Beto
18 março de 2010 11:21 am

Eu já fui usuário de drogas e frequento um local onde tomamos ayahuaska. Acho todos os pontos levantados no post válidos porém o difícil é identificar um potencial “psicopata” pois inclusive a mulher do Glauco falou em depoimento que este rapaz era uma pessoa “de bem”. No entanto, todas as igrejas ou lugares que fazem o uso da ayahuaska devem enfatizar que o chá não pode jamais ser combinado com nenhum tipo de droga. Isto pode fazer toda a diferença nos resultados que chá produz. Parece que o melhor a ser feito é traçar um perfil psicológico dos frequentadores para… Read more »

kiabo azul
kiabo azul
18 março de 2010 10:52 am

falou tudo ai lazaro. Esse negocio de ficar acessando o inconsciente sem estar preparado pode dar merda. Eu tenho pra mim que a nossa realidade é a melhor possivel p/ o nosso crescimento espiritual. Se alguem tem a faculdade natural de conversar c/ espiritos, é pq isso lhe é útil de alguma forma; se alguem não consegue conversar c/ espiritos, isso tb lhe é útil, então pq tentar se tornar medium(por exemplo)? Pra que tentar viajar em mundos paralelos de forma forçada? Qdo os sabios falam em aceitação, eles estão querendo dizer isso: aceite sua realidade da forma que lhe… Read more »

Pers
Pers
18 março de 2010 9:52 am

Está bem claro, portanto, que tais drogas podem ser veneno ou remédio. Então podem ser úteis ou devastadoras. Mesmo sendo eventualmente úteis, há de ser ter a milenarmente consagrada PRUDÊNCIA (e acho seguro nunca tomar nessas igrejas aí, melhor procurar um profissional com muita bagagem, um psiquiatra com conhecimento espiritual, por exemplo, que pode receitas as drogas e terapias mais apropriadas). Se quiser acessar mundos sutis, há outras maneiras muito mais seguras (e claro, mais difíceis, não é para preguiçosos). E mesmo nos casos em que as drogas são recomendáveis, tem que ser apenas um procedimento transitório, de romper incrustrações,… Read more »

Lázaro Freire
Lázaro Freire
18 março de 2010 1:16 am

Mc Fly: > Até que ponto a droga tem o poder de corromper o senso moral de um indivíduo, a ponto de fazer um cidadão honesto, íntegro, se tornar um criminoso frio e calculista??? Ou não tem esse poder??? Psicopatologia não é tão simplista e maniqueísta assim. Sua pergunta divide a humanidade em bons sempre bons e maus sempre maus, íntegros X corrompidos, honestos íntegros X criminosos frios. Grande parte da população tem psicopatologias e não comete crimes. Muitos normais cometem. Há também crimes passionais (talvez este tenha sido um), e não só frios. Não é ESSA a questão. A… Read more »

Igor
Igor
17 março de 2010 11:53 pm

Nantilde

http://www.plurall.com/blogs/ayaka/2009/03/stanislav-grof/

tem uns links para baixar os livros

Marcel
Marcel
17 março de 2010 11:21 pm

Depois que conheci os escritos dele, fui até fazer a Respiração Holotrópica! Fiz três vezes!! Bem interessante também!! 🙂

Marcel
Marcel
17 março de 2010 11:19 pm

Oi Nantilde!! Olha, dele eu li dois livros e meio!! rsrs Já explico o meio! 🙂 Li o “A aventura da autodescoberta” – que foi um texto introdutório bem legal! Li em seguida “O jogo cósmico”, onde ele faz paralelos entre as descobertas da Psicologia Transpessoal com as descobertas das diversas tradições místico-esotéricas. E comecei a ler o “Além do cérebro – nascimento, morte e transcendência em psicoterapia”, que é muito bom, porém bastante denso – e eu não estava afim de ler coisas muito densas na época, então deixei para depois! Aqui ele faz uma comparação de vários sistemas,… Read more »

Nantilde
Nantilde
17 março de 2010 10:59 pm

Marcel eu também gostaria de ler as obras de Grof. Vc poderia indicar alguns títulos? desde já fico-lhe agradecida

Marcel
Marcel
17 março de 2010 9:41 pm

Uma das idéias psicológicas por trás dos enteógenos é que estes, quando feito de modo responsável, ajudam a pessoa a se limpar, purificar, iluminar os seus complexos sombrios – e assim libertar a energia espiritual que estava aprisionada nesse Complexo.

