Por Paula & Acid
Dukkha (a primeira Nobre Verdade do Budismo) pode ser entendido como as paredes que nos isolam e nos conduzem pra uma realidade à parte. O termo em geral é traduzido como “sofrimento“, mas não há realmente um correlato específico pra essa palavra sânscrita em nossos dicionários. Dukkha é uma forma de olhar o mundo, um estreitamento da visão, ou melhor, são as aflições que sentimos ao perdermos a capacidade natural de reconhecer a dimensão limitada do espaço diante dos nossos olhos.
Imagine uma criança numa reunião de negócios, onde são tratados os assuntos de ações, alta do dólar, conjuntura macroeconômica e o preço das balas juquinha. Tirando talvez o último tópico, provavelmente a criança não se interessará por nada, porque nada daquilo condiz com o seu mundo, nada daquilo agrega informação ao seu viver, não é mais do que pura perda de tempo e conversa fiada. Sua mente estará no Sol lá fora, no que o amiguinho de escola estará fazendo neste momento, ou em alguma coisa que tenha encontrado por ali, como uma bola ou um formigueiro no canto do escritório. Pra os adultos que estão na reunião, aquilo É SOBRE UM MUNDO, seus mundos, um mundo virtual que afeta não só suas vidas diárias como a de milhares de outras pessoas mundo afora. Dali se define o quanto vão ganhar no fim do mês, os milhares de empregados que vão manter, produtos que vão lançar ou não, enfim, aquilo diz respeito a um mundo que não existia, e que foi construído e mantido por homens nas duas últimas décadas (a tal da globalização). Isso gera stress, sofrimento, prazer e uma necessidade de comprometimento constante que equivale a uma algema. Um monge, ou alguém livre dessas amarras, achará aquilo tão irrelevante quanto a criança.
A aflição intensa nos põe em contato com nosso Karma. O Karma quer dizer ação – um tipo de ação que se repete indefinidamente, formando as estruturas aparentemente sólidas daquilo que podemos perceber como as grades de nossas prisões (como, por exemplo, o mercado de ações e os tópicos da reunião acima). Tudo se passa como se estivéssemos batendo leite pra produzir manteiga: repetimos um movimento de forma distraída, por vezes sem conta, até que finalmente aquilo que era fluido se torna cremoso, denso. Do mesmo modo, se movimentarmos nossa energia sempre em uma determinada direção, acabaremos por esquecer a liberdade que nos possibilitou iniciar o processo. Ficamos presos em algum ponto, somos fisgados. E seguimos distraidamente recriando as causas e condições de nosso sofrimento.
Essa experiência cíclica é construída e se mantém como a reprodução incessante de formas variadas a partir da mente. Quando analisamos essas formas aparentemente externas vemos que elas surgem como experiências inseparáveis de estruturas internas da mente. O nome que se dá a esses mundos é Loka, e essa é a Segunda Nobre Verdade do Budismo. É na estrutura interna da mente que Dukkha se instala e opera, gerando os mais diversos tipos de aflições. Sofremos incessantemente, ora por possuir algo que não queremos, por temer perder aquilo que conquistamos, por não ter aquilo que aspiramos, por ter perdido o que nos esforçamos pra obter. Sofremos sem nos dar conta de que, nas bases internas, onde o pensamento repousa, qualquer forma acaba por adquirir qualidades muito sólidas e pesadas. Não mais vislumbramos nenhuma possibilidade de abertura ou flexibilidade. O leite virou manteiga.
Privilegiamos a linguagem discursiva, mas a linguagem verdadeira em que o mundo opera é a linguagem da energia. O mundo não troca palavras, o mundo se movimenta pelo sinal das energias, e o karma se manifesta nessa linguagem, e assim nos impulsiona. Temos muita dificuldade de lidar com isso porque, sempre que uma energia brota claramente em certa direção, achamos que precisamos simplesmente segui-la. E é o processo pelo qual o karma nos domina: o karma movimenta energia.
Esses dois conceitos são importantes pra poder adentrar Avidyā (a Ignorância), que começamos a delinear no primeiro post sobre este tema.
Na imagem acima vemos o círculo externo da Roda da Vida, onde estão os chamados Doze elos do surgimento dependente. São chamados assim porque abrangem a sequência causal das vidas na existência cíclica. Aqui constituem os detalhes dos estágios de causa e efeito que levam às situações aflitivas da nossa vida. O surgimento dependente da existência cíclica começa com (1) a ignorância, que motiva (2) uma ação. Ao final da ação é estabelecida uma (3) autoconsciência. Temos então uma identidade, mas não uma materialidade. Isso nos leva ao (4) “nome e forma“. O estágio seguinte é chamado de (5) esfera dos sentidos. Já de posse dos sentidos, desenvolve-se (6) o contato; do contato (7) à sensação; da sensação (8) ao desejo; do desejo, (9) ao apego; do apego, desenvolve-se no fim da vida um estágio chamado de (10) existência, e, assim, uma nova vida está para começar com (11) o nascimento e continua com (12) o envelhecimento e a morte.
Como podem perceber, em cada detalhe da Mandala há um significado amplo para se estudar e refletir, e só demos uma pincelada aqui. É algo aparentemente complexo, mas que vale a pena dar tempo e atenção ao que ela quer nos dizer. Mas vamos nos deter no primeiro elo da Roda da Vida, que é a Ignorância, ou, no sânscrito, Avidyā (“a não-visão”)
Este elo é representado por uma pessoa idosa, cega e manca. Idosa, porque a ignorância se dirige ao processo da existência condicionada pelos padrões repetitivos. Cega, porque a ignorância a respeito da verdadeira natureza das pessoas e dos demais fenômenos a obscurece. Manca, porque, não importa quanto sofrimento essa ignorância crie, ela não tem nenhum fundamento válido, não está baseada na verdade e, portanto, pode ser minada pela sabedoria.
Existem dois tipos de ignorância: uma básica e outra secundária.
A ignorância básica é uma consciência que concebe de forma equivocada o status das pessoas e dos outros fenômenos; essa consciência imagina que as pessoas e os fenômenos têm uma solidez maior do que eles realmente possuem, ocasionando as emoções aflitivas, sendo chamada, pois, de “consciência que concebe a existência inerente“. Ou seja, a ignorância de que há uma permanência em si e nos fatos. Assim, a ignorância básica não é apenas a ausência de conhecimento do status real dos fenômenos, mas uma ativa concepção do OPOSTO – ou seja, a concepção da existência inerente, quando na verdade os fenômenos não existem inerentemente. Percebemos as coisas como se fossem capazes de abranger todas as partes de que são constituídas, quando de fato não existe nada que abranja todas aquelas partes.
