JESUS E A TORAH

Estava eu pensando na relação de Jesus com o Velho Testamento, e cheguei à conclusão que, se por um lado Jesus veio dar continuidade à aliança entre Deus e o povo judeu (“Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel“) por outro lado ele solapou a rigidez da Torah (conjunto de Leis e tradição do povo de Israel, que estão inseridas no nosso Velho Testamento juntamente com outros livros).

Enquanto doutrina da Torah é nitidamente baseada numa sociedade patriarcal, hierárquica, rígida, agressiva / afirmativa, normativa e com grande preocupação com a FORMA, Jesus veio trazendo uma doutrina feminina, intuitiva, integrativa, flexível, doce, quase taoísta, que valoriza o CONTEÚDO. Os confrontos verbais que vemos dele com os Fariseus é simplesmente o choque cultural e religioso com os observadores da Torah. A parábola do Samaritano é a grande síntese disso. Ele não diz que seguir a Torah é errado, apenas que o ESPÍRITO dela se perdeu no meio de tantas proibições e rituais, e foi esse espírito que ele procurou resgatar. O tempo de Jesus (2.000 anos atrás) já não era adequado a que se continuasse reproduzindo condutas de uma sociedade que já tinha no mínimo 1.000 anos NAQUELA ÉPOCA. Era tempo de uma nova aliança, uma nova conduta.

Os fariseus, quando souberam que ele fizera emudecer os saduceus, reuniram-se todos; e um deles, doutor da lei, para o experimentar, interrogou– o, dizendo: Mestre, qual é o grande mandamento na lei? Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.

Mateus 22:34-40
Jesus legal

Tem uma passagem que é muito citada pra justificar que o Velho Testamento foi ratificado por Jesus. Mas uma leitura atenta vai perceber como este homem, sutilmente, sem agredir as crenças de sua época, invoca o SENSO DE JUSTIÇA, assim como Platão o fez anteriormente, pra reescrever os mandamentos para uma nova Era, não de medo e imposição, mas de COMPREENSÃO:

“Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da Lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido. Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no Reino dos Céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no Reino dos Céus. Pois eu vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.”

Mateus 5:17-20

E aí, logo em seguida, ele começa a releitura dos mandamentos, com “Já diziam os antigos: Não matarás” aí ele abre o leque de compreensão, ao dizer que, se você tem raiva de alguém, isso é tão ruim (pro Reino dos Céus) quanto matar. A mesma coisa com o adultério. O problema não é o ato do adultério, mas o que vai na cabeça da pessoa mesmo que ela nunca toque na outra! Ele tira o foco do físico e traz pro psicológico!

O REINO

Uma coisa preocupante na mitologia judaica daquela época era a noção do Messias, o ungido. O que os judeus esperavam era uma mistura de guerreiro, sacerdote e Rei, que viesse trazer o “Reino de Deus”, que nada mais é do que o reinado de Israel sobre a Terra e a aniquilação de todos os pagãos. Nada muito espiritualizado. Isso explica porque Judas e Pedro esperavam uma atitude mais agressiva da parte de Jesus contra os romanos. E que Jesus não tenha ganho nem uma nota de rodapé na história dos judeus daquela época. Não deixa de ser interessante que Jesus tenha se “apropriado” dessa imagem messiânica (através do cumprimento das profecias que falavam da vinda do Messias) e a subvertido completamente! E isso depois de já ter subvertido a imagem do Reino de Deus pra algo metafísico, sutil, como um estado de espírito (imagem esta que já é aceita pelos judeus de hoje e provavelmente pelos Cabalistas no passado). Como se ele dissesse “o caminho pro povo de Israel é por aqui, pessoal. Se continuarem por ali, vão continuar a sofrer, e sofrer…” e foi o que aconteceu.

Creio que os judeus sejam um povo especial, de certa forma escolhidos de Deus, mesmo. São inteligentíssimos, desenrolados e com grande tino pra ganhar dinheiro. Que outro povo nos daria Jesus, Super-homem, Freud, Einstein, o Spielberg e o Borat? Mas a relação dos judeus para com sua terra e seus símbolos só têm lhe trazido dor e sofrimento, com um derramamento de sangue generalizado, por MILÊNIOS! É cíclico! E é interessante notar que tudo começa com a promessa de Deus de que existe um lugar pra eles (a terra prometida) e daí começa toda a confusão que chega aos dias de hoje com toda a carga emocional, religiosa e política praticamente intactas! O apego à terra reflete a ânsia de um povo que viveu sem ela por milhares de anos. A arrogância para com o vizinhos reflete um povo que foi o mais longamente atacado e humilhado na face da Terra. E assim o pêndulo kármico se detém longamente nos extremos…

Jesus, mais uma vez, deu a receita para seu povo exemplificada nele mesmo:

As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos; mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.

Mateus 8:20

bandeira da espanha Ler em espanhol (por Monica Aliss)

5 1 vote
Avaliação
Subscribe
Notify of
84 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Geninha
Geninha
25 abril de 2021 11:38 am
Geninha
Geninha
25 abril de 2021 1:24 pm
Reply to  Geninha

Uau!
Tão bom quanto você:
https://m.youtube.com/watch?v=6bSz3jkMyTo

Geninha
Geninha
12 junho de 2021 2:11 am
Reply to  Geninha

Falei desse post ontem. Foi o post seguido de simulação e simulacro, mas sabe que o li apenas ano passado, acho.

