OS BASTIDORES DA UMBANDA

Algo que recebi por e-mail. É legal ver como a espiritualidade atua das mais diversas formas, nos mais diversos níveis de compreensão, utilizando das ferramentas que têm à mão. Vamos conhecer agora os bastidores da Umbanda, um pouco dessa cultura espiritual legitimamente brasileira, adaptada dos cultos dos escravos africanos:

Por Leni Saviscki; Jornal Sagrado de Umbanda

Firma o ponto minha gente
Preto Velho vai chegar
Ele vem de Aruanda
Ele vem pra trabalhar…

Era dia de “gira de preto velho” naquele terreiro. Enquanto os consulentes chegavam ansiosos e esperançosos em levar de volta a “solução” daqueles problemas que atrapalhavam suas vidas, na frente do congá os médiuns vestidos de branco e de pés descalços concentravam, ligando-se aos seus protetores e guias.

O ambiente denotava simplicidade e era mobiliado apenas por algumas cadeiras para acomodar os consulentes, poucas banquetas para os médiuns que serviriam de “aparelhos” às entidades espirituais e o congá onde um vaso de flores, outro de ervas e os elementos ar, fogo, água e terra se faziam presentes. Acima, uma imagem de Jesus resplandescente de luz.

Iniciando-se a sessão através de pontos cantados e orações, após uma leitura espiritualista elucidativa, iniciavam-se as incorporações de maneira moderada. Do lado astral, as falanges de trabalhadores já haviam chegado muito tempo antes dos médiuns e ali já haviam preparado o ambiente fluidicamente. Uma varredura energética havia sido feito pelos elementais onde primeiramente atuaram as salamandras e após as sereias e ondinas, fazendo com que toda a matéria astral densa que ali se encontrava, fosse transmutada permitindo a chegada dos espíritos trabalhadores.

umbanda banner

Na porta do ambiente, junto à firmação de ponto riscado e da presença do elemento fogo, postava-se o guardião da Casa, Exu Gira Mundo, impondo respeito e segurança. Num raio de 360º ao redor da construção, uma guarnição dos caboclos na egrégora de Ogum formavam verdadeira muralha armada, impedindo a invasão de seres indesejáveis ao bom andamento do trabalho da noite. A construção toda estava no interior de grande pirâmide iluminada na cor violeta, com grande e grossa placa de aço imantado na parte inferior impedindo que o excesso de energia telúrica desequilibrasse a polaridade positiva que era captada pelos sete anéis giratórios que ladeavam a pirâmide, representando as Sete Linhas de Umbanda. Cada um desses anéis destacam-se na cor fluídica de seu Orixá e emitiam um harmonioso som diferenciado.

Cada um dos consulentes que adentrava ao ambiente passava agora primeiro pela defumação que queimava junto à porta, em cumbuca de barro, exalando o cheiro das ervas perfumadas sendo incineradas pelo carvão vegetal. Equipes de limpeza se movimentavam no lado espiritual, recolhendo as larvas astrais e outras espécies de energias deletérias que ali eram desagregadas dos corpos dos consulentes, as quais não eram totalmente absorvidas pelo carvão ou transmutadas pelo elemento fogo.

Em alvíssimas vestes, os amados Pais e Mães, na sua roupagem fluídica de Pretos velhos, trazendo a alegria estampada em sua energia, tomavam conta de seus “aparelhos” médiuns, atuando no chakra básico dos mesmos, obrigando-os a dobrar as suas costas à semelhança de velhos arqueados, incentivando-os ao trabalho fraterno.

E assim, de consulente em consulente, de caso em caso, com a paciência e sabedoria que lhes é peculiar, entre uma baforada e outra de palheiro ou de alguma espanada com o galho de ervas na aura daqueles filhos, os bondosos espíritos cumpriam sua missão. Eram conselhos, corrigendas, desmanche de magia negra, de elementares artificias negativos, limpeza e equilíbrio dos corpos sutis, retirada de aparelhos parasitas e às vezes, alguns puxões de orelha necessários, em forma de alerta. Tudo de acordo com o merecimento do consulente, pois cada um trazia consigo a mostragem de sua “ficha cármica” onde estavam impressos o que a Lei permitia ser mudado, bem como o que ainda era necessário que com eles permanecesse.

Vó Benta, espírito portador de grande sabedoria e humildade, apresentando-se naquele local com o corpo astral de negra velha de pequena estatura, com roupas simples e alvas, cuja saia comprida e larga era coberta por um avental onde um bolso era recheado de ervas e patuás, tinha uma maneira simplista e diplomática de fazer com que os filhos entendessem que eles próprios eram seus médicos curadores:

– Minha mãe, acho que estou sendo vítima de “trabalho feito” pela minha ex mulher…

Sorrindo e com linguagem peculiar, segurava com firmeza as mãos do moço passando-lhe com isso confiança e com a voz recheada de afeto respondia:

– Negra velha vai explicar para que o filho entenda: Quando sua casa está totalmente fechada, fica escura e nada pode entrar, às vezes nem a poeira. Não é isso? Quando o filho abre as janelas e portas, a luz do sol entra invadindo todos os cantos, mas podem entrar também as moscas, baratas, formigas e até os ladrões, não é? Para a sujeira e os bichos, o filho pode usar a vassoura, para os ladrões a lei, a segurança. E para a luz do sol? Ah, essa filho, fica ali iluminando até que o filho feche toda a casa outra vez. Assim também é a nossa casa interna; quando nos fechamos para a vida, para o trabalho, ficamos no escuro e ao nos abrirmos , deixamos a luz entrar mas ficamos sujeitos a todas as outras energias que pululam ao nosso redor. Mas como acontece na casa material, onde não houverem os atrativos da sujeira e do lixo, os insetos não se aproximam. Se estivermos equilibrados, sem raiva, mágoa, ciúmes, vícios e todos esses lixos que os filhos buscam na matéria, nada nem ninguém consegue afetar nossa energia, nossa vida. Só o sol permanece no coração de quem procura manter-se limpo.

Negra velha sabe que esse mundão está de cabeça para baixo. No lado material os filhos andam desarvorados pela dificuldade de sustento de suas famílias, quando não, em busca de supérfluos. Mas mesmo assim, é preciso lembrar aos filhos, que embora estejam na matéria e sujeitos à ela, a vida real está no espírito imortal. É preciso dar mais atenção, senão prioridade, à essência em detrimento do restante, para que possa haver o equilíbrio dos elementos inerentes à vida, na sua totalidade.

O mal que é enviado aos filhos, só vai instalar-se se encontrar no endereço vibratório, ambiente adequado. Sem contar que, o medo é porta aberta e atrativo para a entrada do desequilíbrio. O medo é sentimento muito usado pelas energias da esquerda, uma vez que fragiliza o corpo emocional facilitando sua atuação mórbida. Por outro lado, negra velha pergunta para o filho: Se a desordem não houvesse se instalado, por acaso o filho estaria aqui, sentado no chão, em frente à preta velha, buscando humildemente ajuda espiritual? Nem sempre o que nos parece mal, é tão prejudicial assim. Pode ser o remédio adequado para o momento, ou talvez a estremecida necessária no corpo astral dos filhos, para que a ordem possa reinstalar-se.

As trevas, meu filho, estão vinte e quatro horas de plantão. E os filhos, acaso estão? Não adianta orar e não vigiar, pois o pensamento é energia e com ele nos adequamos ao campo energético que quisermos.

