SANATÓRIO PARA ESPÍRITAS

Sobre os problemas psicológicos que a mediunidade desajustada traz.

Pra comemorar os 150 anos de O Livro dos Espíritos, posto um trecho do livro Na próxima dimensão, de Carlos A. Baccelli, que conta a história de Inácio Ferreira, médico que, encarnado, cuidava de um sanatório em Uberaba e era ferrenho defensor da doutrina espírita. Ao desencarnar, continuou cuidando de um sanatório (do lado de lá), mas passou a ver as coisas com outros olhos:

loucura

– Mas – redarguiu o valoroso companheiro –, os espíritas haverão de se decepcionar; eu não sei a causa de, ao nos tornarmos espíritas, passarmos a achar que somos privilegiados… A Doutrina nos torna conscientes de nossas enfermidades, porém a tarefa da cura nos pertence, pois a simples condição de adepto do Espiritismo não isenta ninguém de suas provas…

– É, principalmente, do esforço de renovação… O espírita sincero é aquele que não recua diante das lutas que trava para ser melhor. Deus não cultiva preferências… As orações dos fiéis de todas as crenças têm para Ele o mesmo valor; às vezes, quem ora aos pés de um santo de barro ora com maior fervor do que aquele que já libertou a fé de tantas formalidades…

– Como você mudou, Inácio! – brincou Odilon comigo. – Eu diria tratar-se de um espírito… Se eu não fizer esta ressalva, os nossos irmãos do mundo não acreditarão que eu esteja conversando com você, o ferrenho adversário da Igreja Católica…

– Ora, não exagere! Você sabe que eu apenas me defendia, ou melhor, procurava defender a Doutrina… Agora, no entanto, estou aqui, às voltas com a própria realidade…

– E com muito trabalho neste hospital, não é?

– Neste hospital onde, por incrível que pareça, a maioria dos pacientes é espírita… Eu preferiria lidar com um louco espírito do que com um espírita louco… Como somos, Odilon, vaidosos do nosso pequeno saber!

– Muitos médiuns internados aqui?

– O problema maior não são os médiuns que, na maioria das vezes, faliram por falta de discernimento; o problema maior são os dirigentes espíritas, aqueles que quiseram ter as rédeas do Movimento nas mãos e impunham os seus pontos de vista. Já os médiuns se assemelham aos pecadores do Evangelho, mas os dirigentes são os doutores da lei…

– Algum católico ou evangélico por aqui?

– Poucos. E são os que me dão menos trabalho… Conforme lhe disse, os espíritas é que estão mal arrumados: conversam comigo de igual para igual e, não raro, acabam invertendo de papel comigo, ou seja: tratam-me como se o doente fosse eu… Citam trechos de O Livro dos Espíritos, referem-se ao Espiritismo científico, fazem questão de demonstrar conhecimentos, no entanto já pude fazer entre eles curiosa constatação: quase todos foram espíritas teóricos; nunca arregaçaram as mangas numa atividade assistencial que, ao contrário, criticavam veladamente…

Conheci alguns deles, quando ainda no mundo – aparteou o devotado amigo. – Um aos quais eu me refiro chegou a combater com veemência o nosso trabalho de Sopa Fraterna na “Casa do Cinza”, em Uberaba; disse-me que o Espiritismo tinha que parar com aquilo, que nós estávamos desvirtuando tudo – o povo precisava de luz, não de pão…

– Por acaso – indaguei –, teria sido o R.?

– Ele mesmo, Inácio – respondeu. Sempre que me via no Mercado Municipal pedindo verduras e legumes para a nossa Sopa, eu tinha que ouvir um sermão… Coitado!… Nem sei se já desencarnou.

– Ele é um dos meus pacientes aqui, Odilon, e, por sinal, é um dos que mais reivindicam…

– O R., internado neste hospital?…

– E deveria dar graças a Deus, pois, a rigor, o seu lugar seria mais embaixo… Não sei como foi que conseguiu chegar até aqui.