Notei que mudou um trecho na atualização, agradeço.

Sempre usei marcadores no site… Para lembrar de momentos. Mas das apresentações (patinação) são os os melhores. (Sensações de três momentos psicológicos distintos e semelhantes)

Geninha
Geninha
12 junho de 2021 3:17 pm
Reply to  Geninha

E como se fosse pouco, passei a noite ontem acordada pensando a respeito e durante o dia…

https://www.instagram.com/p/CQBxxb9Nx_d/?utm_medium=copy_link

O trecho que você retirou do texto foi justo sobre o aborto, né?!

Algo que precisei reviver fim do ano passado, julgamentos e parece que será tema mais uma vez na política. Por mais que trabalhe esse conteúdo, uma parte da gente morre sempre que abordado de maneira inconsequente.

Geninha
Geninha
14 junho de 2021 1:42 pm
Reply to  Geninha

Quanto mais autoconhecimentos buscamos, mais os sinais são evidentes. Talvez. Ando agitada pensando o quanto preciso trabalhar a questão do aborto. Revivendo e organizando lembranças do que aconteceu em dezembro, que se misturam com o passado. O bom do SDM é que tudo é registrado, organizado com datas. Atualização do post foi em abril. Falei do post em janeiro – no post da Dani, né?! Na maioria das vezes deixava marcadores – momentos – no SDM, referência de autores e livros, hoje as referências são de músicas, séries e movimentos – vídeos do YouTube. Gosto dos marcadores de patinação, foi… Read more »

Geninha
Geninha
14 junho de 2021 2:04 pm
Reply to  Geninha

Ano passado, estava estudando alguma questões. Apareci por aqui e alguém comentou sobre um post desconcertante. Mas que me lembrou sobre a leitura de Sunyata. Em tempo que vc mencionou os filmes que eram abordados aqui no SDM. Na citação, esqueceu de “Efeito Borboleta”. Parti o estudo daí. Foi no dia em que SP teve uma tempestade de raios e tornou-se ainda mais significativo o que estava estudando. Pq estudava ao som de “Metal Contra as Nuvens” e Lacrymosa. Antes dos raios surgirem no céu.

https://m.youtube.com/watch?v=hiegCZxM66I

https://m.youtube.com/watch?v=IDTs12pcvOM

Geninha
Geninha
14 junho de 2021 2:14 pm
Reply to  Geninha

Então, um pouco temerosa com o estudo e a coincidência dos raios, apareceu o vídeo:

https://m.youtube.com/watch?v=rgORwytNWPY

Além da sensação, condizia com que o estava estudando… Finquei confiante do caminho. Fiz do vídeo um marcador, sempre que temerosa, assisto até ficar um pouco mais tranquila.

Geninha
Geninha
15 junho de 2021 10:16 pm
Reply to  Acid

Fiquei*. Que bom! Obrigada!

Geninha
Geninha
15 fevereiro de 2022 10:56 am
Reply to  Geninha

São marcadores. O inferno pra mim é feito o inferno de Dante. É gelado. Sempre que próxima a espírito de morte o corpo gela, o frio toma conta. Nos meus primeiros momentos foi assim, frio de bater os dentes. Quanto mais próxima de Deus mais calor vc sente. As minhas bochechas queimam e ficam extremamente vermelhas. Certa vez falei algo e aconteceu da irmã notar, ela me abraçou, sentiu a temperatura do meu corpo e disse: “é o Espírito Santo”. É bom nesses momentos gelados, ter alguém em que você pode confiar. Alguém que te mostre que você pode lidar… Read more »

Renato
Renato
4 maio de 2008 5:19 pm

Marcel…inho…Marcelinho!
Vc está confundindo as coisas…o importante de Alice…é saber que naquele livro, todos os personagens são Alice, me compreende? a história se passa dentro da Alice…é um sonho! Esta é a metáfora da metáfora…é um sonho Marcelinho!
A minha certeza te assusta? Buuuuu!!!!Isso não é brincadeira Marcel, vc precisa ter certeza…se vc não tem certeza, eh pq ta na hora de vc se impressionar mais com as coisas…se impressionar só com o que é conveniente? Vá caçar colelhos Marcel, vá caçar coelhos!!!

Coringa
Coringa
4 maio de 2008 5:10 pm

O problema, assim vejo, está em compreender qual é a ‘amplitude’ ou o ‘foco’ desta discussão. Se os conceitos que o Renato transmite tem um caráter ‘holístico’/transcendente ou é algo mais ‘dia-a-dia’, digamos…alguma ‘dica’ para ‘estar/viver’ o cotidiano, de preservar sua integridade e identidade ficando menos vulnerável às pressões e/ou influências externas de nosso meio e, assim, não ‘tornar-se’ mais um ‘agente’ que ‘recria’ tais condições. Este ‘outro eu’ (que particularmente até chamaria de EU REAL) é o aspecto/núcleo mais ‘íntimo’ de nossa consciência/identidade que deve ser preservado, cultivado, cultuado, pois ele ‘está’, mas ao mesmo tempo ‘não pertence’ ao… Read more »

Fy
Fy
4 maio de 2008 4:59 pm

Renato, vc é mto engraçado!!!!
Mas, pense bem: o Marcel tem razão completamente!
Qdo vc “mergulha” nesta toca,ao estilo Carrol, a consequência é uma criação simultânea de um Conworld (constructed world), ou mundo “criado”, onde conceitos,hábitos, processos de interação, enfim mecânismos básicos são alterados. Mas a referência destas alterações, sem dúvida será o estágio em q vc se encontra. Ou seja: o estágio em q vc se encontra é q determina a forma como vc absorve os conceitos q, neste mergulho serão alterados.
rsrsrsrssr…. se vc não estiver mto bem “elaborado”: imagine a bagunça!!!!!

