A REENCARNAÇÃO NO JUDAÍSMO

Não é possível entender a Cabalá sem acreditar na eternidade da alma e suas reencarnações.

Rabi Arieh Kaplan
reencarnacao judaismo banner

Com o nome de Transmigração de Almas (em hebraico Guilgul Neshamot), todos os praticantes do judaísmo, especialmente as correntes ortodoxas – como o hassidismo (aqueles caras que andam de casacos e chapéus pretos) – e cabalistas acreditam que, após a morte, a Alma reencarna numa nova forma física. O conceito da reencarnação consta nos livros Sefer-Há-Bahir (Livro da Iluminação) e no Zôhar (Livro do Esplendor). Ambos atribuem grande importância à doutrina da Reencarnação, usada para explicar que os justos sofrem porque pecaram em uma vida anterior. Nele, o renascimento é comparado a uma vinha que deve ser replantada para que possa produzir boas uvas.

A “Transmigração” emprestou um significado novo a muitos aspectos da vida do povo judeu, pois o marido morto voltava literalmente à vida no filho nascido de sua mulher e seu irmão, num casamento por Levirato. A morte de crianças pequenas era menos trágica, pois elas estariam sendo punidas por pecados anteriores e renasceriam para uma vida nova. Pessoas malvadas eram felizes neste mundo por terem praticado o bem em alguma existência prévia. Prosélitos do judaísmo eram almas judaicas que se haviam encarnado em corpos gentios ou pagãos. Ela também permitia o aperfeiçoamento gradual do indivíduo através de vidas diferentes.

O Zôhar afirma ainda que a redenção do mundo acontecerá quando cada indivíduo, através de “Transmigração das Almas” (Reencarnações), completar sua missão de unificação. Ele nos diz que o termo bíblico “gerações” pode muito bem ser substituído por “encarnações“.

Baseado nestes conceitos, os cabalistas desenvolveram a sua própria interpretação sobre a aliança que Deus fez com Abraão e sua semente. Deus disse: “Estabelecerei o meu concerto entre mim e ti, e a tua semente depois de ti, nas suas gerações, por concerto perpétuo. Acreditavam que Deus havia feito esta aliança com a semente de Abraão não apenas por uma vida, mas por milhares de encarnações”.

Para os que não acreditam na visão da Cabala, o Antigo Testamento apresenta várias referências sobre a Reencarnação, como por exemplo no Gênesis (Bereshit) , numa tradução fiel ao hebraico:

Quanto a ti, em paz irás para os teus pais, serás sepultado numa velhice feliz. É na quarta geração que eles voltarão para cá, porque até lá a falta (ou erro, ou delito) dos amorreus não terá sido pago.

Gênesis 15:15-16

Isso é o cumprimento da Lei do Karma e da reencarnação, como já havia falado Deus no livro de Êxodo:

Não te prostrarás diante deles e não o servirás porque Eu, Iahvéh teu Deus, sou um Deus zeloso, que visito a culpa dos pais sobre os filhos, na terceira e quarta geração dos que me odeiam, mas que também ajo, com benevolência ou misericórdia por milhares (infinitas) de gerações (encarnações), sobre os que me amam e guardam os meus mandamentos.

Êxodo 20:5-6

Esta é uma tradução fiel ao hebraico, infelizmente não encontrada em algumas Bíblias, que traduzem erroneamente él kaná (Deus zeloso) por Deus ciumento e tornam o Velho Testamento objeto de incompreensão e chacota. Mas isso não é o pior. Vejam a tradução da mesma passagem feita pela Bíblia João Ferreira de Almeida:

Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam, e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.

Êxodo 20:5-6

Todas as bíblias trocaram NA terceira geração… por ATÉ a terceira geração…, o que dá a falsa idéia de que Deus pune o mal dos pais nos filhos e netos, quando na verdade são os pais que reencarnam como netos para pagar o que devem até o último ceitil. Óbvio que isso dos bisnetos não é uma regra (Até porque os pais geralmente estão vivos para serem avós). É antes de tudo um modo de dizer que o espírito vai ser recebido na mesma família, o que acontece com muita frequência (dependendo, claro, da missão de vida de cada um). Famílias são núcleos problemáticos justamente porque é nelas que você vai pagar seus débitos com o passado, com pessoas que você prejudicou, enganou, matou. Pois se estes viessem como amigos, seria fácil evitá-los, e você nunca se harmonizaria com eles. É por isso que inimigos costumam vir na mesma família, e por isso Jesus deu tanta atenção ao irmão neste versículo:

Eu, porém, vos digo que todo aquele que se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo. e quem disser a seu irmão: Raca, será réu diante do sinédrio; e quem lhe disser: Tolo, será réu do fogo do inferno. Portanto, se estiveres apresentando a tua oferta no altar (forma de agradecimento a Deus) , e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai conciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem apresentar a tua oferta.

Mateus 5:22-24

Os atuais Rabinos também sabem muito sobre os tempos atuais e a situação dessa nossa geração. O Rabi Shamai Ende escreveu, na revista Chabad News de Dez 1998:

O conceito de Guilgul (reencarnação) é originado no judaísmo, sendo que uma alma deve voltar várias vezes até cumprir todas as leis da Torah. Na verdade, cada alma tem dois tipos de missões nesse mundo. A primeira é a missão geral de cumprir todas as mitsvot da Torah. Além disso, cada alma tem uma missão específica. Caso não tenha cumprido a sua, a Alma deve retornar a este mundo para preencher tal lacuna. Somente pessoas especiais sabem exatamente qual é sua missão de vida.