Antes da hora grande as falanges da egrégora dos Pretos Velhos, despediram-se de seus aparelhos, alguns precisando largar e desfazer a vestimenta astral usada para que pudessem chegar até os aparelhos mediúnicos e voltavam agora para as bandas de Aruanda, onde continuariam suas atividades no mundo astral. Pois como diz a Vó Benta, “se pensam que morrer é dormir e descansar, os filhos estão muito enganados… desse lado tem muito trabalho e como nem o Pai está imóvel, quem somos nós cuja ficha cármica demonstra um vasto débito, para nos aposentarmos?”.

Agora as velas apagam-se, os elementos voltam a integrar a natureza, os elementais após limparem o ambiente retornam aos seus devidos reinos, os elementares foram desagregados pela força e sabedoria dos pretos velhos e os médiuns voltam aos seus lares com a sensação de paz que só é sentida por aqueles que cumprem com seus deveres.

Preto velho já foi,
Já foi pra Aruanda,
A benção meu Pai
Saravá pra sua banda…

5 1 vote
Avaliação
Subscribe
Notify of
115 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Sandra
Sandra
17 maio de 2005 3:43 pm

MUITA LUZ PRA TODOS!!! Vale lembrar pra não confundirem Orixás com Mestres Ascencionados. Os Orixás(existem vários)são outros nomes para o Elohim.O Elohim são os dirigentes do Reino da Natureza,ou seja ,do Reino Elemental e comandam tbém Consciências muito elevadas da Hierarquia Espiritual.Sempre são direcionados em cima dos elementos:ÁGUA,FOGO,TERRA E AR. Portanto, os Orixás trabalham dentro da estrutura das formas.Ex: Iemanjá é a senhora que comanda as águas,é um ser de luz ligada à estrutura de Elohim.E assim todos os outros Orixás,Ogum,Iansã,etc… Já os Mestres Ascencionados,trabalham com o Elohim e a etrutura angelical.Por isso,cada raio tem seu Mestre,o Arcanjo e seu… Read more »

Phatae
Phatae
18 maio de 2005 12:03 pm

Desconheço muito sobre Umbanda e afins, li muito superficialmente sobre o assunto, acho que tudo é energia, e na realidade em que vivemos quem determina a sua polaridade somos nós…muito bom o texto e os comentários tbm estão bárbaros…um grande abraço para todos!

Marcus
Marcus
18 maio de 2005 1:01 pm

Umbanda.

Ritual religioso nascido na África. Os santos descem, os médiuns se debatem. Alguns santos bebem, outros não. Guias, contas e roupas branquissimas. Tem também muita cantiga:

” O sino da igrejinha faz belém-bém-bão. Deu meia noite o galo já cantou. Seu tranca-rua que é dono da gira, oi corre gira que exú mandou “.

Tem cantiga de Caboclo e cantiga de Criança,cantiga de Preto Velho e cantiga das Almas Benditas.

Tem gongar , tem tigela, tem bala de mel e cachaça, incenso, aniz e defumador.

Mas o que mais tem mesmo no terreiro, é consulta sobre o amor.

Ruiva
Ruiva
18 maio de 2005 1:51 pm

Bom… Acho que vou botar um pouco de fogo nessa discussão… 😛 Sou iniciada para o Candomblé. Tenho muito pouco tempo de religião (pouco mais de um ano) para sanar todas as dúvidas que surgiram no decorrer dos comentários. Além disso, esta é uma religião iniciática e de segredos (como a Rosa-Cruz ou a Maçonaria), eu sei muito pouco. Além disso, não é tudo que sei que posso contar. Mas vamos lá. O Candomblé não é uma religião onde fazemos o mal, onde pobres animais são mortos indiscriminadamente. Infelizmente, essa é a imagem criada pela Igreja Católica, que perdura desde… Read more »

Ale
Ale
18 maio de 2005 2:42 pm

Ae gente…

Valew pelos sites Hellen…
Dune, comigo tá acontecendo igual, num tenho mais a energia que tinha nos rolês, mas também não encontro nada melhor prá fazer… hehe… Tenhu que ir um dia pro DF, tem muita gente daí que eu troco idéia pela net e quero conhecer…

Abração ae gente…Até+

x-builder
x-builder
18 maio de 2005 2:54 pm

Ruiva, eu particulamente nao vejo muito sentido nisto:

No Candomblé, os Orixás são forças da Natureza, elementais. Não tiveram vida humana.

x-builder
x-builder
18 maio de 2005 2:56 pm

Postei antes de terminar.

Mas quanto aos Orixás nunca terem vida humana é uma questão de crença. Afinal, qual religião está certa ne? Só nao vejo muito lógico sob meu prisma.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
18 maio de 2005 12:34 pm

Sobre Aruanda: http://www.povodesanto.com.br/catimbo/My_Homepage_Files/Page69.html De fato, é uma cidade real, mas também espiritual, sendo que a “nossa” Aruanda é aqui no espaço do Brasil (se é que dá pra localizar algo espiritual no espaço). Sobre sacrifícios, Jesus era totalmente contra, enquanto o judaísmo daquela época era totalmente à favor (milhares de animais eram mortos no templo). É tudo uma questão de época. Moisés veio trazer a lei do “Olho por olho, dente por dente”. Podemos considerar isso errado? Não naquela época, onde não existia moral ALGUMA. Com o avanço do entendimento, podemos dar novas diretrizes, até que não se precise diretriz… Read more »

Dani
Dani
25 maio de 2005 1:20 pm

Oi, eu sou Umbandista… Pra quem quiser entender mais sobre a organização espiritual da umbanda eu recomendo que leia algum livro do Rubens Saraceni. Ele explica as hiearquias espirituais de uma maneira bem lógica… Bem, vale dizer tb que Orixá não é um espirito da natureza, não é um deus, não é um elemental… Orixá é um Trono, é um pedacinho de Deus. Por exemplo, o orixá Xangô é o orixá da Justiça. Ele não é um espirito que atua na Justiça e sim á manifestação da própria Justiça Divina. Quando vc evoca Xangô vc está clamando a Deus em… Read more »

tiza
tiza
25 maio de 2005 1:44 pm

Dani gostei muito “do que” e “como” vc escreveu…simples e clara, valeu !.bjos

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
25 maio de 2005 2:45 pm

Uuuuaaau! Valeu, Dani!!

gloria coutinho
gloria coutinho
25 maio de 2005 7:54 pm

muito bom ler algo assim, principalmente depois que a famosa bienal do livro fez um colóquio sobre religiões e somente “esqueceu” das religiões afro-brasileira, tinha um rabino, um padre, um pastor, um budista e o candomblé e a umbanda?
valeu pelo texto Bastidores da umbanda. 💡

Thatiana
Thatiana
27 maio de 2005 7:43 pm

Fiquei muito emocionada em saber, sobre vó Benta, trabalho com ela á 15 anos…a mesma vestimenta,o modo de passar os conselhos e mensagens iguais.Fiquei maravilhada por esta provação….
Obrigada, gostaria de saber sobre outras pessoas que trabalham com a mesma entidade…seria muito gratificante conhecê- las.
muita paz!!!!

tiza
tiza
18 maio de 2005 11:56 am

Belo end x-builder..

x-builder
x-builder
18 maio de 2005 11:38 am

Radical, já li em algum lugar que a Umbanda é uma religião pagã e desde sua criação, que foi há milenios, o conceito de bem e mal não existe. Talvez por isto este choque com os nossos valores. MAs , muito bem empregado pelo Acid, a espiritualidade utiliza as ferramentas que podem para trabalhar em função do bem. E talvez por isto sua explicacao faça sentido “Orixá é diferente de Mestre Ascencionado… Não se pode comparar Ramatis com Ogum Só que ai surge uma outra dúvida, o caminho da evolução é um só? Ou seja, não é através da caridade,… Read more »

x-builder
x-builder
17 maio de 2005 4:08 pm

Muito legal sua explicacao Radical!!!! Primeira explicacao com lógica neste assunto. Vou refletir nisto.