Marcel
Marcel
4 maio de 2008 4:54 pm

Bingo, Coringa!

Mais uma vez você acerta no ponto! 😉

Marcel
Marcel
4 maio de 2008 4:53 pm

Cuidado com os falsos-profetas, Renato. Eles podem estar mais próximos do que você imagina… Alice no país das maravilhas pode ser uma obra brilhante – mas não passa de uma de tantas e tantas metáforas. Só falta você assinar depois como “O Coelho”. “Conhece-te a ti mesmo” “Sê a ti mesmo” Isso é trabalho para cada um com seu próprio coração. Tudo o mais não passa de abuso de poder. Você fala em ausência de controle, mas a sua fala é a mais rígida e violenta daqui. A sua certeza absoluta me assusta. E isso não é controle – chama-se… Read more »

Coringa
Coringa
4 maio de 2008 4:40 pm

Marcel, vc tá fu@#%& rsrsrsrsrs

😉

Renato
Renato
4 maio de 2008 4:36 pm

Sim Coringa, não é fácil…por isso mesmo todos estes questionamentos do Marcel!
São mais esperneios do que questionamentos…auto-compaixão…
desculpinhas para este ser preguiçoso que não quer sair do lugar…que confunde ovos com pedras…e que não se impressiona nem mesmo com um coelho branco gritando “Estou atrasado! Estou atrasado!”

Fy
Fy
4 maio de 2008 4:32 pm

Coringa,
No site q vc indicou sobre os documentos de Qunram, tem -se uma visão clara dos desequilíbrios que certas revelações podem causar.
O que tb vem de encontro ao questionamento do Marcel.
E, sem dúvida; tb concordo q o “mergulho” na toca do coelho seja algo perigoso.Jung ilustra com exemplos fantásticos a fulminação do ser face ao súbito contato com o extraordinário.

Marcel
Marcel
4 maio de 2008 4:15 pm

Será que não existem infinitos “eus ocultos”, cada um mais e mais profundo, mais e mais libertário, mais e mais difícil de compreender? Eu posso perceber claramente que estou mais profundo do que há cinco anos atrás, mas será que a trajetória em direção ao “âmago da realidade, ou à Deus não seria tarefa para infinitas vidas e infinitas dimensões? Será que a Verdade Plena não nos arrebentaria a cognição e a possibilidade de ação em um mundo deveras rígido e espiritualmente involuído? Será que precisamos mesmo abdicar de todo o controle? Será que isso não pode ser gradual, de… Read more »

Coringa
Coringa
4 maio de 2008 3:58 pm

ok…saquei Renato…aliás, abdicar do controle, não é fácil não! abs ——————————– Este aspecto que foi mencionado no texto principal sobre o CHOQUE CULTURAL e religioso que Jesus provocou à sua época, as discrepâncias e/ou diferenças em relação ao valores básicos (Torah) daquela sociedade, é ainda pouco ‘valorizado’ e compreendido em sua real magnitude. Imagino(em) uma situação análoga HOJE, se alguém proclamasse algo MUITO DIFERENTE daquilo que está contido em nossas ‘bíblias’ e que, em certa medida, afetasse até ‘as verdades’ de nossa ciência!…como reagiríamos?? O que isto provocaria em ‘você’? O quão arraigada estão estas ‘verdades’ e/ou valores, não só… Read more »

Renato
Renato
4 maio de 2008 3:45 pm

Sim Fy! Isso mesmo! Coragem é essencial! Veja só…o eu oculto..ou o outro (como eu prefiro)…também é você! Esta é a união…que só pode ocorrer com sinceridade…e só você saberá quando ela irá ocorrer…e quando acontecer, você terá certeza!

Fy
Fy
4 maio de 2008 3:30 pm

Muito embora eu concorde completamente com o Marcel, qdo ele se refere à forma quase-sinistra com q o Renato se dirigiu ao Coringa ( embora, com certeza tenha sido até divertido: pq rápidamente ele acendeu a curiosidade dele e minha) tenho q me render ao brilhantismo de seu argumento. Veja se eu estou enganada Marcel e Coringa: – A tal da Toca do Coelho, é o super-mergulho de “Alice” > “super-mergulho” q é exatamente o cerne da obra-prima e da genialidade de Carrol. – É um símbolo que representa a possibilidade de desafiar o universalmente estabelecido: uma chave responsável por… Read more »

Renato
Renato
4 maio de 2008 3:25 pm

Veja bem Marcel…usamos arquétipos para corrigir nossas próprias falhas. E eles no fazem crescer…mas é preciso diminuir.Geralmente, o que é que fazemos? Externalizamos aquilo que nos incomoda…e importamos aquilo que nos parece belo…e nesse processo criamos…criamos sim um universo paralelo…irreal…que só nos parece ser verdadeiro por ser cotidiano. Mas veja Marcel…há um forma de escapar dessa teia, de adentrar a toca e atravessar a porta…se quiserem em outros termos…de sair da matrix! Sejam sinceros! Promovão a união…dos povos, dos chacras, da mente com o coração…vê? Há vários arquétipos…mas a única coisa que realmente importa é a união sincera…tá tudo lá…cifrado…na… Read more »

Marcel
Marcel
4 maio de 2008 2:47 pm

Seria algo equivalente às relações com os diferentes arquétipos, Renato?