Existem também encarnações punitivas para reparar alguma falha cometida numa vida anterior. Neste caso, a alma pode reencarnar até mesmo no corpo de um não-judeu, de animal ou planta.

Atualmente é um pouco diferente, por estarmos vivendo na última geração do exílio e na primeira da gueulá (redenção), conforme já anunciado pelo Rebe. Maimônides escreve Leis de Techuvá (Retorno ao Judaísmo) onde a Torah prometeu, no final do exílio, que o povo fará Techuvá e imediatamente será redimido. Assim, as almas dessa geração, que vivenciarão a futura redenção, não mais passarão por reencarnações, devendo retificar o quanto antes tudo o que deve ser feito para aproximar a vinda de Mashiach (Messias).

O Rabino Yossef Benzecry, da Sinagoga Beit Chabad, do Recife, confirma a crença na vida após a morte:

O Judaísmo não crê que a vida acabe com a morte. Pelo contrário, a morte, dentro da concepção judaica, é uma continuação desta Vida, se bem que num plano diferente: o plano da alma. Consequentemente, a morte conduz, necessariamente, à vida da alma.

Segundo a doutrina judaica, é muito difícil fazer-se uma idéia de como é a Vida no Além-túmulo, por ser algo que ultrapassa todas as concepções do cérebro humano. Vivendo esta Vida, presos no solo do mundo, não temos qualquer oportunidade de imaginar o que se passa na outra, tornando-se muito difícil conceber algo que nunca provamos. Exemplificando, seria a mesma coisa que tentar explicar a alguém o gosto de uma fruta desconhecida. Para tanto, ter-se-ia de usar artifícios de linguagem, como comparações com algo que se aproxime rio sabor da fruta, o que se tornaria complexo e difícil.

Passagens da Bíblia que as outras religiões deturpam para esconder a Reencarnação:

Torát Iavéh temimáh mshibat nefésh. ‘edut Iavéh neemanoáh machkimat péti.

Salmo 19:8, em Hebraico transliterado

Tradução:O ensinamento de Deus é perfeito, faz o espírito voltar. O testemunho de Deus é verdadeiro, transforma o simples em sábio.

No entanto, a tradução feita pelas seguintes bíblias alteram o sentido original da reencarnação:
– Bíblia Protestante da SBB (Sociedade Bíblica do Brasil): “A Lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma.”
– Bíblia Mensagem de Deus (Edições Loyola): “A lei do Senhor é sem defeito, ela conforta a alma.”
– Bíblia de Jerusalém (Edições Paulinas): “A lei de Iahvéh é perfeita, faz a vida voltar.”


Adonai é meu pastor, nada me faltará. Em verdes pastagens me fará descansar. Para a tranquilidade das águas me conduzirá. Fará meu espírito retornar, e me guiará por caminhos justos, por causa do seu nome. Ainda que eu caminhe pelo vale da morte, não temerei nenhum mal, pois tu estarás comigo. Teu bastão e teu cajado me confortarão. Diante de mim prepararás uma mesa, na presença dos meus provocadores. Tu ungirás minha cabeça com óleo; minha taça transbordará. Certamente, bondade e benevolência me seguirão, todos os dias da minha vida. E voltarei na casa de Adonai por longos anos.

Salmo 23, em tradução do hebraico

Na tradução feita pela Bíblia católica do Centro Bíblico Católico (Editora Ave Maria) a idéia de retorno é suprimida:

“O Senhor é o meu pastor, nada me faltará. Em verdes prados ele me faz repousar. Conduz-me junto às águas refrescantes, restaura as forças de minha alma. Pelos caminhos retos ele me leva, por amor do seu nome. Ainda que eu atravesse o vale escuro, nada temerei, pois estás comigo. Vosso bordão e vosso báculo são o meu amparo. Preparais para mim a mesa a vista dos meus inimigos. Derramais o perfume sobre minha cabeça, transborda a minha taça. A vossa bondade e misericórdia hão de seguir-me por todos os dias da minha vida. E habitarei na casa do Senhor por longos dias.”


E disse a mim: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos estão secos e está perdida a nossa esperança. Por isso, profetiza e dize-lhes: Assim diz Adonai, o Senhor Deus: Eis que eu abro vossas sepulturas e vos farei sair delas, ó povo meu e vos reconduzirei à terra de Israel. Saberão que eu sou Iahvéh quando eu abrir os vossos túmulos e vos elevar de vossas sepulturas, ó povo meu. E dei sobre vós o meu espírito e revivereis e reporei a vós sobre a vossa terra. E eles saberão que eu sou Iahvéh, disse isto e fiz o oráculo de Iahvéh.

Ezequiel 37:11-14

OBS: Observe que Iahvéh (Deus) fecha o sentido de renascimento, mostrando que os ossos simbolizam o povo de Israel e que ele fará reencarnar a todos, retirando-os dos seus túmulos e fazendo-os voltar reencarnados à sua terra. Ele (Deus) não fala que os retiraria na ressureição do último dia, mas que os retiraria da sepultura, fazendo-os renascer e para voltar à terra de Israel, e não aos céus. Aqui não existe dúvida sobre a Reencarnação e esclarece sobre a inexistência de um último dia para a ressureição, pois Deus fala: “Reporei a vós sobre a vossa TERRA”, portanto, voltar à terra não é ressuscitar e sim reencarnar.


Pergunta às gerações passadas ou primeiras e medita a experiências dos antepassados. Porque somos de ontem, não sabemos nada. Nossos dias são uma sombra sobre a terra.