Amiko
Amiko
17 maio de 2005 4:30 pm

Os orixás são espíritos que estão no mesmo nível em que nós estamos? Tenho a mesma dúvida da Kamala. gostaria de entender esta parte: “retirada de aparelhos parasitas”. Já ouvi falar em espíritos parasitas, mas aparelhos parasitas? Aparelho não são os médiuns? O preto velho de hoje pode ter sido o médico de ontem e visse versa, muita gente acha que por terem a fala simplória possuem um alto nível moral mas, um baixo nível intelectual … grande engano. Há uns 12 anos atrás, na época em que eu era solteiro, tinha uma namorada que foi fazer uma “consulta” espiritual… Read more »

Radical Chic
Radical Chic
17 maio de 2005 5:00 pm

Eu entendi o “aparelho parasita” como formas-pensamento grudadas na pessoa, geradas pela mesma. Se vc fica com uma idéia fixa, acaba criando uma forma-mental grudada na sua aura (é exatamente aí que os obsessores olham para saber qual o seu ponto fraco). Essas formas mentais acabam empatando a vida da pessoa, criam bloqueios energéticos nela…e são limpas nos centros da mesma forma que se limpam os “encostos”. A diferença é que o obsessor é encaminhado pela espiritualidade, afastado da pessoa… As formas mentais são “apagadas” de sua aura, mas voltam se ela continuar com seus pensamentos e atitudes nocivas (por… Read more »

RR
RR
17 maio de 2005 5:50 pm

Muito bom Acid. Deus não esquece ninquem. A cada um, o mais apropriado ao seu grau de evolução.

Dunedain
Dunedain
17 maio de 2005 8:10 pm

Ei, Tiza tem como me dar seu e-mail? só para esclarecer mais algumas idéias, já que você deu a devida licença.. 🙂

Ale, moro no DF,e sinceramente não consigo andar mais de galera,nem aqui nem em lugar nenhum,nada contra,já foi o tempo..:)

e obrigado a quem respondeu minha pergunta…

Abraços..

Anônimo
Anônimo
17 maio de 2005 9:00 pm

Radical sabe muito heim ; tbém gostei muito de suas explicações.

Ale,então tá então, melhor assim.

Dune sempre que quiser,o email tá aí no nome.

tiza
tiza
17 maio de 2005 9:04 pm
Bia Badaud
Bia Badaud
17 maio de 2005 11:22 pm

Radical, concordo com quem já disse: pra variar, é um prazer ler seus comentários, sempre construtivos e acrescentando mais um pouco ao texto. bacana, obrigada!
(é mesmo verdade o que vc disse, nas religiões é comum ver as pessoas repetindo rituais, sem a menor curiosidade de saber a razão deles).

Titanico
Titanico
17 maio de 2005 11:27 pm

Boa noite gentes… Sabe por que a Radical tem acertado pra caramba sem “praticar” muito? Porque os conhecimentos espirituais são bem parecidos com outras doutrinas… basta fazer analogia… bem bacana Radical… Pomba gira são espécies de obsessores designados para nos atrapalhar nos trabalhos da Umbanda tradicional… também é confundida com a Macumba e Candomblé, mas são coisas diferentes… Builder… sobre o que a Radical disse sobre a “energia” das comidas não ser para os Orixás e sim para seus ajudantes, pense da seguinte maneira: Lembra das mesas girantes no início do Espiritismo? Quem eram os Espíritos que manipulavam a energia… Read more »

x-builder
x-builder
18 maio de 2005 10:00 am

Muito interessante esta relação entre elementais e Orixás (ou qq espírito de luz) Agora, para dificultarmos um pouco este racicínio…. Ramatis é declaradamente contra qq morte de animais. Ele mesmo diz que é um verdadeiro crime matar animais. Então como seria isto? No caso de oferendas , o espírito de luz que concede ao seu subordinado( ou auxiliar) que utilize a “energia” vindoura do sacrificio de um animal para oferenda. Se for um crime, como Ramatis. O Orixá seria o autor intelectual e o subordinado o autor executor do crime? rs. Este post veio muito a calhar, pq acho q… Read more »

Radical Chic
Radical Chic
18 maio de 2005 10:34 am

Builder, aí entra a explicação da Sandra…

Orixá é diferente de Mestre Ascencionado… Não se pode comparar Ramatis com Ogum, Oxum, Iansã… pq a energia é outra, mais densa, é outro Reino.

Talvez o sentido e “moral”, de certo e errado seja diferente do nosso… Na Bíblia (antigo testamento) não citam sacrifício de carneiros para agradar Deus? (gente me perdoem… mas eu só li isso BEM por cima). Que Deus ficaria feliz com a morte daquele pobre bichinho? Mas naquela época era normal.

x-builder
x-builder
18 maio de 2005 10:34 am

Acid, vc tem um comentario sobre Aruanda dizendo ser uma cidade espiritual que vivem o cablocos e pretos velhos.

Mas Aruanda foi uma região da África onde hoje é Luanda. Muitos escravos vindos da Africa para o Brasil vieram de Aruanda.

Mas uma ponto interessante, Aruanda vem do dialeto Nagô que significa Cidade dos Orixás.

Xênicko
Xênicko
6 agosto de 2005 6:40 pm

Olha quem voltou…

tico mico
tico mico
6 junho de 2005 1:16 am

Olá, aconpanho sempre este site que acho o máximo. Sempre que posso leio os posts também, pois complementam meus conhecimentos, entre coisas que concordo e discordo…normal. Como o Umbandista escreveu, o que impede de um mestre ascencionado estar comandando um terreiro de umbanda? Trabalho em um “terreiro” onde identifico esta situação, mas a entidade que comanda precisa “vestir” uma roupagem mais terrena, densa, para poder se aproximar de nós e transmitir as mensagens. O que também se torna pesado para ele, pois a sua vibração é de outra faixa mais elevada. Claro que como todos, também está em evolução, pois… Read more »

Xênicko
Xênicko
7 junho de 2005 8:55 pm

Olá pessoal… Sempre existiram muitas dúvidas sobre a Umbanda, mesmo dentro dos seus domínios. Posso lhes dizer que estas dúvidas ainda iram durar muito tempo, pois esta religião não se explica somente por palavras. ” Umbanda não se ensina, se aprende”, esse foi um dos primeiros conselhos que ouvi quando entrei para nosso templo. Historicamente, no planeta Terra, a Umbanda tem menos de um século, porém no mundo espiritual ela já conta com milênios de “vida”. Primeiramente, não devemos confundir Umbanda com Candomblé. Eles são tão diferentes quanto em comparação com a doutrina Kardecista, embora todas tenham peculiaridades que as… Read more »

