O FUMO NOS TERREIROS DE UMBANDA

O FUMO NOS TERREIROS DE UMBANDA

O fumo é a erva mais tradicional da terapêutica psico-espiritual praticada na Umbanda. Originário do mundo novo, os nativos fumavam o tabaco picado e enrolado em suas próprias folhas, ou na de outras plantas, conhecendo o processo de curar e fermentar o fumo, melhorando o gosto e o aroma.

Durante o período físico em que o fumo germina, cresce e se desenvolve, arregimenta as mais variadas energias do solo e do meio ambiente, absorvendo calor, magnetismo, raios infravermelhos e ultravioletas do sol, polarização eletrizante da lua, éter físico, sais minerais, oxigênio, hidrogênio, luminosidade, aroma, fluidos etéreos, cor, vitaminas, nitrogênio, fósforo, potássio e o húmus da terra. Assim, o fumo condensa forte carga etérea e astral que, ao ser liberada pela queima, emana energias que atuam positivamente no mundo oculto, podendo desintegrar fluídos adversos à contextura perispiritual dos encarnados e desencarnados.

O charuto e o cachimbo, ou ainda o cigarro, utilizados pelas entidades filiadas ao trabalho de Oxalá são tão somente defumadores individuais. Lançando a fumaça sobre a aura, os plexos ou feridas, vão os espíritos atuando em benefício daqueles que os procuram com fé.

Os solos com textura mais fina, com elevado teor de argila, produzem fumos mais fortes, como os destinados a charutos ou fumos de corda, enquanto os solos mais arenosos produzem fumos leves, para a fabricação de cigarros. No fabrico dos charutos (palavra derivada do tâmil churutu), as folhas, após o processo de secagem, são reunidas em manocas de 15 a 20 folhas e submetidas a fermentação, destinada a diminuir a percentagem de nicotina, aumentar a combustividade do fumo e uniformizar a sua coloração. Os tipos de fumo mais utilizados na confecção dos charutos brasileiros são: Brasil-Bahia, Virgínia, Sumatra e Havana.

Nos trabalhos umbandistas é muito utilizado por Exu Bombogira. A cigarrilha de odor especial, quando utilizada por esta entidade, melhor se ajusta ao descarrego do magiado por proporcionar-lhe mais tranquilidade. Os cigarros são utilizados para fins mais materiais, normalmente relacionados com negócios financeiros.

Os charutos de fumo grosseiro e forte são peculiares à magia dos Exus, enquanto os charutos de fumo de melhor qualidade são usados por Caboclos. Já os Pretos-Velhos dão preferência aos cachimbos, nos quais usam diversos tipos de mistura de ervas, como o alecrim, a alfazema e outros, além de utilizarem cigarros de palha, impregnando assim os elementos com a sua própria força espiritual, transformando o tradicional “pito” em um eficiente desagregador de energias negativas. Desta maneira, como o defumador, o charuto ou o cachimbo são instrumentos fundamentais na ação mágica dos trabalhos umbandistas executados pelas entidades. A queima do tabaco funciona como um defumador individual, próprio, dirigido ao objetivo do Guia, que não traz nenhum vício tabagista, como dizem alguns, representando apenas um meio de descarrego, um bálsamo vitalizador e ativador dos chakras dos consulentes. Vemos assim que, como ensinou um Pai Velho, “na fumaça está o segredo dos trabalhos da Umbanda”.

Fonte:
Jornal Umbanda Hoje

Para saber mais:
Defumação e incensos;
Uso da bebida, fumo e músicas na Umbanda, por Caboclo Junco Verde

5 2 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
56 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Fabi
Fabi
21 fevereiro de 2006 4:44 pm

Oi Acid. Estava procurando outros artigos sobre Umbanda, mais precisamente sobre o desenvolvimento dos médiuns de incorporação. Estou estudando o tema, fui no terreiro do Rubens Saraceni e gostei muito, o que me chamou mais a atenção são a quantidade de médiuns que trabalham lá! A apresentação inicial é maravilhosa, a música, o ritual, os cantos, e principalmente a energia que encontrei lá é contagiante: a alegria esta somada nos trabalhos de caridade ! eles atendem uma quantidade enorme de pessoas, é muito bonito de se ver! No dia em que fui quem atendeu o público foi os caboclos, são… Read more »

x-builder
x-builder
3 janeiro de 2006 12:05 pm

Pois é Tiza, oferenda é uma pratica bastante antiga. Para quem assistiu o seriado Roma, por exemplo, nota que esta prática era bastante normal entre os romanos.

