SEITAS E CULTOS

Essa semana assisti ao documentário Heaven’s Gate: The cult of cults, a história de uma seita / culto que ficou famoso por ter sido o maior suicídio em massa (até hoje) dos EUA. Mas o fascinante mesmo é a jornada de quase 20 anos que eles levaram enrolando seus seguidores com uma história que misturava UFOs e cristianismo com a velha história de Messianismo (no caso, os dois fundadores da Heaven’s Gate, Marshall H. Applewhite e Bonnie Nettles, que se autodenominavam Do e Si, o começo e o fim da escala musical).

SEITAS E CULTOS

Os dois se convenceram de que eram as testemunhas descritas na Bíblia na parte do Juízo Final, e até aí tudo bem. Um doido encontra outro e formam uma união. O danado é que desde 1974 eles vinham fazendo palestras e botando anúncios em jornais atraindo outras pessoas com a história de que o fim estava próximo e eles eram o caminho para a transcendência, pois o grupo deles deveria se desenvolver para atingir o nível dos extraterrestres ao rejeitar a natureza humana, e quando isso acontecesse eles iriam ser arrebatados desse planeta (no começo, com corpo e tudo). Eles chegam a mencionar que a coisa toda NÃO envolvia suicídi0, mas com o passar das décadas nada de mais acontecia. Membros do grupo chegavam e saíam e não havia nenhuma revelação, nem aparição de UFOs. Não existia proibição de sair, mas enquanto você resolvesse ficar tinha de obedecer cegamente aos líderes e deveriam abandonar completamente qualquer ligação com a família. Até que a líder Si faleceu de câncer e o sistema de crença de todos ali foi abalado, porque a promessa era a evolução do corpo para um puro, sem doenças, que eles chamavam de “próximo nível”. Isso abalou inclusive o líder restante, Do, que começou a mudar o discurso para uma evolução não-física, ou seja, deixando para trás o “veículo” (como eles chamavam o corpo humano). Começava aí a preparação psicológica para o que viria em 1997. E o catalisador foi a passagem do cometa Hale-Bopp, pois o radialista Art Bell, um dos maiores nomes de assuntos paranormais na época, trouxe um astrônomo amador que tirou uma foto de algo difuso na cauda do cometa. Logo apareceram pessoas dizendo que era um UFO e a coisa toda se espalhou pela Internet, que estava na sua infância. Isso caiu como uma luva para o grupo Heaven’s Gate, que imaginou que era a fundadora Si voltando para recolher o grupo num disco voador. E para isso eles teriam de deixar os “veículos” aqui na Terra. O resto da história vocês podem ver no documentário ou na Wikipedia, mas o que eu quero falar mesmo é sobre como duas pessoas nada especiais, que nunca tiveram ensinamentos diferenciados pra dar em 3 décadas conseguiram mobilizar dezenas de pessoas a lhes devotar boa parte de suas vidas, e no fim 38 pessoas a seguirem num suicídi0 em massa.

Essa história do Heaven’s Gate me impressionou fortemente na época, porque além do olhar esbugalhado do líder nos vídeos que continuaram no site após a morte deles, também envolvia tema de meu interesse (UFO) e até mesmo usavam um sapato Nike do mesmo modelo que eu uso até hoje! Isso meio que serviu pra eu ficar com um pé atrás em relação a grupos esotéricos, mas o alerta serve pra qualquer grupo: o risco de virar uma seita, um culto.

Existe uma pesquisa que é das mais antigas e populares da psicologia, chamada “Experimentos de conformidade de Asch“, que mostra como o ser humano é influenciável justamente por ser uma criatura social. Peço que vejam esse vídeo até o fim:

Conformidade: experimentos clássicos de Solomon Asch

Nós queremos ser aceitos, queremos que gostem de nós, e ser parte de um grupo é um atalho para conseguir validação, aceitação. Por isso vamos junto com o grupo, mesmo não acreditando no que essas pessoas estão dizendo. E com o tempo a dúvida (se existir) dá lugar ao conformismo, a aceitação, e aí a lavagem cerebral estará completa. Esse processo mental é um prato cheio pra manipuladores de todas as formas, inclusive psicopatas que descobrem que é mais vantajoso subjugar e explorar suas vítimas por anos do que por um breve período de tempo (no caso dos serial killers).

