REENCARNAÇÃO PARA OS GREGOS (ORFISMO)

Adaptado do artigo de William Almeida de Carvalho

Orfeu (personagem de Cavaleiros do Zodíaco)
REENCARNAÇÃO PARA OS GREGOS (ORFISMO)

O orfismo é um movimento religioso complexo onde se detectam influências dionisíacas, pitagóricas, egípcias, apolíneas e, obviamente, orientais. Teria sido fundado por Orfeu, um herói lendário da Grécia e patrono da música.

Há dúvidas se Orfeu teria sido um personagem histórico. Reza a lenda que ele teria nascido na Trácia e era filho de uma Musa (provavelmente Calíope, patrona da poesia épica e a mais importante das musas) e Eagros, rei da Trácia. Outra versão apresenta-o como filho do próprio Apolo. Orfeu é considerado como o maior músico da antiguidade, não só pela música, como pelo canto. Todos os poetas antigos celebraram sua lira e sua cítara, que teria sido inventada ou aperfeiçoada por ele. Seus acordes eram tão melodiosos que os homens e os animais quedavam paralisados para o escutar. Os animais ferozes deitavam-se a seus pés como cordeiros; as árvores vergavam para melhor escutá-lo; os homens mais coléricos sentiam-se penetrados de ternura e bondade. Educador da humanidade, conduziu os Trácios da selvageria para a civilização. Iniciado nos “mistérios”, completou sua formação religiosa e filosófica viajando pelo mundo. Ao retornar do Egito, divulgou na Grécia a idéia da “expiação das faltas e dos crimes”, bem como os cultos de Dioniso e os mistérios órficos, prometendo, desde logo, a imortalidade a quem neles se iniciasse.

Possui-se hoje uma visão razoável do orfismo através dos diversos escritos, principalmente os textos de Platão e Virgílio, que o integraram no seio de suas obras. O orfismo oscila entre o culto a Dioniso (ou Dionísio), que sempre desejou romper a camisa-de-força da religião tradicional da pólis grega, e Apolo, cuja seriedade corrigia os excessos e os desvarios dionisíacos. Esta aproximação que Orfeu faz dos dois deuses antagônicos tem um certo sentido: segundo Eliade, o espírito grego exprime por ela sua esperança de encontrar uma solução às crises desencadeadas pela ruína dos valores das religiões homéricas.

Mitologia

Ovo cósmico
Ovo cósmico

Orfeu é essencialmente um reformador. O orfismo quebra com a religião homérica, principalmente no tocante à sua teogonia. Salienta-se que a teogonia de Homero foi transmitida pelos rapsodos gregos. Sumariamente, a teogonia órfica afirma o seguinte: na origem estava Cronos (o Tempo) e dele saíram o Éter e o Caos, que geraram o Ovo Cósmico, um ovo de prata imenso (daí a proibição de se comerem ovos). Desse Ovo surgiu o deus andrógino Fanes, mais tarde chamado de Eros. Após seu nascimento, a parte superior do ovo tornou-se o céu e a parte inferior, a terra. Fanes criou a Lua e o Sol, os outros deuses e o mundo. Zeus, contudo, engole Fanes e toda a criação. Houve a produção de um mundo novo, tornando-se, a partir daí, o criador único. Um papiro, descoberto em 1962, revela uma teogonia ainda mais radical: um verso, atribuído a Orfeu, proclama que “Zeus é o começo, o meio e o fim de todas as coisas”. A seguir, Zeus criou um numeroso panteão no qual é preciso salientar Dioniso-Zagreu, que terá papel fundamental no culto do orfismo.

A mitologia conta que Zagreu, o primeiro Dioniso, era filho de Zeus com Sêmele. Os Titãs, a mando de Hera, raptaram Zagreu, mataram-no e cozinharam-no num caldeirão. Em seguida, o devoraram-no. Zeus, possesso, fulminou os Titãs, transformando-os em cinzas. Dessas cinzas nasceram os homens, com sua dupla natureza: o mal advindo de sua natureza titânica, e o bem, representado pelo menino Dioniso-Zagreu, que os Titãs tinham devorado. A chispa do divino, que o homem carrega dentro de si, advém pois de Dioniso, deus da fertilidade e também da morte. Na religião dionisíaca inexiste, contudo, esperança escatológica, enquanto o orfismo é essencialmente soteriológico (prega a salvação humana).

Características do Orfismo

O orfismo rejeitava os ritos antigos, nos quais os iniciados despedaçavam animais ainda vivos para consumo do sangue e da carne, pois os orfistas eram radicalmente vegetarianos.

De Apolo, herdou um componente da catarsis (purificação, ou purgação), tão praticada no oráculo apolíneo de Delfos, mas era radicalmente contra a idéia de Apolo de que esta visava prioritariamente a purificar o homicídio. Os órficos eram ascéticos, que purificavam-se nesta e na outra vida, visando libertar-se do ciclo das existências. A religião apolínea era o bem viver; a órfica, o bem morrer.

