CONTROLE DAS ÁGUAS

“Existe uma oligarquia internacional da água.”

Ricardo Petrella

O nosso planeta é 70% coberto por água, quase a mesma percentagem de água que temos em nosso corpo. Podemos passar 30 dias sem comida, mas poucos dias sem água. Apesar da abundância de água em nosso planeta, apenas 3% dela é doce (potável) e, além disso, 2/3 dessa água doce está debaixo da terra, nos lençóis freáticos ou congelada nos pólos em forma de geleiras, calotas polares e icebergs. A água potável NÃO é ilimitada, ao contrário do que muitos pensam: quando damos descarga ou lavamos pratos a água vai para o esgoto, e de lá para o mar, se tornando água salgada.

terra agua

É por isso que as reservas de água se tornaram uma questão militar, assim como as reservas de petróleo. Os EUA, que não são bestas, possuem diversas “bases de pesquisa” na Amazônia, algumas onde brasileiros sequer podem entrar. O exército brasileiro está ciente de tudo isso, mas não pode fazer muito por causa da postura submissa do governo (ou seja, foi tudo feito por vias “legais”). Por trás desta aparente docilidade do Governo estão o Banco Mundial, a OMC e o FMI que, através da chamada “condicionalidade cruzada”, impõe a privatização e mercantilização da água a troco de empréstimos. É uma corda posta no pescoço de países pobres ou subordinados.

“Existe uma oligarquia internacional da água” – denunciou Ricardo Petrella na conferência Água: Bem Comum – “Ela está privatizando e mercantilizando a água em todo o planeta”. Esse fenômeno aumentou muito nesses últimos cinco anos. Deu ênfase, sobretudo, a comercialização da água mineral, sinônimo de Coca-Cola, Nestlé e outras empresas que vão se apoderando também desse ramo. Essa oligarquia produz conhecimento, dá a direção do discurso, tem o poder da narrativa, influencia a mídia e determina a agenda mundial da água. “As duas maiores corporações de recursos hídricos no mundo são as multinacionais francesas Vivendi e Suez. Eleitas no 91º e 118º lugares na lista dos 500 do mundo da Fortune, estes dois gigantes da água capturam aproximadamente 40% do mercado de água existente, fornecendo serviços de recursos hídricos para mais de 110 milhões de pessoas cada”.

Sobre a Coca-Cola, sua “super-pura” água Dasani foi motivo de piada na Inglaterra, depois que descobriu-se que ela era retirada das torneiras das fábricas. Resolveram vendê-la aqui, ainda tirada das torneiras (basta ler o rótulo). Além disso, o “processo de purificação” da água nem sempre a torna melhor (ao contrário); Basta ver a Nestlé e sua água PureLife: a Nestlé desmineraliza a água mineral de São Lourenço (com propriedades reconhecidamente medicinais) tirando todas as suas propriedades, e acrescenta sais minerais de sua patente. A desmineralização de água é proibida pela Constituição. Cientistas europeus afirmam que ao desmineralizar a água a Nestlé desestabiliza a mesma e precisa acrescentar sais minerais para fechar a reação. Em outras palavras: PureLife é uma água química, sem estudos de riscos à saúde.

Além disso, a Nestlé não obedece às normas de restrição de impacto ambiental. Durante anos a Nestlé vinha operando sem mesmo licença estadual. E é curioso como finalmente obteve essa licença no início de 2004.

Mais preocupante: o Governo Federal anunciou que irá alterar a legislação, permitindo a desmineralização “parcial” das águas. Por que alterar um item que apenas interessa à Nestlé? O que nós cidadãos ganhamos com essa prática, combatida por cientistas e pesquisadores? Será que influenciou o fato da Nestlé ser uma importante colaboradora do programa “Fome Zero”?

Outras empresas, como a Coca-Cola, estão no mesmo caminho da Nestlé, adquirindo terrenos em importantes áreas de fontes d’água. É para essas empresas que o governo governa? Tanto ufanismo pra impedir a privatização da Petrobrás, e nada se fala das nossas reservas de água potável… Perigoso, muito perigoso…

Dados da ONU revelam:
1,2 bilhão de pessoas no mundo não têm água de qualidade para beber;
2,4 bilhões de pessoas não têm serviços sanitários adequados;
milhões de crianças morrem a cada ano de doenças causadas por água contaminada;
Em 2025, cerca de 40% da população da Terra terão problemas com água potável.

No Brasil:
20% da população ainda não tem acesso à água potável;
40% das torneiras não tem água confiável;
50% das casas não tem coleta de esgotos e
80% do esgoto coletado é jogado diretamente nos rios, sem qualquer tratamento;
54,4% das crianças de zero a 6 anos vivem em residências sem saneamento adequado.

