QUEM É ESTE POKEMON?

Escrito por Lázaro Freire

(Favor não passar o mouse por cima dos textos marcados em roxo até ler o fim do post)

Quem conhece esta história abaixo???

Havia um cara que, dizem, teria nascido de uma virgem. Nascido de descendentes dos reis legítimos, em um período em que seu país encontrava-se na mão de usurpadores, nem um pouco ligado às tradições religiosas ou ao bem do povo.

O nome pelo qual passou a ser conhecido no Ocidente, embora na verdade falado em outra língua, lembra o conceito grego de Christhos, ou os radicais presentes no “Espírito Crístico”

Várias profecias indicavam que este menino poderia vir a ser o Rei, embora alguns achassem que isso seria no sentido religioso, e outros, no sentido político.

As pessoas esperavam um salvador. Este seria uma encarnação do segundo aspecto de Deus, que é um só, mas se divide em três.

O rei usurpador, de família ilegítima, mandou MATAR todos os primogênitos, forçando os pais do salvador que fugissem com ele.

Foi criado de forma aparentemente humilde, mas dava mostras de sua sabedoria. Deixava escapar também traços de erudição que indicavam educação primorosa (talvez patrocinada pelos que apoiavam a família real que tenta voltar ao trono).

Após uma infância pouco documentada, deu algumas mostras de seu poder na adolescência.

Após mais algum tempo, em idade adulta jovem, se revelou como presença divina. Sua presença coincide com uma época de grandes conflitos. Durante esta fase de ocupação de suas terras e tentativas de revolução, faz questão de deixar claro que precisamos separar o que é de Deus, notando que o impermanente não é deste mundo.

Quebra paradigmas, ensina morais estranhas, faz questão que cada um cumpra o que é seu papel. Ensina, literalmente, que ELE é o CAMINHO até o Pai. Que é necessário fazer os trabalhos, mas que podemos ofertar a Ele, nos unirmos a ele, que é Caminho, que é Verdade. Não porque ele seja egóico, mas porque ele está ligado com o Criador. E é difícil para nós nos ligarmos com o intangível, mas dá para nos ligarmos com um salvador conhecido. Como ele é ligado a Deus, nos ligando a ele pegamos “carona”…

Acaba sendo morto ainda jovem, de forma trágica, pouco depois de sua revelação como Presença Divina.

Não escreve nada, mas alguns registram parte da sua vida, especialmente as próximas da morte, onde despeja toda a sua sabedoria. Os trechos registrados são pequenos, mas capazes de mudar nossa noção religiosa de causa e conseqüência, trazendo nova luz sobre a natureza do espírito, e sua sobrevivência ao corpo.

Os poucos capítulos sobre sua vida em presença divina são inseridos, como parte das escrituras sagradas, e são traduzidos para praticamente todas as línguas do mundo. O livro com a vida do Deus Vivo é mais popular e citado, individualmente, do que a própria obra religiosa maior que o contém.

Antes de morrer, deixa claro que irá voltar, no futuro. Fazem religião em seu nome, mas ele mesmo nunca foi adepto destes preceitos religiosos, até porque nunca fundou religião alguma, nunca foi moralista, nunca foi de trocar sabedoria por rituais, e não podia frequentar o que só fizeram depois dele.


Conhecem esta história? Vocês não são os únicos. Os que fizeram o mito ecumênico de “Jesus Cristo”, unindo elementos do mitraísmo, judaísmo, paganismo, culto ao sol e filosofia moralista grega também conheciam. Porque esta é a história de Krishna, que viveu em 3.000 a.C., na Índia.

QUEM É ESTE POKEMON?
krishna cristo mae
A mãe de Krishna e a mãe de Jesus
krishna cristo lavapes
Certa vez, para dar uma lição de humildade, Krishna lavou os pés de um Brahmin chamado Sudhama…

bandeira da espanha Ler em espanhol (por Teresa)

Referência:
Site mostrando que algumas comparações feitas por aí são forçadas ou errôneas (em inglês);
Jesus, um mito;
O poder do Mito;
Feliz aniversário, Mitra!;
Aniversário de Jesus

5 3 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
78 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Anônimo
Anônimo
16 setembro de 2013 11:40 pm

Pelo visto eu só enxergo dois entendimentos. Mas que confirma uma frase que li, o tempo apaga a memória da humanidade e voltamos a cometer os mesmos erros do passado! ou a humanidade é limitada e cíclica e se repete por padrões ou eles são as reencarnações do filho de Deus e eles veem aqui de tempos em tempos ter que relembrar seus ensinamentos pois como péssimos alunos que a humanidade é, sempre se esquece da lição e tem que repeti-la! Até que estejam preparados para o próximo nível Então se ele disse que voltaria, é porque ele sabia que… Read more »

Anônimo
Anônimo
13 setembro de 2007 9:57 am

A PIOR COMPARAÇÃO QUE JÁ PERSENCIEI, E NÃO SEI SE FOI FEITA AQUI, FOI COMPARAR JESUS COM BACO. ATENÇÃO: UMA VEZ PRESENCIEI OUTRA AFRONTA À RAZÃO. fIZERAM COMPARAÇÕES DE JESUS COM DIVERSOS OUTROS DEUSES, SANTOS ETC, E PUSERAM LINKS DO WIKIPÉDIA – EM INGLÊS – PARA SE CONFIRMAR O QUE FIO DITO. QUAL NÃO FOI A SURPRESA QUE EU TIVE AO VISITAR TAIS LINKS E – ADVINHEM – NADA SE SUSTENTAVA – OS LINKS SEQUER CITAVAM O QUE SE DIZIA DE SEMELHANTE NA HISTÓRIA DESSES SERES!!!! POR ISSO, MUITO CUIDADO. VOLTAREI, MAIS TARDE, – EM CASA, COM MATERIAL EM MAÕS… Read more »

Anônimo
Anônimo
13 setembro de 2007 9:53 am

NOTA: KRISHNA FOI O OITAVO OU SÉTIMO FILHO, SE NÃO ME FALHA A MEMÓRIA.