Os órficos substituíram a “folia” dionisíaca pela catarsis apolínea. Através da prece e da oferenda, a purificação é um dos ritos principais das religiões antigas. Tudo que é impuro provoca a repulsão dos deuses e, por impuro, entende-se tanto a alma quanto o corpo. Convém notar que, por purificação, entende-se tanto a individual como a coletiva. Na antiguidade grega, quando se cometia um crime, o castigo recaía não só sobre o criminoso como sobre todo o seu clã. Assim, uma pretensa purificação de um crime tinha que ser não só individual como coletiva. Os cultos dionisíacos eram secretos e envoltos em mistério (ao contrário dos cultos apolíneos, que eram públicos). Por sinal, conhece-se muito pouco destes ritos secretos e destas iniciações órficas. Os órficos resolveram o problema da culpa de forma original na cultura grega: a culpa é sempre de responsabilidade individual e por ela se paga aqui; quem não conseguiu purgar-se nesta vida, pagará por suas faltas no além e nas outras reencarnações até a catarsis final.

A semelhança entre o orfismo e o pitagorismo, nos aspectos religiosos, é por demais sintomática: o dualismo corpo-alma, a crença na imortalidade da alma, a metempsicose, a punição no Hades (inferno), a glorificação final da Psiqué nos Campos Elíseos, o vegetarianismo, o ascetismo e a importância das purificações. Por outro lado, o orfismo era menos elitista do que o pitagorismo, menos esotérico e não se imiscuía em política.

Reencarnação

É importante aqui salientar o caráter monoteísta do orfismo, que representa uma ruptura importante com os mitos olímpicos advindos dos rapsodos homéricos. O orfismo propugna por uma noção de um deus criador, soberano, simbolizando a vida universal. Contudo, o rompimento mais radical com o mito homérico é na parte escatológica, ou seja, na ciência dos fins últimos do homem, naquilo que deverá seguir à vida terrestre. A descida ao Hades simboliza a vida após a morte. A concepção órfica da imortalidade advém de um crime primordial: a alma está enterrada no corpo como se fosse um túmulo (soma-sema, que significa corpo-túmulo). Como consequência, a existência encarnada se assemelha mais a uma morte, e o falecimento constitui o começo da verdadeira vida. Esta verdadeira “vida” não é obtida automaticamente; a alma será julgada segundo as suas faltas e os seus méritos. Após um certo período, ela reencarna. A influência egípcia – julgamento de Osíris e reencarnação – é insofismável no orfismo. Nessa via crucis, de reencarnação em reencarnação, até mesmo em corpo de animais (metempsicose), a alma vai se purificando. Nesses intervalos reencarnacionistas a alma chega a demorar uns 1000 anos no castigo do Inferno, onde sofre um ciclo de pesadas penas. Quando completamente purificada, sai desse ciclo de gerações para reinar entre os heróis. O destino, obviamente, não será o mesmo para os iniciados órficos e os profanos. O mortal comum profano deverá percorrer dez vezes o ciclo antes de escapar.

Um artefato importantíssimo no orfismo são as “lamelas órficas“. São pequenas lâminas ou placas de ouro, descobertas na Itália meridional e na Ilha de Creta, e em túmulos órficos. São todas marcadas com o sinal secreto Y, até hoje um mistério. Delgadas e elegantes, enroladas sobre si mesmas, eram depositadas em pequenas placas hexagonais. Estas, presas a correntes de ouro, eram colocadas no pescoço dos iniciados, como talismãs, à maneira de passaporte para a eternidade.

Inscrições órficas numa fina lâmina de ouro
Inscrições órficas numa fina lâmina de ouro (lamelas órficas)

Numa das lamelas encontradas, estão incrustados versos de aconselhamento à alma do morto para sua viagem em direção ao Hades. Em lá chegando, deve escolher entre um caminho da direita e um da esquerda. “À esquerda da morada do Hades, tu encontrarás o Lago da Memória (Lethes), e os guardiões estarão lá. Diga-lhes… eu sou o menino da Terra e do Céu estrelado, mas estou morrendo de sede. Dá-me rapidamente a água fresca que flue do Lago da Memória”. Para a alma que deve retornar a terra para reencarnar-se, essa água do Lethes tem por função não esquecer sua existência terrestre, mas eclipsar a recordação do mundo pós-morte. O orfismo assim reverte a função da água do Esquecimento pela nova doutrina da transmigração. O esquecimento não simboliza mais a morte, mas o retorno à vida. A alma que teve a imprudência de beber na fonte do Lethes reencarna e será novamente projetada no ciclo do devir.