Renato
Renato
4 maio de 2008 2:31 pm

Coringa…você quer saber o que significa, para mim, encolher…pois bem, é algo como abdicar do controle de si mesmo…deixar de ser um déspota…ser mais democrático consigo mesmo…entende?

E Marcel, se você também está disposto a entrar na toca do coelho, verá que Jesus pode também ser encontrado por lá…mas será preciso primeiro diminuir…pois como o próprio coelho diz: “Estou atrasado! Estou atrasado!”

Marcel
Marcel
4 maio de 2008 1:24 pm

“Não. Resposta errada, amiguinho. Você não pode contar com o tempo. Você não tem tempo.” Uma impressão pessoal: siceramente, eu me incomodo um pouco com respostas tão diretas (sobre uma única pessoa) e verticais (vindo de cima para baixo). Vamos tentar manter o máximo aqui no plano das idéias e dos fatos/interpretações. Certo e errado são relativos… vamos tentar nos restringir às nossas opiniões e não a definir o que é o outro e onde ele porventura está. Ah, e, por favor, Renato, eu posso imaginar algumas coisas do que você está falando, mas seria melhor se você mesmo explicasse,… Read more »

Marcel
Marcel
4 maio de 2008 5:20 pm

Anakin (Darth Vader) e sua inflação egóica – uma das cenas mais belas e profundas, no sentido espiritual, que o cinema nos deu, no meu modo de ver.

http://www.youtube.com/watch?v=9NVJ3d-W8-E (tempo: 3min12seg)

A sua ânsia de preservar a vida e salvar o universo era tamanha, que ele resolver arrasar com tudo. Olha no que deu: a estrela da morte.

O amor e a liberdade, quando são oferecidas como uma imposição, não passam de uma violência.

Renato
Renato
4 maio de 2008 5:23 pm

Sim Fy…gostei muito do que vc escreveu!

Não Coringa…acho q vc cometeu um erro grave de separar coisas que devem permanecer como uma unidade…

Marcel
Marcel
4 maio de 2008 5:29 pm

Eu sou vegetariano, Renato. Prefiro coisas mais leves.
Que os coelhos continuem livres e soltos. Quando eu me deparar com algum deles, eu saberei como tratá-los.

Acredito que nossa discussão termina aqui.

chicken nipples
chicken nipples
11 maio de 2008 3:57 pm

sensacional esse post
anotei o rss depois q o DD do teoria indicou vc!
continue mandando bala!

Sofia
Sofia
5 maio de 2008 5:33 pm

Excelente post, excelentes analogias. Parabéns!

Renato Pinheiro
Renato Pinheiro
5 maio de 2008 1:20 pm

Hoy.. é o único, principal começo xará!

Abraços!

Renato
Renato
5 maio de 2008 10:50 am

Sim…melhorar o mundo a partir de nós mesmos! É um belo começo!

Marcel
Marcel
4 maio de 2008 10:19 pm

OFF TOPIC “O Coringa disse que eu tenho dificuldades Vocês têm dificuldades Meu estilo é dificultoso Porque temos dificuldades Um pouco de sacrifício Acabariam com nossas dificuldades” Vamos começar então os “sacrifícios” agora, Renato, para que tais coisas não voltem mais a se repetir? Vamos procurar a “toca do coelho” do que fizemos essa tarde, cada qual procurando onde errou, onde poderia ter feito melhor? Vamos reconhecer com humildade em nosso próprio altar interno que estamos longe de ser perfeitos e buscar melhorar o mundo a partir de nós mesmos? Bem, é isso que vou fazer, pois é assim que… Read more »

Coringa
Coringa
4 maio de 2008 9:56 pm

off topic

Acid, os emoticons aqui do SDM estão ‘fora do ar’ ou será que é algum problema aqui no meu browser mesmo?

Abs

<< estao fora do ar... estou tentando descobrir porque >>

P S C Bini
P S C Bini
4 maio de 2008 9:06 pm

Ao Acid, vc. escreveu num post, quanto perguntado sobre por que não publica seus textos graficamente:Eu teria de ter uma boa editora que licenciasse trechos de diversos livros, um bom advogado pra evitar processos, e muita paciencia e tempo livre pra compilar tudo. O blog é quase todo baseado no trabalho de outros, como esse post. Esta é a essencia da modernidade. A divulgação livre do conhecimento. Isto (e somente isto, a liberdade plena) torna seu sítio maravilhoso. Estas atitudes (resultado na era que vivemos) implica no fim do pensador solitario (consequentemente enferrujado). Parabéns por renovar minha mente, repassando o… Read more »

Renato
Renato
4 maio de 2008 8:39 pm

Fy…Fyu-fyu!

O Coringa disse que eu tenho dificuldades
Vocês têm dificuldades
Meu estilo é dificultoso
Porque temos dificuldades
Um pouco de sacrifício
Acabariam com nossas dificuldades

Fyu-Fyu

Fy
Fy
4 maio de 2008 7:29 pm

Renato,
O Coringa não disse q vc tem dificuldade: ele disse que nós estamos tendo dificuldade.
Sua “base literária” deve ser incrível. A tal da toca foi uma super-lembrança perfeitamente inserida no texto do Acid.
Tanto q gerou uma discussão muito legal.
O q vc tem é um estilo diferente; q por vzs parece um pouco impositivo; mas q Tb não deixa de ser imaginativo!
Abraços

Coringa
Coringa
4 maio de 2008 6:37 pm

Ok, Renato

um abraço!