Jó 8:8-9

Aqui está uma recomendação de que devemos buscar, no passado, em outras vidas, as causas do nosso sofrimento. Se não lembra de ter na presente vida corporal cometido faltas que justifiquem o seu sofrimento, pergunte às gerações passadas e lá estará com certeza a resposta ao seu questionamento, uma vez que a vida na matéria, impede-nos, como uma espessa sombra, a lembrança de vidas anteriores. Deus, em sua infinita misericórdia, apaga as nossas lembranças para afastar de nós o remorso pelo delito praticado no passado, para podermos evoluir e conviver em paz com nossos semelhantes.


Geração vai e geração vem e a Terra sempre permanece.

Eclesiastes 1:4

O Rabino Akiba explica este versículo no livro Bahir, da seguinte maneira:

Um rei tinha escravos e ele os vestiu com roupagens de seda e cetim, de acordo com sua capacidade. O relacionamento se rompeu e ele os expulsou, os repeliu e tirou deles suas roupagens. Eles, então, seguiram seus próprios caminhos.

O rei tomou as roupagens, as lavou bem, até não haver nelas uma única mancha. Colocou-as com seus comerciantes, comprou outros escravos e os vestiu com as mesmas roupagens. Não sabia se os escravos eram bons ou não, mas eram (pelo menos) dignos das roupagens que ele já possuía, as quais já haviam sido usadas anteriormente. É o mesmo que Eclesiastes 12:6: “O pó retorna a terra como era, mas o espírito retorna a Deus, que o deu“.

Este exemplo do Rabino Akiba explica tudo: as roupas de seda e cetim com que o rei vestiu os escravos são os corpos sadios que Deus dá a cada um de nós dos quais muitos abusam. Então Deus os toma e deixa que cada um siga o seu próprio destino, escolhido pelo seu livre-arbítrio. Deus então escolhe outros corpos e neles coloca estes mesmos espíritos, através da Reencarnação, segundo a necessidade de evolução de cada um.


O livro da Sabedoria é atribuído a Salomão, embora saibamos que se trata de uma ficção literária (foi escrito 900 anos depois da morte dele). O desconhecido autor deve ter escrito para os judeus que falavam grego e viviam fora da Palestina, provavelmente no Egito. Foi escrito entre os séculos IV e I antes de Cristo e só é aceito pelos católicos, como já vimos em capítulo anterior, no entanto, apresenta conceitos referentes ao Karma e à Reencarnação.

No capítulo 8:19 vemos: “Eu era um jovem de boas qualidades, coubera-me, por sorte, uma boa alma; ou antes, sendo bom, entrara num corpo sem mancha”. Aqui está claro que o autor acreditava que a alma existe antes do corpo. Por ser boa, a alma entrou num corpo imaculado ou sem mancha como vemos no texto. E perguntamos: Se a alma nunca tivesse encarnado antes num corpo terreno, como e onde teria se tornado boa? O autor dá a entender que as atitudes de uma existência anterior acompanharam o espírito e se acumularam nas diversas existências pregressas. Estes conceitos estão de acordo com a crença e os princípios judaicos que, falando de família, dizem : “Eu vim para uma família grande” (ani bá lamishpahá gadol) e não “eu sou de uma família grande“, como os ocidentais costumam dizer. A idéia é que eles escolheram a família ainda no mundo espiritual, como fala Deus em Jeremias 1:5: “Antes mesmo de te formar no ventre materno, eu te conheci; e antes que saísses do útero materno, eu te consagrei. Eu te constituí profeta para as nações pagãs.”

Se alguém tiver desconfiança quanto às traduções do original hebraico, sugiro consultar nas melhores livrarias a Torah (Velho Testamento) que contém o original e ao lado a tradução correta pro português.

Referência:
Saindo da Matrix – Reencarnação;
Reencarnação no cristianismo;
Reencarnação no Zen;
Reencarnação e corpo físico;
Analisando as traduções Bíblicas, de Severino Celestino da Silva.

4.1 7 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
69 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Paulo Cesar Cavalcanti
Paulo Cesar Cavalcanti
27 abril de 2021 11:07 am

O pessoal leigo acha que reencarnação é coisa do espiritismo! Uma filosofia com menos de 200 anos!
Na verdade a reencarnação , palingenesia , seu conhecimento se perde na noite dos tempos! Em todas as grandes religiões da humanidade já a conheciam….
A ignorância do povo principalmente os cristãos pois , padres e pastores não têm um mínimo de interesse em esclarecê-los

tiza
tiza
23 dezembro de 2005 2:36 pm

Drica , Muito obrigada pela atenção.Sinceramente sinto grande simpatia pelos Espíritas e Budistas em geral ,e na maioria das vezes me sinto muito em casa ,muito à vontade com suas explanações e não sinto incompatibilidade nenhuma. Falta-me conhecimento suficiente para emitir uma opinião definitiva sobre reeencarnação AINDA, mas em relação às manifestações mediúnicas , tutores espirituais, auras ,fotos,aparições, passes , operações, psicografias ,talentos extraordinários revelados em tenra infância ,e mesmo quanto ao comportamento dos espíritas em geral ,dou o maior crédito. Acredito na ajuda espiritual , mas não na necessidade de se reencarnar para purificar-se…tem muito serviço espiritual a ser… Read more »

Paulus
Paulus
26 dezembro de 2005 5:56 pm

Definitivamente, cheguei à conclusão de que o Anônimo está é tirando um sarro da nossa cara.

x-builder
x-builder
26 dezembro de 2005 5:52 pm

A matéria humana deteriorável não é afetada por sucessivas encarnações.

Independente de vc acreditar ou nao em reencarnação, saiba que o que transmigra e alma em um corpo novo. Pelo menos esta é a lógica. Matéria nao estará deteriorada, mas renovada.

