A JANGADA

“Há esta grande extensão de água… mas não há barco nem ponte. Então irei coletar grama, galhos, ramos e folhas, e juntá-los como uma jangada. Desta forma eu irei cruzar com segurança para a outra margem. O Dharma é similar a uma jangada, que existe com o propósito de cruzar o rio, e não para se agarrar / ater a ela.”

Buda; Majjhima Nikaya XXII
ponte junco

Assim como o Dharma (que, no caso, se refere ao conjunto de ensinamentos e tradições do budismo para alcançar a iluminação) é apenas a ferramenta (jangada) feita com elementos banais, que muitos tomariam como lixo, muito do próprio ensinamento (no seu caráter individual, como as parábolas) pode ser encarado pela mesma ótica: elementos banais, costumeiros, que são transformados pelo autor em um ensinamento transcendente. Muitos Mestres (reais ou não) nos presentearam com belas parábolas, tais como Krishna, Osho, Mirdad, “O profeta” de Gibran e Zaratustra. Mas, na minha opinião, o maior alquimista de todos, aquele que melhor pegou os elementos circundantes (cenários, objetos, gestos, palavras e respostas) e os transformou em ouro foi Jesus. Seus ensinamentos são de uma simplicidade que cativa os mais simples, e profundidade que encanta os estudiosos. Sua “jangada” pode parecer tosca à primeira vista. Fraca e balouçante ao sabor da correnteza, sua construção é tão pouco ortodoxa que muitos não aceitam embarcar nela, embora queiram atravessar o rio. Mas sua trama, se analisada de perto, é tão delicada e ao mesmo tempo tão forte (como a teia de aranha) que esta jangada permanece ativa até os dias atuais.

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
40 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
aletaka
aletaka
16 novembro de 2009 3:08 pm

isso me lembrou uma frase que Pai Joaquim de Aruanda disse quando lhe perguntaram sobre o estágio evolutivo dos seres ( nós, anjos, arcanjos, guardiões, etc…) ele disse: A evolução não é conquista nova, é retirar coisa. portanto não são eles que conquistaram a evolução, nós é que temos o individualismo(mais alto que eles.)

Zé
19 novembro de 2009 9:31 am

Correção: “Em Lucas 16:14, “Finalmente apareceu Jesus aos onze… E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.”

Na verdade é Marcos 16:14, mas pode verificar que em Mateus 28:18-20; e Lucas 24:45-48, também está escrito as mesmas coisas.

Pedro
Pedro
19 novembro de 2009 8:59 am

Quando uso o termo “acho”, é porque não temos prova científica de nada, nem da própria existencia física de Jesus. Não podemos provar cientificamente que ele existiu de fato. Sabemos que ele existiu sim, pois nos deixou inúmeros ensinamentos (que foram registrados pelos apóstolos e seus seguidores). Me refiro sobre a compreensão teológica de Jesus e de tudo o que se refere a ele. Não é porque está escrito na Biblia que a discussão se encerra por aí. Nesse caso, não precisaríamos de arqueólogos, sociólogos e demais cientístas para tentar entender o que oconteceu. Não podemos esquecer que quem conta… Read more »

Zé
19 novembro de 2009 8:17 am

Solius, “Não detêm o suporte da Tradição. Quando os representantes de algumas vertentes resolvem se voltar para a mesma, é comum que retornem à Roma, conforme um episódio recente.” Mas a tradição se contém nos manuscritos dos primeiros cristãos, nos evangelhos e epístolas dos apóstolos. E isso antecede em muito a fundação da igreja Católica, que oficialmente se fez em 325 depois de Cristo. “Jesus só fundou a Igreja, o que pode ser verificado também através da análise da sucessão apostólica, que vai desde São Pedro até o Papa Bento XVI.” Você mesmo diz: Jesus só fundou a igreja. Na… Read more »