A ignorância secundária é ligada apenas às ações não-virtuosas ou negativas – é uma concepção equivocada dos efeitos das ações, que leva a um obscurecimento a respeito até mesmo das relações mais grosseiras entre as ações e seus efeitos. Por exemplo, entender que, se determinada ação é praticada, determinado resultado se seguirá; desenvolver concepções equivocadas, como achar que um roubo trará apenas prazer. Então, esse tipo de ignorância significa que, se realmente soubéssemos o que seria suportar os efeitos futuros de uma ação não-virtuosa, não a realizaríamos. Não cometeríamos assassinato, furto, não praticaríamos a má conduta sexual, a mentira, a discórdia, não diríamos grosserias, traições, leviandades e assim por diante.
“Ser ignorante a respeito de, desconhecer as verdades sobre a natureza da mente e da realidade. (…) isto significa ser ignorante – ignorante pessoal e experiencialmente – sobre a inexistência do ego-self. Também representa as confusões – os pontos de vista e emoções equivocadas de se acreditar em um self – originadas dessa ignorância”.
VARELA, THOMPSON E ROSCH, 2003, p. 122
Na Psicologia Budista existe uma perspectiva que sintetiza na Roda da Vida como iremos nomear e observar o que é identidade e como é visto a realidade que somos e que nos cerca.
Se construirmos o mundo a partir da ignorância, os impulsos de corpo, fala e mente surgirão dessa visão de mundo equivocada que desenvolvemos. Podemos ouvir as palavras de Mestres espirituais e tentar seguir seus conselhos de como utilizar o corpo, a fala e a mente, mas tudo vai parecer muito artificial. Isso porque a sabedoria natural que estaremos usando vai brotar da compreensão que temos do mundo. Da compreensão equivocada de mundo não brota nada além de impulsos equivocados.
Mesmo cientes de que os Mestres estão corretos, se não desenvolvermos a visão dos Mestres a nossa ação será contraditória e não veremos solução, nunca teremos descanso, estaremos sempre em conflito interno, nunca teremos um comportamento não-repressivo. Estaremos sempre fazendo esforços para seguir os conselhos dos Mestres. O aspecto do esforço é dramático. De tanto nos esforçarmos, um dia cansamos; quando chegamos nesse ponto, a queda é rápida, e dizemos: “Desisto. Se a espiritualidade fosse natural, eu andaria de forma naturalmente lúcida e válida. No entanto, tudo isso me parece artificial”. Parece artificial porque precisamos de esforço constante, nunca encontramos um ponto de equilíbrio, precisamos constantemente relembrar o que ouvimos. De tanto esforço, terminamos desistindo.
Equivocadamente, podemos acreditar que a realidade convencional é muito poderosa, muito abrangente. Podemos pensar que, mesmo construindo uma realidade mais elevada, o que existe mesmo é a realidade convencional de dificuldades e sofrimento. Acabamos por desistir de tentar melhorar a nós mesmos e o mundo. O caminho de tentar alterar o comportamento pode ser muito penoso, muito lento e, principalmente, de resultados incertos. Se a pessoa alterar o comportamento sem alterar a visão, é certo que mais adiante cairá novamente. O aspecto cíclico é um processo natural da vida, passamos por altos e baixos. A partir das mandalas de sabedoria teremos efetivamente a visão que permite a ação sem esforço. A visão surge sem esforço porque dentro de uma mandala de sabedoria não lutamos contra nós mesmos, mas vemos e agimos naturalmente. Assim, é essencial gerarmos uma visão de mundo para que as ações surjam de forma natural, sem esforço e sem contradições. As visões de mundo, que podem ser geradas individual e socialmente, potencializam as ações.
A ignorância, então, pode também ser compreendida como sofrimento oriundo do estreitamento da visão e da frustração advinda do esforço ineficaz. Tudo se passa como se um raio tivesse partido nossa natureza básica, como se ela estivesse esfacelada, tivesse deixado de existir e ser vista e ficássemos colando pedaços, tentando construir a realidade verdadeira a partir da artificialidade da operação da mente.
O Buda ensinou também os meios de produzir felicidade nas relações humanas: casamento, namoro, filhos, trabalho, estudo. Em primeiro lugar, ao invés de pensar “o que vou obter do outro?”, pensar “o que posso oferecer?”. Alegrar-se em oferecer! Se estamos na dependência do comportamento do outro para obter felicidade, eventualmente pode até funcionar, mas quando surgir a impermanência e o outro flutuar, entramos em crise. O Dalai Lama sempre brinca, “que tipo de amor é o de vocês, aquele que só existe se o outro sorrir?”. Esse tipo de amor está baseado em quanto estamos recebendo e, por isso, é frágil.
Praticando assim, podemos usar a vida cotidiana como caminho espiritual, tentando constantemente superar os conflitos internos e trazendo benefícios a todos os seres. Alegria!
Referência:
Livros “Prática na Vida Cotidiana” e “A roda da Vida como caminho para a lucidez“, do Lama Padma Samten;
Aurino Ferreira Lima, do NEIMFA.
Errei feio!
Onde está que ‘o contrário do ódio é a INDIFERENÇA’, diz-se, claro, que “O contrário do AMOR não é o ódio, mas a indiferença”.
Por isso que um ser realmente livre não permanecerá impenetrável emocionalmente e se abalará tb, já que esse senso de liberdade não desfaz meu desejo em coisas que eu acho importante e que não podem ser compradas com dinheiro nem negociadas em leilão, como uma sincera amizade, o amor por filho, pelos entes queridos…
Enfim.
“La dernière démarche de la raison, c’est de reconnaître qu’il y a une infinité de choses qui la surpassent.”