Guilherme Arantes – Planeta Água

Referência:
Atuação das Nestlé em São Lourenço;
Nestlé viola legislação federal em função das esmolas para o Fome Zero;
Águas de São Lourenço ou da Nestlé?;
A água doce e a Amazônia;
Links para outras páginas sobre água

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
74 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
TP
TP
31 maio de 2005 1:35 am

Dunedain tens razão. Mas o que coloquei no comentário é o que está na biblia. Provavelmente Jesus se referia ao paganismo Romano. Deixo intocada as culturas primitivas pre-colombianas. Tiza tens toda razão… eles estão cercando estão roubando são insaciáveis. Estou ciente disto, mas meu alerta é à abordagem da questão: Querem que achemos que a agua do mundo vai acabar (como se fosse um bem de consumo não renovavel) para comprarmos agua mineral e para que eles tenham mais posses e poder. e EU com um grito sufocado no meio de uma multidão tento mostrar que ESSE ENSINAMENTO E INFORMAÇÃO… Read more »

Dunedain
Dunedain
31 maio de 2005 12:17 am

Bem TP, concordo, mas vamos deixar claro o que é ser pagão. A cultura pré-colombiana antes da colonização não era cristã logo é pagã para os cristãos europeus,como os pré-colombianos viviam? totalmente em harmonia com a natureza, vivia como você mesmo citou aí com trechos bíblicos, mas eles não são pagãos? Quem de fato age contra a natureza os pagãos ou os cristãos? O que eu quero dizer com isso? simples, para o cristão o modo de viver dos índios era lascívio e selvagem, e para os índios o modo do cristão era destruidor e mesquinho, não entendiam para quer… Read more »

TP
TP
31 maio de 2005 12:00 am

Acid, tu só esqueceu de dizer que as vezes chove, o ciclo se fecha. ( As vezes chove até demais… ) Acho um absurdo a histeria com a questão da agua que estão alarmando por todos os cantos do planeta e fazendo a cabeça da população. Os EUA fizeram a mesma histeria mundial em relação ao pretroleo, decadas atras, e conquistaram com isso todas as guerras que queriam para conseguir mais do óleo preto fedorento que rende horrorees $$$( literalmente também). Agora essa história de que só tem 1,5 litros de agua pra cada habitante do do planeta… CONTA OUTRA.… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
1 junho de 2005 11:49 am

Oi Gabriel; Lí apenas hoje (estou sem internet em casa) e posso dizer que tua fé te curou: seus pecados estão perdoados. (brincadeirinha) 🙂 Quanto ao que podemos fazer, pra começar, é preciso primeiro se CONSCIENTIZAR. Somos o futuro. Repassem essas informações aos seus filhos e amigos. Não adianta muito ficar na paranóia de economizar para as indústrias gastarem em segundos o que consumimos em um mês. Como tudo na vida, a mudança tem de vir de dentro pra fora, com discernimento e aprendizado. E não apoiar práticas que dilapidem nossos recursos naturais, como a tal da água da Nestlé.… Read more »

x-builder
x-builder
31 maio de 2005 9:10 pm

Nega, falta de recursos é uma coisa, aplicacao da lei é outra. De fato existe sim vistas grossas qdo por exemplo fiscais do Ibama rescebem propina. Mas como ja disse antes, existe sim coisa no Brasil q é seria.

E a afimacao que lei é só no papel é muito simplista. Por exemplo que leis sao apenas no papel? Tenho certeza que se vc descumprir o art 121 do codigo penal vc nao vai ficar em bons lencois…

agent willows
agent willows
1 junho de 2005 12:54 pm

O QUE PODEMOS FAZER PRA MUDAR ESSA SITUAÇÂO? Como diz o Dunedain desconstrução pra reconstrução… ou ainda a maioria do pessoal em relação ao problema das prisões do país: ah, joga uma bomba no Carandiru (quando tinha Carandiru) mata todo mundo e beleza… Mas sejamos mais realistas: o q podemos fazer? Pagamos altas taxas de luz, telefone, H20, impostos sobre impostos sobre impostos e sobre impostos… sem falar do ipva= imposto provisório pra veículos automotivos (ou qq coisa parecida).. provisório? esse tem décadas, e não dá sinais que irão retirá-lo… Sobre a floresta amazônica, vi um filme sobre o Chico… Read more »

Dohko de Libra
Dohko de Libra
1 junho de 2005 2:56 pm

Oi ale! Não é simplesmente porque ‘eu levo tudo a sério demais’. Esqueçendo o merda, e focando no Dunedain. Penso o seguinte: Acho que foi muito infeliz da parte dele ter insinuado que houve ‘hipocrisia’ minha e do grupo, porque eu tava escrevendo pro ‘clubinho’ ou por ‘imagem’. Apenas estava querendo trocar informações. ‘Clubinho’ seria, se eu , o webmaster ou o X-builder ficassemos restringindo quem deveria opinar e quem não deveria, se tivessemos nos arrogando achando que sabemos mais que os outros, tudo o que eu fiz naquela hora foi querer ser educado e respeitar a vontade do webmaster(fiquei… Read more »

Ale
Ale
1 junho de 2005 3:35 pm

Ahauehaiuehaiuheiauhe… Dohko, daki a pouco até eu vou te zuar… aehauehiau… Véiu, c ainda num percebeu ki eles tavam te zuando, pelo menos foi isso que eu percebi, ehhe eles te zuaram prá você chegar e fazer um comentário desse tamanho prá explicar tintin por tin tin o que todo mundo já sabia e fazer você de besta eheheh… Mas já que você prefiriu esse jeito… Só te dou o conselho de na próxima simplesmente dar uma risada e botar a moral… hehe… Negócio foda esse da amazônia, pantanal e etc… Vai saber o que será desse mundo… Como já… Read more »

Dohko de Libra
Dohko de Libra
1 junho de 2005 5:24 pm

Oi ale!

Eu realmente espero que tenha sido
brincadeira… Também gosto de humor, mas pelo que vi, não achei com cara de brincadeira não…

Obrigado!