Ele cuidava da mãe, que morava sozinha, e não deixava que nada lhe faltasse…

De fato, eu não sei o que seria dos filhos, se não fossem as mães – comentei, emocionado. – Não fosse por elas, as regiões trevosas estariam regurgitando…

– Mas, Odilon – falei, com a intenção de mudar de assunto. E o seu trabalho com os médiuns junto à Crosta, como é que tem se desenrolado?

– Estamos indo, Inácio. Como você não desconhece, os progressos são lentos – tão lentos, que, por vezes, nos parecem inexistentes, mas vamos caminhando. A turma não quer estudar e assumir a tarefa com disciplina. Muitos começam e quase todos desistem…

– Querem colher antes de semear, não é?

– E semear antes de preparar o terreno…

– Não é mesmo fácil perseverar, ainda mais no mundo de hoje, que mete medo em qualquer candidato à reencarnação…

– Porém não existe alternativa; se você deseja escalar a montanha, não adianta ficar rodeando-a, concorda?…

E nem esperar, indefinidamente, melhor tempo para fazê-lo… Creio, Odilon, que talvez este tenha sido o nosso mérito, se é que algum mérito tivemos: embora conscientes de nossas imperfeições e mazelas, ousávamos fazer o que era preciso.

– Os médiuns, Inácio, acham que mediunidade corre por conta dos espíritos; quase nenhum quer ser parceiro ou sócio e entrar com a parte que lhe compete… Fazem uma série de alegações, quase todas sofismas, para justificar a sua falta de empenho e melhor adequação da instrumentalidade.

– O velho “fantasma” da dúvida…

– Dúvida que, conforme sabemos, persistirá em cada um, até que seja definitivamente afastada pela sua lucidez espiritual; é a dúvida que desafia o homem a caminhar… A certeza é o ponto final de jornada empreendida.

– Se o Espiritismo pudesse contar com médiuns mais conscientes… – lamentei.

– Seria uma maravilha, mas estamos confiantes para o futuro… Tudo está certo. Será, por outro lado, que se tivéssemos sobre a Terra um número maior de medianeiros convictos e responsáveis, o excesso de luz, ao invés de lhes facilitar a visão da Verdade, não induziria os homens à cegueira? Sempre me intrigou o fato de Jesus ensinar por parábolas; por que o Mestre não falava claramente?… Quero crer que não era por falta de capacidade pedagógica ou por pobreza de vocabulário… Ele tencionava nos induzir à procura, exercitando a nossa capacidade interpretativa. A Humanidade não se redimirá coletivamente; a porta é estreita exatamente para conceder passagem a um de cada vez…

– Você, como sempre, tem razão, Odilon – concordei com a linha de raciocínio do companheiro. – É possível que Moisés, se tornasse a viver hoje sobre a Terra, viesse a reeditar a sua proibição dos homens se contactarem com os mortos; queremos mais, no entanto não estamos tão preparados assim…

5 1 vote
Avaliação
Subscribe
Notify of
61 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Anônimo
Anônimo
15 junho de 2013 11:13 am
Olim
Olim
25 abril de 2007 2:55 pm

Hummmmmmm…

Pode ser…

Viva!

Um brinde a minha raiva que de nada adiantará e também a sua, claro…hehehe

Viva à Injustiça, ao Inxecutivo e ao Inlegislativo..!

Viva a Amontesquieu, com a sua amajestosa “Os 3 Apoderes”.

Viva ao povo brasileiro, que morre na fome, no analfabetismo, nas promessas, na burrice, na violência, na fantasia de um país de todos e para todos.

Ou seria melhor, viva ao Abrasil! Viva ao Apovo, à Ademocracia, ao Aestado, ao Afuturo…!

Viva!

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
25 abril de 2007 2:41 pm

Talvez a soltura dos juízes presos por envolvimento em quadrilha? Viva a impunidade no poder judiciário! Viva a lei que só vale para os ricos!

Olim
Olim
25 abril de 2007 2:06 pm

Alguém poderia explicar o fato de um dia estarmos de bem com tudo e todos e no outro dia estarmos totalmente fulos conosco mesmos, com a vida, com os outros, com o emprego, com o caminho espiritual…? Cansado, raivoso, triste, sem forças, sem ânimo, tendo vontade de abandonar profissão, cidade, amigos…?