Fatima
Fatima
16 julho de 2005 10:49 pm

É incrivel como temos nossa mente tão limitada, cheia de PRÉ- conceitos e deturpações, falo por experiencia própria !!rs eu era um desses que só aceitava a minha religião como verdade. Mas graças a Deus o mundo dá volta e nossa mente amplia e nossos conceitos caem por terra! e o meu foi cair no terreiro!rs Quero aprender, aprender e ser uma médium consciente, NÃO IMPORTA A LINHA, A RELIGIÃO…O QUE IMPORTA É O BEM QUE AQUELE GRUPO FAZ GALERA!!! E como dizia Cristo “Fora da caridade não ha salvação” !rs E como boa cristã fui em um centro de… Read more »

Dani e Kinho
Dani e Kinho
19 julho de 2005 5:04 am

Bom Dia!!!
Estamos navegando pela net…somos estudiosos!!!Leio a Biblia…oro!!
Bom…JESUS morreu na cruz pelos nossos pecados…
Se desejar me passa um e-mail
Fui!!

x-builder
x-builder
19 julho de 2005 12:42 pm

Ainda bem que Jesus morreu pelos nosso pecados, pq sou um assassino que ja matou 75 pessoas com requintes de crueldade, e agora estou com minha consciencia traquila que serei salvo!!!!

Obrigado Jesus, seu sangue tem poder.

x-builder
x-builder
19 julho de 2005 12:46 pm

Graças a Deus posso continuar matando sem aquele sentimento de culpa.

fernanda
fernanda
6 agosto de 2005 3:41 am

gostaria de saber se alguem conheçe um terreiro de umbanda na angola – luanda pois estou indo morar pra la e gostaria de ir ao terreiro e nao conheço nenhum se alguem, souber algum endereço por favor me mande um e-mail.
obrigada

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
6 agosto de 2005 11:58 am

Fernanda, pega leve nesse negócio de Umbanda na Angola, pois lá os costumes e práticas provavelmente são diferentes. A corrente espiritual foi “importada” desses lugares, mas sofreu toda uma “aclimatação”, perdendo muito do atavismo secular (se bem que em alguns terreiros ainda se mata animais e se trabalha com sangue).

Regina
Regina
12 agosto de 2005 3:10 pm

Gostaria que alguém mandasse para meu email explicações de O QUE SÃO TRABALHOS DE AMARRAÇÃO, os motivos que fazem com que alguém recorra a isso. O grau de responsabilidade de quem pede pra fazer (o que acontece com essa pessoa). os objetos que geralmente sao usados para que isso se concretize. Acreditem, estou assustada… e precizo muito de esclarecimentos.
ficarei muito grata a quem puder me auxiliar.

Raphael
Raphael
16 novembro de 2006 3:37 am

Recomendo o livro “A Umbanda ao alcance dos jovens” Ed.Ícone, é bem esclarecedor, trata de uma Ubanda esotérica. Temos que acabar com o preconceito de religiões afro-brasileiras, isso vem de ema história e cultura racista-segregacional.

Anônimo
Anônimo
30 outubro de 2008 8:06 am

Para conhecimento: A origem do texto é do Jornal Sagrado de Umbanda e o texto foi escrito por LENI SAVISCKI.

Anônimo
Anônimo
19 janeiro de 2019 8:05 pm

Baiano cria HQs de heróis negros com orixás e história Yorubá: ‘Legado das civilizações africanas

https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2019/01/18/baiano-cria-hqs-de-herois-negros-com-orixas-e-historia-yoruba-legado-das-civilizacoes-africanas.ghtml

Anônimo
Anônimo
2 fevereiro de 2019 6:57 pm

Iemanjá – Hoje eu vou cantar!
https://www.youtube.com/watch?v=BjgGuQGVeoM

Anônimo
Anônimo
2 fevereiro de 2019 6:57 pm

Ponto de Iemanjá – Sonhei que estava na beira da praia…
https://www.youtube.com/watch?v=3wdz1Eam39U

fernando
fernando
14 julho de 2005 5:23 am

Esclarecimento biblico para macumbeiros. — início do copy/paste —- Jesus é o único caminho que Deus estabeleceu para chegarmos até Ele. Respondeu – lhe Jesus : Eu sou o caminho , a verdade e a vida . Ninguém vem ao Pai , a não ser por mim. João 14 : 6 Deus só instituiu Jesus como mediador entre o povo e Ele , os homens dizem que existem outros mediadores para você fazer pedidos , mas Deus não os reconhece como mediadores , ele só instituiu um mediador. Porque há um só Deus , e um só Mediador entre Deus… Read more »

Nonato
Nonato
24 junho de 2005 12:43 am

Os espíritos maus existem? me respondam por favor.

Xênicko
Xênicko
8 junho de 2005 9:21 am

Me decepcionei ao ver a FAQ sobre Umbanda. Mas as respostas estão, em boa parte, enganadas, mesmo seguindo a visão espirita (fui criado no Kardecismo) as resposta merecem um cuidado maior de expressão das palavras. Umbanda também é ciência e não somente um amontoado de ritos procurando encontrar uma ligação (incorporação) com entidades de Aruanda, que por sinal é sim uma cidade no plano espiritual, inclusive já falada em várias obras Kardecista como os famosos livros de Patrícia (todos já leram, tenho certeza) mesmo que não aprofundados pois não eram esse o objetivo. Existem milhares de obras e sites sobre… Read more »

Titanico
Titanico
8 junho de 2005 10:29 am

Fala Xênicko, beleza? As respostas estão enganadas? Tudo bem, aponte os erros… dizer que está errado pura e simplesmente, não resolve… Dissemos no final que aquilo era apenas um ensaio… corrija-o no que vc discordar, por favor… No tocante a estar enganada seguindo a visão Espírita, vc é que está enganado, pois “kardecismo” não existe. Até porque, em alguns comentários foi dito: “Os Orixás não falam… eles são Evoluídos…” e outras tantas coisas… só fizemos uma visão afirmando, agora sim, que não existe evolução sem esforço próprio seguindo a estrutura de desenvolvimento… “A cada um segundo suas obras”. Existem sim… Read more »

Xênicko
Xênicko
8 junho de 2005 1:37 pm

Poxa gente, acho que quem acabou usando as palavras erradas foi eu. Isso porque é muito difícil tentar definir o aprendizado de anos em poucas palavras. Não quis dizer que estavam enganados quanto ao conjunto das informações trazidas, mas que tem muito mais profundidade por trás de meras palavras e por isso devemos ter sempre a mente aberta para novas experiências, ou seja, tentar ver a Umbanda com os olhos do umbandista e não somente procurar respostas racionais sobre o assunto. Gostaria de poder voltar a tratar do assunto e tentar dirimir algumas dúvidas existentes, quem sabe com o tempo… Read more »

x-builder
x-builder
8 junho de 2005 2:38 pm

Xênicko , não tem esta de ofender nao. Vc pode falar que alguma coisa é uma merda desde que use argumentos para isto. E acho que vc tentou ao seu modo apontar seus argumentos. E assim mesmo, temos que mostrar nossas opinioes para contribuirmos para que o resultado seja rico e beneficie a todos.