Acid
Acid
19 novembro de 2009 11:47 am

Zé, na verdade é Marcos 16:15. “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura.” Só que essa é MAIS UMA deturpação da bíblia na versão brasileira. No original, no lugar de evangelho, está “boas novas”, ou seja, a MENSAGEM de Jesus, que é libertadora contra a manipulação dos líderes de religiões (como o sinédrio) e líderes temporais (César). Obviamente Jesus não ia pedir pra espalhar algo que nem sequer existia (os evangelhos foram escritos várias dezenas de anos depois). Mas a palavra “evangelho” aqui dá uma autoridade pra quem controla (ou controlava) o livrinho… Read more »

Solius
Solius
18 novembro de 2009 11:51 pm

Pedro, “É complicado quando a discussão desses tópicos levam em conta a visão co-organizada pela religião ou crença individual.” Todos nós lançamos comentários sempre estruturados em um determinado corpo de idéias. Você também tem a sua “crença individual”. Complicado, na verdade, é desenvolver um diálogo com base em “achismos”. “Acho que Cristo foi idealizado ao longo dos tempos…” A imagem de Cristo é a mesma que se tinha há quase dois mil anos. Isto é reiterado pelas escrituras e pelas obras dos Pais da Igreja do segundo século. “Porque a igreja é tão contrária a progressos ideológicos sobre Cristo…logo nossos… Read more »

Marco Antonio Sarmeiro Maia
Marco Antonio Sarmeiro Maia
18 novembro de 2009 11:22 pm

POr coincidência dia 16 eu vi as quase 5 horas do filme Jesus de Nazaré de Franco Zeffirelli. É um lindo sonho, que sonho que seja verdade, não há como separar o mito da verdade, aí nos resta os ensinamentos, e o sermão da montanha já me satisfaz, abraços.

Anônimo
Anônimo
18 novembro de 2009 9:58 pm

Um aparte que entendo útil: Para chegar a uma jangada antes deve-se chegar a beira do rio e querer cruza-lo. Neste ponto o Budismo entende que as pessoas que chegam a beira do rio são aquelas que se dão conta que o rio existe: “os instigados a uma busca mística” e abraçam uma religião. A maioria se sente bem em uma vida a márgem do rio… que é tanto quem não segue religião nenhuma quanto quem segue uma religião sem mística ou burocrata. UMA RELIGIÃO POR HERANÇA, NÃO POR VONTADE DE BUSCA. Notam a diferença? Seguir uma religião NÃO É… Read more »

Dani joe
Dani joe
18 novembro de 2009 9:18 pm

Pedro, A vinculação da figura de Jesus a uma igreja em particular é uma apropriação equivocada e descabida. Até onde aprendi, Jesus não criou nenhuma igreja, muito menos a católica. Divulgou seus ensinamentos, exemplificando-os, não deixou escritos e após sua partida, àqueles que o sucederam é que criaram grupos para estudar e difundir a boa nova, registrando nos diversos evangelhos as máximas e a vida pública do mestre. Foram esses seguidores que muito mais tarde organizaram a instituição que viria a tornar-se a igreja católica e as demais igrejas que dessa se desvincularam posteriormente por divergirem da postura e interpretação… Read more »

Zé
19 novembro de 2009 11:31 am

Solius disse para Dani Joe:”Na verdade criou sim, como vemos em Mateus 16, 18: “Pedro, tu és pedra, e sobre ti edificarei a minha Igreja”.” Mas também disse logo abaixo no mesmo capítulo de Mateus, no vers.23, está escrito: “Mas Jesus voltando-se, disse a Pedro: Arreda! Satanás; tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das cousas de Deus, e , sim das dos homens.” Nos evangelhos de Marcos, e de Lucas, não consta essa parte de Jesus dizer em edificar a igreja sobre Pedro, mas somente a parte onde Jesus repreende a Pedro, chamando-o de Satanás. …… Read more »

Zé
19 novembro de 2009 12:14 pm

Obrigado Acid por lembrar, já até havia percebido o erro no comentário das 9:31h.

