HÁBITOS

Sobre hábitos, um velho deitado diz: “Plante um pensamento, colha uma ação; plante uma ação, colha um hábito; plante um hábito, colha um caráter; plante um caráter, colha um destino”.

Hábitos são inicialmente teias de aranha, depois fios de arame.

Provérbio Chinês

Não corrigir nossas faltas é o mesmo que cometer novos erros.

Confúcio
5 1 vote
Avaliação
Subscribe
Notify of
41 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
billy shears
billy shears
25 outubro de 2008 4:22 pm

“Não acredito que se dependa exclusivamente do olhar de outras pessoas para a existência ou para a própria evolução, ou sua busca ou sua Fé.”

Fy, Sócrates disse que seria insensatez dar valor à opinião de pessoas insensatas; contudo, seria sensato respeitar a opinião dos judiciosos – estou resumindo o raciocínio dele, mas em essência é isso, creio eu.

O problema é saber discernir quem é insensato ou judicioso. A esse respeito, creio já ser um grande adianto nos tornarmos judiciosos, evoluindo cultural e espiritualmente, através das obras e exemplos deixados pelos grandes mestres da humanidade.

Bjs

Agent Willows
Agent Willows
3 agosto de 2005 4:57 pm

😆 O “Doutor-Médico” poderia me fazer a receita com o genérico desse remédio?? só tomo se for genérico!!!

Mas será q não foi instinto do primeiro? e os outros macacos “macaquearam” seu companheiro? pq o mesmo aconteceu com o grupo 2, q nao tinha conhecimento do grupo 1, se foi isso q entendi…

Anônimo
Anônimo
2 agosto de 2005 11:11 am

As vezes não sabemos para onde a estrada vai, mas continuamos nela.

Subidas, descidas, cascalho e lama.

Gramados, areia, planícies e sombras.

Keep walking…(JW)

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
2 agosto de 2005 11:05 am

Não sei. Eu deixo o acaso guiar o que publico aqui.

Liza
Liza
2 agosto de 2005 9:13 am

Hahahahahaha!! Um velho deitado foi ótimo!
Citando mais um dos aforismos de Confúcio… ou seja,
“Quando tiverdes faltas, não reluteis em repará-las.”

Me lembrou algo que li outro dia:

“Somos o que somos e estamos onde estamos por causa de nossos hábitos. Eles são nossos meios de crescimento e evolução…”

Radical Chic
Radical Chic
2 agosto de 2005 9:07 am

Também são de Confúcio:

“Não façais aos outros o que não quereis que te façam”

“O maior defeito é ter defeitos e não procurar corrigí-los”

“Não te suponhas tão grande que os outros te pareçam pequenos”.

E uma historinha, onde um príncipe violento pede conselhos à ele sobre a arte de governar os homens e Confúcio limita-se a responder:
“Começa por aprender a governar a ti mesmo”.

Anônimo
Anônimo
2 agosto de 2005 1:40 am

Acid,

O que o motivou a publicar esses 3 velhos “deitados”?

*Jonny*
*Jonny*
1 agosto de 2005 11:09 pm

o velho deitado era o Confúcio rsrs

Kamala
Kamala
1 agosto de 2005 10:13 pm

Coitado do velho, já deve ser aposentado, deixa o pobre coitado descansar e deitar onde quiser…. 😀

x-builder
x-builder
3 agosto de 2005 6:22 pm

grupo 1, grupo2 entendi nada

mas veja bem: “doutor” pode servir de colocação conotativa , indicando de forma irônica ou jocosa, como se alguem fosse importante. Do ponto de vista denotativo eu concordo com vc.

Liza
Liza
4 agosto de 2005 5:46 pm

Fazer escolhas positivas nem sempre é fácil, em razão dos padrões e hábitos negativos que adotamos. E aquele que realmente quer mudar, não procura as soluções fora de si, não culpa os outros pela sua infelicidade e buscando justificativas pelos seus fracassos. * * * “… Trabalho, ação, aprendizado, melhoria!… Não te ponhas à espera dêles sob a imaginária incapacidade de procurá-los, à vista de imperfeições e defeitos que te marcaram ontem. Realização pede apoio da fé. Mãos à obra. Tudo o que serve para corrigir, elevar, educar e construir, nasce primeiramente no esfôrço da vontade unida à decisão.” *… Read more »

Fy
Fy
25 outubro de 2008 12:14 pm

Acid,

(kkkkkk)é um velho deitado ou um velho ditado?????

Bjs

Fy
Fy
25 outubro de 2008 12:12 pm

Um velho deitado diz: “Plante um pensamento, colha uma ação; plante uma ação, colha um hábito; plante um hábito, colha um caráter; plante um caráter, colha um destino”. O Olho do Outro O quanto será importante se Sentir Visível diante dos outros ? Não acredito que se dependa exclusivamente do olhar de outras pessoas para a existência ou para a própria evolução, ou sua busca ou sua Fé. O reconhecimento tem um papel importante na vida de quem quer que seja, mas não é tudo. Acho que os gênios,que só tiveram sua obra reconhecida após a morte é um exemplo… Read more »

barbara
barbara
31 agosto de 2006 9:24 pm

Tenho hábitos horríveis; tão horríveis que nem sei mais quais são.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
14 outubro de 2005 2:12 pm

O desenrolar desta história fala por si só.

