SANTO DAIME (AYAHUASCA)

PRÓLOGO

Antes de mais nada, “Santo Daime” é o nome de uma doutrina da linha do Mestre Irineu que, segundo eles, faz “uso ritual das plantas expansoras de consciências dentro de um contexto apropriado”. Foi a doutrina que se tornou mais popular no Brasil, e por isso a bebida que eles fazem uso (Ayahuasca), rebatizada por eles de Santo Daime, acabou se tornando sinônimo de Ayahuasca para a maioria leiga (eu incluso), assim como Gillette se tornou sinônimo de lâmina de barbear. Mas chamar a bebida de “Santo Daime” dentro de outras doutrinas que fazem uso da Ayahuasca é como visitar a fábrica da Assolan e chamar de Bombril as esponjas de aço deles… Entretanto, o título do post continua, por uma questão de melhor identificação pra quem busca informações.

SANTO DAIME (AYAHUASCA)

INTRODUÇÃO

Certa vez fui convidado a assistir a uma palestra de uma certa associação para escolher se tomaria ou não a Ayahuasca. Foi uma explanação interessante, onde era dito que o chá não criava dependência, não era droga, buscava a evolução espiritual, e tal… Saí de lá confuso, afinal, qualquer coisa que eu tome para deliberadamente alterar minha consciência pra mim é droga. Seja um sonífero, aspirina ou cocaína, estarei brincando perigosamente com meu cérebro.

Resolvi decidir só após consultar Oráculo. Ela não disse pra eu ir ou não ir, mas foi taxativa: aquilo é droga, assim como maconha. Falou pra eu estudar sobre os princípios ativos, e que a maioria das experiências que as pessoas têm lá são alucinações.

Acabei não indo, afinal não tenho a menor curiosidade em experimentar drogas alucinógenas. Alguns parentes foram, tiveram experiências boas, outras ruins e logo deixaram de frequentar. Jesus, pelo que se sabe, não usou nada (e o único ritual que ele sugeriu foi um pedaço de pão e um gole de vinho em sua homenagem). Buda também não. Gandhi e Sócrates também não… Ao contrário, participaram ativamente de sua REALIDADE, procurando modificá-la através do Amor, do bom-senso, da responsabilidade para com o mundo e com as pessoas, e principalmente das AÇÕES.

A BEBIDA

A Ayahuasca (Vegetal, Uasca, Oaska ou Santo Daime) é uma mistura de duas plantas (Cipó Mariri e Chacrona) que, após cozidas, resultam num chá de gosto amargo e alucinógeno, que normalmente evoca visões e imagens religiosas (a chamada “miração”), costumando por vezes provocar vômitos ou diarréia em quem toma (por isso os locais onde a beberagem é consumida são equipados de algum tipo de “vomitório”, e recomenda-se comer pouco nos 3 dias anteriores).

O RITUAL

O Santo Daime preserva o caráter sagrado da festa e da dança, oriundo do catolicismo popular. Convivem no seu panteão mítico Deus, Jesus, a Virgem Maria, os santos católicos, entidades originárias do universo afro-brasileiro e seres da natureza. Também são louvadas as figuras do “Mestre Irineu” (Criador do Santo Daime), identificado com Jesus Cristo, e do “Padrinho Sebastião” (Discípulo do Mestre Irineu), “encarnação de São João Batista” — de onde são derivadas algumas concepções messiânicas e apocalípticas. Do Espiritismo Kardecista são reelaboradas noções como as de karma e reencarnação. Os indivíduos possuem dentro de si elementos de uma “memória divina”; ao mesmo tempo, podem, através do próprio comportamento, alterar seu karma, “evoluindo espiritualmente” em direção a sua “salvação”. Em consonância com os sistemas xamânicos, verifica-se a existência de uma “guerra mística” entre os homens e os seres espirituais. Os daimistas são concebidos como os “soldados do Exército de Juramidam”, empenhados numa “batalha astral para doutrinar os espíritos sem luz”. Todo o ritual está permeado por um espírito militar com ênfase na ordem, na disciplina.

Na união do Vegetal (UDV) a cerimônia costuma ter a duração de quatro horas e são dirigidas ou pelo Mestre ou por quem tenha ele designado. A presença do Mestre ou do seu delegado é imprescindível para garantir a necessária concentração e o alto nível do ritual. Após terem bebido a Ayahuasca, os participantes da sessão permanecem sentados até o fim da cerimônia. O Mestre faz então as “chamadas” (cantos iniciáticos) de abertura e inicia a doutrinação espiritual, na qual se pode intercalar alguma peça musical, para criar um clima propício a ter boas “mirações”. Nessa ocasião os discípulos têm a oportunidade de ouvir aquilo que eles mais precisam de ouvir, pois o Mestre atua como canal de ligação com a “Força Superior”, da qual provêm todos os ensinamentos espirituais. Encerrada a doutrinação, os participantes têm a oportunidade de se expressar e fazer perguntas ao Mestre. Chegada a hora de encerramento, o Mestre entoa as “chamadas” finais e dá por finda a sessão.

Já no Daime eles acrescentam a isso trabalhos espirituais de concentração (com períodos de meditação) ou bailado (execução de uma coreografia simples), podendo chegar a produzir um verdadeiro êxtase coletivo. Há também trabalhos de missa (para os mortos) e rituais de fardamento (momento em que o indivíduo adere oficialmente ao grupo, passando a usar suas vestimentas). Recentemente, vem ganhando força alguns ritos onde ocorre incorporação de espíritos, produto das influências crescentes da Umbanda nesta instituição.

OS EFEITOS

O efeito alucinógeno do chá, embalado pelo ritual e egrégora do local, produzem as “mirações”, imagens contempladas durante a “burracheira” (efeito da bebida) que podem se manifestar de formas variadas: ora são duradouras, ora fugazes; ora nítidas, ora dotadas de tênues contornos; ora de aparência assustadora, ora de grande beleza. Muitas vezes as mirações revelam fatos do passado, às vezes de um passado anterior à atual encarnação. E, segundo eles, até mesmo o futuro pode ser revelado. Na verdade, as mirações constituem recursos de ilustração utilizados pela burracheira para revelar ensinamentos e o estado de espírito de cada um. Em todas, é possível encontrar um significado; todas pedem uma decifração. Mas a forma pela qual elas revelam seus conteúdos é também extremamente variável: às vezes são bastante claras e diretas; outras vezes são enigmáticas e oraculares. Por este motivo, os discípulos podem precisar do auxílio do Mestre para conseguir compreender o seu significado.

Algumas vezes pode ocorrer, associada à limpeza (vômitos), uma experiência de intenso sofrimento, que os daimistas chamam de “peia” ou “surra do Daime”. A peia está associada também a outros processos fisiológicos incômodos ou aparece, ainda, sob forma de pensamentos ou sensações. Apesar de extremamente desagradável — incluindo visões aterradoras de monstros, vermes, trevas, sensação de morte ou medo intenso, enfim, toda classe de tormentos conhecidos ou não — a peia (segundo eles) produziria efeitos benéficos, didáticos e transformadores.

Os defensores da planta dizem que ela provoca uma limpeza física ou energética do canal ou instrumento que a usa, “pois luz não habita em templo sujo”. Então, se você estiver com problemas, numa baixa vibração, ou tiver ingerido carne ou comida pesada, vai vomitar copiosamente, ter diarréia de se acabar, ficar enjoado, etc. Só que qualquer pessoa com um mínimo de conhecimento de biologia sabe porque o organismo expulsa e rejeita certas substâncias estranhas, quando ingeridas…

Existem denúncias de que o uso deste chá pode ter como um dos efeitos adversos o eventual retorno da “miração” nas horas mais inadequadas, e os mais puristas até alegam que o chá apresenta riscos para a tela búdica dos usuários, ou seja, poderia fazer mal até nas próximas encarnações. Nada disso, entretanto, pode ser confirmado, especialmente porque não se dispõe de estudos científicos sobre os efeitos à longo prazo da ingestão do Daime.

O chá contém dois alcalóides potentes: a harmalina, no cipó, e a dimetiltriptamina (DMT), que vem da chacrona. O DMT é uma substância controlada e foi proscrita para uso humano pelo Escritório Internacional de Controle de Narcóticos, órgão da ONU encarregado de estudar substâncias químicas e aconselhar os países membros quanto à sua regulamentação. O governo dos EUA afirma que seu uso é perigoso mesmo sob supervisão médica, e seu uso é proibido em países que possuem legislação anti-drogas, mas recentemente os EUA liberaram o uso APENAS para uma seita brasileira em território americano, enquanto no Brasil ele é liberado para uso religioso. Advogados da União do Vegetal dizem que especialistas atestaram que o chá é inofensivo, mas o CONAD (Conselho Nacional Antidrogas) em seu parecer não fala nada sobre ser inofensivo, e libera apenas seu uso terapêutico, em caráter experimental, e que o “controle administrativo e social do uso religioso da ayahuasca somente poderá se estruturar, adequadamente, com o concurso do saber detido pelos grupos de usuários”. Lembrando que o LSD também já foi permitido legalmente, e que no Canadá a maconha é liberada para uso terapêutico também… o problema não são as drogas, mas o uso que se faz delas…

No site do IPPB, vemos no artigo do Dr. Luiz Otávio Zahar que explica que a DMT (dimetiltriptamina) é naturalmente excretada pela glândula pineal, e que desempenha um papel no processo de sonhar e possivelmente nas experiências próximas à morte e em outros estados místicos. A mistura das duas plantas potencializa a ação das substâncias ativas, pois o DMT é oxidado pela enzima Monoaminoxidase (MAO), a qual está inibida pela harmina, acarretando um aumento nos níveis de serotonina, o que causa impulsão motora para o sistema límbico no sentido de aumentar a sensação de bem-estar do indivíduo, criando condições de felicidade, contentamento, bom apetite, impulso sexual, equilíbrio psicomotor e alucinações”.

Ou seja, você está ingerindo uma dose cavalar de uma substância que deveria ser naturalmente produzida pelo corpo, afetando uma parte importantíssima como o cérebro.

Lázaro Freire, da lista exotérica Voadores, explica o processo do ponto de vista metafísico: “Há uma aceleração vibracional desordenada, onde cada chakra entra num estado vibracional de frequência diferente. Não sei se isso é bom ou mal, se vale a pena ou não (essa resposta depende de cada um, e do que conseguirá com o processo), mas me parece um método estranho que, alterando as frequências vibracionais / conscienciais das (áreas) corpóreas e cerebrais, só pode mesmo levar a uma saída (expulsão) do corpo físico. Além do mais, encontrei exatamente o que imaginava encontrar, do lado de lá; com detalhes de controle, e influências tanto projetivas reais quanto oníricas aceleradas pelo uso do FORTÍSSIMO alucinógeno.”

A ORIGEM

A ingestão ritual de Ayahuasca por parcelas da população urbana inicia-se no Brasil, na década de 30, em Rio Branco (Acre), com o culto ao Santo Daime, sistematizado por Raimundo Irineu Serra, que atribuiu à Ayahuasca a denominação “Santo Daime” e fundou o Centro de Iluminação Cristã Luz Universal – CICLU Alto Santo. No final da década de 60, em Porto Velho (Rondônia), José Gabriel da Costa organizou outro grupo ayahuasquero, denominando-o “União do Vegetal” (UDV), visto que nele a Ayahuasca é chamada de “Vegetal”. O processo de divergências e de desdobramentos dos núcleos originais propiciaram a expansão das religiões ayahuasqueras por grande parte do território nacional e mesmo pelo exterior.

SANTO DAIME (AYAHUASCA)

As religiões ayahuasqueras estão atualmente divididas em três “linhas”:

Uma, a do Mestre Irineu, fundador da seita. Não admitem incorporação, praticando estritamente o xamanismo, e não aderem e nem mesmo toleram o uso de outros psicoativos que não a Ayahuasca.

Outra, do Mestre Gabriel (União do Vegetal).

Outra ainda, a do Padrinho Sebastião Mota, do CEFLURIS (dissidência do CICLU). Esse grupo atraiu acadêmicos, jornalistas, artistas, estudantes e diferentes categorias de profissionais liberais empenhados em torná-lo objeto de estudo, notícia ou modo de vida. Algumas consequências decorreram dessa aliança, entre elas a adoção (não endossada pelo CEFLURIS) de muitos dos costumes e crenças dos jovens urbanos, a exemplo do controvertido uso “ritual” da Cannabis sativa (Maconha, que é chamada por esses usuários de “Santa Maria”) e Cocaína (conhecida por “Santa Clara”). Emiliano Dias Linhares, conhecido como “Gideon Lakota” (do CICLU), fez denúncias graves contra o CEFLURIS neste vídeo (já removido) e aqui, em que acusa a seita de ser ponto de distribuição de drogas ilícitas.

Entretanto, é enorme o número de depoimentos de pessoas que faziam uso de álcool e drogas pesadas, foram atraídas a um desses grupos e ficaram curadas. Mas não sabemos o número de pessoas que continuam dependentes, por isso fica aqui o alerta aos pais: se seu filho(a) enveredar em qualquer um desses grupos, procure ir com ele, mesmo que não beba o chá. Procure conhecer as práticas, e principalmente os frequentadores destes locais. Um grupo que se reúne regularmente pra tomar alucinógenos, mesmo que em uso ritual e por motivos nobres, por melhor que seja a orientação espiritual da casa, pode acabar atraindo pessoas interessadas APENAS na bebida e seus efeitos, sem nenhum comprometimento espiritual nem interesse em desenvolver-se no autoconhecimento. Pra ilustrar o que estou falando, entre no Orkut e digite “Ayahuasca”. A primeira comunidade que aparece, com o maior número de pessoas, é “Ayahuasca sem dogmas” que, pelas opiniões expostas, procura deslocar a bebida de seu contexto religioso (o que agride frontalmente a liberação do CONAD, baseada no relatório final do GMT), com pessoas oferecendo o chá a quem quiser. O problema não é a doutrina, são as pessoas que se acercam da doutrina com interesses outros, SEM PREPARO, SEM SUPERVISÃO, verdadeiros irresponsáveis que podem acabar influenciando pessoas para o uso de drogas mais pesadas. Tanto isso é verdade que, mesmo na linha de Irineu – que é rígida e não permite quaisquer outras drogas – soube-se que já teve membros presos no exterior por tráfico de drogas.

Lázaro explica os perigos:

“No contexto xamânico de vários povos as ervas são usadas em eventos com conotação espiritual, visando uma determinada iniciação dentro daquele nível. Já no contexto urbano, pode ser usado como fuga da realidade. Conheço vários casos assim: as pessoas usavam porque não aguentavam conviver com um nível de realidade duro como a vida física na Terra. A substância acelera o acesso ao inconsciente, com tudo de bom ou de doentio que estiver ali. Pode ser interessante para alguns, sagrado para outros. Mas como tudo que tira a consciência do normal, e/ou altera abruptamente os estados cerebrais, tem seus preços. Neurológicos e, principalmente, psicológicos.