Anônimo
Anônimo
26 dezembro de 2005 4:54 pm

a reencarnação não salva o homem das suas imperfeiçoes físicas, criadas por lucifer. A matéria humana deteriorável não é afetada por sucessivas encarnações. Portanto a reencarnação não serve a Deus em seu propósito de restabelecer seu plano original.

x-builder
x-builder
28 dezembro de 2005 9:41 am

Decorou bem hein anonimo? Agora tenta explicar com lógica os fundamentos ensinados.

Drica
Drica
25 dezembro de 2005 2:26 pm

Amiga Tiza, Realmente vc não deve acreditar que a carne purifica o Espirito, pois ele já é puro, tão puro que não pode se manifestar-expressar na carne-matéria. Na Santíssima Trindade temos o PAI, primeiro aspecto da trindade representando nossa chispa divina, o nosso ESPIRITO que é eterno, o propósito desse Espirito (nosso Pai nos céus que é um aspecto de nós mesmos e também de Deus)é se manifestar na matéria, ou melhor na carne, no aspecto Mãe (Matéria é o terceiro aspecto da Trindade, ou seja o Espirito Santo)dessa união nasceu o Filho, nossa Alma, nosso principio CRISTICO (filho, segundo… Read more »

Tiago Poeta
Tiago Poeta
25 dezembro de 2005 3:33 am

E o Diabo diz: “Culpa é um saco cheio de tijolos. Tudo o que você tem de fazer é largar… A propósito, para quem você carrega todos estes tijolos? Para Deus? É isto? Deus!? Então vou te dizer. Deixe eu te dar algumas informações internas sobre Deus. Deus gosta de olhar. É um gozador! Pense: Ele da ao homem instintos. Ele te da esse dom extraordinário e depois o que ele faz? Eu juro, que para seu próprio divertimento, para sua comédia cósmica particular, ele coloca as regras em oposição. É a maior piada de todos os tempos! – Olhe… Read more »

Tiago Poeta
Tiago Poeta
24 dezembro de 2005 9:59 pm

“A razão sem fé é manca, a fé sem razão é cega”

Tiago Poeta
Tiago Poeta
24 dezembro de 2005 7:40 pm

“Poeta , a fé pode até ser cega , mas nunca é surda..sabe escutar e principalmente compreender.Quem pode te garantir que o que vc vê é o real? Vc pode achar que escuto sandices ..mas pode afirmar e confirmar isso ?” Oi Tiza, não entendi muito bem o sentido do comentário mas vou responder. Existe fé cega, existe fé muda, existe fé surda. Existe fé de todos os sabores e gostos. A realidade que enxergo está longe da realidade primordial aquela em que tudo simplesmente É. Mas tenho certeza de hoje enxergo exatamente o que mereço e exatamente o que… Read more »

Ramtha
Ramtha
28 dezembro de 2005 5:05 pm

Texto retirado da legenda do Filme “What the Bleep do we #@! Know?”: E a religião assombra o mundo. Faz mal às mulheres, às pessoas oprimidas, ao World Trade Center… Ainda assim temos no mesmo ponto uma epidemia de uma grande ciência. A ciência que mais se aproximou para explicar o ensinamento de Jesus, de que uma semente era maior que o reino dos céus, foi a física quântica. Hoje temos uma incrível tecnologia,Ímãs anti-gravitacionais, campos magnéticos, energia ponto zero… Mesmo assim ainda temos um conceito retrógrado e supersticioso de Deus. As pessoas entram na linha quando ameaçadas por essas… Read more »

Samir
Samir
26 dezembro de 2005 1:01 pm

Entendi Acid, obrigado pelo Satori. E vamos ao que interessa né? Hoje estava refletindo sobre está matéria sobre reencarnação e veio derrepente à minha mente: Mateus 7,7-12. Principalmente a parte onde diz: “Ou qual dentre vós é o homem que, se porventura o filho lhe pedir pão, lhe dará pedra? Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma cobra? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais Vosso Pai, que está nos céus, dará boas cousas aos que lhe pedirem? Penso que Jesus quiz dizer não que o homem fosse realmente mal,… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
26 dezembro de 2005 12:43 pm

Quem engole corda é poço…

Samir
Samir
24 dezembro de 2005 3:22 pm

“A Casa de meu Pai tem vários apriscos” Cada pessoa se reune a uma religião ou filosofia de vida condizente ao seu estado mental ou (grau evolutivo) se achar melhor. Estando você no sopé de uma montanha, não importa se está ao sul ou ao norte e etc, tomando a firme decisão de subir até o topo com certeza voce conseguira, a diferença é que os caminhos são diferentes e uns podem ser mais rápidos e outros mais lentos. Agora uma coisa me intriga se não há evolução do ser através da reencarnação, como podemos passar derrepente de uma vida… Read more »

Bruno César
Bruno César
6 janeiro de 2022 12:47 am
Reply to  Samir

Perfeito, Samir. “Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Eis aí toda a Lei e os profetas.”

Joey Castle
Joey Castle
24 dezembro de 2005 3:07 pm

Batalha de egos… cada qual querendo se mostrar mais sábio que o outro, eu incluso. Não é a toa que dizem para a gente se desvincular desse pequeno ser.