Algumas sociedades antigas oferenciam até virgens para trazer algum beneficio.

A umbanda ainda carrega esta cultura deste tempos.

x-builder
x-builder
3 janeiro de 2006 12:03 pm

Ok Doutor Titânico, pensemos nessa premissa: Orixás são principios inteligentes.

Desta maneira principios inteligentes são desprovidos de valores morais e tornam-se joguetes de acordo com interesses de cada um. Eu já ouvi de vários pais de santos que orixás possuem pontos negativos e positivos. Um exemplo que ficou bem claro para mim foi o ObaluaÊ na relaçao doença – cura. Ogum – força de vontade – ira…..

acho que este tema e bem interessante de ser discutido.

tiza
tiza
3 janeiro de 2006 12:02 pm

X-Builder;
Toda e qualquer prática que se diz religiosa ,não pode admitir trocas de favores nem entre seus membros e muito menos com as “entidades” ..
Caridade, misericórdia são outras coisas.
Que ser superior é este que não tem poder nem para pegar o seu próprio bode ?

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
3 janeiro de 2006 11:56 am

Em algumas ramificações da Religião de Umbanda que não trabalham diretamente com os Orixás, na forma de Falangeiros de Orixás (não estão ligados a uma corrente africana), o trabalho com os Orixás é feito com os Guias (Espíritos reencarnacionais, pois já tiveram vida corpórea) chamados “Capangueiros de Orixás”, ou seja, são Guias (entidades que falam, bebem, fumam, dão consultas …) que vêm na vibração ou emanação daquele Orixá. Na maioria das vezes, são Caboclos que cumprem essa função e carregam o nome do Orixá junto ao deles. Existem casos (talvez por isso cause tanta confusão) que os médiuns não colocam… Read more »

Titanico
Titanico
3 janeiro de 2006 11:46 am

Fala x-builder…

Posso estar muito, muito, muito enganado… mas DUVIDO que um Orixá tenha pedido esse tipo de coisa.
Existem várias Tendas de Umbanda em que os Orixás nem falam…

Até porque, como eles são a representação das nossas energias “materiais” personificadas num corpo humano, eles NÃO precisam disso.
Lembre do que a gente já conversou: eles não são exatamente “Espíritos”… portanto, esse tipo de coisa não teria qualquer serventia para eles.

Acredito sim que alguém possa ter pedido isso… mas não foi um Orixá não… rsrsr

Abraço….

x-builder
x-builder
3 janeiro de 2006 11:21 am

Fala Titânico,

eu conheço um medium bem instruido (além de excelente médium é um excelente médico e pessoa, por sinal) que me falou que perdeu tudo que tinha porque não fez oferenda para Oxum , e por isto Oxum tirou tudo dele.

Sei que ele teve que sacrificar um bode e nao sei mais o que para recuperar o que tinha, e realmente recuperou.

São coisas assim que fico meio com o pé atrás.

Titanico
Titanico
3 janeiro de 2006 9:52 am

Ah, tava esquecendo…

O x-builder, nenhum Orixá vai trazer doença ou desequilíbrio em qualquer medianeiro por não ser oferecido o que ele pede…
Pra quem segue a Umbanda, pode até acreditar nisso, mas se estudarmos bem esse assunto (como já fizemos), teremos a certeza de que isso é ALTAMENTE improvável….

Abração… vc tava sumido…

Titanico
Titanico
3 janeiro de 2006 9:48 am

Vale ressaltar que as entidades de Umbanda NÃO precisam de sangue.
A culpa é dos dirigentes… até porque, se pedem sangue, pode ser QUALQUER entidade, menos Caboclo, Preto-Velho, Marinheiro, Boiadeiro, Baiano, Erê, Orixás, etc.