A mente tende sempre à compensação. O uso excessivo de Prozac, por exemplo, leva a pessoa à depressão. Café demais excita, e quando passa o efeito você se sente cansado. Cocaína deixa a pessoa entusiasmada, mas a compensação disso a faz insegura quando não usa a substância. TUDO na mente humana é assim, e o preço do acesso “espiritual” do Daime é CARÍSSIMO, em termos psicológicos posteriores. A não ser, claro, que a pessoa tome mais, para ter de novo o acesso e miração, e assim sucessivamente. Dependência psicológica. E depois, sem o “espiritual” miraculoso, a vida “comum” passa a ser mais e mais vulgar. E começa tudo outra vez. Com o agravante de que até mesmo as formas de contato espiritual parecerão fúteis, afinal, como comparar com o barato do Daime? Então, essa é uma droga que rouba do dependente até mesmo o seu direito à conexão espiritual…”

Referência:
O contexto da Ayahuasca;
MTV Debate sobre Ayahuasca;
Ayahuasca: o “contexto xamânico”;
Artigo da Veritatis Splendor;
Considerações sobre Ayahuasca na Lista Voadores;
Ayahuaska (santo daime) é mais forte que maconha, cocaina e LSD;
A Ayahuasca como terapêutica para o uso de drogas;
Plantas de poder;
The Scientific Investigation of Ayahuasca;
Descrição e efeitos das substâncias químicas na planta;
Los efectos psi de la Ayuhuasca y los registros de la función cerebral;
Informações sobre a Ayahuasca pela União do Vegetal;
Ibogaína: A planta contra o vício

3 4 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
248 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
...
...
18 julho de 2021 1:43 pm

Novas evidências científicas revelam o potencial terapêutico dos psicodélicos no tratamento da saúde mental

Depois de anos de preconceito e tabu, pesquisadores mostram que substâncias como a psilocibina, presente nos cogumelos, e o MDMA podem transformar o tratamento de transtornos como a depressão, estresse pós-traumático e dependência química – e o Brasil é um dos protagonistas nesses estudos

https://vogue.globo.com/Wellness/noticia/2021/07/novas-evidencias-cientificas-revelam-o-potencial-terapeutico-dos-psicodelicos-no-tratamento-da-saude-mental.html

...
...
30 novembro de 2020 3:53 pm

Substância da ayahuasca estimula a criação de novos neurônios, diz pesquisa
Universidade espanhola descobriu que bebida tem componentes naturais com potencial para ajudar no controle de doenças neurológicas
https://www.metropoles.com/saude/substancia-da-ayahuasca-estimula-a-criacao-de-novos-neuronios-diz-pesquisa

pack
pack
6 maio de 2007 10:32 pm

queria informar, ao amigo estudioso que a dontrina do santo daime, tem sua origen á decadas antes do mestre irineu no acre, como ayascar ou qualquer outro nome, o importante e que dentro da dontrina existe um contesto todo descrito dentro dos inários que que trás ensinamentos de amor a vida ,a natureza, a todos os seres humanos ,trás uma grande consiência de nossas atitudes diante ao caminho que devemos seguir perante as adversidades, da vida que simplesmente nos são impostas. quanto ao uso de drogas não fazem parte do contesto ritualistico do santo daime, mesmo porque drogas e uma… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
21 abril de 2007 5:54 pm

Se você fosse mesmo pesquisadora teria percebido no artigo trechos como “A ingestão ritual de Ayahuasca por parcelas da população urbana“. Não me interessa falar de rituais da CULTURA indígena. Quem bebe Santo Daime não mora em Oca. E, se fosse mesmo pesquisadora, teria, ao invés de desqualificado o texto, contribuído com sua sapiência adquirida em seus estudos para que, nesse “veículo de massa”, o grande público pudesse conhecer a verdade. Não é mesmo? Por que vc também não incorpora em sua vida a cultura do canibalismo e de caçar com arco e flecha? Dançar em volta da fogueira, etc.… Read more »

antônia
antônia
21 abril de 2007 4:37 pm

Sinto muito gastar o meu tempo aqui, mas realmente faltam informações na publicação do coléga, tais como a origem do uso da ayahuasca muito antes de existir o Santo Daime, as tradições do alto amazonas ou mesmo os fatores sociais que propiciaram o surgimento de um uso religioso da ayahuasca. Enquanto pesquisadora posso dizer que as informações divulgadas aqui são pobres e imbuidas de um pré-conceito enorme, sem contar o maniqueismo… Sem duvida o colega deve fazer parte de alguma religião um tanto quanto intolerante. Mesmo sem ser daimista, sinto muito a incompreensão de pessoas que publicam o que não… Read more »

Hélio
Hélio
5 fevereiro de 2007 10:29 pm

ah! e vá estudar o q é seita e o é doutrina. São coisas diferentes. Santo Daime não é seita, qualquer um pode entrar, ver e vascuhar. Alucinação vc vê coisas q não existem. O q o Santo Daime te mostra, são coisas tuas, coisas íntimas,coisas q até mesmo vc já esqueceu q viveu. Portanto não é alucinação. é tua própria vida passada a limpo. mais uma vez, lamentável teus comentários….mas a internet tb é um centro livre, né mesmo. Conheço o Daime há 20 anos e foi quem me curou do alcool, da cocaína e do cigarro. Ha! e… Read more »

Hélio
Hélio
5 fevereiro de 2007 10:17 pm

Lamentável teu estudo empírico.
Quer dar tua opinião?
Ajoelha e experimenta.
Onde se viu cocaina e Santo Daime, isso mostra sua total ignorância sobre o assunto.
Dependência de Santo Daime? Me mostra um.
Vc realmente ouviu o galo cantar, mas não sabe onde.
Saia rápido da Matrix e venha se curar dessas opiniões formadas de intelectual burgues cheio da verdade!!!
Lamnetável!

Liberato
Liberato
25 janeiro de 2007 6:38 pm

Prezado autor do texto referente à Hoasca. Entendo sua visão, mas discordo inteiramente do conteúdo. Pra falar alguma coisa, acho que é preciso conhecer, não basta colher informações. Frequento a UDV a 10 anos, por vezes fico meses sem beber o chá (sem sentir qualquer sensação de abstinência), busco me aperfeiçoar como ser humano e, graças a Deus, não faço uso e nem sinto necessidade de qualquer droga. Na UDV tem uma senhora de 93 anos, há mais de 30 consumindo o Vegetal, uma pessoa boa, mãe, digna de respeito, e que não merece ser tachada de alucinada. Penso que… Read more »

Bono
Bono
4 janeiro de 2007 8:31 am

Chico, voce se comparar com Buda foi ótima.

Belessa Capião!
🙂

Rogério Corrêa
Rogério Corrêa
3 janeiro de 2007 7:52 pm

Caro amigo, o Vegetal, Daime ou simplesmente Ayahuasca, não pode ser de maneira alguma encarado como uma droga, na minha opinião. Quem já bebeu o chá, sabe disso, como uma pessoa que não bebeu, não teve a experiência, pode julgar? Não estou te recriminando, mas acho que a experiência é única e quem bebeu, conheceu realmente o mundo espiritual, atravessou o caminho da minguarana e teve contato com seu próprio eu, achei sua matéria tachativa, induzindo quem não conhece a pensar que o chá é uma droga, mas acho que você como um pesquisador, deveria experimentar ao menos uma vez,… Read more »

Chico
Chico
24 dezembro de 2006 5:14 pm

Te desculpo sim, amigo, mas não pela ignorância e sim pela idiotisse, mas não faça de novo ok? a diferença é que o ignorante não sabe sobre um assunto, porém não fala nada sobre ele. O mundo não está de cabeça pra baixo, a realidade é de cabeça pra baixo, mas seu cérebro “vira” e faz parecer que é assim, do jeito que você está vendo. Não acredita? Muita informação pra sua cabecinha né? Ainda mais assim de uma vez vinda de um drogado? Sorte a sua porque isso você não vai achar no google. E aí saiu mais um… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
22 dezembro de 2006 11:26 pm

Oh, claro… me desculpe pela minha ignorância, Chico. Estou ainda ponderando se devo jogar tudo o que aprendemos sobre dependência química, psicológica e estudos dos efeitos da planta no cérebro só porque um drogado que detém a verdade suprema e sabe tudo sobre cosmologia me disse que o mundo está de cabeça pra baixo… é, acho mesmo que o mundo está de cabeça pra baixo.

Feliz Natal pra você e pra quem lhe for da família…

Chico
Chico
22 dezembro de 2006 5:03 pm

Amigo você sabia que a realidade é de cabeça pra baixo? mas um “esquema” no nosso cérebro faz parecer que é assim do jeito que a gente viu a vida inteira? Você nunca experimentou níveis de consciência expandida, você não faz idéia do significado dessa palavra, você só conhece esse nível de consciência dos 5 sentidos que são dos mais ordinários. Quando uma pessoa ingere enteógenos ela vai em direção a realidade, a pessoa recebe lições da cosmologia de bilhões de anos, mas esse tipo de coisa ainda está muito além da sua compreensão, você não enxerga um palmo na… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
22 dezembro de 2006 11:22 am

Que lindo, Chico.
Feliz Natal pra você também, e que o Papai Noel do morro lhe traga um belo carregamento de drogas!

Ho, ho, ho!

Chico
Chico
22 dezembro de 2006 3:13 am

A pior droga de todas é a ignorância. Nós resolvemos batizar? Nós pesquisadores e ciêntistas você quis dizer? Mickey Mouse? Na próxima vez que quiser escrever sobre um assunto que você não sabe, a não ser pelo senso-comum, pelo menos faça uma pesquisa decente e não imponha sua opinião pessoal. Ou não, escreva as merdas que quiser, afinal vai de cada um escolher aquilo que quer ler. Tenta o ramo de repórter sensacionalista que você tem mais futuro. Não sou a favor do uso de nada, nem contra. Concordo com o amigo acima que a melhor forma de se conhecer… Read more »

Regina
Regina
29 julho de 2007 2:51 am

Lamentável! Preconceituoso! Burro! Imbecil! Esses adjetivos são poucos para retratar o que se passa na mentalidade do “ser” que publicou essa matéria. Uma colagem barata de textos, misturadas a uma opinião pessoal de total ignorância…affffff
Quem sabe um dia o Universo lhe traga o previlégio de consagrar dessa bebida sagrada antigüissima, que a sua vidinha infeliz de pseudo-culto e verdadeiro intelectualóide tem a impossibilidade de imaginar conhecer.
“RECOLHA-SE A SUA INSIGNIFICÂNCIA!!!”

Diego
Diego
5 março de 2008 9:47 pm

Ora bolas, mas o senhor mesmo disse que a ayahuasca se utiliza de dois PODEROSOS alcalóides. E pelos efeito “alucinógenos” dela na mente de seus usuários, os resultados dela deveriam ser os mesmos, não?

Cachorrão
Cachorrão
29 julho de 2007 5:52 pm

A verdade machuca, às vezes. Mas oque é machucado é sempre o ego, então não é questão de se sentir mal, apenas de ver oque está acontecendo. Nem é questão de querer se livrar do ego, já que esse desejo só pode vir do própio ego, e o resultado seria a criação de um outro ego novo em folha, isso daria uma sensação boa, um novo ego sem nenhum machucado… Mas isso ainda não seria a saída, uma hora ou outra voce vai acabar caindo da bicicleta denovo e se machucando. A questão é apenas ver como o ego causa… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
21 fevereiro de 2008 8:56 pm

Sabe, um dos erros mais comuns nesses comentários todos é associar drogas com drogas pesadas (e olha que eu alertei pra isso dentro do post). Por que raios comparam tanto usuários da planta com cocaína, maconha? Por que não comparam com usuários de café, açúcar, cerveja e (considerando alguns coreanos malucos) games?
Será que não está na hora de repensar nossa relação com as SUBSTÂNCIAS e também com as COISAS que nos cercam?

Cristina Rafaela
Cristina Rafaela
15 fevereiro de 2008 3:17 pm

Olá, amigo. o que você diz em um comentário sobre “alterar” os sentidos – eu digo que não é alterar a consciência ou o sentido, mas torná-la mais real, mais ampla. O vegetal não faz com que a pessoa saia de si, mas que ela centre em si mesmo. Claro que isso é capaz de ser feito sem o vegetal, embora possa demorar muito mais, na maioria dos casos em que vemos. Ele é apenas um catalisador nesse processo meditativo, um instrumento. Na União do Vegetal, no seu quadro de sócios há muitos juízes, promotores, delegados, cientistas (biólogos, médicos, etc)… Read more »

OK
OK
12 fevereiro de 2008 1:50 pm

HAHAHAHA

Um monte de cegos discutindo um quadro do Salvador dali

Bono
Bono
5 dezembro de 2007 3:01 pm

As bebidas mais fortes que eu tomo são chá verde e café pra estudar. Mesmo assim considero algumas experiências que eu tenho sóbrio bem psicodélicas, e não gosto do efeito do álcool na minha mente, para mim esse tipo de coisas não serve mas cada um sabe onde seu calo aperta.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
5 dezembro de 2007 2:47 pm

Bela, o que está em jogo aqui não é a experiência. Muita gente vai ter experiências boas, outras ruins. É como jogar videogame: tem gente que gosta de um certo jogo, e tem gente que detesta. Devemos condenar o jogo, ou o videogame, por isso? Nesse caso, sua experiência seria tão irrelevante quanto uma minha, por exemplo (já que não somos referência de nada pra humanidade nem estamos usando métodos científicos). O que está em jogo é a NECESSIDADE de se tomar uma substância que vai alterar seus sentidos em busca de uma suposta abertura espiritual, lembrando que maconha, LSD… Read more »

Olim
Olim
5 dezembro de 2007 2:45 pm

Bela:

Tomara que vc encontre de fato a beleza que vc diz ser.

Bela
Bela
5 dezembro de 2007 2:23 pm

Eu quero e vou tomar, vamos ver o que acontece.Depois eu venho contar aqui. Beijão.

La Folle
La Folle
15 outubro de 2007 10:20 pm

O que diz que uma coisa é droga ou não (segundo a ciência) é a quantidade de principio ativo na substancia. para ser considerado droga é necessário mais 2% de principio ativo da substancia. Ayahuasca tem 0,02% de DMT (principio ativo) 100 vezes menos o necessário para ser considerado droga. Caso não saiba, DMT é produzido naturalmente pelo nosso corpo, principalmente em quanto dormimos ou entrados em estado meditativo, justamente por não ser considerada droga ela é liberada pelo CONAD * conselho nacional anti drogas* para inclusive tirar pessoas do vicio… sobre ayahuasca viciar, tome 1 cálice da bebida e… Read more »

Olim
Olim
5 setembro de 2007 4:57 pm

Não seria assim o método científico dos usuários:

1 – Observação deturpada.
2 – Experimentação alucinógena.
3 – Raciocínio Lentium.

Por favor…

pierrot
pierrot
5 setembro de 2007 4:25 pm

Acid, vc já ouviu falar em método científico?

1 – Observação
2 – Experimentação
3 – Raciocínio

Sugiro que antes de escrever um texto simplista e tendencioso como esse, atente-se aos três passos acima descritos.

Pela qualidade de seus textos, percebe-se claramente que você não é cientista, mas não custa nada fazer a coisa certa, ou ao menos tentar.

Ismael Bender
Ismael Bender
24 agosto de 2007 6:02 pm

Olá, eu estou achando este debate muito interessante, lí QUASE tudo que foi postado. Sei que um depoimento totalmente imparcial é impossível, pois, tudo que eu relatar já está cheio das minhas compreenções e paradigmas, mas vou fazer o possível para expor algumas coisas que acho relevante. Eu faço parte desta instituição denominada Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, e bebo este chá a 10 anos com frequência média de 2 vezes por mês. O que posso acrescentar aqui não é uma defesa apaixonada por minha religião, mas um testemunho, de vivência. Aos 16 anos de idade tive contato com… Read more »

xoomei el-ayors
xoomei el-ayors
23 agosto de 2007 10:11 am


a visão de quem esta do LADO DE FORA é sempre essa…

a visão de quem esta do LADO DE DENTRO também é cheia de ricos argumentos…

Argumentos Por Argumentos, é apenas um AR cheio de GUMES…

AR GUMENTO….. uma faca de dois gumes. !!!!

Anônimo
Anônimo
20 agosto de 2007 2:49 pm

Achei a abordagem leviana e infantil.

Olim
Olim
4 dezembro de 2006 12:19 pm

Como é bom ser “alienado”, ao tentar desvendar nossos mistérios, conflitos e sonhos de modo direto, sem a pretensa ajuda de substâncias e outros métodos. Aliás, sempre fomos preocupados em ter a fórmula do sucesso, da vida eterna, de sermos “santos”, da Verdade e da iluminação espiritual. Métodos, fórmulas, caminho mais fácil, o “como fazer?!”… Qualquer droga, método, guru e receita serão insuficientes em si mesmas nestes caminhos. A melhor fórmula é conhecer-se a si mesmo de forma limpa, direta e sem intervenções ou catalizadores. Sejamos nós mesmos e não os efeitos de uma substância, uma repetição de um guru,… Read more »

Bono
Bono
4 dezembro de 2006 9:15 am

Existem religiões para todo tipo de pessoa, algumas são menos elevadas que outras. Mas isso não quer dizer que uma religião menos elevada faça mal à pessoa, talvez fosse pior ela seguir outra que não seja compatível com seu estado atual.

Só não acho certo essa negócio de psicotrópicos, pois geralmente eles viciam o indivíduo. A vida já é alienante demais sem o uso deles.

A angústia e o comportamento correto em relação à ela que nos move em direçao à luz, livrar-se dela artificialmente ou de forma violenta só nos faz permanecer na obscuridade, ou postergar o trabalho espiritual.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
3 março de 2006 1:11 pm

Esse texto do sagrado trance foi escrito na intenção de ser sério mesmo? Aqui no nordeste esse negócio de “festa de peia” é outra coisa…

Danae
Danae
3 março de 2006 11:26 am

Acid, Muito obrigada por ter revisado o seu texto e levado em consideração os pontos discutidos aqui. Em relação a agressividade dos comentários, vejo (tirando por mim) mais uma decepção perante os argumentos utilizados no texto anterior e como foram colocados. Nesse texto atualizado ainda vejo um ponto falho e preconceituoso: “Um grupo que se reúne regularmente pra tomar alucinógenos NÃO PODE atrair boa gente, por melhor que seja a orientação espiritual da casa (o problema não é a casa, mas as pessoas que se acercam dela!). Do uso da Ayahuasca para drogas mais pesadas pode ser um pulo, se… Read more »

Rubis
Rubis
25 fevereiro de 2006 9:46 am

Uma abordagem distinta à utilizada pelo Acid está em http://rubino.reticencias.com.br/archives/cat_mondo_divinal.html

Abordagem em primeira pessoa. Eventos e resultados que só significam para mim, porém compõem o mar de possibilidades de opinião que devem existir no planeta.

