DEUS ACIMA DE TODOS (?)

Reproduzo (com permissão) o texto do Pastor Osvir Guimarães Thomaz, escrito em março de 2020, durante a pandemia, e que ficou ainda mais atual neste fatídico ano de eleições:

“DEUS ACIMA DE TODOS”

Essa tem sido uma expressão que legitima alguns religiosos a entenderem que estão vivendo debaixo daquilo que foi idealizado por Deus. Vejo nessa expressão um grande equívoco e uma prova cabal da incompreensão de seguimentos religiosos que se apegam a uma mitificação de pessoas tal qual a percepção histórica das escrituras, onde se submetiam ao “ungido”. Essa expressão, no contexto atual, não passa de um grande sofisma que invadiu a mente de muitos religiosos, e digo religiosos por não perceber em suas posturas e discursos nada que se aproxime da verdadeira conversão.

Tenho chamado a atenção para o necessário entendimento sobre o que eu chamo do processo de cristianização da Igreja. A Igreja precisa urgente tornar-se cristã na prática, pois no discurso já tem abandonado em muito, uma vez que muitos se alinham ao discurso de ódio, de violência, de preconceito, de rupturas e inobservância de princípios basilares da fé cristã. Aliás, tornou-se partidária. Acredita-se que é necessário representação política, quando as escrituras sagradas registram que as portas do inferno não prevaleceriam. A Igreja de Cristo não precisa ser defendida, Ela é simplesmente de Cristo.

Sou um observador e estudioso da retórica. E por isso busco sempre fazer a análise crítica do discurso. E esse discurso de Deus acima de todos tem dado a legitimidade para um “vale tudo” aqui embaixo. Vale o ódio, vale o preconceito e vale a intolerância, pois afinal Deus está acima. A igreja tornou-se sorrateiramente sectária. Portanto, ao invés de Deus acima de todos deveríamos desejar Deus em todos. Habitando em todos. Cristo em nós, esperança da glória. Será que não está faltando Cristo em nós e não acima de nós?

Como seríamos se Ele estivesse em nós? Em nosso povo? Seríamos tolerantes, caridosos. Misericordiosos e amáveis. Seríamos plurais. Pois Ele veio para todos, brancos, pretos, pobres, ricos, liberais, conservadores… Há lugar para todos na Casa do Pai.

DEUS EM TODOS.

“Acima” aponta para fora. “Em” aponta para dentro. Um advérbio errado muda todo o sentido.

FIM


Deus acima de todos

O texto acima prova que existe dentro da comunidade Evangélica aqueles que sobrevivem no verdadeiro ensinamento cristão. Não sei se são muitos, mas enfim… soube até de um Centro Espírita aqui em Recife onde os DIRIGENTES estavam pregando que certo candidato é “um enviado de Deus”. Espiritismo, cujo lema deveria ser “a Fé raciocinada”!! Vejam só onde chegamos…

Jesus não se colocou acima de ninguém. Ironicamente, o único momento onde ele esteve literalmente no alto foi lá na cruz, com a também irônica tábua de “Rei dos judeus“. Existe em nossa memória coletiva a frase “Amar a Deus sobre todas as coisas“, mas a Verdade é que essa frase sequer existe na Bíblia! O versículo correto diz:

Amarás o Senhor teu Deus de todo o coração, de toda a alma e de todo o teu entendimento. Este é maior e o primeiro mandamento. O Segundo é semelhante a esse: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Toda a Lei e os profetas dependem destes dois mandamentos.

Mateus 22:37-30

Conseguem perceber a diferença? Não é algo de baixo pra cima, nem de cima pra baixo. O amor parte de DENTRO DE VOCÊ em direção NÃO ESPECIFICADA a Deus. E depois Jesus nos URGE a amar ao próximo da mesma maneira como amamos a nós mesmos! E isso é o exato oposto do que temos visto nessas eleições, onde a tônica é zombar, odiar, desprezar e até mesmo matar o diferente! Me pergunto COMO isso encontra acolhimento dentro da(s) casa(s) de Deus??? Um padre católico foi falar sobre a fome que destrói esse país e foi vaiado dentro da Basílica de Nossa Senhora da Aparecida! No dia dela!! Tudo porque o candidato dessas pessoas não acredita que exista fome em seu governo, assim como acredita que não exista corrupção. E todos têm de aceitar, e quem falar o contrário deve ser escorraçado! O Rei está nu e ninguém pode dizer.