SABEM QUAL ERA A COR DE KRISHNA? COM CERTEZA TAVA MAIS PARA DESENHO ANIMADO DO QUE PARA HUMANO.

Anônimo
Anônimo
13 setembro de 2007 9:49 am

Krishna Nasceu de UMA VIRGEM!

O QUÊ? A MÃE DELE FEZ RECONSTRUÇÃO DO HÍMEM SAGRADO?

SÓ ISSO JOGA A CREDIBILIDADE DESTE TEXTO NO LIXO.

MAS, SEMELHANÇAS … JESUS PREGOU A PAZ, KRISHNA PREGOU A AYURUNA (AJURUNA – SEI LÁ) FIZESSE GUERRA, CONTRA SUA VONTADE!

ESSE TEXTO É VELHO, E TÃO REBATIDO!!!

Coringa
Coringa
13 setembro de 2007 3:41 am

“NAPOLEÃO: Monsieur Laplace! Eu li com grande interesse seu Tratado de Mecânica Celeste – todos os cinco volumes – mas em nenhuma parte eu encontrei qualquer menção de Deus.

LAPLACE: Majestade, eu não tive nenhuma necessidade dessa hipótese.”

Coringa
Coringa
13 setembro de 2007 3:38 am

“Controlar o passado ajuda a dominar o presente, a legitimar tanto as dominações como as rebeldias. Ora, são os poderosos dominantes Estados, Igrejas, partidos políticos ou interesses privados – que possuem e financiam veículos de comunicação e aparelhos de reprodução, livros escolares e histórias em quadrinhos, filmes e programas de televisão. Cada vez mais entregam a cada um e a todos um passado uniforme. E surge a revolta entre aqueles cuja história é “proibida”.”

Fonte-
Livro: A manipulação da História no Ensino e nos meios de comunicação
Autor: Marc Ferro

Coringa
Coringa
13 setembro de 2007 3:36 am

Jesus era a Luz do Mundo. Hórus era a Luz do Mundo. Jesus afirmou ser o Caminho, a Verdade e a Vida. Hórus disse ser o Caminho, a Verdade e a Vida. Jesus nasceu em Belém, o lugar do pão. Hórus nasceu em Annu, o lugar do pão. Jesus era o Bom Pastor. Hórus era o Bom Pastor. Sete pescadores embarcaram com Jesus. Sete pescadores embarcaram com Hórus. Jesus era o cordeiro. Hórus era o cordeiro. Jesus foi identificado com a cruz. Hórus foi identificado com a cruz. Jesus foi batizado aos 30 anos. Hórus foi batizado aos 30 anos.… Read more »

Coringa
Coringa
13 setembro de 2007 3:14 am

off topic

Depois de meditar profundamente sobre a (ótima!)informação postada pelo Caesar, cheguei à seguinte conclusão:

Pô, as virgens de antigamente eram terríveis, hein? 😯

😆

Rê
13 setembro de 2007 12:02 am

tb tô deveras chocada… na verdade, tô P R E T É R I T A!!! — firewall ativado — pessoas q participam, se vcs soubessem como eu sou feliz por ter estado c/ a Amma, por ter conhecido e participado da filosofia espírita, por ter lido “Jesus viveu na Índia”, por ter Maria como minha mãe, por amar Jesus… minhas “ilusões” me alimentam e me alegram. ser incrédulo deve ser tão triste… e assim vou, eu e minha Poliana interna (será um encosto?) pela estrada afora, feliz a cantar. vivendo, ora retendo, ora abstraindo. paz e luz (e mta… Read more »

Marcelo
Marcelo
12 setembro de 2007 11:45 pm

valeu Lazaro!!
vou ler sim.
abraco

MoonChild
MoonChild
12 setembro de 2007 9:57 pm

Só um comentário meio leviano… se alguém inventou a história de Jesus, este alguém seria pelo menos tão bom quanto ele mesmo ? Afinal, falar que ele transformava água em vinho é um coisa, agora, criar a moral mais perfeita que o mundo já viu…

Por isso que concordo com Kardec: a divindade de Jesus não é comprovada por seus milagres e sim por sua moral.

Lázaro Freire
Lázaro Freire
12 setembro de 2007 7:34 pm

Oi, Marcelo. Tem muitas visões minhas em http://www.voadores.com.br/lazaro. Recomendo os novos textos sobre Desconstrução 1. Tudo é mito, mas… 2. O que importa é… 3. Reintegrando Deus Dou também um curso sobre Jesus Histórico, fica difícil resumir em um tópico. Mas você pode ver a apostila (auxiliar) dele em 200.213.68.204/laz/Jesus/JesusHistorico.pps Na última edição que fiz dele, em Sampa, o Zé Rodrix participou: arquivos.voadores.com.br/Jesus Mas acho que a minha principal posição espiritualista, deixei registrado no meu artigo de capa (Código da Vinci) para a Revista Cristã de Espiritismo. A entrevista está em meu site, veja minha coluna. Mas não tenho aqui… Read more »

Marcelo
Marcelo
12 setembro de 2007 7:16 pm

Lazaro, o que vc pensa sobre isso tudo?