Renato
Renato
4 maio de 2008 6:32 pm

Pois eh Coringa…estou ciente desta minha dificuldade…pois a verdade eh q não tenho uma base literária tão vasta…não sei se vocês a tem mas no meu caso…tiro quase tudo da cabeça e de alguns sites/blogs…e arte tb ajuda! E mais uma coisa, gostei de novo muito do que a Fy escreveu…mas eu realmente acho que esta história de tempo pessoal…uma grande desculpa…um grande desvio de atenção! A partir de agora, também vou tentar ser mais didático na blog tb…isso vai atrasar um pouco as postagens mas acho q mais pra frente vai ajudar…apesar de achar q não tem ninguém interessado… Read more »

Marcel
Marcel
4 maio de 2008 6:26 pm

Maravilhoso o seu comentário, Fy. Concordo com você, Coringa. Foi uma metáfora, Renato. Só estava dizendo que eu não preciso sair por aí comendo o “coelho” dos outros para afirmar o que o “meu” “coelho” diz para mim. Afinal, o coelho de um é semelhante ao cachorro do outro e ao panda de um terceiro. Sábio é aquele que vê para além das meras formas. “Este próprio eu-mesmo, o Real; q nada mais é q um conworld construído com os várias possibilidades de comparação, análises, questionamentos; adaptações e aceitações ou o contrário – que os mergulhos na toca nos proporcionam.”… Read more »

Coringa
Coringa
4 maio de 2008 6:05 pm

off topic Renato, Deixe que cada qual escolha seus próprios caminhos. Não tente IMPOR-SE em suas ‘verdades’ porque, elas podem , inclusive, não serem sequer SALUTARES à outros. Tb não EXIJA que outros compreendam prontamente td que vc escreve porque, além da visível dificuldade que vc tem em externar tuas idéias, deveria tb é considerar o razoável ESFORÇO que outros estão fazendo para ‘traduzir’ tuas palavras e intenções, mesmo não tendo obrigação de fazê-lo. O que está DE FATO ocorrendo, é um real problema de comunicação e não de ‘entendimento’. E não, não cometi o erro q vc citou. Apena… Read more »

Fy
Fy
4 maio de 2008 5:57 pm

Coringa, – Diagamos q o “mergulho na toca” seja um processo natural na criação deste Eu-mesmo. Este próprio eu-mesmo, o Real; q nada mais é q um conworld construído com os várias possibilidades de comparação, análises, questionamentos; adaptações e aceitações ou o contrário – que os mergulhos na toca nos proporcionam. – A observação do Marcel, ao meu ver, apenas ressalta a importância de estarmos preparados para a profundidade deste mergulho;ou mergulhos.Já q mesmo nos sentindo preparados é sempre um desafio à nossa estrutura já estabelecida e outro desafio de adaptação ao q nos tornaremos. – O mergulho é necessário… Read more »

Renato
Renato
4 maio de 2008 5:37 pm

Poxa vida…vc não entende nada!
Não fiz nenhuma referência a comer carne…espero que os coelhos saibam como tratar você!

Renato
Renato
4 maio de 2008 5:34 pm

Marcel…desculpe se te fiz confundir as coisas…não tem nada a ver com imposição…muito menos com Anakin, pois Anakin achou que aquilo que ele possuia era dele…ele separou…aquilo que ele possuia era ele e não dele…entende?

Enfim, ainda prefiro pedir perdão do que permissão…

Marcelo
Marcelo
4 maio de 2008 4:45 am

A minha opinião é de que Jesus era um judeu ortodoxo. Para se chegar a essa conclusão é necessário entender o ponto central do judaísmo. O ensinamento mais importante do judaísmo é que Deus é um, Yahweh, que quer dizer aquele que é eterno e que se auto sustenta. Esse é o ponto central da fé judaica. Isso foi revelado pela Torah, “a palavra de Deus”. Jesus dava muito valor à Torah. Todas as suas atitudes e ensinamentos eram baseados no livro dos judeus. Ele passava os seus dias ensinando a Torah nas sinagogas. O que ele critica muitas vezes… Read more »

Coringa
Coringa
4 maio de 2008 12:35 am

É de Marc Ferro, diretor de estudos na École des Hautes Études en Sciences Sociales, os questionamentos e análises apresentados no livro “Os Tabus da História” onde, entre outras questões apresenta o seguinte: “Primeiros tabus: é no cerne das instituições – a Igreja, a República, o Partido – que se escondem os segredos do seu poder, a teoria que os legitima. Por isso as instituições mantém escondidas as marcas da sua origem sem prescindirem de as tomar para fonte da sua legitimidade.” E para ter-se uma idéia do que isto signfica: http://www.jornalinfinito.com.br/materias.asp?cod=42 As raposas têm covis, e as aves do… Read more »

Coringa
Coringa
3 maio de 2008 10:48 pm

então Renato, o que significa para vc este “encolher”?