Na noite anterior estávamos no céu mental, meditando, sentindo a presença de algo próximo(será o tal do giro angular?)… Porém, quando imediatamente após acordamos no outro dia sentimo-nos o cocô do cavalo do bandido…

O quê poderia ocasionar essa mudança brusca de comportamentos e sentimentos?

😡

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
24 abril de 2007 11:06 am

Tá rolando na internet uma suposta psicografia do João Hélio, aquele garoto que foi arrastado no RJ. É mentira, e aqui vai o desmentido:

http://www.celd.org.br/mensagens/comunicado.pdf

•SEJAM CONSIDERADAS INVERÍDICAS as mensagens veiculadas pela Internet, no que tange ao acontecimento “João Hélio” e atribuída a origem das mesmas ao C.E. Léon Denis.
•Outrossim, caso isso venha algum dia a acontecer, SOMENTE COM A AUTORIZAÇÃO DE SEUS FAMILIARES SERÁ TRAZIDA A PÚBLICO QUALQUER NOTÍCIA SOBRE ESSE ESPÍRITO, para quem rogamos a todos envolver em preces de apoio e paz.

Alice
Alice
23 abril de 2007 9:26 pm

olá.
descobri esse blog recentemente e gostaria de te dizer que adorei. especialmente a seção sobre ufologia. estou começando a estudar sobre o assunto. falando nisso, voce conhece algum caso de abdução?

Gabriel Meissner
Gabriel Meissner
23 abril de 2007 6:13 pm

Muito bem escolhido este texto!

Achar que seu desenvolvimento espiritual está garantido pela simples filiação a uma determinada doutrina é materialismo espiritual. Podemos passar a vida nos dedicando equivocadamenente à espiritualidade sem realmente fazer nenhum progresso real, mas apenas criando mais obstáculos e ilusões em nosso caminho.

Um abraço,

Gabriel

Tininha
Tininha
23 abril de 2007 7:47 am

Renan

Perfeito !!!!!!!!!!!!!!

Renan
Renan
23 abril de 2007 12:21 am

Caros Fernando e Bono, acho que essa pequena parábola budista pode interessar especialmente a vocês: “O pai estava muito preocupado com a saúde de seus filhos. De fato, eles estavam doentes e suas condições pioravam com o tempo. Não bastasse isso, os filhos rejeitavam qualquer remédio que lhes era oferecido. Nada havia que os fizesse mudar de comportamento e aceitar o medicamento que os salvaria. O pai então decidiu anunciar a seus filhos que estava partindo em uma viagem necessária e que caso não regressasse, desejaria que, em sua memória, os filhos aceitassem o remédio que os curaria. Após partir,… Read more »

Olim
Olim
22 abril de 2007 9:05 pm

A comunicação foge ao nosso mundo circunstancial, está em todos os lugares e dimensões; mentes e corações; em tudo há a comunicação, queiramos ou não. Comunicar-se em todos os aspectos de nossa vida seria cada vez melhor, desde de nossa família física(que nos dá uma impressão de proximidade)bem como até nosso próximos porém distantes de nossos sentidos normais. A diversidade é que torna esta natureza bela e infinita. Comunicar-se com seres desencarnados é mais que normal. Toda comuicação é normal, nenhuma nem outra a torna tão transcendental, ou mais valorosa do que outra. Comunicar-se é antes de tudo é participar… Read more »

Bono
Bono
22 abril de 2007 5:33 pm

Acho esse negócio de se comunicar com pessoas do além muito anti-natural. Se estamos aqui na terra devíamos é buscar a verdade aqui na terra, ao invéz de procurar a verdade nos espíritos desencarnados.
Ficar renegando a vida física desse modo é tão equivocado quanto achar que ela é tudo oque existe, em nenhum dos dois casos é possível transcender.
Se fosse para ficar escutando espíritos desencarnados, qual seria a finalidade de encarnar denovo? Poderia muito bem ficar por lá escutando eles falarem.