Para aquelas almas que não precisam mais se reencarnar, é aconselhado evitar a água do Lago da Memória e passar ao caminho da direita. E está escrito numa das lamelas: “Venho de uma comunidade de puros, ó puro soberano dos Infernos”. Ao que Perséfone replica: “Saúdo-te, toma o caminho da direita em direção aos prados sagrados e aos bosques de Perséfone”.

A sede da alma, comum a tantas culturas, configura não apenas o refrigério, pelo longo caminhar da mesma em direção a outra vida, mas sobretudo, simboliza a ressurreição, no sentido da passagem definitiva para um mundo melhor. Se, para os gregos “os mortos são aqueles que perderam a memória”, o esquecimento para os órficos não mais configura a morte, mas o retorno à vida.

Conclusão

Mosaico de Orfeu, encontrado numa vila romana
Mosaico de Orfeu, encontrado numa vila romana

Orfeu não morreu com a Grécia antiga. A sua figura continuou a ser reinterpretada pelos teólogos, tanto judeus quanto cristãos. Especialmente cristãos, se considerarmos que o cristianismo como o conhecemos floresceu na Grécia e em Roma. Nos afrescos das catacumbas romanas encontram-se imagens de Orfeu, tangendo sua lira no meio de animais simbolicamente cristãos: carneiros, ovelhas, cachorros e pombas. Noutros, encontram-se duas ovelhas: uma simbolizando Orfeu e outra, o Cristo. Nos mosaicos do mausoléu de Gala Placídia, em Ravena, é representado como Bom-Pastor. Uma antiga cena de crucificação chega mesmo a chamar Cristo de “Orfeu báquico“. A semelhança dos simbolismos são flagrantes: o crime primordial dos Titãs e o pecado original de Adão e Eva; a consumação do corpo do deus cristão e do deus grego; Cristo como filho de Deus assim como Orfeu era filho de Apolo, são pontos comuns entre as duas doutrinas religiosas, numa visão simplista. Se pouco restou dos mistérios órficos, a figura de Orfeu tem cadeira cativa no inconsciente coletivo de nosso mundo.

Leia também:
Post sobre reencarnação nas diversas culturas;
Reencarnação no cristianismo;
Reencarnação no judaísmo

5 1 vote
Avaliação
Subscribe
Notify of
62 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Vai saber
Vai saber
22 julho de 2012 10:17 pm
Paladino
Paladino
15 março de 2010 12:13 pm

essa mensagem ai de cima e minha, por algum motivo o meu nick não saiu

Anônimo
Anônimo
15 março de 2010 12:09 pm

“EU: Justamente por essa influência dos mangás e animês, e pelas próprias bandas de Rock (o veículo de influência). E vc acha que isso (essa “androgenia”) é algo que surgiu assim do nada, de forma espontânea??? O que vc diz só confirma o que eu disse, não percebes?!” no japão antigo existia o teatro kabuki. que era um teatro onde as mulheres não podiam participar por isso os homens faziam papeis femininos para esses papeis eram chamados homens que possuisem uma aperencia “menos masculina” e para melhorar a aparencia de mulher eles eram totalmente maquiados, foi dai que surgiua androgenia… Read more »

Paladino
Paladino
15 março de 2010 12:02 pm

eu assistia caverna do dragão (foi por causa desse desenho que me interesei por RPG)

Paladino
Paladino
15 março de 2010 11:52 am

cinseramente anderson, pra min não existe essa coisa de lavagem cerebral e nem mensagens subliminares.

as pessoas não são manipuladas isso e uma desculpa inventada para se livarar da propria culpa (parecido com a inveção do diabo “a culpa não foi minha! o diabo e que me tentou”)

Nimguem mata a mãe por causa de uma mensagem subliminar de um desenho. ele mata a mãe por que quiz

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
15 março de 2010 11:14 am

Paladino, quando tu diz: “…e confundido com uma mulher pelo naturo que fica surpreso quando ele diz que e homen. acontece que no japão hoje em dia androgenia e algo comun(veja clipes de algumas bandas de rock japones no youtube e você vai saber do que estou falando)” EU: Justamente por essa influência dos mangás e animês, e pelas próprias bandas de Rock (o veículo de influência). E vc acha que isso (essa “androgenia”) é algo que surgiu assim do nada, de forma espontânea??? O que vc diz só confirma o que eu disse, não percebes?! Paranóias conspiratórias existem milhares.… Read more »

Paladino
Paladino
15 março de 2010 8:30 am

“A VERDADE ESTÁ LÁ FORA”

“E A PARANOIA TANBEM”