Joey Castle
Joey Castle
24 dezembro de 2005 2:48 pm

Sim Acid, este é o problema, podemos criar raciocinios totalmente lógicos, porém incorretos na medida em que as premissas não condizem com a realidade. Peguemos outro exemplo: Todos os atores não sabem dançar Fred Astaire é um ator Logo, Fred Astaire não sabe dançar. A estrutura do enunciado continua a mesma e o problema aqui é que sabemos que Fred Asteire é um ator e que dança (divinamente por sinal). Porém alguém que não conheça ou não tenha visto o Fred dançar e que tomar a primeira sentença do enunciado como verdade, concluirá que Fred não sabe dançar. Se para… Read more »

Tiago Poeta
Tiago Poeta
26 dezembro de 2005 7:19 pm

Samir, é claro que existem outras maneiras.
Mas a partir do momento em que estamos ENCARNADOS e escrevendo neste site com dedos de carne e osso, precisamos conceber e ter a humildade de entender que estamos neste escafrandro de carne por um motivo muito caro a nós. Por puro amor. Esta para nós é a condição a lei.

Os iluminados não deram saltos quanticos. Foram de orbita em orbita… ganharam toda a energia necessária para virar “luz”.

Teacher
Teacher
26 dezembro de 2005 8:53 pm

Tenho acompanhado os comentários há duas semanas e tenho gostado muito. Em alguns, aprendi, me inspirei, confirmei minha crença e em outros, ri muito. Tenho passado minutos (e as vezes horas) agradáveis neste site me identificando com muitos. Até aceito os comentários do “anônimo” (que para mim não acrescenta em nada), mas não tenho que ficar engulindo este papo repetitivo do senhor (de hora em hora ele “cola” as mesmas palavras em um novo suposto comentário) como homeopatia, de gota em gota. Dear “Anônimo”, aqui não vai funcionar essa terapia de “água mole, pedra dura, tanto bate até que fura”…por… Read more »

Samir
Samir
27 dezembro de 2005 2:24 pm

Tiago Poeta concordo plenamente, foi isso mesmo que eu quiz dizer.

João Santana
João Santana
2 julho de 2011 5:45 pm

Gênesis 15.15-6 está tirado totalmente de seu contexto, os vv. 12-21. Nessa passagem, D’us diz que os hebreus seriam escravos por 400 anos e voltariam a Canaã quatro gerações depois. A partir da geração de Abrão, houve a geração de Isaque, a geração de Jacó e a de José, que conduziu a família de seu pai ao Egito. Lá os hebreus foram feitos escravos e depois de 400 anos foram conduzidos por Moisés para Canaã, cumprindo a profecia. Este é o contexto, que nada tem a ver com reencarnação. Sugiro que leia o VT antes de publicar textos assim, para… Read more »

Geilson Roberto
Geilson Roberto
3 agosto de 2020 8:17 am
Reply to  João Santana

Creio que o amigo só devia falar se tivesse conhecimento de causa, o amigo é judeu? se não enta na sua mente o que diz a Torá nem entende hebraico então vá estuddar o que gosta mas não se intrometa no que não sabe.
YEHUDA BEN AVRAM!

Anônimo
Anônimo
13 janeiro de 2009 9:57 pm

Gostei do tópico. Mas consultando uma versão da Bíblia [http://www.judaismo-iberico.org/interlinear/tanakh/indexpt.htm] que também é traduzida diretamente do hebraico, notei diferenças de tradução que o artigo mostra como sendo a “mais correta” e que estão na verdade mais de acordo com as traduções convencionais. Não tenho nada contra a reencarnação. Só que o artigo não fundamentou bem essa idéia, apenas deu outra leitura, digamos assim, para as passagens bíblicas. Outras leituras são possíveis de se fazer, levando em conta que não há reencarnação e sim ressurreição. Principalmente porque o ato de fazer levantar dos túmulos (como diz o texto), está mais para… Read more »

H
H
29 maio de 2008 9:41 pm

Fascinante matéria. Sou espírita e, sendo espírita obviamente acredito em reencarnação. Tenho muita simpatia pelo povo judeu e sua religião de forma que procuro me informar sobre suas crenças religiosas. Fiquei muito surpresa ao constatar que todas as minhas crenças sobre reencarnação estão exatamente de acordo com o que foi exposto aqui. Em alguns trechos, tive a impressão de estar lendo livros espíritas. Gostei muito e fiquei ainda mais interessada em conhecer a religião judaica.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
5 junho de 2007 11:37 am

Eu recomendo o programa E-Sword

http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2006/01/biblia_eletronica.html

Ele tem várias bíblias em várias traduções pra vc baixar de graça. A mais recomendada pro NT é a Young literal translation, e a hebraica pro VT, que já vem com o programa

Anônimo
Anônimo
4 junho de 2007 7:29 pm

Senhor “Acid”,

Qual tradução bíblica o senhor recomenda?

Seria possível enviá-la por “e-mail”?

Grato.

Sandro
Sandro
3 novembro de 2006 12:13 pm

Comparar gerações com reencarnações ????? é algo desesperador para querer comprovar alguma coisa. Se Deus tivesse falado sobre vidas passadas teria dito isto de maneira clara e objetiva assim como ele diz que irá julgar os vivos e os mortos. Portanto meu caro mais uma vez, vc tenta colocar algo que, na sua opinião vc acha certo, e que vai de encontro com a palavra de Deus. Algo a se pensar: 1 – Se a vida aqui na Terra é algo para se purificar o espírito e assim alcançar alguma “evolução”, como se explica o aumento da população mundial??? 2… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
3 novembro de 2006 3:32 pm

Sandro, meu caro, eu não dou a mínima pro que vc e os outros leitores acreditam ou deixam de acreditar. Me preocupo, sim, quando vejo pessoas sendo dilapidadas com um sorriso no rosto por pessoas inescrupulosas, mas não é o caso aqui. Tanto faz acreditar ou não em reencarnação, contanto que sejamos pessoas boas, pessoas que respeitem o grande mandamento: amar ao próximo. Entretanto, não se pode ignorar a passagem em que Jesus fala: “Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode… Read more »

ytschak
ytschak
17 maio de 2006 5:08 pm

sendo eu conhsedor da torah e profesor de hebraico aqui em israel tenho que dizer que as traducoes que o escritor usa sao totalmente destorcidas.