Fy
Fy
3 maio de 2008 12:42 pm

É surpreendente como a humanidade, 2008 anos depois ainda tem dificuldade de compreender a Mensagem de avatares como Jesus. Aliás, em praticamente seus 33 anos ele se esforçou o máximo em demonstrar que não fazia parte deste ou daquele povo. Insistindo na evidência que apenas “decolou” naquela área, por ser um ponto estratégico para o cumprimento de sua missão. Até mesmo sua origem familiar é por ele mesmo destituída da importância que em geral lhe é atribuida, frizando a importância da familiaridade “humana” qdo pregava o Amor pelo próximo, entre outras coisas. Jesus jamais esteve vinculado à Religião ou à… Read more »

Renato
Renato
3 maio de 2008 10:52 am

Pois eu lhe digo mais uma coisa Acid! Isso tudo sobre a história dos judeus, dos ingleses, dos árabes…tudo isso não importa de nada! A intimidade da humanidade pode até ser um bom papo de bar…para impressionar alguma garota quem sabe? mas nada disso diz respeito à sua intimidade…e é isso que importa…até onde vc consegue adentrar a toca do coelho! isso é o que importa…esse blog não tem nenhuma razão de ser se você não leva esta questão com você! E só mais uma coisa…segundo Ele mesmo…Jesus tem q morrer! Para renascer na carne…e quem eh a carne Acid?… Read more »

Coringa
Coringa
2 maio de 2008 9:54 pm

Este texto indicado pelo Orion, associado ao texto principal, podem constituir um ótimo ‘start’ para análise desta questão que, por vezes, torna-se bastante ‘delicada’ ou controversa. De fato, mais do que possamos imaginar, este tema atinge a própria INTIMIDADE de toda humanidade, por mais ‘inusitado’ que isto possa parecer para muitos; daí as ‘dúvidas’ e/ou ‘inquietações’ que dele derivam.

Duncan
Duncan
2 maio de 2008 9:37 pm

Atrasado é no mínimo eufemismo. Acid, num post com cunho espiritual é claro que não se trata de atraso no sentido material. Vamos ser sinceros, o que aproveitar no Velho Testamento depois da ofuscação que as palavras de Jesus trouxeram? É atraso, é arrogância, é preconceito e materialismo, tudo o que forjou a nossa atual sociedade. E tudo leva a crer que Jesus só não chutou o balde com a Torah pra valer porque ele sabia que isto seria chocante demais para aquela sociedade e comprometeria sua mensagem.

Djinn
Djinn
2 maio de 2008 8:48 pm

Obrigado.

Orion
Orion
2 maio de 2008 8:13 pm

Caro Acid, mando a vc uma contribuição p/ o entendimento deste povo, feito por gente seria e que sabe das coisas: http://www.encontroespiritual.org/bleitura_povojudeu.html

Parabens pelo(s) blog(s).
Otion

Renato
Renato
2 maio de 2008 5:40 pm

sim amiguinho…atrasado!

caso mateus
caso mateus
2 maio de 2008 4:02 pm

Quase lembra a profecia do quinto império, que Fernando Pessoa considerou de tipo espiritual, que o verdadeiro mar a navegar seria o psiquico. Como um colega meu diz: “perante o mar ou se chora ou se ri” (lol)

Emmanuel Ramos de Castro
Emmanuel Ramos de Castro
2 maio de 2008 2:59 pm

Interessante, gostoso de ler! A própria Jerusalém, cujo significado (Lugar onde haverá paz) encerra o paradoxo entre o Jesus e sua origem; entre os judeus e demais raças, sobretudo a árabe. Quanto ao mandamento “Não adulterarás”, particularmente, não levo ao pé da letra. Não Adulterarás” vai além de uma relação extra-conjugal, seja na prática, seja em pensamento. Papéis também se adultera!!! Por isso é necessário que tenhamos a mente livre de dogmas e do cabresto de líderes religiosos; para que tenhamos a liberdade de transcender nos pensamentos. No mais, adorei o tema. Em especial, a reprodução de Mateus 8:20. É… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
2 maio de 2008 1:05 pm

Atrasado? Vc mesmo falou: IMPÉRIO Estadunidense = judeus. Um povo com capacidade pra ditar os rumos do planeta.

E o nosso Messias não é judeu por conta disso. A influência de Jesus em nossa civilização ocidental é claramente européia, pré-estadunidense, vinda do tipo de gente que assava judeus nas fogueiras.

Test Pilot Yui
Test Pilot Yui
1 maio de 2008 4:19 pm

Imagino que os dois primeiros mandamentos se encaixam bem em um trecho do novo testamento que diz que a misericórdia tem preferência em relação à justiça. A justiça se fosse feita com todo o seu peso criaria inicialmente um mundo sem defeitos, porém seria um mundo sem a perspectiva de valores que podemos escolher e as inovações ficariam restritas. A misericórdia de Deus é tão profunda que é o próprio amor agindo que prefere resolver os problemas de forma criativa do que restritiva.

Renato
Renato
2 maio de 2008 12:26 pm

Talvez os judeus sejam o povo escolhido não por serem inteligentes mas sim por serem o povo mais atrasado na face da Terra! Pois eu lhe digo, Acid, e você sabe disso…quem comanda o Império Estadunidense é o povo judeu!
E, afinal de contas, quem porcura, acha…e por isso o nosso Messias é judeu.
Mas, eu lhe conto um segredo…não de muita bola pra toda essa história…siga o exemplo das MULHERES NEGRAS “que apesar de tanto sofrimento se negam, a chorar”.