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
12 setembro de 2007 7:15 pm

Nem vou entrar no mérito de quem ou o que alterou (adaptou) a história de Jesus para coincidir com os mitos de outrora. Se soubéssemos isso de boa fonte, com certeza haveria uma história “oficial” do cristianismo, e não tantos livros, cada um contando sua “grande revelação que vai demolir a Igreja”. O que temos são suposições, baseadas em estudos históricos, fragmentos de textos, costumes, etc.

Vou me concentrar nos próximos posts no poder do MITO.

Lázaro Freire
Lázaro Freire
12 setembro de 2007 7:11 pm

“Esse mito de Cristo prestou-nos bons serviços” (Papa Leão X, séc XIV)

Ou, como disse outro papa (depois trago a referência), ao saber destes fatos: “Satanás é um inimigo astuto, e certamente viajou no tempo para colocar essas provas falsas contra nosso senhor Jesus Cristo”…

Fecho com as palavras do “primo” Zé Rodrix: “Não sei qual o milagre maior: multiplicar pães, subir aos céus, transformar água em vinho, nascer de virgem… ou acreditarem literalmente nisso 2000 anos depois”

Lázaro Freire
Lázaro Freire
12 setembro de 2007 7:09 pm

Em complemento: A ERA DA PARTENOGÊNESE… MITOLÓGICA! Gautama Buda – nascido de uma virgem por volta de 600 aC. Dionysius – Deus grego (Baco), nascido de uma virgem em um estábulo, transformava a água em vinho. Quirinus – Um antigo salvador romano, nascido de uma virgem. Attis – Nascido da virgem Nama, na Frígia, por volta de 300 aC. Indra – nascido de uma virgem, no Tibet, por volta de 700 aC Adônis – Deus babilônico, nascido da virgem Ishtar. Krishna – Deidade hindu, nascido da virgem Devaki, por volta de 1200 aC. Zoroastro – Nascido de uma virgem entre… Read more »

Marcelo
Marcelo
12 setembro de 2007 7:07 pm

1.quem inventou e qnd foi inventado o mito sobre jesus? Na epoca de Constantino? Pq os judeus não reagiram a esta farsa toda? 2.pq a propria igreja nao conhece mtos dos significados dos ensinamentos, evangelho de tomé por exemplo, e varios trechos canonicos? Não foi quem criou a igreja que escreveu os textos? minha opniao eh que eh possivel que com poucas informacoes deixadas sobre jesus, Constantino fez com que fossem escritas historias para formar uma versão mais “solida” sobre jesus. dai as semelhaças em varios pontos. agora creio de devemos pensar para os dois lados. nem sermos jesus freaks… Read more »

Anjo da PAZ
Anjo da PAZ
12 setembro de 2007 6:11 pm

Quisera eu que dispensassem mais interesse, mais fé às leituras evangélicas. Desprezam, porém, esse livro, consideram-no repositório de palavras ocas, uma carta fechada; deixam no esquecimento esse código admirável. Vossos males provêm todos do abandono voluntário a que votais esse resumo das leis divinas. Lede-lhe as páginas cintilantes do devotamento de Jesus, e meditai-as.

eu não acredito em duendes
eu não acredito em duendes
13 setembro de 2007 10:21 am

Srs. Lázaro e Olim, não costumo ler os phds psico-espíritas, mas gosto de dar uma olhada na SciAm todo mês, e tenho uma triste notícia para vcs: o caminho para a identificação concreta da localização e mecanismos de formação da inteligência e do inconsciente já não é mais só um devaneio.

Transformada a “alma” em 0 e 1, que saída terão os espíritas?
Bem, demora ainda para sabermos de quantos “cliques neurais” se faz um indivídou. Quando soubermos, bye bye espiritismo.

Olim
Olim
13 setembro de 2007 11:11 am

Sr, ou Sra, eu não acredito em duendes: Tudo bem, reduzem(ou ampliam) a alma ao 0 ou 1: será que mesmo assim vc se conhece por si mesmo, de fato, e não pelo o que a SciAm, espíritas, cristão, budistas, gurus, líderes… tentam te mostrar, comprovar, inventar, etc.? Ou será que vc vai continuar, a cada mês, esperando ansiosamente na sua caixa postal, ou comprar na banca da esquina, algo que possa te dar uma noção mais precisa e segura de quem seja vc? Não estou preocupado com a derrocada do Espiritismo, do Cristianismo, do Budismo ou seja o que… Read more »

Lázaro Freire
Lázaro Freire
13 setembro de 2007 12:55 pm

Oi, Duende. Você disse: > gosto de dar uma olhada na SciAm todo mês Eu vejo a Viver Mente & Cérebro, mesma editora e intenção. Publicou recentemente uma desconstrução do divino e da intuição. > o caminho para a identificação concreta da localização e mecanismos de formação da inteligência e do inconsciente já não é mais só um devaneio. Isso não é uma triste notícia para ninguém. Quem acredita na existência da molécula não desacredita na existência de átomos. Hólons são camadas sucessivas de organização. Certamente, havendo ou não uma “mente”, ela precisa passar pelo hardware mental. Havendo ou não… Read more »

Anônimo
Anônimo
22 maio de 2013 2:15 pm

Post esclarecedor!!!

Alexandre
Alexandre
10 junho de 2015 11:31 am

Obrigado por seus textos. Você é um ótimo guia. Me sinto cada vez mais próximo e mais longe ao mesmo tempo !

Solius
Solius
29 junho de 2009 8:03 pm

“Eu acho que acreditar nessas coisas é sinal de burrice.”