Pascal
Kiabo azul, Entendi, acho. Mas o que seria a “tristeza” desses grandes mestres? — quantum enigma, “Anderson, dá uma olhada aqui nos comentários, guri, eu achava que o Fellini era só mais um troll, mas descobri que ele não bate bem” Chuto até um diagnóstico: vício por enxofre e cavaleiros do zodíaco. |¬D … Sensação estranha essa de estar participando de uma discussão sem estar presente nela e ignorando completamente sua existência. |¬D Rapaz, é cada uma que me aparece…rrrsss Mas o post lá sobre o filme ‘Avatar ‘tb ajuda a embaralhar os neurônios com esse assunto tecnológico-metafísico proposto no… Read more »
Claro, tinha que esquecer- de novo!- o meu precioso nick mutante.
Tava começando a ser divertido, Ike, e até pensei que ia sair alguma resistência boa do guri. Mas quando vi ali os problemas que você e o neutrinos tanto apontaram aqui eu desanimei por um lado.
Mas agora ele tá quieto, então vou deixar ele quieto. Eu to “transformando meu chumbo em ouro”, deixa ver se ele faz o mesmo. :))))
Abraço pra ti
Ai…ai… Um dia a gente cresce. Nem que seja pros lados. hihihi Caramba, pq envelhecer é igual a ganhar peso? Tudo fica lento…
Tava procurando onde o meste “algumacoisa” (Fellini), falou sobre o “pop”, ou algo assim… não achei. Tô preguiça… Ia escrever também alguma coisa, não sei o que era, não lembro hahaha. Mas por via das das dúvidas, deixo Margaret Thatcher:
“Ninguém se lembraria do Bom Samaritano se ele só tivesse boas intenções.”
Abraços!
Geninha, (Fui lá no teu blog. Bacana… Meu senso estético de artista plástico, com um fraco na carpintaria, sofreu tb pela sensacional estante perdida |¬)) “Um dia a gente cresce. Nem que seja pros lados. hihihi Caramba, pq envelhecer é igual a ganhar peso? Tudo fica lento… ” Por isso que nada é pário pra força da aceleração (tão dizendo por aí que a nanotecnologia vai poder deter o envelhecimento. Que nada! Só a velocidade pode fazer isso. Falando nisso, viram o samurai pós-moderno do programa do Stan Lee desviando a bala com a espada? Eu não vi). |¬) Bom,… Read more »
Geninha:
Tava procurando onde o meste “algumacoisa” (Fellini),
Resp:
É Mestre Paco, inefavel.
Pergunte e eu responderei.
Estou aqui para servir.
Para o alto e avante:

O Pastor Ateu O Reverendo Klaas Hendrikse é pastor da Igreja Protestante Holandesa, mas suas crenças fogem um pouco do comum. Que o eventual leitor cristão não fique chocado por ele negar a ressurreição física de Cristo. Essa posição é das mais conservadoras, até tradicionalistas, dentre as que o pastor defende. Pois o Rev. Hendrikse é da opinião que não só a ressurreição, mas a própria existência de Jesus Cristo são eventos simbólicos, mitológicos, assim como (na opinião dele) Sócrates ou Dionísio. Filho de Deus? Bem, para isso ter algum sentido Deus teria que ser uma coisa, existir de alguma… Read more »
Ah, tá! Obrigada por lembrar. :)Tenho nada pra perguntar, não. Eu só acho que tava falando de vaidade, pop, alguma coisa assim… e fiquei pensando o quanto Cristo era vaidoso… E…e… bom, deixa pra lá. 🙂 Ike, vc viu o que perdi? Sacanagem! Fui burra pra caramba, devia ter dado o lance depois visto os poréns… Aquele valaor nao paga nem a madeira. Queria para colocar minha Smart tv 3D Sansung imaginaria. hahahaha Marido e eu fomos comprar uma TV dessa ai, mas acabei desistindo quando li que ela pode provocar ataques epiléticos. Será verdade? Fiquei com medo… então, fico… Read more »
Geninha:
Ah, tá! Obrigada por lembrar. Tenho nada pra perguntar, não.
Resp:
Oras, disponha, inefável.
Geninha:
e fiquei pensando o quanto Cristo era vaidoso…
Sim, é verdade. O que não é pecado algum e é até saudável:

Seu único representante na terra também é vaidoso. Sapatinhos Prada e tal…muito elegante:

Gente bonita e bem vestida é outra coisa.
Abraço.
Mestre Paco
Putz! Tive que consultar um dicionario para ter certeza que vc não tava me xingando: “inefável”? hahaha
Boa a imagem de Cristo tomando um bronze… Já a outra, que medo! Ele tem uma cara de mau, um olhar morto, de arrepiar.
Abçs!
“Não é a Lógica – Mera ferramenta da razão – que lhe garantirá a compreensão da verdade”
By Galaxy SII I9100…
Nem tudo é maya. O sofrimento não é maya, o sofrimento é necesssariamente real. O sofrimento é um “cogito”, afirma-se per se. Ninguém pode dizer a um outro que seu sofrimento é ilusão. A causa pode ser ilusória, talvez, mas o sofrimento em si, nada pode negá-lo.
O Absoluto – Abstrato – Imanifestado – Arrúpico – Real – Trevas – Imortal;
brincando consigo mesmo através do seu “SER-AFIM-IMAGEM-SEMELHANÇA”:
Relativo – Concreto – Manifestado – Rúpico – Ilusório – Luz – Mortal.
Ou seja, “Deus” brincando com ele mesmo.
Porque “Deus” precisa criar !?!
Porque “Deus” precisa evoluir !?!
Somos a “LIL” do Absoluto ???
Anderson, dá uma olhada aqui nos comentários, guri, eu achava que o Fellini era só mais um troll, mas descobri que ele não bate bem:
http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2009/12/controlando_avatar.html
Oi Acid. Leio seu blog a alguns anos e finalmente resolvi escrever o meu, para organizar minhas lúcidas loucuras. Como tem um pouco do que aprendi aqui nas minhas inspirações, achei que você pudesse gostar de ler. Clica no link se estiver afim. Beijos.
Também quero acrescentar que este foi o texto mais verdadeiro que ja li aqui. Desculpa se eh injustica com os outros posts, mas ta de parabens, mesmo.