Raphael (-,-)zZ
Raphael (-,-)zZ
2 maio de 2008 4:07 am

Parabéns pelo Site e pelo texto, é de muita sabedoria o q vc escreve!
Sobre o assunto em si, para mim, não há outros códigos a serem seguidos senão “Amar a Deus sobre todas as coisas” e “Ao proximo como a sí mesmo”

O resto eh Relativo!

Jorge
Jorge
1 maio de 2008 3:47 pm

Quase taoista? tao = caminho.
o reino de deus está dentro de vós = o reino nao é a terra prometida = jerusalém = ela é a paz edificada com a purificaçao do coração (isto parece um tanto psicologismo/mentalismo passivo, mas não é, pois envolve ‘ação’). Seja qual o for o caminho (tao, zen, judeu, cristão…) desde que seja inspirado no ” Caminho “.
Eu sou o caminho a verdade e a vida.
Belo texto esse teu. parabens.

Rosani Seitenfus
Rosani Seitenfus
1 maio de 2008 3:36 pm

Só prá dizer q amo este site… rs
Beijocas!

Renato Pinheiro
Renato Pinheiro
1 maio de 2008 2:11 pm

Legal esse post!… Vejo o “povo” judeu como uma repetição de estrutura social no globo terrestre (não é só uma visão geopolítica).. até pq nessa linha de tempo.. eventos e estruturas acontecem e são trazidos pelo “vento do acaso”.. do oriente para o ocidente como se ja estivesse planejado essas transformações e mudanças no contexto humano!.. generalizando, cada vez que me aparece alguns “iluminados” existe uma possibilidade de mudança da estrutura da época.. com todos os preceitos.. a NECESSIDADE.. o EVENTO .. a ESCOLHA a fase de TRANSIÇÂO e a MUDANÇA por fim.. é isso que hoje entendo pelo livro… Read more »

Coringa
Coringa
3 maio de 2008 2:49 pm

Olá Renato,

Para eu entender melhor teu ponto de vista, daria pra esclarecer, se possível, o significado de “toca do coelho” no contexto que vc mencionou?

obrigado

Marcel
Marcel
3 maio de 2008 3:29 pm

É verdade mesmo, Fy. Tanto é que Jesus sempre fez questão de tirá-lo como “objeto de adoração” e devolver à pessoa que chegasse perto dele a responsabilidade pelo que acontecia. “Foi tua fé que o curou”… Jesus foi “somente” um exemplo incandescente…, um ponto de inspiração, um fortalecedor da fé e do amor. Imaginem o que não devia causar estar junto dele, tanto física, como psicológica e espiritualmente! E uma segunda observação que também vai de encontro ao que você disse, Fy, é a de que mesmo esse Jesus, que nos é apresentado nos Evangelhos, ele é profundamente revolucionário e… Read more »

Renato
Renato
3 maio de 2008 3:34 pm

Claro Coringa! O coelho no caso é você, a toca é a sua casa. Você conhece bem a sua toca, o lugar que você habita? Até onde você está disposto a se conhecer? Você está tão disposto assim em conhecer a sua casa a ponto de não reclamar do vizinho? Ou então, a ponto de perceber que quando você fala mal do vizinho está na verdade falando mal de si mesmo?
Mas a toca do coelho é muito mais profunda…vc está disposto a ir até o fim dela? Mesmo sabendo o q vai encontrar no final dela?

Renato
Renato
3 maio de 2008 10:02 pm

Pois então veja: ao chegar ao fundo da toca, é preciso encolher para atravessar a porta!

Renato
Renato
3 maio de 2008 9:48 pm

Mas, Coringa…o fundo da toca não tem nada a ver com o Nirvana…pode-se chegar lá sem ser Buda, santo, avatar, ou qualquer coisa que valha!

Renato
Renato
3 maio de 2008 9:45 pm

http://www.triplov.com/contos/Alice-no-pais-das-maravilhas/capitulo_01.htm

A toca do coelho pode ser um caminho sim…mas a muitos outros…e idependente de qual caminho vc escolher…seja sempre sincero…seja sempre puro.

Coringa
Coringa
3 maio de 2008 9:19 pm

Bem Renato, refiro-me a vida enquanto processos, experiências vividas/sofridas por mim ou vc, levando-se em consideração ainda, o grau de consciência que cada um ‘consegue’ ter/perceber destes processos/experiências e até mesmo transformações delas decorrentes.

Não seria o ‘fundo da toca do coelho’ o ponto de ‘iluminação’ proclamado por Buda? Neste caso, diria que a ‘resposta’ talvez não seja ‘ENCONTRADA’ por muitos, mas sim, tudo indica que lá está. Os místicos, por vêzes, tb a vislumbram, e os santos e avatares assim proclamam àqueles que se ‘alinham’ ao ‘caminho’.