Martyn
Martyn
23 julho de 2011 5:56 pm
Nega
Nega
31 maio de 2005 7:05 pm

Ai, me enganei. A respeito da transformação da água salgada em potável não era para o Bruno, não..É para o Gabriel. O Bruno quer saber: como estará a Amazônia daqui a 20 anos? Há muita especulação científica sobre isso: 1 – Se o ritmo de devastação continuar (retiram matas do tamanho da França, todos os anos), a característica de mata primária (intocada) da Amazônia vai desaparecer. É preciso compreender que, ao se eliminar espécies vegetais por desmatamento, elimina-se também várias espécies animais, fungos, insetos, que são únicos e podem ainda não terem sido descritos pela ciência ( e que podem… Read more »

Nega
Nega
31 maio de 2005 6:28 pm

Hello! Opa! Agora vcs entraram na minha praia! Blz. Seguinte: Esse negócio de Ong é faca de dois gumes. Tem ONG séria, que esta realmente preocupada com a conservação dos recursos naturais do nosso planeta. São formados por pesquisadores sérios, de vários países, inclusive do Brasil. Como sou bióloga e faço parte deste meio, posso falar isto. Moro aqui na região do pantanal e por pouco não transformam o nosso rio Paraguai em uma hidrovia (vcs nem imaginam o que eles queriam fazer – retificar o rio, retirar as matas ciliares, um horror). Graças a diversas ONgs, aos estudantes, professores… Read more »

x-builder
x-builder
31 maio de 2005 5:54 pm

Pô Claudio, muito legal, vc sintentizou o que estava querendo dizer em poucas palavras:

Essa atitude de “ah, tá tudo errado mesmo!” e de generalizar as coisas quando o assunto é política é muito ruim para um povo que, como o nosso, ainda está lutando pra se construir como uma sociedade séria e organizada.

Valeu por sintetizar o raciocinio.

Gabriel
Gabriel
31 maio de 2005 5:52 pm

poxa ninguém respondeu minha pergunta… 😥 Acid vc leu minha mensagem? responde alguma coisa, pra eu saber que vc leu…abraços

Cláudio
Cláudio
31 maio de 2005 5:43 pm

Ai! Agora acho que vou pisar em alguns ovos! Não há uma correlação entre o pensamento e a realidade? O ponto de vista do observador não influencia o material observado (como finalmente agora a ciência está descobrindo)? Uma pessoa não é aquilo que acredita ser? Pois é… Nós brasileiros fomos “adestrados” a acreditar nas mentiras do tipo: 1) O Brasil é um paraíso natural 2) brasileiro não trabalha 3) pra tudo se dá um jeitinho 4) nossa história é pacífica 5) as leis aqui não valem de nada 6) e assim vai… Obviamente, com essa mentalidade, aos poucos as coisas… Read more »

Ale
Ale
31 maio de 2005 5:18 pm

Os EUA já controlam o mundo, qualquer um que faça algo que eles não queiram, é massacrado, ou tem sua imagem deturpada… Temos que ver exatamente o quanto podemos fazer, até onde vai nosso poder atual, e como poderia ser modificado pelo poder dos outros… Assim como o merda acho que discutir não muda nada, pois a gente pode ficar aqui discutindo e de uma hora prá outra o bush invadir a amazônia e a gente entrar numa puta duma crise… Mas também acho que leva a tomada de atitudes mais conscientes a respeito de o que fazer com nossos… Read more »

x-builder
x-builder
31 maio de 2005 5:00 pm

Acid entao bora mudar de assunto….

bora falar de caminhao…..

Um caminhao cheio noticias sobre as noticias do nosso pais….

Ta blz, larga pra lá, eu sei que “costas quentes” burlam as leis mas o Brasil desde o fim da ditadura deu passos largos neste sentido, claro ta anos luz da pefeicao.

Entendi o que vc quis dizer no post.( vou quebrar seu galho e concordar com vc)

(PONTO)

Gabriel
Gabriel
31 maio de 2005 4:39 pm

Alguém tem algumas informações sobre aquela máquina que filtra a água do mar e transforma ela em água potável?? será que essa naun seria uma boa solução?? pq po, o que falta naun é água, o que falta é água potável… a água do mar é como se fosse uma água “suja”, pois ela está misturada com sal… teoricamente temos que transformar água salgada (água suja) em água doce (água limpa) sacaram meu pensamento?? po Acid eu falei um monte de besteira pra vc no tópico “A queda”, queria me desculpar com vc e principalmente desculpar a minha ignorância, pois… Read more »

Dunedain
Dunedain
1 junho de 2005 9:06 pm

Aí Dohko,

Tudo depende do olho do observador.

Sobre o lance de apagar ainda, Primeiro que nem falei para você, falei para o Acid, e o que ele fez? nada..como o esperado! 🙂 nem tomou as dores,e muito menos foi a favor, simplesmente imparcial! 🙂 Se levou pelo lado pessoal, o que eu posso fazer? só você pode fazer… você ficou remoendo isso o dia inteiro? nossas mentes nos pregam peças…
Preocupe-se com coisa mais importante! tipo “porque será?”

