FELIZ ANIVERSÁRIO, MITRA!

Um texto da Superinteressante sobre comer ou não carne trouxe uma notinha interessante para esta época de Natal:

“As tribos nômades de cavaleiros que habitavam a Eurásia há 6.000 anos juntavam gado selvagem e o criavam nos pastos naturais. Esses pastores cultuavam um deus-touro, chamado Mitra, símbolo da força, da masculinidade, do poder. A necessidade de pastos novos a cada vez que acabava o antigo fazia deles expansionistas por natureza e, no início da era cristã, eles já tinham se espalhado da Índia, Babilônia a Portugal. Com isso, o culto a Mithra tornou-se muito popular no Império Romano. Para contê-lo, a Igreja adotou sua data sagrada, o dia de Mithra – 25 de dezembro. Estava estabelecido o Natal. Depois, no Concílio de Toledo (em 447) a Igreja publicou a primeira descrição oficial do diabo, a encarnação do mal: um ser imenso e escuro, com chifres na cabeça. Como Mitra.”

Esse texto pode insinuar que Mitra seja o próprio demônio, mas não é o caso. Mitra era um deus do bem, criador da luz (por isso mesmo era associado ao Sol), em luta permanente contra a divindade obscura do mal. Seu culto estava associado à crença na existência futura absolutamente espiritual e libertada da matéria. Protetor dos justos, agia como mediador entre a humanidade e o Ser Supremo. Ele encarnou-se para viver entre os homens e enfim morreu para que todos fossem salvos. Os persas o adoravam por influência dos babilônios, os primeiros astrólogos da antiguidade. Seu nome, de raiz indo-européia, significa: “troca”, “contrato” e “amizade” (seria daí que surgiu o costume de trocar presentes?). Era o correspondente iraniano do deus sumério Tamuz.

Os Romanos tinham a “Festa da Saturnália” em honra do deus Saturno. Este festival era celebrado entre 17 e 23 de Dezembro. Nos últimos dois dias trocavam-se presentes em honra de Saturno. Já em 25 de Dezembro acontecia a celebração do nascimento do sol invencível (Natalis Solis Invicti). Posteriormente, à medida que as tradições romanas iam sendo suplantadas pelas tradições orientais importadas, os maiores festejos realizavam-se em honra do deus Mitra, cujo nascimento se comemorava a 25 de Dezembro. O culto de Mitra – que se tornou difundido como o deus da luta e o protetor dos soldados – penetrou em Roma no 1º século a.C. A data entrou no calendário civil romano em 274, quando o Imperador Aureliano declarou aquele dia o maior feriado em Roma, comparável ao nosso Carnaval. Os adeptos do mitraísmo costumavam se reunir na noite de 24 para 25 de dezembro, a mais longa e mais fria do ano, onde ficavam fazendo oferendas e preces pela volta da luz e do calor do Sol.

Em 313 d.C. Constantino, imperador de Roma, decretou o Édito de Milão, dando liberdade de culto aos cristãos e trocando, dessa forma, a perseguição pela tolerância tão desejada. Segundo uma lenda, antes da batalha de Mexêncio, ele teve uma visão da cruz contra o sol, e uma mensagem que dizia, “com este sinal vencerás”. Constantino era adorador do deus Sol. De certa forma, o que temos hoje é justamente isso: a união de Mitra (Sol) e Jesus (Cruz) no Catolicismo.

E é provavelmente por isso que a Igreja Católica adotou Mitra como “padrinho”, já que as missas são celebradas no domingo, dia dedicado ao Sol, e aquele chapeuzinho que os papas, cardeais e bispos usam é chamado de Mitra. As “coincidências” não param por aí:

Mitra também nasceu de uma virgem; Pastores, que assistiram ao evento, foram os primeiros que o adoraram; O líder do culto Mitráico era chamado de Papa e ele governava de um “mithraeum” na Colina Vaticano, em Roma; Uma característica iconográfica proeminente no Mitraísmo era uma grande chave, necessária para destrancar os portões celestiais pelo qual se acreditava passar as almas dos defuntos; Os Mitraístas consumiam uma comida sagrada (Myazda) que era composta de pão e vinho; Assim como os cristãos, eles celebraram a morte reconciliada de um salvador que ressuscitou em um domingo; Um grande centro principal da filosofia Mitraica ficava em Tarso – Cidade natal de São Paulo – que agora é Sudeste da Turquia.