O desconhecimento é a melhor desculpa…
Até já tinha falado disso o com x-builder no assunto do post sobre Umbanda.

Também sou contra qualquer tipo de ação que cause dor em outrem, sejam homens ou animais… mas, tem muita gente que não tem consciência disso, até pela questão de evolução espiritual…

Abraços…

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
2 janeiro de 2006 9:29 pm

Eu sou totalmente contra rituais de sangue. Aliás, a própria Umbanda “branca” critica tais práticas. O uso de sangue é pra deixar o espírito no trabalho mais denso, pra ele agir mais facilmente na matéria, ou como recompensa pra “alimentar” algum espírito viciado na sensação de se sentir “vivo” novamente. Seja como for, EU TÔ FORA 😛 Ele (o espírito) que aprenda a lidar com magia branca!

x-builder
x-builder
2 janeiro de 2006 2:49 pm

Eu concordo com a Janaina, eu acho meio contrastante esta parte na Umbanda.

Pelo pouco que eu já li, algumas coisas devem ser discutidas abertamente. A umbanda vem de uma cultura africana (la pelos 6000 anos atras) onde nao existe uma posicao de bem e mal. Já observou que os Orixás têm uma força positiva e negativa.

Obaluaê – ele cura mas tb traz uma doenca se vc nao faz uma oferenda e tal.

Eu nao gosto desta relacao de troca – caridade em função de oferenda.

Janaina Rios
Janaina Rios
2 janeiro de 2006 1:41 pm

Titânico e demais irmãos, Não estou aqui falando de erros de alguns centros de umbanda ou de macumba específicos. Mais uma vez repito: estou falando de um preceitos e de doutrina. Pouco entendo do candomblé ou umbanda mas sei que eles se utilizam, institucionalmente, dos sacrifícios nos rituais, e fazem trabalhos com finalidades diversas não é verdade? Independente linha religiosa, não podemos conceber que se institucionalize o egoísmo pois não temos o direito de, em função de um credo religioso tirar a vida de um ser inocente, ou fazer o mal ao próximo. Os Judeus que utilizavam o sacrifício de… Read more »

Titanico
Titanico
2 janeiro de 2006 10:16 am

Fala Ale!!! Pra mim, esse negócio de Fraternidade Branca não dá certo… Na minha opinião, aquilo lá não tem nada a ver… até porque, ela é bem diferente da Doutrina dos Espítitos… essa última sim diz o que, como, quando, onde, porque, etc.. Fala Janaina… O que vc chamaria de “seres mais evoluídos”? Não sei se vc já ouviu dizer, também não sei se é verdade… mas dizem que o grande Bezerra de Menezes, já atendeu num terreiro de Umbanda… As formas perispirituais momentâneas nada são… o que vale são as conquistas espirituais. A Umbanda em si, tem toda uma… Read more »

x-builder
x-builder
3 janeiro de 2006 12:15 pm

Titânico, da uma olhada no link que o acid postou sobre os orixas. A definiçao de Obaluaê ficou exatamente akilo que estava falando.

http://www.umbanda.etc.br/orixas/orixas.html

Obaluayê: “O dono da Terra, o Senhor da Terra”; o Orixá das doenças, senhor dos mortos (pois conta uma lenda que Obaluayê foi o único Orixá que dominou a morte, Iku); é aquele que tira a doença, mas também aquele que dá a doença.