Abraços

king of hearts
king of hearts
2 junho de 2005 12:47 pm

Eu penso que a questão da água potável no planeta vai afetar sobretudo ( e como sempre) os países do terceiro mundo (Brasil e ourtros ). Os paises ricos tem tecnologia e recursos para resolver o problema. Vejam matéria abaixo : O instituto de pesquisas japonês Haman Technology anunciou a criação de uma nova tecnologia de purificação de água que é capaz de produzir água potável a partir de fontes como água do mar ou até mesmo águas servidas. Além de gerar água limpa pronta para consumo, o novo equipamento também é capaz de recuperar substâncias úteis que estejam presentes… Read more »

Anônimo
Anônimo
1 janeiro de 2011 4:31 pm

A exposição ao flúor pode reduzir a inteligência das crianças, diz um estudo pré-publicado no “Environmental Health Perspectives”, uma publicação do Instituto Nacional de Ciências de Saúde Ambiental. O flúor é adicionado a 70% do abastecimento de água potável pública dos EUA. No Brasil, dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento de 2003 indicam que 75% do volume de água produzido pelos prestadores é fluoretado e se estima que 100 milhões de brasileiros ingerem água fluoretada. De acordo com Paul Connett, Ph.D., diretor da Rede de Ação do Flúor, “Este é vigésimo-quarto estudo que encontrou essa associação, mas este… Read more »

Anônimo
Anônimo
26 março de 2009 12:29 am

O drama da água…
O nível do mar sobe mais rápido do que o esperado. Cidades serão inundadas e outras enfrentarão a seca

http://www.terra.com.br/istoe/edicoes/2054/o-drama-da-agua-o-nivel-do-mar-sobe-mais-129077-1.htm

king of hearts
king of hearts
8 julho de 2005 6:06 pm

Me parece que além da crise mundial da água potável, dentro de alguns anos o planeta passará por outra crise que terá consequencias sérias, mudando totalmente o mapa geopolítico da Terra.

Nações hoje ricas “quebrarão” e o sistema financeiro mundial entrará em colapso.

De acordo com informações do site http://www.lifeaftertheoilcrash.net as reservas de petróleo do mundo estão no limite e dentro de aproximadamente 40 anos elas se esgotarão.

Não é a toa que vemos os preços dos barris de petróleo disparando.

Quem viver, verá.

Phatae
Phatae
8 junho de 2005 10:02 am

Obrigado Acid…um grande abraço!!!…vou ver se consigo publicar ainda essa semana…

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
7 junho de 2005 2:44 pm

À vontade, Phatae! Abração.

Phatae
Phatae
7 junho de 2005 2:23 pm

Boa tarde Acid…achei essa matéria sobre o CONTROLE DAS ÁGUAS muito interessante, peço a sua autorização para publica-la na integra no meu site (www.phatae.com), claro que dando o devido reconhecimento… Acho importante termos a oportunidade de “pensar” à respeito de assuntos de nosso interesse…independente da maneira que vamos agir sobre a questão, pode-se fazer muito com o mental, apesar de não darmos a devida importância para isso, pois o ser humano foi condicionado a acreditar na força física, naquilo que se pode realizar na matéria, é uma pena…um dia a gente aprende alguma coisa… filho de peixe é peixe…filho de… Read more »

Liza
Liza
3 junho de 2005 6:14 pm

Ô Ale, desculpe errei o seu nome. Foi a pressa ok? 🙂
Bom fim de semana!

Liza
Liza
3 junho de 2005 6:12 pm

Ole, esse discurso que os EUA utilizam de combate ao narcotrafico, serve de desculpa para eles intervirem em países com problemas sociais como o Brasil com a violência atribuida aos traficantes (os famosos comandos no Rio por ex.) e a Colombia com os movimentos guerrilheiros que dizem ter ligação com o trafico tb. Não dão ponto sem nó com certeza. É o país com o maior número de consumidores o que mais combate o tráfico e o que mais se beneficia dele. Bem é uma longa história… todos sabem. Fugiu um pouco do post né Acid? rs Bom fds para… Read more »

Ale
Ale
3 junho de 2005 2:15 pm

Que droga né… E no final tudo tem a ver com o tráfico, malditos sejam essas posturas anti-drogas governamentais, elas causam tanta briga desnecessária… Eu acho que se pá isso de droga é desculpa dos EUA para dominar a Amazônia…

Que pena que o Woodstock não mudou nada…
Viva o RAUL!!!

PS: Também tem centros de consumo na trilha do tráfico ehhehehe… Sei por experiência própria de uso hehehe…

Liza
Liza
3 junho de 2005 9:25 am

Além do problema com as águas, a Amazônia preocupa tb em relação ao comércio internacional de drogas, o “narcotrafico”. O Brasil possui fronteiras com todos os países da América do Sul, com exceção do Chile e do Equador. Brasil e Venezuela funcionam como corredores de passagens de drogas (estão na rota do tráfico), ligando as regiões produtoras aos centros consumidores. No caso do Brasil principalmente pela Amazônia. E os centros de consumo estão localizados nos países ricos, como os Estados Unidos, Canadá e outros. A questão de armas e mobilização do exercito com certeza é para coibir o abuso e… Read more »

Titanico
Titanico
3 junho de 2005 8:11 am

Só pra continuar a vergonha de novo outra vez:

http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI543504-EI1194,00.html

Ale
Ale
2 junho de 2005 5:57 pm

Essa nossa raça é a obra-prima de deus, é a criação de um ser igual, é a criação de consciências de poderes imaginativos ilimitados para fazer companhia para um deus solitário.

tiza
tiza
2 junho de 2005 5:34 pm

Deus devia ter parado e descansado
já no quinto dia…Que raça será essa,a nossa ?

