A ETERNIDADE, AQUI E AGORA

A Oráculo que eu conheço é um verdadeiro liame de sabedoria. Pega os ensinamentos mais profundos e os adoça com o carinho e simplicidade de uma mãe (Igual a Oráculo do filme Matrix. Por isso dei esse apelido a ela aqui no blog). Há um mês ela me falou: “Esqueça o passado, não se preocupe com o futuro. Viva o AGORA“. Isso poderia ter saído de um livro de auto-ajuda, mas sei que tudo o que ela diz encerra um significado muito mais profundo, particular a cada pessoa, pra um dado momento da vida. Tanto que só agora, aliado a algumas experiências pessoais, ao filme Feitiço do tempo e ao livro O caminho Zen, a ficha caiu (não por cognição, que eu já tinha compreendido antes, mas por uma breve “iluminação”).

O monge Zen já não vive a “sua” vida; ele É a vida em suas possibilidades exteriores – ainda que, por outro lado, ele não seja essa vida. Cada momento tem pra ele o valor da eternidade. Ele vive totalmente na atualidade e no momento presente. Não no ontem, não no amanhã – e, por outro lado, também vive no ontem e no amanhã, na medida em que estes formam a moldura da existência humana, do transitório, do fugaz.

Eugen Herrigel; O caminho Zen

O leitor Pomegranate acrescenta:
“A Cabalá fala da verticalidade da consciência, pois D-us não está em algum lugar, mas exclusivamente neste exato instante. “D-us é o que está acontecendo“. Passado, Presente e Futuro são percepções equivocadas da mente limitada. Só neste exato instante as coisas podem acontecer, retificando o que passou e construindo o que ainda pode vir a ser. Thich Nhat Hahn, no livro Vivendo em Paz, tem um discurso que gosto muito: “Nosso verdadeiro lar está no momento presente. Viver o momento presente é um milagre. O milagre não está em caminhar sobre as águas. O milagre está em caminhar sobre a terra verdejante no momento presente, apreciar a paz e a beleza que estão AGORA ao nosso alcance”.

D-us é o que está acontecendo e a dificuldade em percebê-Lo está na dificuldade de todo ser humano em trazer a sua consciência para o aqui e o agora.

Academia de Cabalá
0 0 vote
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
6 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.