Eu de novo…Acid, me perdi completamente neste trecho: “Ou seja, a ignorância de que há uma permanência em si e nos fatos. Assim, a ignorância básica não é apenas a ausência de conhecimento do status real dos fenômenos, mas uma ativa concepção do OPOSTO – ou seja, a concepção da existência inerente, quando na verdade os fenômenos não existem inerentemente. Percebemos as coisas como se fossem capazes de abranger todas as partes de que são constituídas, quando de fato não existe nada que abranja todas aquelas partes.” Como você disse (mais ou menos), os ensinamentos não fazem sentido quando copiamos… Read more »
ike
é ai que entra o que lao-tzu fala: “Toda verdade é paradoxal”. Os grandes mestres não tem desejo, mas querem nos ver felizes; não se abalam emocionalmente por nada, mas ficam “tristes” em nos ver em erro.
fui eu quem falou ai em cima
Acid se podia fazer um post sobre “A Árvore da vida” filme muito bom e que pouca gente conseguiu entender qualquer coisa kkk
Marcela, o q esse paragrafo diz basicamente é q a maior ignorância é acreditar na permanência das coisas, de achar q as coisas encerram em si um significado, qdo na verdade a chave do significado não está na coisa, e sim no observador. E que esse significado não é pétreo e por isso pode ser resignificado.
Qual a lógica, qual a necessidade do Absoluto projetar o Relativo ?
Qual a lógica, qual a necessidade do Abstrato projetar o Concreto ?
Qual a lógica, qual a necessidade do Imanifestado projetar a Manifestação ?
Qual a lógica, qual a necessidade do Arrúpico projetar o Rúpico ?
Qual a lógica, qual a necessidade do Real projetar o Ilusório ?
Qual a lógica, qual a necessidade das Trevas projetar a Luz ?
Qual a lógica, qual a necessidade da Imortalidade projetar a Morte ?
Qual a lógica, qual a necessidade do Uno projetar o Todo ?
* O Universo é suficientemente real para os seres conscientes que o habitam, e que são tão ilusórios quanto ele próprio.
* Do ponto de vista da metafísica mais elevada, todo o Universo, inclusive os Deuses, é uma ILUSÃO (Mâya).
– Qual seria o objetivo de vida da Humanidade se não existisse o dinheiro ?
– Qual seria o seu objetivo de vida caso não existisse o dinheiro ?
Tema para reflexão…
Mas houve uma época em que os nossos ancestrais viveram sem dinheiro. Os indios viveram séculos sem dinheiro. Sendo assim podemos ter uma noção do que aconteceria.
O objetivo seria o de sobreviver, caçar, plantar, procriar e cuidar dos “seus.´´
Depois cuidar do território, depois aumentar o território, depois negociar o território, negociar animais e outros alimentos. Depois dividir as tarefas e assim criando o “trabalho´´ e logo em seguida inventando o dinheiro outra vez rs.
[]´s
Ancestrais ? Índios ?
Meus Ancestrais não são Índios.
Meus Ancestrais (que na verdade sou eu mesmo em outro tempo no tempo do tempo) são Deuses; afinal Deuses fomos (somos) e nos temos esquecidos.
Com relação ao dinheiro, dizem que é neutro (energia), quem determina a polaridade somos nós.
Uma lição para todos.
Jean Jacques Rousseau:
“Sabei que a Natureza vos preserva de certos conhecimentos como uma mãe, que velando por seu filho, arranca-lhe das mãos qualquer arma perigosa com que esteja brincando. Todos os segredos que ela oculta são outros tantos males de que vos priva, porque, os homens em geral são perversos e piores seriam ainda se tivessem a infelicidade de nascerem sábios”.
Pearl Jam – Pistoia Duomo 2006.
http://www.youtube.com/watch?v=-mYv5t1R6JM
Eddie Vedder – Throw your arms around me (Pistoia, Italy)
http://www.youtube.com/watch?v=euzvXEX1rnU
Pearl Jam – Come Back
http://www.youtube.com/watch?v=ClUBNI8H7_E&feature=related
Eddie Vedder é ou não um Iniciado na Linha das Artes ou da Harmonia Artística através da Mantrika Shakti.
Sempre a 4ª Linha – A da Artes (Música, Arquitetura, Pintura, Escultura, Poesia, Oratória etc), revelando grandes nomes.
Geninha, Pô, não sabia que estava a lidar com uma verdadeira celebridade da TV! O_O Isso não é só POP… É POP-ROCK-TRASH-COOL! Sabendo com quem vc esteve cara-cara minha vó vai gostar de ti conhecer, ela é super-fã do homem-do-baú (e, por ‘osmose geracional’, eu tb |¬D). … Quanta informação pra digerir… ” Tô tentando fechar algumas peças ai no Rio, vou ficar ai dia 16/17 e 18 de março, vamos levar uma querida canadense para conhecer a cidade maravilhosa, vou aproveitar.[…]” Só espero que não se aproveitem de vcs (brincadeirinha de carioca desiludido). Se eu estiver disponível até lá,… Read more »
“entre o caos das superstições populares, existiu sempre uma instituição que evitou a queda do homem em absoluta animalidade: a dos mistérios”. Mantidos por quem, Mestre? ;¬) Mas, o termo ‘superstições populares’ não estaria inserido dentro da beneficente instituição chamada mistério?? (é tão aberrante- e diria até infantil- o apelo que o nobre intelectual françes fez a esse termo ‘instituição mistério’ [abstrato] pra contrapor-se à outra determinada instituição [bem visível e concreta aos olhos da cara] que àquela altura já se perpetuava a mais de milênio… |¬D) A Birra do seu Voltaire para com a Igreja de Cristo tem me… Read more »
Anderson, talvez alugue um ap na Miguel Lemos, tô vendo. Obrigada. Sobre os móveis, quando quiser é só enviar fotos. 🙂 O Silvio é mesmo fodão! 🙂
Fellini, bem observado, as traições. Que coisa, né?!
Rio me aguarde… Olha esse vídeo da tua cidade, Anderson:
http://vimeo.com/37157187
Sem palavras!
Abçs!
Fellini….
:/

É… é impossível matar completamente um personagem…Gezuiz que o diga:

hahahah foi mal Felini. 🙂
Abraços!
tudo q tem um começo… tem um fim.
Lama Padma Samten fala sobre o FIB
http://youtu.be/ZlC6-YUjadY
da pra ver a aura do lama nesse video :D.
“Lucidez diante das crises: a meditação como caminho” – parte 1/2
http://www.youtube.com/watch?v=ROMiL20ftXk
“Lucidez diante das crises: a meditação como caminho” – parte 2/2
http://www.youtube.com/watch?v=D3RKz-9iC8M
Seu Zé, no alto da sua embriagues e sem saber, citou Voltaire.