Exatamente o que acho Acid, mas como o Solius se apóia na bibra, pra provar que é uma verdade “irrefutável”, me apoiei no mesmo livro, assim ele não tem como refutar fontes, pois é a mesma que ele usa.

Leandro
Leandro
21 novembro de 2009 3:34 pm

Zé
19 novembro de 2009 7:58 pm

Acid disse: “Realmente, não há o que contestar. Por favor, não contestem…”

Mas claro que não Acid, depois dessa explicação do Solius já estou até me convertendo ao catolicismo. 😀

Solius disse: “PS.: Estou a bater um papo com Pedro e José. É uma grande honra. :)”

Ah, e ainda que não te falei meu nome inteiro: José Maria de Jesus. ;D

abs a todos

Solius
Solius
19 novembro de 2009 5:47 pm

Acid, “Se eu por acaso viesse com um exemplo, ou 10, vc daria um jeito de tirar um coelho qualquer da cartola” Se for válido, não, você demonstrará que alguns clérigos tiraram proveito de uma sinonímia. “…como fez no caso da reencarnação (populacho foi realmente boa).” Mas este coelho também é válido. 🙂 Se quiser podemos desenvolver, mas de antemão vale dizer que não encontramos algo como “o espírito do homem se desprende do corpo após a morte para futuramente renascer em outro corpo” em nenhuma das escrituras, seja o Vedanta, a Bíblia, o Corão ou o Tao Te King.… Read more »

Acid
Acid
19 novembro de 2009 2:36 pm

Se eu por acaso viesse com um exemplo, ou 10, vc daria um jeito de tirar um coelho qualquer da cartola, como fez no caso da reencarnação (populacho foi realmente boa). Mas basta ver que Jesus muito provavelmente não estava mandando os apóstolos pregarem que ele nasceu de uma virgem, que é o filho de Deus, que tem poderes sobrenaturais, e a confusão com “evangelho” já começa daí. Além do que existem os evangelhos apócrifos, que não são considerados pela Igreja. “pensar em algo diferente é querer tornar real o coelho da Alice” Pensar em algo diferente é, literalmente, heresia.… Read more »

Solius
Solius
19 novembro de 2009 1:34 pm

Zé, “Mas também disse logo abaixo…Jesus voltando-se, disse a Pedro: Arreda! Satanás; tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das cousas de Deus…” Sim, em outras circunstâncias, com as devidas explicações e reiterando que “as portas do inferno” não iriam prevalecer. “Nos evangelhos de Marcos, e de Lucas, não consta essa parte de Jesus dizer em edificar a igreja sobre Pedro, mas somente a parte onde Jesus repreende a Pedro, chamando-o de Satanás.” Basta que esteja constado em apenas um. “e insinuou claramente que Jesus é como um monopólio da ICAR.” Não, eu disse exatamente o contrário.… Read more »

Acid
Acid
19 novembro de 2009 1:15 pm

Realmente, não há o que contestar. Por favor, não contestem…

Solius
Solius
19 novembro de 2009 12:34 pm

Zé, “Mas a tradição se contém nos manuscritos dos primeiros cristãos, nos evangelhos e epístolas dos apóstolos.” E na sucessão apostólica, que inclui o Magistério da Igreja. Veja, São Pedro legou seu primado a São Lino, que por sua vez o fez a São Cleto, e assim sucessivamente. Dê uma olhada neste site, e acesse a breve biografia de cada um clicando sobre seu nome: http://www.paginaoriente.com/santos/papas.htm “E isso antecede em muito a fundação da igreja Católica, que oficialmente se fez em 325 depois de Cristo.” Como você pode ver, a Igreja, com Papas e bispos já existia, porém não com… Read more »

Zé
19 novembro de 2009 12:24 pm

Acid,

Até peço desculpas a todos, porque citando essas passagens bíblicas, mais pareço “pregador ambulante”, e acho isso horrível. A questão é que achei o fim da picada o Sr. Solius dizer que Jesus fundou a ICAR, e insinuou claramente que Jesus é como um monopólio da ICAR.

