O CORÃO E AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Pouca gente sabe, mas há no Corão várias referências a Jesus, que é considerado por eles um profeta, mas não Deus (obviamente, já que não existe o conceito de trindade pra eles):

Jesus, um profeta virtuoso: 6:85;
O nascimento: 3:45-47; 19:16-23;
mensageiro para os israelitas: 3:49-51;
não o mataram 4:157-159;
igual a Adão: 3:59;
não foi crucificado: 4:157;
nada mais que um mensageiro: 4:171; 5:75; 43:59 – 63-64;
não Deus: 5:17 – 72;
enviado com o Evangelho: 5:46;
não filho de Allah: 9:30;
mensagem e milagres: 5:19 – 30-33;
ora por uma mesa servida de alimentos: 5:114;
não ensinava falsa cultuação: 5:116-118;
os discípulos declaram-se muçulmanos: 5:111;
os seguidores têm compaixão e misericórdia: 57:27;
os discípulos como auxiliadores de Allah: 61:14;
como um sinal: 23:50; 43:61;
profetizava a Ahmad: 61:6.

Mudando de assunto, mas dentro do mesmo tópico, o que tem me incomodado mais nos últimos meses é a postura do mundo muçulmano em relação ao resto do mundo. Tantas tensões, tanto rancor, justificados ou não, o fato é que eles continuam personificando o papel de “vilões” aos olhos da mídia, quando os verdadeiros vilões agem sorrateiramente como gangsters, de forma “limpa” e discreta (e com vista grossa da ONU). Os fanáticos idiotas do Irã provocando navios dos EUA em águas internacionais, os fanáticos idiotas da Palestina jogando bombas a esmo em Israel e os fanáticos idiotas do Paquistão que forneceram um ótimo bode expiatório pra morte de Benazir Bhutto (até as pedras de lá sabem que o assassinato foi encomendado pelo serviço secreto do governo paquistanês). E como esses idiotas adoram se passar por religiosos pra justificar suas ações, todo o Islamismo (que vai pra muito além do Oriente Médio) é prejudicado…

Que fazer? Queria poder falar pra os líderes mundiais: “Caramba, será que não vêem que isso vai precisar de mais do que diplomacia? Precisamos de entendimentos não só a nível de aperto de mão, mas de comprometimento espiritual!” Se não conseguirmos falar a mesma linguagem do mundo islâmico, não teremos pontos de contato. E as atitudes desse povo são inseparáveis das atitudes espirituais. Não é como no ocidente, onde um ditador como Pinochet pode ir na missa de domingo e na segunda mandar matar centenas de pessoas num estádio de futebol. Claro, temos casos onde o presidente do Irã pode ir na mesquita num dia e no outro dizer que “Israel deveria ser eliminado do mapa“, mas na mente deles há sempre uma justificativa religiosa (verdadeira ou não) para tal, e é justamente aí que deveríamos discutir, no terreno religioso!!! Foi essa idéia que me impeliu a analisar o Corão, procurar conhecê-lo um pouco (a barreira da língua é tão impeditiva quanto procurar analisar a Torá sem conhecer hebraico) e procurar não pontos de discórdia, mas pontos de conciliação.

Assim sendo, vejamos como é a relação dos muçulmanos com os estrangeiros, baseado no Corão:

2:62 Os fiéis (do Corão), os judeus, os cristãos, e os Sabianos, enfim todos os que crêem em Deus, no Dia do Juízo Final, e praticam o bem, receberão a sua recompensa do seu Senhor e não serão presas do temor, nem se lastimarão.

29:46 “Não discutais com o Povo do Livro, senão de modo amável (com exceção dentre eles os que são injustos). Dizei: “Cremos no que nos foi revelado e no que vos foi revelado. Nosso Deus e o vosso Deus são Um e a Ele nós estamos submetidos”.

O livro Sagrado dos maometanos afirma que Deus deu o livro (o Corão) primeiramente a Moisés, e não a Maomé:

10:93-94 E concedemos aos israelitas um agradável abrigo e os agraciamos com todo o bem. Mas disputaram entre si, depois de receberem o conhecimento. Teu Senhor julgará entre eles pelas suas divergências, no Dia da Ressurreição. Porém, se você (Muhammad) está em dúvida sobre o que te temos revelado, consulta aqueles que leram o Livro antes de ti. Sem dúvida que te chegou a verdade do teu Senhor; não sejas, pois, dos que estão em dúvida.

Os versos abaixo são uma cobrança de posição dos judeus, que, em tese (ver versos acima) são vistos como irmãos (não exatamente amigos) e como tal deveriam respeitar e serem respeitados:

2:84 E de quando exigimos nosso compromisso, ordenando-vos: Não derrameis o vosso sangue, nem vos expulseis reciprocamente de vossas casas; logo o confirmastes e testemunhastes.
2:85 No entanto, vede o que fazeis: estais vos matando; expulsais das vossas casas alguns de vós, contra quem demonstrais injustiça e transgressão; e quando os fazeis prisioneiros, pedis resgate por eles, apesar de saberdes que vos era proibido bani-los. Credes, acaso, em uma parte do Livro e negais a outra? Aqueles que, dentre vós, tal cometem, não receberão, em troca, senão aviltamento, na vida terrena e, no Dia da Ressurreição, serão submetidos ao mais severo dos castigo. E Deus não está desatento em relação a tudo quanto fazeis.
2:86 São aqueles que negociaram a vida futura pela vida terrena; a esses não lhes será atenuado o castigo, nem serão socorridos.

Vê-se que, desde muito tempo já havia conflitos com os judeus, e que, pelo menos no Corão, eles se colocam como vítimas (não sei nada da história daquela época, portanto não posso emitir um parecer), mas vejo aí uma brecha para a paz, já que não há realmente uma declaração de ódio aos judeus, mas sim à “injustiça e transgressão”, coisa que nenhum povo suporta. Mas há dispositivos no próprio Corão para que se busque a paz:

49:9 E quando dois grupos de fiéis combaterem entre si, reconciliai-os, então. E se um grupo provocar outro, combatei o provocador, até que se cumpram os desígnios de Deus. Se porém, se cumprirem (os desígnios), então reconciliai-os eqüitativamente e sede equânimes, porque Deus aprecia os que agem com justiça.

49:10 Sabe que os fiéis são irmãos uns dos outros; reconciliai, pois, os vossos irmãos, e temei a Deus, para vos mostrar misericórdia.

49:11 Ó fiéis, que nenhum povo zombe do outro; é possível que (os escarnecidos) sejam melhores do que eles (os escarnecedores). Que tampouco nenhuma mulher zombe de outra, porque é possível que esta seja melhor do que aquela. Não vos difameis, nem vos motejeis com apelidos mutuamente. Muito vil é o nome que detona maldade (para ser usado por alguém), depois de Ter recebido a fé! E aqueles que não se arrependem serão os iníquos.

49:12 Ó fiéis, evitai tanto quanto possível a suspeita, porque algumas suspeitas implicam em pecado. Não vos espionem, nem vos calunieis pelas costas. Quem de vós seria capaz de comer a carne do seu irmão morto? Tal atitude vos causa repulsa! Temei a Deus, porque Ele é Remissório, Misericordiosíssimo.

49:13 Ó humanos, em verdade, Nós vos criamos de macho e fêmea e vos dividimos em povos e tribos, para reconhecerdes uns aos outros. abei que o mais honrado, dentre vós, ante Deus, é o mais temente. Sabei que Deus é Sapientíssimo e está bem inteirado.

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
162 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Solius
Solius
17 janeiro de 2008 2:00 pm

Olá Marcelo,

Desconheço alterações deste porte nas escrituras, peço que exemplifique. Pelo que me consta até então, a Bíblia católica conserva fidelidade aos manuscritos mais antigos encontrados, os quais apresentam divergências apenas textuais.

Paz e bem.

Solius
Solius
19 janeiro de 2008 1:06 pm

Geninha, será um prazer. 🙂

Solius
Solius
19 janeiro de 2008 1:02 pm

Amigo Marcelo,

Aprecio sua colocação inicial e a vontade de buscar a verdade.
A respeito do comentário de que haveria outras versões sobre a mesma história, peço que dê uma lida nos links que postei logo acima.
Podemos dizer que as suas colocações e as da Tiza contêm a verdade. As religiões apresentam muitas idéias em comum, e outras divergentes. É o que Ken Wilber chama de “estrutura profunda” e “estrutura superficial”, respectivamente.
Mas há pontos fundamentais no cristianismo que não se encontram coadunados em nenhuma outra corrente, como a salvação através da encarnação do Verbo e a ressurreição.

Abraço!

Solius
Solius
19 janeiro de 2008 12:32 pm

Amigo Coringa,

É sim! A resposta às suas questões deverão fornecer respostas às questões anteriores.
Envio então um artigo:

http://www.filologia.org.br/vcnlf/anais%20v/civ3_05.htm

E caso queira verificar o curriculum do autor:

http://www.filologia.org.br/nataniel/curriculum.html

Eu ainda tenho preferência pelo trabalho de São Jerônimo e o que ficou estabelecido no Concílio de Cartago.

Abraço!

Geninha
Geninha
19 janeiro de 2008 10:09 am

Solius,essa semana que entra vou separar um tempo para dar devida atenção a esse assunto. Separar alguns trechos bíblicos e assim estudamos todos juntos. 🙂 Separei o texto de Jó por conta da Lourdes, do trecho lembrando pelo SDM, pelo post, pelos comentários….Jó responde bem a todos, ao me ver. Exsitem muitas maneiras de Deus falar com vc…vou destacar tres mais citadas, em que o Espírito Santo se manifesta. 1º Pela Palavra; 2° Pela consciência, Espírito de Deus diretamente com o espírito do homem. 3º Revelações, profecias. Se vc se sente tocado pela palavra, independente dela ter sido alterada (diferente… Read more »

Geninha
Geninha
19 janeiro de 2008 10:09 am

Solius,essa semana que entra vou separar um tempo para dar devida atenção a esse assunto. Separar alguns trechos bíblicos e assim estudamos todos juntos. 🙂 Separei o texto de Jó por conta da Lourdes, do trecho lembrando pelo SDM, pelo post, pelos comentários….Jó responde bem a todos, ao me ver. Exsitem muitas maneiras de Deus falar com vc…vou destacar tres mais citadas, em que o Espírito Santo se manifesta. 1º Pela Palavra; 2° Pela consciência, Espírito de Deus diretamente com o espírito do homem. 3º Revelações, profecias. Se vc se sente tocado pela palavra, independente dela ter sido alterada (diferente… Read more »

tiza
tiza
18 janeiro de 2008 10:46 pm

Marcelo , Com todo o respeito que lhe é devido por mim ; acredita mesmo serem o mesmo discurso: -Aquele que coloca o indivíduo sob a Lei [Que consta como entregue por Deus ESCRITO numa tábua no ANTIGO (leia-se ANTIGO ) Testamento ]e sujeito a punições por termos um coração de pedra e atitudes boas sob a pressão do medo do castigo E _Aquele que confirma o perdão como a legitimação dessas leis como INSCRITAS em nossos corações como fator de libertação individual transformando-as em entendidas atitudes livres ? (“Então eu vos darei um novo coração de carne;e não precisareis… Read more »

Marcelo
Marcelo
18 janeiro de 2008 10:23 pm

Algumas passagens que mostram como o ensino dos profetas era bem parecido: “Ora a vida eterna é esta: Que te conheçam a Ti como um só Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” (João 7:3) “Porque me chamas de bom? Ninguem é bom se não só Deus” (Lucas 18:19) Naqueles dias retirou-se para o monte a fim de orar; e passou a noite toda em oração a Deus. (Lucas 6:12) Então Jesus lhe ordenou: Retira-te, Sata­nás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a Ele darás culto” – Mateus 4:8-10 “Diga, ‘Nós acreditamos no que… Read more »

Marcelo
Marcelo
18 janeiro de 2008 9:52 pm

Solius,

eu não quero mudar a fé de ninguem aqui, nem tenho esse direito. Eu so coloquei esse fato de que a versão mais antiga da biblia eh diferente da biblia atual.
O problrma pode ser dessa biblia antiga, sim. Mas eh importante saber que existem outras versoes para a mesma historia.