Quanto à minha opinião sobre o artigo “SANTO DAIME (AYAHUASCA)”, ela já foi escrita acima, em 23 de Janeiro. Ainda não era a versão 1.3 do texto (quaaaa)…

Carolina
Carolina
21 fevereiro de 2006 4:12 pm

Olá Acid, Voltei a ler o texto esta semana e percebi as mudanças que fez… Eh, realmente melhorou, mas continua c/ um ar de intolerância… Lendo tb o que vc escreveu no texto acima, quero dizer que continuo calma como sempre estive desde o texto original. Quero dizer tb que ñ foi c/ raiva que expressei meus sentimentos nos outros comentários, foi c/ tristesa. Sabe Acid, tomei o chá pela 1ªx em um grupo alternativo e ecumenico e digo p/ vc que ao tomar a chá existe sim a expansão da consciência, mas posso afirmar que não se perde o… Read more »

Danae
Danae
6 março de 2006 10:15 pm

Sei q vc já deve estar cansado deste tema, mas achei muito boa a matéria sobre a ayahuasca e resolvi mostrar pra vcs:

Saiu hoje no “Terra” http://www.terra.com.br/esoterico/monica/colunas/2006/02/14/000.htm

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
6 março de 2006 11:08 pm

É, estou cansado, sim… tanto é que não vou apontar os erros de julgamento que ela fez baseado no documento do CONAD, pra não parecer uma criança birrenta… pra mim este assunto está encerrado.

Live and let live.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
15 fevereiro de 2006 8:20 pm

Vou deixar uma sugestão (é só uma sugestão, ok?) que pode agradar a todos os que vierem aqui revoltados e que, com razão, querem deixar seu recado: Esperem a raiva passar, leiam o texto direitinho, sem fazer juízo de valor, leiam os links, quando chegar o fim-de-semana se reúnam pra tomar a ayuhasca e meditem sobre as coisas que leram, o PORQUÊ da sua reação, se ela é a atitude mais correta, se a raiva lhe trouxe algum benefício, e principalmente se o caminho dos estimuladores psicoativos é o melhor caminho para a espiritualidade. Foi útil quando eu cheguei aqui?… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
15 fevereiro de 2006 8:19 pm

Obrigado pela observação, observador. Tive um ensino médio precário, e como não encontrei a palavra inteira no dicionário Houaiss, então usei a lógica. Felizmente agora sabemos que o chocolate quente é uma bebida enteógena.

Observador
Observador
15 fevereiro de 2006 8:19 pm

Gostaria de fazer uma correção altamente importante. Você afirma: “Só pra reforçar: Se vocês não querem discutir sobre o uso de “enteógenos” (sinônimo de alucinógeno, já que ente significa “aquele que só existe na imaginação, produto da fantasia”), que é a finalidade do artigo, então vocês estão no lugar errado.” Bem, para uma pessoa que se auto-entitula um compilador, um pensador, um pesquisador, acredito que acontece aí um grande engano. Bebidas enteógenas não significam, de forma alguma, alucinógena. A raiz da palavra enteógena é o grego ÉNTHEOS, ou seja, ‘inspirado pelos Deuses’. Teologia, Teocracia etc. Lembra? Lá do Ensino Médio…… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
15 fevereiro de 2006 4:23 pm

Metade do texto não fui eu que escrevi (basta seguir os links pra verificar). Mais da metade do blog não fui eu que escrevi. Nunca escondi isso de ninguém. Sou um mero compilador, um pensador, um questionador.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
15 fevereiro de 2006 4:17 pm

Quem é o Acid? Um Deus, um charlatão, alguém em busca de atenção? Por que as pessoas se preocupam tanto com o que ele acha, com o que ele pensa, com o que ele escreve?
Pois o SAINDO DA MATRIX preferiria muito mais que as pessoas aqui discutissem as propostas dos TEXTOS, DESDE O COMEÇO, sem se importar com o Acid…

Anônimo
Anônimo
15 fevereiro de 2006 4:10 pm

Legal, Rud, mas nao estamos falando do texto em si, mas de alguns comentarios do Acid.

x-builder
x-builder
15 fevereiro de 2006 4:20 pm

Pensa um pouquinho, quem é que escreve os textos? Eles importam com o Acid pq foi ele quem escreveu. Sacou?

Acid so Fala Besteira
Acid so Fala Besteira
3 março de 2006 5:07 pm

Acid, Va se informar pelo Amor de Deus. Pare de falar besteira. Escreva algo que possa provar. Visite um centro da UDV e veja a condicao dos membros da casa, ou ate mesmo uma igreja da Barquinha ou do Santo Daime. Antes de visitar um centro e conhecer os irmaos, tu deverias ficar calado. No mais, hoasca nao eh alucinogeno. E é bom se acustumar que ate hoje em mais de 10 paises (suprema corte americana incluida) nunca foi provado qualquer maleficio que esta bebida possa causar. Em todo lugar que o cha foi testado foi aprovado pra consumo. Nao… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
3 março de 2006 5:33 pm

Afinal, quando é que teremos a comunidade “Odeio Acid” no Orkut?

Aahh, essa vida de boi de piranha…

Danae
Danae
3 março de 2006 8:42 pm

O texto é muito sério, feito por um terapeuta que trabalha com várias linhas de tratamentos direcionados a cura e muita meditação por sinal. Se quiser conhecer um pouco mais do trabalho dele, entre no site: http://pages.apis.com.br/terapiaenergetica/ Ah! E só pra reforçar: minha intensão em apresentar esse texto a vc não é de convence-lo que o trance é a melhor coisa do mundo ou a salvação, afinal de contas, AS PESSOAS é que tem que saber tirar o melhor proveito das situações que lhes são apresentadas, como no caso do chá! O texto apresenta o outro lado da moeda, de… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
3 dezembro de 2006 9:30 pm

Claro que deveria ao menos TENTAR, Cris. Dependência de QUALQUER coisa é extremamente prejudicial… e não estou falando só de substâncias…

Cris
Cris
3 dezembro de 2006 1:27 pm

Acid: obviamente você sabe que está muito longe de ser alienado, muito pelo contrário, você deve ser uma pessoa muito especial em vários aspectos. Concordo com seu último comentário. Mesmo assim, o que interessa é a essência do assunto, e não os nomes que damos às coisas. Chico: Não seja alienado você. E não é destorce, é distorce, hehehe. Uma pergunta: faço uso de hormônio tireoideo. Meu problema é levíssimo, quase não chega a ser uma disfunção hormonal. Quando não uso, fico insuportável, chata, sonolenta, sem ânimo para nada, e até meus pensamentos ficam meio “fora da casinha”, não consigo… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
3 dezembro de 2006 1:39 am

De novo essa ladainha? Só porque vocês resolveram batizar esse alucinógeno de enteógeno, não quer dizer que a comunidade científica vai fazer uma reclassificação dessa substância!! É alucinógeno e acabou-se! Mas se quiserem chamar de Mickey Mouse é problema de vocês. Como você mesmo disse, é um potencializador poderoso do DMT e que as pessoas não precisam REALMENTE disso pra atingir outros estados de consciência, mas vocês usam porque é fácil!!!!!! Usuários de maconha provavelmente defenderão seu vício com o mesmo argumento, que beleza… Todo nerd sabe que o caminho para o lado negro é fácil.

Chico
Chico
3 dezembro de 2006 12:49 am

Amigo, como você pode escrever algo sobre aquilo que você não sabe realmente? Seu texto destorce mais do que esclarece. Como já disseram, o termo alucinógeno não é correto por sugerir uma falsa percepção da realidade, sendo que oque realmente acontece é o oposto, mas sim o termo enteógeno, que vem da palavra grega “etheos”, que significa “Deus dentro”. Também não é droga no sentido usual da palavra, pois não há reação específica, nem sequência esperada de eventos, somáticos ou fisiológicos, a reação específica tem pouco a ver com o produto e é principalmente uma função do lugar e do… Read more »

Lúcia
Lúcia
30 novembro de 2006 3:22 pm

Oi… É importante deixar claro que cada um tem o livre arbítrio. Eu Sou da UDV à 6 anos, antes de ir lí vários documentos à respeito, fui ví que precisava me limpar de aguns sentimentos que não era bons. Hoje sou muito grata a esta “Sagra Obra” milenar criada pelo Rei Salomão, que vem auxiliando muitas pessoas a sair da ilusão e mostrando o caminho para ser feliz, facilitando a Compreensão Universal das Leis Espirituais. Mas eu não convido você, o dia que for pra você se encontrar com o “Vegetal” (ou seja comungar o vegetal)vc. vem se encontrar… Read more »

Marcos Lobe
Marcos Lobe
2 outubro de 2006 9:45 am

Oi Acid, há alguns meses venho acessando e até recomendando este blog, pois acho ter seriedade nos assuntos tratados aqui, porém neste assunto sobre o uso do chá “Ayahuasca”, devo expressar que a sua posição é discriminatória e com pouco fundamento, sou membro de uma das seitas citadas e digo a vc que seu ponto de vista não corresponde à verdade, procure ler mais sobre o assunto e verá que se tratando do uso deste chá as suas afirmações podem estar distorcidas em boa parte. Os objetivos e resultados positivos obtidos com o uso ritual deste chá, bem como os… Read more »

Nunzio
Nunzio
12 novembro de 2006 10:15 am

vc é evangélico? que ignorancia.. nao sabe oque é o daime, nao conhece esse trabalho maravilhoso que tira tantas pessoas do fundo do poço…

oq vc faz pelos outros?

Lucano
Lucano
19 julho de 2006 6:26 am

mister acid, ja experimentei acid,ponto, maconha, extase, alcol cigarro… but Ayahuasca, te mostra vc mesmo sem ilusoes, como vc esta , coisas q precisa resolver com vc mesmo ou pessoas q ama. A peia geralmente ocorre qd em certo estado de conciencia (atingido atraves do cha) ve coisas q estao atrazando sua evolucao espiritual , tipo mal que faz a outros e ou a vc proprio e se sente muito mal por isso , vc sofre por isso, e por este motivo pessoas vao limpando seus templos uma secao de cada vez ,ou bebem uma vez e e nunca mais… Read more »

Alexandre Fachin
Alexandre Fachin
7 maio de 2006 3:36 am

Senhores: Não existem pílulas para a iluminação, não existem muletas que resolvam os problemas. O caminho da iluminação é único para cada ser humano, não existe o caminho, mas sim, um caminho para cada um. E todos os caminhos levam ao mesmo lugar, só que por vias diferentes. São as experiência que cada indivíduo vivencia que o faz crescer, adquirir sabedoria, e esse processo é lento, baseado na vida, na experiência, e em infinitos fatores que recheiam a vida de cada um. No universo, a ciência já demonstrou isso, tudo se movimenta para que o equilibrio se mantenha, até, muitas… Read more »

zeus
zeus
22 março de 2006 5:46 pm

quer saber, droga memo é esse negócio de internet. ô acid,deixe de ser alienado e de fazer parte de uma força ideológica que coloca as plantas de poder em um patamar profaneidade, largue essa sua visão endêmica acerca da natureza… isso é patológico heim…
VIVA O VINHO DAS ALMAS!!!!!!

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
10 março de 2006 12:48 pm

Pra quem curte esse lance de “tratamento” com drogas psicoativas:
http://www.midiasemmascara.org/artigo.php?sid=4587

“…Até mesmo um pesquisador sério como Sigmund Freud, na penúltima década do século XIX, proclamava a cocaína como eficaz no tratamento da depressão, do alcoolismo e da adição à morfina, até que sérias conseqüências fatais, que envolveram seu dileto amigo Ernest von Fleischl, por ele induzido ao uso de cocaína para abandonar o vício da morfina, convenceram-no a abandonar o que lhe parecia um promissor agente terapêutico.”

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
4 março de 2006 5:16 pm

“Essencialmente todos os seres vivos são Budas, dotados de sabedoria e virtude, mas como a mente humana se inverteu através do pensamento ilusório, não o conseguem perceber”
(Buda)

“Tua fé te salvou”
(Jesus)

Anônimo
Anônimo
4 março de 2006 4:15 pm

Caro Acid,acompanho seu blog há muito tempo e confesso ter me decepcionado com esta matéria sobre a Ayahuasca.Fica bem claro que a sua posição em relação a bebida é devido ao fato de não tê-la experimentado.Estive um ano sob tratamento psiquiátrico e só a Ayahuasca me fez recobrar a saúde.Ela é o Justo Juiz,se você está com algum problema ou com alguma alegria Ela te mostrará,pois tudo o que te mostra é o que existe dentro de Você.Se Você é um alucinado irá encontrar alucinações,mas se Você for um iluminado irá encontrar Luz.

Rud
Rud
15 fevereiro de 2006 4:06 pm

Inacreditável a intolerância das pessoas que deixaram comentários neste blog. Bom, sem falar das pessoas que nem leram o artigo direito pra falar em preconceito religioso… Parece que todos estão pela hora da morte e que a partir de amanhã será proibida a utilização do chá e todas as pessoas que utilizam serão “convidadas a se retirar do país”… O que aconteceu com a sabedoria que o chá deveria ter ampliado em cada um? São mais de 100 comentários e alguns extremamente agressivos contra o Autor. Pessoas dizendo: “Eu lia todas as semanas seus artigos, mas agora que descobri que… Read more »

Bono
Bono
6 março de 2008 6:29 pm

Mas e quando não tem ayahuasca como a pessoa evolui? Eu nunca fui experimentar esse negócio, mas pela minha experiência de sofrimento na vida, e de análise das coisas e de mim mesmo, acho que essa bebida é só uma desculpa para as pessoas abandonarem socialmente suas máscaras pesadas, pois seus egos não deixariam elas abandonarem esses fardos ( que num primeiro momento lhes foram impostos, mas que agora elas carregam voluntariamente por simples orgulho ou por outros motivos que desconheço ). Qual o perigo disso? A pessoa atribui divindade a uma simples bebida, quando oque trouxe a mudança foi… Read more »

Anônimo
Anônimo
12 maio de 2011 10:04 pm

Viu como Santo Daime faz mal?

Igreja do Santo Daime é condenada por morte de vaca estressada
http://bit.ly/k0wyBI

:p

Allexy
Allexy
12 abril de 2010 6:32 pm

Perfeito está neste endereço e passo a passo que vc disse.

Só que é um observatório sobre drogas, não tem o condão de normatizar, só de informar. E não passa disso: um informativo.

Agora, voltando ao PRÉ-CONCEITO:

muito bom o texto que você publicou em 27/03/10. Uma linha bem diferente da adotada nestas versões aqui e que vai ajudar muitos. Aliás, é uma linha que já é adotada por vc nos seus textos e sempre são bons.

Obrigado.

Segue o link do material sobre Ayuaska e que contém interessante ideia sobre RETIRO EXPIRITUAL, dentre outros pontos:
http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2010/03/ayahuasca_contexto.html

billy shears
billy shears
24 março de 2010 7:24 pm

Ah…entrando no clima…eu também quero minha MTV!!!!!

http://www.youtube.com/watch?v=VsnA0ix9hZU

rsrsrs

billy shears
billy shears
24 março de 2010 7:19 pm

Se alguém conseguir um link para ver o programa da MTV, agradeceria. Aqui, nas paragens onde agora habito, não passa MTV; acompanho os programas que gosto pelo site, porém, o de ontem ainda não está disponível.

Desde já, grato pela atenção, subscrevo minha petição em 1(uma) via.

Nestes termos, peço deferimento.

rsrsrs

Allexy
Allexy
24 março de 2010 5:08 pm

“incluir a definição do observatorio brasileiro de informacoes sobre drogas, onde a ayahuasca esta classificada como planta alucinogena, na categoria DROGAS.”

Cadê?

Não vi?

Allexy
Allexy
24 março de 2010 5:04 pm

“O governo dos EUA afirma que seu uso é perigoso mesmo sob supervisão médica, e seu uso é proibido em países que possuem legislação anti-drogas”

Sei, quer dizer que o Brasil libera porque não tem legislação anti-drogas. E todos que proíbem é pq possuem legislação anti-drogas.
E isso é mais uma inverdade.

Allexy
Allexy
24 março de 2010 5:02 pm

Quando vc afirma: “O problema não é a doutrina, são as pessoas que se acercam da doutrina com interesses outros, SEM PREPARO, SEM SUPERVISÃO, verdadeiros irresponsáveis que podem acabar influenciando pessoas para o uso de drogas mais pesadas. Tanto isso é verdade que, mesmo na linha de Irineu, que é rígida e não permite quaisquer outras drogas, soube-se que já teve membros presos no exterior por tráfico de drogas.” Você está induzindo outras pessoas a acreditarem no que você acredita: que é droga no sentido pejorativo do termo. Como no Brasil a Ayuaska é liberada em cultos religiosos, muitos membros… Read more »

Allexy
Allexy
23 março de 2010 6:05 pm

Não enxerguei melhoras na versão 1.5 não

Vai ver que é pq continua carregada de Acid

E o termo DROGA, hoje em dia, não é usado para produtos farmacêuticos: ninguém chama remédio de DROGA, chama de FÁRMACO. Então, quando vc fala que Ayuaska é DROGA, vc está falando no sentido pejorativo mesmo.