Paladino
Paladino
15 março de 2010 8:28 am

anderson eu não acredito em mensagens subliminares pelo simples fato de que nenhuma das supóstas mesagens subliminares sa quas eu ja ouvi falar fez efeito sobre min ou qualquer outra pessoa que eu conheça vou citar alguns exemplos: 1 dizem que no desnho o rei leão a uma mensagem subliminar que incentiva o homicido, quando era criança assisti a este desnho um monte de vezse e nuca senti desejo de matar ninguem 2 eu tanbem ja vi diserem que a coca cola usa mensagens subliminares em seus comerciasi e em trailers que passam antes dos filmes no cinema. eu ja… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
15 março de 2010 12:48 am

“ACREDITE PARA COMPREENDER”

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
15 março de 2010 12:46 am

É meu caro Paladino, Esse negócio de MENSAGENS SUBLIMINARES é bem sério, bem real e bem funcional. Comecei a perceber isso através de alguns estudos à respeito da ENGENHARIA SOCIAL. Uma ponta de iceberg: Já reparou no desenho NARUTO que existe uma personagem que tem feições femininas, veste-se como uma moça, tem voz feminina, trejeitos femininos, mas, p/ os outros da trama, é identificado como “garoto”, “rapaz” (acho que o nome da personagem é Zabuza)???… E desde pequeno(a???) foi “criada” por um guerreiro c/ pinta de mal??? E o fato do próprio Naruto se referir ao seu mestre como “sábio… Read more »

Paladino
Paladino
17 março de 2010 8:27 am

anderson, eu não disse que todos os acontecimentos do passado foram piores do que os de hoje. eu disse que já ouveram epocas piores, da mesma forma que ja ouveram epocas melhores

Paladino
Paladino
17 março de 2010 8:29 am

“A NOITE E SEMPRE MAIS ESCURA ANTES DO AMÃNHECER”

Paladino
Paladino
14 março de 2010 6:24 pm

Bom, quanto a isso de mensagens subliminares, eu nunca acreditei que essas coisas funcionassem

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
13 março de 2010 7:28 pm

E destemido Acid, A questão da REENCARNAÇÃO é, pra mim, “a menina dos olhos” dos assuntos metafísicos que “martelam” (citando o Paladino) a minha cabeça a mais de 15 anos (já que fui espírita ramatisiano). Esse post eu até separei para ler c/ o maior carinho; Por isso me eximo de dar qualquer opnião à respeito do Orfismo. E quer saber ô Nid (sem medo): Eu me amarro em Cavaleiros do Zodíaco (fico vez em quando imaginando um filme disso), DragonBall (até o FREEZA) e Naruto (apesar da enxurrada de mensagens subliminares pra induzir a molecada e que é lamentável).… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
15 março de 2010 12:28 pm

Paladino, Concordo contigo que (principalmente nesse tempo PÓS-MODERNO/CONTEMPORÂNEO) as pessoas tentam, o tempo todo, se libertar da tão inconveniente CULPA. Mas, se toda essa manipulação é só uma “desculpa inventada”, eu já não estaria mais sendo manipulado, não acha?! A manipulação subliminar pressupõe que eu à desconheça. E esse raciocínio (de que o diabo me tenta) não tira de mim a responsabilidade de aceitar ou não a tentação. E Paladino, a coisa não é tão simples; Não é o sujeito assistir um programa e virar um robô assassino e sair matando todo mundo… Isso é FICÇÃO CIENTÍFICA. Si vc leu… Read more »

Paladino
Paladino
15 março de 2010 12:48 pm

anderson aquele exemplo do assassinato foi um exemplo mais radical que eu quis usar (mas eu ja ouvi um caso de um menino que teria matado a mãe devido a uma mensagen subliminar do rei leão). enquanto as mudanças da sociedade, isso acontece o tempo todo, mas não por causa de mensagens subliminares ou lavagem cerebral. cito mas uma vez o japão como exemplo: antigamente o japão costumava ser uma pais muito fechado e reservado, arraigado as sua origens e costumes. mas com o passar do tempo ele começou a ser influenciado pelas culturas de outros paises assim como qualquer… Read more »

Paladino
Paladino
16 março de 2010 12:17 pm

enquanto a este suposto depoimento de Mark Evanier eu duvido que seja verdadeiro, pelo simples fato de que o eric não se dava mal e nem era tachado como egoista por pensar diferente do grupo e sim por que realmente era egoista.

quando surgia um problema ou alguem precisava de ajuda ele era o primeiro a se recusar a ajudar e sair correndo, mas mesmo ele tinha seus momentos de coragem nos quais ele ajudava os outros.

sem falar que o presto tanbem vivia se dando mal e ela não se comportava como o eric

Nid
Nid
5 julho de 2010 8:59 pm

Relendo o post e Re-analizando o que falei sobre Cavaleiros do Zodiaco. Não é tão caboloso assim…

Gilvamal
Gilvamal
27 março de 2010 4:24 pm

Li o texto e lembrei de uma musica da legião urbana, “A fonte”.

Parabens pelo site, tem muita informação proveitosa que nos leva a refletir.