Eu tambem tenho a minha fé e apesar de não seguir nenhuma religiao, eu acredito que Moisés , Jesus e Mohammed vieram com a mesma mensagem. Esses 3 profetas não divergem em seu discurso, mas as religiões se tornaram muito diferentes.

Solius
Solius
19 janeiro de 2008 1:29 pm

Amiga Tiza, ótima seleção!

Marcelo
Marcelo
19 janeiro de 2008 3:38 pm

Solius, estou lendo o link que voce me mandou. Realmente esses pontos não pertecem a nenhuma outra religião. Eu acredito que para se comprender Jesus é necesário comprender o que é o judaísmo. O judaismo é a religião monoteísta mais antiga. E ela prega a idéia de um único Deus, que é eterno, que não nasce e que não gera outro Deus. ” Eu sou Deus, Eu não mudo” Malaquias 3:6 Esse era o Deus de Jesus. A trindade é uma interpretação possivel dentro do novo testamento? Sim. Mas ela acaba com milhares de anos da crença judaica em Deus.… Read more »

Coringa
Coringa
20 janeiro de 2008 3:26 pm

Li, Solius….e fiquei ESTARRECIDO! 😮

Solius
Solius
20 janeiro de 2008 3:17 pm

Marcelo, mais uma coisa:
Em primeiro lugar peço perdão por estar escrevendo com uma certa pressa. Mas acho ainda importante reforçar que o exemplo de evagelho que você enviou é contestável, conforme o texto que indiquei. Não acho válido portanto a insistência nele, assim como o seu ato de trazer questionamentos com o intuito de que as pessoas reflitam, mas sem a necessidade de respostas. Ora, o objetivo da reflexão não é justamente encontrar os devidos esclarecimentos? Peço que reflita sobre isso.
Abraço!

Solius
Solius
20 janeiro de 2008 3:08 pm

Caro Coringa,
Mas você leu a parte que aponta apenas um caráter textual nas divergências?

Solius
Solius
20 janeiro de 2008 3:04 pm

Caro Marcelo,
Estas questões já estão muito bem estabelecidas dentro da religião católica. Tudo isto já foi exaustivamente discutido e tirado a limpo. Como você não quer as respostas a tais questionamentos, eu me ofereço a esclarecê-las caso alguém manifeste interesse. Mas aconselho a não perder muito tempo com reflexões que não vão levar a lugar nenhum sem um mínimo de base teológica necessário.
Abraço!

tiza
tiza
20 janeiro de 2008 3:17 am

Marcelo , Eu te compreendi. Mas o que quis dizer é que Deus realmente não muda ; e que existe um paralelo constante entre a palvra do Antigo Testamento e a do NOVO TESTAMENTO que é feito em todas as celebrações das missas e a de hoje será assim; 1)Livro de Isaías 49,3.5-6.(ANTIGO TESTAMENTO.) Disse-me: «Israel, tu és o meu servo, em ti serei glorificado.» E agora o SENHOR declara-me que me formou desde o ventre materno, para ser o seu servo, para lhe reconduzir Jacob, e para lhe congregar Israel. Assim me honrou o SENHOR. O meu Deus tornou-se… Read more »

Marcelo
Marcelo
20 janeiro de 2008 12:27 am

Tiza, Não é uma interpretação minha que Jesus e Moisés tinham a mesma mensagem. É o que Jesus diz nos evangelhos. Eu não estou interpretando, eu estou apenas refletindo o que será que essas falas querem dizer. Será que ele não quer dizer que todos nós cristãos deveriamos seguir a lei dos profetas? Ou seja, sermos judeus que acreditam que Jesus é o messias. http://www.petahtikvah.com/Articles/JudaismoMessianicoOquee.htm “Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas. Não vim revogá-los, mas levá-los à perfeição. Porque em verdade vos digo: Até que passem o céu e a terra, não passará um só jota… Read more »

Coringa
Coringa
19 janeiro de 2008 4:48 pm

O Gênesis Polêmico

Suas Verdadeiras Origens

[Passando em revista os textos escritos sobre a Bíblia e a sua fama de se constituir no Livro dos Livros, alguns comentaristas observam que muito raramente as pessoas interessadas no estudo bíblico são informadas a respeito das verdadeiras origens da Bíblia. A nossa Bíblia, editada pela ed. Loyola/Paulinas, se exime deste julgamento. Porém, na sua “INTRODUÇÃO”, especificaram-se as FONTES de onde jorraram o Gênesis bíblico dos textos do Antigo Testamento.

Continua
http://www.jornalinfinito.com.br/series.asp?cod=93

Coringa
Coringa
19 janeiro de 2008 4:05 pm

Nossa Solius, o texto indicado é realmente interessante… e percebi tb que os problemas que envolveram questões de cópias, traduções, filologia, desentendimentos, etc., foram muito maiores do que eu tinha imaginado! 😮

Abraço

Coringa
Coringa
18 janeiro de 2008 9:21 pm

“(…) se toda a escritura foi alterada, como saber se o que está ali é verdadeiro ou falso? Poderíamos aproveitar os ensinamentos, mas como determinar a veracidade dos eventos como a ressurreição, a existência e divindade de Cristo, etc.?”

***********
ÓTIMOS questionamentos Solius!
Diante destes, até me surgiram outros, como p.ex:
Quais seriam as verdadeiras FONTES da bíblia??

Belíssimo material para pesquisa, não? 🙂

Solius
Solius
18 janeiro de 2008 7:13 pm

Caro Marcelo,

Fiz uma breve pesquisa sobre a história dos tais “Sinaiticus” e descobri sérias críticas, em alguns pontos aparentemente lúcidas, por parte de um tal David Cloud. É neste site:

http://www.cpr.org.br/vaticanus_e_sinaiticus.htm

Não sei até que ponto então poderíamos considerá-los. Mas com relação especificamente à sua colocação a respeito da ascenção de Cristo, apesar de, ao que tudo indica, não constar nos evangelhos, é mencionado nas cartas de Paulo, como em Efésios 1:20. Portanto a obra, neste ponto, permanece fiel.

Abraço!

tiza
tiza
18 janeiro de 2008 11:18 am

Ora, ora, Acid quem sabe não foi isto mesmo que aconteceu….. Comentário de Evangelho segundo S. Marcos (em Jesus ) 2,1-12. : S. Pedro Crisólogo (cerca 406-450), bispo de Ravenne, doutor da Igreja Sermão 50 “Vendo a fé deles” “Ele foi para a sua cidade; apresentaram-lhe um paralítico, deitado num catre” (Mt 9,1). Jesus, diz o Evangelho, ao ver a fé daquela gente, disse ao paralítico: “Filho, tem confiança, os teus pecados estão perdoados”. O paralítico ouve este perdão e permanece mudo. Nem sequer agradece. Desejava a cura do seu corpo mais do que a da sua alma. Lamentava os… Read more »

Lourdes
Lourdes
17 janeiro de 2008 10:07 pm

Outro erro, “ infelizmente”, desculpem-me. Tiza, é claro que é um prazer dialogar com você. Deus é o mesmo. A interpretação dos ensinamentos e a nossa compreensão sobre Deus é que não tem nos ajudado. Então, precisamos de mudar o que pensamos sobre Deus. Abrir a mente. A mente humana não consegue conceber a totalidade de Deus. Não somos capazes de compreender ou contemplar o próprio conceito de infinidade. Assim, o ser humano ainda não tem evolução suficiente para saber sobre a origem da vida, a natureza de Deus e o início do Universo, bem como a criação de ambos.… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
17 janeiro de 2008 9:49 pm

Ora, ora! Sarkozy, o presidente da França, leu no Saindo da Matrix meu apelo e resolveu por em prática a “diplomacia espiritual”, elogiando o verdadeiro Islã com tremenda elegância, como ao descrever os anfitriões sauditas como líderes que “apelam para os valores básicos do islã para enfrentar o fundamentalismo que os nega”. http://br.noticias.yahoo.com/s/reuters/080117/manchetes/manchetes_franca_sarkozy_religiao_pol Um tapa de pelica nos talebãs, iranianos e outros linha-dura. E não é que os enjoados opositores franceses criticaram e muito? Como se ele tivesse mudando a constituição francesa pra ser os 10 mandamentos!! Quanta idiotice! Se ele quisesse implementar coisas na França com base em ensinamentos… Read more »

tiza
tiza
17 janeiro de 2008 9:27 pm

Olá Lourdes , Prazer em te ler sempre. Vou intrometer se não ligar !Concordo em tudo que vc disse porque tudo que vc disse nos une e nos unindo elimina o CAOS. Mas só em uma afirmação vou ficar com uma que se contrapõe á sua em parte: “E a sociedade se encontra num caos total, então, precisamos de ter novas idéias sobre Deus” Deus não muda .Deus não é nem sombras o que pensamos dele; ou seja não é a ideia que fazemos dELE. Simplesmente não fazemos a menor idéia de “Quem “(VALEM TODAS AS DENOMINAÇÕES )ELE seja ;… Read more »

Lourdes
Lourdes
17 janeiro de 2008 7:35 pm

Desculpem-me pelos ERROS: semenhlança = semelhança dividande = divindade Geninha, o que eu queria dizer também, baseado no mesmo livro, é: ” Ter religiosidade significa ter mais compaixão, mais cuidado e mais bondade. Significa lidar com as pessoas com amor no coração, sem esperar nada em troca.” As crenças erradas infelicitam as pessoas. A idéia que fazemos de Deus não têm nos ajudado. Infelismente, a religião está diretamente relacionada com a política, com a economia e com toda a estrutura da sociedade. E a sociedade se encontra num caos total, então, precisamos de ter novas idéias sobre Deus. Alguns ensinamentos… Read more »

Lourdes
Lourdes
17 janeiro de 2008 6:41 pm

Geninha, Acredito que você é uma excelente mãe. Porém, discordo do que você disse: “Se Deus fez o homem a sua semelhança, é comum pensarmos que agimos como Ele age.” EU penso que nós fomos feitos à imagem e semenhlança de DEUS e não que Deus foi feito à nossa imagem e semenlhança. Percebe a diferença? EU acho que temos uma uma essencia Divina e vamos buscar a nossa dividande por meio da evolução, independente do tempo necessário. Não tenho medo de Deus. Não vou agir para agradar a Deus ou por temer a Deus. Prefiro agir de acordo com… Read more »

Anônimo
Anônimo
17 janeiro de 2008 2:28 pm

Mais sobre “diálogo interreligioso x interpretações” O PAPA E O RABINO Há vários séculos, o Papa decretou que todos os judeus tinham que se converter ou sair da Itália. Houve uma grande gritaria da comunidade judaica, então o Papa propôs um acordo. Ele manteria um debate religioso com o líder da comunidade judaica. Se os judeus ganhassem, poderiam continuar na Itália; se o Papa ganhasse, eles teriam que sair. Os judeus escolheram o idoso, porém sábio, Rabino Moishe, para representá-los no debate. Porém, como Moishe não falava italiano nem o Papa falava yiddish, eles concordaram que seria um debate “silencioso”.… Read more »

Solius
Solius
17 janeiro de 2008 2:04 pm

Uma outra constatação: o cristianismo vai bem mais além de mera interpretação dos Pais da Igreja.

