REENCARNAÇÃO NO ZEN

Por Tokuda Igarashi

A reencarnação existe ou não? Muitas pessoas crêem que depois da morte o corpo desaparece, mas que o espírito perdura. Para o Budismo, o corpo e a mente não são separados. É muito importante compreender isso, senão nós reencarnaremos com a esperança de resolver nossos problemas de dualidade numa vida futura.

Mas não sabemos se esta vida presente é a segunda ou a última – e ficamos aguardando a próxima. Dessa forma, nunca poderemos resolver nossos problemas. Se existe ou não uma vida futura, ninguém sabe. O Buda jamais respondeu a esse tipo de pergunta, ele manteve o silêncio — o silêncio metafísico.

Todos querem opinar sobre esses assuntos, acerca dos quais ninguém pode estar seguro. Por exemplo, quanto à criação do mundo: nada se sabe sobre isso. Buda mantinha silêncio quando lhe perguntavam sobre assuntos como a criação do mundo, a vida depois da morte, os limites do universo. Tais perguntas jamais receberam uma resposta.

De qualquer forma são inúteis, não têm qualquer importância na prática de nossa vida cotidiana, aqui neste mundo. Em japonês, chama-se a isso muki, ou seja , algo que não tem uma “marca fixa”. O Buda mantinha o silêncio porque sabendo do sentido das perguntas, ele sabia que o único meio de responder a elas era o silêncio.

Certo dia, um monge-discípulo do Buda-veio lhe fazer uma pergunta desse tipo. O Buda disse, “Eu não vou responder”. O monge insistiu: “Se você não responder, eu vou embora desta sangha” (grupo). O Buda respondeu, “Pode ir embora”. Mas, mesmo assim, ele queria dar uma explicação e contou ao monge a seguinte história:

Ao caçar na montanha, um caçador foi atingido por uma flecha envenenada. Imediatamente, alguém quis extraí-la para lhe salvar a vida. Mas o caçador disse: — Não é uma questão de tirar a flecha! Primeiro eu desejo saber que tipo de veneno foi utilizado, o nome do veneno, o nome do tipo de madeira usado na confecção da flecha, que tipo de penas-e de que pássaro-foram empregados. Quero também saber o tipo de planta de onde se extraiu o veneno-o exato nome da planta-etc. Se vocês não souberem as respostas para minhas dúvidas, não poderão extrair a flecha.

Dessa forma, o caçador acabou morrendo.

REENCARNAÇÃO NO ZEN

(Excerto de Teisho de Ryotan Tokuda Igarashi proferido durante o Sesshin de outubro de 2000 no Mosteiro de Eitai-Ji, França)

4 1 vote
Avaliação
Subscribe
Notify of
7 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Matheus
Matheus
8 agosto de 2019 3:11 pm

Frustrante, mas muito sábio, rs.

Transdutor
Transdutor
25 julho de 2019 11:46 am

Quando alguém me perguntar quem é Deus, eu peço para a pessoa antes contar os números de 0 ao infinito. Quando ele acabar de contar, aí eu digo quem é Deus.

Uranium
Uranium
24 julho de 2019 3:01 pm

Não existe reencarnação como padrão. O que existe são ‘en-carna-ações’ do corpo energético original que dá causa as infinitas variações de vida: plasmas visíveis (sois, estrelas, etc), plasmas invisíveis (hostes espirituais), aquosas, térreas, vegetais e animais (racionais e irracionais) num ciclo infinito. Todos os seres possuem consciência adequadas ao seu meio de manifestação.

Poseidon_
Poseidon_
27 junho de 2019 4:58 pm

Excelente. O Budismo explica que não existe reencarnação e tal (Anattman,vacuidade, interconectividade) e sim uma nova manifestação karmica, pois a palavra renascimento dá a impressão que voltará de novo, e também falava sobre as vidas passadas com base na temos agora.

“Quer saber como foi sua vida passada? Observe a sua vida de agora, quais são as suas tendências, inclinações,repulsão, apego, pois foi exatamente assim em sua vida passada”

Ike e os caçadores zen de regolitos, do âmago do vulcão lunar
Ike e os caçadores zen de regolitos, do âmago do vulcão lunar
21 abril de 2019 12:01 am

Acerca da Reencarnação, Acid…

Profº Luiz Gonzaga de Carvalho

https://www.youtube.com/watch?v=K9rIqttSKg8

Anônimo
Anônimo
29 março de 2019 6:51 pm

Samyutta Nikaya LVI.31 Simsapa Sutta As Folhas de Simsapa Certa ocasião, o Abençoado estava em Kosambi numa floresta de Simsapa. Então, o Abençoado pegou algumas folhas de simsapa com a mão e perguntou aos Bhikkhus: “ O que vocês pensam, bhikkhus: o que é mais numeroso, as poucas folhas de Simsapa que peguei com a minha mão ou aquelas acima de nossas cabeças na floresta de Simsapa?” “Venerável senhor, as folhas que o Abençoado pegou com a mão são poucas, mas aquelas sobre as nossas cabeças na floresta são numerosas.” “Assim também, bhikkhus, as coisas que aprendi através do conhecimento… Read more »

Anônimo
Anônimo
29 março de 2019 6:49 pm

Suponha, Malunkyaputta, que um homem fosse ferido com uma flecha besuntada com muito veneno e os seus amigos e companheiros, seus pares e parentes, trouxessem um cirurgião para tratá-lo. O homem diria: ‘Eu não permitirei que o cirurgião retire a flecha até que eu saiba se o homem que me feriu era um nobre ou um brâmane ou um comerciante ou um trabalhador.’ E ele diria: ‘Eu não permitirei que o cirurgião retire a flecha até que eu saiba o nome e o clã do homem que me feriu;…até que eu saiba se o homem que me feriu era alto… Read more »

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.