Anônimo
Anônimo
28 dezembro de 2005 3:58 pm

decorar, guardar de cór, guardar de coração. Entendam a lógica simples, não é difícil.

Anônimo
Anônimo
27 dezembro de 2005 4:43 pm

o mistério é verdade encoberta pela imperfeição humana ditada por lucifer. A salvação é a revelação da verdade pela cura da imperfeição. A revelação acontecerá por graça divina.

Tiago Poeta
Tiago Poeta
27 dezembro de 2005 4:36 pm

Desculpe Samir, entendi havia entendido exatamente o oposto. 😳

Luiz
Luiz
27 dezembro de 2005 4:29 pm

Em face dessa discussão toda, que não leva a nada de positivo e aproveitável, o resumo é: A mente humana é que vai estabelecer o destino próximo ou remoto da humanidade e das suas relações entre si e com Deus. Deus, portanto, está em plena evolução – assim como nós – e precisa de nós tanto quanto nós Dele. A tese – ou hipótese – reencarnatória é, absolutamente, dispensável, religiosa, compensatória às nossas vicissitudes e deslumbramentos em face do Incognicível, em face do Mistério e a conseqüente insegurança às próprias mentes individuais. Toda essa questão resume-se a isso (mesmo que… Read more »

Anônimo
Anônimo
27 dezembro de 2005 3:38 pm

a verdade é uma só…as mentiras daquele que quer destruir a verdade da vida são inumeras…a bíblia é uma obra humana e como tal imperfeita.

entendam: sucessivas encarnações de um espírito não tornam a matéria humana imortal. O plano original de Criador, a himanidade plena e livre da morte como Jesus, não é alcançado com a reencarnação.

Anônimo
Anônimo
24 dezembro de 2005 2:29 pm

Lógica: Coerência de raciocínio, de idéias; seqüencia coerente, regular e necessária de acontecimentos e coisas.
Filosoficamente: A ciência dos princípios normativos e formais do raciocínio.
Lógico:Que raciocina com justeza, coerência.
Vcs têm outra forma de explicar a nossa existência, sem a lógica reencarnacionista? A vida nos pareceria sem sentido, sem coerência, portanto, sem lógica…
Isto não me parece violência para aceitação de determinados princípios…Porém é lógico que cada qual estagia neste planeta com sua própria lógica, coerente com o seu grau evolutivo…

tiza
tiza
24 dezembro de 2005 2:22 pm

Poeta , a fé pode até ser cega , mas nunca é surda..sabe escutar e principalmente compreender.Quem pode te garantir que o que vc vê é o real? Vc pode achar que escuto sandices ..mas pode afirmar e confirmar isso ?
Bjos amigo, com Amor, tiza

LC
LC
23 dezembro de 2005 3:21 pm

É a primeira vez que eu vejo um SPAM Luciférico…A Malha fina não pega isso não?

RR
RR
23 dezembro de 2005 3:11 pm

Passei aqui para desejar Feliz Natal ao Acid e a todos que por aqui passam.

Feliz Natal!!!

S
S
23 dezembro de 2005 3:01 pm

Morrer e reencarnar é bom porque a gente fica reciclável.

tiza
tiza
23 dezembro de 2005 2:59 pm

Suiciniv, Vc está certíssimo , eu não disse que minha interpretação era a certa ,só disse que é a que compreendo, a que faz sentido para mim . Mas pode muito bem vir a siginificar as duas coisas , ou nenhuma delas , estamos ambos na mesma luta. Mas vamos reconhecer que sou minoria absolutíssima neste Blog , e se aqui continuo comentando é porque acredito no diálogo e não no fanatismo.Posso vir a ser convencida ou convencer , podemos até virmos todos a reconhecer que estamos longe da verdade , mas nos rejubilaremos em sermos todos igualmente caminhantes ,viajantes… Read more »

Suiciniv
Suiciniv
23 dezembro de 2005 2:10 pm

Tiza, realmente, o ser humano, por milhares de anos e ainda hoje se mata enlouquecidamente e a troco de nada… Tudo é razão para discórdia, seja religião, etnia, partido político…que dizer desses integrantes de torcidas organizadas (sem generalizar, por favor), que vão aos estádios munidos de armas e sedentos para bater no indivíduo que está ao lado, só porque ele torce para outro time…não é um absurdo isso? Poderia citar inúmeros exemplos, pois a Terra ainda é povoada por muitas pessoas nas quais a brutalidade ainda impera…Sem falar no egoísmo, orgulho, etc. Dessa forma, partilho de sua preocupação, quando você… Read more »

Samir
Samir
23 dezembro de 2005 12:32 pm

Deus é amor e ao mesmo tempo fogo devorador, absolutamente certo, mas há que se interpretar corretamente esta frase. O que é “devorado” é o falso “eu” e quando este desaparece sobra somente aquilo que é Real desde o principio sem começo. Deus na primeira acepção é a origem de tudo, o que nos reporta ao primeiro capitulo do Genesis, Ele a perfeição plena viu que tudo quanto havia criado era muito bom. Mas as pessoas em geral se predem à segunda e terceira acepção de Deus que se manifesta de forma personalizada e regionalizada, exatamente para estruturar ou reequilibrar… Read more »

S
S
23 dezembro de 2005 12:30 pm

Jesus ” nunca ressaltou nada sobre o divino”, disse nosso conhecido flavio/revoltado/gilda/anônimo/etc.