Marcelo
Marcelo
18 janeiro de 2008 11:23 am

Solius, existem algums diferenças significativas entre os manuscritos antigos em grego e a biblia atual. Vou te enviar o endereço de uma tradução da biblia mais antiga que existe em grego, do ano 300 depois de cristo. Voce vai ver que não existe a história da elevação de jesus aos céus. A história termina com jesus se despedindo dos seus discipulos e se afastando deles. Essa biblia é completa e em nenhum dos 4 evangelhos voce vai encontrar a elevação aos ceus. Isso não é uma diferença significativa? Não poe varios dogmas da igreja em cheque? Essa biblia eh so… Read more »

Geninha
Geninha
18 janeiro de 2008 1:00 pm

“EU penso que nós fomos feitos à imagem e semenhlança de DEUS e não que Deus foi feito à nossa imagem e semenlhança. Percebe a diferença?” Sim, Lourdes, percebo! 🙂 Tanto percebo que citei (Gênesis); como também citei o que pensa um psicólogo(vide arquétipos). Se vc pensar um pouquinho melhor, vai lembrar que a ordem dos fatores não altera o produto:) O que quis dizer é que eu, vc, fulano, os orientais os ocidentais não importa, vivemos acreditando que Deus age conforme agimos, pensa conforme pensamos, etc. Vc acredita que Deus é o que vc acredita que Ele seja, que… Read more »

Geninha
Geninha
18 janeiro de 2008 5:18 pm

Olha só, é que eu estou na correria mesmo… A minha desorganização está desorganizada. rs O que disse sobre o oriente ser o hemisfério direito e o ocidente o esquerdo é, na verdade, uma analogia feita por Rita Carter. É que a principio eu ia comentar sobre isso. A sabedoria do Oriente e o materialismo Ocidental. Mas a conversa acabou tomando outro rumo. Eu não gosto de falar sobre a Bíblia, tão pouco gosto de mostrar o que sei e o que não sei…não me sinto à vontade. Cheguei em um ponto da minha vida, que tô que nem o… Read more »

Solius
Solius
18 janeiro de 2008 6:40 pm

Olá Geninha!
Sim, se toda a escritura foi alterada, como saber se o que está ali é verdadeiro ou falso? Poderíamos aproveitar os ensinamentos, mas como determinar a veracidade dos eventos como a ressurreição, a existência e divindade de Cristo, etc.? Sem isso não haveria cristianismo.

Muito interessante o trecho por você selecionado!
Espero que você ainda reveja sua vontade de estudar as escrituras! :))

Abraço e fique com Deus!

Geninha
Geninha
18 janeiro de 2008 4:23 pm

Ah… nem é tão antiga assim, né?
Tá novinha ainda. 🙂

Se a Terra fosse um cérebro de Deus, o Oriente seria o hemisfério direito e o Ocidente o esquerdo. 🙂

Abraços!

Geninha
Geninha
18 janeiro de 2008 4:16 pm

Uai, pq um texto foi alterado ele é invalidado? Sinceramente não gosto muito de estudar a Bíblia não…Mas tirei do baú uma Bíblia muito antiga, datada de 1.966… Quer saber o que ela diz? Vou falar do Livro de Jó: Introdução aos Livros Sapienciais. O herói deste drama é um personagem antiga, dos tempos patriarcais, que vivia nos confins da Arábia, no país de Edom, notável por seus sábios. Aliás, é de lá que chegam também os três amigos de Jó. A tradição conservou a memória deste homem justo, que sopube suportar, com insólita virtude e fidelidade a Deus, todas… Read more »

Solius
Solius
18 janeiro de 2008 2:50 pm

Cara Geninha,

Se assim fosse, todas as religiões e doutrinas cristãs estariam invalidadas, o que não faz sentido. 🙂

Paz e bem.

Solius
Solius
18 janeiro de 2008 2:47 pm

Prezado Marcelo,
Em primeiro lugar, obrigado pelo link. Vou ananalisá-lo com calma e em seguida enviarei meus comentários.
Mas devo adiantar que, segundo algumas fontes, algo em torno de 5.500 manuscritos datados do século II ao IV, serviram de fonte para o cânon final. É impossível definir a credibilidade dos dogmas da Igreja apenas por um único exemplar. De qualquer forma é bastante válida a leitura.

Abraço!

Geninha
Geninha
18 janeiro de 2008 1:37 pm

“O Senhor, pois, virou o cativeiro de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o Senhor deu a Jó o dobro do que antes possuía.” Jó 42:10

“Mas o maior dentre vós há de ser vosso servo” (Mat 23:11).

Solius toda a Escritura Sagrada foi alterada, visto que os escritores tiveram influência, grega e egípcia.

Abraços!

Marcelo
Marcelo
18 janeiro de 2008 1:08 pm

Solius,
aqui está o endereço:

http://www.sinaiticus.com

Abraco

Marcelo
Marcelo
20 janeiro de 2008 5:48 pm

Solius, eu concordo com voce que tais evangelhos são questionáveis. Mas os outros também não são? Quem os escreveu? com quais motivos eles foram escritos? Até hoje existem duvidas sobre a existencia de jesus. Até aqui no site tem um post, que se chama o mito jesus, que trata quase tudo que sabemos de jesus como um mito. Então como dizer que esse evangelho que eu te mostrei é duvidoso, quando na verdade tudo é duvidoso. E a Igreja Católica nunca teve a intenção de interpretar Jesus como um simples profeta. Muito pelo contrário, a igreja sempre quis divinizar jesus,… Read more »

Solius
Solius
20 janeiro de 2008 7:37 pm

Que bom que você leu, caro Coringa. 😉

Solius
Solius
20 janeiro de 2008 8:17 pm

Prezado Marcelo, Não há toda essa dúvida que você imagina. 🙂 Além dos milhares de escritos e das citações, há ótimas análises, inclusive comportamentais, sobre os apóstolos, os primeiros cristãos, os mártires, santos, há correntes filosóficas que tem como pilar o cristianismo, os primeiros estudos, a sucessão apostólica, etc. Desconheço que haja dúvidas sobre a existência de Jesus por parte de historiadores mais sérios. Respondendo então às perguntas iniciais, quem escreveu os outros evangelhos foram cristãos que tinham como finalidade perpetuar e difundir os ensinamentos da tradição. Espero que você tenha lido o link que enviei, e que demonstra que… Read more »

tiza
tiza
23 janeiro de 2008 12:51 pm

A última ceia…. Geninha ; Não há nada de ridículo em sua situação. Como muito bem dizem os Titãs: “Caí , e as respostas estavam no chão. ” Não penses assim de si mesma; e não ligues se pensarem isto de ti ; porque como se diz por aí : Não te preocupes em justificar-te a todo instante ;posto que os que são verdadeiramente amigos não te cobrarão isto, ,justo por te conhecerem,;e os teus “inimigos ” nunca se convencerão , porque se entregam ao plano inter-pessoal (1* plano sociológico de relacionamento =>pessoal/familiar ) e se estagnam na simpatia ou… Read more »

Geninha
Geninha
23 janeiro de 2008 11:21 am

Pois é… O dia 25 foi criado como estratégia da igreja cristã, para adicionar adeptos. Um modo de substituir a Saturnália romana. Não conseguindo simulou um homicídio…acusando os pagãos por tal feito… E assim iniciou-se a caçada as bruxas. Fiquei chocada estudando esse assunto…Quando vi as imagens dos instrumentos de tortura e li sobre os casos mais conhecidos. Da para acreditar que se uma mulher fosse mais pesada que um Biblia, na balança, ela era julgada como burxa? Eles a torturavam até confessarem serem bruxas, ou sejam até pedirem a morte na fogueira… É um assunto muito interessante, e também… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
23 janeiro de 2008 10:32 am

“A Igreja tomou do paganismo aquilo que lhe pertencia por direito”… sei…

Acho que nem o Papa tenta convencer ninguem disso de Jesus ter nascido em 25 de dezembro.

Geninha
Geninha
23 janeiro de 2008 10:17 am

Macelo esse estudo é muito legal.
Vc acredita que até hoje, na Itália é comerarado dia 6/1 a festa do pão e do vinho? Eles fazem uma fogueira gigante e queimam uma bruxa…e ficam olhando a fumaça, se ela for para um lado o ano será positivo, se ir pro outro o ano será negativo(não me lembro os lados, correspondentes ao negativo e positivo, mas é aonde o sol nasce e se põe)…Todo esse estudo está relacionado a deusa-mãe…

Parei de estudar esses assunto quando cheguei em Lilith.

Bom estudo! 🙂

Solius
Solius
23 janeiro de 2008 9:56 am

Na verdade são “os textos”. Aqui vão os outros dois, pra não correr risco de cair na “malha fina” de novo :))

http://www.veritatis.com.br/article/3958

http://www.veritatis.com.br/article/4044

Solius
Solius
23 janeiro de 2008 9:48 am

Marcelo, encontrei o texto. Através da leitura você deverá perceber porque, a meu ver (e creio que você deva concordar), nenhuma destas três hipóteses tem consistência.

http://www.veritatis.com.br/article/3001

Abraço!

Geninha
Geninha
23 janeiro de 2008 8:48 am

Oi Tiza, o vídeo do Cramberries é muito legal sim. Está mais relacionado as minhas conversações internas. Nele vejo até elefante. 🙂 A parte final do vídeo me lembra Madalena lavando os pés de Jesus, e me remete a lembranças da infância. Quando pequena(minha mãe era católica), todas às vzs que eu aprontava alguma minha mãe dizia: Apronta, apronta, depois vem com essa cara de santa p@#$ Madalena arrependida… Quando assisti esse vídeo “Dreams”, e lembrei da infância…comecei a chorar…Era como se minha mãe, estivesse do meu lado, presente, brigando comigo, me chamando atenção por eu estar misturado o sagrado… Read more »

Solius
Solius
22 janeiro de 2008 9:46 pm

Amigo Marcelo, Há um tempo debati sobre o tema em algum outro post, e cheguei a recomendar um ou dois textos, se não me engano, do site Veritatis, mas não os estou encontrando. Amanhã vou reforçar minha busca e vasculhar aqui nos meus arquivos. Tais textos oferecem informações mais bem embasadas do que estas que você encontrou (das quais também discordo). Enquanto isso, espero que você aprecie este ótimo comentário (copiado do site Veritatis) de C. S. Lewis (aquele mesmo das Crônicas de Nárnia) sobre o tema: “A história de Cristo é simplesmente um mito verdadeiro. Um mito que trabalha… Read more »

Coringa
Coringa
23 janeiro de 2008 3:28 pm

Por que o diálogo é difícil? ****** Bush mentiu para invadir Iraque, aponta estudo (Agencia Estado) “Um estudo de duas organizações de jornalismo sem fins lucrativos constatou que o presidente George W. Bush e altos integrantes de seu governo emitiram centenas de declarações falsas sobre a ameaça que o Iraque representava para a segurança dos Estados Unidos na preparação para a guerra após os atentados terroristas de 2001. O estudo concluiu que as declarações ‘faziam parte de uma campanha orquestrada para efetivamente galvanizar a opinião pública e, no processo, levar a nação à guerra sob premissas definitivamente falsas’. O estudo… Read more »

Geninha
Geninha
23 janeiro de 2008 3:28 pm

Tiza, reconheci muitos simbolos, e nem de longe pensei que o cavalo fosse um símbolo…adoro cavalos…era só algo que mais uma vez me lembrava a infância.

Não me importo de parecer burra…
Mas infelizmente nem todos tem maturidade o suficiente para compreender certas coisas…
E acabam me presenteando com acjetivos muito pejorativos…

Já fui tão machucada por aqueles que diziam ser amigos, que é quase impossível me sentir segura…

Ainda tô saindo do casulo, Tiza.

Beijos de montão!