🙂
Voltaire caracterizou em poucas palavras os benefícios dos mistérios, ao dizer que “entre o caos das superstições populares, existiu sempre uma instituição que evitou a queda do homem em absoluta animalidade: a dos mistérios”.
Portanto, seu Zé lá do bar da esquina, merece o titulo de mito e todo o meu respeito.
O seu Zé lá do Bar da Esquina sempre me diz: – Meu filho, a verdade é mais estranha que a ficção, principalmente depois de um gole de cachaça … o que a gente desconhece é infinitamente superior ao que a gente conhece … nóis não sabe nada como deveria saber … nóis só fica na casca, na superfície … por isso eles la de baixú nos chama de superficiais … nóis acha … acha … acha … só isso … acha.
Grande seu Zé. Mito do meu bairro.
Jesus ou Jepher-sus ou Jeshua Ben Pandira é Aghartino, com estado de consciência Búdico, que avatarizou a consciência do Logos Solar. Aqui na superfície foi iniciado numa Fraternidade no deserto da Líbia, pertenceu a Ordem dos Nazar. Não era humano, mas sim um super-humano ou semi-deus com tantos outros que o antecederam. Sua função era juntamente com Roma unir o poder temporal ao espiritual, ou tentar ressucitar a Sinarquia Aghartina, outrora dos tempos da Grande Atlântida. Não era pobre, não nasceu numa manjedoura, não ‘morreu’ na cruz, e sim no Norte da Índia com mais de 100 anos. Também conhecido… Read more »
Assim Falou Zé da Covê.
Rsrs… blz. No problem.
“Dizem que é neutro.´´ Mas, pessoas dizem tantas coisas o tempo todo rs. E nem sempre estão corretas num é mesmo rs.
[]´s
Jesus Vaidoso. Segundo me consta ele era bem humano. Extremamente humano, ou seja, cheio de virtudes e defeitos. A igreja o transformou numa espécie de Santo supremo. Ele possuia o Ego em sua mente humana, afinal criou o maior barraco no templo rs, se irritou com uma arvore sem frutos, distribuiu broncas, etc… Pregava o amor… dar a outra face… mas, mostrava-se irritado, cansado e empapuçado as vezes. Bem humano num é mesmo. Foi humano ao admitir os seus pecados, ou seja, ele também não atirou uma pedra após dizer a frase: Quem não tiver pecado… E foi mais do… Read more »
É por aí, Mcnaught. Nunca saberemos dos defeitos graves de Jesus (se é que teve) porque certamente foram suprimidos pra formatá-lo como Deus encarnado (assim como outras figuras históricas). Mas dá pra notar essas características q vc falou aqui e ali na Bíblia. Aliás, só me interessei por Jesus justamente qdo li “Operação Cavalo de Tróia” e o autor trouxe uma lente de aumento a esse Jesus humano, daí fiquei intrigado: esse cara tá inventando ou tem isso na Bíblia. Fui lê-la, e tinha. E foi aí que me apaixonei pelo Jesus, mais do que por Buda, que ainda é… Read more »
Mcnaught, gostei do comentário. Sobre o dinheiro, eu queria ter. Dinheiro traz conforto e eu gosto do conforto… Um dia, quem sabe, ganho na megasena. Lembra quando Madalena derramou o balsamo em Jesus? Lembra o que ele disse? Judas ficou irritado e entregou Jesus por muito menos que o valor do balsamo. Acho que o dinheiro tem o peso que vc coloca nele. Quando participei do show do milhão e o Silvio me perguntou quanto eu queria ganhar, eu disse que queria ganhar R$ 20.000,00. Sabe, era o suficiente para quitar as prestações do Palio 500 e terminar minha casa,… Read more »
ike perguntou:
Kiabo azul,
Entendi, acho. Mas o que seria a “tristeza” desses grandes mestres?
–
–
–
Eu pus tristeza entre aspas pq não creio que espiritos mto evoluidos fiquem tristes de verdade(na verdade eles transbordam de alegria), mas como lao tzu diz: toda verdade é paradoxal, então eles transbordam de alegria por serem seres livres e ao msm tempo se sentem na obrigação de nos colocar nesse mesmo estado e por piedade se sentem mal por ver a nossa miséria. Sacou?
Imagino que Jesus tinha requicios de ego sim, atté pq como ele msm diz “a perfeição não é desse mundo”, mas não acredito que ele era problemático… ou algo próximo de nós. Gurdjieff já falou algo interessante e que mudou minha forma de ver os grandes mestres. Ele disse que existem dois tipos de consideração: uma interna e uma externa. Por exemplo: vc pode ficar irritado e considerar isso externamente ou internamente ou os dois. Entendi que considerar externamente é se mostrar irritado, mas não necessariamente sentir isso(e é o que eu acredito que ocorreu c/ Jesus qdo ele mostrou… Read more »
Geninha:
Quando participei do show do milhão
Resp:
O_O
Isso, definitivamente, é pop.
====
Geninha:
Existem dois judeus que mudaram minha vida: Jesus e o Abravanel. 🙂
Resp:
Rsss…
Tenho um amigo que trabalhou no banco Panamericano e o “seu” Silvio, assim como Jesus, foi miseravelmente roubado e traído, e o que é pior, pelos próprios parentes.
Acabei de ver essa parada aqui:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=82LCZcLH4Ok
Um belo exemplo de lógica.
O sujeito sacerdotal se diz humilde, mas chama seus semelhantes de otários.
Vá entender a mente crente….
Estou acompanhando as questões sobre a humanidade de Jesus e bom.., quanto as explosões de ira, ele tinha os seus motivos:



O resto é folclore.
Estudo revela novos indícios sobre a ressurreição de Jesus Cristo.
Grupo de arqueólogos e especialistas fizeram novas pesquisas e descobertas a partir de um túmulo localizado em Jerusalém há três décadas..
http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,estudo-revela-novos-indicios-sobre-a-ressurreicao-de-jesus-cristo,842126,0.htm
Interessante a reportagem…só faltaram os indicios anunciados na matéria já que um tumulo grafitado por algum seguidor do cristianismo sem sequer cita-lo nominalmente não evidencia que alguém tenha ressuscitado realmente e muito menos a referencia ao profeta Jonas. Eu deixei de acreditar na existência física de Jesus na medida em que os pergaminhos do mar morto, que são contemporâneos e que são os maiores e mais confiáveis escritos já feitos pelos antigos, pois relatam os principais acontecimentos de 225 a.C. ao ano 65 d.C. não relatam uma única referência á existência do personagem Jesus Cristo. Mas estou sempre disposto a… Read more »
Pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgada nesta quinta-feira (18) revela que 64% dos domicílios brasileiros em situação de insegurança alimentar grave (privação de alimentos para adultos e crianças) têm celular, segundo dados da Pnad 2013 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios).