Anônimo
Anônimo
14 outubro de 2005 12:04 pm

Acid,
Sempre admirei suas opiniões mas, discordo completamente quando você fala da transposição do rio São Francisco afirmando que ela não foi discutida com a população.Isto não é verdade,pois há vários anos esse projeto já vem sendo pensado.Será que você está sofrendo a influência nefasta da rede Globo? Ou você falou tudo aquilo só para polemizar.Você acha que um homem dígno como o nosso Lula, em sã consciência faria alguma coisa que prejudicasse nosso povo?
Procure pesquisar onde está a verdade e como você diz e depois tire suas próprias conclusões.
Um abraço da Leila

Dani
Dani
9 agosto de 2005 5:16 pm

Oi Acid, tudo bem?
preciso muito do e-mail da Radical Chic, vc teria?
Eu saí da Editora e perdi meus contatos…
bj
dani

Agent Willows
Agent Willows
6 agosto de 2005 11:51 am

Os grupos 1 e 2 eram referentes à experiência com os macacos…

GUSTAVO
GUSTAVO
4 agosto de 2005 8:48 pm

OS HABITOS SAO COMO PASSAGEIROS
NOS VISITAM COMO HOSPEDES
E POR FIM , SE TORNAM NOSSOS AMOS
CONFUCIO

Agent Willows
Agent Willows
2 agosto de 2005 3:37 pm

Acho q o hábito é um dos grandes defeitos do homem… pois condiciona a pensarmos baseando-se nas experiências vividas repetidamente – hábitos e não na nova experiência em si, livre dessa “biblioteca de dados”… Sendo o evento parecido com um já vivenciado, o interpretamos nessas experiências passadas e não nos damos conta q ele poderá ser diferente. Nós vemos o q queremos ver, e não necessariamente o q realmente está lá. quantas visões, cheiros, sons não são sentidos pq fomos condicionados a não notá-los… Temos tantos hábitos q nem percebemos direito… Um exemplo prático pra ver se o hábito tomou… Read more »

Dani
Dani
1 agosto de 2005 5:04 pm

ahn, ainda bem que era um Velho deitado…rs…rs…rs…
Desculpa, escapou… hehe…
Concordo com confúcio, qdo diz que não corrigir nossas faltas é o mesmo que cometer novos erros…

Metarumano Birdman
Metarumano Birdman
1 agosto de 2005 4:43 pm

hehehe.. Velho deitado… tá certo um velho deitado tem muita experiência e tempo livre para filosofar…

sandra
sandra
3 agosto de 2005 12:35 pm

A vida é como jogar uma bola na parede:
Se for jogada uma bola azul, ela voltará azul;
Se for jogada uma bola verde, ela voltará verde;
Se a bola for jogada fraca, ela voltará fraca;
Se a bola for jogada com força, ela voltará com força.
Por isso, nunca “jogue uma bola na vida” de forma
que você não esteja pronto a recebê-la.
A vida não dá nem empresta;
não se comove nem se apieda.
Tudo quanto ela faz é retribuir e
transferir aquilo que nós lhe oferecemos.

“Albert Einstein”

bjs pra todos!!!

M@rcus
M@rcus
3 agosto de 2005 12:52 pm

O HÁBITO DA PLANTA E A VISÃO CONFUCIANA DO VELHO DEITADO. Estava eu, Confúcio, à adorar todas as coisas, quando deparei-me vestido e deitado, como de costume, usando um velho hábito. Era a minha maneira usual de ser um Ser. Aos 72 anos (551-479 ac), pronto para deitar-me por todos os tempos, plantei-me vegetal. Sobre a planta do pé, pensei: “Será hora de deitar-me em meu destino?” Não. -respondí-me. E uma planta arquitetônica desenhei. Semeei meu caráter e projetei meu mundo. Propaguei, eregi, insinuei. E depois assentei, e emeranhei e cultivei boas ações, e estacionei, meu corpo, para sempre. E… Read more »

x-builder
x-builder
2 agosto de 2005 3:45 pm

Oi Doutora Agent Willows. Entendi sua colocação sobre os hábitos,dó ponto de vista de repetir. MAs por outro lado, no mundo que nos vivemos, temos que sobreviver. E bons hábitos são fundamentais para crescermos profissionalmente, espirtualmente, em suma todas as áreas.

Eu to falando de pessoas que levantam 4:00 am para ler um livro para concurso, ou focalizar metas para crescimento profissional…

Estes bons hábitos eu valorizo nas pessoas.

Titanico
Titanico
2 agosto de 2005 11:59 am

Continuando Confúcio, lembro de duas:

“A franqueza, sem as regras da polidez, acaba por se tornar grosseria”.

“Perguntei em letras de fogö: Como estão vocês? Como estamos todos nós? A verdade está perdida, resta julgar”.