Ike Sparrow & os caçadores de diálogos honestos, do âmago da sharia revolucionária
Ike Sparrow & os caçadores de diálogos honestos, do âmago da sharia revolucionária
16 agosto de 2012 3:42 pm

*Repetindo- e concordando- c/ os dizeres de 2008 (janeiro 12, 5:17 PM) do colega billy sears: “A história tende a ser escrita pelos vencedores que a utilizam em seu projeto de hegemonia. Porém, em contraponto a esse contexto surgiu uma nova concepção de história de cunho marxista, onde os excluidos são privilegiados na análise histórica.” (*EU: sendo a primeira frase PARTE dessa nova concepção histórica) ;¬) “Essa corrente dominou o pensamento nas últimas décadas.” (*EU: e que levará sempre a uma IMPOSTURA diante dessa análise histórica. Se a interpretação segue ALIADA com a MENTIRA, a conduta futura acabará num espinheiro… Read more »

Luxflower
Luxflower
12 julho de 2008 2:43 pm

ASSALAMU ALEYKUM! SHALOM! Primeiro, parabens p site, estou conhecendo agora e é muito interessante. Concordo em grande parte do q foi dito (alguns comentários q li, tb). Desejo complementar a forma q vejo. Primeiro , a unica solucao p esta questao É o AMOR. TODOS nós no MUNDO, temos q tornar uma consciencia interna disto, uma atitude constante, q possibilitará atos semelhantes. TODAS filosofias religioes, concordam em algum ponto de seus ensinamento, nesta afirmacao. O q vejo c pesar é a maneira de lidar com o Sagrado. Tentam impor LIMITES , naquilo que é infinito! Além da compreensao humana. Mas… Read more »

Coringa
Coringa
27 fevereiro de 2008 3:47 pm

Pesquisa revela que muçulmanos não odeiam os EUA 27 Fev 2008 WASHINGTON (AFP) – Uma ampla pesquisa sobre os muçulmanos no mundo, que consumiu SEIS ANOS e analisou cerca de 40 países, revela que o Islã não rima com extremismo e sentimento antiamericano. “Descobrimos que os muçulmanos não odeiam a liberdade e a democracia”, declarou nesta terça-feira John Esposito, co-autor do livro “Who Speaks for Islam” (Quem fala pelo Islã?), que será publicado em março. A pesquisa, realizada pelo Instituto Gallup, foi iniciada após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, quando o presidente americano perguntou em um… Read more »

tiza
tiza
23 janeiro de 2008 6:48 pm

Por favor ; desculpem-me todos os erros ortográficos que se esbaldam em meu comentário anterior endereçado à Geninha. Não poderei postar o outro já revisado para que não fique repetido…. Conto com a compreensão (se é que isto é possível num texto assim escrito …..) de todos . Repontuem o texto , façam as exatas concordâncias , com o coração; pois como sempre,errei , escrevi muito rápido e não reli e meus períodos são longos por emais ; e não reli. Agora a todos deixo os meus sinceros agradecimentos através de um texto que não é meu ; mas poderia… Read more »

Solius
Solius
23 janeiro de 2008 6:39 pm

Amigo Acid,
Interessante que no debate anterior, este mesmo trecho foi selecionado por um colega. 🙂
O mesmo é esclarecido logo adiante:

“O que os pagãos tinham de bom a Igreja adotou, pois era bom, e todo benefício vem de Deus.”

Abraço!

Solius
Solius
23 janeiro de 2008 6:32 pm

Geninha, creio que você confundiu com a inquisição protestante. 🙂
Bom, espero de coração (e oro por isso) que você consiga encontrar o máximo de equilíbrio possível dentro de você, e que mantenha sempre o diálogo com Deus, pedindo para que interceda quando for necessário. NEle encontramos as melhores soluções para nossos pesares mais íntimos. Vou repetir o que coloquei acima: sabemos que nossa alma é permanente e que Deus existe (o que já foi racionalmente comprovado). Diante de tais informações, o que deveríamos então fazer com nossas vidas?
Um fraterno abraço!

Geninha
Geninha
23 janeiro de 2008 4:25 pm

Vou passear um poquinho…
tudo isso mexeu muito comigo…

Qualquer hora apereço de novo…

Abraços!!!!

Geninha
Geninha
23 janeiro de 2008 4:21 pm

Tiza, Cheguei a comentar que faria como vc, me colocaria no eixo, ou usaria um editor. Mas quis dizer no exemplo que me deu… Não é de hoje que vc esta falando do silêncio e me chamando atenção sobre isso… Eu acho que cai por não saber ou não querer ouvir… E não digo ouvir o que outro tem a dizer, mas me ouvir. Eu já visitei uma psicóloga antes, no primeiro surto…Depois não procurei nenhum outro, pq diante de um psicólogo eu me sentia tão fracassada. Pagar pra alguém me ouvir? Era como se fosse a confirmação de que… Read more »

Solius
Solius
22 janeiro de 2008 9:20 pm

Amiga Geninha, não conhecia essa banda Superman. Já Cramberries.. e esta é uma das músicas da banda que mais gosto. :)) Bom, permita-me comentar mais um pouquinho das suas palavras: Você: “nem mesmo Deus faz tudo sozinho. Descobri que quando vc chega no final, o final não é diferente do começo… Não há luz! Tudo tem o seu tempo, e a evolução é inevitável.” Eu: Deus não faz tudo, mas acho importante deixar claro que isto se dá apenas por Sua Vontade. O final pode ser diferente do começo e não há evolução, há movimentação. Veja que interessante: nada se… Read more »

Marcelo
Marcelo
22 janeiro de 2008 9:15 pm

Solius, eu estava pesquisando semelhanças entre o cristianismo e o culto ao deus mitra. Eu queria saber se voce sabe de algum texto sobre o assunto. Já li opniões de que o cristianismo foi inventado a partir de mitra. Já li também que as religiões pagãs que absorveram algumas caracteristicas do cristianismo. E ja li tambem que o demonio é que criou tais semelhanças para confundir os homens. Essa ultima eu li no site Montfort. hehe Bom, eu queria saber se existe algum estudo interessante sobre o tema, um estudo um pouco mais consistente do que a gente encontra normalmente.… Read more »

Marcelo
Marcelo
21 janeiro de 2008 12:36 pm

Geninha, quando eu comecei a ler a bíblia, eu não tinha idéia do que jesus queria dizer. Mas uma coisa eu aprendi com ela. Jesus ensina as pessoas que elas devem voltar a ser como crianças. Isso não quer dizer viver de modo irresponsavel, sem responsabilidades. Não. Isso quer dizer viver da graça de Deus. As crianças vivem da graça de Deus. Elas não se preocupam com o que vestem ou com o que vão comer. Para elas tudo em volta é um milagre. Mesmo que elas não saibam nada de religião, não conheçam jesus, mohammed, buda, elas estão bem… Read more »

Geninha
Geninha
21 janeiro de 2008 11:03 am

Gente o que é isso? Tô assustada. “Ao meu ver” é dose, a meu ver. Meu Deus, já é difícil comentar aqui, visto minha falta de autocrença… Imagina agora? A insegurança vai dominar o espaço. 🙁 Solius, pra mim é muito difícil estudar a Bíblia. E vou te explicar pq… Meu coração acelera… Comecei a querer estudar a bíblia depois da primeira crise depressiva… Eu queria saber pq comparava muito do que eu sentia com o que Cristo viveu… Quando no bem da verdade, me sentia a própria Madalena. Não conhecia o site SDM, JUNG, etc. Cheguei aqui querendo entender… Read more »

Solius
Solius
21 janeiro de 2008 10:37 am

Se você se sente ofendido, peço desculpas, pois não é minha intenção. Entenda, amigo, que ao dizer que há a necessidade de se conhecer mais sobre um determinado assunto antes de se formular mais questões sobre o mesmo, não é um ataque pessoal. Longe disso. É uma coisa lógica, que não se aplica exclusivamente a você, mas também a mim e a qualquer outra pessoa. Eu não disse que sei a verdade, mas quis demonstrar que ela deve ser priorizada em nossas buscas. Sim, há até um certo perigo em alguém buscar compreender as escrituras por si mesmo, pois muitos… Read more »

Solius
Solius
21 janeiro de 2008 10:27 am

Caro Marcelo,
Você se meteria a discutir equações sem ainda ter aprendido a somar?

Geninha
Geninha
21 janeiro de 2008 11:24 am

Cara, é muito difícil falar sobre isso…Tanto que escrevi duas vzs a palavra “agora”, é uma parte de mim dizendo…

“Esqueça, esqueça! Viva o agora..”

É importante dizer que o médico que me liberou é evangélico. 🙂

Abraços!

Marcelo
Marcelo
21 janeiro de 2008 12:11 am

Não estou entendendo sua postura radical, caro Solius. “A verdade deve ser priorizada?” Que verdade? Qual é a verdade? Que arrogância dizer que voce sabe a verdade. Só se voce ja conversou com Deus e ele te contou a verdade, porque se não, tudo o que voce tem é fé. Você está dizendo que as pessoas não podem compreender as escrituras por si próprias? O fato de eu discordar com você nesses pontos, é suficiente para você chegar a conclusão que eu não tenho conhecimento para ter uma opinião? Quem não aceita a doutrina da trindade é ignorante? Quem não… Read more »

Solius
Solius
20 janeiro de 2008 11:37 pm

Marcelo, É, cada um acredita no que quer acreditar. Muita gente toma isso como lema e evita estudar e aprender com o fim de chegar à verdade, preferindo muitas vezes se ater às próprias opiniões e fontes afins. Prefiro não julgar o quão positivo ou negativo pode ser, respeitando a individualidade. Sobre Jesus ser encarnação do Verbo, não há nenhuma contradição, pois nos trechos selecionados por você ele não afirma não ser Deus, mas Deus encarnado como homem, o que consequentemente nos remete às suas implicações. Consegue perceber a questão da Trindade aí presente? É por isto que acho imprescindível… Read more »

Marcelo
Marcelo
20 janeiro de 2008 9:41 pm

Cada um acredita no que quer acreditar, não é verdade? Diga o que me disse para um muçulmano ou para um espírita ou para um testemunha de Jeová e veja se eles concordam com essa opinião de jesus ser Deus. Ou mesmo se eles concordam que a teologia crista atual sempre foi a mesma. Eu mesmo postei acima diversas passagens em que jesus diz que não é Deus. “Por que me chamas de bom? Ninguém é bom a não ser só Deus” Se voce encontrar alguma em que ele diz que é, isso vai gerar no minimo uma contradição. E… Read more »

tony wildcockk
tony wildcockk
21 janeiro de 2008 1:19 pm

YEAHHH!!! MARCELO FAZENDO GOL DE BICICLETA, OLHOS FECHADOS, PÉS E MÃOS AMARRADAS E DE BAIXO D’ÁGUA!!!: Uma pessoa me chamou muito a atenção nos ultimos tempos. Você já ouviu falar em Cat Stevens? Bom, ele me fez compreender que o islamismo vai muito além do que é praticado nos países árebes. Uma vez ele disse que a vida dele não era dele. Mas era de Deus, porque Deus criou a vida dele. Eu acredito que quando se chega a essa compreensao, tudo que acontece na nossa vida se torna um milagre ———————– peter gabriel and yusuf islam aka cat stevens… Read more »

Solius
Solius
21 janeiro de 2008 3:32 pm

Amigos, Boa obervação, Geninha. Apesar de não estar errado, “ao meu ver” é coloquial e redundante, não sendo portanto recomendado em diálogos mais formais. 🙂 Que bom que você compartilhou sua experiência conosco. Recomendo “pra ontem” 🙂 a leitura de “Em Busca de Sentido” (caso você ainda não a tenha feito) de Viktor Frankl, fundador da logoterapia (que talvez seja inclusive uma boa linha para você consultar). Você está certa, não é necessário estudar teologia para se chegar a uma verdade. Mas a teologia é um caminho. Ao contrário do que nosso amigo Marcelo coloca, ela pode ser extremamente útil… Read more »

Lourdes
Lourdes
22 janeiro de 2008 8:28 pm

Geninha, Estava muito ocupada. Por isso, demorei a te responder. Sobre o que você disse: “Se vc pensar um pouquinho melhor, vai lembrar que a ordem dos fatores não altera o produto:)” “EU” penso que a ordem altera SIM! E, imagino, que você concorda comigo, apenas não refletiu direito na hora de escrever. Imagine Deus feito à imagem e semelhança de um ser humano cheio de raiva, ódio, ciúmes, inveja, sentimentos de vingança e com toda a maldade possível que temos visto em toda a história da humanidade? Não precisa nem responder, eu sei que não foi esse lado do… Read more »

Lourdes
Lourdes
22 janeiro de 2008 6:10 pm

Oi Geninha, Eu também leio muito. Leio a Bíblia e outros livros, sempre buscando respostas para os meus questionamentos e, também, para preencher um enorme vazio que sinto de repente. Às vezes, caminhar, meditar, olhar a natureza nos ajuda encontrar o equilíbrio e o bem-estar emocional. Imagino que a maioria das pessoas sente este vazio ou algum desequilíbrio emocional e procuram formas diversas para resolvê-lo, incluindo drogas, bebidas alcoólicas, fumo, compras, viagens, esportes radicais, fanatismos religiosos e mais. O importante é buscar o autoconhecimento, viver com a consciência tranqüila, ter fé em ALGO SUPERIOR que nos protege e nos ampara.… Read more »

tiza
tiza
22 janeiro de 2008 5:24 pm

Lindo vídeo Geninha.