Pior é que ele realmente acredita nisso.

: )
: )
18 novembro de 2009 1:12 pm

Pedro disse: “É complicado quando a discussão desses tópicos levam em conta a visão co-organizada pela religião ou crença individual” Pedro, Crença individual é TUDO! O resto é falácia. Quantas linhas mais serão necessárias e quantas discussãzinhas mega argumenttadas e ríspidas serão necessárias para concluirmos que Igreja Católica é introspectiva (sim!) e enquanto mais cutucar mais os Budogs de Cristo ficaram em seu encausso. Enquanto isso o Bento XV pulou o muro do Vaticano e está lá em Roma debatendo sobre a fome no mundo, coisa muito mais importante (hoje) do que a cor ou o Fenotipo do Rabi da… Read more »

Zé
18 novembro de 2009 12:50 pm

Solius: “Mas Pedro, esta não pode ser separada da Igreja como corpo Cristo, a não ser os indivíduos que a compõem quando agem de modo contrário aos mandamentos.”

E quanto as outras igrejas, por ex. os evangélicos, os protestantes e os cristãos ortodoxos, que também seguem o cristianismo com a mesma devoção dos católicos? Então Jusus só fundou a Católica?

Fellini
Fellini
15 novembro de 2009 4:21 am

Se partires um dia rumo a Ítaca, faz votos de que o caminho seja longo, repleto de aventuras, repleto de saber. Nem Lestrigões nem os Ciclopes nem o colérico Posídon te intimidem; eles no teu caminho jamais encontrará se altivo for teu pensamento, se sutil emoção teu corpo e teu espírito tocar. Nem Lestrigões nem os Ciclopes nem o bravio Posídon hás de ver, se tu mesmo não os levares dentro da alma,se tua alma não os puser diante de ti. Faz votos de que o caminho seja longo. …. Tem todo o tempo Ítaca na mente. Estás predestinado a… Read more »

Shaka Kama-Hari/ Rafael Vilaça
Shaka Kama-Hari/ Rafael Vilaça
15 novembro de 2009 12:39 pm

Gostei da nota sobre o Capitão e serviço de bordo… O que seriam esses serviços? Os rituais e todos os dogmas que se seguidos nos levariam à salvação?

raymond k hessel
raymond k hessel
16 novembro de 2009 8:31 am

concordo com o texto!

Acid
Acid
15 novembro de 2009 2:34 pm

Não é bom explicar parábolas num post que celebra a magia delas, Shaka 😉

miguel
miguel
15 novembro de 2009 2:29 pm

Na jangada seguimos, em direção ao destino. sem perder de vista aquele farol.
sem pressa sorrimos, sem pressa remamos.
A jangada tambm é o destino, é tambem ele o farol. já estamos lá.
observamos os ventos e os pássaros e a água que já nao pode mais nos molhar. nesse barco ninguem tem um nome ou preferencia, somos todos iguais, somos todos irmãos.
obrigado pela generosidade.
fraterno abraço.

Paula
Paula
15 novembro de 2009 2:09 pm

Gostei dos “elementos ganais” que são aqueles que se podem ter no momento e os tranformar em algo muito positivo para a nossa jornada.

Parabéns pelo texto,elaboração e amorosidade! Beijos.

kiabo azul
kiabo azul
16 novembro de 2009 1:01 pm

jangada o carai, eu vou atravessar é de jet-sky. uhhhhhhhhhuuuuuuuu!!!!!!!



Meditação modded turbo, ativar!
srrrsr

Pedro
Pedro
16 novembro de 2009 11:23 am

Acho que de alguma forma Jesus deveria ser desvinculado da Igreja Católica, porque parece que Ele é de “propriedade” dela. As pessoas deveriam ter uma idéia mais livre de Jesus.