Jorge
Jorge
22 março de 2010 12:02 am

Ah muito importante: todas as grandes doutrinas já foram geradas, mastigadas, regurgitadas, vomitadas… E parecem estar virando adubo? o.O

Jorge
Jorge
22 março de 2010 12:00 am

Ora, mas é claro que já vivemos os períodos de glória da humanidade, agora é só decadência. Já construímos as sete maravilhas, já desvendamos os sete mares (outro período de glória intergaláctica ainda me parace longíquo), as bases do bem viver e da boa escrita foram todas traçadas há alguns mil anos. Ah e já passamos pelas grandes invenções… É claro que os intermezzos, períodos de trevas, em qual será que nos encontramos…?

Jorge
Jorge
21 março de 2010 11:55 pm

A mãe de Alexandre, Olímpia, sonhou com uma serpente (acredita-se, ela mesmo dormia com serpentes) e assim soube que estava grávida d’O Grande. Ela era iniciada nos cultos de Orfeu e Dionísio, que eram tidos como “ocultistas” pode-se dizer assim, como notado no texto. Na prática, estes dois segmentos se mesclavam a uma só “seita” e incluía-se aí tanto rituais dionisíacos (como as orgias e os sacrifícios) como órficos (a música), sempre estando relacionadas, sim. E pensando psicanalíticamente (?) o que são o ovo e a cobra senão símbolos pagãos máximos de fertilidade, morte e (re)nascimento? E que para os… Read more »

Paladino
Paladino
20 março de 2010 5:51 pm

“Uma seita que se diz cristã e joga metade da Bíblia fora é realmente uma maravilha da incoerência; Vai entender”

bom anderson, mesmo não sendo espirita neste ponto eu discordo de você. para ser um cristão basta seguir os ensinamentos de jesus e não tudo que esta na biblia.

a biblia e um livro que foi escrito por homens que usaram Deus como certificado de “autenticidade”

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
18 março de 2010 1:07 pm

Ou, ao contrário, de Alan kardec ter sido simplesmente ENGANADO por esses espíritos “superiores”. Já levou essa hipótese em consideração? Já fui espírita por mais de 12 anos (fora a “bagunça religiosa” que foi minha vida desde a infância, entre terreiros de macumba, seitas… o diabo). O problema do espiritismo não é nem de ordem interpretativa mas de ordem doutrinal (das próprias bases que fundamentam a doutrina “esclarecida” e “cristã”). Uma seita que se diz cristã e joga metade da Bíblia fora é realmente uma maravilha da incoerência; Vai entender…

Paladino
Paladino
17 março de 2010 9:42 pm

bom anderson quanto a questão evolucionismo vs criacionismo, eu ja cheguei a conclusão de que a evolução biologica muito dificilmente aconteceu, ja que as evidencias biologicas e arqueologicas já a estão desmentindo

a minha duvida era a respeito de Allan Kardec ter interpretado errado o que os espiritos disseram sobre como surgiu a vida

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
17 março de 2010 11:52 am

Caro Paladino… Peço desculpas se não entendi o que vc disse. Mas vc poderia citar uma época pior do que a que estamos vivendo… Ou uma melhor?!

MUDANDO O FOCO:

Tens alguma coisa p/ compartilhar sobre o assunto EVOLUCIONISMO X CRIACIONISMO??? Parece que houve um desviou do assunto por causa das ‘mensagens subliminares'(que pelo visto não tá rendendo nada), e pelo que constei é um assunto que ti interessa bastante.

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
16 março de 2010 9:15 pm

Eu acho que não. Um outro equívoco da humanidade atual é julgar o mundo passado como algo sempre retrógrado, atrasado, pior, como se caminhássemos sempre numa direção reta, crescente e constante (O passado seria só “trevas” e o presente a “melhor” época, enquanto que o futuro sempre será melhor). Acontece que a História simplesmente não foi e não é assim. A tragetória da humanidade (da qual fazemos parte agora) é um caminho de muitas quedas, às vezes de decadência após uma ascensão, às vezes até andamos prá trás (além de estacionar no caminho tb)… Enfim, a “consciência” dessas mudanças, a… Read more »

Paladino
Paladino
16 março de 2010 7:27 pm

bom anderson eu acho que as pessoas tem muita conciencia das mudanças que vem acontecendo. e lembre-se, já ouveram epocas muito piores que esta

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
16 março de 2010 4:01 pm

E Paladino, a tua constatação tá certa quando se observa a dinãmica das culturas se conectando uma nas outras (a influência sempre existiu, isso é chover no molhado). O que tenho tentado mostrar é que nos últimos 60 anos as “mudanças” tomaram proporções realmente inacreditáveis e numa velocidade anormal, e sem o consentimento da população. Os acontecimentos no mundo, a ação do Mal no mundo, mudaram bastante. E eu, como sou teimoso e não aprendo essa lição nunca, quero saber O PORQUÊ disso. E ti garanto, as respostas tem aparecido aos poucos c/ um pouco de esforço investigativo e mente… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
16 março de 2010 3:48 pm