Coringa
Coringa
22 março de 2010 3:47 am

No link indicado, tem uma entrevista com o médico psiquiatra Erikson Felipe Furtado, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com pós-graduação na Alemanha. Ele coordena o Programa de Ações Integradas para Prevenção e Atenção ao Uso de Álcool e Drogas na Comunidade do Hospital das Clínicas, especializado no atendimento de pessoas com dependência de álcool e drogas. O programa é reconhecido como referência pela Organização Mundial da Saúde. Ele também desenvolve pesquisas sobre a toxicologia do chá Ayahuasca, utilizado no ritual do Santo Daime http://www.jornalacidade.com.br/editorias/cidades/2010/03/20/psiquiatra-erikson-furtado-fala-sobre-o-cha-do-daime-no-classe-a.html Destaco os seguintes trechos: Hélio – Vocês já tiveram algum caso com pessoa… Read more »

Roberto
Roberto
18 agosto de 2011 8:10 am

hauhau esses negos são uns cagões, “oh, eu defendo a espiritualidade séria, sem o uso de drogas” oh, é uma droga como qualquer outra ohhhh! pobres coitados com suas mentes condicionadas, “mamãe, não vou tomar ayahuasca, você vai em amar mais se eu seguir fazendo o que a sociedade diz que é certo, não vai?” esse acid, depois de ler um pouco o saindo da matrix, percebe-se que é um cagão fica com suas teorias, intelectualizando mil e uma coisas, mil e uma religiões, bla bla bla, quer ser o novo jung, mas tem medinho de tomar uma coisa muito… Read more »

Anônimo
Anônimo
12 outubro de 2014 9:15 am

Usei ayahuasca frequentemente durante 3 anos. Como foi dito no artigo, não existem provas científicas de que esse chá não faça mal à saúde. O chá foi liberado porque o governo brasileiro observou que o chá não impede ninguém de cumprir com suas obrigações sociais, e que os grupos ( no caso da resolução, a UDV ) propõem um certo aprimoramento moral de seus membros e não incentivam ninguém a fazer nada de ilegal. Então, a razão da legalização é a liberdade religiosa e a laicidade do Estado, mas não um parecer científico. Algumas coisas muito básicas ainda estão pendentes… Read more »

Jonas Augusto
Jonas Augusto
22 maio de 2013 2:41 pm

“Resolvi decidir só após consultar Oráculo. Ela não disse pra eu ir ou não ir, mas foi taxativa: aquilo é droga, assim como maconha.”

Amigo, você está precisando da companhia de uns espíritos menos ignorantes hein?

Anônimo
Anônimo
29 novembro de 2012 11:28 am

Néctar Em todas as culturas espirituais sempre existiu a presença de uma bebida sagrada com poderes de cura, de êxtase, de iluminação e de imortalidade (nos diferentes sentidos que esta palavra pode alcançar: do corpo, da alma, dos atos). Entre os deuses da mitologia grega esta bebida era chamada de NÉCTAR. Curiosamente a palavra NÉCTAR vem de NEKTAR, do indo-europeu, e significa NEK – morte e TAR – vencer. Néctar é a bebida que vence a morte. No mito judaico-cristão fomos expulsos do paraíso para que não pudéssemos provar do fruto da árvore da vida, tornando-nos iguais aos deuses, imortais,… Read more »

Fabio
Fabio
23 novembro de 2012 4:00 pm

Queria o seu e-mail para te mandar o áudio do satsang que te mandei o link acima, se vc quiser.

Fabio
Fabio
23 novembro de 2012 3:58 pm

Porque existem pesquisas cientificas afirmando que vicia não quer dizer que vicia.

A ciência é algo sem nenhuma credibilidade.

Fabio
Fabio
23 novembro de 2012 3:26 pm

Ganhar uma discussão na internet é muito mais gostoso do que tomar Daime, não acho que alguém possa ficar dependente fisicamente de Daime, rsrs.

Fabio
Fabio
23 novembro de 2012 3:12 pm

reação química*

Fabio
Fabio
23 novembro de 2012 3:11 pm

Bom, se estamos tratando de algo que causa uma reação física no corpo, o que não é uma droga?

Você lendo isso agora esta causando uma reação física no seu corpo.
Tem pessoas inclusives que ficam viciadas na reação física que é causada ao discutir um ponto de vista pela internet. Hehe.

Fabio
Fabio
23 novembro de 2012 11:00 am

Mas comentando sobre o seu texto, Acid, creio que você peca ao retirar as suas conclusões da psiquiatras, de pesquisas cientificas etc.

Ora, fato é que a ciência não sabe de muita coisa.
Sempre falando dos efeitos disso ou daquilo sobre o corpo físico, ignorando o corpo astral, ignorando o corpo mental, ignorando o corpo espiritual, ignorando o invisível.

Não se da para confiar na ciência ou em pesquisas cientificas para pesquisar sobre coisas do outro mundo.
A ciência é somente um aglomerado de pensamentos afinal de contas.

http://www.clubedeautores.com.br/book/78433–SERA_QUE_A_CIENCIA_NOS_ENGANA

recomendo a leitura

Abraços

Fabio
Fabio
23 novembro de 2012 10:41 am

Olá Acid.

Gostaria que vc lesse esse texto, do meu Guru:

http://www.prembaba.org.br/india2012/po/?p=1314

Fala sobre drogas e Santo Daime.

Creio que vc vai achar interessante. Abraço

Renata Trocoli
Renata Trocoli
21 março de 2010 4:57 pm

Acid, se você baseia suas crenças e argumentos em reportagens de revistas como Veja e Isto é, que são notadamente tendenciosas e conservadoras, você está perdido. Revistas como estas não tem credibilidade alguma pra falar sobre um assunto tão sério. Vá tomar o chá e aí sim venha falar o que VOCÊ pensa, o que VOCÊ sente, não o que reportagens tendenciosas tem a dizer.

Renata Trocoli
Renata Trocoli
21 março de 2010 4:46 pm

Acid, não sou frequentadora de nunhuma igreja de Daime, mas já tomei por algumas vezes o chá, convivo com pessoas que tomam, e me incomodei bastante com seu texto. Foi com o mesmo preconceito que vc demonstra que escutei pela 1a vez sobre Daime. Apesar de tentar se justificar, o seu texto é carregado de preconceito velado. Parece um “Bate Assopra”.. vc tenta demonstrar um certo “respeito”, mas no fundo, tem preconceito e ignorância. Tanto faz se a nomenclatura que vc quer dar ao chá seja de “Droga”. Droga pra mim causa dependência, e o chá, definitivamente não causa. Se… Read more »

Titanico
Titanico
23 setembro de 2008 8:32 am

“A Editora Abril está livre de pagar indenização para o Centro Espírito Beneficente União do Vegetal por causa de uma reportagem publicada na revista Veja. A decisão é da 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça”.

http://www.conjur.com.br/static/text/70109,1

O complicado, depois de tanto se tentar divulgar, é um local se auto-proclamar “Centro Espírita” utilizando essas substâncias.
Jamais uma coisa poderia se confundir com outra…

surf
surf
18 julho de 2008 11:39 pm

Nessa questão, sou mais o Strassman e o Terence McKenna.

Sepher Maha-Deva
Sepher Maha-Deva
17 junho de 2008 4:35 pm

Boas fontes; LING, L.J.; CLARK, R.F.; ERICKSON, T.B.; TRESTAIL, J.H. Segredos em toxicologia. Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 136- 187. MCKENNA, D.J. Clinical investigation of the therapeutic potential of ayahuasca: rationale and regulatory challenges. Pharmacology & Therapeutics, v. 102, p. 111- 129, 2004. MCKENNA, D.J.; TOWERS, G.H.N.; ABBOTT, F. Monoamine oxidase in South American hallucinogenic plants: trypnamine and β- carboline, constituents of ayahuasca. Journal of Ethnophamacology, v. 10, p. 195- 223, 1984. OGA, S. Fundamentos de toxicologia. 2 ed. São Paulo: Atheneu Editora, 2003, p. 309- 317. SANTOS, R.G.; LANDEIRA- FERNANDEZ, J.; STRASSMAN, R.J.; MOTTA, V.; CRUZ A.P.M. Effects of… Read more »

Sepher Maha-Deva
Sepher Maha-Deva
17 junho de 2008 4:31 pm

Eu fui bloqueado na voadores por falar de Ayahuasca. Estava empolgado por conhecer a bebida recentemente… Depois de 4 meses só posso dizer…é maravilhoso! Mas concordo com os xamãs “Ayahuasca é um atalho, mas não é um caminho para aventureiros e curiosos”. Trabalhei e CUREI um bloqueio emocional que tinha com meu pai de forma intensa devido aos problemas de infância, nossa foi como tirar um FARDO ENORME DAS COSTAS. Meu lado emocional é zero (sol e lua em capricórnio). Ou seja bem coração duro mesmo… No ultimo ritual estava trabalhando o auto-perdão, a não se cobrar e se culpar… Read more »

Cristina Rafaela
Cristina Rafaela
13 junho de 2008 11:38 pm

Nossa, que incrível coincidência! Acabei de ir num site que questionava a matéria da veja citada pelo usuário aí encima e me lembrei que eu tinha feito um comentário aqui sobre esse post. Voltei para ler os restantes dos comentários e para minha surpresa alguém mencionando a matéria da Veja. Realmente, ver uma indicação dessa matéria não tão surpreendente já de de fato convergem na maneira de lidar com o assunto, embora a matéria assuma um papel infantil e provocador – ainda mais levando em consideração o profissionalismo que, em tese, uma revisra de veiculação nacional de informação jornalística deveria… Read more »

Susie Sun
Susie Sun
9 junho de 2008 2:01 am

Parabéns Acid.

Quando puder, dê uma olhada no seguinte artigo a respeito deste assunto:

http://veja.abril.com.br/130900/p_077.html

Daniel
Daniel
5 junho de 2008 11:08 am

Não amigão, Não foi o que eu disse… Foi apenas uma analogia procurando explicar que nossa mente, em alguns casos, nos ilude, como vc disse, para a realidade.. E para quem tiver podendo este chá tem a capacidade de mostrar as coisas como são… Mas não é o único caminho.. é algo como os monges budistas fazem sem uso de nada.. apenas meditação.. Eu compreendo o chá apenas como um facilitador de realidade espiritual, afim de mostrar o que estamos fazendo aqui! Voce citou Jesus por exemplo, que nao precisou de nada para se iluminar. No entando, no meu ponto… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
4 junho de 2008 11:42 am

Não sabia que a pílula do Neo era alucinógena… achava que ela desligava a interface com a Matrix, acabando com todas as suas ilusões, e não inserindo outras no lugar.

Daniel
Daniel
3 junho de 2008 11:36 pm

Interessante como uma pessoa que tem um blog chamado Saindo da Matrix se deparada com aquilo que poderia começar a explicar o significado do que é realmente SAIR da matrix e entrar na realidade escreve deste modo sobre o chá. Lembrando que Neo precisou da pilula para VER a realidade. Abs
Daniel

George Carvalho
George Carvalho
29 maio de 2008 6:41 pm

Buda certa vez disse “Não confie nas palavras, mas confie no significado” Com certeza o significado de droga que vc usa (e abusa) aqui não é o mesmo do café, chocolate e açúcar que encaixam-se no mesmo conceito. Fingir não entender os comentários opostos é se enganar. Lembremos que existem também drogas imateriais, que prejudicam não o corpo mas o espírito: desrespeito, intolerância, prepotência, ignorância, orgulho e descuido com os valores do próximo estão entre elas. Perdoe-me se te ofendi com o que escrevo mas deve existir uma outra voz quando se fala de algo de forma tão partidária. A… Read more »

George Carvalho
George Carvalho
29 maio de 2008 5:27 pm

Já li muita coisa boa neste site mas este post sobre o daime nem parece que foi escrito por você… COMO FALAR DE UM LIVRO DO QUAL NUNCA SE LEU? Um post como esse só aumenta a ignorância e o preconceito, o que acredito ser o oposto do intuito do site. Eu mesmo posso de dar muitos relatos meus e de amigos que têm feito progressos espirituais SIM com o daime. Também posso te dar relatos de experiências extra-corpóreas que provam SIM que o que se vive nas igrejas NÃO são alucinações. Sou espírita e já obtive boas indicações sobre… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
28 março de 2008 9:42 pm

Leitura recomendadíssima:
Dungeons, Dragons & Daime (ou o Daime na Caverna do Dragão)
http://cronicasdofrank.blogspot.com/2008/03/dungeons-dragons-e-daime.html

OK
OK
26 março de 2008 11:00 am

Bono, eu achei a mensagem boa, pois como sócio da UDV a mais de 10 anos concordo plenamente com vc, só evolui quem quer e quando quer. Conheço pessoas que não bebem o chá que tem capacidade e conseguem fazer transfomações positivas em suas vidas de maneira brilhante, do mesmo modo conheço pessoas que estão fazendo uso da ayoasca a mais de 20 anos e não moveram quase nehuma palha, continuando pessoas de difícil convivência. Mas pra quem quer, este chá é um grande facilitador para melhoria pessoal, e e´o que acontece com quase todos que conheço.

Ok
Ok
30 setembro de 2008 4:50 pm

Titanico, o que uma coisa tem a ver com outra???

Herege; o que tranca trinca
Herege; o que tranca trinca
27 março de 2009 4:52 am

Saindo da Matrix: USP pesquisa uso de santo daime como anti-depressivo natural. Resp: Interessante. De forma parecida, No velho testamento parece que a maconha era apreciada por alguns personagens bíblicos, como Salomão: “O quanto é intenso o seu amor, minha irmã, minha noiva! Mais delicioso que o vinho é o teu amor e a fragrância de seu óleo [ungënto], mais deliciosa é que o aroma das especiarias. Seu corpo é um pomar de frutos abundantes, de romãs, de henna e nardos, nardos e açafrões, cannabis [Kaneh Bosm]* e canela e todas as árvores de incenso” … Cântico dos Cânticos 4:8-14]… Read more »

Pedro Braga
Pedro Braga
10 março de 2010 2:57 pm

gostei muito da sua visão sincera sobre o assunto e respeito o sua decisão de nao ter tomado.

mas achei que, para alguém que deseja realmente sair da matrix, vc resolveu ficar bem recluso em sua zona de conforto.

Allexy
Allexy
10 março de 2010 1:21 pm

Acredito que a acidez de alguns comentários possa ter vindo da mesma fonte da daqueles que defendem suas religiões: as pessoas não estão aqui defendendo somente a Ayuaska, não estão defendendo apenas pontos de vista, mas também Religião. Já pensou em dizer que faz mal ficar rodando que nem louco no muro das lamentações, ou um ritual do islão, ou fazer um artigo dizendo que todos que falam em línguas nas igrejas evangélicas estão malucas, esquizofrênicas, e daí a cometer um ato de insanidade maior é só um passo … Ia dar o que falar, as pessoas iriam vir até… Read more »

Allexy
Allexy
9 março de 2010 5:29 pm

Caraca, acompanho estes comentários há tempos. As pessoas que comentaram no início de 2006 estavam com muita revolta. E o Acid não reviu sua postura, ficou agarrado a ela. Tudo bem que estava se defendendo, afinal uma parte da gente está no que escrevemos. Então ele se defendeu também, e não só ao texto. Agora, tantos anos depois e … É que com essa postura, parece-nos, a seus “seguidores” (leitores …), que vc não está agindo como uma pessoa que realmente busca uma maior iluminação. Isso acontece porque o site é ótimo, seus resumos também são muito bons, tem muita… Read more »

felipe
felipe
23 fevereiro de 2010 3:09 pm

Quanta besteira escrita!!! o daime ou melhor ayahuasca é um chá que nao altera o cerbero nada, ele potencializa a glandula pineal que dizem(estudos sobre o assunto) ser a ligaçao nossa com o astral entao esse seu post nada mais é que um opiniao de alguem que nao experimento que nao sabe o que fala e ainda é aplaudido aff para nao dizer outras coisa. Entao resumindo é TODOS REPETEM O QUE ALGUEM FALA, NUNCA FALA POR EXPERIENCIA PROPRIA EITA MUNDO.PAPAGAIO

andi
andi
7 janeiro de 2010 1:22 pm

credo q povo tenso…agora entendi o q vc kiz dizer com esta materia ser divisor d aguas. esse povo q toma ayuaska se acha q melhor q o resto do mundo e soh tem “amor no coração” pra com sua propria panelinha…q triste…ja perdi uma amiga presse povo skizito. ela se afastou da turma e soh andava com os “guerreiros”, parece coisa d crente

Acid
Acid
20 novembro de 2009 12:11 am
Jonas
Jonas
26 setembro de 2009 2:52 am

Experimentei o Daime uma vez apenas e achei a experiência válida. Pude testemunhar um momento de telepatia pura durante o culto. Porém discordo das técnica rasteiras de tentativa de lavagem cerebral utilizadas durante a cerimônia. Por causa disso nunca mais voltei. Gostaria de puder usar a Ayahuasca em outro contexto que não religioso. Junguiano talvez.