Essa energia poderia ativar outros arquétipos – até que ele pudesse chegar no último (?) – o próprio Arquétipo de Deus – e então unificar todo o seu Ser.

Eis uma idéia que acho bem legal! E explica muito do que Jung constatou, mesmo que não soubesse a razão de porquê ocorre assim: sincronicidade, inconsciente coletivo interligado, etc.

Coringa
Coringa
17 março de 2010 9:40 pm

“A diferença entre remédio e veneno está na dose” Creio que não estará fora do tema/discussão, considerar tb o que segue ====================================== Uso abusivo de remédios supera o de drogas, diz ONU: Viena – Remédios vendidos mediante prescrição médica ocupam, em diversos países, os segundo e terceiro lugares entre as categorias de drogas com as quais mais se comete abusos, afirma estudo anual divulgado em Viena, pela Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (Jife). De acordo com a agência, subordinada à Organização das Nações Unidas (ONU), 6,2 milhões de pessoas abusaram(!), em 2008, de medicamentos vendidos sob prescrição médica somente… Read more »

Marcel
Marcel
17 março de 2010 9:34 pm

Igor, valeu pelo site!! Anderson, Bem, dizer se o Demônio (sem aspas) existe ou não, aí já não sei. Mas, só para pôr todas as cartas na mesa, a hipótese psicológica é que os tais Arquétipos do Inconsciente Coletivo, no fundo, são transcendentais, ao mesmo tempo que físico-biológicos. Ou seja, envolvem ao mesmo tempo questões fisiológicas e energias espirituais correspondentes. Isto é, se a pessoa tiver energias psíquicas (entendendo aqui como elementos espirituais e físicos) maléficos, odiosos, fragmentados, sombrios (sei lá!), ela pode concentrar essa energia nela na forma de algum complexo psíquico (físico e espiritual) que influenciaria a vida… Read more »

MARINA
MARINA
17 março de 2010 2:26 pm

Anderson, tb vou dar um pitaco. Vou pular uma parte, porque o que eu gostaria de colocar aqui o Marcel já explanou de forma clara e coerente. Vou direto para a lembrança que tive da trajetória do escritor Aldous Huxley. Li diversos livros dele e percebi pelas suas pesquisas que uma substância ingerida para alterar a consciência só vai despertar o que já se encontra dentro da pessoa. Os artistas que usam este recurso têm ativada a sua criatividade – o que não recomendo* – e não se tornam criminosos, se não tem tendência p/ isso. *O inconveniente é cessar… Read more »

Igor
Igor
17 março de 2010 1:54 pm

anderson silva, o Mártir McFly Posso tentar. Todo e nenhum, porque no final da história ela vai ser o pretexto não o real motivo, o que faz um indivíduo, se tornar um criminoso frio e calculista? essa pergunta tem sido feita a muito tempo, e não se tem uma resposta concreta e definitiva, muitos são os motivos, um psicopata não toma droga nenhuma e mesmo assim é frio e calculista, o ditador hitler não usava droga nenhuma e se tornou um criminoso frio e calculista, exemplos não faltam, agora se as drogas ou qualquer nome que se queira dar para… Read more »

Igor
Igor
16 março de 2010 7:25 pm

Um domava daime e era o lider da igreja vamos dizer assim, e tomava a anos, assim como tantos outros, o outro tomava daime e matou, mas no final da história o responsável é o chá, não a pessoa, é de uma lógica que não da pra entender. O mas engraça do é que, no mesmo jornal que eu vi a matéria do assassinato, tinha outra matéria falando de uns adolecentes me parece que espacaram um taxista e jogaram o cara de uma ponte, porque não tinham dinheiro para pagar o táxi, e no mesmo dia minha mãe me contou… Read more »