Não entendi meu caro Paladino…
O Eric era “realmente” egoísta??!! Mas aquilo não era um desenho animado (ANIMADO POR QUEM??? OU O DESENHO TINHA “REALMENTE” VIDA PRÓPRIA???). Não entendi esse raciocínio.
E qual seria os interesses ocultos do M.Evanier (já que não era verdade) p/ expor uma coisa que, por óbvio, já era ocultada??? O que ele teria a ganhar c/ isso???
Não entendi.

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
13 março de 2010 6:25 pm

Caro Paladino, Sobre esse assunto que vc levantou (EVOLUCIONISMO X CRIACIONISMO), vai aqui um texto que bota mais um pouco de lenha nessa “fogueira das vaidades teóricas”. Muito interessante: 10 Perguntas aos Evolucionistas: 1. Quando o “Big Bang” (or “big bunk”!) [isto é, “grande baboseira”!] supostamente começou o universo — o que foi que explodiu? Donde veio o primeiro pedaço de matéria, se não de Deus? Donde veio a energia que causou a explosão? Donde veio o espaço para dentro do qual a explosão se expandiu? 2. De que maneira pernas evoluíram para asas sem evoluir primeiramente para [alguma coisa]… Read more »

Rezpectivo
Rezpectivo
10 março de 2010 10:00 am

Acid, Depois falam mal do ensino público… vou lhe explicar a minha quase plagiada frase do post anterior: “Pois se toda maioria é burra, toda minoria é mal-intencionada ou equivocada. Dificilmente ela será inteligente.” (maiusculas não são gritos) POIS SE (condicional; demonstra que se a sua opinião de que a maioria deste pais e dos yankees for verdade de que …) *TODA* MAIORIA É BURRA, (logo pode se concluir de que…) TODA MINORIA É MAL-INTENCIONADA (mal-intencionada porque quer ser 1.maioria, apenas ofendendo e rebaixando a maioria sem propor nada; 2.contra qualquer tipo de maioria, o que é inaceitável na democracia,… Read more »

Rezpectivo
Rezpectivo
5 março de 2010 7:38 pm

… se é assim, então leia de novo o que eu escrevi. Eu acho muito estranho seu comportamento 3 pesos X 3 medidas. Não entendeste meu comentário pois apenas rebateste. Não identificas em si mesmo nesse “moralismo na política” apenas uma forma de se “lavar” das coisas que não concordas (aborrecidamente) e se fazer apartado de tudo isso(sem ser propositivo)? Rebater é o mesmo que não assimilar. E tem gente que não consegue, assimilar, mas só rebater… como eu disse, os deuses sangraram e morreram… não chuta em cachorro morto! (ficou meio Freudiano isso) Esse papo de “fascismo” e personalismo… Read more »

Anônimo
Anônimo
5 março de 2010 3:46 pm

Acid,
vou ler mais sobre sicronicidade,pois é incrivel a como a sequencia de seus textos do site e do stum esta em sequencia a divagações e encontro em seguida algum paragrafo como complemento, um insight(???)a questão:Política x origem PT
mito da caverna x autoconhecimento (Avatar)
alfabeto hebraico X 21 letra
corpo físico como a propria cruz/o espirito limitado preso ao corpo (corpo túmulo do espírito), coincidênicias meu caro…
visito todo dia para ver se vc. tem algo a acrescentar.Claro que os canais de comunicação da acesso a respostas… e nos faz sentir menos só.

Gabriel
Gabriel
5 março de 2010 2:11 pm

Acid,

Fugindo do assunto em questão, reforço meu pedido feito no tópico “E AGORA, BRASÍLIA?”:
|….|
Seria ótimo se você desse sua opinião a respeito do documentário: “Zeitgeist II: Addendum”, seja ela favorável ou contrária.

Rezpectivo
Rezpectivo
5 março de 2010 1:35 pm

A palavra “Catarse”, agora é publica e explícita. Os posts políticos de antes não passavam de expressões catarticas, do senhor Acid? Sempre há, quando assuntos ganham relevância, esses aspectos de “indignação” e inconformidade, desarrazoados (sem portar a razão)e ritualizado (ou comunitariezados ou mesmerizados) como forma de se manter equilibrado com o meio. Essa busca de pureza, que afastam ou atraem os “deuses” e a boa sorte e bemfazejeiros momentos, se fazem nas mais rocambolescas emocionais defesas da pureza e do seu “Deus” favorito. Na políticas, vivemos a pos-contemporaneidade, quando os “deuses” morreram, ou melhor se tornaram meros mortais e sangraram,… Read more »

ViniciusC
ViniciusC
5 março de 2010 11:03 am

Muito boa essa configuraçao religiosa.
Apesar de eu ter precisado de um dicionario ao meu lado para entender algumas palavras tecnicas, gostei do texto.
Sempre que escutamos MITOLOGIA associamos a deuses,herois,dramas,aventuras.Mas da perceber claramente a verdadeira funçao dela,direcionamento mental em prol de regras que valorizem UMA DAS meneiras de sermos seres melhores.