Igor
Igor
12 setembro de 2009 12:22 am

viva o santo daime
viva o budismo
viva o cristianismo
viva o sufismo
viva toda doutrina
viva todas as possibilidades
viva o saindo da matrix
viva todo mundo
e viva a a discução que gera tudo
e que a cada discução se aprende tantas outras coisas de tantas outras coisa e de tantas outras coisas…

Igor
Igor
12 setembro de 2009 12:04 am

Pra começar acredito que o Santo Daime deve ser a coisa mais passível de discussão em termos de espiritualidade que exista, primeiro porque se utiliza de um agente externo, (conhecido como chá do Santo Daime), por favor não confundam com Ayahuasca, o mestre Raimundo Irineu Serra, desenvolveu uma linha espiritual com base em seus contatos astrais, que lhe foram ensinados na fronteira om o peru e a bolívia por um índio conhecido como “PISANGO”, que diz a história falava para as pessoas que tomavam ayahuasca na ocasião que elas não compreendiam, que o negro de nome Irineu era a única… Read more »

Herege; o que tranca trinca
Herege; o que tranca trinca
27 março de 2009 5:15 am

Solius,
estava lendo mais atentamente o artigo em ingles e nessa passagem de Isaias deus fica bravo por não ter recebido sua cota de Kaneh:

YOU HAVE NOT BROUGHT ANY KANEH FOR ME, OR LAVISHED ON ME THE FAT OF YOUR SACRIFICES. BUT YOU HAVE BURDENED ME WITH YOUR SINS AND WEARIED ME WITH YOUR OFFENCES.

ISAIAH 43:23-24

:O

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
26 março de 2009 10:27 pm

USP pesquisa uso de santo daime como anti-depressivo natural
http://www.voadores.com.br/site/geral.php?txt_funcao=colunas&view=4&id=299

Gustavo
Gustavo
13 janeiro de 2006 5:01 pm

Bom, eu tomo Daime há 3 anos, e há uns 6 meses me fardei na doutrina, por amor a mesma.A palavra droga é muito abrangente, uma aspirina pode ser considerada droga. A ayahuasca tem sua origem nos incas e com o Mestre Irineu teve seu uso ligado ao cristianismo. Tudo o que foi escrito neste site sobre o Daime, eu desconheço, por que será??? será que sou tão cego assim, ou as pessoas que não conseguem enxergar o quão bonita é essa doutrina? O Daime me trouxe a magia da floresta, me trouxe a humildade, me fez descobrir o quanto… Read more »

Fiat Lux
Fiat Lux
4 janeiro de 2006 4:57 pm

Aceito suas desculpas Drica, afinal nem sempre conseguimos expressar aquilo q sentimos e pensamos através das palavras s/ correr o risco de sermos mal interpretados e vice-versa. Muita Paz e Luz pra vc tb.

Ramsés
Ramsés
4 janeiro de 2006 4:33 pm

“A incorporação não altera sua consciência a nível divino ou coisa assim… além do que, nunca vi ninguém viciado em espíritos!! A incorporação em nada afeta o organismo da pessoa, não cria imagens…” Desculpe Titânico, mas discordo de vc. Tenho um primo que não dá um passo sem antes consultar os seus “caboclos”… Por isso já abriu seu próprio terreiro para nunca ficar sem ele. Tem neguinho viciado em tudo mano! Acho que meu primo perdeu noção da real… Abre os zói! rssss Ah, outra coisa pq esse pessoal de centro espírita vive doente??? Cara, eu sempre vejo essas pessoas… Read more »

Drica
Drica
4 janeiro de 2006 3:44 pm

Fiat Lux, Se você se sentiu ofendida, mil desculpas, pois não foi essa minha intenção.Também de forma alguma pensei que você estivesse pedindo nossa aprovação, muito pelo contrário, mas pude perceber que você buscava respostas, queria sim trocar experiência de assunto que apesar de você conhecer bem, parece estar insegura ainda, pelo menos foi essa a impressão que você deixou aqui. Desde o início você sabia que era um assunto muito controverso, e mesmo assim você quis saber a respeito das opiniões. Muita gente falou que é contra o chá muito enfaticamente até, eu aliás não disse ser contra, pois… Read more »

Fiat Lux
Fiat Lux
4 janeiro de 2006 2:33 pm

Prezada Drica (não é ironia) Em primeiro lugar, se vc leu direito o q escrevi, eu disse justamente q o Daime, assim como qualquer outro tratamento de expansão de consciencia (c/ ou s/ substancias)deveria ser utilizado por pessoas c/ um minimo de preparo espiritual e/ou analise terapeutica, p/ q elas tenham condições psicologicas de enfrentar o seu lado mais obscuro. Mas não é isso q acontece na maioria das vezes, por isso tanto medo e preconceito. Qdo eu questionei o Acid p/ q ele postasse esse assunto foi exatamente p/ trocar idéias c/ pessoas q tb tivessem experimentado o Daime,… Read more »

Biltís
Biltís
4 janeiro de 2006 1:44 pm

Olá pessoal, só para complementar.
Fiquei sabendo na virada do ano por um amigo que aquele médico famoso pioneiro nas pesquisas com LSD, fez vários experimentos com vários tipos de pessoas e PASMEM: num monge budista que tomou a droga, verificou-se que não houve nenhum tipo de alteração em sua consciência.
(mas desculpem a falta de nomes pois ainda não pesquisei direito sobre o assunto)

Drica
Drica
4 janeiro de 2006 12:50 pm

Fiat Lux, Já que você tem uma opinião formada sobre o assunto do Daime, aliás você é muito experiente nesse assunto. Você acha uma forma muito natural de encontrar o Divino através de uma bebida que como você mesmo disse é um atalho, que inclusive pode ser usado por pessoas ainda não preparadas espiritualmente. Bom, então porque você sendo tão experiente nesse assunto, tendo opinião formada questionou tanto nesse blog sobre o uso, quis saber a opinião alheia sobre isso. Me responda porque tanto perguntou sobre isso!!!(não tenho ponto de interrogação) Será que você precisa da aprovação das outras pessoas… Read more »

Fiat Lux
Fiat Lux
4 janeiro de 2006 9:18 am

Olá Acid, fugindo totalmente do assunto e pelo q vi vc é meio cinéfilo, será q vc já assistiu “A Ilha”, q trata sobre clonagem e a ambição do homem em ocupar o lugar de Deus? Gde abraço.

André
André
4 janeiro de 2006 7:51 am

Olha Acid, Fatboy Slim não é trance não… ele faz um troço chamado big beat:http://en.wikipedia.org/wiki/Fatboy_Slim. É bem diferente.
Se você ouvir algumas músicas de trance mesmo você vai parar em Plutão :mrgreen:

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
3 janeiro de 2006 10:35 pm

Essa coisa do Trance estar associado a espiritualidade infelizmente não é uma coisa de poucos malucos. Está sendo vendida assim nas raves, como a Coca-Cola vibes do último ano, onde a decoração das tendas trance eram em motivos “espiritualistas”. Tem até comunidade no Orkut que brinca com isso, como a Igreja do Trance Divino (e o pior, alguns crentes acreditaram e ficam tentando salvar estas pobres ovelhas desgarradas…). Agora, que o trance favorece um estado alterado de consciência, favorece… eu mesmo fico “viajando” sem tomar nada, só ouvindo certas músicas, como a “Right here, right now”, do Fatboy Slim.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
3 janeiro de 2006 7:04 pm

O LSD também não vicia…

“La DMT (dimetiltriptamina, a base do Santo Daime) se encuentra de manera natural en el cerebro humano y en el de otros mamíferos, está considerada como un neurotransmisor y posiblemente es el psicodélico de acción más intensa que se conoce y de mayor impacto visual, según han planteado algunos grupos científicos.”

Em compensação, em doses controladas, pode ser um remédio.

Já Bush acha perigoso, porque a DMT é uma substância controlada e ILEGAL…

André
André
3 janeiro de 2006 6:18 pm

Acho que acabei generalizando sem querer, Luiz. É claro que essa visão de “trance é música pra gente evoluída” é coisa de poucos, talvez os que descobriram o som faz pouco tempo e, por isso, estão meio deslumbrados ainda. Eu apenas quis dar um exemplo da espiritualidade “fake” que está muito presente hoje em dia, gerada talvez pelo excesso de oferta de opções… Muita gente se acha super mística só porque gosta de decorar a casa com badulaques esotéricos e queimar incensos fedorentíssimos pra “limpar o ambiente”. Pô, garanto que um bom alvejante e umas boas horas de sol pela… Read more »

Marcio - Trojan
Marcio - Trojan
3 janeiro de 2006 5:46 pm

Concordo,e vamos usar o maior instrumento de todos com sabedoria, nosso corpo.

Fiat Lux
Fiat Lux
3 janeiro de 2006 5:34 pm

Só pra complementar, no dia q atingirmos o estado de um Buda, um Gandhi ou um Sócrates, certamente ninguém terá necessidade de alucinógenos, igrejas, e muletas afins. Mas acho q tá meio longe da gente alcançar esses estados, só q podemos dar o primeiro passo tentando compreender as nossas diferenças e nos ajudando mutuamente c/ analises construtivas.

Vamos só respeitar e fazer sempre um bom uso dos vários instrumentos q os Mestres Superiores estão enviando a nós de acordo c/ a capacidade e merecimento de cada um.

Titanico
Titanico
5 janeiro de 2006 8:55 am

Fala Fiat Lux, beleza?

Vc disse que frequenta um Centro Espírita… o dirigente de lá nunca te disse nada em vc usar o Daime?
Vc já pensou que, em sendo alterada sua percepção/consciência usando tal chá, vc poderia desequilibrar seu psquismo e/ou condições magnéticas favoráveis para os trabalhos mediúnicos?
De repente a recuperação total pode durar dias ou semanas…

Por último: vc sabe se existem casos de pessoas que usam e acabam sofrendo os efeitos horas ou dias depois de ter ingerido tal substância?

Abraços…

x-builder
x-builder
5 janeiro de 2006 10:04 am

Incorporar tb nao é uma alteração de consciencia?

Eu como já disse anteriormente, devemos discutir se a AYAHUASCA causa males ou nao. Eu nunca experimentei-a, mas será que se a AYAHUASCA fosse tão destruidora com a cocaina ou LSD, o Estado já não teria proibido seu uso (mesmo para fins religiosos) ?

Veja, a Doutrina Espirita ( nao pode explicar outra religiao na verdade nenhuma religiao pode explicar outra), pois sempre haverá GAPS nao resolvidos.

Eu acho o seguinte, se pessoas do Santo Daime estão crescento interiormente e estão evoluindo, não vejo nenhum problema nisto.

Fiat Lux
Fiat Lux
5 janeiro de 2006 10:05 am

Olá Titânico, qdo eu mencionei o trabalho no Centro Espírita, quis enfatizar q tb busco conhecimentos em outros departamentos, além do Daime. Lá na verdade, ajudo a fazer um trabalho de evangelização p/ crianças, não na mesa mediúnica. O dirigente nunca questionou o Daime por pura falta de conhecimento, mas mostrou-se interessado e disposto a participar de um trabalho qdo surgisse uma oportunidade.(mas acho q ele tem medo, pq até agora não foi…rs) Qto aos efeitos posteriores, pelo q eu tenho pesquisado c/ outras pessoas e comigo mesma, acredito q eles duram uma média de 1 semana, mas isso não… Read more »

Flávia
Flávia
13 janeiro de 2006 10:24 am

Concordo com o que o Juliano escreveu. Quem tem contato com uma comunidade Daimista pode verificar a atmosfera de amor e atenção com o próximo que este grupo mantém. A memória funciona com muito mais vitalidade, e existem inúmeros frequentadores com níveis de escolaridade de Mestrado ou Doutorado, ou seja, pesquisadores de diversas ciências. Mas, é importante colocar que o Daime não faz distinção de cor, idade, sexo ou grau da escolaridade: o Daime faz com o que cada um se conheça melhor, entre em entendimento. O Daime é família: amigos se tratam como irmãos, amando e cuidando, e as… Read more »

Juliano
Juliano
11 janeiro de 2006 12:50 pm

olá, meu nome é Juliano, sou professor e faço mestrado em filosofia também sou empresário. Pesquiso Escolas de Mistério da Antiguidade, Fisica Quântica, Teoria da Ciência em geral. Sou ayausqueiro a um bom tempo e gostaria de dar meu testemunho, pois vejo aqui uma visão um tanto quanto patológica e profana sobre as plantas de poder e sobre o xamanismo essencial, que com os seus processos, remontam a primeira religião do planeta, como qualquer estudante de religião comparada pode atestar. gostaria de dizer que: 1º estou convencido de que esta “droga” que vcs rotulam reativamente, tira assim por dizer muitos… Read more »

Fiat Lux
Fiat Lux
9 janeiro de 2006 10:31 am

Luiz, posso estar enganada, mas acho q não existe uma igreja do Alto Santo na Capital. Me parece q vc só vai encontrar em Sorocaba.
Desculpe por não poder informá-lo c/ mais precisão.
Abraço.

Luiz - Nosce te Ipsum
Luiz - Nosce te Ipsum
7 janeiro de 2006 10:41 pm

Olá Fiat Lux.

Desde já obrigado pelos esclarecimentos. Como vc disse que mora no interiror, não sei onde é a igreja que você toma o Daime. Eu moro em São Paulo – Capital. Você sabe se há alguma igreja do Daime aqui que siga somente o Alto Santo? Ou em todas aqui são cantados os diversos hinários?

Abraços e Paz profunda.

Luiz - Nosce te Ipsum
Luiz - Nosce te Ipsum
5 janeiro de 2006 7:17 pm

Só para corrigir:

Quando disse “tanto pelo que li no site, não quis dizer aqui, mas nos sites da UDV e do Daime.

Abraços…

Luiz - Nosce te Ipsum
Luiz - Nosce te Ipsum
5 janeiro de 2006 7:13 pm

Olá pessoal. Fiquei muito contente com todo o debate, a troca de informações e impressões pessoais acerca do assunto daime/expansão da consciência/espiritualidade. Como fui o primeiro a contestar um pouco do que o Acid escreveu no post, não posso deixar de manifestar meu contentamento com toda essa saudável discussão e aprendizado. Biltís, o médico que vc mencionou é o Thimoty Leary. Aliás, recomendo para quem ainda não leu, “Flashbacks – surfando no caos”, que ele escreveu poucos anos entes de morrer. É uma auto-biografia, que conta um pouco da história do LSD, das pesquisas que ele fazia em Harvard (antes… Read more »

Ellen
Ellen
5 janeiro de 2006 5:16 pm

” A verdadeira fé vem da vivência pessoal no sentido do conhecimento.”

Paz e Luz

Fiat Lux
Fiat Lux
5 janeiro de 2006 4:20 pm

Olá Titânico, na boa tb, entrei aqui disposta a ser questionada e estou aberta a responder dúvidas e debater opiniões dentro daquilo q eu puder esclarecer. Só não quero ser apedrejada…rs Bom, o q o Teo escreveu acima talvez entre em contradição c/ o q lhe falei,(a respeito de efeitos posteriores) MAS, como já disse, a coisa é muito individual, apesar da Doutrina em si representar um trabalho em conjunto, ou seja, a corrente energética q se forma durante o trabalho, c/ o bailado, canto de hinários etc. É meio complicado explicar por palavras, mas já fui em trabalhos (de… Read more »

Fiat Lux
Fiat Lux
6 janeiro de 2006 1:39 pm

Oi, Luis Realmente é cobrada uma contribuição de $25 estipulada pelo CEFLURIS p/ todas as igrejas, embora, na qual eu frequente, eles cobram $15 (isso foi um acordo entre o dirigente, pois é uma igreja pequena e ainda nova). Segundo ele, esse valor é dividido em 4, sendo: 1. parte para o Céu de Mapiá q fica no Acre e funciona como uma Matriz q fornece o chá p/ todo o país; 2. para o Céu de Maria(SP/Capital) Regional q funciona como distribuidor p/ demais igrejas menores (inclusive a nossa no interior) 3. para a própria igreja aonde vc toma… Read more »

Fiat Lux
Fiat Lux
6 janeiro de 2006 5:05 pm

Titânico, vou tentar ser objetiva: Eu na verdade não sigo nada da Doutrina q prega o CEFLURIS pq acredito q houve distorções c/ a essência original do Daime. A igreja na qual tomo o Daime segue o CEFLURIS (do Padrinho Sebastião) q é uma dissidência da Igreja do CICLU – Alto Santo(a original – do Mestre Irineu mencionado pelo Acid) Não é contradição minha, eu só tomo nessa igreja pq é a única q tem aqui, se eu pudesse escolher, certamente tomaria Daime nas igrejas q seguem o Alto Santo, mas elas são em minoria, por isso eu falo q… Read more »

Titanico
Titanico
6 janeiro de 2006 2:56 pm

Fala Fiat Lux…

Vcs seguem alguma “bíblia” ou cartilha?
Que base doutrinária vcs usam?