L´amour
L´amour
16 março de 2010 6:18 pm
Marcel
Marcel
16 março de 2010 6:16 pm

Olá Allexy!! Realmente, suas observações são muito, muito importantes! E concordo com elas! O uso indiscriminado e inconsciente da Ayahuasca aproxima-se muito perigosamente mesmo do uso leviano de drogas, quaisquer que sejam elas. Entretanto, pensando aqui comigo, e problematizando um pouco mais, é tudo tão complexo. Porque, veja bem, essa idéia de “expansores da consciência” parece ser uma idéia relativamente nova! Posso estar errado, não sei… E, pelo que vejo, há vários usos diversos para a Ayahuasca. Há aqueles que tratam como uma forma quase que totalmente psicológica e terapêutica e outros que tratam como uma forma de entrar em… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
16 março de 2010 5:58 pm

“NEM TUDO QUE TÁ RELUZINDO POR AÍ É OURO!”

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
16 março de 2010 5:55 pm

Allexy, (já deduzindo que vc vai subir nas tamancas do antiamericanismo- Tomara que eu esteje errado!) Essa frase foi dita por um General das Forças Armadas Americanas e retransmitida uma vez pelo filósofo Olavo de Carvalho numa de suas aulas, e pode ser constatada diariamente (o óbvio ululante) por qualquer pessoa que tenha um mínimo de senso de observação. É realmente impressionante “ver” essa verdade factual, tanto comigo (que já sofri muito de depressão) e tb c/ os outros. Abraço pra ti. “SE HÁ DÚVIDA, NÃO DUVIDE DISSO” (do filme Ronin) “NEGAR NOSSOS IMPULSOS É NEGAR AQUILO QUE FAZ DE… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
16 março de 2010 5:31 pm

Ai, Ai… E lá vamos nós (minha avó sempre me diz pra não mexer c/ quem tá quieto… Mas, quem diz que eu dou ovidos à ela?!)… Caros quatorze Andrehs (ou mais, vai saber…) Não tenho nada contra as tuas crenças, muito menos contra ti (nem lhe conheço), numa boa. Só que um pouco de lógica e coerência não fazem mal a ninguém. Tu diz: “vcs jah pararam pra pensar no que seria vc sem sua mente? Sua mente, “mente” o tempo todo pra vc.” EU: Pra que que vou pensar sobre isso se não vou ter uma mente pra… Read more »

Allexy
Allexy
16 março de 2010 5:16 pm

Marcel Eu sei que é exigido o auto-controle, mas nem todos respeitam isso, pelo que colegas aqui estão postando. Sendo verdade isso, essa falta de controle, acho que o uso da Ayuaska nestes casos foge ao objetivo espiritual, e aí eu encararia a situação como um simples uso de drogas. A ayuaska, tirada do contexto espiritual, se transfiguraria de um agente amplificador da consciência para um alucinógeno, que talvez até feriria a legalidade mesmo, e aí poderia ser uso e tráfico de drogas (não conheço a fundo a legislação, e mesmo que conhecesse, a solução poeria não ser tão simples… Read more »

Allexy
Allexy
16 março de 2010 5:06 pm

“A FRAQUEZA ATRAI O AGRESSOR…
QUANDO O SUJEITO SE MOSTRA FRACO ELE SE TORNA ALVO DA IRA E DO DESPREZO; QUANDO SE MOSTRA FORTE, AS PESSOAS TENDEM A TEME-LO E RESPEITÁ-LO”

Quem disse isso aí Anderson?

Marcel
Marcel
16 março de 2010 4:43 pm

Olá meu caro Allexy!! Fiquei muito contente com o seu comentário!! Lá onde eu tomei também há todo um cuidado de quem toma, e quanto toma! O “trabalho” – como eles chamam, já que é um verdadeiro trabalho psíquico e físico tomar ayahuasca – terminava por volta das quatro, cinco da manhã. Então dormíamos e só pela manhã íamos embora do sítio. Ou mesmo depois! A vez que tive a experiência mais forte foi quando tomei menos – um dedinho apenas de bebida, que durou umas cinco, seis horas. Por isso digo, sem exageros, vai na boa e com respeito!… Read more »

