MARKETING DO BEM

Muitos meses atrás eu passava de carro quando vi um outdoor escrito “A patrulha Nescafé vai estar na sua cidade!” Aquilo fez meus olhos brilharem por uns minutos. Nesta época estávamos, sob orientação de Irmão Bernardo, entregando nos fins de semana pão e café para moradores de rua à noite (levemente perigoso, mas recompensador). Então associei imediatamente a “Patrulha Nescafé” com algum grupo de pessoas que (teoricamente) distribuiria café aos necessitados, devidamente patrocinados pela Nestlé, oras! Até que não foi uma associação tão absurda assim, mas, infelizmente, neste mundo consumista acaba sendo absurdo alguém pensar que uma empresa vá distribuir seus produtos pra alguém que não tem nem onde cair morto.

O problema, creio eu, está na mentalidade dos publicitários, cuja experiência foi herdada dos EUA e Europa, onde predomina a cultura do EU. E funciona bem para as vendas, devo admitir. O que é melhor: vender uma televisão para a família toda assistir junta, ou incentivar que cada pessoa da casa tenha sua própria TV no quarto?

Mas um filão que poderia ser muito bem explorado é o sentimentalismo e a religiosidade dos brasileiros. Somos o maior país Católico do mundo, o único onde floresceu o Espiritismo, um dos raros a conversar harmoniosamente com as mais antagônicas religiões, como o Candomblé, Judaísmo, Islamismo, Budismo… enfim, o brasileiro, mesmo com a pecha de corrupto, ladrão e malandro ainda tem a fama mundial de ter um grande coração!

propaganda nike gandhi

Isso não significa usar religião pra vender. Isso seria atirar no próprio pé, porque automaticamente a pessoa de outra religião se sente excluída ou fica insensível ao anúncio. Esse ano a Sony usou Jesus Cristo pra vender Playstation, mas o fez de forma insensível e idiota – apenas pra causar impacto nos noticiários – que perdeu uma ótima oportunidade de vincular o ato de jogar videogame a uma experiência espiritual, sublime. Assim como na vida, religião não é o importante, mas a religiosidade! Cheguei até a fazer um pequeno anúncio, só pra demonstrar a teoria (cliquem na imagem ao lado pra ampliar). É procurar fazer as pessoas pensarem não só no hoje, no material, mas em como estamos conduzindo nossas vidas! O sábio Tio Ben já disse que “grandes poderes trazem grandes responsabilidades“, e o mesmo se dá na comunicação: Quanto maior a abrangência, maior a influência e, consequentemente, maior a responsabilidade pela mensagem veiculada. Isso gera karma, influencia mentes, povos, personalidades. Quantos de vocês gostariam de ser os responsáveis por desencadear uma guerra mundial? É um exemplo dramático, mas, em menor escala, somos responsáveis por muitas pequenas guerras, ao espalhar discórdia, fofoca, intriga, ao dar espaço ao ódio, etc. Imagine ser o criador de uma campanha nacional que incentiva a fumar, a beber… é preciso ter muito sangue de barata pra não pensar nem por um segundo nas consequências disso.

Como já foi falado nos comentários do blog, as empresas não existem pra fazer caridade, e sim pra ganhar dinheiro. Não esperem que algum dia surja benevolência entre os grandes empresários. Mas elas podem sim dar algo para ter mais (muito mais) em troca! Se a Nescafé fizesse um esquadrão pra distribuir pão e café às pessoas necessitadas, e fizesse alarde sobre isso, com cobertura da imprensa, etc, isso reverteria em SIMPATIA pela marca das pessoas de bom coração, sejam elas atéias ou não! Aposto que até Jesus tomaria Nescafé, e o melhor: não seria preciso mostrar Jesus tomando Nescafé!! E isso não é caridade: é interesse! Só que essa atitude, se feita com seriedade e respeito, beneficiaria pessoas que de outra forma não seriam atingidas (ou seja, aqueles que não têm condições de pagar). Mas a mentalidade é tão mesquinha que o que se vê são pessoas distribuindo cafezinhos de graça apenas nos supermercados visitados por gente que já é rica! É o tal do rio correndo pro mar… Desde que o mundo é mundo impera a mentalidade de agradar a nobreza para conseguir favores (dinheiro) dela.

VAMOS MUDAR ESSE PARADIGMA!