Bono
Bono
22 abril de 2007 4:52 pm

Corrigindo:
Isso só prova mais uma vez que o homem NÃO se salva atravéz do conhecimento acumulado, ou de doutrinas.

😀

Bono
Bono
22 abril de 2007 3:43 pm

Isso só prova mais uma vez que o homem se salva atravéz do conhecimento acumulado, ou de doutrinas.

Fernando
Fernando
22 abril de 2007 3:12 pm

opa!
alinho meu pensamento com o comentário do Renan…

“embora conscientes de nossas imperfeições e mazelas, ousávamos fazer o que era preciso.”

é por isso que vão parar no sanatório. clássico clássico! hahah

Mario
Mario
25 abril de 2007 3:09 pm

Creio eu que uma das melhores leituras que fiz sobre a falta de unidade interior que nos oprime está no Bhagavad Gítá,;
na luta entre Arjuna e seus “parentes” : as várias faces de sua personalidade

Olim
Olim
25 abril de 2007 3:18 pm

Valeu, Mario…

Vou adquirir o Bhagavad Gita e ler essa parte.

Será que tem como baixá-lo na internet, grátis?

Valeu, de novo…

🙂

Thales
Thales
27 fevereiro de 2009 9:47 pm

Não li todos os comentários, mas até agora ví que os que leram esse artigo estão achando bons. Pergunto: Onde está o senso crítico de vocês? O Senhor Inácio Ferreira, respeitado médico, não poderia se rebaixar a uma conversa desse nível. Se vocês lerem no resto de livro, verão que coisa mostruosa é a obsessão de Carlos Bacelli, que chegou a dizer que psicografou um livro de Chico Xavier, e esse livro é tão ridículo que Chico Xavier tornou-se a favor do aborto depos de morto. Lamento muito pelo Sr. Bacelli ter caida na malha das trevas, do espíritos ignorantes.… Read more »

Cris
Cris
18 maio de 2007 9:14 am

hum…
Penso assim tbém. Me identifico muito com a doutrina espírita, em muitos pontos. Mas discordo de forma cabal de outros. Então não digo que sou espírita, digo que sou simpatizante. Até pouco tempo atrás (cerca de um ano), eu dizia que era espírita. Mas, devido a esses pontos que vc mencionou, vi que não posso me declarar espírita.
Eu tbém sou só eu mesma.
Att.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
17 maio de 2007 10:56 pm

Pra todos os efeitos, não sou espírita. Gosto muito da doutrina, se eu fosse querer usar um rótulo, me definiria como espírita, só que eu DETESTO rótulos, detesto essa coisa vertical que a maioria das doutrinas têm que é: se você quer ser do nosso grupo/religião/doutrina, vai ter que se submeter a todos esses pontos que nos define, e tá acontecendo muito isso no espiritismo. Uma pessoa espírita vem com uma idéia e ela é rechaçada com virulência, como se a doutrina precisasse permanecer intocada a qualquer custo, sem novos nomes, novo fôlego. O “bom espírita” é aquele que leu… Read more »

Cris
Cris
17 maio de 2007 9:57 pm

Li os comments do post mais recente e agora fiquei em dúvida…
Acid, mas afinal vc é espírita ou não?
Acho que sim. Não é, não??

Lourdes
Lourdes
26 abril de 2007 10:33 am

Olim: Muito bom que tenha funcionado. Viver igual à todos, apenas criticando e reclamando, vai te deixar igual à todos, triste e raivoso! Você já demonstrou que tem potencial para pensar construtivamente, nao deixe os problemas do cotidiando tirar o seu foco, que parece ser o de uma vida plena, cheia de satisfaçao, independente do que está acontecendo. Se observar, o mundo sempre foi assim, injusto e violento, mas algumas pessoas passam por aqui e só vivem o lado bom. Faça o mesmo. Se puder contribuir para um mundo melhor, faça a sua parte, porém reclamar não ajuda em nada,… Read more »