Sinais de burrice dá quem não estuda. 😉

Solius
Solius
29 junho de 2009 8:01 pm

“Esse mito de Cristo prestou-nos bons serviços” (Papa Leão X, séc XIV)

A ausência de referências em todas as cópias desta citação que vi até hoje, só me leva a crer que esta frase não passa de mais uma das tantas invencionices.

Anônimo
Anônimo
12 maio de 2009 11:07 am

bom o da pra perceber e que as historias sao as mesmas mais so mudaram os deuses pq a cultura e diferente . ai fica a pergunta qual deus existiu realmente ?

Frederico
Frederico
15 maio de 2009 2:55 pm

Isso tudo é uma grande merda. De onde que as pessoas tiraram que tem que ter alguém superior? Eu acho que acreditar nessas coisas é sinal de burrice. Quando se é pequeno as pessoas colocam medo dizendo que tem bicho papão, fantasmas, etc. E quando já estamos maiores e percebemos que isso não isso existe, vem a religião para amedontrar as pessoas. Que diferença tem entre um religiso(Padre, Pastor,etc) e o Maluf? Os dois promentem coisas que tem certeza que não podem cumprir e enganam a todos e o pior de tudo é que os dois se dão bem. Eu… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
21 março de 2008 11:31 am

Eu teria de ter uma boa editora que licenciasse trechos de diversos livros, um bom advogado pra evitar processos, e muita paciencia e tempo livre pra compilar tudo. O blog é quase todo baseado no trabalho de outros, como esse post.

kallikrates
kallikrates
21 março de 2008 10:06 am

Oi, você já pensou em juntar todo o site e fazer dele um livro? É muita coisa pra imprimir!

Belmont
Belmont
29 setembro de 2007 10:16 pm

Os escritos e profecias do antigo testamento podem ter se espalhado pelo mundo dezenas de séculos antes de Cristo. Prova disso é que os reis magos visitaram Jesus baseados numa profecia de Daniel que anunciava a data ( que não foi 25 de dezembro) para o nascimento do filho de Deus.
Na verdade creio em Jesus como o filho de Deus e que predestinou o caminho para a salvação. Em nada perdemos se os ensinos de Krishna, Buda, Maomé e outros ditos avatares falam de amor ao próximo, perdão e esperança de uma vida restaurada.

Láz
Láz
18 setembro de 2007 6:39 pm

Nada contra religião, a verdadeira, o religare. Em geral, independe de igrejas, que muitas vezes o atrapalham. Tudo contra a religião moralista ocidental, a moral judaico-cristã – embora ela e seus recalques me rendam bastante dinheiro como psicanalista. Não tenho críticas particulares a ela, creio que Nietzche e alguns outros filósofos já tenham feito bem. Comece a leitura por O Anti-Cristo. É curioso que o artigo deste meu post não é nenhum segredo. Os próprios papas já o admitiram, está em inúmeros livros dos últimos 100 anos (surgem e são abafados, combatidos por religiosos, depois esquecidos). Até mesmo filmes de… Read more »

UI
UI
15 setembro de 2007 6:59 pm

Valeu, acid! Eu fiquei meio noiado! Se tivese eu mandava a cra piscando o olho da conspiração! Valou (falou mais valeu, liberdade de expressão, lembra?)

Joao Bosco
Joao Bosco
14 setembro de 2007 8:41 pm

Meu amigo…

Voce tem uma criatividade fora do normal.
Uma capacidade de leitura sem igual.
Gosto pela pesquisa fora do comum…
Cara…voce não é daqui…

Mas me diz uma coisa: Qual a tua revolta pela religião???

Por Deus? Pelos deuses???
Pela vida?? Por voce mesmo???

Reflita um ppouco mais..pare! Acho que voce está se expondo muito ao escrever sobre a religiosidade da maneira que escreve…
Qual o propósito?
Sim! Todos nós temos prop[ósitos naquilo que fazemos, em nossas escolhas…

Fico aqui pensando sobre voce…realmente não saí da Matrix… Não voutomar a pilula…
Deixe-me na ignorancia.

Uma pena amigo!

JB

Lázaro Freire
Lázaro Freire
14 setembro de 2007 5:51 pm

Wuming Bey,

A Viver Mente & Cérebro substituiu a Viver Psicologia. Está na editora dueto, é meio que complementar à Scientific American (Uma espécie de SciAm da mente), e aborda Psicologia, Psicanálise e, acima de tudo, Neurociências. Recomendo muito!

A VM&C é basicamente de divulgação científica. Nada vai pra lá sem embasamento. O papel das antigas publicações, um pouco mais populares, hoje é ocupado pela Psique.

Site da Viver Mente & Cérebro

Cris
Cris
14 setembro de 2007 9:43 am

Não creio q tu respondeu a esse meu comentário bobo, hehe.
Obrigada pela atenção.
Gosto muito de todos os textos do saindo da matrix.
Mas, sinceramente, (pensando sobre mim mesma) a evolução poderia ser um pouco mais rápida, não acha? Parece q estamos sempre saindo da matrix, mas nunca saímos… Neste último caso, então, poderíamos passar a ler o “saído da matrix”, hehe.
Abraços.

