CIÊNCIA E RELIGIÃO

Acredito que há um equilíbrio entre os malefícios e os benefícios da religião (nos últimos séculos pendendo para o malefício). Religião não é importante, mas sim a religiosidade inerente a TODAS elas. Religião é pró-forma. Religiosidade é atitude de vida. Um budista não precisa sair por aí de bata laranja pra lembrá-lo dos seus deveres enquanto budista. Um crente não precisa esquentar a bíblia debaixo do braço e se envolver em discussões teológicas até pra comprar um pãozinho… Eu faço essa distinção, que na minha mente é clara, de que não precisamos de religião (rótulo), e sim de atitudes religiosas (de qualquer religião). Religião escraviza, formata a pessoa num certo dogma. Religiosidade liberta, porque não pode ser confinada a uma religião. Jesus não patenteou o lema “amai-vos uns aos outros”, isso está no cerne de várias religiões, e é convenientemente esquecido por todas. A Inquisição NUNCA teria existido se tivesse havido religiosidade na Igreja Católica da Idade das trevas (e penso eu que ela ainda continua saudosista).

Ciência sem religião é manca. Religião sem ciência é cega.

Albert Einstein

A ciência, quando tomada como religião, é tão ou mais nociva quanto as Religiões “de fato”, porque ela primeiramente nem é pra ser tomada como Verdade absoluta (tem sempre o “até que se prove o contrário”), mas muitos fazem disso o seu Dogma. Como levar a sério quando os cientistas dizem em um ano: “Café faz mal” e no outro, sob pressão da indústria dos cafeicultores, dizem que “Café faz bem”? Eu li essas notícias… Tudo baseado por amostragens, com 1.000 ou 2.000 pessoas que, se uma delas brochar ou brigar no trânsito, afeta completamente o resultado da pesquisa… Quando leio que “Vinho faz bem” e “Videogame faz mal” fica evidente que há alguma manipulação (não de resultado, mas de abordagem) baseada no preconceito, onde a Ciência não está sendo guiada por cientistas de verdade, da mesma forma que o Cristianismo não está sendo conduzido por cristãos de verdade! Mas não se pode jogar na lata do lixo nem um nem outro… precisamos sim ter discernimento, conhecimento de causa, pra ir buscar nós mesmos as respostas para o grande mistério da Vida… Até porque somos parte essencial da resposta.

A ciência é incapaz de resolver os mistérios finais da natureza, porque nós somos parte da natureza e, portanto, do mistério que tentamos resolver.

Max Planck

“Assim como a religião não conseguiu aniquilar a ciência, a ciência também não poderá aniquilar a religião, pois ambas estão fundamentadas em leis idênticas. Entre elas não existe nem separação, nem contradição. As separações e as contradições existem apenas nas mentes dos ignorantes, que não sabem como Deus criou o universo. A ciência, bem compreendida, só pode ajudar os crentes a concentrarem-se no essencial. Assim como a religião, se bem compreendida, dá à ciência a sua verdadeira dimensão. Cada uma delas tema sua própria função e, desde já, devem coexistir um religioso e um cientista em todo ser humano. Realmente, para que religião e ciência não se combatam mais entre si na sociedade, elas devem parar de se combater no ser humano, pois é exatamente aí que se produzem os maiores desastres. Quando um homem de fé se opõe a um homem da ciência, ou vice-versa, cada um deles pensa que está atacando um adversário externo a ele. Nada disso, está atacando a ele mesmo!”

Omraam Mikhaël Aïvanhov
aivanhov banner
Aïvanhov

A ciência nos afasta de Deus, mas a ciência pura nos aproxima de um Criador.

Albert Einstein

A Ciência cuida do Homem, enquanto a Religião cuida da Alma… Só que não dá pra separar a Alma do Homem, e a Filosofia deveria fazer essa ponte de forma “oficial”. Só que ela se tornou por demais acadêmica, e Platão é estudado apenas como uma mera curiosidade epistemológica do pensamento humano… Ironicamente Sócrates, o pai da dialética, foi alçado à condição de “fundamento da filosofia” e seus estudantes não fazem mais do que balançar a cabeça, em concordância com suas teorias e ensinos. É por isso que gosto do filme The Matrix: pegou a idéia de Sócrates e expandiu-a, revestiu-a de novos conceitos, novos questionamentos, trouxe-a para as massas novamente (como Sócrates gostava de fazer) e nos fez questionar, nem que seja por um segundo: o que é “real”?