Allexy
Allexy
16 março de 2010 4:23 pm

“Acho que se pôr totalmente contra é um exagero – e acho ruim, pois força o outro lado a ficar “totalmente a favor”. Creio que temos de pensar em medidas de tornar o uso responsável, frutífero e o mais seguro possível. Seria interessante que todos os que possuem Igrejas (apesar de eu nunca ter frequentado nenhuma) fizessem um rigoroso processo de seleção mesmo, afinal há razões suficientes tanto médicas como espirituais para afirmar com certeza que cada um tem um caminho e um sistema bio-psíquico muito próprio e delicado. Não se salva ninguém à atacado, seja com Ayahuasca, seja com… Read more »

AndrehTorres
AndrehTorres
16 março de 2010 4:02 pm

Soh mais uma: Sua monada(eu divino) abriga soh umas 170 almas mundanas…

e vc ainda se acha um individuo? 😛

AndrehTorres
AndrehTorres
16 março de 2010 4:01 pm

Ah anderson, eu vi na pratica que eu realmente não sou um individuo.. mas sim 14. Eu como me conheço era o decimo quarto ou decimo quinto, não entendi muito bem.

Eh muito dificil mesmo de aceitar que vc eh apenas uma ilusão… Não eh qualquer um que estah apto e vivenciar isso.

MARINA
MARINA
16 março de 2010 9:25 pm

Boa Noite a Todos! Voltei do trabalho e li tudo o que postaram aqui, com muita atenção. Gostei muito do nível de diálogo do site. A opinião de cada um de vcs reforçou as impressões que tenho tirado da trágica morte de Glauco e seu filho: é preciso muita cautela nos tempos atuais ao lidar com as pessoas, muitas se encontram num desequilíbrio tal que para aqueles que trabalham de forma humanitária numa comunidade grande é o risco de se tornarem vítimas das circunstâncias que fogem ao controle. A solução? Xi, o que se vê é as pessoas se afastando… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
16 março de 2010 9:27 pm

É Marcel, o “bagulho” é complicado…
Não sei si é impressão minha mas os coments tão alto nível.

“EU DESCONSTRUO AS PALAVRAS E A MORTE VEM E COLOCA DE NOVO O PINGO NOS IS”

Marcel
Marcel
17 março de 2010 1:43 pm

Olá Anderson!! Bem, amigo, creio que ela não tem esse poder! Porque se o tivesse, o fato de ela criar criminosos e psicóticos seria semelhante a uma “roleta russa”. E conheço um bom número de gente que bebe, por um ano, dois, dez, vinte, trinta, quarenta… E felizmente não perdi nenhum amigo porque ele virou psicótico ou psicopata do dia para a noite. Ainda bem!! rsrsrs Agora, se a pessoa está repleta de feridas na alma, repleta de rachaduras no solo de seus afetos, ela pode muito bem tomar qualquer idéia alucinada para botar e tapar seus buracos, seja aí… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
17 março de 2010 1:06 pm

Vou repetir de novo, e de novo, a pergunta: (acho que esse é um dos pontos nevrálgicos da discussão)

Até que ponto a droga tem o poder de corromper o senso moral de um indivíduo, a ponto de fazer um cidadão honesto, íntegro, se tornar um criminoso frio e calculista??? Ou não tem esse poder???

Alguém se habilita a dar um ‘pitaco’?

Cris
Cris
17 março de 2010 1:00 pm

Querido Acid!
Preciso de uma dica, não completamente fora do contexto do assunto, já q tb não sou adepta ao uso de drogas.
O que você acha do “salto”, de bruno guerreiro de moraes? Já participou/fez?
Faço reiki, mas acho q não é suficiente.
Minha intuição me diz q o que estou fazendo poderia ser melhor em termos de autoconhecimento.
Abraços, e obrigada.

Igor
Igor
17 março de 2010 11:47 am

Acid Eu sei que isso ajuda a superarmos as dificuldades e nos dar alto estima para continuarmos vendo um mundo melhor. Mas infelizmente com a ignorancia não tem como ter muita cautela, você acha mesmo que usar de qualquer tática para se testar o cara vai resolver, sempre vai ter casos acontecendo, como sempre aconteceu, em qualquer area de atuação da sociedade, e numa análise mais profunda até mesmo onde a técnicas e uma maior atenção para isso já foi determinada continua acontecendo, isso porque não precisa ser nenhum gênio e nem um Freud, porque a mente confusa e determinada… Read more »