Titanico
Titanico
3 janeiro de 2006 12:15 pm

Exatamente x-builder!! Se eles são de alguma forma um princípio inteligente, eles NÃO tem consciência (não sabem definir o certo e errado, mas também não sabem pensar como nós)… por isso, não teria como ele “pedir” um negócio que ele não sabe pra que vai funcionar. Além disso, por não ter consciência, como ele pode fazer mal se vc não der a oferenda e fazer o bem se der o oferenda? R: Ele não sabe disso… Como eu disse, existe sim manipulação! Não são eles que “querem” isso… pode ser cultura dos encarnados, como também de alguns desencarnados… quem pediria… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
3 janeiro de 2006 5:04 pm

É isso mesmo, Tiza! Mas subentende-se que uma pessoa que reverencie a Mãe-Terra ou o Mar numa oferenda tenha um mínimo de respeito com ela no dia-a-dia… talvez tenha muita gente ligada só na forma do ritual… por isso que não gosto de rituais 😛

x-builder
x-builder
3 janeiro de 2006 2:45 pm

Vou contar a historia que eu presenciei.

A menina ja faltava com sua obrigacoes (oferendas). Toda sessão ela embolava ( yansã incorporava nela , e ela ia rolando para a camarinha). Segundo os entendidos , ela precisava cumprir com suas obrigações.

A mãe de santo consultou os orixás pelos buzios e viu que ela tinha que fazer as oferendas que os orixas determinaram, depois tinha que ficar 15 dias de retiro com a cabeça raspada .

Sei que depois disto a vida dela melhorou.

Foi o que eu presenciei.

Titanico
Titanico
3 janeiro de 2006 2:28 pm

Vc viu muito médium passar mal… ok. Mas e se isso foi “criado” pelo próprio médium em, não fazendo a oferenda, criar uma espécie de culpa e o subconsciente agir no desequilíbrio do médium? Já vi médium esquecer de acender uma vela e falar que não desenvolveu bem por causa da falta da mesma. Além disso, é o que eu falei: quem garante que é mesmo uma “boa” entidade? Se vc disser pra mim que sentiu o ambiente bom, já vou confiar. Conheço vc e sei que tens consciência crítica para utilizar sua sensibilidade aliada a inteligência para saber se… Read more »

tiza
tiza
3 janeiro de 2006 2:15 pm

Acid ,Já que falou de Iemanjá, será que ela não preferiria mil vezes, mesmo grata pelas flores e velas, não ver mais esgotos sendo despejados dentro do mar , não receber oferendas diárias de latinhas,paus ,pneus, chinelos , embalagens plásticas,papéis,óleo , petróleo, e outras infindas ofertas de lixo e poluição;ou seja que TODOS respeitassem a pureza de sua e nossa casa, e que assim em nome de Gaia, num todo, todos em profunda reverência e respeito ao que realmente merece;- Nossas Àguas e seus seres vivos – e quiçá seus deuses, se fizessem também responsávelmente garís , já que em… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
3 janeiro de 2006 1:29 pm

Eu não sei quase nada de Umbanda, mas, usando a lógica, será que essas pessoas que se “prejudicaram” por não dar oferendas não estavam comprometidas com CERTAS entidades? Porque, como vimos, Orixá MESMO não pede. Eu ACHO que Orixá é como uma corrente elétrica: Tem orixá 110v, Orixá 220v, e abaixo disso tem os transformadores, estabilizadores elétricos, etc, pra fornecer a energia pra determinado aparelho. Na Índia tem correntes que trabalham com Shiva, outras são Brahmanes, etc. E não creio que nenhuma delas ache que está lidando DIRETAMENTE com Shiva ou Brahma, até porque eles sabem que eles são representações… Read more »

tiza
tiza
3 janeiro de 2006 1:24 pm

Ah, que alívio ,então existem Orixás vegetarianos…capazes de grandes feitos , mas incapazes de se alimentarem sózinhos… Brincadeira…. Sr.Builder!!!! Sei que faz parte de um ritual típico e particular, mas perigoso e sobre ele se deve pensar, ainda assim , e muito. (como ainda existem ainda os rituais satânicos). O que quis e quero dizer é que troca e /ou pagamentos , seja lá em que moeda for ,implica admitir em entidades superiores defeitos ou qualidades típicamente mercantilistas e humanas , e isso é muito perigoso e claramente falso em qualquer tipo de espiritualidade que se diz superior; mesmo nas… Read more »

x-builder
x-builder
3 janeiro de 2006 12:55 pm

Lembra que já foi discutido que até os animais estao sujeitas as forcas de acao e reacao?