Faça-se a luz… eu tinha uma prece que tinha esse nome e vem exatamente dessa idéia de Fiat Lux…

Abraço e obrigado desde já…

Titanico
Titanico
5 janeiro de 2006 11:50 am

Fala x-builder… Não… não é uma alteração de consciência no sentido de PODER causar através de substâncias externas, qualquer tipo de reflexo que possa alterar a energia e psiquismo da pessoa. A incorporação não faz vc ver nada, não tem coloca em estado de “graça”, etc. São bem diferentes as coisas… até porque a incorporação é flídica e não material como o chá. Além disso, se a Doutrina Espírita for estudada realmente, ela dá plenas condições de analisarmos TUDO a nossa volta, sejam situações, doenças, pensamentos, crenças religiosas (não pelo lado da discriminação, mas pelo conhecimento dos mecanismos em que… Read more »

Téo Júnior
Téo Júnior
5 janeiro de 2006 10:39 am

Primeiramente, olá a todos. É a primeira vez q escrevo nesse site, apesar de já acompanhá-lo a algum tempo. Faço parte da União do Vegetal há vários anos, e estou MUITO bem obrigado. Respondo logo à primeira pergunta: “vc sabe se existem casos de pessoas que usam e acabam sofrendo os efeitos horas ou dias depois de ter ingerido tal substância?” Resposta: Nunca! Conheço pessoas que bebem o chá há 40 anos, e nunca tiveram nenhum problema, pelo contrário, são pessoas boas e muito inteligentes. Vamos deixar de generalizar! Posso citar meu caso como exemplo. Hoje sou perito da polícia… Read more »

x-builder
x-builder
3 janeiro de 2006 5:27 pm

Excelente colocação Fiat , rs rs rs rs.

Fiat Lux
Fiat Lux
3 janeiro de 2006 5:23 pm

Qto ao quesito droga posso falar por experiencia própria q o Daime vicia tanto qto um beato é viciado em Catolicismo, um evangélico é viciado em Capeta e um espírita é viciado em Mea Culpa e obsessores. Qto ao quesito drogas tipo crack, o Daime não lhe causa dores físicas e mentais, nem delirium tremens e nem alucinações q interfiram o seu cotidiano, no caso de uma abstinência. Qto a dependência psíquica, já tomei umas 10 ou 15 vezes em intervalos q vão de 1 mes a 1 ano s/ ter a NECESSIDADE de voltar e tomar mais. Inclusive, no… Read more »

Luiz - Nosce te Ipsum
Luiz - Nosce te Ipsum
2 janeiro de 2006 5:38 pm

Olá Acid. Respeito sua opinião e a dos demais leitores. Entretanto, algumas considerações devem ser feitas sobre o assunto. Em primeiro lugar, a ayahuasca NÃO é 5 vezes mais forte que o LSD como você escreveu. Ao contrário, o chá tem efeito bem mais fraco, podendo se igualar ao ácido lisérgico se feito em altas concentrações. As “alucinações” causadas pelo uso do chá dependem muito do contexto em que é tomado, pois numa sessão do Daime, por exemplo, há o canto, a dança, com movimento curtos e repetidos, causando uma espécie de hipnose, de transe, muito mais induzido pelo meio… Read more »

Marcio - Trojan
Marcio - Trojan
2 janeiro de 2006 1:32 pm

Realmente André, o trance e os festivais de musica elatrônica é para muitos uma fuga da babilonia e lá tem de tudo, já fui em algumas, em alto paraíso goias, bahia, curitiba, e algumas cidades em santa catarina, o que percebo é que o uso indiscriminado de drogas se mistura com pessoas que não usam e simplemente se identificam e gostam da música, e o contato com a natureza em festas oirganizadas em lugares paradisíacos, mas é iquestionável que este tipo de evento funciona como um grande centro de trafico de drogas e de campo de pesquisa para muitos policiais.… Read more »

André
André
2 janeiro de 2006 9:32 am

Na verdade o que eu penso que está acontencendo é o seguinte: no começo o chá até tinha um uso puramente ritual mas hoje ele está se tornando “pop”, para algumas pessoas que fique bem claro. Eu tive a comprovação disso quando um amigo meu, usuário habitual de drogas, foi a um festival de música trance que aconteceu perto de uma comunidade Daime, no Distrito Federal. Segundo ele vários praticantes do Daime eram fãs de música trance, e vice versa. De cara já achei meio suspeito esse intercâmbio… E o mais impressionante é que essas pessoas NÃO consideram o chá… Read more »

Marcio - Trojan
Marcio - Trojan
2 janeiro de 2006 9:19 am

Muito bom acid… texto esclarecedor sobre o assunto, há algum tempo amigos me convidam a experimentar mas também preferi não ir. Este assunto de experiencias espirituais com drogas da pano pra manga. Li um texto muito bom sobre o assunto de um autor chamado Eduardo pinheiro, o link dele não está mais funcionando então publiquei aqui:

http://lifeisaloop.weblogger.terra.com.br/200406_lifeisaloop_arquivo.htm

o post é VENDENDO PSICODÉLICO POR LEBRE

o texto eh grande mas vale a pena ler.

karla
karla
2 janeiro de 2006 1:04 am

Acid, frequento teu blog faz mêses, mas nunca escrevi aqui. Hoje me animei, pois CONCORDO plenamente com o que vc escreveu: “Não é através de experiências alucinógenas que uma pessoa alcança a iluminação. Jesus não usou drogas. Buda não usou drogas. Gandhi e Sócrates não usaram drogas.. ao contrário, participaram ativamente de sua REALIDADE, procurando modificá-la através do Amor, do bom-senso, da responsabilidade para com o mundo e com as pessoas, e principalmente das AÇÕES.” Creio que, se estamos aqui encarnados, é com esse “aparelho” natural (Corpo/Mente/Espírito) que devemos alçar vôos maiores, e não com o uso de estimulantes ou… Read more »

Daniel
Daniel
1 janeiro de 2006 6:29 pm

Lázaro, dos voadores, disse: “Não sei se isso é bom ou mal,…” Só pra lembrar, ou é bom ou mau ou é bem ou mal…
Quanto ao preparado de ervas, não, obrigado. Não necessito dessas coisas para viajar no astral.

Daniela
Daniela
1 janeiro de 2006 5:43 pm

Acid!Feliz Ano Novo!Gostaria que me desses a tua opinião quanto aos antidepressivos,tipo fluoxetina.Eu queria tomar porque emagrece,mas morro de medo de tomar porque mexe com o meu sistema nervoso central e também porque como sou sensitiva,sempre que tomo u remédio controlado,parece que várias entidades se grudam.

Anônimo
Anônimo
31 dezembro de 2005 12:09 am

Tenham todos um Ano Novo com muita paz e lembrem-se que todos nós somos espíritos em provação, não adianta querer passar por cima de ninguém ou se achar mais especial ou mais puro. Cedo ou tarde terás que se encontrar com suas próprias limitações e verás que estavas errado. Pois esse orgulho que o faz pensar melhor do seu irmão, é a maior prova de que não o é.

Andréa Patrícia
Andréa Patrícia
30 dezembro de 2005 9:55 pm

Acid, adorei o post! Muito bom mesmo! Esse lance de alucinógenos, drogas e tal, não faz a minha cabeça.

E gostei muito do comentário do Andrei.

Muita Luz!!!

Andrei Punt el
Andrei Punt el
30 dezembro de 2005 9:19 pm

Olá, Acid. Fiz algumas pesquisas sobre esse assunto, entre outras coisas também para usar naquele [link=http://projetoakashi.blogspot.com]livro[/link] (, lembra?). Alguns pontos que me chamaram a atenção: A Ayahuasca parece ser um alucinógino como outro qualquer, “simplesmente” trazendo à tona o conteúdo do inconsciente do usuário. Complexos, traumas e projeções do inconsciente são comuns àqueles com quem conversei. Não parece haver nada de especialmente mágico na coisa. Estados alterados da consciência podem ser alcançados com meditações e controle respiratório. Mas isso exige dedicação e paciência, e poucos de nós tem essas qualidades. Aí tentam “queimar etapas”. Xamãs autênticos parecem ser pessoas de… Read more »

Biltís
Biltís
30 dezembro de 2005 7:50 pm

A única vez que provei o Daime não passei mal, nada de vômitos e sinceramente não me alterou em nada. Também não acho que seja assim tão perigoso como diz o nobre colega, mas respeito a sua prudência em nunca ter provado. Mas como já disse anteriormente, pode até ser usado como remédio desde que não se torne droga para dependentes. É preciso aprender a viver em equilíbrio, sem deixar de sermos nós mesmos. Não acuso ninguém por tomar, mas alerto que o uso constante (de qualquer coisa do tipo) prejudica sim a pessoa. Pois que passa a ser algum… Read more »

Fiat Lux
Fiat Lux
30 dezembro de 2005 4:33 pm

Prezado Acid, adorei o seu post, bem esclarecedor e objetivo p/ aqueles q não conhecem o Daime. Só lamento vc nunca o ter tomado para poder expor a impressão da sua experiencia. Mas acabei entrando na Voadores e tive acesso às considerações do Lazaro, e o achei muito inteligente pela imparcialidade e por ter tomado a bebida p/ poder pesquisá-la. Tb Gosto de experimentar na medida do possível,mas questiono muito tb, para poder ter o meu próprio parecer, afinal, amigos falavam tanto, tanto do Daime, sem eu entender exatamente o processo da coisa. Por algum motivo, nunca passei mal, mas… Read more »

Ana Ligia
Ana Ligia
30 dezembro de 2005 1:15 pm

Sem comentários.

Titanico
Titanico
2 janeiro de 2006 6:32 pm

Luiz… bem bacana suas fontes… é realmente outra visão…

Mas, no geral, por que é dito que tomar o chá ajuda na evolução pessoal?
O que isso tem a ver com crescimento?
O que isso tem a ver com Divindade?

Sei lá… conheço algumas pessoas que tomaram e ficaram doidonas… outros passaram mal…
Consciência expandida através de algo externo ser divino?

Meio estranho isso… sei lá… cada um tem uma opinião… até porque, meditação e práticas iogues é bem diferente de um alucinógeno…

Pensem…. reflitam… a escolha pessoal deve ser intransferível…

Abraços a todos…

Biltís
Biltís
2 janeiro de 2006 6:43 pm

Oh, até que enfim uma opinião de alguém informado e que pelo fato de já ter experimentado tem mais categoria para responder. Respeito a todos, mas o fato de termos tanta certeza de que a nossa fé é sempre melhor do que a do outro, só faz de nós seres humanos mais lentos para aprender com novas pessoas e experiências.
Penso que quando O MEDO de que alguma crença consiga “desmoronar” as nossas próprias verdades prevalecer sobre nossa curisidade diante da vida, estaremos velhos e estagnados.
Muito valeu Luiz – Nosce te Ipsum.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
2 janeiro de 2006 9:25 pm

Oie pessoal! Um bom começo de ano pra todos! Sabe, Luiz, acho que a discussão sobre bebida alcoolica e fumo não precisa ficar em outro post, pois se enquadra muito bem aqui. Precisamos ser sinceros e admitir que a cerveja É também um alucinógeno, uma droga perigosa, que altera a percepção e responsável por milhares de mortes no ano, no mundo todo. Só que é aceito pela Matrix. O fumo é sabidamente cancerígeno, não tem Um elemento benigno sequer, mas é aceito também. Se o ayuhasca é ou não aceito no Brasil, acho que isso não vem ao caso. Eu… Read more »

Marcio - Trojan
Marcio - Trojan
3 janeiro de 2006 4:33 pm

desculpa o x no espirituais ai
rs =)
é o x da questão mesmo!

Marcio - Trojan
Marcio - Trojan
3 janeiro de 2006 4:29 pm

Achei muito boa a discussão e depois de ler tudo, continuo acreditando que temos tudo que precisamos em nós e quando falamos em evolução espiritual confundimos um pouco com evolução moral ou de melhorias éticas, não sei o quanto realmente de evolução espiritual podemos ter aqui encarnados, acretito mais em uma em uma frase que li de um artista chamado Alex Grey.

“Não sou um ser humano tendo experiencias expirituais, sou um espírito tendo experiencias humanas”

Muita Luz a todos.. ótimo tópico!

tiza
tiza
3 janeiro de 2006 3:20 pm

Religião pra mim é um modo de se encontrar um médico que nos cure de nossas doenças espirituais . Assim como há tratamentos específicos que particularmente benefiam uns e outros não tipo; homeopatas , alopatas ,ayurvédica (?), acunputura e até religiosos. etc , assim podem variar as formas particulares de tratamento espiritual. Assim como o corpo curado, ou seja novamente sadio vai restituir à pessoa uma vida melhor , de qualidade física superior e ela vai poder demonstrar isto através atitudes específicas em suas atividades físicas .Com a religião não é diferente , se a pessoa vencer suas doenças espirituais… Read more »

x-builder
x-builder
3 janeiro de 2006 2:50 pm

Quando comparo o santo daime a incorporar um preto velho , faço isto pq ambos tem alteração de consciencia. Quis dizer que o divino e muito subjetivo. Uma jirad, pode ser algo divino para quem é mulcçumano. Eu não condeno o chá no quesito religioso. Pois afinal, aqui tem crente, macumbeiro, espirita, corinthiano, flamenguista, ou seja de diversar linhas religiosas com seus conceitos de “divino”. Tenho meus receios no quesito “droga” (inclusive explanado pelo Fiat no ultimo post). Como nao conheco a AYAHUASCA, nao sei nem se vicia. É importante lembrar que da mesma forma que a pratica das “oferendas”… Read more »

Fiat Lux
Fiat Lux
3 janeiro de 2006 2:35 pm

X-builder, achei interessante vc tocar neste assunto da esquizofrenia justamente pq isso mostra q o chá, assim como qualquer outra substancia psicoativa não seria recomendada por pessoas s/ um respaldo psicologico. Diria q no mínimo alguns anos de estudos espirituais e/ou analise em geral p/ tentar destrinchar as mensagens. O q vi de “errado” nas igrejas do Daime, seria a tal famosa manipulação das experiencias de cada um.(q a gente encontra em outros lugares tb) Como já disse antes, se ela é individual, como é q um fardado ou padrinho da Igreja pode querer me explicar o significado das “mirações”… Read more »

Titanico
Titanico
3 janeiro de 2006 2:20 pm

Discorde sempre!!! Só assim começaremos a pensar e achar os pontos falhos…

x-builder, meu chapa, vc consegue comparar o chá com incorporar preto velho?
ôloco meu!! A incorporação é para auxiliar o outro, o próximo… não altera sua consciência a nível divino ou coisa assim… além do que, nunca vi ninguém viciado em espíritos!!
A incorporação em nada afeta o organismo da pessoa, não cria imagens… além do que, “o telefone só toca de lá pra cá”…

Já a regressão pode ser mesmo… também nunca tive vontade de fazer…

x-builder
x-builder
3 janeiro de 2006 12:40 pm

Pô titanico, hj eu acordei para discordar de vc rs.

Eu acho o conceito de divino algo bastante subjetivo. Para mim nao há diferença alguma entre tomar o cha do santo daime e incorporar um preto velho por exemplo , ou fazer regressao de vidas passadas. Estes tres exemplos nao trazem uma alteracao de consciencia?

Eu acho que o que deveria ser discutido seria os males que a droga traz. Eu vi no fantastico há 2 semanas atrás que para algumas pessoas podem desencadear alguma esquisofrenia.

Titanico
Titanico
3 janeiro de 2006 12:32 pm

Fala Luiz… O que eu quis dizer é que para se chegar a Divindade é necessário o esforço, conquistas e vitórias individuais. Não apontei o dedo não… Mas vc há de convir que se vc utiliza algo externo para essa espécie de “elevação” e isso não aocontece de forma espontânea, talvez estejam acelerando um processo que ainda não está na hora de acontecer, ou seja, colocar o carro na frente dos bois. Jamais vou desrespeitar quem gosta ou quer se utilizar dessas experências… o caminho é longo e cada um tem sua forma de ver e viver o mundo. Só… Read more »

tiza
tiza
3 janeiro de 2006 12:19 pm

“Uma alucinação (ver aquilo que não existe: o clássico exemplo do elefante cor de rosa) é uma coisa. Quando você vê ou percebe aquilo que é “real”, mas de uma forma diferente, você não está alucinado, a mente não criou uma imagem inexistente, mas fez perceber o que você vê de forma diferente.” Luiz , Gostei disso… sempre digo isto para todo mundo , ser sensitivo para com o além do que se vê com os olhos, não é ser esquizofrênico,a maioria destes tratamentos psiquiátricos em muitos casos, acaba por fechar belas portas que tinham sido abertas pela mente alerta… Read more »

Luiz - Nosce te Ipsum
Luiz - Nosce te Ipsum
3 janeiro de 2006 11:52 am

Oi Acid. É exatamente esse o meu ponto de vista. O álcool é muito mais perigoso que muitas drogas que são proibidas e é a causa de milhares de mortes no mundo inteiro diariamente, assim como o tabaco e suas mais de 4 mil substâncias químicas que são queimadas quando um cigarro é aceso. Mas nunca foram proibidos (com exceção da época da Lei Seca), pois as indústrias do fumo e bebida são muito fortes e há milhões, bilhões de dólares envolvidos. O jogo de interesses fala mais alto. Quando os EUA proibiram o uso da maconha e, posteriormente do… Read more »

x-builder
x-builder
3 janeiro de 2006 11:30 am

Este assunto é bastante interessante pq mexe muito com os valores da sociedade. Drogas no século XXI estão inseridas no grau de reprovabilidade do homem médio. Por isto percebo que muitas pessoas ficaram com o pé atrás sobre os que foram a favor do Chá. Eu vejo o seguinte: Chá com fatores alucinogenos para fins espirtituais vem de longas datas na época pré colombiana. Muitos pages, xamas utilizavam para estes fins, e não para “fuga da realidade”. Este já não consta na listinha do Ministerio da Saude , a qual enquadra como crime no art 12 das lei de entorpecentes.… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
3 janeiro de 2006 11:22 am

Fiat, vc abordou a questão por muitos ângulos. Muito bom! Muito bom mesmo. As “pedras” no caminho foram apontadas. Sobra então o livre-arbítrio de escolher ou não tomar esse caminho.

