VALEI-ME, MEU SUPER NES!

Vocês já tiveram um daqueles momentos onde o tempo pára e você pode controlar o que vai fazer como se estivessem em câmera lenta? É incrível como o tempo é relativo! Já passei por isso duas vezes, e nas duas eu atribuo minha salvação ao que aprendi jogando videogames.

Sim, desde pequeno que eu adoro jogos de corrida, e com o avanço da tecnologia, os jogos foram ficando mais e mais realistas. Aprendi muito de física e dinâmica nos games, e o lugar onde aplico mais esse conhecimento é no trânsito. Não é difícil me imaginar dirigindo em terceira pessoa (observando o carro por trás e de cima, como num jogo) e premeditar todos os movimentos que eu poderia fazer em caso de um imprevisto, a cada segundo (típico de quem joga games de corrida… os pais deveriam incentivar os filhos a jogarem, porque exercita o cérebro e ativa as sinapses).

Mas devo confessar que me envolvi numa situação de risco por causa da minha paixão por games de corrida. Ano passado eu estava na Av. Domingos Ferreira, empolgado por estar escutando a música do nível 1 de Top Gear. No final da avenida tem um leve aclive que termina numa curva, com um belo poste bem de esquina. Meu carro estava tão rápido que descolou do chão. Neste momento o tempo parou, e eu pude perceber no que tinha me metido: sabia que, após os amortecedores absorverem o choque com o chão (o que me daria controle real sobre o carro) teria no máximo dois segundos pra tirar o carro da direção do poste, e sabia que, se eu virasse as rodas com ele no ar, o carro rodaria (e iria bater no poste do mesmo jeito). Aquela fração de segundo pareceu um minuto, enquanto exercia sangue-frio pra não virar o volante até o último segundo, quando estaria totalmente no controle.

No final deu tudo certo, e agradeci às minhas aulas de direção no F1-Roc, Top Gear e, principalmente, Mario Kart.

mario kart

Em 2001 aconteceu algo semelhante. Estava na Av. Norte, em velocidade constante (70km/h) quando, ao me distrair com um guarda de trânsito, não percebi que um carro estava o tempo todo ao meu lado, na mesma velocidade, no ponto cego do retrovisor. À minha frente estava um ônibus parado e, ao virar o volante pra mudar de faixa, foi que eu percebi o bico do carro ao meu lado. Ora, a avenida é dividida por imensos “gelos baianos” de concreto. Neste momento o tempo congelou e durante menos de um segundo eu tive de decidir se empurrava o carro ao lado contra o “gelo” pra me salvar ou permanecia na faixa e me jogava contra o ônibus (já que não dava pra simplesmente frear). Decidi que não deveria envolver um inocente nisso, então virei o volante de volta pra minha faixa, depois girei totalmente no sentido oposto enquanto freava, dando um cavalo-de-pau que, pelos meus cálculos, faria o carro ao lado passar antes que o bico do meu carro girasse para a outra faixa, além de, no caso de bater no ônibus, seria com a lateral. Funcionou! O que eu não sabia é que o Gol, por ser um carro muito leve, deslizou por uns 4 metros e foi bater com o vidro no para-choque traseiro do ônibus, estilhaçando-o. O momento seguinte foi hilário: várias pessoas do ônibus assustadas, se debruçando na janela pra ver meu carro atravessado, e eu olhando para elas com um sorriso largo e com um ar de triunfo (neste momento eu estava pensando “consegui! que manobra fantástica!”). No final deu tudo certo, e estou aqui para contar a história.

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
11 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Zuaquim
Zuaquim
21 maio de 2005 3:26 pm

Ei acid, vc que curte e sabe tudo sobre games, acredito que vc deva ter emuladores variados aí no seu PC, né? Eu gosto muito dos RPGs para SNES, como Chrono Trigger, Tales of Phantasia e etc. Será que vc poderia me passar rom de algum RPG bacana para SNES? Ouvi dizer que Secret of Mana e alguns Final Fantasy são muito bons, vc tem eles aí? RPG de ação (onde a habilidade do jogador e necessaria para matar os bichos, como em zelda) eu nao curto. Mande por favo para zuaquim-arroba-yahoo.com.br

Valeu

Ale
Ale
18 maio de 2005 3:48 pm

Nossa… Se acontecesse isso comigo eu já era… Sempre fui o pior da turma em jogos de corrida… hehehe… Meu negócio mesmo é RPG… hehe… Ou eu me embanano todo na hora do problema e fico tão encanado que me ferro, ou eu instintivamente faço uma manobra impossível sem nem saber como aconteceu e depois fico rindo com cara de bobo do susto de todo mundo que tá no carro… heheh…

