É PROIBIDO CRITICAR O VATICANO

papa visita banner

O Saindo da Matrix dá início a cobertura da visita do Papa Bento XVI ao Brasil. Sim, um blog que é referência no meio esotérico e religioso não poderia ficar de fora de um assunto de tamanha importância. Com o know-how obtido na cobertura da visita do Dalai Lama, esperamos ser a melhor e mais confiável fonte de informação da blogsfera brasileira! Começando com um babado quente, direto do Vaticano:

Por Vera Gonçalves de Araújo

vaticano papa basilica sao pedro

Nos cursos das faculdades de jornalismo italianas, quando um estudante escreve um daqueles artigos quadradinhos, com adjetivos bem escolhidos e a preocupação evidente de não incomodar ninguém, os professores costumam liquidar a questão dizendo “parece escrito para o Osservatore Romano“. O Osservatore Romano é o jornal oficial da Santa Sé, e seu estilo não é um exemplo de jornalismo arrojado e despojado. Qual não foi a surpresa de todos, na quarta-feira passada, ao descobrir que o Osservatore publicou um artigo violentíssimo contra um comediante da TV! A manchete e o texto do artigo chamam de terrorista o ator Andrea Rivera, 41 anos, apresentador do grande show de rock que todos os anos os sindicatos organizam na praça São João de Latrão, em Roma, no dia primeiro de maio.

Terrorista, porque ousou criticar o papa e a igreja diante de um público de 700 mil jovens reunidos para o show, transmitido ao vivo pela Rai. Rivera fez piada sobre a posição de Bento XVI a respeito do evolucionismo: “O papa nega o evolucionismo. Tem razão, em 2000 anos a igreja não evoluiu nada mesmo”. E acrescentou: “Não posso tolerar que a igreja tenha recusado o funeral católico para Piergiorgio Welby” (poeta e pintor que pediu para morrer por eutanásia depois de doze anos de paralisia total devida à distrofia muscular). “Mas eles não negaram os funerais católicos a Pinochet, a Franco e a outros bandidos”. A frase foi recebida pelo público com aplausos e gritos.

O artigo do Osservatore criticando Rivera foi tão violento e sectário, que o próprio diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé tentou acalmar os ânimos com uma entrevista em que diz que “é melhor que essa bobagem não se transforme numa tragédia”. Em 24 horas, o “ato de terrorismo” virou “bobagem”.

Todos os jornais italianos comentaram, com editoriais indignados ou com tons de turma do deixa-disso, o artigo do jornal vaticano. A frase “é terrorismo lançar ataques contra a Igreja” foi citada, segundo a tendência política do comentarista, para demonstrar o exagero vaticano ou a gravidade da piada de Rivera. Segundo o Osservatore, as palavras do humorista são um ataque covarde ao papa num momento particularmente delicado. E citam as várias pichações nos muros de Gênova contra o novo presidente da Conferência Episcopal Italiana, o arcebispo genovês Angelo Bagnasco, com ameaças de morte assinadas com a estrela de cinco pontas que é símbolo dos terroristas (estes sim, de verdade) das Brigadas Vermelhas. Dom Angelo recebeu também cartas com ameaças e balas de revólver.

O vilão da história não renega suas piadas antipapais. Pouco conhecido pelo público, ele fez pequeno sucesso num programa da Rai em que organiza entrevistas e trotes malucos tocando no interfone dos edifícios romanos. A pergunta clássica das entrevistas interfônicas é: “a senhora já votou?” – pergunta que geralmente provoca um susto no entrevistado, porque nos últimos anos na Itália votou-se até demais.

Nos próximos meses, vamos descobrir se a ira do Vaticano vai transformar o desconhecido Andrea Rivera numa vedete ou se ele será punido pela sua ousadia com o ostracismo televisivo. O primeiro caso já aconteceu com Roberto Benigni, que num esquete no festival de Sanremo de 1980 chamava João Paulo II de “Wojtilaccio”, provocando reações escandalizadas da Igreja e da Democracia Cristã. O segundo caso – a cassação dos direitos televisivos – também virou prática frequente, principalmente nos cinco anos de governo do mais perigoso contador de piadas da Itália, Silvio Berlusconi.

Em vista da visita do papa ao Brasil, é bom saber que o sense of humour do novo grupo dirigente da Santa Sé é muito, muito limitado.

Fonte:
Terra

VISITA DO PAPA BENTO XVI:

5 1 vote
Avaliação
Subscribe
Notify of
15 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Alan
Alan
9 maio de 2007 10:05 am

Já não Bastasse o Bush!! Tem que aguentar esse papa com um discurso salvacionista e moralista, mas que é totalmente sectário!! DO mesmo jeito q ferraris e gostosonas fazem parte da evoluçao espiritual, aguentar esse tipo de cidadão no papado tb faz!! É a vida né, tem q aguentar (Comentário Homer, mas que traduz bem o q está a nossa alcance a curto prazo, aguentar )!! Espero q daqui umas 5 ou 6 encarnações minhas (Se eu não reencarnar em Jupiter, adoro esse planeta), eu veja um papa tipo o Gandhi, Chico Xavier!! Ou então a uniaõ de interesses comuns… Read more »

alan
alan
9 maio de 2007 9:26 pm

Até coloquei no meu MSN essa frase!!
É a frase mais esclarecedora q já ouvi em minha vida! Vou mandar imprimir num poster de tamanho Azero e colar na parede do meu quarto!! FERRARIS E GOSTOSONAS AJUDAM A EVOLUIR ESPIRITUALMENTE!!