O acontecimento mais marcante da história de Mitra foi a luta simbólica contra o touro sagrado (o primeiro ser criado por Ahura Mazda) que ele derrotou e sacrificou em prol da humanidade. Todavia, como nos antigos textos persas o próprio Mitra era o touro, esse gesto adquire o dúplice significado de vitória sobre o mundo terreno e de auto-sacrifício da divindade a fim de redimir o gênero humano de seus pecados (assim como Jesus):

FELIZ ANIVERSÁRIO, MITRA!

Esse touro pastava tranquilo num prado. Mitra precipitou-se sobre o animal, tomou pelos chifres e saem ambos em desabalada carreira, até que o animal, esgotado, caiu de joelhos. Por ordem do deus supremo, que enviou o corvo, seu mensageiro, Mitra enterrou a faca no animal. Da sua medula e do seu sangue germinarão todas as plantas úteis aos mortais, de modo especial o trigo e a vinha. Os animais maléficos enviados por Ahriman, o escorpião, a serpente, a formiga etc., tentam prevenir esses felizes efeitos bebendo o sangue derramado e envenenando a fonte do poder gerador. Mas é em vão. A alma do touro, transportada ao céu, continuará a proteger a vida agrícola. Depois vem a seca e o dilúvio. Mitra, em figura de arqueiro, fere um rochedo e dele jorra água. A seca foi vencida. Prende homens e animais numa arca e estes são salvos do dilúvio. No termo de sua carreira, Mitra abandona a terra num carro de fogo conduzido pelo Sol. Após ciclos sucessivos, Mitra deverá reaparecer na terra para sacrificar, mais uma vez, o touro misterioso, cuja gordura, misturada ao suco da planta Haoma, restituirá a vida, a existência imortal, aos fiéis de Mitra. Do céu, então, cairá fogo devorador e consumirá todos os seres maus, homens e demônios, juntamente com o princípio do Mal, Ahriman (bastante figurado, mas em síntese nada diferente da simbologia cristã).

Só pra constar: Engraçado como essa coisa de trindade já estava presente muito antes de Jesus, aparecendo no Egito (Isis, Osíris e Horus) e na Suméria, com Tamuz, que é filho de Ninrod (equivalente ao deus Sol) e Semírames (Mãe/esposa, equivalente à lua). Ninrod morreu de forma violenta, mas Semiramis criou o mito da sua sobrevivência pós-morte, ao afirmar que ele passaria a existir como um ente espiritual, alegando que um grande pinheiro cresceu de um dia para o outro de um pedaço de árvore morta. Esse pinheiro era o símbolo vivo da passagem de Ninrode para outra forma de vida. Todos os anos, por ocasião do seu aniversário, o espírito de Ninrod visitava o pinheiro e deixava nele oferendas. A data do aniversário é (por acaso) 25 de dezembro.

Referência:
Quem é este Pokemon?;
Jesus, um mito;
O poder do Mito;
Aniversário de Jesus

5 1 vote
Avaliação
Subscribe
Notify of
29 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Paganus
Paganus
25 dezembro de 2020 12:21 pm

Os cristãos e demais marionetes de religiões abraâmicas são contraditorios desinformados e incoerentes. Falam tanto sobre a “verdade”, sobre o “mal” e a verdade é tudo que eles não vivem. Pra começar desconhecem o sentido original de muitas palavras. Esses festivais, eventos, deuses, símbolos , etc tão combatidos e demonizados representam uma época onde as pessoas podiam viver em paz com a natureza e consigo mesmas, e não serem escravas e robôs de religiões escravagistas construídas em cima de ignorância, hipocrisia, plágios diversos e ainda terem a cara de pau de dizer o que as pessoas devem acreditar. Viver uma… Read more »

Radical Chic
Radical Chic
25 dezembro de 2004 6:52 pm

Hummmm…. Será que o inonimado é quem eu estou pensando?

Adorei o post, mas não conheço quase nada de mitologia. Fiquei com muita vontade de pesquisar sobre isso!