O mundo que habitamos está invertido em relação ao mundo onde a alma se eleva.

Livro dos mistérios cabalísticos

Esse post é resultado direto de um bate-papo mental com meu “EU”, que chamo de Grilo Falante. Há meses que não o “acessava”, e calhou de ser agora, enquanto preparava meu almoço. Para a Ciência Médica eu sou um Esquizofrênico. Para a Psicologia eu acessei meu ID, ou o Inconsciente Coletivo da humanidade; Para a Teosofia eu acessei meus corpos mais sutis; Para os crentes eu estou endemoniado ou então falei com o Espírito Santo (a depender do que eles achem da mensagem); Para a Filosofia eu falei com um daemon (gênio bom), enquanto para o Espiritismo posso ter me comunicado telepaticamente com algum espírito… e, no fim, a única coisa concreta é esse post (aliás, nem isso, já que são tudo dados magnéticos)… afinal, o que é “real”?

bandeira da espanha Ler em espanhol (por Rosario Aguëro)

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
27 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Drica
Drica
24 janeiro de 2006 4:41 am

TP,

Puxa, que aula de história você nos deu…. adorei.
Os fatos estão aí, mas o Acid têm total razão, existe a parte dos homens e a de Deus dentro de todas as instituições religiosas….
Abraços

TP
TP
23 janeiro de 2006 6:23 pm

Quando digo que ela tem +-1600 anos é porque ela se tornou ROMANA à partir daí… e pouco ou quase nada tem com os cristãos primitivos. No demais Concordei com tudo o que dissestes. Abraço! Segue um texto muito interessante sobre a VERDADEIRA história da igreja ROMANA: “Os termos eram cristãos, mas as definições e práticas eram gnósticas ou pagãs. Esse sincretismo do puro cristianismo com as religiões ocultistas culminou com o advento de muitos grupos pseudo-cristãos e as seitas. O mais notável, é claro, foi evidenciado na ascensão da Igreja Católica Romana e do papado. Contrariamente à crença popular… Read more »

TP
TP
23 janeiro de 2006 12:02 am

Oi Drica, ninguém aqui está descutindo qual o caminho ou religião é melhor… estou apenas falando tudo o que sinto sobre uma instituição chamada Igreja Católica apóstolica Romana… não estou dizendo que ela é pior que essa ou aquela religião. Estou apenas apontando o que não suporto nela. Olá Luiz, sim eu realmente comentei com mais abrangência, gosto de escrever sobre isso =). Concordo plenamente que eu e tu e agrande maioria neste site está em busca da pura verdade. Eu sei que ela não se encontra aqui. Mas as discuções e raciocínios que esse site gera me ajuda a… Read more »

TP
TP
22 janeiro de 2006 1:59 am

Oi Luiz, tens toda a razão em não tolerar pré-conceitos. Acho que não fui muito claro. Então, já que não nos conhecemos, vou tentar expor bem detalhadamente o que eu penso sobre a Igreja Católica Apostólica Romana e o que eu quis dizer com a comparação estranha entre Lênin (agora escrito corretamente =) e o “culto ao cadáver”… Em primeiro lugar quero te dizer que também abomino os PRÉ conceitos, porem nem todos os conceitos são PRÉ concebidos. Te digo que o conceito que tenho da igreja Romana se baseia em alguns anos de estudos e não é PRÉ portanto.… Read more »