Agora foi Orfeu que realmente criou esse padrao??? nao entendi isso.

edujanu
edujanu
5 março de 2010 3:31 am

valeu pela aula de mitologia

timóteo pinto - o xian erisiano
timóteo pinto - o xian erisiano
4 março de 2010 11:00 pm

genial! o q mais me chamou a atenção é essa ligação com o velho egito, onde a alquimia também nasceu. egito que tinha uma matemática para as finanças e outra para a engenharia/arquitetura. Egito influenciado pelos negros q lavavam os pés dos nobres, negros estes q eram os povos das savanas, como os do kalahari, povo o qual tinha um processo de alquimia e música associado ao espírito, a troca de energias quando em transe coletivo (onde só 10% das MULHERES tomavam alucinógenos, as mais involuidas segundo as crenças de lá). é interessante ver como há um ponto em comum… Read more »

Shaka Kama-Hari/ Rafael Vilaça
Shaka Kama-Hari/ Rafael Vilaça
4 março de 2010 10:41 pm

Mais um pro panteão do Zeitgeist. Posso discordar das suas posições políticas, mas esse texto ressuscitou a ideia do Saindo da Matrix. Pena que é tarde mas uma enxurrada de conexões me veio à mente quando lia. Desde às ideias da Kaballah até o Budismo Tibetano, Sócrates, Feuerbach, e é claro, Joseph Campbell. Vou ler isso de novo amanhã e vejo o que consigo extrair de concreto, mas só por esse texto meu dia deixou de ser inútil… Valeu mesmo Acid… XD Por sinal, a lenda de Zeus me lembrou a concepção do Tzimtzum da Kabbalah, há toda uma relação… Read more »

Paladino
Paladino
9 março de 2010 7:35 am

Alexandre SilverFoX. obrigado pela sua atenção, mas como eu disse eu tenho visto muitas evidencias e estudos que refutam a ideia da evolução das especies
ex:a explosão de vida do cambriano, a falta de elos de ligação, a complexidade irredutivel dos organismos e varios outros

Paladino
Paladino
7 março de 2010 4:30 pm

Acid. eu gostaria que você responde-se uma duvida minha por favor

nos ultimos tempos eu tenho visto dezenas de estudos que refutam a teoria da evolução.

eu simpatizo muito com a doutrina espirita e sei que o espiritismo concorda com a teoria da evolução(claro uma evolução guiada por Deus).Eis minha pergunta: você acha que Allan kardec talvez não tenha compreendido o que os espiritos quiseram dizer a respeito de como surgiu a vida na terra

IGOR
IGOR
5 março de 2010 8:56 pm

Rezpectivo

BLÁ BLÁ BLÁ BLÁ

Shaka Kama-Hari/ Rafael Vilaça
Shaka Kama-Hari/ Rafael Vilaça
5 março de 2010 9:28 pm

Pronto, como o prometido é devido então vamos lá: Orfeu ao meu ver tem a mesma função e características descritas na “Jornada do Heroi” de Campbell. Eu vejo em Orfeu o mesmo propósito filosófico de Jesus, Buda, Sócrates e Luke Skywalker, romper com a tradição, seja aquela tradição já seguida antes dele, seja a tradição que rebaixa o homem por meio da sua ignorância, e é justamente essa a função como você disse do “educador”, corrigir a ignorância alheia por meio de uma tuia de enigmas que nos fazem abrir a mente por meio do esclarecimento. Não é a toa… Read more »

Nid
Nid
9 março de 2010 12:38 pm

Acid não entendi o motivo pelo qual me mandasse este video (NID não é nome feminino). Bom ao invez de vocês que surfam por qui eu queria deixar claro que para a indentificação de um bom Mangá/Anime é observar se ele tem realmente COMEÇO,MEIO & FIM. CDZ é obvio que não se encaixa nesta simples forma de indentificar boas obras da arte Niponica. Há outros títulos que eu digo (sem medo) de dizer que são pessimas: °NARUTO °DRAGON BALL °BLEACh °ONE PIECE °BEZERK e etc… Por exemplo, ao inves de ver “os cavaleiros do Zodiaco” (ou seria melhor avacalhação do… Read more »

kiabo azul
kiabo azul
9 março de 2010 8:24 am

tem uma idéia que diz assim: nós somos uma mentira tão grande que precisamos de outras mentiras para enchergar a verdade. A maioria das ideias de A.K eu concordo, mas outras eu discordo, como essa questão da evolução. É possivel que naquele momento não era propicio por em duvida essa questão da evolução. Como tb em outras coisas