Régis Eleutério
Régis Eleutério
15 novembro de 2009 10:12 pm

Conheço ha pouco este blog, mas estou aprendendo aos poucos com ele!

belo post!

abraço

Acid
Acid
15 novembro de 2009 10:19 pm

Acho bem mais difícil, Diiego, pq exigiria muita sutileza e inteligência pra adulterar uma parábola de Jesus e fazê-la ter sentido transcendente. Geralmente as interpolações são grosseiras.

Pedro
Pedro
18 novembro de 2009 11:45 am

É complicado quando a discussão desses tópicos levam em conta a visão co-organizada pela religião ou crença individual. Acho que Cristo foi idealizado ao longo dos tempos, de acordo com os interesses de uma sociedade para a conquista de outras. Essa imagem que temos dele, ela é muito ocidentalizada. Se Cristo fosse negro, ele teria a mesma aceitação? Se fosse mulher, como seria? Se ele fosse casado e tivesse filhos? Isso significa então que existe uma possível “linhagem real”? Porque a igreja é tão contrária a progressos ideológicos sobre Cristo, o que é natural, pois estamos evoluindo enquanto espécie, logo… Read more »

Solius
Solius
18 novembro de 2009 10:53 am

Mas Pedro, esta não pode ser separada da Igreja como corpo Cristo, a não ser os indivíduos que a compõem quando agem de modo contrário aos mandamentos. E veja, sabemos que os ensinamentos são os verdadeiros por serem eles efetivos, o que constatamos a partir da leitura sobre a vida dos santos.

Pedro
Pedro
18 novembro de 2009 9:13 am

Solius, eu estou me referindo à instituição igreja, a visível, a burocrática. E ademais, quem nos garante que essa instituição resguardou os verdadeiros ensinamentos do mestre? Ela pode ter usado Ele para atingir determinados fins de dominação, por exemplo.

: )
: )
17 novembro de 2009 7:42 am

“Se não sabes, aprende; se já sabes, ensina a formula de báscara”
Confúcio

Que segundo alguns “genios”, foi o cara que inventou a CONFUSÃO…

http://www.youtube.com/watch?v=kk8ETsjmjrc

Acid
Acid
16 novembro de 2009 11:10 pm

Adoro a parte da Bíblia em que Jesus diz a seus apóstolos:
– Irmãos, y = ax²+bx+c…
Os apóstolos, confusos, indagam:
– Mas senhor… o que é isso?
Jesus disse:
– Apenas uma parábola.

——

Sobre o post, hoje eu lembrei do livro Sidarta, de Herman Hesse, que fala do balseiro Vasudeva como o Mestre de Sidarta (que não é o Buda), e ele mesmo se torna um balseiro no final. Tudo a ver com a filosofia budista.

Solius
Solius
16 novembro de 2009 8:38 pm

Pedro,

“Acho que de alguma forma Jesus deveria ser desvinculado da Igreja Católica, porque parece que Ele é de “propriedade” dela…”

É porque, em verdade, ela é propriedade dEle, tendo sido, inclusive, por Ele fundada. É por isso que não há como quebrar este vínculo. Ademais, houveram muitas tentativas, e se seus autores tivessem obtido sucesso, não teríamos mais acesso à verdadeira pessoa do Cristo.

Casmurro
Casmurro
16 novembro de 2009 8:09 pm

Cada visão, um Universo.

Diiego
Diiego
15 novembro de 2009 5:18 pm

Acid, partindo do principio que a biblia foi “alterada” por Constantino, as parabolas nela contida tbm nao sofreram alteracaoes???

Carlos Leite da Silva
Carlos Leite da Silva
23 novembro de 2009 7:26 am

Caro Acid,

Peço desculpa pela forma pouco ortodoxa de tentar entrar em contacto com você. Não estou vendo no site um e-mail para enviar uma mensagem pessoal.
Se lhe for possível, peço o especial favor de me enviar uma mensagem a partir de seu e-mail para podermos conversar.
Muito obrigado.
Carlos Leite da Silva

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.