Luiz Henrique da Silva
Luiz Henrique da Silva
21 janeiro de 2006 4:37 pm

TP, Me desculpe porque eu acho que fui um pouco hipócrita, criticando suas ironias mas ao mesmo tempo fazendo algumas outras… sem rasgação de seda, é legal conversar com um cara como você, mesmo quando se discorda, porque você tem uma coisa que me parece cada vez mais rara no mundo de hoje: massa cinzenta! Mas realmente não consigo entender o preconceito absurdo que tantas pessoas como você( acredite eu conheço várias que pensam igualzinho ) tem contra a Igreja Católica. O cara( não estou me referindo especificamente à sua pessoa ) pode aceitar e até simpatizar com todo tipo… Read more »

TP
TP
20 janeiro de 2006 7:24 pm

Luiz aqui ninguém está brigando, eu posso falar por mim, sou humano cheio de ironias e defeitos. Tentando melhora-los… Não sou poeta por apelido, este é meu sobrenome, gosto de deixar claro quem sou assim como tu o deixa colocando teu nome completo. Admiro quem não tem medo de se expor e discute com hombridade. Vamos lá. Desculpe a ironia é um tremendo defeito meu. Porém eu realmente sinto nojo do culto ao cadaver. E te pergunto… onde isso vai levar? Quer dizer então que eles não morreram, estão dormindo esperando jesus voltar? Todo meu conhecimento filosófico e metafisico se… Read more »

henrique padawan
henrique padawan
23 janeiro de 2006 12:57 pm

Oi, Drica! É um prazer falar com você. As coisas que você diz só confirmam aquilo que eu já sabia: você é uma pessoa especial! E a sua principal qualidade é que você se importa. Disso é que eu sinto falta nas pessoas hoje em dia, em especial na molecada. Um bom exemplo é a Internet. Eu fico imaginando se essa ferramenta existisse há alguns anos, quando eu era adolescente, por exemplo( tenho 38 anos ). Tanta coisa me interessava, e queria saber sempre mais, mas pesquisar era tão difícil… Eu era um verdadeiro “rato de biblioteca”. Hoje temos a… Read more »

Drica
Drica
24 janeiro de 2006 4:17 am

Oi Padawan, também é um grande prazer conversar com pessoas inteligentes como você e o Poeta, pessoas que estão abertas e disposta a conversar usando a lógica; quando se usa a mente fica mais fácil expor pontos de vista e debater opiniões sem agressividade e ofensas. Difícil é conversar com pessoas extremamentes emocionais, elas já tomam aquilo como pessoal e não usam a razão…. já soltam o verbo… Também sou dessa geração, e estou nessa faixa etária, quase entrando nos “enta”. Concordo com você, os valores da nova geração estão deturpados, adormecidos embaixo do “TER”, e se esqueceram do “SER”,… Read more »

JOSEH
JOSEH
5 maio de 2006 8:01 am

Vocês são ótimos; querem o conhecimento!
Que tal irem buscar na fonte?
Vão lá, cliclem no link abaixo e descubram como!
Joseh.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
20 janeiro de 2006 5:25 pm

Você não vai encontrar a VERDADE aqui ou em qualquer outro lugar… lamento.

Espero que o Sr. Sabe-tudo possa respondê-lo algum dia.

JOSEH
JOSEH
5 maio de 2006 8:07 am

… Esse post é resultado direto de um bate-papo mental com meu “EU”, que chamo de Grilo Falante. Há meses que não o “acessava”, e calhou de ser agora, enquanto preparava meu almoço. Para a ciência médica eu sou um esquizofrênico. Para a psicologia eu acessei meu ID, ou o inconsciente coletivo da humanidade; Para a Teosofia eu acessei meus corpos mais sutis; Para os crentes eu estou endemoniado ou então falei com o espírito santo (a depender do que eles achem da mensagem); Para a filosofia eu falei com um daemon (gênio bom), enquanto para o espiritismo posso ter… Read more »

Titanico
Titanico
18 junho de 2007 2:01 pm

Manuscrito de Isaac Newton traz data do apocalipse

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1695371-EI295,00.html

Lorayne
Lorayne
8 novembro de 2008 10:42 am

Qual o papel que a ciência e a religião, dois inequívocos pilares do conhecimento humano, podem ter sobre os processos de desenvolvimento da sociedade brasileira?
Visite o site de debate sobre Ciência e Religião. http://www.cienciaereligiao.org.br

Martyn
Martyn
16 maio de 2011 9:40 pm

Em entrevista, físico Stephen Hawking diz que ‘não existe paraíso’

Cientista de 69 anos sofre de esclerose lateral amiotrófica desde os 21.