Titanico
Titanico
2 junho de 2005 4:48 pm

Por falar no Ibama e vergonhas nacionais, acessem o endereço abaixo… e ainda o governo quer brecar a CPI dos correios e equivalentes…

http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI543048-EI306,00.html

Ale
Ale
2 junho de 2005 3:20 pm

De que adianta ser com a água que nem os árabes são com o petróleo, prá ficar em destaque no mundo como possuidor de uma riqueza que todos querem??? Só iria gerar guerras… Ahh sei lah… Só sei que não importa o que fazemos, enquanto houver egoístas no poder, mesmo que esse egoísmo seja um nacionalismo, o mundo tá perdido…

king of hearts
king of hearts
2 junho de 2005 2:55 pm

CONCORDO CONTIGO TIZA, ACHO QUE O BRASIL PODERIA SE BENEFICIAR MUITO DEVIDO A QUANTIDADE DE RIOS “AINDA” NÃO POLUIDOS PRINCIPALMENTE NA AMAZONIA E SEM FALAR NO IMENSO AQUÍFERO GUARANI ( UMA IMENSA “CAIXA DÁGUA LOCALIZADA NO SUBSOLO BRASILEIRO E PARAGUAIO).

O BRASIL TERIA TUDO PARA SER NO FUTURO, COM RELAÇÃO À AGUA , O QUE OS ÁRABES SÃO HOJE EM RELAÇÃO AO PETRÓLEO…

MAS FALTA SERIEDADE , DETERMINAÇÃO E RESPEITO PELO MEIO AMBIENTE, COISAS DIFÍCEIS DE SE ACHAR …

tiza
tiza
2 junho de 2005 2:11 pm

King ,caso a gente chegue mesmo nesse ponto de necessidade ,os rios e fontes estarão super poluidos,e todos os oceanos consequentemente também, será que todo o progresso do primeiro mundo não consegue ver que é melhor prevenir do que remediar ? E as plantações , e os animais ,e as florestas ,o ecossistema é um conjunto harmonioso ,se sustenta no todo, mesmo que bebam àgua não creio que vá valer a pena estar aqui pra ver uma tristeza dessas..

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
31 maio de 2005 4:33 pm

Você invocou mesmo com essa parte, ne? Então, se vc acha que essas ongs estão em território brasileiro de forma ilegal, que tal acionar o Ministério Público? Ou processar a Nestlé? Não acha que o pessoal da região não vêm tentando? O fato é esse: elas existem, e vc não pode fechar os olhos dizendo que está nas “leis” que não pode, portanto não existem. Ainda não entendi onde vc quer chegar… Sim, o Ministerio Publico vêm agindo com muita seriedade, e vemos mais e mais casos de corrupção sendo mostrados, mas os mais sérios (basta ler o jornal), que… Read more »

x-builder
x-builder
31 maio de 2005 4:11 pm

Lei no Brasil não vale nada Não é a primeira vez que vejo vc generalizando os problemas no Brasil. Impressionante tb como coisas sérias ninguem dá destaque. Por exemplo, eu estou acompanhando de perto o caso dos concursos (tive um parente que foi preso). E eles estao dando a devida seriedade do caso (poderia ate entrar em detalhes). A lei neste caso até agora tá funcionando muito bem, obrigado. Infelizmente este ponto do seu site (da parte das vias “legais”) não tem embasamento. Concordo que existe muita vista grossa, mas não dá para generalizar, seria uma opinião muito comoda. Como… Read more »

Michel
Michel
31 maio de 2005 3:49 pm

poxa Acid, o que a gente pode fazer para evitar essa situação? apenas tomar banho mais rápido e dar menos descargas na privada? na boa, o que cada um de nós pode fazer pra REALMENTE mudar isso? e vcs pessoal, o que acham que podemos fazer? será que não podemos fazer porra nenhuma? 😮

tiza
tiza
30 maio de 2005 7:10 pm

Oi fofaaaa…maravilhooooosa!.. o email sumiu, virou purpurina… geralmente não guardo esses assuntos cabeludos que provocam inimizades…depilo-os!!.. Está cada dia mais difícil o nosso I will survive; ..só me lembro que falava algo sobre a soberania ter uma desculpa quanto ao ter sido afetada,porque os abusos são todos feitos em reservas indígenas(uns 200 km na estrad(Rondonia /Manaus), muito visitada por íntimos penetras japoneses, ingleses,americanos, por delicadezas diplomáticas…uii! mas vetada aos brasileiros sem uma licença, povoadas por ameríndios fluentes no inglês e francês,e se delatadas essas “visitas” poderiam alegar que libertavam os índios… lindios e heróicos ,não ? ..e que além da… Read more »

Bia Badaud
Bia Badaud
30 maio de 2005 6:34 pm

poxa, que desperdício darmos descarga com água doce.
podíamos usar a salgada pra isso…

x-builder
x-builder
30 maio de 2005 6:31 pm

Donko, a região amazônica se nao me engano estende não apenas ao Brasil, mas ao outros países da america do sul. Talvez estenda tb a Venezuela. Caso estenda é muito compreensivel a venezuela cuidar da regiao dela e do brasil a sua. E além disso como no Art 21,IV da Constituicao e possivel que forcas estrangeiras transitem no país temporariamente:

Art. 21. Compete à União:
IV – permitir, nos casos previstos em lei complementar, que forças estrangeiras transitem pelo território nacional ou nele permaneçam temporariamente.