Há milhões e milhões de pessoas cuja simpatia pode ser angariada com ações sociais! Betinho sonhou isso (e fez), o Lula sonhou isso (e ainda não acordou!), mas não vai ser uma pessoa ou governo que vai fazer isso acontecer. Pra caridade funcionar no capitalismo, é preciso ter capital envolvido, e aí entra a força da população, que terá de dar o suporte necessário a quem estiver no caminho da virtude. Nada de sortear casas pra quem comprar sabão em pó, nada de beneficiar o comprador, e sim dar comida a quem não tem o que comer, roupa a quem não tem o que vestir, casa a quem não tem onde morar!

THINK DIFFERENT!

Quando a Apple voltou com força total nos últimos anos, ela “apelou” pra grandes pensadores que eram considerados “loucos”, como Picasso, Lennon, Gandhi, etc, não só pra vender computadores, mas pra situar a marca Apple entre os apreciadores dessas personalidades. O resultado dessa ousadia apareceu no sucesso do Imac e, principalmente, do Ipod, que nada mais é do que um tocador de MP3 igual a dezenas de outros (e que, por sinal, é um dos mais caros!). É certo que a Apple não beneficiou ninguém além dela mesma, mas mostrou um caminho, uma tendência! Pensem nisso… pensem diferente.

Imperativos Cristãos

Aprende – humildemente.
Ensina – praticando.
Administra – educando.
Obedece – prestativo.
Ama – edificando.
Teme – a ti mesmo.
Sofre – aproveitando.
Fala – construindo.
Ouve – sem malícia.
Ajuda – elevando.
Ampara – levantando.
Passa – servindo.
Ora – serenamente.
Pede – com juízo.
Espera – trabalhando.
Crê – agindo.
Confia – vigiando.
Recebe – distribuindo.
Atende – com gentileza.
Coopera – sem apego.
Socorre – melhorando.
Examina – salvando.
Esclarece – respeitoso.
Semeia – sem aflição.
Estuda – aperfeiçoando.
Caminha – com todos.
Avança – auxiliando.
Age – no bem geral.
Corrige – com bondade.
Perdoa – sempre.

André Luiz & Chico Xavier; Agenda Cristã
0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
55 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Mari
Mari
5 novembro de 2005 1:14 am

Um belíssimo texto!!!
Como é maravilhoso pensar em fazer o bem e ajudar o próximo!
O que doamos de coração, jamais faltará!
Um fim de semana iluminado para todos!
Muita LUZ e ALEGRIA, ACID!
Um abraço!

x-builder
x-builder
8 novembro de 2005 3:14 pm

Liberdade para todos é algo limitado as leis físicas, da sociedade, ou seja , qq lei. Pode-ser fazer o que estiver ao nosso alcance, porém sem sabedoria , ela se esvai. Devemos ter sabedoria de que para qualquer ato devemos pagar o ônus de nossas acoes, ou os bonus. A liberdade individual é restrita em funçao do interesse publico. (digo isto sob todos os enfoques). Já pensou se vivessemos indiferente as leis físicas, espirituais ou da nossa própria sociendade? (Entenda isto como liberdade total). Para uns nao existiria lei da gravidade, para outros sim. Cada um teria su própria lei.… Read more »

tiza
tiza
8 novembro de 2005 2:30 pm

Pra gente pensar….Nem do pó sabemos tudo ainda com certeza …..Exceções desafiam toda certeza humana de certeza.
http://www.apelosurgentes.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=140&Itemid=89

apelosurgentes /corpos incorruptos
——————————————————————————–
http://www.lavozdelinterior.net/2005/0927/UM/nota360147_1.htm
corpos incorruptos

bjos tiza

Felipe
Felipe
8 novembro de 2005 2:19 pm

Concordo com o Acid, o livre-arbitrio é uma liberdade bem limitada. Eu me sinto meio como um ‘fantoche’ às vezes, a sincronicidade encaminhando os fatos da vida, com pouca atitude da minha parte.. tudo tendendo a uma ‘tarefa’ programada – será que ela existe? Eu me apego nessa idéia da ‘missão de vida’ pra não pirar de vez. As coisas acontecem na nossa vida muitas vezes sem o menor controle nosso, cadê a liberdade? Pra mim, pura ilusão. Não estou reclamando da minha vida, que é boa até, apenas ‘filosofando’ um pouquinho. Somos influenciados pelo karma coletivo, pelos astros, família,… Read more »

tiza
tiza
8 novembro de 2005 12:58 pm

Cláudio ,tudo bem com vc meu doce amigo? Voltamos a nos encontrar. Suas dúvidas são justas e são iguais as de todos nós aqui. Eu só falo de uma liberdade ideal a ser perseguido(utópica para muitos) , como um projeto primeiro perfeito, perdido ou esquecido por nossos comportamentos ,e que pode e deve ser reconquistado ainda que com muita luta por todos nós, dentro de nós mesmos , e o resto será simples consequência. Assim como aqueles restauradores habilidosos de antigas construções , vão cautelosamente raspando alí , retocando aqui , e conseguem chegar à surpreendente (mas desde sempre existente… Read more »

