PENSAMENTO = AÇÃO

Só ontem esculhambei mentalmente umas 6 pessoas que estavam dirigindo pessimamente bem na minha frente. Nessa hora surge uma vozinha na minha cabeça “paciência, cara. Como você quer sair daqui se você se aborrece com essa bobagem?” É o tal do grilo falante. Todo mundo tem. Só que eu vivo quebrando o pau com ele, na minha cabeça. Claro que ele tem razão. Eu poderia simplesmente botar minha sujeira pra debaixo do tapete e dizer “sim, Senhor, eu pequei” e botar duas asinhas de plástico nas costas, mas eu e ele sabemos que não adianta nada mudar de fora pra dentro, nem reprimir os pensamentos. Preferi assumir meu lado ruim e continuei xingando os barbeiros no trânsito, mas sabendo que estava fazendo algo que não condiz com o que eu pretendo SER (e não apenas “ser”). Só que o grilo é chato e paciente, e me faz analisar as coisas sob vários pontos de vista (como me lembrar desse episódio agora), e aos poucos ele vai me convencendo (confessar isso aqui no blog provavelmente vai me ajudar). Vai chegar um dia em que simplesmente o trânsito não vai me incomodar mais. Não vou estar reprimindo nada.

Uma parábola que eu gosto muito é a de dois monges budistas (Mestre e discípulo) que meditavam. Como sabem, o budismo prega o amor incondicional a todas as formas de vida, que são UMA com ele. Até mesmo uma pedra é uma vida, e uma irmã para o budista.

Enfim, eles meditavam e um mosquito picou o aluno. Ele sentiu a dor, e, instintivamente pensou em matar o inseto. Mas lembrou-se dos seus ensinamentos e se controlou. O Mestre percebeu e disse: “Vá em frente. Bata no mosquito“.

Assustado, o aluno pergunta: “Por que, Mestre?” Ao que ele responde: “Em seu pensamento, você já o fez“.

Aposto que vocês entenderam, mas vou deixar a mensagem para alguns desavisados que entrarem aqui só por causa de Matrix: Só porque você quer matar seu desafeto, não quer dizer que você deva consumar o ato. Mas, quanto mais conhecimento você tem, mais rígida deve ser a disciplina. A partir do momento que você sabe que a mente é poderoso motor de invocação energético (a criação no mundo das idéias; o primeiro passo para o VERBO) sabe que está cometendo a primeira parte da ação. Bem, agora que vocês sabem… cuidem-se. Ou, como diria Reagan: Ignorance is a bliss!

5 1 vote
Avaliação
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Felipe
Felipe
7 julho de 2006 1:31 pm

Pois é. Mesmo quando voce soca um travesseiro você está liberando no mundo energias que poderiam nem ser geradas em primeiro lugar, e alimentando e vincando a geração dessas energias com gestos físicos.

Bono
Bono
28 outubro de 2006 5:19 pm

Isso é fato! Constato diariamente, pensamento é ação! Num mundo mais sutil é claro, mas é ação. E nos afeta severamente. É possível se afetar o pensamento de outros com o própio, e isso é deveras perigoso. Da mesma forma que com um soco voce pode ferir o corpo de uma pessoa, com o pensamento voce pode ferir gravemente alguém na plano mental. E o pior, pensamentos sempre deixam resíduos. Isso é um grande problema nesse mundo onde todos estão gerando MUITO mais destruição e discórdia que paz e entendimento. Grande parte das pessoas está alimentando pensamentos de angustia, tristesa,… Read more »

karen
karen
16 fevereiro de 2007 8:36 am

Esses pensamentos….. esse grilo falante…. quem não os tem? muito bom esse texto….

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.