Tiza,amiiiiiga, transcreve o email ai pra nóis vê.

tiza
tiza
30 maio de 2005 6:23 pm

Sério o email que recebi era bem detalhado e sério; vou caçar…não diria que sejam ações do governo,
nem omissões já que são visitas muito benvindas,é colonianismo muderno, democrata, implícito ,uma permissividade quase doentia ,
diria mesmo uma vista grossa para o que sai e pente fino para o que entra na surdina…

Dohko de Libra
Dohko de Libra
31 maio de 2005 2:02 pm

Olha Dunedain, eu posso estar interpretando errado, mas foi uma acusação injusta que você lançou sobre eu ter falado a questão de o site ser do acid no sentido de falsidade minha… O meu intuito de falar aquilo foi no sentido de que eu apenas SUGERI que ele apagasse, que não queria impor a ele e também não quis dizer que ‘porque o site é dele, ele pode fazer arbritariedades’. NAÕ QUIS ROTULAR NINGUÉM DE ‘DONO DO MUNDO’ apenas quis esclarecer que era uma sugestão, nada mais… E quanto ao merda, eu acho que é muita prepotência da parte dele… Read more »

x-builder
x-builder
30 maio de 2005 6:01 pm

Tiza, com relacao as vias “legais”. Se o Acid estiver referindo a trafico de influencia, corrupção, tem que ser um esquema mocosadíssimo. O Ministerio Publico, os deputados do PSDB, PFL estao de olho em cada ato do governo.

Agora ser for vias legais, queria ver qual é a brecha juridica que permite que um pais privatize bem publico a ponto de ninguem transitar no rio ou lago. De repente pode ser via outorga dos bens hidrograficos do país, mas nao seria uma invasao estrangeira. Vou pesquisar sobre isto.

x-builder
x-builder
30 maio de 2005 5:57 pm

Donko, desculpe a minha burrice, mas nao entendi sua pergunta.

Pelo que eu entendi a relacao do Brasil x Venezuela pode ter afetado a relacoes politico comerciais com os EUA, seria isto?

Não entendi a ligacao deste trabalho em conjunto do brasil e Venezuela com a amazonia.

Resumindo, nao entendi sua pergunta. Não consegui alcancar o racicinio, sorry.

tiza
tiza
30 maio de 2005 5:55 pm

X mais sutileza please,..assim bem tipo nossa soberania ser essencial e escancaradamente momesca…all rigth ?

x-builder
x-builder
30 maio de 2005 5:44 pm

Enchendo um pouco mais o seu saco…

Intervencao de um pais estragerei fere a soberania do Brasil, definida na constituicao brasileira.

Qual é a via “legal” que o governo usa para ferir a soberania brasileira. Poderia estender este assunto disponibilizando um lista vasta da jurisprudencia brasileira informando que a invasao de um pais estrangeiro é ilegal.

É isto que estou falando….queria que vc entrasse neste detalhe.

x-builder
x-builder
30 maio de 2005 5:38 pm

Estas vias “legais” ta meio vago, mas blz, bola pra frente.

Dohko de Libra
Dohko de Libra
30 maio de 2005 5:36 pm

Desculpe acabei publicando a mensagem imcompleta sem querer…

É que quando eu soube desta informação, imaginei a repercusão dela para os estados-unidos, afinal eles têm fortes atritos políticos com a venezuela, e se não me engano a venezuela têm parte do território amazônico…

E também não estou muito certo se a recente confusão sobre a venezuela investir em equipamentos militares, inclusive com possíveis compras de aviões do Brasil, pode ter alguma conexão com a questão amazônica…

Saudações!

Se você tiver informações que confirmem ou desmintam o que escrevi, me responda se possível.

Obrigado!

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
30 maio de 2005 5:30 pm

Foi o que eu coloquei, oras. vias “legais”, e não legais. Se não tivessem permissão, aposto que o exército adoraria derrubar aquilo tudo.

E, se isso não é uma invasão silenciosa, eu não sei o que é uma invasão.

x-builder
x-builder
30 maio de 2005 5:08 pm

Claro que vc pode entrar em detalhes, pois vc disse que foi tudo feito por vias “legais”. Da mesma forma que fiz apontamentos juridicos que nao tem como o governo ficar passivo a intervencao de um pais estrangeiro Talvez a informacao que vc esteja se referindo seja a operacao tatica de defesa da Amazônia, ou informacoes da inteligencia do S2( Servico Secreto do Exercito). Isto realmente nao se pode entrar em detalhes. Muito menos conseguir tais informacoes de gente do exercito (rs). Acabei de ler os dois artigos que vc colocou: Amazônia Cobiçada e Jogos de Guerra. Ambos mostram o… Read more »

tiza
tiza
30 maio de 2005 4:59 pm

Builder recebi outro dia um email de uma pessoa que passou num concurso e foi para o norte e realmente ela confirmava coisas bem estranhas ,inclusive àreas de acesso proibidos a brasileiros…
pena que não achei, problemas nos correios talvez…acho que bem lá no fundo continuamos índios, e continuamos nossas trocas entreguistas de àguas e demais riquezas naturais por mirrors…

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
30 maio de 2005 4:56 pm

Essa informação eu consegui com gente “de dentro”, portanto não posso entrar em detalhes. Mas tem muita coisa na internet (lembre-se: o Google é seu amigo!):

Amazônia cobiçada

Jogos de guerra

O exército está tão preocupado com a defesa da Amazônia por uma potência militar esmagadora (quem lê entenda) que está treinando com quem enfrentou a besta e venceu.