Fiat Lux
Fiat Lux
3 janeiro de 2006 10:13 am

Em resposta ao Titânico > O q isso tem a ver c/ crescimento? O q isso tem a ver c/ Divindade?< O chá te abre percepções guardadas em seu interior q só qdo desencarnamos teremos acesso naturalmente. Pelo menos eu nunca ouvi alguém mencionar q teve uma experiencia de morte através da meditação, pq a meditação é algo q vc faz conscientemente e vc pode parar qdo quiser. Numa experiencia c/ o chá, Ele te mostra o q vc é na íntegra, s/ nenhuma censura de sua sombra, c/ sensações fortíssimas de q vc está revivendo aquilo naquele instante, e… Read more »

Diego
Diego
21 fevereiro de 2008 8:17 pm

Olá! Andei lendo os comentários de todos e gostaria de colocar mais alguma coisa pra acrescentar: Para saber se a ayahuasca é boa ou ruim, basta analisar a vida de quem a toma regularmente. Nisso, acredito que veremos a grande diferença da ayahuasca para as verdadeiras drogas. Como anda a maioria esmagadora dos usuários de maconha, cocaína, LSD, etc? Acaso não vemos famílias destruídas, lares desfeitos, quedas no rendimento escolar entre tantas outras mazelas? E quanto aos usuários de ayahuasca? Encontramos a mesma coisa? Vale a reflexão. Ah, e antes que alguém aponte um ou outro caso isolado, refiro-me à… Read more »

waking onion
waking onion
15 fevereiro de 2006 3:40 pm

Prezado x-builder,

usando as regras que você está acostumado nos debates diários, digo-lhe que também você fugiu do tema e isto é desonesto de sua parte, pois num momento delicado da questão como este, dar um passo para trás para explicar o que já foi debatido é extremamente desgastante, principalmente para aqueles não acostumados à troca de informações.

A felicidade não é o tema, nem o Mc Donald´s, e muito menos a imparcialidade.

O tema é utilização de plantas de poder como auxílio à elevação espiritual, prós e contras.

waking onion
waking onion
15 fevereiro de 2006 10:45 am

Estou cada vez mais surpreso com a FÚRIA animalesca que os respeitáveis seguidores do chá de ayuahuska usam para proteger sua planta. Não se dignificam a ler os comentários, nem de seus pares, e portanto giram como se buscassem a luz de uma lâmpada. Ninguém está duvidando da liberação do CONAD, o que vocês não entenderam é que este argumento é HIPÓCRITA e dessa maneira não atinge o mínimo de Q.I. para debate. A maioria dos comentários de vocês é agressivo, não digno de quem busca PAZ, e desta maneira distancia pessoas, que como eu, entendem as entre-linhas. Percebam que… Read more »

Carolina
Carolina
15 fevereiro de 2006 10:20 am

Gostaria de dizer ao autor, o extremo mau gosto quando se faz um colocação tão pré-conceituosa. Como já comentado anteriormente, se formos falar sobre bebidas e outros que podem causar dependência, o que dizer do café, da coca-cola, do chocolate, das bebidas alcoólicas vendidas abertamente,… No que se refere ao chá, experimentei e tomo sim, ñ participo da UDV ou Santo Daime, tomo em um grupo alternativo e ecumenico e por isso fiquei tão estarrecida em ler esta matéria publicada pelo site Somos Todos UM, um site que costumo sempre apreciar diversos textos e por se tratar de um grupo… Read more »

Simara Rita
Simara Rita
15 fevereiro de 2006 12:28 am

Já tomei Daime várias vêzes e foram experiências de muito enriquecimento, pessoal e espiritual. O Daime é Divino. Não sou “fardada”, como se chamam os trabalhadores de lá, por isso, não posso dizer se vicia ou não. Acho que, antes de você expressar uma opinião tão séria como foi a sua, deveria experimentar o chá. Aí,sim, você poderia condená-lo. Como fêz um psicólogo com o qual me tratei: ouviu tanto falar no Daime por mim, que foi lá e teve uma surpresa muito grande. Simplesmente, deixou de pensar que o Daime era somente um alucinógeno, como você diz. E tem… Read more »

Giancarlo
Giancarlo
15 fevereiro de 2006 7:57 am

Que absurdo!
Um texto que promove o preconceito e a intolerância!!!
E numa época conturbada como oa que vivemos!!!
E ainda se propõe a falar da Ayahuasca, mas o nome do artigo é “Santo Daime”, visível ataque a uma religìão organizada! E começa ironizando a UDV…
Intolerância religiosa é crime!!!
Você e o editor do STUM são Farinha do mesmo saco, de uma pretensa “espiritualidade” fascista!!!

Mau karma…

Joaquim Carvalho
Joaquim Carvalho
14 fevereiro de 2006 8:36 pm

A publicação tão irresponsável e sem conhecimento a respeito do chá sagrado que vocês chamam de ayhuasca, é a prova de quão estão aprofundados na “MATRIX”, Esses “clippings”, aos quais vocês conferem requinte de matéria, são em outras palavras: A ignorancia ao alcance de todos.

Joaquim
😉

Anônimo
Anônimo
14 fevereiro de 2006 5:55 pm

O que o Questionador quer perguntar é quando sairá seu registro no F.D.A..

Ele já tem.

Questionador
Questionador
14 fevereiro de 2006 5:35 pm

E você realmente acha que está saindo da Matrix? Uh.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
14 fevereiro de 2006 3:45 pm

Pode parecer escárnio meu, mas não é! Esse é o meu jeito de levantar questões sérias, pra se pensar e debater. Até onde deve o homem ir em busca das experiências espirituais? Eu vejo sites dizendo que a Ayhuasca faz em 1 dia o que poderia levar 10 anos de busca espiritual. Mas será o McDonalds da espiritualidade? A que preço? Sabemos que o corpo humano é uma maquina perfeita, auto-gerenciável. É ético violar sua integridade química? Até Red Bull faz mal, se usado levianamente, e é só cafeína! Será que nós, URBANOS, podemos nos escorar nas tradições xamânicas, indígenas,… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
14 fevereiro de 2006 2:41 pm

No site Terramística achei algumas coisas sobre a planta que vale a pena comentar (em negrito): O que são as plantas de poder? Dos siberianos aos celtas, dos astecas, incas, maias, nativos americanos, até os povos indígenas do extremo sul das Américas, o uso de determinadas plantas às quais são atribuídos poderes de cura e conexão já vem de tempos remotos. Nas Américas, as plantas mais utilizadas são a Ayahuasca(também conhecida como Yagé, Caapi, Corda da Morte, Banisteriopsis caapi, entre outros nomes), o cactus Wachuma(cujo nome católico é San Pedro e científico é Trichocereus Pachanoi, ou Peruvianus), o cactus Peyote,… Read more »

Edivan
Edivan
14 fevereiro de 2006 1:18 pm

Acid, Leio os seus artigos através de um boletim mensal que recebo do portal Somos todos um, desta vez achei estranho a maneira como foi colocado os assuntos, pois falou de algo que conheço, e no lugar onde eu conheci as coisas são bem diferentes do que esta escrito. Falo por mim, da minha experiência com o chá e dos benefícios espirituais que tenho recebido. No inicio você fala que foi convidado para participar de uma seção da União do Vegetal – UDV, se você tivesse participado, com certeza teria escrito de uma outra maneira, pois a União do Vegetal… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
14 fevereiro de 2006 11:56 am

Mó papo de drogado: “Experimenta… só um traguinho, é natural, você vai gostar…”

Aliás, a maioria do pessoal está queimando o filme da seita com esse negócio de experimentar, o que só mostra que já experimentaram de tudo e foram atraídos a ela por afinidade, o que reforça a minha frase (admito) generalizadora: “um grupo que se reúne sistematicamente pra tomar alucinógeno (e ter “barato”) não pode atrair gente boa”. Por mais que cure, por mais que seja sagrado, me pergunto: Pra quantos que se “curaram” do vício ainda existem os que se utilizam normalmente da maconha e cocaína?

Anônimo
Anônimo
14 fevereiro de 2006 11:33 am

EXPERIMENTA!
EXPERIMENTA!

Sergio Augusto
Sergio Augusto
14 fevereiro de 2006 11:21 am

Quando me deparo com esplanaçoes como esta sobre o Daime, penso em duas coisas distintas:
1- Como é bom o exercício da Democracia. Desde que tenhamos atitudes responsáveis.
2- Como a arrogância do homem o leva a discutir temas sobre os quais desconhece.

FAVOR LER OS COMENTÁRIOS ACIMA
FAVOR LER OS COMENTÁRIOS ACIMA
15 fevereiro de 2006 10:46 am

FAVOR LER OS COMENTÁRIOS ACIMA.

Giancarlo
Giancarlo
15 fevereiro de 2006 10:55 am

a “fúria animalesca” é exatamente proporcional ao tamanho do DESRESPEITO pela fé alheia, pelos direitos humanos, pela tolerância, pela liberdade.
É uma reAção. Cabe avalaiar a ação, isso sim… ação que parte de pessoas que covardemente se escondem atrás de pseudônimos!!!
É preciso dizer mais??!!??

Giancarlo Salvagni
diretor espiritual do Centro Espiritual Estrela de Salomão
http://www.geocities.com/estreladesalomao

Giancarlo
Giancarlo
15 fevereiro de 2006 11:03 am

E mais: voce fala de afastar a possibilidade de participar de uma seita como esta:

1 – uma pessoa como voce nao faz falta a ninguem.

2 – fala de QI dos outros, mas nem percebeu que aqui temos daimistas, udevistas, xamãs, bruxas, espíritas, dissidencias diversas…
Não exatamente “seitas” no sentido pejorativo que voce usa, mas religioes organizadas, lado a lado com os mais diversos trabalhos independentes…

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
15 fevereiro de 2006 3:37 pm

Se atenham ao TEXTO, peloamordasanta! ONDE que eu chamei alguém de drogado? ONDE que eu ofendi a sagrada ordem do rei salomão? ONDE que eu tô tentando IMPOR minha opinião? Por favor, me diga! Será que só o Onion se deu ao trabalho de ler? E que felicidade é esta que se desvanece ao menor sinal de questionamento? Que evolução espiritual é essa que faz as pessoas se armarem de pedras contra quem não professa sua filosofia? É o Talebã? Preconceito é o de vocês, tentando cercear minha LIBERDADE DE OPINIÃO, quando EU NÃO ESTOU CERCEANDO A DE VOCÊS! Até… Read more »

x-builder
x-builder
15 fevereiro de 2006 3:15 pm

Quem somos nós para dizer qual é ou não é o caminho para a felicidade? Se como muitos depoimentos de pessoas que se encontraram, ou evoluiram com o santo daime, pq temos que dizer “é a mac donalds da espiritualizacao”? Se pessoas encontram a felicidade no Santo Daime, qual o problema? A felicidade de cada um é puramente pessoal, e não importa o caminho. E se pessoas se tornaram melhores então não tem absolutamente nada de errado em tomar o chá. Por isto soa como preconceito, Acid, pq vc quer tentar impor uma opiniao de que as pessoas que estao… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
15 fevereiro de 2006 3:05 pm

O sr. pode me indicar o parágrafo, ou colar aqui ONDE que eu recomendo o não-consumo de Santo Daime? (ou ayhuasca?)

Só pra reforçar: Se vocês não querem discutir sobre o uso de “enteógenos” (sinônimo de alucinógeno, já que ente significa “aquele que só existe na imaginação, produto da fantasia”), que é a finalidade do artigo, então vocês estão no lugar errado.

Giancarlo
Giancarlo
15 fevereiro de 2006 2:47 pm

“waking onion” voce é ainda pior do que o autor, que pelo menos começa a reconhecer alguns enganos… Não sei se voce percebeu, mas aqui, especificamente aqui, eu e mais umas 200 pssoas queremos discutir a intolerância e nao o uso de *enteógenos* para a expansão espiritual ou não. Só voce quer discutir isso, nao percebeu??? Para nós, a chance de discutir isso já se foi… atolada pela intolerância. Se o artigo não fosse preconceituoso, recomendando abertamente que as pessoas não tomem o santo daime (para mim isso é o nome da igreja, portanto nao pode ser tomado!), aí sim,… Read more »

waking onion
waking onion
15 fevereiro de 2006 2:33 pm

A preguiça da leitura impera. O tema é forte, por favor leiam os comentários anteriores, pois de outra maneira passarão por desinformados. Claro que entendo que o que dizem é verdadeiro, pelo menos para vocês, mas a demostração de intolerância, ou pelo menos de responder a provocações alheias, mostra-me: 1-que o universo do vegetal se encerra nele mesmo, não permitindo que outros cheguem a ele por via própria; 2-que vocês estão prontos para a GUERRA, seja ela justificada(como se fosse atenuante!!!) ou não. Quanto aos outros comentários feitos (sobre o direito de ser anônimo, o país não ter lei anti-droga(leia… Read more »

Daniel Silva
Daniel Silva
15 fevereiro de 2006 2:15 pm

Caro Acid, Desde o início da história deste site, tenho acompanhado diariamente suas msgs, textos, etc. Inclusive recomendei seu site pra muitos colegas q assim como eu são estudiosos de assuntos espirituais e gostam de ler acerca desses assuntos. Sempre considerei vc uma pessoa do bem, bastante espiritualizada, e achei seus textos bastante interessantes, talvez pq não conhecesse muito de alguns assuntos tratados no site. Entretanto, nesse momento vc tratou de um assunto que conheço a fundo, e percebi q vc não é mais do q uma pessoa preconceituosa e mentirosa, q apenas repassa informações colhidas de fontes nada confiáveis,… Read more »

Daniel Silva
Daniel Silva
15 fevereiro de 2006 2:14 pm

Caro Acid, Desde o início da história deste site, tenho acompanhado diariamente suas msgs, textos, etc. Inclusive recomendei seu site pra muitos colegas q assim como eu são estudiosos de assuntos espirituais e gostam de ler acerca desses assuntos. Sempre considerei vc uma pessoa do bem, bastante espiritualizada, e achei seus textos bastante interessantes, talvez pq não conhecesse muito de alguns assuntos tratados no site. Entretanto, nesse momento vc tratou de um assunto que conheço a fundo, e percebi q vc não é mais do q uma pessoa preconceituosa e mentirosa, q apenas repassa informações colhidas de fontes nada confiáveis,… Read more »

Giancarlo
Giancarlo
15 fevereiro de 2006 1:26 pm

começo a notar uma grande (e importante) mudança em seus pontos de vista…
Quanto à questão de se os enteógenos são necessários, isso é altamente discutível, ninguém se sentiu ofendido por isso… Contudo, recomendo a leitura (urgente) de “O Alimento dos Deuses” (Terence McKenna), é um clássico do gênero (o mais importante) e vai situar você na mais provável origem (eu acredito!!) do despertar da espiritualidade no ser humano!

Reflita sobre o altíssimo índice de rejeição de seu artigo, sem dúvida há “algo” de errado nele!!!

