EXAMINADORES

Observando a Terra do ponto de vista espiritual, podemos compará-la a imensa escola, com vários cursos educativos.

O aluno inicia o aprendizado pelo número de matrícula. O Espírito começa o grande estágio carnal pela certidão do berço.
O primeiro ingressa na classe que lhe compete. O segundo é conduzido ao ambiente a que mais se ajusta.

Pequeninos, sorriem no jardim da infância, ensaiando idéias da vida. Almas primitivas, na verdura da selva, adquirem noções de comportamento.

Há crianças, nas letras primárias, dominando o alfabeto. Há irmãos, em lutas menores, penetrando os domínios da experiência. Existem jovens, nos bancos da instrução intermediária, disputando conquistas mais altas.

Possuímos inúmeros companheiros em tarefa importante, marchando para mais elevados conhecimentos. Contam-se, ainda, aqueles que se ergueram às instituições de ensino superior, buscando a especialização profissional ou científica, de modo a participarem da elite cultural, no progresso da Humanidade. Vemos, igualmente, corações amadurecidos, a transitarem na universidade do sofrimento, procurando as aquisições de amor e sabedoria que lhes confiram acesso ao escol da sublimação, na Espiritualidade Vitoriosa.

Assim, pois, se te vês no círculo das grandes aflições ou dos grandes problemas, é que já ascendeste aos centros de adestramento maior para a assimilação de virtudes excelsas. Recebe, desse modo, os parentes difíceis e os amigos complexos, os adversários gratuitos e os irmãos desafortunados, tanto quanto aqueles que te apedrejam e ferem, perseguem e caluniam, por examinadores constantes de teu aproveitamento nas ciências da alma, por instrutores na luta cotidiana… Cada um deles, hora a hora, te examina o grau de paciência e serviço, caridade e benevolência, perdão e fé viva, bom ânimo e entendimento.

E, lembrando-te de que o próprio Cristo sofreu ironia e espancamento entre eles, no dia da cruz, asserena-te na banca de provas em que te encontras, aprendendo a valorizar, em teu próprio favor, o poder da humildade e a força da compaixão.

Emmanuel / Chico Xavier; Religião dos Espíritos

Lembram dos aforismas Quando o aluno está preparado, o mestre aparece? Ou do Deus não dá uma cruz maior do que se pode carregar? É isso. Acredite na sua capacidade. Afinal, tem mais gente acreditando que você pode conseguir (que são seus guias espirituais que, com base nas suas ações passadas, e visando o restabelecimento da harmonia, planejaram sua vida prevendo, de certa forma, esses desafios, dores, encontros e desencontros, muito provavelmente porque você assegurou a eles, do outro lado, que podia dar conta da situação). Não os decepcione.

5 1 vote
Avaliação
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Anônimo
Anônimo
9 janeiro de 2010 7:05 pm

Comentários da época (mais antigo em cima): Que bom… isso significa que tem mais alguém levando fé em mim além de meus pais e irmãos. Cara, realmente é difícil ver pessoas que acreditam em sí mesmas e em seus amigos (por mais próximos que sejam). Isso chega a ser desestimulante as vezes. Mas se eu cair nessa, estarei sendo igual a eles. Então, prefiro procurar minha fé de pé e perseverante (ser um sonhador, como diriam alguns) do que me arrastar no mundo do “eu já sabia que não ia dar certo mesmo…” (realistas, como se auto-denominam eles). Acredito que… Read more »

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.