Merda
Merda
30 maio de 2005 10:05 pm

Beleza!!!!

Vejo muitas discursões, palavras com fundamentações e outras sem nenhuma…
Mas e aí????
A verdade e que falar, “postar”, mostrar e bla bla bla bla… Não muda nada!!!!
Acaba se tornando informação INÚTIL!!!!
O que se pode fazer???
O que você esta fazendo para mudar esse quadro que julga existir????
Isso aqui é um clubinho???

De que adianta saber que a água que a Coca-cola ou a Nestle produz faz mal???

JÁ SEI!!! NÃO IREI BEBER MAIS AGUA QUE ESSAS EMPRESAS PRODUZEM!!!

Fala sério!!!!

Desculpa a expressão mas…
VOCÊS SÃO UM BANDO DE MERDAS, SÓ LIGAM PARA VOCES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

x-builder
x-builder
30 maio de 2005 10:33 pm

Merda, a única diferença entre vc e nós e que vc flutua na água.

Dunedain, A ANOMALIA!
Dunedain, A ANOMALIA!
30 maio de 2005 11:06 pm

Ui Merda, Que atitude Terrorizer, gostei… é impressão minha, ou está aparecendo mais gente que dá a cara a tapa? hehehe MAS… “A verdade e que falar, “postar”, mostrar e bla bla bla bla… Não muda nada!!!!” Então porque postou? “Desculpa a expressão mas… VOCÊS SÃO UM BANDO DE MERDAS, SÓ LIGAM PARA VOCES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!” viu como os pseudo-cristãos, também são satanistas egoístas? hehehe Bem, para que postar,escrever? é uma atitude pacífica e de respeito pelo livre arbítrio alheio, ou você considera mais válido um movimento terrorista para impor as ordens? pode até ser eficaz a curto prazo, mas em essência… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
31 maio de 2005 3:17 pm

Não tenho a menor idéia de como será o Brasil daqui a 20 anos… só sei que, nessa época, água será tão valiosa e disputada quanto petróleo.

Quanto às confusões que podem estar rolando por aqui:

Chico Xavier estava, certa vez, sob chuvas de observações e ele pediu ao Espírito de Emmanuel: “que fazer! dizem tanto mal…” e ele respondeu: “Olha, a boca do mal na Terra é como a boca da noite. Ninguém consegue fechá-la. Vamos trabalhar, trabalhar…”

Bruno
Bruno
31 maio de 2005 3:02 pm

Acid, sua matéria é importantíssima, meus parabéns por tê-la publicado aqui em seu site, muito obrigado mesmo. Eu gostaria que vc me desse a sua opinião sincera sobre uma pergunta: como vc acha que estará a nossa Amazônia daqui a uns 20 anos?? será que até lá o governo vai criar vergonha na cara e irá protegê-la adequadamente ou ela já estará seriamente devastada quando eles se tocarem da gravidade da situação?? Gostaria de saber sua sincera opinião, e a de todos vcs também, pois essa é uma questão muito séria, se trata do futuro do nosso planeta. Um grande… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
31 maio de 2005 11:10 am

Às vezes chove, mas na nossa selva de pedra a água é escoada para o esgoto, e, consequentemente, para o mar. Óbvio que também enche os rios, que vão desaguar… no mar. O problema não está no ciclo da natureza, que é sábia. Se não existisse a falta de preservação do ser humano, a água potável não acabaria NUNCA. Mas o ser humano consome os recursos mais rápido do que eles se renovam. Certas indústrias usam jatos d’água pra cortar aço: imaginem a quantidade de água que é gasta por segundo pra criar uma pressão suficiente pra cortar aço!!! Sem… Read more »

marize
marize
31 maio de 2005 9:17 am

Olá pessoal. Minha vinda diária a este site é obrigatória. Adoro vocês e todos os seus comentários. Eu achei muito interessante essa última energia que veio vibrar conosco e o quanto os contrários nos desestabilizam… Lembrem-se, tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo. A questão da água é realmente fundamental e eu não acredito que cada um de nós fique por aqui só jogando conversa fora, afinal estamos inseridos em um contexto muito amplo e a informação é sempre repartida. Paz, luz e bem a todos.