Alexandre SilverFoX
Alexandre SilverFoX
9 março de 2010 7:56 am

Paladino, estes argumentos também são usados pela teoria quantica, como eu falei ali em cima:

“uma consciência maior, atemporal, que permeia o universo (alguns chamariam de Deus), acaba “escolhendo” uma possibilidade entre muitas para dirigir o sentido da evolução, escolhendo e dirigindo as mutações desejáveis no momento certo para produzir uma “evolução” no sentido esperado…”

apenas uma sucessão altamente não-probabilistica de eventos poderia explicar a “explosão cambriana’, por exemplo…

Alexandre SilverFoX
Alexandre SilverFoX
8 março de 2010 7:06 pm

Pers, também acho top, quando li “a janela visionária”, DE FATO, abriu-se uma janela na minha visão de como os fenômenos estão interrelacionados, e relacionados diretamente à nossa influência… se vc não leu, recomendo veementemente! valeu as dicas, não conheçia Penrose, já comecei a dar uma fuçada no goolge… valeu a dica!! eu também acho que esse assunto passa no centro de que deverá um dia ser o caminho para um entendimento unificado das coisas… buscando por Penrose, achei um link interessante que faz um resumão do que têm se estudado sobre consciência: http://www.ceticismoaberto.com/ciencia/2128/o-vcuo-de-teoria-conscincia-quntica bem interessante, porém só foca no… Read more »

Pers
Pers
8 março de 2010 4:18 pm

Alexandre, esse tema que você menciona é top.

Roger Penrose, um físico, tem algumas teorias a respeito da forma como ocorre esse colapso por meio do cérebro.

Eu acho que é por aí o caminho do futuro da Ciência/Religião. É o cerne da dicotomia matéria X espírito. É o meu maior interesse intelectual. Tento concatenar essas idéias com a filosofia de Espinosa, acho que fecha muito bem.

Alexandre SilverFoX
Alexandre SilverFoX
8 março de 2010 12:59 pm

em tempo:

tem um post antigo aí, do Acid, que fala do Amit Goswami…

Alexandre SilverFoX
Alexandre SilverFoX
8 março de 2010 12:59 pm

Paladino, não sei como o Acid vai responder, mas li algo interessante a esse respeito, que faz bastante sentido, em relação à “evoluçao guiada por Deus” que vc citou:: foi em um dos livros do físico quantico Amit Goswami (janela visionaria); Segundo a idéia que ele sugere, a teoria da evolução seria apenas uma ferramenta para permitir uma escolha maior e tornar física, palpável esta escolha(ou como fala no livro: “colapsar uma possibilidade”) ou seja: uma das infinitas possibilidades que existem no mundo das probalilidades… traduzindo: uma consciência maior, atemporal, que permeia o universo (alguns chamariam de Deus), acaba “escolhendo”… Read more »

Alexandre SilverFoX
Alexandre SilverFoX
7 março de 2010 2:35 pm

Nid, me desculpe a intromissão, mas achei bem sem propósito sua critica… o post não foi sobre música, foi sobre orfeu/ orfismo; até onde eu sei, não há nenhuma música aí nas paradas que pode ser atribuida a esse personagem… então, nada mais natural do que resgatar uma música que foi feita para acompanhar a passagem desse personagem, mesmo que tenha sido sob a ótica de kurumada nos cavaleiros do zodiaco… ou vc conhece alguma outra manifestação cultural recente que cita orfeu? abraços ———- em tempo: acid, tb gostei da trilha, e mais ainda do link que vc fez com… Read more »

Nid
Nid
7 março de 2010 2:09 pm

Uma coisa é ser Nerd e outra é deixar ser dominado. Acid um nerd que se prese jamais coloocaria Os Cavaleiros do Zodiaco (ou avacalhação do Zodiaco) num post de um site que se preze.
Fico muinto chateado com seu otimismo (ou alienação fingida de otimismo?). Você sabe muinto bem o poder que a Musica exerce sobre a Humanidade e colocar este tipo de trilha sonora foi conserteza um INSULTO. Eu espero que nada disso tenha dedo seu, pois eu estou definitivamente Chateado.

André Carrilho
André Carrilho
6 março de 2010 7:10 pm

Cara, desta vez você acertou em cheio na trilha sonora!
Superficial vir aqui só para fazer este comentário, mas não pude deixar de fazer(risos).

Paladino
Paladino
7 março de 2010 8:02 pm

Desculpe se eu fiz esta pergunta em um post inapropriado. Ela já estava martelando na minha cabeça faz um tempão

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.