Sergio
Sergio
12 janeiro de 2005 12:45 am

25 de dezembro é o dia em que se comemora o nascimento de Jesus Cristo. Se perguntássemos quando e onde Jesus nasceu, a grande maioria dos cristãos responderia prontamente que ele nasceu há cerca de dois mil anos, em Belém. Mas, em verdade, que importa o tempo, se existem inúmeras almas em cujo seio o senhor ainda não reina? Muitos corações ainda são semelhantes às hospedarias de Belém, cujas portas estão fechadas, sob alegação de estar lotadas. O Mestre da humanidade somente teve como berço uma estrebaria pobre, junto aos animais, e a companhia afetuosa dos pais humildes. Ainda hoje,… Read more »

tiza
tiza
12 janeiro de 2005 11:03 am

Parabéns .Muito apropriado e profundo este comentário sobre o nascimento de Jesus , aonde ELE realmente deve se mostrar vivo : em nossos coraçôes.

Eduardo
Eduardo
22 janeiro de 2005 2:36 am

ROUBARAM MITHRA!! É EVIDENTE QUE O CRISTIANISMO É UM “MIX” DE VÁRIAS LENDAS E ESTÓRIAS DE DEUSES, O PAPA LEO X DISSE CERTA VEZ :- O QUANTO É LUCRATIVA PARA NÓS ESSA FABULA DE CRISTO. TODOS OS EVANGELHOS FORAM RASURADOS, TEXTOS INSERIDOS, E FICA MUITO DIFICIL ACREDITAR NA BÍBLIA COMO ESCRITA PELO CRIADOR, ELE O GRANDE MATEMÁTICO DO UNIVERSO JAMAIS CHAMARIA MORCEGO DE AVE, E LÁ EM DEUTERONOMIO É EXATAMENTE ISSO QUE ACONTECE, AGORA EU ME PERGUNTO SERÁ QUE ESSES BISPOS, PASTORES E MISSIONÁRIOS DEPOIS DE TANTO “ESTUDAREM” ACREDITAM AINDA EM UM DEUS QUE ENCARNOU E FOI CRUCIFICADO PARA NOS… Read more »

tiza
tiza
22 janeiro de 2005 1:24 pm

Calma Eduardo ,NÃO CONCORDO COM NADA DO QUE DISSESTES MAS DEFENDEREI ATÉ A MORTE O TEU DIREITO DE DIZE-LO .
Mas se dica ainda estive valendo ;
pergunta,escuta,medita, aprenda ,respeita ,entenda, e se nada disso adiantar , és livre para viver sua vida como achar melhor ,de acordo com o que seja lá o que for que te seduzir e convencer e ccchiiiiii!!!! ,não fale da vida de desconhecidos seus ,”MUITAS VEZES É MELHOR QUE O NOSSO SILÊNCIO PERMITA A MUITOS , QUE NOS JULGUEM IGNORANTES ,DO QUE ABRIR A BOCA E NÃO DEIXAR NENHUMA DÚVIDA .”
E-V-I-D-Ê-N-C-I-Á-L-A.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
23 janeiro de 2005 1:43 am

Os “cristãos” levaram milhares à fogueira? hahahaha Que tal dar nome aos bois? Eduardo, não tente associar Jesus com a Igreja. Você, eu e qualquer idiota que ler com um pouco mais de atenção a história de Jesus verá que os erros da Igreja (até os atuais) não foram (nem podem ser) justificados pela doutrina cristã deixada por Jesus. Se Jesus, o maior representante de Deus na terra, disse que “não tem onde descansar a cabeça”, por que um Papa tem de ter um PAÍS só pra ele? Onde está a justificativa na doutrina de Jesus para o patrimônio acumulado… Read more »

Eduardo
Eduardo
23 janeiro de 2005 4:50 am

Amigo, está vendo como mudou o tom, de calmo e zen a “nervosinho e agitado” conheço bem voces são os mesmos que mataram milhares, esta escrito “Tudo que pedirdes em meu nome eu o farei e farei para que o pai seja justificado pelo filho” Peça em nome de Jesus para curar o próprio PAPA que todos sabemos está muito mal, respeito o ser humano a divindade JAMAIS, sabe quando vão cura-lo em nome de Jesus NUNCA- N U N C A – NEVER é tudo mentira criada pela igreja de Roma, leia mais sobre o Mitraismo e compreenda a… Read more »