Samir
Samir
8 novembro de 2005 12:37 pm

Se pensarmos que liberdade seja fazermos o que bem entendermos então talvez não sejamos livres. Mas penso que a verdadeira “liberdade” esteja justamente na observação e cumprimento das leis. Suponhamos um semaforo… a cor vermelha é determinada para se parar, é uma lei e se a obedecermos teremos assegurados nossa direitos e integridade fisica, mas se pensarmos que o sinal vermelho esteja tolhendo nossa liberdade e avançarmos, poderemos nos chocar com outro veiculo e ter um desfecho triste. As pessoas tentam ser “livres” mas sem pensar nas outras pessoas. (A ambição consiste em sustentar o ego(no sentido classico), e o… Read more »

S
S
8 novembro de 2005 12:14 pm

Não, a liberdade não é o livre arbítrio, na minha pessoal opinião. Antes de mais nada, é preciso que eu faça aqui um elogio ao livre-arbítrio: sem ele, nem seríamos humanos. O livre arbítrio é uma ferramenta belíssima, essencial, crucial e a essência da nossa própria humanidade. Entretanto, nesse mar de contra-sensos que é o caminho da alma, a porta de saída da Matrix, observem. Usem seu livre-arbítrio para escolher investigar isso. Quanto somos livres ao escolher? Somos? Ao usarmos o livre arbítrio, escolhemos de roupas a ideais, de tudo a nada. Só que eu gosto daquela pessoa porque minhas… Read more »

tiza
tiza
8 novembro de 2005 11:43 am

Felipe, a liberdade existe , e vc opta sempre, a cada segundo , é o Livre-arbìtrio . Se vc optar livremente pelo aperfeiçoamento de seu caráter e Amor , fará também livremente suas escolhas para tanto , e automáticamente descartará, pelo entendimento e sincero “não”, as opções incoerentes com sua nova maneira de viver. Da mesma forma e dentro da mesma liberdade , os que optarem por viver respeitando suas vontades como leis , também serão livres para tanto. “Cada um é escravo daquele que o conquistou “. Inicialmente pode até parecer estranho , mas realmente nossa liberdade muitas vezes… Read more »

Cláudio
Cláudio
8 novembro de 2005 10:49 am

Sobre a liberdade: interessante que tenho pensado sobre o assunto ultimamente e vcs agora o estejam discutindo por aqui. Infelizmente eu não posso contribuir muito, pois estou compartilhando a frustração de perceber que nossa preciosa liberdade é uma ilusão. A diferença é que eu estava chegando a essa conclusão por outro caminho, ao analisar que somos condicionados pela genética, pela cultura social, pela educação, pelo ambiente familiar… até pelos astros, pois nosso signo nos determina algumas características. Isso sem falar no karma (se bem que pode ser argumentado que ele é apenas uma consequência do que nós mesmos fizemos e… Read more »

Anônimo
Anônimo
8 novembro de 2005 10:26 am

Agradeço os imperativos cristãos.

Direto no assunto e no ponto onde pega.

Felipe
Felipe
8 novembro de 2005 8:45 am

Pois é Acid. Esse negócio de liberdade é engraçado mesmo, pra não dizer ‘trágico’.

Desejamos arduamente por ela, mas não sabemos onde encontrá-la. No fanatismo religioso? Nas ‘baladas’ regadas a álcool e drogas? Na vida de ermitão da montanha do Tibet?

Eu sinceramente já estou desistindo de encontrá-la no plano físico. Quero tão só apenas cumprir meu papel nessa encarnação, e que a partida deste plano possa trazer uma esperança a mais…

É meus amigos, a ‘liberdade’ é algo tão intangível quanto perigoso…

Enquanto estou por aqui, me sinto mais ‘numa prisão sem grades’.

Renan
Renan
7 novembro de 2005 9:32 pm

“É uma busca cega, na qual nossa sincera vontade nos leva a algum lugar útil e verdadeiro nesse mar de contra-sensos.”