Diferente de um certo cara que Comeca com Mano e acaba com Piper, e ainda e parente do Quevedo, que fica falando que tudo é mentira sem argumentos hahahhahahhahaaha

Titanico
Titanico
8 junho de 2005 4:15 pm

Fala Xênicko… No texto anterior, vc disse que “as respostas estão, em boa parte, enganadas, mesmo seguindo a visão espírita (…)”. Foi por esse motivo que eu expliquei melhor qual era a intenção do nosso texto e me colocando à disposição para alterá-lo se necessário fosse… Não quis e nem tive a intenção de agredir ninguém… se o fiz, peço desculpas. Só que tinha entendido que vc disse que estávamos enganados com relação aos conceitos da Doutrina Espírita… agora que vc explicou melhor, entendi o que vc quis dizer… Sobre os livros que vc indicou, agradeço a indicação e tentarei… Read more »

Xênicko
Xênicko
10 junho de 2005 9:08 am

Histórinha de macumbeiro… Macumba, na verdade, era um aparelho de percussão nativo da África, feito com madeira de uma árvore chamada At-Kumbirah (que pode ser traduzido como madeira escura)e que tinha o som próximo de uma mistura dos tambores indígenas e os atabaques usados ainda hoje nos terreiros. Assim Macumbeiro é quem toca esse aparelho chamado macumba. Nos séculos passados, ao tempo da escravidão, alguns Senhores de Engenho permitiam que seus escravos fizessem seus rituais estranhos e tocassem seus tambores em homenagem aos seus deuses. Algumas pessoas que não conheciam esses ritos ouviam a estranha música e perguntavam: – que… Read more »

Xênicko
Xênicko
15 junho de 2005 12:26 pm

período de provas na faculdade… mas eu volto.

Daniele
Daniele
23 junho de 2005 11:19 am

Oi gente, achei este site no google e li todos os comentários, confesso que muita coisa ficou clara, porém muitas outras acabaram por dar um nó em minha cabecinha… Vamos partir do princípio, eu estava pesquisando sobre “trabalhos”, “terreiros”,”pa-is e mães-de santo”, o motivo da procura, resume-se à uma visita que fiz à um terreiro, eu fui acompanhar uma amiga, e nunca havia participado de um “culto” antes, apesar de jah conhecer um pouco do assunto, confesso que fiquei surpresa com o que encontrei, o motivo principal foi pelo fato de que eu estava totalmente cética ao que estava acontecendo… Read more »

Titanico
Titanico
23 junho de 2005 1:25 pm

Ontem à tarde, enquanto eu me aprontava pra ir a aula, comecei a ouvir na televisão de um amigo, um programa de televisão que passa a tarde, tipo umas 17:30h… era uma apresentadora e não sei que programa era aquele. O tema era a não aceitação de algumas religiões… uma das pessoas começou a falar que era Umbandista, que deviam cobrar sim pelos trabalhos porque a casa precisa se manter… também disse que tinha energização dos animais mortos para que os “médiuns” comecem após os sacrifícios… Até aí, nada de errado… o problema, é que ela, a “expert”, usava como… Read more »

Anônimo
Anônimo
23 junho de 2005 3:56 pm

Titânico, achei clara a explicação, mas acho que ainda não é bem o que eu preciso saber… será que a minha pergunta naum ficou clara?
obrigada
quem puder me ajudar e tiver msn, pode me adicionar
meu e-mail é: dmoura9@hotmail.com
Obrigada
Bjs

Titanico
Titanico
23 junho de 2005 4:33 pm

Fala Daniele…

Se vc permitir, depois entrarei em contato com vc e conversaremos melhor…

Abraço…

Dani
Dani
23 junho de 2005 4:46 pm

Por favor…Titânico
entre em contato

eduardo buchs
eduardo buchs
20 janeiro de 2011 9:31 pm
Radical Chic
Radical Chic
17 maio de 2005 3:41 pm

Builder,
quem trabalha não é o orixá, mas entidades que trabalham em seu nome… Assim como existem espíritos que ajudam qdo pedem algo a Jesus por exemplo. Essas entidades são mais densas e por isso utilizam essa energia.

Mas esse trabalho mais denso muitas vezes é necessário… pq às vezes a pessoa está tão mal (por causa dela mesma, pensamentos, ações…), que ser superior não tem nem como chegar ao nível dela para ajudá-la. E nessas horas só uma entidade mais pesada pode fazer esse serviço de limpeza.

tiza
tiza
21 maio de 2005 3:26 pm

Sentimento só é ruim ,quando é mal e começa ; ou quando é bom e se acaba…no mais é festa. …….. O LAÇO E O ABRAÇO……… Meu Deus!!! Como é engraçado! Eu nunca tinha reparado como é curioso um laço… Uma fita dando voltas? Enrosca-se, mas não se embola , vira, revira, circula e pronto: está dado o laço. É assim que é o abraço: coração com coração, tudo isso cercado de braço. É assim que é o laço: um abraço no presente, no cabelo, no vestido, em qualquer coisa onde o faço. E quando puxo uma ponta, o que… Read more »

Radical Chic
Radical Chic
19 maio de 2005 3:53 pm

Ah! Esse site é muito bom Hellen! Foi nele que li a respeito das “obrigações” (oferendas aos orixás). É um dos sites mais completos de umbanda.

Aliás, não tem ferramenta melhor de pesquisa do que o Google, viu gente?! Sempre que vou à alguma palestra e quero estudar mais sobre o tema, é por ele que faço as pesquisas. Só é preciso usar o bom senso pq no meio aparece muita tranqueira também… mas pra quem já sabe um pouquinho, dá pra ver qdo estão falando besteira.

Liza
Liza
19 maio de 2005 2:42 pm

Acho que foi pra mim mesmo Tiza.
Ok Acid, tudo evolui no mundo em que vivemos: pedra, planta, animal e homem.
Cada um desses seres seguem as leis da evolução universal, uma espécie de estágio evolutivo através da reencarnação nos reinos mineral, vegetal, animal e humano, até atingir a perfeição que o ponto final da Evolução.
Eu poderia dizer então que: “A pedra se torna uma planta, a planta um animal, o animal um homem, um homem um Iniciado, e o Iniciado um Deus.”
Valeu pela explicação! 🙂

Titanico
Titanico
19 maio de 2005 9:57 am

Fala Marlé… na paz?

Esse negócio de comparar os Orixás com Santos Católicos vem da época da escravidão, onde os escravos, por medo de serem perseguidos (devido a imposição Católica) não podiam ter outros credos.
Daí, para disfarçar os Orixás, começaram a representa-los com as figuras dos Santos.
Cada Orixá era um Santo, mas só para disfarçar.

Mas, não nem nada a ver uma coisa com outra…

Abraços…

tiza
tiza
18 maio de 2005 11:00 pm

uma dúvida …..A vida é uma grande dádiva, para os espíritas então´ela é antes de tudo uma chance de evoluir. Um espírito consegue então , segundo a doutrina espírita ou outras que pregam a reencarnação , renascer, ainda que sem a totalidade de suas memórias ,mas já com um intuito de aprimoramento. Como todos nós com uma intensidade maior ou menor somos médiuns , podemos receber ou perceber espíritos de falecidos. Ainda que recebamos mensagens várias , essas mensagens realmente mudam o comportamento íntimo esperdado do médium já que assumidamente ele não fala por sí ? Se nem sempre isso… Read more »

Sandra
Sandra
18 maio de 2005 11:06 pm

Aí Acid! Gostei da explicação!
Muito clara e precisa!
Muita luz!!!

Titanico
Titanico
18 maio de 2005 10:54 pm

Pretos velhos, caboclos, etc, são trabalhadores em correntes, ou seja, dizem que cada linha pode ter até 300.000 com a mesma denominação.

 Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
18 maio de 2005 10:19 pm

Eum… esse negócio de espíritos “evoluídos” traz mais confusão do que esclarece. Ser evoluído espiritualmente é apenas ser mais esclarecido, mais experiente, com muito amor e paciência. São pessoas como nós, que nos ajudam do outro lado. Por exemplo, podemos ser nós mesmos, no futuro. Posso ter de me “disfarçar” de preto-velho, nao no intuito de enganar, mas porque essa imagem produz no inconsciente do médium um afinidade que é essencial para a comunicação! Preto-velho é só uma denominação, como “jogador de futebol”. Existem vários 🙂 . Aliás, em terreiros se uma muito o nome de uma entidade já conhecida… Read more »

Liza
Liza
19 maio de 2005 9:37 am

Então posso entender que esses orixás/elementais são forças vivas da natureza, natureza subjetiva do plano fisico?
Tipo:
Terra – relacionada aos Gnomos;
Água – relacionada às Ondinas;
Fogo – relacionada às Salamandras;
Ar – relacionada às Sílfides.

E por serem de natureza etérica, são maleáveis à manipulação da mente humana que cria formas que costumam aparecer aos olhos dos clarividentes como gnomos, salamandras, silfos, ondinas, ninfas, etc?
Desculpem sim? Dúvidas… 😳

x-builder
x-builder
18 maio de 2005 8:53 pm

Alguem já viu como é uma pomba gira???

http://www.sucessoemailing.com.br/music/neisa.asp

tem que ouvir a musiquinha!!!
😀

marlé
marlé
18 maio de 2005 8:33 pm

Olá para todos! Bem, eu já sou uma visitante meio velha do saindo da matrix, no entanto nunca comentei aqui!! Mas este tema me deixou meio encucada e cá estou eu! ehehehehe Inicialmente, gostaria de dizer que o comentário de todos foram bem legais e esclareceram muitas dúvidas que eu tinha!! Especialmente a Ruiva, Titanico e Radical Chic (nossa vcs têm um conhecimento bem grande em cima do tema!!)!! Bem eu já fui em uma casa que se praticava Cadomblé e achei a experiência bem diferente e interessante! Entretanto, nem sabia como funcionavam os mecanismos e tals, apenas ia, tinha… Read more »

x-builder
x-builder
18 maio de 2005 6:44 pm

Vamos andar um pouco mais sobre os misterios da umbanda….

Se os orixas sao apenas o principio inteligente e nunca reencarnaram, nunca sofreram para chegar a iluminacao como Budha, jesus, ou francisco de assis……Eu poderia dizer que por exemplo Francisco de Assis estaria anos luz dos Orixas?????

Anônimo
Anônimo
18 maio de 2005 5:49 pm

A evolução é um processo que se aplica a toda vida e a todos os organismos.
É a “consciência” que se move de vida a vida, seja os elementais, as almas-grupos (mineral, vegetal e animal) ou o homem.

tiza
tiza
19 maio de 2005 3:40 pm

Muito esclarecedor e interssante esse site citado pela Hellen….lí tudo …

tiza
tiza
19 maio de 2005 2:47 pm

Radical vc vai ser eleita vice dona desse site…valeu…

Dunedain
Dunedain
21 maio de 2005 12:14 pm

Esses laços quem garante que é real? não seria mais um forma de apego? prisão? comodidade? quem garante que isso é de fato construtivo? apenas uma opinião!

Abraços…

Ale
Ale
20 maio de 2005 5:06 pm

Mas minha vida é o rolê… Num tenhu muito animo as vezes, mas é por causa de umas tretas que acontecem, mas nunca me imaginaria em outro lugar, e o bem que faço saindo de rolê com a galera é grande, pq uno muita gente, converso com muita gente e faço vários laços humanos…

Umbandista
Umbandista
21 maio de 2005 11:09 am

Parabéns. esse site é realmente muito bom e admiro essa união meio bagunçada de pessoas tão diferentes na verdade procurando uma mesma coisa… Sei lá, é minha percepção inicial… Mas gostaria de expor algo sobre a Umbanda que não sei se ajuda ou atrapalha e se “umbandistas” em geral concordariam, mas aí vai: Bem, sou umbandista desde que me entendo por gente e apesar de não “estudar” muito em livros sobre minha religião, tenho uma percepção que me é passada pelos meus guias orientadores (ou melhor, aquilo que consigo ou tenho capacidade de compreender dp que me é ensinado). Discutir… Read more »

Titanico
Titanico
20 maio de 2005 3:55 pm

Fala Acid… obrigado por colocar o texto aqui…

Aliás, gostaria de saber sua opinião…

Abraço…

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
20 maio de 2005 3:23 pm

Oi pessoal. O Titânico e o X-Builder conversaram durante horas e o resultado é um FAQ de Umbanda, tipo “tudo o que vc queria saber sobre…”

http://www.saindodamatrix.com.br/archives/faq-umbanda.htm

Titanico
Titanico
19 maio de 2005 11:28 pm

Fala Leo…

Esse livro que vc cita o elemental é: “Do outro lado do espelho” do Inácio Ferreira pelo Carlos Bacelli.
Realmente eles vão buscar o lendário Tomás do Torquemada, Inquisidor-Mor da Espanha. Dizem que só pela fogueira sob sua supervisão, tenham morrido mais de 4.000 pessoas. Somando as mortes a seu mando, pode ter chegado a quase 30.000 pessoas…

Abraços…

Leo
Leo
20 maio de 2005 9:56 am

Oi Tiza, cada vez mais atuante hein???
Fala Titanico, é esse mesmo…..tava em dúvida qual que era, li todos eles e embaralhou tudo quando chacoalhei a cabeça.
Mas essa parte do encontro com este elemental é muito instrutiva….não tenho o livro para colocar a parte. Mas sei que por essas que muita gente da FEB, meio que escanteia o Inácio. Afinal no livro dos espirritas(sáude)na questão 103 falam que os duendes e cia são espiritos levianos que irão encarnar como humanos alguma hora futura…
Abraços

luciana - soldada da rainha
luciana - soldada da rainha
19 maio de 2005 7:14 pm

Nossa, Que Lindo, estou em lágrimas de felicidade e gratidão. No Santo Daime cantamos um hino dedicado a Yemanjá que é assim: Luar se fez, um raio prateado iluminando o céu e as espumas do mar Lindo clarão a beira mar Vejo Mamãe Yemanjá Lá vem, lá vem Junto com suas sereias Nos abençoar Rainha Yemanjá Dona das águas Tu és Mãe Oh Janaína Odoiá! Iluminai, Minhas profundas águas Para eu decifrar Mistérios di meu mar Deste meu mar De ilusões Rainha vem Me Iluminar Yemanjá, Princípio gerador Amor fundamental Tão puro e maternal Rainha vem Me confortar Oh! Janaína… Read more »

Dunedain
Dunedain
19 maio de 2005 8:25 pm

Ale, nada melhor para fazer?

vai uma dica?

vai ler a si mesmo e verás que há um caminho a ser percorrido 🙂

Não temos mais tempo hehehe

Abraços!

jessica
jessica
19 maio de 2005 4:11 pm

oi tudo bem pessoal eu gotei muito da sua materia mais na verdade eu gostaria mesmo e de saber qual a diferença existente entre macumba,cadomble e umbanda se possivel mandar a resposta para o e-mail lais_ms_11@hotmail.com