Sem medo de morrer, ele que paraíso após a morte é ‘conto de fadas’.

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/05/em-entrevista-fisico-stephen-hawking-diz-que-nao-existe-paraiso.html

na próxima ele vai ta pior…

Lázaro - Paris, 1863
Lázaro - Paris, 1863
23 janeiro de 2006 12:56 pm

Cada época é marcada, assim, com o cunho da virtude ou do vício que a tem de salvar ou perder. A virtude da vossa geração é a atividade intelectual; seu vício é a indiferença moral. Digo, apenas, atividade, porque o gênio se eleva de repente e descobre, por si só, horizontes que a multidão somente mais tarde verá, enquanto que a atividade é a reunião dos esforços de todos para atingir um fim menos brilhante, mas QUE PROVA A ELEVAÇÃO INTELECTUAL DE UMA ÉPOCA.
(…)
Bem aventurados, no entanto, os que são brandos, pois prestarão dócil ouvido aos ensinos.

Drica
Drica
23 janeiro de 2006 9:51 am

Luiz, quando me refiro que todos os caminhos nos levam a Roma, digo aos grandes sábios e iniciados do passado como Platão, Sidarta Gautama, a Jesus o Cristo, a religiões como o Budismo, Hinduísmo, Cristianismo, Judaísmo, Roza Cruzes e até mesmo a Maçonaria. A verdade velada por trás do simbolismo dessas religiões, essa sim nos leva a Deus o Todo, essa sim se você estudar os seus princípios e segredos, você vai perceber que todas têm muita similaridade, são muito iguais em seus significados, só mudam a literatura, a forma de apresentação, a roupagem como disse antes, verdade essa deixada… Read more »

Drica
Drica
23 janeiro de 2006 9:09 am

obs: quando me refiro a “religião”, me refiro sempre a
“instituição” religião, mas acredito sim na grande verdade esotérica que seus fundadores nos deixaram.

x-builder
x-builder
20 janeiro de 2006 5:45 pm

Iria adorar ver o padre quevedo demonstrando estes milagres!!!!

Inclusive acho que ele já encontrou a verdade.

Tiago Poeta
Tiago Poeta
20 janeiro de 2006 6:09 pm

Luiz esse teu comentário foi o maior culto ao cadaver que já vi.

As vezes me pergunto, o que leva a igreja e seus seguidores a ficar cultuando restos humanos… QUE NOJO!

Quer dizer então que a verdade se encontra nas reliquias e nos “milagres”?

Lening então é um santo! Está lá até hoje pra visitação, corpinho inteiro! Da um caldo!

Luiz Henrique da Silva
Luiz Henrique da Silva
20 janeiro de 2006 6:51 pm

Samir, Gostei muito da sua resposta e senti nela vibrações muito positivas, de alguém que está preocupado em auxiliar o próximo, e eu acho que isso é a melhor coisa que podemos fazer enquanto estamos vivos e saudáveis: Ajudar o próximo. muito obrigado pela força, mas o que eu quis realmente dizer e’: Nós não podemos( ou pelo menos não devemos ) acreditar em tudo que vemos, lemos ou ouvimos. Por isso é que eu insisto: A verdadeira busca tem que ser pela Verdade! Mas onde ela está? Que critérios seguir? Como devemos nos comportar ou optar diante das mais… Read more »

Luiz Henrique da Silva
Luiz Henrique da Silva
20 janeiro de 2006 5:14 pm

Tem realmente duas ou três coisas que eu gostaria muito que você me explicasse de uma vez por todas, Sr. Sabe Tudo. Primeiro: de onde exatamente você tira todas estas informações que passa para as pessoas como verdades? Quero dizer, eu também fiquei muito impressionado com o filme Matrix, mas não significa que de uma hora para a outra as cortinas do desconhecido se romperam e a Verdade Suprema se permitiu observar. Permita que humildemente me apresente: meu nome é Henrique(iniciático Jean Sun, que quer dizer vento do amor), eu tenho buscado a Verdade desde os meus 4 anos de… Read more »