Olim
Olim
26 abril de 2007 8:41 am

Oi, Bono e Lourdes… É… Realmente anteontem e ontem estava na posição pendular totalmente na extrema “negativa”, mas ontem à tardinha resolvi forçar minha mente a trabalhar reforçando o lado positivo das coisas e pessoas, como muito lindamente disse a Lourdes, e funcionou. Oxalá, não consiga, neste afã de absorver e ser o lado “positivo”, ficar na outra extremidade do pêndulo… Pois assim mesmo poderia estar num outro estado oposto, no outro pólo. Seria como um artifício momentâneo, tipo um efeito placebo. Acho também que transcender a estas posições seja um objetivo maior, manter-se numa posição neutra, sem querer ser… Read more »

Cris
Cris
25 abril de 2007 10:32 pm

Só p/ completar: qdo digo que sua posição espírita já me pareceu radical (verbo posto no passado, que fique bem claro)…não foi uma crítica, pq acho legal pessoas que defendem aquilo no qual acreditam. O radicalisomo ao qual me refiro é pq achava (repito, devido ao teor de alguns posts) que vc achava que o espiritismo não possui erros…
Vejo que sua fé não é cega..legal! A fé que busca respostas sinceras sempre se fortalece.
Espero um dia encontrar a minha.
Att. 🙂

Cris
Cris
25 abril de 2007 10:22 pm

Oi, Acid, blza? Gostei bastante desse post. Vejo muito isso de os espíritas se sentirem superiores aos outros, achando que sabem de tudo. Não conhecia esse texto, mas fiquei feliz por conhecer agora,agradeço por ter colocado!É bom saber que os próprios espíritas sabem dos efeitos negativos dessa crença de que são os maiorais. Em qq religião há as ovelhas negras, que usam os dogmas para se enaltecerem ou se destacarem de uma maneira ou outra.Conheço alguns espíritas ótimos, alguns católicos ótimos, alguns evangélicos ótimos…(qdo digo ótimo qro dizer caridosos, que vivem a fé que professam e são respeitosos qto à… Read more »

Claudia
Claudia
25 abril de 2007 8:04 pm

Obrigada Acid pelo post! Muito útil esse texto, e eu concordo com os pontos de vista no diálogo. Realmente nós, os espíritas, não somos melhores e não temos o direito de nos considerar isso. Se o Chico sendo tudo o que ele foi aqui, se dizia “menos do que um grão de areia”, o que nós, os “aprendizes”, deveríamos dizer de nós? Menos que uma partícula de carbono, talvez… Acho que para evitarmos esse tipo de atitude, no caso aqueles que têm tendência a serem críticos – como eu *blergh* – todos os dias devemos nos esforçar por lembrar o… Read more »

Bono
Bono
25 abril de 2007 7:04 pm

Olim, se sentir um cocô de cavalo é normal, todo mundo se sente assim de vez em quando. =P Acho que voce foi para um pólo e naturalmente ganhou impulso para ir para o outro, como um pêndulo de um relógio. Isso serve para conhecer a natureza dual do mundo. A grande questão que eu não sei responder é como transcender isso, como manter o pêndulo parado no meio? Porque disconfio que ali está oque eu busco. Mas oque define que se sentir um cocô é ruim é apenas a sua interpretação. O ponteiro parado está além do ruim e… Read more »

Caesar
Caesar
25 abril de 2007 6:29 pm
Mario
Mario
25 abril de 2007 3:45 pm

peguei uma cópia nesse site:
http://www.culturabrasil.org/download.htm
Abraços

Paulo de Tarso
Paulo de Tarso
25 abril de 2007 3:36 pm

Criei um tópico na comunidade Espiritismo sobre esse texto …………………………………………………………………………………. Em tal tópico, pergunto se a verdadeira intenção do auto não é a de fazer uma “campanha difamatória” contra aqueles que vêm na codificação à Base do Espiritismo …………………………………………………………………. Como não li o livro todo, o analiso pelo fragmento apresentado aqui neste site. (O qual admiro e sou leitor “frequentador”) ………. ………… Me parece que ele quer induzir que quem prefere a universalidade e as garantias proporcionadas pelo CUEE, contido nas Obras Básicas do Espiritismo, e que por isso “torcem o bico” para as novidades que pululam a torto e… Read more »