Leo
Leo
19 maio de 2005 9:27 pm

Oláááá Pessoar
Sumo mas vorto.
POis então, entrando nessa paradinha dos elementais tem um livro do Inácio Ferreira/Carlos a. Bacelli que em suas narraçoes e buscas ao Torquemeda(isso???) que ele se depara com um elemental trilegal…..e que diz que já poderia tinha encarnado como ser humano, mas resolveu permanecer naquela forma….Acid dê uma luz…..não sei se é no Próxima Dimensão, nesse novo acho que não é…
Abraço e amor a todos os seres

Radical Chic
Radical Chic
19 maio de 2005 2:44 pm

Este aqui é um dos sites onde andei pesquisando sobre Umbanda. Explica direitinho o que é Pomba-Gira:
http://www.umbandabrasil.com.br/exu.asp

Titanico
Titanico
18 maio de 2005 5:45 pm

Fala Builder…

lembre de um comentário abaixo, onde é dito que os Orixás tem dificuldade de “falar” (eu nunca vi nenhum falar)…
Te pergunto: por que os índios (a maioria) respeitam tanto a Natureza?
Será que são seres superiores por causa disso?

ah, instalei o MSN… mas, como nunca usei, tô aprendendo agora… cadastrei meu nick como TitanicoSDM… meu mail vc sabe…
vê se consegue me achar…

Tente responder as perguntas acima, beleza?

Abraço…

Titanico
Titanico
18 maio de 2005 4:47 pm

Boa tarde… Builder… vc quer polêmica? hehe… vamos a algumas coisas. Primeiro é necessário separar Candomblé, Umbanda tradicional e a Umbanda branca… Candomblé se trabalha mais com os Orixás. Umbanda tradicional é uma derivação direta do culto afro, ou seja, provém do Candomblé, com algumas modificações, onde os Orixás não fazem consultas, apenas coordenam trabalhos (pelo menos pelo que eu já vi). Umbanda branca é parecida com a tradicional, mas não existe cigarro, bebida, trabalhos para se fazer,etc. Prefiro essa última, pois a única diferença para os Espíritas são as chamadas guias (popular colares), médiuns descalços e de pé, etc.… Read more »

Elmo
Elmo
19 maio de 2005 2:39 pm

Olá Acid!

Tenho lido seus artigos e gostado muito da forma coerente e abrangente dos mesmos.
Continue assim, colaborando com a humanidade e primando sempre pela verdade. Pois como dizia o Cristo Jesus: “conhecereis a verdade e ela vos libertará”.
A verdade sempre esteve e sempre estará dentro de nós.
Um abraço !

* Preciso do seu endereço de e-mail amigo. Precisamos conversar.

Elmo

tiza
tiza
16 maio de 2005 5:53 pm

Radical desculpa então a todos ..o repórter mostrou os dois paralelamente e eu devo ter perdido alguma explicação…sabe como é , quanto mais ignorante num assunto ,mais as coisas se parecem iguais, as sutis diferenças entre todas as fés, exigem mais preparo e intimidade… Quanto a ter citado Belém foi só um exemplo ,o assistido ,porque eles exstem em todos os lugares ..aqui existem muitos tbém…mas mostraram muitas outras coisas,o tema era exorcismo e descarrego… mas fiquei muito impressionada com o fato das pessoas lidarem com essas coisas ,assim como se não existissem realmente cobranças posteriores e desiquilíbrio na luz… Read more »

x-builder
x-builder
16 maio de 2005 5:58 pm

Fantástico este texto!!!!! Muito bom mesmo. Fazia tempo que não via um texto tão interessante sobre a Umbanda.

Rafael
Rafael
16 maio de 2005 6:45 pm

Muito bom esse texto hein? Nota 10!

Dunedain
Dunedain
16 maio de 2005 10:09 pm

Ei Tiza, vou o quê? “atomatar”? não entendi…seria algo como jogar tomate? eu hein… é ruim hein… Eu já fui em um centro de Umbanda para pesquisar,sinceramente achei a mesma coisa que a igreja católica ou qualquer outro agregado religioso,em essência, MULETA, porém eu achei a Umbanda muito mais prática pelo fato do ritual ser um RITUAL,e não só dogma como as outras igrejas. Cada um é cada um, meu ponto de vista é esse,por algumas experiências nesse sentido,com todo respeito,essas entidades para mim é mais técnica,do que moral,se nós encomedarmos algo,a entidades faz sem o menor respeito pelo índividuo,como… Read more »

Kamala
Kamala
16 maio de 2005 10:37 pm

Alguém poderia comentar, dar algum exemplo sobre a parte do texto que fala: “retirada de aparelhos parasitas”.

O que seria exatamente isso??

Bia Badaud
Bia Badaud
16 maio de 2005 10:49 pm

que lindo, Acid!
obrigada!

tiza
tiza
17 maio de 2005 1:01 am

Bom rever vcs Hellen, Radical,Dune e vc Ale que precisa acalmar ,bota sua angústia na música que ela te reergue mais e mais “pra fazer um samba com beleza é preciso um bocado de tristeza senão não se faz um samba não”,é do Vinícius mas serve pro Rock,só que roqueiroé reinvicação,indignação,raiva.Só que tem que centrar no objetivo e não pensar que é louco e se deixar alienar nem fugir..encara de frente suas questões porque se há a turma do deixa disso ,há tbém a do vamos ver…e nós estamos na torcida por vc Ale ..kd o Ancião, o Joel ,o… Read more »

Sandra
Sandra
17 maio de 2005 10:38 am

Aí,a Egrégora dos pretos-velhos está interligada totalmente à Egrégora de nossa grande Mãe Maria.
E responde ao compromisso de amor maior auxiliando principalmente as crianças na cura de doenças e aos adultos na limpeza do corpo astral.
Muito lindo o texto,parabéns,Acid!!!
Muita luz à todos!!!

tiza
tiza
17 maio de 2005 2:28 pm

Vcs me perdoem ,mas que tipo de poder é esse que fica vampirizando as pessoas, ou oferendas pra captar
energia…elas não as têem suficientemente em sí mesmas ?Precisam parasitar matéria viva , ou mesmo somente alimentos escolhidos? Dei que a maioria aqui não pratica, mas é preciso compreender que nenhuma atitude má pode satisfazer um Deus Bom..Lembram aqueles sacrifícios do antigo testamento aos quais Jesus veio dar fim, tornando-se ele mesmo, através do seu, vencedor da morte….”acaso preciso Eu do sangue de seus sacrifícios? ”
“Ide e compreendei; EU não quero o sacrifício e sim a misericórdia !”

x-builder
x-builder
17 maio de 2005 1:01 pm

Uma coisa que nunca entendi no Candomblé especificamente é pq fazer oferendas (que vai desde vagem a Boda) para o Orixas. Queria saber como a espiritualidade encara isto.

Radical Chic
Radical Chic
17 maio de 2005 1:48 pm

Oferenda é ENERGIA Builder…. Qdo vc pede a ajuda de algum orixá, tem que dar algo em troca. Se uma pessoa faz um trabalho para outra, as entidades vão usar a energia dessa pessoa-alvo (se for para o mal), ou a energia da comida, etc… se for para o bem. Caso seja para o mal e a outra pessoa-alvo esteja bem (equilibrada, com a aura sem buracos por onde atingí-la), a entidade irá cobrar de alguém a energia que não conseguiu sugar dessa… E o caminho mais fácil é a linha reta de onde veio. Por isso a Lei do… Read more »

x-builder
x-builder
17 maio de 2005 1:58 pm

Pois é Radical, mas como um ser evoluído como um Orixá vai aceitar que alguem mate um bode para ele? Acredito que os Orixás já estão em um nivel tal que não aceitariam a morte de até mesmo de um animal.