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
8 novembro de 2005 3:48 pm

Fórmula interessante mesmo, Builder. E que, aplicada à metafísica (e ao exemplo dos santos que a Tiza postou), se casa com este Provérbio Chinês: “Os milagres não acontecem em contradição com a natureza, mas só em contradição com o que sabemos da natureza.”. Teoricamente, um corpo pode ser mantido saudável orgânicamente se forem mantidos os laços energéticos intactos (o que não quer dizer que a consciência possa voltar a habitar naquele corpo). Seria legal se um clarividente pudesse dizer o que vê quando se aproxima de um desses corpos. Acredito até que, com um pouco de acupuntura, seria possível bloquear… Read more »

tiza
tiza
8 novembro de 2005 6:27 pm

Sr.Builder,tudo tranquilo ? Ainda estamos nesta mesmo…:
“Uma formula interessante: a liberdade individual é inversamente proporcional a intensidade da ordem em um ambiente.”

“A bem da agregação social o homem se desintegra..”(MC.Luan)

Mas acredite, será através de um anarquista deste nosso social, deste nosso mundo como o conhecemos ,que atingiremos a liberdade do ainda “sobrenatural”
(o natural que desconhecemos citado peloAcid) ) que rege a ordem do Universo criado justo para por fim ao caos inicial. bjos , tiza

André Seixas Conceição
André Seixas Conceição
2 agosto de 2007 4:50 pm

Concordo com vc quanto `a publicidade e as ações de Marketing mais conscientes. Estou disposto, como publicitário, de modificar essa visão que infelizmente as pessoas têm desta profissão como gente monetarista, de pensamentos vís e atitude não coerentes muitas vezes.Acredito numa publicidade e num Marketing voltados ao social à elevação cultura e educacional neste país. Quanto ao capitalismo, acredtido que haja várias formas de capitalismo, mas por morarmos no Brasil e sofrermos muita influência dos EUA, quando pensamos em capitalismo pensamos no capitalismo americano. Vale ressaltar, entretanto, que há boas formas de capitalismo como o alemão ou o suíço que… Read more »

Lucano
Lucano
19 julho de 2006 7:11 am

muito legal, sao 6 da matina aqui em New york e ainda to lenda seu blog, vc evoluiu muito suas materias , ta cheio de ensinamentos e bem. eu Tenho o Imac e eu entendopq realmente vc passa a ver tudo de outra maneira, he criatividade em prol da arte. ta aprovado.
muita paz e amor pra vc.

Hanah
Hanah
13 novembro de 2005 7:09 pm

Linda mensagem para reflexão…

O quanto e de quem “estamos comprando” o nosso passaporte para o céu….

Anônimo
Anônimo
13 novembro de 2005 7:05 pm

A publicidade é apenas um espelho social, reflete o que se passa, através de estudos de mercado. As empresas já ajudam muito a combater a miséria na geração de riquesas e na produção de escalas, o que possibilita muitas pessoas de poucos recursos a terem acesso a produto q de outra forma não teriam. Vivemos uma sociedade de abundância apesar de nem todos alcançá-las. Sofrer não seria um carma reservado ao aprendizado de quem deve evoluir? E o que é riqueza afinal? antigamente ter uma simples carroça era símbolo de status, hoje nenhum mendigo as querem…por isso achei sem interesse… Read more »

tiza
tiza
10 novembro de 2005 1:48 pm

Pegando leve..Só pra mostrar que levitar, é saber elevar-se, superar com ENTUSIASMO o que nos parece ser de gravidade irrevogável. As coisas muitas vezes que nos separam ,iludem , distinguem ,satanizam ,entristecem ,desiludem por simples consentimento de interferências em nossas sintonias que se desarmonizam em julgamentos. A questão é simplesmente de interpretação.. Vamos ser entusiasmados (Do grego ;”ter um Deus dentro de sí “)ao interpretar cada faceta de nosso dia a dia , de nossas conversas ,de nossas dívidas , cobranças, fraquezas e sonhos, porque tudo isto faz parte da evolução de nossas vidas. O poder da propaganda ! Duas… Read more »

ch111
ch111
9 novembro de 2005 12:22 pm
Titanico
Titanico
9 novembro de 2005 12:07 pm