Drica
Drica
22 janeiro de 2006 5:15 pm

Queridos Amigos, Não importa a religião, cada um pode endontrar o DEUS interior independente da crença, todas levam a verdade única, só que em linguagem diferente.Só existe um DEUS e uma VERDADE, e está dentro de cada ser, mas existem muitos caminhos pra se chegar a isso, sabem porque!! porque existem vários tipos de mente, ninguém é igual a ninguém. Esses Santos da igreja Católica encontraram a Luz e a verdade através da crença no Cristianismo e imacularam seu corpo físico através da fé, outros Santos através do Budismo e do Hinduísmo, mas a verdade continua sendo a mesma e… Read more »

Luiz Henrique da Silva
Luiz Henrique da Silva
22 janeiro de 2006 5:53 pm

Poeta, Cara, é impressionante. Por mais que eu admire um certo lado seu, e já tenha dado para perceber que você tem um conhecimento respeitável e não muito fácil de encontrar, e, como já disse, eu gosto de dialogar com pessas assim, sempre que encontro uma( uma ou duas vezes ao ano, quando muito ), tenho que dizer uma coisa: A sensação que eu tive do nosso diálogo, é a de que estive dando murro em ponta de faca. Porque apesar de as coisas que você disse por último terem sido muito sensatas e coerentes, você não estava falando para… Read more »

Luiz Henrique da Silva
Luiz Henrique da Silva
22 janeiro de 2006 7:01 pm

PS 2 Poeta: Esqueci de dizer que o cadáver do Lênin foi embalsamado, passou para um processo químico para não se deteriorar… Nada ver com um poder sobrenatural conservando por séculos um homem/mulher que teve uma vida santificada , inexplicavelmente. Acho que você já sabe disso, afinal… Mas eu não aguento mais esse assunto! Curioso que os outros milagres que eu mencionei como as curas maravilhosas( se acontecesse com a mãe ou o filho de qualquer pessoa então ela acharia maravilhoso também )não recveberam nenhuma comentário…

Paz a todos.

Drica
Drica
23 janeiro de 2006 6:57 am

Poeta, concordo com você, realmente a igreja Católica é muito hipócrita em muitos aspectos, e cometeu em nome de Deus muitas atrocidades em busca de poder político e financeiro. Não gosto de instituições, porque quando o homem está no comando ele sempre altera o conhecimento em benefício de si próprio. O mundo ocidental conheceu o Cristianismo e através da grande fé e devoção mistica (paixão a Deus-Cristo), mas sem o conhecimento de Deus (através da razão, do uso da mente intelectual chegamos a mente intuicional), então muitos chegaram a se iluminar através do amor, se tornando santos, é claro que… Read more »

Luiz Henrique da Silva
Luiz Henrique da Silva
23 janeiro de 2006 8:47 am

Esclarecimentos( os quais não seriam necessários se as pessoas prestassem mais atenção às palavras – banquei ou não o tio chato agora?…) 1 – Eu também não acredito e em momento algum eu disse( isso aqui tá parecendo CPI ) que são os santos que curam, ou que eu concordo com o culto aos santos. Aliás, esse é um dos motivos pelos quais eu não sou católico. 2 – Também em momento algum eu neguei os grotescos erros cometidos, as terríveis máculas do passado da Igreja Católica, pelo contrário. 3 – Particularmente não acredito em Jesus como Deus, pelo menos… Read more »

pedro longo
pedro longo
31 julho de 2012 1:11 am

fantastico, sintetizou a grande qestao de toda essa busca, seja ela cientifica ou religiosa! oque eh real, cada um tem seu ponto de vista, uns ja tem ele todo formado e pre estabelecido! outros ainda buscam por ele, de uma maneira coerente e racional! sejamos mais cientificos, sejamos mais realistas e racionais!

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.