Lázaro Freire
Lázaro Freire
13 setembro de 2007 5:18 pm

Não estou falando de Talbot nem de nada místico. Falei de Wilber e hólons, um conceito filosófico, e não de Mente Holográfica ou Universo Autoconsciente (que é outra história, que acho que tem mais a ver com Sombras de Platão do que com campo de fé, mas não está em discussão). Certamente, o que ocorre na mente ocorre na mente, assim como tudo que está no seu computador agora está em elétrons do mesmo. O que não significa que eu esteja aí. O inconsciente tem suas funções mentais, e há décadas havia trabalhos sobre o registro complexo como facilitador dos… Read more »

eu não acredito em duendes
eu não acredito em duendes
13 setembro de 2007 3:22 pm

Desculpa, Sr. Lázaro, acho que não me fiz compreender bem. Quando falei em reduzir a mente a 0 e 1, queria dizer que qualquer coisa gravada no consciente ou no inconsciente (sensações associadas a fatos, comandos de dever ser, imagens, reações a estímulos) poderia ser traduzida por um agrupamento de moléculas nos neurônios que acarretarão determinadas ddps nas suas membranas. Isto não abre margem para comandos sobrenaturais a átomos. Já cérebro holográfico (considerado (perdão) uma das grandes “teorias doidas” da década passada pela “ciência convencional”) está na seara mística e não tenho muito a comentar. Quando um punhado considerável de… Read more »

Lázaro Freire
Lázaro Freire
13 setembro de 2007 3:09 pm

Em tempo: Não tenho a menor intenção, motivação ou interesse em converter o ceticismo de ninguém, por motivos que estão claros no Olho do Espírito. Aliás, estando há 10 anos na net e bem mais tempo nas BBS´s, acho essa campanha de céticos adentrarem espaços espiritualistas para divulgar sua crença e quase exigir provas algo “so last season…” – me parece que há muito esse conflito fake já terminou. Ele é sem sentido, já temos conceituação para entender porque não se misturam assim, sendo alvos de “ciências” diferentes. Sendo também meios e olhos observatórios diferentes, penso que deva ficar no… Read more »

Olim
Olim
12 setembro de 2007 9:49 pm

Lázaro Freire: “Enfim, transcender é incluir, e isso é impossível quando preso ao antigo. Proponho que saibamos ao menos o tamanho de nossa ignorância. Toda festa a fantasia tem um momento de retirar as máscaras, e o que proponho é que possamos retirar as nossas SE e QUANDO quisermos… E, na medida do possível, sem nos “ofendermos” com o que vermos, e sem “assustarmos” ninguém.” Tomei a liberdade de transcrever esse parágrafo final do tema Desconstrução. A citação do Leo e as tuas idéias de Desconstrução não se harmonizam com a máxima “Conhece-te a ti mesmo”? Essa profunda e interminável… Read more »

Olim
Olim
12 setembro de 2007 10:31 pm

Moonchild…

O ser Jesus, para mim é tão vivo como minha existência neste momento. Assim digo não pelas coisas fantásticas a Ele atribuídas, uma vez que o impossível, o inalcançável, o milagre são territórios que criamos para valorizar e eternizar definitivamente algo ou alguém.

Mas quando leio uma boa parte do Evangelho; quando penso em silêncio de encontro a Ele…, sinto que há algo extremamente abrangente e profundo ao mesmo tempo. Algo como se houvesse um grande espaço, não de vazio, mas de Infinita Liberdade e Amor, se é que essas palavras sejam suficientes.

Olim
Olim
12 setembro de 2007 11:29 am

Fico também deveras chocado… Em lugar das pessoas se conformarem com a essência, ficam tentando elocubrar justificações para aquilo que é óbvio; mas que a mente inquieta, raivosa, preconceituosa, cheia de julgamentos, comparativa, seletiva e etc. aceita como fato definitivo e acabado, como se o raciocínio elocubrado fosse a saída suficiente, na justa medida, se é que há uma. A reencarnação não é uma saída ou uma explicação. Ela é como o ar que respiramos, está aí para todos(em todos). Quanto à repetição de padrões, isso sim parece ser um mito. Nesta vida nada se repete, tudo é novo, cada… Read more »

eu não acredito em duendes
eu não acredito em duendes
12 setembro de 2007 10:55 am

Fico deveras chocado…
Em lugar das pessoas se conformarem com a repetição de padrões como indicativos de mitos que se repetem e vão sendo modificados, ficam tentando achar saídas em reencarnações.
É algo como… “Sim, os fatos são contundentes, mas tem de haver uma outra explicação para salvar a história de Jesus”.

Mainframe
Mainframe
12 setembro de 2007 9:52 am

Neo – Há apenas duas explicações: ou ninguém me contou, ou ninguém sabe nada. Todo mundo copia todo mundo. Muda-se um detalhe na roupa. Muda-se um detalhe nos símbolos. Faz ali uma história parecida, e assim vai. E a discussão por religião segue consumindo as pessoas no planeta. Isso porque se você tivesse nascido na Índia defenderia uma, se tivesse nascido em Roma defenderia outra. Agora eu queria ver se um de vocês tivesse nascido na Palestina ou em Israel, o que defenderiam. Então pelas minhas contas faltam 993 anos para o retorno. Para finalmente todos nós ficarmos diante de… Read more »

MoonChild
MoonChild
12 setembro de 2007 9:39 am

Alo Acid,

Parabéns pela iniciativa de não “se fechar numa casca de nóz” e continuar seguindo na busca pela verdade, sempre aberto a todas as possibilidades, com senso crítico.