Quando se coloca “Deus acima de tudo” estamos adentrando o território do fanatismo religioso. Acima do que? Das Leis? da sociedade? Do bem e do mal? Então seguindo essa lógica o fanático, que se considera um devoto de Deus, pensa “devo garantir que os Desígnios do Senhor devam ser respeitados, nem que pra isso eu dê minha Vida”. E tais desígnios, claro, são todos baseados em interpretações muito particulares e convenientes da Bíblia, assim como os grupos fanáticos do oriente médio fazem com o Islã. E imediatamente esta pessoa estará se colocando acima da Lei, da sociedade, do bem e do mal PORQUE essa pessoa é um “enviado de Deus”. Entendem?

Não estamos distantes de nos tornarmos uma Teocracia como o Afeganistão (com direito a perseguição de minorias, desprezo pelas mulheres e milícia armada). Resta saber se esse vai ser o Karma coletivo desse país, a ser decidido nas urnas.

4.4 21 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
7 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Miltin
Miltin
1 setembro de 2023 4:51 am

Amar a Deus acima de todas as coisas é o mesmo que dizer que o Eu superior deve prevalecer sobre o Ego. Ensinamento espiritual básico, eu acho, o caminho da matéria ao Espírito.
Desapegar-se de si mesmo para apegar-se ao Grande Todo.
Os fanatismos são bem o contrário, é prevalência do Ego, do sectarismo, travestido de religião.
Enfim, a sabedoria se justifica por suas obras.

AMORAIZA
AMORAIZA
31 outubro de 2022 2:10 am

Estava me lembrando de você nesses dias, da Geninha também e das discussões interessantes que tínhamos. Agora, lendo uma matéria no seu blog sobre seitas, queria comentar mas está fechado para comentários, e como eu vi uma série que tratava exatamente do assunto, vou disponibilizar aqui pra ver se você, se não viu, comparar e ver se há pertinência.
https://redecanais.cx/seduced-inside-the-nxivm-cult-dublado-lista-de-episodios_515beedc8.html

Emanuelly
Emanuelly
22 outubro de 2022 8:25 pm

As portas do inferno já estão prevalencendo.
Direito ao aborto, liberdade sexual SEM freios. Meu corpo , minhas regras… sem responsabilidade.
Acho que essa geração gosta de religião…do ” religar-se”?
Querem eh postar a nova aula de ioga….sem evoluir um milimetro.
O Twitter e o Facebook são tão tóxicos que nem o inferno quer.

NM
NM
22 outubro de 2022 10:49 pm
Reply to  Emanuelly

Os homens sempre tiveram sua liberdade sexual, detendo o poder através do controle dos bens e casando pelo dote de moças de família. O aborto acontece em muitos casos extraconjulgais, nos condomínios de classe alta, enquanto a privação desse direito a mulher a interromper uma gravidez indesejada só a mantém ESCRAVA do marido. Quem somos nós para julgar?? Cada um vai ter sua sentença no final. JESUS era contra o sistema, era a favor das causas SOCIAIS. Defendia os pobres, marginalizados, não a elite. Eu faço questão de não compactuar com pessoas do mal. Sigo a favor do SUS, ESCOLA… Read more »

Thiago Oliveira
Thiago Oliveira
2 julho de 2023 11:04 am
Reply to  NM

Você, os 17 apoiadores e demais simpatizantes desse comentário saibam, tenham a plena convicção e a certeza de que, pela Lei implacável do Carma, que também é uma fonte de aprendizado, vocês um dia também serão abortados e sentirão suas peles e órgãos queimarem como fogo como por exemplo ocorre no aborto salino quando o feto é queimado vivo. Mas isso será apenas um momento de aprendizado para nunca mais apoiarem a maior fonte de assassinato em massa da história da humanidade! Inlusive boa parte dos 44 milhões de mortos da maior causa de morte no mundo do ano de… Read more »

Geninha
Geninha
5 julho de 2023 11:17 pm

Que se existir seja implacável com você e condiga com seu julgamento. Eu por experiência posso dizer. Se um filho meu não soubesse me perdoar por algo que lhe fiz por amor, realmente não merecia a vida. Não deixa de ser meu filho pq adiei seu nascimento com três meses de gestação… Ele me ensinou o processo mais importante da minha vida. O dia que você souber o que é dor de parto e renúncia por amor, talvez seu julgamento valha de alguma coisa. Deus é mais!

Geninha.
Geninha.
12 julho de 2023 5:05 am
Reply to  Geninha

Não é o meu desejo. Foi um momento impetuoso. Deus tenha misericórdia. https://youtu.be/bpHHicEt3Rw

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.