Amem 2!

😛

Caesar
Caesar
9 maio de 2007 6:17 pm

O que vcs tem contra ferraris e gostosonas? Vou baixar uma portaria explicitando que É TERRORISMO CRITICAR A FERRARI E A GOSTOSONA DO ACID.

Saindo da Matrix – maio 9, 2007 11:54 AM

Faz lembrar o Imperador dos EUA 😀

Bruno/
Bruno/
9 maio de 2007 5:21 pm

AMEN!

DK
DK
9 maio de 2007 3:45 pm

Só não falo que desejo que o Papaplane caia no mar pois assim o infeliz seria considerado mártir e adorado por muita gente… mas que essa galerinha bandida que só sabe roubar das pessoas que vão aos templos buscando conforto espiritual tem mais é que se f**er, ah, tem sim!

Lenarti
Lenarti
9 maio de 2007 12:06 pm

eu não tenho nada contra ferraris e gostosonas, principalmente a do Acid. hahaahahhahhaha 😀

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
9 maio de 2007 11:54 am

O que vcs tem contra ferraris e gostosonas? Vou baixar uma portaria explicitando que É TERRORISMO CRITICAR A FERRARI E A GOSTOSONA DO ACID.

Lenarti
Lenarti
9 maio de 2007 11:37 am

Bruno… Isso é porque ele é o Papa, uma figura extremamente espiritualizada… Imagine se não fosse… Agora vejam só… ¬¬, um país onde os colégios publicos estão caindo aos pedaços gastando com tv de plasma ¬¬. Não sei se vcs sabem, mas há quase 5 anos não é construída nenhuma escola publica no Rio de Janeiro, e os babacas agora estão querendo transformar a zona portuaria do rio em um Aquario… Uma obra “TRIlhonaria” para enfeitar a cidade, enquanto os telhados estão caindo sobre a cabeça dos estudantes… 🙄 …isso alem de ferraris e gostosonas, passar por isso tambem ajuda… Read more »

Lenarti
Lenarti
9 maio de 2007 11:23 am

Hahaha…realmente.
foram 2000 anos de estagnação evolutiva, Por isso, é claro que o papa(conservador do jeito que é!) não vai tentar nem de longe comentar algo que refute o criacionismo…
Chega a ser engraçado imaginar alguem tão inteligente como o Ratzinger feito de barro.
Essa igreja tem muito oque evoluir ainda…
Vê só, esse chilique todo só porque ouviram umas boas verdades… 😀

Alan
Alan
9 maio de 2007 10:48 am

Toma cuidado tb em Bruno!! Vc pode ser acusado de terrorista!! Se a gente for preso por esses posts pelo menos vou ter um compaheiro de cela pra ficar fazendo viagens metafísicas
😀

Alan
Alan
9 maio de 2007 10:44 am

É verdade!! Tenho que me controlar, senão daqui a poco aparece alguem lá em casa com um mandato de prisão por calúnia e difamação contra o papa!!
O SDM tá tão famoso q eu tenho q pegar leve mesmo!!

Eu vo rezá umas 10 aves marias e 10 pais nossos!! Eu acho q é o suficiente pro papai do céu me proteger!! 😀

Bruno H
Bruno H
9 maio de 2007 10:40 am

O link: http://br.noticias.yahoo.com/s/08052007/25/manchetes-ostenta-da-visita-causa-mal-religiosos.html

Um absurdo completo uma coisa dessas ser patrocinada pelo GOVERNO.
Se o papa quer tomar vinho de 350 contos, ótimo.
Mas não as custas dos cofres públicos.

Palhaçada.

Bruno H
Bruno H
9 maio de 2007 10:38 am

Ostentação da visita causa mal-estar entre religiosos Qua, 09 Mai, 03h28 Os gastos e o luxo da viagem do papa Bento XVI ao Brasil estão deixando a Igreja Católica brasileira constrangida. No lugar do motivo original da visita – que é abrir a 5ª Conferência-Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe (Celam), um megaencontro de bispos do continente, em Aparecida (SP) -, os holofotes têm sido jogados sobre as reformas milionárias dos locais onde o papa se hospedará. Também têm sido alvos das atenções as novas 60 TVs de plasma da basílica de Aparecida, o cálice em ouro,… Read more »

Tulio
Tulio
9 maio de 2007 10:22 am

Pára com papo/piada do papa, pq o papão pode pegar…

Skywalker
Skywalker
9 maio de 2007 9:47 pm

Estou com o bispo de Goiás e com os demais colegas: Jesus e tantos outros de exemplos edificantes da Igreja devem estar envergonhados com esses festival nababesco do papa – ainda me lembro dos comentários sobre o povo de uma cidade brasileira querer fazer um banheiro com vaso sanitário de ouro para o João Paulo, para a primeira visita dele – coisa que ele prontamente recusou, obviamente. A cada dia que passa, as gozações ao papa – montagens de Darth Vader, Palpatine, as referências ao nazismo (ele participou da juventude hitlerista) tornam-se mais adequadas, infelizmente… Logo ele, considerado grande teólogo… Read more »

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.