Paz e Bem , no AMOR Tiza

Geninha
Geninha
22 janeiro de 2008 4:55 pm

Mas pra quem gosta de Cranberries… Essa é a versão original. 🙂
http://br.youtube.com/watch?v=tONsedTRCD4

Abraços!

Geninha
Geninha
22 janeiro de 2008 4:45 pm

Solius, gosto de ler o Salmos. Gosto de ler toda a bíblia, é sempre um consolo.É a maior e melhor filosofia. O que aprendi com minha experiência… é que não devemos caminhar sozinhos…Jesus não conseguiu carregar a cruz sozinho, foi necessário que um estranho Lhe ajudasse. Não foram os discípulos, nem seus irmãos, não foi sua mãe, nem ninguém a quem ele tinha ajudado… Foi um estranho… Descobri que não sou auto-suficiente, nem mesmo Deus faz tudo sozinho. Descobri que quando vc chega no final, o final não é diferente do começo… Não há luz! Tudo tem o seu tempo,… Read more »

Anônimo
Anônimo
22 janeiro de 2008 1:17 pm

Matéria da BBC Brasil:

“Brasileiro está entre os ‘mais céticos’ sobre diálogo com Islã(…)”

Continua:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/01/080122_brasilpessimista.shtml

Solius
Solius
21 janeiro de 2008 7:05 pm

Amigo, não se preocupe. Em nenhum momento você ofendeu minha fé. 🙂
Estou apreciando nosso debate e espero que o mesmo esteja se dando com você.

De fato há outras interpretações sobre Jesus. Mas a versão católica vai além das passagens nas escrituras, e por isto tende a chamar especial atenção.

A veracidade de uma determinada análise teológica pode e deve se dar racionalmente, e não apenas através da fé. Os perenialistas fizeram e fazem isto muito bem (mesmo apresentando uns poucos pontos questionáveis).

Abraço!

Marcelo
Marcelo
21 janeiro de 2008 4:50 pm

Solius, Desculpa se em algum momento eu onfendi a sua fé. Não era a minha intenção. A minha intenção era só mostrar que existem outras interpretações sobre jesus, em outras religiões, entre elas o islamismo que é o assunto do post. A teologia é importante, é claro, mas existem teologias de todas as religiões. Não se pode dizer que uma está correta, isso é uma questão de fé. A teologia islamica é tão rica quanto a católica, por exemplo, mas não está imune de erros. Um erro grave na teologia islamica é colocar os ditos do profeta acima do alcorão.… Read more »

Ike Sparrow & os caçadores de diálogos honestos, do âmago da sharia revolucionária
Ike Sparrow & os caçadores de diálogos honestos, do âmago da sharia revolucionária
16 agosto de 2012 5:03 pm

Mais contrapontos ao senso comum ocidental (que se auto flagela- cada vez mais com requintes de ridículo e abjeção- pra parecer aos olhos do resto do mundo criaturas muito bacanas e esclarecidas): Coringa apontou na época (sem trocadilhos |¬)), “Pesquisa revela que muçulmanos não odeiam os EUA” Há controvérsias (que quase NUNCA saem na nobre e imparcial Mídia Oficial do Ocidente)… http://www.midiasemmascara.org/artigos/religiao/13323-numeros-reveladores-sobre-os-islamicos.html PS: É de extrema urgência que as pessoas mais capacitadas intelectualmente começem a compreender esse “paradoxo” que alia o GLOBALISMO FINANCEIRO da elite americana com as INSURGÊNCIAS árabes. Não foi sem querer que botaram um Barak Hussein no… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
9 janeiro de 2008 12:33 pm

No link abaixo tem uma série de documentarios online. Na seção “geo-politics” “Middle eastern” tem uma área só de filmes sobre o Iraque

http://www.bodocus.com/

tiza
tiza
10 janeiro de 2008 4:47 pm

Desconheço melhor modo de se conhecer do que o silencio. Conhecendo-se ;conheces O SAGRADO EM SI. Desconheço algo superior ao que o silêncio nos diz: sou capaz de mudar as consciências. Mudam-se as consciências; mudançam-se as atitudes . Madando-se as atitudes ; mudam-se os fatos. Mudando-se os fatos ; muda-se a história. Mudando a história ; muda-se o destino, o futuro. TUDO DEPENDE DO SABER OUVIR NO SILÊNCIO(SEM INTERFERÊNCIAS COGNITIVAS PRÉ-MOLDADAS) ; A VOZ INTERIOR E ASSIM AGIR. Desconheço diálogo universal mais pacífico que a música. Yusuf Islam – Peace Train 04:00 From: ITubedOnUTube http://www.youtube.com/results?search=related&search_query=yusuf%20islam%20cat%20stevens%20peace%20train%20live%20concert%20nobel&v=Q7iLPnDCQ1g A is for Allah by… Read more »

Hana
Hana
10 janeiro de 2008 4:29 pm

Acid, só falei aquilo porque eu já li outros posts seus falando do quanto o islamismo é bacana e etc. Eu acho que para analisar essas coisas deveríamos observar o que ocorre na prática dos países que adotam essa tradição. Mas as minhas observações anteriores foram respeitosas e não tiveram o objetivo de desafio ou provocação e muito menos começar aqui uma disputa entre religiões. É que eu vejo em você um cara especial, que tem um belo espaço democrático por aqui. E você tem um ótimo poder de síntese nos seus textos e demonstra excelente argumentação aqui nos comentários.… Read more »

Geninha
Geninha
10 janeiro de 2008 4:09 pm

Ah…
Esse lance de “temor” é interessante… Se vc procurar no dicionário… “temor a Deus” (sermos temente) quer dizer sentimento de reverência, respeito.

Dizer que aquele homem é “temente a Deus” é o mesmo que dizer que ele reverencia o Sagrado.

Coringa
Coringa
10 janeiro de 2008 10:52 pm

Oá Lionhert, Sobre tua colocação: “Coringa, Coringa, olha o perigo dessa sua colocação! Dá a impressão até de que você está tentando justificar os atos hediondos deles..” Sim, minha colocação foi intencional e sei que poderia dar a impressão que vc mencionou. Minha idéia era colocar um ‘CONTRA-PESO’ à análises generalizantes que ‘pecam’ pela falta de discernimento e mais demonstram uma confusão nos níveis cerebrais de quem as transmite. (não estou me referindo a vc) Em relação ao seu outro comentário: “eles podem ser vítimas de muitas injustiças, mas bonzinhos e inocentes é que eles não são…” Sim, entendo teu… Read more »

Lionheart
Lionheart
10 janeiro de 2008 3:57 pm

Luiza disse:

“Que Alah nos proteja…

todos aqui julgando profetas e livros sagrados, e eu julgando todos voces…”

E quem afinal de contas é você, Luiza? Pra julgar todos nós?! Mais uma profeta ou veio pra escrever mais um livro sagrado?

Geninha
Geninha
10 janeiro de 2008 3:51 pm

Ahn???? Vc quer aprender a língua dos caras… ou quer retroceder no tempo? “Se não conseguirmos falar a mesma linguagem do mundo islâmico, não teremos pontos de contato. ” Isso que dizer o quê? Que devemos pegar jovens inocentes, e engana-los…? Devemos fazer igualzinho o oriente fez no passado… Vamos pegar alguns garotos, dá uma paulada na cabeça dos caras e leva-los para um lugar cheio de mulheres e boa comida…trata-los por um dia como se fossem reis… Depois, damos outra paulada, desacordados, os levamos para “realidade” que vivem… E dizemos… “É o seguinte, vcs estiveram no paraíso, se saírem… Read more »

Verônica Tila
Verônica Tila
10 janeiro de 2008 3:47 pm
Moisés
Moisés
10 janeiro de 2008 2:50 pm

Olá! Só comentando pra dizer que achei o blog MUITO bom! Fiquei realmente impressionado com a qualidade dos textos, a abordagem aberta e a quantidade de coisas escritas. Deve ter dado muito trabalho, e seja quem for o escritor, tem uma versatilidade acadêmica impressionante! É por isso que fiquei curioso para conhecer o(s) autor(es) do blog, só que não encontrei nenhum link para informações pessoais. Bom, talvez seja esta a intenção (não se identificar), mas em todo caso ia ser legal um “about me”. Se possível, é claro. No mais, parabéns pelo bom trabalho, tá nos meus favoritos e já… Read more »

Lionheart
Lionheart
10 janeiro de 2008 8:08 pm

Hana, você tirou as palavras do meu teclado rsrsrs. Eu sempre achei uma perda de tempo ficar tentando provar que o livro sagrado “x” é uma maravilha e que a culpa é das pessoas que não o interpretam direito. Ora, a grosso modo, TODOS os livros sagrados são maravilhosos e exemplares. Mas o que define uma religião, na minha modesta opinião, não é o que está escrito nos livros sagrados (Deus, e os há aos milhares!) mas sim COMO as pessoas de tal religião agem. Tomando por base isso, infelizmente só podemos dizer que 99% das religiões conhecidas são um… Read more »

Lionheart
Lionheart
11 janeiro de 2008 6:20 am

Coringa, Sei que generalizações são perigosas, mas dada a enorme variedade de discordância entre as próprias vertentes internas das grandes religiões (cristianismo, islamismo, judaísmo) podemos observar, para além das discordâncias, uma espécie de idéia geral inerente a cada uma delas. Vide o caso dos cartuns de Maomé, que mobilizou muçulmanos no mundo todo. É em cima dessas idéias gerais que estou baseando meus comentários, pois se formos nos ater às dezenas (centenas?) de variantes nunca vamos chegar a conclusão alguma. Se é que é possível chegar a alguma conclusão nesse assunto espinhoso. PS: o único lugar onde não vejo nenhuma… Read more »

Marcel Cervantes
Marcel Cervantes
11 janeiro de 2008 2:39 pm

Obrigado por suas palavras, caro Coringa! Você não pode estimar o quão valiosas elas o são para mim! Obrigado mesmo! E, aproveitando, concordo que as escrituras não deveriam mesmo nos escravizar. Aliás, nada deveria. Às vezes eu acho que a pessoa que consegue viver em si o “Ame ao próximo como a ti mesmo e a Deus acima de todas as coisas” não necessita de mais nenhuma escritura, pois já preencheu de amor por tudo e todos. Quem chega a isso, não precisa de moral e ética avulsa. Ele já encarnou a própria ética. Porém, o que complica é o… Read more »

silvio
silvio
11 janeiro de 2008 2:30 pm

caro sr, nao vi nenhuma secção de contacto, então decidi deixar o convite aqui nos comentários 🙂

voce quer parceria de links?
o meu site ja existe há alguns anos, inspirei-me na triologia dos filmes MATRIX, que admiro muito.
http://www.vivendonamatrix.com
vivendo na matrix, falo sobre o mundo de ilusão em que vivemos, conspirações, e como vivermos nesta matrix sem pertencer a ela,
tem ainda textos de auto-ajuda, noticias da ciência e física quântica.
e tenho uma secção sobre o filme matrix e mensagens ocultas, com imagens explicativas etc.
o site tem milhares de visitas.
tenho ainda o:
http://www.realidadeoculta.com

abraço

Bono
Bono
11 janeiro de 2008 2:24 pm

As ditas escrituras sagradas são boas referências, mas não deveriam nos escravizar.
Porque a verdade suprema não pode ser dita, muito menos cabe em um livro. Quando perguntaram para Jesus oque era a verdade ele não disse nada. Mesmo assim seus seguidores tomam a bíblia como a verdade. Quem entende Jesus de um modo parecido co o meu não leva a Bíblia nem nenhuma outra escritura como sendo a verdade suprema.