Radical Chic
Radical Chic
16 maio de 2005 5:01 pm

Oooops! Avó não, tataravó!

Radical Chic
Radical Chic
16 maio de 2005 5:00 pm

Ah! Hellen… O Wagner já explicou que esses nossos pajés são a mesma coisa dos “Xamãs” que conhecemos. Não duvido que sua avó tenha lhe dado umas aulas no astral… pq os ensinamentos são passados de geração em geração.

Beijos!

Titanico
Titanico
19 maio de 2005 2:09 pm

Fala Tiza… lá embaixo eu falei o que é a pomba gira.
Mais explicitamente, é assim que se chamam algumas “entidades” designadas, em alguns casos, para prejudicar uma pessoa.
No pupular de outras doutrinas, também é conhecido como obssessor.

Acid… se vc tiver meu mail, me escreve para que eu possa te mandar aquele negócio que falei ontem…

Abraços procêis…

tiza
tiza
19 maio de 2005 1:25 pm

Hellen ,aqui em Minas é muito comum ,é deliciosa e linda ….
parecem com seus olhos..redondinhas
e bem pretinhas..sério …cobrem o tronco da àrvore de cima a baixo e muitos costumam vender a produção das mesmas , nos próprios pés, nos pomares das casas e fazendas, para famílias ou turmas
aí fica aquela coisa chique..
apinhada de gente e fruto grudados no tronco,e o chão é só casca …é lindio ,mas vale a pena porque é muito gostosa…
Dava pra me vc ou alguém explicar como se eu tivesse 4 anos o que é uma pomba gira ?

Cláudio
Cláudio
19 maio de 2005 1:54 pm

Putz! eu não consegui ouvir a música inteira, mas me deu uma vontaaaaade de comprar o CD! Sério mesmo! Será que eu acho fácil pra comprar? O pior é que agora toda vez que me oferecerem jaboticaba eu vou lembrar de pomba-gira! êitcha!

Mano Piper
Mano Piper
19 maio de 2005 10:26 am

Muito bunito esse texto, os negros tem uma cultura muito rica não é atoa que o 1° homem surgiu na Africa, o bom que eles são autenticos na religião que criam. 😀

Um bom dia a todos.

Mano Piper
Mano Piper
19 maio de 2005 10:34 am

Acid fugindo do tema, vc curti animes ?
Eu tbm só fã da animação Japonesa, alias não só dela como em geral, desenho de todo tipo é comigo mesmo.
Esse filme “Meu Vizinho Totoro” vc escolheu bem ao recomenda, eu tbm recomendo é muito bom.

tiza
tiza
19 maio de 2005 12:17 pm

X-Builder que feúra…dava pra explicar sério o que vem a ser uma pomba gira …palhaço!!!!!! 😛 (brincadeira…palhaço!!!!) Acid, acho que vc quis dizer LIZA , mas como na natureza nada se perde tudo se transforma ,a Bíblia cita “Os filhos do mundo são mais espertos… ” é , eu não entendo realmente exatamente o que isso quer dizer… mas gostei muito dessa de comunicação com os animais …pensei que vc fosse detonar a idéia….as vezes acho que nós todos aqui nos desentendemos por rótulos de idéias ,que só estão,escritos em linguas diferentes mas com tradução comum pertinente. Como é que… Read more »

 Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
19 maio de 2005 10:23 am

Não exatamente, Tiza. Não são apenas energia, e sim seres em evolução e aprendizado. Imagine seres de outro planeta, só que aqui mesmo. Têm sua cultura, seu modo de vida, e de pensar. Há os que já tem experiência e discernimento pra viver uma experiência humana, mas não querem, porque nos consideram muito incivilizados (só posso concordar com isso). Os que passam têm problemas de adaptação, como uma pessoa que sai de um país pra outro. Tendem a ser mais ingênuas, mas ligadas à natureza, se comunicam melhor com os animais do que com gente, etc. São o mesmo que… Read more »

x-builder
x-builder
18 maio de 2005 5:34 pm

Putz Titânico, tu fechou o racicínio!!!!!

Entendi perfeitamente sua colocações. Agora fez bastante sentindo , inclusive minha dúvida sobre o que a Ruiva disse.

Eu achava que os Orixás eram espíritos evoluídos…..mas na verdade estão em evolução é isto? Entedi corretamente?

Mary
Mary
2 agosto de 2005 2:20 pm

Fernando

Ter medo, preconceito, receio…é uma coisa. Mas querer impor somente sua verdade é outra, no qual você precisa rever seus conceitos e analisar profundamente, ou seja, se olhar diante do espelho para perceber que por mais cristão que queira parecer, o RESPEITO também é uma forma de caridade.

Anônimo
Anônimo
21 julho de 2005 2:15 pm

eu sou umbandista e amor a umbanda ela mim faz muito bem e sempre nós invocamos o nosso Deus salve aldeia pedra azul e o caboclo tupy guarany santo antino de jesus ba

tiza
tiza
16 maio de 2005 4:07 pm

Outra noite,faz um tempinho ,no GNT ,assisti uma reportagem sobre Umbanda,focalizando dois terreiros em Belém do Pará…o Dune vai me “atomatar”, mas num não se fazia o MAL (eles tinham uma noção nítida dos limites entre os dois polos energéticos, e não por dogmas mas por transferência …se ardeu meu olho não foi bom pra mim…) , mas no outro se fazia o Bem de quem pedisse , assim tipo era permitido encomendar a morte do marido traidor porque a mulher tinha sido ofendida (assim como no mundo civilizado se pode optar pela Pena de morte)…é isso que me preocupa… Read more »

Radical Chic
Radical Chic
16 maio de 2005 4:46 pm

Mas aí não era Umbanda, Tiza, era Candomblé… Na Umbanda NUNCA se faz o mal, mas há quem misture com o Candomblé e ainda assim chame falsamente de Umbanda. Agora, em tudo há a lei de retorno… Por isso temos que pedir o MELHOR para nós, seja ele qual for… Nem sempre o que queremos pode ser bom no futuro, mesmo que aparentemente aquele “trabalhinho” não faça mal para ninguém. Por exemplo, vc está desempregado e pede para te ajudarem a arrumar algo. Vc pode até arrumar, mas não saberá o que o futuro te reservava… de repente vc poderia… Read more »

Ale
Ale
17 maio de 2005 2:21 pm

Vai ver eles num tão tão evoluídos assim… E ae galera, firme??? Tiza, relaxa, c leva muito a sério as coisas que eu posto no meu blog… ehhehe, aquilo lá é mais uma válvula de escape prá mim, qdo eu to mal, eu jogo tudo lá e acabo melhorando… Agora só to ansioso prá meus 20 anos nessa sexta… Vai lotar de gente a pracinha que eu frequento… ehheh… Hellen, queria saber mais sobre esses baratos de pajé, você sabe onde posso encontrar algo? Sou descendente de índio, se pá do cacique de tibiriçá ( minha vó me falava isso… Read more »

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.