José (PT)
José (PT)
22 abril de 2007 5:40 am

Excelente artigo, Acid! É só a verdade e nada mais que a verdade, tal como eu e muitos outros conheceram nos centros espíritas (no caso, aqui em Portugal). Este artigo vai já seguir para “espíritas” que eu conheço e que continuam a bater no peito…

Bruno/
Bruno/
22 abril de 2007 3:40 am

Sobre o tema da loucura, eu recomendo o ótimo livro “O alienista” de Machado de Assis que fui obrigado a ler para a escola mas até que gostei muito…

Joey Castle
Joey Castle
21 abril de 2007 9:22 pm

É como eu suspeitava, o jogo de interesses continua lá no outro lado da vida :/

Mas e ai? Quem são os LOUCOS, os pacientes ou os Doutores? Não estão todos compartilhando da mesma realidade?

Caesar
Caesar
19 abril de 2007 11:33 pm

Só para contrapor:
http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2007/03/eles_veem_espir.html

Ver sub título: Quem vê gente morta?

billy shears
billy shears
19 abril de 2007 11:19 pm

Excelente post. Serve muito bem para mim, sobretudo a parte dos sofismas, que creio acabam sendo filhos da dúvida que em minha mente habita.

O texto é sintético e retrata com fidelidade muitas das atitudes, não só de espíritas, mas também de vários religiosos. Concordo que o conhecimento apurado sobre uma religião, não é o suficiente para a árdua tarefa de evolução do espírito. Faz-se necessário também, e talvez mais importante, a prática da caridade. Seja a material ou a emocional.

meleca
meleca
19 abril de 2007 9:01 pm

frequentei, um centro espírita,
durante alguns anos. e vi exposito
res do alto da honrada tribuna espí
rita, falarem bonito, amado mestre
jesus pra lá amado jesus pra cá etc.
e vi também que muitos quando “desci
am” desta tribuna se irritavam facil
mente, exalavam arrogância, se achan
do seres especiais.

Wolvie
Wolvie
19 abril de 2007 8:56 pm

Muito interessante. Realmente, alguns espíritas tendem a crer-se superiores a católicos e evangélicos, por exemplo. Não há superioridade, apenas níveis de esclarecimento diferentes sobre os conhecimentos espirituais. Mas isso não qualifica uma pessoa como boa ou como ruim.
Muito bom o trecho do livro.
E que venham os próximos 150 anos!

Bruno H.
Bruno H.
19 abril de 2007 6:57 pm

Claro que o espíritas são loucos. Acreditam que morrem e continuam, ó pá!

Luiza
Luiza
19 abril de 2007 6:57 pm

aprendi que cada um vive numa realidade consensual, (um programa da Matrix) e normalmente ela continua depois da morte do corpo físico…
assim está lá, o paraíso com 72 virgens, o vale dos suicidas, o nosso lar, o sétimo inferno, os mundos da cabala, etc…
cada um vai para a realidade consensual pós-morte que acredita que existe…

como diz Drexler:
(o homem é)
um animal prodigioso com a delirante obsessão de querer perdurar…

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
19 abril de 2007 6:50 pm

Poxa vida, nj… é uma pena que os ufólogos sejam todos uns LISOS! Nessas horas que eu queria ser podre de rico pra dizer “vamos amanhã pro paraná e acampar nessa fazenda”, levando filmadoras profissionais, gps, e dois seguranças bem armados (que eu não seria um rico besta).