O final desta segunda, não lembro se é exatamente esta…

Jean Paul Sartre: “Se o desonesto soubesse das vantagens de ser honesto, ele seria honesto só por desonestidade”.

Titanico
Titanico
2 agosto de 2005 12:39 pm

Fala Acid!

Putz, já li A Repúplica e não lembro dessa frase… pode ter sido problemas de tradução (ou problema do meu cérebro!).
Já vi ela em vários lugares atribuída a Sartre… hehe

Mas, fica o registro então… e obrigado pela dica…

Abraço…

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
2 agosto de 2005 12:03 pm

Oi Titanico! Essa última frase, atribuita a Sartre, na verdade é de Sócrates. Está em “A República”.

dän.pLöc{!}
dän.pLöc{!}
2 agosto de 2005 1:36 pm

hehehehe… o velho deitado. adorei seu blog, beijos! eu te achei nos scraps da Lele Milani, minha amiguinha.

Radical Chic
Radical Chic
2 agosto de 2005 4:17 pm

No que a Willows postou tem um lance interessante, pq na maioria das vezes fazemos as coisas no “piloto automático”, sem muita consciência do que estamos fazendo. Já no caso que o X-builder citou, é um hábito consciente, não um automatismo. Outra coisa que eu fico sempre pensando é nos hábitos que temos pq nos ensinaram que tem que ser assim… será que se vivêssemos isolados do mundo nós teríamos os mesmo costumes? Lembro que li sobre uma experiência onde haviam dois grupos de macacos separados. Daí um dia um macaco de um grupo resolveu lavar a sua fruta para… Read more »

tiza
tiza
3 agosto de 2005 11:14 am

“Os vícios de ontem são os hábitos de hoje ”
“O hábito não faz o monge.”

“Alguns não conseguem afroxar suas próprias cadeias e , não obstante , conseguem libertar seus amigos.Você tem que estar preparado para se queimar em sua própria chama:como se renovar sem primeiro se tornar cinzas”…(Assim falou Zaratrusta.)

Zuaquim
Zuaquim
2 agosto de 2005 6:07 pm

A explicação do caso dos macacos poderia estar nos memes. Mas para isso seria necessário considerar que eles pensam e possuem idéias, e não agem somente por instinto.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
1 agosto de 2005 4:21 pm

Foi uma “liberdade artística”, Radical 😛

Romeu Suzuki
Romeu Suzuki
1 agosto de 2005 4:09 pm

“Hábitos são inicialmente teias de aranha, depois fios de arame”

Adorei.

x-builder
x-builder
1 agosto de 2005 3:52 pm

Acho bastante verdadeiro o provérbio. Todo dia tento mudar os meus maus hábitos exatamente com esta ideia de que um pensamento saudável é uma semante para uma vida saudável.

Radical Chic
Radical Chic
1 agosto de 2005 3:40 pm

O velho estava deitado mesmo ou foi só erro de digitação? 😛

Tacitus
Tacitus
2 agosto de 2005 4:34 pm

Quanto a esta última frase, atribuida à Socrates em A República… Bem, não me lembro ao certo… Mas creio tê-la visto num samba de Bezerra da Silva…

Força, Honra e Paz, Apolonius…
Ego frater tuus…

x-builder
x-builder
2 agosto de 2005 5:09 pm

o Agent Willows, desculpa ai. Vc ta precisando tomar um lexotan, que irritação é esta dooutt….ai desculpa, quase foi de novo.

Radical Chic
Radical Chic
2 agosto de 2005 5:04 pm

Taí um bom caminho para sair da Matrix… quebrar esse nosso “condicionamento”!

Isso dos macacos não me pareceu instinto, pq antes eles não faziam isso, precisou o primeiro macaco começar a lavar a comida para os outros imitarem.

Agent Willows
Agent Willows
2 agosto de 2005 4:53 pm

Radical isso de isolamento, lembro q quando li “O mundo de Sofia” o autor dizia q se um bebê visse seus pais voando ele não se espantaria, afinal o mundo todo é novo pra ele, e nós adultos nos espantaríamos se isso acontecesse pois temos o “hábito” de ver tudo e todos sob efeito da gravidade… ele completava dizendo algo como “para sermos bons filósofos só é preciso termos a capacidade de nos admirarmos com as coisas” como um bebê, q tem o “olhar novo- sem experiências anteriores pra comparar-hábitos. Já quanto aos macacos seria algo como instinto? eu vi… Read more »

Agent Willows
Agent Willows
2 agosto de 2005 4:30 pm

X, tira esse “Doutora” pq é um título q deve ser concedido somente a quem o fez por merecer e eu tô anos-luz disso… se vc assim me chamou pq eu soei como dona da verdade… perceba q eu comecei dizendo “ACHO” ou seja eu “considero” q o hábito é um dos grandes males do homem por deixá-lo cego em muitos momentos, porém como vc mesmo colocou, ele é necessário em certas ocasiões para não “perdemos o rumo”, estabelecendo metas e regras pra q a gente não se perca, como quando fazemos um cronograma. Isso de concurso me fez lembrar… Read more »

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.