Fy
Fy
3 maio de 2008 9:18 pm

Renato,

Eu tb não estou entendendo.
Tanto a vida como a Natureza são processos dinâmicos constantemente em mutação, quer nos apercebamos ou não. A vida, exatamente por isto, se revela por sí própria tanto sob o ponto de vista individual qto da espécie.
Fiquei curiosa com o q vc quer dizer com toca do coelho. Vc a descreveu dizendo q ela é mais funda do q o Coringa possa imaginar;- então vc a conhece.É algum processo de auto-conhecimento; ou alguma hipótese a se estudar?
Fale um pouco mais sobre isto.
Abraços

Renato
Renato
3 maio de 2008 8:42 pm

Muito bem…veja só Coringa…quero saber o que você está dizendo em relação ao o que é a vida. Se você se refere à vida do ponto de vista de um indivíduo ou de uma espécie…bem…digo que neste caso a vida não revela nada. Neste caso a vida está parada, pois é da natureza da espécie querer sobreviver…para sair da estagnação, neste caso, é preciso mudar o foco…enxergar a vida como um processo dinâmico, que, para se manter, precisa constantemente estar em mutação. Mas ainda não é isso que nos diz o que nós realmente somos…a toca do coelho é mais… Read more »

Coringa
Coringa
3 maio de 2008 8:13 pm

De fato Renato, eu não ‘conto’ com o tempo…ele impõe-se à nós. Porém, se considerarmos a relatividade da própria existência do ‘tempo’ diria, simplesmente, que a VIDA revela ou traz à tona aquilo que vc/nós é/somos. Não é isto perceptível à vc, em relação a sua própria existência?

Renato
Renato
3 maio de 2008 7:34 pm

Não. Resposta errada, amiguinho.
Você não pode contar com o tempo. Você não tem tempo.

Coringa
Coringa
3 maio de 2008 6:15 pm

Renato,

Porque o TEMPO sempre revela ou traz à tona aquilo que vc/nós é/somos.

Coringa
Coringa
3 maio de 2008 6:10 pm

É Marcel, tô achando que foi mais ou menos este sentido que o Renato quis dar ao comentário dele. ——————— Incluo abaixo, parte do prefácio do livro “O Povo Eleito” de John Allegro, da Universidade de Oxford. O intuito é trazer novas considerações/perspectivas sobre o tema em pauta: “Nenhuma raça recebeu tanta atenção de historiadores, filósofos e teólogos como os judeus. Por causa disso, suas origens étnicas e culturais permaneceram envoltas em mistério, especialmente porque a FONTE básica de informação, a Bíblia, é,a esse respeito, contraditória. Os escritos hebreus e aramaicos que se encontram no corpo bíblico vêm de uma… Read more »

Renato
Renato
3 maio de 2008 6:02 pm

Coringa, o que lhe faz acreditar que se aprofundar na toca do coelho é o destino de todos?

Marcel
Marcel
3 maio de 2008 5:40 pm

Fy, “Se todos pudessem parar por único instante sequer, e se olharem, então veriam o profundo mistério que é esta vida!” Grande Sertão: veredas… de memória e modificado, mas com esse sentido. 🙂 “Maria, você se agita com coisas sem importância. A única coisa importante é Deus” – Jesus Cristo, também de cabeça… É… Fy, quando as pessoas se atentarem mais ao sentido do que elas acreditam e menos na forma… e pararem de achar que precisam fazer tudo o que fazem, então talvez elas possam alcançar esse patamar de mistério que as modificarão para sempre! Quando eu li aquela… Read more »

Fy
Fy
3 maio de 2008 5:06 pm

Coringa, A indicação do Orion, é mesmo muito boa; e o gde “amigo” da Bailey deveria se chamar Tibetano Lennon: Tudo que o Tibetano escreveu precisa ser estudado no contexto do conjunto da estrutura dos ensinamentos que promovem a boa vontade, a tolerância e o respeito mútuo. Os comentários sobre o povo Judeu devem ser lidos na sua totalidade, os quais incluem referências à esplêndida contribuição do povo Judeu em muitos departamentos da vida humana. A crítica às tendências separatistas do Sionismo deve ser lida no contexto dos comentários mordazes sobre o subterfúgio do Vaticano, o materialismo nas igrejas Cristãs… Read more »

Fy
Fy
3 maio de 2008 4:55 pm

Concordo Marcel, E tb não acho possível enquadrar Jesus em nenhuma religião ou filosofia contemporênea à sua época. Nem mesmo às pretensas ( e eternas ) tentativas de transformar Deus em cartógrafo, estabelecendo fronteiras territoriais de acordo com suas absurdas diferenças etnológicas. Não acho q ele tenha tido a menor intenção de incorporar algum Messias – muito menos algum Messias já esperado e, portanto “comprimido” em alguma religião; – embora possa ter se utilizado desta alternativa na época: …imagine o qto ele era inteligente; preparado e obstinado em sua missão. – Ele sempre deixou claro que seu “reino” não era… Read more »

Coringa
Coringa
3 maio de 2008 4:03 pm

Então Renato, a ‘recomendação’ ou ‘alerta’ que vc transmitiu, seria no sentido de mantermos nossa ‘busca’ estritamente dentro da esfera do auto-conhecimento, da introspecção pessoal, sem darmos atenção a fatores que, a princípio, seriam ‘externos’, tais como questões histórias e/ou políticas e/ou religiosas…é isso?
—–
Sobre as ‘implicações’ decorrentes do auto-conhecimento, o ‘caminho’ ao fundo da toca do coelho, não vejo como evitarmos isso, quer queiramos ou não…não fazê-lo, a meu ver é, no mínimo, iludir-se. Portanto, não é uma opção, é inexorável destino de todos. Pelo menos, assim entendo.
abs

Marcel
Marcel
3 maio de 2008 3:34 pm

Bem, ele foi um exemplo incandescente, além de toda a mudança de paradigma que ele trouxe, é claro…

Mas esse tema dá muito o que pensar mesmo!

Abs!

Anônimo
Anônimo
1 maio de 2008 11:00 pm

Judeu moderno no muro das lamentaçõescomment image

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.