Fala Radical!!! Relendo meu texto, pude perceber que posso ter dado a impressão de nos conformarmos em sermos traídos… o que de maneira nenhuma tive a intenção!!! ahaha Não concordo com isso jamais… minha intenção era demonstrar o porquê de estarmos nessa condição horrível… Vingança, revolta, frustração, etc… Três livros que indico: “Faz parte do meu show”, com psicografia de Robson Pinheiro pelo Espírito Ângelo Inácio. “Sempre há uma luz”, psicografia de Sérgio Luis de Souza pelo Espírito Ruggeri Rubens. “Um roqueiro no além” com psicografia de Nelson Moraes pelo Espírito Zílio. O primeiro é do Cazuza e de tudo… Read more »

LENDS
LENDS
9 novembro de 2005 11:41 am

Não concordo com esse aspecto reencarnatorio, não podemos chegar a um ponto comum com algo tão determinista e improvavel …. Prefiro falar do que vejo no cotidiano , do que acontece comigo … Hoje em dia existem maquinas de traições , vendidas como (eventos legais da juventude )….boates, micaretas e etc … Tudo isso corrobora e perfaz o atual estado de promiscuidade das pessoas …As pessoas casam por casar, namoram para ostentar que tem namoradas , mas quando olham uma vitrine melhor , fogem … Não é de se espantar , hoje em dia em plagas capitalistas , por que… Read more »

Radical Chic
Radical Chic
9 novembro de 2005 10:30 am

Oi Titânico! Não seria meio “conformista” aceitarmos os chifres que nos couberam nesta vida, pq podemos ter feito o mesmo em vidas passadas? Eu acredito em reencarnação, mas não em karma desse jeito aí não… e mais, a mulherada hoje em dia dá o troco nesta vida mesmo, não deixa pra próxima…rs O que eu acho é que muito tempo se lutou pela liberdade sexual e agora se que se tem, não se sabe o que fazer com ela. Confundem liberdade com libertinagem. Há muito medo de envolvimento e hoje em dia a maioria casa dizendo “se não der certo… Read more »

tiza
tiza
9 novembro de 2005 12:43 am

Titânico , vai parecer que estou evitando suas explicações para não “aceitar a galhada que me coube nesta encarnação”…Como sabe realmente não tenho a mesma convicção sobre reencarnação.
Não a nego nem a confirmo , simplesmente não sei sobre o assunto , e me pauto no que entendo.
Mas ainda que assim seja( devo ter sido no mínimo D.Juan ..),
de qualquer forma hoje, por qualquer que tenha sido a causa, acredito nisto sobre essa onda de maus costumes.Bjos ecum~enicos,tiza

http://www.apelosurgentes.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=83&Itemid=77

Titanico
Titanico
8 novembro de 2005 10:58 pm

Boa noite a todos…. peço desculpas de antemão se o escrito for grande. Já conversei com várias pessoas sobre o assunto que vou escrever… de início a maioria começa a rir, acha que é machismo… logo depois, percebem que algo de verdade pode ter… A base desse escrito surgiu da idéia de que não existe mais respeito nas relações entre homem x mulher, o que, desde já, começa a gerar problemas afetivos entre todos nós…. isso foi falado pelo LENDS… juntando com o marketing (tema do post) e com o livre arbítrio, fica mais fechada a idéia… Partindo do ponto… Read more »

Renan
Renan
8 novembro de 2005 9:44 pm

“Sabemos pouco do que somos, os desejos nos levam e a ilusão de liberdade se mantém.”

S

x-builder
x-builder
7 novembro de 2005 6:23 pm

Dr Claudio, blz? É necessário que alguns parametros sejam analisados para chegar nesta questão. O capitalismo (na prática) na minha opinião começa a partir da independencia da burguesia a qual estava debaixo dos braços da nobreza. Esta quebra da simbiose burguesia-nobreza é simbolizada pela queda da bastilha na Revolução Francesa. Antes deste marco, houve evolução da tecnologia na idade das pedras por questoes de sobrevivencia (segundo Abraham Maslow 1954 – psicólogo humanista, existe uma piramide das nececidades mais basicas e do prazer como pico ). Na época da nobreza (fase mercantilista) não existia produção em larga escala , mas produção… Read more »

S
S
7 novembro de 2005 6:22 pm

Liberdade é uma coisa tão engraçada. Chega a ser uma Ironia Divina como isso funciona. Se você age como bem entende, sem se restringir por nada, sem se pautar por nada, acaba preso. Presíssimo. Acorrentado a desejos, vícios, acorrentado a pessoas e sensações. Se você segue radicalmente uma disciplina, uma moral; age, pensa e fala como ela, de acordo com ela, você… se prende. De novo. Os acorrentados místicos fanáticos ou os acorrentados libertados de moral? É engraçado que para ser livre, livre, livre tem-se que ser fiel vassalo de si mesmo, seguir o que seus mais altos ideais pedem,… Read more »

Kamala
Kamala
5 novembro de 2005 11:14 pm

Muito bom seu texto. Parabéns!