Mais de 88% dos domicílios com restrições alimentares contam com televisão, 13,8% têm computador e 10% têm não só computador, mas também acesso à internet…
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2014/12/18/mais-de-60-dos-brasileiros-que-passam-fome-tem-celular-diz-ibge.htm
Esta pesquisa demonstra que o mais grave dos problemas não é a fome…É a IGNORÂNCIA!
o sdm tem muitas coisas ocultas…
http://www.saindodamatrix.com.br/archives/scientific.htm
Acid vc percebeu q a roupa dos personagens do filme nosso lar … os desenhos nas roupas eram fractais???
Acid vc tem algum tópico sobre fractal aí?
http://youtu.be/K-3sm9o1xYA
Esse post foi útil para me ensinar como se faz manteiga: batendo o leite.
Obrigado.
Simplesmente, incrível ! Vamos despertar, vamos sair do ciclo de reencarnações com nossa vontade ! Amor é a Lei, amor sob Vontade !
O texto do Lama, citado pelo Martyn, é a única coisa bela neste e no post anterior, incluindo os comentários. Portanto, só o texto do Lama é iluminado. Por outro lado, sua frase, para budistas, soa quase como um lugar-comum. Então… nem o Lama é iluminado.
Lendo o comentário do “Ike e os caçadores de neurônios sadios, vestindo a carapuça da ignorância consciente.” … veia na hora a imagem do avestruz com a cabeça enfiada no buraco.
O seu mundo é o buraco.
Né irmão. Aleluia irmão.
Deus te ama. Jesus te ama.
Mais R$ 100,00 ele vai te amar muito mais.
Mais R$ 1000,00 te vendo um terreno no Céu.
Mais R$ 10.000,00 tu vira Santo.
Olá Ike! ESCOTOMA=IGNORÂNCIA, e =/ de CONSCIÊNCIA Ainda não acredito que uma pessoa possa ser ignorante e consciente, ou conscientemente ser ignorante. Por mais que alguns casos até pareçam ser propositados, propósitos nem sempre são conscientes, mesmo porque a própria crença na utopia, na irrealidade, a ilusão e a fantasia… também são ignorâncias, pelo estado “cego” em que o indivíduo se encontra. Acredito que a ignorância seja a falta de conhecimento, porém de um conhecimento por experência (ou consciência), que também nada tem a ver com informações ou dados que alimentam apenas o intelecto. Ainda assim entendo o que quer… Read more »
Se for começar a picuinha entre PESSOAS (sem troca de IDÉIAS) eu paro de escrever por mais um mês.
Ike e os … blábláblá …
Lunáticos como tu, só tem um destino:
– Cone Sombrio da Lua.
Lugar de pessoas que vivem com o centro da consciência no umbigo.
Levante a cabeça.
Quem sabe tirando o foco do umbigo, vc vislumbre algo …
Anímico-Alma-Anima-Animal-Umbigo.
Muito bom esse post,principalmete quando fala da tentativa de mudar e acabar retornando ao mesmo padrão de antes,por que mudança não foi na raízes do problema,foi apenas superficial.
Eu gosto muito dos seus posts sobre budismo! São claros e não inferem coisas que não estão no Dharma. Primeiro eu queria comentar que devemos ter cuidado ao dizer “o mundo opera é a linguagem da energia”, apesar de serem as próprias palavras do lama Padma Santen. Energia tem uma definição clara (mensurável) na Física e essa palavra é empregada na citação por falta de outra melhor, não devendo ser interpretada ao pé da letra. Aqui ela quer dizer potencialidade de transformação e por isso tem um paralelo com a Física. Eu interpreto como um fluxo de padrões que conecta… Read more »
Cliquei no link que o Martyn deixou ali no seu comentário e me fez lembrar de um filme que fala justamente do mesmo: Contra o tempo com o ator Jake Gilenhal achei muito bacana e recomendo a todos.
E belissimo post Acid e Paula, com certeza valeu a espera.
Abraços!
Assisti “Contra o Tempo” recentemente; universos paralelos e tals…o enredo é muito parecido com o do filme “Deja Vu” com o Denzel Washington, quase um plágio.
Róliúdi anda sem criatividade há tempos e contra o tempo.
mto bom, mas eu sempre sinto como se tivesse que subir uns 10 pontos de QI pra poder entender tudo que esta nos textos do SDM….
4º Princípio Hermético: Polaridade.
Avydia >>> Vydia
Ignorância >>> Conhecimento
Os opostos são idênticos em natureza (essência) mas diferentes em graus.
Vc só sabe o que é o BEM porque existe o MAL, e só sabe o que é o MAL porque existe o BEM.
Os dois são faces da mesma moeda.
Moeda = “Deus(es)”.
Os opostos são complementares.
Para compreender a “Manifestação” a partir do “Imanifestado”; os princípios herméticos são de grande valor.
Formam a base pra tudo.
Assim como a Tetraktys Pitagórica.
Excelente!
Trinta e muitos 😛
a única escolha q existe é está desperto ou não.
“Muito bom, mas eu sempre sinto como se tivesse que subir uns 10 pontos de QI pra poder entender tudo que esta nos textos do SDM…”(2)
Copiando a Gabi.
Oi Acid, desculpa, mas a minha pergunta nao tem nada a ver com o texto (apesar de ser muito bom). Gostaria de saber quantos anos vc tem?