Pq os “orixas” estariam insentos?

Discordo que exista analogia entre vela e oferenda. Já vi muito medium passar muito mal , desequilibrar sua mediunidade, ou desestruturar a vida por conta de oferenda que nao foi realizada pelos orixas.

Como que os orixas pedem? A mae de santo consulta pelos buzios o tipo de oferenda que tem que ser feito.

Por isto acho que seja bem diferente de vela para santo.

Titanico
Titanico
3 janeiro de 2006 12:51 pm

As obrigações com os Orixás tem o mesmo simbolismo que aqueles que acendem velas para Santos ou Anjos da Guarda: “muleta” para conexão psíquica. Portanto, não existe esta relação de caridade X troca. Esse benefício é genérico, tendo muito mais a ver com proteção pela conexão (energia), do que conquista de bens. Se um espírito brincalhão ou ruim mesmo estiver se passando pelo Orixá, eles podem SIM trazer forças negativas. Do contrário, não acredito. Sobre Karma… quando a Espiritualidade Superior está programando uma nova encarnação e são dadas algumas provas e expiações para a pessoa, eles estão criando karmas para… Read more »

x-builder
x-builder
3 janeiro de 2006 12:42 pm

Tiza, oferenda para orixa, muitas vezes nao envolve sangue. Muitas vezes sao legumes, frutas, vegetais em geral.

tiza
tiza
3 janeiro de 2006 12:39 pm

Pra vc ver como o tempo é relativo, como a tradição pode empedrar inteligências. Uma oferenda externada é um agradecimento posterior, se for anterior é moeda de troca , é interesse quase infantil.Sei que é cultural; representar uma oração , e pode até ser algo paralelo,mas ainda assim deveriam ver que vc só pode dar aquilo que te pertence , e a vida de cada ser pertence a ele mesmo… Se alguém quer ofertar sangue , que oferte o seu; é muito fácil fazer bonito com o dos outros..Será que ainda existe alguém de bem que não perceba , hoje… Read more »

x-builder
x-builder
3 janeiro de 2006 12:33 pm

Vamos lá. Para mim sempre haverá troca a partir do momento que vc tem que fazer as obrigaçoes com os orixás. Por isto nao gosto desta relação caridade x troca. Por exemplo , se você quer ter algum beneficio você tem que fazer uma oferenda paga ogum , por exemplo. Ai vc tem que ter colocar vagem, nao sei mais o que para ogum. E assim vai. MAs a discução inicial era se os orixá traziam forças negativas e postivas. Até concordei com vc sobre o fato de que um principio inteligente nao pede. MAs foi considerando a premissa de… Read more »

Titanico
Titanico
3 janeiro de 2006 12:22 pm

O Builder… esse negócio de tirar ou dar a doença dá a entender que tem a ver com o Karma… não é literal não…
Como o Orixá não tem troca…

Bacana essa explicação Acid… tem a ver com o que eu tinha falado: um Orixá (verdadeiro), nada tem a ver com essas práticas mais rupestres…

MarceLo
MarceLo
1 janeiro de 2006 8:46 pm

Renan você está brincando ?

Pq se está a brincadeira já perdeu graça.

Daniel
Daniel
1 janeiro de 2006 6:46 pm

A descrição do fumo no texto deve vir de algum lugar no passado. A não ser que os centros umbandistas tenham um produtor próprio de charutos e assemelhados, sinto muito em dizer que a bucólica descrição do fumo feita pelo autor está tão defasada quanto carruagens ou barcos a vapor… Gente, hoje o fumo é um item de exportação e pertence aos grilhões de uma indústria multimilionária que coloca suas garras em todos os que dela participam. Os agricultores são acorrentados às fábricas, que lhes financiam tudo mas cobram com juros, tornando o cultivo do fumo uma verdadeira escravatura… O… Read more »