Se este site virasse outro “Ceticismo (?)Aberto” eu desistia ! 🙂

Abraços e estou esperando o próximo post,

Olim
Olim
12 setembro de 2007 9:37 am

Boa montagem, não tinha percebido que se referia a Krishna, aliás nem sei bem quem foi Krishna. Se realmente foi assim as semelhanças de Cristo e Krishna são muito evidentes. E esse comentário compararativo que o Caesar pôs está legal demais, não sabia mesmo dessas similiraridades. Engraçado é que a gente -pelo menos eu- não sabe dessas particularidades, dessas “repetições” encontradas nas vidas do Avatares. E a mensagem, embora não sabendo profundamente-ou quase nada- d´Eles, deve ser também de similaridade, ou até congruência, distintas somente no aspecto do tempo… Mas tenho uma pergunta sobre uma observação que me deixou meio… Read more »

Eduardo Tomazett Martins
Eduardo Tomazett Martins
12 setembro de 2007 9:32 am

Não acho que a história de Jesus tenha sido inventada. Bom, algumas coisas sim, mas creio que o principal, que foi oq vc narrou aqui, meio que comparando com Krishna, é verdade. Dessa forma, Jesus de Nazaré pode ter sido mesmo a 9ª encarnação de Vishnu e acho que o Movimento Espírita poderia ser a 10ª, já que os entendidos do assunto falam que poderia vir como uma “onda”, ou seja, um movimento. Será?

parabéns pela publicação do texto

Caesar
Caesar
12 setembro de 2007 1:25 am

A – Nascido de uma virgem
B – Nascido em 25 de dezembro
C – Adorado por 3 reis
D – 12 discípulos
E – Fazia milagres
F – Crucificado
G – Morto por 3 dias
H – Ressuscitado

HORUS – Egito
A B C D E F G H

ATTIS – Grécia
A B F G H

KRISHNA – Índia
A E H

DIONÍSIO – Grécia
A B E H

MITRA – Pérsia
A B D E G H

JESUS
A B C D E F G H

http://www.zeitgeistmovie.com/

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
12 setembro de 2007 1:16 am

Moon, se vc ficou ressabiado com esse post, se prepare para o próximo… O “não acredito em duendes” vai ter orgasmos (parece que ele adivinhou que eu vou usar Jung), mas que ele não se anime muito pq esse blog não vai virar o “ceticismoaberto”. A proposta aqui é outra.

PS: Tirei a frase de Marx. Lázaro até tirou o último parágrafo na reformatação dele, mas eu vou deixar porque serve aos propósitos do próximo post (sim, tô fazendo suspense barato).

Anônimo
Anônimo
12 setembro de 2007 12:34 am

Que eu saiba, TODAS as religiões, incluindo as da Índia, tiveram suas origens/fontes na SUMÉRIA. Inclusive, nas tábuas sumerianas tb existe uma história similar à do texto apresentado.

eu não acredito em duendes
eu não acredito em duendes
12 setembro de 2007 12:08 am

Pois é…
Tô vendo que esse post tá fazendo muitos Jesusófilos pensarem.
Bem, todo ateu que se preze conhece a lenda/mito/estorinha de Krishna, e a coloca no seu FAQ para troca de idéias com crentes.
E viva a história!

Sr. Matrix, como já vi que gosta de Jung, que tal fazer um belo texto sobre o “arquétipo do ser divino”… Iria gerar muita discussão, creio.

Túlio Villaça
Túlio Villaça
11 setembro de 2007 11:28 pm

Rapaz, esta é boa para os Evangélicos, que querem conquistar o mundo para Cristo! Mal sabem eles…
A sério, a história de Krishna é real ou mitológica? A de Jesus está bem no limiar, mas numa fase da História um pouco melhor documentada. A idéia das reencarnações periódicas é tentadora, mas será que esta história não estava no imaginário por outros motivos, e Jesus só veio comprí-la? Será que os hindus não confundiram o que precisavam com o que aconteceu? Só hipóteses. Abraços.

MoonChild
MoonChild
11 setembro de 2007 11:11 pm

Aliás, o triste comentário de Marx “A história só se repete como farsa” não poderia ser aplicada em sentido contrário nesse caso ? Digo, talvez (eu tenho quase certeza, só não digo certeza para não ser tendencioso), a história de Jesus é a verdadeira e “procuraram… e acharam” relação com a de Krishna… sempre tem um jeito de manipular algo… Ah, e o link para o autor “Lázaro Freire” não funciona, não tem nada lá… Eu ainda fico com Jesus… não é força do hábito não, essa história de Krishna está muuuito sem pé nem cabeça…parece que forçaram a história… Read more »

MoonChild
MoonChild
11 setembro de 2007 10:50 pm

Olá, Hummm… será que estás a dizer que a história de Jesus foi inventada ? É algo bastante controverso, se for o caso, aliás é muuuito controverso. A história pode se repetir, mas talvez não seja justamente porque Deus se releva a vários povos pelo mundo, da mesma forma ? De qualquer forma… isso em nada muda a moral de Jesus, ou muda ? No Evangelho Segundo o Espiritismo pode-se ler sobre “o que prova a divindade do espiritismo”, aonde se compara com a divindade de Jesus, é interessante notar que Kardec fala que o espiritismo tem sua divindade provada… Read more »

eu não acredito em duendes
eu não acredito em duendes
11 setembro de 2007 10:50 pm

Finalmente consegui ler um texto seu até o fim e, ainda por cima, gostar.
Parabéns! (Mas não se empolgue muito).
E eu acrescentaria que essa história vem sendo forjada, geração a geração, pela “mitológico-memética”, por mais de 10.000 anos.

wuming bey
wuming bey
13 setembro de 2007 7:57 pm

Eu vejo a Viver Mente & Cérebro, mesma editora e intenção. Publicou recentemente uma desconstrução do divino e da intuição. ————- a viver mente & cérebro ainda existe? eu já publiquei ilustras lá, desde quando só chamava viver e era da editora segmento. legal. A editora, a Rose, era muito legal. Por sinal a Rose da Viver e o Paulo Jebali e o Guma da Melhor vc s/a, tb sa editora segmento, foram meus melhores editores de sempre. bons tempos. pena q hoje as editoras exigem q os artistas assinem o escrava isaura (cessão de direitos autorais). Ilustradores tb comem… Read more »

Anônimo
Anônimo
13 setembro de 2007 8:34 pm

não tem nenhum texto marcado em roxo, são todos azuis.
obs: não sou daltônica.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
13 setembro de 2007 8:55 pm

Antigamente era roxo. Atualmente é um azul tendendo pra roxo, ou vice-versa. Se vc olhar a cor #b9ccfb na escala cromática vai vê-la entre o roxo e o azul bebê.