“Existem dois tipos de ignorância: uma básica e outra secundária.” Particularmente acredito que a única ignorância que existe é a inconsciência, a falta de compreensão da verdade, não tinha ouvido falar que haveria um tipo de consciência ignorante… achei curioso isso. O que poderia haver seriam níveis diferentes de consciência/ inconsciência, níveis mais ou menos limitados, etc… a ignorância é o fato de desconhecer. Consciência é um estado de iluminação, de percepção com sentidos físicos e internos da realidade, da verdade latente, excluindo-se qualquer conceito que exista sobre o fato, já que conceito difere de verdade. Um assassino que reage… Read more »
“O Buda ensinou também os meios de produzir felicidade nas relações humanas: casamento, namoro, filhos, trabalho, estudo. Em primeiro lugar, ao invés de pensar “o que vou obter do outro?”, pensar “o que posso oferecer?”. Alegrar-se em oferecer! Se estamos na dependência do comportamento do outro para obter felicidade, eventualmente pode até funcionar, mas quando surgir a impermanência e o outro flutuar, entramos em crise. O Dalai Lama sempre brinca, “que tipo de amor é o de vocês, aquele que só existe se o outro sorrir?”. Esse tipo de amor está baseado em quanto estamos recebendo e, por isso, é… Read more »
Jesus foi uma “veste” de Buddha.
Buddha é o Futuro transformado em Passado.
Buddha foi um “saque contra o futuro”.
1 Ishvara = 7 Buddhas
1 Budda = 7 Bodhisattvas
1 Bodhisattva = 7 Arhats de Fogo
1 Arhat de Fogo = 7 Adeptos
1 Adepto = 7 Discípulos
1 Discípulo = 7 Almas de Valor
Toda essa escala se baseia na expressão:
“Da Luz Única, Sete Luzes, de cada Uma
das Sete, Sete vezes Sete …”
Tulkuismo & Mônada.
Jesus não era um Buddha e sim um Bodhisattva (Um degrau abaixo).
Jesus era a manifestação cíclica da Lei.
Também conhecido como “Avatara da Era de Peixes”.
Maitreya será o Avatara da Era de Aquarius, ou seja, a nova Manifestação da Lei.
Tudo isso está diretamente relacionado com o caminho do Sol pelas 12 casas do Zodíaco.
Cada casa representa um conteúdo a ser desenvolvido pelo Avatara correspondente.
Lembrando que todos os Avataras são “Filhos” do mesmo “Pai”.
http://www.saindodamatrix.com.br/archives/scientific.htm
Muito duca, esse artigo!!
Só um detalhe: qto ao nível 3, o número de ramificações possíveis é A-B-S-U-R-D-A-M-E-N-T-E alto! Acho algo assim implausível na prática…
Geninha, não esqueça que Jesus era (é)um buda (iluminado), aquele que não precisa mais reencarnar, mas o faz por amor a humanidade.
O budismo é realmente… extraordinário! Em certas coisas os orientais dão um banho em nós ocidentais… Parabéns por essa sequência referente à ignorância, Acid. O Saindo da Matrix agora está de volta!!
Al, “Particularmente acredito que a única ignorância que existe é a inconsciência, a falta de compreensão da verdade, não tinha ouvido falar que haveria um tipo de consciência ignorante… ” É o que se chama no nosso mundo ocidental de ESCOTOMA. O esforço da mente enfastiada de si que nega peremptoriamente a verdade, a natureza das coisas tais como elas são, como se apresentam na realidade (não é à toa que hoje as pessoas cada vez mais tenham a necessidade de viver numa “2ª realidade” onde tenham o controle total da situação. O coment da Lotus no outro post sobre… Read more »
Para o ignorante vc fala em reencarnação… para o sábio vc fala de ausência de vida e de morte.
Lama Padma Santen
Que seja! Não falei do tempo, falei da importância que se foi dada. Antes e depois… Algo mudou na história, ainda que para o ocidente. 🙂 Sabe, esses dias, eu estava assistindo um programa japonês (acho) em que os participantes tinham que passar por provas. Em uma dessas provas, eles tinham que passar alguns dias no mosteiro… Eles acordavam cedo e passavam um dia inteiro de “punições” (eles consideravam assim). Em uma dessas “punições”, eles tinham que ficar horas em um rio gelado… Uma das participantes começou a chorar, chorou muito, muito mesmo, após ter xingado horrores, quando de repente… Read more »
As pessoas falam somente de Jesus; mais existiram centenas antes deles todos com a mesma importância e trabalhando com um único intuito: despertar consciências. Todos deixaram sua marca na história. Por exemplo, só na antiga Pérsia(hoje Irã), houve mais de 100 manifestações Crísticas (Zoroastrinas). Por que ninguém fala nisso. Já pensou 100 Seres com a mesma potencialidade de Jesus num único lugar. Ninguém fala de Apolônio de Tiana; era um ser igualzinho a Jesus. O Ocidente é que tem memória curta e menospreza o que veio antes dele. A divisão a.C. e d.C é coisa do Catolicismo. E o resto… Read more »
Lição de moral metafórica não funciona.
A minha figura de linguagem preferida é o paradoxo.
Vc está no planeta Terra presa num corpo físico, como todos nós.
E manifestou no físico é porque tem coisa pra resolver.
Então somos todos farinha do mesmo saco.
Somos todos fezes da mesma privada.
A hipocrisia fede.
A hipocrisia quer ficar rica.
Enquanto houver hipocrisia, não vai haver poesia.
A ignorância é uma benção para mim.
Eu amo a ignorância.
…
Lembrei o nome do programa: “Sobrevivi a um Desafio Japonês.” – Travel & Living
É um programa meio bobinho, mas é tão bom tirarmos lições de td, né?!
“Por exemplo, só na antiga Pérsia(hoje Irã), houve mais de 100 manifestações Crísticas (Zoroastrinas).
Por que ninguém fala nisso.”
Não sei. Pq?
Abraços!
Material do Apolônio de Tiana é dificil encontrar, dizem que só certas fraternidades esotéricas tem.
Cristo para os cristoes, Hiram Abiff para os maçons, Buda para os budistas, Hermes para os hermeticistas, Lao Tzu para os taoístas, Lady Gaga para as patricinhas, rs, etc.
Todos tem ensinamentos em comum.
E algumas pessoas acham que a igreja que elas frequentam é a melhor.
Tem uma igreja ai que precisa de um banho de shopping viu… saião tá tão fora di moda, pela mor…
Acid, você chegou a conhecer aquela enciclopédia ambulante chamada Adhemar Ramos? Só hoje fiquei sabendo que há uma semana atrás ele deixou o corpo. Que pena!