Nem sei que novo testamento você lê, mas neste que tenho aqui está escrito, só para começar, “Meu reino não é deste mundo” e “Vós sois deuses”. Se falar de deuses não é divino, não sei o que seria.

E, mais: fosse Jesus um simples pensador, isso tiraria a força cristalina do que ele diz? Para alguns, para mim, não faria a menor diferença.

Agora, dizer que ele não era um místico…

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
23 dezembro de 2005 12:29 pm

Realmente, José era um cara muito poderoso…

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
23 dezembro de 2005 10:55 am

Desconforto pra mim naum, trouxe sim alívio. Agora sei que basta atribuir a autoria a Lúcifer de tudo o que eu não gostar, xingá-lo e amaldiçoá-lo e então minha consciência estará tranquila, pois eu estou no time de Deus e, consequentemente, salvo de todas as conseqüências nefastas dos meus atos.

Vinícius
Vinícius
23 dezembro de 2005 10:33 am

As palavras do nosso amigo anônimo, que remetem à força maligna incorporada na figura de lúcifer, parecem causar algum desconforto. No entanto, não há razão para tanto. O Absoluto está além do bem e do mal (lembram-se do fruto da árvore proibida?). Deus é Criador e Destruidor, dele provém a vida e a morte. A propósito, do Bhagavad Gita: cap. 11 30 – Deglutindo, com teus lábios de fogo, devoras todos os mortais; tua luz pervade os mundos, Senhor, e teus raios aniquilam todos os povos. 31 – Quem és tu, nessa forma terrífica?… Curvo-me diante de ti… De todo… Read more »

x-builder
x-builder
23 dezembro de 2005 9:37 am

Eu acho que fui Senhor de Engenho na encarnação passada. Hoje eu trabalho feito um escravo, e acho que meus chefes foram os escravos mais castigados.

To precisando de férias.

Drica
Drica
23 dezembro de 2005 6:53 am

Cara Tiza, Claro que vc não será crucificada por não acreditar em reencarnação. Existe uma lei, lei da causa e efeito, existe os Senhores do Carma que regem e executam essa lei. Vc só estará livre da roda de encarnações quando você já estiver equilibrado o seu bom e mal carma, dessa forma não precisando mais nascer, e aí sim se tornar ANJOS NO CÉU, ou um ser muito evoluído, um Mestre de Sabedoria, mas não antes disso. Deus sim seria muito injusto se apesar de todas as maldades ou injustiças de alguns, depois de mortos todos seriam como Anjos… Read more »

S
S
23 dezembro de 2005 1:29 am

Graaande Acid.
Muito obrigado.

tiza
tiza
23 dezembro de 2005 1:26 am

A quem caberá na íntegra INTERPRETAÇÃO perfeita da Bíblia ? Não estou REALMENTE defendendo nenhuma instituição , nem minha opinião de quinta categoria , nem acusando ninguém ;justo porque não nos cabe julgar ,justo porque somos todos falíveis e donos de pensamentos falíveis AINDA, além do fato de ser justo o fatiarmos a Bíblia , segundo só o que nos convêm desprezando o contexto geral , que acabamos por gerar tantas divergências, ofensas e contendas religiosas ,até de nível internacional…e tudo isto em nome da Paz..Tudo pode ser, não nego , mas pode não ser nada exatamente do que foi… Read more »

tiza
tiza
23 dezembro de 2005 3:22 pm

Espirituoso vc ,S , gostei . Sabem, este é um blog composto por gente que crê na reencarnação; nada contra , gostei muito do reciclável.. eu só não acredito (posição sincera e pessoal ) que a carne (ou as muitas carnes ) purifique o Espírito; mas muito antes pelo contrário creio que o Espírito É que purifique a carne e definitivamente ; daí não crer que seja a reencarnação a responsável por nossa Divinização ,mas antes o “É preciso que o homem nasça do Alto” (tá lá…) ou no “Quem me livrará deste corpo que luta contra minha vontade de… Read more »

LC
LC
23 dezembro de 2005 5:49 pm

A restauração do Paraiso é uma tarefa para o Deus único…e por que não foi restaurado ainda? Já sei, culpa do Homem, imagem e semelhança de Deus ou Lucifer seu filho deserdado…
Veja uma verdade, que eu vivêncio e não apenas li, que eu aplico na minha vida:
A de que o Céu e o Inferno estão dentro de nós, isso me evita muito atrito e sofrimento “desnecessário”.
Mas toda quela história deve ser verdade não é? Afinal esta escrita.

Samir
Samir
23 dezembro de 2005 5:08 pm

Equanto não formos capazes de “lavar os pés” de nossos irmãos ou seja despirmo-nos de nosso ego, e ver no outro o Filho de Deus que ele é, teoria nenhuma vai resolver. De fato a salvação está dentro de nós, que uns a chamam de Cristo Interno, outros de Natureza Búdica e assim por diante, entretanto só “saber” disto não adianta é preciso viver esta verdade. Dizem que certo monge mesmo ao ser apedrejado dizia para o outro: “Não importa o que você faça pois você é filho de Buda” e segundo consta nos ensinamentos budistas ele se reencarnou como… Read more »

Espírito Natalino
Espírito Natalino
24 dezembro de 2005 2:03 pm

😕

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
24 dezembro de 2005 2:01 pm

É lógico no encadeamento da idéia, mas não parte de um pressuposto verídico e comprovável. É lógico no sentido formal, não no filosófico.