Biltís
Biltís
29 dezembro de 2005 8:36 pm

Fiat Lux, Já usei o Santo Daime uma vez e foi como estivesse lúcida. Nada demais… Não se sei porque já sou normalmente conectada com o lado de lá, em mim não notei diferença, a não ser o fato de me sentir mais leve no dia seguinte. Efeito do alcalóide presente na bebida? Já com o Uatchuma, uma outra bebida xamânica (que contém em média 1 a 2% de mescalina comparando com o payote de Carlos Castañeda) a experiência foi mais forte e emocionante. Mexeu realmente e definitivamente com algo no meu coração. Acredito no Espírito dessa bebida, mas tanto… Read more »

tiza
tiza
29 dezembro de 2005 5:28 pm

Renan , este senhor de 75 anos que incorpora o Destranca -Rua , fala sobre o quê quando vc conversa com ele, a ponto de vc chamá-lo amigo ? Não precisa falar de detalhes , só gostaria de saber de saber se ele fala das coisas no geral ou sobre vc, se dá conselhos , avisos , etc … Poxa me deu até uma vontade de conhecer alguém assim .

Renan
Renan
29 dezembro de 2005 5:11 pm

Destranca Rua é a personalidade/espírito que assume o corpo de um senhor de 75 anos. Destranca Rua comunica-se como um caboclo. Solicita previamente vinho e, eventualmente, charuto. Ao provar o vinho e o charuto oferecidos, gentilmente agradeceu a boa qualidade dos mesmos, e jocosamente comentou a respeito, dizendo que a regra é lhe oferecerem produtos inferiores. Descrevendo-o assim, ele pode parecer um comum. Não é. Por meio de seu dialeto extremamente particular, onde antigos regionalismos, ladainhas (oração cantada) e conceitos espíritas se integram, sua presença é doce e verdadeira, intensa e humilde, justa e apaziguadora. Disse que em uma de… Read more »

Irmão x-builder
Irmão x-builder
29 dezembro de 2005 4:26 pm

Minha opinião é que o fumo em qq trabalho é bem vindo, desde que trabalhado com seriedade.

Fiat Lux
Fiat Lux
29 dezembro de 2005 4:20 pm

Se não for muito trabalho, eu gostaria de saber a sua opinião a respeito, afinal, pelo q tenho visto vc não é do tipo q discrimina as diferenças de credo, e mesmo pq, eu vou respeitar a sua opinião, qualquer q seja ela, absorverei o q tiver fundamento p/ mim e desprezarei o q não me convencer.

Irmão x-builder
Irmão x-builder
29 dezembro de 2005 4:12 pm

Só para nao ficar ambiguo. Quis dizer que alguns centros de umbanda e candomble nao têem a seriedade exigida.

Irmão x-builder
Irmão x-builder
29 dezembro de 2005 4:10 pm

Em terreiros de candomble ou umbanda, onde não existe a seriedade exigida, percebemos que muitas entidades (pretos velhos, exus, caboclos) pedem fumo por simples prazer e nao por um motivo maior.

Por isto , acho que todos que participam , inclusive pacientes, devem ter o dircenimento correto para qq destes trabalhos.

PS: Você pelo visto sabe tudo de Lúcifer ne? Vc por acaso é satanista ou algo do tipo? Vc sabe todas imperfeicões ditadas por Lúcifer . Por acaso existe uma biblia satanica onde constam suas todas imperfeicoes ditadas pelo “Camarada lá de baixo” ?

Irmão Y
Irmão Y
29 dezembro de 2005 3:14 pm

Num trabalho de reportagem,um médium incorporado pela entidade, consumiu mais de 3 garrafas de pinga, quando acabaram os trabalhos e aconselhamentos, etc, a pessoa estava normal e sem nenhum traço de embriaguez, conversando normalmente…
Bem que eles poderiam ensinar o segredo pra galera que vai encher o caneco no final do ano, evitando muita brigas e acidentes 😀

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
29 dezembro de 2005 2:36 pm

Eu tenho opinião sobre isso, Fiat, mas vc não vai gostar muito…

Anônimo
Anônimo
29 dezembro de 2005 2:27 pm

O desconhecimento do que é energia- consciência- materia e espírito também são inperfeições ditadas por Lucífer para destruir a vida e manter o Rebanho coeso, satisfeito e ignorante através de dogmas e crenças.
Amén Irmão?