Eduardo
Eduardo
23 janeiro de 2005 12:41 am

Foi exatamente com essa calma aparente que o senhor demonstra tentando ensinar que devo ter mais toleranacia e ouvir mais, que os cristãos levaram milhares de inocentes a fogueira e a morte, Jesus se tivesse esse poder todo teria feito alguma coisa, se pode fazer então seu erro foi maior ainda foi omisso e conivente, pois quem cala consente, toda doutrina que fala em Jesus é um engodo um erro, não se deixem enganar, são aprovettadores lobos me pele de cordeiro, ao menor sinal de perigo atacam e covardamente, querem crer que o messias ja veio e voltará, sabe quendo… Read more »

NIEDJA GUEDES
NIEDJA GUEDES
27 dezembro de 2020 12:28 pm
Reply to  Eduardo

Os Judeus só vão acreditar em Jesus Cristo na segunda vinda dele. Quando haverá a “Guerra do Armagedon” e Jesus Cristo vai destruir os inimigos de Israel nesta Guerra! À propósito, em Israel todos os elementos de ouro já estão guardados no Museu de Israel para serem colocados no Terceiro Templo, que já está sendo construído. Você sabia?! Tudo passa, mas a Palavras do Senhor Deus dura para sempre! Se não acredita no que narra a História Bíblica, da forma que está… Vai acreditar vendo! Por que tudo já está se cumprindo. Deus nem tarda e nem falha! Faz tudo… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
23 janeiro de 2005 6:10 am

Cara, você precisa de tratamento… algum padre lhe molestou quando pequeno? Aliás, já tomou seu Gardenal hoje?

Eduardo
Eduardo
23 janeiro de 2005 2:45 pm

Hahaha!! Chega a ser uma piada, quando voces ficam sem argumentos e sua ssita e profunda como um pires.atacam, xingam e num passado não muito recente mataram tambem , se entupam de LEXOTAM para dormir, enquanto eu sonho com os anjos RS!!

Leandra Murari
Leandra Murari
24 janeiro de 2005 12:15 am

Olá Concordo plenamente com colaborador Eduardo, se nem os Judeus os maiores interessados na vinda do Messias acreditam em Jesus é que boa coisa não é!!Uma vez conversando com um grande parapsicólogo brasileiro perguntei a ele o que achava dos pastores e crentes curando nas reuniões através do nome de Jesus, ele me disse “DEVIAM ESTAR TODOS PRESOS, POIS ESSA CURA DE DOR DE CABEÇA E CAROÇOS EU EM QUINZE MINUTOS COM TÉCNICAS DE CONVENCIMENTO CURO CERCA DE 85% DOS PRESENTES. Vejam voces a que ponto chegou a sede de poder e dinheiro dessas seitas do mal, dizem que Jesus… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
24 janeiro de 2005 1:55 am

Então que tal convencer esse “grande parapsicólogo brasileiro” a concentrar seus esforços na cura das pessoas? E a treinar mais e mais pessoas para curar as outras? Acredito que a classe médica esteja muito interessada nisso, haja visto que nestas igrejinhas há cura comprovadas de tumores e até câncer. Tenho certeza de que Jesus não se importaria que curassem as pessoas em outro nome qualquer. “Disse-lhe João: Mestre, vimos um homem que em teu nome expulsava demônios, e nós lho proibimos, porque não nos seguia. Jesus, porém, respondeu: Não lho proibais; porque ninguém há que faça milagre em meu nome… Read more »

Carlos
Carlos
11 janeiro de 2005 4:29 pm

Boa tarde… A Maçonaria nunca cultuou nehuma imagem de qualquer “bicho” ou pessoa. Esse papo de que Baphomet é cultivado na Ordem é um absurdo, como tantos outros que vemos por aí. Quando desconhecemos algo, geralmente inventamos algo para parecer extraordinário. Segundo consta, a franco Maçonaria surgiu dos antigos Templários, se difundindo com outras Ordens iniciáticas. Tanto que na atualidade, ela preserva conhecimento de todas as épocas e de vários povos. A única acusação que o Rei Filipe (O Belo) e o Papa Clemente V conseguiram contra os integrantes dos Templários, foi a do culto a Baphomet, mas nada além… Read more »