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
6 novembro de 2005 10:36 am

OLá Ilza. Sobre Rumi eu poderia falar alguma coisa, mas sobre Kemi (ou Kumi) eu não sei nada, lamento. 🙂

Ilza Costal
Ilza Costal
5 novembro de 2005 5:10 pm

Prezado Acid , peço desculpas por pegar carona nesta página para te passar este e-mail , pois o assunto não tem nada a haver com esta matéria e não tenho teu e-mail. Eu passei um e-mail para o prof. Wagner Borges e não recebi resposta talvez voce possa me ajudar pois voce entende ´´do babado´´. É o seguinte , coincidência não existe , isto é mais velho que minha avó que já até partiu sem saber disso (mas agora tenho certeza que já sabe) , o Sr Wagner Borges publicou na pagina do somos todosum um poema de Rumi ,… Read more »

Renan
Renan
5 novembro de 2005 2:52 pm

“A religião, entre os homens, é um campo cultivado por medo ou por interesse. Há os que dela esperam a felicidade eterna e há aqueles que temem o inferno. Não fossem a recompensa e o castigo prometidos, não se adoraria a Deus como se a religião fosse um negócio no qual lucram os que persistem e perdem os que desistem.” “Não é a religião todas as nossas ações e pensamentos? Quem pode separar seus princípios de suas ações? Quem pode espalhar suas horas perante si, dizendo: esta é para Deus; essa é para mim; essa é para minha alma; essa… Read more »

Samir
Samir
5 novembro de 2005 2:43 pm

Mesmo que se reparta todos os bens dos “ricos” com as pessoas “pobres” se não houver mudança na mente deles, voltarão ao seu estado inicial. Todas as pessoas têm dentro delas, o recurso fundamental que elas precisam para mudar e na minha opinião isto é que deve ser incentivado. Como ensinou Cristo para não dar o peixe mais sim ensinar a pescar; com isto não estou querendo dizer que não se deva distribuir algo a quem necessite mas que venha sempre somado com amor profundo capaz de despertar no ser humano sua potencialidade infinita. Eu penso que não devemos ficar… Read more »

tiza
tiza
5 novembro de 2005 1:26 am

O assunto é muitíssimo complexo e não podemos generalizar nada em nenhum setor. A sua idéia postada é correta , mas nem todas as cabeças são assim. .Comunicação Social foi a minha escolha profissional.Só não me formei , faltando seis meses por ter perdido a matrícula que era anual e e passou a ser semestral , e eu morava numa fazenda longe das notícias e dos jornais, das informações, e me lamento até hoje por não ter tido a oportunidade de voltar pelo ritmo de minha vida e constantes mudanças. Todas as coisas tem dois lados.O crescimento industrial já trouxe… Read more »

Flamarion Pelúcio
Flamarion Pelúcio
20 novembro de 2005 12:16 am

Muito bom o post e os comentários também. Estou sumamente interessado nesse assunto pois comecei a desenvolver um texto sobre o papel do mkt na sociedade. Penso, Acid, que há uma relação direta e próxima entre o mkt e as grandes mazelas que a humanidade vem enfrentando em nossos dias. É preciso dizer ao capitalismo, de quem o mkt é filho legítimo, que ele está esgotado, pois já cumpriu o seu papel ao resolver o problema da produção. Agora precisamos de um modo de distribuição que atenda a todos. Só para concluir: pouco vezes encontrei na rede um nível tão… Read more »

Titanico
Titanico
4 novembro de 2005 10:35 pm

Boa noite a todos… Concordo com o Irmão x-builder, principalmente com relação ao novo tema: fazia algum tempo que não falávamos de nós mesmos, ou seja, das nossas atitudes. Faltava-nos “olhar no espelho” para entendermos que se está tudo ruim, é por nossa própria culpa. Mas, discordo um pouco do S… não pela idéia que é muito boa. Mas, devemos lembrar que não nos tornaremos bons do dia para a noite. Com isso, não viraremos bons com o estalo dos dedos. Então, a primeira atitude que temos que ter quando aceitamos mudar, é dar um passo de cada vez, principalmente… Read more »