Paulus
Paulus
24 dezembro de 2005 1:54 pm

Caro “Saindo da Matrix”,

Como algo pode ser “lógico mas incorreto”? Pois, sendo incorreto, como pode ser lógico?

Paulus
Paulus
24 dezembro de 2005 1:49 pm

Mister Joey Castle,

Já que você fala em “veracidade”, poderia nos brindar neste Natal com um definição satisfatória do que é a VERDADE ?

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
24 dezembro de 2005 1:25 pm

O raciocínio é lógico mas incorreto, a partir do momento em que disse a frase “nenhum homem sabe dançar”. Ora, se um dançarino é um homem que dança, como nenhum homem sabe dançar?

Joey Castle
Joey Castle
24 dezembro de 2005 12:43 pm

Sobre a lógica, vamos lá:

Nenhum homem sabe dançar
Este dançarino é homem
Logo, este dançarino não sabe dançar.

O raciocínio aqui é totalmente correto e lógico, mas o problema é que a idéia inicial é falsa e portanto, a lógica de um discurso não constitui prova alguma de sua veracidade.

Paulus
Paulus
24 dezembro de 2005 11:32 am

@}‑;‑‑‑
Lógica é diferente de violência.

Veja só:

Lógica: “harmonia entre fatos ou idéias”.

Violência: “constrangimento; incomodação”.

No entanto, e portanto, a lógica pode ser violenta para as pessoas que pensam sem coerência.

Tiago Poeta
Tiago Poeta
24 dezembro de 2005 2:00 am

Paulos, muito bom o comentário. Concordo em gênero, número e grau evolutivo ;). Quando alguém não entende a lógica da reencarnação só tenho 3 perguntas: Tu crê que o universo é fruto de uma força criadora? Achas que esta força criadora é perfeita? Porque achas então que essa força criadora permite nascerem, paralíticos? Cegos? Debiloides? Em fim… Seria o pecado original!??? Fico pasmo como as pessoas conseguem ferir tão gravemente sua razão em detrimento de uma fé cega. Sinceramente quero um novo ciclo maravilhoso para todos. Que as escolhas sejam feitas pelo Eu superior. E que possamos diminuir neste novo… Read more »

Paulus
Paulus
24 dezembro de 2005 12:55 am

“Por que as pessoas têm medo de aceitar a reencarnação quando ela é perfeitamente lógica?” Alternativa A: Não aceitam porque não percebem lógica na reencarnação. Alternativa B: Não aceitam porque a lógica da reencarnação responsabiliza as pessoas por seus próprios atos, em vez de usar a morte do corpo físico de Jesus como resposta para tudo e, além disso, culpar o coitado do Satanás pelas coisas más que as pessoas fazem. “Qual a melhor explicação a ser dada para condições de vida tão díspares no planeta?” Alternativa A: É assim porque Deus não existe. Alternativa B: É assim porque Deus… Read more »

Analu
Analu
23 dezembro de 2005 10:24 pm

Por que as pessoas têm medo de aceitar a reencarnação quando ela é perfeitamente lógica? Qual a melhor explicação a ser dada para condições de vida tão díspares no planeta? Seria o Criador injusto??

Renan
Renan
23 dezembro de 2005 7:26 pm

Bom Natal a todos e até o ano que vem!

Renan
Renan
23 dezembro de 2005 6:59 pm

“para Deus não foi possível evitar a contaminação de lucifer em sua criação da vida”

Ei, Anônimo!,

em vez de usar eufemismos e utilizar subterfúgios, por que você não escreve logo:
“para LÚCIFER(ou qualquer demônio que você cultue) não foi possível evitar a contaminação de DEUS em sua criação” ??

É só uma dica pra você aprimorar sua “espiritualidade”.

E como dizem por aqui…
Paz e Luz!

LC
LC
23 dezembro de 2005 6:20 pm

Sinceramente religião não se discute e não se impõe. Eu gosto de uma Espiritualidade mais prática e aplicável..Tipo fast-food.
No entanto existem pessoas que gostam de um ensopado de Dogmas que demora para ser preparado.
Mas todos vão chegar ao mesmo destino não é? Respeitar o caminho do outro, mesmo que você não concorde e nunca impor nada…É isso…
[]s

Terumichi
Terumichi
23 dezembro de 2005 6:18 pm

O sr. anônimo está começando a cair em contradição. Reparem que em um texto ele diz: “definitivamente, literalmente a salvação de nossa imperfeição está fora de nós.” e logo em seguida ele diz: “a restauração do paraíso não é uma tarefa fácil, nem mesmo para o o Criador porque também depende de nós.” Acho que já é o suficiente, não precisa dizer mais nada. Procure ajuda amigo, deste jeito você vai ter muitos problemas se já não os tem aos montes.

Samir
Samir
22 dezembro de 2005 5:38 pm

Matéria extraordinária esta. Se deixarmos de colocar a culpa nos outros pelos acontecimentos que nos rodeiam e encara-los como professores, conseguiremos agradecer a cada uma dessas pessoas e brotará em nós uma paz indiscrítivel. No budismo diz-se que a deusa da misericórida(Kazeon Bosatsu) se manifesta de 33(um número simbolico) formas diferentes para salvar o homem, cada pessoa ao nosso redor reflete o nosso estado mental como um espelho, e isto é maravilhoso pois temos assim a chance real de corrigir-nos. Se não for pela teoria da reencarnação então acho improvavel alguem se salvar, pois quem é que nunca cometeu nenhum… Read more »

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.