Denis
Denis
10 janeiro de 2005 3:31 pm

Olá. Achei a pg num site de busca e respeito da Misa Criolla(24/12/040, de Ariel Ramirez. Sou percussionista free lance, e no último ano de 2004 fui convidado pelo Tarancón para algumas apresentações, inclusive uam com Raíces de América. Há 10 anos me apresento com um Grupo de argentinos radicados em Curitiba – Grupo Vientosur – tb no estilo alternativo de música latino-americana. Dentre os vários shows o Vientosur contabiliza 4 apresentações da Misa Criolla, como solistas, junto com o Coral Sinfônico de São Paulo. Foram sem dúvida lindíssimas. Havendo interesse em saber mais ou até realizar este evento –… Read more »

GataLoca - RJ
GataLoca - RJ
9 janeiro de 2005 3:44 pm

Já dei meu pitaco lá nos celulares e vou “pitacar” aqui tb. 1- Mitra é o nome do chapéu do papa. 2- Baphomet tem escrito nos braços as palavras “solve” e “coagula”. Que tem a ver com o estado da matéria na hora da encarnação. Eu não sei explicar científicamente isso, mas posso “sentir” como funciona o processo. Podemos fazer um link com Omulu, o orixá da terra, vida e morte. Ele está representado no arcano XV do Tarot, onde prende, pelo pescoço, dois seres, um homem e uma mulher, que obviamente têm seus braços livres. É a representação da… Read more »

Patricia
Patricia
26 dezembro de 2004 10:37 pm

Olá a todos! Eu encontrei esse texto no Estadão on line e talvez possa agregar alguma coisa: http://www6.estadao.com.br/ext/magazine/maga36/natal2.htm Hoje à noite passou um documentário super interessante no Discovery Channel sobre os 3 reis magos. Vários pesquisadores defendem a tese de que os reis magos vinham da Babilônia e seguiam o zoroastrismo. Eles, conhecedores da astronomia e astrologia, puderam ler nas estrelas o acontecimento do nascimento do messias. De acordo com os pesquisadores que apareceram no documentário, a data provável do nascimento de Jesus teria sido 17 de abril do ano 7 A.C., pois nessa data houve um fenômeno astrológico que… Read more »

Anônimo, o inominado
Anônimo, o inominado
25 dezembro de 2004 1:05 pm

25 de dezembro é o dia em que se comemorava o solstício de inverno no hemisfério norte, ou seja, o dia em que o sol vence o inverno, e as noites começam a ser menos longas. Daí a importância da data em tantos mitos. O símbolo da trintade está presente em todas as mitologias do mundo, repetidas vezes na grega, como as Graças, as Horas e etc. Bram, Fohat e Koilon, ou Fohat, Koilon e Prakriti e tantos outros para os iogues. Sempre como um triângulo: – Um princípio único que gera uma dualidade (Tao –> yin e yang); –… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
25 dezembro de 2004 2:07 pm

Olá todos; Na pesquisa que fiz sobre Mitra e sua relação com os outros “deuses” encontrei tanta coisa desencontrada que preferi não colocar algumas sem ter certeza. Mas parece que há alguma relação de Mitra com Baal, Tamuz, Surya (Índia) e até mesmo Baphomet (mas não achei nada relacionado com Portugal). Se vocês tiverem informações mais confiáveis que as do Google por favor coloquem aqui, para que possamos expandir nossos conhecimentos de mitologia. Só não apareçam com revolta tipo: “roubaram a data de aniversário de Mitra!” ou dizer que o cristianismo é uma farsa, pois pra mim o cristianismo é… Read more »

Christiane
Christiane
25 dezembro de 2004 3:13 pm

Olá, Cid não te conheço e é a primeira vez q leio seus artigos. Estou aqui para comentar seu texto sobre Reencarnação. Não quero ser como tantas outras pessoas q passam aqui e deixam mensagens ofensivas a você. Pelo pouco q sei, Jesus pregou vários ensinamentos e um deles diz q não devemos julgar….por isso antes de te crucificar ( o q realmente não é justo ) prefiro aceitar e respeitar a sua opinião, mesmo pq se não fizesse isso estaria contra a minha categoria ( jornalista) q prega a liberdade de pensamento e expressão. Qto ao artigo , gostei… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
25 dezembro de 2004 3:44 pm