Bruno H.
Bruno H.
4 novembro de 2005 7:07 pm

Muito provavelmente, se Ghandi vestisse Nike, seria assaltado por malandros falando “Perdeu, perdeu”. Mas claro, como todo cidadão de bem, ele teria seu 3-oitão para se defender e continuaria sua peregrinação… 🙂

x-builder
x-builder
4 novembro de 2005 7:06 pm

Acid, finalmente sua criatividade voltou à tona. Fazia séculos que vc não fazia um texto tão bem elaborado com o mesmo nível daquelas suas colocacoes sobre o “Matrix” ou sobre “Sexo”. Inclusive se a Nike ver esta sua criacao de markenting para ela, capaz de vc ganhar uma grana mto boa. Tenho várias colocações sobre este excelente texto. O mundo tornou-se capitalista de forma natural, afinal o homem tem a natureza gananciosa. O lado positivo disto é a evolucao da tecnologia, do conforto que nos temos hj. ( Ou será que o video games, computadores pessoais, ventiladores não surgiram pq… Read more »

S
S
4 novembro de 2005 6:45 pm

Sabe, quando um monte de espíritos imaturos resolveu ser cristão na idade média, deu no que deu. Os sinceros foram arremessados da organização, da igreja, e as trevas imperaram. Eu acho que eu prefiro eles lá, eu cá – com os portões abertos, e quem quiser cruzar de lado, por sinceridade e não por modismo, que cruze, sempre.
Os grandes mestres são cercados de minorias…

Ana Lótus
Ana Lótus
6 novembro de 2005 4:55 pm

Muito bom o artigo!!! Gera uma série de perguntas para reflexão (e ação).

Apenas me pareceu que o trecho em aspas pode levar a algum preconceito: “Não esperem que algum dia surja benevolência entre os grandes empresários.”
Afinal, os empresários são da mesma espécie humana (até prova em contrário) que nós. E, portanto, podem ser bons OU maus, ou ainda mais adequadamente, bons E maus…

E torço para que todos vão consumindo conscientemente… Site: http://www.akatu.org.br

Inté,
Ana

LENDS
LENDS
6 novembro de 2005 4:59 pm

Olha , esse blog é muito legal .. Peço desculpas meio que trazendo um sub-tópico , talvez até mesmo desvirtuando o tema principal do post … Como vcs são pessoas legais , bem espiritualizadas , gostaria que me dessem uma luz em uma coisa que vem me confundindo mais e mais …. É O SEGUINTE .. Poxa , me encontro perdido em meio a lemas cada vez mais frequentes do tipo (ninguem é de ninguem ) lemas , que são usados em defesa da promiscuidade sexual , libertinagem e etc .. Eu as vezes me considero um lunatico por que… Read more »

Renan
Renan
5 novembro de 2005 8:06 pm

Há, entre outras coisas legais, uma bela síntese no seu texto, Tiza:

“Existe manipulação somente

porque existem os que não se

firmam sobre os pés de sua

realidade , e também têm sonhos

vãos de consumo, por ignorância

ou ganância.”

Cláudio
Cláudio
7 novembro de 2005 2:10 pm

Nossa… Sinto-me renovado pela boa onda de textos e idéias rolando aqui. O Post é show. Os comentários da Tiza quase me fizeram querer montar o fã-clube dela! 🙂 Só queria deixar uma coisinha registrada em relação ao que o X-Builder comentou (ressalva a ser feita – o comentário do X é igualmente ótimo – eu é que sou pentelho mesmo): há disseminado entre nós a idéia de que o capitalismo gera progresso e avanço científico. Acredito que devamos ter cuidado com esse paradigma, pois é uma falácia. O homem sempre inventou coisas, métodos, máquinas e sistemas para facilitar sua… Read more »

Tulio
Tulio
7 novembro de 2005 10:39 am

Só um link que surgiu também na minha cabeça… Uma enorme parte deste “tsunami moral” ( ótima essa, Tiza! ) está sendo criada/mantida pelo marketing. Propagandas de cerveja, roupas, carros e qualquer outro produto conseguem envolver sensualidade e desapego amoroso em suas mensagens. E o pior é que, se uma empresa de cerveja parar de apelar para isso, é bem capaz de perder parte das vendas e causar desemprego e bla bla bla… Equação muito complicada esta. Ah, e parabéns pelo texto, Acid! 🙂 Ficou ótimo.