O Liza, nada de repressões, o Acid num fez por querer, e ainda tem as manha de se safar… Mereceria um puxão caso ele fizesse essas brincadeiras prá arriscar…

Emmanuel
Emmanuel
17 maio de 2005 12:42 pm

hahahahaha muito loco cara….totalmente de acordo contigo quanto ao video game ter ajudado quanto a direçao, curvas, etc hehehe, vc realmente manda bem melhor…mesmo q nunca tenha dirigido vc tem ja noção de espaço etc….
Uma vez eu tava numa curva meio fechada no rodoanel em Sp, estava em velocidade alta, só q devido a tanto ter jogado gran turismo, mario kart :-), hehehe, ja sabia como fazer curva rapido hehehehe
Mo viagem 🙂

Espuma Flutuante
Espuma Flutuante
17 maio de 2005 10:58 am

Ah, Liza… precisa de puxão não…
heheheh Ele tem um tal de grilo falante que é uma beleza…
Fala tanto, que fala até dos outros motoristas :p
hehehehehe

Liza
Liza
16 maio de 2005 3:34 pm

E você consegue contar isto com esta calma?
Oi Espuma, dá um puxão de orelha neste menino. Está muito levado…rs
Ô Acid, cuidado não se arrisque tanto, deixe esse tipo de emoções para os games mesmo, é mais seguro…rs

tiza
tiza
16 maio de 2005 3:28 pm

È joguinhos de carros influenciam vcs rapazes um bocado…aqui eles tbém amam e se pra um filhote meu não deu pra salvar o carro,tbém numa curva ,tbém num poste, tbém de gol, só que deu pt … mas saiu salvo e são graças à Deus…Valei-nos sempre amada N.S.de Fátima! …
assisti a missa do ùltimo 13 de maio, de joelhos ,em agradecimento e valei-me amadíssimo São Geraldo de Majella!…já te inclui, depois dessa..(juízo) em minha constante oração.

Liza
Liza
19 maio de 2005 10:13 am

Longe de mim fazer qualquer repressão. Mas é que sou tão medrosa e fico apreensiva nesses lances de carro, velocidade, cavalo de pau e sei lá mais o que. Acabo não resistindo em pedir que a pessoa fique mais atenta a essas loucuras que rola no trânsito. Eu pessoalmente acho que hoje em dia tem que ser muito bom motorista, já dizem os mais entendidos que tem que dirigir para si e para os imprudentes tb. Ô Espuma com licença de dizer, mas gosto demais do Acid e não gostaria que nada de mal acontecesse com ele. 😉 p.s. Ô… Read more »

Henrique Spencer
Henrique Spencer
22 maio de 2005 8:34 am

Cara,

estou entrando para comentar outro tópico. Na verdade para agradecer por ter me ajudado a colocar meus videos DIVX para rodar o audio em surround (eu tava apanhando feio).

Gostei do seu blog. Me tira uma dúvida, vc é de Recife? Por que conhece a Frevo Cola. Ou essa “delícia” se espalhou pelo Brasil?

Um abraço. Não deixa de dar uma passada no meu Blog.

Cláudio
Cláudio
19 maio de 2005 4:54 pm

Eu nunca, jamais, em momento algum (até a leitura desse texto) pensaria que há um lado positivo no mundo dos video-games. Eu semprei os coloquei apenas na categoria quase inócua de “passatempo” (e os considerava talvez perigosos, porque parece que tem alguns que estimulam a violência). Essa foi a primeira vez que vi alguém defender algo realmente positivo em relação aos games. Se bem que, se for pensar direito, talvez o Sr. Acid Rubinho não tivesse adquirido o hábito de dirigir pelas ruas de Recife como se estivesse em Interlagos. Ou será que estou errado? Sim… tem muita gente que… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
20 maio de 2005 11:02 am

Nada! Quem corre mesmo é a Espuminha, que, pelo que sei, nunca jogou jogos de corrida. Eu só corri um pouco mais pq me empolguei por causa da música 😛

Liza
Liza
24 maio de 2005 9:44 am

Sei… Esse jogo de empurra está muito engraçado, viu Acid e Espuma? 😀 Ontem escutei uma música que a Adriana Calcanhoto regravou do RC, ficou até legal o arranjo que ela fez, só voz e violão. Eu gostei e lembrei de vocês dois…rs Uma pena que não deu pra colocar aqui o mp3 para vocês escutarem, pois não sei como se faz. Ah, de qualquer forma segue a letra pra vocês entenderem o que quero dizer…rs. O amor é lindo!…:D Beijos! “Por Isso Eu Corro Demais” Meu bem qualquer instante que eu fico sem te ver aumenta a saudade que… Read more »

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.