Mcnaught
Mcnaught
19 abril de 2007 6:21 pm

Será que entendi direito? Os médiuns quando vivo duvidam? Acho que todos nós, mesmo apegado a qualquer religião, vai duvidar. Aquele que não duvida peca por orgulho. Os que se dizem esclarecidos podem apenas estar mentindo para eles mesmo. Através do fanatismo, ou apegado demais. Convencendo a mente na marra. Só estando lá a dúvida será esclarecida. Dúvida ou Ceticismo? Como ter certeza e chegar a um caminho? Exemplo: – Já citei em outro post que em relação a Ets só acredito vendo. Sendo assim alguém chega e me diz: – Ets existem. Eu digo: duvido. Mas, ao certo eu… Read more »

Shanti
Shanti
19 abril de 2007 5:52 pm

Hoje, relendo a introdução do Livro dos Espíritos agradeci em pensamento todos que colaboraram com a codificação.Fiquei imaginando a luta de Kardec e seus colaboradores para trazer as idéias dos espíritos de luz aos encarnados daquela sociedade.Se até hoje tem aqueles que mesmo sem estudar o assunto já jogam pedras bem pesadas e escarneiam imaginem naquele tempo!E sendo ele (personalidade acadêmica que era) deve ter segurado a maior onda….

nj
nj
19 abril de 2007 5:47 pm
nj
nj
19 abril de 2007 5:43 pm

“É fora da questão abordada, mas eu tinha de contar isso a vcs!”: UFO em Antonina – PR Desde fevereiro de 2007 tem aparecido um objeto voador de dimensões gigantescas (80m de diâmetro) nas proximidades do Rio Pequeno, na cidade de Antonina – PR. Sou representante do IBGE no município e hoje o Sr. Antonio Pinheiro (morador próximo do local em que a nave pousou) chegou um tanto quanto assustado com o que ele, a mulher e o filho andam vendo por lá. Em sua ingenuidade, achou que o IBGE poderia fazer alguma coisa, organizar uma equipe de estudiosos em… Read more »

Caesar
Caesar
19 abril de 2007 5:23 pm

Muito bom este texto.
Tenho um pouco de experiência com Apometria, onde detectei muita cegeira, fanatismo, confiança total em guias cegos e mentiras, muitas mentiras; por isso chamo a atenção para o último parágrafo do texto:
É possível que Moisés, se tornasse a viver hoje sobre a Terra, viesse a reeditar a sua proibição dos homens se contactarem com os mortos; queremos mais, no entanto não estamos tão preparados assim…

ROBSON
ROBSON
19 abril de 2007 3:54 pm

Inacio Ferreira foi diretor do sanatorio espirita de Uberaba por mais de 50 anos, desencarnou e foi trabalhar no sanatorio espirita no plano espiritual. Ja escreveu varios livros contando com a psicografia de Carlos Bacelli (sob as cinzas do tempo, Do outro lado do espelho, infinitas moradas, a escada de jaco, ETC).
Nosso irmão trabalhou, e continua trabalhando a favor da divulgaçao da luz.
Facamos o mesmo!!!!!!!
(achou uma perola Acid, parabens)

nj
nj
19 abril de 2007 11:50 pm

Estou louca pra ir neste fim de semana no lugar ver se os et’s aparecem!
Se eu nunca mais voltar aqui é porque fui com eles…

Jussara
Jussara
20 abril de 2007 2:35 am

Muito interessante isso Luiza – que cada um vai para onde acha que deve ir!

Mas eu tenho minhas dúvidas. Sempre! E isso sempre me deprime muito… muito mesmo…

Bruno/
Bruno/
21 abril de 2007 12:17 am

acid, vc q eh conhecido de sites espiritualistas (eu axo que é, pelo menos), pode me dizer o que aconteceu com o site Amaluz *não a revista), eles tinham artigos tão bons, mas sua página so aparece como sevidor não encontrado…

=/

Derkian
Derkian
20 abril de 2007 11:54 pm

tá de parabéns mais uma vez,
isso veio de encontro as minhas ideias que terei de êxpor futuramente em uma palestra (como diriam)pra esculaxá sobre fanáticos e religiosos.

Bruno/
Bruno/
20 abril de 2007 11:44 pm

???, axo que vc quis dizer, textos ESQUIsotéricos, como a acid diz…

😀

Bruno/
Bruno/
20 abril de 2007 11:42 pm

Ricardo, axo que está no lugar errado então, este é um blog esotérico, pedir pra não ver mais textos esotéricos aki naum faz sentido…

Quanto ao texto em questão, axo maravilhoso o modo que dá um xeque nesta de história de “só minha religião vai pro céu” e tal… moro em Uberlândia, pertinho de Uberaba e nãoa credito que ninguém da minha família nunca teve a curiosidade de ver Chico Xavier ou qualquer outro espírita famoso desta pacata cidadezinha, minha mãe diz que é por que ia muita gente lá para ver ele, mas naum sei naum…

Paz!