Coringa
Coringa
11 janeiro de 2008 1:14 pm

Gostei do teu comentário Geninha, acho que é por aí mesmo.

Aqui, neste pequeno grupo, tivemos uma amostra da complexidade do tema, e pudemos vislumbrar com que facilidade esta questão, sem o devido discernimento e boa vontade, pode descambar para o preconceito, fanatismo, xenofobia e até mesmo racismo.
O mundo está ficando ‘menor’ e temos que nos preparar melhor para o bom convívio com diferentes culturas e com o devido cuidado diante das ‘manchetes’, ‘jargões’, e notícias panfletárias que mídias antiéticas distribuiem aos quatro cantos do mundo, à serviço de interesses de mercado ou particulares.

Geninha
Geninha
11 janeiro de 2008 12:38 pm

Não entendi quando, o saindo da matrix, fala que alguns envergonham o mundo islâmico, diz que devemos aprender a linguagem islâmica e depois faz uma comparação do oriente(mundo islâmico) com o ocidente(governantes). Não entendi pq ele deixou transparecer mais o misto de sentimentos… tristeza, revolta, compaixão e não pensou de forma racional… Mas deu pra entender perfeitamente o que ele propõe…o que sente…

Juntando o post dele e todo esse diálogo entre Hana, Coringa e Lionheart me lembrei da Parábola do Bom Samaritano. 🙂

Acho que cai bem aqui. 🙂

Coringa
Coringa
11 janeiro de 2008 10:20 am

Prezado Marcel Cervantes,

PARABÉNS pelo excelente texto “Em busca de Deus como síntese do Todo”, disponível em seu blog. Tem tudo a ver com o que aqui está sendo discutido. Este é o verdadeiro esclarecimento, discernimento e adequada análise ao presente tema!

Obrigado!

Grande abraço

Marcel Cervantes
Marcel Cervantes
11 janeiro de 2008 8:10 am

Também, toda religião possui algo de filosófico e universal que transcende os seus limites meramente materiais e de classe. Quando Jesus disse: “Que atire a primeira pedra aquele que nunca pecou”, ele se fez entender para todos. Quero dizer, não precisa ser cristão para compreender o significado dessa frase – ela é universal. Bem, pessoas que lançam pedras continuam a existir e sempre existirão…, sejam porque tem uma necessidade interior de agredir, seja porque continuam a creer na antiga lei. Entretanto, não foi em vão que tal ensinamento foi proferido. Talvez se Jesus não dissesse isso há dois mil anos,… Read more »

Marcel Cervantes
Marcel Cervantes
11 janeiro de 2008 7:53 am

Acredito que é extremamente válido buscarmos pontos de contato entre as diversas concepções de mundo. Penso que afirmar que o mundo é dividido demais para permitir o diálogo não passa de um abandonar-se à total desesperança. Não que tal atitude seja sem fundamento. Mas, se isto foi tudo o que nos restou, o melhor é que larguemos tudo logo, porque, independente de qualquer coisa que façamos, continuará a haver mortes, assassinatos, injustiças, por parte de Estados e de pessoas em particular… Na minha opinião, a possibilidade de diálogo não tem nada a ver com a cultura em que se está.… Read more »

Coringa
Coringa
10 janeiro de 2008 2:33 pm

…é como diz um ditado:

“Nas ‘bíblias’ você procura o que deseja, e sempre encontra o que quer”

Coringa
Coringa
10 janeiro de 2008 2:26 pm

(continuação) E agora, vejam o que pode ser extraído do Corão: O Alcorão isenta a mulher da e restabelece sua honra e dignidade. Ele eleva a condição da mulher para torná-la igual ao homem. Pela primeira vez na história, à mulher são dados os mesmos direitos que a qualquer homem, pelo Islam: “Elas (as mulheres) têm direitos sobre eles, como eles os têm sobre elas.” (Alcorão Sagrado 2:228) No casamento, a mulher é considerada pelo Islam uma parceira igual e livre. O casamento no Islam é um contrato sagrado entre um homem e uma mulher e deve haver o consentimento… Read more »

Coringa
Coringa
10 janeiro de 2008 10:00 am

Lionheart,

Entendo tua colocação porém, olhando a realidade de uma forma mais ‘nua e crua’, o que vejo é que a Dinamarca continua ‘incólume’ e o Iraque DESTRUÍDO!…e esta destruição feita em nome de nosso atual ‘deus’…. o deus MERCADO!

Fiat Lux
Fiat Lux
10 janeiro de 2008 8:27 am

O grande problema é que o homem deturpa as escrituras,ou se atém apenas naquilo que lhe interessa, usando a “vontade de Deus” para justificar sua ganância, vaidade, preconceito e orgulho.

O poder gerado é muito grande e nenhum lider,seja religioso ou político, quer abrir mão deste poder, em nome da paz entre os povos.
A mentira que eles criaram é tão poderosa, que ela se tornou uma verdade para praticar qualquer ato, mesmo que insano, em nome de Deus.
Acho que só a vinda de um Salvador mesmo, pra colocar a casa em ordem!

Lionheart
Lionheart
10 janeiro de 2008 5:25 am

Concordo plenamente Coringa, mas a diferença é que o Ocidente leva uma grande vantagem sobre o mundo islâmico: nele a religião não mais é levada tão a sério. É claro que há focos de fanatismo cristão aqui e ali, mas no geral as pessoas não seguem mais “a Lei” ao pé da letra. Vido o episódio das caricaturas de Maomé. No mundo islâmico houve choro e ranger de dentes, chegaram a pedir a destruição da Dinamarca! Ao passo que vários artistas ocidentais já criticaram de algumas forma os ícones sagrados do judaísmo e cristianismo. Houve protestos, claro, mas nada que… Read more »

Coringa
Coringa
9 janeiro de 2008 8:08 pm

Não há absolutamente NADA no Corão que possa ser classificado como ‘inferior’, em relação a bíblia cristã/judaica. TODOS os livros mencionados possuem seus pontos ‘questionáveis’ ou ‘estranhos’, ‘incoerências’ etc….e tb todos eles contém belezas e sabedoria! Fanatismos tb ocorrem no ocidente e em considerável volume! Interpretações absurdas das ‘sagradas escrituras’ são vistas todos os dias em nosso ‘ocidental way of life’. Líderes de TODO o mundo continuam, EM NOME DE DEUS/ALÁ/JEOVÁ , cometendo as maiores barbaridades, nos mais diversos cantos da Terra (inclusive neste nosso “civilizado” hemisfério ocidental). Não podemos sequer, nos dar ao LUXO de dizer (ou escolher) ‘este’… Read more »

Bono
Bono
9 janeiro de 2008 7:28 pm

O problema do Alcorão é que ele é velho demais e está morto pois não aceita adendos. São os mortos comandando a vida. Por isso que os religiosos são tão sérios.

tiza
tiza
9 janeiro de 2008 7:25 pm

Vou reafirmar o que penso ;Nada tenho contra o Islamismo , mas tudo tenho contra a incoerência. A leitura nunca deve ser literal, porque o literal traz consigo o pessoal, para a intrepretação. Há incoerências no Corão que passam desapercebidas pelo fanatismo e fixaçãonas letras. A verdade sobre a paz verdadeira vem com o prefeito entendimento de Jesus e eles não o têm; e de boas intenções assim tidas, pelo julgamento pessoal, o “inferno ” anda cheio. Eles vivem o antigo testamento ; julgam , praguejam , vivem sob a mira constante do castigo Divino , vivem como homens acuados… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
9 janeiro de 2008 7:11 pm

Ou sua conclusão foi apressada ou não me fiz entender a ninguém no texto. O que proponho aqui é sim, tentar entender o pensamento muçulmano, falar a mesma língua. Em nenhum momento eu proponho adotar o modelo deles ou um modelo religioso de Estado. Ora, se os únicos pontos de contato com o ocidente são 1: Dinheiro 2: Religião e só o dinheiro não tem mostrado efeito algum com os países mais perigosos (funciona bem com a Arábia Saudita), por que não adotar TAMBÉM a linguagem religiosa? Será que, pra falar de Deus precisamos abdicar de um Estado Laico? Precisamos… Read more »

Lionheart
Lionheart
9 janeiro de 2008 7:01 pm

Acid, você diz que o Ocidente deve tentar entender o mundo muçulmano tentando pensar como ele, ou seja, sem separar o Estado da religião. Isso significa abrir mão do maior valor que o Ocidente produziu nos últimos trezentos anos: a laicidade do Estado. Sendo que eles não pensam nem nunca pensaram, nem por um segundo sequer, em tentar entender o Ocidente, inclusive taxando este de Grande Satã. O que você está propondo é um regresso total, uma capitulação por parte do Ocidente frente a um mundo fragmentado e dominado pelo fanatismo religioso (ou será que você acredita que exista algo… Read more »

Bruno H
Bruno H
10 janeiro de 2008 10:52 am

Ué, mas não foi exatamente o que o Bush fez? Bombardear Bagdá em nome de deus????

: )

Fabio Cunha
Fabio Cunha
10 janeiro de 2008 11:25 am

Se o Ocidente levasse a sério somente o “Amai o próximo como a ti mesmo” não haveria bombas, invasões, guerra pelo controle de petróleo , etc ….

Coringa
Coringa
10 janeiro de 2008 2:22 pm

Para efeito de análise, já que aqui foi colocada a questão da MULHER, vejam só o que podemos ‘interpretar’ em relação ao Islã x Cristianismo relativo ao tema: Em relação ao Cristianismo – O assim chamado Antigo Testamento da Bíblia advoga o massacre, condena a poligamia, aceita a escravidão e ordena queimarem-se as bruxas… Paulo, que foi o verdadeiro fundador do Cristianismo, tal como é compreendido e aceito pelos cristãos, considerava a mulher uma sedutora. Ele lhe atribuía toda a culpa pela queda do homem e pela gênese do pecado na mulher. E eis o que alguns dos santos canonizados… Read more »

Luiza
Luiza
10 janeiro de 2008 1:51 pm

Que Alah nos proteja….

todos aqui julgando profetas e livros sagrados, e eu julgando todos voces….

a sabedoria estah em toda parte, manifesta em muitas formas.

Oxala eu consiga sempre acessa-la, com as maos limpas e o coracao puro.

Coringa
Coringa
10 janeiro de 2008 1:41 pm

Sim Hana, vc tem razão, um erro não justifica outro!
Mas então precisamos tb mencionar, os escândalos que envolvem a igreja nos incontáveis casos de pedofilia/estupros! Ou então, conforme a socióloga da religião Regina Soares Jurkewicz fala em sua pesquisa, resultado de dois anos de trabalho, sobre as estratégias usadas pela cúpula da Igreja para silenciar vítimas: as mulheres que sofrem abusos sexuais cometidos por sacerdotes…
E isto tudo, não é de hoje não…é SECULAR!
Aqui tb a ‘beleza’ não é o que vemos na PRÁTICA!

