TUDO EM TODO LUGAR AO MESMO TEMPO

Os anos 90 foram intensos em filmes profundos e surpreendentes que mergulhavam numa jornada onde a realidade não era o que parecia ser, e outras realidades coexistiam (o que hoje chamamos de multiverso). The Matrix, Os 12 macacos, O 13º andar, O Show de Truman e Abre Los Ojos abriram a cabeça de muita gente e deram frutos, como esse blog.

TUDO EM TODO LUGAR AO MESMO TEMPO

Eis que, após uma década quase vazia, vem um filme pra explodir cabeças e que (provavelmente) será o melhor do ano pra muita gente. É Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo (Everything Everywhere All at Once). É um Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, só que bem feito. Poderia ser descrito como uma mistura de Stephen Chow com Jackie Chan e uma pitada do nonsense de Community (até porque os Irmãos Russo estão entre os produtores) com a liberdade humorística de Apertem os cintos, o piloto sumiu.

O cartaz do filme dá uma noção da loucura, mas também dos temas sérios de fundo, como a circularidade da Vida (com um visual emprestado da Roda da Vida Tibetana) e o Yin-Yang, representado pelos olhinhos (aliás, recomendo esse vídeo que mostra o jogo visual entre a “grande rosquinha” e os olhinhos).

Tentem não saber muito sobre o filme e surpreendam-se, coisa cada vez mais rara na indústria do cinema. Jamie Lee Curtis está irreconhecível e irreprovável, e a Michelle Yeoh, que Diva! Que range! Que papel difícil e que atuação! Esperem ela no Oscar! Outro que impressiona demais é Ke Huy Quan, interpretando o marido da personagem principal. Sabiam que ele que foi o “Short Round” de Indiana Jones? Nem eu!

O filme é corajoso por diversos motivos. Elenco chinês, falado metade em chinês metade em inglês (intercalado!), coragem pra mostrar coisas na tela que podem ferir a sensibilidade do cidadão de bem, coragem de ser uma montanha-russa de comédia com drama e luta e ainda assim parar tudo por 10 minutos pra ter um momento de pura introspecção e contemplação, sem uma pessoa sequer falando. Coragem de, no meio do momento mais sensível e emocionante do filme, onde meus olhos já estavam marejando, colocaram uma cena de 2 segundos que pra mim foi a mais engraçada do filme e, se eu estivesse tomando algo nesse momento, teria cuspido tudo de tanto que eu ri! Que filme! De vez em quando ainda me pego pensando nele aleatoriamente.

4.6 9 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
18 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Skywalker
15 novembro de 2023 6:58 pm

Assisti esse filme, finalmente, ontem à noite e… me faltam palavras pra definir! Diferente. Surpreendente. Uma montanha-russa de emoções, ações e camadas temporais de multiverso. Um absurdo gostoso. Alucinante ao extremo, mas bom, gostoso. Ao contrário de muitos filmes recentes com ação atrás de ação, só pra chamar a atenção de millenials com segunda tela em punho, sem um encadeamento e um objetivo maior. Enfim… entrou na minha lista top de todos os tempos.

Syfy
22 setembro de 2023 12:20 pm

o filme em termos nietzschianos niilismo x amor fati

Chedy
Chedy
24 março de 2023 7:06 pm

Está com algumas semanas que assistir este filme e ainda me pego pensando nele… antes dele só Gravidade se manteve, e se mantem, na minha memória. Achei incrível como ele conseguiu extrair tantas emoções: gargalhada estrondosa, chorei, me empolguei com as cenas de luta, me surpreendi, refletir… como é bom ver que a originalidade e criatividade ainda se faz presente no cinema.

FELIPE
FELIPE
24 março de 2023 1:34 am

Sid,

O Ke Huy Quan é o Dado dos Goonies… por isso ele leva a pochette!!!

Lucas
Lucas
15 março de 2023 12:13 am

‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’: Matrix na era quântica vence Oscar 2023
http://cinegnose.blogspot.com/2022/05/tudo-em-todo-lugar-ao-mesmo-tempo.html

Lucas
Lucas
14 março de 2023 3:08 pm

Acabei de assistir…

q filme doiiido!

Lucas
Lucas
14 março de 2023 3:22 pm
Reply to  Lucas

mas acho que entendi porque o filme ganhou o oscar.

Lucas
Lucas
14 março de 2023 3:24 pm
Reply to  Acid

sim.. acho q é Revolucionário..

Lucas
Lucas
13 março de 2023 12:31 am

Esperem ela no Oscar!

Hermano
Hermano
9 março de 2023 3:28 pm

Este é exatamente o tipo de filme que eu gosto, pois explora ideias “fora da caixinha”. Mas sinceramente, fiquei triste, pois não curti muito a execução. Os filmes fazem a gente se sentir de uma determinada forma e depois ficamos tentando racionalizar o motivo. Nesse caso, esse filme me incomoda porque eu sou um espiritualista que consome cultura pop feita por pessoas materialistas. Os materialistas riem da noção de que um Deus possa existir (ou mesmo vida após a morte, ou qualquer coisa espiritual) mas abraçam sem questionar a ideia de que vivemos em uma hiperestrutura (multiverso) que contempla toda… Read more »

Lucas
Lucas
1 março de 2023 6:45 pm

disponível no Prime Video..

Rogério
Rogério
13 janeiro de 2023 4:41 pm

Grande Acid! Adorei tudo no filme. Minha esposa, no entanto, não entendeu nada. Minhas filhas e respectivos namorados, por sua vez, acharam “bom”.

renato
renato
28 dezembro de 2022 4:06 am

Achei um filme BB…………BELA BOSTA !!!! Não aguentei 20 minutos. Mas cada um cada um, sem problemas.

Lucas
Lucas
5 novembro de 2022 4:23 pm

Conheça Periféricos, nova série de ficção científica da Amazon Prime

Estrelada por Chloe Grace Moretz, a obra que mistura realidade virtual com viagem no tempo tem os criadores de Westworld na produção executiva; conheça enredo, elenco e veja trailer

https://www.techtudo.com.br/noticias/2022/10/conheca-perifericos-nova-serie-de-ficcao-cientifica-da-amazon-prime-streaming.ghtml

Mais uma para ajudar abrir a mente..

Lucas
Lucas
23 julho de 2022 9:29 pm

Valeu Acid pela dica!

Ederson Luiz Souza Costa
Ederson Luiz Souza Costa
5 julho de 2022 12:22 am

Jornalista: Sumida?
Marina Silva: Racista! Machista!

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.