Merda
Merda
31 maio de 2005 8:19 am

Olá X-Builder! Eu flutuo, pois, antes ser um marginal do que fazer parte do seu mundinho de palavras e ficar presso a leis que o homem cria para “organizar a sociedade” “Eles não podem ferir a soberaniza brasileira” “Vias legais” (x-builder) Aí aí… VAI A MERDA!!!! Respondendo alguamas perguntas do maio 30, 2005 11:06 PM, escrevi não no intuido de mudar uma opinião, ou um jugamento, mas para “jogar fogo na lenha”… “TODO MUNDO É ESCRAVO, TODO MUNDO NÃO PASSA DE PRODUTO” (Palavras suas) Depende de quem é o seu Senhor, para ser um bom escravo ou um mal escravo,… Read more »

S
S
31 maio de 2005 6:36 am

O Lago Baikal, na Rússia, tem um quinto de toda a água potável do Planeta:
http://en.wikipedia.org/wiki/Baikal

Então podemos ficar tranquilos, certo? Ele ainda nem foi tocado. – Errado, muito errado. águas renováveis, de rios, são a longo prazo a única opção viável. Por mais que o gigantesco, assombroso Baikal tenha toda essa água, ela equivale à vazão do Rio Amazonas em apenas três anos e meio.

tiza
tiza
31 maio de 2005 12:31 am

Já não é preciso marcarmos os rebanhos,eles se aglutinam pelo rumo comum de seu caminhar, pelo olhar ,pelo falar,pelo pasto que procuram …já não são precisos os guisos à guisa antiga , ouve-se o silêncio , escuta-se a brisa ou não.

Andrei Punt el
Andrei Punt el
31 maio de 2005 12:28 am

Olá Acid.

Muito legal ter levantado essa questão da agua. Uma visão holística da situação é sempre bem vinda. Como está ligado ao assunto, convido vocês a visitar

http://www.associacaodesafio.com.br

É uma comunidade experimental voltada para o desenvolvimento sustentado. Sugiro atenção aos artigos do projeto “Brasil das Aguas” e a série “Millenium Ecossistem Assessment”,sobre a degradação do meio ambiente.

tiza
tiza
31 maio de 2005 12:07 am

Poeta concordo com vc em tudo ,mas a questão é justo essa …justo os que não querem parar de poluir… estão cercando o pomar e fontes virgens dos outros… e até que “descubram que não poderão comer dinheiro” todos somos prejudicados , embora creia na Providência Divina SEMPRE.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
31 maio de 2005 12:41 pm

Lei no Brasil não vale nada. Basta olhar o caso da Nestlé. Aliás, esse caso em particular é emblemático, pois ele responde a todas as suas perguntas: como a Nestlé obtém permissão pra depredar as nossas reservas de água, mesmo na presença de fiscais? Fácil, basta ser uma multinacional e “apoiar” (leia-se dar dinheiro) o governo! Até parece que vc não está acompanhando os jornais 😛

x-builder
x-builder
31 maio de 2005 11:44 am

E ai Acid? Tem com vc esclarece quais sao estas vias “legais” (com haspas? Ou seja , quais sao as desculpas juridicas que os EUA em conluio com o governo brasileiro usam para que os americanos apropriem nossas aguas, sem que ao menos os brasileiros possam transitar por la?

Lembrando que pelo codigo de aguas, a agua e de dominio publico.

Lembrando que sendo “legal” ou legal, o exercito nao tem que ter vontade de nenhuma de que os americanos vao embora. Simplesmente eles tem que acatar, afinal, ta nas leis ou nas “leis”.

x-builder
x-builder
31 maio de 2005 11:36 am

Merda, qdo puder eu apareco ai, depois me passa o endereço.

Obrigado pelo convite.

Dunedain
Dunedain
30 maio de 2005 11:43 pm

Aí to postando mesmo… Concordo contigo no sentido de ser um clubinho…fica parecendo mais um lance de passa-tempo. Fica um lance, “Viu como eu leio sobre espiritualidade,sobre coisas anormais,como eu digo coisas bonitinhas,mando beijos e coraçãozinhos,e desejo felicidade para todo mundo só porque é o padrão” Isso não quer dizer nada, absolutamente nada, ler sobre moral,não quer dizer que você É a MORAL! O Dohko disse: “Isso fica para ser decidido pelo webmaster, se ele quiser, pode apagar.(afinal, o site é dele).” É dele, mas alguém joga futebol sozinho? se site não nada, se não tiver pessoas comos nós todos… Read more »

Dunedain
Dunedain
30 maio de 2005 11:18 pm

E esqueci do Tsunami, o Tsunami serve para isso, limpar essa grande lixeira planetária.

HAIL CATASTROFES CLIMATICAS. 🙂

Ter medo? entao tem muita gente devendo,é só dar uma chuvinha que SP para,quão frágil essas “Grande e Modernas” cidades são. Só lamento quero ver o CAOS para gerar HARMONIA! eita, como sou mal,perverso, então a Lei é também! hehehe

Como diz Merovíngio: “Cause and Effect” aonde vocês vêem Deus, eu vejo Matemática…hehehe

Quem vai nos construir se nós nos auto-destruímos!

🙂

Abraços

tiza
tiza
31 maio de 2005 1:06 pm

Se o mundo conhecesse a justiça , não precisaríamos do Direito…( (leis escritas..leiam com olhos de entender advogados amados…)

x-builder
x-builder
30 maio de 2005 4:40 pm

“Os EUA, que não são bestas, possuem diversas “bases de pesquisa” na Amazônia, algumas onde brasileiros sequer podem entrar. O exército brasileiro está ciente de tudo isso, mas não pode fazer muito por causa da postura submissa do governo (ou seja, foi tudo feito por vias “legais”).” Achei esta afirmação de caracter bastante sensasionalista. Precisaria de maiores fundamentos para eu concordar com isto. Desde quanto a ocupação de um bem público foi feita por meios legais? Pensem comigo: As águas,a fauna e a flora da amazônia são bens públicos, logo é de competencia da união. A constituição Brasileira define muito… Read more »

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.