TAO: CÉU E TERRA

Lao Tsé; Tao Te Ching – verso 23

taoteching

Falar pouco é natural.
Um forte vento não pode durar um dia inteiro.
Um aguaceiro não dura todo um dia.
De onde provêm estas coisas senão do Céu e da Terra?
Se o Céu e a Terra não podem fazer coisas permanentes, muito menos poderá o homem.
Quem segue o caminho do Tao se identifica com o Tao
Quem pratica a Virtude se identifica com a Virtude.
Quem adere aos defeitos se identifica com os defeitos.
Quem se identifica com o Tao será acolhido pelo Tao.
Quem se identifica com a Virtude será acolhido pela Virtude.
Quem se identifica com os defeitos será acolhido pelos defeitos.
Quem carece de Fé não poderá exigi-la dos demais.
Tao Te King – Albe Pavese (Ed. Madras)

Comentários de Huberto Rohden:
Aqui é enunciado o antiquíssimo princípio hermético: o homem só pode receber algo na medida em que ele dá. O receber na vertical é diretamente proporcional ao dar na horizontal. A receptividade é proporcional a datividade. O segredo de enriquecer não está no receber, mas sim no dar. As águas da Fonte Cósmica só enchem os canais humanos na medida que estes se esvaziarem.

Comentários de Acid:
A quem nada pede e FAZ muito será dado. O segredo é estar receptivo ao trabalho, fazê-lo de bom grado, com o coração limpo. O “não saiba tua mão esquerda o que a tua direita faz” é isso: estar fazendo algo porque se gosta, e não por interesse (seja qual for). Quando você anda na linha (No Dharma, no Zuvuya, no fluxo do universo) recebe ajuda de todas as partes. É como sintetizou Paulo Coelho: “Quando você quer uma coisa, todo o universo conspira para que você realize o seu desejo“. Mas isso é pra quem está sintonizado com o universo. Não se usa esse “poder” para coisas mesquinhas.

5 1 vote
Avaliação
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Dr. Hoffman
Dr. Hoffman
19 julho de 2010 3:54 pm

que assim seja…

Lucas Oliveira
Lucas Oliveira
11 janeiro de 2017 9:12 pm

Com apreço por si mesmo, um sábio se protege e resguarda durante os três estágios da vida, desenvolvendo a virtude como proteção. Dhp 157 [Nota Verso 157] attanam surakkhitam rakkheyya: se protege e resguarda. Essa advertência enfatiza uma das principais características do Budismo. A libertação de cada um é responsabilidade de cada um. Ninguém pode fazer isso no nosso lugar. O Budismo não pode ser considerado como uma religião no sentido que essa palavra é entendida normalmente pois não é um sistema de fé e devoção que deve lealdade a algum tipo de entidade sobrenatural. O Budismo não demanda a… Read more »

troll
troll
12 janeiro de 2017 7:10 am

“Budista não crê ser possível alcançar a emancipação simplesmente através do refúgio no Buda, ou através da mera fé. Não faz parte dos poderes do Buda remover as impurezas mentais das pessoas. O Buda como mestre é de grande ajuda mas cada um é responsável pela sua própria emancipação.” ——————– De acordo com minha leitura enviesada da realidade não tenho como discordar! De facto, a maior das minhas objecções à percepção que muitas pessoas têm da religião é a desresponsabilização. A desresponsabilização – Faz o que Deus (Na realidade, os lideres) te manda(m) e pode lavar suas mãos. – Matar… Read more »

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.