Anjo da PAZ
Anjo da PAZ
12 setembro de 2007 11:31 am

Caros Irmãos, que a PAZ do SENHOR esteja sempre com todos. Perante o MESTRE AMADO devemos: Em todos os instantes, reconhecer-se na presença invisível de Jesus, que nos ampara nas obras do Bem Eterno. Aceitou-nos o Cristo de Deus desde os primórdios da Terra. Nos menores cometimentos, identificar a Vontade Superior, promovendo em toda parte a segurança e a felicidade das criaturas. Cada coração humano é uma peça de luz potencial e Jesus é o Sublime Artífice. Lembrar-se de que o Senhor trabalha por nós sem descanso. Repouso indébito, deserção do dever. Sem exclusão de hora ou local, precaver-se contra… Read more »

Janú
Janú
12 setembro de 2007 11:33 am

apenas

NÚUUU

fico mt fera
=p
esse pokemon é o azumaril??

MoonChild
MoonChild
12 setembro de 2007 11:56 am

Muito boa sua colocação, Olim

Josué
Josué
12 setembro de 2007 5:34 pm

extraído DA BHAGAVADGITA….. A Experiência Espiritual Krishna disse: 5. Tanto você como Eu já vivemos muitas vidas, posso lembrar-Me de todas; você, no entanto, não pode, ó vencedor de inimigos! 6. Mesmo sendo não nascido e Meu corpo imperecível não possa se corromper; embora Eu seja Senhor de todos os seres vivos; ainda assim Eu manifesto Minha forma original quando se faz necessário. 7. Em qualquer lugar e sempre que a verdade vacilar e a mentira dominar, Eu me manifestarei, ó descendente de Bharata. 8. Para restabelecer os princípios religiosos, para salvar os devotos e aniquilar os canalhas, Eu surjo… Read more »

Bruno H
Bruno H
12 setembro de 2007 4:39 pm

Poxa tá na cara que é uma histórinha, né gente?

Mesmo que não existisse a histórinha de Krishna anterior, poxa, já começa mal com o papo de o sujeito nascer de uma virgem… a menos que Maria fosse uma abelha ou um lagarto.

Mas, como bem colocou o Bono, não importa. As idéias de ética ali presente naquela histórinha, independem da verdade.

E, como diz aí o Lázaro, tanto faz o homem, o que vale é a idéia.

Mainframe
Mainframe
12 setembro de 2007 4:33 pm

toto. Ja que vc não quis dizer presente, passado, futuro. Vc pode agradecer por ele Não responder.

Pessoas dão dessas quando não sabem de nada. Quando não se tem a resposta. Enrola.

Como diz a música: É isso ae…

Lua
Lua
12 setembro de 2007 4:32 pm

Oi, Acid.
Obrigada por mais um texto que nos faz pensar. São tantas questões, crenças e etc. que dá pra ficar confuso realmente. Inspirada em blogs como o seu, que promovem o debate saudável, resolvi criar o meu:
http://www.respostadavida.blogspot.com
Ele está apenas começando. Gostaria de contar com sua visita e de quem mais tiver um tempinho.
Obrigada.

toto
toto
12 setembro de 2007 4:03 pm

OLIM,desculpe, mas ñ quis dizer presente,passado e futuro,e sim das repetições exatas:”dejavus”.Obrigado por responder.

GUGU
GUGU
12 setembro de 2007 3:53 pm

No meu entendimento, todos os avatares, como Jesus Buda e Krisha, viveram semelhantemente. Eles era pessoas excêntricas para suas épocas. Ao invés de seguir o sistema convencional, eles foram apenas eles mesmos. E com o exemplo que eles deram, o que eles quiseram demonstrar aos homens é que cada um deve querer ser apenas a si mesmo. Esquecer de querer seguir o que está lá fora (fazer igual aos outros) e olhar para dentro para descobrir a pergunta mais misteriosa de todas: “Quem sou eu?” Esses avatares, que mais perturbaram a sociedade, foram os avatares mais inesquecíveis. Houve outros avatares…… Read more »

Olim
Olim
12 setembro de 2007 3:29 pm

toto: Os “dejavus” ficam sempre onde é o lugar deles, na região dejavurética cortical cerebral do jegue bipolar do maiframe, onde Neo viu um gato dejavurético disfarçado de falha no sistema diferencial do cérebro ondulatório-quântico do acelerador holográfico da Universidade de Sorbonne, em parceria, lógico, com o Instituto Pasteur, os Pokemon(pois assim não fico fora do tema e o Acid não cortaria este singel comentário) e a renomada Universidade de Sobral… (hehhee) Talvez possa te responder perguntando-lhe onde estaria o presente. Serpa que ele tem algum lugar, uma localização, uma coordenada, uma exatidão…? Acho que compreendendo o presente talvez vc… Read more »

Bono
Bono
12 setembro de 2007 3:27 pm

Não importa se Jesus existiu ou não.