Olá Chris! Bem-vinda a esse cantinho de discussão construtiva e aprendizado mútuo. Esse assunto dos guias espirituais ainda me parece envolto numa “aura de mistério”. Pelo pouco que aprendi, eles se aproximam de nós por um laço de amizade, fraternidade, amor. Mas será que existe um desígnio Divino que mande sempre existir um guia espiritual pra cada alma encarnada?? Será que um mentor (como Emmanuel) “bate ponto” tentando orientar um cara cuja alma é tão endurecida que não ouve nada além do próprio estômago? Qual a sintonia entre eles? Qual a chance de sucesso? Seguindo a lógica das afinidades, não… Read more »

Radical Chic
Radical Chic
25 dezembro de 2004 7:22 pm

Afff… Tô parecendo analfabeta!… É inoMinado…rs

Lua Nua
Lua Nua
25 dezembro de 2004 7:26 pm

Trouxe isso pra você meu amigo: Merry Christmas

Vim te dar um abraço pelo Natal e pedir para que você pesquise e nos conte algo sobre 2005 ser o ano da Lua, não só a parte astrológica, mas também a parte espiritual sobre isso.

Um beijo

Manoel
Manoel
26 dezembro de 2004 9:39 am

Olá, Cid (é esse o nome?). Tudo bem? Seu site é excelente e útil, como já se disse, para os q tem olhos e ouvidos etc. Gosto muito de mitologia e, sempre que vc tangencia por aí, sigo atentamente. Essas referência mitológicas são muito legais, principalmente se conseguimos compreender aquilo por trás da roupagem (ou das máscaras de Deus, como diz o Joseph Campbell). Por falar em Campbell, existe o excelente ‘Tu és isso – transformando a metáfora religiosa’, falando sobre o erro de interpretar factualmente as escrituras ( de qualquer mitologia), mas este livro é específico sobre a mitologia… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
26 dezembro de 2004 4:29 pm

Oi Manoel! Cid (ou Sid) são contrações de Acid. Muito boa suas indicações. Só que eu fiquei com vontade de ver mais informações dos livros (trechos) aqui (hehehe). Adoraria fazer mais posts sobre mitologia, o diabão chifrudo, a mitologia do corno, essas coisas. Queria saber mais sobre Baphomet e porque raios ele é cultuado na Maçonaria (não deve ser pela beleza). Quanto a drogas, esse é um assunto que me irrita, nem sei porque (devo ter sido algum viciado em ópio em outra vida, sei lá). Acho uma tremenda bobagem usá-las como “expansor de consciência”, mas como o meu caminho… Read more »

Ricardo
Ricardo
27 dezembro de 2004 3:44 pm

Interessante… Isso me fez lembrar de um site (vou tentar lembrar o endereço) de um grupo religioso que usa todas estas informações, e mais um pouco, pra “provar” por a mais b que a Igreja Católica pratica magia branca e, por extensão, trabalha pra o Demo e não para Deus.
Nem precisa dizer que apenas eles seguem o “Deus verdadeiro e único” e ai de quem não lhes der ouvidos… 😈

Patricia
Patricia
27 dezembro de 2004 3:59 pm

Existe um romance histórico dividido em 7 volumes escrito por Maurice Druon (não tenho certeza se eçe é historiador) chamado “Os Reis Malditos” que inicia justamente com os últimos momentos de vida de Jacques DeMolay. O primeiro volume mostra como o Rei Filipe, o Belo juntamente com o papa Clemente V e Guilherme de Nogaret armaram contra os templários para tentarem colocar as mãos em seu tesouro. Os cofres da França estavam vazios e primeiro o Rei Filipe tentou se tornar um templário, achando que assim ele poderia ter acesso às riquesas da ordem. Como ele foi recusado, eles planejaram… Read more »

Anônimo, o inominado
Anônimo, o inominado
27 dezembro de 2004 3:02 pm

Não sei muito a respeito, mas já li que Bafomé é uma corruptela de Maomé, e a igreja católica dizia que os islamistas eram adoradores dessa entidade demoníaca e sulfurosa, durante as Cruzadas. Posteriormente, os detratores dos templários, diziam que eles “viraram a casaca” e passaram a adorar a entidade chifruda, e inventaram um monte de boatos envolvendo missas negras, orgias e etc que culminaram com a dissolução da entidade e o assassinato (na fogueira da inquisição) de seu último grão-mestre, Jacques DeMolay, um mártir. Coincidentemente a sociedade se tornara muito importante economicamente (e consequentemente politicamente)pois funcionava como um banco,… Read more »

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.