Anônimo
Anônimo
29 dezembro de 2005 1:31 pm

a matéria-energia não afeta criaturas espirituais. Afeta tão somente a matéria-energia.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
29 dezembro de 2005 1:02 pm

Interessante notar que o fumo ou bebida são espécies de muletas, um anteparo físico para melhor atuar na matéria, mas são totalmente dispensáveis. Várias pessoas que trabalham com essas entidades em “mesa branca” dizem que elas não utilizam nada além de passes (embora algumas fiquem contrariadas por não ter à disposição seus instrumentos de trabalho). Na minha experiência, vi que tais entidades podem requerer o fumo ou bebida se o trabalho for MUITO pesado, principalmente se envolver macumba (que é algo físico). Impressionantemente, o médium não fica bêbado ao ingerir álcool, e lá na lista espiritismo-br uma pessoa falou que… Read more »

Renan
Renan
29 dezembro de 2005 8:39 pm

Ele – Destranca Rua – fala sobre assuntos particulares a cada pessoa e sobre as características peculiares de cada pessoa que a auxiliam ou a prejudicam. Sugere mudanças de conduta, alerta sobre possíveis perigos físicos ou morais, faz previsões pessoais sem maiores detalhes, encaminha espíritos indesejáveis a seus devidos lugares. Encontrei-me com ele apenas duas vezes, quando senti uma afinidade e reciprocidade de percepções, algo que foi de tal modo significativo que, refletindo nesse momento, especulo que possamos ter nos encontrado mais do que somente nessas duas ocasiões. Coisas que me fascinaram foi sua forte presença e certa jovialidade, que… Read more »

Renan
Renan
30 dezembro de 2005 12:20 am
Renan
Renan
31 dezembro de 2005 2:08 am

Quanto mais eu leio sobre religiões e filosofias, mais sagrado considero o meu próprio sentimento e entendimento sobre as coisas. Acredito cada vez mais que essa seja a intenção essencial da vida. Vivê-la como é, com o mínimo de recursos religiosos e filosóficos, com o máximo de presença e despojamento. Afinal, o que eu sou não é nem aquilo que tenho, nem aquilo com o qual pareço ou desejo parecer. Sou filho do criador e irmão de toda a criação. Sua divina matrix diz que não, mas o criador me sussurra: és eterno. “Buda usa a alegoria da vida e… Read more »

tiza
tiza
30 dezembro de 2005 11:59 pm

ALE ,
Que saudades de vc , e a sua banda decolou? Mudaram o nome ? Está namorando na paz ? …perdi seu endereço…Que 2006 seja um ano muito bom pra vc !bjos , tiza

Ale
Ale
30 dezembro de 2005 11:52 pm

Para quem participa sempre de reuniões espíritas com manifestações de entidades, vale a pena ler esse texto.
Vocês correm um sério risco e nem desconfiam disso.
Espírita que participa muito de invocações de espíritos pode ter graves problemas de saúde em nível espiritual com prejuízos a longo prazo.
Leiam:

http://www.grandefraternidadebranca.com.br/plano_luz.htm

tiza
tiza
30 dezembro de 2005 1:58 pm

Janaína , O comentário da Dani é antigo e se restringe às aspas,o cabeçalho é opinião minha. Concordo plenamente com vc ,ambém sou contra qualquer tipo de sacrifício e maldade , mas se pensarmos bem , erros existem em todas as práticas religiosas , assim como é possível ocorrer em membros de todas as doutrinas , concepções e práticas religiosas. Eu como católica devo questionar os sacrifícios do antigo testamento e o por que dos padres pedófilos não pegarem as crianças de sua própria família , ou se amigarem entre sí ? Como um sujeito farsante desses ousa celebrar uma… Read more »