Não conhecia, naum. Fui procurar e achei mais uma data apocalíptica, caso 2012 falhe: 20 de março de 2013! Fiquei tão feliz!
http://youtu.be/Fby5e98JpgQ
Os mortos que enterrem os mortos.
creio que tenter mudar o mundo da forma convencional pode nos trazer muito sofrimento. Tudo o que fazemos nos cria uma expectativa por resultados e quanto maior for a coisa que fazemos, tendemos a criar uma maior expectativa. A partir dessa expectativa vem a frustração e a partir da frustração nasce o ódio contra aquilo ou aquele que impediu de realizarmos determinada tarefa. É por isso que se fala tanto em não desejar; pq o ódio é um subproduto do desejo. Todo ódio esconde um desejo como causa inicial. Sem desejo, não existe o ódio. Por exemplo: todos desejamos ser… Read more »
Voltando pro que tava falando: A última coisa que vai mudar no mundo é a sociedade. Primeiro sou eu ou você que muda e a partir dai é que o resto muda. Na verdade, quando você muda um pouco, vc já percebe que as coisas são como deveriam ser. Quando alguem erra, Deus dá um jeito dessa pessoa errar com a pessoa certa no momento certo. É como se Deus pegasse a nossa imperfeição(atual e momentânea) e usasse isso para fazer o mundo funcionar de forma perfeita. Por exemplo: Achamos que aquelas mulheres muçulmanas que andam todas cobertas são vitimas… Read more »
Krishna, Buddha, Jesus, e tantos outros são Filhos do mesmo Pai (ISHVARA).
Só muda a roupagem e a tônica a ser trabalhada.
A essência nunca muda; só muda a aparência.
Todas as doutrinas, filosofias e religiões partiram da mesma essência.
A criançada bipolar da Terra é que fode tudo.
“… Jesus: cada qual o interpreta como bem quer. Mas, só para lembrar, o tempo não se divide antes e depois de Buda, né? …” A divisão a.C. e d.C. é uma invenção ocidental, no Oriente adota-se essa contagem furada de tempo apenas para fins comerciais. A prova são as centenas de calendários existentes e adotados no Oriente que não tem nada a ver com a contagem de tempo do Ocidente. Sem falar que nem estamos em 2012. Ninguém sabe em que anos estamos. E o tempo é uma grande ilusão. Só no planeta Terra existem 24 tempos no tempo… Read more »
Essa trava é uma trova pra te entravar. Entravar com uma trova é uma trava de lascar!
Aprecio muito anagramas e trava linguas.
Muito bom esses dois textos!
Eu já imaginava o desafio que era ser consciente, mas agora ficou ainda mais claro. E a metáfora da manteiga é sensacional. Parar e refletir sobre as coisas que acontecem ao nosso redor nos abre uma nova possibilidade de não nos perdemos em meio a nossa rotina.
É um grande desafio para esse mundo globalizado 25hrs, cabe a nós não desistir mesmo assim.
Abrç Brother
Tudo de bom
End Fernandes
…
Garotão fashion, “E algumas pessoas acham que a igreja que elas frequentam é a melhor.” E qual é o problema de alguém “achar” isso??? Ou até ter certeza disso??? == BBB13, “A ignorância é uma benção para mim. Eu amo a ignorância.” Legal vc compartilhar das mesmas opiniões de todos os déspotas da História, principalmente os do longínquo século passado (e os de hoje, claro). Ou vc acha que nazismo, comunismo, fascismo, anarquismo foi feito com qual matéria-prima? O pior desse ‘uso da ignorância’ é que se PRIORIZA sempre as crianças e os jovens. Já se perguntaram como anda a… Read more »
Acid, “Se for começar a picuinha entre PESSOAS (sem troca de IDÉIAS) eu paro de escrever por mais um mês.” Isso é chantagem emocional pra esticar mais a lua-de-mel… ;¬D Mas a trollagem é um tédio mesmo (controlem seus instintos pueris, crianças da Nova Era), mas às vezes eu me divirto com a fúria anticristã de certos indívíduos pluralistas e antipreconceituosos que não podem ver um mísero cristão dar opinião sobre o que quer que seja. Pra mim é bem elucidativo esse fenômeno ocidental atual. |¬) == “Efeito Borboleta” Gostei desse filme. Tem aquele tb, ‘Efeito bumerangue’ em que os… Read more »
Sou novo aqui, afinal quem é ACID ?
Caminhar sem deixar pegadas.
Estar no mundo sem ser do mundo.
Contemplar.
Refletir.
Meditar.
Conhecimento + ação = Sabedoria.
Sabedoria + coração = Iluminação.
…
Nosso objetivo de vida:
– Transformar Avidya em Vidya.
…
Do Ilusório conduz-me ao Real;
Das Trevas à Luz;
Da Morte à Imortalidade.
A intenção, a idéia, o pensamento gera uma ação.
A ação gera o hábito.
O hábito gera o modo de vida.
E o modo de vida gera o Karma.
E o Karma acaba afetando o Caráter.
Gerando um desvio de Rota.
(Rota=Tora=Taro=Ator=Rato)
O Ator na Rota da vida encontra a Tora.
Efeito Borboleta = ações consideradas insignificantes podem gerar enormes efeitos a longo prazo.
O plantiu é livre mas a colheita e obrigatória!
Jesus: cada qual o interpreta como bem quer. Mas, só para lembrar, o tempo não se divide antes e depois de Buda, né? 🙂
Ah, eu quero um post sobre o filme “De volta pro Futuro”… Aqui não tem. BUUÁAAAA. Hoje acordei nostálgica. 🙂
Abraços!
na rota da vida a ator ou a rato que tora mulher à-toa a torá arrota: não pecareis…
na rota da vida a ator ou a rato que tora mulher à-toa a torá arrota: otário.
na rota da vida a ator ou a rato que tora mulher à-toa a torá arrota: otário, ri-se o roto do esfarrapado.
Legal o teu coment, caro Kiabo (que de verde não tem nada |¬D). Ando à refletir sobre essas coisas de desejo, ódio, ignorância, mudar, manter-se… Uma bela referência sobre o desejo (pode-se dizer apego tb??) vem de um camarada chamado Renée Girard. Sua teoria do BODE-EXPIATÓRIO esclarece muita coisa à respeito disso que tu disse. “Qdo sofremos pensamos: tem algo de errado em minha vida.” O problema é que isso só funciona em cérebros NÃO infectados pela mentalidade revolucionária; esta tende a concluir sempre que, ‘se eu sofro é porque tem algo de errado com o mundo’. ;¬) …Aí a… Read more »