Olim
Olim
12 setembro de 2007 3:01 pm

“Prometo que quando eu perceber a mínima evidência de que existem almas e fantasmas, mudo de opinião e adoto a religião espírita.” Vc não precisa prometer nada, tampouco mudar de opinião porque assim vc percebeu ou os outros lhe comprovaram. Não sou espírita, nem serei adepto a alguma religião instituída, assim como adotarei com bengala um determinado conhecimento com verdade única e final. Porém toda atenção neste mundo é pouca e a mais importante é a atenção própria, individual, conjugada naturalmente com a do nosso entorno(discernimento?), dos próximos, familiares, amigos… Um outro aspecto é a vivência de cada um, a… Read more »

Lázaro Freire
Lázaro Freire
12 setembro de 2007 2:37 pm

Moonchild, a normalidade e doença já foram vistas como algo biomédico. Hoje, a psicosomática tem sua aceitação, embora ainda falte aplicação. No conhecimento de ponta, multidisciplinar, até mesmo a medicina fala hoje em uma visão biopsicosocial. E há quem defenda a necessidade de compreendermos – inclusive acadêmciamente – o quadro biopsicosócioespiritual, que é de difícil teorização, mas de facílima observação empírica. Onde quero chegar com esse dado é que hoje, mesmo nos meios acadêmicos, discute-se a conceituação de espiritualidade. E é questão de tempo termos ao menos um conceito. A meu ver, o mais adequado – e fácil de aceitar… Read more »

toto
toto
12 setembro de 2007 2:09 pm

OLIM, Se é tudo novo como ficam os “dejavus”?

MoonChild
MoonChild
12 setembro de 2007 1:47 pm

Muito bem colocado Lázaro, concordo com você. Mas me referí ao inconsciente como uma ciência, como alguns querem, capaz de explicar as causas (justamente o que você se opõe), no caso, o amigo Duende quis dizer que Kardec trocaria a causa espiritual por uma mais, digamos… psicológica.

Lázaro Freire
Lázaro Freire
12 setembro de 2007 1:03 pm

Opa! Esclarecendo melhor, em bases transpessoais: Inconsciente é mesmo uma abstração, e é exatamente assim que precisa ser. Não é uma coisa, é uma função. Ou uma interface, se preferir. Um mito. Se você acredita em espíritos, posso não vê-los. Logo, a função “espírito” para nós é algo inconsciente. Vale a voz que chega dele, não a explicação do que a causou. O anjo de Deus fala pelo inconsciente. A sombra psíquica não exclui nem o obsessor nem o diabo, é apenas uma maneira funcional de ver como eles falam a mesma coisa para você. Para usar as palavras de… Read more »

Lázaro Freire
Lázaro Freire
12 setembro de 2007 12:54 pm

Oi, Duende. Talvez você já tenha lido outros textos meus e gostado, o Acid é autorizado a usá-los e apropiar-se à vontade, uma vez que não “escrevo” com estilo, e acho mais importante a informação e a desconstrução. Em todo caso, parabéns por ter conseguido. Talvez isso indique que o que há no texto é uma idéia, e não a pessoa do autor. É que eu tenho mania de mostrar a pessoa também, ou pelo menos não escondê-la. Mas isso não muda o que de bom repasso (e, acredite, há algumas coisas) para melhor ou pior. Quanto ao estilo, se… Read more »

MoonChild
MoonChild
12 setembro de 2007 12:45 pm

Da própria WikiPedia:

“O inconsciente define um complexo psíquico (conjunto de fatos e processos psíquicos) de NATUREZA PRATICAMENTE INSONDÁVEL, misteriosa, obscura, de onde brotariam as paixões, o medo, a criatividade e a própria vida e morte”

Me admiraria muito se Kardec pensasse “nossa, que definição excelente acima – um complexo psíquico praticamente insondável, misterioso, obscuro”, vou largar tudo e seguir tão maravilhosa ciência, essa do inconsciente!

Da pra ficar inconsciente de ler tamanho absurdo, que Kardec trocaria de opinião se tivesse tido acesso as pérolas da ciência do inconsciente 😉

Abraços

MoonChild
MoonChild
12 setembro de 2007 12:40 pm

Engraçado essa história de inconsciente… parece que até hoje essa questão está mais mergulhada em dúvidas do que o próprio espiritismo de Kardec. Nem na wikipedia conseguiram definir exatamente o que seria, se é que é alguma coisa 😉

http://pt.wikipedia.org/wiki/Inconsciente

eu não acredito em duendes
eu não acredito em duendes
12 setembro de 2007 12:06 pm

Olim disse:
A reencarnação não é uma saída ou uma explicação. Ela é como o ar que respiramos, está aí para todos(em todos).

Olim, desse ar eu nunca respirei (infelizmente, ou não…).
Prometo que quando eu perceber a mínima evidência de que existem almas e fantasmas, mudo de opinião e adoto a religião espírita.
Por enquanto, vou ficando com o que parece óbvio para mim: se Kardec tivesse virado adulto depois da descoberta do incosciente, não existiria espiritismo.

Gwen
Gwen
22 setembro de 2007 5:36 pm

Faria bem ler René Guenon, Martin Lings e Fritjof Schuon (um pouquinho só deste último) para entender sobre o que os perenialistas chamam de Unidade Transcendente das Religiões. Não há cópia de religiões (estou falando das tradicionais, não as pseudo-religiões e seitas modernas). Pode ser que haja mesmo essa Unidade e seja por isso que há tantos mitos religiosos são parecidos. Creio que há “raios”, “respingos” do Verbo espalhados pelo mundo desde o início. E que O Verbo encarnou em Jesus Cristo. Creio que os poetas, mestres, artistas, religiosos, captaram desde o início esses respingos do Verbo, perceberam aquilo que… Read more »

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.