Lionheart
Lionheart
10 janeiro de 2008 1:11 pm

Como bem disse a Hana, eles podem ser vítimas de muitas injustiças, mas bonzinhos e inocentes é que eles não são…

Lionheart
Lionheart
10 janeiro de 2008 1:09 pm

Coringa, Coringa, olha o perigo dessa sua colocação! Dá a impressão até de que você está tentando justificar os atos hediondos deles…

Mcnaught
Mcnaught
10 janeiro de 2008 12:23 pm

Pois é… o ocidente esta cada vez mais entupido de igrejas. Não é só o Brasil que temos esse exemplo aqui: Numa certa avenida que leva para praia aqui em SP temos a seguinte situação: -a cada 3 ou 4 casas tem 1 bar e 2 igrejas. Tem hora na avenida que tem: – Igreja com igreja e 2 botecos (bar de vila) e por aí vai. A avenida é enorme. Além de ter igreja fazendo parede com outra, e botecos pelo meio, temos as residências. Daí, aconteceu o seguinte: – Uma igreja encostada numa residência teve a parede pixada.… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
10 janeiro de 2008 12:18 pm

Não me lembro de estar passando aqui a mão na cabeça dos islâmicos que batem em mulher, se explodem, dão chibatadas, etc…

Hana
Hana
10 janeiro de 2008 12:11 pm

Apesar de não gostar do termo, os islâmicos para mim são “vilões” sim. O Bush pode ser um “vilão” também, mas isso não justifica tantas atrocidades. Um erro não anula o outro. Eu continuo achando o islamismo uma religião potencialmente perigosa. O Corão pode ter algumas passagens muito belas, mas beleza não é o que vemos na prática, nos países que o praticam. Você já leu o livro “Infiel” da escritora somalia Ayaan Hirsi? Se não, procura ler ou se informar a respeito e depois me diz se você continua com a opinião de que os islâmicos são as eternas… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
11 janeiro de 2008 5:25 pm

Lamento, Silvio, mas não troco links. Prefiro ter a liberdade de acrescentar e tirar links de acordo com minha própria consciência. Nem peço nem quero que coloquem o link do Saindo da Matrix como moeda de troca. Entretanto, seu site pode ser de interesse dos leitores, por isso o acrescentei, assim como o do Marcel, que me pareceu de ótimo nível.

Geninha
Geninha
11 janeiro de 2008 8:28 pm

É o que penso, Coringa. E é bem por aí mesmo. 🙁

Bono,
Também acredito que tudo que nos escraviza é dispensável. Mas…

Vc acredita mesmo nisso?

“Porque a verdade suprema não pode ser dita, muito menos cabe em um livro.”

Pra mim, s verdade suprema tanto pode ser dita como também pode ser escrita em um livro, um texto, um verso, uma frase, uma palavra e etc… As escrituras sagradas inteira nos mostra a relação de amor do homem com o supremo. E o amor não é uma verdade suprema?

Não consigo ver da forma que vc vê.

Geninha
Geninha
11 janeiro de 2008 8:43 pm

Falei das escrituras sagradas e queria falar mesmo era da Biblia..rsrs

Tudo bem…como diz lá em Timóteo 3:16-17

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.”

E em Pedro1:20-21

sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.
II Pedro 1:20-21

“Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo.”

🙂

Marcelo
Marcelo
13 janeiro de 2008 1:16 am

Lourdes, eu não deveria ter dito que o alcorão nunca foi alterado. eheh você tem razão existe a possibilidade. Mas eu acho dificil, pois o profeta tinha todas as revelações anotadas, não em forma de livro, mas tinha. Grande parte da comunidade sabia o alcorão de cor, exatamente para que ele não fosse modificado e muitos companheiros dele também tinham suas cópias anotadas. Abu Bakr e os companheiros do profeta tiveram o trabalho de coletar as anotações e verificar se não havia erro. Se houvesse algum erro a comunidade saberia pois eles sabiam o livro de cor. “Otman nomeou uma… Read more »

Coringa
Coringa
13 janeiro de 2008 12:07 am

Ótima exposição, Lourdes!

Para mim, há simplesmente dois ‘aprendizados’ que devem ser preservados/compreendidos:

1- a VIDA (em todas as suas formas de manifestação) é Sagrada;

2- a HUMANIDADE está acima de toda e qualquer instituição, e assim deve ser preservada.

Bom domingo e um fraterno abraço à todos(as) 🙂

Marcelo
Marcelo
12 janeiro de 2008 11:54 pm

Eu acredito que existem muitas verdades escondidas no alcorão. O problema é que os doutores da lei engessaram a leitura por mais de 1000 anos. Por exemplo, o alcorão revela que jesus não morreu. Ele foi crucificado como está escrito nos evangelhos, mas ele sobreviveu e veio a morrer velho. Existe uma confusão, por que o alcorão diz que jesus não morreu nem foi crucificado, então muitos muçulmanos pensam que alguem foi crucificado no lugar dele. Mas o que é ser crucificado? É morrer na cruz, assim como ser enforcado é morrer na forca. Se jesus fosse condenado a forca,… Read more »

Caesar
Caesar
12 janeiro de 2008 11:44 pm

Se o problema é o diálogo inter-religioso, permitam-me dizer que SEUS PROBLEMAS ACABARAM!!!

Eis a solução!

http://portacurtas.uol.com.br/pop4_160.asp?cod=3616&exib=1674

Lourdes
Lourdes
12 janeiro de 2008 11:41 pm

Geninha, Eu não tenho medo de DEUS. Também, penso que as religiões são criações do ser humano e não imposições de Deus. São vazias as disputas por qual é o melhor líder espiritual da humanidade ou qual é a melhor religião. Existem caminhos diferentes para se atingir a evolução espiritual, dentro e fora de religiões, sendo que o mais importante é a conduta amorosa e fraterna e não a organização religiosa escolhida. O que redime o homem são os seus atos e não a sua crença nos dogmas de determinada religião. Assim, as religiões podem ajudar o indivíduo no reajuste… Read more »

billy shears
billy shears
12 janeiro de 2008 5:17 pm

Sobre o tema levantado em um comentário acerca da escrita da história, gostaria de externar minha opinião: A história tende a ser escrita pelos vencedores que a utilizam em seu projeto de hegemonia. Porém, em contraponto a esse contexto surgiu uma nova concepção de história de cunho marxista, onde os excluidos são privilegiados na análise histórica. Essa corrente dominou o pensamento nas últimas décadas. Acredito que ambas formas de se descrever a história são capengas pois não dão conta do complexo contexto histórico que abordam. Veja, não me parece correto uma abordagem histórica sobre a história de Roma, sem que… Read more »

Lourdes
Lourdes
12 janeiro de 2008 11:34 pm

Oi Marcelo, gosto muito das suas colocações, mas discordo desta: “quem o escreveu foi mohammed quando ainda estava vivo”. Veja o texto abaixo: “O Alcorão não foi estruturado como um livro durante a vida de Mohamed. À medida que o profeta Mohamed recebia as revelações, ele solicitava aos jovens letrados que integravam a sua comitiva para que transcrevessem os textos. O texto foi preservado em materiais dispersos variados … como folhas de tamareira, pedaços de pergaminho, omoplatas de camelos, pedras e também na memória dos primeiros seguidores. Após a morte de Mohamed em 632 iniciou-se o processo de recolhimento dos… Read more »

Geninha
Geninha
12 janeiro de 2008 4:46 pm

Beijocas, Tiza… Sendo assim, sim! 🙂 Sobre a Torre de Babel, acho bem interessante mesmo… No sentido de que esta passagem nos ensina que a evolução é espiritual e não física. Para o homem chegar ao “céu” deve antes de tudo edificar o seu templo interior. Que a união se dá pelos sentimentos; e não pela palavra. A palavra é apenas a lei, e o homem deve viver pela FÉ. A lei impõe medo, a Fé traz consigo o AMOR. Além do que, a discordância é uma bela fusão. 🙂 Sobre a nossa língua, tem uma passagem muito legal em… Read more »

tiza
tiza
13 janeiro de 2008 10:14 am

Caeser , gostei de sua dica ! Assisti a “Figueira do Inferno..”(e muchas otras cositas..) Quanto ao citado; amei aquele senhor que disse que antigamente as flores falavam ; ele é culto e coerente a seu modo..Vai saber ???? Não sei o que será de nós vegetarianos ; talvez passemos a comer só terra. Viu as histórias dos casos ? Alucinações , mortes, altas viagens das quais uns voltam sequelados outros não; para os índios é místico; ritualístico índio é índio ; sabem viver dentro de sua cultura (vivendo baratos incríveis….vez ou outra..brincadeirinha viu gente !) Mesmo sem o respaldo… Read more »

Marcelo
Marcelo
13 janeiro de 2008 1:13 pm

Geninha, voce disse que conhece mais a biblia que outras escrituras. Então eu resolvi colocar algumas passagens que mostram que as práticas de jesus eram as mesmas dos judeus e que se assemelham muito a dos muçulmanos. O modo como Jesus orava: “E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.” Jesus ensina que só existia um Deus: “E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro,… Read more »

Solius
Solius
16 janeiro de 2008 1:16 pm

Olá prezado amigo,

Concordo, apesar de ter apresentado alguma dificuldade em interpretar 🙂 o sentido desta sua última mensagem.

Mas então, esclarecendo (e espero que efetivamente): as conclusões não foram pessoais como afirmado anteriormente e não interpretei de forma equivocada a discussão. O meu intento, este sim foi interpretado de modo equivocado, talvez até mesmo pelo fato de eu não o ter mencionado.

Mas então que bom que persiste a validade das colocações iniciais.

Abraço e paz!

Coringa
Coringa
15 janeiro de 2008 10:08 pm

Caro Solius,

‘Conclusões de estudos’, são também decorrentes de INTERPRETAÇÕES!

Abraço 🙂

Solius
Solius
15 janeiro de 2008 9:58 pm

Foi mais do que constatado, bravo amigo. Mas achei por bem esclarecer os pontos, já que ninguém se propôs a fazê-lo.
Da mesma forma é importante mencionar que não expressei opiniões pessoais, mas conclusões de estudos diversos.

Abraço!

Coringa
Coringa
15 janeiro de 2008 9:40 pm

Prezado Solius,

Reconheço o direito à sua ‘particularíssima’ interpretação em relação ao que aqui foi discutido, bem como às suas conclusões pessoais.
Se bem observar, constatará que foi JUSTAMENTE a questão da INTERPRETAÇÃO a preocupação/objeto de minha análise.

Paz e Amor!

Solius
Solius
15 janeiro de 2008 9:19 pm

Amigo Coringa, permita-me fazer algumas observações e correções em suas colocações sobre o cristianismo, feitas no debate com a colega Hana: -A Igreja não prega a pedofilia, e quem comete tal ato (pertencendo ou não à instituição) está agindo por si e contra os ensinamentos. -A socióloga citada não é católica como ela mesma afirma. Pertence a mais uma das organizações (esta, inclusive, abortista) que têm como escopo difamar a Igreja. -Ao mencionar o Antigo Testamento, relacionando-o com o cristianismo, deve-se levar em conta vários fatores, como a sua análise à luz do Novo Testamento, o contexto histórico, etc. Portanto… Read more »

Geninha
Geninha
14 janeiro de 2008 11:17 am

Na verdade é Lucas 10:21-22
10:24 é este:
“Pois vos digo que muitos profetas e reis desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que ouvis, e não o ouviram.”