Quem primeiro explorou isso foram as religiões. Temos casos e mais casos de extremistas religiosos, núcleos menores e mais fortemente controlados dentro das religiões, mas não parou por aí. A mesma estrutura foi aplicada em torcidas organizadas de futebol, Esoterismo, Espiritismo (os dois últimos no caso do culto à personalidade), Ufologia, Empresas e, por fim, Política. Onde quer que o ser humano se congregue vai ter alguém pensando em como tirar vantagem e dominar os outros. É como diz aquele ditado: “Todo dia sai de casa um malandro e um otário…

A formação de um controle de massa, seguindo as regras de uma seita ou culto, ficou dramaticamente conhecida na Alemanha dos anos 30 com o nazismo. Já tratei do assunto nos posts Nossos Hitlers, Conto de advertência e Fascismo Eterno (Ur-Fascismo). Acontece que ela está sendo empregada na política há mais de 10 anos – aqui no Brasil e no mundo – e estamos vendo claramente seus “frutos” (todos com o dedinho da Rússia por detrás). Estamos vivendo a cultura do ódio pelo ódio, e esses “2 minutos de ódio” são alimentados com programas diários no YouTube e numa certa emissora. Uma vez que o grupo esteja bem treinado na arte de odiar, esse ódio pode ser direcionado pra qualquer um, a qualquer hora, sem justificativa. Como um cachorro treinado que só precisa do comando do dono.

Experimento de MILGRAM sobre obediência

O poder da lavagem cerebral é tão grande que mesmo as pessoas que saíram do Heaven’s Gate antes do suicídi0 ficaram se sentindo culpadas por não terem tido coragem de “ir com eles”. Dois membros acabaram fazendo isso depois! E um, que é entrevistado pelo documentário, até hoje se culpa e se lamenta. O clima que estamos vivendo hoje não vai melhorar magicamente após as eleições. Teremos de lidar com isso por pelo menos uma geração. E não se engane: há fanáticos dos dois lados.

Infelizmente não adianta muito tentar “abrir os olhos” dessas pessoas, pois existe também o efeito psicológico do Viés de confirmação, que é a tendência de se lembrar, interpretar ou pesquisar por informações de maneira a confirmar crenças ou hipóteses iniciais. No caso do Heaven’s Gate, quando o cometa surgiu ele compraram o melhor telescópio que podiam pra olhar por eles mesmos o tal disco voador no rabo do cometa. E não viram nada! O que aconteceu? Eles devolveram o telescópio pra loja dizendo que ele não prestava! Uma característica interessante dos criadores do Heaven’s Gate é que eles não faziam nenhuma questão de manter seus seguidores através do engodo! Não, eles não forjavam aparições de UFOs, nem faziam grandes elucubrações intelectuais pra o fato de não acontecer nada do que eles esperavam por 20 anos. O resultado foi uma “depuração” onde ficaram com eles só os mais fanáticos e/ou de mente fraca. Ou solitários que só queriam um grupo pra chamar de seu. E, se você olhar direitinho os últimos 4 anos, nós assistimos a essa depuração acontecendo bem aqui no Brasil, entre nosso amigos e familiares. O que parecia para o cidadão moderado como absurdos e trapalhadas políticas de amadores acabou servindo (intencionalmente ou não) como uma depuração da base de sustentação dessa seita que, devo admitir, deu MUITO certo (contra todos os meus prognósticos, confesso). O ovo da serpente já foi chocado.

4.6 10 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Joadson
Joadson
3 novembro de 2022 7:51 am

Fiquei curioso sobre a parte que fala sobre o envolvimento da Rússia.
Até então nunca tinha ouvido ou lido sobre.

Felipe
Felipe
4 outubro de 2022 10:16 pm

Muito bom o texto Acid!
Desenvolver a própria individualidade e a arte de pensar, infelizmente, não tem sido uma prática de todos. Fanatismo e histeria me assustam em movimentos coletivos… Seja religioso, político ou esportivo e também em comportamentos em “micro” grupos, buscando aceitação.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.