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
15 fevereiro de 2006 1:08 pm

Estranho… muito estranho… vocês falam em intolerância, desrespeito, preconceito, ignorância… e carregam seus comentários com tudo aquilo que parecem condenar. Muito estranho… eu achei o artigo bem respeitoso, procurei descrever os rituais, as dissidências (sinto muito que tenha confundido Santo Daime com UDV, não sabia que Santo Daime era marca registrada, feito Coca-Cola, mas isso será corrigido) com certa imparcialidade, coloquei links no final para consultas, etc. Agora, se vocês acham que minha recusa em ingerir drogas (o primeiro parágrafo) é intolerância e preconceito, aí quem está sendo intolerante, preconceituosos e arrogantes são vocês. Será que o termo “droga” soa… Read more »

Carolina
Carolina
15 fevereiro de 2006 12:09 pm

Não utilizei a liberação do CONAD como instrumento de justificativa, ñ preciso disto, necessitei colocar esta observação somente pelo fato do autor ter dito que o país ñ tem lei anti-drogas, isto é um desreipeito. Agora, falando em respeito… entendo e respeito sua opinião sobre não ter vontade de experimentar a bebida, isto uma escolha sua, mas não acho certo atacar quem toma, cada um tem seus motivos e argumentos, longe de mim dizer o que é ou não certo, por isso mesmo respondi a este texto, justamente por ele ñ respeitar a escolha de cada um, independente de credo,… Read more »

Suely de Moraes Sanches
Suely de Moraes Sanches
15 fevereiro de 2006 11:57 am

Acid:
Que pena, cara, ah, se todos fossem iguais a você, me diga o que seria do mundo espiritual? Quanta ignorância, mano, quanta falta de consideração, quanta falta de conhecimento e verdade e respeito. Quanto preconceito! Fala sério, aí, mano. Examine direitinho a sua consciência e depois me diga o que você pretende ao expor na rede a sua falta de amor e fraternidade?
Que Deus lhe abençoe, a você e a todos os que sofrem por falta de justiça. Süely.

Giancarlo
Giancarlo
15 fevereiro de 2006 11:39 am

sem dúvida!
cada um encontrárá o que espera, não precisamos nos esconder atrás de pseudônimos!!!

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
15 fevereiro de 2006 11:21 am

Este foi um ótimo cartão de visitas do “Estrela de Salomão”…

waking onion
waking onion
14 fevereiro de 2006 9:54 am

Prezados, o desgaste que estão causando a imagem da seita com este constante EXPERIMENTA, EXPERIMENTA (já vi isto em algum lugar), não condiz com o ato do índio. Este contínuo convite à utilização, por mim, é visto de uma fraqueza argumental infantil. Como querem que alguém experimente algo sem que consigam convece-lo? A discussão tornou-se filosófica e demontra a grande dificuldade que os respeitáveis seguidores da planta têm em se adaptar a um mundo diferente ao ensinado pela planta. Não pensem que a curiosidade será suficiente para que pessoas que sabem o que perguntar fechem os olhos às suas dúvidas… Read more »

guilherme
guilherme
14 fevereiro de 2006 9:42 am

Minha experiência com o Daime foi traumática, não o recomendo para ninguém, conheço psicólogos em São Paulo que já atenderam dezenas de pessoas que passaram por esse culto. No meu caso bastou uma vez e fiquei mal durante meses, isso foi há uns cinco anos atrás e até hoje não me agrada falar sobre o assunto a menos que seja para alertar as pessoas. Minha sorte foi ter um mestre esotérico, um homem altamente qualificado para tratar de desastres como esse, que me socorresse caso contrário acho que estaria internado em um hospital psiquiátrico até hoje. Nunca usei ou sequer… Read more »

Vanessa Horta
Vanessa Horta
13 fevereiro de 2006 1:46 pm

Acid, um tempo atrás, uma amiga minha me pergutou sobre o Santo Daime, a minha intuição dizia que poderia ser uma Seita, e que o chá, numa evolução espiritual não servia para nada, a não ser causar efeitos colateriais da erva e do cipó. Pesquisei na internet, também não achei nada relevante, nada como eu queria escutar. Ela experimentou, ainda bem que não frequentou mais. Ela ainda está procurando o que possa preencher o seu coração. Eu sou espírita e pelo o que sei para você entrar em contato com energia, espiritualidade, paz … amor, você precisa vigiar pensamento, atitudade,… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
13 fevereiro de 2006 11:34 am

Desde sexta, quando saiu a matéria no STUM, que venho recebendo visitas de pessoas revoltadas. Interessante que quando publiquei originalmente aqui, o tipo de discussão era bem mais proveitoso, ou seja, é outro tipo de mentalidade, felizmente.

Eu não provei, mas o Lázaro provou… e isso não invalida em nada o fato de que o chá possui comprovadamente substâncias alucinógenas, provoca vômitos, é proibido no exterior, é perigoso por mexer no cérebro, e incentiva (pelo menos numa das dissidências) o consumo de maconha e cocaína, etc, etc, etc

O escândalo é necessário, mas ai de quem der o escândalo…

Anônimo
Anônimo
13 fevereiro de 2006 8:54 am

Puxa, como é que uma pessoa pode escrever um texto sobre uma subtância que causa expansão da consciência ou que faz super mal, como foi dito no texto, sem ao menos ter ingerido a bebida? Que embasamento ela tem para escrever algo se não provou? Achei o texto capcioso e preconceituoso, principalmente porque o tal Acid não tomou e quis escrever, com conhecimento de causa, sobre algo que não conhece. Você deveria ir mais atrás em sua pesquisa e estudar o Soma, ler sobre o uso de plantas de poder na Antigüidade e também em rituais indígenas. Ah, e porquê… Read more »

Danae
Danae
13 fevereiro de 2006 12:52 pm

Acid, Sempre acompanho seus artigos através do “Somos todos Um” e fiquei um pouco decepcionada com esse sobre a Ayuasca. A primeira coisa que eu queria corrigir é a seguinte: o chá da ayuasca não é o Santo Daime. Santo Daime é uma seita que utiliza o chá e batizaram ele com esse nome… só é chamado assim pelos seguidores da seita e pelos leigos mal informados que ficam no superficial das informações (o que não é o seu caso, não é mesmo?!). A segunda questão que quero colocar é a seguinte: muito antes da década de 30 e de… Read more »

RRamos
RRamos
13 fevereiro de 2006 12:51 pm

Acid voce é raso que nem poça d’água na calçada. Senta no seu trono e julga algo que voce nao conhece. Bebo o chá sagrado da Ayahuasca há 25 anos, em sociedade religiosa, e vi transformações radicais em pessoas marginalizadas por suas atitudes como efeito da vida (urbana) em comunidade em torno do chá. Por que será que o CONAD do Ministério da Justiça publicou no DOU a liberação do uso desse chá em entidades religiosas se é tão prejudicial como falas? Por este artigo, questiono tua credibilidade ao tratar dos outros assuntos. Vou fazer uma previsão pra ti: –… Read more »

Anônimo
Anônimo
12 fevereiro de 2006 7:06 pm

Vc eh muito preconceituoso, se baseou em pesquisas preconceituosas e não tem moral pra falar de algo que nnca tomou. Não sou daimista mas já tomei, não eh dorga alucinogena. Vc sabe o que significa enteogena? Esse seu relato eh nao mais que tolo e perigoso porque todo tipo de preconceito eh ruim, me admira uma pessoa que se diz tao espiritualizada ser tao radical e discriminar os outros. Esse eu oracul oexiste mesmo? Vc sabe que nao. Que Deus ilumine sua mente e pense que ser eh uma coisa pacerer ou dizer que eh, eh outra coisa completamente diferente.… Read more »

douglas remonatto
douglas remonatto
10 fevereiro de 2006 7:12 pm

ou no sait http://www.luzdafloresta.com.br
essesait é muito intereçãte e bem explicativo!!!…

douglas remonatto
douglas remonatto
10 fevereiro de 2006 6:46 pm

entrem no sait da UDV( União Do Vegetal) http://www.udv.org.br
é muito interesanti…

VAMOS CONHECER O OUTRO LADO DA HITORIA…

douglas remonatto
douglas remonatto
10 fevereiro de 2006 6:39 pm

quanto o vegetal (ayuasca)
” não jugue para não ser jugado”

FALAR MAU DE UMA RELIGIÂO NUNCA È LEGAL!!!…

Chico
Chico
7 janeiro de 2007 2:47 am

Todo ser humano é um buda em potencial.

eh noixz!

Rubis
Rubis
23 janeiro de 2006 1:04 pm

O problema não é o tamanho de um país e sim o tamanho da percepção de seus habitantes. Sua ironia final na resposta não coincide com a sua frase inicial.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
23 janeiro de 2006 12:47 pm

É verdade, esse foi um comentário infeliz e discriminatório meu. Afinal, em um país tão grande quanto o Brasil, devem existir rodas de maconha, ópio e outros alucinógenos que reúnam tão-somente pessoas boas, com objetivos nobres, como acender unzinho pra Jesus, enrolar outro em homenagem a Buda, etc.

Rubis
Rubis
23 janeiro de 2006 12:35 pm

Leio eventualmente esse blog. Algumas vezes me deparo com excelentes artigos, quase sempre transcrições de otros autores. O Acid normalmente faz uma boa pesquisa nos assuntos que publica. No caso desse artigo do Daime, não foi assim, pois ele limitou-se ao lado que enxerga o Daime como algo ruim. Existe o outro lado também. Na net afloram artigos que veem o espiritismo como algo a ser combalido. O que faz a pessoa a seguir por um lado ou por outro, são seus credos pessoais. No caso desse artigo, Acid começa explicando de onde tomou a decisão de que lado seguir:… Read more »

Tharis Kalabhar
Tharis Kalabhar
13 fevereiro de 2006 2:06 pm

Qual seu medo? qual sua compreensão verdadeira além da simples elucidação curiosa o que entende sobre ayahuasca? nao teve coragem de ir em frente ou simplesmente leu ou perguntou para terceiros sobre o assunto? Voce é uma pessoa muito inteligente. Não se perca em devaneios preconceituosos…
Se não compreende, nao invente.

waking onion
waking onion
13 fevereiro de 2006 2:15 pm

Com todo o respeito aos praticantes da seita relacionada à Ayuahuska, e a você RRamos, pois percebi que respeito é algo que lhes importa, este espaço tem como fundamento a discussão de informações, diversas, relacionadas à libertação do pensamento. Portanto, é comum o debate, além de informações somadoras. Creio que a utilização de drogas ou outros artifícios para quebra do paradigma vivencial possa ser tão útil como a educação e a expansão da caridade, como aprendi aqui com alguém. Mas a atitude de se basear na liberação da Anvisa, via CONAD (governo), para comprovar suas palavras te prende novamente à… Read more »

Camila
Camila
13 fevereiro de 2006 2:46 pm

Como conhecedora de algumas doutrinas, penso que o caro colega poderia ter coletado mais informações sobre os grupos religiosos que fazem uso do chá da Oaska. No artigo, Santo Daime e União do Vegetal parecem a mesma coisa. Não são. São dois grupos diferentes com doutrinas tb diferentes. Outra coisa: em vez de falar dos advogados da UDV, poderia ter se informado diretamente com o Depto Médico da entidade sobre os anos de pesquisas realizadas nos Estados Unidos e ver que o chá não consta na lista do Conad – Conselho Nacional Anti-Drogas, que descreve todas as substâncias alucinógenas existentes… Read more »

Manuel
Manuel
14 fevereiro de 2006 8:45 am

Para a gente falar de algum assunto, primeiro temos que conhecê-lo, principalmente quando falamos de assuntos espirituais e religiosos, se eu nunca expirementei fazer meditação como posso querer me achar no direito de argumentar se ela realmente trás algum benefício ou não, às vezes a gente perde boas oportunidades de ficar calado.

Fernanda
Fernanda
14 fevereiro de 2006 8:28 am

Apesar de gostar dos artigos do autor, fiquei bastante decepcionada. Penso que em materia de religiosidade nao se deve criticar o que nao se conhece. Jah frequentei reunioes do Santo Daime e posso afirmar que vivi momentos numinosos. Ah, eu nunca usei drogas de qualquer tipo, nao fumo nada e nao bebo. Acid, serah que nao eh bom refletir de onde vem o preconceito?
abracos fraternais

Juliana
Juliana
13 fevereiro de 2006 11:30 pm

Convido o autor a conhecer um Núcleo da UDV (e tomar o chá) tenho certeza absoluta que mudara o seu pensamento.

Jose Carlos
Jose Carlos
13 fevereiro de 2006 11:16 pm

Quando de cara li “Certa vez fui convidado a assistir a uma palestra da União do Vegetal, para escolher se tomaria ou não o Santo Daime” nem perdi o meu tempo em ler o restante, quem escreveu isso nem sabe oque tá escrevendo, União do Vegetal é uma coisa, e Santo Daime e outra totalmente diferente, CARO AMIGO ANTES DE ESCREVER VOÇE TEM QUE PESQUISAR, SENTIR ….

Elen
Elen
13 fevereiro de 2006 4:43 pm

Respeito sua posição, discordo, é tema sempre controverso, mas quero acrescentar apenas que , por experiência, sei que o Daime promove uma capacidade de retomar um contato com a natureza, nossa própria natureza, rejeitada pelas imposições sociais, pelas necessidades de intelectualização e racionalização do mundo. Um resgate da simplicidade do ser, da verdade absoluta da vida. Coisa que nem 20 anos de terapia conseguiriam, apenas explicando os porquês e fazendo catarses, retraumatizando, reexplicando. As terapias são ótimas para que possamos entender o que se passa em nosso interior quando estamos tomando a peia, ou simplesmente descansando na luz. E te… Read more »

Nilton Bonassa
Nilton Bonassa
13 fevereiro de 2006 8:08 pm

Olá. É a primeira vez que ouço falar em ACID. Acid? Ácido? A primeira impressão não foi lá muito produtiva, mas vamos lá. O tema é realmente muito delicado, pois existem tantas discussões a respeito… E essa dissidência, que vem ‘queimando o filme’ dos trabalhos da ayahuasca, trabalhos estes que já acontecem há mais de 5.000 anos na América do Sul, antes de a América do Sul de chamar América do Sul, pelos povos da floresta. Em todos esses milhares de anos, nunca houve tanta celeuma a respeito, pois somente agora a informação se espalha igual o vento, para todos… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
13 fevereiro de 2006 5:45 pm

É simples. Eu não preciso fumar maconha pra saber dos efeitos dela. Não preciso usar cocaína, LSD e outras drogas, pra saber quais os princípios ativos e o que eles podem causar nas pessoas. Como também não preciso ir pessoalmente ao Iraque pra saber que a chapa está quente no lado de lá. Pessoas tiveram experiências espirituais numa mesa de operação, à beira da morte. Será que eu preciso passar pela mesma situação pra ter experiências espirituais, ou vou procurar um outro método menos perigoso? Portanto, vamos deixar de lado esse argumento.

Renata
Renata
13 fevereiro de 2006 7:16 pm

O artigo mostra o total desconhecimento do autor a respeito do assunto, do uso do chá e seus efeitos. Um texto baseado em “achismos”. Desinformativo. O conhecimento se adquire pela experiência.

douglas remonatto
douglas remonatto
13 fevereiro de 2006 6:35 pm

QUAL SUA FINALIDADE EM ESCREVER UM TESTO PRÈ_CONSEITUOSO DESE?

juliana
juliana
13 fevereiro de 2006 5:21 pm

Olá, eu não entendo como uma pessoa pode escrever a respeito do chá sem ainda ter experimentado. E ainda um monte de gente concordar sem também conhecer a respeito do assunto. Alguém por favor pode me explicar?

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
13 fevereiro de 2006 4:32 pm

O OUTRO LADO DA AYAHUASCA Recebi pelo Somos todos um a crítica mais legal de todas, que merece estar aqui pra que se tenha um contraponto justo, assim como fiz com a Universal: “Meu nome é Nilceia, moro em Sorocaba, acompanho o Somos Todos Um, e fiquei decepcionada com a forma que está sendo comentada no site esta semana a minha religião Santo Daime, julgamento puro; que não coincide com que o site ensina. Sou fardada e freqüentadora a 5 anos, nunca fui dependente química e o Santo Daime não é droga, o que posso dizer que nesta casa ,… Read more »

Anete
Anete
13 fevereiro de 2006 3:28 pm

Acid…
Tenho lido muitos textos de sua autoria e tenho apreciado muito. Escreve de uma maneira de fácil entendimento.Tenho muitos amigos que já tomaram o daime e tomam. Todos passaram mal, e todos fumam maconha.Todos.É óbvio que o dependente de qquer droga, que seja o cigarro, ele vai defender com unhas e dentes e dizer que vc está errado, pois nunca tomou.Acredito que seja alucinógeno sim, como o chá de cogumelo e afins. Parabéns pelo texto e por não ter participado do culto, é perda de tempo mesmo.

waking onion
waking onion
13 fevereiro de 2006 3:12 pm

Ao meu entender, a ética está relacionada à finalidade da informação, ou seja, não pode ser tendenciosa e deve ser útil ao tema (não pode confundir as partes como subterfugio).

E cada vez mais me parece importante para os adeptos da respeitável seita se apoiar em informações certificadas, como se a VERDADE fosse algo que necessitasse de carimbo governamental (vale menos ainda a do governo americano que usa folhas de coca na Coca-Cola e nega.

Leia o julgamento de Sócrates (Platão) e verá aonde a lei pode ir, quando usada com ética duvidosa.

Juliano
Juliano
17 janeiro de 2006 10:33 pm

Essa nossa religião, o daime é coisa de vagabundo, pois os mano do tibet fica 30 anos meditando para entrar no nirvana, samadi, satori, i nóis toma o daime e em 20 minutos conseguimos tudo isso sem muito isforço. uai

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.