🙂

Geninha
Geninha
14 janeiro de 2008 11:11 am

Lourdes, Se Deus fez o homem a sua semelhança, é comum pensarmos que agimos como Ele age. E se fizemos Deus a nossa semelhança(como diria o Lázaro:) é comum pensarmos que Ele age como agimos. 🙂 Dizer que devemos “temer a Deus”, pode ter várias interpretações… Como a Tiza levantou, é uma questão de ampliar o vacabulário. E você de certo modo justificou essa passagem com o que pensa, e escreve. 🙂 Posso dizer que vc tem consciêcia do quanto Deus te ama e de quanto você O ama, por isso afirma não O temer… Mas o medo é essencial… Read more »

Geninha
Geninha
14 janeiro de 2008 11:02 am

Obrigada, Marcelo. Acredito que não seja diferente mesmo. Apenas um pouco alterada segundo os costumes de cada povo. Até citei a parábola do Bom Samaritano, visto que não é apenas uma parábola que nos ensina a caridade, mas também nos ensina o preconceito, etc… Os samaritanos eram visto com maus olhas pelos judeus ortodoxos, no entanto, eram os que mais assimilavam e seguiam os ensinamentos de Cristo. A Bíblia é uma grande prova que tudo na Terra deve evoluir, principalmente os ensinamentos ultrapassados das religiões. Graças a Deus os samaritanos não foram os únicos protestantes. 🙂 Você até mesmo chegou… Read more »

Coringa
Coringa
12 janeiro de 2008 3:52 pm

Bem exposto, Tiza!
Esta tua explanação, em relação ao contexto em discussão, melhor dissocia o ‘joio’ do ‘trigo’.

tiza
tiza
12 janeiro de 2008 3:30 pm

Interessante mesmo Coringa ; Certamente não será mesmo só lendo, escutando , ou falando que aprenderemos a Essência da VIDA, e não devemos nos basear só nisto nunca. Seria entre todos , o paradoxo mais lastimável , caso o TODO excluisse os néscios , os surdos , os mudos , os cegos (mesmo o brile(?) é uma forma diferente de se ler os mesmos erros),e até mesmo os infratores, delatores, fugitivos , criminosos ,de SEU CONHECIMENTO PERFEITO, porque estariam todos assim condenados a ignorância; e não se nega pão a quem tem fome. O homem não morre pelo que lhe… Read more »

tiza
tiza
12 janeiro de 2008 3:22 am

Uma observação despretensiosa me veio assim do tudo ou do nada ,como um alerta de se saber escutar e ouvir ,lendo-nos muito e a todos indistintamente em muitos dos posts. Achar=>encontrar por acaso ou procurando;deparar com;descobrir;encontrar;estar, encontrar-se; situar-se;deparar com. Achar=>Considerar , julgar , supor, ( Dicionário Aurélio e outros. ) Palavras são muito perigosas. Perigosas demais. Fatais até, diria ; dependendo do estado de saúde de nossas mentes. Carecem de cuidados especiais; pensadas ou externadas. Ainda que sejam precisas, devem ser em muito precisas; senão melhor o silêncio. Deveriam mesmo vir com tarjas coloridas. Bulas de esclarecimentos, de recomendações especiais… Read more »

Marcelo
Marcelo
12 janeiro de 2008 1:26 am

Achei interessante dizer que Os islamicos acreditam que o Paracletos(ajudador), espirito da verdade era o mohammed. “Todavia, digo-vos a verdade, convém-vos que eu vá; pois se eu não for, o Ajudador não virá a vós; mas, se eu for, vo-lo enviarei. E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: do pecado, porque não crêem em mim; da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais, e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado. Ainda tenho muito que vos dizer; mas vós não o podeis suportar agora. Quando vier,… Read more »

Marcelo
Marcelo
12 janeiro de 2008 1:07 am

Lourdes, eu digo isso porque quem o escreveu foi mohammed quando ainda estava vivo e além disso muita gente da comunidade sabia o livro de cor para que não houvesse alteração. Por isso foram criados os hadiths, já que não se podia modificar a escritura, eles criaram uma sengunda “escritura”, 300 anos depois da morte do profeta. Isso não quer dizer que a escritura seja divina. Pode ser a verdade como pode não ser. Ninguem sabe qual é a verdade. Como vc sabe que Deus não escreveu nenhum livro? Pq ele não poderia? Ele criou tudo o que existe e… Read more »

Lourdes
Lourdes
11 janeiro de 2008 11:49 pm

Oi Marcelo, gostaria de saber como você pode fazer tal afirmação, conforme você escreveu: “Um fato importante é que o alcorão é a única escritura que nunca foi alterada até hoje.” Eu penso que a Bíblia, o Alcorão, o Torah e outros livros sagrados sofreram influências de seres humanos, pois Deus não escreveu nenhum livro. Muitas das histórias relatadas são metafóricas. Não se pode levar tudo ao pé da letra. “Todos evangelhos são obras humanas, sujeito a erros e interpretações pessoais, influenciados pela cultura, mitos e crenças de determinada época.” “Devemos questionar tudo, questionar as crenças, os mitos, os dogmas,… Read more »

Passante Curioso
Passante Curioso
11 janeiro de 2008 11:08 pm

Eu estava na oficina do trabalho quando o World Trade Center foi à baixo. Do meu lado, um cara espírita vibrou como tivesse sido gol do Brasil. Jamais vi qualquer outro espírita fazer algo dessa natureza. Durante a semana seguinte vi muitas pessoas de países islâmicos comemorando na rua. Homens, mulheres e crianças que tinham as mesmas caras comuns dos meus vizinhos. Todos comemorando a morte de um porrilhão de pessoas. Só uns fatos. E uma pergunta: alguém aqui nessa discussão já se deu o trabalho de ler o Alcorão? Resolvi tentar, mas sem muita pressa, porque o livro é… Read more »

Marcelo
Marcelo
11 janeiro de 2008 10:10 pm

Um fato importante é que o alcorão é a única escritura que nunca foi alterada até hoje. O problema do islamismo se chama Hadith, as tradições do profeta. O profeta disse que suas tradições deveriam passar de geração à geração, mas que não deveriam ser escritas. Porém mais de 300 anos depois de sua morte algumas pessoas resolveram escreve-los. O problema é que a grande maioria era falsa. Houve um processo de seleção dos Hadiths, mas mesmo assim existem muitos sem lógica e que contradizem o alcorão. Por exemplo, a maioria dos muçulmanos acreditam que jesus nunca morreu, mas que… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
12 janeiro de 2008 12:39 am

Na verdade Marcelo só falou um fato: o Alcorão é a única escritura sagrada que não veio de uma tradição oral. Isso porque ele é muito, mas muito recente em comparação aos outros Livros e foi escrito (poderíamos dizer psicografado?) por uma pessoa só (Maomé). Os “anexos” é que são baseados em relatos, tradição oral, etc.

Belmonte
Belmonte
11 janeiro de 2008 9:42 pm

amai ao próximo como a ti mesmo. Só com o amor vem a tolerância, a compreensão e por fim o perdão.

” E DEUS amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigenito para todo aquele que cre não prereça mas tenha a vida eterna”

Coringa
Coringa
12 janeiro de 2008 10:01 am

Este comentário da Tiza e tb o da Lourdes (muito adequados ao contexto), fez-me lembrar da TORRE DE BABEL…ou poderíamos adaptar a idéia aqui para – SÍNDROME DE BABEL!

Coringa
Coringa
12 janeiro de 2008 10:05 am

ou seria melhor denominar como EFEITO BABEL…hmmm…a linguagem é um problema sério mesmo… 😉

Coringa
Coringa
12 janeiro de 2008 1:49 pm

Continuando a ‘polêmica’ sobre o ‘EFEITO BABEL’, é interessante tb considerar sua repercussão, não somente no que se refere a questões textuais teológicas, mas também, nos ‘efeitos’ sobre a HISTÓRIA como um todo. Desta forma, temos a seguinte abordagem: LIVRO: A manipulação da História no Ensino e nos meios de comunicação AUTOR: Marc Ferro EDITORA: IBRASA “Controlar o passado ajuda a dominar o presente, a legitimar tanto as dominações como as rebeldias. Ora, são os poderosos dominantes Estados, Igrejas, partidos políticos ou interesses privados – que possuem e financiam veículos de comunicação e aparelhos de reprodução, livros escolares e histórias… Read more »

Coringa
Coringa
12 janeiro de 2008 1:40 pm

E por falar em ‘EFEITO BABEL’ é interessante a abordagem sob o prisma histórico da questão. Desta forma, em relação a Bíblia, temos informações com esta (p.ex): Alterações na Bíblia: (fonte: História da Formação do Novo Testamento por Pinheiro Martins) Por volta do ano 178 o filósofo platônico Celso escreveu em seu “Discurso Verdadeiro” que os cristãos de seu tempo não tinham o menor escrúpulo em alterar, “três ou quatro vezes, e mais ainda”, o texto original do Evangelho, “para refutar as várias objeções a eles postas”. Infelizmente, embora muitas pessoas neguem que tenha havido qualquer alteração na Bíblia, alegando… Read more »

tiza
tiza
12 janeiro de 2008 1:37 pm

Vivamos aprendendo enquanto a música ainda toca …..Ou seja ; somos aprendizes e devemos viver eem plena e irrecusável CO-operação mística, afim de extirpar de nossos corações e mentes os tumores do preconceito ; da auto-admiração , dos limites , da desunião. Não creio em pessoas céticas justo por isto . Não existem certezas em Metafísica ainda, e não devemos nos preocupar muito de onde e como os homens diferentemente tiram ; criam ,recriam ,sonham ,percebem ,sentem,aprendem seus “deuses” ; mas antes e sobretudo de onde e como “Deus ” sai de cada um . Como Ele mostra sua Face… Read more »

tiza
tiza
12 janeiro de 2008 12:29 pm

Geninha ,bjos; O problema que quis mostrar de forma sutil nas entrelinhas é justo esse :_ Muitos acham que têm certeza , e que o justo sentido de tudo está em suas mãos ; ou melhor;pensamento , teclado e língua e modo de vida. “Não julgueis ; porque assim como julgares serás julgado ” E isto fazemos todos nós algumas , poucas ou muitas vezes, outros sempre. A TORRE DE BABEL ,muito bem citada significa isto mesmo ; confusão e falta de discernimento real….É uma metáfora perfeita contra nossas vaidades e certezas . O Certeza Absoluta ainda não terminou sua… Read more »

Coringa
Coringa
12 janeiro de 2008 12:27 pm

Quem não deve estar gostando muito desta declaração é a família Bush & Cia., que muito lucraram com esta história/guerra.

Geninha
Geninha
12 janeiro de 2008 11:05 am

Marcelo, gostei muito de tudo que escreveu. Acima, até disse que queria mesmo era falar da Bíblia, pois, nunca li nenhuma outra escritura sagrada….E fica difícil falar de coisas que não sabemos… Me esclareceu bastante! É incrível como as pessoas podem afirmar que Deus não escreveu nenhum Livro… Eu acredito que Deus escreveu…Não sou espírita, mas como disse Allan Kardec… “O homem que simplesmente duvida, já tem em si causa de sofrimento.” Lourdes, seus pais nunca te castigaram? Os meus já! 🙂 Se meus pais aplicaram castigos para me educar, e eu aplico castigo para educar os meus…Pq devemos supor… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
12 janeiro de 2008 12:04 pm

Graças a Allah alguém do círculo religioso do Islã resolveu criticar essa insanidade do Al Quaeda: Bin Laden é criticado por seu mentor saudita 22/09/2007 Um dos mais proeminentes mentores sauditas de Bin Laden o censurou publicamente por provocar desordem e matança generalizadas Fawaz A. Gerges Em Nova York Depois que Osama Bin Laden reapareceu nas telas dos televisores do mundo no sexto aniversário do 11 de setembro, os comentários se concentraram na sua barba recém-tingida de preto e na modificação da sua mensagem. Mas o mais importante foi a reação de um clérigo saudita. Em uma carta aberta, um… Read more »

Marcelo
Marcelo
12 janeiro de 2008 11:35 am

Ai gente, achei esse artigo que fala sobre reencarnação no alcorão. É em ingles, mas vale a pena, pois é uma interpretação um pouco diferente das tradicionais.

http://www.mostmerciful.com/where-is-Allah.htm

Marcelo
Marcelo
17 janeiro de 2008 11:11 am

Paulo não é o fundador do cristianismo, mas o catolicismo é uma interpratação de paulo e de alguns patriarcas da igreja. Assim como o protestantismo é fruto da interpretação de lutero.
Existem várias religiões cristãs, como as testemunhas de Jeovah que possuem interpretações diferentes do cristianismo. O próprio islamismo possui uma interpretação difente.
Os erros da igreja são erros dos homens, não pode se culpar a igreja por tudo. A única culpa da igreja, na minha opnião, foi a modificação das escrituras para que essas se aproximassem da sua doutrina.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.