???
???
20 abril de 2007 11:37 pm

Talvez ricardo vc só tenha lido textos eXotéricos… o nosso ser é limita nossa capacidade de compreensão o resultado só pode ser… ai, ai… e eu ainda me presto para ler isto..

Ricardo
Ricardo
20 abril de 2007 11:10 pm

ai, ai… e eu ainda me presto para ler isto.. para de mandar textos esotéricos, Günter!

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
21 abril de 2007 2:28 am

Lamento decepcioná-lo, mas eu não sou conhecido de sites espiritualistas, portanto não faço idéia 😛

Mario
Mario
20 abril de 2007 10:58 pm

fé consciente é liberdade
fé emocional é escravidão.
fé mecânica é estupidez.

Mario
Mario
20 abril de 2007 10:40 pm

uma das coisas mais tristes do ocidente é que aqui a maioria das pessoas escolhem uma religião para uma recompensa pós-morte e não percebem que toda doutrina ,religião ,filosofia séria busca a perfeição no agora….

Olmo Lacerda
Olmo Lacerda
20 abril de 2007 4:35 pm

Após a leitura de alguns livros espíritas, fiquei me perguntando: se existem espíritos e eles se comunicam conosco, então lendo os livros de Kardec temos uma visão do mundo espiritual, logo, ao desencarnar um religioso veria que a doutrina espírita é verdadeira. Desta forma na próxima encarnação não teria sentido o mesmo seguir outra que não o espiritismo. No entanto este texto demonstra a importância de multiplicidade neste mundo. Gostei muito do post. Como sempre.

Renan
Renan
20 abril de 2007 12:15 pm

tudo são faces da vaidade: ter destaque, sendo o Bom do mundo “material” ou “espiritual”. como no mundo material a coisa tá complicada, vamos ser os Bons das virtudes etéreas, imanentes, quase materiais de tanto que as desejamos como contas de um colar para, depois de mortos, mostrá-lo para a “espiritualidade”: vejam, vejam: sou bonzinho, humilde, sou legal e camarada… agora posso brincar com vocês e ser o Tal no mundo verdadeiro, O MUNDO ESPIRITUAL… a expressão Capitalismo da Alma sigfnifica algo à alguém? tudo é Vaidade, Prazer e Medo, combustíveis da ambição e promotores da angústia que preenche o… Read more »

loco
loco
20 abril de 2007 11:56 am

caso vc venha pro parana eu faço sua segurança

Daiane
Daiane
20 abril de 2007 6:30 am

Adorei o texto e penso que a religiao pouco importa, o que é importante sao as intençoes e valores. Se todas as religioes se unissem e parassem com a besteira de se acharem mais “corretas” ou mais “verdadeiras”, muitos problemas acabariam. Assim como tem espiritas orgulhosos e achando ser melhor que os outros, temos diversas “religioes” na mesma linha. Digo religioes entre “”, porque pra mim nao existe diferenças, em sintese sao todas iguais pois nos remetem ao bem, ao amor,… e no final iremos tudo pro mesmo lugar. Somos aprendizes e seremos por um bom tempo! abraços a todos… Read more »

Olim
Olim
19 abril de 2007 3:37 pm

Esse texto caiu como uma luva, sanando alguns questionamentos atuais.

Acho que, apesar de todo o texto ser cheio de luz,a parte que mais me chamou a atenção foi a da dúvida e de sua consequente indecisão(“se você deseja escalar a montanha, não adianta ficar rodeando-a, concorda?… E nem esperar, indefinidamente, melhor tempo para fazê-lo… “).

É o quê é dito sobre o viver o agora e dos muros da dúvida e da indecisão que são obstáculos de ser eu mesmo.

Legal demais!

Obrigado, Acid.

🙂

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.