tiza
tiza
30 dezembro de 2005 11:46 am

Nada pessoal gente , mas estamos por acaso num tribunal onde o pré-conceito substityui o juiz e condena por sí só ? Existe o bem e o mal dentro de todos nós ,assim como existem os dominados pelo bem e pelo mal em todas as práticas religiosas. Este comentário foi postado aqui em outra ocasião de discussão e eu gostei muito , espero que gostem “Oi, eu sou Umbandista… Pra quem quiser entender mais sobre a organização espiritual da umbanda eu recomendo que leia algum livro do Rubens Saraceni. Ele explica as hiearquias espirituais de uma maneira bem lógica… Bem,… Read more »

gab.
gab.
30 dezembro de 2005 11:34 am

o site ta add… mto informativo!

Janaina Rios
Janaina Rios
30 dezembro de 2005 1:42 pm

Irmã Dani, Pré-conceito….(?) Estamos falando de doutrinas. Nada contra os ritos, nem contra as concepções. Só que, mesmo com o pouco conhecimento que tenho acerca da suprema divindade, será que podemos continuar nos confundindo e achando que Ele (Deus) é bem e mal ao mesmo tempo, é uma energia abstrata, etc…etc…? Tenho muito receio que tais abstrações distorcidas pelas conveniências, comecem a ser usadas em momentos de necessidade para justificar a coexistência “divina” do bem e o mal em um mesmo sistema (ex: miséria e luxo na sociedade contemporânea). Nada contra qualquer religião, irmã Dani. Não concordo é com as… Read more »

Janaina Rios
Janaina Rios
30 dezembro de 2005 11:03 am

Srs.

Desculpem-me pela franqueza…
Tranca-Rua, Bombagira, Preto-Velho… Não deveríamos, neste espaço, estar nos conectando com seres mais evoluídos?

Ao que se sabe, nos terreiros de macumba ocorrem sacrafícios aberrantes e cruéis com animais (bodes, galinhas, gatos, até cães são sangrados e mutilados até morrerem lenta e dolorosamente!). Sinceramente irmãos, respeito o credo de todos, mas “religiões” que se pautam em práticas pouco éticas (trabalhos para o bem e para o mal) e maus-tratos a animais…. francamente…. Desculpem mais uma vez, mas….

Fiat Lux
Fiat Lux
30 dezembro de 2005 10:50 am

Biltis, concordo c/ vc sobre as pessoas entendidas no assunto não terem muito o pé no chão, mas isso a gente encontra em qualquer outra doutrina e eu procuro não levar isso tanto em consideração pois os meus trabalhos sempre foram muito individuais. Paralelo a isso, procuro exercitar o meu próprio potencial através de meditações, mas qdo pedi opiniões foi p/ trocar impressões c/ outras pessoas q ~já experimentaram e justamente não fazem parte da doutrina. De qualquer maneira, lhe agradeço por ter me dado atenção. Abraço pra ti tb.

Renan
Renan
30 dezembro de 2005 1:54 am

Aparece cada maluco por aqui, hein?

MarceLo
MarceLo
30 dezembro de 2005 12:49 am

Gente, fumar faz mal a saude,

O Ministerio da Saude Adverte !!!

Renan, vc que e quase medico sabe muito bem disso.

Shame on you !

tiza
tiza
29 dezembro de 2005 11:02 pm

Renan ,
Vc fica tão diferente só de falar nele , conviva com ele o máximo que der, é o que eu faria..

Fiat Lux
Fiat Lux
29 dezembro de 2005 2:26 pm

Caro Acid, já q vc tocou no assunto desses recursos materiais, será q vc teria algo a acrescentar sobre o uso de bebidas feitas tb a base de ervas naturais, utilizadas nos rituais xamânicos? Me corrija se eu estiver enganada, mas eu não encontrei em seu blog nenhuma referência ou discussão mais profunda em relação a esses processos de interiorização consciencial c/ o uso das substancias psicoativas. Faço uso delas esporadicamente e gostaria de debater sobre, c/ pessoas q tenham maiores conhecimentos p/ me acrescentar. Posso lhe adiantar de antemão q, ao menos p/ mim, atraves destes rituais, foram sendo… Read more »

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.