Radical Chic
Radical Chic
7 novembro de 2005 9:52 am

Ótimo post Acid! Também acredito que só com a mudança de consciência conseguiremos mudar o mundo. Comecemos por nós! Houve muita discussão há semanas atrás sobre referendo, sim ou não, incentivo à violência ou não… Mas independente do resultado, nada mudaria sem mudarmos nossa forma de agir com o próximo. A França atualmente está um caos! A revolta já era previsível, pq não havia mais respeito com aquela “escória” (sic). A ficha ainda não caiu pra muita gente, precisamos perceber que a dor do outro é nossa dor também. Qto ao Lends…. Não generalize! Há muita gente legal e sozinha… Read more »

Lua Nua
Lua Nua
7 novembro de 2005 7:13 am

Não sei porque, mas lendo essa notícia achei que ia te interessar:

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI741676-EI295,00.html

Agora vou atualizar minha leitura aqui.

Beijos

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
7 novembro de 2005 12:51 am

Surfista, até que ela é uma coroa bonitona. Seria a mãe da Salma Hayek ou da Paz Vega?

O que eu acho interessante é que as pessoas ditas espiritualizadas descobriram o filão da “palestra pra empresários”. Até Divaldo Pereira Franco! Bem, pelo menos espero que esses empresários entediados com tanta grana se “iluminem” com o conteúdo das palestras e passem a vender seus produtos com uma margem de lucro um pouco menor…

LENDS
LENDS
7 novembro de 2005 12:39 am

OBRIGADO , achei mesmo que esse assunto é importante , não consigo imaginar filhos nascendo de cegonhas ou de maquinarios estilo matrix , acredito que isso se assemelha bem com o que afirmei .. Pessoas nascendo de maquinas de sexo , acidentes , gravidez inesperada , tudo por causa de um impeto incontrolavel , de um coito irresistivel … Ora por favor , sera que sou um lunatico ou um recalcado ??? Não descarto nenhuma dessas hipoteses , sou timido , ingênuo e as vezes muita carente , MAS NÃO CAIO em qualquer rede culpa não há ……nasci assim mesmo… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
7 novembro de 2005 12:12 am

Tsunami moral foi uma tirada ótima, Tiza. Aliás, esses comentários definiram o que vai ser o próximo post (assim como os comentários do post anterior definiram esse post).

surfista de deuses
surfista de deuses
6 novembro de 2005 10:52 pm

Acid….não tem nada a ver com o post, mas…eu apareço assim mesmo.
Dê uma pesquisada sobre o sistema ISHA…tem muito a ver com o propósito do site saindodamatrix.
eu sou um iniciante que descobri isso e resolvi experimentar….não há nada igual em nenhum lugar do planeta. Pra deixar todos surpresos o sistema pede para nem acreditar nas próprias técnicas, já que a transformação é inevitável quando praticadas. A física quântica é “beabá”.
Veja você mesmo.
http://www.isha.com

Bob
Bob
6 novembro de 2005 10:44 pm

Tiza, você falou tudo, o Amor é maior. Amor ao próximo e a si mesmo, respeito próprio…
Essa onda de alucinação que está acontecendo nos dias de hoje é um Tsunami moral, com consequências imprevisíveis.

tiza
tiza
6 novembro de 2005 6:41 pm

Lends ,vc é lindo … Tsunamis morais existem também como sinais dos tempos, e muitos por livre e espontânea vontade ,ou por vingança ,ou por revolta em ver gerações anteriores de fiéis levarem tinta ,ou por querer participar do grupo, ou pela pouca idade , ou pela muita idade se deixam levar…mas porque o querem, seja lá porque motivo for. Meu marido foi embora nesta onda feliz da vida….e continua” se achando ” por mais que perca o respeito de seus filhos. Eu fico na minha , triste não nego, mas na minha ,sempre fui e sou da seguinte opinião:Eu… Read more »

Renan
Renan
5 novembro de 2005 8:09 pm

“Que palavra boa não se tornou má com o tempo ?”

Respeito.

S
S
4 novembro de 2005 6:35 pm

Sim. Concordo. Mas… é um remendo, não? É adestrar as empresas a fazer um poquinho o bem, não? Isso corre o risco de se transformar em mais “propaganda de sabonete”: temos a política vendida com cores e anúncios de sabonete, as ideologias com música e marketing de sabonete, as religiões lux luxo com grifes. Se fazer o bem se tornar muito “fashion”, sem crescimento de consciência da população, isso vai até corromper o ideal, as egrégoras de fazer o bem. Modismos são confusos e, por natureza, cegos. Quando uma pessoa faz um trabalho de assistência, de caridade, internamente ela ganha… Read more »

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.