Igor
Igor
17 março de 2010 11:33 am

Acid Entendi perfeitamente, e igualmente a todos estou expondo a minha opinião, e aproveitando para explicar como pessoa que participa ativamente das atividades do daime, que existem muitas variantes, por que nem todo mundo que fala sabe realmente do que fala, e ja que você quer rebater o que eu disse, retorno a você se ler o que eu falei com atenção, vai compreender melhor, não estou criticando ninguém em específico, estou exatamente fazendo o que você disse, apontando variantes para analisarmos o caso, o que levou o fulano a cometer tal barbárie, porque se o motivo fosse simplimente ingerir… Read more »

Ricardo
Ricardo
17 março de 2010 9:44 am

Andreh Parece que você interpretou errado o que eu escrevi. Eu disse que o uso do chá, misturado com outras drogas que ele possivelmente tomava, PODE ter desencadeado um comportamento agressivo e assassino. É claro que muita gente mata de cara limpa. Quanto ao Bob Marley, pouco me interessa a doutrina que ele pregava/praticava. Só o citei porque, na cabeça do rapaz criminoso (e não só dele), o cantor estava claramente misturado com uma série de outras influências da subcultura de usuários de drogas (raves etc.), que se acham “superiores espiritualmente”, mas não passam de moleques querendo se divertir a… Read more »

Fellini
Fellini
18 março de 2010 11:30 pm

TV?
Aff…
O SDM vai ficar famoso?

Aí acabou a paz, o sossego, as relações amistosas, a bem aventurança que só encontra-se aqui nesse recôndito incrustado em mares virtuais violentos e conturbados.

Mas vá, vá…
Vá com minha benção cética.
Ninguem pode parar o destino.

Anônimo
Anônimo
17 março de 2010 2:59 am

Me parece que dentro do próprio Daime há dissidências e deturpações, e há a acusação de que usam maconha e cocaína com o chá em uma certa denominação:
http://www.youtube.com/watch?v=IDSYXuaVduw

A própria igreja do Glauco poderia estar envolvida nisso, infelizmente
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/o-assassino-e-os-fatos/

Anônimo
Anônimo
17 março de 2010 2:32 am

É isso aí Marcel!!

abraços

Marcel
Marcel
17 março de 2010 1:46 am

Olá Anderson!! “EU DESCONSTRUO AS PALAVRAS E A MORTE VEM E COLOCA DE NOVO O PINGO NOS IS” Pois é, amigo, morte e renascimento sempre andaram de mãos dadas!! A Fênix que diga!! rsrsrsrs 🙂 E fico feliz em ler comentários com ótimo nível – e, melhor até, por uma busca consciente e responsável para a questão. Sabe, creio que uma palavra importante aqui e que parece faltar em alguns grupos é Responsabilidade! Creio, no meu modo de ver, que qualquer ação social carrega um peso de responsabilidade. Quanto mais importante a ação e quanto mais pessoas estão envolvidas, maior… Read more »

IGOR
IGOR
16 março de 2010 10:58 pm

Continuando uma coisa que esqueci de deixar aqui Pra quem falou que o daime não tem doutrinação e nenhuma coisa a ser ensinada, mostrou-se sem nenhuma informação para falar e ouviu de quem não aprendeu nada com a experiência, o daime tem sim uma base doutrinária, e um sentido, primeiro o daime é uma doutrinha que pode ser dita como o cristianismo esotérico, baseada no auto-conhecimento, ja dizia o hino de um dos filhos dos primeiros daimistas que participou lá no início da historia, “eu tomo daime para ver os meus defeitos, eu tomo daime para eu me corrigir”, e… Read more »

AndrehTorres
AndrehTorres
16 março de 2010 3:58 pm

Bom, eu apenas sei que nada sei. Mas uma coisa eu tenho certeza: O marcel falou acabou de falar um verdade, tomar daime não eh confortavel, legal ou psicodelico como fumar um baseado ou tomar lsd…. Estah beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeem longe disso. Quanto sobre a msg do osho, vcs jah pararam pra pensar no que seria vc sem sua mente? Sua mente, “mente” o tempo todo pra vc. Sua mente eh uma mascara, um eu idealizado que eh impossivel de se alcançar… A sua mente, nada mais eh do que um dispositivo de segurança altamente capacitado para evitar que o seu eu… Read more »

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.